segunda-feira, 24 de novembro de 2025

VOLVO EX30 CROSS COUNTRY: O AVENTUREIRO PERFEITO PARA CONQUISTAR AS GRANDES CIDADES

Versão off-road do carro elétrico premium mais vendido do país reúne o conceito urbano com características para enfrentar terrenos acidentados

O Volvo EX30 é o carro elétrico premium mais emplacado do Brasil, em 2025. Com mais de 3.040 emplacamentos, até o momento, o SUV compacto da marca sueca tem sido a porta de entrada para muitos clientes ao universo premium e eletrificado. Neste segundo semestre, uma nova versão está disponível nas 52 concessionárias espalhadas em território nacional: o EX30 Cross Country,  equipado com dois motores elétricos que entregam 428 cavalos de potência,  por R$ 314.950.

A tração integral e o torque de 543 Nm fazem deste o carro mais rápido  já produzido pela  Volvo, até hoje, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos. Assim como as versões Plus e Ultra, o EX30 Cross Country conta com  bateria de 69 kWh, oferecendo autonomia de até 327 km (segundo dados oficiais do Inmetro).

O design escandinavo minimalista permanece presente, agora aliado a uma proposta mais robusta e aventureira. No para-choque dianteiro, é possível notar detalhes inspirados nos mapas topográficos suecos que, assim como o acabamento traseiro na tampa do porta-malas, são executados em preto  fosco. Os pneus apresentam  perfil mais alto, em rodas de aro 19, entregando mais conforto para situações de terreno irregular.

O Volvo EX30 é o carro mais sustentável dos 98 anos da montadora sueca e também é o quarto modelo 100% elétrico mais vendido no país, esse ano. O modelo foi projetado para ter a menor pegada de carbono já alcançada pela marca, incorporando 17% de aço e plástico reciclados ou renováveis, além de 25% do alumínio e 20% dos plásticos dos para-choques reaproveitados.

Assim como as versões anteriores (Core, Plus e Ultra), o EX30 Cross Country conta com uma tela central única de 12,3 polegadas, que concentra todas as funções. Aliado a um sistema fácil de usar, o carro conta com o Google Assistant integrado, que facilita na hora de fazer o planejamento para viagens, com informações precisas para saber a quantidade de bateria ao final  de um percurso.

Bruno Pinelli, diretor de vendas da Volvo Car Brasil, explica mais sobre as características da nova versão. “O EX30 é um carro fantástico. Até agora, foram mais de três mil emplacamentos, em 2025, sendo o quarto carro totalmente elétrico mais vendido no Brasil, em 2025, e também é o responsável por mais de 36% do resultado da Volvo no país, este ano. O EX30 Cross Country, apresenta essa essência fora de estrada, tão presente nos modelos da Volvo, desde a sua criação, em 1927. Mesmo com esse DNA aventureiro, esta versão é muito eficaz para o dia a dia na maioria das ruas das cidades brasileiras”, explica Pinelli.

Volvo Car Brasil

REITER LOG E COCA-COLA FEMSA BRASIL FECHAM CONTRATO PARA OPERAÇÃO DE ROTA VERDE NO SUL DO PAÍS

Parceria de cinco anos reforça frota sustentável da maior fabricante do Sistema Coca-Cola no Brasil

A Coca-Cola FEMSA Brasil e a Reiter Log fecharam parceria para a ampliação do transporte sustentável da fabricante na região Sul do Brasil. O contrato, com duração de cinco anos, envolve uma frota dedicada de 36 caminhões – incluindo três veículos pesados movidos a gás, inclusive por biometano, que começam a operação definitiva neste mês.

A primeira rota teste da Coca-Cola FEMSA Brasil com veículos movidos por esse tipo de combustível foi realizada no início de abril, entre Antônio Carlos (SC), Araucária (PR) e Curitiba (PR), percorrendo trechos entre fábrica e centro de distribuição. A companhia tem potencial para realizar cerca de 104 viagens mensais nesse percurso. Com o uso do biocombustível, isso pode representar a redução de aproximadamente 920 toneladas de CO₂ por ano — o equivalente ao plantio de mais de 2.500 árvores.

No Rio Grande do Sul, uma rota já está sendo implementada nas rotas entre Porto Alegre, Farroupilha e Gravataí pela Reiter Log, mas o objetivo é seguir ampliando o trajeto. “A parceria com a Coca-Cola FEMSA reforça algo em que acredito muito: não é preciso transformar tudo de uma vez. A transição para uma frota mais limpa e sustentável pode ser gradual, conforme as possibilidades e o contexto de cada operação. O mais importante é começar”, afirma Vanessa Reiter Pilz, Vice-Presidente de ESG da Reiter Log.

Responsável pela gestão da maior frota sustentável do país, a Reiter Log oferece soluções personalizadas que consideram as necessidades e expectativas de cada cliente. Atualmente, 35% dos veículos em operação na empresa são movidos a fontes renováveis - e a meta é alcançar uma frota 100% alternativa até 2035.

Gilberto Carlos de Sousa, Gerente de Qualidade, Segurança e Meio Ambiente da Coca-Cola FEMSA Brasil, reforça que a companhia busca constantemente soluções mais sustentáveis para o negócio. “Hoje, operamos com energia renovável em 100% de nossas plantas fabris e em 82% de nossos centros de distribuição, e seguimos avançando para otimizar a eficiência energética em toda a cadeia. Nossa frota já conta com caminhões elétricos, e estamos muito otimistas com a implementação do biometano”, afirma.

Impacto ambiental e mudanças climáticas

O uso de caminhões movidos a biometano, como os implementados na operação com a Coca-Cola FEMSA Brasil, representa uma alternativa estratégica para a redução das emissões de CO₂ e contribui para a descarbonização do transporte rodoviário de cargas - um dos principais desafios do setor logístico. O combustível, produzido a partir de resíduos orgânicos e processos industriais, possui uma pegada de carbono significativamente menor em comparação ao diesel convencional, promovendo benefícios ambientais, econômicos e sociais.

A parceria entre Reiter Log e Coca-Cola FEMSA Brasil também simboliza um movimento importante de resiliência e adaptação diante dos efeitos das mudanças climáticas. Na região Sul, as enchentes que impactaram Porto Alegre em 2024 são um exemplo de situação dentro desse cenário. “Infelizmente, nosso Estado está vivendo de forma muito concreta as consequências da crise climática. Aqui, é impossível ignorar o impacto das mudanças climáticas nos negócios e na vida das pessoas”, ressalta Vanessa Reiter Pilz.

ReiterLog
Coca-Cola FEMSA Brasil
ANK Reputation

UMICORE INAUGURA NOVA LINHA DE PRODUÇÃO DE CATALISADORES NO BRASIL, AMPLIANDO CAPACIDADE PRODUTIVA

Nova estrutura também reforça o compromisso da Umicore com eficiência, tecnologia e operação 100% sustentável

A Umicore, referência global em materiais circulares, inaugura uma nova linha de produção de tecnologias de catalisadores automotivos para veículos leves em sua planta localizada em Americana (SP). A nova linha aumenta significativamente a capacidade de produção da planta utilizando as tecnologias mais recentes e reforça a posição histórica da Umicore como um parceiro confiável, com uma atuação equilibrada para atender às necessidades de mobilidade limpa de seus clientes na região.

As novas tecnologias adotadas na linha garantem mais eficiência, precisão e rastreabilidade em todo o processo de produção dos catalisadores automotivos da Umicore. Além disso, a operação é totalmente sustentada por fontes de energia renovável, motores de alta eficiência e fornos elétricos, reforçando o compromisso ambiental da empresa. A nova linha, que já está em funcionamento, também gerou um aumento de 10% no número de empregos na planta.

“A nova linha amplia nossa capacidade de atender o Brasil e a América Latina com as mais avançadas tecnologias de controle de emissões para veículos leves, em linha com nossa estratégia para a região. A combinação entre eficiência produtiva e sustentabilidade fortalece o papel da Umicore em oferecer soluções e tecnologias confiáveis que contribuem para a preservação do meio ambiente”, afirma Robert Gaskell, diretor da unidade de Catalisadores Automotivos da Umicore no Brasil.

Para garantir excelência operacional, os colaboradores receberam treinamento especializado com especialistas da Umicore na Alemanha e na Polônia, além de capacitações locais no Brasil conduzidas por profissionais internacionais.

A linha foi projetada e equipada para fabricar tecnologias de catalisadores automotivos que atendem às três fases do Proconve L8 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores – Leves 8). Esse investimento consolida a posição da Umicore como parceira estratégica e tecnologicamente alinhada à indústria automotiva brasileira, apoiando os resultados comerciais obtidos pela Unidade de Negócios de Catalisadores Automotivos da Umicore no primeiro semestre deste ano no segmento de veículos leves, especialmente no Brasil.

Umicore é uma empresa de tecnologia de materiais circulares que concentra suas atividades em áreas de aplicação, nas quais seu conhecimento na ciência dos materiais, química e metalurgia faz a diferença. As atividades são organizadas em quatro grupos de negócios: Materiais de Bateria, Catálise, Reciclagem e Materiais Especiais. Cada grupo de negócios está dividido em unidades direcionadas ao mercado, oferecendo materiais e soluções na vanguarda dos novos desenvolvimentos tecnológicos e que são essenciais no dia a dia. A Umicore investe a maior parte de suas receitas e dedica seus esforços de P&D para materiais de mobilidade limpa e reciclagem. O objetivo da empresa de criar valor sustentável baseia-se em sua ambição de desenvolver, produzir e reciclar materiais de forma a cumprir sua missão: “Materiais para uma vida melhor”. As operações industriais e comerciais da Umicore, assim como as atividades de P&D, estão localizadas em todo o mundo para melhor atender sua base global de clientes com mais de 11.500 colaboradores. O Grupo gerou uma receita de vendas (excluindo o metal) de € 3,5 bilhões (faturamento de € 14,9 bilhões) em 2024

Umicore
Grupo Printer Comunicação

quinta-feira, 20 de novembro de 2025

CARPO LOGISTICS DEIXA DE EMITIR QUASE CINCO TONELADAS DE CO2 POR ANO

As emissões de CO2 (dióxido de carbono) por veículos pesados cresceram 30% entre os anos 2000 e 2024, segundo relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Trata-se de um aumento alarmante, que requer soluções ambientais efetivas para frear o aquecimento global, a exemplo da Carpo Logistics, empresa de Santos (SP) que, no ano passado, deixou de emitir 4,8 toneladas de CO2.

O resultado é consequência de uma medida adotada em 2014, ano em que a empresa de comércio exterior e logística integrada iniciou a implementação de sua frota própria. Desde então, a companhia investe exclusivamente em caminhões Euro 5 ou 6, reconhecidos por atenderem a normas rigorosas de  emissão e reduzirem em até 77% a liberação de gases nocivos à saúde e ao meio ambiente.

O sócio-fundador da Carpo, José Carlos Priante, revela que atualmente o transporte rodoviário do grupo é realizado por mais de 60 veículos automotores e as operações nunca foram realizadas por caminhões fora dessas especificações. “Temos uma frota equilibrada e todas as novas aquisições já são 100% Euro 6, reforçando o nosso comprometimento com a eficiência energética. Estamos sempre em processo de transição para reduzir cada vez mais os impactos ambientais”, afirma.

Até esta sexta-feira (21), este e outros fatores que impactam a biodiversidade e o desenvolvimento humano figuram entre os principais debates da COP 30 (30ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas). A agenda acontece no Brasil, no Estado do Pará (PA), junto de autoridades e membros da sociedade civil de diversas  partes do mundo.

Prêmio ‘PremiAR’

Neste ano, pela primeira vez a Carpo conquistou o ‘PremiAR – Transportando um Mundo Verde’, prêmio concedido pela FETCESP (Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de São Paulo), em reconhecimento ao seu compromisso com o meio ambiente por meio do controle na emissão de poluentes. A conquista é destinada exclusivamente a empresas que desenvolvem o Programa Despoluir (promovido pela CNT e SEST SENAT) e honram suas responsabilidades ambientais e sociais com base em indicadores comprobatórios.

Uso de energia limpa e outras práticas sustentáveis

Para potencializar suas práticas sustentáveis, a Carpo também aposta na otimização das rotas para reduzir o consumo de combustível; no treinamento de motoristas para condução mais eficiente e econômica; na manutenção preventiva; e uso de pneus com menor resistência ao rolamento. A empresa também utiliza aditivo Arla 32, que converte gases poluentes em nitrogênio e vapor d’água, substâncias inofensivas ao meio ambiente.

O grupo adota, ainda, energia limpa, tratamento de resíduos e integra o Pacto Global da ONU, alinhado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU até 2030.

Com a frota mais moderna, que atende a criteriosos padrões internacionais, são obtidos ainda mais benefícios, como a redução significativa de até 90% da liberação de óxidos de nitrogênio (NOx) e materiais particulados. Esses componentes são os principais poluentes gerados por veículos movidos a diesel.

“Para nós, a atuação sustentável é prioridade porque o futuro da logística e do planeta dependem disso . Isso requer uma postura responsável em toda a nossa cadeia produtiva, o que envolve a busca permanente por soluções para o  uso eficiente de recursos”, finaliza o sócio-fundador.

Carpo LogisticsConsolidada há 20 anos, a Carpo Logistics é uma empresa de comércio exterior e logística integrada sediada em Santos. Referência no mercado, está entre as cinco empresas brasileiras do setor com alto nível de certificações e atualmente soma 164 colaboradores, prestando serviços de transporte aéreo, marítimo e rodoviário, além de consultoria aduaneira. Em expansão constante, possui uma cartela com cerca de 350 clientes ativos e está presente em cinco continentes, graças a uma grande rede parceira com mais de 150 agentes. Entre as suas certificações de destaque estão os selos OEA (Operador Econômico Autorizado), SASSMAQ (Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade), ISO 9001 (International Organization for Standardization) e GPTW (Great Place to Work)

Carpo Logistics
Optima Network

quarta-feira, 19 de novembro de 2025

BYD LANÇA A MAIOR FROTA DE ÔNIBUS ELÉTRICOS ARTICULADOS NO CHILE

Uma frota 100% elétrica de 94 unidades articuladas de 18 metros, que começam a operar nas próximas semanas nas principais avenidas de Santiago

Em uma nova demonstração de liderança em eletromobilidade, a BYD Chile anunciou o lançamento de uma frota de 94 ônibus elétricos articulados de 18 metros, modelo BYD B18C01. Eles serão integrados ao sistema de transporte público RED Metropolitana de Mobilidade. Com isso, Santiago consolida sua posição como uma das cidades com a maior frota elétrica do mundo, alcançando mais de 55% de ônibus com zero emissões de carbono em operação.

Esse novo marco, contou com a presença de autoridades como o Ministro dos Transportes e Telecomunicações, Juan Carlos Muñoz, e a Diretora de Transporte Público Metropolitano, Paola Tapia, e reforça o compromisso da BYD com a sustentabilidade e inovação tecnológica, contribuindo para a redução de emissões e melhoria da qualidade do transporte para milhões de usuários. Os novos ônibus elétricos oferecem uma experiência de viagem mais silenciosa e confortável, estabelecendo um novo padrão mais eficiente e sustentável para o transporte urbano.

“A liderança da BYD em eletromobilidade se reflete no lançamento desta frota de 94 ônibus elétricos articulados, a maior da região. Estamos comprometidos em fornecer ônibus elétricos que atendam às diferentes tipologias necessárias no país”, afirma Tamara Berríos, Country Manager da BYD no Chile.

Para o Ministro dos Transportes e Telecomunicações, Juan Carlos Muñoz: “O governo do Presidente Boric tem promovido fortemente o transporte público sustentável, e avançamos de forma que milhares de pessoas já podem conferir os resultados nas ruas. Em Santiago, mais da metade dos ônibus já são elétricos, e vimos um crescimento 355% durante esta gestão. Os ônibus elétricos já estão operando em nove cidades do país, e continuaremos nesse caminho.Trata-se de uma mudança profunda que está transformando o transporte público em âmbito nacional”.

Ônibus articulados 100% elétricos: potência, eficiência e conforto

O BYD B18C01 é um ônibus articulado 100% elétrico de 18 metros, projetado para transporte massivo de passageiros com máxima eficiência energética. Ele conta com dois motores elétricos síncronos de 150 kW cada, entregando um torque máximo de 550 Nm, o que garante desempenho potente e suave, mesmo em aclives de até 14%. Sua bateria BYD de fosfato de ferro-lítio (LFP) oferece autonomia de 300 km (sob o padrão SORT1) e capacidade de 422,9 kWh, com tempo de recarga entre 2,5 e 3 horas.

O interior do ônibus foi projetado para oferecer conforto e acessibilidade, com capacidade para 141 passageiros, sendo 33 assentos mais quatro assentos prioritários, espaço para cadeira de rodas e quatro assentos dobráveis. Inclui também ar-condicionado controle térmico inteligente, portas USB tipo A e C, telas de informação, sistema de monitoramento por múltiplas câmeras e rampa de acesso universal.

Sua estrutura monobloco de aço e alumínio garante segurança, durabilidade e menor peso, otimizando o consumo de energia e a manobrabilidade em áreas urbanas. Com essa nova frota, a BYD reafirma seu compromisso com um transporte público limpo, seguro e eficiente, apoiando o plano nacional de eletromobilidade e contribuindo para um sistema de mobilidade mais sustentável e amigável ao usuário.

Além disso, o novo ônibus articulado de 18 metros completa a linha de ônibus da BYD, que já inclui versões de 9 metros e 12 metros, além de um modelo de dois andares. Esse portfólio completo permite que operadores em todo o país escolham o modelo mais adequado para suas rotas urbanas e de alta demanda.

BYD
FSB Comunicação

SUSPENSYS PASSA A PRODUZIR TODOS OS EIXOS DIANTEIROS DE CAMINHÕES E ÔNIBUS DA MERCEDES-BENZ

Nova unidade em Mogi Guaçu (SP) entra em plena operação e consolida parceria de longo prazo entre as empresas

Nova unidade da Suspensys em Mogi Guaçu. Foto: Jeff Souza | Divulgação

A Suspensys, líder no fornecimento de suspensões e eixos para veículos comerciais e pertencente à Randoncorp, iniciou neste mês a produção integral de todos os eixos dianteiros para caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil e Argentina. A fabricação é realizada na nova unidade industrial da empresa, em Mogi Guaçu (SP), que desde o início do ano operava de forma gradual. Com a etapa do plano de aceleração concluída, a Suspensys passa a atender 100% da demanda da montadora.

A unidade, que obteve um investimento de R$ 150 milhões e gerou mais de 200 novos empregos diretos e indiretos, foi construída dentro dos conceitos de State of Art. De acordo com o diretor-executivo da Suspensys, Ricardo Barion, o início da operação completa marca uma nova fase para a empresa. “Essa etapa simboliza a consolidação de um projeto estratégico, que amplia nossa capacidade produtiva e reforça o compromisso da Suspensys com a inovação e a competitividade da indústria automotiva nacional. Essa parceria representa um dos maiores contratos na história da Randoncorp”, afirma.

O acordo entre a Suspensys e a Mercedes-Benz tem duração de longo prazo e prevê o fornecimento de todos os eixos dianteiros utilizados pela montadora no Brasil e Argentina. A operação da Suspensys nasce com relevante capacidade instalada e uma forte participação de mercado neste tipo de produto, o que qualifica os planos de crescimento da empresa neste segmento.

Para o vice-presidente de Compras e Logística da Mercedes-Benz do Brasil, Matthias Kaeding, a parceria reforça a confiança mútua entre as empresas e o foco em qualidade. “Para a Mercedes-Benz do Brasil a qualidade é primordial para os produtos e serviços que oferecemos aos nossos clientes. Por isso, é essencial termos em nossa cadeia de fornecimento parceiros que se engajem nesse compromisso. A Randoncorp, por meio da Suspensys, compreende os nossos processos globais de qualidade e tem caminho ao nosso lado nessa parceria”, comenta o executivo.

O vice-presidente América do Sul e COO da vertical de Autopeças da Randoncorp, Ricardo Escoboza, ressalta que o projeto reflete a visão de longo prazo do grupo em relação ao crescimento sustentável e à inovação industrial. “Esse movimento simboliza a capacidade das nossas empresas de se aproximarem ainda mais das montadoras, oferecendo soluções completas, competitivas e tecnológicas. É um passo importante dentro da estratégia da Randoncorp de estar presente em projetos relevantes e de longo prazo no setor automotivo”, destaca.

Com a operação em plena capacidade, a Suspensys consolida sua posição como a principal fabricante de sistemas de eixos e suspensões do Brasil, amplia o alcance dos produtos e reafirma o compromisso da Randoncorp com o desenvolvimento da mobilidade e da indústria automotiva.

Suspensys
Randoncorp
ANK Reputation

O MODELO T DE HENRY FORD MOVIDO A BATATAS

Na década de 1910, Henry Ford pesquisou o uso de biocombustíveis para substituir a gasolina, incluindo açúcar, madeira e as batatas

Abastecer os carros com álcool é uma prática comum no Brasil desde os anos 70, mas a pesquisa dos combustíveis de origem vegetal começou muito antes. O pioneiro Ford Modelo T, lançado há 117 anos nos EUA, era conhecido pela capacidade de operar com gasolina e outros tipos de combustíveis, como álcool e querosene. E documentos da década de 1910 mostram que Henry Ford pesquisou o uso de combustíveis à base de diferentes produtos, como açúcar, madeira, milho e batatas.

“Todo mundo está esperando por um substituto para a gasolina”, declarou Henry Ford para uma edição de 1916 do jornal Western Brewer, voltado aos produtores de cerveja. Notório abstêmio, ele também lamentou o fechamento de cerca de 60 cervejarias devido à proibição da bebida no estado de Michigan.

“Quando isso acabar não haverá mais gasolina e, muito antes disso, o preço da gasolina terá subido a um ponto em que será muito caro para ser queimado como combustível automotivo”, disse.

Resultados promissores

Experimentos realizados nos laboratórios da Ford durante 18 meses mostraram que o álcool combustível podia não só ser um substituto adequado para a gasolina, mas também um produto comercialmente viável. Na visão de Henry Ford, as cervejarias fechadas poderiam ser convertidas em destilarias para produzir álcool combustível, aproveitando os milhões de dólares já investidos naquelas instalações.

O típico motor de quatro cilindros do Modelo T gerava uma potência de 20 cv, com consumo de 5,5 a 8,9 km/l. Ford orgulhou-se de que um Modelo T testado com álcool tinha uma potência 15% maior do que com gasolina, embora com autonomia um pouco menor – algo que os donos de carros flex hoje experimentam na prática.

O combustível alternativo foi apontado também como um benefício para os agricultores, que logo usariam tratores agrícolas, como o popular Fordson da Ford. Henry Ford declarou ao Western Brewer que já tinha 30 desses “tratores motorizados” funcionando com álcool em Dearborn. E previu um futuro em que o álcool combustível poderia ser fornecido por tubulações subterrâneas para uso na iluminação e cozinhas, como o gás natural.

Ao centro, Henry Ford e um dos seus tratores, equipado com motor movido a álcool.

Nesses testes vários grãos e vegetais foram convertidos em álcool, incluindo resíduos de fábricas de enlatados e de açúcar que normalmente seriam descartados. Outras fontes promissoras eram talos de milho e uma variedade de batatas da Alemanha, que poderiam ser cultivados localmente.

Lei Seca

Apesar do potencial dos biocombustíveis, a dificuldade de operar destilarias na era da Lei Seca acabou inviabilizando o projeto. A proibição do álcool no estado de Michigan já existia antes da lei nacional entrar em vigor, em 1920. E quando ela terminou, em 1933, a Ford já havia avançado, substituindo o Modelo T pelo Modelo A e, em seguida, pelo motor V8 de cabeçote plano.

A ideia de Henry Ford não se concretizou, mas seus esforços no desenvolvimento de combustíveis alternativos fazem parte do legado de engenhosidade e pensamento inovador que hoje definem a Ford.

A Ford Motor Company é uma companhia global sediada em Dearborn, Michigan, que está comprometida em ajudar a construir um mundo melhor, onde cada pessoa seja livre para se mover e buscar os seus sonhos. O plano Ford+ da empresa para o crescimento e criação de valor combina suas forças existentes, novas capacidades e o relacionamento sempre ativo com os clientes para enriquecer suas experiências e aprofundar sua lealdade. A empresa desenvolve e fornece picapes, utilitários esportivos, vans e veículos comerciais inovadores da Ford e veículos de luxo da Lincoln, além de serviços conectados. A empresa faz isso por meio de três segmentos de negócios centrados no cliente: Ford Blue, projetando veículos icônicos a gasolina e híbridos; Ford Model e, inventando veículos elétricos inovadores junto com software integrado para trazer experiências digitais excepcionais para todos os clientes; e Ford Pro, ajudando clientes comerciais a transformar e expandir seus negócios com veículos e serviços projetados para as suas necessidades. Além disso, a Ford fornece serviços financeiros por meio da Ford Motor Credit Company. A Ford emprega cerca de 171.000 pessoas em todo o mundo. Para mais informações sobre a empresa e seus produtos e serviços no Brasil, clique aqui e visite o site

Ford Motor Company
Ideal Axicom

TOYOTA LANÇA YARIS CROSS, O PRIMEIRO SUV COMPACTO HÍBRIDO FLEX FULL DO BRASIL

Em pré-venda, modelo está disponível em quatro versões: XRE, XRE Hybrid, XRX e XRX Hybrid

A Toyota do Brasil anuncia o novo Yaris Cross, o primeiro e único SUV compacto híbrido flex full do segmento. Disponível em quatro versões – XRE, XRE Hybrid, XRX e XRX Hybrid –, o veículo já está em pré-venda e será entregue aos primeiros clientes em fevereiro de 2026, quando também chegará à rede de concessionárias em todo o território nacional.

Produzido em Sorocaba (SP), o novo Yaris Cross nasce com um pacote de serviços conectados, garantia de até 10 anos e o menor custo de revisões da categoria: são apenas R$ 549 para cada uma das seis primeiras manutenções. Tudo em linha com o DNA de qualidade, confiabilidade e durabilidade da marca.

Estratégia de mercado Toyota

Com a chegada do Yaris Cross, a Toyota amplia sua participação no segmento de SUVs, que representa mais de 50% do mercado brasileiro no acumulado de 2025. O lançamento complementa o portfólio ao lado de Corolla Cross e SW4, líderes entre os SUVs médios e grandes; e do RAV4, o SUV mais vendido da Toyota no mundo.

Tomando como base o legado do Yaris, que ultrapassou 10 milhões de unidades produzidas globalmente e mais de 300 mil comercializadas no Brasil, o novo Yaris Cross reestreia a categoria de veículos compactos na Toyota com o objetivo de reter clientes atuais, reconquistar os que migraram e atrair novos públicos.

Inicialmente, o modelo é oferecido em um pacote especial de pré-venda com preço especial, R$ 500 de acessórios grátis e Seguro Franquia em cortesia para os clientes que contratarem o seguro pelo Banco Toyota.

Essas condições são válidas apenas para as primeiras 8.500 unidades comercializadas – que terão prioridade de entrega nas lojas.

Respostas rápidas e o melhor consumo do País

Com uma inédita motorização híbrida flex full, único do segmento com essa tecnologia no Brasil, o Yaris Cross é um carro de respostas rápidas ao dirigir na cidade, sem abrir mão do baixo consumo de combustível. O SUV alcança médias de até 17,9 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem do INMETRO e fica com o posto de SUV compacto mais econômico do País.

As versões XRX Hybrid e XRE Hybrid são equipadas com motor flex 1.5L. Em conjunto com dois motores elétricos (gerador e propulsor), ele proporciona uma condução silenciosa, respostas rápidas e excelente eficiência energética com uma potência combinada de até 111 cv quando abastecido com etanol.

Associado à transmissão Hybrid Transaxle CVT, o sistema híbrido oferece aceleração linear conforme a demanda do motor, otimizando a eficiência. Além disso, a tecnologia híbrida flex da Toyota pode reduzir em até 30% o consumo em relação às versões não eletrificadas e 77% menos CO2 quando abastecido com etanol comparado à gasolina, reforçando o compromisso da marca com a sustentabilidade e a inovação.

Nas versões XRE e XRX, o Yaris Cross é equipado com motor flex 1.5L, que entrega até 122 cv de potência a 6.000 rpm e 15,3 kgfm de torque a 4.800 rpm. A transmissão é a CVT Multidrive e paddle-shift atrás no volante para uma condução mais dinâmica.

Espaço, conforto e estilo para o dia a dia

Com 4,31 metros de comprimento, 1,77 metro de largura, 1,65 metro de altura e 2,62 metros de distância entre eixos, o Yaris Cross passa a ser referência entre os SUVs compactos pelo amplo espaço interno, versatilidade e capacidade do porta-malas, atributos que reforçam sua proposta de conforto e praticidade.

O interior foi desenvolvido para proporcionar comodidade e preservar a funcionalidade no dia a dia, usando revestimento de costura aparente no painel e portas com acabamento soft touch. O amplo teto panorâmico contribui para uma cabine iluminada e arejada, reforçando o conforto de todos os ocupantes.

No exterior, o desenho reúne características pensadas para o uso urbano e elementos que rementem ao espírito aventureiro para os fins de semana, é o conceito de design Solid Dynamic, que combina robustez e fluidez para uma presença mais marcante.

Equipamentos de série e itens de segurança

Todas as versões do Yaris Cross são equipadas com seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), freio de estacionamento eletrônico com função Hold, sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), controle de estabilidade (VSC), controle de tração (TRC) e assistente de partida em rampa (HAC).

Nas versões XRE e XRE Hybrid, há faróis de LED, rodas diamantadas de 17”, sistema Smart Entry com chave presencial, ar-condicionado digital automático, central multimídia Toyota Play 2.0 com tela de 10” e espelhamento sem fio para Apple CarPlay® e Android Auto®, bancos revestidos em material premium, carregador por indução para o celular, painel digital com tela TFT de 7”, faróis de neblina em LED, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro.

