sexta-feira, 18 de julho de 2025

DHL SUPPLY CHAIN CONSOLIDA MODELO COLABORATIVO PARA DISTRIBUIÇÃO DE PEÇAS DE REPOSIÇÃO NO MERCADO AUTOMOTIVO BRASILEIRO

Companhia já trabalha para nove montadoras, movimentando mais de 2 milhões de toneladas de peças por mês, em cerca de mil pontos de entrega, atendendo mais de 500 concessionárias

A DHL Supply Chain, líder global em armazenagem e distribuição, consolidou no Brasil um modelo colaborativo de distribuição para o mercado de peças de reposição automotiva, também conhecido como aftermarket. A empresa já atende a nove montadoras nesta área, grandes líderes de mercado, movimentando mais de 2 milhões de toneladas de peças por mês, entregues em cerca mil pontos em todo o País, incluindo mais de 500 concessionárias.

Ao compartilhar equipe, tecnologias e malha de distribuição a partir de um operador especializado (que mantém também o sigilo das informações), este modelo proporciona ganhos de escala, eficiência e menores prazos de entrega, fator fundamental para garantir a qualidade de atendimento no pós-venda. Com isso, nos últimos dois anos, o volume de carga movimentada nesta área cresceu 166%.

“Por seu porte, o mercado automotivo tinha a tradição de verticalizar suas operações logísticas, mas a experiência no aftermarket está mostrando as consideráveis vantagens da terceirização. Além de tecnologia e equipes especializadas, há uma grande sinergia na malha de distribuição. Isso porque grande parte das entregas é realizada em endereços próximos, as vezes vizinhos, de forma que o compartilhamento do veículo reduz custos e também o impacto ambiental das entregas. Há ganhos importantes na utilização de pontos de transbordo de carga e na consolidação de carga aérea para trajetos de longa distância”, afirma Ricardo Guidi, Vice-presidente do Setor Automotivo da DHL Supply Chain.

De forma geral, o trabalho da DHL abrange também a gestão de armazenagem das peças, em que aplica boas práticas como posicionamento inteligente no estoque (utilizando inclusive Inteligência Artificial para previsão de demanda), a cartonização (agrupamento dos itens de um mesmo pedido) e um especialista em embalagem que auxilia em novos desenvolvimentos e melhoria contínua. Em transportes, a DHL opera os modais rodoviário e aéreo. Além de redução de impacto pelo compartilhamento de malha, a operadora oferece solução de entregas com zero emissões no last mile com a utilização de veículos elétricos e veículos GNV para transferências entre plantas e Hubs.

O modelo colaborativo traz ainda vantagens importantes em termos de nível de serviço. Isso porque a DHL dá visibilidade de ponta a ponta das entregas não apenas para as montadoras, mas também para as concessionárias via sistema DHL MySupplyChain. Oferece também a possibilidade de entregas expressas especiais para um evento, reparo emergencial ou mesmo para testes de influenciadores digitais, por exemplo. Com isso, o índice de performance médio é superior a 98%, com baixo número de avarias e retornos.

“Criamos uma nova experiência para as concessionárias e outros parceiros na logística de peças de reposição. Agora, além de falar com a montadora, eles podem falar diretamente conosco, acompanhando online o andamento do seu pedido. Como parte desta iniciativa fazemos visitas e pesquisas de satisfação de forma a garantir uma experiência de excelência. Como resultado final queremos contribuir para que o reparo de veículos seja mais ágil, colaborando com a satisfação do cliente final”, conclui Ricardo Guidi.

DHL Supply Chain
DFreire Comunicação e Negócios

Nenhum comentário: