quinta-feira, 10 de julho de 2025

LECAR APRESENTA O SUV LECAR 459 HÍBRIDO FLEX NO WEC INTERLAGOS E ACELERA PROJETO INDUSTRIAL BRASILEIRO DE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

A Lecar, montadora 100% brasileira focada em mobilidade sustentável, estreia seu protótipo Lecar 459 Híbrido Flex durante as 6 Horas de São Paulo, etapa nacional do FIA WEC - World Endurance Championship, entre 11 e 13 de julho, no Autódromo José Carlos Pace - Interlagos. A marca, que também assina o patrocínio oficial da etapa brasileira da competição e do novo camarote “Brazilian Soul”, reforça seu posicionamento como inovadora, tecnológica e o protagonismo da engenharia nacional na transição para a mobilidade sustentável.

No camarote “Brazilian Soul”, símbolo do avanço da indústria automotiva do Brasil, o público poderá conhecer de perto o protótipo do Lecar 459, um SUV híbrido flex do tipo EREV (Extended Range Electric Vehicle), desenvolvido e projetado integralmente no país. O modelo entrega até 100 quilômetros de autonomia 100% elétrica e, a partir desse ponto, entra em operação um moderno motor 1.0 turbo flex que atua apenas para gerar energia elétrica, estendendo a autonomia total do veículo para até 1.000 quilômetros. Toda a arquitetura do 459 valoriza o uso do etanol, principal energia renovável da matriz brasileira.

O sistema motriz reúne um motor elétrico HEPU POWER com 165 cv e 26,3 kgfm de torque, alimentado por bateria LiFePO4 WINSTON de 18,4 kWh, composta por 96 células de alta densidade, que permite recarga rápida e alto desempenho. O motor a combustão HORSE HR10DDT (Renault/Geely) de 122 cv e 220 Nm de torque atua apenas como extensor de autonomia, garantindo máxima eficiência energética. O SUV é equipado com transmissão integrada ao motor, direção eletroassistida, suspensão independente nas quatro rodas e sistema de freios a disco ventilado na dianteira e sólido na traseira, ambos com ABS e EBD.

Entre os itens de segurança e tecnologia, o Lecar 459 Híbrido Flex oferece sistema ADAS nível 2 (assistência avançada ao motorista), seis airbags (frontais, laterais de tórax e cortina), controle de velocidade adaptativo, alerta de ponto cego, frenagem automática de emergência e assistente de direção semiautônoma via plataforma Open Pilot. O design coupé esportivo, com quatro portas e cinco lugares, traz rodas de liga leve aro 18”, pneus Pirelli Seal Inside e para-choques indestrutíveis em DCPD. O porta-malas comporta 530 litros e o tanque de combustível 30 litros.

"Para a Lecar é um orgulho estar entre outras grandes marcas patrocinando o primeiro WEC no Brasil. Somos um fabricante 100% nacional num endurance de resistência e velocidade no autódromo mais icônico do país e um dos mais conhecidos do automobilismo mundial. Nada melhor do que mostrar o nosso projeto nesse ambiente automotivo e competitivo como a nossa empresa que está nascendo", afirma Flavio Assis CEO da montadora brasileira.

Lecar - Fundada para liderar a transição energética da mobilidade no Brasil, a Lecar aposta em tecnologia nacional, inovação e sustentabilidade. Com uma rede de fornecedores locais e engenharia própria, a empresa prioriza o uso do etanol como energia limpa, desenvolvendo veículos híbridos flex voltados para a realidade e os desafios do país. O compromisso vai além do produto: a Lecar investe em uma cadeia produtiva nacional sólida e na valorização do talento brasileiro, consolidando-se como referência para a indústria automotiva do futuro. À frente da Lecar está Flávio Figueiredo Assis, executivo com sólida trajetória em mobilidade, tecnologia e soluções financeiras. Fundador da Lecar, Lebank e Le Card, e com mais de uma década de experiência, ele também lidera projetos inovadores que integram indústria automotiva, fintechs e serviços de mobilidade

Expert & Cia Comunicação Integrada
Gilberto dos Santos
Jorge Görgen
gilberto.santos@expertecia.com.br

IVECO SE PREPARA PARA ETAPA INÉDITA NOTURNA DA COPA TRUCK EM CASCAVEL (PR)

Com desempenho de destaque no campeonato, montadora busca novos pódios na disputa pelo título da temporada

A IVECO chega embalada para a quinta etapa da Copa Truck 2025, que será realizada no próximo fim de semana no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel (PR). A etapa promete fazer história no automobilismo nacional: pela primeira vez, uma corrida da Copa Truck será disputada à noite. A largada está marcada para as 19h18 de sábado (12), sob luzes artificiais. A segunda corrida da rodada dupla acontece no domingo (13), às 12h25.

A expectativa é alta, especialmente após o desempenho de destaque da IVECO em Tarumã (RS), onde a marca conquistou um feito inédito na temporada, um pódio triplo na segunda corrida da etapa. O domínio nas pistas reforça o excelente momento do IVECO S-Way, que segue demonstrando força e consistência ao longo do campeonato.

“Estamos em uma fase muito positiva. A corrida noturna em Cascavel será um novo desafio, mas estamos prontos e confiantes de que alcançaremos ótimos resultados, graças à performance dos nossos pesados e à competência dos nossos pilotos”, afirma Maurício Corrêa, gerente de Marketing da IVECO.

A montadora será representada por seis caminhões IVECO S-Way:

  • Categoria Super Truck Pro: Danilo Dirani (#28) e Wellington Cirino (#6), da IVECO Usual Racing, e Felipe Tozzo (#57) e Leandro Totti (#73), da Dakar Motorsports.
  • Categoria Elite: Djalma Pivetta (#21), da IVECO Usual Racing, e Diogo Moscato (#54), da Scuderia Chiarelli.

A NEXPRO, linha de peças testadas e homologadas pela IVECO, a FPT Industrial e o Consórcio IVECO integram o time da temporada 2025 da Copa Truck. Destaque para o S-Way Safety Truck, série especial de 50 anos da IVECO no mundo, que estará presente no grid de largada.

Calendário Copa Truck 2025

5ª Etapa
13/07 - Cascavel/PR
6ª Etapa
24/08 – Santa Cruz do Sul/RS
7ª Etapa
21/09 - Curvelo/MG
8ª Etapa
19/10 - Londrina/PR
9ª Etapa
7/12 - Interlagos/SP

IVECO

SISTEMA DE MONITORAMENTO DA LUMINATOR AMPLIA SEGURANÇA, INTELIGÊNCIA E EFICIÊNCIA NO TRANSPORTE

Em seu primeiro ano de comercialização no Brasil já está sendo implementado em operadoras de São Paulo e Goiás. Produto será exportado a partir de 2026.

Recentemente lançado no mercado brasileiro pela Luminator, empresa especializada em tecnologias de transporte para ônibus e trens, o Sistema de monitoramento CCTV INFORM LUMINATOR está possibilitando a elevação ainda maior nos padrões de segurança, eficiência e inteligência no transporte coletivo urbano brasileiro. O conjunto conta com dispositivos eletrônicos como gravador MDVR, câmeras, monitores e chicotes, e pode ser utilizado no monitoramento de ambientes externos e internos, em ônibus, trens, estações e terminais de passageiros.

“O sistema de monitoramento da Luminator Brasil trouxe para o setor uma grande evolução pela tecnologia oferecida e facilidade de utilização”, destaca Rafael Rossi, gerente comercial da empresa Luminator Brasil. Segundo o executivo, o produto está sendo implementado em duas empresas de São Paulo e Goiás e, a partir do ano que vem será exportado para outros países da América Latina.

“Nosso foco em 2025 é consolidar o produto no mercado nacional, demonstrando para os operadores de transporte as vantagens e benefícios que oferece em termos de segurança, eficiência e inteligência para a operação. Para 2026, a perspectiva é estender sua comercialização para o mercado externo, justamente pelos diferenciais que proporciona e pela ampla utilização que tem”, enfatiza o executivo.

Os novos e avançados sistemas de monitoramento proporcionam eficiência e segurança para o operador, com o controle em tempo real das atividades em cada veículo, e a informação de horário, localização geográfica, velocidade, além de garantir a comodidade e confiabilidade que os passageiros desejam e precisam em suas viagens diárias.

Compostos por gravador com modelos de 5, 6, 8 e até 16 canais, câmeras internas e externas com diferentes níveis de proteção IP e visão noturna e resolução máxima 4K, o sistema de monitoramento CCTV LUMINATOR possibilita até 8 vistas simultâneas. Conta também com áudio individual, e monitores on-board e oferece como opcionais, contador de passageiros, além de sistemas ADAS (assistência ao motorista) e DMS (fadiga, alerta de colisão) e pode contemplar antena GPS, monitor para visualização, acesso 4/5G, acesso WiFi, HD interno, SD Card, dentre outras comunicações com equipamentos do ônibus/trem.

De fácil instalação, os sistemas são “plug and play” e é possível replicar a configuração de um gravador para outros da mesma operadora. Para maior segurança e confiabilidade, possuem caixa metálica anti violação e dispõem de cartão SD, SSD ou HD, com travamento antirroubo (as gravações são feitas com o travamento acionado) e cabos e conexões de alta confiabilidade, com conector injetado no chicote.

Outro diferencial dos sistemas de monitoramento Luminator é o software para visualização e download da mídia gravada, desenvolvido para que o usuário obtenha diversas formas de visualizar a informação captada. Permite uma interação de fácil uso, com diversas informações essenciais que os operadores necessitam para as coletas de imagens e vídeos. Com diferentes funcionalidades, alguns modelos possibilitam que esse download seja feito por Wi-Fi ou 4G.

Também possibilita acesso remoto das imagens via Celular (apenas para opções do sistema com Wifi ou 4G), com funções de pré-gravação de eventos (gravação de evento anterior ao disparo de alarme), Alarme Delay (tempo após acionamento para registrar o evento), e Alarme Out (aciona uma saída de advertência).

A Luminator Brasil faz parte do Luminator Tecnology Group, líder no mercado mundial no fornecimento de sistemas de informação para passageiros, com produtos como o Itinerário Eletrônico, Sistema de Próxima Parada, Telas TFT, e soluções de segurança, como Sistemas Multiplex e de câmeras CCTV. Com unidade em Caxias do Sul, é líder em alguns países da América Latina, onde tem como principais clientes fabricantes de ônibus, operadoras de transporte público urbano e rodoviário, além de outros clientes no modal Rail

Luminator Brasil
Secco Consultoria de Comunicação

LEXUS REGISTRA MELHOR PRIMEIRO SEMESTRE DA HISTÓRIA NO BRASIL E REFORÇA EXPANSÃO DA REDE DE CONCESSIONÁRIAS

Marca teve crescimento de 16,6% nas vendas, com 556 emplacamentos no 1º semestre

A Lexus segue consolidando sua presença no mercado brasileiro e celebra o melhor primeiro semestre de sua história no País: entre os meses de janeiro e junho de 2025, foram emplacadas 556 unidades, o que representa um aumento de 16,6% em relação ao mesmo período de 2024 (477 unidades).

Com uma combinação de crescimento sustentável e expansão estratégica da rede, a marca inaugura oficialmente, no dia 12 de agosto, a nova concessionária Lexus Alphaville, localizada em uma região estratégica da Grande São Paulo e que amplia o acesso aos produtos e serviços em um dos principais polos de alto padrão do Estado.

“A abertura de Alphaville é mais um passo importante na nossa jornada de crescimento. O desempenho positivo do primeiro semestre reforça que o público brasileiro está cada vez mais conectado aos valores da Lexus, que combinam inovação, sofisticação e uma experiência única de atendimento”, afirma Nancy Serapião, Head da Lexus no Brasil.

Nova loja com conceito global de hospitalidade

Com a nova concessionária, a Lexus passa a contar com 12 unidades no Brasil, todas alinhadas ao conceito japonês Omotenashi, que representa a hospitalidade pensada nos mínimos detalhes. Projetado para oferecer conforto, exclusividade e uma experiência personalizada, o novo espaço em Alphaville conta com showroom completo, boutique de lifestyle com itens importados, atendimento premium e serviços de pós-vendas.

A inauguração também reforça a importância do Estado de São Paulo no desempenho da marca, já que concentra mais de 40% das vendas da Lexus no País. Com duas unidades na capital e, agora, uma em Alphaville, a marca fortalece sua atuação no principal mercado do segmento de luxo automotivo no Brasil.

Como parte do plano de expansão estratégica, a Lexus deu um passo importante neste mês de julho com a reinauguração da concessionária no Rio de Janeiro, que agora tem novo endereço: Avenida das Américas, 5.655, na Barra da Tijuca. Essa mudança posiciona a concessionária no principal eixo das marcas premium do Estado e consolida a Lexus em um dos endereços mais valorizados da capital fluminense.

Crescimento da Lexus no mercado brasileiro

Com foco em crescimento contínuo e sustentável, a Lexus encerrou 2024 com 1.101 emplacamentos no mercado brasileiro, o que representou crescimento de 29% em comparação com 2023. Com esse resultado, a marca fortaleceu a atuação no País e o protagonismo na descarbonização do segmento de luxo.

Com novos produtos e a expansão da rede, a Lexus reafirma o compromisso de proporcionar experiências exclusivas e de alto padrão aos clientes. Essas iniciativas não apenas aumentam a presença da marca, mas também representam uma nova etapa de crescimento e consolidação, alinhada à visão da empresa de oferecer produtos e serviços que combinam inovação, luxo e sustentabilidade.

LexusCare e até 10 anos de garantia

A Lexus oferece garantia de até 10 anos ou 200 mil quilômetros para todos os veículos fabricados a partir de 2020 – incluindo modelos seminovos –, uma ação inédita para o segmento premium no Brasil. Sem nenhum custo adicional para os clientes, esse benefício integra o programa LexusCare e reforça o compromisso da marca com qualidade, segurança e confiabilidade dos produtos.

Além disso, o programa LexusCare proporciona uma experiência excepcional e exclusiva, com serviços e benefícios padronizado, incluindo pacotes de revisão com os valores mais competitivos do mercado. Dessa forma, a Lexus garante que seus clientes tenham acesso à manutenção de alta qualidade a preços fixos.

Aproximadamente 90% dos pedidos de peças de reposição, especialmente as mais solicitadas em casos de colisão, são atendidos prontamente, e os demais pedidos são resolvidos em até 25 dias, o tempo mais curto entre as marcas premium. E os clientes Lexus também contam com o suporte da ampla rede Toyota em todo território nacional, o que reforça ainda mais a tranquilidade e a segurança oferecida pela marca.

Toyota do Brasil
Giusti Creative PR

NOVO CONSTELLATION 20.480 CHEGA PARA ACELERAR MERCADO DE EXTRAPESADOS

A Volkswagen Caminhões e Ônibus amplia seu portifólio no segmento de extrapesados com o Constellation 20.480 4x2, o mais recente lançamento da montadora. Trata-se do primeiro modelo 4x2 da família Constellation equipado com motor de 13 litros, o D26, com potência de 480 cavalos e torque de 2.400 Nm.

A motorização D26 permite ao novo Constellation uma performance inédita para a configuração 4x2. Para auxiliar na frenagem e oferecer ainda mais segurança nas descidas, o caminhão conta com freio motor de cabeçote com até 428 cv de potência distribuídos em três estágios.

Com CMT de 60 toneladas e chassi reforçado, o Constellation 20.480 é dedicado às aplicações logísticas de curtas e médias distâncias, ideal para composições como semirreboques e bitrens. O modelo combina robustez, segurança e tecnologia embarcada para garantir o melhor desempenho com o menor custo operacional.

“O novo Constellation 20.480 é um produto que une força, tecnologia e conforto, com a robustez já reconhecida da família Constellation e a eficiência do motor D26. Esse lançamento reforça nosso compromisso de oferecer ao mercado veículos cada vez mais competitivos, com alto desempenho e o menor custo operacional, seguindo o conceito da marca de “Menos você não quer. Mais você não precisa””, destaca Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas.

Aliando força à eficiência, a transmissão automatizada V-Tronic de 12 marchas vem de série, com a tecnologia Predictive Shifting, um sistema inteligente que integra a central eletrônica da transmissão ao GPS do veículo, antecipando a troca de marchas conforme o relevo da estrada. Resultando em uma economia de combustível de até 5%.

Segurança, conforto e tecnologia

O modelo chega com uma série de itens focados na segurança ativa, como o assistente de partida em rampa (HSA), controle de estabilidade (ESC) e controle de tração (ATC). Outro diferencial é a suspensão pneumática integral com quatro bolsões, que proporciona maior estabilidade da carga e conforto para o condutor. O sistema também permite ajuste de altura dos implementos diretamente da cabine, otimizando operações de carga e descarga.

 Pensado para máxima produtividade, o Constellation 20.480 traz dois tanques de alumínio com capacidade total de 940 litros, o que garante a maior autonomia da categoria. O chassi reforçado, com entre-eixos de 3.600 mm, foi desenvolvido para suportar os desafios mais exigentes das rodovias brasileiras e facilitar a instalação dos principais implementos do mercado.

O conforto a bordo também foi prioridade no Constellation 20.480, com banco pneumático com cinto integrado, volante multifuncional e diversos ajustes, que proporcionam ergonomia ao motorista. Como opcional, o caminhão pode ser equipado com painel digital de última geração e central multimídia, reunindo os pacotes Prime e Highline para uma experiência ainda mais conectada.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

quarta-feira, 9 de julho de 2025

NISSAN IMPULSIONA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA AMÉRICA LATINA, LIDERANDO INICIATIVAS PARA A INDÚSTRIA 4.0

Aumento de até 79% na conectividade incrementa a eficiência de processos críticos

A Nissan América Latina consolidou um robusto ecossistema de transformação digital em manufatura, integrando automação avançada, monitoramento em tempo real, inteligência preditiva e uma equipe de talentos que empreende internamente. Estas ações estratégicas permitiram obter melhorias concretas em suas plantas de produção de veículos e motores na América Latina.

No México, as plantas de produção estão utilizando o Índice de Prontidão para a Indústria Inteligente (da sigla em inglês SIRI) do Fórum Econômico Mundial em seu processo de transformação Digital Global, por meio do alinhamento de seus esforços de impacto cultural, tecnológico e operacional. Isso permitiu um incremento de eficiência em processos-chave, otimização da manutenção com redução de 3% nas falhas e capacitação de mais de 20 líderes em parceria com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos EUA. Além disso, em 2024, a manufatura da Nissan Mexicana foi consultada e visitada pelo Fórum Econômico Mundial como parte do processo de aceleração digital de suas plantas na região.

No Brasil, a inovação chegou até a gestão da cadeia de suprimentos. Em um projeto piloto, a Nissan aplicou a inteligência artificial para mapear proativamente os riscos e automatizar respostas rápidas. Desta forma, a tecnologia permite antecipar possíveis falhas que poderiam gerar paradas de produção estimadas em 700 mil dólares, por meio da identificação antecipada de riscos de falta de peças e criação de planos de ação proativos.

A Nissan do Brasil também conta com uma gestão 4.0 para a sustentabilidade. Um Sistema de Monitoramento de Energia centraliza os dados de energia, água e gás natural do Complexo Industrial de Resende, permitindo otimizar o consumo, reduzir custos e realizar a supervisão à distância por meio de dispositivos móveis. Com mais de 250 pontos de medição, esta plataforma permitiu uma redução de mais de 20% nos custos de manufatura em áreas-chave, e uma diminuição significativa tanto nas emissões de CO2 como no custo por unidade produzida.

Da estratégia à ação: manufatura mais ágil, conectada e precisa

A Nissan implementou soluções integrais alinhadas com sua visão de produção inteligente, potencializando a eficiência operacional, rastreabilidade, manutenção proativa e empoderamento de talentos.

Gestão Inteligente: por meio do uso de Salas de Controle, este sistema de visualização em tempo real permite que os supervisores da planta tomem decisões imediatas com base em dados do processo e de produção ao vivo, além de facilitar a interação remota com especialistas fazendo uso de vídeos colaborativos. Isso permite promover melhorias na qualidade e eficiência das fábricas, obtendo recordes de produtividade (número de unidades produzidas por hora) e reduzindo os tempos médios de reparação. A estratégia também permite padronizar processos técnicos, incluindo capacitação em realidade aumentada mediante o uso de folhas de operação digitalizadas, maior autonomia para as equipes de campo, agilidade no diagnóstico de falhas e maior confiabilidade operacional.

Automação e conectividade inteligente: implementação de servidores, redes e infraestrutura. Por exemplo, no México foi possível aumentar a conectividade de 60% (abril de 2023) para 79% (abril de 2024), o que permitiu a implementação de projetos de melhoria em eficiência de processos, com resultados visíveis em projetos como o novo Nissan Kicks.

Capacitação digital: mais de 20 líderes de manufatura foram capacitados em power skills (competências-chave), como liderança adaptativa, pensamento estratégico e Design Thinking, em parceria com o MIT dos EUA.

Parcerias com a hélice tríplice: por meio de um convênio com o Instituto de Ciência e Tecnologia do Estado de Aguascalientes (INCyTEA), no México, 30 colaboradores da Nissan receberam bolsas de capacitação em automação 4.0, ministrada por doutores em tecnologias da informação e comunicação. Alguns deles desenvolveram um projeto denominado Smart E-tools, que foi destacado por seu impacto direto no negócio.

A Nissan América Latina foi criada em novembro de 2023, como parte da região Américas. Esta unidade de negócios é formada por 39 países: México (Nissan Mexicana), Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai, países da América Central e Caribe (Nissan Importers Business Unit), além da Argentina, Brasil, Chile e Peru (Nissan América do Sul). A Nissan LATAM conta com plantas de produção de veículos – três no México (Aguascalientes 1, Aguascalientes 2 e CIVAC) e uma no Brasil (Resende, estado do Rio de Janeiro) –, duas plantas de motores (Aguascalientes e Resende), dois Centros de Pesquisa e Desenvolvimento, um Centro de Design, mais de 700 distribuidores em toda a região e mais de 22.800 talentos que impulsionam a inovação, com estratégias específicas em beneficio dos consumidores da América Latina. Saiba mais nas nossas salas de imprensa da NMEX, NIBU e NSAM

Nissan América Latina

CNH RECEBE VISITA DA SUMITOMO E REFORÇA PARCERIA ESTRATÉGICA EM ESCAVADEIRAS PARA AMÉRICA LATINA

Colaboração entre a parceira japonesa e as marcas New Holland Construction e CASE Construction Equipment fortalece competitividade no setor

A CNH, responsável pelas marcas CASE Construction Equipment e New Holland Construction, recebeu, na semana passada, em sua planta de Contagem (MG), a visita da Sumitomo Construction Machinery - sua parceira global em tecnologia e fabricação de escavadeiras hidráulicas, reconhecidas pela alta confiabilidade e desempenho. A visita marca trajetória de colaboração entre as duas empresas, que mantêm uma parceria desde 1992 para a produção de equipamentos de construção que vão de 7 a 80 toneladas.

No Brasil, essa colaboração foi consolidada em 2016 com o início da fabricação local de escavadeiras de 13 a 35 toneladas. A iniciativa ampliou o acordo global de fornecimento entre as companhias e fortaleceu o compromisso conjunto de oferecer máquinas de alta performance, produtividade e confiabilidade ao mercado latino-americano.

A visita reforça o relacionamento estratégico entre CNH e Sumitomo, com o objetivo de fortalecer a competitividade no setor de construção na América Latina. “Nossa relação com a Sumitomo é um exemplo de como alianças duradouras podem impulsionar inovação e crescimento em mercados desafiadores. Essa visita reafirma o alinhamento das nossas estratégias para o futuro da construção na região”, afirma Franco Invernizzi, Diretor Global de Estratégia, Negócios e Desenvolvimento de Redes da CNH, que acompanhou o encontro.

A presença da delegação japonesa também acontece pouco tempo após a visita do CEO global da CNH, Gerrit Marx, à sede da Sumitomo no Japão, onde reforçou o compromisso de longo prazo entre as empresas. A parceria global inclui o licenciamento de tecnologia e a fabricação nas unidades da CNH na Índia e no Brasil. Com esse modelo, as empresas compartilham sinergias para ampliar a oferta de produtos e a participação de mercado na região.

“É uma parceria muito importante, de longa data, baseada em um relacionamento sólido entre as pessoas”, afirma Isamu Mitsuhashi, CEO da Sumitomo. Okubo Toshihide, Diretor Geral de Planejamento de Alianças, acrescentou: “Percebemos que, após um período de desaceleração, a economia brasileira mostra sinais de recuperação e crescimento. A marca e os concessionários têm se mostrado ainda mais ativos e engajados, acompanhando esse movimento do mercado”, afirmou.

A visita à planta de Contagem incluiu um tour pela fábrica e pelo Construction Connect Center, além de uma parada no Centro de Experiência do Cliente, em Sarzedo (MG). A agenda também contou com reuniões técnicas e visitas a concessionárias como Bamaq e Brasif.

CNH Industrial (NYSE: CNH) é uma empresa de equipamentos, tecnologia e serviços de classe mundial. Impulsionada por seu propósito Breaking New Ground, centrado em Inovação, Sustentabilidade e Produtividade, a empresa fornece a direção estratégica, recursos de P&D e investimentos que permitem o sucesso de suas marcas globais e regionais. Globais, Case IH e New Holland fornecem aplicações agrícolas 360°, de máquinas à implementos e as tecnologias digitais para obter o máximo destes produtos; enquanto a CASE Construction Equipment e New Holland Construction oferecem uma linha completa de produtos de construção que tornam o setor mais produtivo. As marcas com foco regional da Companhia incluem: STEYR, para tratores agrícolas; Raven, líder em agricultura digital, tecnologia de precisão e desenvolvimento de sistemas autônomos; Hemisphere, líder em design e fabricação de tecnologias de posicionamento e direção, baseadas em satélites de alta precisão; Flexi-Coil, especializada em sistemas de plantio direto e semeadura; Miller, fabricante de equipamentos de pulverização; e Eurocomach, que produz uma ampla gama de mini e midiescavadeiras para o setor de construção, incluindo soluções elétricas. Ao longo de uma história de mais de dois séculos, a CNH sempre foi pioneira em seus setores e continua inovando com paixão para garantir a eficiência e o sucesso dos clientes. Como uma empresa verdadeiramente global, os mais de 35.000 empregados da CNH fazem parte de um ambiente de trabalho diverso e inclusivo, focado em fornecer aos clientes oportunidades de desenvolver e construir um mundo melhor. Para obter mais informações e os relatórios financeiros e de sustentabilidade mais recentes, clique aqui e acesse o site

CNH Industrial
Rede

POLO AUTOMOTIVO STELLANTIS DE BETIM CHEGA A 18 MILHÕES DE VEÍCULOS PRODUZIDOS E INICIA CONTAGEM REGRESSIVA PARA OS 50 ANOS DA PLANTA E DA FIAT NO BRASIL

Fiat Fastback Hybrid é o ‘veículo 18 milhões’ produzido em Betim, apontando para o futuro da mobilidade do país. Foto: Leo Lara | Divulgação Stellantis

No mês em que completa 49 anos de operação, o Polo Automotivo Stellantis de Betim tem motivos em dobro para celebrar. Além de quase cinco décadas marcadas por pioneirismo, inovação e protagonismo industrial, a unidade alcançou outro marco histórico: a produção de 18 milhões de veículos, reforçando seu legado de excelência em Minas Gerais e sua posição como referência no setor automotivo brasileiro.

O Fiat Fastback Hybrid foi o ‘veículo 18 milhões’ produzido pela empresa em Betim, reforçando o compromisso com o futuro da mobilidade segura, sustentável e acessível no Brasil e na América do Sul. O modelo que saiu da linha de montagem foi recebido pelo CEO da Stellantis, Antonio Filosa, acompanhado de Emanuele Cappellano, Presidente da Stellantis América do Sul, e demais executivos e funcionários presentes.

“É um orgulho atingir essa marca em um momento tão emblemático, quando estamos prestes a celebrar 50 anos da planta e da Fiat no Brasil. O Polo Automotivo de Betim sempre foi sinônimo de pioneirismo e referência em novas tecnologias. Aqui produzimos, por exemplo, ícones como o Fiat 147, o primeiro carro movido a etanol produzido em série no mundo. Hoje, a fábrica é responsável pela produção dos SUVs híbridos-flex Fiat Pulse e Fiat Fastback, líderes de segmento no mercado nacional, equipados com a tecnologia Bio-Hybrid desenvolvida pela Stellantis. Investiremos R$ 14 bilhões no Polo de Betim nos próximos anos para continuar fazendo história”, destaca Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.

Com mais de 4 milhões de veículos exportados para 37 países, o Polo é um verdadeiro motor para a economia mineira e do país, reunindo mais de 300 fornecedores diretos e gerando 17 mil empregos diretos, o que representa mais da metade da força de trabalho da Stellantis na América do Sul.

Rumo aos 50 anos no Brasil

A visita do CEO da Stellantis, Antonio Filosa, ao Polo Automotivo de Betim marcou ainda o início da contagem regressiva para as comemorações dos 50 anos da unidade e da marca Fiat no Brasil, que serão celebradas em julho de 2026.

A solenidade contou com Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul, e outros membros do SLT (Stellantis Leadership Team). Filosa e Cappellano acionaram o botão, dando início à contagem regressiva. Os executivos aproveitaram para reafirmar o legado de quase cinco décadas de protagonismo industrial e inovação, que consolidou a planta como símbolo de excelência e desenvolvimento para o Brasil e a América do Sul.

“A fábrica de Betim é a expressão máxima da força da engenharia e da indústria nacional. Aqui, unimos tecnologia, pessoas e sustentabilidade para entregar soluções inovadoras aos nossos clientes. Essa história de sucesso continuará guiando a Stellantis rumo ao futuro da mobilidade”, reforça Cappellano.

Sinônimo de pioneirismo e inovação, a Fiat completa 50 anos no Brasil com resultados comerciais robustos e uma gama de produtos alinhada aos desejos do consumidor local. “A Fiat é a líder do século no Brasil. Com muito orgulho, lideramos o mercado nacional em 15 dos últimos 20 anos. Na vanguarda de mais uma revolução no mercado automotivo nacional, temos nosso Fiat Fastback Hybrid como símbolo dos 18 milhões de veículos produzidos em Betim, reforçando que a Fiat seguirá como protagonista do futuro da mobilidade sustentável e acessível no Brasil”, comemora Frederico Battaglia, vice-presidente da Marca Fiat para a América do Sul.

Inovação que transforma a mobilidade

Responsável por alguns dos modelos mais vendidos do Brasil, a planta mineira produz ícones da marca Fiat, como a Nova Strada, líder absoluta de mercado, além do Argo, Mobi, Pulse, Fastback e os utilitários Fiorino e Partner Rapid, da Peugeot.

Com capacidade para produzir até 650 mil veículos por ano, a fábrica ocupa uma área de 2,2 milhões de metros quadrados, com mais de 900 mil metros quadrados de área construída, que fazem dela uma das maiores plantas automotivas da Stellantis no mundo.

O complexo também abriga o maior centro de produção de powertrain da América Latina, que alcançou, em junho de 2025, a marca de 2,3 milhões de motores Firefly produzidos. Além disso, o Polo Automotivo Stellantis de Betim atingiu a marca de 1,8 milhão de motores da família GSE Turbo, também produzidos na unidade.

Com autonomia tecnológica para todas as etapas de desenvolvimento de veículos, o Polo Automotivo Stellantis de Betim reúne mais de 2 mil engenheiros, designers e técnicos no Tech Center Stellantis, espaço estratégico que integra o Safety Center, o Development Center e o Virtual Center. O complexo conta ainda com 60 laboratórios de última geração e o TechMobility, centro dedicado ao desenvolvimento de tecnologias de eletrificação de baixa, média e alta voltagem.

“O Polo Automotivo de Betim concentra todas as fases de desenvolvimento de novos veículos, com alto padrão de qualidade e excelência, o que aprimora ainda mais a capacidade da Stellantis de projetar, desenvolver e testar automóveis de classe mundial na América do Sul. A fábrica é a expressão da nossa visão de futuro, reunindo inovação, tecnologia e, acima de tudo, pessoas capacitadas. Com essa combinação, a Stellantis entrega aos clientes soluções modernas, seguras e sustentáveis, antecipando as transformações da mobilidade”, afirma Glauber Fullana, vice-presidente sênior de manufatura da Stellantis para a América do Sul.

Stellantis

O MELHOR IVECO DA HISTÓRIA CHEGA À ARGENTINA

S-Way marca o início de uma nova era no transporte pesado do país, combinando design, robustez, tecnologia, eficiência Euro VI e conectividade avançada

No marco da celebração dos 50 anos da IVECO no mundo, a montadora comemora sua trajetória com a chegada do melhor caminhão de sua história na Argentina: o IVECO S-Way. Com esse lançamento, a IVECO inaugura uma nova era no transporte de cargas pesadas no país, reafirmando sua liderança e compromisso com inovação, eficiência e sustentabilidade.

O S-Way sintetiza tudo o que a IVECO representa: inovação, robustez, conectividade, eficiência operacional e proximidade com o cliente. Trata-se do caminhão mais avançado e completo já desenvolvido pela marca — um produto de última geração que transforma a experiência de condução e eleva os padrões de desempenho e tecnologia no segmento.

“O lançamento do S-Way na Argentina é um passo decisivo para a IVECO na região. É o melhor IVECO da história: um caminhão de vanguarda, projetado para maximizar a rentabilidade do cliente, reduzir o consumo de combustível e oferecer uma experiência de condução superior. Representa nossa visão de futuro e nossa vocação para seguir liderando o transporte pesado na América Latina”, afirmou Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina.

Projetado para a eficiência, preparado para qualquer missão

O S-Way é destinado ao transporte pesado — desde cargas gerais e agroindústria até segmentos mais específicos, como transporte de substâncias perigosas. Foi desenhado para transportadoras que buscam eficiência operacional, segurança, conforto e soluções tecnológicas avançadas. No mercado argentino, foca especialmente nos setores de agroindústria, mineração, petróleo e gás, automotivo, consumo de massa e logística profissional.

Disponível em versões a diesel com configurações 4x2, 6x2 e 6x4, o S-Way foi desenvolvido considerando as particularidades das estradas locais. Passou por mais de 450 rigorosos testes de engenharia e percorreu 3 milhões de quilômetros, tornando-se o caminhão mais testado da América Latina. Essa validação resultou em um produto robusto, confiável e adaptado às exigências operacionais do país.

Redução de consumo, motorização Euro VI e versão a Gás Natural

Um dos principais avanços do IVECO S-Way é seu novo motor FPT Cursor 13 common rail Euro VI — com potências entre 480 e 540 cv — produzido na planta de Córdoba, na Argentina. Ele atende aos mais altos padrões internacionais de emissões e eficiência. Embora essa norma ainda não seja obrigatória no país, a IVECO se antecipa à legislação, reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação. Essa tecnologia permite até 10% de redução no consumo de combustível em relação ao modelo anterior. No Brasil, clientes que utilizaram o software de eficiência IVECO SEU chegaram a reduzir em 15% o consumo.

O S-Way também é oferecido na versão NG (Gás Natural), com motor ciclo Otto de 460 cv e autonomia de até 550 km com GNC. Essa versão oferece o mesmo nível de potência, conforto e tecnologia da versão a diesel, mas com menores emissões e custos operacionais. Alinhada tanto à matriz energética atual quanto aos objetivos futuros do país, essa tecnologia representa uma oportunidade concreta para avançar rumo a um transporte mais limpo, aproveitando o gás natural como recurso estratégico.

O S-Way NG faz parte da linha IVECO Alternative Power, consolidando a marca como pioneira no desenvolvimento de soluções sustentáveis já disponíveis para o mercado local.

“Estamos dando um grande salto tecnológico em eficiência e sustentabilidade. O Euro VI representa uma evolução essencial tanto ambiental quanto na redução de custos operacionais. Além disso, seguimos desenvolvendo a operação com GNC, uma alternativa real e estratégica que aproveita os recursos energéticos do país e permite avançar para um transporte mais limpo e competitivo”, disse Ricardo Cardozo, presidente do Iveco Group na Argentina.

Tecnologia e conforto para o motorista

O melhor IVECO da história apresenta um design único e totalmente renovado, desenvolvido por especialistas na Itália. A cabine do S-Way conta com aerodinâmica aprimorada que melhora a eficiência e reduz o consumo. É mais espaçosa, funcional e confortável — pensada para proporcionar uma experiência de condução superior.

Esse modelo também representa um avanço tecnológico em segurança, assistência à condução e conectividade. Entre as principais novidades estão os sistemas de assistência ADAS, o aplicativo exclusivo Easy Way App, tecnologias de segurança ativa e passiva e freio motor de alto desempenho com quatro estágios. A transmissão automatizada ZF TraXon e o trem de força de última geração completam o conjunto que eleva a eficiência e o desempenho ao mais alto nível.

“O S-Way marca uma mudança de padrão em todos os aspectos técnicos do veículo. Foi concebido para durar, entregar desempenho e enfrentar as condições mais exigentes. Sem dúvidas, é o caminhão mais avançado que já produzimos”, destacou Francisco Spasaro, diretor Comercial da IVECO na Argentina.

Ecossistema inteligente e conectado

O IVECO S-Way representa uma revolução não só em design e desempenho, mas também em conectividade. Atualmente, conectividade não é um extra — é parte central do negócio. Por isso, o S-Way integra ferramentas inteligentes que transformam dados em decisões e otimizam a operação em tempo real.

A plataforma IVECO ON permite acessar mais de 450 parâmetros do veículo em tempo real, otimizando a gestão de frotas e evitando paradas desnecessárias. O sistema Driver Style Evaluation (DSE) atua como um instrutor a bordo, ajudando o motorista a melhorar seu estilo de condução.

A IVECO também oferece os serviços da Control Room, uma central de monitoramento onde especialistas analisam dados dos veículos em tempo real, respondem proativamente a alertas e fazem intervenções remotas (over the air). Em breve, será integrado o IVECO SEU, que personaliza o comportamento do caminhão para cada operação.

Dessa forma, o S-Way não só percorre mais quilômetros com maior eficiência, mas também conta com o respaldo de um sistema projetado para maximizar a rentabilidade de cada viagem.

“Com essas novas ferramentas de conectividade, deixamos para trás o conceito tradicional de caminhão como produto isolado. Hoje, oferecemos um ecossistema inteligente, vivo e conectado, que ajuda o cliente a tomar decisões, otimizar rotas e antecipar manutenções. É eficiência real, baseada em dados, desde o primeiro quilômetro”, explicou Spasaro.

Soluções personalizadas para cada operação

Para acompanhar o ciclo de vida do caminhão e maximizar seu desempenho, a IVECO oferece uma linha completa de peças e acessórios originais.

“Entendemos que um veículo como o S-Way merece uma oferta de pós-venda à sua altura. Por isso, disponibilizamos peças genuínas que mantêm as especificações de fábrica, além da nossa linha NEXPRO, voltada para veículos fora de garantia, com excelente custo-benefício”, detalhou Ricardo Cardozo.

A chegada do S-Way à Argentina é respaldada por uma rede de concessionárias totalmente capacitada, com mais de 50 pontos de atendimento no país. Essa rede sólida permite abastecer de forma eficiente os principais mercados da América Latina.

Rock, potência e futuro sobre rodas

Outra grande novidade do lançamento é a chegada ao país da série especial IVECO S-Way Metallica Edition, uma edição limitada e exclusiva, desenvolvida como parte da parceria global entre a IVECO e a icônica banda de rock. Essa edição representa a fusão de duas potências e simboliza o espírito dessa nova era da marca: força, design, tecnologia e identidade em constante movimento.

Com uma frota multi-energética - composta por caminhões a GNL, diesel renovável e elétricos - que já acompanhou a turnê europeia do Metallica, essa edição especial também reforça o compromisso da IVECO com a eficiência energética e a transição para um transporte mais limpo e sustentável.

Tecnologia Euro VI, redução de consumo, conectividade total e versão a gás natural

O caminhão mais avançado e completo da história da marca chega para transformar o transporte pesado na Argentina.

“Este caminhão reflete a revolução tecnológica da marca e nosso compromisso com a região. Um veículo totalmente novo, projetado e testado extensivamente em diferentes aplicações, regiões e estradas, com uma estratégia clara: oferecer aos transportadores e motoristas o melhor IVECO da história”, concluiu Querichelli.

Financiamento sob medida com a IVECO Capital

A IVECO Capital acompanha este lançamento com opções de financiamento adaptadas ao S-Way: planos em pesos e dólares, taxas fixas, linhas especiais para renovação de frota e apoio na troca de veículos usados por novos S-Way. Também será oferecido financiamento atacadista específico para concessionárias, fortalecendo toda a rede comercial.

IVECO

SUPER CARROS ALPHAVILLE E MEGAENCONTRO DE MOTOS MOVIMENTAM O FINAL DE SEMANA NO COMPLEXO DREAM CAR DE SÃO ROQUE (SP)

Evento do Super Carros Alphaville deve reunir 400 superesportivos neste sábado (12), enquanto centenas de motos são esperadas para o Megaencontro de domingo (13)

Ferrari, Lamborghini, McLaren, Porsche, Corvette: algumas das supermáquinas mais exclusivas e desejadas do Brasil estarão expostas no estacionamento do Complexo Dream Car de São Roque (SP) neste sábado. Cerca de 400 modelos são esperados para celebrar os 6 anos do Super Carros Alphaville (SCA). O evento ocorre das 9 às 16 horas e tem visitação gratuita. Já neste domingo, das 9 às 18 horas, tem o Megaencontro de Motos, também com visitação gratuita. Maior polo de entretenimento voltado a carros antigos do Brasil, o Complexo Dream Car está localizado a apenas 60 km da capital paulista, contando com museu (165 veículos), shopping (23 lojas e restaurantes), parque de diversões temático e kartódromo de nível internacional.

Durante o sábado, integrantes do Super Carros Alphaville farão demonstrações de drift na Arena Dream Car. “Será um encontro familiar e alto-astral, permitindo aos participantes trocarem experiências sobre os seus veículos”, adianta um dos diretores, Matheus Nascimento. O Super Carros Alphaville é uma empresa que surgiu em 2019 em São Paulo, fundada pelos empresários José Silva e Ana Postal. Atualmente, conta com 3 mil membros em 12 diferentes estados e também no exterior. Desse total, 730 integrantes são da capital paulista e região. Em 6 anos, já são 140 eventos realizados, entre track days, experiências VIP e encontros privados e de luxo. Em março, uma ação realizada no Complexo Dream Car reuniu nada menos que 800 veículos e 5 mil pessoas. A empresa também conta com sua própria frota, composta por 10 superesportivos, entre os quais Ferrari 458, dois Lamborghinis Aventador e Acura NSX, entre outros.

Para ser membro deste seleto grupo não é preciso pagar anuidade, nem taxa de inscrição, bastando ter um superesportivo, solicitar a adesão e seguir todas as regras estipuladas. “Nossos eventos são de alto nível e também muito seguros, pois não são permitidos rachas ou qualquer outra atitude que contrarie as regras de trânsito”, salienta Matheus. Informações adicionais podem ser obtidas no site (supercarrosalphaville.com.br) e no Insta @supercarrosalphaville.

Megaencontro de Motos do Dream Car

No domingo (13), a atração será o Megaencontro de Motos do Dream Car, realizado todo segundo domingo do mês. No dia 19 (sábado), o destaque será o Low Low (carros rebaixados) e, no dia 20 (domingo), nada menos que três eventos movimentarão o complexo: o tradicional Encontro de Carros Antigos do Dream Car (realizado todo terceiro domingo de cada mês), o Encontro da Família Quadrados e também o Encontro do Puma Brazil Clube. Por fim, nos dias 26 e 27 (sábado e domingo) o Arraiá Dream Car oferecerá uma série de atrações típicas gratuitas, encerrando a programação de julho.

Museu, parque, kartódromo e drift

Diversão é o que não falta no Complexo Dream Car de São Roque. Além de prestigiarem os eventos de julho, os visitantes podem aproveitar para conhecer o acervo do Dream Car Museum, composto por 165 veículos (105 carros, 20 motos e 40 bicicletas antigas).

Localizado no famoso Roteiro do Vinho (Estrada do Vinho, 7.901, bairro Canguera, São Roque), o Complexo Dream Car conta, além do Dream Car Museum, com shopping (23 lojas e restaurantes), kartódromo, parque de diversões temático, eletropontos para a recarga de veículos elétricos e também um heliponto. Trata-se do maior polo de entretenimento voltado a carros antigos do Brasil. Além disso, todos os finais de semana ocorrem a Carona Radical e apresentações gratuitas de drift. Na Volta dos Sonhos, os fãs têm a oportunidade de dirigir Ferrari, Porsche, Camaro e o 100% elétrico Tesla Cybertruck. Informações adicionais podem ser obtidas pelo WhatsApp (11) 3090-9147 ou pelo site www.dreamcarmuseu.com.br, onde é possível comprar ingressos para o museu com desconto. Siga o complexo no Instagram: @dreamcarsaoroque.

Próximos eventos do Complexo Dream Car
12/7 (sábado): Super Carros Alphaville
13/7 (domingo): Megaencontro de Motos do Dream Car
19/7 (sábado): Low Low (carros rebaixados)
20/7 (domingo): Encontro de Carros Antigos do Dream Car, Encontro da Família Quadrados e Encontro Puma Brazil Clube
26 e 27/7 (sábado e domingo): Arraiá Dream Car

* Fotos: Marcella Moran | Divulgação Complexo Dream Car

Complexo Dream Car – São Roque
Assessor de Imprensa
Adair Santos
adair.santos.rs@gmail.com

terça-feira, 8 de julho de 2025

NOVO NISSAN KICKS FABRICADO EM RESENDE (RJ) COMEÇA A SER EXPORTADO PARA O PARAGUAI

Foto: Cris Oliveira | Divulgação Nissan

O novo Nissan Kicks, que chegou ao mercado brasileiro no começo de julho para redefinir os padrões do segmento de SUVs, cruzou as fronteiras e começou a ser exportado do Complexo Industrial de Resende, no Rio de Janeiro, para o Paraguai. O país é o primeiro destino de exportação do novo modelo da Nissan fabricado no Brasil.

O novo Kicks é um dos frutos do investimento de R$ 2,8 bilhões que a empresa está fazendo em sua fábrica de Resende, assim como seu motor turbo, que transformou a já moderna unidade industrial. No total, foram instalados 1.200 novos equipamentos, 98 novos robôs e o número de AGVs (veículos guiados automaticamente) saltou para 202 unidades.

Além disso, nos últimos meses, foram contratados 400 novos funcionários para garantir o aumento da cadência de produção do Complexo Industrial da Nissan, que opera em dois turnos e agora produz dois SUVs: o novo Nissan Kicks e o Kicks Play, possibilitando mais opção aos consumidores.

Novo Nissan Kicks

O novo Nissan Kicks está sendo vendido em todas as concessionárias da marca, com preço especial de lançamento a partir de R$ 159.990. O modelo conta com quatro versões: Sense, Advance, Exclusive e a topo de linha, a Platinum.

Com um projeto totalmente inovador, o novo Nissan Kicks é um carro que chega para revolucionar o segmento. Entre os atributos que o tornam diferente do que se encontra no mercado estão o design robusto e impactante; interior espaçoso e funcional e os itens de série e segurança. Afinal, são 23 equipamentos de proteção e conforto intuitivos e de assistência ao motorista que fazem parte do "escudo de segurança" Nissan Safety Shield, um conjunto de sistemas avançados que monitoram, respondem e protegem, com itens exclusivos no segmento.

Internamente, o modelo reflete a modernidade de seu exterior. Extremante espaçoso para os passageiros e com o maior porta-malas entre os concorrentes, 470 litros, o novo Nissan Kicks leva o conforto e praticidade para outro patamar. Um dos destaques da cabine é a configuração de telas do painel: uma para o cluster de instrumentos (7 polegadas nas versões Sense e Advance; 12,3 polegadas na Exclusive e Platinum) e outra para o sistema de infoentretenimento. Nas versões topo de linha, a área de telas combinadas chega a 24,6 polegadas, criando um ambiente digital e sofisticado.

Sob o capô, o modelo tem um motor 1.0 com injeção direta e turbocompressor, que desenvolve 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque – quando abastecido com etanol. Esse propulsor trabalha em conjunto com uma transmissão de dupla embreagem DCT banhada a óleo. Ela é acionada por um seletor da transmissão por botões e-Shifter, tecnologia inédita no segmento. De fácil uso, nesse sistema a mudança é feita com simples toques nos botões "D", "R", "N" e "P".

Nissan Brasil

MERCEDES-BENZ TRIPLICA AS VENDAS DE ÔNIBUS URBANOS PARA CURITIBA

Com 117 unidades emplacadas no primeiro semestre de 2025, marca liderou as vendas na capital paranaense, frente a 29 unidades de todo o ano de 2024

A Mercedes-Benz do Brasil vem obtendo um expressivo crescimento nas vendas de ônibus urbanos para a cidade de Curitiba, capital do Paraná, referência em transporte coletivo urbano. No primeiro semestre deste ano, 117 chassis de ônibus da marca foram emplacados no mercado local e entregues a várias empresas operadoras, frente a 29 unidades de todo o ano de 2024.

“Com essas 117 unidades emplacadas, triplicamos em volume de vendas e também em participação de mercado em Curitiba, saltando de 18% no total dos 12 meses de 2024 para 55% apenas nos seis primeiros meses deste ano”, diz Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Até a primeira metade do ano, os modelos mais vendidos em 2025 nesta praça são os chassis OF 1721, o campeão de vendas da marca para transporte urbano no País, além do articulado O 500 MA 6x2 e do superarticulado O 500 MDA 8x2”.

Equipados com motores Mercedes-Benz com exclusiva tecnologia BlueTec 6, os chassis de ônibus da marca atendem à legislação Proconve P8 (Euro 6), reduzindo significativamente as emissões de Óxidos de Nitrogênio e de Material Particulado. “Assim, contribuem para a melhoria da qualidade do ar e a preservação ambiental, aspectos essenciais para uma cidade como Curitiba, que é uma das pioneiras em mobilidade sustentável no País. Aliás, também trabalhamos diariamente a sustentabilidade em todos os sentidos na nossa Empresa, porque entendemos que essa postura traz benefícios para o transporte, o meio ambiente e a sociedade como um todo”, ressalta Walter Barbosa.

Chassis Mercedes-Benz são reconhecidos pela robustez e excelente custo operacional

Os chassis de ônibus da marca são amplamente reconhecidos no mercado pela robustez e resistência, bem como pelo ótimo nível de conforto e segurança que oferecem a usuários e motoristas. Além disso, se destacam ainda pelo reduzido consumo de combustível e baixo custo de manutenção, otimizando o custo operacional e a rentabilidade para as empresas de transporte.

É da Mercedes-Benz a mais completa linha de ônibus do mercado brasileiro. Com micros, ônibus convencionais e padron, articulados e superarticulados, oferece soluções para todas as demandas do transporte coletivo urbano, sejam em linhas troncais de sistemas como BRT, corredores e faixas exclusivas, como em vias alimentadoras e distribuidoras que interligam os bairros às regiões centrais.

Esse amplo e abrangente portfólio de produtos, assim como o de Peças e Serviços, chega aos clientes por meio da Rede de Concessionários da marca, presente em todos os estados do território nacional. Os clientes da contam ainda com o atendimento especializado dos concessionários Center Bus, que disponibilizam às empresas de transporte de passageiros uma estrutura voltada exclusivamente para ônibus, onde encontram uma equipe de profissionais treinados para essa finalidade, com gerentes, vendedores e assessores ao frotista.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus

IVECO E SEST SENAT INICIAM NOVA RODADA DE PALESTRAS DO PROGRAMA “CAMINHOS PARA ELAS”, COM FOCO NA EQUIDADE DE GÊNERO NO SETOR DE TRANSPORTE DE CARGAS

Palestras têm como foco debater desafios, explorar oportunidades e promover a ampliação da presença feminina no segmento

A IVECO, em parceria com o SEST SENAT, inicia uma nova fase de palestras do programa “Caminhos para Elas”, iniciativa voltada à promoção da inclusão feminina e da diversidade no setor de transporte de cargas. Com a meta de capacitar 40 mulheres em 2025, o programa reforça o compromisso das instituições com a equidade de gênero e com o fortalecimento do protagonismo feminino em um dos segmentos historicamente dominados por homens.

Os eventos contarão com palestras presenciais, realizadas nas unidades do SEST SENAT:

  • 09/07 – Porto Alegre (RS)
  • 16/07 – Goiânia (GO)
  • 23/07 – São Luís (MA)
  • 06/08 – Campo Grande (MS)

Cada encontro reunirá especialistas, lideranças femininas e profissionais do setor em painéis interativos com o tema “Desafios e Oportunidades na Equidade de Gênero no Setor de Transportes”. “O foco é discutir caminhos concretos para ampliar a participação das mulheres, compartilhar experiências e incentivar a adoção de políticas inclusivas nas empresas”, explica Lucilene Carvalho, gerente de Sustentabilidade do Iveco Group e uma das participantes do programa.

Programa Caminhos para Elas

O programa visa capacitar caminhoneiras por meio de um curso híbrido, presencial e online, realizado nas unidades do SEST SENAT, com o objetivo de quebrar barreiras e pavimentar o caminho para que as mulheres avancem no setor de transportes. O “Caminhos para Elas” representa a concretização de um anseio por mudanças efetivas no mercado de trabalho e reforça a importância da educação para fomentar a qualificação profissional no segmento.

IVECO

CHEVROLET APRESENTA OS NOVOS ONIX, ONIX PLUS, TRACKER, SPARK E CAPTIVA

Movimento estratégico com cinco grandes lançamentos chegam até o fim do ano de maneira escalonada às concessionárias, atualizando por completo - e em tempo recorde - o portfólio durante as celebrações do centenário da marca no Brasil

Onix, Onix-Plus, Tracker, Spark e Captiva.

A Chevrolet inicia a segunda metade de 2025 com uma forte ofensiva. Em um momento histórico em que celebra seus 100 anos de atuação no Brasil, a marca apresenta simultaneamente cinco importantes lançamentos: Novo Onix, Novo Onix Plus, Novo Tracker e os inéditos Spark EUV e Captiva EV.

Com essa nova geração de automóveis, a Chevrolet não apenas completa a renovação de todo o seu catálogo por aqui, como também reafirma seu compromisso com a inovação, a eletrificação acessível e o desenvolvimento do país — onde já produziu quase 20 milhões de veículos desde sua chegada.

"Nosso plano contempla a atualização dos modelos mais comercializados e a ampliação da linha de veículos elétricos que passam a integrar o portfólio da Chevrolet. Assim, reforçamos nossa presença nos segmentos mais estratégicos do mercado e entregamos o que o brasileiro prioriza: design inteligente, tecnologias inovadoras e excelente performance. Tudo isso com o respaldo de uma marca confiável e a excelência de uma ampla rede de concessionárias", afirma Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul.

O primeiro a chegar às lojas é o Novo Tracker. O SUV mais emplacado da América do Sul estreia com evoluções nos aspectos valorizados pelo consumidor. Entre os destaques estão a nova identidade frontal. Ela aprimora o efeito aerodinâmico e ressalta a presença do veículo com assinatura luminosa em dois níveis e grade, para-choque, rodas e lanternas reestilizadas.

O acabamento interno está mais sofisticado, incluindo bancos com espuma de diferentes densidades e superfície acolchoada, além de um painel modernizado, caracterizado por grandes telas de alta definição e as demais superfícies numa seleção de materiais bastante agradável ao toque.

Entre os equipamentos avançados estão aqueles que unem conectividade, proteção e comodidade, a exemplo do acompanhamento seguro e o myChevrolet app com funcionalidades extras, todos novos recursos do OnStar. Atualizado recentemente com injeção direta, o motor turbo passa por uma recalibração, antecipando-se a possíveis mudanças nas regras de tributação por faixa de potência em discussão pelo governo federal.

Apesar disso, preserva seu desempenho e eficiência. Isso se soma a aperfeiçoamentos nos sistemas de direção e suspensão, que colocam o Tracker num patamar superior de conforto dinâmico em sua categoria.

Na sequência, é a vez do Novo Onix e do Novo Onix Plus, o hatch e o sedã campeões de vendas da Chevrolet. Os dois passam a contar com um visual mais refinado, com a inédita opção de faróis Full LED, que permite elevar o poder de iluminação em 61% frente ao sistema anterior. Todo para-choque frontal foi repensado no intuito de trazer melhor estética e funcionalidade, facilitando a transposição de valetas e rampas.

Atrás, as lanternas passam a ser translucidas, proporcionando uma dose extra de charme ao Plus, e o aplique inferior do para-choque do hatch ganha um ar esportivo.

O grande salto, porém, está no interior, com a introdução do cockpit virtual — que une o painel digital à tela de 11" do MyLink formando uma superfície integrada e tecnológica. O ar-condicionado foi otimizado com auxílio de softwares de inteligência artificial e todas as versões ganham mais itens de série, como Wi-Fi nativo e chave presencial, reforçando seu empenho com a evolução contínua do produto.

Seja na configuração aspirada ou turbo, o motor segue seu alto padrão de eficiência, agora com alterações, inclusive de calibração, para uma experiência de condução ainda mais prazerosa. Com isso, supera sua própria marca anterior e alcança a melhor média de consumo entre os flex: até 17,7 km/l de gasolina na estrada.

Tanto a família do Novo Onix como o Novo Tracker contam com garantia de fábrica ampliada para até cinco anos — um reforço de confiança na engenharia do produto. Ambos terão ainda uma série especial e limitada alusiva aos 100 anos da Chevrolet no país, assim como ocorreu com a picape S10.

Ainda no terceiro trimestre chega o Spark EUV, um SUV compacto urbano de conceito inédito.

Equipado com motor elétrico de 180 Nm de força, o modelo se destaca pelo design boxy que amplia a sensação de espaço interno, além de um pacote de equipamentos recheado de recursos para os padrões da categoria, como o inédito sistema Chevrolet Intelligent Driving, um conjunto avançado de tecnologias de assistência ao motorista que atua de forma integrada para tornar cada trajeto mais seguro e confortável.

Uma das inovações é o Assistente de Cruzeiro em Curva, que é capaz de atuar no volante para corrigir trajetórias e ajustar a velocidade do veículo. Além disso ainda traz outros itens de destaque, a exemplo do freio de estacionamento eletrônico, câmera 360, banco do motorista com regulagem por botão e retrovisores laterais com rebatimento elétrico.

O mais recente representante da nova geração de veículos zero emissão traz ainda um interessante balanço entre performance, velocidade de recarga e autonomia — o carro é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h na casa dos 11s, roda 258 quilômetros com uma carga completa no intenso ciclo do Inmetro e precisa de apenas 35 minutos para energizar a bateria de 30% a 80% em rede contínua (DC 50Kw).

O SUV de estilo marcante oferece ainda três pacotes personalizados de acessórios que o tornam ainda mais exclusivo. Eles podem ser combinados com opções de cores vibrantes para a carroceria que exploram brasilidades, como o Branco Cupuaçu, o Cinza Redentor, Azul Atlântico e o Amarelo Canário.

Com tudo isso, o Spark se posiciona como uma alternativa interessante frente a EVs de dimensões semelhantes, diferenciando-se pelo aspecto de SUV e pela reconhecida tradição e credibilidade da marca Chevrolet.

Os interessados pelo produto podem participar da ação de pré-venda diretamente no site comercial da empresa ou através da rede de concessionárias.

A empresa revelou ainda mais uma novidade: o Captiva EV, um SUV elétrico de médio porte que virá para complementar o portfólio. O veículo está em fase final de homologação no país, onde é submetido a uma extensa bateria de testes e validações para atender aos elevados padrões da companhia e ao perfil dos consumidores locais — um rigor que reflete o nosso compromisso com a qualidade superior.

A proposta da marca com o Captiva é oferecer um SUV elétrico para quem busca um carro familiar espaçoso, com design marcante, acabamento refinado e a confiabilidade de uma rede de assistência técnica focada no cliente.

Mais detalhes técnicos sobre os cinco produtos serão compartilhados oportunamente, à medida que os lançamentos avancem nas concessionárias em todo o país. Essa renovação do portfólio — realizada em tempo recorde — contempla também os avanços promovidos no último ano, quando a Chevrolet atualizou o Spin, a S10, o Trailblazer e o Equinox, entre os modelos a combustão, e introduziu os elétricos Equinox EV e o Blazer EV como integrantes de sua linha premium.

Os novos produtos fazem parte do montante de R$ 7 bilhões anunciados no país pela General Motors, que segue trabalhando na atualização de suas instalações, no desenvolvimento de tecnologias alternativas de propulsão e na criação de novas frentes de negócio.

Isto porque as novas necessidades dos consumidores estão no centro da transformação que a companhia conduz em escala global para tornar seus veículos ainda mais seguros, inteligentes e sustentáveis - e que colocam o cliente como protagonista da próxima era da mobilidade.

Chevrolet
General Motors América do Sul