Em seu primeiro ano de comercialização no Brasil já está sendo implementado em operadoras de São Paulo e Goiás. Produto será exportado a partir de 2026.
Recentemente lançado no mercado brasileiro pela Luminator, empresa especializada em tecnologias de transporte para ônibus e trens, o Sistema de monitoramento CCTV INFORM LUMINATOR está possibilitando a elevação ainda maior nos padrões de segurança, eficiência e inteligência no transporte coletivo urbano brasileiro. O conjunto conta com dispositivos eletrônicos como gravador MDVR, câmeras, monitores e chicotes, e pode ser utilizado no monitoramento de ambientes externos e internos, em ônibus, trens, estações e terminais de passageiros.
“O sistema de monitoramento da Luminator Brasil trouxe para o setor uma grande evolução pela tecnologia oferecida e facilidade de utilização”, destaca Rafael Rossi, gerente comercial da empresa Luminator Brasil. Segundo o executivo, o produto está sendo implementado em duas empresas de São Paulo e Goiás e, a partir do ano que vem será exportado para outros países da América Latina.
“Nosso foco em 2025 é consolidar o produto no mercado nacional, demonstrando para os operadores de transporte as vantagens e benefícios que oferece em termos de segurança, eficiência e inteligência para a operação. Para 2026, a perspectiva é estender sua comercialização para o mercado externo, justamente pelos diferenciais que proporciona e pela ampla utilização que tem”, enfatiza o executivo.
Os novos e avançados sistemas de monitoramento proporcionam eficiência e segurança para o operador, com o controle em tempo real das atividades em cada veículo, e a informação de horário, localização geográfica, velocidade, além de garantir a comodidade e confiabilidade que os passageiros desejam e precisam em suas viagens diárias.
Compostos por gravador com modelos de 5, 6, 8 e até 16 canais, câmeras internas e externas com diferentes níveis de proteção IP e visão noturna e resolução máxima 4K, o sistema de monitoramento CCTV LUMINATOR possibilita até 8 vistas simultâneas. Conta também com áudio individual, e monitores on-board e oferece como opcionais, contador de passageiros, além de sistemas ADAS (assistência ao motorista) e DMS (fadiga, alerta de colisão) e pode contemplar antena GPS, monitor para visualização, acesso 4/5G, acesso WiFi, HD interno, SD Card, dentre outras comunicações com equipamentos do ônibus/trem.
De fácil instalação, os sistemas são “plug and play” e é possível replicar a configuração de um gravador para outros da mesma operadora. Para maior segurança e confiabilidade, possuem caixa metálica anti violação e dispõem de cartão SD, SSD ou HD, com travamento antirroubo (as gravações são feitas com o travamento acionado) e cabos e conexões de alta confiabilidade, com conector injetado no chicote.
Outro diferencial dos sistemas de monitoramento Luminator é o software para visualização e download da mídia gravada, desenvolvido para que o usuário obtenha diversas formas de visualizar a informação captada. Permite uma interação de fácil uso, com diversas informações essenciais que os operadores necessitam para as coletas de imagens e vídeos. Com diferentes funcionalidades, alguns modelos possibilitam que esse download seja feito por Wi-Fi ou 4G.
Também possibilita acesso remoto das imagens via Celular (apenas para opções do sistema com Wifi ou 4G), com funções de pré-gravação de eventos (gravação de evento anterior ao disparo de alarme), Alarme Delay (tempo após acionamento para registrar o evento), e Alarme Out (aciona uma saída de advertência).
A Luminator Brasil faz parte do Luminator Tecnology Group, líder no mercado mundial no fornecimento de sistemas de informação para passageiros, com produtos como o Itinerário Eletrônico, Sistema de Próxima Parada, Telas TFT, e soluções de segurança, como Sistemas Multiplex e de câmeras CCTV. Com unidade em Caxias do Sul, é líder em alguns países da América Latina, onde tem como principais clientes fabricantes de ônibus, operadoras de transporte público urbano e rodoviário, além de outros clientes no modal Rail
Secco Consultoria de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário