quinta-feira, 17 de julho de 2025

PLATAFORMA DE TRILHOS DA MOTIVA TRANSPORTA MAIS DE 368 MILHÕES DE CLIENTES NO 1º SEMESTRE DE 2025

Volume representa crescimento de 2,3% em relação ao mesmo período de 2024, com destaque para o desempenho do VLT Carioca

A plataforma de trilhos da Motiva - que reúne o VLT Carioca, as Linhas 4 (ViaQuatro), 5 (ViaMobilidade), 8 e 9 (ViaMobilidade) de São Paulo e o Metrô Bahia - transportou 369,3 milhões de clientes no primeiro semestre de 2025, crescimento de 2,3% em comparação com os 361 milhões registrados no mesmo período de 2024.

O destaque do semestre foi o VLT Carioca, que apresentou aumento de 18% no número de clientes, passando de 11 milhões em 2024 para 13 milhões em 2025.

Em São Paulo, as quatro linhas operadas pela Motiva somaram 298,9 milhões de pessoas transportadas, um crescimento de 1,96% em relação aos 293,1 milhões do ano anterior.

Já o Metrô Bahia registrou 57,4 milhões de clientes, resultado 1% superior ao apurado em 2024, que foi de 56,8 milhões.

Esse volume expressivo de clientes equivale a transportar, em apenas seis meses, aproximadamente a população do México, um dos países mais populosos da América Latina. Os dados reforçam a capilaridade, eficiência e o compromisso da Motiva em oferecer um sistema de mobilidade urbana seguro, moderno e de alta capacidade para milhões de pessoas todos os dias.

Motiva Trilhos - Plataforma de trilhos da Motiva

A plataforma de trilhos da Motiva - nova identidade do Grupo CCR, é uma das principais operadoras de sistemas metroferroviários e VLT no Brasil. Com cerca de 2,7 milhões de passageiros transportados por dia, 191 km de malha ferroviária, 124 estações e um time de aproximadamente 7 mil colaboradores diretos, a Motiva Trilhos é a maior operadora privada de trilhos da América Latina e a sétima maior do mundo. Presente em diferentes regiões do país, atua no Rio de Janeiro com o VLT Carioca, que conecta a Região Portuária ao Centro e ao Aeroporto Santos Dumont. Em São Paulo, por meio das concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, opera a Linha 4-Amarela (primeira linha driverless do Brasil), a Linha 5-Lilás, que integra a zona sul à malha metroviária da capital, a Linha 8-Diamante, que liga a região de Itapevi ao centro da cidade, a Linha 9-Esmeralda, que percorre o eixo sudoeste da capital até Osasco, e a Linha 17-Ouro, em fase inicial de operação com tecnologia de monotrilho. Já na Bahia, a Motiva está à frente da CCR Metrô Bahia, responsável pelas Linhas 1 e 2 do metrô de Salvador, conectando importantes regiões da capital baiana e seu entorno.

Motiva
FSB

Nenhum comentário: