SUV de maior sucesso da América do Sul estreia nova fase com visual renovado, cockpit virtual e acabamento interno mais refinado
O segmento de SUVs compactos se consolidou como o maior e mais competitivo do mercado. Porém o Novo Tracker não chega apenas para ser uma opção adicional nesse universo tão disputado. Ele parte de uma posição de liderança regional construída com consistência e é reconhecido por oferecer o conjunto mais equilibrado da categoria. Agora, com uma série de evoluções pontuais e certeiras, o modelo da Chevrolet alcança um outro patamar, reforçando sua proposta inteligente e conectada às reais prioridades do consumidor.
Visualmente, o SUV exibe um estilo mais sofisticado e marcante, alinhado à recente linguagem global de design da Chevrolet. A dianteira ganha nova identidade com assinatura luminosa em dois níveis, grade redesenhada e para-choque com uma solução que integra elementos aerodinâmicos e os faróis auxiliares, agora também em LED. As rodas inéditas e as lanternas traseiras com lente cristal completam o pacote, realçando a presença do modelo em qualquer cenário.
No interior, o acabamento foi aprimorado com uma criteriosa seleção de materiais e texturas agradáveis ao toque. Os bancos apresentam nova conformação e espumas de densidades variáveis, que aumentam o suporte ergonômico e o conforto mesmo em longos períodos de uso.
Já o conceito de cockpit virtual se consolida com um par de telas interligadas e de alta definição: uma de 8 polegadas no painel de instrumentos e outra de 11 polegadas para o novo sistema MyLink, com navegação intuitiva, projeção sem fio e alta velocidade de resposta.
A conectividade inclui ainda Wi-Fi nativo, aplicativo para comandos remotos e os serviços avançados do OnStar. Entre eles o novo Acompanhamento Seguro, que oferece suporte ao motorista em situações de vulnerabilidade.
Quanto o assunto é dirigibilidade, também há avanços significativos. Com pneus especiais e nova calibração da direção elétrica, da suspensão e do motor — que recentemente passou a contar com injeção direta — o Tracker entrega uma experiência de condução mais precisa, suave e silenciosa.
A resposta ao volante é imediata, os ruídos da rolagem foram minimizados e a estabilidade em curvas transmite maior confiança. Ao guiar o modelo, a percepção é clara: trata-se de um SUV que evoluiu para patamar dinâmico de classe superior.
“Concentramos nossos esforços em duas frentes: entender as novas aspirações dos perfis mais representativos do mercado e desenvolver soluções inteligentes que entregassem essas melhorias de forma perceptível no uso cotidiano. O resultado está aí: um SUV equilibrado, prazeroso de dirigir e altamente conectado, com escolhas centradas no que realmente agregam valor”, explica Eduardo Domeniquelli, engenheiro-chefe do produto.
O Novo Tracker já está disponível na rede de concessionárias Chevrolet de todo o Brasil, em seis opções de cores e diferentes configurações de acabamento: AT, LT, LTZ, Premier e RS — esta última com visual esportivo e conteúdos diferenciados. A linha inclui ainda a série especial 100 Anos, alusiva ao centenário da marca no país, que se destaca por um pacote único de estilo.
Todas a partir de então com até cinco anos de garantia, reforçando o compromisso da marca com a satisfação do consumidor e a confiabilidade do produto no comércio de usados, onde é reconhecido pelo alto valor de revenda.
Um SUV que avança com o tempo e com o consumidor
Poucos veículos acompanharam tantas transformações de seu segmento quanto o Chevrolet Tracker. Desde os tempos em que SUV era sinônimo de utilitário 4x4 essencialista, o modelo evoluiu junto com o mercado: abraçou o conforto e o estilo urbano, incorporou a tecnologia flex, conectividade, motores turbo e consolidou-se como o SUV compacto mais racional e desejado pelas famílias brasileiras. Em cada etapa, soube se adaptar e, muitas vezes, ditar tendências.
De 2020 para cá, quando a atual geração passou a ser produzida no Brasil, o Tracker se consagrou como o SUV mais vendido da América do Sul no acumulado. Uma conquista ainda mais relevante quando se considera a diversidade de preferências, climas, topografias e realidades econômicas de países tão distintos da nossa região.
Para alcançar esse feito, só mesmo um produto que reúne um conjunto de atributos difícil de encontrar em um único carro: design funcional, dirigibilidade refinada, interior completo e um nível de conectividade e segurança típicos de categorias superiores. Soma-se a isso também ao menor custo de manutenção em sua faixa de preço. Com essa essência, o Novo Tracker avança ainda mais nos pontos que realmente importam para o consumidor.
Design com DNA global da Chevrolet
O Novo Tracker representa uma evolução não só no conjunto técnico e tecnológico, como também no cuidado com a diferenciação entre as versões. Elas sempre tiveram identidade própria, agora, no entanto, os contrastes visuais estão mais evidentes, graças ao uso de rodas com acabamentos distintos, grades com texturas e molduras específicas, além de detalhes de cor que ajudam a reforçar o posicionamento de cada configuração junto ao seu público-alvo.
Essas variações de estilo seguem uma lógica clara e coerente com o novo design global da Chevrolet, que agora se estende ao Tracker. Um dos pilares dessa linguagem está na dianteira dividida em dois níveis: na parte superior, luzes de condução diurna mais finas e elegantes; na inferior, o conjunto óptico principal com parábola de LED. Essa composição, além de estética, reforça a largura do veículo e cria uma assinatura visual forte. A grade trapezoidal é integrada a um para-choque redesenhado, que traz ainda novos elementos aerodinâmicos.
Esse é um ponto-chave: as extremidades do para-choque dianteiro agora contam com entradas de ar chamadas air curtains, que direcionam o fluxo ao redor dos para-lamas, reduzindo a turbulência nas rodas. Trata-se de uma solução até então restrita a carros de maior desempenho, e que aqui foi adotada com inteligência: ao contrário de outros modelos que abrem mão do farol auxiliar, o Tracker manteve esse recurso (agora também em LED) combinando design e funcionalidade.
Com isso, o Tracker não apenas ganha presença, mas também eficiência. As proporções bem resolvidas, os vincos esculturais e os detalhes técnicos do novo para-choque formam um conjunto coeso, moderno e sofisticado. Cada versão expressa uma identidade própria, oferecendo ao consumidor mais possibilidades de escolha e um design que reflete com clareza a nova fase do modelo e da própria marca Chevrolet, inclusive pela quantidade de acessórios.
São aproximadamente 70 itens, entre conveniência, assistência à direção e estéticos, incluindo a iluminação ambiente em diferentes opções de tonalidades.
Cabine digital e personalizada
O interior foi redesenhado, com novas formas, texturas modernas e uma seleção de materiais que transmitem sofisticação em todos os níveis da linha. Desde as versões de entrada, o ambiente já se destaca pelo acabamento escurecido, que combina elegância com um toque tecnológico.
À medida que se avança para as configurações topo de linha, o visual interno ganha ainda mais personalidade. A versão Premier traz um acabamento exclusivo com detalhes em bege, reforçando a proposta de um SUV mais refinado. Já a versão RS aposta em uma abordagem mais esportiva, com elementos vermelhos no painel, costuras e acabamentos, reforçando o caráter dinâmico do modelo, que passou a ser o topo de linha.
Os bancos dianteiros também passaram por uma evolução importante. Foram completamente reprojetados para oferecer mais apoio, ergonomia e conforto. A estrutura interna foi otimizada, com novas espumas que se moldam melhor ao corpo — mais macias nas laterais e com maior densidade no centro, proporcionando firmeza onde é necessário e suavidade onde faz diferença.
Além disso, o suporte lombar foi aprimorado, o que melhora a postura e reduz o cansaço em trajetos longos. Em testes com diferentes perfis de usuários, o novo conjunto entregou um ganho de até 20% nos índices de conforto percebido em comparação com o anterior.
O painel digital também merece destaque: agora é totalmente configurável, com três modos de exibição que se adaptam ao gosto e às necessidades do motorista. É possível optar por um visual mais limpo e minimalista, ou acessar informações detalhadas como o percentual de vida útil do óleo e a tensão da bateria. Tudo com excelente definição, navegação intuitiva e clareza de leitura.
Conectividade integrada
No Novo Tracker, a tecnologia vai além da tela ou dos sensores. Ela atua de forma integrada para elevar a segurança, oferecer mais comodidade e tornar a experiência de uso mais fluida. Cada recurso foi pensado para funcionar de forma inteligente, conectando o veículo ao motorista, ao ambiente e a serviços que realmente fazem diferença.
O Chevrolet MyLink com tela de 11 polegadas é o ponto de partida dessa integração. Com interface moderna, Wi-Fi nativo e projeção sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, ele oferece acesso fácil a navegação, streaming e apps com poucos toques. Recarregador por indução e entradas USB dos tipos A e C, distribuídas entre as fileiras, ampliam a usabilidade e permitem que todos os até cinco ocupantes se conectem com facilidade, independentemente do tipo de dispositivo.
Sendo que a verdadeira força da conectividade está na forma como ela transforma o carro em um aliado da rotina. Por meio do app myChevrolet, o usuário pode acionar à distância funções como travamento das portas, luzes, buzina e, nos modelos com ar-condicionado digital, até mesmo a partida remota do motor para pré-climatizar a cabine. Tudo isso com praticidade, segurança e integração com o dia a dia.
Esse ecossistema também atua na prevenção e resposta a situações de risco. O sistema OnStar conecta o veículo a uma central com atendimento humano 24 horas, 7 dias por semana, capaz de intervir em emergências, panes ou tentativas de roubo. Recursos como o Acompanhamento Seguro oferecem suporte personalizado para trajetos sensíveis, enquanto funcionalidades como diagnósticos periódicos, alertas de condições irregulares e agendamento remoto de serviços reforçam a tranquilidade do usuário. Dentro e fora do carro.
Na prática, o Novo Tracker mostra que tecnologia de verdade é aquela que cuida, assiste e simplifica a vida real. Um SUV que faz da tecnologia um cuidado contínuo, conectando você, seu Chevrolet e o que realmente importa, quando e onde você mais precisa.
Equilíbrio entre eficiência energética, desempenho e emissões
É comum que a decisão de compra de um carro seja tomada com ele parado; pelo design, pelo acabamento, pela lista de equipamentos. O Novo Tracker, entretanto, guarda ainda uma outra surpresa: é ao volante que ele atinge seu ápice. A dirigibilidade, o conforto ao rodar e o comportamento dinâmico inauguram um novo patamar na categoria.
A suspensão foi recalibrada e absorve melhor os impactos em baixa velocidade e transmite maior controle em altas. Tudo isso sem comprometer a estabilidade ou a previsibilidade nas curvas. Os pneus também são novos, com compostos desenvolvidos para aumentar o conforto, reduzir o consumo e ampliar a aderência. E mais: o sistema permite calibragem em três faixas distintas, oferecendo flexibilidade real para diferentes cenários de uso — seja com o carro leve, carregado ou em busca da máxima eficiência energética.
A direção elétrica progressiva traz uma lógica adaptativa interessante, por ajustar automaticamente a firmeza conforme a velocidade: ficou mais leve em manobras urbanas e bem firme em estrada. O resultado é um comportamento típico de modelos de segmentos caracterizados pela sofisticação e primor nos detalhes.
As duas opções de motorização são igualmente eficientes, cada um com seu apelo. O 1.0 Turbo Flex entrega 115,5 cv e impressiona pelo baixo consumo: até 13,8 km/l na estrada com gasolina e 11,5 km/l com etanol, de acordo com o ciclo do Inmetro. Já o motor 1.2 Turbo Flex, de 141 cv, é ideal para quem busca uma dose extra de força — acelera de 0 a 100 km/h em apenas 10,6 segundos, garantindo mais fôlego para ultrapassagens e retomadas — com consumo semelhante. Alinhado com o compromisso da marca em continuar reduzindo as emissões a cada geração.
O mais impressionante: todos esses números são entregues por um SUV compacto equipado com transmissão automática e ótima distribuição do espaçoso interno. São 4,3 metros de comprimento, 1,79 m de largura e um porta-malas de 393 litros.
Por ter vivenciado todas as transformações do segmento, o Tracker utiliza-se de todo esse aprendizado para evoluir onde realmente importa para o consumidor.
General Motors América do Sul
Nenhum comentário:
Postar um comentário