segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

NISSAN KICKS SUPERA RECORDE HISTÓRICO DE VENDAS ANUAIS NO BRASIL

Em 11 meses de 2024, SUV da marca japonesa vendeu mais do que em qualquer ano completo desde que foi lançado em 2016

Já reparou nas ruas como o número de Nissan Kicks não para de crescer? Não é impressão, você está certo. E o SUV da marca japonesa acaba de demonstrar mais uma vez que segue sua trajetória de grande sucesso no Brasil ao bater o recorde histórico de vendas anuais no mercado nacional: 56.063.

Um marco que fica ainda mais significativo levando em consideração que o modelo superou nos 11 meses de 2024 – de janeiro a novembro – o seu até então melhor desempenho anual, que era de 56.058 unidades comercializadas, registrado no ano completo de 2019. Ou seja: o novo recorde ainda está em evolução diariamente até o 31 de dezembro.

Lançado mundialmente primeiro no Brasil em 2016, o Nissan Kicks passou por uma evolução em 2021 e é reconhecido pelo seu design, espaço interno, conforto e desempenho que equilibra dirigibilidade e economia de combustível. O resultado é a forte aceitação pelos brasileiros, que foram a inspiração e foco no seu desenvolvimento.

O modelo é fabricado no Complexo Industrial da Nissan em Resende, no estado do Rio de Janeiro, e seguirá em produção mesmo com a chegada da nova geração ao Brasil, em 2025, como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões que a empresa está fazendo no país. Os dois modelos vão conviver no mercado, ampliando a oferta de produtos da marca.

As vendas do Nissan Kicks de janeiro a novembro de 2024 são tão marcantes que já representam um crescimento de 22% em comparação ao resultado do mesmo período de 2023. Um desempenho que segue a forte evolução que a Nissan tem apresentado no Brasil.

Marca que mais cresceu em vendas no país em 2023, entre as já consolidadas no mercado, com 35,2%, a Nissan segue seu plano de evolução e fechou os 11 meses de 2024 novamente com o melhor desempenho no setor. De janeiro a novembro desse ano, a empresa comercializou 80.656 carros de passeio e veículos comerciais leves em solo brasileiro, contra 65.145 unidades no mesmo período de 2023, o que representou um crescimento de 24%.

"O desempenho do Nissan Kicks, no segmento mais competitivo da indústria, é um reflexo da qualidade dos nossos produtos, o foco que temos na experiência dos clientes e do excelente trabalho de nossa equipe em conjunto com a nossa rede de concessionários em todo o país. A base está preparada para avançarmos para uma nova fase em 2025, com a ampliação da linha, em função da convivência do modelo atual com a totalmente nova geração do Nissan Kicks", afirma Gonzalo Ibarzábal, presidente da Nissan do Brasil.

Nissan Brasil

IMPERIAL TURISMO RENOVA FROTA COM 10 EL BUSS FT BUSSCAR

Direcionado para viagens de curtas distâncias e fretamento, o El Buss FT oferece excelente custo-benefício ao cliente

A operadora Imperial Turismo, de Itu, no interior paulista, está recebendo 10 El Buss FT para reforçar a frota. Com entrega iniciada em novembro, os modelos de motor dianteiro foram montados em chassi Mercedes-Benz OF-1721.

Cada veículo é equipado com 47 poltronas Class Soft que dispõem de tomadas USB individuais e descanso para braços e pés. O veículo conta ainda com ar-condicionado e porta pacotes com luz de leitura.

A cabine do motorista possui poltrona com amortecedor pneumático, apoio de cabeça e cinto de segurança retrátil de três pontos. Sensor de estacionamento e itinerário eletrônico também compõem o veículo.

Direcionado para viagens de curtas distâncias e fretamento, o El Buss FT oferece excelente custo-benefício ao cliente. Com largura de 2,60, o modelo é seguro, amplo e confortável.

Busscar

BICICLETA DE PLÁSTICO RECICLADO É COMPOSTA POR MAIS DE 50% DE PLÁSTICOS DESCARTADOS NOS OCEANOS

Campanha "igus:bike Ao Redor do Mundo" percorrerá 6 mil km passando por 16 países ao longo de um ano

No mundo em constante busca por soluções mais sustentáveis, optar por se locomover de bicicleta é uma forma saudável e ecológica na promoção da sustentabilidade. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA, sigla em inglês), uma pessoa que pedala 10 quilômetros ida e volta do trabalho, todos os dias, pode evitar a emissão de aproximadamente 1,3 toneladas de CO₂ anualmente. Visando esse cenário, a igus®, líder global em soluções de movimento, aposta na fabricação de bicicletas e de componentes feitos de plásticos reciclados dos oceanos, desde 2022.

Segundo um estudo produzido em 2023 pela 5 Gyres Institute, organização sem fins lucrativos que investiga as principais questões mundiais sobre produção plástica, estima que o lixo plástico nos oceanos some mais de 170 trilhões de partículas, significando uma massa total de 2,3 milhões de toneladas. A produção de uma igus:bike é composta por mais de 50% de plástico reciclado a partir do descarte nos oceanos. Além disso, metade do material das rodas e do quadro são feitos a partir de redes de pesca reutilizadas.

A empresa alemã possui duas frentes de atuação neste mercado: a bike completa, totalmente fabricada por plástico reciclado, e as peças das bicicletas separadas para fabricantes deste produto.

Bicicleta de plástico reciclado

As bicicletas da igus® são pioneiras global por serem fabricadas a partir de material plástico. Apenas este ano, a empresa produziu o primeiro lote de 100 igus:bikes.

Para sua fabricação, a igus® usa máquinas especialmente construídas com componentes duráveis e livres de lubrificação. O plástico é moldado no processo de rotomoldagem ou fundição rotativa com baixa pressão e alta temperatura, que combina calor e rotação biaxial. A bicicleta é feita de plásticos maleáveis como o polietileno (PE). A estrutura também pode ser feita em grande parte de resíduos plásticos reciclados, como redes de pesca descartadas. “É assim que a mobilidade de amanhã será criada a partir do plástico marinho de ontem”, afirma Marcelo Pimenta da igus®.

As bicicletas da empresa garantem baixo custo de ferramentas e manutenção; amortecimento de vibrações; resistência à corrosão e diversidade de design. Além disso, o produto pode ser novamente reciclado e requer menos gasto de energia no processo de fabricação, em relação às bicicletas tradicionais.

Componentes de plástico para bicicletas

Há mais de 30 anos, a igus® atende o setor de bicicletas, fornecendo produtos como buchas autolubrificantes, terminais rotulares, engrenagens e trilhos lineares. Apostar na produção de todas as peças para esse produto é resultado de décadas de experiência em processamento de plásticos.

Sendo assim, os componentes da bicicleta são feitos de plástico de alto desempenho, seja por moldagem, injeção ou rotomoldagem. A produção das peças pode ser feita de alto ou baixo volume, sem impactar na economia de energia – resultando em menos emissões de carbono.

Atualmente, a empresa oferece aos fabricantes de bicicletas as seguintes peças: guidões, rodas, manivelas, pedais, entre outros componentes.

“A igus® é comprometida com a sustentabilidade. O nosso projeto igus:bike demonstra este compromisso, já que os componentes de bicicletas feitos de plástico requerem menos energia gasta durante a produção do produto, quando comparado ao alumínio ou carbono. Nossa expectativa é que os nossos produtos possam ser grandes solucionadores para um futuro mais limpo”, ressalta o executivo.

6 mil km de bike ao redor do mundo

Neste ano, a igus® completou 60 anos e para celebrar essa expressiva marca, lançou a campanha “igus:bike Ao Redor do Mundo”.A mesma bicicleta será enviada para 16 países com a proposta de contabilizar 6 mil quilômetros percorridos em paisagens conhecidas mundialmente durante um ano, e passará o ano de 2025 viajando entre as nações escolhidas. Para acompanhar a viagem em tempo real, basta clicar aqui e acessar o blog (https://blog.igus.eu).

A campanha tem como objetivo contar histórias de cada passeio, ressaltando os benefícios das bicicletas de plástico da igus®. O Brasil também receberá a igus:bike, que percorrerá famosos pontos turísticos como a praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

A igus® GmbH desenvolve e produz plásticos para movimentação. Esses polímeros autolubrificantes e de alto desempenho melhoram a tecnologia e reduzem os custos em qualquer aplicação que envolva movimentação. A igus® é líder mundial do mercado em sistemas de fornecimento de energia, cabos altamente flexíveis, buchas autolubrificantes e buchas lineares, bem como tecnologia de fuso de avanço feito de tribo-polímeros. A empresa familiar com sede em Colônia, na Alemanha, está representada em 31 países e emprega 5.000 pessoas em todo o mundo. Em 2023, a igus® gerou um volume de negócios de 1.136 bilhões de euros. A pesquisa realizada nos maiores laboratórios de testes do setor proporciona constantemente inovações e mais segurança aos clientes. A igus® possui 243.000 peças disponíveis em estoque e a vida útil pode ser prevista online. Nos últimos anos, a empresa se expandiu, criando start-ups internas em áreas como rolamentos de esferas, redutores de robôs, impressão 3D, a plataforma RBTX para Robótica de Baixo Custo e plásticos inteligentes para a Indústria 4.0. Entre os investimentos ambientais mais importantes estão a plataforma "chainge" de reciclagem de plásticos técnicos e a propriedade parcial de uma empresa que produz óleo a partir de resíduos plásticos. Clique aqui e visite o site.

igus®
Race Comunicação

ARAMCO CONCLUI AQUISIÇÃO DE SUA PARTICIPAÇÃO DE 10% NO CAPITAL DA HORSE POWERTRAIN LIMITED

A Aramco, uma das empresas de ponta em energia e produtos químicos, por meio de sua subsidiária 100% controlada Aramco Asia Singapore Pte. Ltd., concluiu a aquisição de sua participação de 10% no capital da Horse Powertrain, líder mundial em motores híbridos e de combustão interna. A operação se insere na estratégia implementada pela Aramco para oferecer novas soluções de mobilidade com o propósito de reduzir as emissões associadas ao setor de transportes.

A finalização da transação ocorre após a assinatura dos acordos definitivos em 28 de junho de 2024 e obtenção de todas as aprovações regulamentares aplicáveis. O investimento da Aramco valoriza em 7,4 bilhões de euros a empresa Horse Powertrain, na qual o Renault Group e a Geely (por meio da Geely Holding e a Geely Auto) possuem uma participação de 45% cada uma.

“As emissões associadas aos transportes exigem uma série de abordagens, tendo em vista a diversidade da frota circulante mundial, as grandes disparidades nas infraestruturas de transporte e as necessidades específicas dos motoristas, nos diferentes países. Na Aramco, estamos trabalhando em várias soluções inovadoras potenciais, que vão desde os combustíveis sintéticos de baixo carbono a motores de combustão interna mais eficientes, ao mesmo tempo em que buscamos oportunidades para fazer a diferença. O nosso investimento na Horse Powertrain se baseia em nossos esforços consideráveis em Pesquisa & Desenvolvimento na área. Unindo as forças de duas das principais montadoras de automóveis mundiais às nossas próprias fortalezas, temos o objetivo de valorizar nosso know-how de forma coletiva, para promover avanços nas soluções de mobilidade de baixas emissões”, declarou Ahmad O. Al Khowaiter, vice-presidente executivo de Tecnologias & Inovação da Aramco.

“Estamos muito felizes que a Aramco tenha concluído seu investimento na Horse Powertrain. A expertise da Aramco em combustíveis alternativos e sintéticos faz dela o parceiro ideal que nos permitirá fornecer soluções na área de motores de baixas emissões. Graças a esta parceria, a Horse Powertrain vai reforçar sua liderança tecnológica para se tornar um parceiro ainda mais estratégico para as montadoras de automóveis que buscam se beneficiar de uma expertise e uma presença industrial mundial”, afirmou Matias Giannini, CEO da HORSE Powertrain Limited.

“Como parceiro técnico e fornecedor da Horse Powertrain, estamos ansiosos para colocar a cultura de inovação e os mais de 150 anos de expertise da Valvoline Global na indústria automotiva a serviço do desenvolvimento de soluções para o futuro das tecnologias de motores de combustão interna, combustíveis e lubrificantes. Esta colaboração com a Horse Powertrain e a Aramco se baseia em nossa sólida tradição de trabalhar em parceria com os fabricantes da área automotiva. Graças a esta colaboração, estamos contribuindo para construir a mobilidade de nova geração”, destacou Jamal Muashsher, CEO da Valvoline Global Operations.

O investimento da Aramco deve acelerar os esforços da Horse Powertrain para desenvolver motores de combustão interna e híbridos de nova geração, bem como tecnologias complementares, como combustíveis alternativos e hidrogênio. Por meio desta operação, a Aramco e sua subsidiária Valvoline Global Operations estão trabalhando em parceria com a Horse Powertrain em inovações na área de motores de combustão interna, combustíveis e lubrificantes. Graças à sua liderança tecnológica, uma presença industrial mundial e economias de escala, a Horse Powertrain vai fortalecer ainda mais sua capacidade de fornecimento para os grupos automotivos e de transporte de todo o mundo. A Horse Powertrain ambiciona se tornar um parceiro único para motores de combustão interna e híbridos de ponta, com custos competitivos e contribuindo para reduzir as emissões globais dos veículos.

O Conselho de Administração da Horse Powertrain passa a ser formado por sete membros:

- Três administradores da Geely: Daniel Donghui Li (vice-presidente da Geely Auto e CEO da Geely Holding) será o presidente do Conselho de Administração, Jerry Gan (CEO da Geely Auto Group) e Andy An (presidente do Conselho de Administração da Geely Holding e presidente do Conselho de Administração da Geely Auto Group)
- Três administradores do Renault Group: François Provost (Chief Procurement, Partnerships & Public Affairs Officer, Renault Group), Thierry Charvet (Chief Industry / Quality Officer, Renault Group) e Denis Le Vot (CEO da Dacia e Chief Supply Chain Officer do Renault Group)
- Um administrador da Aramco: Ali A. Al Meshari (vice-presidente sênior de Supervisão e Coordenação Tecnológica da Aramco)

A Horse Powertrain:

·       17 plantas de produção espalhadas pelo mundo
·       10 clientes industriais em 130 países, incluindo montadoras de automóveis
·       cinco centros de Pesquisa & Desenvolvimento
·       Aproximadamente 19 mil colaboradores
·       Presença estratégica na China, Europa e América Latina
·       Previsão de aproximadamente cinco milhões de motores produzidos por ano
·       Cobertura de todos os tipos de soluções de motores – híbridos full e híbridos recarregáveis de grande autonomia, bem como motores de combustão interna movidos a combustíveis alternativos como etanol, metanol, GLP, GNV, hidrogênio, etc.

Renault do Brasil

domingo, 1 de dezembro de 2024

PROJETO AUDI NA F1 GANHA NOVO PARCEIRO COM INVESTIMENTO DA QIA

Gernot Döllner, CEO da AUDI AG e Presidente do Conselho de Administração da Sauber Motorsport AG; e Mohammed Al-Sowaidi, CEO da QIA; formalizaram o acordo.

A Audi e a Qatar Investment Authority (QIA) se unem para acelerar a preparação para a entrada na Fórmula 1 em 2026. A QIA, o fundo soberano do Estado do Catar, assinou acordos definitivos para adquirir uma participação minoritária significativa na Sauber Holding AG, a futura equipe de fábrica da Audi. Com este investimento estratégico, a QIA entrará no projeto Audi Fórmula 1 como um investidor e parceiro de longo prazo.

O investimento da QIA fornecerá uma injeção de capital substancial e abrirá caminho para aumentar a infraestrutura e a construção do time, posicionando a equipe para o sucesso de longo prazo na Fórmula 1. O investimento é consistente com o foco da QIA em investimentos com potencial de crescimento de longo prazo.

A Fórmula 1 é um esporte de rápido crescimento com potencial de crescimento significativo por meio da expansão global contínua, envolvimento mais profundo dos fãs e potencial de comercialização significativo. A Audi entrará oficialmente na Fórmula 1 com uma equipe de fábrica com a mudança dos regulamentos técnicos em 2026.

Ambas as instalações em Neuburg e Hinwil estão se expandindo ainda mais para atender aos padrões necessários no caminho para o sucesso. Com o recente anúncio de Gabriel Bortoleto (20) que correrá ao lado de Nico Hülkenberg (37), o programa deu o próximo passo para o futuro. O anúncio da aquisição completa da Sauber em março e a nomeação de Mattia Binotto como CTO e COO do projeto e Jonathan Wheatley como chefe de equipe a partir de meados do ano que vem são expressões da determinação da marca Audi. O investimento será adicionado a uma lista de marcos importantes no futuro próximo.

“O investimento da QIA reflete a confiança que o Projeto Audi F1 já conquistou, ressaltando o compromisso inabalável da Audi com a iniciativa. Este capital adicional acelerará o crescimento da equipe e é mais um marco em nossa estratégia de longo prazo. O envolvimento da QIA energiza ainda mais os esforços dedicados nas instalações de Hinwil e Neuburg, enquanto trabalham para a entrada da Audi em 2026”, disse Gernot Döllner, CEO da AUDI AG e Presidente do Conselho de Administração da Sauber Motorsport AG.

“A Audi é uma parceira premium de escolha com um rico legado no automobilismo. Como um investidor de longa data no Grupo Volkswagen, acreditamos na visão e direção da Audi ao entrar na Fórmula 1 e nosso investimento apoiará a realização desse objetivo. A QIA acredita que a Fórmula 1 é um esporte com significativo potencial de investimento. A crescente comercialização de esportes profissionais como uma oferta de entretenimento global e a crescente popularidade da Fórmula 1 em todo o mundo criaram uma oportunidade emocionante para nosso primeiro grande investimento em automobilismo”, afirmou Mohammed Al-Sowaidi, CEO da QIA.

A transação está sujeita às aprovações regulatórias habituais.

Audi do Brasil

EQUIPE NISSAN DE FÓRMULA E FAZ PARCERIA COM ESPECIALISTAS EM SIMULADORES DYNISMA

A Equipe Nissan de Fórmula E uniu forças com a Dynisma Ltd. em um acordo que incluirá o fornecimento de um novo simulador de corrida personalizado antes da 12ª temporada.

Enquanto a equipe continua a preparação para o Campeonato Mundial de Fórmula E ABB FIA 2024/25, está colocando tudo em prática para garantir que será a mais competitiva possível antes da era GEN4.

Com testes e tempo de pista limitados, um simulador de última geração é uma parte importante para permitir que a equipe cresça. Com o suporte da Dynisma, os pilotos terão uma preparação mais precisa e realista para as corridas e os engenheiros da equipe poderão otimizar ainda mais a configuração e as mudanças técnicas antes dos eventos.

A empresa sediada no Reino Unido é líder mundial em tecnologia de simuladores e fornecerá o sistema Dynisma DMG-1 mais atualizado para permitir que o carro e o piloto tenham o desempenho no mais alto nível.

A Equipe Nissan de Fórmula E e a Dynisma trabalharão juntas nos próximos meses para garantir que o equipamento e o programa do simulador sejam adaptados exatamente às necessidades da equipe, permitindo os sistemas exclusivos usados ​​na Fórmula E. Uma equipe de engenheiros estará profundamente envolvida, garantindo que o simulador esteja totalmente funcional na preparação para a 12° Temporada.

"O simulador é uma das ferramentas mais importantes para qualquer equipe de Fórmula E. Então, é extremamente importante ter a melhor tecnologia. Com tempo de pista limitado em cada evento, nossos pilotos passam várias horas no simulador para se preparar e se habituar a cada circuito do calendário. A Dynisma é líder mundial neste campo, então foi natural fazer uma parceria com eles. Estamos comprometidos com a Fórmula E até pelo menos 2030 e levamos a sério a competitividade no campeonato. Nossa mudança para a nova instalação sediada em Paris já proporcionou benefícios significativos e o simulador atualizado é o passo mais recente", disse Tommaso Volpe, diretor geral e chefe da Equipe Nissan de Fórmula E.

"A missão da Dynisma sempre foi criar os simuladores mais imersivos do mundo, oferecendo a maior largura de banda e a menor latência possível. Estamos entusiasmados em nos tornar o parceiro oficial de simulador da Equipe Nissan de Fórmula E. A série de corrida elétrica representa o auge da tecnologia EV, onde inovação, precisão e adaptabilidade são essenciais para o sucesso. Com nosso simulador de ponta, os pilotos da Nissan se beneficiarão de uma preparação aprimorada e configurações de carro otimizadas, capacitando-os a se destacar em uma série onde cada fração de segundo conta e o tempo de pista é limitado. Estamos ansiosos para apoiar essa busca pela vitória neste campeonato em rápida evolução", afirmou Ashley Warne, CEO da Dynisma Ltd.

Nissan na Fórmula E

A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.

Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (Gen3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.

Com a aquisição da escuderia e.dams pela Nissan em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.

Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da Gen3 na Fórmula E.

Oliver Rowland e Norman Nato formam o line-up de pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E na Temporada 11 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.

Em 28 de março de 2024, às vésperas do primeiríssimo E-Prix de Tóquio, a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E, tornando-se o primeiro construtor a confirmar seu envolvimento na era dos carros de Geração 4 (Gen4), que vai até 2030, reforçando seus objetivos de eletrificação da visão Ambition 2030.

A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.

Fórmula E

Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas elétricas, para compensar as emissões de cada temporada.

Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica.

Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.

Nissan Brasil

DELMAR ALBARELLO ASSUMIRÁ A PRESIDÊNCIA DO SETCERGS

Delmar Albarello. Foto: Marcelo Matusiak.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Rio Grande do Sul (SETCERGS) realizou a eleição para a nova diretoria que comandará a entidade no biênio 2025-2026. O pleito ocorreu em formato híbrido, permitindo a votação presencial na sede do sindicato, em Porto Alegre, e também online. Em chapa única, os associados elegeram o empresário Delmar Albarello, da Troca Logística, como o novo presidente. A gestão terá início em 1º de janeiro de 2025, com a posse festiva em data a ser definida.

Delmar Albarello, profissional com uma longa trajetória no setor logístico e atual diretor efetivo do SETCERGS, assumirá a liderança com o propósito de intensificar o diálogo com entidades públicas e privadas e implementar o novo Estatuto da entidade.

“Teremos o compromisso de enfrentar desafios pautado pela ética e transparência. O foco será fortalecer articulações com entes públicos e privados e, sobretudo, ouvir nossos associados. Vamos trabalhar intensamente com o novo Estatuto, garantindo que ele seja uma ferramenta para fortalecer e modernizar o setor. Além disso, vamos focar na valorização e na melhoria da imagem do transporte de cargas, dando continuidade à excelente gestão realizada pelo senhor Sérgio Gabardo”, declarou o presidente eleito.

Albarello é sócio-fundador da Troca Logística, atual diretor efetivo do SETCERGS, presidente do Centro Empresarial do Porto Seco e vice-presidente do Banco de Alimentos de Porto Alegre.

A presidência atual, liderada por Sérgio Mário Gabardo, da Transportes Gabardo, encerra seu mandato ao final deste ano, após duas gestões marcadas por avanços significativos para o setor como o crescimento da TranspoSul, implantação de importantes programas como o Programa de Segurança Viária SETCERGS, a nova Certificação Jornada ESG do SETCERGS e ações de apoio a quem mais precisa colocadas em prática pelo Núcleo de Ação Social do Sindicato. Foi também protagonista da maior operação logística do estado do RS junto aos transportadores gaúchos e associados no cenário da enchente, levando donativos para muitas comunidades na maior tragédia climática do estado.

Nova Diretoria 2025-2026 
- Presidente: Delmar Albarello (Troca Logística)
- Vice-presidente: Marcelo Dinon (Dinon Transportes)
- Superintendente de Operações de Transporte e Logística: Rodrigo Michelon (Rodocell Transportes e Logística)
- Superintendente Institucional: Eduardo Richter (Transportadora Transvr)
- Superintendente de Gestão e ESG: Leandro Bortoncello (Transportadora Transmiro)
- Superintendente de Comunicação e Marketing: Gustavo Berardini (Edini Transportes)
- Superintendente de Relações de Trabalho: Andressa Scapini (Scala Transportes e Administração)

SETCERGS - Fundado em agosto de 1959, o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Rio Grande do Sul (SETCERGS) é a principal entidade representativa do Transporte Rodoviário de Cargas e Logística (TRCL) no estado. Sua atuação abrange negociações coletivas de trabalho, parcerias com autoridades municipais, estaduais e federais, e interlocução com a imprensa, além de ações voltadas para o desenvolvimento técnico e mercadológico do setor. A entidade oferece uma ampla gama de serviços às empresas associadas e promove eventos como palestras, encontros técnicos e a TranspoSul, maior feira de transporte e logística do Sul do Brasil.

SETCERGS
PlayPress Assessoria e Conteúdo

RETROSPECTIVA 2024: VOLKSWAGEN INVESTE NO PAÍS E ACELERA SUA OFENSIVA DE PRODUTOS.

Volkswagen é uma das protagonistas do maior ciclo de investimentos da história do setor automotivo; marca investe R$ 16 bilhões no Brasil e lançará 16 veículos até 2028

Volkswagen Anchieta | São Bernardo do Campo | São Paulo

A Volkswagen do Brasil está encerrando o ano com uma trajetória de sucesso. Em 2024, a marca anunciou investimentos de R$ 16 bilhões e uma ofensiva de 16 novos veículos até 2028, com destaque para a breve chegada dos modelos híbridos, além de mais novidades em 100% elétricos e Total Flex. Neste ano, a Volkswagen já lançou o Novo T-Cross, a Nova Amarok e o Novo Nivus e segue como a marca que mais cresce em unidades vendidas e líder dos principais segmentos do mercado, SUVs e hatches, além dos carros de passeio. A Volkswagen também se destaca em exportações, com crescimento de 48,5% (jan-out), enquanto o setor registrou queda de 7,6%.

“A Volkswagen do Brasil teve mais um ano de grande sucesso em sua trajetória como a maior fabricante de automóveis do País, com mais de 25,7 milhões de veículos produzidos, e a maior exportadora do setor, com mais de 4,2 milhões de unidades embarcadas. Com os investimentos de R$ 16 bilhões anunciados neste ano, reafirmamos a nossa confiança no País como uma das protagonistas do maior ciclo de investimentos da história do setor automotivo brasileiro. E seguimos acelerando com a nossa ofensiva de 16 lançamentos até 2028. Em 2024, lançamos o Novo T-Cross, a Nova Amarok e o Novo Nivus e já reservamos para 2025 a chegada do Novo Nivus GTS, do SUVW Tera, do Golf GTI, entre outras novidades incríveis. Garanto que será um ano emocionante para os fãs da marca”, afirma Ciro Possobom, Presidente e CEO da Volkswagen do Brasil.

Investimentos de R$ 16 bilhões incluem projetos para as 4 fábricas da Volkswagen do Brasil

Os investimentos de R$ 16 bilhões da Volkswagen até 2028 contemplam projetos inovadores e com foco em descarbonização para as quatro fábricas da empresa no Brasil, reafirmando seu compromisso com os colaboradores, clientes e parceiros de negócios.

A fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), terá 2 veículos inéditos a serem anunciados em breve. Além deles, a unidade já iniciou a produção do Novo Nivus, em outubro, e fabricará a versão esportiva inédita Novo Nivus GTS, que chegará ao mercado brasileiro no primeiro semestre de 2025.

A unidade de Taubaté (SP) fabricará o SUVW Tera, um produto 100% desenvolvido no Brasil, completamente inovador, moderno, conectado e que vai inaugurar um segmento inédito para a marca no País. O modelo chegará ao mercado em 2025.

Na fábrica de São José dos Pinhais (PR) será produzida uma pick-up inédita que será anunciada em breve. A pick-up Amarok continuará sendo produzida em Pacheco, na Argentina. A partir de 2025, a fábrica do Paraná também produzirá volumes adicionais do Novo Virtus, sedã que continuará sendo fabricado na Anchieta.

A fábrica de motores de São Carlos (SP) vai produzir um novo motor ainda mais inovador e eficiente para veículos híbridos.

Os novos projetos também marcam a chegada de uma nova plataforma no Brasil: o projeto MQB Hybrid. Inovadora, tecnológica, flexível e sustentável, a nova plataforma comporta uma combinação dos mais avançados sistemas de combustão e eletrificação, utilizando sistema de alta voltagem.

O projeto MQB Hybrid da Volkswagen conta com uma nova arquitetura eletrônica que permite mais conectividade e oferece ainda mais segurança por meio da tecnologia de ADAS (Advanced Driver Assistance System). Além disso, oferece ainda mais conforto e aumento do espaço interno.

Do total de R$ 16 bilhões, R$ 13 bilhões estão sendo destinados às unidades paulistas da Volkswagen: a Anchieta, incluindo a área produtiva e o Centro de Design e Engenharia, que é um dos mais avançados do Grupo Volkswagen no mundo; além das fábricas de Taubaté, São Carlos e do Centro de Peças e Acessórios de Vinhedo. Os outros R$ 3 bilhões são destinados à fábrica de São José dos Pinhais (PR).

Ofensiva de 16 novos produtos segue acelerando

Juntamente com os investimentos, a Volkswagen do Brasil anunciou em 2024 uma ofensiva de 16 novos veículos até 2028. Neste ano, já foram lançados o Novo T-Cross, a Nova Amarok e o Novo Nivus.

O Novo T-Cross, o SUV mais vendido do Brasil, já chegou arrasando quarteirões. Em seu primeiro fim de semana nas concessionárias, o modelo teve mais de 2.000 pedidos, superando expectativas. O Novo T-Cross foi o primeiro modelo da ofensiva e chegou com design inédito, sistema de iluminação ainda mais moderno, interior com novos materiais e acabamentos, além de itens de segurança que se destacam no segmento. O Novo T-Cross passou a disponibilizar de série, para todas as versões, faróis Full LED com assinatura VW LED, além de lanternas traseiras também em LED. O sistema de infotainment VW Play está disponível em todas as configurações, agora com tela semi flutuante. Em termos de segurança, o pacote ADAS acrescenta assistente de mudança de faixa, detector de ponto cego e assistente traseiro de saída de vaga. Fabricado em São José dos Pinhais, o Novo T-Cross será exportado para 17 países da América Latina.

A Nova Amarok, segundo modelo da ofensiva, é outro fenômeno: desde a pré-venda à chegada nas concessionárias, foram mais de 2.000 pedidos, em menos de um mês. A picape produzida em Pacheco, na Argentina, é pioneira no uso do motor V6, sendo a mais potente em seu segmento, com 258 cv e overboost de 272 cv. O Nova Amarok recebeu atualização visual e chegou carregada de força bruta, sendo a iluminação um grande trunfo: conta com faróis full LED e faixa de luz de LED na grade frontal. Ainda mais tecnológica e segura, a Nova Amarok V6 traz nova central multimídia com tela de 9 polegadas, airbag de cabeça e assistente de condução com sistema de aviso de saída de faixa, de colisão frontal, entre outros. Além disso, o modelo teve a garantia de fábrica ampliada para cinco anos.

Terceiro lançamento da nova ofensiva, o Novo Nivus inaugura uma nova era de conectividade para a Volkswagen do Brasil com o novo sistema de infotainment VW Play Connect de 10,1 polegadas e o novo aplicativo Meu VW 2.0. O primeiro SUV cupê da marca no Brasil chega com novo design exclusivo e será o primeiro modelo equipado com iluminação 'light strip' para os faróis e lanternas. Com conceito apimentado, o inédito Pacote Outfit se junta à linha do Nivus, com mais de 12 itens exclusivos aplicados à versão Highline. Além disso, a pedido do público, o modelo ganhará a versão esportiva inédita GTS, com lançamento confirmado para o primeiro semestre de 2025.

Para 2025 também estão confirmadas a chegada do SUVW Tera e do Golf GTI MK 8,5. E outras novidades estão por vir.

Volkswagen é a marca que mais cresce no Brasil

Assim como foi em 2023, a Volkswagen segue como a marca que mais cresce em unidades vendidas em 2024. Já são 348.668 veículos emplacados neste ano (jan-nov), que representam 56.490 unidades a mais do que o mesmo período de 2023. A Volkswagen cresceu 19,3% em vendas de janeiro a novembro de 2024, bem acima do mercado (+15%), e conta com a expressiva participação de 16%.

Preferência dos brasileiros, a Volkswagen tem quatro modelos entre os 15 mais vendidos do País neste ano (jan-nov), considerando todos os segmentos: Polo (123.066 unidades vendidas), Novo T-Cross (71.085 unidades), Nivus (49.951 unidades) e Saveiro (49.000 unidades).

Volkswagen é líder nos principais segmentos de mercado: SUVs e hatches

A Volkswagen segue na liderança de vendas dos principais segmentos do mercado: SUVs e hatches. No segmento de SUVs, a Volkswagen é líder no Brasil com toda a sua família SUVW, formada pelo Novo T-Cross, Nivus, Taos, Tiguan e ID.4, que já somam 139.014 unidades emplacadas em 2024 (jan-nov); são 32.056 unidades à frente da segunda marca do ranking no segmento. O Novo T-Cross segue como o SUV mais vendido do País, com 71.085 unidades emplacadas neste ano (jan-nov), sendo 9.764 unidades à frente do segundo colocado da concorrência no segmento.

A marca também domina o segmento de hatches com o Novo Polo, preferência absoluta dos brasileiros, que fechou outubro como o veículo líder de vendas no Brasil, considerando todos os segmentos. Foram 14.970 unidades do Polo emplacadas apenas em outubro. No acumulado de 2024 (jan-nov), o Polo já teve 123.066 unidades emplacadas no Brasil, sendo o carro de passeio mais vendido do País.

Volkswagen cresce 48,5% em exportações, enquanto o mercado cai 7,6%

Em 2024, a Volkswagen do Brasil se destaca em exportações. De janeiro a outubro, a VW embarcou 78.623 unidades, um número 48,5% maior do que o volume de exportações da marca no mesmo período de 2023 (52.940). Nesse período, as exportações de veículos leves no setor brasileiro caíram 7,6% (310.129 unidades de jan-out de 2024 x 335.722 de jan-out de 2023).

Outro resultado importante: de janeiro a outubro de 2024, as 78.623 unidades embarcadas pela Volkswagen já superam o número de exportações da marca no ano inteiro de 2023 (62.834 unidades jan-dez).

Outubro foi um mês especial para as exportações da Volkswagen do Brasil, com 12.049 unidades embarcadas. Foi o melhor resultado de exportações da marca desde abril de 2018 (18.752 unidades). A Volkswagen do Brasil é a maior exportadora do setor automotivo brasileiro, com mais de 4,2 milhões de unidades embarcadas em seu histórico.

A Volkswagen do Brasil concentra suas exportações atualmente em 18 países da América Latina, sendo Argentina, México e Colômbia os três principais mercados em volume de embarques, respectivamente. Os modelos mais exportados neste ano (jan-out) foram o Novo Polo (26.953 unidades), Saveiro (21.902 unidades), Nivus (13.188) e T-Cross (12.932).

Sustentabilidade na produção e nas concessionárias Volkswagen

Com a sustentabilidade em seu DNA, a Volkswagen do Brasil desenvolve ações inovadoras em linha com a estratégia global de descarbonização da VW, Way to Zero, que tem como meta a neutralidade de carbono até 2050 no mundo. A Volkswagen também foi a primeira fabricante de automóveis do mundo a assinar o Acordo de Paris.

Em 2024, a Volkswagen inovou ao ser a primeira fabricante de automóveis do País a ter biometano (gás natural renovável) em sua matriz energética. O fornecimento já teve início para as fábricas Anchieta e Taubaté, que recebem 1,35 milhões de m³ de biometano por ano. A partir de 2027, a Volkswagen chegará ao pico de fornecimento de 8,1 milhões de m³ por ano, sendo 6,5 milhões para a Anchieta e 1,6 milhão para Taubaté, entregues pela Raízen. O volume de biometano é destinado principalmente ao processo produtivo da Pintura de carrocerias das duas fábricas, permitindo redução de até 99% nas emissões de CO2 nesse processo, se comparado à alternativa fóssil.

Em 2024, a Volkswagen também estreou no Brasil a certificação ambiental goTOzero RETAIL, concedida às concessionárias que contribuem com a declaração da missão ambiental goTOzero, do Grupo Volkswagen, reduzindo seus impactos nas áreas de mudanças climáticas, ecossistemas, conformidade ambiental e uso de recursos. Na estreia da auditoria ambiental no Brasil, as seis concessionárias participantes foram aprovadas.

A certificação goTOzero RETAIL conta com quatro níveis: Platinum (padrões ambientais excepcionais), Gold (excelentes padrões ambientais), Silver (elevados padrões ambientais) e Bronze (padrões ambientais adequados). O Brasil foi o primeiro mercado do mundo a conquistar a certificação máxima nível Platinum, pelas concessionárias Carbel Prado e Importadora Veículos. A Belcar Veículos Portal, a Caraigá Morumbi e a Luson Tarumã conquistaram Gold; a Germânica Volkswagen recebeu Silver.

Volkswagen: uma empregadora de excelência

A Volkswagen do Brasil tem o compromisso de ser uma empregadora de excelência, oferecendo um ambiente de trabalho humano, diverso e saudável para todos. Em 2024, a conquistou pelo 6º ano consecutivo a certificação Top Employer, que reconhece as empresas que são referência em gestão de pessoas, com foco no aprimoramento e desenvolvimento do ambiente de trabalho. A Volkswagen atingiu 100% de aprovação em oito áreas da pesquisa em 2024: Estratégia de Negócio, Liderança, Marca Empregadora, Ética & Integridade, Organização & Mudança, Ambiente de Trabalho, Propósito & Valores e Sustentabilidade.

A Volkswagen do Brasil integrou novamente, em 2024, o ranking Top 10 da pesquisa Marca Empregadora (Randstad Employer Brand Research), da consultoria Randstad, uma das maiores no segmento de recrutamento e seleção do mundo. Este foi o 3º ano consecutivo em que a Volkswagen integra o seleto ranking de “Love Brands”, figurando entre as empresas mais atrativas para trabalhar do País.

A empresa conquistou também em 2024 o certificado Great Place To Work pelo 3º ano consecutivo, se mantendo como excelente lugar para trabalhar de acordo com a pesquisa internacional de cultura e engajamento GPTW, que mede o nível de satisfação e o índice de confiança dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho. Neste ano, a Volkswagen também conquistou o selo Great People Mental Health com a excelente nota 82, logo no primeiro ano de participação nessa avaliação de bem-estar.

A pesquisa GPTW feita com os colaboradores da Volkswagen do Brasil neste ano também contou com o Censo de Diversidade & Inclusão, em parceria com o Great People Diversity. A iniciativa incluiu perguntas para avaliar a estratégia de Diversidade & Inclusão da empresa, mapear demografias e trazer recomendações dos colaboradores para avanços na estratégia no curto, médio e longo prazos. Este é o segundo Censo de Diversidade & Inclusão realizado pela Volkswagen do Brasil, sendo o primeiro em parceria com a pesquisa GPTW. Em relação ao primeiro censo, a empresa registrou aumento de 31% no número de colaboradores participantes.

Outra conquista importante da Volkswagen neste ano foi a certificação “Melhores Empresas para Pessoas LGBTQIA+ Trabalharem”, da pesquisa HRC Equidade BR 2024, da HRC (Human Rights Campaign Foundation) como parte de seu Programa Global de Equidade no Trabalho, em parceria com o Instituto Mais Diversidade e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. Essa importante conquista reforça que a Volkswagen está entre as empresas com práticas de diversidade e inclusão LGBTQIA+ mais avançadas do Brasil.

A Volkswagen do Brasil conta com uma estratégia robusta de Diversidade & Inclusão, valorizando e respeitando as diferenças entre as pessoas. Em 2023, a Volkswagen foi a única montadora a se tornar signatária de cinco fóruns que abrangem os pilares trabalhados pela empresa: o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, o Movimento Mulher 360, a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, a REIS (Rede Empresarial de Inclusão Social para Inclusão de PcDs) e o Fórum Gerações e Futuro do Trabalho. A adesão aos fóruns integra 38 novos compromissos à estratégia de Diversidade & Inclusão da empresa. Desde 2020, a VW também é signatária dos Princípios de Empoderamento Feminino da ONU.

Território da música é estratégico para a Volkswagen do Brasil

Cada vez mais humana, próxima das pessoas, diversa, vibrante e conectada, a Volkswagen do Brasil patrocinou os principais eventos musicais do Brasil em 2024: Rock in Rio e Circuito Sertanejo (incluindo a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos). Nos grandes festivais, a marca está próxima dos mais diversos públicos, entregando uma experiência inesquecível com ativações, exposição e lançamento de veículos.

Essa foi a 5ª vez que a Volkswagen patrocinou o Rock in Rio, o maior festival de música e entretenimento do mundo. No evento, foram apresentados um teaser do SUVW Tera e o Golf GTI MK 8,5, que chegarão ao mercado brasileiro em 2025. A marca deu show de engajamento no Rock in Rio. 

Os 90 jornalistas e 25 influenciadores convidados geraram 225 matérias, com alcance de 54,7 milhões de pessoas, e 96 posts com 52,4 milhões de views durante o festival. Além disso, foram mais 170 posts nos canais da VW no Instagram, Tik Tok e Facebook e de influenciadores parceiros, com mais 376 milhões de views. A VW foi a 2ª marca patrocinadora com o maior volume de interações no Instagram: mais de 65 milhões de impactos. Foram 157 celebridades e influenciadores parceiros, além de 12.670 pessoas participando das ativações da VW.

A Volkswagen também é a montadora oficial do Circuito Sertanejo em 2024, uma parceria que se estende durante as seis etapas do circuito de shows que acontecem em quatro Estados. O Circuito Sertanejo foi palco para a apresentação do Trio Agro da Volkswagen, formado pela versão inédita Polo Robust, além da Saveiro e Nova Amarok.

Uma das principais etapas do Circuito Sertanejo é a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, que tem a Volkswagen como a maior patrocinadora de sua história, chegando em 2024 ao seu 30º ano como o carro oficial do evento. Neste ano, a Volkswagen lançou a Nova Amarok na festa de Barretos (SP). O agro também é estratégico para a Volkswagen do Brasil, que está presente nas 6 principais exposições agrícolas do País e em outras 132 feiras por meio de sua Rede de Concessionárias VW.

Volks Festival oferece experiência completa com a marca

O Volks Festival é outra experiência que inova a jornada do cliente. São megaeventos abertos ao público gratuitamente em fins de semana com atrações para todos. Já foram realizadas edições em Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), São Paulo (SP), Recife (PE), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ) somando mais de 21 mil pessoas.

O Volks Festival tem atrações musicais, exposição de clássicos, show de arrancada, simuladores, espaços de imersão, estande do programa de assinatura VW Sign&Drive, que também oferece os 100% elétricos ID.4 e ID.Buzz, além de test-drive em pista com todo o portfólio Volkswagen e condições exclusivas para a compra do VW 0km.

Celebrações e marcos das unidades Volkswagen do Brasil

Em 2024, três unidades da Volkswagen do Brasil tiveram celebrações especiais de aniversário com marcos importantes. A fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), completou 65 anos em 18 de novembro, com mais de 14,7 milhões de unidades produzidas, as quais representam 57% dos mais de 25,7 milhões de veículos produzidos pela Volkswagen do Brasil em 71 anos, sendo a maior fabricante de automóveis do País.

A Anchieta é um complexo industrial completo e um centro de pesquisa, planejamento e desenvolvimento de novos produtos com a mais alta tecnologia e inovação. Inaugurada em 1959, a Anchieta foi a primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha, iniciando a expansão global da marca. Atualmente são produzidos na Anchieta o Novo Nivus, Novo Virtus, Novo Polo GTS e Saveiro.

A fábrica da Volkswagen e Audi do Brasil em São José dos Pinhais (PR) completou 25 anos em 18 de janeiro. A unidade paranaense já produziu mais de 3 milhões de veículos e é referência global em competitividade e resultados operacionais, com o mesmo nível de qualidade das fábricas da Volkswagen na Europa. Na unidade do Paraná são produzidos atualmente o Novo T-Cross, o SUV mais vendido do Brasil, e os modelos Audi Q3 e Audi Q3 Sportback 2.0 quattro. A partir de 2025, a fábrica receberá a produção de volumes adicionais do Novo Virtus, que também continuará sendo fabricado na Anchieta.

Maior centro de distribuição de peças automotivas da América Latina, o Parts & Accessories Center (PAC - Centro de Peças e Acessórios do Grupo Volkswagen), em Vinhedo (SP), completou 20 anos. Com 132.000 m2 (equivalente a 18 campos de futebol) e 25 milhões de peças armazenadas de aproximadamente 650 fornecedores, o PAC garante excelência logística no atendimento de peças e acessórios em Pós-vendas e é estratégico para os negócios da Volkswagen. O PAC de Vinhedo armazena e distribui peças da Volkswagen do Brasil, Volkswagen Caminhões e Ônibus e Audi, marcas que integram o Grupo Volkswagen.

Instagram Garagem Volkswagen - pioneirismo e conexão com fãs

Neste ano, a Volkswagen do Brasil reforçou seu compromisso com a preservação de sua história e o fortalecimento da conexão emocional com seus fãs e entusiastas. Como a primeira filial da marca fora da Alemanha a criar uma página dedicada exclusivamente ao seu heritage automobilístico, o perfil oficial @Garagem.Volkswagen no Instagram levou ao ambiente digital a experiência única da Garagem Volkswagen, localizada na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). O canal apresenta histórias, curiosidades e bastidores de mais de 100 modelos, entre eles clássicos, protótipos que não foram para as ruas e veículos especiais de competição e Salões do Automóvel.

O lançamento foi marcado pela circulação de uma Kombi camuflada e adesivada com QR codes que direcionavam à página. Ela percorreu as ruas de São Paulo e eventos de carros clássicos, despertando nostalgia e engajando fãs em uma ação inédita. O projeto foi ampliado com o Podcast Garagem Volkswagen, uma extensão dessa experiência, que traz discussões sobre o legado da marca, inovação e a paixão dos brasileiros por veículos clássicos. Essas iniciativas pioneiras reafirmam o compromisso da Volkswagen em preservar sua história enquanto inspira novas gerações.

Fundação Grupo Volkswagen celebra 45 anos e anuncia nova estratégia

Em 2024, a Fundação Grupo Volkswagen celebrou 45 anos e abraçou a mobilidade social como sua causa prioritária de atuação, com foco na contribuição para a redução das desigualdades por meio da inclusão produtiva, empreendedorismo e desenvolvimento comunitário, sob o propósito "Juntos pela Mobilidade Social".

Nos últimos 10 anos, a Fundação Grupo Volkswagen investiu mais de R$ 100 milhões em iniciativas socioeducacionais no Brasil e, em 2024, está destinando mais de R$ 16 milhões em recursos próprios às comunidades.

Desde 1979, a Fundação Grupo Volkswagen já beneficiou mais de 3 milhões de pessoas com ações de educação e desenvolvimento de comunidades.

Em 2024, a Fundação Grupo Volkswagen, ao lado da Gerando Falcões, Gerdau e Instituto Entre o Céu e a Favela, também é parceira do Rock in Rio no projeto Favela 3D, que leva iniciativas sustentáveis ao Morro da Providência, no Rio de Janeiro (RJ), com transformações físicas e sociais na favela mais antiga do País.

O Favela 3D (Digna, Digital e Desenvolvida), que já foi implementado com sucesso na Favela do Haiti, em São Paulo, durante o The Town 2023 - festival que também teve a Volkswagen do Brasil como patrocinadora -, chegou ao Rio de Janeiro para atuar por dois anos nas regiões do Buraco e Sessenta, no Morro da Providência. O projeto busca transformar a realidade de mais de 200 famílias, promovendo o desenvolvimento social e gerando renda.

2024 foi um ano premiado para a Volkswagen

A Volkswagen do Brasil conquistou muitos prêmios, homenagens e certificações em 2024. Confira os principais:

Produto

• Prêmio Mobilidade Estadão 2025: Melhor Pós-Vendas, Melhor Hatch Compacto (Polo), Melhor Sedã Compacto (Virtus) e Melhor SUV Compacto (T-Cross).

• Melhor Compra, da Quatro Rodas: Jetta GLI e Tiguan Allspace.

• Prêmio Mobilidade Limpa 2024, da Agência Autoinforme: Hatch Compacto 1.0 cc (Polo) e SUV Grande de 2.0 cc a 3.0 cc. (Tiguan Allspace).

• Menor Custo de Uso 2024, da Quatro Rodas: Picapes Pequenas (Saveiro Robust Cabine Simples, 1º lugar) e Sedãs Compactos (Virtus Comfortline, 3º lugar).

• Melhor Revenda, da Quatro Rodas e KBB Kelley Blue Book Brasil: Hatch Compacto de Referência (Polo), SUV Compacto de Acesso (Nivus), Picape Compacta ou Leve (Saveiro), SUV Compacto de Referência (T-Cross, 2º lugar).

Corporativo

• Folha Top of Mind, do Instituto Datafolha. A Volkswagen é a marca que mais venceu a categoria Carro: 33 vitórias nas 34 edições.

• 71º Festival de Cannes: 5 Leões (1 de Ouro, 2 de Prata e 2 de Bronze) para a campanha “Gerações”, que celebrou os 70 anos da Volkswagen do Brasil promovendo um dueto inédito e emocionante, por meio de IA (Inteligência Artificial), com Elis Regina e sua filha Maria Rita.

• Effie Awards para a campanha "Volkswagen 70 anos, um ícone cultural de volta para o coração dos brasileiros" (Gerações): troféu Grand Effie (reconhecimento máximo da premiação), Ouro na categoria Veículos, Prata em Inteligência Artificial e em Revitalização de Marca, além do 3º lugar como Marca do Ano, sendo a única marca automotiva do ranking.

• Melhor Comercial do Brasil, na 13ª edição do prêmio do SBT, para a campanha “Gerações”.

• Carro do Ano, da AutoEsporte - Executivo do Ano para Ciro Possobom, Presidente e CEO da Volkswagen do Brasil.

• Ranking dos 100 CEOs Change Makers Latam, da HORSE, sendo Top 20 na América Latina e Top 5 no Brasil para Ciro Possobom, Presidente e CEO da Volkswagen do Brasil.

• Certificação Top Employer: 6º ano consecutivo.

• Ranking Top 10 da pesquisa Marca Empregadora (Randstad Employer Brand Research): 3º ano consecutivo.

• Certificação Great Place To Work: 3º ano consecutivo.

• Certificação “Melhores Empresas para Pessoas LGBTQIA+ Trabalharem”, da pesquisa HRC Equidade BR 2024, da HRC (Human Rights Campaign Foundation), em parceria com o Instituto Mais Diversidade e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+.

• Medalha do Mérito Cívico Afrobrasileiro pela Universidade Zumbi dos Palmares e a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial.

• 100 Empresas mais Influentes do Brasil no ranking da Veja Negócios em parceria com o LIDE - Grupo de Líderes Empresariais.

• Prêmio Automotive Business 2024, categoria Cultura e Educação para o Centro de Desenvolvimento Técnico Paranaense para Ensino de Mecatrônica e Administração, na fábrica da VW em São José dos Pinhais (PR).

• Prêmio Aberje 2024 na categoria Memória Organizacional etapa regional com o case “Volkswagen 70 anos - Você dirige a nossa história”.

• Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas na categoria Mobilidade.

• Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores na categoria Memória Organizacional (70 anos da Volkswagen do Brasil).

• Campeã Geral do Corporate Games BR.

• Melhor Campanha Multi Formato no Spotify Advertising Hits 2024, na categoria Shuffle, para a campanha publicitária “Vou de Volks - The Town”.

• Prêmio “Executivo do Ano” da revista AutoEsporte para o presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom.

Volkswagen do Brasil

sexta-feira, 29 de novembro de 2024

NOVO EQUINOX TURBO LEVA REQUINTE E EXCLUSIVIDADE AO SEGMENTO DE MAIOR DESEJO

Quarta geração do SUV mais vendido da Chevrolet no mundo chega ao Brasil com visual impactante, avanços mecânicos e tecnologias inéditas na categoria

Equinox RS

O segmento de SUVs nunca esteve tão aquecido. São mais de 100 modelos à disposição, com diferentes tamanhos e tecnologias de propulsão. A categoria dos veículos médios equipados com motor turbo é a mais competitiva, por representar o sonho de consumo da maioria dos brasileiros.

Com isso, o Novo Equinox Turbo chega para estabelecer um novo patamar de design, sofisticação, experiência e performance. Sem perder a exclusividade, atributo que marca a trajetória do SUV no mercado local.

O modelo desembarca em duas versões topo de linha, Activ e RS, com propostas complementares de estilo e aplicação. Elas se diferenciam pela grade e para-choques customizados, conjunto distinto de rodas e pneus, além de uma cabine ambientada para cada perfil.

Inédita, a versão Activ é voltada ao consumidor aventureiro, enquanto a RS foca na esportividade urbana. As duas trazem tração (AWD) integral inteligente de série.

Equinox Activ

Compartilham também as inovações tecnológicas: conectividade 5G, assistentes avançados de segurança e direção, pacote premium de itens de conforto e nova configuração mecânica.

O motor 1.5 turbo está cinco cavalos mais potente, chegando aos 177 cv, e agora a transmissão é de oito marchas, garantindo melhor performance sem aumento no consumo.

A bordo do SUV da Chevrolet, a sensação é de estar em um veículo de nível superior. Os cinco ocupantes contam com amplo espaço interno, incluindo assoalho traseiro plano. Há sistema eletrônico de cancelamento de ruídos, vidros com isolamento acústico e térmico, bancos climatizados com memória, volante aquecido e cockpit virtual com duas telas.

“O Novo Equinox Turbo foi projetado para atender às necessidades de famílias que valorizam status, prazer ao dirigir e que gostam de viajar de carro com a máxima praticidade”, diz Paula Saiani, diretora de Marketing de Produto da GM América do Sul.

Hoje, as vendas de SUVs médios estão divididas entre os modelos turbinados, com aproximadamente 70%, e os eletrificados, com 30%. Para satisfazer os anseios dessa menor porção do segmento, a empresa lançou recentemente o Equinox EV, um veículo totalmente distinto, que complementa a gama.

Disponível no Brasil a partir do início de dezembro, o Novo Equinox Turbo é o sexto lançamento da Chevrolet neste ano, reforçando o compromisso da marca em oferecer um portfólio de produto cada vez mais sofisticado e sustentável.

Quarta geração

Tudo é inédito no Novo Equinox Turbo. O visual imponente e a profusão de ângulos retos caracterizam o modelo 2025. A frente está mais alta e a lateral ganha linhas atléticas com elementos inéditos. Na traseira, o destaque são as lanternas com assinatura de LED em forma de “Y”, tendência entre os atuais SUVs globais da Chevrolet.

A quarta geração do Equinox dá um salto principalmente em requinte, mostrando que o produto evolui para encantar o consumidor. Referência em pesquisas de satisfação na categoria, o modelo continua se destacando dos rivais diretos pela superioridade nas dimensões e pelo seu size impression, expressão atribuída a um automóvel que chama a atenção pelo seu porte e presença.

O novo modelo está ligeiramente maior, mais largo e mais alto. São 4.667 mm de comprimento, 1.902 mm de largura e 1.713 mm de altura - proporções com o intuito de favorecer tanto o design exterior quanto o melhor aproveitamento do espaço interno. O compartimento de bagagem leva 469 litros até o nível dos vidros e conta com um “subsolo”, perfeito para quem precisa separar ou camuflar determinados tipos de carga.

A dianteira é marcada pelo conjunto óptico bipartido, com a parte superior bem afilada, agregando tecnologia e beleza ao SUV da Chevrolet mais vendido do mundo. A grade e o para-choque estão mais proeminentes, com a adição de molduras que contornam as caixas de roda e seguem por toda a base das portas. Elas, aliás, também foram redesenhadas para facilitar o embarque dos passageiros.

Com isso, a geometria da coluna “C” também foi modificada, mas sem perder aquela impressão de robustez que acompanha o modelo desde sua origem. O efeito de teto flutuante (panorâmico) é outra nuance que ressalta a estética do modelo.

Ao entrar no veículo, chama a atenção as telas de alta definição do painel e o elevado padrão de qualidade dos acabamentos, incluindo o dos assentos Evotex, feitos com um material sintético super macio, agradável ao toque, com alta capacidade de dissipar calor – perfeito para uso em países de clima quente.

As forrações do painel e dos encostos de braços passam a ser soft touch. Já os comandos do ar-condicionado (dual zone) e do console central reforçam a atmosfera high-tech com efeito de superfície brilhante.

Comparando as versões Activ e RS, nota-se que o modelo de apelo aventureiro traz múltiplos elementos em tons escurecidos na carroceria, pneus de perfil mais alto (para filtrar melhor as imperfeições no fora-de-estrada) e interior com acabamentos caramelo.

Na derivação esportiva do Novo Equinox Turbo, a impressão é de que se está diante de um veículo mais aerodinâmico e rente ao solo. Conta ainda com rodas aro 20 e teto escurecido. Na cabine, dominam os revestimentos pretos decorados com costura vermelha e azul até no volante, de base reta.

Integrado ao seu estilo de vida

Por serem altamente aspiracionais, os SUVs tomaram o posto dos sedãs premium para se tornar a vitrine tecnológica dos fabricantes de automóveis. O Novo Equinox Turbo é um bom exemplo dessa tendência de superioridade. O carro da Chevrolet traz um pacote imbatível na categoria com itens de segurança ativa, conectividade avançada e equipamentos de comodidade que valorizam a experiência a bordo.

“Desenvolvemos as versões Activ e RS com um conteúdo específico para o mercado brasileiro, reunindo todas as tecnologias inovadoras disponíveis para o Novo Equinox Turbo nos Estados Unidos. Aqui, o modelo atrai um cliente que exige alto padrão em conforto, performance, segurança e conectividade”, conta Maurício Scalzo, diretor de Planejamento de Portfólio da GM América do Sul.

Na proteção dos ocupantes, o modelo adicionou: alerta de tráfego cruzado dianteiro e traseiro com frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego com correção ativa da direção, controle adaptativo de cruzeiro, além de sensor perimetral de desembarque, câmera 360º e retrovisor interno com projeção de vídeo.

Esses recursos se unem ao sistema de resposta automática em caso de acidente e aos bancos com alertas sensoriais - o recurso exclusivo da Chevrolet fornece um feedback tátil mais imediato e eficaz ao motorista, ajudando-o a reagir rapidamente a qualquer situação crítica sem precisar desviar os olhos da estrada.

Em relação a comodidades, o usuário conta com sistema de abertura da tampa traseira por sensor de proximidade e atualização remota de sistemas eletrônicos, poupando visitas adicionais à concessionária para realizar esses updates. A funcionalidade também permite customizações digitais do veículo.

Outro diferencial competitivo do Novo Equinox Turbo está na conectividade, território liderado pela GM. Além do quadro de instrumentos configurável de 11”, o veículo oferece sistema OnStar 5G e um multimídia MyLink (11,3”) de última geração compatível com Android Auto/Apple Car Play mais internet e Google built-in nativos. Ou seja, o carro independe de um smartphone para projetar desde mapas online até aplicativos gerenciados por inteligência artificial.

O Novo Equinox Turbo foi o escolhido para estrear o 5G, que permite velocidade de conexão entre 10 e 100 vezes mais rápida, dependendo da infraestrutura local. A tecnologia é capaz de elevar a experiência ao volante a um nível muito mais avançado.

“À medida que evoluímos para uma conexão de internet ultrarrápida no Brasil, a tecnologia da GM permitirá a ampliação de funcionalidades e de serviços desses veículos, trazendo ainda mais conectividade e segurança. Tanto que o 5G é a base de uma futura geração de veículos gerenciados por softwares e de automóveis totalmente autônomos”, explica Jaime Gil, diretor de Serviços Conectados da GM América do Sul.

Outras oportunidades de avanços da tecnologia 5G:
• Download instantâneo de músicas e vídeos de alta definição
• Atualizações remotas mais abrangentes e rápidas
• Navegação online com gráficos animados de melhor resolução
• Uso mais amplo de sistemas comandados por voz
• Maior possibilidade de customizações digitais do veículo
• Maior segurança cibernética
• Mais comandos remotos do veículo via app

A difusão do 5G representa o maior salto evolutivo da conectividade veicular desde a chegada do OnStar no Brasil, há uma década.

Praticidade é um dos pilares do Novo Equinox Turbo. Por meio do aplicativo myChevrolet dá para acessar diversas funcionalidades à distância, pré-climatizar a cabine, fazer check-ups instantâneos e até acompanhar o deslocamento do automóvel.

Prazeroso de conduzir

Não há dúvidas de que o fenômeno comercial dos SUVs passa pela evolução dinâmica desses veículos, que hoje têm conforto e dirigibilidade semelhantes à dos melhores carros de passeio. Parte da explicação está no avanço da arquitetura estrutural.

O Novo Equinox Turbo dá um passo além neste sentido. Suspensão, direção, motor, transmissão e eletrônica foram refinadas para oferecer uma condução ainda mais envolvente. O modelo da Chevrolet é daquele tipo de produto para ser “degustado”.

Ao volante, o motorista vai sentir um rodar macio, com direção precisa e um conjunto mecânico muito mais harmonizado... Tudo com muito mais silêncio a bordo.

O propulsor foi recalibrado e ganhou a companhia de uma nova transmissão, agora de oito marchas. As alterações resultam em aumento da potência, torque e eficiência. A aceleração de 0-100 km/h é feita em 9,3s, quase 7% mais rápido que o modelo anterior. A mesma lógica se aplica a retomadas, que simulam ultrapassagens em rodovia. O 60-100 km/h leva apenas 6,3s.

Agora dá para fazer trocas de marcha manualmente por meio de aletas atrás do volante, bem como selecionar um dos três modos de condução do veículo: normal, baixo atrito e off-road. Destaque também para o novo computador de bordo, mais completo e interativo, com dados como vida útil das pastilhas de freio, força G e inclinômetro da carroceria.

Outra novidade é o sistema Auto Hold, útil em situações de trânsito, por manter o automóvel parado automaticamente após o condutor liberar o freio, sem a necessidade de manter pressionado o pedal o tempo todo.

Mais um recurso interessante é o sistema que permite o monitoramento e o ajuste de configurações do carro para quando o veículo é entregue a manobristas, por exemplo. Dá para limitar a velocidade e acessar depois um relatório de condução para consultar a quantidade de vezes que os alertas de segurança atuaram.

Apesar de estar maior, mais equipado e mais ágil, o Novo Equinox Turbo manteve a média de consumo de gasolina, tanto na estrada (10,7 km/l) quanto na cidade (9 km/l), de acordo com o ciclo do Inmetro. Prova de que o carro está melhor do ponto de vista energético.

Outro diferencial do SUV da Chevrolet é que ele vem equipado de série com tração (AWD) integral inteligente. O sistema é projetado para distribuir automaticamente a potência às rodas com maior aderência, oferecendo maior estabilidade e controle, especialmente em condições adversas, como lama ou pisos escorregadios.

O Novo Equinox Turbo estreia em cinco opções de cores para a carroceria: Verde Cacti (exclusivo Activ), Vermelho Radiant (exclusivo RS), Branco Abalone, Preto Ouro Negro e Prata Shark.

Chevrolet
General Motors América do Sul