quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

IVECO GROUP ENTREGA AO GOVERNO DE MINAS GERAIS PROPOSTAS ESTRUTURANTES PARA A DESCARBONIZAÇÃO DO TRANSPORTE PESADO NO ESTADO

A agenda climática está alinhada às metas nacionais e globais de neutralidade de carbono

Cerimônia que marcou a entrega do documento aconteceu na última semana de novembro

O Iveco Group entregou à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad-MG) o documento Futuro em Movimento: Propostas Colaborativas para a Mobilidade Sustentável em Minas Gerais, construído em conjunto com as iniciativas pública, privada, entidades de classe e academia. O documento, entregue em 27 de novembro, contém recomendações de medidas estruturantes para acelerar a descarbonização do transporte no estado, como adoção de combustíveis menos poluentes, renovação de frota e financiamento.

“Minas e a indústria reúnem condições únicas — estrutura logística, tecnologia, parques fabris consolidados, oferta crescente de biocombustíveis e políticas climáticas— para serem referência nacional na transição do transporte pesado. Nós, por exemplo, além de adotarmos um portfólio completo em alternativas multienergéticas, temos o maior complexo industrial do grupo no mundo, localizado em Sete Lagoas (MG). E estamos construindo um centro de distribuição em Pouso Alegre (MG). Assim, o documento vai ao encontro de todo esse potencial colaborativo dos setores”, pontua Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina.

Marcio Querichelli

As propostas nasceram como uma contribuição prática e coletiva para apoiar o Estado no cumprimento de suas metas, reunindo a visão de diferentes atores da economia e da sociedade. A iniciativa está em linha com o Plano Estadual de Ação Climática (PLAC-MG), desenvolvido pelo Governo do Estado com participação de representantes do poder público, setor privado, organizações não governamentais e sociedade civil como uma resposta estratégica aos desafios impostos pelas mudanças climáticas. O setor de transporte pesado é um dos 12 eixos temáticos do PLAC-MG, considerando a capilaridade logística do estado, que tem a maior malha rodoviária do país.

O documento também visa contribuir com o MRV Climático, plataforma desenvolvida para apoiar a implementação do PLAC e para acompanhar o progresso das 199 metas e ações estabelecidas. O sistema de mensuração e verificação permite monitorar, com transparência, o desempenho das políticas climáticas — inclusive metas específicas para o setor de mobilidade. A ferramenta foi criada em parceria entre o Governo de Minas Gerais e a empresa WayCarbon Soluções Ambientais, com apoio financeiro do governo do Reino Unido, por meio do programa UK PACT.

A adesão de Minas às campanhas globais e o desenvolvimento da platafroma MRV coloca o estado em posição pioneira na agenda climática, e mostra a região tem grande potencial de liderar a mobilidade sustentável no país. "Ao unir inovação, responsabilidade ambiental e inclusão social dos setores público e privado, ealinhar essas ações a medidas estruturantes, avançamos no desenvolvimento de propostas concretas para acelerar a transição energética em Minas. Isso inclui a renovação de frotas e a adoção de combustíveis alternativos, por exemplo, convergindo para o futuro das próximas gerações", afirma Lucilene Carvalho, gerente de Sustentabilidade do Iveco Group.

Lucilene Carvalho

“O governo de Minas entende como crucial a participação dos setores econômicos na construção das soluções para o enfrentamento das mudanças climáticas. O setor de transportes em especial funciona como um entre os demais da economia, seja a agricultura, seja a indústria, pois literalmente movimenta pessoas e produtos. Portanto, soluções para o transporte vão impactar positivamente toda a cadeia social do estado, gerando um circulo virtuoso de melhorias”, aponta o subsecretário de Gestão Ambiental da Semad, Diogo Melo Franco.

Futuro em Movimento: Propostas Colaborativas para a Mobilidade Sustentável em Minas Gerais

Para representar o setor privado e contribuir com as metas do estado, o Iveco Group estruturou o documento em três frentes prioritárias:

Combustíveis sustentáveis como caminho para ganho de escala
O texto recomenda acelerar o uso de biometano e etanol e ampliar a oferta de HVO (diesel verde) com competitividade de preço, além de programas de uso obrigatório de biocombustíveis em frotas cativas e no transporte urbano e regional. Para a empresa, essa é a forma mais rápida de reduzir emissões enquanto novas tecnologias avançam.

Renovação e eficiência da frota
O documento aponta que grande parte do impacto climático vem de caminhões antigos e menos eficientes. Por isso, propõe substituir veículos altamente poluentes por modelos de maior rendimento energético, promover capacitação em condução ecoeficiente e mapear corredores prioritários para infraestrutura de recarga elétrica e de abastecimento renovável. Também sugere incentivar pneus de alta eficiência e a modernização de pavimentos para reduzir consumo de energia.

Ambiência regulatória e financiamentos verdes
Outra recomendação entre as propostas é a aplicação de medidas econômicas e regulatórias, como linhas de crédito para renovação de frotas, incentivos fiscais para produção local de veículos de baixa emissão, estímulo à pesquisa e desenvolvimento e criação de mecanismos de participação empresarial no monitoramento da descarbonização. Para o setor produtivo, isso criaria previsibilidade para investimentos e integraria a indústria mineira ao novo ciclo da economia de baixo carbono.

* Fotos: Valéria Gonçalves | Divulgação Iveco

Iveco Group

BRASÍLIA SUPERA SÃO PAULO E ASSUME O TOPO DAS VENDAS DE ELETRIFICADOS EM NOVEMBRO

Pela primeira vez desde o início da série histórica da ABVE, em 2012, São Paulo deixou de ser a cidade líder de vendas de veículos de eletrificados leves no Brasil. Foi ultrapassada por Brasília, que emplacou 2.413 unidades em novembro – 14 a mais do que os 2.399 da capital paulista.

O surpreendente protagonismo brasiliense consolida uma tendência de descentralização da eletromobilidade para fora do eixo Sudeste-Sul, em direção ao Centro-Oeste e Nordeste que já tinha sido captada há alguns meses pela ABVE Data.

O crescimento da eletrificação na capital federal parede estar diretamente ligado ao forte apelo dos veículos elétricos plug-in (BEV e PHEV) entre os consumidores locais. Dos 2.413 emplacamentos de eletrificados de Brasília em novembro, nada menos do que 2.109 (87,4%) são modelos com recarga externa.

Os eletrificados também responderam por 35% do total de vendas de veículos leves comercializados em novembro em Brasília (6.977). É a maior participação entre todos os estados brasileiros.

“Brasília colhe os resultados de uma política clara de incentivo ao carro elétrico que já tem alguns anos, principalmente a isenção de IPVA” – comentou Ricardo Bastos, presidente da ABVE.

“E a resposta do consumidor a esses incentivos foi rápida e contundente, transformando a cidade na nova capital nacional do veículo elétrico” – acrescentou.

Com Brasília assumindo a liderança nacional, o mapa da eletromobilidade no Brasil ganha novos contornos e aponta para um 2026 de maior diversidade geográfica nas vendas.

A consolidação desse movimento pode redefinir estratégias de fabricantes, distribuidores e gestores públicos, evidenciando que a transição para veículos de baixa emissão é um fenômeno que avança com força em todo o país.

Novembro

Em novembro, o mercado nacional de eletrificados leves emplacou 21.209 veículos, com uma leve retração de 0,75% em relação a outubro (21.369). Já na comparação com novembro de 2024 (17.143), há um aumento de vendas de 23,7%.

A participação de mercado dos eletrificados em novembro (market share) foi de 9,3% sobre o total geral de vendas dos veículos leves no mês (227.174). Em novembro de 2024, essa participação era de 7,1%, sinalizando o crescimento dos eletrificados nos últimos 12 meses.

Conectar

Dos 21.209 eletrificados vendidos em novembro de 2025, 79,9% (16.943) foram elétricos plug-in (BEV e PHEV), sendo que os PHEV foram responsáveis por 45,7% (9.680) e os BEV 100% elétricos por 34,2% (7.263).

Sobre outubro, os plug-ins tiveram queda de 2,9% nas vendas (17.444, contra 16.943). Sobre novembro de 2024 (12.339 de plug-in), houve um aumento de 37,3%, que pode ser atribuído ao bom desempenho das vendas dos modelos PHEV.

Os híbridos plug-in (PHEV) continuam na liderança das vendas dos eletrificados. Em novembro, foram 9.680 unidades. Esse total representa aumento de 2,4% sobre outubro (9.458) e de 39,8% sobre novembro de 2024 (6.922).

Os BEV, modelos 100% elétricos, registram em novembro venda de 7.263 unidades. Sobre outubro (7.986), houve uma queda de 9,1%. Sobre novembro de 2024 (5.417), um aumento de 34,1%.

Híbridos

Já os híbridos sem recarga externa (HEV e HEV Flex) totalizaram 4.266 unidades vendidas em novembro, o que representa 20,1% do total de eletrificados do mês. Os HEV foram responsáveis por 11,1% (2.357) e os HEV Flex por 9,0% (1.909).

Em outubro, a participação dos híbridos sobre o total de eletrificados leves foi de 18,3% (3.925). Em novembro de 2024 (2.886), essa participação era de 16,8%.

Os híbridos convencionais (HEV) totalizaram 2.357 unidades vendidas em novembro, o que representa um aumento de 8,8% sobre outubro (2.166) e de 77.1% sobre novembro de 2024 (1.330).

Os HEV Flex, totalizaram 1.909 unidades vendidas em novembro. Com um aumento de 8,53% na comparação com outubro (1.759) e um crescimento de 22,7% em relação a novembro de 2024 (1.556).

Veículos leves eletrificados por tecnologia no Brasil em novembro de 2025

  • PHEV 680 (45,6%)
  • BEV 263 (34,2%)
  • HEV 357 (11,1%)
  • HEV FLEX 909 (9,0%)

Total: 21.209

Micro-híbridos

Já as vendas dos veículos micro-híbridos MHEV chegaram em novembro a 4.906 unidades, com retração nas vendas de 23,1% sobre outubro (6.381).

Os MHEV 12V foram responsáveis ​​por 68% das vendas desse segmento (3.339), com queda de 24,7% em relação a outubro (4.433). Já os MHEV 48V ficaram com os 31,9% restantes (1.567), registrando retração de 19,6% sobre outubro (1.948).

Ônibus

Em novembro, o mercado brasileiro emplacou 26 ônibus elétricos, com uma queda de 70% sobre o mês anterior (87) e um aumento de 23,8% sobre novembro de 2024 (21).

De janeiro a novembro, foram emplacados 662 ônibus elétricos no Brasil, que representam um aumento de 136,4% sobre o mesmo período de 2024 (280).

Dos 26 ônibus elétricos de novembro, 25 deles foram emplacados em São Paulo (SP) e um em Aracaju (SE).

Geografia de Eletromobilidade

A geografia da eletromobilidade no Brasil começa a ganhar novos contornos e a revelar novos protagonistas. Estados e municípios que antes figuravam à margem da transição energética agora emergem com força, impulsionando um mercado que antes se concentrava majoritariamente no eixo Sudeste-Sul do país.

Ainda assim, o Sudeste segue como epicentro do processo de eletrificação no Brasil. Em novembro, a região respondeu por 44,2% das vendas de veículos eletrificados (9.382).

Mas essa participação vem caindo gradualmente. Em novembro de 2024, era de 45,5% (15.225) e, no mesmo mês de 2023, de 50,7%. A trajetória indica uma desconcentração progressiva do mercado.

Parte desse movimento é resultado direto da adoção de incentivos fiscais estaduais e municipais, especialmente políticas de isenção ou redução do IPVA para veículos eletrificados.

Por exemplo, capitais como Brasília, Salvador, Porto Alegre, Fortaleza e Recife têm se destacado ao criar condições mais favoráveis à compra e circulação desses veículos, contribuindo para uma expansão mais equilibrada da eletromobilidade pelo território nacional.

Vendas de veículos leves eletrificados por regiões brasileiras em novembro 2025

1º - Sudeste: 9.382 (44,2%)
2º - Sul: 4.033 (19,0%)
3º - Centro-Oeste: 3.618 (17,1%)
4º - Nordeste: 3.417 (16%)
5º - Norte: 777 (3,7%)

Os 5 estados que mais venderam veículos eletrificados leves em novembro de 2025

1º - São Paulo: 6.220 (29,3%)
2º - Distrito Federal: 2.413 (11,4%)
3º - Paraná: 1.470 (6,9%)
4º - Minas Gerais: 1.435 (6,8%)
5º - Rio Grande do Sul: 1.315 (6,2%)

Os 5 municípios que mais venderam veículos eletrificados leves em novembro de 2025

1º - Brasília: 2.413 (11,4%)
2º - São Paulo: 2.399 (11,3%)
3º - Belo Horizonte: 908 (4,3%)
4º - Rio de Janeiro: 702 (3,3%)
5º - Curitiba: 641 (3,30%)

Essas informações estão detalhadas no BI (Business Intelligence) da ABVE Data, no site da ABVE (https://abve.org.br/bi-geral). Estão divididas em três temas: Geral, Frotas e Geografia da Eletromobilidade. 

ABVE DATA
ABVE Comunicação
Grupo Printer Comunicação

AGRA MOTORS, CONCESSIONÁRIA VOLARE EM MINAS GERAIS, COMEMORA 25 ANOS

Empresa é uma das principais concessionárias da marca em todo o Brasil

A Volare, líder nacional na produção e comercialização de micro-ônibus, celebra os 25 anos da Agra Motors, uma das principais concessionárias da marca no Brasil e parceira estratégica há mais de duas décadas. Desde 2002, quando iniciou sua operação como concessionária Volare, a Agra Motors tem papel fundamental na expansão da marca em Minas Gerais, consolidando-se como referência em vendas, atendimento e pós-venda.

Desde o início dessa trajetória, a Agra Motors conquistou múltiplas vezes o título de campeã de vendas da rede Volare, sendo seis vezes consecutivas nos últimos anos, atendendo segmentos essenciais como transporte escolar, municipal e privado, turismo, fretamento corporativo e industrial, além do transporte urbano leve.

“Celebrar os 25 anos da Agra Motors é reconhecer a importância dessa parceria para o fortalecimento da Volare em Minas Gerais. Juntos, evoluímos para atender às demandas do mercado com qualidade, inovação e proximidade com os clientes”, destaca Sidnei Vargas, gerente executivo da Volare.

Estrutura e diferenciais

Com uma oficina equipada com 17 boxes, laboratório próprio de transmissão e equipe dedicada à climatização veicular, a Agra Motors oferece suporte completo aos clientes Volare. A concessionária conta com cerca de 69 colaboradores e mantém investimentos contínuos em infraestrutura, tecnologia e melhoria do atendimento, acompanhando as tendências de mobilidade.

“Chegar aos 25 anos é motivo de muito orgulho para todos nós da Agra Motors. Desde o início da parceria com a Volare, há 22 anos, construímos uma relação baseada em confiança, inovação e compromisso com nossos clientes. Essa trajetória reforça nossa missão de oferecer soluções de transporte com qualidade e excelência, acompanhando as transformações do mercado e contribuindo para o desenvolvimento da mobilidade em Minas Gerais.” destaca Henrique de Alencar Amado, diretor da Agra Motors.

A Volare reforça seu compromisso com a excelência e celebra a trajetória da Agra Motors como exemplo de parceria sólida, que contribui para a evolução do transporte eficiente e sustentável no Brasil.

Agra Motors

Com 25 anos de atuação, a Agra Motors é referência no mercado de veículos comerciais em Minas Gerais e parceira estratégica da Volare desde 2002. A empresa possui estrutura administrativa, técnica e comercial completa, com aproximadamente 69 colaboradores, e investe continuamente em tecnologia, infraestrutura e qualificação para oferecer soluções completas aos segmentos de transporte escolar, turismo, fretamento e mobilidade urbana.

Volare
Secco Consultoria de Comunicação

terça-feira, 2 de dezembro de 2025

PRIMEIRO CLÁSSICO RESTAURADO PELO CHEVROLET VINTAGE VAI A LEILÃO NO CARDE

Pregão presencial do Omega CD 1994 Irmscher acontece 6 de dezembro, no museu de Campos de Jordão, ao lado de outras raridades

O primeiro clássico restaurado pelo Chevrolet Vintage será colocado à venda em um leilão beneficente promovido pelo CARDE no dia 6 de dezembro.

O Omega CD 1994 Irmscher inaugura a fase de comercialização do primeiro lote de dez ícones do programa criado para celebrar os 100 anos da General Motors no Brasil.

O Chevrolet Vintage resgata modelos que marcaram época, com restaurações que vão além do aspecto estético: cada veículo recebe a chancela da engenharia da GM e passa por validação dinâmica no campo de provas da empresa.

Além do leilão do mais emblemático sedã nacional de luxo da Chevrolet, o Spring Sale CARDE reúne clássicos da coleção Dreams in Motion, dos irmãos Haberfeld, reconhecida pelas raridades.

O formato híbrido permite que apaixonados participem de onde estiverem, com lances online ou pelo pregão presencial sábado no próprio museu, onde o Omega CD 1994 Irmscher está exposto.

“Estrear o leilão do Chevrolet Vintage com o Omega no CARDE tem uma simbologia muito especial, pois une três referências de orgulho para o Brasil: o fabricante há mais tempo em operação local, o carro nacional de luxo mais revolucionário da história e um museu que surpreende o mundo por sua proposta inovadora e de curadoria”, diz Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul.

Luxo e nostalgia com cheiro de carro novo

O Omega nasceu em berço de ouro, “absoluto”, conquistando o título de carro nacional mais luxuoso de todos os tempos. Era a escolha natural para quem exigia o que havia de mais avançado no início dos anos 1990.

O Omega CD 1994 do Chevrolet Vintage é ainda mais especial graças ao raro kit Irmscher, que eleva a capacidade volumétrica do motor 3.0 para 3.6 litros, tornando-o comparável aos modelos topo de linha de sua geração. Para isso, todo o conjunto mecânico foi refeito.

O objetivo da restauração foi ambicioso: devolver ao carro o aspecto de “zero quilômetro”, respeitando rigorosamente os padrões originais de fábrica, com o cuidado artesanal de preservar o máximo possível de peças pertencentes ao veículo.

Cada componente foi analisado individualmente. Peças em ótimo estado foram mantidas, higienizadas e revitalizadas; itens como faróis e lanternas passaram por desmontagem e recuperação; elementos que exigiam substituição foram trocados por peças originais, garimpadas uma a uma.

Este exemplar rodou muito pouco em seu auge, quando serviu a um alto executivo do setor financeiro. Mesmo assim, foi desmontado até o último parafuso para um resgate fiel de suas características — inclusive das partes que não se vê.

A carroceria foi totalmente decapada e pintada do zero, seguindo padrões de acabamento da época que foi produzida na fábrica da GM em São Caetano do Sul.

No interior, o mesmo nível de rigor: painel digital revisado além de bancos de veludo restaurados por fornecedor homologado, que refez o tecido de 1994 de forma fidedigna, resgatando até o cheiro da nostalgia.

Chevrolet
General Motors América do Sul

ÔNIBUS ELÉTRICO MERCEDES-BENZ É TESTADO E APROVADO EM OPERAÇÃO REAL NO BRT DE SALVADOR

Ônibus elétrico urbano eO500U à bateria foi totalmente desenvolvido no Brasil para a realidade brasileira e da América Latina

Após 30 dias de testes em operações reais, concluídos em 14 de novembro, o ônibus elétrico urbano Mercedes-Benz eO500U à bateria ganhou aprovação no sistema de transporte coletivo da cidade de Salvador, capital da Bahia. Ele foi utilizado na linha B1 do BRT local, que liga a Rodoviária ao bairro de Pituba, passando por vias densamente povoadas e áreas de comércio.

Essa ação é uma parceria da Mercedes-Benz com a Prefeitura de Salvador, por meio da SEMOB (Secretaria Municipal de Mobilidade), e com a operadora OT Trans, contando com apoio do concessionário Rodobens. O objetivo era avaliar o eO500U na rotina do BRT, no que se refere ao desempenho do veículo, autonomia e conforto dos passageiros.

“Realizamos o monitoramento seguindo um detalhado protocolo que inclui o uso do mesmo grupo de motoristas nos diferentes veículos elétricos testados na cidade”, diz Guillermo Petzhold, assessor especial da SEMOB e especialista em mobilidade urbana. “Verificamos consumo energético, número de passageiros, condições climáticas além da satisfação dos usuários e outros itens”.

A cidade de Salvador conta, desde 2022, com 8 ônibus elétricos da Eletra Chassi Mercedes na operação do BRT. De acordo com Guillermo Petzhold, a Prefeitura de Salvador projeta a aquisição de 100 ônibus elétricos para o sistema de transporte coletivo. “A cidade está em preparativos de operação de crédito junto ao Banco Mundial para avançar com a frota elétrica. Além disso, o governo municipal também investe em infraestrutura. Salvador dispõe do maior eletroterminal de recarga público do Brasil”.

“A Rodobens foi fundamental para viabilizar os testes do ônibus elétrico Mercedes-Benz em Salvador”, ressalta Guillermo. “Isso nos permite avançar numa solução que é aprovada de forma expressiva pela população. Numa pesquisa de satisfação da QualiÔnibus de 2024, cerca de 80% dos passageiros declararam ser a favor da implementação de mais ônibus elétricos em Salvador”.

“Ficamos muito satisfeitos com os testes do nosso eO500U no BRT de Salvador, que foi muito bem avaliado pelos profissionais da OT Trans que trabalham com o veículo no dia a dia”, destaca Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Nossa marca tem uma forte presença na capital baiana com os modelos a diesel e esperamos que isso também aconteça com os elétricos. Nosso time da Fábrica e da Rodobens estão focados nesse objetivo”.

eO500U ganhou reconhecimento de quem opera no BRT

Profissionais da OT Trans que operaram com o ônibus elétrico Mercedes-Benz durante os 30 dias de testes deram depoimentos que atestam aprovação total do eO500U.

Jailton Vitória, instrutor: “Essa experiência representa uma evolução do transporte urbano rumo a um futuro mais sustentável e silencioso. Sua operação totalmente elétrica reduz bastante o ruído e as vibrações, proporcionando uma viagem mais agradável, tanto para os motoristas, quanto para os passageiros. Em termos de performance, o ônibus Mercedes-Benz tem um conjunto elétrico de alta eficiência, oferece aceleração suave, torque imediato e uma condução tranquila. A alavanca para fazer a utilização do Retarder manualmente torna o sistema do freio regenerativo e uma parada bastante suave, reduzindo os desgastes dos componentes. Por ser um veículo elétrico, o ambiente interno é muito mais silencioso, tornando uma viagem confortável para todos, além de uma operação segura e suave”.

Romilson Santos Oliveira, motorista: “Esse ônibus elétrico Mercedes-Benz representa uma evolução do transporte urbano, com tecnologia de ponta e segurança avançada. Seu desempenho é potente, com performance de alta eficiência. O veículo tem capacidade de executar funções de maneira eficaz, englobando aceleração, velocidade máxima e frenagem por Retarder. O veículo ganhou popularidade, por ser mais ecológico e um meio de transporte mais confortável”.

Helbert Fernandes, Superintendente de Manutenção: “O ônibus elétrico Mercedes-Benz em teste mostrou ter uma boa autonomia, com muita tecnologia embarcada. Destaco a alavanca do freio Retarder que promove paradas bem suaves”.

Mercedes-Benz ultrapassa a marca de 500 ônibus elétricos eO500U vendidos no Brasil

De acordo com Walter Barbosa, a Mercedes-Benz do Brasil segue dando passos significativos na consolidação de sua presença na eletromobilidade no País. A Empresa já registrou a venda de mais de 500 ônibus elétricos urbanos eO500U à bateria, considerando o volume acumulado desde o início de 2024 até o mês de novembro deste ano.

“Essas 500 unidades do nosso ônibus elétrico, com tecnologia da própria marca, foram vendidas a empresas de transporte coletivo do Estado de São Paulo, principalmente da capital”, afirma Walter Barbosa. “É muito significativo expandir nossa presença em eletromobilidade na cidade de São Paulo, que utiliza fortemente os ônibus em seu sistema de transporte coletivo. Assim, em alinhamento com a Daimler Buses e com os princípios ESG, reforçamos o nosso compromisso de buscar soluções de descarbonização no transporte, contribuindo para a sustentabilidade ambiental”.

“Mais de 10 garagens do sistema SPTrans já operam com o eO500U, sendo mais de 7 milhões de km rodados. Entre nossos clientes destacam-se as empresas Viação Metrópole, Mobi Brasil, Sambaíba, Via Sudeste, Viação Grajaú e Viação Gato Preto”, informa Walter Barbosa.

eO500U foi desenvolvido para a realidade brasileira e da América Latina

Os benefícios do ônibus elétrico para o meio ambiente e a sociedade são notáveis: zero emissão local de CO2, zero poluição do ar, extremamente silencioso e sem vibração, trazendo conforto e bem-estar a bordo para os passageiros e o motorista.

O ônibus elétrico urbano eO500U foi totalmente desenvolvido no País dentro da realidade brasileira e latino-americana. Ele vem sendo produzido em série desde o final de 2022, na moderna Linha 4.0 da fábrica da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

Além da experiência de Salvador, o ônibus elétrico Mercedes-Benz também vem sendo testado no Paraná, Minas Gerais e Espírito Santo e, futuramente, no Rio de Janeiro. “O eO500U está cada dia mais presente nas vias e nos sistemas de transporte coletivo urbano de grandes cidades. Aliás, ainda sobre a eletromobilidade, vale destacar que o nosso ônibus elétrico articulado eO500UA, apresentado na LatBus 2024, tem um programa de testes internos para 2025”, diz Walter Barbosa.

eO500U assegura eficiência tecnológica e econômica

Chassi da consagrada linha O 500, o eO500U é um modelo Padron 4x2 de piso baixo, para carroçarias de até 13,2 metros. Entre seus diferenciais está a autonomia de até 270 km, a maior entre os ônibus elétricos no Brasil. E também a maior capacidade de transporte de passageiros do segmento.

O sistema de recarga de baterias é do tipo plug-in CCS2, mesmo padrão tecnológico utilizado pela Daimler Buses em seus ônibus elétricos, levando até três horas para a recarga completa.

O eO500U traz para o motorista e o usuário uma experiência única, com uma condução suave, muito confortável e extremamente silenciosa. O conceito eletroeletrônico do veículo brasileiro segue parâmetros do ônibus integral eCitaro da Daimler Buses. Isso engloba baterias, direção elétrica, motores elétricos, eixos e outros itens.

Suporte e serviços especializados em eletromobilidade

A Mercedes-Benz oferece suporte a todos que fazem parte do ecossistema da eletromobilidade, especialmente na transição do motor diesel para a tração elétrica. Para isso, a Empresa conta com a equipe de eMobility, que centraliza todas as ações ligadas ao produto e ao novo segmento de mercado. Ela oferece apoio a clientes, motoristas, profissionais de oficina, gestores do transporte público, concessionários da marca, encarroçadores e demais parceiros, incluindo treinamentos específicos do ônibus elétrico, homologação dos carregadores, serviços digitais exclusivos e suporte no pré-venda.

Mais do que um novo produto, o chassi de ônibus elétrico representa um novo passo da Mercedes-Benz do Brasil na direção de um ecossistema que inclui também serviços exclusivos e dedicados aos veículos elétricos. A gama de serviços inclui uma consultoria especializada às empresas de ônibus e aos gestores do transporte coletivo urbano no que se refere ao funcionamento do veículo, infraestrutura de abastecimento de energia e de recarga das baterias e gestão de frota com ônibus elétricos. Além disso, os concessionários da marca são treinados e têm estrutura preparada para o atendimento especializado a clientes de ônibus elétricos.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus

F1C MULTIFUEL, DA FPT, AMPLIA POSSIBILIDADES NA DESCARBONIZAÇÃO NO TRANSPORTE URBANO

Resultado de três anos de pesquisa, motor opera com etanol, gás natural e biometano e reforça estratégia multienergética da marca, potencializando uso de biocombustíveis

A FPT, marca de powertrain do Iveco Group, apresenta os resultados do desenvolvimento do motor F1C Multifuel, inovação tecnológica concebida e testada no Brasil nos últimos três anos. Capaz de operar com etanol, gás natural e biometano, a motorização representa um avanço significativo na descarbonização do transporte urbano, oferecendo flexibilidade de abastecimento, maior autonomia e versatilidade operacional, com redução nas emissões.

O projeto reforça o compromisso da FPT com a transição energética na América Latina, destacando o compromisso da marca com matrizes energéticas renováveis.

“O F1C Multifuel é um exemplo concreto de como a engenharia local contribui para a estratégia global de descarbonização da FPT. Com tecnologia evolutiva, confiável e de baixo custo de implementação, esse motor simboliza o equilíbrio entre inovação e aplicabilidade, abrindo caminho para novas plataformas sustentáveis de veículos”, afirma Carlos Tavares, presidente da FPT para a América Latina.

Tecnologia Multifuel: eficiência e desempenho

O conceito Multifuel foi projetado para operar com múltiplos combustíveis, incorporando dois sistemas independentes de injeção – um para líquidos (etanol) e outro para gasosos (gás natural e biometano). Essa configuração garante maior flexibilidade operacional e eficiência energética, com performance equivalente a versão diesel, mantendo os padrões de robustez e confiabilidade característicos da FPT, líder global em motores industriais ciclo Otto.

"A tecnologia oferece uma solução prática e sustentável para aplicações em que a eletrificação ainda enfrenta desafios técnicos ou logísticos, ampliando as opções de descarbonização de forma imediata e acessível", aponta Alexandre Xavier, diretor de Engenharia da FPT.

Etanol, gás e biometano: a força da matriz energética brasileira

O Brasil é referência mundial em tecnologia de etanol, com uma das maiores infraestruturas de produção e distribuição do mundo. O combustível, além de renovável e de baixo impacto ambiental, proporciona redução de custos operacionais e menor volatilidade de preços em comparação aos derivados do petróleo. O gás natural e o biometano, por sua vez, são alternativas limpas amplamente disponíveis na América Latina e que contribuem para melhorar a qualidade do ar e reduzir as emissões de CO₂, com alto potencial de expansão em corredores verdes e áreas urbanas.

“O F1C Multifuel aproveita essa diversidade energética, permitindo abastecimento flexível e sustentável de acordo com a disponibilidade local”, acrescenta Xavier.

Cooperação tecnológica e inovação nacional

O projeto é resultado de um intenso trabalho de pesquisa e desenvolvimento conduzido pela equipe de engenharia da FPT, em colaboração com parceiros estratégicos: MAHLE América do Sul, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Universidade Federal do Pará (UFPA).

Nos laboratórios do Centro Tecnológico da MAHLE, em Jundiaí (SP), foram dedicadas mais de 600 horas ao desenvolvimento dos protótipos dos componentes do motor e simulações computacionais, além de 300 horas de testes em dinamômetro, até a validação final do projeto. Esses ensaios foram essenciais para comprovar a viabilidade do projeto, garantindo não apenas a conformidade das emissões, como também a eficiência energética e a confiabilidade necessárias para aplicações reais.

“Para a MAHLE América do Sul, esse projeto representa um passo importante na evolução da mobilidade sustentável no Brasil. Ao integrar vários biocombustíveis em um único motor, reafirmamos nosso compromisso com soluções inovadoras que conciliam eficiência, flexibilidade e redução significativa de emissões. Essa iniciativa evidencia como a colaboração entre indústria e universidades acelera a transição energética e consolida o protagonismo brasileiro na adoção de combustíveis renováveis”, afirma Everton Lopes, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da MAHLE América do Sul.

FPT
Rede Comunicação de Resultado

VOLVO CE LANÇA NOVA GERAÇÃO DO A60, O MAIOR CAMINHÃO ARTICULADO DO BRASIL.

Numa sequência de renovação de sua linha de caminhões articulados no País, a Volvo Construction Equipment atualiza agora o A60, o maior modelo da marca.

Comparando com a geração anterior, a nova versão traz 15% mais eficiência de combustível e 5% mais produtividade em operações de mineração, construção e pedreiras. Com caçamba de 33,6 m³, pode transportar 55 toneladas líquidas, a maior capacidade de carga entre os caminhões articulados disponíveis no mercado.

A novidade chega na sequência do lançamento recente das versões remodeladas do A45 e do A50. “Completamos a expansão de nossa nova geração de articulados. O A60 representa o ápice da nossa nova arquitetura tecnológica e consolida o portfólio mais avançado da nossa história nesse tipo de produto”, afirma Luiz Marcelo Daniel, presidente da Volvo CE na América Latina.

Luiz Marcelo Daniel

Mais eficiência

Os ganhos em eficiência de combustível e produtividade em comparação com a geração anterior são resultado da combinação de diversas inovações, começando pelo trem de força. O novo motor Volvo D16J desenvolve 470 kW (630 hp) de potência e impressionantes 2.960 Nm de torque.

O novo A60 incorpora também recursos avançados como o Terrain Memory, que identifica e memoriza trechos escorregadios do terreno para otimizar automaticamente o controle de tração. O sistema OptiShift permite mudanças direcionais mais rápidas entre marcha à frente e ré, enquanto o controle automático de tração garante mobilidade excepcional.

“O sistema Haul Assist traz informações em tempo real de pesagem da carga a bordo. Traz alertas de sobrecarga ou manuseio de volumes baixos, maximizando a produtividade”, explica Guilherme Ferreira, head de gestão de produtos e produtividade da Volvo CE.

Guilherme Ferreira

Novo design

O novo design do A60 melhora o despejo de material. A porta traseira da caçamba com opcional de braço mais longo oferece abertura mais ampla, para otimizar os tempos de ciclo. O equipamento também conta com sensor de inclinação lateral para o descarregamento, o que eleva a segurança da operação.

A cabine moderna traz baixo nível de ruído para máximo conforto do operador. O capô redesenhado melhora significativamente a visibilidade. Câmeras opcionais ampliam o campo de visão em operações complexas, trazendo ainda mais segurança.

As informações essenciais concentram-se em duas telas. O display à frente do volante exibe dados essenciais do veículo. Já a tela integrada do Volvo Co-Pilot oferece controle sobre mídia, câmeras, ar-condicionado e status da máquina.

Estabilidade excepcional

A nova geração do A60 tem suspensão dianteira hidráulica ativa, que garante estabilidade excepcional em terrenos irregulares. O consagrado sistema de transmissão Volvo entrega desempenho superior nas mais difíceis condições de trabalho off-road.

Recursos como assistente de subida, controle de cruzeiro, controle de velocidade em descidas e freio dinâmico Volvo completam o conjunto de funcionalidades que otimizam o desempenho durante toda a jornada de trabalho.

O projeto atualizado do A60 privilegia ainda a facilidade de manutenção. Os intervalos de engraxamento foram expandidos para 250 horas, sem a necessidade de lubrificação diária ou semanal. Os pontos essenciais de manutenção são acessíveis do solo e agilizam os serviços.

Pioneirismo e inovação

A Volvo inventou o conceito de caminhões articulados, ainda nos anos de 1960. De lá para cá, os articulados da marca dominam o mercado em aplicações como mineração, construção pesada, pedreiras e obras de infraestrutura. Com a atualização do A60, a Volvo CE reforça sua posição de vanguarda e liderança em inovação tecnológica nesse tipo de equipamento.

Especificações técnicas novo Volvo A60 

  • Capacidade de carga: 55.000 kg 
  • Volume da caçamba: 33,6 m³ 
  • Peso líquido: 43,750 kg 
  • Peso bruto: 98,750 kg 
  • Motor: Volvo D16J 
  • Potência máxima: 470 kW (630 hp) a 1.800 rpm 
  • Torque máximo: 2.960 Nm a 980 rpm 
  • Velocidade máxima: 57 km/h

Grupo Volvo América Latina

segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

IVECO: IDV FORNECERÁ 658 CAMINHÕES ADICIONAIS AO EXÉRCITO ITALIANO.

A IDV, marca do Iveco Group (EXM: IVG) especializada em equipamentos de defesa e proteção civil, fornecerá mais 658 caminhões tático-logísticos ao Exército Italiano, ampliando o contrato original assinado em 2024 para 1.453 veículos.

O contrato renovará e modernizará a frota de veículos tático-logísticos do Exército Italiano e fortalecerá ainda mais suas capacidades logísticas, aumentando o número total de caminhões para 2.111 unidades, com entregas previstas até 2039.

Os veículos adicionais serão baseados na nova gama de caminhões militares padrão da IDV, em diversas plataformas logísticas, incluindo caminhões para transporte de materiais, caminhões-tanque para água e combustível, porta-contêineres, veículos de recuperação e sistemas de reboque. Além disso, a IDV fornecerá suporte logístico, incluindo manutenção e assistência para toda a frota.

Esta expansão contratual representa mais um marco importante no compromisso da IDV em apoiar e fortalecer as capacidades operacionais terrestres da Itália.

Iveco Group

ALDO COSTA É O NOVO DIRETOR COMERCIAL DA RENAULT NO BRASIL

A Renault anuncia Aldo Costa como diretor Comercial da marca no país, assumindo nesta segunda-feira, 01 de dezembro. as áreas de marketing, vendas e pós-vendas, . Aldo passa a fazer parte do Comitê de direção da Renault Geely do Brasil, com reporte a Ariel Montenegro, presidente e diretor geral da Renault Geely do Brasil.

Aldo é paranaense, tem 43 anos, é formado em Comunicação Social pela Universidade Positivo, com pós-graduação em Marketing pela PUC-PR. O executivo iniciou sua carreira na Renault do Brasil em 2003 como estagiário, e em seu crescimento de carreira ocupou diferentes posições na área comercial com foco em vendas, pós-vendas, planejamento e distribuição.

Entre 2017 e 2019, Aldo liderou o projeto de veículos autônomos para o Renault Group, em Paris, sendo o responsável pela implementação de tecnologias como ADAS (Advanced driver assistance systems). Em 2019, o executivo assumiu o planejamento de vendas e performance da Renault na América Latina e desde 2023 estava à frente do Marketing da Renault no Brasil, liderando o novo posicionamento da marca no país, que se consolida com o lançamento recente da campanha “Viva a Nova Renault”, dando destaque ao novo line-up formado por Kardian, Boreal e Koleos.

“Estamos em uma nova fase da marca Renault no Brasil, com novo design, novos produtos e novas tecnologias. Tenho convicção de que Aldo continuará a fazer um excelente trabalho na Direção Comercial, em um mercado extremamente competitivo e desafiador”, destaca Ariel Montenegro, presidente e diretor geral da Renault Geely do Brasil.

“O reposicionamento da marca Renault no país é fruto do plano estratégico International Game Plan 2027. O Brasil é um mercado muito importante para a marca Renault no mundo, sendo o 2º depois da França e vamos seguir acelerando na consolidação da Nova Renault no Brasil”, afirma Aldo Costa, diretor Comercial da marca Renault no Brasil.

Renault do Brasil

VENDAS DE CARROS EM NOVEMBRO PODERIAM PARECER RUINS. MAS FORAM BOAS! A K.LUME CONSULTORIA EXPLICA

Novamente na frente, a K.LUME Consultoria disponibiliza os números de emplacamentos dos Carros e Comerciais Leves referentes a novembro de 2025, além do acumulado dos onze primeiros meses do ano.

Durante o mês, o mercado brasileiro teve 226.705 veículos emplacados, dos quais 182.078 unidades de Carros de Passeio (80,3%) e 44.627 unidades de Comerciais Leves (19,7%). O mês indicou quedas nos emplacamentos de veículos novos de 8,2% (em relação a outubro) e de 6,2% quando comparado ao mesmo mês de 2024. Volume aparentemente ruim, portanto. No acumulado do ano, a margem positiva caiu de 2,6% para 1,7% (2.280.273 vs 2.242.816 unidades).

A divisão das vendas entre as quinzenas mostrou uma pequena alteração no padrão motivado pelo feriado de 18 de novembro, que serviu de ponte para muitos cidadãos: 46,6% das vendas na primeira quinzena e 53,4% na segunda parte do mês.

Porém...

A boa notícia vem com respeito às médias diárias de vendas. Com 19 dias úteis, 4 a menos em relação a outubro, novembro atingiu volume diário de 12.561 unidades, crescimento de 10,8% em relação ao mês anterior e quarto recorde seguido em 2025.

As Vendas Diretas em novembro representaram 55,4%, números novamente superiores em relação ao mês anterior (55,1%) indicando a tradição de maior volume e emplacamentos na reta final do ano. Em dezembro, a  K.LUME Consultoria espera números entre 56% e 59% nas vendas diretas, o que levará ao fechamento do acumulado do ano acima dos 50%, números superiores aos observados nos últimos anos.

A projeção para o ano de 2025 é de 2,530 milhões, corroborando a projeção anunciada nos últimos meses pela K.LUME Consultoria de um ano que totalizará entre 2,5 milhões e 2,55 milhões.

Quer saber mais? Clique aqui e visite o site da empresa.

K.LUME
Assessoria de Imprensa
Eduardo Pincigher
eduardopincigher@hotmail.com

MARCOPOLO PROMOVE ROADSHOW DOS ÔNIBUS VIAGGIO G8 900 E 1050 COM MOTOR DIANTEIRO

Veículos têm como foco as aplicações de Fretamento e Turismo

Viaggio 900 motor dianteiro

A Marcopolo deu início ao programa de apresentação dos ônibus Viaggio 900 e Viaggio 1050 da Geração 8 com motor dianteiro em todo o Brasil. Os modelos vem complementar a linha de rodoviários da marca que já contava com os modelos Ideale 800, Viaggio G8 1050, motor traseiro, Viaggio 800, Paradiso 1050, Paradiso 1200, Paradiso 1350, Paradiso 1600 LD e Paradiso 1800 DD.

Lançado recentemente, o Viaggio G8 900 é ideal para operações de fretamento e linhas regulares de curta e médias distâncias. O ônibus tem 12,7 a 13,6 metros de comprimento e capacidade para 48 passageiros. Equipado com chassi Euro 6 motor dianteiro, o modelo oferece poltronas Executiva e semi-leito configuráveis com tomadas USB, elevador de acessibilidade, vidros colados com ventarola e porta de acesso pantográfica.

O novo modelo incorpora todas as inovações e tecnologias introduzidas nos modelos G8 e proporciona aos operadores uma nova opção de veículo sofisticado e, ao mesmo tempo, econômico e eficiente, para as operações de fretamento e turismo. A versão com motor dianteiro se destaca pelas linhas modernas, arrojadas e limpas que garantem melhor coeficiente aerodinâmico, menor consumo de combustível e emissões, aliados a maior conforto térmico-acústico, além de oferecer robustez, segurança e baixa manutenção.

O Marcopolo Viaggio G8 900 possui tecnologia de alto padrão e é produzido com componentes mais sustentáveis e de fácil manutenção, tampa frontal em DCPD (material compósito), defletores e portinhola em alumínio e painel dianteiro interno em poliuretano revestido com vinil para melhor acabamento e maior resistência.

Externamente, o Viaggio G8 900 segue o design característico dos modelos da Geração 8 e possui tiara em ABS, conjunto ótico dianteiro com lâmpadas (faróis em LED como equipamento opcional) e farol de neblina redondo, novo para-brisa mais amplo e espelhos retrovisores exclusivos. Na traseira, o visual segue a Geração 8, com lanternas com maior luminosidade, novos vigias traseiro e delimitadoras.

Internamente, o Viaggio G8 900 ganhou novo painel dianteiro, mais baixo e que proporciona maior visibilidade para o motorista e novo cluster dos instrumentos no painel que facilita o acesso do motorista aos comandos. O painel ganhou ainda novo sistema de desembaçamento com velocidade do ar 33% superior.

O modelo incorpora sistema Multiplex Lohr Amsys 4.3", que permite a operação via touchscreen e teclas físicas e possui um sistema diagnóstico de falhas via Bluetouth para tornar mais rápida a manutenção. As teclas do painel são emborrachadas para maior durabilidade e com intensidade de brilho noturno para melhor visualização. O teclado auxiliar na parte inferior do cluster facilita a operação caso o motorista prefira não utilizar o touchscreen.

O veículo possui parede de separação total, revestida de vinil, para melhor acabamento, maior durabilidade e facilidade de limpeza, e com porta dobradiça, com porta de correr como opcional. O sistema de acionamento da porta de acesso ao interior é do tipo trole, com maior vida útil.

No salão de passageiros, o modelo recebeu novo sistema de refrigeração 115 mais eficiente e que permite atingir a temperatura ideal (conforto térmico) mais rápido e de forma homogênea (em todo o salão), novo porta-pacotes, com novo sistema de fixação que garante melhor fixação, sem vibrações, e colabora para um elevado nível de ruído interno. O Porta-focos também é novo e exclusivo, com controle de volume integrado.

Conta com sistema de iluminação interna indireta mais forte e uniforme, sem perda do conforto visual. O projeto proporciona um ambiente aconchegante e, ao mesmo tempo funcional, de acordo com a aplicação e o serviço. Possui ainda luzes de leitura em LEDs e as saídas individuais de ventilação.

Mais segurança e facilidade de manutenção

O novo Viaggio G8 900 utiliza em sua estrutura o conceito de anéis passantes de segurança em todas as colunas, que conferem muito mais resistência do conjunto a impactos e ao capotamento - conceito estrutural R66.02 VCA. Também passa a oferecer com opcional o sistema de segurança passiva FIA para proteção da cabine do motorista, com estrutura de coluna “B” tripla e que proporciona deformação 78% inferior ao exigido pelas normas brasileiras.

Em testes práticos de impacto frontal a velocidade de 40 km/h, realizados em campo de provas e com supervisão de uma empresa de auditoria externa, o sistema foi capaz de absorver a energia, com deformação controlada, aumentando significativamente a proteção ao condutor.

Outro aspecto trabalhado pela engenharia da Marcopolo foi para a otimização das centrais elétricas, localizadas no bagageiro e na parte dianteira do porta-pacote, o que facilita o acesso ao equipamento e torna mais ágil a manutenção.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

VWCO LANÇA CONFIGURADOR ONLINE PARA A LINHA METEOR

A Volkswagen Caminhões e Ônibus apresenta seu novo configurador online para os caminhões da família Meteor, uma solução que eleva a experiência de compra para o cliente e impulsiona negócios para a rede de concessionários. Disponível neste link e no site da marca, a ferramenta oferece uma jornada digital completa.

Com interface intuitiva e recursos avançados, o configurador permite personalizar o caminhão diretamente pelo site, com visualização 360°, escolha de cores, opções técnicas e estéticas, além de integração ao sistema de leads das concessionárias.

“Este lançamento reforça nosso compromisso com a transformação digital e com a melhoria contínua da experiência do cliente. O configurador é mais do que uma ferramenta: é um passo importante para aproximar ainda mais a marca de seus clientes e gerar novas oportunidades para nossa rede”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Serviços da VWCO.

Após enviar as configurações desejadas, as informações chegam ao concessionário escolhido em tempo real, garantindo agilidade no atendimento e propostas mais assertivas. O processo é simples e interativo, passando por etapas como versões, motorização, cores, conforto, tecnologia e resumo final.

Além de montar o caminhão, os clientes também podem conhecer uma gama de serviços disponíveis para o Meteor, valorizando a experiência completa desde a compra até o dia a dia na operação. “Por enquanto, a novidade atende exclusivamente à família Meteor e a VWCO já planeja expandir a funcionalidade para outros produtos da linha em 2026”, finaliza Ricardo Alouche.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

GENERAL MOTORS ABRE FÁBRICA DE SÃO CAETANO DO SUL PARA VISITAS GUIADAS PELA LINHA DE PRODUÇÃO

Iniciativa inédita celebra os 100 anos da General Motors no Brasil e destaca a força industrial da companhia

A General Motors passa a oferecer visitas guiadas à fábrica de São Caetano do Sul (SP), a unidade mais longeva da empresa no país. Pela primeira vez, será possível acompanhar de perto as etapas de produção dos modelos Chevrolet Tracker, Spin e Montana, que fazem parte do portfólio da marca no Brasil.

“No ano em que celebramos nosso centenário no Brasil, abrir a fábrica para visitas guiadas ganha um significado especial. É uma oportunidade de apresentar como produzimos, a tecnologia que empregamos e o compromisso com qualidade que orienta a GM há 100 anos”, afirma Michel Malka, diretor da fábrica de São Caetano do Sul.

O roteiro inclui áreas essenciais da manufatura, desde a confecção e soldagem da carroceria até a montagem final e inspeções de qualidade. A experiência foi desenhada para apresentar a operação industrial da GM de forma estruturada, informativa e segura.

A iniciativa também fortalece o compromisso social da companhia. Todas as contribuições das visitas serão destinadas ao Instituto General Motors, que apoia projetos de educação, inclusão e inovação em diversas regiões do país.

“Produzir com responsabilidade, eficiência e visão de futuro define a nossa trajetória. Esta ação conecta as pessoas à nossa história e ao que estamos construindo para os próximos 100 anos”, completa Malka.

As visitas acontecem às quartas-feiras, das 13h30 às 16h, com duração média de duas horas. O agendamento prévio deve ser realizado pelo site > Clique aqui ou digite: https://www.chevrolet.com.br/tour- visita-fabrica-gm.

General Motors América do Sul

sexta-feira, 28 de novembro de 2025

BANCO VOLVO GANHA PRÊMIO MAIORES E MELHORES DO TRANSPORTE 2025

Instituição financeira da marca foi considerada o melhor banco de montadora do Brasil, no tradicional ranking da OTM Editora, que publica as revistas Transporte Moderno e Technibus

À direita, Valter Viapiana, diretor da Volvo Financial Services; recebeu o troféu Maiores e Melhores do Transporte 2025 em nome do Banco Volvo

Em sua 38ª edição, o Prêmio Maiores e Melhores do Transporte é um dos mais consagrados reconhecimentos do setor no País. São avaliados pontos como receita operacional líquida, patrimônio líquido, lucro líquido, liquidez corrente, endividamento geral, rentabilidade da receita, rentabilidade do patrimônio líquido, produtividade do capital e crescimento da receita.

As empresas vencedoras são aquelas que recebem a melhor pontuação na soma de todos esses quesitos. A base dos dados analisados foi extraída dos balanços publicados pelas diversas organizações avaliadas, relativos ao exercício de 2024.

“É uma imensa honra receber mais uma vez esse conceituado reconhecimento. Ele atesta que temos bastante equilíbrio nos principais indicadores de gestão de negócio, com desempenho acima da média em nosso setor”, comemora Silvia Gerber, presidente da Volvo Financial Services (VFS) na América Latina, instituição que incorpora o Banco Volvo, o Consórcio Volvo, a Volvo Corretora de Seguros e a Locadora Volvo. 

Silvia Gerber

A VFS tem sido responsável pelo financiamento de 40% dos produtos Volvo no mercado brasileiro e se destaca por sua especialidade nos segmentos de caminhões, ônibus e equipamentos de construção.

A premiação Maiores e Melhores do Transporte foi realizada na última terça-feira (25) em São Paulo. Na edição de 2025 foram avaliados balanços de 1.200 empresas, dos segmentos de operadores de transporte, indústria, serviços financeiros e serviços, divididos em 40 categorias. O Banco Volvo foi o grande vencedor em serviços financeiros, em um ranking que traz as 10 maiores e melhores instituições financeiras vinculadas a montadoras de caminhões, ônibus, máquinas e automóveis.

Equipe da Volvo Financial Services celebrou o Prêmio Maiores e Melhores do Transporte 2025

> Clique aqui e saiba mais sobre a premiação.

Grupo Volvo América Latina

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

NEOENERGIA E HONDA SE UNEM PARA ACELERAR USO DO HIDROGÊNIO VERDE NA MOBILIDADE BRASILEIRA

Empresas unem recursos para fomentar o uso do hidrogênio verde como alternativa promissora para uma mobilidade cada vez mais sustentável

A Neoenergia e a Honda anunciaram nesta quinta-feira (27) uma colaboração estratégica para impulsionar o desenvolvimento de iniciativas baseadas em hidrogênio verde (H₂V) voltadas à mobilidade urbana e ao transporte comercial no Brasil.

A parceria será desenvolvida no primeiro posto de abastecimento com H₂V da Neoenergia no país, localizado em Brasília (DF). O projeto integra o Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI), regulado pela Aneel, com investimento superior a R$ 30 milhões. O posto de abastecimento será inaugurado em dezembro de 2025.

A Honda integrará o projeto visando fomentar a pesquisa e inovação, contribuir com demonstrações tecnológicas e estudos de viabilidade e explorar oportunidades conjuntas na produção e no uso do hidrogênio verde, com foco especial na mobilidade urbana, além de aplicações industriais.

Na estação de abastecimento, serão conduzidos testes e validações técnicas com o modelo CR-V e:FCEV da Honda – um SUV elétrico híbrido plug-in com célula de combustível a hidrogênio. O período de testes com o automóvel será de seis meses.

Com isso, busca-se desenvolver alternativas complementares que ajudarão no processo de descarbonização do setor automotivo, contribuindo para a meta comum entre as duas empresas de neutralidade de carbono até 2050.

“Essa colaboração reforça nosso compromisso com soluções inovadoras que aceleram a eletrificação e a descarbonização da economia brasileira. Ao lado da Honda, somamos forças para desenvolver tecnologias sustentáveis que ampliam oportunidades de negócio e consolidam a liderança da Neoenergia na transição energética”, afirma Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia.

"Estamos muito entusiasmados em iniciar essa colaboração estratégica com a Neoenergia no Brasil, um país com grande potencial para o desenvolvimento do hidrogênio. Com mais de três décadas de experiência e pesquisa nesse campo, acreditamos que iniciativas como esta são fundamentais para ampliar as possibilidades de uso do hidrogênio e fortalecer o caminho rumo a uma sociedade neutra em carbono", afirma Arata Ichinose, CEO da Honda Automóveis do Brasil.

Hidrogênio verde: o combustível do futuro

O hidrogênio verde é produzido por eletrólise da água com fontes renováveis e se destaca como solução para descarbonizar setores como transporte pesado e indústria. A Iberdrola, empresa espanhola que controla a Neoenergia, é uma das líderes nesse segmento, já opera projetos semelhantes na Europa e aposta no Brasil como referência global em energia limpa e tecnologias emergentes, como o hidrogênio verde.

Honda: três décadas de liderança em tecnologia do hidrogênio

A Honda lidera há mais de 30 anos o desenvolvimento de tecnologias baseadas em hidrogênio e vê esse elemento como um dos pilares para atingir sua meta de neutralidade de carbono até 2050. Além de veículos comerciais, a empresa investe em aplicações como geradores estacionários e máquinas de construção, consolidando sua liderança em soluções sustentáveis para diferentes setores.

A tecnologia usada nos veículos abastecidos com hidrogênio se baseia em células de combustível que convertem o hidrogênio em eletricidade de maneira eficiente e limpa. O hidrogênio armazenado reage com o oxigênio do ar para gerar eletricidade, que alimenta a bateria e o motor elétrico do veículo.

Tudo isso acontece de forma silenciosa, eficiente e sem emissão de gases poluentes, liberando apenas água pelo escapamento.

É uma solução limpa, sustentável e inovadora, pronta para transformar o futuro da mobilidade.

Honda Brasil