A Campo é a primeira picape cabine dupla híbrida flex com tração elétrica traseira do mercado brasileiro
![]() |
Picape Lecar Campo |
A Lecar apresentará o mockup da primeira picape híbrida flex a etanol com cabine dupla do Brasil, a Lecar Campo, durante a FENASUCRO & AGROCANA 2025. O lançamento é um marco inédito na engenharia automotiva nacional, pois trata-se da primeira picape com cabine dupla híbrida com propulsão elétrica e motor flex movido a etanol desenvolvida no país. O modelo chegará ao mercado em agosto de 2026, inaugurando uma nova categoria que combina inovação tecnológica, sustentabilidade e independência energética.
“Temos a ambição de expandir o uso do etanol para a mobilidade global e tornar esse combustível brasileiro a energia da mobilidade sustentável global. O mundo não conhece o uso do etanol na mobilidade como temos no Brasil, e o uso desse combustível em muitos casos é mais sustentável que os carros 100% elétricos”, afirma Flavio Assis, CEO e fundador da Lecar. “Entendemos que a Fenasucro fará ecoar essa ambição de levar a tecnologia do etanol brasileiro para o mundo. E estamos transformando isso em realidade desde já. A sustentabilidade é parte essencial da identidade da Lecar - não como tendência, mas como compromisso”, completa o empresário.
Com tecnologia brasileira, a Lecar Campo promete entregar uma solução robusta, eficiente e alinhada à transição energética. A picape será perfeitamente adequada para as condições e demandas do interior do país, incluindo o setor do agronegócio, que poderá se beneficiar diretamente da sinergia entre o motor elétrico e o uso do etanol – biocombustível amplamente disponível nas regiões produtivas.
A apresentação oficial acontecerá durante a Fenasucro & Agrocana, o maior evento mundial voltado à cadeia da bioenergia, realizado de 12 a 15 de agosto no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho (SP) - cidade que concentra algumas das principais usinas e polos de produção de etanol do planeta.
“Estamos escolhendo esse palco estratégico porque a Lecar Campo nasce com um DNA de energia renovável: será uma picape híbrida, com motor elétrico e propulsão flex a etanol. Em breve, os usineiros e todos os habitantes dessa região, bem como do interior do país, poderão abastecer seus carros num posto perto de casa, ou dentro das usinas, e rodar até 1.000 quilômetros sem precisar reabastecer. Esse será um momento histórico para o combustível mais brasileiro: o etanol”, afirma Flávio Assis.
A marca LECAR já nasceu conectando tecnologia automotiva ao valor do biocombustível brasileiro. “Se o etanol é bom para o Brasil, pode ser bom também para o planeta. E a Lecar quer ser essa ponte entre inovação local e transformação global, pois o mundo ainda conhece pouco sobre a aplicação do etanol na mobilidade”, completa.
Diferenciais da picape Campo
O grande diferencial será a autonomia projetada de até 1.000 km com apenas 30 litros de etanol - um marco em eficiência para veículos híbrido-flex do mercado. A Lecar promete entregar um produto que deverá combinar desempenho, sustentabilidade e independência energética, perfeitamente adequado também para o público do agronegócio e para aplicações de alta exigência no interior do Brasil.
O sistema motriz da nova picape contará com um motor elétrico HEPU POWER com 165 cv e 26,3 kgfm de torque, alimentado por bateria LiFePO4 WINSTON de 18,4 kWh, composta por 96 células de alta densidade, que permitirá recarga rápida e alto desempenho. O motor a combustão HORSE HR10DDT de 122 cv e 220 Nm de torque atuará apenas como extensor de autonomia, garantindo máxima eficiência energética.
A picape Campo será equipada com transmissão integrada ao motor, direção eletro-assistida, suspensão independente nas quatro rodas e sistema de freios a disco ventilado na dianteira e sólido na traseira, ambos com ABS e EBD. Entre os itens de segurança e tecnologia, a picape Lecar Campo Híbrida Flex oferecerá sistema ADAS nível 2 (assistência avançada ao motorista), seis airbags (frontais, laterais de tórax e cortina), controle de velocidade adaptativo, alerta de ponto cego, frenagem automática de emergência e assistente de direção semiautônoma via plataforma Open Pilot - entre outros diferenciais dentro da sua categoria.
Lecar
Fundada para liderar a transição energética sustentável da mobilidade no Brasil e no mundo através do Etanol, a Lecar aposta em tecnologia nacional, inovação e sustentabilidade. Com uma rede de fornecedores locais e engenharia brasileira, a empresa prioriza o uso do etanol como energia limpa, desenvolvendo veículos híbridos flex voltados para a realidade e os desafios do país.
O compromisso vai além do produto: a Lecar investe em uma cadeia produtiva nacional sólida e na valorização do talento brasileiro, consolidando-se como referência para a indústria automotiva do futuro. À frente da Lecar está Flávio Assis, empreendedor contábil, jurídico, empresário com sólida trajetória em mobilidade, tecnologia, soluções financeiras e meios de pagamento. Fundador da Lecar, Lebank e Lecard, e com mais de uma década de experiência, ele também lidera projetos inovadores que integram indústria automotiva, fintechs e serviços de mobilidade.
Fenasucro & Agrocana 2025
O tradicional evento sucroalcooleiro irá acontecer no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho (SP) de 12 a 15 de agosto. Cidade é polo da região que é considerada a maior produtora de cana do país e uma das maiores do mundo, sediando algumas das grandes usinas que fazem açúcar refinado e etanol de cana. Na safra atual o Brasil irá produzir mais de 663 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. Cerca da metade desse volume é destinado a produção de etanol.
A Fenasucro & Agrocana é o maior evento focado exclusivamente na bioenergia, reunindo os principais fabricantes nacionais e internacionais de equipamentos, soluções e tecnologias voltadas à produção de biocombustíveis e energia limpa.
A feira, em sua 31ª edição, tem expectativa de superar os R$ 10,7 bilhões em negócios gerados no ano passado. Com mais de 600 marcas expositoras e cerca de três mil produtos nacionais e internacionais em exposição, a feira deve atrair visitantes de mais de 60 países, consolidando sua importância estratégica para o setor sucroenergético e a economia regional.
Neste ano, o evento contará com um incremento de 32% em sua estrutura, reflexo direto do aumento no número de expositores e da ampliação de áreas como a FenaBio — novo espaço dedicado à bioeconomia —, o que deve fazer com que os visitantes permaneçam mais tempo no evento.
Jorge Görgen
Gilberto dos Santos
gilberto.santos@expertecia.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário