segunda-feira, 17 de novembro de 2025

RENAULT GROUP: JOSEP MARIA RECASENS É NOMEADO CHIEF STRATEGY, PRODUCT AND PROGRAM MANAGEMENT OFFICER

O Renault Group anuncia a nomeação de Josep Maria Recasens como Chief Strategy, Product & Program Management Officer (SPPM), com efeito imediato. Esta mudança se insere na estratégia de simplificar a organização para obter ganhos de eficiência e agilidade.

Josep Maria Recasens

Reportando-se a François Provost, CEO do Renault Group, e membro do Leadership Team, Josep Maria Recasens será responsável por definir a estratégia para manter o impulso positivo do Grupo, orientando as escolhas de produto para os próximos anos e coordenando sua implementação, para assegurar o sucesso das futuras gamas de veículos. Além de suas novas funções, Recasens continua sendo CEO dos países da Península Ibérica. Ele continuará exercendo suas funções como CEO da Ampere até concluir o trabalho atual de transformação.

“Desde minha chegada, meu foco foi implementar uma organização mais simples, eficiente e ágil, para que possamos nos adaptar aos desafios atuais. Reunir a estratégia, com a determinação de metas, com a área de Produtos e Planejamento, que direciona as escolhas de produtos e os departamentos de programas, é um fator essencial para obtermos ganhos em coerência e agilidade. Josep Maria será responsável por este escopo e assumirá as funções de Guido Haak, a quem agradeço calorosamente por sua dedicação durante os anos em que esteve conosco”, declarou François Provost, CEO do Renault Group. “A Ambição da Ampere continua no centro da nossa estratégia, para entregar aos nossos clientes tecnologias elétricas e softwares inovadores e acessíveis para todos”.

“Estou muito feliz de enfrentar este novo desafio e agradeço a confiança que o Grupo está depositando em mim. Minha prioridade número um será estender a toda a empresa alguns princípios que fizeram o sucesso da Ampere: um grande foco em produtos, gestão disciplinada dos programas e uma visão holística dos investimentos. Com o apoio do Leadership Team, vamos adaptar, acelerar e generalizar estes fundamentos para consolidar e amplificar o impulso obtido em produtos, além de inserir esta dinâmica de maneira perene no coração da estratégia do Renault Group”, declarou Josep Maria Recasens.

Josep Maria Recasens tem uma carreira pujante na indústria automotiva. Formado em engenharia e pós-graduado com MPA, iniciou na SEAT S.A. em 2002, onde desempenhou diferentes funções nas áreas de P&D, planejamento de produto e gestão de projetos internacionais, tendo sido nomeado diretor de Estratégia, Secretário Geral e Diretor de Relações Institucionais. Em junho de 2021, entrou para o Renault Group como diretor de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios do grupo. Neste sentido, apoiou a implementação da estratégia Renaulution e contribuiu para a implantação da estratégia de parcerias. Em 1º de fevereiro de 2023, foi nomeado Chief Strategy Officer, membro do Leadership Team do Renault Group e tornou-se diretor de país – Ibéria. Com a criação da Ampere, em 1º de novembro de 2023, Josep Maria Recasens assumiu a função de Diretor Operacional da Ampere, tornando-se CEO da empresa em 2025, comandando a transformação para a mobilidade elétrica e software.

O Renault Group está na vanguarda de uma mobilidade que está se reinventando. O Grupo se baseia na complementariedade de suas 4 marcas – Renault, Dacia, Alpine e Mobilize –, oferecendo soluções de mobilidade inovadoras e sustentáveis aos seus clientes. Presente em 114 países, o Renault Group vendeu 2,265 milhões de veículos em 2024. O grupo emprega mais de 98 mil colaboradores, que encarnam seu Propósito no dia a dia, para que a mobilidade aproxime as pessoas. Preparado para enfrentar desafios tanto nas ruas como nas competições, o Grupo tem um compromisso com uma transformação ambiciosa, para gerar valor. Este compromisso tem como foco o desenvolvimento de tecnologias e serviços inéditos, além de uma nova gama de veículos ainda mais competitiva, equilibrada e eletrificada. Alinhada com os desafios ambientais, a ambição do Renault Group é atingir a neutralidade de carbono na Europa até 2040. Clique aqui e visite o site

Renault do Brasil

Nenhum comentário: