segunda-feira, 21 de julho de 2025

GENERAL MOTORS CELEBRA 25 ANOS EM GRAVATAÍ E SE PREPARA PARA A PRODUÇÃO DE SUV INÉDITO

A General Motors celebra os 25 anos de operação de sua fábrica em Gravataí (RS), marco de transformação para a indústria automotiva nacional e para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Desde sua inauguração, em julho de 2000, o Complexo Industrial Automotivo de Gravataí produziu quase 5 milhões de veículos e se consolidou como uma das fábricas mais modernas e inovadoras da GM no mundo- referência em eficiência, sustentabilidade e digitalização industrial.

Atualmente responsável pela produção dos modelos Chevrolet Onix e Onix Plus, que acabam de ser renovados, o complexo se prepara para um novo salto em 2026 com a fabricação de um SUV inédito da Chevrolet. Trata-se de um segmento ainda não explorado pela GM no Brasil. O novo produto faz parte do ciclo de R$ 1,2 bilhão em investimentos anunciados em 2024 para modernização e expansão da unidade.

“Gravataí representa a visão de futuro da GM. Uma fábrica altamente conectada, que alia inovação, sustentabilidade e impacto regional. Com a chegada do novo SUV 100% desenvolvido para o consumidor sul-americano, o complexo inaugura um novo ciclo, ampliando sua relevância na estratégia da GM na América do Sul”, afirma Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul.

Polo de desenvolvimento regional

A instalação da GM em Gravataí, no início dos anos 2000, provocou uma inflexão no perfil econômico e industrial da região metropolitana de Porto Alegre. A construção do complexo impulsionou a infraestrutura local, atraiu fornecedores, estimulou cadeias produtivas e gerou milhares de empregos diretos e indiretos, consolidando o município como um dos principais polos automotivos do país.

“A GM trouxe para Gravataí um novo conceito de indústria, baseado em parcerias, inovação e geração de valor compartilhado. Em 25 anos, esse ecossistema cresceu junto com a cidade e o estado, impulsionando uma transformação que vai muito além dos portões da fábrica”, destaca Ricardo Urbano, diretor do complexo de Gravataí.

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Inovação, digitalização e sustentabilidade

Gravataí foi a primeira fábrica da GM fora do estado de São Paulo e a primeira da América Latina a adotar o modelo de condomínio industrial, com 13 fornecedores estratégicos operando dentro do complexo. Esse formato inovador gerou ganhos de escala, redução logística e sinergia com a cadeia produtiva.

Ao longo dos anos, o complexo passou por quatro grandes expansões e tornou-se referência global em manufatura 4.0. Hoje, opera como uma verdadeira smart factory, com centenas de robôs, câmeras inteligentes, inteligência artificial e sistemas integrados que garantem a excelência na produção.

“Trabalhamos com uma evolução contínua, integrando tecnologias que otimizam processos, reforçam a qualidade e ampliam nossa competitividade- inclusive no uso de recursos naturais”, explica Urbano.

A unidade também é referência em práticas ambientais. Foi pioneira ao conquistar a certificação "Zero Aterro", reciclando 100% dos resíduos industriais. Possui as certificações ISO 9001, 14001 e 50001, opera com quase 60% da energia proveniente de fontes renováveis e lidera iniciativas de conservação e educação ambiental, reconhecidas com a certificação Gold do Wildlife Habitat Council. Em 2023, recebeu o prêmio Energy Star Challenge da Agência de Proteção Ambiental dos EUA.

Por meio do Instituto GM, o complexo também desenvolve ações sociais voltadas à educação, proteção climática e inclusão, incentivando o engajamento dos empregados e gerando impacto positivo direto na comunidade local, sempre com o compromisso de impulsionar pessoas e cidades rumo a um futuro mais sustentável.

Investimentos que moldaram uma trajetória

Desde sua inauguração, Gravataí já recebeu mais de R$ 6 bilhões em investimentos. Cada ciclo marcou uma nova fase de crescimento e inovação:

  • 2000 – Inauguração com produção do Celta (investimento inicial de R$ 1.1 bilhão)
  • 2006 – Ampliação para produção do sedã Prisma (R$ 240 milhões)
  • 2010 a 2012 – Expansão para chegada do Onix (R$ 1,4 bilhão)
  • 2019 – Modernização da linha para lançamento dos novos Onix e Onix Plus (R$ 1,9 bilhão)
  • 2024 – Anúncio de R$ 1,2 bilhão para modernização do complexo para receber o novo SUV e renovação do portifólio

Do Celta, passando pelo o Onix, ao novo SUV, Gravataí tornou-se símbolo de uma indústria nacional mais moderna, eficiente e conectada ao futuro.

“Gravataí é sinônimo de qualidade e inovação. Um modelo de indústria inteligente e sustentável que seguirá como protagonista na próxima fase da mobilidade”, finaliza Urbano.

General Motors América do Sul

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