Campanha "igus:bike Ao Redor do Mundo" percorrerá 6 mil km passando por 16 países ao longo de um ano
No mundo em constante busca por soluções mais sustentáveis, optar por se locomover de bicicleta é uma forma saudável e ecológica na promoção da sustentabilidade. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA, sigla em inglês), uma pessoa que pedala 10 quilômetros ida e volta do trabalho, todos os dias, pode evitar a emissão de aproximadamente 1,3 toneladas de CO₂ anualmente. Visando esse cenário, a igus®, líder global em soluções de movimento, aposta na fabricação de bicicletas e de componentes feitos de plásticos reciclados dos oceanos, desde 2022.
Segundo um estudo produzido em 2023 pela 5 Gyres Institute, organização sem fins lucrativos que investiga as principais questões mundiais sobre produção plástica, estima que o lixo plástico nos oceanos some mais de 170 trilhões de partículas, significando uma massa total de 2,3 milhões de toneladas. A produção de uma igus:bike é composta por mais de 50% de plástico reciclado a partir do descarte nos oceanos. Além disso, metade do material das rodas e do quadro são feitos a partir de redes de pesca reutilizadas.
A empresa alemã possui duas frentes de atuação neste mercado: a bike completa, totalmente fabricada por plástico reciclado, e as peças das bicicletas separadas para fabricantes deste produto.
Bicicleta de plástico reciclado
As bicicletas da igus® são pioneiras global por serem fabricadas a partir de material plástico. Apenas este ano, a empresa produziu o primeiro lote de 100 igus:bikes.
Para sua fabricação, a igus® usa máquinas especialmente construídas com componentes duráveis e livres de lubrificação. O plástico é moldado no processo de rotomoldagem ou fundição rotativa com baixa pressão e alta temperatura, que combina calor e rotação biaxial. A bicicleta é feita de plásticos maleáveis como o polietileno (PE). A estrutura também pode ser feita em grande parte de resíduos plásticos reciclados, como redes de pesca descartadas. “É assim que a mobilidade de amanhã será criada a partir do plástico marinho de ontem”, afirma Marcelo Pimenta da igus®.
As bicicletas da empresa garantem baixo custo de ferramentas e manutenção; amortecimento de vibrações; resistência à corrosão e diversidade de design. Além disso, o produto pode ser novamente reciclado e requer menos gasto de energia no processo de fabricação, em relação às bicicletas tradicionais.
Componentes de plástico para bicicletas
Há mais de 30 anos, a igus® atende o setor de bicicletas, fornecendo produtos como buchas autolubrificantes, terminais rotulares, engrenagens e trilhos lineares. Apostar na produção de todas as peças para esse produto é resultado de décadas de experiência em processamento de plásticos.
Sendo assim, os componentes da bicicleta são feitos de plástico de alto desempenho, seja por moldagem, injeção ou rotomoldagem. A produção das peças pode ser feita de alto ou baixo volume, sem impactar na economia de energia – resultando em menos emissões de carbono.
Atualmente, a empresa oferece aos fabricantes de bicicletas as seguintes peças: guidões, rodas, manivelas, pedais, entre outros componentes.
“A igus® é comprometida com a sustentabilidade. O nosso projeto igus:bike demonstra este compromisso, já que os componentes de bicicletas feitos de plástico requerem menos energia gasta durante a produção do produto, quando comparado ao alumínio ou carbono. Nossa expectativa é que os nossos produtos possam ser grandes solucionadores para um futuro mais limpo”, ressalta o executivo.
6 mil km de bike ao redor do mundo
Neste ano, a igus® completou 60 anos e para celebrar essa expressiva marca, lançou a campanha “igus:bike Ao Redor do Mundo”.A mesma bicicleta será enviada para 16 países com a proposta de contabilizar 6 mil quilômetros percorridos em paisagens conhecidas mundialmente durante um ano, e passará o ano de 2025 viajando entre as nações escolhidas. Para acompanhar a viagem em tempo real, basta clicar aqui e acessar o blog (https://blog.igus.eu).
A campanha tem como objetivo contar histórias de cada passeio, ressaltando os benefícios das bicicletas de plástico da igus®. O Brasil também receberá a igus:bike, que percorrerá famosos pontos turísticos como a praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.
A igus® GmbH desenvolve e produz plásticos para movimentação. Esses polímeros autolubrificantes e de alto desempenho melhoram a tecnologia e reduzem os custos em qualquer aplicação que envolva movimentação. A igus® é líder mundial do mercado em sistemas de fornecimento de energia, cabos altamente flexíveis, buchas autolubrificantes e buchas lineares, bem como tecnologia de fuso de avanço feito de tribo-polímeros. A empresa familiar com sede em Colônia, na Alemanha, está representada em 31 países e emprega 5.000 pessoas em todo o mundo. Em 2023, a igus® gerou um volume de negócios de 1.136 bilhões de euros. A pesquisa realizada nos maiores laboratórios de testes do setor proporciona constantemente inovações e mais segurança aos clientes. A igus® possui 243.000 peças disponíveis em estoque e a vida útil pode ser prevista online. Nos últimos anos, a empresa se expandiu, criando start-ups internas em áreas como rolamentos de esferas, redutores de robôs, impressão 3D, a plataforma RBTX para Robótica de Baixo Custo e plásticos inteligentes para a Indústria 4.0. Entre os investimentos ambientais mais importantes estão a plataforma "chainge" de reciclagem de plásticos técnicos e a propriedade parcial de uma empresa que produz óleo a partir de resíduos plásticos. Clique aqui e visite o site.
Race Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário