Resultado de três anos de pesquisa, motor opera com etanol, gás natural e biometano e reforça estratégia multienergética da marca, potencializando uso de biocombustíveis
A FPT, marca de powertrain do Iveco Group, apresenta os resultados do desenvolvimento do motor F1C Multifuel, inovação tecnológica concebida e testada no Brasil nos últimos três anos. Capaz de operar com etanol, gás natural e biometano, a motorização representa um avanço significativo na descarbonização do transporte urbano, oferecendo flexibilidade de abastecimento, maior autonomia e versatilidade operacional, com redução nas emissões.
O projeto reforça o compromisso da FPT com a transição energética na América Latina, destacando o compromisso da marca com matrizes energéticas renováveis.
“O F1C Multifuel é um exemplo concreto de como a engenharia local contribui para a estratégia global de descarbonização da FPT. Com tecnologia evolutiva, confiável e de baixo custo de implementação, esse motor simboliza o equilíbrio entre inovação e aplicabilidade, abrindo caminho para novas plataformas sustentáveis de veículos”, afirma Carlos Tavares, presidente da FPT para a América Latina.
Tecnologia Multifuel: eficiência e desempenho
O conceito Multifuel foi projetado para operar com múltiplos combustíveis, incorporando dois sistemas independentes de injeção – um para líquidos (etanol) e outro para gasosos (gás natural e biometano). Essa configuração garante maior flexibilidade operacional e eficiência energética, com performance equivalente a versão diesel, mantendo os padrões de robustez e confiabilidade característicos da FPT, líder global em motores industriais ciclo Otto.
"A tecnologia oferece uma solução prática e sustentável para aplicações em que a eletrificação ainda enfrenta desafios técnicos ou logísticos, ampliando as opções de descarbonização de forma imediata e acessível", aponta Alexandre Xavier, diretor de Engenharia da FPT.
Etanol, gás e biometano: a força da matriz energética brasileira
O Brasil é referência mundial em tecnologia de etanol, com uma das maiores infraestruturas de produção e distribuição do mundo. O combustível, além de renovável e de baixo impacto ambiental, proporciona redução de custos operacionais e menor volatilidade de preços em comparação aos derivados do petróleo. O gás natural e o biometano, por sua vez, são alternativas limpas amplamente disponíveis na América Latina e que contribuem para melhorar a qualidade do ar e reduzir as emissões de CO₂, com alto potencial de expansão em corredores verdes e áreas urbanas.
“O F1C Multifuel aproveita essa diversidade energética, permitindo abastecimento flexível e sustentável de acordo com a disponibilidade local”, acrescenta Xavier.
Cooperação tecnológica e inovação nacional
O projeto é resultado de um intenso trabalho de pesquisa e desenvolvimento conduzido pela equipe de engenharia da FPT, em colaboração com parceiros estratégicos: MAHLE América do Sul, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Universidade Federal do Pará (UFPA).
Nos laboratórios do Centro Tecnológico da MAHLE, em Jundiaí (SP), foram dedicadas mais de 600 horas ao desenvolvimento dos protótipos dos componentes do motor e simulações computacionais, além de 300 horas de testes em dinamômetro, até a validação final do projeto. Esses ensaios foram essenciais para comprovar a viabilidade do projeto, garantindo não apenas a conformidade das emissões, como também a eficiência energética e a confiabilidade necessárias para aplicações reais.
“Para a MAHLE América do Sul, esse projeto representa um passo importante na evolução da mobilidade sustentável no Brasil. Ao integrar vários biocombustíveis em um único motor, reafirmamos nosso compromisso com soluções inovadoras que conciliam eficiência, flexibilidade e redução significativa de emissões. Essa iniciativa evidencia como a colaboração entre indústria e universidades acelera a transição energética e consolida o protagonismo brasileiro na adoção de combustíveis renováveis”, afirma Everton Lopes, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da MAHLE América do Sul.
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