O negócio representa uma contribuição importante da Volvo para São Paulo, cidade que tem a maior frota de ônibus do continente e avança com planos de descarbonização no transporte público, por meio de veículos com zero emissão de CO₂.
"Nosso novo modelo de piso baixo 100% elétrico atende cidades que precisam conciliar embarques e desembarques facilitados aos passageiros com a meta de zero emissões. Comercializar as primeiras unidades para a Santa Brígida, tradicional frotista Volvo, atesta a boa experiência dos clientes com nossos produtos e serviços”, afirma Paulo Arabian, head de vendas de ônibus da Volvo.
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Paulo Arabian |
A confiança na marca tem base concreta. Da frota atual de 656 veículos da Santa Brígida, 489 são Volvo, representando 74% do total. “Conhecemos muito bem o pós-venda, a disponibilidade de peças, fatores importantíssimos para nós. Então, este relacionamento é crucial na nossa decisão", assegura Fernando Marques, diretor da Santa Brígida. A venda dos 20 chassis elétricos foi fechada pela NORS, concessionária que representa a Volvo na região de São Paulo.
A reputação de alta qualidade dos ônibus também pesou na escolha. "Acreditamos que, pela história da Volvo com veículos elétricos, é um produto maturado, já testado na Europa e que chega ao Brasil com a confiabilidade da marca", assegura Marques.
Zero emissões, baixo ruído
“Ônibus elétricos avançados trazem benefícios importantes para grandes centros urbanos como São Paulo. Além de ajudarem a melhorar a qualidade do ar, com zero emissões de CO₂, reduzem significativamente a poluição sonora”, diz Humberto Costa, gerente regional de vendas de ônibus da Volvo. "A redução de ruído em uma metrópole como São Paulo beneficia a população toda, não só os passageiros", destaca Fernando Marques. Para passageiros e motoristas, o ganho é imediato. "Aumenta o conforto pelo silêncio do veículo em operação", explica.
O chassi Volvo BZRLE é equipado com quatro ou cinco baterias de íons-lítio de 90 kWh cada. Com tomada CCS2, recebe carregamento de até 250 kWh. Nessa potência, as baterias podem ser recarregadas em até uma hora, o que garante alta disponibilidade aos operadores.
O novo modelo da família de chassis elétricos Volvo utiliza plataforma consagrada dos demais ônibus da marca, com o mesmo quadro de chassi, freios e eixos da versão a diesel. “Já temos familiaridade com o chassi, que é muito robusto. A novidade será a parte de tração elétrica", explica Marques.
Empresa sustentável
A Santa Brígida faz parte do grupo Nossa Senhora do Ó (NSÓ), fundado em 1960, que reúne também a Auto Viação Urubupungá, Viação Cidade de Caieiras e a Urubupungá Transportes e Turismo. Cresceu de 98 veículos em 1980 para os atuais 656 ônibus e emprega 4.200 funcionários.
A escolha por ônibus elétricos Volvo alinha-se com o perfil da empresa. "A Santa Brígida tem uma cultura ambiental e de sustentabilidade muito enraizada. Em 1998, construímos a nossa garagem atual, que trazia várias novidades sustentáveis para a época, como captação de água de chuva e separador de água e óleo. Já fomos inclusive premiados", conta Marques.
A empresa possui certificação ISO 14001, norma internacional que estabelece requisitos para sistemas de gestão ambiental. O grupo NSÓ construiu a primeira garagem com certificado LEED da América Latina. O LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é a principal certificação mundial para edifícios sustentáveis. "É um fator a mais a nos aproximar da Volvo, que tem o meio ambiente como um dos valores de marca", destaca o diretor da Santa Brígida.
Foco no passageiro
A Santa Brígida destaca-se entre as mais de 20 operadoras urbanas de São Paulo pelos altos índices de qualidade em todas as avaliações de desempenho realizadas pela SPTrans, órgão gestor do sistema público de transportes da cidade. "Todo trabalho operacional e de manutenção é com foco no passageiro, para que seu deslocamento tenha mais conforto e também na qualidade do atendimento", afirma Fernando Marques.
A empresa prioriza indicadores de qualidade no serviço. "Indicadores de maior importância para nós são de eficiência para o passageiro, como tempo e cumprimento de viagem. Fazemos um acompanhamento periódico para saber como impacta o passageiro", detalha o diretor.
Os novos Volvo BZRLE vão operar na região Noroeste da capital paulista, área onde a Santa Brígida concentra suas atividades: a Área 1 do sistema de transporte público de São Paulo. A empresa faz parte do Consórcio Bandeirante desde 2002 e é responsável por 87% da operação do consórcio.
Grupo Volvo América Latina
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