quarta-feira, 19 de novembro de 2025

O MODELO T DE HENRY FORD MOVIDO A BATATAS

Na década de 1910, Henry Ford pesquisou o uso de biocombustíveis para substituir a gasolina, incluindo açúcar, madeira e as batatas

Abastecer os carros com álcool é uma prática comum no Brasil desde os anos 70, mas a pesquisa dos combustíveis de origem vegetal começou muito antes. O pioneiro Ford Modelo T, lançado há 117 anos nos EUA, era conhecido pela capacidade de operar com gasolina e outros tipos de combustíveis, como álcool e querosene. E documentos da década de 1910 mostram que Henry Ford pesquisou o uso de combustíveis à base de diferentes produtos, como açúcar, madeira, milho e batatas.

“Todo mundo está esperando por um substituto para a gasolina”, declarou Henry Ford para uma edição de 1916 do jornal Western Brewer, voltado aos produtores de cerveja. Notório abstêmio, ele também lamentou o fechamento de cerca de 60 cervejarias devido à proibição da bebida no estado de Michigan.

“Quando isso acabar não haverá mais gasolina e, muito antes disso, o preço da gasolina terá subido a um ponto em que será muito caro para ser queimado como combustível automotivo”, disse.

Resultados promissores

Experimentos realizados nos laboratórios da Ford durante 18 meses mostraram que o álcool combustível podia não só ser um substituto adequado para a gasolina, mas também um produto comercialmente viável. Na visão de Henry Ford, as cervejarias fechadas poderiam ser convertidas em destilarias para produzir álcool combustível, aproveitando os milhões de dólares já investidos naquelas instalações.

O típico motor de quatro cilindros do Modelo T gerava uma potência de 20 cv, com consumo de 5,5 a 8,9 km/l. Ford orgulhou-se de que um Modelo T testado com álcool tinha uma potência 15% maior do que com gasolina, embora com autonomia um pouco menor – algo que os donos de carros flex hoje experimentam na prática.

O combustível alternativo foi apontado também como um benefício para os agricultores, que logo usariam tratores agrícolas, como o popular Fordson da Ford. Henry Ford declarou ao Western Brewer que já tinha 30 desses “tratores motorizados” funcionando com álcool em Dearborn. E previu um futuro em que o álcool combustível poderia ser fornecido por tubulações subterrâneas para uso na iluminação e cozinhas, como o gás natural.

Ao centro, Henry Ford e um dos seus tratores, equipado com motor movido a álcool.

Nesses testes vários grãos e vegetais foram convertidos em álcool, incluindo resíduos de fábricas de enlatados e de açúcar que normalmente seriam descartados. Outras fontes promissoras eram talos de milho e uma variedade de batatas da Alemanha, que poderiam ser cultivados localmente.

Lei Seca

Apesar do potencial dos biocombustíveis, a dificuldade de operar destilarias na era da Lei Seca acabou inviabilizando o projeto. A proibição do álcool no estado de Michigan já existia antes da lei nacional entrar em vigor, em 1920. E quando ela terminou, em 1933, a Ford já havia avançado, substituindo o Modelo T pelo Modelo A e, em seguida, pelo motor V8 de cabeçote plano.

A ideia de Henry Ford não se concretizou, mas seus esforços no desenvolvimento de combustíveis alternativos fazem parte do legado de engenhosidade e pensamento inovador que hoje definem a Ford.

A Ford Motor Company é uma companhia global sediada em Dearborn, Michigan, que está comprometida em ajudar a construir um mundo melhor, onde cada pessoa seja livre para se mover e buscar os seus sonhos. O plano Ford+ da empresa para o crescimento e criação de valor combina suas forças existentes, novas capacidades e o relacionamento sempre ativo com os clientes para enriquecer suas experiências e aprofundar sua lealdade. A empresa desenvolve e fornece picapes, utilitários esportivos, vans e veículos comerciais inovadores da Ford e veículos de luxo da Lincoln, além de serviços conectados. A empresa faz isso por meio de três segmentos de negócios centrados no cliente: Ford Blue, projetando veículos icônicos a gasolina e híbridos; Ford Model e, inventando veículos elétricos inovadores junto com software integrado para trazer experiências digitais excepcionais para todos os clientes; e Ford Pro, ajudando clientes comerciais a transformar e expandir seus negócios com veículos e serviços projetados para as suas necessidades. Além disso, a Ford fornece serviços financeiros por meio da Ford Motor Credit Company. A Ford emprega cerca de 171.000 pessoas em todo o mundo. Para mais informações sobre a empresa e seus produtos e serviços no Brasil, clique aqui e visite o site

Ford Motor Company
Ideal Axicom

TOYOTA LANÇA YARIS CROSS, O PRIMEIRO SUV COMPACTO HÍBRIDO FLEX FULL DO BRASIL

Em pré-venda, modelo está disponível em quatro versões: XRE, XRE Hybrid, XRX e XRX Hybrid

A Toyota do Brasil anuncia o novo Yaris Cross, o primeiro e único SUV compacto híbrido flex full do segmento. Disponível em quatro versões – XRE, XRE Hybrid, XRX e XRX Hybrid –, o veículo já está em pré-venda e será entregue aos primeiros clientes em fevereiro de 2026, quando também chegará à rede de concessionárias em todo o território nacional.

Produzido em Sorocaba (SP), o novo Yaris Cross nasce com um pacote de serviços conectados, garantia de até 10 anos e o menor custo de revisões da categoria: são apenas R$ 549 para cada uma das seis primeiras manutenções. Tudo em linha com o DNA de qualidade, confiabilidade e durabilidade da marca.

Estratégia de mercado Toyota

Com a chegada do Yaris Cross, a Toyota amplia sua participação no segmento de SUVs, que representa mais de 50% do mercado brasileiro no acumulado de 2025. O lançamento complementa o portfólio ao lado de Corolla Cross e SW4, líderes entre os SUVs médios e grandes; e do RAV4, o SUV mais vendido da Toyota no mundo.

Tomando como base o legado do Yaris, que ultrapassou 10 milhões de unidades produzidas globalmente e mais de 300 mil comercializadas no Brasil, o novo Yaris Cross reestreia a categoria de veículos compactos na Toyota com o objetivo de reter clientes atuais, reconquistar os que migraram e atrair novos públicos.

Inicialmente, o modelo é oferecido em um pacote especial de pré-venda com preço especial, R$ 500 de acessórios grátis e Seguro Franquia em cortesia para os clientes que contratarem o seguro pelo Banco Toyota.

Essas condições são válidas apenas para as primeiras 8.500 unidades comercializadas – que terão prioridade de entrega nas lojas.

Respostas rápidas e o melhor consumo do País

Com uma inédita motorização híbrida flex full, único do segmento com essa tecnologia no Brasil, o Yaris Cross é um carro de respostas rápidas ao dirigir na cidade, sem abrir mão do baixo consumo de combustível. O SUV alcança médias de até 17,9 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem do INMETRO e fica com o posto de SUV compacto mais econômico do País.

As versões XRX Hybrid e XRE Hybrid são equipadas com motor flex 1.5L. Em conjunto com dois motores elétricos (gerador e propulsor), ele proporciona uma condução silenciosa, respostas rápidas e excelente eficiência energética com uma potência combinada de até 111 cv quando abastecido com etanol.

Associado à transmissão Hybrid Transaxle CVT, o sistema híbrido oferece aceleração linear conforme a demanda do motor, otimizando a eficiência. Além disso, a tecnologia híbrida flex da Toyota pode reduzir em até 30% o consumo em relação às versões não eletrificadas e 77% menos CO2 quando abastecido com etanol comparado à gasolina, reforçando o compromisso da marca com a sustentabilidade e a inovação.

Nas versões XRE e XRX, o Yaris Cross é equipado com motor flex 1.5L, que entrega até 122 cv de potência a 6.000 rpm e 15,3 kgfm de torque a 4.800 rpm. A transmissão é a CVT Multidrive e paddle-shift atrás no volante para uma condução mais dinâmica.

Espaço, conforto e estilo para o dia a dia

Com 4,31 metros de comprimento, 1,77 metro de largura, 1,65 metro de altura e 2,62 metros de distância entre eixos, o Yaris Cross passa a ser referência entre os SUVs compactos pelo amplo espaço interno, versatilidade e capacidade do porta-malas, atributos que reforçam sua proposta de conforto e praticidade.

O interior foi desenvolvido para proporcionar comodidade e preservar a funcionalidade no dia a dia, usando revestimento de costura aparente no painel e portas com acabamento soft touch. O amplo teto panorâmico contribui para uma cabine iluminada e arejada, reforçando o conforto de todos os ocupantes.

No exterior, o desenho reúne características pensadas para o uso urbano e elementos que rementem ao espírito aventureiro para os fins de semana, é o conceito de design Solid Dynamic, que combina robustez e fluidez para uma presença mais marcante.

Equipamentos de série e itens de segurança

Todas as versões do Yaris Cross são equipadas com seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), freio de estacionamento eletrônico com função Hold, sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), controle de estabilidade (VSC), controle de tração (TRC) e assistente de partida em rampa (HAC).

Nas versões XRE e XRE Hybrid, há faróis de LED, rodas diamantadas de 17”, sistema Smart Entry com chave presencial, ar-condicionado digital automático, central multimídia Toyota Play 2.0 com tela de 10” e espelhamento sem fio para Apple CarPlay® e Android Auto®, bancos revestidos em material premium, carregador por indução para o celular, painel digital com tela TFT de 7”, faróis de neblina em LED, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro.

Já as versões XRX e XRX Hybrid, topo de linha, incluem rodas diamantadas de 18”, iluminação ambiente na cabine, monitor de ponto cego (BSM), Sistema de Visão Panorâmica 360° (PVM), sensor de estacionamento dianteiro, abertura elétrica do porta-malas com sensor de movimento (kick sensor), Toyota Serviços Conectados e teto solar panorâmico.

Toyota Safety Sense

Todas as versões do novo Yaris Cross vêm equipadas de série com o pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS), que reúne tecnologias avançadas que atuam de forma preventiva para proteger os ocupantes e proporcionar mais comodidade ao condutor. Os principais recursos incluem:

  • Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC): mantém a velocidade constante e ajusta automaticamente a distância em relação ao veículo à frente, utilizando radar e câmera para monitoramento contínuo. O sistema contribui para uma condução mais segura e confortável, inclusive em ambientes urbanos.
  • Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (LKA) com Assistente de Permanência de Faixa (LKC): detecta as marcações da pista e atua na direção para manter o veículo centralizado na faixa. Em caso de desvio sem sinalização, o sistema emite alertas e aplica resistência ao volante para auxiliar na correção da trajetória.
  • Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS): utiliza câmera e radar de ondas milimétricas para detectar veículos, pedestres e ciclistas à frente. Em caso de risco de colisão, emite alertas visuais e sonoros e aplica assistência de frenagem automática para evitar ou reduzir os danos do impacto.
  • Farol Alto Automático (AHB): ajustam automaticamente a intensidade dos faróis entre alto e baixo, conforme a presença de veículos à frente ou em sentido contrário, garantindo melhor visibilidade noturna sem ofuscar outros motoristas.

Toyota Serviços Conectados

O Yaris Cross conta com o programa Toyota Serviços Conectados gratuito por 1 ano nas versões XRX e XRX Hybrid. Esses serviços, permitem ao proprietário acessar informações como status do veículo, histórico de viagens, lembretes de revisão, indicadores de consumo e diagnóstico de falhas pelo aplicativo Toyota App.

Se ativado o pacote completo de Serviços Conectados, que também é gratuito por 1 ano, o cliente terá acesso a funcionalidades como rastreamento e imobilização do veículo em caso de roubo, alertas remotos de velocidade, cerca geográfica, monitoramento em caso de acidente e acionamento automático da Central de Atendimento Toyota, além de Wi-Fi para até dez dispositivos.

Além disso, quem financiar o Yaris Cross pelo Banco Toyota e incluir o pacote completo de Serviços Conectados, ganhará um período de acesso gratuito aos recursos pelo prazo do contrato de financiamento.

Exclusiva garantia de até 10 anos

O Yaris Cross também está contemplado pelo Toyota 10, um programa de extensão de garantia que permite prolongar a cobertura por até 10 anos. Sem nenhum custo adicional ao proprietário, o benefício é ativado automaticamente ao serem realizadas revisões programadas na rede autorizada Toyota após o término do período inicial de 5 anos de garantia de fábrica.

Essa cobertura adicional é renovável a cada 12 meses ou 10.000 km e contempla peças de carroceria, sistema de arrefecimento, componentes elétricos e eletrônicos, motor, transmissão e freios até o limite máximo de 60 meses (totalizando 120 meses quando somados à garantia inicial) e 200.000 km para uso particular ou 100.000 km para uso comercial – o que ocorrer primeiro.

Esse programa também se estende ao sistema híbrido, que tem garantia de fábrica de 8 anos ou 200.000 km, independentemente do uso (particular ou comercial) e da data do faturamento.

Soluções de mobilidade KINTO

Desde o início das vendas, a KINTO, empresa especializada em soluções de mobilidade da Toyota, oferecerá serviços de locação do Toyota Yaris Cross, reforçando o papel da KINTO em atender às mais diversas necessidades de mobilidade dos clientes.

O Yaris Cross será oferecido a frotistas por meio da KINTO One Fleet, que oferece uma solução completa de terceirização de frotas para empresas de diferentes perfis e setores de atuação. Por meio do KINTO One Personal, o modelo estará disponível para pessoas físicas que buscam uma assinatura prática e completa para atender às necessidades de mobilidade do dia a dia; e, no KINTO Share, será possível impulsionar a micromobilidade com o aluguel do veículo via aplicativo digital, disponível por horas, dias, semanas ou até um mês.

Versões e preços de pré-venda
XRE: R$ 161.390
XRE Hybrid: R$ 172.390
XRX: R$ 178.990
XRX Hybrid: R$ 189.990

Toyota do Brasil
Giusti Creative PR

TRANSTEC CAPACITA MAIS DE 200 PROFISSIONAIS DAS EQUIPES DE VENDAS DA SCHERER E DA PMZ

Treinamento técnico amplia conhecimento sobre transmissão automática e aproxima marca de seus parceiros

A TransTec, marca da Freudenberg-NOK Sealing Technologies, acaba de realizar treinamento técnico para as equipes de vendas da Scherer e da PMZ, reunindo cerca de 220 profissionais. A iniciativa teve como objetivo principal reforçar o conhecimento dos participantes sobre transmissão automática, além de ressaltar os diferenciais dos produtos TransTec, promovendo mais assertividade dos vendedores no atendimento ao cliente.

Durante a capacitação, conduzida por Bruno Santos, gerente de Vendas da TransTec; e Rafael Saito, engenheiro de Aplicação da TransTec, foram apresentados os principais tipos de transmissão automática, seus componentes e aplicações. “A programação do nosso treinamento foi elaborada para oferecer conteúdo técnico de qualidade, com espaço para interação do público e esclarecimento de dúvidas. Com isso, os profissionais estão aptos a identificar de forma assertiva as demandas dos clientes e recomendar o kit de transmissão automática ideal para a manutenção”, comenta Santos.

Visão de longo prazo

Essa ação faz parte da estratégia da TransTec, que visa estreitar relacionamento com seus parceiros e agregar valor à jornada do cliente. “Estamos comprometidos em ir além da entrega de produtos. Nosso foco é construir relações sólidas, baseadas em confiança, conhecimento técnico e excelência no atendimento”, reforça Santos.

Para 2026, a empresa planeja ampliar os treinamentos em parceria com a CAB (Câmbio Automático do Brasil), priorizando abordagens cada vez mais técnicas e voltadas ao consumidor final, ou seja, o cliente dos distribuidores TransTec. “Para isso, vamos incrementar a agenda de capacitação técnica e expandir a nossa participação em feiras e eventos que possam nos auxiliar nesta missão junto aos parceiros e clientes”, conclui o gerente de Vendas da TransTec.

Portfólio TransTec

A TransTec possui três principais produtos para aplicação destinada à transmissão automática. O primeiro deles é o kit de transmissão automática com pistões. Há também o kit de transmissão automática sem pistões e, por último, a empresa disponibiliza somente os pistões. Dessa forma, atende às necessidades específicas desse segmento, o que pode ser considerado um diferencial para o reparador, pois ele não precisa adquirir as peças separadamente para realizar a manutenção dos veículos.

Para obter mais informações sobre a TransTec e seus produtos, clique aqui e acessar o site

A Freudenberg é um grupo de tecnologia global que fortalece seus clientes e a sociedade de forma duradoura por meio de inovações orientadas para o futuro. Junto com os seus parceiros, clientes e institutos de pesquisa, o Grupo Freudenberg desenvolve tecnologias de ponta e excelentes produtos e serviços para mais de 40 mercados e para milhares de aplicações: selos de vedação, componentes de controle de vibração, não tecidos técnicos, filtros, tecnologias e produtos de limpeza, produtos químicos especiais, produtos médicos, baterias e células de combustível. Forte inovação, intensa orientação ao cliente, diversidade e espírito de equipe são os pilares do Grupo. A empresa com mais de 175 anos, vivencia fortemente seus valores: compromisso com a excelência, confiabilidade, proatividade e ação responsável. Em 2024, o Grupo Freudenberg empregou aproximadamente 52.100 pessoas em quase 60 países em todo o mundo e gerou vendas de aproximadamente € 11.9 bilhões. Clique aqui e visite o site

TransTec
Essência Comunicação

terça-feira, 18 de novembro de 2025

CAPTIVA CHEGA PARA IMPULSIONAR O MELHOR MOMENTO DA CHEVROLET EM EVS

Venda de elétricos praticamente dobra a cada ano no Brasil; após o boom dos hatches, a onda agora é dos SUVs

A Chevrolet revela mais detalhes sobre o novo Captiva EV, o quinto lançamento da marca neste ano. O modelo chega ao mercado em sua versão mais sofisticada, equipada com motor elétrico de 201 cv, autonomia de 304 km (ciclo Inmetro) e o avançado sistema Chevrolet Intelligent Driving, que reúne tecnologias de assistência ativa à condução.

Pensado para famílias que buscam um veículo moderno e eficiente, para o uso urbano e em viagens ocasionais, o Captiva EV é um SUV de médio porte que se destaca pelo espaço interno generoso para até cinco ocupantes, conforto de rodagem e excelente relação entre desempenho e consumo de energia em comparação aos modelos de propulsão convencional. Além disso, por ser elétrico, oferece uma condução silenciosa com torque instantâneo e zero emissão.

Com estilo refinado e discreto, o Captiva EV adota uma estética minimalista e inteligente que traduz modernidade sem exageros. O design privilegia linhas elegantes e proporções equilibradas, transmitindo maturidade e solidez — atributos que reforçam a identidade da Chevrolet no universo dos utilitários esportivos.

No interior, o modelo oferece materiais de toque macio, bancos traseiros reclináveis e duas opções de cores internas, reforçando a proposta de elegância. A versão única, Premier, traz acabamento de alto padrão, elementos em preto brilhante e o emblema “black bow tie”, que acentua sua personalidade exclusiva.

“O Captiva EV chega para completar a linha de SUVs elétricos da Chevrolet, em um momento em que a marca consolida sua força como referência em eletrificação no país”, afirma Paula Saiani, diretora de Marketing da GM América do Sul. “Muitos consumidores desejam migrar para um elétrico, mas buscam a qualidade, o suporte e a tradição de uma marca em que realmente confiam.”

O modelo foi desenvolvido com a colaboração dos centros globais de engenharia da Chevrolet e será comercializado em mercados estratégicos da América Latina, México e Oriente Médio, consolidando-se como um dos pilares da expansão elétrica da marca.

Clique na tela e assista o vídeo

No Brasil, o segmento de veículos elétricos praticamente dobra a cada ano desde 2020, devendo beirar as 70 mil unidades até o fim de 2025, impulsionado principalmente pelos modelos mais acessíveis. Depois do boom dos hatches, a onda de crescimento agora se volta para os SUVs, categoria que alia versatilidade, status e apelo familiar.

Dentro da linha de veículos elétricos da Chevrolet, o Captiva EV ficará posicionado logo acima do recém-lançado Spark EUV, que desde a estreia vem ocupando o pódio da categoria. A gama conta ainda com o Blazer EV e o Equinox EV, cujas vendas duplicaram em relação ao ano passado.

Tudo isso reforça o compromisso da Chevrolet com um portfólio cada vez mais moderno, eficiente e alinhado às novas demandas de mobilidade.

O Captiva EV chega às concessionárias habilitadas para EVs a partir de meados de novembro em quatro opções de cores: Azul Búzios, Branco Lençóis, Cinza Diamantina, Dourado Jeri.

Chevrolet
General Motors América do Sul

VW CAMINHÕES E ÔNIBUS ACELERA PROJETOS COM IMPRESSÃO 3D

A VWCO expande seu maquinário de impressoras 3D para fortalecer cada vez mais o uso da tecnologia de forma a agilizar desenvolvimentos e reduzir o tempo de projeto para lançamentos ao mercado. Os equipamentos ampliaram o leque de aplicações e já permitem aumentar significativamente o volume de peças fabricadas com a solução. Desde o início de sua aplicação na fábrica da montadora há 12 anos, já são mais de 3.100 peças fabricadas com a tecnologia, das quais o ano de 2025 já representa mais de 250 unidades.

“A complexidade das peças impressas tem evoluído em velocidade acelerada, com a produção de componentes maiores e com riqueza de detalhes. É possível imprimir modelos de praticamente qualquer peça, em um prazo extremamente reduzido, sem necessidade de desenvolver ferramentais específicos. Isso traz um ganho enorme em nossa fase inicial de projetos”, afirma Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da VWCO.

A redução no custo de desenvolvimento de modelos conceituais nessa etapa pode chegar até 80% e um processo que antes poderia chegar a dois meses, hoje leva dias. Com esse processo bastante simplificado, é possível trabalhar ainda múltiplos projetos simultaneamente, com cronograma enxuto.

As máquinas recém-adquiridas diversificaram ainda mais as oportunidades de aplicação, pois duplicaram os materiais possíveis de trabalhar, inclusive prevendo componentes utilizados na indústria aeroespacial e componentes flexíveis que podem representar mangueiras e componentes similares. Isso reverte em melhores acabamentos e resistência à temperatura ou exposição química e até ultravioleta, além de maior precisão na impressão.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

segunda-feira, 17 de novembro de 2025

GWM APRESENTA O NOVO HAVAL H6, ADAPTADO AO GOSTO DOS MOTORISTAS BRASILEIROS

Atualização foi desenvolvida a partir de dados reais de uso e avaliações dos clientes da GWM

A GWM anuncia a chegada do novo Haval H6, que marca a renovação do SUV híbrido líder em vendas na categoria, que consolidou a presença da autotech no mercado nacional e conquistou o coração dos brasileiros. Desenvolvido a partir de pesquisas e dados de uso no país, o modelo adota o conceito de “o carro que conhece você”, com avanços que elevam a experiência em dirigibilidade, eficiência e experiência na conectividade.

“O Haval H6 evoluiu onde realmente importa para o motorista brasileiro. O novo design trouxe um estilo mais atual e moderno, mas também mais sóbrio e elegante. As calibrações realizadas, junto com a reorganização da interface digital, foram definidas a partir da observação e da avaliação do uso real. O resultado é um veículo ainda mais confortável e alinhado com a rotina urbana e rodoviária do Brasil”, afirma Diego Fernandes, COO da GWM Brasil.

A nova família Haval H6 2026 chega às concessionárias da GWM em todo o Brasil a partir de 18 de novembro e será oferecida em quatro versões: HEV2, com preço inicial de R$ 223 mil; PHEV19, por R$ 248 mil; PHEV35, ao preço de R$ 288 mil; e GT, por R$ 325 mil.

Design atualizado para o mercado brasileiro

Nas versões HEV2, PHEV19 e PHEV35, o maior destaque da atualização visual está na dianteira, que conta agora com uma grade formada por 87 blocos de maior amplitude e nova assinatura luminosa, transmitindo uma expressão moderna e integrada ao veículo. Chamado de Estética Galática, esse conceito é uma fusão da elegância clássica do modelo com traços futuristas.

Já a traseira surpreende ao não seguir o novo estilo da versão chinesa, com lanternas separadas. O time de design brasileiro optou pela manutenção das tradicionais lanternas integradas, preservando o desenho já aprovado pelos consumidores brasileiros e considerado um dos elementos mais reconhecidos da identidade do Haval H6 vendido no Brasil. Outra novidade visual é o uso de logotipos pretos na traseira em vez dos cromados utilizados anteriormente.

A versão GT, tão reconhecida pela sua carroceria cupê, manteve o design aclamado e aprovado pelos seus clientes, que buscam um estilo mais agressivo, concentrando as alterações visuais no interior.

Internamente, o volante foi reformulado atendendo às demandas do consumidor brasileiro: ganhou um aro mais espesso e uma pegada mais firme e anatômica e recebeu uma base achatada, conferindo um ar mais esportivo ao conjunto. Em vez de diversos botões distribuídos no volante, há agora apenas dois comandos giratórios que controlam diversas funções do veículo de maneira mais lógica e intuitiva. O console central também é totalmente novo, com recursos ao alcance das mãos e carregador por indução mais potente (passou de 15 W para 50 W), posicionado mais próximo do motorista.

O interior da nova versão conta com três variedades de acabamento: HEV2 e PHEV19 trazem bancos de couro e revestimentos na cor preta; o PHEV35, marfim com preto; e o GT, preto com apliques de camurça e o emblema GT em vermelho nos bancos dianteiros.

Nova plataforma digital: experiência otimizada e mais intuitiva

Outra grande novidade do novo Haval H6 é a plataforma digital Coffee OS 3, sistema operacional inteligente desenvolvido pela própria GWM, com uma interação digital mais rápida, menus reorganizados e navegação mais intuitiva e com novos recursos. A experiência foi desenhada para reduzir o número de toques necessários para comandos cotidianos, tornando o uso do veículo mais direto e natural. Com isso, a nova central multimídia oferece uma experiência de uso similar à de smartphones de última geração, com brilho e nitidez superiores aos celulares premium.

A tela da central multimídia passou de 12,3 polegadas para 14,6 com resolução Full HD, e respostas mais rápidas e sensíveis ao toque. Agora essa nova tela oferece uma barra fixa de menu com as principais funções e ainda a possibilidade de personalizá-la de acordo com a preferência do motorista. Essa barra permanece na tela mesmo quando o sistema Apple CarPlay ou Android Auto sem fio está em uso. Até mesmo o quadro de instrumentos de 10,25 polegadas permite personalizar 3 modos de visualização.

Motorização híbrida com tecnologia Hi4

O novo Haval H6 mantém o conjunto Hybrid Intelligent 4WD (Hi4), tecnologia validada pela SAE China como uma das mais avançadas do mundo em integração híbrida. O sistema combina um motor 1.5 turbo de nova geração (150 cv e 240 Nm @1.800 rpm) - o mesmo que passou ser usado no Wey 07 - com eficiência térmica de 41,5%, referência na categoria, a dois motores elétricos de alta eficiência (97,5% no dianteiro e 94% no traseiro).

Esse conjunto trabalha associado a uma bateria de 35 kWh, resultando em uma potência combinada de 393 cv e torque total de 772 Nm — 10 Nm a mais que a versão anterior —, com autonomia no modo elétrico de 170 km pelo padrão WLTP e 119 km no padrão Inmetro.

O sistema Hi4 está disponível na versões plug-in PHEV35 e GT, que tem tração integral. A versão PHEV35 passa a adotar essa nova nomenclatura no lugar de PHEV34 para expressar com mais precisão a capacidade da bateria, que não apresentou mudanças.

A arquitetura inclui ainda a já conhecida transmissão híbrida dedicada (DHT) de duas marchas, que garante transições suaves entre os modos elétrico, híbrido e 4WD. O resultado é uma condução refinada, silenciosa e equilibrada, com desempenho superior e tração inteligente em qualquer condição.

Na versão plug-in PHEV19, não há motor elétrico traseiro, e a bateria de 19 kWh, em conjunto com o motor a combustão, produz 326 cv de potência combinada e 540 Nm de torque — 10 Nm a mais que na versão anterior —, com autonomia no modo elétrico de 115 km segundo o padrão WLTP e 73 km conforme o padrão Inmetro.

Na versão autorrecarregável HEV2, a bateria de 1,6 kWh e o powertrain produzem 243 cv de potência combinada e 540 Nm de torque combinado.

Nova calibração de suspensão e direção

O novo Haval H6 recebeu uma revisão completa na suspensão, com amortecedores recalibrados, resultando em melhor conforto e absorção de irregularidades, e a adoção de batentes (stops) mecânicos, para a redução de impactos secos, especialmente em lombadas e valetas. Essas melhorias foram realizadas sem comprometer a estabilidade, mantendo o veículo firme em velocidades mais altas.

Frenagem mais progressiva e precisa

Outra atualização importante está no sistema de frenagem, agora equipado com atuador eletrônico integrado, em substituição ao sistema hidráulico anterior. Isso torna a resposta do pedal mais imediata, progressiva e previsível, elevando o controle do motorista em manobras urbanas e frenagens de emergência.

Configuração das rodas conforme o perfil do motorista

A definição das rodas foi ajustada para atender diferentes expectativas de condução. A versão híbrida HEV2, mais voltada para perfis familiares, adota aro de 18 polegadas e pneus de perfil mais alto, privilegiando o conforto. Já as versões plug-in PHEV19, PHEV35 e GT mantêm as rodas aro 19, reforçando a sensação de performance e estabilidade lateral.

Cores e acabamento

O novo Haval H6 2026 chega ao mercado com três opções de cores nas linhas HEV2, PHEV19 e PHEV35, que reforçam sua elegância e presença: Preto Hematita, Cinza Diamante e Branco Ágata. Cada tonalidade foi selecionada para evidenciar as novas linhas de design e a assinatura luminosa dianteira, transmitindo sofisticação. Já a versão GT, em adição às demais cores, conta com uma quarta opção, o Azul Cianita.

A chegada do modelo reforça o compromisso da GWM em liderar a eletrificação automotiva no país, unindo conforto, conectividade e prazer ao dirigir em um mesmo projeto. Mais do que uma atualização de design, o Haval H6 2026 representa como o veículo se adapta às rotinas e preferências dos motoristas brasileiros.

GWM Brasil
Grupo Printer Comunicação

RENAULT GROUP: JOSEP MARIA RECASENS É NOMEADO CHIEF STRATEGY, PRODUCT AND PROGRAM MANAGEMENT OFFICER

O Renault Group anuncia a nomeação de Josep Maria Recasens como Chief Strategy, Product & Program Management Officer (SPPM), com efeito imediato. Esta mudança se insere na estratégia de simplificar a organização para obter ganhos de eficiência e agilidade.

Josep Maria Recasens

Reportando-se a François Provost, CEO do Renault Group, e membro do Leadership Team, Josep Maria Recasens será responsável por definir a estratégia para manter o impulso positivo do Grupo, orientando as escolhas de produto para os próximos anos e coordenando sua implementação, para assegurar o sucesso das futuras gamas de veículos. Além de suas novas funções, Recasens continua sendo CEO dos países da Península Ibérica. Ele continuará exercendo suas funções como CEO da Ampere até concluir o trabalho atual de transformação.

“Desde minha chegada, meu foco foi implementar uma organização mais simples, eficiente e ágil, para que possamos nos adaptar aos desafios atuais. Reunir a estratégia, com a determinação de metas, com a área de Produtos e Planejamento, que direciona as escolhas de produtos e os departamentos de programas, é um fator essencial para obtermos ganhos em coerência e agilidade. Josep Maria será responsável por este escopo e assumirá as funções de Guido Haak, a quem agradeço calorosamente por sua dedicação durante os anos em que esteve conosco”, declarou François Provost, CEO do Renault Group. “A Ambição da Ampere continua no centro da nossa estratégia, para entregar aos nossos clientes tecnologias elétricas e softwares inovadores e acessíveis para todos”.

“Estou muito feliz de enfrentar este novo desafio e agradeço a confiança que o Grupo está depositando em mim. Minha prioridade número um será estender a toda a empresa alguns princípios que fizeram o sucesso da Ampere: um grande foco em produtos, gestão disciplinada dos programas e uma visão holística dos investimentos. Com o apoio do Leadership Team, vamos adaptar, acelerar e generalizar estes fundamentos para consolidar e amplificar o impulso obtido em produtos, além de inserir esta dinâmica de maneira perene no coração da estratégia do Renault Group”, declarou Josep Maria Recasens.

Josep Maria Recasens tem uma carreira pujante na indústria automotiva. Formado em engenharia e pós-graduado com MPA, iniciou na SEAT S.A. em 2002, onde desempenhou diferentes funções nas áreas de P&D, planejamento de produto e gestão de projetos internacionais, tendo sido nomeado diretor de Estratégia, Secretário Geral e Diretor de Relações Institucionais. Em junho de 2021, entrou para o Renault Group como diretor de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios do grupo. Neste sentido, apoiou a implementação da estratégia Renaulution e contribuiu para a implantação da estratégia de parcerias. Em 1º de fevereiro de 2023, foi nomeado Chief Strategy Officer, membro do Leadership Team do Renault Group e tornou-se diretor de país – Ibéria. Com a criação da Ampere, em 1º de novembro de 2023, Josep Maria Recasens assumiu a função de Diretor Operacional da Ampere, tornando-se CEO da empresa em 2025, comandando a transformação para a mobilidade elétrica e software.

O Renault Group está na vanguarda de uma mobilidade que está se reinventando. O Grupo se baseia na complementariedade de suas 4 marcas – Renault, Dacia, Alpine e Mobilize –, oferecendo soluções de mobilidade inovadoras e sustentáveis aos seus clientes. Presente em 114 países, o Renault Group vendeu 2,265 milhões de veículos em 2024. O grupo emprega mais de 98 mil colaboradores, que encarnam seu Propósito no dia a dia, para que a mobilidade aproxime as pessoas. Preparado para enfrentar desafios tanto nas ruas como nas competições, o Grupo tem um compromisso com uma transformação ambiciosa, para gerar valor. Este compromisso tem como foco o desenvolvimento de tecnologias e serviços inéditos, além de uma nova gama de veículos ainda mais competitiva, equilibrada e eletrificada. Alinhada com os desafios ambientais, a ambição do Renault Group é atingir a neutralidade de carbono na Europa até 2040. Clique aqui e visite o site

Renault do Brasil

GENERAL MOTORS AMÉRICA DO SUL ANUNCIA QUE SANTIAGO CHAMORRO DECIDIU DEIXAR A COMPANHIA

Santiago Chamorro

A General Motors América do Sul anunciou nesta segunda-feira uma transição de liderança na região. O atual presidente e diretor-geral, Santiago Chamorro, decidiu deixar a companhia para buscar uma nova oportunidade profissional, após uma carreira global de três décadas na GM.

O vice-presidente executivo da GM e presidente de GM Global Markets, Rory Harvey, destacou que Chamorro estruturou bases sólidas para que a empresa avance em seu ciclo de 100 anos de crescimento e inovação na região. “Sob a liderança de Santiago, nossos negócios na América do Sul reforçaram a Chevrolet como uma das marcas mais admiradas da região e estabeleceram planos robustos de crescimento para os próximos anos.”

Ao longo de sua trajetória na GM, o espírito empreendedor e a orientação para a inovação de Santiago foram determinantes para importantes conquistas, especialmente na operação da América do Sul e no avanço da conectividade por meio do OnStar.

Chamorro permanecerá à frente da GM América do Sul até 31 de janeiro de 2026, assegurando uma transição organizada para seu sucessor, que será anunciado em breve.