Já as versões XRX e XRX Hybrid, topo de linha, incluem rodas diamantadas de 18”, iluminação ambiente na cabine, monitor de ponto cego (BSM), Sistema de Visão Panorâmica 360° (PVM), sensor de estacionamento dianteiro, abertura elétrica do porta-malas com sensor de movimento (kick sensor), Toyota Serviços Conectados e teto solar panorâmico.

Toyota Safety Sense

Todas as versões do novo Yaris Cross vêm equipadas de série com o pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS), que reúne tecnologias avançadas que atuam de forma preventiva para proteger os ocupantes e proporcionar mais comodidade ao condutor. Os principais recursos incluem:

  • Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC): mantém a velocidade constante e ajusta automaticamente a distância em relação ao veículo à frente, utilizando radar e câmera para monitoramento contínuo. O sistema contribui para uma condução mais segura e confortável, inclusive em ambientes urbanos.
  • Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (LKA) com Assistente de Permanência de Faixa (LKC): detecta as marcações da pista e atua na direção para manter o veículo centralizado na faixa. Em caso de desvio sem sinalização, o sistema emite alertas e aplica resistência ao volante para auxiliar na correção da trajetória.
  • Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS): utiliza câmera e radar de ondas milimétricas para detectar veículos, pedestres e ciclistas à frente. Em caso de risco de colisão, emite alertas visuais e sonoros e aplica assistência de frenagem automática para evitar ou reduzir os danos do impacto.
  • Farol Alto Automático (AHB): ajustam automaticamente a intensidade dos faróis entre alto e baixo, conforme a presença de veículos à frente ou em sentido contrário, garantindo melhor visibilidade noturna sem ofuscar outros motoristas.

Toyota Serviços Conectados

O Yaris Cross conta com o programa Toyota Serviços Conectados gratuito por 1 ano nas versões XRX e XRX Hybrid. Esses serviços, permitem ao proprietário acessar informações como status do veículo, histórico de viagens, lembretes de revisão, indicadores de consumo e diagnóstico de falhas pelo aplicativo Toyota App.

Se ativado o pacote completo de Serviços Conectados, que também é gratuito por 1 ano, o cliente terá acesso a funcionalidades como rastreamento e imobilização do veículo em caso de roubo, alertas remotos de velocidade, cerca geográfica, monitoramento em caso de acidente e acionamento automático da Central de Atendimento Toyota, além de Wi-Fi para até dez dispositivos.

Além disso, quem financiar o Yaris Cross pelo Banco Toyota e incluir o pacote completo de Serviços Conectados, ganhará um período de acesso gratuito aos recursos pelo prazo do contrato de financiamento.

Exclusiva garantia de até 10 anos

O Yaris Cross também está contemplado pelo Toyota 10, um programa de extensão de garantia que permite prolongar a cobertura por até 10 anos. Sem nenhum custo adicional ao proprietário, o benefício é ativado automaticamente ao serem realizadas revisões programadas na rede autorizada Toyota após o término do período inicial de 5 anos de garantia de fábrica.

Essa cobertura adicional é renovável a cada 12 meses ou 10.000 km e contempla peças de carroceria, sistema de arrefecimento, componentes elétricos e eletrônicos, motor, transmissão e freios até o limite máximo de 60 meses (totalizando 120 meses quando somados à garantia inicial) e 200.000 km para uso particular ou 100.000 km para uso comercial – o que ocorrer primeiro.

Esse programa também se estende ao sistema híbrido, que tem garantia de fábrica de 8 anos ou 200.000 km, independentemente do uso (particular ou comercial) e da data do faturamento.

Soluções de mobilidade KINTO

Desde o início das vendas, a KINTO, empresa especializada em soluções de mobilidade da Toyota, oferecerá serviços de locação do Toyota Yaris Cross, reforçando o papel da KINTO em atender às mais diversas necessidades de mobilidade dos clientes.

O Yaris Cross será oferecido a frotistas por meio da KINTO One Fleet, que oferece uma solução completa de terceirização de frotas para empresas de diferentes perfis e setores de atuação. Por meio do KINTO One Personal, o modelo estará disponível para pessoas físicas que buscam uma assinatura prática e completa para atender às necessidades de mobilidade do dia a dia; e, no KINTO Share, será possível impulsionar a micromobilidade com o aluguel do veículo via aplicativo digital, disponível por horas, dias, semanas ou até um mês.

Versões e preços de pré-venda
XRE: R$ 161.390
XRE Hybrid: R$ 172.390
XRX: R$ 178.990
XRX Hybrid: R$ 189.990

Toyota do Brasil
Giusti Creative PR

TRANSTEC CAPACITA MAIS DE 200 PROFISSIONAIS DAS EQUIPES DE VENDAS DA SCHERER E DA PMZ

Treinamento técnico amplia conhecimento sobre transmissão automática e aproxima marca de seus parceiros

A TransTec, marca da Freudenberg-NOK Sealing Technologies, acaba de realizar treinamento técnico para as equipes de vendas da Scherer e da PMZ, reunindo cerca de 220 profissionais. A iniciativa teve como objetivo principal reforçar o conhecimento dos participantes sobre transmissão automática, além de ressaltar os diferenciais dos produtos TransTec, promovendo mais assertividade dos vendedores no atendimento ao cliente.

Durante a capacitação, conduzida por Bruno Santos, gerente de Vendas da TransTec; e Rafael Saito, engenheiro de Aplicação da TransTec, foram apresentados os principais tipos de transmissão automática, seus componentes e aplicações. “A programação do nosso treinamento foi elaborada para oferecer conteúdo técnico de qualidade, com espaço para interação do público e esclarecimento de dúvidas. Com isso, os profissionais estão aptos a identificar de forma assertiva as demandas dos clientes e recomendar o kit de transmissão automática ideal para a manutenção”, comenta Santos.

Visão de longo prazo

Essa ação faz parte da estratégia da TransTec, que visa estreitar relacionamento com seus parceiros e agregar valor à jornada do cliente. “Estamos comprometidos em ir além da entrega de produtos. Nosso foco é construir relações sólidas, baseadas em confiança, conhecimento técnico e excelência no atendimento”, reforça Santos.

Para 2026, a empresa planeja ampliar os treinamentos em parceria com a CAB (Câmbio Automático do Brasil), priorizando abordagens cada vez mais técnicas e voltadas ao consumidor final, ou seja, o cliente dos distribuidores TransTec. “Para isso, vamos incrementar a agenda de capacitação técnica e expandir a nossa participação em feiras e eventos que possam nos auxiliar nesta missão junto aos parceiros e clientes”, conclui o gerente de Vendas da TransTec.

Portfólio TransTec

A TransTec possui três principais produtos para aplicação destinada à transmissão automática. O primeiro deles é o kit de transmissão automática com pistões. Há também o kit de transmissão automática sem pistões e, por último, a empresa disponibiliza somente os pistões. Dessa forma, atende às necessidades específicas desse segmento, o que pode ser considerado um diferencial para o reparador, pois ele não precisa adquirir as peças separadamente para realizar a manutenção dos veículos.

Para obter mais informações sobre a TransTec e seus produtos, clique aqui e acessar o site

A Freudenberg é um grupo de tecnologia global que fortalece seus clientes e a sociedade de forma duradoura por meio de inovações orientadas para o futuro. Junto com os seus parceiros, clientes e institutos de pesquisa, o Grupo Freudenberg desenvolve tecnologias de ponta e excelentes produtos e serviços para mais de 40 mercados e para milhares de aplicações: selos de vedação, componentes de controle de vibração, não tecidos técnicos, filtros, tecnologias e produtos de limpeza, produtos químicos especiais, produtos médicos, baterias e células de combustível. Forte inovação, intensa orientação ao cliente, diversidade e espírito de equipe são os pilares do Grupo. A empresa com mais de 175 anos, vivencia fortemente seus valores: compromisso com a excelência, confiabilidade, proatividade e ação responsável. Em 2024, o Grupo Freudenberg empregou aproximadamente 52.100 pessoas em quase 60 países em todo o mundo e gerou vendas de aproximadamente € 11.9 bilhões. Clique aqui e visite o site

TransTec
Essência Comunicação

terça-feira, 18 de novembro de 2025

CAPTIVA CHEGA PARA IMPULSIONAR O MELHOR MOMENTO DA CHEVROLET EM EVS

Venda de elétricos praticamente dobra a cada ano no Brasil; após o boom dos hatches, a onda agora é dos SUVs

A Chevrolet revela mais detalhes sobre o novo Captiva EV, o quinto lançamento da marca neste ano. O modelo chega ao mercado em sua versão mais sofisticada, equipada com motor elétrico de 201 cv, autonomia de 304 km (ciclo Inmetro) e o avançado sistema Chevrolet Intelligent Driving, que reúne tecnologias de assistência ativa à condução.

Pensado para famílias que buscam um veículo moderno e eficiente, para o uso urbano e em viagens ocasionais, o Captiva EV é um SUV de médio porte que se destaca pelo espaço interno generoso para até cinco ocupantes, conforto de rodagem e excelente relação entre desempenho e consumo de energia em comparação aos modelos de propulsão convencional. Além disso, por ser elétrico, oferece uma condução silenciosa com torque instantâneo e zero emissão.

Com estilo refinado e discreto, o Captiva EV adota uma estética minimalista e inteligente que traduz modernidade sem exageros. O design privilegia linhas elegantes e proporções equilibradas, transmitindo maturidade e solidez — atributos que reforçam a identidade da Chevrolet no universo dos utilitários esportivos.

No interior, o modelo oferece materiais de toque macio, bancos traseiros reclináveis e duas opções de cores internas, reforçando a proposta de elegância. A versão única, Premier, traz acabamento de alto padrão, elementos em preto brilhante e o emblema “black bow tie”, que acentua sua personalidade exclusiva.

“O Captiva EV chega para completar a linha de SUVs elétricos da Chevrolet, em um momento em que a marca consolida sua força como referência em eletrificação no país”, afirma Paula Saiani, diretora de Marketing da GM América do Sul. “Muitos consumidores desejam migrar para um elétrico, mas buscam a qualidade, o suporte e a tradição de uma marca em que realmente confiam.”

O modelo foi desenvolvido com a colaboração dos centros globais de engenharia da Chevrolet e será comercializado em mercados estratégicos da América Latina, México e Oriente Médio, consolidando-se como um dos pilares da expansão elétrica da marca.

Clique na tela e assista o vídeo

No Brasil, o segmento de veículos elétricos praticamente dobra a cada ano desde 2020, devendo beirar as 70 mil unidades até o fim de 2025, impulsionado principalmente pelos modelos mais acessíveis. Depois do boom dos hatches, a onda de crescimento agora se volta para os SUVs, categoria que alia versatilidade, status e apelo familiar.

Dentro da linha de veículos elétricos da Chevrolet, o Captiva EV ficará posicionado logo acima do recém-lançado Spark EUV, que desde a estreia vem ocupando o pódio da categoria. A gama conta ainda com o Blazer EV e o Equinox EV, cujas vendas duplicaram em relação ao ano passado.

Tudo isso reforça o compromisso da Chevrolet com um portfólio cada vez mais moderno, eficiente e alinhado às novas demandas de mobilidade.

O Captiva EV chega às concessionárias habilitadas para EVs a partir de meados de novembro em quatro opções de cores: Azul Búzios, Branco Lençóis, Cinza Diamantina, Dourado Jeri.

Chevrolet
General Motors América do Sul

VW CAMINHÕES E ÔNIBUS ACELERA PROJETOS COM IMPRESSÃO 3D

A VWCO expande seu maquinário de impressoras 3D para fortalecer cada vez mais o uso da tecnologia de forma a agilizar desenvolvimentos e reduzir o tempo de projeto para lançamentos ao mercado. Os equipamentos ampliaram o leque de aplicações e já permitem aumentar significativamente o volume de peças fabricadas com a solução. Desde o início de sua aplicação na fábrica da montadora há 12 anos, já são mais de 3.100 peças fabricadas com a tecnologia, das quais o ano de 2025 já representa mais de 250 unidades.

“A complexidade das peças impressas tem evoluído em velocidade acelerada, com a produção de componentes maiores e com riqueza de detalhes. É possível imprimir modelos de praticamente qualquer peça, em um prazo extremamente reduzido, sem necessidade de desenvolver ferramentais específicos. Isso traz um ganho enorme em nossa fase inicial de projetos”, afirma Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da VWCO.

A redução no custo de desenvolvimento de modelos conceituais nessa etapa pode chegar até 80% e um processo que antes poderia chegar a dois meses, hoje leva dias. Com esse processo bastante simplificado, é possível trabalhar ainda múltiplos projetos simultaneamente, com cronograma enxuto.

As máquinas recém-adquiridas diversificaram ainda mais as oportunidades de aplicação, pois duplicaram os materiais possíveis de trabalhar, inclusive prevendo componentes utilizados na indústria aeroespacial e componentes flexíveis que podem representar mangueiras e componentes similares. Isso reverte em melhores acabamentos e resistência à temperatura ou exposição química e até ultravioleta, além de maior precisão na impressão.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

segunda-feira, 17 de novembro de 2025

GWM APRESENTA O NOVO HAVAL H6, ADAPTADO AO GOSTO DOS MOTORISTAS BRASILEIROS

Atualização foi desenvolvida a partir de dados reais de uso e avaliações dos clientes da GWM

A GWM anuncia a chegada do novo Haval H6, que marca a renovação do SUV híbrido líder em vendas na categoria, que consolidou a presença da autotech no mercado nacional e conquistou o coração dos brasileiros. Desenvolvido a partir de pesquisas e dados de uso no país, o modelo adota o conceito de “o carro que conhece você”, com avanços que elevam a experiência em dirigibilidade, eficiência e experiência na conectividade.

“O Haval H6 evoluiu onde realmente importa para o motorista brasileiro. O novo design trouxe um estilo mais atual e moderno, mas também mais sóbrio e elegante. As calibrações realizadas, junto com a reorganização da interface digital, foram definidas a partir da observação e da avaliação do uso real. O resultado é um veículo ainda mais confortável e alinhado com a rotina urbana e rodoviária do Brasil”, afirma Diego Fernandes, COO da GWM Brasil.

A nova família Haval H6 2026 chega às concessionárias da GWM em todo o Brasil a partir de 18 de novembro e será oferecida em quatro versões: HEV2, com preço inicial de R$ 223 mil; PHEV19, por R$ 248 mil; PHEV35, ao preço de R$ 288 mil; e GT, por R$ 325 mil.

Design atualizado para o mercado brasileiro

Nas versões HEV2, PHEV19 e PHEV35, o maior destaque da atualização visual está na dianteira, que conta agora com uma grade formada por 87 blocos de maior amplitude e nova assinatura luminosa, transmitindo uma expressão moderna e integrada ao veículo. Chamado de Estética Galática, esse conceito é uma fusão da elegância clássica do modelo com traços futuristas.

Já a traseira surpreende ao não seguir o novo estilo da versão chinesa, com lanternas separadas. O time de design brasileiro optou pela manutenção das tradicionais lanternas integradas, preservando o desenho já aprovado pelos consumidores brasileiros e considerado um dos elementos mais reconhecidos da identidade do Haval H6 vendido no Brasil. Outra novidade visual é o uso de logotipos pretos na traseira em vez dos cromados utilizados anteriormente.

A versão GT, tão reconhecida pela sua carroceria cupê, manteve o design aclamado e aprovado pelos seus clientes, que buscam um estilo mais agressivo, concentrando as alterações visuais no interior.

Internamente, o volante foi reformulado atendendo às demandas do consumidor brasileiro: ganhou um aro mais espesso e uma pegada mais firme e anatômica e recebeu uma base achatada, conferindo um ar mais esportivo ao conjunto. Em vez de diversos botões distribuídos no volante, há agora apenas dois comandos giratórios que controlam diversas funções do veículo de maneira mais lógica e intuitiva. O console central também é totalmente novo, com recursos ao alcance das mãos e carregador por indução mais potente (passou de 15 W para 50 W), posicionado mais próximo do motorista.

O interior da nova versão conta com três variedades de acabamento: HEV2 e PHEV19 trazem bancos de couro e revestimentos na cor preta; o PHEV35, marfim com preto; e o GT, preto com apliques de camurça e o emblema GT em vermelho nos bancos dianteiros.

Nova plataforma digital: experiência otimizada e mais intuitiva

Outra grande novidade do novo Haval H6 é a plataforma digital Coffee OS 3, sistema operacional inteligente desenvolvido pela própria GWM, com uma interação digital mais rápida, menus reorganizados e navegação mais intuitiva e com novos recursos. A experiência foi desenhada para reduzir o número de toques necessários para comandos cotidianos, tornando o uso do veículo mais direto e natural. Com isso, a nova central multimídia oferece uma experiência de uso similar à de smartphones de última geração, com brilho e nitidez superiores aos celulares premium.

A tela da central multimídia passou de 12,3 polegadas para 14,6 com resolução Full HD, e respostas mais rápidas e sensíveis ao toque. Agora essa nova tela oferece uma barra fixa de menu com as principais funções e ainda a possibilidade de personalizá-la de acordo com a preferência do motorista. Essa barra permanece na tela mesmo quando o sistema Apple CarPlay ou Android Auto sem fio está em uso. Até mesmo o quadro de instrumentos de 10,25 polegadas permite personalizar 3 modos de visualização.

Motorização híbrida com tecnologia Hi4

O novo Haval H6 mantém o conjunto Hybrid Intelligent 4WD (Hi4), tecnologia validada pela SAE China como uma das mais avançadas do mundo em integração híbrida. O sistema combina um motor 1.5 turbo de nova geração (150 cv e 240 Nm @1.800 rpm) - o mesmo que passou ser usado no Wey 07 - com eficiência térmica de 41,5%, referência na categoria, a dois motores elétricos de alta eficiência (97,5% no dianteiro e 94% no traseiro).

Esse conjunto trabalha associado a uma bateria de 35 kWh, resultando em uma potência combinada de 393 cv e torque total de 772 Nm — 10 Nm a mais que a versão anterior —, com autonomia no modo elétrico de 170 km pelo padrão WLTP e 119 km no padrão Inmetro.

O sistema Hi4 está disponível na versões plug-in PHEV35 e GT, que tem tração integral. A versão PHEV35 passa a adotar essa nova nomenclatura no lugar de PHEV34 para expressar com mais precisão a capacidade da bateria, que não apresentou mudanças.

A arquitetura inclui ainda a já conhecida transmissão híbrida dedicada (DHT) de duas marchas, que garante transições suaves entre os modos elétrico, híbrido e 4WD. O resultado é uma condução refinada, silenciosa e equilibrada, com desempenho superior e tração inteligente em qualquer condição.

Na versão plug-in PHEV19, não há motor elétrico traseiro, e a bateria de 19 kWh, em conjunto com o motor a combustão, produz 326 cv de potência combinada e 540 Nm de torque — 10 Nm a mais que na versão anterior —, com autonomia no modo elétrico de 115 km segundo o padrão WLTP e 73 km conforme o padrão Inmetro.

Na versão autorrecarregável HEV2, a bateria de 1,6 kWh e o powertrain produzem 243 cv de potência combinada e 540 Nm de torque combinado.

Nova calibração de suspensão e direção

O novo Haval H6 recebeu uma revisão completa na suspensão, com amortecedores recalibrados, resultando em melhor conforto e absorção de irregularidades, e a adoção de batentes (stops) mecânicos, para a redução de impactos secos, especialmente em lombadas e valetas. Essas melhorias foram realizadas sem comprometer a estabilidade, mantendo o veículo firme em velocidades mais altas.

Frenagem mais progressiva e precisa

Outra atualização importante está no sistema de frenagem, agora equipado com atuador eletrônico integrado, em substituição ao sistema hidráulico anterior. Isso torna a resposta do pedal mais imediata, progressiva e previsível, elevando o controle do motorista em manobras urbanas e frenagens de emergência.

Configuração das rodas conforme o perfil do motorista

A definição das rodas foi ajustada para atender diferentes expectativas de condução. A versão híbrida HEV2, mais voltada para perfis familiares, adota aro de 18 polegadas e pneus de perfil mais alto, privilegiando o conforto. Já as versões plug-in PHEV19, PHEV35 e GT mantêm as rodas aro 19, reforçando a sensação de performance e estabilidade lateral.

Cores e acabamento

O novo Haval H6 2026 chega ao mercado com três opções de cores nas linhas HEV2, PHEV19 e PHEV35, que reforçam sua elegância e presença: Preto Hematita, Cinza Diamante e Branco Ágata. Cada tonalidade foi selecionada para evidenciar as novas linhas de design e a assinatura luminosa dianteira, transmitindo sofisticação. Já a versão GT, em adição às demais cores, conta com uma quarta opção, o Azul Cianita.

A chegada do modelo reforça o compromisso da GWM em liderar a eletrificação automotiva no país, unindo conforto, conectividade e prazer ao dirigir em um mesmo projeto. Mais do que uma atualização de design, o Haval H6 2026 representa como o veículo se adapta às rotinas e preferências dos motoristas brasileiros.

GWM Brasil
Grupo Printer Comunicação

RENAULT GROUP: JOSEP MARIA RECASENS É NOMEADO CHIEF STRATEGY, PRODUCT AND PROGRAM MANAGEMENT OFFICER

O Renault Group anuncia a nomeação de Josep Maria Recasens como Chief Strategy, Product & Program Management Officer (SPPM), com efeito imediato. Esta mudança se insere na estratégia de simplificar a organização para obter ganhos de eficiência e agilidade.

Josep Maria Recasens

Reportando-se a François Provost, CEO do Renault Group, e membro do Leadership Team, Josep Maria Recasens será responsável por definir a estratégia para manter o impulso positivo do Grupo, orientando as escolhas de produto para os próximos anos e coordenando sua implementação, para assegurar o sucesso das futuras gamas de veículos. Além de suas novas funções, Recasens continua sendo CEO dos países da Península Ibérica. Ele continuará exercendo suas funções como CEO da Ampere até concluir o trabalho atual de transformação.

“Desde minha chegada, meu foco foi implementar uma organização mais simples, eficiente e ágil, para que possamos nos adaptar aos desafios atuais. Reunir a estratégia, com a determinação de metas, com a área de Produtos e Planejamento, que direciona as escolhas de produtos e os departamentos de programas, é um fator essencial para obtermos ganhos em coerência e agilidade. Josep Maria será responsável por este escopo e assumirá as funções de Guido Haak, a quem agradeço calorosamente por sua dedicação durante os anos em que esteve conosco”, declarou François Provost, CEO do Renault Group. “A Ambição da Ampere continua no centro da nossa estratégia, para entregar aos nossos clientes tecnologias elétricas e softwares inovadores e acessíveis para todos”.

“Estou muito feliz de enfrentar este novo desafio e agradeço a confiança que o Grupo está depositando em mim. Minha prioridade número um será estender a toda a empresa alguns princípios que fizeram o sucesso da Ampere: um grande foco em produtos, gestão disciplinada dos programas e uma visão holística dos investimentos. Com o apoio do Leadership Team, vamos adaptar, acelerar e generalizar estes fundamentos para consolidar e amplificar o impulso obtido em produtos, além de inserir esta dinâmica de maneira perene no coração da estratégia do Renault Group”, declarou Josep Maria Recasens.

Josep Maria Recasens tem uma carreira pujante na indústria automotiva. Formado em engenharia e pós-graduado com MPA, iniciou na SEAT S.A. em 2002, onde desempenhou diferentes funções nas áreas de P&D, planejamento de produto e gestão de projetos internacionais, tendo sido nomeado diretor de Estratégia, Secretário Geral e Diretor de Relações Institucionais. Em junho de 2021, entrou para o Renault Group como diretor de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios do grupo. Neste sentido, apoiou a implementação da estratégia Renaulution e contribuiu para a implantação da estratégia de parcerias. Em 1º de fevereiro de 2023, foi nomeado Chief Strategy Officer, membro do Leadership Team do Renault Group e tornou-se diretor de país – Ibéria. Com a criação da Ampere, em 1º de novembro de 2023, Josep Maria Recasens assumiu a função de Diretor Operacional da Ampere, tornando-se CEO da empresa em 2025, comandando a transformação para a mobilidade elétrica e software.

O Renault Group está na vanguarda de uma mobilidade que está se reinventando. O Grupo se baseia na complementariedade de suas 4 marcas – Renault, Dacia, Alpine e Mobilize –, oferecendo soluções de mobilidade inovadoras e sustentáveis aos seus clientes. Presente em 114 países, o Renault Group vendeu 2,265 milhões de veículos em 2024. O grupo emprega mais de 98 mil colaboradores, que encarnam seu Propósito no dia a dia, para que a mobilidade aproxime as pessoas. Preparado para enfrentar desafios tanto nas ruas como nas competições, o Grupo tem um compromisso com uma transformação ambiciosa, para gerar valor. Este compromisso tem como foco o desenvolvimento de tecnologias e serviços inéditos, além de uma nova gama de veículos ainda mais competitiva, equilibrada e eletrificada. Alinhada com os desafios ambientais, a ambição do Renault Group é atingir a neutralidade de carbono na Europa até 2040. Clique aqui e visite o site

Renault do Brasil

GENERAL MOTORS AMÉRICA DO SUL ANUNCIA QUE SANTIAGO CHAMORRO DECIDIU DEIXAR A COMPANHIA

Santiago Chamorro

A General Motors América do Sul anunciou nesta segunda-feira uma transição de liderança na região. O atual presidente e diretor-geral, Santiago Chamorro, decidiu deixar a companhia para buscar uma nova oportunidade profissional, após uma carreira global de três décadas na GM.

O vice-presidente executivo da GM e presidente de GM Global Markets, Rory Harvey, destacou que Chamorro estruturou bases sólidas para que a empresa avance em seu ciclo de 100 anos de crescimento e inovação na região. “Sob a liderança de Santiago, nossos negócios na América do Sul reforçaram a Chevrolet como uma das marcas mais admiradas da região e estabeleceram planos robustos de crescimento para os próximos anos.”

Ao longo de sua trajetória na GM, o espírito empreendedor e a orientação para a inovação de Santiago foram determinantes para importantes conquistas, especialmente na operação da América do Sul e no avanço da conectividade por meio do OnStar.

Chamorro permanecerá à frente da GM América do Sul até 31 de janeiro de 2026, assegurando uma transição organizada para seu sucessor, que será anunciado em breve.

“Sou profundamente grato pela oportunidade de trabalhar e liderar equipes extraordinárias de profissionais ao longo dos últimos 32 anos, entregando experiências excepcionais aos nossos clientes, guiando a companhia em um período de maior transformação na indústria e criando novas perspectivas de crescimento”, afirmou Chamorro.

“Tenho grande satisfação por ter assegurado o apoio corporativo necessário para anunciar novos investimentos, introduzir veículos com tecnologias avançadas, como híbridos e elétricos, firmar acordos trabalhistas estratégicos para ampliar a eficiência, fortalecer a liderança da GM em conectividade com o OnStar e defender a reindustrialização no Brasil e na Argentina”, finaliza o executivo.

Chamorro assumiu sua posição atual em agosto de 2021. Antes disso, atuou como vice-presidente global de serviços conectados da GM, em Michigan. Também foi presidente da GM Colmotores, na Colômbia; diretor-geral de vendas, serviços e marketing da GM América do Sul; e CEO da GM Brasil.

A General Motors está acelerando o futuro da mobilidade com tecnologias avançadas que tornam carros, picapes e SUVs mais seguros, inteligentes e sustentáveis. As marcas Buick, Cadillac, Chevrolet e GMC oferecem um amplo portfólio global de veículos a combustão inovadores, além da linha mais abrangente de veículos elétricos da indústria, à medida que avançamos rumo a um futuro totalmente elétrico. Clique aqui e visite o site

General Motors América do Sul

PAULO CESAR MATHEUS É O NOVO DIRETOR COMERCIAL DA DRiV

Paulo Cesar Matheus

A DRiV, uma das líderes globais no setor de reposição automotiva, anuncia Paulo Cesar Matheus como seu novo diretor comercial. O executivo assume a posição com o desafio de fortalecer a estrutura comercial da empresa, sustentar a chegada de novas marcas e produtos ao mercado brasileiro e suportar os objetivos estratégicos de expansão previstos para os próximos anos.

Com mais de 30 anos de experiência no mercado de autopeças, Matheus construiu uma trajetória sólida, liderando iniciativas estratégicas e operacionais de promoção e vendas em grandes indústrias do setor, como Affinia, Dana e Continental (atual Amovio). Também atuou em grandes distribuidores do mercado do aftermarket automotivo, como Polipeças e Real Moto Peças. Mais recentemente, esteve à frente da Matheus Representação e Consultoria, prestando serviços de consultoria comercial e gestão estratégica para distribuidores e fabricantes do segmento.

“É uma grande satisfação integrar o time da DRiV e contribuir com um projeto tão relevante para o mercado de reposição. Encaro este desafio com entusiasmo e com o compromisso de fortalecer a presença da empresa junto aos clientes, oferecendo soluções completas e sustentáveis para o crescimento dos negócios”, afirma Paulo Cesar Matheus, diretor comercial da DRiV.

A chegada do executivo reforça o compromisso da DRiV em ampliar sua presença no mercado brasileiro e em fortalecer o relacionamento com clientes e parceiros, por meio de uma atuação próxima, técnica e orientada a resultados.

A DRiV™® é uma das líderes globais do desenvolvimento e fornecimento de componentes automotivos para o mercado de reposição. Como parte do Grupo Tenneco Inc., a DRiV™ mantém seu foco na busca incessante por soluções de alto desempenho para o aftermarket automotivo. Com sede em Lake Forest, Illinois, Estados Unidos, conta com 9 mil funcionários, em mais de 80 instalações, em todo o mundo. É detentora de algumas das mais renomadas marcas mundiais de sistemas automotivos, com mais de 100 anos de história. Como fabricante líder do setor, somos motivados a entregar os produtos e serviços que nossos clientes globais desejam. Guiados por nossos valores fundamentais, a DRiV™® está impulsionando avanços na mobilidade global, fornecendo no mercado de reposição soluções de tecnologia para veículos leves, caminhões, comerciais, fora de estrada e industriais

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