quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

JAC CAMINHÕES ANUNCIA CHEGADA AO MERCADO BRASILEIRO

A marca promete iniciar em 2026 a comercialização de sua linha de caminhões leves e pesados, com quatro veículos

JAC N 13.210

A JAC Caminhões está estreando no mercado brasileiro. Apresentada nesta terça-feira (2) em um evento em São Paulo a concessionários, clientes, jornalistas e convidados, a operação nasce como a quarta subsidiária com capital 100% chinês, comandada pela própria matriz. A JAC Caminhões vai operar inicialmente com uma linha de caminhões leves e pesados, de 9 a 25 toneladas de PBT técnico.

De acordo com o diretor geral da JAC Caminhões, Miguel Xun, a empresa possui um plano muito robusto para efetivar sua estreia no mercado brasileiro de caminhões. Os estudos estão sendo estruturados há meses e o projeto inclui etapas bem definidas. “Estamos inicialmente montando a rede autorizada e homologando os primeiros caminhões que serão vendidos. A expectativa é iniciar a operação, em 2026, com 15 grupos econômicos e, pelo menos, 30 pontos de vendas nos principais centros urbanos do país”, explica.

O plano da marca prevê inicialmente a importação de modelos movidos a diesel, completamente adaptados para o mercado brasileiro – toda a linha terá motores Cummins e transmissões ZF, Eaton e Fast Gear. “Prevemos conquistar 1,5% de market share no primeiro ano de comercialização e objetivando atingir 3% até o fim do terceiro”, prevê o executivo. Mas a evolução será rápida. “A JAC possui 19 fábricas espalhadas pelo mundo que funcionam em regime de montagem SKD. Usaremos esse mesmo princípio no Brasil o mais breve possível”, admite Xun.

Segundo a direção da empresa, o Brasil ocupará posição estratégica dentro do plano global de crescimento da marca. A operação local nasce com foco em um projeto de longo prazo, incluindo parcerias com fornecedores, capacitação técnica e geração de empregos diretos e indiretos, principalmente porque a instalação de uma planta industrial já faz parte dos planos da companhia.

A operação brasileira nasce com a criação de uma subsidiária dedicada, responsável por vendas, pós-venda, engenharia e desenvolvimento de produtos locais. O plano estratégico prevê um investimento inicial robusto — direcionado à expansão da rede de concessionárias, implantação de centro técnico próprio e, em uma segunda fase, a instalação de uma unidade de produção nacional.

Linha de modelos planejada para o mercado brasileiro

JAC A 25.290

A chegada desse novo e importante protagonista - a JAC Motors é a maior exportadora de caminhões leves da China - impõe uma nova resposta às demandas crescentes de eficiência, durabilidade e baixo custo operacional dos operadores brasileiros.

A JAC Caminhões é um fabricante global especializado em soluções para o transporte de carga, que estreia por aqui com quatro modelos (N 9.170, N 13.210, A 18.290 e A 25.290, que variam de 9 a 25 ton de PBT técnico). Todos os modelos possuem cabines avançadas modernas e espaçosas, acabamento com materiais de ótima qualidade, bancos ergonômicos, acionamento dos vidros e travamento das portas elétricos, chassis, eixos e suspensões robustas, trem de força moderno de fabricantes renomados no país, freios à ar com recursos auxiliares eletrônicos de segurança, faróis e lanternas de LED e sistema multimídia (opcional).

N 9.170: ideal para rotas urbanas

JAC N 9.170

Leve, robusto, econômico e pronto para qualquer operação urbana, o JAC N 9.170 oferece uma excelente alternativa de compra para o transportador brasileiro. Projetado para aplicações urbanas e regionais, o modelo chega ao mercado combinando força, tecnologia e excelente capacidade de carga.

Equipado com motor Cummins B4.0, devidamente adaptado às normas Euro VI, o N 9.170 entrega 170 cv a 2.400 rpm, com torque máximo de 600 Nm entre 1.100 e 1.800 rpm, garantindo respostas rápidas, maior eficiência energética e redução nas emissões. A transmissão Eaton ESO 6106A de 6 velocidades oferece trocas precisas e confiáveis, adequadas a operações que exigem agilidade no tráfego urbano.

O modelo possui configuração 4x2 e é disponibilizado com duas opções de entre eixos (3.845 mm e 4.475 mm), permitindo maior flexibilidade para implementações. Com Peso Bruto Total (PBT técnico) de 9,5 toneladas e carga útil técnica de 6,2 toneladas, o N 9.170 se destaca pela versatilidade para diferentes tipos de carrocerias e demandas logísticas.

O tanque de combustível, com 200 litros em liga de alumínio ou plástico, garante maior autonomia operacional. Já o sistema de freios a ar com tambores apresenta assistências de ABS, EBD, ASR, ESC e Hill Holder. O conjunto assegura alta segurança e estabilidade. O modelo é equipado com rodas de aço estampado e pneus na medida 215/75 R17.5.

Na cabine, o motorista encontra o conforto da direção hidráulica, ar-condicionado de série, sistema de som com MP3 e dois alto-falantes, além de um painel funcional e intuitivo, onde todos os comandos estão facilmente ao alcance das mãos, permitindo uma condução fácil e segura.

N 13.210: modelo leve e versátil

JAC N 13.210

A proposta do novo caminhão da JAC combina desempenho superior, conforto e alta capacidade logística. O modelo entrega potência, segurança e confiabilidade às operações urbanas e regionais, transformando-se em ume ferramenta muito versátil de trabalho. Com cabine estendida, maior capacidade de carga e tecnologias modernas, o modelo chega para atender frotistas e transportadores que buscam produtividade com baixo custo operacional.

O N 13.210 é equipado com o confiável motor Cummins B4.5 Euro VI, que oferece 210 cv a 2.300 rpm e torque robusto de 760 Nm entre 1.200 e 1.800 rpm, proporcionando força constante para operações que exigem retomadas rápidas e alto desempenho. A nova transmissão automatizada Fast Gear F8JZ95CM de 8 velocidades garante condução mais confortável, trocas inteligentes e melhor aproveitamento de torque, reduzindo o desgaste do motorista e otimizando o consumo.

Com tração 4x2, o modelo é oferecido em duas opções de entre eixos — 4.200 mm e 4.700 mm —, permitindo ampla variedade de implementações. O caminhão possui PBT de 12 toneladas, peso bruto técnico de 12,5 toneladas e carga útil técnica de 8,2 toneladas, características que o colocam entre os mais versáteis e competitivos da categoria. As rodas de aço com pneus 255/70 R22.5 reforçam a resistência do conjunto.

O N 13.210 traz tanque de combustível de 200 litros, fabricado em liga de alumínio ou plástico, garantindo maior autonomia diária. O sistema de freios a ar com tambor e tecnologias ABS, EBD, ASR, ESC e Hill Holder, asseguram segurança e estabilidade mesmo nas operações mais severas.

A cabine estendida foi projetada para oferecer mais espaço e ergonomia ao motorista. Entre os itens de conforto, o modelo traz direção hidráulica, ar-condicionado de série, além de sistema de som com MP3 e dois alto-falantes, criando um ambiente mais funcional e agradável para longas jornadas.

A 18.290 / 25.290: concebido para o trabalho pesado

JAC A 18.290

Já a nova linha de pesados A 18.290 e A 25.290 chega ao mercado com mais força, autonomia e eficiência principalmente para operações de médias e longas de distâncias, além de urbanas vocacionais. Dois modelos desenvolvidos para atender a uma ampla gama de aplicações logísticas com desempenho superior, elevado conforto operacional e excelente relação custo-benefício.

Ambos os modelos são equipados com o moderno motor Cummins D6.7 Euro VI, que entrega 290 cv a 2.300 rpm e um torque robusto de 1.100 Nm entre 1.100 e 1.600 rpm, garantindo força, eficiência e menor consumo em operações de média e alta exigência. A transmissão automatizada ZF 9AS1517TO de 9 velocidades proporciona trocas mais precisas e inteligentes, garante condução mais confortável, melhor aproveitamento de torque, reduzindo o desgaste do motorista e otimizando o consumo, assim como, aumentando a durabilidade do conjunto.

JAC A 25.290

Com trações 4x2 e 6x2, além da ampla e moderna cabine leito, os modelos oferecem opções de entre-eixos que atendem às mais variadas aplicações:

  • A 18.290: 4.700 mm e 5.300 mm
  • A 25.290: 6.050 mm e 6.650 mm (3º eixo instalado no Brasil)

As capacidades técnicas reforçam o posicionamento robusto da linha:

  • Peso Bruto Total (PBT): 16 toneladas (A 18.290) e 23 toneladas (A 25.290)
  • Peso Bruto Técnico: 19,5 toneladas e 26,5 toneladas
  • Carga útil técnica: 13 toneladas e 17,8 toneladas, respectivamente

O conjunto é equipado com rodas de aço e pneus 275/80 R22.5, além de tanque de combustível com 400 litros, com opcional de mais 200 litros, em liga de alumínio ou plástico, garantindo excelente autonomia e flexibilidade operacional.

Em segurança, a linha traz freios a ar com tambor, além de ABS, EBD, ASR, ESC e Hill Holder de série, assegurando maior estabilidade, frenagens mais seguras e melhor desempenho em condições severas.

Na cabine avançada, leito, com teto médio, suspensão pneumática e basculamento elétrico, os motoristas encontram um ambiente pensado para jornadas longas, com direção hidráulica, ar-condicionado de série e sistema de som com MP3 e dois alto-falantes, proporcionando mais ergonomia, conforto e conveniência no dia a dia.

Com os lançamentos A 18.290 e A 25.290, a JAC Caminhões reforça seu compromisso em oferecer veículos comerciais modernos, robustos e alinhados às necessidades reais do transporte brasileiro, ampliando sua presença nos segmentos de maior demanda logística.

JAC Caminhões
Assessoria de Imprensa
Edu Pincigher
eduardopincigher@hotmail.com

Nenhum comentário: