segunda-feira, 14 de julho de 2025

NOVO BMW M235 GRAN COUPÉ APRESENTADO NO FIA WEC É EQUIPADO COM PNEUS GOODYEAR ULTRA HIGH PERFORMANCE

Modelo une sofisticação e desempenho esportivo, com a performance dos pneus Goodyear Eagle F1 Asymmetric 6

A BMW apresentou oficialmente durante os treinos livres para as 6 Horas de São Paulo do FIA World Endurance Championship (WEC), a nova geração do BMW M235 Gran Coupé, que chega ao Brasil. O modelo exposto em Interlagos está equipado com os pneus Goodyear Eagle F1 Asymmetric 6, na medida 235/40R19, reforçando o compromisso da marca com performance, segurança e inovação.

Lançado no Brasil em 2024, o Eagle F1 Asymmetric 6 é um pneu de Ultra High Performance da Goodyear, desenvolvido para atender às exigências de carros esportivos e premium. Com compostos avançados e soluções que ampliam a aderência tanto em piso seco quanto molhado, o modelo entrega condução precisa, resposta ágil ao volante e alto controle em frenagens e curvas, atributos ideais para o comportamento dinâmico do novo M235 Gran Coupé.

O brasileiro Augusto Farfus, que disputa o WEC na categoria LMGT3, é piloto oficial da BMW e embaixador Goodyear. Sua presença em Interlagos reforçou a ligação entre as tecnologias desenvolvidas para o automobilismo e os produtos disponíveis para os consumidores nas ruas.

Goodyear do Brasil

IVECO AMPLIA PORTFÓLIO NEXPRO COM FOCO EM ILUMINAÇÃO E FILTRAGEM PARA OS CAMINHÕES DA MARCA

Novos produtos reforçam compromisso com qualidade, segurança e economia na manutenção de veículos comerciais

A linha de peças IVECO NEXPRO passa a contar com dois importantes lançamentos: os itens de iluminação automotiva, para todo o portfólio da montadora, e o novo filtro de ar-condicionado (anti-pólen) para a linha Daily, Euro V e Euro VI. As novidades chegam ao mercado com a qualidade padrão da montadora, preços acessíveis e condições especiais de garantia.

Composta por mais de 20 novos produtos, entre iluminação externa e interna do caminhão, a linha de iluminação NEXPRO foi desenvolvida e testada por especialistas técnicos da IVECO, assegurando durabilidade e performance mesmo nas rotinas mais exigentes do transporte comercial. Os componentes atendem aos padrões de fábrica, oferecendo o melhor custo-benefício para transportadores e frotistas.

“O desenvolvimento desses itens levou em conta as necessidades reais do dia a dia nas estradas. Nosso objetivo é proporcionar confiabilidade com economia, mantendo o padrão de qualidade que o cliente IVECO já conhece”, destaca Simone Santana, gerente de Marketing de Produto de Peças da IVECO para a América Latina.

Outra novidade é o filtro de ar-condicionado NEXPRO para Daily, que complementa a Cesta de Manutenção da marca. Aplicável a veículos com tecnologia Euro V e Euro VI, o item garante maior proteção contra partículas finas e impurezas, melhorando a qualidade do ar na cabine e promovendo mais conforto e saúde aos ocupantes.

“Esse lançamento reforça nosso compromisso com soluções completas para os nossos clientes. Oferecemos componentes que realmente fazem a diferença no desempenho e na experiência de condução dos veículos”, completa Simone.

Com as novas adições, a IVECO fortalece ainda mais a proposta da linha NEXPRO que é entregar peças de alta performance com excelente relação custo-benefício, alinhadas às exigências de segurança e eficiência do setor de transporte.

Em 2024, a IVECO alcançou a marca de 1.000 itens na linha NEXPRO e projeta expansão neste ano para atender às crescentes demandas dos clientes, reforçando assim seu posicionamento no mercado. Destaque para peças de reposição, acessórios, baterias, lubrificantes, linha de limpeza, reservatórios, itens de manutenção e carregador de bateria para veículos elétricos.

IVECO

NOVO TRACKER EVOLUI ONDE MAIS IMPORTA

SUV de maior sucesso da América do Sul estreia nova fase com visual renovado, cockpit virtual e acabamento interno mais refinado

O segmento de SUVs compactos se consolidou como o maior e mais competitivo do mercado. Porém o Novo Tracker não chega apenas para ser uma opção adicional nesse universo tão disputado. Ele parte de uma posição de liderança regional construída com consistência e é reconhecido por oferecer o conjunto mais equilibrado da categoria. Agora, com uma série de evoluções pontuais e certeiras, o modelo da Chevrolet alcança um outro patamar, reforçando sua proposta inteligente e conectada às reais prioridades do consumidor.

Visualmente, o SUV exibe um estilo mais sofisticado e marcante, alinhado à recente linguagem global de design da Chevrolet. A dianteira ganha nova identidade com assinatura luminosa em dois níveis, grade redesenhada e para-choque com uma solução que integra elementos aerodinâmicos e os faróis auxiliares, agora também em LED. As rodas inéditas e as lanternas traseiras com lente cristal completam o pacote, realçando a presença do modelo em qualquer cenário.

No interior, o acabamento foi aprimorado com uma criteriosa seleção de materiais e texturas agradáveis ao toque. Os bancos apresentam nova conformação e espumas de densidades variáveis, que aumentam o suporte ergonômico e o conforto mesmo em longos períodos de uso.

Já o conceito de cockpit virtual se consolida com um par de telas interligadas e de alta definição: uma de 8 polegadas no painel de instrumentos e outra de 11 polegadas para o novo sistema MyLink, com navegação intuitiva, projeção sem fio e alta velocidade de resposta.

A conectividade inclui ainda Wi-Fi nativo, aplicativo para comandos remotos e os serviços avançados do OnStar. Entre eles o novo Acompanhamento Seguro, que oferece suporte ao motorista em situações de vulnerabilidade.

Quanto o assunto é dirigibilidade, também há avanços significativos. Com pneus especiais e nova calibração da direção elétrica, da suspensão e do motor — que recentemente passou a contar com injeção direta — o Tracker entrega uma experiência de condução mais precisa, suave e silenciosa.

A resposta ao volante é imediata, os ruídos da rolagem foram minimizados e a estabilidade em curvas transmite maior confiança. Ao guiar o modelo, a percepção é clara: trata-se de um SUV que evoluiu para patamar dinâmico de classe superior.

“Concentramos nossos esforços em duas frentes: entender as novas aspirações dos perfis mais representativos do mercado e desenvolver soluções inteligentes que entregassem essas melhorias de forma perceptível no uso cotidiano. O resultado está aí: um SUV equilibrado, prazeroso de dirigir e altamente conectado, com escolhas centradas no que realmente agregam valor”, explica Eduardo Domeniquelli, engenheiro-chefe do produto.

O Novo Tracker já está disponível na rede de concessionárias Chevrolet de todo o Brasil, em seis opções de cores e diferentes configurações de acabamento: AT, LT, LTZ, Premier e RS — esta última com visual esportivo e conteúdos diferenciados. A linha inclui ainda a série especial 100 Anos, alusiva ao centenário da marca no país, que se destaca por um pacote único de estilo.

Todas a partir de então com até cinco anos de garantia, reforçando o compromisso da marca com a satisfação do consumidor e a confiabilidade do produto no comércio de usados, onde é reconhecido pelo alto valor de revenda.

Um SUV que avança com o tempo e com o consumidor

Poucos veículos acompanharam tantas transformações de seu segmento quanto o Chevrolet Tracker. Desde os tempos em que SUV era sinônimo de utilitário 4x4 essencialista, o modelo evoluiu junto com o mercado: abraçou o conforto e o estilo urbano, incorporou a tecnologia flex, conectividade, motores turbo e consolidou-se como o SUV compacto mais racional e desejado pelas famílias brasileiras. Em cada etapa, soube se adaptar e, muitas vezes, ditar tendências.

De 2020 para cá, quando a atual geração passou a ser produzida no Brasil, o Tracker se consagrou como o SUV mais vendido da América do Sul no acumulado. Uma conquista ainda mais relevante quando se considera a diversidade de preferências, climas, topografias e realidades econômicas de países tão distintos da nossa região.

Para alcançar esse feito, só mesmo um produto que reúne um conjunto de atributos difícil de encontrar em um único carro: design funcional, dirigibilidade refinada, interior completo e um nível de conectividade e segurança típicos de categorias superiores. Soma-se a isso também ao menor custo de manutenção em sua faixa de preço. Com essa essência, o Novo Tracker avança ainda mais nos pontos que realmente importam para o consumidor.

Design com DNA global da Chevrolet

O Novo Tracker representa uma evolução não só no conjunto técnico e tecnológico, como também no cuidado com a diferenciação entre as versões. Elas sempre tiveram identidade própria, agora, no entanto, os contrastes visuais estão mais evidentes, graças ao uso de rodas com acabamentos distintos, grades com texturas e molduras específicas, além de detalhes de cor que ajudam a reforçar o posicionamento de cada configuração junto ao seu público-alvo.

Essas variações de estilo seguem uma lógica clara e coerente com o novo design global da Chevrolet, que agora se estende ao Tracker. Um dos pilares dessa linguagem está na dianteira dividida em dois níveis: na parte superior, luzes de condução diurna mais finas e elegantes; na inferior, o conjunto óptico principal com parábola de LED. Essa composição, além de estética, reforça a largura do veículo e cria uma assinatura visual forte. A grade trapezoidal é integrada a um para-choque redesenhado, que traz ainda novos elementos aerodinâmicos.

Esse é um ponto-chave: as extremidades do para-choque dianteiro agora contam com entradas de ar chamadas air curtains, que direcionam o fluxo ao redor dos para-lamas, reduzindo a turbulência nas rodas. Trata-se de uma solução até então restrita a carros de maior desempenho, e que aqui foi adotada com inteligência: ao contrário de outros modelos que abrem mão do farol auxiliar, o Tracker manteve esse recurso (agora também em LED) combinando design e funcionalidade.

Com isso, o Tracker não apenas ganha presença, mas também eficiência. As proporções bem resolvidas, os vincos esculturais e os detalhes técnicos do novo para-choque formam um conjunto coeso, moderno e sofisticado. Cada versão expressa uma identidade própria, oferecendo ao consumidor mais possibilidades de escolha e um design que reflete com clareza a nova fase do modelo e da própria marca Chevrolet, inclusive pela quantidade de acessórios.

São aproximadamente 70 itens, entre conveniência, assistência à direção e estéticos, incluindo a iluminação ambiente em diferentes opções de tonalidades.

Cabine digital e personalizada

O interior foi redesenhado, com novas formas, texturas modernas e uma seleção de materiais que transmitem sofisticação em todos os níveis da linha. Desde as versões de entrada, o ambiente já se destaca pelo acabamento escurecido, que combina elegância com um toque tecnológico.

À medida que se avança para as configurações topo de linha, o visual interno ganha ainda mais personalidade. A versão Premier traz um acabamento exclusivo com detalhes em bege, reforçando a proposta de um SUV mais refinado. Já a versão RS aposta em uma abordagem mais esportiva, com elementos vermelhos no painel, costuras e acabamentos, reforçando o caráter dinâmico do modelo, que passou a ser o topo de linha.

Os bancos dianteiros também passaram por uma evolução importante. Foram completamente reprojetados para oferecer mais apoio, ergonomia e conforto. A estrutura interna foi otimizada, com novas espumas que se moldam melhor ao corpo — mais macias nas laterais e com maior densidade no centro, proporcionando firmeza onde é necessário e suavidade onde faz diferença.

Além disso, o suporte lombar foi aprimorado, o que melhora a postura e reduz o cansaço em trajetos longos. Em testes com diferentes perfis de usuários, o novo conjunto entregou um ganho de até 20% nos índices de conforto percebido em comparação com o anterior.

O painel digital também merece destaque: agora é totalmente configurável, com três modos de exibição que se adaptam ao gosto e às necessidades do motorista. É possível optar por um visual mais limpo e minimalista, ou acessar informações detalhadas como o percentual de vida útil do óleo e a tensão da bateria. Tudo com excelente definição, navegação intuitiva e clareza de leitura.

Conectividade integrada

No Novo Tracker, a tecnologia vai além da tela ou dos sensores. Ela atua de forma integrada para elevar a segurança, oferecer mais comodidade e tornar a experiência de uso mais fluida. Cada recurso foi pensado para funcionar de forma inteligente, conectando o veículo ao motorista, ao ambiente e a serviços que realmente fazem diferença.

O Chevrolet MyLink com tela de 11 polegadas é o ponto de partida dessa integração. Com interface moderna, Wi-Fi nativo e projeção sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, ele oferece acesso fácil a navegação, streaming e apps com poucos toques. Recarregador por indução e entradas USB dos tipos A e C, distribuídas entre as fileiras, ampliam a usabilidade e permitem que todos os até cinco ocupantes se conectem com facilidade, independentemente do tipo de dispositivo.

Sendo que a verdadeira força da conectividade está na forma como ela transforma o carro em um aliado da rotina. Por meio do app myChevrolet, o usuário pode acionar à distância funções como travamento das portas, luzes, buzina e, nos modelos com ar-condicionado digital, até mesmo a partida remota do motor para pré-climatizar a cabine. Tudo isso com praticidade, segurança e integração com o dia a dia.

Esse ecossistema também atua na prevenção e resposta a situações de risco. O sistema OnStar conecta o veículo a uma central com atendimento humano 24 horas, 7 dias por semana, capaz de intervir em emergências, panes ou tentativas de roubo. Recursos como o Acompanhamento Seguro oferecem suporte personalizado para trajetos sensíveis, enquanto funcionalidades como diagnósticos periódicos, alertas de condições irregulares e agendamento remoto de serviços reforçam a tranquilidade do usuário. Dentro e fora do carro.

Na prática, o Novo Tracker mostra que tecnologia de verdade é aquela que cuida, assiste e simplifica a vida real. Um SUV que faz da tecnologia um cuidado contínuo, conectando você, seu Chevrolet e o que realmente importa, quando e onde você mais precisa.

Equilíbrio entre eficiência energética, desempenho e emissões

É comum que a decisão de compra de um carro seja tomada com ele parado; pelo design, pelo acabamento, pela lista de equipamentos. O Novo Tracker, entretanto, guarda ainda uma outra surpresa: é ao volante que ele atinge seu ápice. A dirigibilidade, o conforto ao rodar e o comportamento dinâmico inauguram um novo patamar na categoria.

A suspensão foi recalibrada e absorve melhor os impactos em baixa velocidade e transmite maior controle em altas. Tudo isso sem comprometer a estabilidade ou a previsibilidade nas curvas. Os pneus também são novos, com compostos desenvolvidos para aumentar o conforto, reduzir o consumo e ampliar a aderência. E mais: o sistema permite calibragem em três faixas distintas, oferecendo flexibilidade real para diferentes cenários de uso — seja com o carro leve, carregado ou em busca da máxima eficiência energética.

A direção elétrica progressiva traz uma lógica adaptativa interessante, por ajustar automaticamente a firmeza conforme a velocidade: ficou mais leve em manobras urbanas e bem firme em estrada. O resultado é um comportamento típico de modelos de segmentos caracterizados pela sofisticação e primor nos detalhes.

As duas opções de motorização são igualmente eficientes, cada um com seu apelo. O 1.0 Turbo Flex entrega 115,5 cv e impressiona pelo baixo consumo: até 13,8 km/l na estrada com gasolina e 11,5 km/l com etanol, de acordo com o ciclo do Inmetro. Já o motor 1.2 Turbo Flex, de 141 cv, é ideal para quem busca uma dose extra de força — acelera de 0 a 100 km/h em apenas 10,6 segundos, garantindo mais fôlego para ultrapassagens e retomadas — com consumo semelhante. Alinhado com o compromisso da marca em continuar reduzindo as emissões a cada geração.

O mais impressionante: todos esses números são entregues por um SUV compacto equipado com transmissão automática e ótima distribuição do espaçoso interno. São 4,3 metros de comprimento, 1,79 m de largura e um porta-malas de 393 litros.

Por ter vivenciado todas as transformações do segmento, o Tracker utiliza-se de todo esse aprendizado para evoluir onde realmente importa para o consumidor.

Chevrolet
General Motors América do Sul

sábado, 12 de julho de 2025

VIAÇÃO OURO E PRATA DISPONIBILIZA LOCALIZAÇÃO DE ÔNIBUS EM TEMPO REAL PARA PASSAGEIROS

Tecnologia é pioneira no setor. A novidade já pode ser utilizada por passageiros que adquirirem passagens da Viação Ouro e Prata em todo o Brasil.

Depois de lançar a solução OpConecta (que disponibiliza para os passageiros internet via satélite gratuita durante 100% do tempo em toda a viagem) em 2023, a Viação Ouro e Prata, referência em inovação e qualidade no transporte rodoviário de passageiros, acaba de divulgar mais uma solução gratuita: o OPMaps, sistema pioneiro de rastreamento de ônibus em tempo real. A partir deste mês, os viajantes da empresa poderão acompanhar, com precisão, onde está o seu ônibus ao longo da rota, trazendo mais tranquilidade, segurança e autonomia durante a jornada.

O projeto que está em desenvolvimento há mais de 4 anos, passou por diversos testes e integrações com a grade operacional da empresa, garantindo a precisão dos dados apresentados. O OPMaps é uma novidade exclusiva da Viação Ouro e Prata e traz uma experiência inédita no transporte rodoviário do Brasil pois funciona mesmo onde o sinal de celular não chega. Com a tecnologia via satélite, o passageiro pode acompanhar o trajeto do ônibus em tempo real, direto do celular e compartilhar a sua localização com familiares e amigos, que acompanham o trajeto e sabem exatamente o momento da chegada.. Para isso acontecer, a empresa precisou conectar vários sistemas — venda de passagens, escala, rastreamento e outras funcionalidades — e integrar tudo com o OPConecta (sistema de internet via satélite a bordo), garantindo mais tranquilidade, confiança e informação atualizada do início ao fim da viagem.

“Na Ouro e Prata, buscamos constantemente maneiras de melhorar cada etapa da jornada do passageiro. Encantar o cliente é um dos nossos valores, e isso significa oferecer soluções que realmente façam a diferença na experiência de quem confia na gente para viajar”, reforça Carlos Bernaud, diretor de operações da Viação Ouro e Prata.

A Ouro e Prata também destaca que conta com uma equipe dedicada que atua diretamente no Centro de Controle de Operações (CCO), acompanhando em tempo real todas as informações da frota por meio do sistema de telemetria e oferecendo todo o suporte necessário para manter o OPMaps sempre atualizado e em pleno funcionamento.

“A nova tecnologia nasce para solucionar um problema antigo do setor: a falta de informações em tempo real sobre a localização dos veículos. Com o OPMaps, o cenário muda. Ao acessar o site da Viação Ouro e Prata, o passageiro poderá inserir o número do seu bilhete  e visualizar, imediatamente, a posição atual do ônibus no mapa. A atualização da localização é feita a cada 30 segundos, indicando de forma clara onde o veículo se encontra e sua proximidade da próxima parada de embarque ou desembarque”, explica Luzandro Tietbohl, Gerente de TI da Ouro e Prata.

Dados seguros antes, durante e pós-viagem

O sistema é integrado com os sistemas de vendas de passagem da Ouro e Prata. A única informação que é solicitada para o passageiro para usar o sistema é o número do bilhete, isto é, o sistema não coleta dados sensíveis dos passageiros. Ele utiliza os dados coletados no momento da venda e são tratados de acordo com a Lei de Proteção de Dados (LGPD).

A solução conta com a ajuda da Zabbix e da GA4, soluções que já fazem parte da estrutura de TI da Ouro e Prata. Hoje, 95% da frota está equipada com a solução e o planejamento é de que até final de julho todos os ônibus já estejam utilizando o OPMaps.“A solução foi pensada para ser intuitiva, direta e eficiente. O passageiro acessa, digita o número do bilhete, e pronto: sabe exatamente onde o ônibus está. É mais um passo na nossa jornada de transformação digital, sempre com foco em facilitar a vida de quem confia na Ouro e Prata para viajar pelo Brasil”, complementa Tietbohl.

O serviço é gratuito para todos os passageiros que adquirirem passagens da Viação Ouro e Prata. e já está disponível em todas as rotas da empresa, nos 10 estados de atuação e em todos os mais de 400 destinos atendidos.

Viação Ouro e Prata
Engaje! Comunicação

HYUNDAI MOTOR COMPANY PUBLICA EDIÇÃO 2025 DE SEU RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE

Relatório traz visão geral abrangente da sustentabilidade, destacando as melhorias na cadeia de suprimentos e maior independência e diversidade do conselho da empresa

Desde 2003, a Hyundai Motor publica relatórios anuais de sustentabilidade para divulgar uma ampla gama de informações que demonstram seu compromisso com a gestão sustentável e facilitam a comunicação ativa com as partes interessadas, incluindo investidores, clientes e comunidades em todo o mundo.

"A Hyundai está comprometida com a mobilidade sustentável nos veículos que oferecemos e nos processos que usamos para produzi-los. Fizemos um incrível progresso na redução do impacto ambiental de nossos modelos ao longo de seu ciclo de vida, incluindo o processo de fabricação, em linha com nosso objetivo final de neutralidade de carbono até 2045", disse José Muñoz, presidente e CEO da Hyundai Motor Company. "Nossa visão de 'Progresso para a Humanidade' reflete a crença de que o avanço da mobilidade livre de emissões não é apenas um negócio consistente, mas uma responsabilidade compartilhada para garantir um ar mais limpo e uma melhor qualidade de vida para as gerações futuras."

O relatório de 2025 está estruturado em torno de três pilares principais: Meio Ambiente, Social e Governança.

Meio Ambiente
O relatório destaca projetos inovadores para melhorar a circularidade dos veículos, incluindo o Projeto Car-to-Car, que incorpora materiais reciclados de veículos em fim de vida na produção de carros novos. Ele também detalha investimentos significativos na expansão de energia renovável, incluindo o maior contrato corporativo de compra de energia da Coreia e a introdução de iniciativas de energia renovável em instalações internacionais.

Social
Esta seção aborda a participação da Hyundai Motor nas principais iniciativas globais de sustentabilidade, incluindo a adesão à Responsible Business Alliance[1] e à Drive Sustainability[2]. O relatório descreve os programas de análise de risco da cadeia de suprimentos da empresa e novas iniciativas de diversidade, incluindo metas atualizadas para executivos e funcionários, além de treinamento abrangente para lideranças e equipes globais.

Governança
A seção de governança detalha os esforços da Hyundai para fortalecer a independência e a diversidade do conselho e melhorar a transparência da tomada de decisões e as comunicações com as partes interessadas. Esses esforços incluem a nomeação de diretores seniores independentes, o estabelecimento de um conselho de diretores independentes e duas novas diretoras.
Para melhorar a acessibilidade e a usabilidade, o relatório inclui um "Sustainability Factbook", que apresenta tendências de três anos dos principais dados quantitativos de sustentabilidade e índices alinhados com os padrões globais de divulgação. Isso inclui a Global Reporting Initiative (GRI) e os European Sustainability Reporting Standards (ESRS).

O Relatório de Sustentabilidade 2025 da Hyundai Motor está disponível na seção Relatório Global de Sustentabilidade da página ESG no site da Hyundai Motor Brasil.

[1] The Responsible Business Alliance é a maior coalizão industrial do mundo dedicada à conduta empresarial responsável em cadeias de suprimentos globais.

[2] Drive Sustainability é uma parceria automotiva entre 16 fabricantes de automóveis, apoiada pela CSR Europe (rede de negócios europeia para a Sustentabilidade e a Responsabilidade Corporativas) que visa impulsionar a sustentabilidade em toda a cadeia de suprimentos automotivos, promovendo uma abordagem comum dentro da indústria e integrando a sustentabilidade no processo geral de compras.

A Hyundai Motor Brasil está presente no país desde 2012, quando inaugurou sua fábrica em Piracicaba (SP). Com 3,2 mil colaboradores, é responsável pela fabricação e comercialização da linha de veículos compactos HB20 e do SUV compacto Creta. Recentemente, passou a coordenar desde a importação até a distribuição final do portfólio completo de veículos da marca no Brasil. A partir do Brasil, a Hyundai administra as operações comerciais para a região das Américas Central e do Sul, exportando para países vizinhos como Argentina, Colômbia, Paraguai e Uruguai. Para saber mais sobre a Hyundai e seus produtos no Brasil, acesse hyundai.com.br. Acompanhe também o dia a dia da marca nas redes: Facebook (facebook.com/hyundaibr), Instagram (instagram.com/hyundaibr), LinkedIn (linkedin.com/company/hyundai-motor-brasil), TikTok (tiktok.com/@hyundaibr) e YouTube (youtube.com/hyundaibr)

Hyundai Motor CompanyFundada em 1967, a Hyundai Motor Company está presente em mais de 200 países com cerca de 120 mil funcionários dedicados a enfrentar os desafios de mobilidade em todo o mundo. Com base na visão da marca “Progresso para a Humanidade”, a Hyundai Motor está acelerando sua transformação em um provedor de soluções de mobilidade inteligente. A empresa investe em tecnologias avançadas, como robótica e Mobilidade Aérea Avançada (AAM) para trazer soluções revolucionárias, enquanto busca por inovação aberta para desenvolver futuros serviços de mobilidade. À procura de um futuro sustentável para o mundo, a Hyundai continuará empregando seus esforços para introduzir veículos de emissão zero equipados com a mais alta tecnologia em eletrificação, liderando a indústria de células de combustível de hidrogênio. Mais informações sobre a Hyundai Motor e seus produtos podem ser encontradas em: hyundai.com/worldwide/en ou hyundai.com/worldwide/en/newsroom

Hyundai Motor Brasil
Ketchum-Interfuse

LECAR APRESENTA INOVAÇÃO BRASILEIRA DURANTE A ETAPA DO MUNDIAL DE ENDURANCE (FIA WEC) EM INTERLAGOS

Lecar 459 Híbrido Flex

O Autódromo de Interlagos, em São Paulo, está recebendo neste fim de semana a etapa brasileira do FIA World Endurance Championship (WEC), o principal campeonato mundial de corridas de longa duração.

A tradicional prova das 6 Horas de São Paulo, que acontece entre os dias 11 e 13 de julho, reúne as maiores montadoras do mundo e coloca à prova o desempenho, a tecnologia e a estratégia de equipes e pilotos em uma disputa de resistência com padrão internacional.

Com categorias como Hypercar e LMGT3, a competição reúne protótipos de última geração e carros esportivos de alta performance, exigindo excelência em engenharia, durabilidade mecânica e tomada de decisão em condições extremas.

A etapa brasileira marca o retorno do WEC ao país e reforça o papel histórico de Interlagos como um dos palcos mais emblemáticos do automobilismo mundial.

Em meio a esse cenário competitivo e de grande visibilidade internacional, a Lecar, nova montadora 100% brasileira voltada à mobilidade sustentável, participa do evento com a exposição do seu protótipo Lecar 459 Híbrido Flex, apresentado ao público na área temática Brazilian Soul, instalada dentro do circuito.

Lecar 459 Híbrido Flex na área temática Brazilian Soul

O espaço recebeu uma ambientação que remete à identidade visual do Brasil, com elementos que remetem à natureza e ao esporte nacional, e exibe também um dos carros históricos pilotados por Nelson Piquet, tricampeão mundial e ícone da história do automobilismo.

“Estar presente em um evento do porte do WEC, ao lado das maiores marcas do mundo, reforça nossa convicção de que o Brasil tem competência para inovar, produzir tecnologia e competir em alto nível. É uma oportunidade estratégica de posicionar a Lecar como parte do futuro da mobilidade sustentável no país”, destaca Flávio Figueiredo Assis, presidente da marca brasileira.

Lecar - Fundada para liderar a transição energética da mobilidade no Brasil, a Lecar aposta em tecnologia nacional, inovação e sustentabilidade. Com uma rede de fornecedores locais e engenharia própria, a empresa prioriza o uso do etanol como energia limpa, desenvolvendo veículos híbridos flex voltados para a realidade e os desafios do país. O compromisso vai além do produto: a Lecar investe em uma cadeia produtiva nacional sólida e na valorização do talento brasileiro, consolidando-se como referência para a indústria automotiva do futuro. À frente da Lecar está Flávio Figueiredo Assis, empresário com sólida trajetória em mobilidade, tecnologia e soluções financeiras. Fundador da Lecar, Lebank e Le Card, e com mais de uma década de experiência, ele também lidera projetos inovadores que integram indústria automotiva, fintechs e serviços de mobilidade

Lecar
Expert & Cia Comunicação Integrada
Gilberto dos Santos 
Jorge Görgen 
gilberto.santos@expertecia.com.br

GWM BRASIL E SENAI IRACEMÁPOLIS PROMOVEM CAPACITAÇÃO GRATUITA PARA FORMAÇÃO DE TALENTOS NA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA

Iniciativa oferece 240 vagas em curso gratuito de Montador de Veículos, com início em julho e foco na capacitação da comunidade local

Capacitação integra processo de contratações da nova fábrica em Iracemápolis

A GWM Brasil, em parceria com o SENAI Iracemápolis, anuncia a abertura das inscrições para o curso gratuito de Operador de Lean Manufacturing, com foco na função de montador de veículos. A iniciativa faz parte da reta final do processo de contratações da fábrica da montadora em Iracemápolis (SP) e reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento da comunidade local e a formação de profissionais qualificados para o setor automotivo.

Ao todo, serão oferecidas 240 vagas distribuídas em 6 turmas, com início das aulas a partir do dia 21 de julho. A formação será realizada no SENAI Iracemápolis, com carga horária de 32 horas e turmas nos períodos da tarde e da noite, facilitando o acesso de quem já atua no mercado ou busca recolocação profissional.

As inscrições são gratuitas, voltadas à comunidade, e devem ser realizadas na secretária do SENAI Iracemápolis, localizado na Rua Camilo Ferrari, 765 – Distrito Industrial, de segunda a sexta-feira das 8h às 20h e aos sábados, das 8h às 12h.

“Acreditamos no potencial transformador da educação técnica e queremos oferecer uma oportunidade concreta para quem deseja se preparar para os desafios da mobilidade do futuro. Essa parceria com o SENAI é um passo importante para garantir mão de obra qualificada e fortalecer ainda mais nossa presença na região”, destaca Gabriel Perucci, Head de RH da GWM Brasil.

Além de ser uma chance de capacitação de qualidade, o curso também pode representar a porta de entrada para uma carreira na GWM, que está em fase final de contratação para linha de produção e com novas oportunidades sendo abertas.

Para mais informações sobre o curso, clique aqui.

GWM Brasil
Grupo Printer Comunicação

JOÃO MENDES LANÇA OBRA QUE RESGATA MEIO SÉCULO DE HISTÓRIAS DO MOTOCICLISMO BRASILEIRO

Livro traz bastidores da imprensa, competições, curiosidades e personagens inusitados como Pelé, Adriana Esteves e o cantor Naldo Beny

Jornalista especializado no setor de veículos há 48 anos, João Mendes eterniza em livro sua conexão visceral com as motocicletas, que começou ainda na juventude e nunca mais parou. Responsável por levar o motociclismo à TV brasileira com a criação do programa Bike Show, que estreou há 40 anos na TV Record do Rio de Janeiro, João também fez história como piloto de motocross, supercross, motovelocidade, enduro e rally. Ao longo das décadas, tornou-se uma das vozes mais respeitadas e um dos personagens mais emblemáticos do motociclismo nacional.

Durante a pandemia, incentivado por amigos, fãs e colegas de profissão, João finalmente atendeu aos pedidos para registrar essa trajetória única. O resultado é um livro intenso, pessoal e repleto de episódios curiosos — com aproximadamente 500 fotos resgatadas de arquivos e acervos.

A obra vai além da história do motociclismo: traz personagens inesperados que cruzaram seu caminho, como o craque Pelé, a premiada atriz Adriana Esteves e o cantor Naldo Beny, com mais de 20 milhões de seguidores nas redes sociais.

Outro diferencial da publicação é o uso de tecnologia para ampliar a experiência do leitor: dezenas de QR Codes permitem assistir a vídeos de competições, bastidores e imagens que complementam os relatos, transformando a leitura em uma verdadeira imersão multimídia.

O livro foi produzido na IPSIS, considerada a melhor gráfica de livros de arte do Brasil, com acabamento impecável digno de colecionador. O projeto tem ainda o envolvimento de nomes importantes como o MotoStory, idealizado por Carlãozinho Coachman, reforçando o compromisso com a preservação da memória do motociclismo.

“Ao longo dessa vida atribulada de muitas produções, reportagens e competições, vários amigos me disseram: ‘Você não tem o direito de guardar essas histórias só para você’. Fiquei com essa frase na cabeça, que foi uma motivação para escrever este livro. São histórias do motociclismo na TV brasileira, da minha vida como jornalista, piloto, produtor e apresentador de TV e das minhas realizações. Aproveitei para colocar também neste livro depoimentos de pessoas importantes que fizeram parte dessas histórias. Muitos me emocionaram e me levaram às lágrimas, porque eu não sabia — e através deles percebi — que, na verdade, fiz muito mais do que pensava ter feito”, afirma João “Bike Show” Mendes.

“Achei que conhecia João Mendes. João Mendes faz parte da minha história pessoal de piloto e de motociclista. Ele e o programa Bike Show são parte indelével do que sou. Minha admiração pelo que ele fez e pelo que ainda faz pelo jornalismo especializado é gigante — e eterna. Quando, em 2020, ele foi a Socorro visitar a exposição Duas Rodas e Uma Nação, no Museu Municipal da cidade, me disse: ‘Carlãozinho, estou escrevendo um livro sobre a minha história e do programa Bike Show!’ E eu imediatamente propus: ‘Então façamos juntos, pois estou realizando o meu primeiro livro, justamente Duas Rodas e Uma Nação, e o seu será o segundo. Topa?’ E ele topou. E eu achei que conhecia João Mendes… até dar de cara com a história que vocês vão ler. Achei que sabia a dimensão do trabalho dele, mas confesso que me surpreendi com sua história. E vocês também vão. Obrigado, amigo, por ter escolhido o MotoStory e nos ter permitido participar deste projeto. GRATIDÃO!”, diz Carlãozinho Coachman.

A força da parceria: Yamaha acredita na memória do motociclismo

O projeto do livro também contou com o patrocínio da Yamaha do Brasil, reforçando o compromisso da marca com a valorização da cultura motociclística no país.

“A Yamaha tem orgulho de apoiar projetos que preservam a memória do motociclismo. E esse livro é uma verdadeira celebração dessa jornada. É parte do nosso compromisso incentivar a cultura, inspirar novas gerações e manter viva a paixão que move milhões de motociclistas”, destaca Giovana do Vale, gerente de Brand, Marketing e Racing da Yamaha Motor do Brasil

Alguns capítulos do livro

  • A Moto na TV – Como tudo começou com o pioneirismo do Bike Show.
  • Primeira Competição de Motocross no Rio de Janeiro – O nascimento das pistas no Brasil.
  • Dirigindo o Pelé – Uma viagem com o rei do futebol.
  • Lançando Adriana Esteves na TV – A futura atriz global em seus primeiros passos.
  • Do Motocross Mirim a Campeão do Rally Dakar – A evolução de talentos revelados.
  • João Mendes Substitui Kenny Roberts – Da imprensa à pista, literalmente.
  • Bike Show e o Rock Brasil – A conexão das motos com a música nacional.
  • Festa 50 Anos do Motocross no Brasil – Uma celebração histórica e emocionante.
  • História Esquecida – Bastidores e fatos que nunca foram ao ar.

Ficha técnica
Título:  João BIKE SHOW Mendes - O motociclismo na TV - A história do pioneiro
Autor: João Mendes
Editor: Carlãozinho Coachman
ISBN: 978-65-997216-1-8
Número de páginas: 255
Editora: MotoStory
Impressão: IPISIS Gráfica e Editora
Preço sugerido: R$150,00
Lançamento: 
15/07 no Rio de Janeiro - RJ
19 e 20/07 em Socorro - SP no Centro Cultural Movimento.

VGCOM - SP
Jornalista Responsável: Vanessa Giannellini

sexta-feira, 11 de julho de 2025

ASSOCIADAS À ABEIFA FECHAM SEMESTRE COM ALTA DE 31,3%

As dez marcas filiadas à Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, com licenciamento de 10.206 unidades, anotaram em junho último queda em suas vendas de 10,9% ante maio, quando foram comercializadas 11.457 unidades. Comparado a junho de 2024, o aumento é de 28%: 10.206 unidades contra 7.976 veículos.

No acumulado de 2025, veículos importados mais as unidades aqui produzidas, a Abeifa somou 60.042 unidades, 31,3% mais em relação ao ano passado, quando foram emplacadas 45.743 unidades.

Os dados de emplacamento de veículos eletrificados no período de janeiro a junho continuam expressivos: os 55.539 veículos eletrificados da Abeifa respondem por 48,7% do mercado interno total de 114.081 unidades emplacadas.

Em junho último, com 10.206 unidades licenciadas (importados + produção nacional), a participação das associadas à Abeifa foi de 5% do mercado total de autos e comerciais leves (202.164 unidades). As 60.042 unidades emplacadas nos primeiros seis meses do ano mantiveram marketshare de 5,3% do total de 1.131.330 unidades do mercado interno brasileiro de automóveis e comerciais leves.

Perspectivas mantidas

Embora a taxa de juros esteja elevada e, por consequência, tornando-se um fator inibidor de aquisição de veículos zero km, o presidente da Abeifa, Marcelo Godoy, acredita que, diante dos resultados obtidos no primeiro semestre do ano, “devemos superar em 2025 a marca de 120 mil unidades emplacadas, algo próximo de 15% mais em relação às quase 105 mil unidades de 2024”.

Na avaliação de Godoy, “é quase uma tradição termos mais vendas efetivas no segundo semestre do ano, algo em torno de 10% mais em relação ao primeiro. Como o setor de veículos automotores está ‘agitado’ com a chegada de novas marcas internacionais e as montadoras locais também estão reagindo com diversos lançamentos, acreditamos que nós, da Abeifa, também acompanharemos esse movimento muito positivo de novidades e de vendas”.


Abeifa
Textofinal de Comunicação Integrada

ÔNIBUS ESCOLARES EQUIPADOS COM ALLISON CHEGARAM A REDENÇÃO, CEARÁ

São os primeiros com transmissões totalmente automáticas da América do Sul

Em torno de 200 micro-ônibus Volare equipados com as transmissões automáticas Allison, das 320 unidades que fazem parte do programa instituído pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional (FNDE), agência federal ligada ao Ministério da Educação, já foram entregues em todo o Brasil. Estados como Bahia, Pernambuco, Espírito Santo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, entre outros, já receberam os veículos que tornam o transporte dos alunos das escolas públicas do Brasil mais seguro e confiável.

Redenção, cidade a 55 quilômetros da capital Fortaleza, no estado do Ceará, foi o primeiro município brasileiro a receber os Volare com tração 4x4 equipados com uma transmissão totalmente automática Allison T2100 xFE®, da série Torqmatic™, para o transporte escolar da região. Esses novos ônibus permitiram o acesso a áreas anteriormente de difícil alcance.

“A educação do município de Redenção já enfrentou grandes desafios. Tivemos a época que as crianças eram transportadas em pau de arara (caminhão com bancos na carroceria) para as escolas”, comenta Jane Cleia Pereira da Costa, Secretária de Educação da cidade de Redenção. “Mas com a modernização do transporte escolar, o investimento realizado em infraestrutura está garantindo que nossas crianças cheguem às escolas com conforto e qualidade, o que contribui para um futuro mais promissor”.

Os ônibus Volare, disponíveis nas versões 4x2 e 4x4, estão equipados com transmissões Allison T2100 xFE. Os modelos totalmente automáticos são mais fáceis de operar em estradas com lama, cascalho ou areia, o que é particularmente comum nas áreas rurais do Norte e Nordeste do Brasil, onde muitos desses ônibus estão operando. Ao eliminar a necessidade de mudanças manuais de marcha, os motoristas podem manter o foco total na condução, especialmente em condições desafiadoras.

Transmissão Allison T2100 xFE

”Sou habilitado há 30 anos, mas nunca trabalhei com um veículo tão bom”, afirma José de Souza, motorista que transporta as crianças. “Se eu já trabalhava com gosto, agora trabalho muito melhor. Com o automático eu me sinto mais tranquilo. Com o manual, não é assim; às vezes você pode errar uma marcha em um local ruim, o que não acontece com a transmissão automática, que também é mais confortável. É só segurar o volante e seguir em frente, está aprovado”.

As crianças também acham os ônibus muito confortáveis e destacam que agora eles “conseguem subir e descer trechos que antes não era possível”, os veículos anteriores tinham dificuldade nas estradas íngremes e enlameadas. Em função disso, elas perdiam muitas aulas, o que não acontece mais.

“Allison tem grande satisfação em colaborar com o programa Caminho da Escola do FNDE que, ao longo dos anos, tem aprimorado o transporte escolar em todo o Brasil”, diz Gabriel Ruggiero, Diretor Regional de Operações para a América do Sul da Allison Transmission. “Com a inclusão do câmbio automático, a Allison oferece soluções totalmente alinhadas aos objetivos do programa, garantindo maior disponibilidade dos veículos e, consequentemente, o cumprimento do calendário escolar, além de transportar as crianças com qualidade e conforto às escolas."

Para maiores informações sobre o desempenho das transmissões Allison nos ônibus escolares, clique aqui e visite o site

Allison Transmission
Press Consultoria

MARCOPOLO INAUGURA ESCOLA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SÃO MATEUS

A Escola de Formação Profissional Marcopolo (EFPM), que completa 35 anos em 2025, inaugurou nesta quinta-feira (10) sua nova unidade em São Mateus, no Espírito Santo. O evento de abertura contou com a presença do CEO da companhia, André Armaganijan, além de gestores da empresa e dos 38 alunos da primeira turma. O curso inicial será o de montador de veículos automotores.

Com foco na qualificação de mão de obra para atender às demandas da Marcopolo e do mercado, a EFPM oferece aos jovens não apenas capacitação técnica, mas também o desenvolvimento de outras competências, como disciplina, trabalho em equipe, comunicação e relacionamento interpessoal. Os aprendizes têm a oportunidade de conhecer de perto as diversas etapas da indústria de ônibus, ampliando sua visão sobre o setor.

“Desde sua criação em Caxias do Sul, em 1990, a escola permitiu aos jovens se prepararem para um mercado cada vez mais exigente e em constante transformação”, afirma André Armaganijan, CEO da Marcopolo. “Investir na educação e na qualificação profissional é um compromisso da companhia e uma forma de contribuir para o desenvolvimento social e construir uma comunidade melhor para todos”, completa o executivo.

Histórico em Caxias do Sul

Ao longo de seus 35 anos de atuação, a Escola de Formação Profissional Marcopolo já treinou cerca de 1,6 mil jovens em Caxias do Sul (RS), onde a iniciativa teve início. Além do curso de montador de veículos automotores, a unidade oferece formações para soldador montador, eletricista de veículos e mecânico de veículos automotores, ampliando as possibilidades de inserção no mercado e contribuindo para o fortalecimento da indústria local.

Marcopolo - Fundada há 75 anos em Caxias do Sul (RS), a Marcopolo é líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil e posiciona-se entre as maiores fabricantes do mundo. A companhia está comprometida com o futuro da mobilidade, atenta ao desenvolvimento de novos modais, além de investir de forma contínua em aprimoramento, tecnologia, design e expansão, produzindo soluções que contribuem para o desenvolvimento do transporte coletivo de passageiros. Com fábricas nos cinco continentes, os veículos produzidos pela empresa rodam nas estradas de mais de 140 países

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

FORD ANUNCIA O LANÇAMENTO DO MUSTANG DARK HORSE NO BRASIL

O Ford Mustang Dark Horse, versão de série mais potente já produzida do “muscle car”, será lançado este ano no Brasil e na América do Sul, incluindo Argentina, Chile, Peru e Colômbia. O anúncio foi feito no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, durante os treinos livres das 6 Horas de São Paulo, prova do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) que será disputada no domingo com o Mustang GT3 no grid.

O local escolhido para a primeira exibição pública do Mustang Dark Horse não poderia ser mais adequado. Afinal, trata-se da versão de linha do Mustang homologada para as ruas mais próxima de um modelo de competição. Além do motor Coyote 5.0 V8 aspirado mais potente da história (exceto a linha Shelby), ele é equipado com câmbio automático de dez marchas e vários componentes desenvolvidos para as pistas.

“O Novo Mustang Dark Horse irá impressionar os entusiastas mais exigentes, com o melhor balanço para um superesportivo feito para as ruas e para as pistas”, diz Antonio Baltar Jr., diretor comercial da Ford América do Sul. “Nossa engenharia se superou entregando um produto que vai muito além de alta potência, o Dark Horse personifica o legado indomável do Mustang.”

O estilo do Mustang Dark Horse é marcado por elementos escurecidos nos faróis e na grade, pelas entradas de ar no capô, aerofólio traseiro e detalhes aerodinâmicos aprimorados em túnel de vento. Ele ostenta também o primeiro logo do Mustang em que o cavalo é visto de frente, com as narinas abertas como um alazão de corrida, replicando as duas entradas de ar no capô.

“2025 será um ano muito especial para a marca e para nossa legião de clientes e fãs, onde pela primeira vez a Ford terá três versões do Mustang no mesmo ano: GT Performance, GT Performance Manual e agora o Mustang Dark Horse”, destaca Baltar.

Desde o seu lançamento oficial em 2018, o Mustang já vendeu mais de 4.000 unidades, consagrando-se como o veículo em versão única mais vendido entre os superesportivos.

Mundial de Endurance

O Campeonato Mundial de Endurance (WEC) faz parte do novo programa global de competição da Ford. A etapa de Interlagos é a quinta da temporada 2025, restando ainda três para o final, em Lone Star Le Mans (EUA), Fuji (Japão) e Bahrein.

O Mustang GT3 foi desenvolvido pela Ford Performance, divisão de carros de alto desempenho e competição da marca, junto com a M-Sport e a Multimatic Motorsports para correr na categoria LMGT3. Ele é equipado com motor V8 5.4 naturalmente aspirado, suspensão exclusiva, caixa de câmbio montada no eixo traseiro, carroceria com painéis de fibra de carbono e um pacote aerodinâmico único.

A equipe Proton Competition, parceira da Ford, compete com dois carros. O Mustang GT3 n° 77 é pilotado pelo português Bernardo Sousa e os britânicos Ben Tuck e Benjamin Barker. O Mustang GT3 n° 88 tem como pilotos os italianos Stefano Gattuso e Giammarco Levorato, e o norueguês Dennis Olsen.

O Mustang Dark Horse é mais um exemplo da estratégia da Ford de usar as pistas como um laboratório de inovação para os seus carros, incorporando décadas de experiência nas competições para oferecer o que há de melhor em desempenho também nas ruas.

Ford Motor Company
Ideal Axicom

ROADCARD É A 1ª HOMOLOGADA PELA ANTT PARA OPERAR NOVO MODELO DE VALE-PEDÁGIO COM LEITURA DE PLACAS

Medida garante meio de pagamento eletrônico do VPO para caminhoneiros que não têm TAGs em seus veículos

Pagamento de pedágio agora pode ser feito por leitura de placas de caminhões. Foto: Copilot | Divulgação.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) homologou a Roadcard como a primeira operadora autorizada a implantar o novo modelo do Vale-Pedágio Obrigatório (VPO), que passa a utilizar leitura automática de placas OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) como forma de identificação do veículo e liberação do pagamento.

O novo sistema beneficia especialmente os caminhoneiros autônomos, que poderão receber o VPO sem a necessidade de TAGs. A solução será utilizada exclusivamente para o recebimento do Vale-Pedágio, e sem custo para o caminhoneiro que optar por essa modalidade.

“A aprovação do novo modelo do Vale-Pedágio Obrigatório pela ANTT representa um avanço importante para os caminhoneiros autônomos, pois garante que haja um meio de pagamento disponível para recebimento para aqueles que não têm TAGs em seus caminhões”, explica Felipe Dick, CEO da Roadcard.

A Roadcard será a primeira a viabilizar esse modelo com leitura automática de placas, de forma exclusiva para o recebimento do Vale-Pedágio Obrigatório (VPO) - e, o mais importante: sem custo para o caminhoneiro que optar por não utilizar TAG.

“Isso reforça nosso compromisso com a liberdade de escolha. O caminhoneiro decide como prefere receber seu vale-pedágio. Continuaremos operando com todas as TAGs parceiras e seguimos abertos a novas parcerias, sempre buscando mais conveniência e eficiência para quem transporta o Brasil”, diz o CEO. “A Roadcard nasceu para simplificar a vida do caminhoneiro, e é com esse propósito que seguimos inovando, com respeito, segurança e autonomia na sua jornada”, completa.

A implantação do novo modelo será viabilizada em parceria com a MeuPedágio.com, plataforma homologada e agnóstica que lidera a integração entre concessionárias, operadoras de VPO, entidades governamentais e sistemas fiscais. Com sua infraestrutura robusta e escalável, a MeuPedágio.com garante a interoperabilidade do sistema e simplifica toda a operação para os agentes envolvidos na cadeia do transporte rodoviário.

Com essa parceria, a Roadcard reforça seu propósito de garantir liberdade de escolha ao caminhoneiro, oferecendo todas as formas possíveis de recebimento dos pagamentos relacionados à contratação de frete - incluindo o VPO.

A Roadcard foi uma das primeiras Instituições de Pagamento Eletrônico de Frete (IPEF) do Brasil e é referência em gestão de pagamentos no Transporte Rodoviário de Cargas. Sua Solução Pamcard inclui vale-pedágio, vale-combustível e gestão de despesas, oferecendo eficiência e conformidade regulatória para transportadoras e embarcadores. Clique aqui e visite o site

A MeuPedágio.com é uma plataforma digital referência em soluções de automação e gestão para o setor de pedágios e transporte rodoviário de cargas. Atua como hub tecnológico entre concessionárias, operadoras de Vale-Pedágio, embarcadores e órgãos reguladores. Sua solução integra o pagamento, emissão e conciliação de Vale Pedágio digital, oferecendo eficiência operacional, conformidade legal e ampla interoperabilidade para todos os envolvidos na cadeia logística. Clique aqui e visite o site

Roadcard
Sales Lima

quinta-feira, 10 de julho de 2025

CEO DA STELLANTIS INAUGURA NO SAFETY CENTER SOUTH AMERICA ESTRUTURA DEDICADA A TESTES DE VEÍCULOS HÍBRIDOS E ELÉTRICOS

Localizado no Polo Automotivo Stellantis de Betim (MG), nova estrutura faz parte do Safety Center, o mais moderno centro de testes de colisão do hemisfério sul

Safety Center tem nova estrutura dedicada para realizar testes de colisão em veículos híbridos e elétricos.

Em sua primeira visita oficial ao Brasil como CEO global da Stellantis, Antonio Filosa inaugurou, no Polo Automotivo de Betim (MG), uma nova estrutura do Safety Center dedicada a realizar testes de colisão em veículos híbridos e elétricos.

A modernização do espaço representa um importante avanço tecnológico, ampliando a capacidade da Stellantis de desenvolver localmente soluções inovadoras dedicadas à segurança veicular de seus veículos, independentemente do tipo de propulsão.

“O Safety Center marca mais um passo na consolidação da América do Sul como uma região estratégica para a produção de veículos híbridos e elétricos. Com foco em segurança, sustentabilidade e inovação, fortalecemos nossa liderança e o protagonismo no mercado sul-americano. Reforçamos, ainda, nosso compromisso com o futuro da mobilidade e com o desenvolvimento tecnológico nacional”, destaca Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.

“Essa inauguração é mais uma prova do quanto acreditamos na força da nossa engenharia local e no potencial da América do Sul para liderar a transformação da mobilidade. Investir em infraestrutura tecnológica, segurança e inovação é essencial para que sempre possamos oferecer soluções que superem as expectativas de nossos clientes”, afirma Márcio Tonani, vice-presidente sênior dos Centros Técnicos de Engenharia da Stellantis para a América do Sul.

Protocolos de segurança

No Safety Center, o mais moderno centro de testes de colisão do hemisfério sul, uma equipe especializada com mais de 50 engenheiros conduz rigorosos protocolos de avaliação. Os testes de colisão para veículos híbridos e elétricos seguem procedimentos similares aos aplicados em veículos a combustão, mas com foco em aspectos críticos relacionados às baterias e sistemas elétricos.

Antes da realização dos testes de impacto, é feita uma inspeção completa das baterias, com análises visuais, testes elétricos e verificação de isolamento. Durante os ensaios, tecnologias avançadas monitoram sinais de curto-circuito, fuga térmica e risco de incêndio, garantindo controle total do processo.

Após a colisão, a área é isolada e equipes técnicas, junto à brigada de incêndio, seguem diretrizes especiais para veículos de alta voltagem. São realizadas inspeções visuais e medições com equipamentos não invasivos para verificar a integridade do compartimento da bateria, enquanto a temperatura e possíveis gases liberados são monitorados continuamente.

Qualquer sinal de instabilidade aciona automaticamente sistemas de contenção e supressão de incêndio, garantindo a segurança da equipe e a validade dos dados coletados.

Os modelos seguem, então, para uma Zona de Segurança, onde são monitorados por pelo menos 24 horas, utilizando câmeras térmicas e registradores de temperatura conectados a sistemas online.

Esses dados ficam acessíveis ao Corpo de Bombeiros e à equipe do Safety Center, garantindo resposta rápida em caso de qualquer irregularidade.

Caso seja detectado risco de incêndio ou falha no isolamento elétrico, o protocolo prevê o resfriamento do veículo com água, por meio de um tanque de imersão, desenvolvido especificamente para conter emergências envolvendo baterias de alta voltagem.

Fotos: Leo Lara | Divulgação Stellantis

Stellantis