O Ford Mustang Dark Horse, versão de série mais potente já produzida do “muscle car”, será lançado este ano no Brasil e na América do Sul, incluindo Argentina, Chile, Peru e Colômbia. O anúncio foi feito no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, durante os treinos livres das 6 Horas de São Paulo, prova do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) que será disputada no domingo com o Mustang GT3 no grid.
O local escolhido para a primeira exibição pública do Mustang Dark Horse não poderia ser mais adequado. Afinal, trata-se da versão de linha do Mustang homologada para as ruas mais próxima de um modelo de competição. Além do motor Coyote 5.0 V8 aspirado mais potente da história (exceto a linha Shelby), ele é equipado com câmbio automático de dez marchas e vários componentes desenvolvidos para as pistas.
“O Novo Mustang Dark Horse irá impressionar os entusiastas mais exigentes, com o melhor balanço para um superesportivo feito para as ruas e para as pistas”, diz Antonio Baltar Jr., diretor comercial da Ford América do Sul. “Nossa engenharia se superou entregando um produto que vai muito além de alta potência, o Dark Horse personifica o legado indomável do Mustang.”
O estilo do Mustang Dark Horse é marcado por elementos escurecidos nos faróis e na grade, pelas entradas de ar no capô, aerofólio traseiro e detalhes aerodinâmicos aprimorados em túnel de vento. Ele ostenta também o primeiro logo do Mustang em que o cavalo é visto de frente, com as narinas abertas como um alazão de corrida, replicando as duas entradas de ar no capô.
“2025 será um ano muito especial para a marca e para nossa legião de clientes e fãs, onde pela primeira vez a Ford terá três versões do Mustang no mesmo ano: GT Performance, GT Performance Manual e agora o Mustang Dark Horse”, destaca Baltar.
Desde o seu lançamento oficial em 2018, o Mustang já vendeu mais de 4.000 unidades, consagrando-se como o veículo em versão única mais vendido entre os superesportivos.
Mundial de Endurance
O Campeonato Mundial de Endurance (WEC) faz parte do novo programa global de competição da Ford. A etapa de Interlagos é a quinta da temporada 2025, restando ainda três para o final, em Lone Star Le Mans (EUA), Fuji (Japão) e Bahrein.
O Mustang GT3 foi desenvolvido pela Ford Performance, divisão de carros de alto desempenho e competição da marca, junto com a M-Sport e a Multimatic Motorsports para correr na categoria LMGT3. Ele é equipado com motor V8 5.4 naturalmente aspirado, suspensão exclusiva, caixa de câmbio montada no eixo traseiro, carroceria com painéis de fibra de carbono e um pacote aerodinâmico único.
A equipe Proton Competition, parceira da Ford, compete com dois carros. O Mustang GT3 n° 77 é pilotado pelo português Bernardo Sousa e os britânicos Ben Tuck e Benjamin Barker. O Mustang GT3 n° 88 tem como pilotos os italianos Stefano Gattuso e Giammarco Levorato, e o norueguês Dennis Olsen.
O Mustang Dark Horse é mais um exemplo da estratégia da Ford de usar as pistas como um laboratório de inovação para os seus carros, incorporando décadas de experiência nas competições para oferecer o que há de melhor em desempenho também nas ruas.
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