terça-feira, 26 de agosto de 2025

STELLANTIS INICIA EXPORTAÇÃO DO JEEP COMMANDER PARA O ORIENTE MÉDIO

Operações de exportação destacam o impacto econômico da Stellantis em Pernambuco e a competitividade da indústria automotiva brasileira

A Stellantis expande sua presença global com o início da exportação do Jeep Commander para importantes mercados do Oriente Médio, incluindo Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Omã, Catar, Kuwait e Bahrein. Até o final de 2025, mais de 500 unidades serão embarcadas com destino aos principais portos do Oriente Médio.

O movimento representa um passo estratégico na consolidação internacional da companhia e reafirma o compromisso da Stellantis em oferecer veículos que unem qualidade, inovação e tecnologia, sempre alinhados às necessidades dos consumidores em cada mercado onde atua.

“A ampliação das exportações do Jeep Commander para o Oriente Médio comprova a força do produto desenvolvido no Brasil e sua competitividade em mercados altamente competitivos. O modelo simboliza a capacidade de inovação e de desenvolvimento tecnológico da engenharia nacional da Stellantis, que segue na vanguarda do setor automotivo, conectando sofisticação, versatilidade e tecnologia a diferentes públicos ao redor do mundo”, destaca Matias Merino, vice-presidente de Supply Chain para a América do Sul.

Made in Pernambuco

Desde seu lançamento, o Jeep Commander se consolidou como um produto de destaque dentro e fora do Brasil. O modelo já acumula 7.958 unidades exportadas para 14 países da América Latina. Entre os mercados atendidos estão: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, México e Uruguai.

No mercado brasileiro, o Jeep Commander é líder entre os SUVs de sete lugares considerando as vendas desde seu lançamento, em 2021, somando mais de 70 mil unidades emplacadas no país. Produzido no Polo Automotivo de Goiana, em Pernambuco, o modelo é o primeiro utilitário de sete lugares da marca Jeep totalmente desenvolvido e fabricado no Brasil.

Reconhecido por seu design sofisticado, acabamento premium e amplo espaço interno, o Commander se destaca pela versatilidade das três motorizações turbo oferecidas – flex, diesel e gasolina – e também por toda sua tecnologia embarcada: todas as versões vêm equipadas com o pacote ADAS de nível 2, o mais completo do Brasil, incluindo piloto automático adaptativo, alerta de colisão com frenagem automática, detector de fadiga, reconhecimento de placas de velocidade, entre outros recursos de assistência à condução.

Impacto econômico

O sucesso do Commander reflete também o impacto positivo da Stellantis em Pernambuco. O Hub de Veículos do Porto de Suape tem registrado resultados expressivos: em 2024, foram movimentados 80.057 veículos, sendo 77% fabricados no Polo de Goiana. No primeiro semestre de 2025, mais de 39 mil unidades produzidas pela Stellantis em Goiana (PE) e Betim (MG) já foram exportadas pelo complexo logístico.

Somente em julho deste ano, a Stellantis embarcou 14,5 mil veículos fabricados no Brasil, reforçando a competitividade das operações industriais da Stellantis na América do Sul.

Stellantis

FELIPE YAGI É O NOVO DIRETOR DE MARKETING, CUSTOMER EXPERIENCE E COMUNICAÇÃO DA VOLVO CAR BRASIL

Com mais de dez anos na montadora sueca, Yagi retorna ao país, após ocupar a mesma posição na África do Sul nos últimos 18 meses

Felipe Yagi

A maioria dos jovens, para não dizer todos, que entram como estagiários em uma grande empresa como a Volvo Car Brasil imaginam chegar a uma posição importante dentro da companhia. Foi exatamente esta a trajetória de Felipe Yagi, que assume como novo diretor de marketing, customer experience e comunicação da montadora sueca em território nacional.

Formado em administração pela Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade da USP (FEA), Yagi começou sua trajetória na Volvo em 2015, passando por diferentes posições e operações no time de marketing e comunicação. Desde o começo de 2024, assumiu a posição como Head de Marketing e Comunicação da Volvo Car África do Sul, posto que ocupou até seu retorno ao Brasil.

Yagi, que tem pós graduação em marketing na Saint Paul Escola de Negócios, demonstra estar muito animado para este novo desafio. “Voltar para a Volvo Car Brasil é como voltar para casa, depois de algum tempo fora. Comecei na empresa em 2015 e cresci muito - profissionalmente e pessoalmente, aqui dentro. Passei por diferentes momentos e espero poder contribuir ainda mais nessa nova fase”, afirma.

“Ter a oportunidade de liderar o marketing de um país como a África do Sul foi incrível. Saio com a sensação de dever cumprido e a certeza que deixo a operação estruturada para o meu sucessor. Acredito que foi uma experiência que vai me ajudar bastante a enfrentar o desafio de estar à frente desta área, aqui no Brasil. ”, analisa o novo diretor de marketing, customer experience e comunicação.

Para Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil, a chegada de Yagi deve trazer novas oportunidades para a operação nacional. “A Mirella (Cambrea) assumiu a posição de diretora de marketing em janeiro do ano passado, quando assumi a presidência da companhia, e fez um grande trabalho com o lançamento do EX30, em maio de 2024; grandes campanhas de marca; e deixa como legado uma estrutura de marketing que vêm funcionando cada vez melhor e mais integrada com outras áreas da empresa, como vendas, pós vendas, entre outras. Acredito que o Felipe (Yagi) deve seguir este caminho e acrescentar a sua visão e ideias em pontos fundamentais. Estou bastante empolgado com o que podemos fazer”, comenta Godoy.

À frente do marketing no país desde janeiro de 2024, Mirella Cambrea inicia agora uma nova etapa em sua jornada dentro da empresa. Depois de uma trajetória marcada por liderança, visão estratégica e conquistas que impactaram diretamente os resultados da companhia, ela segue para um novo desafio em outra área da organização. Sua nova posição será comunicada em breve.

Volvo Car Brasil

PACCAR PARTS APRESENTA KITS HIDRÁULICOS TRP PARA LINHA DAF VOCACIONAL

Equipamentos foram projetados para caminhões que operam em situações extremas nos ramos de mineração e construção civil

A TRP, divisão da PACCAR Parts que vende peças e acessórios para caminhões DAF pós-garantia e multimarcas para veículos comerciais, traz ao mercado dois novos kits hidráulicos desenvolvidos sob medida para o segmento pesado: o SMART PLUS, destinado à construção civil, e o SPEEDY, focado em operações de mineração. Os novos equipamentos são projetados para oferecer eficiência e durabilidade, mesmo nas condições mais desafiadoras, impactando diretamente a produtividade e a segurança das atividades.

O Kit Hidráulico Construção SMART PLUS (PN 0917226) é ideal para uso em caçambas sobre chassis rígidos, suportando até 30 ciclos de basculamento por dia. Este kit conta com cilindros de 3, 4 ou 5 estágios, uma bomba birrotacional de 82L com dreno de segurança e uma válvula modular com retorno integrado de 80L/min. Seu reservatório de 100L tem design oval e um quebra-ondas centralizado, permitindo maior autonomia na operação.

Já o Kit Hidráulico Mineração SPEEDY (PN 0917227) foi desenvolvido para caçambas 6x4 e 8x4, otimizado para até 100 ciclos de basculamento por dia. Este kit apresenta cilindros de 4 ou 5 estágios, uma bomba birrotacional de 109L e uma válvula modular com retorno integrado de 150L/min. O reservatório de 125L, também com design oval e quebra-ondas, é montado com suportes por cintas sobre os coxins e traz um filtro submerso de 25 microns que fornece máxima proteção ao sistema.

Ambos os kits são construídos com componentes de alta qualidade e seguem rigorosos padrões europeus. Destacam-se os reservatórios otimizados, que contribuem para a redução da pressão de retorno, e os sistemas de segurança integrados, que impedem o tombamento inesperado da caçamba durante o basculamento, reforçando a segurança operacional.

Os Kits Hidráulicos TRP tem garantia de 12 meses e estão disponíveis em mais de 70 pontos de venda em todo o Brasil, incluindo concessionárias DAF e lojas TRP, além do DAF Webshop. Clique aqui e confira o catálogo completo de produtos

PACCAR Parts Brasil
CDI Comunicação

MITSUBISHI ELECTRIC CONECTA TECNOLOGIA E MOBILIDADE PARA TRANSFORMAR TRANSPORTE URBANO

Soluções inteligentes sobre trilhos oferecidas pela empresa ajudam a criar uma mobilidade urbana sustentável

Em um cenário onde a demanda por sistemas metroferroviários eficientes é crescente, a Mitsubishi Electric Brasil, uma das líderes globais em tecnologia, automação industrial e soluções inovadoras para diversos segmentos, oferece soluções de ponta que tornam as viagens de trem e metrô mais seguras, pontuais e confortáveis. Com foco em inovação sustentável, a companhia integra eletrônica de alto desempenho a cada aspecto do transporte sobre trilhos.

“Estamos comprometidos a conectar tecnologia e mobilidade para transformar o transporte urbano brasileiro”, destaca Rafael Alboredo, Gerente Geral da Divisão de Sistemas de Transporte. Soluções inovadoras para trens e metrôs fazem parte de um esforço global para tornar a mobilidade das cidades mais eficiente e sustentável. “Atualmente, os sistemas e produtos ferroviários da Mitsubishi Electric já atendem redes de transporte em diversos países e contribuem diretamente para a modernização das principais malhas metroviárias”, afirmou.

A ampla linha de produtos dedicados a material rodante da empresa abrange desde o controle de propulsão e motores de tração até os sistemas de frenagem e informação a bordo. Esses componentes, desenvolvidos e fabricados por décadas, trabalham em conjunto para garantir viagens mais confiáveis e de alta eficiência.

A empresa desenvolve também sistemas complexos de controle e gerenciamento de tráfego ferroviário e equipamentos para estações. Juntos, esses recursos tecnológicos asseguram que composições, desde metrôs de capitais até trens urbanos de transporte regional, operem com segurança e desempenho superiores. As soluções integradas, progressivamente adotadas internacionalmente, consolidam a companhia como referência no setor metroferroviário do século XXI.

A Mitsubishi Electric oferece projetos completos que vão desde subestações elétricas (tanto de corrente alternada como de corrente contínua) até equipamentos de controle de potência, retificadores e inversores. Entre essas soluções, destacam-se, por exemplo, o S-EIV (inversor de economia de energia para estações), capaz de reduzir o consumo nas estações de trem.

Essas infraestruturas energéticas personalizadas atendem às necessidades específicas de cada projeto ferroviário e são reconhecidas por sua alta capacidade e eficiência. Como consequência, promovem uma operação ecologicamente responsável, contribuindo para a redução do gasto de energia e elevando os níveis de segurança da rede de transporte.

Além disso, as tecnologias de planejamento e controle fornecidas pela companhia garantem operações de tráfego de alta qualidade. Sistemas avançados de comando de operação de trens, sinalização inteligente, equipamentos para supervisão em terminais e unidades automáticas de medição e teste são integrados para assegurar um serviço moderno e preciso.

A empresa também desenvolve soluções robustas de comunicação para redes ferroviárias: isso inclui sistemas de radiocomunicação dedicados que mantêm contato contínuo entre os trens e o centro de controle, transmissão via ondas milimétricas para dados em alta velocidade e redes IP de fibra óptica de grande capacidade. Essas tecnologias de comunicação, tanto sem fio quanto com fio, são fundamentais para o funcionamento ininterrupto do sistema de sinalização e monitoramento de energia, reforçando a segurança operacional de todo o transporte público sobre trilhos.

Por meio do avançado TCMS (Sistema de Controle e Gerenciamento de Trens) e de diversos sistemas automatizados de segurança, a empresa reforça a proteção dos passageiros em cada viagem. Soluções flexíveis e abrangentes cobrem toda a operação ferroviária, garantindo pontualidade e confiabilidade mesmo em cenários de alta demanda.

Mitsubishi Electric Brasil
Race Comunicação

MERCEDES-BENZ ENTREGARÁ 1.200 ÔNIBUS AO GRUPO COMPORTE PARA RENOVAÇÃO DE FROTA

Veículos estão sendo distribuídos para empresas do Grupo Comporte no Estado de São Paulo, Região Sul e Brasília, operando em aplicações urbanas, rodoviárias e de fretamento

A Mercedes-Benz do Brasil realizou uma grande venda para o segmento de ônibus no mercado brasileiro. Cerca de 1.200 chassis de micros, urbanos e rodoviários foram adquiridos pelo Grupo Comporte para renovação de frota, destinando-se a aplicações urbanas, rodoviárias e de fretamento.

Dos 1.200 chassis de ônibus Mercedes-Benz programados para este ano, 620 já foram faturados ao Grupo Comporte, a maioria em operação e outros em encarroçamento. São 120 unidades do micro-ônibus LO, 188 da linha OF urbana, 130 de modelos para fretamento e 182 rodoviários. Cerca de 400 unidades foram destinadas a empresas da companhia no Estado de São Paulo, mais 200 para a Região Sul e 20 para Brasília.

“A renovação de frota é um compromisso anual da nossa empresa. Com a marca Mercedes-Benz, encontramos chassis de ônibus e soluções para todas as demandas das nossas operações urbanas, rodoviárias e de fretamento. Isso proporciona mais segurança, confiabilidade e melhor custo operacional para os nossos serviços”, afirma Joaquim Constantino Neto, CEO do Grupo Comporte. “Com uma parceria de longa data, de mais de 50 anos, fazemos a programação de compras com até 6 meses de antecedência, a fim de dar previsão e confiabilidade na aquisição. Desta forma, seguimos mantendo um excelente relacionamento com a Mercedes-Benz, tanto com a Fábrica, quanto com a Rede de Concessionários”.

Grupo Comporte se destaca pelo crescimento sustentável

Desde o final dos anos 1950, as empresas do Grupo Comporte oferecem mobilidade à população. Sua história se inicia quando o pioneiro Sr. Constantino de Oliveira – conhecido como Nenê Constantino – passou a operar transporte coletivo, depois de já atuar no transporte por caminhão.

Ao longo das décadas seguintes, as operações foram se fortalecendo por meio de crescimento sustentável e parcerias que mantêm as empresas Comporte na liderança dos mercados em que atuam.

O Grupo Comporte, conhecido usualmente como Grupo Constantino, é um dos mais estruturados e relevantes operadores de mobilidade do Brasil. Por meio de aquisições e processos licitatórios e seletivos continua a crescer, proporcionando mobilidade de qualidade para a população, que são, afinal, os seus clientes.

Paralelamente a esse crescimento há um enorme e permanente esforço para que as bases e estruturas administrativas das empresas controladas e da holding sejam exemplares, tanto em pessoas quanto em sistemas e equipamentos dos mais avançados. Na atuação do Grupo são priorizados os clientes, o aprendizado e a evolução da mão de obra, os procedimentos e os resultados. A partir dessas premissas, busca qualidade e eficiência em todos os níveis.

Toda a jornada do Grupo foi construída com esforço, competência e uma boa dose de ousadia. Diversos momentos foram chave para o crescimento. Dentre eles, pode-se citar desde oportunidades de mercado no setor aéreo até as mais recentes conquistas no setor de trilhos, por meio de processos licitatórios dos mais complexos já vistos no mercado brasileiro.

Ônibus Mercedes-Benz asseguram rentabilidade e sustentabilidade

“É uma grande satisfação e orgulho seguir atendendo expressivamente a família Constantino, um cliente fiel, amigo de décadas, que a cada ano, seja nos momentos mais estáveis ou instáveis do Brasil, vem renovando sua frota com ônibus da nossa marca, sempre com a preocupação de fazer a economia avançar e obviamente em manter um transporte de qualidade e eficiente para a população”, destaca Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

“Dos micros aos rodoviários, passando pelos modelos urbanos, nossos produtos entregam força, robustez, durabilidade, segurança e conforto para motoristas e passageiros, além de excelente custo operacional para as empresas do Grupo Comporte, contribuindo para a rentabilidade desejada”, diz Walter Barbosa, que ressalta ainda a compatibilidade ambiental dos chassis de ônibus Mercedes-Benz: “O atual portfólio, que atende à norma Proconve P8, equivalente ao Euro 6, traz uma acentuada redução de emissões de Óxidos de Nitrogênio e de Material Particulado, contribuindo assim para a qualidade do ar e a proteção ambiental. Isso está alinhado ao compromisso da nossa Empresa com a mobilidade sustentável e com os pilares ESG”.

Mercedes-Benz é líder de vendas no mercado brasileiro de ônibus

De janeiro a junho deste ano, a Mercedes-Benz do Brasil liderou as vendas de ônibus no País na categoria acima de 8 toneladas de PBT. Foram 4.944 unidades emplacadas, com uma participação aproximada de 43% de todo o mercado de ônibus. Esse volume de vendas representa um crescimento de 21% em relação às 4.079 unidades comercializadas no mesmo período do ano passado.

No segmento de ônibus urbano, a liderança da Mercedes-Benz é ainda mais destacada em 2025, com 3.218 unidades emplacadas até junho, o que significa 74% de participação de mercado. No segmento rodoviário, foram 1.267 unidades vendidas até junho, com aproximadamente 49% de participação. No segmento de fretamento a marca é líder no acumulado de janeiro a junho, com 711 unidades emplacadas e 47% de market share.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus

SORAYA BATTISTINI É A NOVA GERENTE GERAL COMERCIAL DA TOYOTA NO BRASIL

Soraya Battistini

A Toyota do Brasil anunciou mudanças, vigentes a partir de segunda-feira (25), no comando de sua área Comercial. Fabio Lage despede-se da empresa após 11 anos de atuação, tendo contribuído para a área Comercial e para os negócios da empresa no país.

Soraya Battistini assume o cargo de Gerente Geral Comercial no Brasil, reportando-se diretamente a José Ricardo Gomes, Diretor Comercial Brasil e Diretor Regional de Atendimento ao Cliente & Cadeia de Valor LATAM.

Com mais de duas décadas de atuação no setor automotivo, a executiva iniciou sua carreira no Pós-Vendas da Scania, teve passagem pela Iveco e, há 20 anos, constrói uma sólida trajetória na Toyota do Brasil. Ao longo desse período, Soraya atuou em áreas estratégicas como Pós-Vendas, Desenvolvimento de Rede e Vendas, experiências que lhe conferiram uma visão abrangente do negócio e do mercado.

A atualização na área Comercial da Toyota do Brasil reflete o compromisso com a direção estratégica da empresa, focada no incremento da retenção e no desenvolvimento da cadeia de valor, entre a melhoria de negócios tradicionais e o desenvolvimento de novos negócios. A nova estrutura fortalece a visão centrada no cliente e o crescimento sustentável da companhia no país.

A Toyota do Brasil está presente no País há 67 anos. Possui três unidades produtivas, localizadas em Indaiatuba, Sorocaba e Porto Feliz, todas no Estado de São Paulo, e emprega cerca de 6,7 mil pessoas. A Toyota é a fabricante líder em eletrificação no mundo: desde 1997 já foram comercializados mais de 30 milhões de automóveis mais limpos, sejam modelos híbridos, híbridos flex, híbridos plug-in, 100% a bateria ou movidos a hidrogênio. Tem como missão produzir felicidade para todas as pessoas (“Happiness for All”) e, para tanto, está comprometida em desenvolver carros cada vez melhores e mais seguros, além de avançar nas soluções de mobilidade

Toyota do Brasil
Giusti Creative PR

segunda-feira, 25 de agosto de 2025

JAC ESTUDA CHEGADA AO MERCADO BRASILEIRO DE CAMINHÕES E MARCA PRESENÇA NO CONGRESSO FENABRAVE 2025

Participação no Congresso Fenabrave tem o intuito de contatar grupos empresariais para compor uma futura rede autorizada de concessionários da marca

Caminhão JAC 18-25 toneladas

A partir desta terça-feira amanhã (26), quando as portas da São Paulo Expo se abrirem para o 33º Congresso Fenabrave, que irá reunir os concessionários de veículos de todo o país, a JAC estará em fase final de avaliação para seu futuro ingresso no mercado brasileiro de caminhões. A empresa, que é a maior exportadora de caminhões leves da China, resolveu participar ativamente do Congresso com o intuito de contatar os grupos empresariais que comandam as concessionárias de veículos do país.

Quando for viabilizada, essa operação será comandada pela própria matriz chinesa, que estará se instalando no país para atuar inicialmente com uma linha de caminhões leves, médios e pesados, de 9 a 25 toneladas de PBT. A marca já é representada no Brasil pelo Grupo SHC desde 2011 que continua com a exclusividade em importações e vendas de carros de passeio e veículos comerciais 100% elétricos, como vans, utilitários e caminhões, além de picapes elétricas e a diesel no país.

Atualmente, a JAC Motors - por meio do Grupo SHC - detém 50% dos emplacamentos de vans elétricas e 50% de caminhões elétricos no mercado brasileiro. Dessa forma, a nova subsidiária chinesa da JAC será focada apenas em caminhões a diesel, com operação independente do Grupo SHC. Por decisão estratégica da matriz, é nesse nicho de caminhões a combustão que a JAC se prepara para ingressar no Brasil, de olho em um volume anual que vai ultrapassar as 100 mil unidades neste ano.

JAC Motors
Edu Pincigher
eduardopincigher@hotmail.com

MARCOS CORREIA É O NOVO VICE-PRESIDENTE EXECUTIVO & GERENTE GERAL DA DIVISÃO AUTOMOTIVA PARA A AMÉRICA LATINA DA SHERWIN-WILLIAMS

Marcos Correia

A Sherwin-Williams Divisão Automotiva anuncia a nomeação de Marcos Correia como Vice-Presidente Executivo & Gerente Geral da Divisão Automotiva para a América Latina a partir de 1º. de setembro de 2025.

Marcos Correia assume o cargo com o compromisso de estreitar o relacionamento com clientes, parceiros e colaboradores, promovendo excelência operacional e soluções que atendam às demandas específicas do mercado latino-americano.

Com mais de 30 anos de experiência no setor, Marcos construiu uma trajetória sólida e respeitada. Nos últimos 10 anos, dedicou-se à Divisão Arquitetônica da Sherwin-Williams. Ao longo desse período, demonstrou excelência em liderança, inovação e entrega de resultados consistentes, consolidando sua reputação dentro do grupo e preparando-se para este novo desafio na Divisão Automotiva.

“Assumo com entusiasmo a Divisão Automotiva na América Latina, ciente da grande responsabilidade e do desafio da posição. Sigo comprometido em contribuir com a Sherwin-Williams, fortalecendo parcerias e desenvolvendo soluções alinhadas às demandas da região”, afirma Marcos Correia.

Sherwin-WilliamsFundada em 1866, a Sherwin-Williams é líder global na fabricação, distribuição e venda de tintas e revestimentos. Presente no Brasil há mais de 80 anos, a empresa atua entre os principais fabricantes do mercado brasileiro. A Sherwin-Williams está presente nos segmentos automotivo, imobiliário, industrial, protective marine, packaging coatings além do segmento de aerosóis. A empresa está comprometida em investir em pesquisa e desenvolvimento, sendo responsável por diversos produtos que se tornaram referência no mercado. Localizada no estado de São Paulo, no segmento automotivo, a Sherwin-Williams Divisão Automotiva possui fábrica em São Bernardo do Campo, além de sede administrativa, Centro de Desenvolvimento e Treinamento no município de Ribeirão Pires. Para mais informações, clique aqui e acesse o site

Sherwin-Williams
SP4 Comunicação Corporativa

BMW R 1300 RT CHEGA AO MERCADO COM TECNOLOGIA DE PONTA PARA UMA EXPERIÊNCIA PREMIUM

Com sua chegada ao Brasil já anunciada, a nova BMW R 1300 RT já está com pré-venda válida de 25 de agosto a 31 de outubro. O modelo chega com avanços significativos em conforto, conectividade e desempenho, reafirmando seu lugar como referência para quem busca viagens com sofisticação e potência.

A nova Touring chega com atributos que fazem jus à reputação da linha RT, só que agora ainda mais refinada, conectada e potente.

O grande destaque é o sistema Dynamic Chassis Adaption (DCA), que ajusta automaticamente a suspensão dianteira e traseira conforme o terreno, a carga e o estilo de pilotagem, proporcionando também duas alturas diferentes. Isso significa mais estabilidade, suavidade e controle em qualquer situação, seja cruzando serras ou enfrentando longas retas com garupa e bagagem.

Na BMW R 1300 RT, o piloto encontra um painel TFT de 10.25 polegadas, com conectividade total e visualização de mapas integrada. A navegação é intuitiva, e a integração com o smartphone permite informações em tempo real. O modelo vem equipado com sistema de áudio e rádio, transformando cada quilômetro em uma experiência sonora imersiva.

Pensando no conforto aerodinâmico, a BMW R 1300 RT traz defletores ajustáveis e um para-brisa alto com ajuste elétrico, que se adaptam ao clima, à velocidade e à preferência do piloto, garantindo proteção contra o vento e ruído, sem comprometer a visibilidade.

A BMW R 1300 RT combina potência e suavidade com motor boxer de 1.300 cilindradas, entregando 145 cv de potência a 7.750 rpm e 149 Nm de torque aos 6.500 rpm. A transmissão por eixo cardã e a embreagem hidráulica, são ideais para quem vive a estrada.

Condições exclusivas de Pré-venda

Disponível nas cores Triple Black e Blueridge Option 719, o modelo pode ser adquirido com condições especiais através da BMW Serviços Financeiros durante o período de pré-venda, além de levar 1 capacete exclusivo BMW. Uma oportunidade única para quem busca o máximo em sofisticação sobre duas rodas.

BMW R 1300 RT – Versões e preços exclusivos

  • R 1300 RT Triple Black: R$149.900
  • R 1300 RT Triple Black: R$154.900 (inclui malas laterais vario)
  • R 1300 RT Triple Black: R$163.900 (inclui malas laterais vario e top case 54L)
  • R 1300 RT Triple Black ASA: R$171.900 (inclui malas laterais vario, top case 54L e transmissão ASA)
  • R 1300 RT Option 719: R$168.900 (inclui malas laterais vario, top case 54L e sistema de áudio Pro)
  • R 1300 RT Option 719 ASA: R$176.900 (inclui malas laterais vario, top case 54L, sistema de áudio Pro e transmissão ASA)

Fábrica de Manaus

Única planta completamente focada na produção de motocicletas fora da Alemanha, a fábrica do BMW Group em Manaus (AM) foi fundada em 2016 e é responsável pela produção de 99% do portfólio de motos da marca BMW Motorrad no Brasil. 

Com área aproximada de 15 mil metros quadrados e capacidade de produzir até 17 mil motocicletas por ano, a planta possui ações voltadas para sustentabilidade e meio ambiente, como o uso de energia proveniente de fontes renováveis, promovendo redução na emissão de CO2, e tem certificação I-REC (International REC Standard), sistema global que possibilita a empresas garantir que a energia que consomem é proveniente de fontes renováveis e limpas. 

Desde 2018, a energia da fábrica é proporcionalmente compensada pela geração no Complexo Eólico de Morrinhos, em Campo Formoso (BA).

Atualmente, a fábrica de Manaus produz os modelos BMW G 310 R, BMW G 310 GS, BMW C 400 X, BMW F 800 GS, BMW F 900 R, BMW F 900 GS, BMW F 900 GS Adventure, BMW S 1000 RR, BMW R 1300 GS, BMW R 1300 GS Adventure e BMW R12.

BMW Motorrad Brasil
JeffreyGroup

MARCOPOLO ENTREGA ÔNIBUS ELÉTRICOS ARTICULADOS PARA O BRT DE GOIÂNIA, REFORÇANDO COMPROMISSO COM A MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL

Veículos de 23 metros com tecnologia de ponta elevam o padrão do transporte coletivo na capital goiana

A Marcopolo realizou a entrega de quatro unidades do modelo Attivi Express ao Consórcio BRT de Goiânia, marcando um avanço significativo na modernização do transporte público da capital goiana. Os veículos articulados, com 23 metros de comprimento, foram projetados para operar no corredor Leste-Oeste, antigo Eixo Anhanguera, e representam uma solução de alta capacidade e eficiência para o sistema.

Mais do que uma entrega técnica, essa iniciativa reforça o papel da Marcopolo como protagonista na transformação da mobilidade urbana no Brasil, com soluções que promovem eficiência operacional, redução de emissões e melhoria na qualidade de vida da população. A atuação da empresa, em parceria com os operadores locais e com o suporte da Topline Bus, representante regional da marca, destaca o compromisso com a descarbonização do transporte público e a inovação em mobilidade urbana.

“Estamos muito orgulhosos de participar dessa transformação em Goiânia. A entrega dos ônibus elétricos articulados é um exemplo concreto de como a Marcopolo está contribuindo para um transporte coletivo mais sustentável, eficiente e centrado nas pessoas”, afirma Ricardo Portolan, diretor de Operações de Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo.

Com chassi elétrico BYD e capacidade para até 158 passageiros, os ônibus articulados contam com tecnologia embarcada de última geração, incluindo ar-condicionado, Wi-Fi, poltronas City estofadas com portas USB, painel multiplex, itinerários eletrônicos, e sistema de câmeras com reconhecimento facial para monitoramento e segurança. O sistema de portas possui acionamento eletrônico com função antiesmagamento, reforçando o foco em segurança operacional.

O design moderno e inclusivo contempla iluminação full LED, rampas de acessibilidade, espaço reservado para pessoas com mobilidade reduzida e ambiente climatizado, promovendo uma experiência de viagem mais confortável, segura e acolhedora para todos os passageiros.

Parcerias estratégicas e compromisso com a descarbonização

A entrega dos veículos à capital do estado de Goiás é resultado de uma articulação estratégica entre a Marcopolo, os operadores locais e a Topline Bus, representante comercial da marca na região Centro-oeste. Essa parceria fortalece a presença da Marcopolo em projetos de mobilidade urbana de grande impacto e reforça sua capacidade de oferecer soluções personalizadas para diferentes contextos operacionais. A colaboração com fabricantes de chassis também é parte fundamental da estratégia de inovação da empresa, que busca acelerar a descarbonização do transporte coletivo no Brasil.

Essa atuação está alinhada às metas globais de redução de emissões e ao desenvolvimento de soluções de transporte cada vez mais sustentáveis. A Marcopolo investe continuamente em tecnologias limpas, como veículos elétricos e híbridos, e em parcerias com fabricantes e operadores para acelerar a adoção de soluções sustentáveis. A entrega dos ônibus elétricos em Goiânia é um exemplo concreto dessa estratégia, que busca transformar o transporte coletivo em um agente de impacto positivo para o meio ambiente e para as cidades

Consórcio BRT Goiânia

Responsável pela operação do corredor Leste-Oeste, o Consórcio BRT Goiânia integra a estrutura da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) e atua na gestão da frota elétrica que atende a cerca de 180 mil passageiros por dia. Com 19 estações ao longo de 28 km, o sistema é um dos principais eixos de mobilidade da capital e está sendo modernizado com foco em eficiência, sustentabilidade e qualidade no atendimento à população.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

FEDEX ADICIONA NOVOS VEÍCULOS ELÉTRICOS DE COLETA E ENTREGA À OPERAÇÃO BRASILEIRA

A aquisição de veículos elétricos é parte da meta global da companhia de obter operações neutras em carbono até 2040

A Federal Express Corporation, maior empresa de transporte expresso do mundo, está incorporando 27 veículos elétricos a sua frota brasileira, passando a contar com 52 unidades com emissão zero. As novas vans, modelo Mercedes Benz eSprinter Furgão Street 320, estão sendo destinadas para as estações da FedEx nas cidades de Sumaré (SP), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Betim (MG) e São Paulo (SP).

A eletrificação de toda a frota de coleta e entrega é um dos pilares que guiam a meta global da companhia para neutralizar o carbono de suas operações até 2040. A FedEx é a empresa de cargas pioneira na aquisição de carros elétricos no Brasil, com as primeiras unidades chegando ao país em 2013. Atualmente, a frota elétrica local da companhia conta com vans e motocicletas, utilizadas especialmente para entregas de última milha e em regiões com tráfego intenso.

“Na FedEx, acreditamos que crescimento econômico e sustentabilidade devem caminhar juntos”, comenta Camila Lima, vice-presidente de Operações da FedEx no Brasil. “Estamos focados em adotar soluções tecnicamente viáveis e economicamente sustentáveis, que aumentem a eficiência e contribuam para a redução de emissões, sem comprometer a qualidade do serviço. Trabalhar de forma mais inteligente, com foco em eficiência energética, representa também uma oportunidade concreta de gerar economias e fortalecer nossa rede operacional”.

“A eletrificação da frota da FedEx, agora com a inclusão da eSprinter, é um exemplo concreto do nosso compromisso com a transformação do transporte urbano e rodoviário”, afirma Fabio F. Silva, head de Vendas de Vans da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil. “Com alto desempenho, versatilidade de aplicação e zero emissões, a Sprinter elétrica oferece uma solução robusta e inteligente para operações de logística sustentável. Mais do que fornecer veículos, queremos ser protagonistas de uma mobilidade limpa, eficiente e economicamente viável. Essa colaboração reforça o alinhamento entre duas marcas globais que compartilham a visão de um futuro mais eficiente e ambientalmente responsável”.

Implementando tecnologias mais limpas em instalações e frota

Para ajudar a abastecer sua crescente frota de veículos elétricos, a FedEx está trabalhando para ampliar o uso de fontes de energia renovável em todo o mundo. No Brasil, a companhia está instalando painéis solares e expandindo sua participação no Mercado Livre de Energia. No ano fiscal de 2025 (FY25), encerrado em maio de 2025, a unidade da FedEx em Serra (ES) passou a operar com tecnologia de painéis solares, enquanto as instalações de Cajamar (SP) e São Paulo (SP) migraram para o Mercado Livre de Energia.

Atualmente, a operação brasileira da FedEx conta com 12 unidades que utilizam energia renovável: Belo Horizonte, Campo Grande, Joinville, Petrolina, Simões Filho e Vitória utilizam painéis solares; Belo Horizonte, Cabo de Santo Agostinho, Fortaleza, Recife, São Paulo e Cajamar estão no Mercado Livre de Energia.

Enquanto trabalha para ampliar o uso de veículos elétricos, a empresa também está focada em aprimorar a eficiência de sua frota à combustão durante esse período de transição, substituindo veículos mais antigos e menos eficientes por modelos mais novos, incluindo aqueles com motores Euro 6, que emitem menos poluentes. Como resultado desses esforços, os veículos da frota terrestre da FedEx no Brasil possuem idade média de sete anos, o que a torna uma das frotas mais novas do mercado.

Clique aqui e consulte o Relatório de Responsabilidade Corporativa da FedEx.

A Federal Express Corporation é a maior empresa de transporte expresso do mundo, oferecendo entregas rápidas e confiáveis para mais de 220 países e territórios. A Federal Express Corporation utiliza uma rede global aérea e terrestre para acelerar a entrega de remessas urgentes com data e prazos definidos

Federal Express Corporation
Edelman

domingo, 24 de agosto de 2025

SENAI PARANÁ LIDERA PROJETO NACIONAL PARA PADRONIZAR CARREGADORES DE VEÍCULOS ELÉTRICOS

Iniciativa prevê criação de protocolos técnicos, certificações e banco de dados até 2028

O Brasil deu mais um passo estratégico rumo à consolidação da mobilidade elétrica com a realização, na quinta-feira (22), do kick-off do projeto estruturante “Plataforma para Desenvolvimento de Interoperabilidade de Carregadores Veiculares”. O evento aconteceu na sala Cascavel, no Campus da Indústria, em Curitiba, e marcou o início oficial de uma iniciativa que busca eliminar barreiras técnicas e padronizar a recarga de veículos elétricos em território nacional.

A abertura foi conduzida por Agne Roani de Carvalho Jorge, coordenadora do Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica (ISI Eletroquímica), que destacou a relevância da integração entre empresas, academia e instituições de ciência e tecnologia. O encontro também contou com falas de Roberto de Medeiros, superintendente de Tecnologia e Inovação do Senai Nacional; do pesquisador Valério Marochi, do ISI Eletroquímica; de Paulo Roberto Marangoni, diretor dos Institutos Senai de Inovação em Eletroquímica e em Engenharia de Estruturas; de Fabiano Scheer Hainosz, gerente sênior de Tecnologia e Inovação do Senai Paraná; e de Joel Guerreiro, líder de projetos do Instituto Eldorado.

Selecionado pela Chamada de Projetos Estruturantes do Programa MOVER – Mobilidade Verde e Inovação, o projeto é coordenado pelo Senai Nacional e pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP). A execução está a cargo de quatro instituições: ISI Eletroquímica, Instituto Eldorado, Instituto Senai de Inovação em Sistemas Embarcados e Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação. A iniciativa conta ainda com uma aliança industrial formada por 28 empresas dos setores automotivo, eletroeletrônico, energia e tecnologia, sendo as âncoras Stellantis, Volvo, Nissan, Mercedes-Benz e Caio.

Mais eficiência e previsibilidade

O objetivo central é garantir que carregadores e veículos de diferentes fabricantes funcionem de forma integrada, sem restrições técnicas. Para isso, estão previstos até 2028 a implantação de uma infraestrutura nacional de testes em corrente alternada (AC) e contínua (DC), a capacitação de profissionais, a criação de um banco nacional de dados de interoperabilidade e o apoio à formulação de futuras regulamentações.

Segundo o pesquisador Valério Marochi, o projeto não busca gerar propriedade intelectual exclusiva, mas sim abrir caminho para soluções coletivas que fortaleçam toda a cadeia. “A ideia é integrar todos os atores da recarga veicular, da geração de energia até o usuário final, garantindo solidez, qualidade e segurança. O motorista de um carro elétrico deve ter a mesma tranquilidade que o de um veículo a combustão tem ao abastecer”, afirmou.

Empresas do setor automotivo também veem a iniciativa como um marco. Para Rafael Mariz Guimarães, coordenador de engenharia da Nissan, a interoperabilidade pode acelerar a chegada de novos modelos ao país. “O ecossistema é tão importante quanto o veículo. Com testes padronizados, conseguimos garantir desempenho e confiança para o consumidor.”

Do lado dos fabricantes de equipamentos, Brendon Kulak, engenheiro de produto da Livoltek, destacou a importância de tropicalizar soluções: “Queremos garantir que nossos carregadores funcionem perfeitamente com os veículos que circulam no Brasil e que estejam preparados para as demandas locais.”

Com investimento de mais de R$ 28 milhões, boa parte via Programa MOVER, o projeto é considerado estratégico para a transição energética. “É o segundo projeto estruturante iniciado em menos de 12 meses no Paraná, consolidando o estado como polo automotivo e de mobilidade. Essa iniciativa vai apoiar a eletrificação da frota, trazendo benefícios diretos para a indústria e para a sociedade”, ressaltou Fabiano Scheer Hainosz.

Senai Paraná
Sistema FIEP

sexta-feira, 22 de agosto de 2025

IVECO APOSTA ALTO CORRENDO EM CASA PARA MANTER SEQUÊNCIA DE PÓDIOS NA COPA TRUCK

Montadora acelera na reta final do campeonato e confia na performance do IVECO S-Way para consolidar sua posição entre os líderes

Após um desempenho positivo nas últimas etapas, a IVECO chega confiante para a sexta etapa da Copa Truck 2025, que acontece neste fim de semana (23 e 24) no Autódromo Potenza, localizado na cidade de Lima Duarte, em Minas Gerais - casa da montadora no Brasil. A corrida marca o início da rodada mineira do campeonato, que ainda contará com a sétima etapa no Circuito dos Cristais, em Curvelo, no mês de setembro.

Com apenas duas etapas restantes antes da grande final em Interlagos, em dezembro, a prova em Potenza será decisiva para a IVECO, que tem como meta manter o bom ritmo e conquistar mais pódios com o pesado IVECO S-Way, modelo que vem demonstrando grande competitividade ao longo da temporada.

“Potenza é uma pista desafiadora, com trechos técnicos e de alta velocidade, mas acreditamos muito no nosso caminhão e na preparação dos nossos pilotos. O objetivo é disputar as primeiras posições e manter firme nossa trajetória rumo ao título da temporada”, destaca Maurício Corrêa, gerente de Marketing da IVECO.

A montadora será representada por seis caminhões IVECO S-Way

  • Categoria Super Truck Pro: Danilo Dirani (#28) e Wellington Cirino (#6), da IVECO Usual Racing, e Felipe Tozzo (#57) e Leandro Totti (#73), da Dakar Motorsports.      
  • Categoria Elite: Djalma Pivetta (#21), da IVECO Usual Racing, e Diogo Moscato (#54), da Scuderia Chiarelli.

A NEXPRO, linha de peças testadas e homologadas pela IVECO, a FPT Industrial e o Consórcio IVECO integram o time da temporada 2025 da Copa Truck. Destaque para o S-Way Safety Truck, série especial de 50 anos da IVECO no mundo, que estará presente no grid de largada.

Calendário Copa Truck 2025

6ª Etapa
24/08 – Lima Duarte (Potenza)/MG

7ª Etapa
21/09 - Curvelo/MG

8ª Etapa
19/10 - Londrina/PR

9ª Etapa
7/12 - Interlagos/SP

IVECO

VOLKSWAGEN INAUGURA NOVO SENAI, QUE JÁ FORMOU MAIS DE 7 MIL ALUNOS

Nova área do SENAI Volkswagen na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, está ainda mais moderna, tecnológica, conectada e acolhedora para oferecer formação de excelência às próximas gerações

A Volkswagen do Brasil inaugurou em sua fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), o Novo SENAI Volkswagen, uma área ainda mais moderna, tecnológica, conectada e acolhedora para oferecer formação de excelência às próximas gerações. Presente na fábrica Anchieta há 52 anos, o SENAI Volkswagen já formou mais de 7.000 alunos e é referência em ensino da mais alta qualidade focado nas principais demandas do setor automotivo.

A escola representa o compromisso da Volkswagen em oferecer aos jovens uma formação de excelência com aulas práticas e teóricas, vivenciando os desafios da indústria, além de uma oportunidade profissional na maior fabricante de automóveis do Brasil.

“O SENAI Volkswagen representou para mim a porta de entrada na empresa, o que era um sonho, e percebi como a educação transforma vidas. São aprendizados que vão além da formação técnica, é uma formação de caráter, valores e disciplina. Esse é o verdadeiro diferencial do SENAI Volkswagen: preparar profissionais completos, que unem conhecimento, ética e atitude para transformar a indústria e a sociedade. E agora, sinto orgulho de ver o sonho do Novo SENAI VW se concretizar e saber que, assim como eu, muitos jovens terão aqui a oportunidade de começar sua trajetória. A Volkswagen sempre foi uma empresa orientada ao desenvolvimento das pessoas, porque acredita que elas são a chave para a construção de um futuro melhor”, afirma Douglas Pereira, vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul.

“A relação entre a Volkswagen, o SENAI e a sociedade é um exemplo de parceria transformadora. Ao longo de 52 anos, essa conexão já formou mais de 7 mil profissionais e agora se renova com uma estrutura ainda mais moderna, tecnológica e acolhedora, preparada para o futuro da indústria. O novo SENAI Volkswagen, na fábrica Anchieta, reúne laboratórios de ponta, formações em Mecatrônica e Manufatura com ênfase em eletrificação, e recursos avançados de IoT, impressão 3D e simuladores. Assim, garantimos que a indústria receba mão de obra altamente qualificada e que os jovens tenham acesso a uma educação de excelência, que transforma suas vidas”, afirmou Ricardo Terra, diretor regional do SENAI São Paulo.

A parceria de sucesso entre a Volkswagen e o SENAI contribui para identificar a real demanda de formação do setor automotivo e a transformar em cursos. Atualmente, o SENAI Volkswagen oferece duas formações com propostas inovadoras. O programa de dois anos inclui os cursos de Aprendizagem Industrial (diploma de Operador de Processos de Manufatura Automotiva, no primeiro ano) e Técnico em Mecatrônica (no segundo ano). Além das aulas com foco em inovação e tecnologia, os alunos desenvolvem projetos para aprimoramento de processos industriais. A escola também contará com uma nova formação de Técnico em Mecatrônica com especialização em Veículos Elétricos.

A estrutura é completa e de padrão global. Além de instalações modernas, a escola conta com Laboratórios de Automação, de Projetos Mecatrônicos e de Tecnologia Automotiva, incluindo equipamentos avançados de IoT (internet das coisas voltada para comunicação e troca de dados de manufatura), impressora 3D e simuladores de produção. Conta também com Oficinas de Aprendizagem Automotiva, Metal-mecânica e de Eletroeletrônica & Automação.

A diversidade é outro diferencial do SENAI Volkswagen, que começou a contratar aprendizes mulheres na turma de 1992. Atualmente, quase 50% dos alunos são mulheres.

A parceria oficial entre a Volkswagen e o SENAI, com a escola dentro da unidade Anchieta, teve início em 1973, mas a empresa já oferecia outros programas de qualificação profissional desde a inauguração da fábrica, em 1959.

Volkswagen do Brasil

BATERIAS PARA VEÍCULOS ELÉTRICOS COMERCIAIS DA BORGWARNER SÃO REPARÁVEIS

Sistemas reparados são validados e devolvidos para uso

O Sistema de Baterias 9 AKM da BorgWarner consiste em baterias de íons de lítio de alta eficiência energética. Pesando aproximadamente 600 kg e medindo 1890 x 726 x 310 mm, ele fornece 98 kWh de energia instalada e foi projetado para veículos elétricos comerciais. Esses Sistemas de Baterias são produzidos em Piracicaba, São Paulo, e são reparáveis, sendo o processo de reparo viável e realizado localmente.

"É vital oferecer aos nossos clientes serviços completos de assistência técnica. Por isso, estamos equipados com equipamentos de carga e descarga de bateria 100% para garantir a segurança durante o processo de avaliação", explica Marcelo Rezende, Diretor da BorgWarner Battery Systems no Brasil. "Nossa fábrica no Brasil conta com peças, serviços e profissionais especializados, além de uma área dedicada de pós-venda, com equipamentos de rastreamento para identificar quaisquer inconsistências na bateria, entre outras características”.

Atualmente, os serviços de reparo disponíveis dependem do contrato de garantia do fabricante. Normalmente, os serviços de reparo de baterias incluem a substituição do módulo quando uma falha é identificada nas células da bateria e nos sensores de temperatura; reparo de todos os componentes do Sistema de Gerenciamento de Bateria; ou substituição da placa de controle do Circuito Supervisório da Célula. Quando apenas a placa é substituída, o módulo original é mantido.

“Os reparos do sistema de baterias são realizados com segurança, seguindo rigorosos procedimentos de descomissionamento, que envolvem a desenergização completa da bateria, isolamento elétrico e manuseio com equipamentos de proteção e ferramentas adequadas, protegendo a segurança dos profissionais e do meio ambiente”, afirma Adilson Victoria, Gerente de Engenharia de Manufatura e Planta.

Baterias reparadas passam por um processo de validação, semelhante ao de produtos novos. "Em nosso banco de testes final, o sistema de baterias passa por testes estáticos e dinâmicos que simulam condições reais de operação do veículo, preservando sua funcionalidade e segurança", explica.

Materiais irreparáveis são enviados para reciclagem, pois as baterias BorgWarner têm uma taxa de reciclabilidade superior a 95%. A reciclagem das células da bateria é realizada por empresas especializadas. Os demais componentes seguem o fluxo padrão de reciclagem industrial.

“Nosso compromisso é oferecer soluções eficientes e sustentáveis. A possibilidade de reparo local reduz a necessidade de substituições completas e contribui para a circularidade dos recursos”, destaca Rezende.

BorgWarnerPor mais de 130 anos, a BorgWarner tem sido uma líder global transformadora de produtos, trazendo inovação de mobilidade bem-sucedida ao mercado. Com foco na sustentabilidade, estamos ajudando a construir um futuro mais limpo, saudável e seguro para todos.

BorgWarner
Grupo Printer Comunicação

RZK RENTAL ENTREGA 24 MÁQUINAS DA LINHA AMARELA PARA O GRUPO AMAGGI

As máquinas vão operar nas fazendas de algodão do grupo no Mato Grosso

A RZK Rental acaba de fornecer 24 máquinas da linha amarela para o grupo Amaggi, num contrato assinado em julho, com período de 48 meses de duração. São carregadeiras do modelo 524 P que vão operar nas algodoeiras da Amaggi no Mato Grosso.

A Amaggi é o primeiro cliente da Rental e possui mais de 110 outros ativos locados. O valor de venda de uma máquina desse porte chega a R$ 850 mil. “O aluguel dessas máquinas pode trazer uma série de benefícios, como o acesso à máquinas novas cuja gestão e manutenção fica a cargo da locadora, tornando a operação mais eficiente e produtiva”, comenta o diretor da RZK Rental, Fabrício Costa.

A RZK Rental já entregou 19 do total de 24 máquinas negociadas, as cinco restantes devem ser entregues ainda nesta semana. A locação de máquinas é uma ferramenta de gestão que libera capital de investimento, oferece acesso às máquinas mais avançadas do mercado e garante flexibilidade operacional para enfrentar safras desafiadoras ou acelerar o ritmo das operações.

A RZK Rental se destaca por operar no modelo full service, que inclui assistência técnica especializada durante toda a locação. Isso garante mais segurança e continuidade nas operações, com manutenção rápida e suporte técnico que evita perdas de desempenho ou paradas prolongadas.

Com atuação nos setores agrícola, a empresa oferece um portfólio diversificado que inclui colheitadeiras, plantadeiras, pulverizadores, tratores, escavadeiras hidráulicas, motoniveladoras, pás-carregadeiras, retroescavadeiras, entre outros equipamentos. A empresa se posiciona como uma parceira estratégica para produtores e empreendedores que buscam soluções eficientes e sustentáveis para suas operações.

Grupo RZK
VFR Comunicação

CUMMINS 6.7L TURBO DIESEL EQUIPA NOVA GERAÇÃO DA LINHA DE PICAPES RAM HEAVY DUTY

Novas Ram 2500 e 3500 Heavy Duty trazem novo motor Cummins® 6.7L Turbo Diesel com 430 hp e 1.458 Nm de torque, referência em força, eficiência e tecnologia no segmento de picapes fullsize

Presente nos marcos mais emblemáticos da história da Ram, a Cummins entrega sua mais recente inovação ao equipar no Brasil as novas picapes da linha Heavy Duty, as Ram 2500 e 3500, equipadas com o motor 6.7L Turbo Diesel — o mais potente e avançado da categoria.

Com impressionantes 430 hp de potência e 1.458 Nm (149 kgfm) de torque, o motor estabelece um novo padrão para picapes de grande porte, combinando desempenho, eficiência e inovação. O ganho em relação à geração anterior é digno da tradição de força da Ram: são +59 hp de potência e +32 kgfm de torque, o que se traduz em aceleração superior, maior capacidade de reboque e dirigibilidade ainda mais robusta em quaisquer condições de operação.

“Trata-se de um projeto moderno, desenvolvido para entregar aceleração superior, capacidade de reboque acima de nove toneladas e desempenho excepcional em cenários exigentes — como a condução com carga pesada ou em rampas acentuadas, onde o tempo de aceleração pode ser até 2,5 segundos mais rápido em comparação à geração anterior”, afirma Antonio Almeida, diretor de Vendas On-highway da Cummins Brasil.

Fruto de mais de 35 anos de parceria entre Cummins e Ram, o novo motor 6.7L é produzido em Columbus, Indiana (EUA), e representa uma evolução significativa da tradicional plataforma Turbo Diesel, reconhecida globalmente por sua durabilidade e confiabilidade.

Principais avanços técnicos da nova geração

  • Novo bloco do motor - Redesenhado com foco em eficiência térmica e durabilidade, o novo bloco adota um padrão de arrefecimento aprimorado e materiais mais avançados para garantir maior robustez ao conjunto.
  • Coletor de admissão de alto desempenho - A nova geometria do coletor foi otimizada para melhorar a distribuição de ar nos cilindros, favorecendo a combustão e contribuindo para ganhos em potência e economia de combustível.
  • Sistema de injeção de combustível de alta pressão - A nova bomba de alta pressão atua com injetores de alimentação superior (top feed), agora acessíveis pela parte superior do motor, o que facilita o serviço técnico e melhora a resposta e a precisão da injeção.
  • Turbocompressor de geometria variável de nova geração - Mais responsivo e inteligente, o novo turbo adapta sua atuação às condições reais de uso do motor, entregando torque sob demanda com mais agilidade e eficiência.
  • Velas aquecedoras integradas ao cabeçote - Ideal para regiões mais frias, o novo sistema reduz o tempo de espera para partida a frio para menos de 3 segundos, melhorando o conforto e a confiabilidade no dia a dia.
  • Facilidade de manutenção - Filtros de óleo e de combustível foram reposicionados para a parte superior do motor, simplificando o acesso e reduzindo a complexidade das manutenções periódicas.
  • Atualizações remotas via OTA (Over-the-Air) - A nova arquitetura eletrônica permite que o software do motor seja atualizado remotamente, sem necessidade de visita à concessionária. Isso garante operação com os parâmetros mais recentes de desempenho e emissões, além de ampliar a disponibilidade dos veículos.

Essas melhorias foram pensadas para elevar a performance e, ao mesmo tempo, aprimorar a experiência de uso — com melhor dirigibilidade, manutenção otimizada, menor nível de ruído e condução mais confortável. A Cummins também aprimorou a eficiência energética e os sistemas de controle de emissões, adotando soluções avançadas de pós-tratamento.

Parceria de longa data

Desde 1989, Cummins e Ram constroem juntas uma história de inovação e robustez que redefiniu os padrões do mercado de picapes pesadas. Tudo começou com o lendário motor Cummins 5.9L, com 160 hp e 542 Nm de torque — uma revolução à época. De lá para cá, a evolução foi contínua com avanços sucessivos que levaram a potência para 365 hp em 2019.

Agora, com a linha 2025 das Ram Heavy Duty, essa trajetória atinge um novo patamar. O motor Cummins® 6.7L Turbo Diesel reafirma o compromisso da marca com desempenho, eficiência e confiabilidade. São três décadas e meia de parceria traduzidas em soluções que evoluem com o tempo e com as necessidades dos clientes.

Presente no campo, no trabalho pesado ou no uso recreativo, a Cummins tem orgulho de impulsionar essa nova geração, mantendo seu papel como fornecedora de energia de confiança para quem exige o máximo — todos os dias, em quaisquer condições.

Cummins Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

quinta-feira, 21 de agosto de 2025

MERCEDES-BENZ ESPRINTER IMPULSIONA FROTA ELÉTRICA DA FEDEX NO BRASIL

A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil reforça seu compromisso com a mobilidade sustentável no país com a entrega de 27 vans elétricas eSprinter Furgão Street 320 à FedEx, maior empresa de transporte expresso do mundo. Os veículos serão distribuídos até junho para as unidades da FedEx nas cidades de Sumaré (SP), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Betim (MG) e São Paulo (SP).

“A eletrificação da frota da FedEx, agora com a inclusão da eSprinter, é um exemplo concreto do nosso compromisso com a transformação do transporte urbano e rodoviário. Com alto desempenho, versatilidade de aplicação e zero emissões, a Sprinter elétrica oferece uma solução robusta e inteligente para operações de logística sustentável. Mais do que oferecer veículos, queremos ser protagonistas de uma mobilidade limpa, eficiente e economicamente viável. Essa colaboração reforça o alinhamento entre duas marcas globais que compartilham a visão de um futuro mais eficiente e ambientalmente responsável”, afirma Fabio F. Silva, Head de Vendas Vans da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

A aquisição reforça a posição pioneira da FedEx no Brasil na adoção de soluções de transporte mais sustentáveis, alinhadas com as tendências globais de descarbonização do setor logístico. “Na FedEx, acreditamos que crescimento econômico e sustentabilidade devem caminhar juntos. Estamos focados em adotar soluções tecnicamente viáveis e economicamente sustentáveis, que aumentem a eficiência e contribuam para a redução de emissões, sem comprometer a qualidade do serviço. Trabalhar de forma mais inteligente, com foco em eficiência energética, representa também uma oportunidade concreta de gerar economias e fortalecer nossa rede operacional”, comenta Camila Lima, vice-presidente de Operações da FedEx no Brasil.

Mobilidade sustentável e desempenho com a eSprinter

Desde o lançamento no Brasil em dezembro do ano passado, os clientes da Mercedes-Benz passaram a ter a oportunidade de tornar sua frota mais sustentável e econômica com uma Sprinter totalmente elétrica e livre de emissões de CO². O veículo apresenta o maior portfólio da categoria, chegando à autonomia de até 478 km, dependendo da versão, disponibilizado nas versões Truck, Furgão e Furgão Vidrado, com PBT de 3,5 e 4,25 toneladas, com diferentes opções de entre-eixo.

A Federal Express Corporation é a maior empresa de transporte expresso do mundo, oferecendo entregas rápidas e confiáveis para mais de 220 países e territórios. A Federal Express Corporation utiliza uma rede global aérea e terrestre para acelerar a entrega de remessas urgentes com data e prazos definidos

Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil

GWM BRASIL AMPLIA INFRAESTRUTURA DE RECARGA E ANUNCIA PARCERIA NACIONAL COM A LIVOLTEK

Parceria garante carregadores rápidos em toda a rede de concessionárias da GWM

A GWM Brasil dá mais um passo importante para fortalecer a mobilidade elétrica no país ao anunciar uma parceria estratégica com a Livoltek, especialista em soluções de energia solar e infraestrutura de recarga. O acordo prevê a instalação de carregadores rápidos de corrente contínua (DC) em toda a rede de concessionárias da marca, garantindo tecnologia de ponta, conveniência para os clientes e infraestrutura preparada para o futuro da mobilidade elétrica.

“Na GWM, acreditamos que a experiência do cliente vai muito além do veículo. Investir em infraestrutura de recarga em nossa rede de concessionárias é parte essencial da nossa estratégia de liderar a mobilidade elétrica no Brasil. A parceria com a Livoltek garante tecnologia de ponta, rapidez e conveniência, fortalecendo ainda mais nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade”, afirma Marcelo Palla, Head de Recharge da GWM Brasil.

Com a nova parceria, os carregadores fornecidos pela Livoltek oferecem potência de até 120kW, que carrega a bateria do ORA 03 Skin em até 50 minutos, do Haval H6 PHEV19 em até 40 minutos e do Tank 300 em 50 minutos, garantindo ainda mais eficiência para os clientes e maior rotatividade nos pontos de atendimento das concessionárias. As primeiras instalações já estão em andamento em concessionárias de São Paulo e do Paraná, e a expectativa é que, em breve, outras dezenas de pontos de atendimento da marca em todo o Brasil passem a contar com a tecnologia.

Além do fornecimento dos equipamentos, a parceria prevê suporte técnico e capacitação de equipes, assegurando a excelência no atendimento e a padronização da experiência do cliente GWM.

A Livoltek, empresa do Grupo Hexing presente em mais de 90 países, é especializada em soluções de energia solar fotovoltaica e mobilidade elétrica. No Brasil, consolida sua atuação com a maior fábrica de inversores fotovoltaicos da América Latina, em Manaus (AM).

Investimentos em recarga

A GWM já vem investindo na mobilidade elétrica desde seus primeiros passos no Brasil. Todas as suas concessionárias receberam pontos de recarga equipados com carregadores rápidos de no mínimo 30 kW, disponibilizados gratuitamente para os clientes da marca. Além disso, a empresa inaugurou estações de carregamento em locais estratégicos, incluindo o Floripa Shopping, em Florianópolis (SC), e o Shopping JK Iguatemi, em São Paulo (SP).

Antes mesmo desses pontos, a primeira estação de recarga de veículos eletrificados da GWM foi instalada no estacionamento do edifício EZ Towers, em São Paulo (SP). Essas iniciativas demonstram o compromisso da marca em oferecer infraestrutura confiável e acessível, preparando o caminho para a expansão da mobilidade eletrificada no país.

GWM Brasil
Grupo Printer Comunicação