segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

ALDO COSTA É O NOVO DIRETOR COMERCIAL DA RENAULT NO BRASIL

A Renault anuncia Aldo Costa como diretor Comercial da marca no país, assumindo nesta segunda-feira, 01 de dezembro. as áreas de marketing, vendas e pós-vendas, . Aldo passa a fazer parte do Comitê de direção da Renault Geely do Brasil, com reporte a Ariel Montenegro, presidente e diretor geral da Renault Geely do Brasil.

Aldo é paranaense, tem 43 anos, é formado em Comunicação Social pela Universidade Positivo, com pós-graduação em Marketing pela PUC-PR. O executivo iniciou sua carreira na Renault do Brasil em 2003 como estagiário, e em seu crescimento de carreira ocupou diferentes posições na área comercial com foco em vendas, pós-vendas, planejamento e distribuição.

Entre 2017 e 2019, Aldo liderou o projeto de veículos autônomos para o Renault Group, em Paris, sendo o responsável pela implementação de tecnologias como ADAS (Advanced driver assistance systems). Em 2019, o executivo assumiu o planejamento de vendas e performance da Renault na América Latina e desde 2023 estava à frente do Marketing da Renault no Brasil, liderando o novo posicionamento da marca no país, que se consolida com o lançamento recente da campanha “Viva a Nova Renault”, dando destaque ao novo line-up formado por Kardian, Boreal e Koleos.

“Estamos em uma nova fase da marca Renault no Brasil, com novo design, novos produtos e novas tecnologias. Tenho convicção de que Aldo continuará a fazer um excelente trabalho na Direção Comercial, em um mercado extremamente competitivo e desafiador”, destaca Ariel Montenegro, presidente e diretor geral da Renault Geely do Brasil.

“O reposicionamento da marca Renault no país é fruto do plano estratégico International Game Plan 2027. O Brasil é um mercado muito importante para a marca Renault no mundo, sendo o 2º depois da França e vamos seguir acelerando na consolidação da Nova Renault no Brasil”, afirma Aldo Costa, diretor Comercial da marca Renault no Brasil.

Renault do Brasil

VENDAS DE CARROS EM NOVEMBRO PODERIAM PARECER RUINS. MAS FORAM BOAS! A K.LUME CONSULTORIA EXPLICA

Novamente na frente, a K.LUME Consultoria disponibiliza os números de emplacamentos dos Carros e Comerciais Leves referentes a novembro de 2025, além do acumulado dos onze primeiros meses do ano.

Durante o mês, o mercado brasileiro teve 226.705 veículos emplacados, dos quais 182.078 unidades de Carros de Passeio (80,3%) e 44.627 unidades de Comerciais Leves (19,7%). O mês indicou quedas nos emplacamentos de veículos novos de 8,2% (em relação a outubro) e de 6,2% quando comparado ao mesmo mês de 2024. Volume aparentemente ruim, portanto. No acumulado do ano, a margem positiva caiu de 2,6% para 1,7% (2.280.273 vs 2.242.816 unidades).

A divisão das vendas entre as quinzenas mostrou uma pequena alteração no padrão motivado pelo feriado de 18 de novembro, que serviu de ponte para muitos cidadãos: 46,6% das vendas na primeira quinzena e 53,4% na segunda parte do mês.

Porém...

A boa notícia vem com respeito às médias diárias de vendas. Com 19 dias úteis, 4 a menos em relação a outubro, novembro atingiu volume diário de 12.561 unidades, crescimento de 10,8% em relação ao mês anterior e quarto recorde seguido em 2025.

As Vendas Diretas em novembro representaram 55,4%, números novamente superiores em relação ao mês anterior (55,1%) indicando a tradição de maior volume e emplacamentos na reta final do ano. Em dezembro, a  K.LUME Consultoria espera números entre 56% e 59% nas vendas diretas, o que levará ao fechamento do acumulado do ano acima dos 50%, números superiores aos observados nos últimos anos.

A projeção para o ano de 2025 é de 2,530 milhões, corroborando a projeção anunciada nos últimos meses pela K.LUME Consultoria de um ano que totalizará entre 2,5 milhões e 2,55 milhões.

Quer saber mais? Clique aqui e visite o site da empresa.

K.LUME
Assessoria de Imprensa
Eduardo Pincigher
eduardopincigher@hotmail.com

MARCOPOLO PROMOVE ROADSHOW DOS ÔNIBUS VIAGGIO G8 900 E 1050 COM MOTOR DIANTEIRO

Veículos têm como foco as aplicações de Fretamento e Turismo

Viaggio 900 motor dianteiro

A Marcopolo deu início ao programa de apresentação dos ônibus Viaggio 900 e Viaggio 1050 da Geração 8 com motor dianteiro em todo o Brasil. Os modelos vem complementar a linha de rodoviários da marca que já contava com os modelos Ideale 800, Viaggio G8 1050, motor traseiro, Viaggio 800, Paradiso 1050, Paradiso 1200, Paradiso 1350, Paradiso 1600 LD e Paradiso 1800 DD.

Lançado recentemente, o Viaggio G8 900 é ideal para operações de fretamento e linhas regulares de curta e médias distâncias. O ônibus tem 12,7 a 13,6 metros de comprimento e capacidade para 48 passageiros. Equipado com chassi Euro 6 motor dianteiro, o modelo oferece poltronas Executiva e semi-leito configuráveis com tomadas USB, elevador de acessibilidade, vidros colados com ventarola e porta de acesso pantográfica.

O novo modelo incorpora todas as inovações e tecnologias introduzidas nos modelos G8 e proporciona aos operadores uma nova opção de veículo sofisticado e, ao mesmo tempo, econômico e eficiente, para as operações de fretamento e turismo. A versão com motor dianteiro se destaca pelas linhas modernas, arrojadas e limpas que garantem melhor coeficiente aerodinâmico, menor consumo de combustível e emissões, aliados a maior conforto térmico-acústico, além de oferecer robustez, segurança e baixa manutenção.

O Marcopolo Viaggio G8 900 possui tecnologia de alto padrão e é produzido com componentes mais sustentáveis e de fácil manutenção, tampa frontal em DCPD (material compósito), defletores e portinhola em alumínio e painel dianteiro interno em poliuretano revestido com vinil para melhor acabamento e maior resistência.

Externamente, o Viaggio G8 900 segue o design característico dos modelos da Geração 8 e possui tiara em ABS, conjunto ótico dianteiro com lâmpadas (faróis em LED como equipamento opcional) e farol de neblina redondo, novo para-brisa mais amplo e espelhos retrovisores exclusivos. Na traseira, o visual segue a Geração 8, com lanternas com maior luminosidade, novos vigias traseiro e delimitadoras.

Internamente, o Viaggio G8 900 ganhou novo painel dianteiro, mais baixo e que proporciona maior visibilidade para o motorista e novo cluster dos instrumentos no painel que facilita o acesso do motorista aos comandos. O painel ganhou ainda novo sistema de desembaçamento com velocidade do ar 33% superior.

O modelo incorpora sistema Multiplex Lohr Amsys 4.3", que permite a operação via touchscreen e teclas físicas e possui um sistema diagnóstico de falhas via Bluetouth para tornar mais rápida a manutenção. As teclas do painel são emborrachadas para maior durabilidade e com intensidade de brilho noturno para melhor visualização. O teclado auxiliar na parte inferior do cluster facilita a operação caso o motorista prefira não utilizar o touchscreen.

O veículo possui parede de separação total, revestida de vinil, para melhor acabamento, maior durabilidade e facilidade de limpeza, e com porta dobradiça, com porta de correr como opcional. O sistema de acionamento da porta de acesso ao interior é do tipo trole, com maior vida útil.

No salão de passageiros, o modelo recebeu novo sistema de refrigeração 115 mais eficiente e que permite atingir a temperatura ideal (conforto térmico) mais rápido e de forma homogênea (em todo o salão), novo porta-pacotes, com novo sistema de fixação que garante melhor fixação, sem vibrações, e colabora para um elevado nível de ruído interno. O Porta-focos também é novo e exclusivo, com controle de volume integrado.

Conta com sistema de iluminação interna indireta mais forte e uniforme, sem perda do conforto visual. O projeto proporciona um ambiente aconchegante e, ao mesmo tempo funcional, de acordo com a aplicação e o serviço. Possui ainda luzes de leitura em LEDs e as saídas individuais de ventilação.

Mais segurança e facilidade de manutenção

O novo Viaggio G8 900 utiliza em sua estrutura o conceito de anéis passantes de segurança em todas as colunas, que conferem muito mais resistência do conjunto a impactos e ao capotamento - conceito estrutural R66.02 VCA. Também passa a oferecer com opcional o sistema de segurança passiva FIA para proteção da cabine do motorista, com estrutura de coluna “B” tripla e que proporciona deformação 78% inferior ao exigido pelas normas brasileiras.

Em testes práticos de impacto frontal a velocidade de 40 km/h, realizados em campo de provas e com supervisão de uma empresa de auditoria externa, o sistema foi capaz de absorver a energia, com deformação controlada, aumentando significativamente a proteção ao condutor.

Outro aspecto trabalhado pela engenharia da Marcopolo foi para a otimização das centrais elétricas, localizadas no bagageiro e na parte dianteira do porta-pacote, o que facilita o acesso ao equipamento e torna mais ágil a manutenção.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

VWCO LANÇA CONFIGURADOR ONLINE PARA A LINHA METEOR

A Volkswagen Caminhões e Ônibus apresenta seu novo configurador online para os caminhões da família Meteor, uma solução que eleva a experiência de compra para o cliente e impulsiona negócios para a rede de concessionários. Disponível neste link e no site da marca, a ferramenta oferece uma jornada digital completa.

Com interface intuitiva e recursos avançados, o configurador permite personalizar o caminhão diretamente pelo site, com visualização 360°, escolha de cores, opções técnicas e estéticas, além de integração ao sistema de leads das concessionárias.

“Este lançamento reforça nosso compromisso com a transformação digital e com a melhoria contínua da experiência do cliente. O configurador é mais do que uma ferramenta: é um passo importante para aproximar ainda mais a marca de seus clientes e gerar novas oportunidades para nossa rede”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Serviços da VWCO.

Após enviar as configurações desejadas, as informações chegam ao concessionário escolhido em tempo real, garantindo agilidade no atendimento e propostas mais assertivas. O processo é simples e interativo, passando por etapas como versões, motorização, cores, conforto, tecnologia e resumo final.

Além de montar o caminhão, os clientes também podem conhecer uma gama de serviços disponíveis para o Meteor, valorizando a experiência completa desde a compra até o dia a dia na operação. “Por enquanto, a novidade atende exclusivamente à família Meteor e a VWCO já planeja expandir a funcionalidade para outros produtos da linha em 2026”, finaliza Ricardo Alouche.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

GENERAL MOTORS ABRE FÁBRICA DE SÃO CAETANO DO SUL PARA VISITAS GUIADAS PELA LINHA DE PRODUÇÃO

Iniciativa inédita celebra os 100 anos da General Motors no Brasil e destaca a força industrial da companhia

A General Motors passa a oferecer visitas guiadas à fábrica de São Caetano do Sul (SP), a unidade mais longeva da empresa no país. Pela primeira vez, será possível acompanhar de perto as etapas de produção dos modelos Chevrolet Tracker, Spin e Montana, que fazem parte do portfólio da marca no Brasil.

“No ano em que celebramos nosso centenário no Brasil, abrir a fábrica para visitas guiadas ganha um significado especial. É uma oportunidade de apresentar como produzimos, a tecnologia que empregamos e o compromisso com qualidade que orienta a GM há 100 anos”, afirma Michel Malka, diretor da fábrica de São Caetano do Sul.

O roteiro inclui áreas essenciais da manufatura, desde a confecção e soldagem da carroceria até a montagem final e inspeções de qualidade. A experiência foi desenhada para apresentar a operação industrial da GM de forma estruturada, informativa e segura.

A iniciativa também fortalece o compromisso social da companhia. Todas as contribuições das visitas serão destinadas ao Instituto General Motors, que apoia projetos de educação, inclusão e inovação em diversas regiões do país.

“Produzir com responsabilidade, eficiência e visão de futuro define a nossa trajetória. Esta ação conecta as pessoas à nossa história e ao que estamos construindo para os próximos 100 anos”, completa Malka.

As visitas acontecem às quartas-feiras, das 13h30 às 16h, com duração média de duas horas. O agendamento prévio deve ser realizado pelo site > Clique aqui ou digite: https://www.chevrolet.com.br/tour- visita-fabrica-gm.

General Motors América do Sul

sexta-feira, 28 de novembro de 2025

BANCO VOLVO GANHA PRÊMIO MAIORES E MELHORES DO TRANSPORTE 2025

Instituição financeira da marca foi considerada o melhor banco de montadora do Brasil, no tradicional ranking da OTM Editora, que publica as revistas Transporte Moderno e Technibus

À direita, Valter Viapiana, diretor da Volvo Financial Services; recebeu o troféu Maiores e Melhores do Transporte 2025 em nome do Banco Volvo

Em sua 38ª edição, o Prêmio Maiores e Melhores do Transporte é um dos mais consagrados reconhecimentos do setor no País. São avaliados pontos como receita operacional líquida, patrimônio líquido, lucro líquido, liquidez corrente, endividamento geral, rentabilidade da receita, rentabilidade do patrimônio líquido, produtividade do capital e crescimento da receita.

As empresas vencedoras são aquelas que recebem a melhor pontuação na soma de todos esses quesitos. A base dos dados analisados foi extraída dos balanços publicados pelas diversas organizações avaliadas, relativos ao exercício de 2024.

“É uma imensa honra receber mais uma vez esse conceituado reconhecimento. Ele atesta que temos bastante equilíbrio nos principais indicadores de gestão de negócio, com desempenho acima da média em nosso setor”, comemora Silvia Gerber, presidente da Volvo Financial Services (VFS) na América Latina, instituição que incorpora o Banco Volvo, o Consórcio Volvo, a Volvo Corretora de Seguros e a Locadora Volvo. 

Silvia Gerber

A VFS tem sido responsável pelo financiamento de 40% dos produtos Volvo no mercado brasileiro e se destaca por sua especialidade nos segmentos de caminhões, ônibus e equipamentos de construção.

A premiação Maiores e Melhores do Transporte foi realizada na última terça-feira (25) em São Paulo. Na edição de 2025 foram avaliados balanços de 1.200 empresas, dos segmentos de operadores de transporte, indústria, serviços financeiros e serviços, divididos em 40 categorias. O Banco Volvo foi o grande vencedor em serviços financeiros, em um ranking que traz as 10 maiores e melhores instituições financeiras vinculadas a montadoras de caminhões, ônibus, máquinas e automóveis.

Equipe da Volvo Financial Services celebrou o Prêmio Maiores e Melhores do Transporte 2025

> Clique aqui e saiba mais sobre a premiação.

Grupo Volvo América Latina

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

NEOENERGIA E HONDA SE UNEM PARA ACELERAR USO DO HIDROGÊNIO VERDE NA MOBILIDADE BRASILEIRA

Empresas unem recursos para fomentar o uso do hidrogênio verde como alternativa promissora para uma mobilidade cada vez mais sustentável

A Neoenergia e a Honda anunciaram nesta quinta-feira (27) uma colaboração estratégica para impulsionar o desenvolvimento de iniciativas baseadas em hidrogênio verde (H₂V) voltadas à mobilidade urbana e ao transporte comercial no Brasil.

A parceria será desenvolvida no primeiro posto de abastecimento com H₂V da Neoenergia no país, localizado em Brasília (DF). O projeto integra o Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI), regulado pela Aneel, com investimento superior a R$ 30 milhões. O posto de abastecimento será inaugurado em dezembro de 2025.

A Honda integrará o projeto visando fomentar a pesquisa e inovação, contribuir com demonstrações tecnológicas e estudos de viabilidade e explorar oportunidades conjuntas na produção e no uso do hidrogênio verde, com foco especial na mobilidade urbana, além de aplicações industriais.

Na estação de abastecimento, serão conduzidos testes e validações técnicas com o modelo CR-V e:FCEV da Honda – um SUV elétrico híbrido plug-in com célula de combustível a hidrogênio. O período de testes com o automóvel será de seis meses.

Com isso, busca-se desenvolver alternativas complementares que ajudarão no processo de descarbonização do setor automotivo, contribuindo para a meta comum entre as duas empresas de neutralidade de carbono até 2050.

“Essa colaboração reforça nosso compromisso com soluções inovadoras que aceleram a eletrificação e a descarbonização da economia brasileira. Ao lado da Honda, somamos forças para desenvolver tecnologias sustentáveis que ampliam oportunidades de negócio e consolidam a liderança da Neoenergia na transição energética”, afirma Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia.

"Estamos muito entusiasmados em iniciar essa colaboração estratégica com a Neoenergia no Brasil, um país com grande potencial para o desenvolvimento do hidrogênio. Com mais de três décadas de experiência e pesquisa nesse campo, acreditamos que iniciativas como esta são fundamentais para ampliar as possibilidades de uso do hidrogênio e fortalecer o caminho rumo a uma sociedade neutra em carbono", afirma Arata Ichinose, CEO da Honda Automóveis do Brasil.

Hidrogênio verde: o combustível do futuro

O hidrogênio verde é produzido por eletrólise da água com fontes renováveis e se destaca como solução para descarbonizar setores como transporte pesado e indústria. A Iberdrola, empresa espanhola que controla a Neoenergia, é uma das líderes nesse segmento, já opera projetos semelhantes na Europa e aposta no Brasil como referência global em energia limpa e tecnologias emergentes, como o hidrogênio verde.

Honda: três décadas de liderança em tecnologia do hidrogênio

A Honda lidera há mais de 30 anos o desenvolvimento de tecnologias baseadas em hidrogênio e vê esse elemento como um dos pilares para atingir sua meta de neutralidade de carbono até 2050. Além de veículos comerciais, a empresa investe em aplicações como geradores estacionários e máquinas de construção, consolidando sua liderança em soluções sustentáveis para diferentes setores.

A tecnologia usada nos veículos abastecidos com hidrogênio se baseia em células de combustível que convertem o hidrogênio em eletricidade de maneira eficiente e limpa. O hidrogênio armazenado reage com o oxigênio do ar para gerar eletricidade, que alimenta a bateria e o motor elétrico do veículo.

Tudo isso acontece de forma silenciosa, eficiente e sem emissão de gases poluentes, liberando apenas água pelo escapamento.

É uma solução limpa, sustentável e inovadora, pronta para transformar o futuro da mobilidade.

Honda Brasil

TRANSMISSÃO HÍBRIDA DA ZF CONTRIBUI PARA REDUÇÃO DE EMISSÕES DE CAMINHÕES PESADOS EM OPERAÇÕES REAIS

Comprovado na prática: a solução híbrida plug-in da ZF para caminhões pesados foi testada por frotas europeias e pela Associação Alemã de Transporte (BGL)

A nova transmissão TraXon 2 Hybrid da ZF demonstrou suas capacidades em condições reais de operação. Em testes recentes em vias públicas, transportadoras europeias e membros da Associação Alemã de Transporte Rodoviário, Logística e Gestão de Resíduos (BGL) e.V. puderam conhecer o sistema em primeira mão no veículo de testes da própria ZF. As primeiras avaliações foram positivas: os testes confirmam que a tecnologia híbrida pode reduzir significativamente as emissões e diminuir o Custo Total de Propriedade (TCO), atendendo às exigências operacionais das frotas modernas.

“O valor agregado, de longo prazo e tangível, para fabricantes e frotistas com o recém-desenvolvido TraXon 2 Hybrid é claro. Por isso acreditamos que o trem-de-força híbrido se tornará uma tecnologia importante para o transporte comercial. Em aplicações com alta quilometragem diária, o caminhão de longa distância tradicional precisa de uma solução pragmática e independente da infraestrutura de recarga. O trem- de- força híbrido permitirá que montadoras e frotistas alcancem suas metas de redução de CO₂, ao mesmo tempo em que oferece um forte argumento econômico em termos de eficiência de custos”, afirma Christian Feldhaus, Vice-Presidente do segmento de produtos Transmissões & Híbridos da Divisão de Soluções para Veículos Comerciais da ZF.

Roger Schwarz, chefe do grupo de trabalho de tecnologia da BGL e.V., acrescenta: “A tecnologia é a combinação ideal de eficiência, confiabilidade e sustentabilidade, valores cruciais para o nosso setor. Até que a infraestrutura de carregamento europeia esteja amplamente disponível, o sistema híbrido da ZF apresentado oferece uma solução prática para as empresas associadas no caminho rumo à eletrificação completa”.

A TraXon 2 Hybrid foi desenvolvida para melhorar a eficiência geral e reduzir significativamente as emissões de CO₂, preservando a autonomia e as capacidades de abastecimento do motor à combustão. O sistema de transmissão, apresentado pela ZF no salão IAA Mobility do ano passado, é adequado para veículos comerciais pesados nas configurações híbrida completa ou plug-in. Sua versatilidade permite integração fluida em diversas arquiteturas veiculares. Ele também pode ser combinado com motores a diesel, HVO/e-fuels, GNV/GLP ou combustão a hidrogênio.

Redução de Emissões e Eficiência de Custos

Cálculos usando a ferramenta de simulação VECTO mostram um potencial de redução de CO₂ de até 47% no transporte de longa distância e até 73% no transporte de distribuição, considerando recargas consistentes. Isso atende diretamente às metas estabelecidas para as frotas até 2030 e cria flexibilidade diante de futuras regulamentações de pedágios e impostos. Nesse sentido, a ZF também apoia a inclusão dos caminhões PHEV nas classificações dos sistemas de pedágio europeus - incluindo compensações de peso bruto - de forma semelhante ao que já é aplicado a caminhões elétricos.

Tecnologia de Produção em Larga Escala

O novo sistema é tecnicamente baseado na comprovada tecnologia de produção em larga escala da ZF. Seu núcleo é a transmissão TraXon 2 para veículos comerciais pesados, complementada por desenvolvimentos internos em diversas áreas de eletrificação. O motor elétrico é posicionado no layout P2 — entre a embreagem e a transmissão — transmitindo sua potência por meio de um conjunto planetário diretamente para o eixo de entrada. Isso permite que o caminhão opere em modo totalmente elétrico. Além disso, o motor elétrico auxilia o motor a combustão em modo boost ou de desempenho acelerado e possibilita a frenagem regenerativa. A arquitetura elétrica opera entre 600 e 800 volts, com potência contínua de 190 kW e potência de pico significativamente superior.

ZF
MM Editorial

quarta-feira, 26 de novembro de 2025

KIA PV5 CONQUISTA O PRÊMIO DE "VAN INTERNACIONAL DO ANO 2026"

A versão Cargo da PV5 está em exposição até o dia 30 de novembro no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo

A Kia PV5 totalmente elétrica foi eleita a 'Van Internacional do Ano 2026' (IVOTY), registrando um marco histórico tanto para a marca quanto para um fabricante coreano. Reconhecida por sua inovação tecnológica, eficiência operacional, segurança avançada e desempenho ambiental, a PV5 foi escolhida por unanimidade por 26 jornalistas dos principais veículos comerciais de todo o mundo, sendo a primeira van elétrica da Ásia e o primeiro modelo coreano a ganhar o prêmio de Van Internacional do Ano.

Fundada em 1992, a IVOTY é reconhecida como o prêmio global mais prestigiado do setor de veículos comerciais leves (LCV). Os vencedores são selecionados por meio de uma avaliação abrangente de como cada modelo contribui para melhorar a produtividade no mundo real e avançar o segmento de LCV.

A Kia PV5 apresentou desempenho de destaque, superando outros seis concorrentes. Ela também abriu novos caminhos ao ser a primeira van elétrica da Ásia e o primeiro modelo coreano a receber essa honra, tornando a Kia a segunda marca asiática a alcançar essa premiação em 34 anos de história da competição.

"Parabéns à Kia por ganhar o 34º Prêmio Internacional de Van do Ano", disse Jarlath Sweeney, presidente do júri da Van Internacional do Ano. "A Kia PV5, totalmente elétrica, estabelece um novo padrão de inovação, eficiência e capacidade abrangente no segmento de veículos comerciais leves. Ela combina desempenho de zero emissões com versatilidade e praticidade, redefinindo o que as empresas podem esperar de uma van moderna. A Kia tem sido reconhecida por seus carros premiados e, agora, sua divisão de vans está causando um impacto igualmente relevante na indústria."

Aproveitando a liderança global da Kia em veículos elétricos – reforçada por prêmios anteriores de Carro Mundial do Ano para os modelos EV6 e EV9 – a PV5 estabelece um novo padrão para o setor comercial, reafirmando a visão da marca para mobilidade elétrica em múltiplos segmentos.

Em agradecimento por este reconhecimento, Ho Sung Song, Presidente e CEO da Kia Corporation, disse: "A Kia há muito tempo está na vanguarda da inovação em veículos elétricos, e a PV5 traz essa liderança para o segmento de veículos comerciais com propósito. Desenvolvemos a PV5 ouvindo atentamente nossos clientes empresariais e focando em criar um veículo que é ao mesmo tempo altamente prático e distintamente funcional, com um design moderno e refinado. Além disso, a PV5 traz inovação na produção tradicional de veículos comerciais leves por meio de nosso sistema de fabricação integrado por esteira e célula, possibilitando o processo de modificação ambiental. Ter a PV5 nomeada como ‘Van Internacional do Ano’ em sua estreia é uma honra excepcional. Isso reforça nossa confiança de que a Kia pode redefinir esse segmento e continuar moldando o futuro da mobilidade inteligente, sustentável e elétrica para empresas em todo o mundo."

Marc Hedrich, Presidente e CEO da Kia Europa, declarou: "Ganhar o prêmio de ‘Van Internacional do Ano’ é uma verdadeira honra e um forte reconhecimento de alguns dos jornalistas mais respeitados da indústria de veículos comerciais leves, especialmente porque os primeiros veículos estão apenas chegando à Europa. Embora sejamos novos no mercado de veículos comerciais leves, essa conquista confirma a prontidão da Kia em oferecer engenharia, design e praticidade para fortalecer nossa posição como fornecedora líder de soluções de mobilidade. Nossos sinceros agradecimentos aos jurados da IVOTY por esse reconhecimento e a todos os funcionários da Kia por sua dedicação."

Uma van elétrica que cumpre o seu propósito

A PV5 é o primeiro veículo comercial leve elétrico da Kia e o modelo inaugural da linha Platform Beyond Vehicle (PBV). Construído sobre uma plataforma modular global dedicada para serviços elétricos (E-GMP.S), a PV5 oferece autonomia totalmente elétrica (WLTP) de até 416 km para a versão Cargo Long e de até 412 km para a versão passageiros de 5 lugares. Também dispõe de carregamento rápido em corrente contínua (DC) de 10 a 80% em aproximadamente 30 minutos e uma capacidade de carga útil de até 790 kg.

O modelo recém-lançado já alcançou também um feito inédito no segmento de veículos comerciais leves elétricos. O PV5 Cargo conquistou oficialmente um título no Guinness World Records ao alcançar a maior distância percorrida por uma van elétrica com sua capacidade de carga máxima sem reabastecer: 693,38 km.

Para oferecer versatilidade no mundo real, o Sistema de Carroceria Flexível e a arquitetura de piso plano do PV5 permitem múltiplas configurações da parte superior da carroceria – de carga a passageiros, além de módulos prontos para conversão. No interior, o veículo integra interfaces digitais de última geração, incluindo assistente de IA integrado, serviços de gerenciamento de frotas e aplicativos para otimizar o tempo de atividade e operações.

Para atender às necessidades comerciais, a PV5 oferece três opções de bateria (43,3 kWh, 51,5 kWh e 71,2 kWh) e componentes externos modulares que reduzem a complexidade de reparos. Os principais recursos de usabilidade incluem baixa altura de entrada, piso plano para carga e pontos de montagem integrados para facilitar a adaptação.

A segurança é projetada desde a plataforma, com uma estrutura de carroceria reforçada com múltiplos caminhos de carga, uso ampliado de aço de alta resistência e proteção específica para bateria de veículos elétricos. Um conjunto de sistemas avançados de assistência ao condutor – incluindo Monitoramento de Visão 360º e Assistente de Manutenção de Faixa – oferece uma operação segura em ambientes comerciais movimentados.

Além da engenharia avançada, a PV5 foi moldada por um processo de desenvolvimento baseado em percepções reais dos clientes. A Kia colaborou de perto com operadores empresariais desde os estágios iniciais, garantindo que o design da van – desde suas configurações modulares de carroceria até suas interfaces digitais e facilidade de manutenção — refletisse as necessidades operacionais reais dos setores de logística, entrega e mobilidade. Essa abordagem centrada no cliente continuará à medida que a Kia expande sua linha de PBVs, visando posicioná-los como um dos principais fatores para o crescimento sustentável dos negócios e da inovação em mobilidade a longo prazo.

Sangdae Kim, Vice-Presidente Executivo e Chefe da Divisão de PBV da Kia Corporation, acrescentou: "Em 2022, a Kia lançou sua divisão de PBV com a ambição de redefinir o mercado de veículos comerciais leves por meio da inovação, algo que a Kia sempre defendeu. A Kia PV5 concretiza essa visão e receber o prêmio de ‘Van Internacional do Ano’ com nosso primeiro modelo PBV confirma que estamos no caminho certo. O PV5 foi desenvolvido ouvindo ativamente as opiniões dos clientes, com cada detalhe cuidadosamente projetado para atender às necessidades reais dos negócios. Este prêmio registra um marco importante, mas nossa jornada para entregar valor significativo aos clientes continua à medida que expandimos a linha de PBV."

Disponível nas versões Cargo Long e Passageiros em toda a Europa, o PV5 será acompanhado a partir de 2026 por novas variantes, incluindo Chassis Cabine, Cargo Standard (L1H1) e Teto Alto (L2H2). Outros modelos PBV maiores serão lançados posteriormente, como o PV7 e PV9, reforçando a visão da Kia de construir um ecossistema de PBV completo e de próxima geração.

KIA Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

VÍDEO AULA DA CORTECO MOSTRA A SUBSTITUIÇÃO DO RETENTOR TRASEIRO DO VIRABREQUIM DO VW UP

A Corteco, marca do Grupo Freudenberg e uma das principais fornecedoras de itens automotivos para o mercado de reposição, disponibiliza um vídeo tutorial completo, em seu canal no YouTube, sobre a substituição do retentor traseiro do virabrequim do VW UP.

Direcionado aos profissionais da reparação automotiva, o conteúdo apresenta o passo a passo para realizar a correta remoção e instalação da nova peça, com dicas práticas que garantem precisão durante o procedimento e evitam falhas no funcionamento do motor.

Confira o passo a passo técnico:

  • Desligue a bateria do veículo, escoe o óleo do câmbio e solte as mangas de eixo. Na sequência, incline o motor, remova a caixa de câmbio e o volante da embreagem.
  • Remova os parafusos do retentor que será trocado. Com auxílio de parafusos 6 milímetros, rosqueie os parafusos contra a face do bloco, para retirar o retentor.
  • Retire a cola localizada no flange do cárter, que entra em contato com o retentor para não afetar o funcionamento do mesmo.
  • Com um pano seco e limpo, efetue a limpeza na pista do virabrequim e na face do bloco do motor para evitar contaminações e garantir perfeita vedação do retentor.
  • Utilize três parafusos 6 milímetros sem cabeça para servir de guia, garantindo o alinhamento na montagem do retentor.
  • O novo retentor poderá ser montado a seco. Não efetue a pré-lubrificação. O uso de cola é desnecessário.
  • Coloque o retentor nos novos parafusos guias e, com as mãos, empurre-os contra a face do bloco. A roda fônica e a luva plástica protetora se destacarão automaticamente. Descarte a luva protetora. Retire os parafusos guias, coloque os parafusos de cabeça sextavada e fixe a flange do retentor.
  • Para o correto posicionamento da roda fônica na montagem do retentor, posicione-a na ferramenta Raven 111.050, usando como referência o furo na roda fônica. Sugere-se aplicar uma fina camada de graxa na superfície da ferramenta, dificultando o deslocamento da roda fônica no momento da montagem.
  • Posicione os dois pinos e o latão da ferramenta nos furos existentes do virabrequim. Aperte os parafusos alternadamente, aplicando meia volta em cada um. Dessa forma, evita-se o risco de deslocamento e amassamento da roda fônica.
  • Para concluir a montagem, solte os parafusos, retire a ferramenta, e instale novamente o sensor do motor.

Clique na tela e assista o vídeo

“Temos a constante preocupação em apoiar os mecânicos no dia a dia. Com este vídeo, passamos instruções didáticas para que seja feita a correta substituição do retentor traseiro do virabrequim. Com isso, facilitamos o trabalho dos profissionais e esclarecemos dúvidas  para que o reparador possa garantir excelência, qualidade e confiança no serviço”, destaca Alexandre Morselli, gerente de Produtos da Corteco.

Retentor traseiro do virabrequim

Peça essencial para o bom funcionamento do motor, o retentor traseiro do virabrequim evita vazamento de óleo e contaminações, promovendo a vedação adequada e durabilidade a todo sistema do motor.

Para obter mais informações sobre a empresa e seus produtos, basta acessar o site (www.corteco.com.br), fazer contato pelo Whatsapp por meio do número (11) 95033-8809, ou pelos perfis nas redes sociais: Facebook e Instagram (@cortecobrasil).

> Clique aqui e assista o Canal Corteco no YouTube

A Corteco é um dos principais fornecedores de componentes para o Aftermarket Automotivo, possui fábricas e centros de distribuição em mais de 15 países diferentes e fornece mais de 26.000 produtos com qualidade OEM. Oficinas independentes confiam nas peças de reposição Corteco e, portanto, se beneficiam da qualidade original da Freudenberg

Corteco
Essência Comunicação

VOLVO CONQUISTA PRÊMIO MOBILIDADE ESTADÃO 2026, NAS CATEGORIAS CAMINHÃO PESADO E CAMINHÃO DO ESTRADÃO

Volvo FH 540 6x4. Foto: Pablo Vaz | Divulgação Volvo
Mais uma vez, a Volvo recebeu um dos mais prestigiados reconhecimentos da imprensa automotiva brasileira. A edição 2026 do Prêmio Mobilidade Estadão concedeu dois troféus ao Volvo FH 540. O modelo foi aclamado como o “Melhor caminhão pesado” e o “Caminhão do Estradão”, duas das categorias de veículos comerciais do prêmio.

O Prêmio Mobilidade é uma iniciativa do jornal O Estado de São Paulo, um dos mais tradicionais veículos de comunicação do País, com 150 anos de circulação. A partir de votação dos leitores e avaliação de jornalistas especializados, anualmente são reconhecidos os melhores automóveis, motos, caminhões e serviços automotivos disponíveis no mercado brasileiro. Na categoria Estradão, editoria de veículos pesados do jornal, foram laureados os melhores veículos de carga, dos leves aos pesados.

Giovanna Riato, editora-chefe do Jornal do Carro do Estadão, entregou o prêmio para Marco Greiffo, head de Comunicação Corporativa da Volvo.

“Receber esse prestigiado reconhecimento atesta o que nossos clientes já vêm nos indicando. O Volvo FH é o melhor caminhão pesado do Brasil, líder absoluto de vendas do segmento desde 2019” celebra Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões. “O FH traz tecnologia e segurança de ponta para entregar alta disponibilidade, robustez e produtividade, atributos essenciais para os transportadores”, afirma. Em 2025, o FH 540 segue à frente no mercado de pesados, com 4.565 emplacamentos acumulados até outubro.

Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões

Há anos, a Volvo vem conquistando diversos reconhecimentos no Prêmio Mobilidade Estadão, nas categorias de caminhões pesados, semipesados e elétricos. “É uma premiação aclamada em nosso setor, baseada na avaliação dos leitores e também dos jornalistas altamente especializados da editoria Estradão, vertical de conteúdo de caminhões do Estadão”, afirma Marco Greiffo, head de comunicação corporativa da Volvo, que representou a marca no evento de entrega dos troféus, realizado na noite de 24/11, no estande do jornal no Salão do Automóvel 2025, em São Paulo.

Grupo Volvo América Latina

UNIDADES DA RANDONCORP DESENVOLVEM TECNOLOGIA PIONEIRA PARA TESTES DE SEGURANÇA EM VEÍCULOS LEVES

O Centro Tecnológico Randon (CTR), um dos maiores centros tecnológicos independentes da América Latina, em parceria com a Auttom, referência em processos de automação industrial, colocou à disposição do mercado o primeiro dispositivo automatizado fabricado no Brasil para testes em apoios de cabeça de veículos leves. A inovação, em operação no CTR, representa um avanço importante para a realização de ensaios de segurança veicular no país, com tecnologia própria, nacional e alinhada às exigências normativas, como a Norma Europeia UN ECE R17, uma das principais necessidades solicitadas pelas montadoras de veículos.

Os apoios de cabeça são submetidos a testes que validam a qualidade estrutural e o desempenho funcional em eventos de colisão. Para isso, são incluídas avaliações dinâmicas e estáticas, com aplicação controlada de carga e deslocamento, o que permite verificar resistência, limitação de deslocamentos excessivos e avaliação da capacidade de absorção de energia. Esses parâmetros são fundamentais para garantir que o componente contribua efetivamente para a reduzir lesões nas regiões cervical e torácica dos ocupantes durante situações de impacto.

Diferente dos dispositivos tradicionais, que operam de forma pendular e com acionamento pneumático, a solução brasileira em questão possui sistema hidráulico com aplicação de carga linear — características que garantem mais precisão e possibilidade de repetição nos ensaios. Além disso, o dispositivo permite a execução de testes estáticos e dinâmicos em um único sistema, eliminando a necessidade de múltiplos equipamentos.

“Esse é um dispositivo inovador, resultado de avanços que fortalecem nossa capacidade de realizar ensaios de segurança conforme as normas internacionais e, além disso, demonstra nosso compromisso em estar à frente das exigências regulatórias e das expectativas das montadoras. Mais do que isso, destaca a importância de investirmos continuamente em segurança veicular ao contribuir para um tráfego mais seguro para as pessoas”, afirma o Chief Technology & Innovation Officer (CTIO) da Randoncorp, César Augusto Ferreira.

A criação do dispositivo teve início em 2022, a partir de uma demanda do mercado, especialmente de clientes que buscavam alternativas para nacionalizar esse tipo de ensaio, antes realizados em países como o Japão. A demanda levou o CTR a buscar  uma solução em parceria com a Auttom, fortalecendo as sinergias do ecossistema da Randoncorp.

Com a novidade, o CTR passa a oferecer ao mercado nacional um serviço ainda mais completo e tecnicamente robusto para a linha leve, com ganhos em agilidade, custo e conhecimento técnico. Além de ser uma solução economicamente viável frente aos altos custos de importação de equipamentos similares, a inovação fortalece o protagonismo do Brasil em tecnologias voltadas à segurança veicular.

CTR

Criado há 15 anos, o CTR é um centro destinado ao desenvolvimento de tecnologias, testes e validação de inovações. Localizado em Farroupilha, na Serra Gaúcha, em uma área de mais de 90 hectares, funciona como um hub de engenharias, potencializando o processo de criação do time técnico a partir dos recursos disponíveis. O Centro Tecnológico Randon conta com mais de 20 tipos de pistas – com destaque para os 53 mil m² de VDA e os 1,8 mil m² de área de baixo atrito – totalizando 15 quilômetros, onde são reproduzidos os mais diferentes pavimentos e irregularidades específicas para realização de testes nas mais variadas condições. Em suas instalações, são executados diversos ensaios, que possibilitam realizar avaliações estruturais em pista e laboratório, além de desempenho veicular, estabilidade dinâmica, análises virtuais e homologações certificadas por organismos nacionais e internacionais. Somado a sua infraestrutura de pistas, laboratórios e oficinas, o CTR conta com uma equipe de engenheiros, técnicos e pilotos altamente capacitada para o desenvolvimento e a execução dos ensaios com foco absoluto na segurança e confidencialidade dos projetos.

Auttom

Referência em automação industrial, a Auttom desenvolve soluções personalizadas, como células robotizadas, máquinas especiais e painéis elétricos. Atua em todas as etapas do processo, desde o desenho da arquitetura de software, viabilidade técnica, instalação, treinamentos e elaboração de laudos técnicos. Com mais de 25 anos de atuação no mercado Brasileiro, a Auttom amplia sua presença global com escritório nos Estados Unidos. Desde 2021, integra o grupo Randoncorp.

Randoncorp
ANK Reputation

ALTA NAS VENDAS DE TRATORES E AVANÇO DO CONSÓRCIO IMPULSIONAM INVESTIMENTOS NO CAMPO EM 2025

Mesmo com leve queda no faturamento, setor de máquinas agrícolas cresce em volume e consolida novas modalidades de compra

Durante o mês de setembro, as vendas internas de tratores e colheitadeiras tiveram uma alta de 27,3% em relação ao mesmo período de 2024, segundo relatório recente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). Esse avanço em volume, mesmo diante de uma leve queda registrada na receita total do setor, reforça a tendência de recuperação da demanda doméstica com foco na modernização no campo.

“O resultado positivo nas vendas mostra que o produtor segue confiante e atento às oportunidades de modernizar suas atividades no campo. Mesmo em um cenário de cautela, há uma busca constante por tecnologia e eficiência no campo”, comenta Cláudio Esteves, diretor comercial da Valtra, marca global de máquinas agrícolas pertencente ao grupo AGCO.

Entre as operações da Valtra, o destaque em 2025 ficou para o segmento de cana-de-açúcar, uma das culturas mais representativas do agronegócio nacional. A marca também mantém bom desempenho na faixa de média potência. “A Valtra é reconhecida pela robustez e confiabilidade dos equipamentos, atributos valorizados especialmente nas lavouras de cana e grãos, que exigem alta performance e durabilidade”, explica Esteves.

A pluralidade de alternativas para aquisição também tem sustentado o ritmo de investimentos no setor. O consórcio de máquinas agrícolas, por exemplo, se consolidou como uma opção viável para produtores de diferentes perfis. “O consórcio tem atraído produtores de diferentes perfis, justamente por permitir um investimento planejado e sem juros, o que se encaixa bem na dinâmica do agronegócio”, ressalta Cláudio Esteves.

De janeiro a setembro, o setor de máquinas agrícolas registrou crescimento de 47% nos créditos concedidos via consórcio, alcançando R$ 9,13 bilhões, conforme levantamento da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC).

O desempenho positivo nas vendas diretas e no consórcio reforça a confiança do produtor rural e indica um novo ciclo de renovação de frota e mecanização no campo. Com o avanço das vendas e a consolidação de novas formas de investimento, o setor de máquinas agrícolas deve encerrar 2025 com crescimento próximo a 8% na receita, conforme projeção da Abimaq.

Valtra

A linha de produtos Valtra inclui tratores de 57 a 425 cavalos, colheitadeiras, plantadeiras e pulverizadores. No Brasil desde 1960, foi a primeira empresa do setor a se instalar no País. A Valtra conta hoje com uma rede de mais de 220 pontos de venda e assistência técnica na América Latina, dos quais 156 estão no Brasil. A Valtra é uma das principais marcas pertencentes ao grupo AGCO. Para saber mais sobre a Valtra, clique aqui e visite o site.

AGCO
FSB Comunicação

terça-feira, 25 de novembro de 2025

VIX LOGÍSTICA RENOVA FROTA COM 117 VEÍCULOS MARCOPOLO EM 2025

Fornecimento inclui modelos Viaggio 1050 G8, Ideale 800 e Sênior

Marcopolo Viaggio 1050 G8

A VIX Logística, referência nacional em fretamento empresarial e sediada no Espírito Santo, concluiu em 2025 um expressivo ciclo de renovação de frota com a aquisição de 117 novos veículos Marcopolo. Produzidos na fábrica de Caxias do Sul e comercializados pela filial Marcopolo Cariacica, os ônibus reforçam a operação junto a clientes estratégicos dos setores de agroindústria e celulose. Entre os modelos entregues estão Viaggio G8 1050, Ideale 800 e Sênior Fretamento, evidenciando a parceria estratégica entre as empresas.

“Investir na modernização da frota é essencial para manter padrões elevados de eficiência e segurança. A variedade de modelos entregues demonstra a força da parceria entre VIX Logística e Marcopolo e nossa capacidade de atender às necessidades específicas de cada operação”, afirma Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo.

Das 117 unidades adquiridas, 71 foram entregues no primeiro semestre, sendo 1 Viaggio 1050 G8, 27 Ideale 800 e 43 sênior Fretamento, e 46 no segundo semestre. Nesta última etapa, a VIX recebeu 14 unidades do Ideale 800 e 16 Sênior Fretamento visando operações rurais e 16 sênior visando fretamento convencionais. Os modelos Ideale 800, voltados para aplicação rural, possuem 12.700 mm de comprimento e capacidade para 39 passageiros, com poltronas executivas, tomadas USB, sensor de utilização do cinto de segurança, preparação para câmeras 360° e sistema de ar-condicionado. Para atender às exigências do uso em áreas rurais, receberam modificações na carroceria, como maiores ângulos de entrada e saída, reforços estruturais para maior robustez em pavimentações severas, para-choques reduzidos, saia lateral reta, acoplamento elevado e bagageiros personalizados. Também contam com dispositivo de acessibilidade, tecnologia embarcada Starlink e espaço para marmibox e hotbox, caixas térmicas utilizadas para transporte seguro de refeições, garantindo conservação da temperatura e praticidade em operações remotas, além de galões de água.

Os 16 veículos Sênior visando as operações rurais, contam com 9.200 mm de comprimento e capacidade para 28 passageiros, oferecem poltronas executivas equipadas com tomadas USB, sensor de utilização do cinto de segurança, preparação para câmeras 360° e ar-condicionado, além de receberem reforços estruturais, maiores ângulos de entrada e saída, para-choques reduzidos e acoplamento elevado, garantindo maior resistência para operações em terrenos desafiadores. Também contam com espaço para hotbox, agregando praticidade para transporte seguro de refeições em áreas remotas.

Já as 16 carrocerias voltadas para fretamento convencional, são equipadas com 19 lugares e sanitário, com a disposição de poltronas 2x1 proporcionando maior conforto e privacidade aos passageiros, as carrocerias também contemplam chassis com suspensão mista, ar-condicionado, tomadas USB individuais ressaltando ainda mais a excelência no atendimento dos clientes finais por parte da VIX.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

GEBRÜDER WEISS: CHINA CONTINUA SENDO UM MERCADO EM FORTE CRESCIMENTO

Gebrüder Weiss China mantém a tendência de crescimento de receita. As operações de comércio eletrônico estão em expansão. As filiais em Qingdao, Pequim, Tianjin e Ningbo comemoram importantes aniversários.

Instalações da Gebrüder Weiss em Xangai

Embora muitos economistas vejam os indicadores econômicos mais recentes da China como sinais de um ciclo de arrefecimento, a Gebrüder Weiss mantém-se confiante em suas perspectivas de longo prazo no país. A operação da empresa de logística na China continua a apresentar um sólido crescimento de receita em 2025. O setor de comércio eletrônico, em rápida expansão, é um fator-chave para esse crescimento.

O PIB da China cresceu 4,8% no terceiro trimestre de 2025, uma desaceleração em relação ao crescimento de 5,2% registrado no início do ano. As tensões comerciais com os Estados Unidos, a fraca demanda interna e um setor imobiliário em dificuldades estão impactando negativamente a economia. O cenário é diferente para a Gebrüder Weiss. 

Equipe de colaboradores da Gebrüder Weiss em Chengdu

Ao expandir suas operações de armazenagem, incluindo soluções especializadas em logística para e-commerce e distribuição online, a empresa conquistou novos clientes e consolidou sua posição como provedora de serviços logísticos completos. Os principais setores atendidos incluem automotivo, máquinas e eletrônicos.

A Gebrüder Weiss Grande China encerrou o ano fiscal de 2024 com receitas de aproximadamente 330 milhões de euros, representando um aumento de 24% em relação ao ano anterior (2023: 265 milhões de euros). O comércio eletrônico transfronteiriço continua apresentando um desempenho excepcional. Em 2024, a Gebrüder Weiss Express China enviou 25 milhões de encomendas para grandes varejistas online para a Europa, Reino Unido, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. A União Europeia permanece o maior mercado da empresa e seu principal motor de crescimento.

Armazém de Chengdu

“Nosso crescimento constante reforça a importância estratégica do mercado chinês para a Gebrüder Weiss e demonstra o sucesso da nossa evolução nos últimos anos”, afirma Yongquan Chen, Gerente Geral da Gebrüder Weiss China. “Temos uma sólida atuação em frete aéreo e marítimo, e estamos igualmente bem posicionados em transporte multimodal, serviços ferroviários e logística de armazenagem, onde oferecemos soluções personalizadas com rapidez e precisão.”

Yongquan Chen

A Gebrüder Weiss atua na China há mais de 30 anos, tendo inaugurado seu primeiro escritório em Xangai em 1992. A empresa expandiu-se rapidamente para as principais cidades portuárias e polos econômicos. Em Qingdao, o quarto maior porto de contêineres do mundo, a equipe comemorou recentemente seu 30º aniversário. Pequim, assim como as cidades portuárias de Tianjin (o maior porto do norte da China) e Ningbo (o terceiro maior porto de contêineres do mundo), completam 25 anos na rede Gebrüder Weiss neste ano.

Atualmente, a organização conta com 19 filiais e mais de 450 funcionários na Grande China. Nos próximos anos, a Gebrüder Weiss China planeja investir ainda mais em eletromobilidade e automação. O objetivo é criar soluções logísticas sustentáveis e serviços inovadores que impulsionem o crescimento contínuo.

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A Gebrüder Weiss Holding AG, com sede em Lauterach, Áustria, é uma provedora global de serviços logísticos completos, com cerca de 8.600 funcionários em 180 localidades próprias. A empresa gerou receitas de 2,71 bilhões de euros em 2024. Seu portfólio abrange soluções de transporte e logística, serviços digitais e gestão da cadeia de suprimentos. A combinação de competências digitais e físicas permite que a Gebrüder Weiss responda com rapidez e flexibilidade às necessidades dos clientes. A organização familiar – com uma história que remonta a mais de meio milênio – implementou uma ampla gama de iniciativas ambientais, econômicas e sociais. Hoje, também é considerada pioneira em práticas comerciais sustentáveis. Clique aqui e visite o site Gebrüder Weiss

Gebrüder Weiss

TECNOLOGIA QUE AVALIA QUALIDADE DE COMBUSTÍVEIS É A PRIMEIRA COLOCADA DO DESAFIO PARA A DESCARBONIZAÇÃO

Iniciativa do Iveco Group e SENAI-MG mobilizou 5 mil jovens e mil projetos com potencial inovador para transformar o futuro da indústria

Com uma ideia na cabeça e o olhar para o futuro da indústria, o projeto do SENAI de Nova Lima é o vencedor do Desafio para a Descarbonização, a maior ação de formação técnica com foco em sustentabilidade do Brasil. Realizado pelo Iveco Group e pelo SENAI-MG, a iniciativa mobilizou 5 mil jovens em busca de soluções para acelerar a transição energética no setor do transporte de carga, em um momento em que as discussões sobre as mudanças climáticas ganham força com a COP 30 no Brasil.

A solução que ganhou a primeira colocação propõe sensores inteligentes nos tanques de combustível, que monitoram a qualidade do diesel e sinalizam, por cores, o nível de adequação para uso. O sistema evita o consumo de combustível contaminado e contribui para uma operação mais sustentável e segura. “Participar desse desafio mostrou que temos a chance de desacelerar o aquecimento global com inovação e colaboração. Todos nós somos vulneráveis às mudanças climáticas, o que torna a transformação urgente e necessária hoje”, destacou o aluno do SENAI Nova Lima, Pedro Henrique Moura da Silva.

A segunda posição ficou com o SENAI Araxá, com uma proposta que transforma o escapamento dos caminhões a diesel em um aliado da descarbonização, capturando CO₂ diretamente na fonte. O sistema utiliza cartuchos à base de óxido de magnésio (MgO), material durável e reciclável, que permite regeneração e reaproveitamento do CO₂ em aplicações industriais. Em terceiro lugar, o SENAI Itabirito criou um sistema de frenagem regenerativa para caminhões pesados, capaz de converter energia cinética em elétrica e armazená-la em baterias. O resultado é menor consumo de diesel, redução de emissões e mais eficiência na operação.

O processo seletivo envolveu especialistas do SENAI-MG e do Iveco Group. Após uma fase de aceleração, os estudantes fizeram a apresentação final com os protótipos impressos em 3D na primeira sede da IVECO Academy América Latina, localizada no SENAI Horto, em Belo Horizonte (MG).

Setor central para toda a economia do país, o transporte rodoviário de carga passa por profundas transformações tecnológicas para aumentar a eficiência e, ao mesmo tempo, reduzir as emissões CO2. “Nesse movimento, a educação assume papel central ao formar novas gerações capazes de transformar o modo de produzir, pensar e agir diante dos desafios da sustentabilidade e da competitividade. O Brasil é o cenário perfeito para esses talentos, já que temos o potencial para aproveitar a diversidade e a abundância de matérias-primas renováveis e inovar. Só quando conectamos conhecimento com propósito, temos o verdadeiro impacto da transformação”, destaca Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina.

Para Lucilene Carvalho, gerente de Sustentabilidade do Iveco Group, a iniciativa traduz a mensagem principal da COP30, considerada a conferência da ação. “Estamos concretizando o que a COP30 promoveu em fóruns, que é a implementação dos planos. Acompanhamos jovens transformando ideias em propostas concretas. Outro ponto tratado com frequência na conferência foi o desenvolvimento não só de conhecimento técnico, mas também de habilidades como comunicação, colaboração e visão para transformar. A terceira frente é mobilização. Mobilizar milhares de estudantes, de diferentes escolas e realidades, foi integrar mais gente nessa jornada — e isso dá escala e impacto reais ao que estamos construindo”.

O motor, o coração do veículo, é peça-chave para a descarbonização. Para Carlos Tavares, presidente da FPT para a América Latina, marca powertrain do grupo, a educação move realidades. “Adotamos projetos como o Educar FPT no nosso centro de treinamento em Sete Lagoas, onde fica o maior complexo da empresa no mundo, e vemos futuros serem transformados. Nós também somos movidos por essas novas ideias. Nesse momento em que completamos 25 anos no Brasil, lideramos diversos projetos dentro da nossa estratégia multienergética, com investimentos em gás natural e biometano. E queremos que as futuras gerações continuem inovando”.

O Desafio

Com foco no potencial transformador da inovação e na mobilização de talentos, o Iveco Group e o SENAI-MG uniram forças para lançar o Desafio para a Descarbonização no estado. Realizada entre agosto e outubro, a iniciativa impulsionou a criatividade dos jovens e mostrou o poder da educação na criação de novas tecnologias. As soluções desenvolvidas tiveram uma enorme diversidade de ideias. Os alunos abordaram frentes como economia circular, pegada de carbono e segurança, capazes de reduzir emissões e impulsionar a transição rumo ao carbono zero, prioridades da sustentabilidade do Iveco Group. Entre as propostas surgiram desde ideias que alimentam sistemas elétricos periféricos a energia solar até a reengenharia sustentável de peças plásticas, e seguiram critérios de inovação, aplicabilidade e impacto climático.

Para Ricardo Aloysio, gerente de Educação e Tecnologia do SENAI-MG o real desafio foi envolver os alunos com essa temática da sustentabilidade focada em toda a cadeia de valor do setor. “O legado é a grandiosidade da mobilização. Esperamos que os futuros profissionais desenvolvam projetos com foco na descarbonização para os diversos setores da indústria. Inclusive, percebemos que é importante incluirmos esse tema na ementa do curso técnico”, ressalta.

Iveco Group

VWCO E ENVÍA ACELERAM RUMO AO FUTURO DO TRANSPORTE NA COLÔMBIA

Empresa amplia sua frota com 140 caminhões Volkswagen e eleva em 15% sua capacidade operacional

A Volkswagen Caminhões e Ônibus reforça sua presença no mercado colombiano com uma parceria estratégica que marca um novo capítulo na logística internacional. A envía, referência no setor, incorporou 140 novos caminhões Volkswagen. A chegada dos veículos, que farão parte da frota que alcança mais de 1.400 destinos em todo o país, aumenta em 15% a capacidade operacional do cliente. Visando otimizar ainda mais os resultados, a montadora oferece ainda suporte técnico direto do Brasil e treinamento especializado para os motoristas.

Os modelos Constellation 18.320 DC e Delivery 9.180 foram escolhidos pelo cliente para atender diferentes demandas: operações de média e longa distância e distribuição urbana, incluindo last mile. A decisão foi baseada na avaliação de desempenho, confiabilidade e atendimento oferecido pela montadora. Além da robustez e da economia de combustível, os caminhões se destacarão por ciclos de manutenção mais longos, garantindo maior disponibilidade da frota. Outro fator decisivo foi a proximidade com unidades de suporte técnico, assegurando agilidade no atendimento e demonstrando a capilaridade da marca em todo o território latino.

“Na envía sempre apostamos em ter frota própria como um diferencial de marca. Buscamos veículos eficientes, modernos e confiáveis, que garantam durabilidade e suporte técnico. Encontramos na Volkswagen Caminhões e Ônibus um aliado que entende nossas necessidades, que chegou com uma equipe técnica disposta a conhecer nossos motoristas, nossa operação, nossas expectativas e nossos maiores desafios. Isso fez toda a diferença”, explicou Juan Pablo Giraldo, gerente geral da envía, ao falar sobre os caminhões adquiridos.

Equipados com motores Euro 6, os veículos oferecem menor emissão de poluentes e maior eficiência energética, um passo decisivo rumo à modernização e à mobilidade sustentável, metas alinhadas aos objetivos de crescimento e eficiência da companhia. O bem-estar dos motoristas também foi ponderado na escolha da nova frota. Os caminhões Volkswagen oferecem cabines amplas, baixo nível de ruído e ergonomia superior, garantindo jornadas mais seguras e confortáveis. Recursos como assistente de partida em rampa, controle de tração e sistemas de frenagem avançados reforçam a segurança nas estradas.

“Presente em mais de 30 países pelo mundo, a VWCO segue expandindo cada vez mais sua estratégia de internacionalização e conquistando novos clientes ao redor do mundo. Quando duas empresas com visão de futuro se unem, os resultados vão além dos negócios: tornam-se um motor para o desenvolvimento nacional. Estamos orgulhosos de fazer parte dessa transformação”, conclui Juliano Ruggieri, gerente comercial da VWCO.

Com essa iniciativa, Volkswagen Caminhões e Ônibus e envía reafirmam seu compromisso com inovação, segurança e responsabilidade ambiental. A união entre tecnologia de ponta e visão estratégica não apenas fortalece a logística, mas também contribui gerar valor para toda a cadeia.

Volkswagen Caminhões e Ônibus