“Sou profundamente grato pela oportunidade de trabalhar e liderar equipes extraordinárias de profissionais ao longo dos últimos 32 anos, entregando experiências excepcionais aos nossos clientes, guiando a companhia em um período de maior transformação na indústria e criando novas perspectivas de crescimento”, afirmou Chamorro.

“Tenho grande satisfação por ter assegurado o apoio corporativo necessário para anunciar novos investimentos, introduzir veículos com tecnologias avançadas, como híbridos e elétricos, firmar acordos trabalhistas estratégicos para ampliar a eficiência, fortalecer a liderança da GM em conectividade com o OnStar e defender a reindustrialização no Brasil e na Argentina”, finaliza o executivo.

Chamorro assumiu sua posição atual em agosto de 2021. Antes disso, atuou como vice-presidente global de serviços conectados da GM, em Michigan. Também foi presidente da GM Colmotores, na Colômbia; diretor-geral de vendas, serviços e marketing da GM América do Sul; e CEO da GM Brasil.

A General Motors está acelerando o futuro da mobilidade com tecnologias avançadas que tornam carros, picapes e SUVs mais seguros, inteligentes e sustentáveis. As marcas Buick, Cadillac, Chevrolet e GMC oferecem um amplo portfólio global de veículos a combustão inovadores, além da linha mais abrangente de veículos elétricos da indústria, à medida que avançamos rumo a um futuro totalmente elétrico. Clique aqui e visite o site

General Motors América do Sul

PAULO CESAR MATHEUS É O NOVO DIRETOR COMERCIAL DA DRiV

Paulo Cesar Matheus

A DRiV, uma das líderes globais no setor de reposição automotiva, anuncia Paulo Cesar Matheus como seu novo diretor comercial. O executivo assume a posição com o desafio de fortalecer a estrutura comercial da empresa, sustentar a chegada de novas marcas e produtos ao mercado brasileiro e suportar os objetivos estratégicos de expansão previstos para os próximos anos.

Com mais de 30 anos de experiência no mercado de autopeças, Matheus construiu uma trajetória sólida, liderando iniciativas estratégicas e operacionais de promoção e vendas em grandes indústrias do setor, como Affinia, Dana e Continental (atual Amovio). Também atuou em grandes distribuidores do mercado do aftermarket automotivo, como Polipeças e Real Moto Peças. Mais recentemente, esteve à frente da Matheus Representação e Consultoria, prestando serviços de consultoria comercial e gestão estratégica para distribuidores e fabricantes do segmento.

“É uma grande satisfação integrar o time da DRiV e contribuir com um projeto tão relevante para o mercado de reposição. Encaro este desafio com entusiasmo e com o compromisso de fortalecer a presença da empresa junto aos clientes, oferecendo soluções completas e sustentáveis para o crescimento dos negócios”, afirma Paulo Cesar Matheus, diretor comercial da DRiV.

A chegada do executivo reforça o compromisso da DRiV em ampliar sua presença no mercado brasileiro e em fortalecer o relacionamento com clientes e parceiros, por meio de uma atuação próxima, técnica e orientada a resultados.

A DRiV™® é uma das líderes globais do desenvolvimento e fornecimento de componentes automotivos para o mercado de reposição. Como parte do Grupo Tenneco Inc., a DRiV™ mantém seu foco na busca incessante por soluções de alto desempenho para o aftermarket automotivo. Com sede em Lake Forest, Illinois, Estados Unidos, conta com 9 mil funcionários, em mais de 80 instalações, em todo o mundo. É detentora de algumas das mais renomadas marcas mundiais de sistemas automotivos, com mais de 100 anos de história. Como fabricante líder do setor, somos motivados a entregar os produtos e serviços que nossos clientes globais desejam. Guiados por nossos valores fundamentais, a DRiV™® está impulsionando avanços na mobilidade global, fornecendo no mercado de reposição soluções de tecnologia para veículos leves, caminhões, comerciais, fora de estrada e industriais

DRiV
Grupo Printer Comunicação

domingo, 16 de novembro de 2025

MERCEDES-BENZ CELEBRA 125 ANOS DO LANÇAMENTO DO PRIMEIRO AUTOMÓVEL MODERNO

Reconhecido como o primeiro automóvel moderno, Mercedes 35 hp foi o pioneiro a levar o nome que se tornou símbolo da marca

Durante o mês de novembro, a Mercedes-Benz celebra os 125 anos da criação do primeiro automóvel moderno, o lendário Mercedes 35 hp. Desenvolvido em 22 de novembro de 1900 pela Daimler-Motoren-Gesellschaft (DMG), em Cannstatt, o modelo marcou o início de uma nova era na história da mobilidade. Com design avançado, motor potente e soluções inéditas de segurança, o 35 hp estabeleceu as bases da engenharia automotiva e consolidou a marca como referência em inovação desde o nascimento do automóvel.

O design atual da Mercedes-Benz, como o do novo GLC, carrega essa herança em cada detalhe. A icônica grade do radiador, reinterpretada em linguagem contemporânea, remete diretamente ao radiador em colmeia do lendário Mercedes 35 hp, o primeiro a apresentar o rosto inconfundível que se tornaria símbolo da marca.

Nascimento do primeiro Mercedes

O Mercedes 35 hp foi criado a pedido de Emil Jellinek, empresário visionário, cliente e parceiro de negócios da DMG, que buscava um automóvel mais potente, seguro e confiável. Figura influente entre a elite europeia, Jellinek batizou o automóvel com o nome de sua filha, Mercédès, que logo se tornaria sinônimo de inovação, prestígio e elegância.

Emil Jellinek e sua filha Mercédès

O projeto ficou sob responsabilidade do engenheiro-chefe Wilhelm Maybach, que rompeu com o conceito de “carruagem motorizada”. O novo veículo trazia baixo centro de gravidade, entre eixos longo e ampla bitola, características que garantiam estabilidade e dirigibilidade inéditas. A coluna de direção inclinada e a embreagem acionada por pedal introduziram avanços ergonômicos que definiriam o futuro da engenharia automotiva.

Inovação técnica que mudou tudo

No coração do 35 hp estava um motor quatro cilindros de 5,9 litros, desenvolvido por Josef Brauner, capaz de entregar 35 cavalos de potência a 950 rpm, que era um desempenho impressionante para a época. Para garantir a confiabilidade e o alto rendimento, Maybach desenvolveu o radiador em colmeia, que otimizava o resfriamento e permitia longos períodos de funcionamento sem perda de performance.

Mais do que uma inovação técnica, o radiador tornou-se um elemento de design icônico. Desde 1926, a forma em colmeia passou a compor a identidade visual dos automóveis Mercedes-Benz e segue viva em modelos atuais, como o Mercedes-Benz GLC, que expressa esse legado histórico em uma estética moderna e tecnológica.

Vitórias que fizeram história

Após semanas de testes e ajustes, o primeiro Mercedes 35 hp foi entregue a Emil Jellinek em 22 de dezembro de 1900. Poucos meses depois, o automóvel estreava nas pistas durante a Semana de Corridas de Nice, realizada entre 25 e 29 de março de 1901, conquistando vitórias expressivas nas provas Nice–Salon–Nice, de 392 quilômetros, e Nice–La Turbie.

Esses triunfos consolidaram o nome Mercedes como símbolo de desempenho, inovação e confiabilidade, atributos que continuam a definir a marca mais de um século depois.

Legado que impulsiona o futuro

O sucesso do Mercedes 35 hp abriu caminho para novos modelos, como o Mercedes 12/16 hp e o Mercedes 8/11 hp, lançados em 1901, seguidos pela linha Mercedes-Simplex, em 1902, batizada assim por sua operação simples e intuitiva para os padrões da época. Ainda em 1900, a DMG tomou uma decisão estratégica que moldaria seu futuro com a compra de um terreno de 185.000 metros quadrados em Untertürkheim, hoje principal fábrica global da Mercedes-Benz AG.

Embora Gottlieb Daimler tenha falecido em março de 1900, pouco antes de testemunhar o impacto de suas criações, o espírito inovador que fundou a empresa permanece vivo. Um legado que, 125 anos depois, continua a impulsionar a Mercedes-Benz em sua missão de moldar o futuro da mobilidade com luxo, tecnologia e responsabilidade.

125 anos de inovação da Mercedes-Benz

Mais de um século após o nascimento do primeiro Mercedes, a marca se mantém fiel à sua essência com o intuito de inovar com propósito, unir desempenho e emoção e criar experiências que inspiram. O legado iniciado em 1900 segue vivo em cada automóvel Mercedes-Benz, que continua a definir o caminho da mobilidade em todo o mundo.

Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil

ELETRA CONFIRMA EM PAINEL DA COP-30 QUE BRASIL TERÁ A MAIOR FROTA DE ÔNIBUS ELÉTRICOS DA AMÉRICA LATINA ATÉ DEZEMBRO DE 2026

Participação da diretora-presidente da Eletra Industrial, Milena Romano, foi destaque em debate promovido pelo Sistema Transporte (CNT) na Green Zone, em Belém

Até dezembro de 2026, o Brasil vai ultrapassar Chile e México e ser o País com maior frota de ônibus elétricos da América Latina. A afirmação é da diretora-presidente da Eletra Industrial, Milena Braga Romano, em uma das atividades oficiais da Cop-30 - Conferência das Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas.

Milena participou do Painel "Descarbonização nos Transportes", no dia 13 de novembro de 2025, organizado na Green Zone (área de livre acesso), em Belém, realizado pelo Sistema Transporte, da CNT (Confederação Nacional do Transporte), a Estação do Desenvolvimento, um espaço oficial da Cop-30 destinado a debater assuntos ligados aos transportes no contexto da sustentabilidade.

Para comprovar sua projeção, Milena relatou que a Eletra já tem 650 ônibus elétricos encomendados até abril de 2026, a maioria em São Paulo. Outras encomendas já estão em negociação.

Com isso, segundo Milena, a Eletra reforça sua posição de liderança em ônibus elétricos no mercado brasileiro. 

"Dos 1.158 ônibus elétricos que operam em todo o Brasil, 62% são 100% brasileiros, da Eletra. O Brasil será líder em ônibus elétricos na América Latina passando Chile e México até dezembro de 2026 e as encomendas para a Eletra serão o ponto chave para esta posição do Brasil" - destacou.

Milena Braga Romano

Milena ainda disse que dessa frota total atual, mais de 80% estão na cidade de São Paulo, que em outubro chegou a 1009 unidades. O milésimo ônibus é um Eletra, de 15 metros, três eixos, capacidade para 100 pessoas e que opera pela empresa Transpass, na zona oeste de São Paulo.

Milena elogiou a determinação e coragem do prefeito de São Paulo Ricardo Nunes, que segundo a empresária, assumiu a pauta ambiental. Milena disse que os maiores problemas relacionados à falta de infraestrutura de distribuição nas garagens foram solucionados.

"São Paulo é um exemplo para o mundo. O prefeito Ricardo Nunes teve coragem, enfrentou críticas, resistências, suportou as pressões, mas se manteve firme. Hoje a cidade é referência em transportes limpos e agora, com os principais problemas de infraestrutura superados, o ritmo de eletrificação na cidade de São Paulo vai se ampliar".

Milena, ainda no painel, destacou que o Brasil tem de tudo para ser um dos grandes exportadores de ônibus elétricos e conhecimento em eletrificação de frotas, mas que deve incentivar mais a indústria nacional para não perder a oportunidade que pode vir a se a acabar.

"O momento é agora. Na era do diesel, o Brasil foi um dos principais fornecedores de ônibus para o mundo. Com os elétricos, esta posição é ainda dos chineses. Mas temos indústria local, flexibilidade que nenhum outro produto tem de se adaptar a diferentes operações e conhecimento. O mundo já nos procura. Não vamos, enquanto país, perder esta chance", disse a empresária que ainda citou o exemplo da Eletra Consult,  serviço da Eletra de consultoria a empresários de transportes e gestores públicos para implantação, operação e pós-venda de frotas eletrificadas, que orienta desde a preparação das obras civis na garagens e escolhas de linhas de financiamentos até manutenção de veículos e equipamentos e o treinamento de funcionários das operadoras de transportes.

* Milena Braga Romano é Presidente da Eletra e Diretora Executiva do Grupo Setti Braga, com mais de 105 anos de história no transporte de passageiros. Advogada, com MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC e formação executiva em liderança pela Columbia Business School e pela Universidade de Stanford. Responsável pela modernização da Eletra e pela consolidação da marca como líder nacional em ônibus elétricos.

> Clique aqui e visite o site da Eletra.

Eletra
MobiPress

FPT FORTALECE POSIÇÃO DE LIDERANÇA NO SETOR AGRÍCOLA EQUIPANDO O DEUTZ-FAHR SÉRIE 8 TTV COM O MOTOR N67

A FPT, marca do Iveco Group dedicada ao projeto, produção e venda de soluções e sistemas de propulsão para veículos on-road e off-road, bem como para aplicações marítimas e de geração de energia, assinou um novo acordo com a SDF para o fornecimento de seu motor N67, que equipa o novo DEUTZ-FAHR Série 8 TTV, lançado na Agritechnica 2025. 

Esta é uma importante parceria conquistada pela FPT, que representa um marco significativo e consolida a posição de liderança da marca no setor agrícola, confirmando a empresa como parceira confiável e preferencial para OEMs em todo o mundo.

A DEUTZ-FAHR, empresa que faz parte da SDF, é uma marca alemã de ponta que atua na vanguarda da alta tecnologia para a agricultura, com a missão de fornecer tratores e máquinas agrícolas de colheita confiáveis, de qualidade premium e alto desempenho.

A nova série DEUTZ-FAHR Série 8 TTV se destaca por sua tecnologia, conforto de alto padrão e avançada inteligência digital, proporcionando desempenho e eficiência excepcionais para aplicações agrícolas exigentes.

O motor N67 da FPT foi a escolha perfeita para completar a máquina. Na prática, garante alta densidade de potência no topo da sua categoria e seu design compacto desempenha um papel fundamental para aumentar a manobrabilidade e controle geral da máquina, garantindo um desempenho ideal mesmo nas operações mais desafiadoras. O N67 integra-se perfeitamente com a Série 8 TTV, garante resposta rápida e eficiência de combustível. Por ser compatível com HVO, possui intervalo de troca de óleo de 1.000 horas, garantindo custos de manutenção mais baixos e tempo de atividade máximo. Além disso, um cárter estrutural dedicado e um software integrado de gerenciamento do motor foram desenvolvidos em conjunto para atender aos requisitos específicos da nova Série 8 TTV da DEUTZ-FAHR.

Com desempenho líder na sua classe em termos de potência e torque, eficiência de combustível e confiabilidade, o N67 se destaca pela sua flexibilidade, com uma configuração de seis cilindros e uma ampla gama de opções para personalizar a solução de acordo com as necessidades do cliente. Graças à combustão pioneira sem EGR da FPT e à tecnologia exclusiva e patenteada de pós-tratamento HI-eSCR2, a série NEF representa a referência de produtividade para aplicações de médio porte, com ainda mais desempenho e eficiência com os motores Stage V de nova geração.

Como líder de mercado no setor de powertrain agrícola, a família FPT NEF é a escolha ideal para as aplicações agrícolas mais exigentes, refletindo o compromisso da marca com a excelência tecnológica. Desde a sua introdução em 2001, mais de dois milhões de motores NEF foram produzidos para uma ampla variedade de aplicações, incluindo agricultura, construção, transporte rodoviário, marítimo e geração de energia.

Com mais de 100 anos de experiência, alimentando tratores e máquinas agrícolas, a FPT tem orgulho de comemorar um século de inovação e excelência. Esse legado notável destaca a força de sua tecnologia, a confiabilidade comprovada de seus produtos e a relação de confiança construída com seus clientes, ao longo do tempo, resultado de um desempenho consistente em campo.

“Participar da Agritechnica não poderia ser celebrado de melhor forma. Esta nova parceria com a DEUTZ-FAHR é um sinal claro de que somos reconhecidos como um parceiro forte e confiável no setor”, afirma Sylvain Blaise, presidente da Unidade de Negócios Powertrain do Iveco Group. “Como empresa, sempre trabalhamos com foco nas necessidades de nossos clientes e com a inovação no centro de tudo o que fazemos. O setor agrícola está evoluindo rapidamente e, em vez de simplesmente acompanhar o ritmo, buscamos ser a mão firme na qual nossos clientes podem confiar. Esta parceria é um sucesso compartilhado por toda a nossa equipe e estamos confiantes de que ela abrirá o caminho para novas conquistas”.

“Para alcançar os padrões de desempenho que estabelecemos para esta nova geração de tratores, estabelecemos parceria estratégica de codesenvolvimento com a FPT. Combinar as soluções de propulsão líderes da FPT — com mais de dois milhões de motores NEF produzidos e um histórico comprovado de confiabilidade, com a experiência em engenharia da SDF, foi fundamental”, afirma Alessandro Maritano, diretor Comercial da SDF.

N67 – Especificações Técnicas do novo DEUTZ-FAHR Série 8 TTV

  • Certificação: Stage V / Tier 4 Final
  • Número de cilindros / válvulas: 6L / 4
  • Sistema de injeção: Common Rail
  • Turbocompressor: eVGT (TCA)
  • Deslocamento [litros]: 6,7
  • Diâmetro x curso [mm]: 104 x 132
  • Potência máx. (kW/hp@rpm): 250 (340) @ 1950
  • Torque máximo [Nm] a rpm: 1398 @ 1400
  • ATS: HI-eSCR2

As especificações completas estão disponíveis no site da FPT

FPT Industrial

GREENV E LEAPMOTOR UNEM FORÇAS PARA IMPULSIONAR O MERCADO DOS VEÍCULOS ELETRIFICADOS NO BRASIL

Parceria inédita une tecnologia chinesa e expertise brasileira para expandir o ecossistema de veículos elétricos no país. Acordo garante instalação segura, desconto exclusivo e suporte especializado para os proprietários de automóveis da nova marca do grupo Stellantis.

A GreenV, referência nacional em soluções de recarga para veículos elétricos, anuncia uma parceria exclusiva com a Leapmotor, marca do grupo Stellantis que acaba de chegar ao Brasil com a missão de transformar a mobilidade elétrica. Com a parceria, a GreenV passa a ser a única empresa oficialmente homologada para a instalação dos carregadores dos veículos Leapmotor em todo o território nacional, garantindo aos clientes da marca um serviço padronizado, seguro e de alta qualidade.

Com a parceria, todo cliente que adquirir um veículo da marca será direcionado à GreenV, que conduz o processo do início ao fim: contato inicial, visita técnica, elaboração do orçamento e instalação do equipamento.

Todo o fluxo é gerenciado por uma plataforma automatizada desenvolvida pela GreenV, que faz a gestão de ponta a ponta da jornada do cliente, garantindo agilidade, transparência e excelência na experiência de atendimento.

O serviço de recarga oferecido pela GreenV representará uma etapa essencial da experiência Leapmotor para os clientes, garantindo uma transição fluida, segura e prática para o universo da eletromobilidade. “A nossa relação com a Leapmotor reforça o papel da GreenV como ponte entre as montadoras e o consumidor final. Nosso objetivo é entregar uma infraestrutura de recarga confiável, segura e personalizada. Ou seja: um passo fundamental para que o carro eletrificado faça parte do dia a dia de mais brasileiros”, afirma Marcos Nogueira, COO da GreenV.

Atendimento especializado e agilidade na instalação

Todo cliente Leapmotor recebe um voucher de desconto exclusivo para a instalação do carregador com a GreenV. O valor final é definido individualmente, após a visita técnica, que avalia fatores como a distância entre o quadro de energia e o ponto de recarga, garantindo uma instalação segura e sob medida. Com equipes treinadas e certificadas, a GreenV garante segurança elétrica, qualidade técnica e suporte completo, seguindo padrões internacionais de eficiência e sustentabilidade.

“O lançamento da Leapmotor no Brasil é mais um marco para a ampliação do ecossistema de mobilidade elétrica no país, e a GreenV tem orgulho de ser parte desse movimento. Nosso propósito é garantir que cada novo motorista de um veículo eletrificado tenha uma experiência completa da compra à recarga, com toda a praticidade que essa tecnologia promete”, destaca Júnior Miranda, CEO da GreenV.

Pioneirismo e expansão do ecossistema elétrico nacional

Com ampla atuação no mercado e parcerias com diversas montadoras que lideram a transição energética global, a GreenV consolida-se como uma das protagonistas na estruturação da mobilidade elétrica no Brasil.

A empresa atua em projetos residenciais, corporativos e de infraestrutura pública, promovendo soluções que unem inovação, sustentabilidade e eficiência energética e o vínculo com a Leapmotor chega em um momento estratégico: o Brasil vive um crescimento acelerado na adoção de veículos eletrificados, impulsionado pela entrada de novas marcas e pela ampliação da rede de recarga em todo o território nacional.

“Cada nova aliança reforça o compromisso da GreenV em liderar o movimento pela eletrificação, oferecendo soluções completas e confiáveis que tornam eletromobilidade uma realidade acessível e sustentável”, completa Miranda.

A GreenV é uma empresa brasileira especializada em soluções completas de recarga para veículos elétricos, com atuação em todo o território nacional. Presente em todo o Brasil, a companhia já implantou mais de 10 mil pontos de recarga, atendendo desde residências e condomínios até grandes corporações e montadoras automotivas. Seu portfólio inclui equipamentos, instalação, suporte técnico e gestão inteligente de energia, com foco em sustentabilidade, inovação e conveniência

GreenV
Grupo Printer Comunicação