quarta-feira, 9 de julho de 2025

NISSAN IMPULSIONA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA AMÉRICA LATINA, LIDERANDO INICIATIVAS PARA A INDÚSTRIA 4.0

Aumento de até 79% na conectividade incrementa a eficiência de processos críticos

A Nissan América Latina consolidou um robusto ecossistema de transformação digital em manufatura, integrando automação avançada, monitoramento em tempo real, inteligência preditiva e uma equipe de talentos que empreende internamente. Estas ações estratégicas permitiram obter melhorias concretas em suas plantas de produção de veículos e motores na América Latina.

No México, as plantas de produção estão utilizando o Índice de Prontidão para a Indústria Inteligente (da sigla em inglês SIRI) do Fórum Econômico Mundial em seu processo de transformação Digital Global, por meio do alinhamento de seus esforços de impacto cultural, tecnológico e operacional. Isso permitiu um incremento de eficiência em processos-chave, otimização da manutenção com redução de 3% nas falhas e capacitação de mais de 20 líderes em parceria com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos EUA. Além disso, em 2024, a manufatura da Nissan Mexicana foi consultada e visitada pelo Fórum Econômico Mundial como parte do processo de aceleração digital de suas plantas na região.

No Brasil, a inovação chegou até a gestão da cadeia de suprimentos. Em um projeto piloto, a Nissan aplicou a inteligência artificial para mapear proativamente os riscos e automatizar respostas rápidas. Desta forma, a tecnologia permite antecipar possíveis falhas que poderiam gerar paradas de produção estimadas em 700 mil dólares, por meio da identificação antecipada de riscos de falta de peças e criação de planos de ação proativos.

A Nissan do Brasil também conta com uma gestão 4.0 para a sustentabilidade. Um Sistema de Monitoramento de Energia centraliza os dados de energia, água e gás natural do Complexo Industrial de Resende, permitindo otimizar o consumo, reduzir custos e realizar a supervisão à distância por meio de dispositivos móveis. Com mais de 250 pontos de medição, esta plataforma permitiu uma redução de mais de 20% nos custos de manufatura em áreas-chave, e uma diminuição significativa tanto nas emissões de CO2 como no custo por unidade produzida.

Da estratégia à ação: manufatura mais ágil, conectada e precisa

A Nissan implementou soluções integrais alinhadas com sua visão de produção inteligente, potencializando a eficiência operacional, rastreabilidade, manutenção proativa e empoderamento de talentos.

Gestão Inteligente: por meio do uso de Salas de Controle, este sistema de visualização em tempo real permite que os supervisores da planta tomem decisões imediatas com base em dados do processo e de produção ao vivo, além de facilitar a interação remota com especialistas fazendo uso de vídeos colaborativos. Isso permite promover melhorias na qualidade e eficiência das fábricas, obtendo recordes de produtividade (número de unidades produzidas por hora) e reduzindo os tempos médios de reparação. A estratégia também permite padronizar processos técnicos, incluindo capacitação em realidade aumentada mediante o uso de folhas de operação digitalizadas, maior autonomia para as equipes de campo, agilidade no diagnóstico de falhas e maior confiabilidade operacional.

Automação e conectividade inteligente: implementação de servidores, redes e infraestrutura. Por exemplo, no México foi possível aumentar a conectividade de 60% (abril de 2023) para 79% (abril de 2024), o que permitiu a implementação de projetos de melhoria em eficiência de processos, com resultados visíveis em projetos como o novo Nissan Kicks.

Capacitação digital: mais de 20 líderes de manufatura foram capacitados em power skills (competências-chave), como liderança adaptativa, pensamento estratégico e Design Thinking, em parceria com o MIT dos EUA.

Parcerias com a hélice tríplice: por meio de um convênio com o Instituto de Ciência e Tecnologia do Estado de Aguascalientes (INCyTEA), no México, 30 colaboradores da Nissan receberam bolsas de capacitação em automação 4.0, ministrada por doutores em tecnologias da informação e comunicação. Alguns deles desenvolveram um projeto denominado Smart E-tools, que foi destacado por seu impacto direto no negócio.

A Nissan América Latina foi criada em novembro de 2023, como parte da região Américas. Esta unidade de negócios é formada por 39 países: México (Nissan Mexicana), Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai, países da América Central e Caribe (Nissan Importers Business Unit), além da Argentina, Brasil, Chile e Peru (Nissan América do Sul). A Nissan LATAM conta com plantas de produção de veículos – três no México (Aguascalientes 1, Aguascalientes 2 e CIVAC) e uma no Brasil (Resende, estado do Rio de Janeiro) –, duas plantas de motores (Aguascalientes e Resende), dois Centros de Pesquisa e Desenvolvimento, um Centro de Design, mais de 700 distribuidores em toda a região e mais de 22.800 talentos que impulsionam a inovação, com estratégias específicas em beneficio dos consumidores da América Latina. Saiba mais nas nossas salas de imprensa da NMEX, NIBU e NSAM

Nissan América Latina

Nenhum comentário: