quarta-feira, 9 de julho de 2025

CNH RECEBE VISITA DA SUMITOMO E REFORÇA PARCERIA ESTRATÉGICA EM ESCAVADEIRAS PARA AMÉRICA LATINA

Colaboração entre a parceira japonesa e as marcas New Holland Construction e CASE Construction Equipment fortalece competitividade no setor

A CNH, responsável pelas marcas CASE Construction Equipment e New Holland Construction, recebeu, na semana passada, em sua planta de Contagem (MG), a visita da Sumitomo Construction Machinery - sua parceira global em tecnologia e fabricação de escavadeiras hidráulicas, reconhecidas pela alta confiabilidade e desempenho. A visita marca trajetória de colaboração entre as duas empresas, que mantêm uma parceria desde 1992 para a produção de equipamentos de construção que vão de 7 a 80 toneladas.

No Brasil, essa colaboração foi consolidada em 2016 com o início da fabricação local de escavadeiras de 13 a 35 toneladas. A iniciativa ampliou o acordo global de fornecimento entre as companhias e fortaleceu o compromisso conjunto de oferecer máquinas de alta performance, produtividade e confiabilidade ao mercado latino-americano.

A visita reforça o relacionamento estratégico entre CNH e Sumitomo, com o objetivo de fortalecer a competitividade no setor de construção na América Latina. “Nossa relação com a Sumitomo é um exemplo de como alianças duradouras podem impulsionar inovação e crescimento em mercados desafiadores. Essa visita reafirma o alinhamento das nossas estratégias para o futuro da construção na região”, afirma Franco Invernizzi, Diretor Global de Estratégia, Negócios e Desenvolvimento de Redes da CNH, que acompanhou o encontro.

A presença da delegação japonesa também acontece pouco tempo após a visita do CEO global da CNH, Gerrit Marx, à sede da Sumitomo no Japão, onde reforçou o compromisso de longo prazo entre as empresas. A parceria global inclui o licenciamento de tecnologia e a fabricação nas unidades da CNH na Índia e no Brasil. Com esse modelo, as empresas compartilham sinergias para ampliar a oferta de produtos e a participação de mercado na região.

“É uma parceria muito importante, de longa data, baseada em um relacionamento sólido entre as pessoas”, afirma Isamu Mitsuhashi, CEO da Sumitomo. Okubo Toshihide, Diretor Geral de Planejamento de Alianças, acrescentou: “Percebemos que, após um período de desaceleração, a economia brasileira mostra sinais de recuperação e crescimento. A marca e os concessionários têm se mostrado ainda mais ativos e engajados, acompanhando esse movimento do mercado”, afirmou.

A visita à planta de Contagem incluiu um tour pela fábrica e pelo Construction Connect Center, além de uma parada no Centro de Experiência do Cliente, em Sarzedo (MG). A agenda também contou com reuniões técnicas e visitas a concessionárias como Bamaq e Brasif.

CNH Industrial (NYSE: CNH) é uma empresa de equipamentos, tecnologia e serviços de classe mundial. Impulsionada por seu propósito Breaking New Ground, centrado em Inovação, Sustentabilidade e Produtividade, a empresa fornece a direção estratégica, recursos de P&D e investimentos que permitem o sucesso de suas marcas globais e regionais. Globais, Case IH e New Holland fornecem aplicações agrícolas 360°, de máquinas à implementos e as tecnologias digitais para obter o máximo destes produtos; enquanto a CASE Construction Equipment e New Holland Construction oferecem uma linha completa de produtos de construção que tornam o setor mais produtivo. As marcas com foco regional da Companhia incluem: STEYR, para tratores agrícolas; Raven, líder em agricultura digital, tecnologia de precisão e desenvolvimento de sistemas autônomos; Hemisphere, líder em design e fabricação de tecnologias de posicionamento e direção, baseadas em satélites de alta precisão; Flexi-Coil, especializada em sistemas de plantio direto e semeadura; Miller, fabricante de equipamentos de pulverização; e Eurocomach, que produz uma ampla gama de mini e midiescavadeiras para o setor de construção, incluindo soluções elétricas. Ao longo de uma história de mais de dois séculos, a CNH sempre foi pioneira em seus setores e continua inovando com paixão para garantir a eficiência e o sucesso dos clientes. Como uma empresa verdadeiramente global, os mais de 35.000 empregados da CNH fazem parte de um ambiente de trabalho diverso e inclusivo, focado em fornecer aos clientes oportunidades de desenvolver e construir um mundo melhor. Para obter mais informações e os relatórios financeiros e de sustentabilidade mais recentes, clique aqui e acesse o site

CNH Industrial
Rede

POLO AUTOMOTIVO STELLANTIS DE BETIM CHEGA A 18 MILHÕES DE VEÍCULOS PRODUZIDOS E INICIA CONTAGEM REGRESSIVA PARA OS 50 ANOS DA PLANTA E DA FIAT NO BRASIL

Fiat Fastback Hybrid é o ‘veículo 18 milhões’ produzido em Betim, apontando para o futuro da mobilidade do país. Foto: Leo Lara | Divulgação Stellantis

No mês em que completa 49 anos de operação, o Polo Automotivo Stellantis de Betim tem motivos em dobro para celebrar. Além de quase cinco décadas marcadas por pioneirismo, inovação e protagonismo industrial, a unidade alcançou outro marco histórico: a produção de 18 milhões de veículos, reforçando seu legado de excelência em Minas Gerais e sua posição como referência no setor automotivo brasileiro.

O Fiat Fastback Hybrid foi o ‘veículo 18 milhões’ produzido pela empresa em Betim, reforçando o compromisso com o futuro da mobilidade segura, sustentável e acessível no Brasil e na América do Sul. O modelo que saiu da linha de montagem foi recebido pelo CEO da Stellantis, Antonio Filosa, acompanhado de Emanuele Cappellano, Presidente da Stellantis América do Sul, e demais executivos e funcionários presentes.

“É um orgulho atingir essa marca em um momento tão emblemático, quando estamos prestes a celebrar 50 anos da planta e da Fiat no Brasil. O Polo Automotivo de Betim sempre foi sinônimo de pioneirismo e referência em novas tecnologias. Aqui produzimos, por exemplo, ícones como o Fiat 147, o primeiro carro movido a etanol produzido em série no mundo. Hoje, a fábrica é responsável pela produção dos SUVs híbridos-flex Fiat Pulse e Fiat Fastback, líderes de segmento no mercado nacional, equipados com a tecnologia Bio-Hybrid desenvolvida pela Stellantis. Investiremos R$ 14 bilhões no Polo de Betim nos próximos anos para continuar fazendo história”, destaca Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.

Com mais de 4 milhões de veículos exportados para 37 países, o Polo é um verdadeiro motor para a economia mineira e do país, reunindo mais de 300 fornecedores diretos e gerando 17 mil empregos diretos, o que representa mais da metade da força de trabalho da Stellantis na América do Sul.

Rumo aos 50 anos no Brasil

A visita do CEO da Stellantis, Antonio Filosa, ao Polo Automotivo de Betim marcou ainda o início da contagem regressiva para as comemorações dos 50 anos da unidade e da marca Fiat no Brasil, que serão celebradas em julho de 2026.

A solenidade contou com Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul, e outros membros do SLT (Stellantis Leadership Team). Filosa e Cappellano acionaram o botão, dando início à contagem regressiva. Os executivos aproveitaram para reafirmar o legado de quase cinco décadas de protagonismo industrial e inovação, que consolidou a planta como símbolo de excelência e desenvolvimento para o Brasil e a América do Sul.

“A fábrica de Betim é a expressão máxima da força da engenharia e da indústria nacional. Aqui, unimos tecnologia, pessoas e sustentabilidade para entregar soluções inovadoras aos nossos clientes. Essa história de sucesso continuará guiando a Stellantis rumo ao futuro da mobilidade”, reforça Cappellano.

Sinônimo de pioneirismo e inovação, a Fiat completa 50 anos no Brasil com resultados comerciais robustos e uma gama de produtos alinhada aos desejos do consumidor local. “A Fiat é a líder do século no Brasil. Com muito orgulho, lideramos o mercado nacional em 15 dos últimos 20 anos. Na vanguarda de mais uma revolução no mercado automotivo nacional, temos nosso Fiat Fastback Hybrid como símbolo dos 18 milhões de veículos produzidos em Betim, reforçando que a Fiat seguirá como protagonista do futuro da mobilidade sustentável e acessível no Brasil”, comemora Frederico Battaglia, vice-presidente da Marca Fiat para a América do Sul.

Inovação que transforma a mobilidade

Responsável por alguns dos modelos mais vendidos do Brasil, a planta mineira produz ícones da marca Fiat, como a Nova Strada, líder absoluta de mercado, além do Argo, Mobi, Pulse, Fastback e os utilitários Fiorino e Partner Rapid, da Peugeot.

Com capacidade para produzir até 650 mil veículos por ano, a fábrica ocupa uma área de 2,2 milhões de metros quadrados, com mais de 900 mil metros quadrados de área construída, que fazem dela uma das maiores plantas automotivas da Stellantis no mundo.

O complexo também abriga o maior centro de produção de powertrain da América Latina, que alcançou, em junho de 2025, a marca de 2,3 milhões de motores Firefly produzidos. Além disso, o Polo Automotivo Stellantis de Betim atingiu a marca de 1,8 milhão de motores da família GSE Turbo, também produzidos na unidade.

Com autonomia tecnológica para todas as etapas de desenvolvimento de veículos, o Polo Automotivo Stellantis de Betim reúne mais de 2 mil engenheiros, designers e técnicos no Tech Center Stellantis, espaço estratégico que integra o Safety Center, o Development Center e o Virtual Center. O complexo conta ainda com 60 laboratórios de última geração e o TechMobility, centro dedicado ao desenvolvimento de tecnologias de eletrificação de baixa, média e alta voltagem.

“O Polo Automotivo de Betim concentra todas as fases de desenvolvimento de novos veículos, com alto padrão de qualidade e excelência, o que aprimora ainda mais a capacidade da Stellantis de projetar, desenvolver e testar automóveis de classe mundial na América do Sul. A fábrica é a expressão da nossa visão de futuro, reunindo inovação, tecnologia e, acima de tudo, pessoas capacitadas. Com essa combinação, a Stellantis entrega aos clientes soluções modernas, seguras e sustentáveis, antecipando as transformações da mobilidade”, afirma Glauber Fullana, vice-presidente sênior de manufatura da Stellantis para a América do Sul.

Stellantis

O MELHOR IVECO DA HISTÓRIA CHEGA À ARGENTINA

S-Way marca o início de uma nova era no transporte pesado do país, combinando design, robustez, tecnologia, eficiência Euro VI e conectividade avançada

No marco da celebração dos 50 anos da IVECO no mundo, a montadora comemora sua trajetória com a chegada do melhor caminhão de sua história na Argentina: o IVECO S-Way. Com esse lançamento, a IVECO inaugura uma nova era no transporte de cargas pesadas no país, reafirmando sua liderança e compromisso com inovação, eficiência e sustentabilidade.

O S-Way sintetiza tudo o que a IVECO representa: inovação, robustez, conectividade, eficiência operacional e proximidade com o cliente. Trata-se do caminhão mais avançado e completo já desenvolvido pela marca — um produto de última geração que transforma a experiência de condução e eleva os padrões de desempenho e tecnologia no segmento.

“O lançamento do S-Way na Argentina é um passo decisivo para a IVECO na região. É o melhor IVECO da história: um caminhão de vanguarda, projetado para maximizar a rentabilidade do cliente, reduzir o consumo de combustível e oferecer uma experiência de condução superior. Representa nossa visão de futuro e nossa vocação para seguir liderando o transporte pesado na América Latina”, afirmou Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina.

Projetado para a eficiência, preparado para qualquer missão

O S-Way é destinado ao transporte pesado — desde cargas gerais e agroindústria até segmentos mais específicos, como transporte de substâncias perigosas. Foi desenhado para transportadoras que buscam eficiência operacional, segurança, conforto e soluções tecnológicas avançadas. No mercado argentino, foca especialmente nos setores de agroindústria, mineração, petróleo e gás, automotivo, consumo de massa e logística profissional.

Disponível em versões a diesel com configurações 4x2, 6x2 e 6x4, o S-Way foi desenvolvido considerando as particularidades das estradas locais. Passou por mais de 450 rigorosos testes de engenharia e percorreu 3 milhões de quilômetros, tornando-se o caminhão mais testado da América Latina. Essa validação resultou em um produto robusto, confiável e adaptado às exigências operacionais do país.

Redução de consumo, motorização Euro VI e versão a Gás Natural

Um dos principais avanços do IVECO S-Way é seu novo motor FPT Cursor 13 common rail Euro VI — com potências entre 480 e 540 cv — produzido na planta de Córdoba, na Argentina. Ele atende aos mais altos padrões internacionais de emissões e eficiência. Embora essa norma ainda não seja obrigatória no país, a IVECO se antecipa à legislação, reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação. Essa tecnologia permite até 10% de redução no consumo de combustível em relação ao modelo anterior. No Brasil, clientes que utilizaram o software de eficiência IVECO SEU chegaram a reduzir em 15% o consumo.

O S-Way também é oferecido na versão NG (Gás Natural), com motor ciclo Otto de 460 cv e autonomia de até 550 km com GNC. Essa versão oferece o mesmo nível de potência, conforto e tecnologia da versão a diesel, mas com menores emissões e custos operacionais. Alinhada tanto à matriz energética atual quanto aos objetivos futuros do país, essa tecnologia representa uma oportunidade concreta para avançar rumo a um transporte mais limpo, aproveitando o gás natural como recurso estratégico.

O S-Way NG faz parte da linha IVECO Alternative Power, consolidando a marca como pioneira no desenvolvimento de soluções sustentáveis já disponíveis para o mercado local.

“Estamos dando um grande salto tecnológico em eficiência e sustentabilidade. O Euro VI representa uma evolução essencial tanto ambiental quanto na redução de custos operacionais. Além disso, seguimos desenvolvendo a operação com GNC, uma alternativa real e estratégica que aproveita os recursos energéticos do país e permite avançar para um transporte mais limpo e competitivo”, disse Ricardo Cardozo, presidente do Iveco Group na Argentina.

Tecnologia e conforto para o motorista

O melhor IVECO da história apresenta um design único e totalmente renovado, desenvolvido por especialistas na Itália. A cabine do S-Way conta com aerodinâmica aprimorada que melhora a eficiência e reduz o consumo. É mais espaçosa, funcional e confortável — pensada para proporcionar uma experiência de condução superior.

Esse modelo também representa um avanço tecnológico em segurança, assistência à condução e conectividade. Entre as principais novidades estão os sistemas de assistência ADAS, o aplicativo exclusivo Easy Way App, tecnologias de segurança ativa e passiva e freio motor de alto desempenho com quatro estágios. A transmissão automatizada ZF TraXon e o trem de força de última geração completam o conjunto que eleva a eficiência e o desempenho ao mais alto nível.

“O S-Way marca uma mudança de padrão em todos os aspectos técnicos do veículo. Foi concebido para durar, entregar desempenho e enfrentar as condições mais exigentes. Sem dúvidas, é o caminhão mais avançado que já produzimos”, destacou Francisco Spasaro, diretor Comercial da IVECO na Argentina.

Ecossistema inteligente e conectado

O IVECO S-Way representa uma revolução não só em design e desempenho, mas também em conectividade. Atualmente, conectividade não é um extra — é parte central do negócio. Por isso, o S-Way integra ferramentas inteligentes que transformam dados em decisões e otimizam a operação em tempo real.

A plataforma IVECO ON permite acessar mais de 450 parâmetros do veículo em tempo real, otimizando a gestão de frotas e evitando paradas desnecessárias. O sistema Driver Style Evaluation (DSE) atua como um instrutor a bordo, ajudando o motorista a melhorar seu estilo de condução.

A IVECO também oferece os serviços da Control Room, uma central de monitoramento onde especialistas analisam dados dos veículos em tempo real, respondem proativamente a alertas e fazem intervenções remotas (over the air). Em breve, será integrado o IVECO SEU, que personaliza o comportamento do caminhão para cada operação.

Dessa forma, o S-Way não só percorre mais quilômetros com maior eficiência, mas também conta com o respaldo de um sistema projetado para maximizar a rentabilidade de cada viagem.

“Com essas novas ferramentas de conectividade, deixamos para trás o conceito tradicional de caminhão como produto isolado. Hoje, oferecemos um ecossistema inteligente, vivo e conectado, que ajuda o cliente a tomar decisões, otimizar rotas e antecipar manutenções. É eficiência real, baseada em dados, desde o primeiro quilômetro”, explicou Spasaro.

Soluções personalizadas para cada operação

Para acompanhar o ciclo de vida do caminhão e maximizar seu desempenho, a IVECO oferece uma linha completa de peças e acessórios originais.

“Entendemos que um veículo como o S-Way merece uma oferta de pós-venda à sua altura. Por isso, disponibilizamos peças genuínas que mantêm as especificações de fábrica, além da nossa linha NEXPRO, voltada para veículos fora de garantia, com excelente custo-benefício”, detalhou Ricardo Cardozo.

A chegada do S-Way à Argentina é respaldada por uma rede de concessionárias totalmente capacitada, com mais de 50 pontos de atendimento no país. Essa rede sólida permite abastecer de forma eficiente os principais mercados da América Latina.

Rock, potência e futuro sobre rodas

Outra grande novidade do lançamento é a chegada ao país da série especial IVECO S-Way Metallica Edition, uma edição limitada e exclusiva, desenvolvida como parte da parceria global entre a IVECO e a icônica banda de rock. Essa edição representa a fusão de duas potências e simboliza o espírito dessa nova era da marca: força, design, tecnologia e identidade em constante movimento.

Com uma frota multi-energética - composta por caminhões a GNL, diesel renovável e elétricos - que já acompanhou a turnê europeia do Metallica, essa edição especial também reforça o compromisso da IVECO com a eficiência energética e a transição para um transporte mais limpo e sustentável.

Tecnologia Euro VI, redução de consumo, conectividade total e versão a gás natural

O caminhão mais avançado e completo da história da marca chega para transformar o transporte pesado na Argentina.

“Este caminhão reflete a revolução tecnológica da marca e nosso compromisso com a região. Um veículo totalmente novo, projetado e testado extensivamente em diferentes aplicações, regiões e estradas, com uma estratégia clara: oferecer aos transportadores e motoristas o melhor IVECO da história”, concluiu Querichelli.

Financiamento sob medida com a IVECO Capital

A IVECO Capital acompanha este lançamento com opções de financiamento adaptadas ao S-Way: planos em pesos e dólares, taxas fixas, linhas especiais para renovação de frota e apoio na troca de veículos usados por novos S-Way. Também será oferecido financiamento atacadista específico para concessionárias, fortalecendo toda a rede comercial.

IVECO

SUPER CARROS ALPHAVILLE E MEGAENCONTRO DE MOTOS MOVIMENTAM O FINAL DE SEMANA NO COMPLEXO DREAM CAR DE SÃO ROQUE (SP)

Evento do Super Carros Alphaville deve reunir 400 superesportivos neste sábado (12), enquanto centenas de motos são esperadas para o Megaencontro de domingo (13)

Ferrari, Lamborghini, McLaren, Porsche, Corvette: algumas das supermáquinas mais exclusivas e desejadas do Brasil estarão expostas no estacionamento do Complexo Dream Car de São Roque (SP) neste sábado. Cerca de 400 modelos são esperados para celebrar os 6 anos do Super Carros Alphaville (SCA). O evento ocorre das 9 às 16 horas e tem visitação gratuita. Já neste domingo, das 9 às 18 horas, tem o Megaencontro de Motos, também com visitação gratuita. Maior polo de entretenimento voltado a carros antigos do Brasil, o Complexo Dream Car está localizado a apenas 60 km da capital paulista, contando com museu (165 veículos), shopping (23 lojas e restaurantes), parque de diversões temático e kartódromo de nível internacional.

Durante o sábado, integrantes do Super Carros Alphaville farão demonstrações de drift na Arena Dream Car. “Será um encontro familiar e alto-astral, permitindo aos participantes trocarem experiências sobre os seus veículos”, adianta um dos diretores, Matheus Nascimento. O Super Carros Alphaville é uma empresa que surgiu em 2019 em São Paulo, fundada pelos empresários José Silva e Ana Postal. Atualmente, conta com 3 mil membros em 12 diferentes estados e também no exterior. Desse total, 730 integrantes são da capital paulista e região. Em 6 anos, já são 140 eventos realizados, entre track days, experiências VIP e encontros privados e de luxo. Em março, uma ação realizada no Complexo Dream Car reuniu nada menos que 800 veículos e 5 mil pessoas. A empresa também conta com sua própria frota, composta por 10 superesportivos, entre os quais Ferrari 458, dois Lamborghinis Aventador e Acura NSX, entre outros.

Para ser membro deste seleto grupo não é preciso pagar anuidade, nem taxa de inscrição, bastando ter um superesportivo, solicitar a adesão e seguir todas as regras estipuladas. “Nossos eventos são de alto nível e também muito seguros, pois não são permitidos rachas ou qualquer outra atitude que contrarie as regras de trânsito”, salienta Matheus. Informações adicionais podem ser obtidas no site (supercarrosalphaville.com.br) e no Insta @supercarrosalphaville.

Megaencontro de Motos do Dream Car

No domingo (13), a atração será o Megaencontro de Motos do Dream Car, realizado todo segundo domingo do mês. No dia 19 (sábado), o destaque será o Low Low (carros rebaixados) e, no dia 20 (domingo), nada menos que três eventos movimentarão o complexo: o tradicional Encontro de Carros Antigos do Dream Car (realizado todo terceiro domingo de cada mês), o Encontro da Família Quadrados e também o Encontro do Puma Brazil Clube. Por fim, nos dias 26 e 27 (sábado e domingo) o Arraiá Dream Car oferecerá uma série de atrações típicas gratuitas, encerrando a programação de julho.

Museu, parque, kartódromo e drift

Diversão é o que não falta no Complexo Dream Car de São Roque. Além de prestigiarem os eventos de julho, os visitantes podem aproveitar para conhecer o acervo do Dream Car Museum, composto por 165 veículos (105 carros, 20 motos e 40 bicicletas antigas).

Localizado no famoso Roteiro do Vinho (Estrada do Vinho, 7.901, bairro Canguera, São Roque), o Complexo Dream Car conta, além do Dream Car Museum, com shopping (23 lojas e restaurantes), kartódromo, parque de diversões temático, eletropontos para a recarga de veículos elétricos e também um heliponto. Trata-se do maior polo de entretenimento voltado a carros antigos do Brasil. Além disso, todos os finais de semana ocorrem a Carona Radical e apresentações gratuitas de drift. Na Volta dos Sonhos, os fãs têm a oportunidade de dirigir Ferrari, Porsche, Camaro e o 100% elétrico Tesla Cybertruck. Informações adicionais podem ser obtidas pelo WhatsApp (11) 3090-9147 ou pelo site www.dreamcarmuseu.com.br, onde é possível comprar ingressos para o museu com desconto. Siga o complexo no Instagram: @dreamcarsaoroque.

Próximos eventos do Complexo Dream Car
12/7 (sábado): Super Carros Alphaville
13/7 (domingo): Megaencontro de Motos do Dream Car
19/7 (sábado): Low Low (carros rebaixados)
20/7 (domingo): Encontro de Carros Antigos do Dream Car, Encontro da Família Quadrados e Encontro Puma Brazil Clube
26 e 27/7 (sábado e domingo): Arraiá Dream Car

* Fotos: Marcella Moran | Divulgação Complexo Dream Car

Complexo Dream Car – São Roque
Assessor de Imprensa
Adair Santos
adair.santos.rs@gmail.com

terça-feira, 8 de julho de 2025

NOVO NISSAN KICKS FABRICADO EM RESENDE (RJ) COMEÇA A SER EXPORTADO PARA O PARAGUAI

Foto: Cris Oliveira | Divulgação Nissan

O novo Nissan Kicks, que chegou ao mercado brasileiro no começo de julho para redefinir os padrões do segmento de SUVs, cruzou as fronteiras e começou a ser exportado do Complexo Industrial de Resende, no Rio de Janeiro, para o Paraguai. O país é o primeiro destino de exportação do novo modelo da Nissan fabricado no Brasil.

O novo Kicks é um dos frutos do investimento de R$ 2,8 bilhões que a empresa está fazendo em sua fábrica de Resende, assim como seu motor turbo, que transformou a já moderna unidade industrial. No total, foram instalados 1.200 novos equipamentos, 98 novos robôs e o número de AGVs (veículos guiados automaticamente) saltou para 202 unidades.

Além disso, nos últimos meses, foram contratados 400 novos funcionários para garantir o aumento da cadência de produção do Complexo Industrial da Nissan, que opera em dois turnos e agora produz dois SUVs: o novo Nissan Kicks e o Kicks Play, possibilitando mais opção aos consumidores.

Novo Nissan Kicks

O novo Nissan Kicks está sendo vendido em todas as concessionárias da marca, com preço especial de lançamento a partir de R$ 159.990. O modelo conta com quatro versões: Sense, Advance, Exclusive e a topo de linha, a Platinum.

Com um projeto totalmente inovador, o novo Nissan Kicks é um carro que chega para revolucionar o segmento. Entre os atributos que o tornam diferente do que se encontra no mercado estão o design robusto e impactante; interior espaçoso e funcional e os itens de série e segurança. Afinal, são 23 equipamentos de proteção e conforto intuitivos e de assistência ao motorista que fazem parte do "escudo de segurança" Nissan Safety Shield, um conjunto de sistemas avançados que monitoram, respondem e protegem, com itens exclusivos no segmento.

Internamente, o modelo reflete a modernidade de seu exterior. Extremante espaçoso para os passageiros e com o maior porta-malas entre os concorrentes, 470 litros, o novo Nissan Kicks leva o conforto e praticidade para outro patamar. Um dos destaques da cabine é a configuração de telas do painel: uma para o cluster de instrumentos (7 polegadas nas versões Sense e Advance; 12,3 polegadas na Exclusive e Platinum) e outra para o sistema de infoentretenimento. Nas versões topo de linha, a área de telas combinadas chega a 24,6 polegadas, criando um ambiente digital e sofisticado.

Sob o capô, o modelo tem um motor 1.0 com injeção direta e turbocompressor, que desenvolve 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque – quando abastecido com etanol. Esse propulsor trabalha em conjunto com uma transmissão de dupla embreagem DCT banhada a óleo. Ela é acionada por um seletor da transmissão por botões e-Shifter, tecnologia inédita no segmento. De fácil uso, nesse sistema a mudança é feita com simples toques nos botões "D", "R", "N" e "P".

Nissan Brasil

MERCEDES-BENZ TRIPLICA AS VENDAS DE ÔNIBUS URBANOS PARA CURITIBA

Com 117 unidades emplacadas no primeiro semestre de 2025, marca liderou as vendas na capital paranaense, frente a 29 unidades de todo o ano de 2024

A Mercedes-Benz do Brasil vem obtendo um expressivo crescimento nas vendas de ônibus urbanos para a cidade de Curitiba, capital do Paraná, referência em transporte coletivo urbano. No primeiro semestre deste ano, 117 chassis de ônibus da marca foram emplacados no mercado local e entregues a várias empresas operadoras, frente a 29 unidades de todo o ano de 2024.

“Com essas 117 unidades emplacadas, triplicamos em volume de vendas e também em participação de mercado em Curitiba, saltando de 18% no total dos 12 meses de 2024 para 55% apenas nos seis primeiros meses deste ano”, diz Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Até a primeira metade do ano, os modelos mais vendidos em 2025 nesta praça são os chassis OF 1721, o campeão de vendas da marca para transporte urbano no País, além do articulado O 500 MA 6x2 e do superarticulado O 500 MDA 8x2”.

Equipados com motores Mercedes-Benz com exclusiva tecnologia BlueTec 6, os chassis de ônibus da marca atendem à legislação Proconve P8 (Euro 6), reduzindo significativamente as emissões de Óxidos de Nitrogênio e de Material Particulado. “Assim, contribuem para a melhoria da qualidade do ar e a preservação ambiental, aspectos essenciais para uma cidade como Curitiba, que é uma das pioneiras em mobilidade sustentável no País. Aliás, também trabalhamos diariamente a sustentabilidade em todos os sentidos na nossa Empresa, porque entendemos que essa postura traz benefícios para o transporte, o meio ambiente e a sociedade como um todo”, ressalta Walter Barbosa.

Chassis Mercedes-Benz são reconhecidos pela robustez e excelente custo operacional

Os chassis de ônibus da marca são amplamente reconhecidos no mercado pela robustez e resistência, bem como pelo ótimo nível de conforto e segurança que oferecem a usuários e motoristas. Além disso, se destacam ainda pelo reduzido consumo de combustível e baixo custo de manutenção, otimizando o custo operacional e a rentabilidade para as empresas de transporte.

É da Mercedes-Benz a mais completa linha de ônibus do mercado brasileiro. Com micros, ônibus convencionais e padron, articulados e superarticulados, oferece soluções para todas as demandas do transporte coletivo urbano, sejam em linhas troncais de sistemas como BRT, corredores e faixas exclusivas, como em vias alimentadoras e distribuidoras que interligam os bairros às regiões centrais.

Esse amplo e abrangente portfólio de produtos, assim como o de Peças e Serviços, chega aos clientes por meio da Rede de Concessionários da marca, presente em todos os estados do território nacional. Os clientes da contam ainda com o atendimento especializado dos concessionários Center Bus, que disponibilizam às empresas de transporte de passageiros uma estrutura voltada exclusivamente para ônibus, onde encontram uma equipe de profissionais treinados para essa finalidade, com gerentes, vendedores e assessores ao frotista.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus

IVECO E SEST SENAT INICIAM NOVA RODADA DE PALESTRAS DO PROGRAMA “CAMINHOS PARA ELAS”, COM FOCO NA EQUIDADE DE GÊNERO NO SETOR DE TRANSPORTE DE CARGAS

Palestras têm como foco debater desafios, explorar oportunidades e promover a ampliação da presença feminina no segmento

A IVECO, em parceria com o SEST SENAT, inicia uma nova fase de palestras do programa “Caminhos para Elas”, iniciativa voltada à promoção da inclusão feminina e da diversidade no setor de transporte de cargas. Com a meta de capacitar 40 mulheres em 2025, o programa reforça o compromisso das instituições com a equidade de gênero e com o fortalecimento do protagonismo feminino em um dos segmentos historicamente dominados por homens.

Os eventos contarão com palestras presenciais, realizadas nas unidades do SEST SENAT:

  • 09/07 – Porto Alegre (RS)
  • 16/07 – Goiânia (GO)
  • 23/07 – São Luís (MA)
  • 06/08 – Campo Grande (MS)

Cada encontro reunirá especialistas, lideranças femininas e profissionais do setor em painéis interativos com o tema “Desafios e Oportunidades na Equidade de Gênero no Setor de Transportes”. “O foco é discutir caminhos concretos para ampliar a participação das mulheres, compartilhar experiências e incentivar a adoção de políticas inclusivas nas empresas”, explica Lucilene Carvalho, gerente de Sustentabilidade do Iveco Group e uma das participantes do programa.

Programa Caminhos para Elas

O programa visa capacitar caminhoneiras por meio de um curso híbrido, presencial e online, realizado nas unidades do SEST SENAT, com o objetivo de quebrar barreiras e pavimentar o caminho para que as mulheres avancem no setor de transportes. O “Caminhos para Elas” representa a concretização de um anseio por mudanças efetivas no mercado de trabalho e reforça a importância da educação para fomentar a qualificação profissional no segmento.

IVECO

CHEVROLET APRESENTA OS NOVOS ONIX, ONIX PLUS, TRACKER, SPARK E CAPTIVA

Movimento estratégico com cinco grandes lançamentos chegam até o fim do ano de maneira escalonada às concessionárias, atualizando por completo - e em tempo recorde - o portfólio durante as celebrações do centenário da marca no Brasil

Onix, Onix-Plus, Tracker, Spark e Captiva.

A Chevrolet inicia a segunda metade de 2025 com uma forte ofensiva. Em um momento histórico em que celebra seus 100 anos de atuação no Brasil, a marca apresenta simultaneamente cinco importantes lançamentos: Novo Onix, Novo Onix Plus, Novo Tracker e os inéditos Spark EUV e Captiva EV.

Com essa nova geração de automóveis, a Chevrolet não apenas completa a renovação de todo o seu catálogo por aqui, como também reafirma seu compromisso com a inovação, a eletrificação acessível e o desenvolvimento do país — onde já produziu quase 20 milhões de veículos desde sua chegada.

"Nosso plano contempla a atualização dos modelos mais comercializados e a ampliação da linha de veículos elétricos que passam a integrar o portfólio da Chevrolet. Assim, reforçamos nossa presença nos segmentos mais estratégicos do mercado e entregamos o que o brasileiro prioriza: design inteligente, tecnologias inovadoras e excelente performance. Tudo isso com o respaldo de uma marca confiável e a excelência de uma ampla rede de concessionárias", afirma Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul.

O primeiro a chegar às lojas é o Novo Tracker. O SUV mais emplacado da América do Sul estreia com evoluções nos aspectos valorizados pelo consumidor. Entre os destaques estão a nova identidade frontal. Ela aprimora o efeito aerodinâmico e ressalta a presença do veículo com assinatura luminosa em dois níveis e grade, para-choque, rodas e lanternas reestilizadas.

O acabamento interno está mais sofisticado, incluindo bancos com espuma de diferentes densidades e superfície acolchoada, além de um painel modernizado, caracterizado por grandes telas de alta definição e as demais superfícies numa seleção de materiais bastante agradável ao toque.

Entre os equipamentos avançados estão aqueles que unem conectividade, proteção e comodidade, a exemplo do acompanhamento seguro e o myChevrolet app com funcionalidades extras, todos novos recursos do OnStar. Atualizado recentemente com injeção direta, o motor turbo passa por uma recalibração, antecipando-se a possíveis mudanças nas regras de tributação por faixa de potência em discussão pelo governo federal.

Apesar disso, preserva seu desempenho e eficiência. Isso se soma a aperfeiçoamentos nos sistemas de direção e suspensão, que colocam o Tracker num patamar superior de conforto dinâmico em sua categoria.

Na sequência, é a vez do Novo Onix e do Novo Onix Plus, o hatch e o sedã campeões de vendas da Chevrolet. Os dois passam a contar com um visual mais refinado, com a inédita opção de faróis Full LED, que permite elevar o poder de iluminação em 61% frente ao sistema anterior. Todo para-choque frontal foi repensado no intuito de trazer melhor estética e funcionalidade, facilitando a transposição de valetas e rampas.

Atrás, as lanternas passam a ser translucidas, proporcionando uma dose extra de charme ao Plus, e o aplique inferior do para-choque do hatch ganha um ar esportivo.

O grande salto, porém, está no interior, com a introdução do cockpit virtual — que une o painel digital à tela de 11" do MyLink formando uma superfície integrada e tecnológica. O ar-condicionado foi otimizado com auxílio de softwares de inteligência artificial e todas as versões ganham mais itens de série, como Wi-Fi nativo e chave presencial, reforçando seu empenho com a evolução contínua do produto.

Seja na configuração aspirada ou turbo, o motor segue seu alto padrão de eficiência, agora com alterações, inclusive de calibração, para uma experiência de condução ainda mais prazerosa. Com isso, supera sua própria marca anterior e alcança a melhor média de consumo entre os flex: até 17,7 km/l de gasolina na estrada.

Tanto a família do Novo Onix como o Novo Tracker contam com garantia de fábrica ampliada para até cinco anos — um reforço de confiança na engenharia do produto. Ambos terão ainda uma série especial e limitada alusiva aos 100 anos da Chevrolet no país, assim como ocorreu com a picape S10.

Ainda no terceiro trimestre chega o Spark EUV, um SUV compacto urbano de conceito inédito.

Equipado com motor elétrico de 180 Nm de força, o modelo se destaca pelo design boxy que amplia a sensação de espaço interno, além de um pacote de equipamentos recheado de recursos para os padrões da categoria, como o inédito sistema Chevrolet Intelligent Driving, um conjunto avançado de tecnologias de assistência ao motorista que atua de forma integrada para tornar cada trajeto mais seguro e confortável.

Uma das inovações é o Assistente de Cruzeiro em Curva, que é capaz de atuar no volante para corrigir trajetórias e ajustar a velocidade do veículo. Além disso ainda traz outros itens de destaque, a exemplo do freio de estacionamento eletrônico, câmera 360, banco do motorista com regulagem por botão e retrovisores laterais com rebatimento elétrico.

O mais recente representante da nova geração de veículos zero emissão traz ainda um interessante balanço entre performance, velocidade de recarga e autonomia — o carro é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h na casa dos 11s, roda 258 quilômetros com uma carga completa no intenso ciclo do Inmetro e precisa de apenas 35 minutos para energizar a bateria de 30% a 80% em rede contínua (DC 50Kw).

O SUV de estilo marcante oferece ainda três pacotes personalizados de acessórios que o tornam ainda mais exclusivo. Eles podem ser combinados com opções de cores vibrantes para a carroceria que exploram brasilidades, como o Branco Cupuaçu, o Cinza Redentor, Azul Atlântico e o Amarelo Canário.

Com tudo isso, o Spark se posiciona como uma alternativa interessante frente a EVs de dimensões semelhantes, diferenciando-se pelo aspecto de SUV e pela reconhecida tradição e credibilidade da marca Chevrolet.

Os interessados pelo produto podem participar da ação de pré-venda diretamente no site comercial da empresa ou através da rede de concessionárias.

A empresa revelou ainda mais uma novidade: o Captiva EV, um SUV elétrico de médio porte que virá para complementar o portfólio. O veículo está em fase final de homologação no país, onde é submetido a uma extensa bateria de testes e validações para atender aos elevados padrões da companhia e ao perfil dos consumidores locais — um rigor que reflete o nosso compromisso com a qualidade superior.

A proposta da marca com o Captiva é oferecer um SUV elétrico para quem busca um carro familiar espaçoso, com design marcante, acabamento refinado e a confiabilidade de uma rede de assistência técnica focada no cliente.

Mais detalhes técnicos sobre os cinco produtos serão compartilhados oportunamente, à medida que os lançamentos avancem nas concessionárias em todo o país. Essa renovação do portfólio — realizada em tempo recorde — contempla também os avanços promovidos no último ano, quando a Chevrolet atualizou o Spin, a S10, o Trailblazer e o Equinox, entre os modelos a combustão, e introduziu os elétricos Equinox EV e o Blazer EV como integrantes de sua linha premium.

Os novos produtos fazem parte do montante de R$ 7 bilhões anunciados no país pela General Motors, que segue trabalhando na atualização de suas instalações, no desenvolvimento de tecnologias alternativas de propulsão e na criação de novas frentes de negócio.

Isto porque as novas necessidades dos consumidores estão no centro da transformação que a companhia conduz em escala global para tornar seus veículos ainda mais seguros, inteligentes e sustentáveis - e que colocam o cliente como protagonista da próxima era da mobilidade.

Chevrolet
General Motors América do Sul

segunda-feira, 7 de julho de 2025

VOLVO ABRE NOVA CONCESSIONÁRIA EM RIBAS DO RIO PARDO (MS), NA ROTA DA CELULOSE

A Volvo e a Rivesa, concessionária que representa a marca no Mato Grosso do Sul e parte do Paraná, inauguraram uma nova casa em Ribas do Rio Pardo. A cidade sul-mato-grossense é conhecida por abrigar importantes fabricantes de papel e celulose e integra a chamada Rota da Celulose, um grande projeto que envolve a ampliação e melhoria de rodovias com o objetivo de fortalecer esta cadeia produtiva no Estado.

A casa é totalmente nova e funciona como um posto avançado, no conceito Volvo Express. “Queremos consolidar ainda mais nossa posição no Mato Grosso do Sul, estado gigante do agro e também do setor florestal”, afirma André Ribeiro, CEO do Grupo Rivesa. “A nova concessionária dá suporte a um setor de atividade intensa e com alta demanda de transporte. Está no centro de uma região que se desenvolve economicamente cada vez mais e ganha muita força na economia nacional, por conta de seu potencial exportador”, declara Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões.

Ampla estrutura

A casa Rivesa já está funcionando com ampla infraestrutura. São 1.104 m² de área construída num terreno de 10 mil m². Conta com 10 boxes para caminhões, refeitório, oficinas, estoque de peças, pátio para manobras e estacionamento. Oferece ainda suporte 24h/dia, via Voar (Volvo Atendimento Rápido, o sistema de atendimento emergencial da marca). “Somos um excelente ponto de apoio, tanto para os clientes locais quanto para aqueles que estão de passagem. A estrutura e o ferramental são o que há de mais moderno para garantir qualidade e agilidade durante o período em que o caminhão permanece em manutenção”, explica Ribeiro.

Com Ribas do Rio Pardo, são nove casas da Rivesa, que também tem unidades em Campo Grande, Três Lagoas, Corumbá e Dourados, no Mato Grosso do Sul; e em Maringá (matriz), Cambé, Campo Mourão e Cruzeiro do Oeste, no Paraná.

Posição estratégica

Situada na rodovia BR262, a casa de Ribas do Rio Pardo está em uma posição estratégica, em frente à nova fábrica da Suzano, considerada a maior unidade de processamento de celulose do mundo. Parte integrante do Projeto Cerrado, a planta teve um investimento de R$ 22,2 bilhões e iniciou operações em julho de 2024. Tem capacidade para produzir 2,55 milhões de toneladas de celulose de eucalipto por ano.

Além desta unidade produtiva, a Suzano tem ainda diversas fazendas na região, para cultivo de matéria prima. Nas estradas internas destas fazendas circulam diversas composições do Volvo FMX Hexatrem. Com seis carretas, o maior veículo florestal do mundo tem 55 metros de comprimento e carrega 250 toneladas de toras de eucalipto. A nova unidade da Rivesa prestará um atendimento direto e constante para a operação destas composições.

108 casas Volvo

A nova concessionária faz parte da estratégia de expansão e fortalecimento da rede Volvo, que agora chega a 108 casas no Brasil. Além da abertura de novos pontos, os planos da marca incluem reformas, ampliações e realocações para locais mais amplos e de melhor acesso.

“Neste ano, nossa rede está investindo R$ 56 milhões em melhorias. São iniciativas que amparam o crescimento constante da frota circulante da marca. Nosso objetivo é sempre ter uma rede forte e estruturada, oferecendo serviços de elevado padrão para assegurar a alta disponibilidade dos nossos caminhões e ônibus”, finaliza Joice Biermayr, gerente de desenvolvimento de concessionárias da Volvo.

Grupo Volvo América Latina

PRÉVIA DO E-MOB E C-MOVE REÚNE MCKINSEY, BRIGHT CONSULTING, ABVE E LEARNING VILLAGE PARA PROJETAR O FUTURO DA ELETRIFICAÇÃO NO BRASIL

Evento “Caminhos da Mobilidade Verde” trará análises exclusivas e projeções estratégicas que antecipam os temas centrais do E-MOB Salão da Mobilidade Verde & Cidades Inteligentes e C-MOVE Congresso da Mobilidade Verde e Veículos Elétricos

Foto: Internet

Nesta terça-feira (8), das 9h30 às 12h, executivos da indústria automotiva, especialistas, formadores de opinião e jornalistas terão acesso antecipado às projeções mais relevantes sobre o futuro da mobilidade no Brasil. O encontro “Caminhos da Mobilidade Verde: Uma Visão de Futuro” marca a prévia oficial do E-MOB – Salão da Mobilidade Verde e Veículos Elétricos e do C-MOVE São Paulo – Congresso da Mobilidade Verde e Veículos Elétricos, que acontecem em outubro no São Paulo Expo.

A prévia conta com apresentações exclusivas de estudos de mercado conduzidos pelas consultorias especializadas Bright Consulting e McKinsey & Company, além de insights estratégicos da Learning Village, que irá coordenar toda a programação da Arena de Conteúdo do E-MOB no segundo semestre. Essas empresas consolidaram parcerias estratégicas de conteúdo do evento.  

A prévia acontece no espaço do Learning Village, na Vila Madalena, em São Paulo, com transmissão ao vivo pelo link: https://teams.live.com/meet/9371908375697?p=8p4FgUKi7SiB2KJMLm

Com curadoria de alto nível, a programação da prévia traz análises inéditas conduzidas por duas das mais respeitadas consultorias do setor — Bright Consulting e McKinsey & Company —, além de insights estratégicos do Learning Village, responsável pela Arena de Conteúdo do E-MOB 2025. O evento também conta com a participação efetiva da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) e com o apoio institucional do SENAI e da FIESP, consolidando uma rede de parceiros que conecta indústria, inovação, mercado e políticas públicas em torno da mobilidade sustentável no Brasil. O encontro acontece no espaço do Learning Village, na Vila Madalena, em São Paulo.

Direções & tendências do mercado brasileiro em 2025: Bright Consulting

A apresentação estratégica da Bright Consulting será conduzida por Murilo Briganti, COO da empresa, trazendo dados inéditos sobre as projeções do mercado automotivo para 2025, que indicam um crescimento de 4,9% nas vendas de veículos leves em comparação a 2024. O estudo destaca o avanço acelerado da eletrificação — com previsão de quase triplicação nas vendas de eletrificados em dois anos — e reforça que soluções híbridas leves (MHEV) e híbridas convencionais (HEV) se consolidam como etapas de transição tecnológica. Ainda assim, os motores a combustão seguem dominantes no mix nacional, com 90% de participação.

Além das análises de segmentação e da discussão das rotas tecnológicas, o conteúdo abordará as principais mudanças estruturais na cadeia de valor da mobilidade, incluindo os novos modelos de comercialização, o fortalecimento das vendas diretas e o papel crescente das assinaturas e locações. O encontro antecipa os temas centrais do C-MOVE São Paulo e reforça a importância da imprensa e dos formadores de opinião para interpretar e traduzir a complexidade desse novo momento da mobilidade brasileira.

Temas estratégicos de alto impacto para o setor automotivo: McKinsey

A McKinsey & Company, referência mundial em consultoria estratégica, renova sua parceria com o C-MOVE – Congresso da Mobilidade Verde e Veículos Elétricos – e amplia sua atuação em 2025 como curadora e mentora oficial do conteúdo do primeiro dia do evento, marcado para 30 de setembro. Nesta nova fase, a McKinsey assume a liderança da agenda de abertura do E-MOB, reunindo diagnósticos aprofundados, tendências globais e análises exclusivas que contribuem para o fortalecimento do ecossistema da mobilidade sustentável no Brasil.

A programação conduzida pela McKinsey abordará cinco temas estratégicos de alto impacto para o setor automotivo brasileiro: a trajetória da eletromobilidade no país; as percepções dos consumidores sobre o futuro da mobilidade; o reflexo das tendências globais no mercado local; os avanços tecnológicos em baterias elétricas; e as alternativas para a descarbonização do transporte de carga. Com esse conteúdo, a consultoria pretende fomentar o diálogo qualificado entre montadoras, fornecedores, startups, formuladores de políticas públicas e investidores.

Daniele Nadalin, Associate Partner da McKinsey, destaca que cerca de 30% dos carros vendidos no Brasil em 2035 serão 100% elétricos, segundo projeções da consultoria, impulsionados pela evolução da infraestrutura, mudanças no perfil do consumidor e políticas públicas. Outro ponto estratégico é a estimativa de redução de até 20% no custo das baterias de lítio até 2035, fator decisivo para ampliar a acessibilidade dos veículos elétricos no país. Daniele também chama atenção para a crescente receptividade do consumidor: 44% dos brasileiros afirmam que seu próximo carro será híbrido ou elétrico, revelando uma mudança cultural em curso e abrindo oportunidades para a indústria adaptar sua oferta a essa nova demanda.

Hub de Mobilidade – Learning Village 

A prévia também marca o anúncio oficial da parceria estratégica entre o E-MOB e o Hub de Mobilidade do Learning Village, voltada à construção de um ecossistema colaborativo de alto impacto para o setor automotivo. A partir deste ano, o Learning Village — ecossistema de inovação da HSM e da Singularity Brazil — assume a curadoria da Arena de Conteúdo do E-MOB 2025, fortalecendo a conexão entre conteúdo estratégico, desenvolvimento de negócios e soluções voltadas para cidades inteligentes. A iniciativa visa ampliar a integração entre startups, indústria, academia e poder público para acelerar a criação e a adoção de tecnologias aplicadas à mobilidade urbana e elétrica no Brasil.

Para Álvaro Machado Neto, COO do Learning Village, a união entre o E-MOB e o Hub de Mobilidade amplia a capacidade do setor em responder de forma integrada, sustentável e escalável aos desafios urbanos contemporâneos. “A ideia é acelerar o desenvolvimento de tecnologias e modelos que possam ser absorvidos rapidamente pelo mercado”, afirma. A parceria chega em um momento decisivo para o Brasil, que busca consolidar políticas públicas e estímulos à eletromobilidade, ao mesmo tempo em que amplia sua presença na cadeia global de inovação automotiva.

“Estamos consolidando o E-MOB e o C-MOVE como os grandes fóruns de inteligência estratégica da mobilidade verde no Brasil. Com o apoio efetivo das principais consultorias especializadas, da indústria e do poder público, oferecemos ao mercado uma visão concreta e integrada para decisões que moldam o futuro da mobilidade sustentável e da transição energética no país”, afirma Ricardo Guggisberg, presidente do Instituto Brasileiro da Mobilidade Sustentável (IBMS) e da MES Eventos, organizadora dos eventos.

E-MOB e C-MOVE

O C-MOVE São Paulo – Congresso da Mobilidade Verde e Veículos Elétricos vai acontecer durante o E-MOB– Salão da Mobilidade Verde & Cidades Inteligentes, de 30 de setembro a 2 de outubro, no São Paulo Expo. É um dos principais encontros da eletromobilidade, reunindo tecnologias e soluções que estão redesenhando o futuro da mobilidade urbana e da sustentabilidade no Brasil. O Salão vai apresentar ao público modelos, tendências e sistemas inteligentes de transporte que prometem transformar as cidades, gerar novos negócios e acelerar a transição energética no país. As inscrições para o evento do final do ano já estão disponíveis no site oficial (https://salaoemob.com.br)

Assessoria de Imprensa
Expert & Cia Comunicação Integrada 
Gilberto dos Santos
gilberto.santos@expertecia.com.br

GWM BRASIL REFORÇA PRESENÇA EM SANTA CATARINA E AVALIA NOVOS INVESTIMENTOS

Reunião com o governador Jorginho Mello abordou infraestrutura logística, futuro da mobilidade e ampliação da presença da GWM no Sul do Brasil. Encontro reforça compromisso da autotech com o desenvolvimento regional e avalia oportunidades de cooperação em logística, inovação e sustentabilidade.

Andy Zhang, Presidente da GWM Brasil & México, entregou miniatura de carro para Jorginho Mello, Governador de Santa Catarina

Em mais um passo estratégico rumo à consolidação de sua operação no país, a GWM Brasil se reuniu na última sexta-feira (4) com o governador do Estado de Santa Catarina, Jorginho Mello, para discutir possíveis parcerias e projetos de longo prazo no estado. A agenda contou com temas ligados à expansão da marca, desenvolvimento de novos negócios e análise de infraestrutura portuária.

Além do governador, o encontro contou com a presença de Cleverson Siewert, Secretário da Fazenda, Renato Lacerda, Presidente da Invest Santa Catarina, e Rodrigo Prisco, diretor de Atração de Investimentos da Invest SC. Representando a GWM Brasil, participaram Andy Zhang, Presidente da GWM Brasil & México, Ricardo Bastos, Diretor de Assuntos Institucionais, e Way Chien, Diretor Financeiro.

Santa Catarina tem um papel estratégico para a GWM, pois foi neste estado que a marca realizou sua primeira venda nacional, em abril de 2023. Desde então, a região vem apresentando um desempenho expressivo, consolidando-se como o quarto maior mercado da empresa em volume de vendas no Brasil.

“A GWM está comprometida com um projeto de longo prazo no Brasil, e Santa Catarina tem características únicas que a colocam como uma potencial parceira em diversas frentes, da mobilidade sustentável à infraestrutura logística”, afirma Andy Zhang, Presidente da GWM Brasil & México.

“Santa Catarina reúne características únicas que a tornam o parceiro ideal da GWM na América do Sul. Com uma indústria robusta, mão de obra altamente qualificada e a maior concentração de portos do Brasil, o Estado oferece as condições ideais para apoiar a expansão do grupo no continente. Mais do que um mercado consumidor estratégico, queremos ser um polo de inovação, produção e logística para o crescimento da GWM na região”, declarou o governador Jorginho Mello.

Durante o encontro, também foram discutidas possibilidades de cooperação voltadas ao desenvolvimento de soluções inovadoras em transporte, energia limpa e geração de empregos.

GWM Brasil
Grupo Printer Comunicação

BRIGHT CONSULTING E DOMANI GLOBAL FIRMAM ALIANÇA ESTRATÉGICA PARA ACELERAR A DESCARBONIZAÇÃO DA CADEIA AUTOMOTIVA

A união entre inteligência de mercado e soluções escaláveis em sustentabilidade viabiliza a mensuração de emissões e a compensação de CO₂e para empresas do setor automotivo, impulsionando a mobilidade sustentável

Inteligência de mercado. Foto: brandme.com.br

A Bright Consulting, referência em inteligência estratégica para o setor automotivo, e a Domani Global, uma das principais Climate Techs do país, especializada em soluções de mensuração e compensação de emissões de carbono, anunciaram uma aliança estratégica para transformar e alavancar a sustentabilidade na cadeia automotiva brasileira.

A colaboração une o conhecimento da Bright Consulting sobre o funcionamento e as exigências regulatórias do setor automotivo à tecnologia de ponta da Domani Global para cálculo de emissões e comercialização de créditos de carbono. Juntas, oferecem uma solução completa e acessível para empresas de toda a cadeia — de montadoras e autopeças a concessionárias, desmontadoras e recicladoras — mensurarem suas emissões e compensarem seu impacto de forma estruturada, confiável e competitiva.

Com a regulamentação do Programa MOVER, que prevê metas iminentes de redução de emissões para a indústria automotiva, e o avanço da agenda ESG nas empresas, cresce a demanda por soluções práticas e eficientes de sustentabilidade que inclusive atendam às demandas de fornecimento por parte da cadeia de fornecedores.

Com a plataforma Domani SaaS – Sustainability as a Service, empresas do setor conseguem em um só lugar medir emissões, iniciar sua jornada ESG e adquirir créditos de carbono de forma simples, ágil e acessível. Já a Bright Consulting traz à parceria a mais completa inteligência de dados e análises do mercado automotivo, oferecendo insights regulatórios e estratégicos que orientam ações sustentáveis com foco em conformidade e competitividade.

"A Bright Consulting já é carbono neutro e, com essa colaboração, ampliamos nossa capacidade de apoiar nossos clientes na transição para uma economia de baixo carbono, com informação de qualidade e soluções viáveis de implementação", afirma Paulo Cardamone, CEO da Bright Consulting.

"A indústria automotiva brasileira tem uma oportunidade inédita de se posicionar como protagonista da descarbonização. Nossa aliança visa democratizar o acesso a soluções ESG e acelerar resultados tangíveis para empresas de todos os portes", enfatiza Fabiano Sant’Ana, fundador e CEO da Domani Global.

Benefícios para o setor automotivo

·  Conformidade regulatória: alinhamento com as exigências do programa MOVER e outras regulamentações globais.

·  Soluções integradas: mensuração de emissões, gestão ESG e compensação de carbono em uma única plataforma.

·  Vantagem competitiva: acesso a mercados de carbono com acompanhamento especializado para montadoras, fornecedores, varejistas e recicladoras.

A iniciativa oferece uma trilha concreta para que as empresas se prepararem frente às regulamentações emergentes, atendam às exigências de seus stakeholders e se posicionem como líderes em responsabilidade socioambiental.

Bright Consulting - Com sede em Campinas (SP), criada em 2015, tem como missão oferecer um portfólio de serviços de inteligência competitiva orientado para minimizar os riscos relacionados ao processo decisório de seus clientes. Conta com especialistas reconhecidos nos mercados nacional e internacional, que avaliam as grandes transformações do mercado e da indústria, os impactos da evolução tecnológica nos veículos e contribuem na elaboração de projeções mais assertivas de sustentação às decisões das empresas. A consultoria tem vasta experiência em suporte aos programas regulatórios do setor automotivo lançados pelo governo federal nos últimos 10 anos. Clique aqui e visite o site

Bright Consulting
Textofinal de Comunicação Integrada

INDÚSTRIA AUTOMOTIVA: SEMESTRE SE ENCERRA COM INDICADORES EM ALTA, MAS DESACELERAÇÃO EM JUNHO GERA PREOCUPAÇÃO PARA O DESEMPENHO NO ANO

Excesso de importações e pressão para reduzir imposto para montagem em SKD colocam em risco o desempenho do setor

Foto: Porto de Itajaí

A alta de 7,8% na produção do primeiro semestre, na comparação com o mesmo período do ano passado, vista de forma isolada, é uma boa notícia para a indústria automotiva brasileira. Mas o contexto do mercado indica que o segundo semestre será bastante desafiador para o setor. A começar, pela base de comparação, que se dá contra um fraco primeiro semestre de 2024, e que terá pela frente meses de forte desempenho no ano passado. Nos últimos dois meses houve queda no ritmo de produção, e uma queda de mais de 600 vagas diretas na indústria automotiva.

“Os números de junho nos preocupam um bocado. O dia útil a menos em relação a maio não justifica as quedas que tivemos no mês, de 6,5% na produção, 5,7% nos emplacamentos e 2,7% nas exportações, além de uma alarmente redução de mais de 600 empregos diretos nos últimos meses”, afirmou o Presidente da Anfavea, Igor Calvet.

A produção acumulada no semestre foi de 1.226,7 mil unidades. O crescimento de 7,8% pode ser em boa medida creditado ao aumento de 59,8% nas exportações (264,1 mil unidades). Mas mesmo essa boa notícia contém uma dose de atenção. Quase todo esse crescimento dos embarques se deve à surpreendente recuperação do mercado argentino, o que coloca o Brasil numa situação de maior dependência do país vizinho para manutenção dos bons níveis de exportações, já que não houve altas relevantes nos envios para outros países – em casos como o México a situação é de perda de participação. No semestre, 60% dos embarques foram para a Argentina.

Os sinais mais preocupantes, contudo, vêm do nosso mercado interno. Os emplacamentos de quase 1,2 milhão de unidades nos primeiros seis meses representaram uma alta de 4,8% sobre o modesto primeiro semestre de 2024. Uma análise mais acurada revela que os autoveículos nacionais subiram 2,6% nesse período, enquanto os importados cresceram 15,6%.

Pior: as vendas de veículos leves nacionais caíram 10% no varejo, na comparação com o primeiro semestre de 2024, enquanto modelos vindos da China representaram 6% do mercado brasileiro. Há mais de 110 mil veículos chineses em estoque no país. A média diária de vendas em junho foi inferior à do mesmo mês do ano passado, um recuo comparativo que não ocorria há quase dois anos no país.

No segmento de caminhões a situação é ainda mais sensível. Os emplacamentos no semestre recuaram 3,6% em relação ao mesmo período de 2024. A produção ainda está 3,1% mais alta, mas vem desacelerando a cada mês. As melhores notícias vêm do segmento de ônibus, com alta de 7,3% na produção e de 31,3% nas vendas.

As importações acumuladas do primeiro semestre cresceram 15,6% e já chegam a 228,5 mil unidades. “Esse é um volume equivalente ao que se produz anualmente numa fábrica nacional de grande porte, com mais de 6 mil funcionários diretos, sem levar em conta as vagas geradas na cadeia de forneciento”, alertou Calvet.

“É cada vez mais evidente que estamos recebendo um fluxo perigoso de veículos chineses para o nosso mercado, com um Imposto de Importação abaixo da média global. Não ficaremos passivos com a interrupção de um projeto de neoindustrialização do país e com o avanço de propostas, como essa de redução da alíquota para montagem de veículos semi-desmontados, que não geram valor agregado nacional e geram pouquíssimos empregos”, concluiu o Presidente da Anfavea.

ANFAVEA
Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores