quinta-feira, 17 de julho de 2025

IVECO INAUGURA CONCESSIONÁRIAS NO PARÁ E AMAPÁ EM PARCERIA COM O GRUPO COVEZI

Novas unidades em Marituba (PA) e Macapá (AP) reforçam o compromisso da montadora com um atendimento regionalizado, ágil e eficiente

A IVECO avança em seu plano de melhoria contínua da rede de atendimento com a inauguração de duas novas concessionárias na Região Norte do Brasil. Em parceria com o Grupo Covezi, as unidades estão localizadas em Marituba (PA) e Macapá (AP), reforçando o compromisso da montadora em garantir um atendimento ágil, especializado e próximo ao cliente em todo o território nacional.

“Com a parceria do Grupo Covezi, damos mais um passo concreto na consolidação da marca na Região Norte, oferecendo soluções completas e suporte técnico qualificado para os segmentos estratégicos de cada estado”, destaca Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina.

Com ampla expertise no setor e tradição em serviços automotivos, o Grupo Covezi assume as operações nas duas praças, contribuindo para o fortalecimento da rede IVECO. A iniciativa reforça a confiança da montadora em parceiros comprometidos com a excelência operacional e o foco total no cliente.

A nova concessionária de Marituba, município estratégico da Grande Belém (PA), se destaca pela infraestrutura robusta: são 1.800 m² de área construída em um terreno de 8.300 m², com 25 colaboradores. A unidade está preparada para atender com eficiência setores-chave da economia paraense, como mineração, agropecuária e transporte de cargas. A estrutura inclui showroom, oficina especializada e suporte completo de pós-venda, unindo tecnologia e atendimento personalizado às necessidades do mercado local.

Em Macapá (AP), a operação da IVECO será adaptada ao perfil do mercado regional, priorizando agilidade e proximidade. A unidade contará com equipe qualificada e serviços essenciais para garantir suporte aos transportadores da região. O estado do Amapá, cuja economia é marcada pela presença do setor de serviços e do extrativismo, passa a contar com atendimento direto da montadora, facilitando o acesso a produtos e serviços da marca.

“Estamos comprometidos em oferecer uma rede cada vez mais próxima, com parceiros sólidos como o Grupo Covezi, para apoiar nossos clientes onde quer que eles estejam”, afirma Ana Guedes, responsável pela Rede IVECO na América Latina.

IVECO

PLATAFORMA DE TRILHOS DA MOTIVA TRANSPORTA MAIS DE 368 MILHÕES DE CLIENTES NO 1º SEMESTRE DE 2025

Volume representa crescimento de 2,3% em relação ao mesmo período de 2024, com destaque para o desempenho do VLT Carioca

A plataforma de trilhos da Motiva - que reúne o VLT Carioca, as Linhas 4 (ViaQuatro), 5 (ViaMobilidade), 8 e 9 (ViaMobilidade) de São Paulo e o Metrô Bahia - transportou 369,3 milhões de clientes no primeiro semestre de 2025, crescimento de 2,3% em comparação com os 361 milhões registrados no mesmo período de 2024.

O destaque do semestre foi o VLT Carioca, que apresentou aumento de 18% no número de clientes, passando de 11 milhões em 2024 para 13 milhões em 2025.

Em São Paulo, as quatro linhas operadas pela Motiva somaram 298,9 milhões de pessoas transportadas, um crescimento de 1,96% em relação aos 293,1 milhões do ano anterior.

Já o Metrô Bahia registrou 57,4 milhões de clientes, resultado 1% superior ao apurado em 2024, que foi de 56,8 milhões.

Esse volume expressivo de clientes equivale a transportar, em apenas seis meses, aproximadamente a população do México, um dos países mais populosos da América Latina. Os dados reforçam a capilaridade, eficiência e o compromisso da Motiva em oferecer um sistema de mobilidade urbana seguro, moderno e de alta capacidade para milhões de pessoas todos os dias.

Motiva Trilhos - Plataforma de trilhos da Motiva

A plataforma de trilhos da Motiva - nova identidade do Grupo CCR, é uma das principais operadoras de sistemas metroferroviários e VLT no Brasil. Com cerca de 2,7 milhões de passageiros transportados por dia, 191 km de malha ferroviária, 124 estações e um time de aproximadamente 7 mil colaboradores diretos, a Motiva Trilhos é a maior operadora privada de trilhos da América Latina e a sétima maior do mundo. Presente em diferentes regiões do país, atua no Rio de Janeiro com o VLT Carioca, que conecta a Região Portuária ao Centro e ao Aeroporto Santos Dumont. Em São Paulo, por meio das concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, opera a Linha 4-Amarela (primeira linha driverless do Brasil), a Linha 5-Lilás, que integra a zona sul à malha metroviária da capital, a Linha 8-Diamante, que liga a região de Itapevi ao centro da cidade, a Linha 9-Esmeralda, que percorre o eixo sudoeste da capital até Osasco, e a Linha 17-Ouro, em fase inicial de operação com tecnologia de monotrilho. Já na Bahia, a Motiva está à frente da CCR Metrô Bahia, responsável pelas Linhas 1 e 2 do metrô de Salvador, conectando importantes regiões da capital baiana e seu entorno.

Motiva
FSB

BEBIDAS PREMIUM DE TODO O MUNDO DEIXAM SUA MARCA NA CHINA COM A GEBRÜDER WEISS

Da cerveja de gengibre australiana à água Fiji e à água de coco Vita: o Jebsen Group conta com a experiência em logística da Gebrüder Weiss para distribuição nacional de bebidas na China

A Gebrüder Weiss transporta bebidas do armazém logístico para supermercados e centros atacadistas na China

A empresa internacional de transporte e logística Gebrüder Weiss está impulsionando o crescimento dinâmico da linha de negócios de bebidas do Jebsen Group na China por meio de soluções abrangentes de armazenagem e distribuição. 

Com sede em Hong Kong, o Jebsen Group é uma empresa comercial consolidada, conhecida por levar marcas premium internacionais para a Grande China e comercializá-las em toda a região. 

As marcas em destaque incluem produtos renomados como a cerveja de gengibre Bundaberg, a água Fiji e a água de coco Vita. De Xangai, as marcas são distribuídas em todo o país para supermercados, atacadistas e plataformas de e-commerce.

“Graças à moderna infraestrutura de cadeia de suprimentos e à equipe profissional da Gebrüder Weiss, conseguimos expandir significativamente nossa posição no mercado”, disse Gary Chan, Chefe de Cadeia de Suprimentos de Bebidas da Jebsen. Entre os clientes, estão varejistas líderes como a Hema – a rede de supermercados de propriedade do Alibaba –, além da JD.com e diversos outros varejistas e atacadistas em toda a China.

A parceria remonta a 2017, quando a Gebrüder Weiss forneceu à Sanyi Wine Trading uma solução de armazenagem para apoiar a entrada da marca australiana Bundaberg no mercado. Após a aquisição da Sanyi pelo Jebsen Group em 2022, o foco mudou para o segmento de bebidas premium na Grande China. Desde então, a colaboração com a Gebrüder Weiss evoluiu para uma solução logística abrangente, que atualmente processa mais de 2.700 pedidos por ano – e continua crescendo.

No centro logístico de 4.000 metros quadrados da empresa em Xangai, profissionais especializados garantem operações perfeitas

Equipe da Gebrüder Weiss no armazém logístico em Xangai

O armazém recebeu recentemente a certificação Nível de Segurança 3 por atender aos altos padrões de segurança. Os serviços incluem armazenamento com temperatura e umidade controladas, processamento de pedidos pelo método Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair (FIFO), monitoramento de datas de validade, etiquetagem e embalagem, além de gestão de estoque.

“O mercado de bebidas na China é dinâmico e extremamente exigente. Nosso objetivo é trabalhar em estreita colaboração com a equipe da Jebsen para desenvolver soluções personalizadas e responder com flexibilidade às necessidades em constante mudança”, disse Yongquan Chen, gerente geral da Gebrüder Weiss China. Para o futuro, a Gebrüder Weiss e o Grupo Jebsen planejam aprofundar ainda mais sua colaboração bem-sucedida e expandir seu portfólio de bebidas.

Com vasta experiência em logística de bebidas na China, a Gebrüder Weiss também opera um segundo centro logístico em Chengdu. Lá, a empresa oferece suporte às principais marcas de Baijiu – a bebida destilada mais conhecida e vendida da China – com soluções personalizadas de e-commerce e processamento.

A Gebrüder Weiss Holding AG, com sede em Lauterach, Áustria, é uma provedora global de serviços logísticos completos, com cerca de 8.600 funcionários em 180 unidades próprias. A empresa gerou uma receita de 2,71 bilhões de euros em 2024. Seu portfólio abrange soluções de transporte e logística, serviços digitais e gestão da cadeia de suprimentos. A dupla força da competência digital e física permite que a Gebrüder Weiss responda com rapidez e flexibilidade às necessidades dos clientes. A organização familiar – com uma história que remonta a mais de meio milênio – implementou uma ampla variedade de iniciativas ambientais, econômicas e sociais. Hoje, também é considerada pioneira em práticas comerciais sustentáveis. Clique aqui e visite o site

* Fotos: Divulgação Gebrüder Weiss

Gebrüder Weiss

VW DELIVERY 11.180 DESPONTA NA LIDERANÇA DE VENDAS DE CAMINHÕES

No acumulado do primeiro semestre deste ano, o Delivery 11.180 desbancou os modelos extrapesados e assumiu a dianteira nas vendas de caminhões novos no país. A escalada no ranking dos favoritos do transportador brasileiro reflete também o crescimento do segmento de médios no mercado total.

“Historicamente o caminhão preferido de sua faixa, o Delivery 11.180 tem ampliado sua participação nos últimos meses, puxado especialmente por aplicações para baú carga geral e carga seca, que juntas representam quase 70% de sua demanda. Nichos como frigorífico, isotérmico, plataforma de autossocorro e tanque também movimentam essa alta”, comenta Giulianno Nasi, supervisor de Marketing de Produto.

Por trás do sucesso do Delivery 11.180, que já figura no ranking dos mais vendidos desde seus antecessores, há uma configuração robusta que atrai os clientes. O modelo soma dois diferenciais que impactam diretamente nos resultados dos transportadores: tem a maior capacidade de carga do segmento, com PBT de 10.800 kg, e também a maior plataforma de carga da categoria. Aliado ao motor de 180 cv e 600 Nm de torque, a eficiência operacional está entre seus pontos altos, inclusive com opção de transmissão automatizada.

Além disso, é altamente flexível. Vem com quatro opções de entre-eixos para atender às mais variadas necessidades, indo de 3.400 mm a 4.600 mm. Independentemente da distância entre os eixos, suas dimensões seguem os padrões para enquadrá-lo como veículo urbano de carga (VUC) e não tem restrições de circulação ao longo do dia.

Sua cabine é moderna e foi projetada para conferir alto nível de conforto a bordo. O pacote Prime está com volante multifuncional com coluna de multirregulagem, permitindo ajuste preciso e maior ergonomia para o motorista. O rádio com conectividade bluetooth e o banco do motorista pneumático, revestido com material lavável, também elevam o padrão de conforto.

Conta ainda com ar-condicionado, suporte para celular integrado ao painel, entradas USB e USB-C, mais retrovisores, travas e janelas com acionamento elétrico, além de um para-choque na cor do veículo e luzes de condução diurna (DRL, na sigla em inglês), luzes de posição e lanternas em LED.

A tecnologia também está entre seus destaques. Já sai de fábrica com a RIO Box e, no pacote Highline, tem uma experiência de condução mais conectada. Além de incluir todos os recursos do Prime, oferece diferenciais: central multimídia de sete polegadas e painel de instrumentos 100% digital de dez polegadas.

E não para por aí. O Delivery 11.180 conquista o mercado com sua segurança. Antecipando as legislações, o modelo traz de série o controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, controle de tração, além dos já conhecidos ABS e EBD. “Temos um verdadeiro conjunto de soluções neste caminhão”, complementa Nasi.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

quarta-feira, 16 de julho de 2025

RODRIGO NAVARRO É O NOVO PRESIDENTE DA ANIP

Nova liderança chega à entidade para fortalecer a indústria de pneus no país e as relações institucionais e governamentais

A ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos) anuncia a chegada de Rodrigo Navarro como novo presidente executivo da entidade, que representa as fabricantes de pneus instaladas no Brasil. O executivo chega com a missão de fortalecer o setor e estreitar o relacionamento com governos, entidades e outros stakeholders, principalmente da cadeia produtiva e automobilística.

O novo presidente da ANIP tem mais de 30 anos de trajetória profissional e ocupava anteriormente a posição de CEO da ABRAMAT (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção). Navarro teve passagem por setores estratégicos da economia, como construção civil, automotivo, bens de capital e tecnologia. Também trabalhou para grandes empresas como BMW, Phillip Morris, Xerox, Honda, Syngenta, entre outras.

Rodrigo Navarro é doutor em Administração de Empresas pela Rennes School of Business, na França, com MBAs pela Fundação Dom Cabral e COPPEAD, e é graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O executivo é autor de livros sobre estratégia e relações governamentais, além de diversos artigos publicados no Brasil e no exterior. Desde 2000 atua como professor em diversos MBAs da FGV (Fundação Getúlio Vargas), sendo coordenador do primeiro MBA em Relações Governamentais do Brasil, lançado pela FGV em 2015, e do primeiro diretório de profissionais de relações governamentais da América Latina (Anuário ORIGEM, lançado em 2019).

Também é integrante do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Presidência da República (Conselhão). É conselheiro na CNI, ABNT e FIESP e membro do Conselho Editorial do International Journal of Business and Management.

ANIP

Fundada em 1960, a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) representa a indústria de pneus e câmaras de ar instalada no Brasil, que compreende 11 empresas (Bridgestone, Continental, Dunlop, Goodyear, Maggion, Michelin, Pirelli, Prometeon, Rinaldi, Titan e Tortuga) e 21 fábricas instaladas no Brasil, em 7 estados. O setor emprega diretamente 32 mil pessoas e mais de 500 mil de forma indireta.

A ANIP trabalha na gestão da coleta e destinação de pneus inservíveis desde 1999, e criou em 2007 a Reciclanip, entidade voltada exclusivamente para a realização deste trabalho no país. A Reciclanip é uma referência em logística reversa, sendo a maior da América Latina e a 3ª maior do mundo no setor de pneus. Clique aqui e visite o site da ANIP

ANIP
ConteúdoNet

RIMATUR TRANSPORTES INCORPORA NOVOS VOLARE FLY 10 À SUA FROTA

Modelo foi escolhido pelo conforto aos passageiros, eficiência e menor custo operacional

A Rimatur Transportes Ltda., de Curitiba, Paraná, acaba de incorporar à sua frota dois novos ônibus Volare Fly 10. Os modelos, entregues pela concessionária Rodo Service, estão sendo utilizados em aplicações de turismo e foram escolhidos pela superior robustez, maior conforto para os passageiros, pela poltronas semileito de 1050 mm, e eficiente custo operacional.

A parceria entre a Rimatur e a Volare é de longa data. Desde 1999, a empresa tem apostado nos micro-ônibus da marca como parte essencial de sua estratégia de renovação de frota. Ao longo desses mais de 20 anos de relacionamento, já foram incorporados cerca de 250 veículos Volare, evidenciando a confiança da Rimatur na qualidade, durabilidade e eficiência dos modelos. Essa trajetória conjunta reforça o compromisso de ambas as empresas com a inovação e a excelência no transporte de passageiros.

"A Rimatur possui estreito relacionamento com a Volare e é parceria desde os primeiros modelos desenvolvidos. Periodicamente, faz a renovação de sua frota, sempre buscando veículos que atendam as necessidades especificas de cada segmento de negócio. A escolha pelo Fly 10 demonstra o seu foco na excelência e nas melhores soluções de transporte”, destaca Sidnei Vargas, gerente de vendas da Volare.

Os Volare Fly 10 Turismo fornecidos à Rimatur têm 10.145mm de comprimento total e contam com 24 poltronas Semileito Super Soft mais largas (2x1), além das do motorista e auxiliar, com tomadas USB Tipo A reversível + tipo C, suporte para celular, tomada de 110V e porta-copos., sistema de ar-condicionado, sanitário, DRL (Daytime Running Lamp - faróis de rodagem diurna), itinerário eletrônico, porta-pacotes e bagageiro.

O Volare Fly 10, é um dos maiores micro-ônibus da marca. Com eficiência e dirigibilidade excepcionais, além de custos de aquisição e operacionais reduzidos, o modelo é direcionado para os segmentos de fretamento, escolar, urbano e turismo, e tem foco na inovação, eficiência e no atendimento das necessidades dos clientes e operadores de transporte.

Com sede em Curitiba, a Rimatur conta atualmente com cerca de 1.000 colaboradores entre diretos e indiretos, frota de mais de 600 veículos e possui garagens nas cidades de São José dos Pinhais, Campo Largo e Fazenda Rio Grande.

Volare
Secco Consultoria de Comunicação

BMW GROUP ESTÁ SE PREPARANDO PARA PRODUÇÃO EM SÉRIE DE SUAS NOVAS BATERIAS DE ALTA VOLTAGEM

Plantas-piloto em Parsdorf, Hallbergmoos e Munique abrem caminho para o lançamento global em série

Com a Neue Klasse, o BMW Group está inaugurando uma nova era de condução puramente elétrica, com início da produção em série previsto para o final de 2025. A bateria de alta voltagem é um componente-chave em qualquer veículo elétrico. Antes que a produção em grande escala possa começar, os processos de fabricação precisam ser desenvolvidos e baterias pré-série submetidas a testes rigorosos. Isso ocorre nas plantas-piloto de baterias de alta voltagem do BMW Group em Parsdorf e Hallbergmoos, bem como no Centro de Pesquisa e Inovação (FIZ) em Munique.

“Nossas plantas-piloto de baterias de alta voltagem estão reforçando a capacidade de inovação da Alemanha”, afirma Milan Nedeljković, Membro do Conselho de Administração da BMW AG responsável pela Produção. “Elas estão lançando as bases para as futuras plantas de produção em série ao redor do mundo, garantindo uma transição suave para a produção de baterias de alta voltagem”.

Para produzir baterias de alta voltagem da sexta geração do BMW eDrive (Gen6), a empresa está estabelecendo cinco locais de montagem em três continentes: Irlbach-Straßkirchen (Baixa Baviera), Debrecen (Hungria), Shenyang (China), San Luis Potosí (México) e Woodruff (EUA).

Qualidade é essencial: abordagem consistente de zero defeitos

Para a bateria de alta voltagem da Gen6, desenvolvida internamente, o BMW Group está implementando processos de produção inteligentes e de última geração, utilizando as tecnologias mais modernas.

“Para a produção de nossas baterias de alta voltagem, estamos adotando uma abordagem consistente de zero defeitos”, explica Markus Fallböhmer, head de Produção de Baterias da BMW AG. “Inspeções de qualidade altamente inteligentes, apoiadas por IA, são integradas ao processo de produção para nos ajudar a alcançar esse objetivo”.

A qualidade é essencial: nas carrocerias da Neue Klasse, a bateria de alta voltagem atua como um componente estrutural (“pack to open body”). As novas células cilíndricas redondas são integradas diretamente à bateria de alta voltagem (“cell to pack”).

Com seus processos de produção inovadores, as plantas-piloto e de produção em série do BMW Group estão definindo novos padrões na indústria para a fabricação de baterias. Exemplos disso incluem, além da abordagem de zero defeitos, o uso de gêmeos digitais de produção para tarefas como o treinamento de colaboradores, bem como a utilização de bancos de dados de IA ampliados para otimizar a logística de suprimentos e produção. Todas as etapas da produção são monitoradas continuamente com armazenamento abrangente de dados, possibilitando estabilidade máxima no processo e otimização contínua com base em dados.

Plantas-piloto de perto: Parsdorf, Hallbergmoos e Munique (FIZ)

A maior planta-piloto para baterias de alta voltagem Gen6 está localizada em Parsdorf, onde mais de 350 funcionários vêm construindo os primeiros protótipos desde 2023. Desde meados de 2024, algumas das baterias produzidas lá já estão sendo entregues à fábrica de veículos em Debrecen, Hungria, onde são instaladas em veículos de teste da Neue Klasse.

Uma planta de pré-série de baterias de alta voltagem também está localizada perto do Aeroporto de Munique. Desde o verão de 2024, o local em Hallbergmoos vem desenvolvendo tecnologias de fabricação para montagem de baterias de alta voltagem. Cerca de 200 colaboradores trabalham nesta fábrica de baterias em pequena escala. O local em Hallbergmoos serve como modelo para a produção em série na planta de Woodruff, próxima a Spartanburg, na Carolina do Sul, EUA.

No Centro de Pesquisa e Inovação (FIZ) em Munique, outros 200 funcionários estão fabricando e testando protótipos e variantes menores de módulos da bateria de alta voltagem. Vários andares do recém-inaugurado Centro de E-drive e Acústica Aeroespacial (AEZ) são dedicados a esse trabalho.

Lançamento em série de cinco plantas de baterias em menos de dois anos

Os sistemas e processos desenvolvidos nas plantas-piloto da Baviera serão implementados nas fábricas de produção em série ao redor do mundo. Em menos de dois anos, a produção em série será iniciada em cinco locais em três continentes.

Em linha com o princípio “local-for-local”, o BMW Group posicionou seus locais de montagem da bateria de alta voltagem Gen6 o mais próximo possível das fábricas de veículos. Essa abordagem protege a produção mesmo diante de eventos políticos e econômicos imprevistos. Ela também fortalece os locais de produção existentes, além de preservar e criar empregos.

A produção em série do BMW iX3, o primeiro modelo da Neue Klasse, começará na planta de Debrecen no final deste ano, juntamente com a fabricação da bateria de alta voltagem no mesmo local. O lançamento em Debrecen será seguido pelas plantas de montagem de baterias em Shenyang, Irlbach-Straßkirchen, Woodruff e San Luis Potosí.

Como o BMW Group fabrica baterias de alta voltagem Gen6

O BMW Group adquire células de bateria para suas baterias de alta voltagem de fabricantes líderes, que produzem as células de acordo com as especificações da empresa. Os mais altos padrões técnicos são aplicados.

Após o recebimento, são realizadas medições adicionais, como verificações de voltagem. Em seguida, ocorre o agrupamento das células, onde as células da bateria são conectadas a sistemas de resfriamento. Esta etapa assegura o isolamento e o resfriamento ideais das células.

Os agrupamentos de células e o sistema de contato das células são então limpos a laser e soldados com precisão milimétrica. A inspeção em linha monitora continuamente cada solda em tempo real.

Um processo inovador de aplicação de espuma é realizado em seguida, garantindo que todos os elementos estejam protegidos como uma unidade mecânica. A espuma assegura a segurança, estabilidade e durabilidade da bateria de alta voltagem.

Em seguida, o invólucro é fechado, vedado e rebitado. Na etapa final de montagem, a Unidade Central de Controle, o "Energy Master", é instalada na bateria. Um adesivo selante elástico permanente é aplicado para garantir uma vedação confiável.

Por fim, cada bateria de alta voltagem passa por uma inspeção final 100% completa para garantir qualidade, segurança e funcionalidade.

BMW Group Brasil
JeffreyGroup

GWM BRASIL E GOVERNO DO ESPÍRITO SANTO DISCUTEM NOVOS PROJETOS E FORTALECEM PARCERIA LOGÍSTICA E INDUSTRIAL

Reunião abordou temas como mobilidade sustentável, importação, nacionalização da produção e a importância do Porto de Vitória nas operações da marca no Brasil

Na última semana, executivos da GWM Brasil se reuniram com o Governo do Espírito Santo para avançar em discussões sobre novos projetos e fortalecer a cooperação estratégica entre a empresa e o estado.

Participaram do encontro o governador Renato Casagrande, o vice-governador Ricardo Ferraço e o secretário de Desenvolvimento Sérgio Vidigal. Representando a GWM Brasil, estiverem presentes Andy Zhang, Presidente da GWM Brasil & México; Diego Fernandes, COO da GWM Brasil; Ricardo Bastos, Diretor de Assuntos Institucionais; e Way Chien, Diretor Financeiro.

Andy Zhang, presidente da GWM Brasil & México; entrega miniatura de carro para Renato Casagrande, governador do Espírito Santo.

Com foco em iniciativas de médio e longo prazo, a reunião abordou temas como mobilidade elétrica, atração de investimentos, exportações e infraestrutura logística. O Espírito Santo foi destacado como uma peça-chave na estratégia da GWM no Brasil, não apenas pelo potencial para novas parcerias, mas também por já desempenhar um papel essencial nas operações atuais da empresa.

Atualmente, todos os veículos GWM importados da China chegam ao Brasil pelo Porto de Vitória, por meio da operação logística conduzida em parceria com a Comexport, uma das maiores tradings do país. A escolha do Espírito Santo para esse processo se deve à eficiência logística, à localização estratégica e à infraestrutura portuária de excelência oferecida pelo estado.

“Nosso compromisso é com o desenvolvimento regional e a construção de uma operação sólida e sustentável no país. O Espírito Santo já é um parceiro estratégico em nossa logística atual e pode ganhar ainda mais relevância à medida que avançamos em direção à produção local e à exportação”, afirma Andy Zhang, Presidente da GWM Brasil & México.

Durante o encontro, a GWM também apresentou os avanços da fábrica de Iracemápolis (SP), que entrará em operação nas próximas semanas. A unidade será o centro da produção nacional da marca, com foco em nacionalização e no desenvolvimento local da cadeia de fornecedores.

“A reunião com a GWM foi muito positiva, pois a empresa já opera pelo Espírito Santo na importação de seus veículos. Essa presença da companhia é muito importante para nós. Ficamos muito interessados no planejamento da empresa em realizar outros investimentos para agregar valor às atividades realizadas no Estado. Colocamos a nossa equipe totalmente à disposição e montamos um grupo de trabalho para analisar os possíveis novos investimentos da empresa. Os incentivos fiscais, a organização do Estado e a credibilidade que conquistamos são fundamentais para atrair novos empreendedores para o nosso Estado e mais oportunidades para os capixabas”, explica o governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande.

A infraestrutura logística do Espírito Santo foi amplamente discutida durante a reunião, sendo considerada uma aliada estratégica tanto para o abastecimento atual quanto para os planos futuros de exportação.

“Essa aproximação reforça o compromisso que temos em criar oportunidades e desenvolver o Espírito Santo. A atração de boas empresas é estratégica e promissora. Estivemos com os executivos da GWM na China, em São Paulo e aqui em nosso estado. Temos um Estado organizado, com segurança jurídica, com capacidade real de investimento e com incentivos interessantes para estimular os empreendedores. Vamos trabalhar para a empresa ampliar operações e presença em terras capixabas e isso, sem dúvida alguma, vai se traduzir em mais e melhores oportunidades de empregos e renda à nossa gente. Isso que é trabalho de governo”, declara Ricardo Ferraço, vice-governador do Espírito Santo.

GWM Brasil
Grupo Printer Comunicação

FLIXBUS DESEMBARCA NA AUSTRÁLIA E ACELERA EXPANSÃO GLOBAL COM FOCO NA ÁSIA-PACÍFICO

Com presença em 44 países, FlixBus leva seu modelo escalável ao quinto continente e reforça sua estratégia de crescimento sustentável na região Ásia-Pacífico

A Flix, empresa global de tecnologia voltada para mobilidade de longa distância, anuncia sua entrada no mercado australiano, marcando sua estreia no quinto continente. A operação será lançada estrategicamente às vésperas da alta temporada de verão no país, em linha com o plano da companhia de promover crescimento rentável e internacionalização, com foco na expansão global e no fortalecimento da presença na região Ásia-Pacífico (APAC).

“A Austrália sempre esteve no nosso radar. A geografia única do país exigiu um planejamento cuidadoso, mas o potencial de mercado sempre foi evidente”, afirma André Schwämmlein, CEO e cofundador da Flix. “Esse é um novo capítulo na nossa trajetória global, que começou há mais de uma década na Europa e que hoje avança com resultados sólidos na América do Norte, América Latina e Índia.”

Expansão estratégica na Ásia-Pacífico

A região da Ásia-Pacífico (APAC) tem se consolidado como uma das principais apostas para o crescimento do setor de transporte rodoviário de longa distância. Segundo estimativas de mercado, o segmento de ônibus intermunicipais deve crescer a uma taxa anual composta de 12,2% entre 2023 e 2028. Esse avanço é impulsionado por melhorias em infraestrutura, aumento da renda média e baixa oferta de alternativas ferroviárias em muitos mercados da região.

“A Austrália é não apenas um mercado promissor por si só, mas também um ponto estratégico na consolidação da nossa presença na Ásia-Pacífico. Ao lado da América Latina, a região está no centro do nosso plano de expansão e inovação global”, reforça Schwämmlein. “Apesar da existência de operadoras modernas no país, o setor ainda opera de forma tradicional e com baixa digitalização — o que abre espaço para soluções centradas no consumidor e uma experiência 100% conectada. Nossos clientes ao redor do mundo aguardavam a oportunidade de explorar a Austrália com a FlixBus.”

Modelo de crescimento escalável com parcerias locais

A operação na Austrália seguirá o modelo de negócio de sucesso da Flix, que une tecnologia proprietária e inteligência de mercado com parcerias de longo prazo com operadores locais. Esse modelo, já validado em mais de 40 países em quatro continentes, permite escala, eficiência operacional e experiência de alta qualidade para os passageiros.

Para liderar o negócio no país, a Flix anuncia Yvan Lefranc-Morin como Managing Director Sênior para a Austrália.

“Yvan atua na Flix há mais de uma década e teve papel central na consolidação de mercados como França e a região conhecida como Benelux. Seu perfil empreendedor e sua experiência internacional o tornam a escolha ideal para impulsionar a operação australiana, fortalecer alianças estratégicas e liderar o desenvolvimento de um time local de alta performance”, acrescenta Schwämmlein.

Com a abertura do escritório da FlixBus em Sydney, Lefranc-Morin passa a residir na cidade e assume a missão de conduzir a expansão da marca no país, reforçando o compromisso de longo prazo da Flix com o mercado australiano e a região APAC.

Forte impulso global, com foco no futuro local

Desde sua fundação, a Flix já transportou mais de 500 milhões de passageiros em mais de 6.800 destinos globais. Seu modelo de atuação combina tecnologia, sustentabilidade e foco na experiência do cliente, oferecendo soluções inteligentes de mobilidade de longa distância e conectividade entre grandes centros urbanos e cidades menores em diferentes continentes.

FlixBus Atuando no Brasil desde dezembro de 2021, a FlixBus é uma empresa de tecnologia em serviços de transporte rodoviários, controlada pela alemã Flix, líder global em viagens acessíveis e sustentáveis, presente em 44 países. A FlixBus está inovando o segmento de transporte brasileiro com seu modelo único e inovador, que oferece viagens de ônibus seguras, confortáveis e com preços acessíveis. A empresa presta serviços de inteligência de mercado a transportadoras regulares, oferecendo soluções de tecnologia para vendas, marketing e atendimento ao consumidor. No Brasil, a FlixBus oferece passagens para mais de 100 cidades em 14 estados e no Distrito Federal. Atualmente, a empresa presta serviços a oito viações parceiras, todas autorizadas pela ANTT e com presença em rodoviárias por todo o país. Para saber mais, clique aqui

FlixBus
Agência PUB

terça-feira, 15 de julho de 2025

IVECO BUS NA @BUSWORLD EUROPE 2025: NEUTRALIDADE TECNOLÓGICA NO CAMINHO DA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

Marca exibirá na mais importante exposição do setor, em Bruxelas, seis veículos que representam suas soluções de mobilidade sustentável e estratégia tecnologicamente neutra para a descarbonização do transporte de passageiros

A IVECO BUS anuncia sua participação na Busworld Europe 2025, mais importante exposição internacional do setor de ônibus, que acontece de 4 a 9 de outubro em Bruxelas, na Bélgica. No estande da marca serão apresentados seis veículos que refletem a estratégia de neutralidade tecnológica do fabricante em apoio à transição energética.

  • Estreia Mundial: eDaily Low Entry Minibus – Solução zero emissão para o transporte urbano de passageiros, ampliando a oferta elétrica urbana da marca.
  • Estreia Mundial: G-WAY – Minibus compatível com biometano mais estreito do mercado (9,5 m ou 10,7 m de comprimento, com apenas 2,33 m de largura), oferecendo excelente manobrabilidade em áreas de difícil acesso, como ruas estreitas em centros urbanos.
  • E-WAY – Ônibus elétrico de 12 metros equipado com a mais recente tecnologia de baterias, capaz de operar um dia inteiro com uma única carga.
  • CROSSWAY Low Entry ELEC e CROSSWAY ELEC – Modelos elétricos a bateria para mobilidade interurbana e regional com zero emissão. Essas duas versões elétricas se beneficiam da mais avançada tecnologia de baterias de alta densidade energética, assim como todos os outros modelos elétricos do fabricante.
  • EVADYS – Ônibus rodoviário versátil compatível com biocombustíveis, adequado para missões de longa distância, desde transfers de operadoras turísticas até linhas regulares. 

Além da exibição dos veículos, o estande da IVECO BUS colocará em destaque seu ecossistema completo de serviços, desenvolvido para melhorar a experiência do cliente em todas as fases da jornada. Por meio da divisão Energy Mobility Solutions, verdadeiro integrador de sistemas, o fabricante oferece suporte personalizado para a implementação de projetos de eletromobilidade. Os visitantes poderão conhecer soluções proativas de gestão operacional, viabilizadas pela integração de recursos digitais e conectividade por meio do IVECO ON. Além disso, a oferta da IVECO BUS inclui peças originais, treinamentos, assistência e atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, com o suporte da mais ampla rede de concessionárias e pontos de serviço.

Os visitantes também poderão explorar outros modelos do fabricante em uma área externa dedicada.

IVECO BUS 

RENAULT GROUP ANUNCIA DUNCAN MINTO COMO CEO INTERINO

Duncan Minto

O Conselho de Administração do Renault Group decidiu nomear Duncan Minto como CEO interino da Renault S.A., com efeito a partir de 15 de julho de 2025, até a nomeação de um novo CEO.

Atualmente CFO do Renault Group, Duncan Minto garantirá a gestão da empresa ao lado de Jean-Dominique Senard, que atuará como Presidente da Renault s.a.s., a empresa operadora do Grupo, durante este período.

Atuando no Grupo desde 1997 no Grupo, Duncan possui vasta experiência em finanças e profundo conhecimento dos desafios que o Grupo enfrenta.

O processo de seleção do novo CEO da Renault S.A. já está em andamento, sob a supervisão do Comitê de Governança e Remuneração do Conselho de Administração.

O Renault Group vai publicar as demonstrações financeiras semestrais no próximo dia 31 de julho.

Nascido em 1975, Duncan Minto se formou na Universidade de St. Andrews, na Escócia. Duncan Minto ingressou no Renault Group no Reino Unido em 1997. Em 2001, ele ingressou no departamento de Finanças do Grupo na França, onde estava responsável das relações com investidores. Ele foi nomeado diretor Financeiro da Renault-Nissan Portugal em 2006, antes de se tornar diretor Administrativo da Renault Irlanda em 2012, então CFO da região da Ásia-Pacífico do Grupo em 2013. Em 2017, Duncan Minto foi promovido a VP de Finanças, responsável pela análise de controle do Grupo. Ele foi nomeado CFO da Dacia em 2022, antes de se tornar CFO da marca Alpine em 2023. Em 1º de março de 2025, foi nomeado diretor de Finanças do Renault Group e tornou-se membro do Leadership Team.

Renault Group

FORD PRO REGISTRA RECORDE DE VENDAS E CRESCE 53% NO SEMESTRE

As mais de 1.100 unidades da Ranger e da Transit vendidas em junho no Brasil foram o melhor resultado mensal da marca desde 2021

A Ford Pro registrou recorde de vendas em junho e fechou o primeiro semestre de 2025 com um crescimento de 53% sobre o mesmo período do ano passado. As mais de 1.100 unidades da Ranger e da Transit vendidas em junho no Brasil foram o melhor resultado mensal da Divisão de Veículos Comerciais da América do Sul desde a sua criação em 2021.

No semestre, a Ford Pro somou cerca de 4.000 unidades, desempenho que foi impulsionado principalmente pela Ranger, com um avanço de 111% e cerca de 2.300 unidades. Outro ponto que chama a atenção nas vendas da marca é a diversidade de clientes, atendendo desde os segmentos de passageiros, aeroporto, entrega e distribuição de produtos até eletricitários, mineradoras, defesa civil, transporte de cavalos, motorhome e locadoras.

“O crescimento da Ranger no segmento comercial foi viabilizado pela maior disponibilidade da picape nas versões XL e XLS, equipadas com transmissão manual e automática”, diz Ivan Nakano, gerente comercial da Ford Pro.

A Transit também cresceu 6% no semestre, acompanhando a média do mercado. A van iniciou o ano com estoque reduzido, como é comum nos períodos de troca de ano-modelo, e voltou a crescer a partir de abril com a chegada da nova linha 2026. Além de novas versões e equipamentos de série, a Transit passou a oferecer dois anos de garantia sem limite de quilometragem.

“A Ford Pro teve um excelente desempenho no primeiro semestre deste ano e a expectativa é crescer ainda mais no segundo. Temos a linha de vans e picapes mais avançada do mercado, uma estrutura completa de serviços e estamos preparados para ajudar os clientes a obter o máximo de produtividade no seu negócio”, completa Nakano.

Ford Motor Company
Ideal Axicom

MASTER AMPLIA PORTFÓLIO DA LINHA DE AFTERMARKET MASTERFLEX COM SERVO DE EMBREAGEM ECA, NOVAS OPÇÕES DE VÁLVULAS E SENSORES

Novidades são parte da estratégia da empresa com a ampliação de oferta direcionada ao mercado de reposição, além de fortalecer o posicionamento como um dos maiores players do segmento

Foto: Jeff Souza/Backstage Produções | Divulgação Master Freios

A Master Freios, joint-venture da Randoncorp com o grupo Cummins, amplia seu portfólio no mercado de reposição com o lançamento do Servo de embreagem ECA para aplicações em veículos Scania, além de 85 novas referências de válvulas e 140 diferentes sensores da linha Masterflex. Desenvolvidas exclusivamente para o segmento de aftermarket, a marca reúne soluções voltadas ao dia a dia de oficinas mecânicas em todo o Brasil.

O Servo de embreagem ECA tem como função controlar o sistema de embreagem de forma eletrônica em caminhões com câmbio automatizado. O componente possui capacidade de unir as forças hidropneumática e eletrônica. Uma das vantagens na prática é que o sistema permite que o motorista não precise acionar o pedal de embreagem. A atuação eletrônica evita erros de condução, além de melhorar o consumo de combustível e rendimento do motor.

Por meio da Masterflex, a empresa conta com uma ampla linha que atende caminhões, ônibus e implementos de todas as marcas. As novas referências,  que totalizam mais de 220 itens, servem para aplicações nas mais diversas funções dentro do sistema de freios do veículo. A novidade é resultado do trabalho contínuo de expansão da linha de reposição da Master que, desde 2024 passou a contar com a sinergia da EBS – European Braking Systems, empresa britânica adquirida recentemente. Reconhecida como uma das principais fornecedoras de componentes de freios e sistemas de controle para veículos comerciais na Europa, a EBS traz em seu histórico um amplo conhecimento no atendimento ao mercado de reposição, servindo como referência e inspiração para os novos produtos Masterflex.

Desta forma, a Master reforça sua estratégia de fortalecimento no aftermarket nacional, oferecendo ao mercado peças de alta qualidade, desenvolvidas com o know-how de uma das maiores fabricantes de sistemas de freios da América Latina.

A Master é a maior fabricante de freios para caminhões, ônibus e semirreboques da América Latina. Com quase 40 anos de atuação, a empresa é fruto de uma joint-venture entre a Randoncorp e o grupo Cummins. Com unidades de produção localizadas no Rio Grande do Sul, a Master é destaque no desenvolvimento de freios para veículos comerciais com padrões de reconhecimento mundial, entregando aos seus clientes produtos com alta tecnologia, qualidade e performance, garantindo ainda mais segurança nas estradas. Além de freios pneumáticos e hidráulicos, nas versões disco e tambor, a empresa também possui em seu portfólio sistemas de atuação e controle, como válvulas, câmaras de freio, sistemas de ABS, ajustadores de freio e peças em alumínio injetado. Desde 2024 é controladora da EBS – European Braking Systems, do Reino Unido, referência em soluções de sistemas de freios e reposição para veículos comerciais. Master Freios: toda rota mais segura!

Master Freios
ANK Reputation

CAMPO GRANDE RECEBE PRIMEIROS CAMINHÕES DE COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS MOVIDOS A GÁS NATURAL

Solurb moderniza frota com tecnologia mais sustentável em parceria com a Scania e a concessionária P. B. Lopes

A capital do Estado do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, realizou um passo importante rumo à sustentabilidade urbana com a entrega oficial de três caminhões Scania modelo G 280 XT 4x2 movidos a gás natural veicular (gnv) para a Solurb, concessionária municipal de limpeza da cidade. A cerimônia de entrega ocorreu na última sexta-feira (11), na sede da Casa Scania P. B. Lopes, que representa a fabricante sueca em Campo Grande.

A iniciativa representa um marco na modernização da frota municipal, substituindo veículos movidos a diesel por modelos com tecnologia mais limpa. Estiveram presentes na entrega a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, a presidente da MS Gás, Cristiane Schmidt, além de diretores e equipe comercial da Rede P. B. Lopes. “A transição em Campo Grande começou. Estamos iniciando um novo projeto de sustentabilidade para nossa capital”, declarou a prefeita Adriane Lopes durante a cerimônia.

“A chegada dos caminhões a gás representa um avanço significativo para a cidade de Campo Grande em termos de sustentabilidade, inovação e responsabilidade ambiental”, diz Elcio Terra, superintendente da Solurb. Com essa iniciativa, Campo Grande se torna a terceira cidade do Brasil a fazer a coleta de resíduos sólidos com veículos movidos a gás, posicionando-se entre as pioneiras a adotar soluções de transporte mais sustentáveis na coleta urbana.

“A Scania avança um importante passo na jornada de descarbonização com mais um negócio de transporte de coleta de resíduos. A Scania é a pioneira na tecnologia de caminhões movidos a gás natural comprimido e/ou biometano no Brasil. Começamos as vendas em 2019 e até agora já superamos as 1.500 unidades negociadas, sendo mais de 150 para a coleta de resíduos. Nos últimos seis anos, criamos e desbravamos um mercado que não existia construindo pontes com produtores, distribuidores e companhias públicas de gás. O Estado do Mato Grosso do Sul tem um enorme potencial de veículos a gás”, afirma Daniel Bandeira, gerente de Vendas de Soluções de Transporte da Scania Operações Comerciais Brasil.

Os veículos Scania reduzem as emissões de gases de efeito estufa. A adoção do gás natural veicular representa uma transição estratégica rumo ao uso futuro do biometano — combustível 100% renovável, que será produzido no aterro sanitário operado pela Solurb.

Para a presidente da MS Gás, Cristiane Schmidt, essa entrega marca o primeiro passo de um programa ambicioso de descarbonização da prefeitura e do governo estadual. “Nosso compromisso é de até 2030 concretizar o projeto de neutralização do carbono emitido", explica. A executiva revela que a empresa está trabalhando para que o aterro sanitário comece a gerar biometano, permitindo que a frota pesada da cidade possa trocar o gás natural pelo biometano, ampliando ainda mais a descarbonização. “É o que estamos construindo para o estado de MS”, destaca.

Parceria estratégica

Durante a negociação das três unidades dedicadas à coleta de lixo da cidade, a participação da equipe técnica e comercial da concessionária da Scania foi fundamental para desenhar o modelo ideal, considerando as particularidades do contrato e os desafios operacionais da coleta urbana realizada pela Solurb.

“A jornada de aquisição junto à Casa Scania P. B. Lopes foi extremamente positiva”, revela Elcio Terra, destacando o suporte consultivo durante o processo de especificação dos veículos. “A Scania, como fabricante pioneira na introdução de caminhões movidos a gnv e/ou biometano no mercado nacional, trouxe confiança e respaldo tecnológico à nossa decisão.”

A diretora da Rede P. B. Lopes, Daniela de Andrade Lopes Gomes, conta que a empresa trabalha fortemente no projeto de sustentabilidade com veículos de diferentes matrizes energéticas há mais de 10 anos. “Estamos muito orgulhosos em participar efetivamente deste projeto de descarbonização aqui na capital sul-mato-grossense. Esta parceria com a Solurb e a prefeitura representa um marco importante para o futuro do transporte urbano sustentável em Mato Grosso do Sul. A Scania está comprometida com a inovação e a responsabilidade ambiental, oferecendo tecnologia de ponta que atende às necessidades específicas da coleta urbana.”

Expandindo horizontes

Além dos caminhões para a coleta urbana, a Casa Scania P. B. Lopes também está testando um ônibus de transporte urbano movido a gás pelos próximos 30 dias em Campo Grande, com excelentes expectativas para ampliar o uso da tecnologia sustentável no transporte público da capital. A iniciativa representa um passo concreto rumo à redução das emissões de carbono, melhoria da qualidade do ar e incentivo ao uso de combustíveis mais limpos, trazendo benefícios diretos à saúde pública e ao meio ambiente, além de reforçar o compromisso da Prefeitura Municipal com políticas públicas modernas e alinhadas às metas globais de descarbonização.

Modelo Scania G 280 XT

O caminhão escolhido foi o G 280 XT 4x2, com motor Euro 6, de 9 litros, que pode receber tanto gás natural comprimido quanto biometano em qualquer proporção. A cabine G oferece superior equilíbrio entre conforto, robustez e visibilidade; é maior e acomoda melhor a configuração de quatro assentos (um motorista e três passageiros). O veículo desenvolve um torque de 1.350Nm e seu peso bruto total combinado (PBTC) chega na capacidade de 40 toneladas. O modelo entrega uma capacidade de armazenagem, em seus oito cilindros, de até 230 metros cúbicos de gás, conferindo autonomia satisfatória para operações urbanas de coleta de resíduos.

Além disso, o caminhão vocacional da marca possui uma série de configurações específicas para o segmento de coleta de resíduos. A cabine G foi configurada com o pacote off-road XT. O modelo já está equipado com a caixa de câmbio Opticruise G25CM, a mesma utilizada no pesado Scania Super, e que garante trocas de marchas mais rápidas. Os pioneiros caminhões semipesados e pesados Scania movidos a gás (natural comprimido e/ou biometano) são vocacionados para curtas, médias e longas distâncias. Seus motores são do Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e não são convertidos do diesel para o gás, têm garantia de fábrica, tecnologia confiável, desempenho consistente e força semelhante ao diesel. Além de serem mais silenciosos. As potências oferecidas são: 280, 340, 420 e 460 cavalos.

Scania

VOLKSWAGEN CAMINHÕES E ÔNIBUS VENDE 42 CHASSIS VOLKSBUS 17.230 PARA PARATY MOBILIDADE

A Volkswagen Caminhões e Ônibus entrega 42 chassis Volksbus 17.230 para a Paraty Mobilidade, tradicional empresa de transporte urbano do interior paulista. A negociação foi realizada por meio da concessionária Marka, que atende a região.

Com mais de 40 anos de história, a Paraty Mobilidade atua desde 1982 conectando pessoas e destinos a partir da cidade de Ibaté. A empresa começou suas operações com linhas rodoviárias entre São Carlos, Ibaté, Araraquara e Itirapina, e desde então diversificou sua atuação para segmentos como transporte coletivo urbano, fretamento privado e público, transporte escolar e transporte intermunicipal.

“O Volksbus 17.230 é um dos líderes de mercado na sua categoria e tem se mostrado o parceiro ideal para operações urbanas como as da Paraty Mobilidade. Estamos muito satisfeitos em contribuir com a modernização da frota de uma empresa que há décadas impacta positivamente a mobilidade no interior de São Paulo”, afirma Jorge Carrer, diretor de Vendas de Ônibus da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Tecnologia e segurança sobre rodas

O Volksbus 17.230 S é equipado com motor de 4,6 litros que entrega 230 cv de potência e torque de 850 Nm, além de contar com transmissão manual de seis velocidades ou, opcionalmente, automática de oito velocidades. Com capacidade para receber carrocerias de até 13,2 metros, o modelo transporta até 42 passageiros na configuração urbana, atendendo com eficiência às demandas do transporte coletivo.

O chassi também se destaca pelos atributos de segurança e conforto. Inclui de série o assistente de partida em rampa (HSA), que facilita o arranque em vias inclinadas, e o bloqueio de portas abertas, que impede a movimentação do veículo enquanto as portas estiverem abertas. Além disso, o modelo conta com controle de estabilidade (ESC), tecnologia que reduz riscos de perda de controle do ônibus, garantindo viagens mais seguras para passageiros e motoristas.

Outro diferencial é a suspensão pneumática, que eleva o nível de conforto ao rodar, minimizando impactos para todos a bordo. Todos os chassis Volksbus ainda trazem o sistema de emissões SCR, que alia alto desempenho com menor consumo de combustível e baixos índices de emissões, contribuindo para operações mais sustentáveis.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

segunda-feira, 14 de julho de 2025

NOVO NISSAN KICKS SENSE: MODERNO E EQUIPADO DESDE A VERSÃO DE ENTRADA

Vendida a R$ 159.990, versão que abre as portas para a linha traz muito mais equipamentos de série que a concorrência

Quando se pensa na versão de entrada, a tendência é achar que estamos falando de um carro com poucos equipamentos de série e acabamento simplificado. No entanto, com a nova geração do Nissan Kicks a realidade é bem diferente. Afinal, o modelo que chegou no começo de julho às concessionárias da marca foi pensado em todos os detalhes para redefinir os padrões do seu segmento. E isso é válido desde a versão Sense do novo Nissan Kicks.

Assim, a Nissan entrega aos clientes uma opção de entrada muito espaçosa, bem equipada, com muitos itens de segurança, conforto e conectividade só encontrados normalmente em versões mais altas. E sem deixar de lado o design surpreendente e que se destaca por onde o carro passa.

Para a segurança dos ocupantes, por exemplo, o novo Nissan Kicks Sense já conta com Alerta Inteligente de Atenção do Motorista (DAA); Alerta de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem e Detecção de Pedestre (PFCW+FEB), Alerta Inteligente e Assistente de Prevenção de Mudança de Faixa (LDW+LDP), Controle de Cruzeiro Adaptativo de Velocidade e Distância (ICC), câmera de ré, monitoramento de pressão dos pneus e seis airbags. 

A tecnologia é outro ponto de destaque na versão, que custa a partir de R$ 159.990. O novo Nissan Kicks Sense vem com ar-condicionado digital, painel de instrumentos estilo ‘monolito’ com tela de 7 polegadas e central multimídia de 12,3 polegadas, que traz conexão sem fio com Apple CarPlay e Android Auto; quatro alto-falantes, volante com regulagem de altura e profundidade; entradas USB-C para os passageiros dos bancos dianteiros e traseiro; câmbio com velocidades acionadas por botões e-Shifter; aletas para mudanças de marcha manualmente (paddle shifts); freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold; entre outros.

E é claro que o visual do novo Kicks Sense segue a proposta de abrir as portas da linha já com todo o DNA do projeto. Isso fica evidente pelos seus faróis e lanternas de LED, faróis com ajuste de altura e rodas de liga leve aro 17 desde sua opção mais barata.

Como nas demais versões, o novo Nissan Kicks Sense impressiona com seu desenho ousado e expressivo da carroceria. Na visão frontal, o estilo é geométrico, moderno e ousado. Os faróis dianteiros têm assinatura exclusiva, com refletores em filetes e luz diurna de LED embutida na iluminação principal.

O design da traseira é igualmente diferenciado, mas elegante, com um discreto spoiler no teto, antena tipo tubarão e lanternas de LED aplicadas na moldura preta que se sobressai em toda a parte de trás do carro.

Por dentro, motorista e passageiros contam com um amplo espaço interno em um ambiente com acabamento com nível superior, acima de qualquer concorrente. Além disso, o desenho do painel diferencia-se também ao adotar uma base na parte inferior, como uma prateleira. Em tecido, essa área reforça o conforto por ser macia ao toque e ressaltar a alta qualidade do modelo.

A bagagem é ainda mais privilegiada, com vários espaços inteligentes na cabine e o maior porta-malas da categoria. O compartimento de carga do novo Nissan Kicks Sente tem capacidade para 470 litros.

Powertrain inovador

A versão de entrada do novo Nissan Kicks também vem com o novíssimo motor 1.0 turbo de 3 cilindros e 12 válvulas com injeção direta, que é produzido no Complexo Industrial da Nissan em Resende (RJ), onde também é fabricado o novo SUV da marca japonesa. Esse motor desenvolve 125 cv de potência, com etanol, e 120 cv, com gasolina, ambos a 5 mil rpm. O torque é de 22,4 kgfm a 2.500 rpm, com etanol, e 20,4 kgfm a 2 mil rpm, com gasolina.

A transmissão é automatizada de dupla embreagem DCT banhada a óleo, mesmo sistema utilizado pela Nissan em carros icônicos como o GT-R. Com ela, as mudanças de marchas ficam mais rápidas, com sensação direta e nenhuma interrupção do torque.

O novo Nissan Kicks Sense já conta com o seletor da transmissão por botões e-Shifter. De fácil uso, nesse sistema a mudança é feita com simples toques nos botões "D", "R", "N" e "P". Ele proporciona conveniência de operação, já que há menos esforço e movimento do motorista, e ganho de espaço no console central, que fica ainda com um visual mais limpo.

Mesmo o motorista da versão de entrada do SUV tem também a possibilidade da troca de marchas por aletas na parte de trás do volante (paddle shift), permitindo a seleção manual.

O novo Nissan Kicks e seu motor turbo fazem parte do investimento de R$ 2,8 bilhões que a Nissan está fazendo no Brasil.

Nissan Brasil

CENTRO TÉCNICO DA CUMMINS BRASIL CONQUISTA CERTIFICAÇÃO INÉDITA E SE CONSOLIDA COMO REFERÊNCIA GLOBAL

LATC é o primeiro entre as unidades da empresa no mundo a ser reconhecido pelo VCA como aderente à ISO 17025, enquanto avança para se tornar o primeiro laboratório da América do Sul habilitado às legislações EPA e CARB

O Latin America Technical Center (LATC), centro técnico da Cummins Brasil, localizado em Guarulhos (SP), acaba de renovar com sucesso as certificações internacionais R49.06, R85.05 e R24.05 junto à agência VCA UK (Vehicle Certification Agency), no Reino Unido, uma das autoridades globais mais respeitadas em homologações automotivas. Essenciais para o desenvolvimento, certificação e auditoria de motores, veículos e sistemas de pós-tratamento, essas certificações garantem a conformidade com legislações EURO III a VI, permitindo à Cummins Brasil atuar em países que seguem esse marco regulatório.

A renovação das certificações foi resultado de uma rigorosa auditoria iniciada em 2023, que avaliou processos, metodologias, qualificação da equipe e infraestrutura do laboratório. “Entre os pontos de destaque está a capacidade do LATC de realizar testes com o sistema RDE MEMS (Real Drive Emissions - Mobile Emissions Measurement System), utilizando três equipamentos de última geração, dois deles recém-adquiridos, com investimento superior a 1 milhão de euros por unidade”, diz Raphael Lomonaco, líder do LATC. “Com essa tecnologia, é possível medir emissões de poluentes em condições reais de uso – como vias urbanas, estradas e terrenos rurais – com precisão e confiabilidade”.

Reconhecimento técnico e aderência à ISO 17025

Durante o processo, o LATC foi reconhecido pelo VCA como aderente à norma ISO 17025, tornando-se o primeiro centro técnico da Cummins no mundo a alcançar esse reconhecimento em conjunto com o órgão britânico — considerado uma das autoridades mais exigentes do setor. A aderência à ISO 17025 atesta a conformidade com todos os requisitos técnicos e operacionais para geração de resultados confiáveis, com rastreabilidade completa e gestão das incertezas de medição. O LATC também cumpre a norma ISO 17034, voltada à produção de materiais de referência, consolidando sua posição de liderança técnica no Brasil e na América Latina.

Essa conquista foi viabilizada por um investimento adicional de cerca de R$ 500 mil em adequações técnicas e operacionais. As melhorias incluíram a importação de gases especiais e componentes de alta precisão — indispensáveis para a calibração de equipamentos de medição segundo padrões internacionais — além da implementação de rotinas específicas de manutenção, calibração e validação de mais de 100 novos procedimentos operacionais. “Esses procedimentos foram gerados, treinados e implementados com participação direta de colaboradores dedicados exclusivamente ao projeto por mais de um ano – além do envolvimento integral de toda a equipe do LATC”, explica Lomonaco.

Com a aderência à ISO 17025 reconhecida pelo VCA, o laboratório passou a operar com padrões internacionais de qualidade em ensaios de emissões, sendo capaz de emitir relatórios com rastreabilidade completa, controle estatístico das incertezas e confiabilidade validada para legislações rigorosas. Isso fortalece as relações institucionais com agências certificadoras como CETESB, o próprio VCA, IMT e IDIADA, além de permitir que a Cummins ofereça um processo de homologação mais robusto, transparente e alinhado às expectativas de seus clientes e parceiros.

Avanço rumo à certificação EPA e CARB

Além de sua atuação com legislações europeias e nacionais (como o CONAMA/PROCONVE), o LATC está em fase final de preparação para se tornar o primeiro laboratório da América do Sul habilitado a conduzir testes sob as legislações EPA e CARB, válidas para os Estados Unidos e Canadá. Uma das salas de teste já está em processo de validação para esses mercados, com conclusão prevista para julho. O investimento específico para essa adequação gira em torno de US$ 450 mil, e os dados de emissões estão sendo preparados para envio aos órgãos reguladores. Essa conquista permitirá à Cummins Brasil desenvolver, testar e auditar motores e sistemas de pós-tratamento conforme as exigências mais rigorosas do mundo, ampliando sua relevância global.

Integração técnica e estrutura de classe mundial

Nos bastidores dessa conquista, o LATC opera com infraestrutura de ponta, incluindo bancadas analíticas, sistemas de pesagem de alta precisão, softwares dedicados e ampla integração com outras áreas da Cummins, como o laboratório de turbocompressores (CTT), de pós-tratamento (CES), químico e metalúrgico (CBL e CDBS) e o Centro Piloto, capaz de simular condições severas como altitude de 5.200 metros e frio intenso.

O centro também avança com iniciativas voltadas à sustentabilidade, contribuindo diretamente para a estratégia global de descarbonização da Cummins. Entre os projetos já implantados, destacam-se:

  • Substituição dos chillers da planta, com redução de 91% no consumo de energia elétrica, economia anual superior a US$ 400 mil e redução de 47 toneladas de CO₂ por ano;
  • Instalação de painéis solares, com geração anual de 61 MWh, equivalente a 5% do consumo do LATC.

Até 2030, estão previstos investimentos superiores a US$ 2 milhões no LATC, contemplando a atualização de equipamentos com foco na redução de custos operacionais, melhorias no ambiente de trabalho para as equipes administrativas, e projetos ambientais direcionados à redução da pegada de carbono, consumo de energia e de água. O plano também inclui a ampliação da área de estoque de peças e motores, ações de reforço em segurança operacional, e a modernização do pátio e das valetas do Centro Piloto. Estão previstas ainda a expansão da capacidade de testes do laboratório de mecânica aplicada, a atualização de equipamentos de ensaio e a adoção de inteligência artificial na operação da infraestrutura predial.

Essas conquistas e investimentos consolidam o LATC como um centro técnico de referência global, apto a atender não apenas as demandas da América Latina, mas também a prestar serviços especializados para outras unidades da Cummins e fabricantes terceiros. Em um cenário de legislações ambientais cada vez mais exigentes, o centro reforça sua posição como elo estratégico entre inovação, conformidade técnica e compromisso com a descarbonização.

Cummins Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada