segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

MARCOPOLO PROMOVE ROADSHOW DOS ÔNIBUS VIAGGIO G8 900 E 1050 COM MOTOR DIANTEIRO

Veículos têm como foco as aplicações de Fretamento e Turismo

Viaggio 900 motor dianteiro

A Marcopolo deu início ao programa de apresentação dos ônibus Viaggio 900 e Viaggio 1050 da Geração 8 com motor dianteiro em todo o Brasil. Os modelos vem complementar a linha de rodoviários da marca que já contava com os modelos Ideale 800, Viaggio G8 1050, motor traseiro, Viaggio 800, Paradiso 1050, Paradiso 1200, Paradiso 1350, Paradiso 1600 LD e Paradiso 1800 DD.

Lançado recentemente, o Viaggio G8 900 é ideal para operações de fretamento e linhas regulares de curta e médias distâncias. O ônibus tem 12,7 a 13,6 metros de comprimento e capacidade para 48 passageiros. Equipado com chassi Euro 6 motor dianteiro, o modelo oferece poltronas Executiva e semi-leito configuráveis com tomadas USB, elevador de acessibilidade, vidros colados com ventarola e porta de acesso pantográfica.

O novo modelo incorpora todas as inovações e tecnologias introduzidas nos modelos G8 e proporciona aos operadores uma nova opção de veículo sofisticado e, ao mesmo tempo, econômico e eficiente, para as operações de fretamento e turismo. A versão com motor dianteiro se destaca pelas linhas modernas, arrojadas e limpas que garantem melhor coeficiente aerodinâmico, menor consumo de combustível e emissões, aliados a maior conforto térmico-acústico, além de oferecer robustez, segurança e baixa manutenção.

O Marcopolo Viaggio G8 900 possui tecnologia de alto padrão e é produzido com componentes mais sustentáveis e de fácil manutenção, tampa frontal em DCPD (material compósito), defletores e portinhola em alumínio e painel dianteiro interno em poliuretano revestido com vinil para melhor acabamento e maior resistência.

Externamente, o Viaggio G8 900 segue o design característico dos modelos da Geração 8 e possui tiara em ABS, conjunto ótico dianteiro com lâmpadas (faróis em LED como equipamento opcional) e farol de neblina redondo, novo para-brisa mais amplo e espelhos retrovisores exclusivos. Na traseira, o visual segue a Geração 8, com lanternas com maior luminosidade, novos vigias traseiro e delimitadoras.

Internamente, o Viaggio G8 900 ganhou novo painel dianteiro, mais baixo e que proporciona maior visibilidade para o motorista e novo cluster dos instrumentos no painel que facilita o acesso do motorista aos comandos. O painel ganhou ainda novo sistema de desembaçamento com velocidade do ar 33% superior.

O modelo incorpora sistema Multiplex Lohr Amsys 4.3", que permite a operação via touchscreen e teclas físicas e possui um sistema diagnóstico de falhas via Bluetouth para tornar mais rápida a manutenção. As teclas do painel são emborrachadas para maior durabilidade e com intensidade de brilho noturno para melhor visualização. O teclado auxiliar na parte inferior do cluster facilita a operação caso o motorista prefira não utilizar o touchscreen.

O veículo possui parede de separação total, revestida de vinil, para melhor acabamento, maior durabilidade e facilidade de limpeza, e com porta dobradiça, com porta de correr como opcional. O sistema de acionamento da porta de acesso ao interior é do tipo trole, com maior vida útil.

No salão de passageiros, o modelo recebeu novo sistema de refrigeração 115 mais eficiente e que permite atingir a temperatura ideal (conforto térmico) mais rápido e de forma homogênea (em todo o salão), novo porta-pacotes, com novo sistema de fixação que garante melhor fixação, sem vibrações, e colabora para um elevado nível de ruído interno. O Porta-focos também é novo e exclusivo, com controle de volume integrado.

Conta com sistema de iluminação interna indireta mais forte e uniforme, sem perda do conforto visual. O projeto proporciona um ambiente aconchegante e, ao mesmo tempo funcional, de acordo com a aplicação e o serviço. Possui ainda luzes de leitura em LEDs e as saídas individuais de ventilação.

Mais segurança e facilidade de manutenção

O novo Viaggio G8 900 utiliza em sua estrutura o conceito de anéis passantes de segurança em todas as colunas, que conferem muito mais resistência do conjunto a impactos e ao capotamento - conceito estrutural R66.02 VCA. Também passa a oferecer com opcional o sistema de segurança passiva FIA para proteção da cabine do motorista, com estrutura de coluna “B” tripla e que proporciona deformação 78% inferior ao exigido pelas normas brasileiras.

Em testes práticos de impacto frontal a velocidade de 40 km/h, realizados em campo de provas e com supervisão de uma empresa de auditoria externa, o sistema foi capaz de absorver a energia, com deformação controlada, aumentando significativamente a proteção ao condutor.

Outro aspecto trabalhado pela engenharia da Marcopolo foi para a otimização das centrais elétricas, localizadas no bagageiro e na parte dianteira do porta-pacote, o que facilita o acesso ao equipamento e torna mais ágil a manutenção.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

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