![]() |
Fiat Fastback Hybrid é o ‘veículo 18 milhões’ produzido em Betim, apontando para o futuro da mobilidade do país. Foto: Leo Lara | Divulgação Stellantis |
No mês em que completa 49 anos de operação, o Polo Automotivo Stellantis de Betim tem motivos em dobro para celebrar. Além de quase cinco décadas marcadas por pioneirismo, inovação e protagonismo industrial, a unidade alcançou outro marco histórico: a produção de 18 milhões de veículos, reforçando seu legado de excelência em Minas Gerais e sua posição como referência no setor automotivo brasileiro.
O Fiat Fastback Hybrid foi o ‘veículo 18 milhões’ produzido pela empresa em Betim, reforçando o compromisso com o futuro da mobilidade segura, sustentável e acessível no Brasil e na América do Sul. O modelo que saiu da linha de montagem foi recebido pelo CEO da Stellantis, Antonio Filosa, acompanhado de Emanuele Cappellano, Presidente da Stellantis América do Sul, e demais executivos e funcionários presentes.
“É um orgulho atingir essa marca em um momento tão emblemático, quando estamos prestes a celebrar 50 anos da planta e da Fiat no Brasil. O Polo Automotivo de Betim sempre foi sinônimo de pioneirismo e referência em novas tecnologias. Aqui produzimos, por exemplo, ícones como o Fiat 147, o primeiro carro movido a etanol produzido em série no mundo. Hoje, a fábrica é responsável pela produção dos SUVs híbridos-flex Fiat Pulse e Fiat Fastback, líderes de segmento no mercado nacional, equipados com a tecnologia Bio-Hybrid desenvolvida pela Stellantis. Investiremos R$ 14 bilhões no Polo de Betim nos próximos anos para continuar fazendo história”, destaca Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.
Com mais de 4 milhões de veículos exportados para 37 países, o Polo é um verdadeiro motor para a economia mineira e do país, reunindo mais de 300 fornecedores diretos e gerando 17 mil empregos diretos, o que representa mais da metade da força de trabalho da Stellantis na América do Sul.
Rumo aos 50 anos no Brasil
A visita do CEO da Stellantis, Antonio Filosa, ao Polo Automotivo de Betim marcou ainda o início da contagem regressiva para as comemorações dos 50 anos da unidade e da marca Fiat no Brasil, que serão celebradas em julho de 2026.
A solenidade contou com Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul, e outros membros do SLT (Stellantis Leadership Team). Filosa e Cappellano acionaram o botão, dando início à contagem regressiva. Os executivos aproveitaram para reafirmar o legado de quase cinco décadas de protagonismo industrial e inovação, que consolidou a planta como símbolo de excelência e desenvolvimento para o Brasil e a América do Sul.
“A fábrica de Betim é a expressão máxima da força da engenharia e da indústria nacional. Aqui, unimos tecnologia, pessoas e sustentabilidade para entregar soluções inovadoras aos nossos clientes. Essa história de sucesso continuará guiando a Stellantis rumo ao futuro da mobilidade”, reforça Cappellano.
Sinônimo de pioneirismo e inovação, a Fiat completa 50 anos no Brasil com resultados comerciais robustos e uma gama de produtos alinhada aos desejos do consumidor local. “A Fiat é a líder do século no Brasil. Com muito orgulho, lideramos o mercado nacional em 15 dos últimos 20 anos. Na vanguarda de mais uma revolução no mercado automotivo nacional, temos nosso Fiat Fastback Hybrid como símbolo dos 18 milhões de veículos produzidos em Betim, reforçando que a Fiat seguirá como protagonista do futuro da mobilidade sustentável e acessível no Brasil”, comemora Frederico Battaglia, vice-presidente da Marca Fiat para a América do Sul.
Inovação que transforma a mobilidade
Responsável por alguns dos modelos mais vendidos do Brasil, a planta mineira produz ícones da marca Fiat, como a Nova Strada, líder absoluta de mercado, além do Argo, Mobi, Pulse, Fastback e os utilitários Fiorino e Partner Rapid, da Peugeot.
Com capacidade para produzir até 650 mil veículos por ano, a fábrica ocupa uma área de 2,2 milhões de metros quadrados, com mais de 900 mil metros quadrados de área construída, que fazem dela uma das maiores plantas automotivas da Stellantis no mundo.
O complexo também abriga o maior centro de produção de powertrain da América Latina, que alcançou, em junho de 2025, a marca de 2,3 milhões de motores Firefly produzidos. Além disso, o Polo Automotivo Stellantis de Betim atingiu a marca de 1,8 milhão de motores da família GSE Turbo, também produzidos na unidade.
Com autonomia tecnológica para todas as etapas de desenvolvimento de veículos, o Polo Automotivo Stellantis de Betim reúne mais de 2 mil engenheiros, designers e técnicos no Tech Center Stellantis, espaço estratégico que integra o Safety Center, o Development Center e o Virtual Center. O complexo conta ainda com 60 laboratórios de última geração e o TechMobility, centro dedicado ao desenvolvimento de tecnologias de eletrificação de baixa, média e alta voltagem.
“O Polo Automotivo de Betim concentra todas as fases de desenvolvimento de novos veículos, com alto padrão de qualidade e excelência, o que aprimora ainda mais a capacidade da Stellantis de projetar, desenvolver e testar automóveis de classe mundial na América do Sul. A fábrica é a expressão da nossa visão de futuro, reunindo inovação, tecnologia e, acima de tudo, pessoas capacitadas. Com essa combinação, a Stellantis entrega aos clientes soluções modernas, seguras e sustentáveis, antecipando as transformações da mobilidade”, afirma Glauber Fullana, vice-presidente sênior de manufatura da Stellantis para a América do Sul.
Stellantis
Nenhum comentário:
Postar um comentário