quarta-feira, 2 de julho de 2025

MILLS AMPLIA PRESENÇA NO SETOR DE PESADOS COM A AQUISIÇÃO DA NEXT RENTAL POR R$ 180 MILHÕES

Aquisição traz novos equipamentos para carga e operações de longo prazo nos setores florestal, agro e de infraestrutura e mineração

A Mills, referência nacional em locação de equipamentos e soluções de engenharia, celebrou acordo para a aquisição da operação de locação de equipamentos da Next Rental, subsidiária do Grupo Pesa (Paraná Equipamentos S.A.), empresa com mais de 70 anos de atuação no mercado e concessionária Caterpillar, referência na região sul do país.

A operação fortalece a presença da Mills no mercado de locação de equipamentos, ampliando seu portfólio com soluções premium e customizadas para os setores florestal, agrícola e de infraestrutura e mineração. Com a incorporação de ativos de alta tecnologia, incluindo expertise com operação remota voltados para operações complexas, como o descomissionamento de barragens, a empresa amplia sua atuação com ainda mais segurança, precisão e inteligência operacional.

“Esse movimento reforça nossa ambição de futuro: ampliar a presença da Mills em setores estratégicos com tecnologia, inteligência operacional e a excelência de sempre. Ganhamos capilaridade, expandimos nossa expertise e abrimos novas frentes em segmentos desafiadores que demandam know-how em operações remotas e com foco total em segurança”, avalia Sergio Kariya, CEO da Mills.

Com sede em Curitiba (PR) e filial em Betim (MG), a operação da Next Rental é focada na locação de maquinários (Linha Amarela, Caminhões, Empilhadeiras, Geradores e Plataformas Elevatórias), atendendo hoje em mais de 14 estados brasileiros, contando com um portfólio completo de máquinas. A transação contempla a incorporação 738 equipamentos e seus contratos ao portfólio da Mills Pesados.

Adicionalmente, 210 colaboradores da Next Rental, entre operação e backoffice, passam a integrar a estrutura da Mills, garantindo a continuidade dos contratos e fortalecendo a capacidade de atendimento técnico, suporte especializado e gestão de frotas sob demanda. Os clientes da Next Rental também passam a contar com toda a infraestrutura de serviços da Mills, incluindo manutenção preventiva e corretiva, assistência técnica 24 horas e suporte de engenharia para soluções sob medida.

Soluções

As novas soluções também incluem programas de capacitação e treinamento para operação segura de máquinas e equipamentos, suporte técnico personalizado e planejamento de médio e longo prazo em contratos com elevado grau de customização. Esses serviços passam a integrar a oferta da Mills para os segmentos atendidos.

Outro avanço é a incorporação de sistemas de planejamento conectados a softwares de modelagem e simulação de projetos, otimizando a alocação de recursos e a execução de atividades críticas. Essa estrutura permitirá que a Mills atue com maior precisão em obras de infraestrutura e projetos de engenharia sob medida.

Mills

Pioneira e líder no mercado de locação de plataformas elevatórias, soluções de engenharia para o mercado de formas e escoramentos para projetos de infraestrutura no Brasil e importante player no segmento de Linha Amarela, a Mills investe continuamente para ser o melhor parceiro de serviços de locação e vendas. Além disso, ampliou sua presença no mercado, oferecendo ativos de intralogística, como empilhadeiras, transpaleteiras e rebocadores para movimentações de materiais dentro de instalações.

A companhia possui um modelo transformador de negócio que, há mais de 72 anos é reconhecido pela qualidade e excelência de seus produtos, serviços e operações. Com atuação em mais de 1.400 cidades em todo o Brasil, a Mills busca continuamente parcerias de longo prazo com clientes e fornecedores.

Ao longo de sua história, a Mills tem mantido um firme compromisso com a ética, transparência e integridade. A empresa possui um robusto Programa de Integridade, composto por um conjunto de mecanismos e procedimentos internos que visam consolidar as iniciativas para a promoção da integridade, da ética e da mitigação de riscos.

Um outro marco importante para a Mills foi a aprovação junto ao SBTi das metas de redução de emissões que incluem os escopos 1, 2 e 3. De forma paralela, continua com a progressão de algumas iniciativas, bem como estabelecimento de novas maneiras de agir na redução das emissões com um programa de redução qualificado, repleto de possibilidades e resultados que demonstram que é possível fazer transformações em seus segmentos de atuação.

É certificada como Empresa B, titulação concedida pela organização internacional B Lab e que avalia critérios como governança, impacto ambiental e social, práticas de transparência e responsabilidade. É vencedora do IAPA Awards 2025 na categoria “Sustentabilidade”.

Também integra o índice ICO2 B3, composto das ações e units exclusivamente de companhias listadas na B3 que atendam aos critérios de inclusão descritos na metodologia. Na B3 está também no índice IGPTW B3, resultado de uma carteira teórica de ativos elaborada de acordo com as empresas certificadas e as melhores empresas para trabalhar, a partir do ciclo do ranking nacional, ambos preparados pela Great Place to Work (GPTW).

Mills
GBR Comunicação

IVECO GROUP CONECTA JOVENS ESTUDANTES AO UNIVERSO DA INDÚSTRIA

Projetos de educação da IVECO e da FPT Industrial aproximam o setor automotivo de alunos de escolas públicas e escolas técnicas

Alunos da Escola Estadual Ápio Solon Cardoso no Centro de Desenvolvimento de Produtos (CDP) da IVECO

O Iveco Group vem se destacando não apenas como referência na indústria de veículos comerciais, veículos de defesa e motores, mas também como uma empresa comprometida com a formação de novas gerações de profissionais. Por meio de iniciativas com ênfase em responsabilidade social e educacional, o grupo e suas marcas têm investido ativamente no desenvolvimento de talentos desde o início da carreira, oferecendo não apenas capacitação técnica, mas experiências transformadoras que conectam jovens ao universo industrial de forma prática.

Um exemplo é o Projeto Sombra, da IVECO, que aproxima estudantes de escolas públicas de Sete Lagoas (MG), onde está localizado o complexo industrial da empresa, à realidade do mercado de trabalho, permitindo que acompanhem por um dia a rotina de colaboradores da área engenharia da montadora. A iniciativa é realizada semestralmente e a última edição proporcionou aos alunos da Escola Estadual Ápio Solon Cardoso uma imersão no Centro de Desenvolvimento de Produtos (CDP) da IVECO, o único fora da Europa.

Os estudantes acompanharam a rotina dos profissionais, participaram de atividades do setor e interagiram com diversas áreas da empresa, conhecendo de perto as possibilidades de carreira no setor industrial.

“Além do Projeto Sombra temos outras iniciativas também na área de educação com a sociedade setelagoana, engajando escolas estaduais e reforçando o sentimento de pertencimento da marca na cidade. Para se ter uma ideia, cerca de 300 jovens já tiveram a oportunidade de conhecer nossos veículos nas escolas, e aproximadamente 100 estudantes tiveram a oportunidade de participar do Projeto Sombra no Centro de Desenvolvimento de Produto. Ver e sentir, no olhar de cada jovem, a importância de estar aqui é verdadeiramente emocionante”, enaltece Eduardo Oliveira, diretor de Engenharia da IVECO para a América Latina.

Um dos momentos mais emocionantes foi a visita ao campo de provas, onde os jovens puderam entender como funcionam os rigorosos testes das linhas de produtos das marcas IVECO, IVECO BUS e IDV. A emoção tomou conta dos estudantes, que ficaram impressionados com a estrutura e a complexidade dos testes realizados.

“Quem vê a IVECO de fora não imagina o quão impressionante é por dentro, tive a oportunidade de conhecer essa empresa enorme e magnífica. Espero que mais estudantes como eu tenham essa experiência”, afirmou um dos estudantes, de 14 anos, da Escola Estadual Ápio Solon Cardoso.

A visita também incluiu um tour pelas áreas de funilaria, pintura e montagem, guiado por um profissional da Segurança do Trabalho. Ao final do dia, os estudantes participaram de um bate-papo inspirador com o gerente de Desenvolvimento de Produto da IVECO BUS, Alisson Carvalho, que compartilhou dicas valiosas sobre carreira, vida e trabalho, reforçando a importância do esforço, dedicação e escolhas conscientes para o futuro profissional.

“A recepção calorosa feita por toda a equipe do Iveco Group foi um diferencial. Desde o início os alunos se sentiram acolhidos e acompanhados por profissionais comprometidos, que renunciaram a parte de suas rotinas e prioridades para proporcionar essa vivência inesquecível. Nossos alunos retornaram inspirados, motivados e com memórias que certamente carregarão por toda a vida”, reforça Fernanda França Gonçalves, professora da Escola Estadual Técnica Ápio.

Programa Educar FPT

Outra importante iniciativa de formação do Iveco Group é o Programa Educar FPT, promovido pela FPT Industrial, marca de powertrain do grupo. A ação, realizada no Centro de Treinamento Técnico da fábrica de Sete Lagoas, oferece aos alunos da Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas (ETMSL) uma imersão mensal no universo dos motores, com conteúdo técnico de alto nível ministrado por especialistas da marca. Em 2025, 16 estudantes participam da iniciativa, incluindo sete mulheres — reforçando também o compromisso com a diversidade.

Além de desenvolver habilidades técnicas, o programa tem se mostrado um agente de transformação profissional e pessoal. Dados da edição anterior revelam que, após o curso, 83% dos alunos passaram a considerar uma carreira na engenharia, mesmo entre os que desconheciam o setor antes. A proposta é preparar esses jovens para os desafios do mercado de trabalho, ampliando seus horizontes e incentivando o ingresso na indústria de forma qualificada e consciente.

A exemplo do Projeto Sombra da IVECO, o Educar FPT mostra como o Iveco Group aposta na educação e na proximidade com novos talentos para promover inovação e impacto social positivo.

“Acreditamos que investir na formação de jovens talentos é fundamental para construir o futuro da indústria. O Educar FPT vai além da capacitação técnica: é uma porta de entrada para que esses estudantes descubram seu potencial e encontrem novas possibilidades de carreira. É gratificante ver o impacto real que o programa tem na vida desses jovens, reforçando nosso compromisso com a educação, a diversidade e o desenvolvimento social”, afirma Bárbara Loureiro, gerente de Marketing e Comunicações da FPT Industrial para América Latina.

Iveco Group

STELLANTIS SERVIÇOS FINANCEIROS INTERNALIZA AS OPERAÇÕES DE FINANCIAMENTO PARA A FIAT NO BRASIL

A Stellantis Serviços Financeiros conclui mais uma etapa importante de sua atuação no Brasil. A Stellantis Financiamentos passa a ser a responsável por todas as operações de varejo voltadas aos clientes finais da marca Fiat, incluindo financiamento, seguros e consórcios.

Com essa mudança, todas as marcas da Stellantis passam a contar com soluções de financiamento integradas à própria operação da companhia, consolidando a estrutura da Stellantis Financiamentos no país e oferecendo um atendimento uniforme em toda a jornada de compra dos consumidores. Assim, as atividades para a marca Fiat que até então contavam com o apoio operacional de um parceiro externo passam agora a ser conduzidas diretamente pela Stellantis Financiamentos.

Como parte dessa nova estratégia, as unidades de negócios que atendem a Fiat no varejo, denominadas Fiat Financiamentos, Fiat Consórcio e Fiat Seguros, passam a oferecer condições ainda mais competitivas, além de uma experiência totalmente alinhada aos valores da marca. Com isso, os serviços financeiros, que já contavam com uma ampla linha de produtos com identidade própria, se consolidam ainda mais como um novo diferencial para os clientes da Fiat no Brasil.

A operação começa desde o apoio na viabilização da aquisição do veículo, garantindo que o cliente tenha condições de realizar o sonho de um automóvel zero-quilômetro, a partir de soluções de financiamento, ofertas e taxas, que variam de acordo com o perfil e necessidade de cada cliente. E segue acompanhando todo o ciclo de relacionamento com o cliente, oferecendo produtos e serviços que atendem tanto o consumidor quanto seu veículo, além de um atendimento de pós-venda que alia praticidade e modernidade ao seu dia a dia. Vale destacar que nada muda para os clientes que já possuem contratos ativos de financiamento, consórcio ou seguro.

A internalização dos serviços oferecidos pela Fiat Financiamentos é a continuidade de uma estratégia que já estava planejada com a reestruturação dos serviços financeiros da Stellantis no Brasil. “O objetivo é ampliar cada vez mais a experiência dos clientes com produtos e serviços exclusivos de cada uma das marcas da Stellantis, oferecendo soluções personalizadas, atendimento de excelência e alto nível de satisfação”, explica Jean Pierre Avril, CEO da Stellantis Financiamentos.

“A nova configuração acelera o desenvolvimento das atividades comerciais das marcas que compõem a Stellantis, reforçando o suporte financeiro aos concessionários e consumidores. E, para a Fiat, marca líder absoluta de vendas no Brasil e preferida pelos brasileiros, essa mudança representa um avanço ainda mais significativo. Ao internalizarmos os serviços financeiros, passamos a oferecer soluções mais ágeis, competitivas e alinhadas aos valores da marca, fortalecendo ainda mais o relacionamento com nossos clientes. Essa nova estrutura nos permite ampliar a presença da Fiat no mercado, com mais eficiência e proximidade, contribuindo para consolidar sua liderança e preparar o caminho para o futuro da mobilidade no país”, destaca Herlander Zola, Vice-Presidente Sênior de Operações Comerciais da Stellantis Brasil e Veículos Comerciais Leves (LCV) para a América do Sul.

Stellantis Serviços Financeiros

O outro braço operacional da Stellantis Serviços Financeiros, anunciado em 2023, é o Banco Stellantis. Antes conhecido como Banco Fidis, a estrutura passou a ser provedora das atividades de financiamento aos concessionários de todas as marcas da Stellantis. Além disso, o Banco Stellantis é responsável pelas operações de financiamentos dos clientes corporate, tais como clientes frotistas, e continua oferecendo soluções para fornecedores e cartões de crédito, entre outras operações estruturadas, para todas as marcas da Stellantis.

A estrutura da Stellantis Serviços Financeiros no Brasil também engloba a Stellantis Locadora, um serviço de terceirização de frotas destinado a pequenas, médias e grandes empresas. Lançado em agosto de 2024, o serviço de mobilidade é voltado para clientes B2B e oferece diversos diferenciais, como ampla cobertura da rede, emplacamento, carros reserva, gestão de pneus e multas, condutores adicionais, além da compra e entrega do veículo, entre outros benefícios. Já para o mercado B2C, que atende pessoas físicas, a Stellantis conta com a Flua!, empresa de mobilidade voltada para assinatura de carros zero-quilômetro das marcas Fiat, Jeep e Peugeot. Os clientes de terceirização de frotas poderão ser atendidos em todo território nacional.

Stellantis

OMODA & JAECOO INAUGURA CENTRO LOGÍSTICO EM CAJAMAR PARA IMPULSIONAR DISTRIBUIÇÃO DE PEÇAS DE REPOSIÇÃO NO BRASIL

Estrutura no município ocupa espaço de 1.500 m² e deve chegar a 20 mil m² até 2027

Omoda & Jaecoo, marca do grupo Chery International, apresenta seu centro logístico para  distribuição de peças, localizado em Cajamar (SP), um dos principais polos do setor no país. A  escolha da cidade foi estratégica: além da eficiência em operações de grande porte, Cajamar  oferece localização privilegiada, capilaridade e integração com as principais rotas de transporte  do Sudeste para facilitar a distribuição nacional.

A estratégia colocou a equipe de logística e pós-vendas da empresa lado a lado para elaborar um  plano de disponibilidade e distribuição altamente eficaz, garantindo um abastecimento rápido,  seguro e completo para toda a rede nos 17 estados onde a marca está presente. A operação no centro começou com 600 m² ainda no início deste ano e, até o fim de julho, saltará para 1.500  m². A proposta é que, até o fim deste ano, o CD compreenda 3.000 m². A projeção é de chegar a  20 mil m² nos próximos três anos, com capacidade para movimentar até R$ 100 milhões em  peças.

“Cajamar e região são referências logísticas para o setor automotivo. A facilidade e expertise em  lidar com movimentações e operações complexas somadas à fluidez por conta da posição  geográfica, colabora com nossa estratégia de distribuição, nos garante eficiência de resposta para  a rede”, explica Vitor Santos, head de Logística da Omoda & Jaecoo Brasil. Hoje, a Omoda & Jaecoo já conta com mais de 5 mil peças SKUs (Stock Keeping Units), o que corresponde a cerca  de 12 mil peças diferentes em estoque, com índice de disponibilidade entre 95% e 97%.

“O pós-venda começa antes da venda. Construímos essa estrutura lado a lado com nosso time  técnico, que entende o comportamento da rede, o que gira mais rápido e como cada cliente procura por peças de reposição. Assim, estamos sempre prontos para entregar e monitorar todo  o ciclo de vida, da entrada no sistema à entrega final no concessionário”, completa André  Maranhão, head de Pós-Vendas da fabricante chinesa. Segundo Maranhão, nos próximos meses,  a empresa terá o compartimento de peças ainda mais suprido, equivalendo a seis meses de  fornecimento.

A infraestrutura está pronta para atender à expansão da rede de concessionárias, que hoje já  conta com 50 lojas em 17 estados, e ao crescimento da marca no Brasil, reforçando o  compromisso da Omoda & Jaecoo com qualidade, eficiência e suporte total ao consumidor.

Lançamento Nacional e Crescimento Mundial

Sucesso de vendas com mais de 550 mil veículos comercializados ao redor do mundo, a Omoda & Jaecoo iniciou sua jornada em solo brasileiro nos dias 15 e 16 de abril, com o lançamento do  Omoda 5 e o Jaecoo 7. Em um evento de gala que contou com a presença de executivos globais  da montadora, a marca apresentou seu portfólio ao mercado nacional e iniciou as vendas de seus  veículos em suas 50 concessionárias.

A marca também registrou em abril a venda de 28.168 unidades ao redor do mundo, o que  representa um crescimento de 68% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Além disso, o mês  também foi marcado pelo importante número de vendas dos veículos NEV (Veículo de Nova  Energia), com mais de 15.000 unidades comercializadas, representando 53% das vendas totais e  um aumento de 41% em relação ao mês anterior.

Entre eles, o grande destaque ficou com o modelo super híbrido Jaecoo 7 SHS, que continuou a  crescer atingindo mais de 12.800 unidades comercializadas e um aumento de 70% em relação ao  mês de março. O forte crescimento de vendas de veículos NEV tem reforçado o sucesso da  estratégia da marca de combinar tecnologia embarcada, design contemporâneo e apelo urbano  em seu portfólio. “Desde a origem até aqui atingimos o sucesso em uma velocidade rápida em apenas dois anos. Estamos prontos para ir além a partir de 2025", pontuou Shawn Xu, CEO da  Omoda & Jaecoo.

Omoda & Jaecoo é uma fabricante e distribuidora de veículos global sediada em Wuhu, na  província de Anhui (China). A companhia tem como missão globalizar duas novas marcas  automotivas: Omoda e a Jaecoo, por meio do desenvolvimento e oferta de sedãs, SUVs e outros  tipos de veículos automotores. Seu propósito é se tornar líder em soluções inteligentes de  tecnologia, estabelecendo um padrão de design futurístico para os carros e oferecendo  experiência de condução e propriedade personalizadas, além de serviços com excelência para  consumidores em todo o mundo. Para mais informações, visite os canais Omoda Global e Jaeco Global

Omoda & Jaecoo
Golin 

terça-feira, 1 de julho de 2025

GM INICIA A PRODUÇÃO DO NOVO TRACKER

Primeira aparição oficial do SUV antecipa sua chegada às concessionárias Chevrolet em breve

O Novo Tracker estreia nas próximas semanas na rede Chevrolet com evoluções relevantes em acabamento, conforto dinâmico e conectividade, resultado direto da excelência aplicada à sua fabricação e pesquisas de mercado para se atender as necessidades e anseios do consumidor, que guiou todo o desenvolvimento deste projeto.

Por fora, destaque para o design dianteiro todo renovado, enquanto o interior ganha painel com cockpit virtual e OnStar com novos serviços, como o Acompanhamento Seguro.

A General Motors deu início à produção comercial do Novo Tracker em sua unidade de São Caetano do Sul (SP), a mais longeva fábrica automotiva em atividade no Brasil - e uma das mais modernas do grupo no mundo. Para viabilizar a montagem de um dos SUVs mais vendidos da América do Sul, a linha passou por uma transformação significativa, com foco em qualidade, produtividade e ergonomia.

Entre as melhorias, destacam-se a instalação de novos equipamentos de montagem, como uma célula automatizada para o novo para-choque dianteiro com recursos aerodinâmicos inovadores.

Além disso, foram atualizados dispositivos e sistemas em todas as áreas da fábrica: novas ferramentas de estamparia; robôs e parâmetros reconfigurados na pintura; ajustes no ferramental de carroceria; além de melhorias no processo de fixação de componentes, checagem de superfícies, alinhamento de rodas e faróis.

Até os testes finais e inspeções de acabamento receberam aperfeiçoamentos. A estratégia de abastecimento da linha também foi reformulada e os sistemas de qualidade receberam novos dispositivos de controle.

Todo esse processo foi acompanhado por uma extensa capacitação dos operadores. Essas melhorias se somam a uma série de evoluções já implementadas nos últimos anos com foco em eficiência energética, redução de emissões e reaproveitamento de recursos, tornando o processo produtivo mais sustentável e alinhado às metas globais de descarbonização da GM, tanto por aqui como no complexo industrial de Alvear, na Argentina, que também produz o modelo.

Um vídeo teaser, conduzido pela Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul, mostra pela primeira vez imagens oficiais do novo SUV, revelando também os bastidores da linha de produção. 

Clique na tela e assista agora


Chevrolet
General Motors América do Sul

TESE PROPÕE PADRONIZAÇÃO INÉDITA NA BLINDAGEM DE VEÍCULOS CIVIS NO BRASIL

Tese de Doutorado da Poli-USP aponta lacunas críticas no setor e propõe metodologia inovadora para garantir de modo sistemático a qualidade, a segurança e a preservação da garantia de fábrica de veículos blindados civis

Civil armored vehicle (CAV) with typical ballistic protective systems. Source: adapted from Karvi (2020) apud Candido et al. (2022)

Apesar de liderar o ranking mundial de veículos civis blindados, o Brasil ainda carece de normas técnicas específicas e obrigatórias para o setor. Atualmente as normas e especificações focam somente nos materiais de proteção balística e nos controles logísticos e operacionais desses materiais junto aos fabricantes e blindadoras. Essa é a constatação do professor e pesquisador Guido Muzio Candido, cuja tese de doutorado defendida na Escola Politécnica da USP propõe uma metodologia inédita para o processo de blindagem de automóveis de passageiros.

A metodologia desenvolvida, chamada DfA2 - Design para Montagem e Blindagem, revisa toda a cadeia de blindagem de veículos civis: do projeto detalhado à montagem, passando pela rastreabilidade dos materiais de proteção, por testes automotivos e, quando necessário, testes virtuais balísticos até chegar à entrega ao consumidor final. A pesquisa integra referências de segurança balística, critérios de engenharia automotiva, diretrizes de manufatura e processos padronizados de qualidade, preservando inclusive as funcionalidades originais e a garantia de fábrica do veículo. “A aplicação da metodologia permite evitar falhas em componentes automotivos que interfiram com as peças de proteção balística, além de identificar adequadamente potenciais vulnerabilidades nas áreas protegidas do compartimento de passageiros”, esclarece o especialista.

“A metodologia DfA2 traz uma abordagem sistemática, baseada em fundamentos do design automotivo e requisitos balísticos, com foco em segurança, funcionalidade e durabilidade dos veículos”

“O mercado de veículos blindados civis (CAVs) é altamente lucrativo, especialmente em países com altos índices de violência, como é o caso do Brasil, cuja taxa de homicídios é três vezes maior que a dos Estados Unidos (segundo o IBGE*)”, contextualiza o professor. Segundo dados do Sistema de Controle de Veículos Blindados (Sicovab), mantido e controlado pelo Exército Brasileiro, em 2024 foram registrados 34.402 veículos blindados no País — 84,18% deles no estado de São Paulo. A maioria passa por blindagem após a fabricação em oficinas especializadas, chamadas de blindadoras, que são as empresas que realizam as operações de blindagem. Ou seja, normalmente o veículo sai da fábrica, vai para a concessionária e de lá para a blindadora, onde será parcialmente desmontado, adaptado para receber os materiais de proteção balística, e por fim remontado por essas empresas.

“Não existem normas padronizadas de qualidade ou processos específicos para as operações de blindagem”, destaca o prof. Guido Muzio. “Cada blindadora segue seus próprios critérios, sem necessidade de certificações – como, por exemplo, a ISO/TS 16949, que orienta e padroniza a indústria automotiva, das montadoras aos sistemistas. Sem os devidos critérios automotivos e balísticos, e sem orientações padronizadas, corre-se o risco de comprometer todo o processo: desde os componentes de segurança do automóvel, como os mecanismos das portas, airbags e cintos de segurança, até afetar negativamente a qualidade final como um todo – o que pode resultar na anulação das garantias de fábrica. A ausência de regulamentação, controle de qualidade e maior integração técnica com montadoras e concessionárias é um gargalo crítico do setor.”

“É fundamental que as oficinas conheçam detalhadamente o projeto original do veículo para realizar uma blindagem segura e eficiente”, reforça o professor. “A blindagem inclui reforços em portas, suspensão, janelas, sistemas eletrônicos, colunas, teto, rodas e outros componentes — o que torna o veículo significativamente mais pesado, entre 200 e 1.000 kg”.

O propósito de um veículo civil blindado é proteger seus ocupantes contra armas de fogo de até calibres .44 Magnum, mantendo a aparência externa praticamente idêntica à de um carro comum. Para isso, os veículos recebem aço inoxidável, vidros à prova de balas e placas de aramida ou compósitos, capazes de resistir a disparos destas munições, conforme o nível de proteção contratado. Além da blindagem básica, podem ser adicionados recursos como pneus run-flat, reforço em baterias e tanques de combustível, sistemas eletrônicos, sirenes e comunicadores. O custo para blindar um veículo gira entre R$ 80 mil e R$ 150 mil.

A pesquisa, que contou com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, envolveu empresas brasileiras de destaque do setor de blindagem, realizou a aplicação prática da metodologia em uma operação de blindagem com testes práticos em um veículo real, assim como simulações balísticas virtuais do mesmo automóvel. O estudo concluiu que investir em qualidade é, a longo prazo, mais econômico do que lidar com os custos da má qualidade (retrabalho, perdas, reinspeções e custos de garantia dos serviços ao cliente, além de possíveis riscos de vulnerabilidade na proteção aplicada). E que, ao investir em conhecimento e desenvolvimento de processos, é possível entregar ao cliente um sistema de proteção veicular mais seguro e confiável.

“A proposta é garantir o funcionamento pleno dos sistemas originais do veículo, ao mesmo tempo em que se assegura a resistência balística do compartimento de passageiros. Além do uso em veículos civis, a metodologia pode ser aplicada em viaturas policiais e governamentais”

A tese de doutorado foi orientada pelo prof. Dr. Paulo Carlos Kaminski, também do Centro de Engenharia Automotiva da Poli-USP. Um texto mais detalhado e a íntegra da tese estão disponíveis no site do Centro de Engenharia Automotiva da Poli-USP.

Prof. Dr. Guido Muzio Candido

Doutor em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da USP. Atuação destacada em indústrias automotivas (BMW, CAOA, Ford, GM e Stellantis) com ênfase em engenharia de desenvolvimento de novos produtos automotivos, reduções de custos dos produtos, engenharia avançada, gestão de patentes na engenharia de produtos, gestão e auditoria de qualidade de processo e de fornecedores. Na área de blindagem, atuou em projetos de qualificação e validação de materiais e veículos civis blindados da BMW no Brasil com certificação balística pelo Instituto Beschussamt Ulm, órgão oficial do governo alemão. É professor orientador no MBA em Gestão e Engenharia de Produtos e Serviços no PECE/Poli-USP. Temas de interesse: processo de desenvolvimento do produto automotivo, qualidade do produto e processo automotivo, segurança e blindagem veicular.

Referências utilizadas

* Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, citado pelo IBGE

Sicovab: Sistema de Controle de Veículos Automotores Blindados

Abrablin: Associação Brasileira de Blindagem

Centro de Engenharia Automotiva da Poli/USP

GEBRÜDER WEISS SE DESPEDE DO MEMBRO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO PETER KLOIBER

Peter Kloiber deixa o cargo após quase três décadas no Conselho de Administração da Gebrüder Weiss. Ao mesmo tempo, Peter Schafleitner, ex-Diretor de Gestão de Produtos de Transporte Terrestre, passa a integrar o Conselho de Administração.

e/d: Peter Kloiber e Peter Schafleitner

Troca de comando na diretoria da Gebrüder Weiss: Peter Kloiber (64) se aposenta após 28 anos no Conselho de Administração. Ele era responsável por Serviços de Encomendas, Logística, TI, Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional, Marketing e Comunicação, bem como pelas subsidiárias Xvise (consultoria em logística) e dicall (serviços de call center).

Nascido em Vorarlberg, Áustria, Peter Kloiber iniciou sua carreira na Gebrüder Weiss em 1990, quando assumiu um cargo na área de desenvolvimento corporativo e de recursos humanos. Ele reconheceu o papel fundamental dos programas internos de treinamento e desenvolvimento para o sucesso a longo prazo e iniciou sua implementação. A transformação da empresa em um grupo logístico moderno e integrado também se deve, em grande parte, à sua dedicação. "Peter Kloiber é um pioneiro da nossa cultura corporativa orientada a valores, que continua a moldar nossa autoimagem e direção estratégica até hoje. Devemos muito a ele", disse Wolfram Senger-Weiss, CEO da Gebrüder Weiss, homenageando os 35 anos de serviço de Kloiber à empresa.

Peter Schafleitner (56), um experiente especialista em logística, está ascendendo ao mais alto nível de gestão da empresa. Nascido em Salzburgo, ingressou na organização em 1989, ocupando diversos cargos em vendas e transporte terrestre, além de gerenciar duas unidades na Áustria. A partir de 2017, foi Diretor e Gerente Regional para a Região Central, que inclui Salzburgo, Caríntia, Alta Áustria e República Tcheca. Desde 2024, é Chefe de Gestão de Produtos para Transporte Terrestre. A nomeação de Schafleitner para o Conselho de Administração reflete o foco principal do grupo na continuidade e nos benefícios da experiência de longo prazo e do networking interno.

Como parte dessa mudança de pessoal, a Gebrüder Weiss também está reorganizando as pastas do conselho. A partir de 1º de julho de 2025, as responsabilidades serão distribuídas da seguinte forma:

  • Wolfram Senger-Weiss (CEO) supervisionará a digitalização, finanças, governança corporativa, imóveis e a região do Mar Negro/CEI.
  • Jürgen Bauer ficará responsável pela Land Transport Europe, Alfândega, Compras, Logística e pela subsidiária Xvise (consultoria logística).
  • Lothar Thoma chefiará as divisões de Frete Aéreo e Marítimo e Exterior, bem como Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional.
  • Peter Schafleitner assumirá a Gestão de Produtos de Transporte Terrestre, Vendas, Marketing e Comunicações, além de ser responsável pelo serviço de encomendas (GWP) e pelo call center discal.

Mais informações sobre a equipe de gestão da Gebrüder Weiss podem ser encontradas aqui

A Gebrüder Weiss Holding AG, com sede em Lauterach, Áustria, é uma provedora global de serviços logísticos completos, com cerca de 8.600 funcionários em 180 unidades próprias. A empresa gerou uma receita de 2,71 bilhões de euros em 2024. Seu portfólio abrange soluções de transporte e logística, serviços digitais e gestão da cadeia de suprimentos. A dupla força da competência digital e física permite que a Gebrüder Weiss responda com rapidez e flexibilidade às necessidades dos clientes. A organização familiar – com uma história que remonta a mais de meio milênio – implementou uma ampla variedade de iniciativas ambientais, econômicas e sociais. Hoje, também é considerada pioneira em práticas comerciais sustentáveis. Clique aqui e visite o site

Gebrüder Weiss

JOICE BIERMAYR ASSUME A GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE CONCESSIONÁRIAS VOLVO

Executiva será responsável por definir e implementar a estratégia da marca para suas concessionárias de caminhões e ônibus no Brasil

Joice Biermayr

Com uma trajetória de 29 anos de carreira na Volvo e ampla experiência nas áreas de campo, produto, produção e serviço, Joice possui formação em Engenharia Elétrica Tecnológica e Engenharia Automotiva pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Também possui especialização em Engenharia de Produção e MBA em Gestão Automotiva.

Joice iniciou sua carreira na Volvo em 1994, como estagiária em manufatura. Desde então, ocupou cargos de crescente responsabilidade, como engenheira de produção, engenheira de teste de campo, no desenvolvimento da rede de concessionárias e como coordenadora de desenvolvimento do produto. Em 2011, passou a atuar na área de serviços, oferecendo suporte técnico à rede de concessionárias e aos clientes da marca, seguindo posteriormente como coordenadora do time de qualidade de campo e garantia.

“Em 2023, tive a honra de assumir uma posição de liderança de operações globais de garantia da Volvo na Suécia, dando suporte para as equipes de qualidade de campo, vendas, garantia de fornecedores e inteligência de mercado. Também estive à frente do Projeto de Inteligência Artificial na área de garantia. Agora, retorno ao Brasil para um novo desafio profissional, com entusiasmo para aplicar toda a minha experiência no desenvolvimento da rede de concessionárias”, afirma a executiva.

Joice Biermayr passa a se reportar diretamente ao diretor-executivo da Volvo Caminhões, Alcides Cavalcanti, e sucede a Alexandre Hartl, que agora gerencia a área comercial de pós-venda.

Rede de Concessionárias

Atualmente, a Rede Volvo tem 107 casas no País, com investimentos constantes em ampliação e modernização. As concessionárias Volvo desempenham um papel fundamental na estratégia de vendas e na experiência do cliente, atuando como ponto de contato direto com os transportadores. Com unidades distribuídas em regiões estratégicas do País, a Rede Volvo oferece veículos, serviços e suporte técnico, garantindo alta disponibilidade aos caminhões e ônibus da marca.

Grupo Volvo América Latina

ADOLPHO BASTOS É O NOVO VICE-PRESIDENTE DE PRODUÇÃO E LOGÍSTICA DA VOLKSWAGEN CAMINHÕES E ÔNIBUS

O executivo sucederá Adilson Dezoto que se aposentará após quase três décadas dedicadas à empresa

Adolpho Bastos

“Com sua visão técnica e larga experiência executiva, Adolpho Bastos se junta ao nosso time como parte da estratégia global de colaboração promovida entre as marcas de caminhões e ônibus do Grupo TRATON. Estamos felizes em contar com sua expertise, que agregará ainda mais valor às nossas operações industriais presentes em três continentes”, disse Roberto Cortes.

“Agradecemos ao Adilson Dezoto pela sua valiosa dedicação, primeiro como executivo do Consórcio Modular e depois ocupando cargos de comando em Produção e Logística na VW Caminhões e Ônibus. Como apoiador e líder do Cluster Automotivo do Sul Fluminense, contribuiu enormemente para o desenvolvimento econômico regional. São momentos marcantes da sua trajetória, e de que todos nos orgulhamos”, completou o presidente e CEO.

Atualmente Adolpho Bastos é vice-presidente de Logística da Scania Latin America em São Bernardo do Campo (SP). Engenheiro de produção graduado na Universidade de São Paulo, tem especializações na Stockholm School Economics Business Administration, Fundação Getúlio Vargas e Escola Superior de Propaganda e Marketing. Ao longo dos últimos 30 anos de carreira, ocupou cargos de liderança por diversas operações da Scania e do Grupo LOTS no Brasil, Argentina e Suécia.

Adilson Dezoto é graduado em Engenharia Mecânica pela Unesp, pós-graduado em Administração e com especialização em Administração de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Está na VW Caminhões e Ônibus desde 1998, tendo ocupado diversas funções executivas. Na sua gestão, aumentou a capacidade da fábrica de Resende, além de liderar pessoalmente os projetos das linhas de caminhões Constellation, Novo Delivery e Meteor.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

segunda-feira, 30 de junho de 2025

FABRICANTES NACIONAIS DE AUTOPEÇAS CONQUISTAM CERTIFICAÇÃO DE CONFORMIDADE

Centauro Auto Parts e Ponteiras Rodrigues são os primeiros fabricantes nacionais de autopeças a conquistar a Certificação de Conformidade Intertek, desenvolvida em parceria com a ANFAPE e disponível a todos os associados

Para-lama e capô dos fabricantes de autopeças Centauro Auto Parts e Ponteiras Rodrigues foram os primeiros itens de latarias automotivas a conquistar a Certificação de Conformidade Intertek, empresa certificadora de padrão internacional acreditada pelo Inmetro para vários escopos, que desenvolveu a certificação a partir de projeto técnico e econômico conjuntamente com a ANFAPE – Associação Nacional dos Fabricantes e Comercializadores de Autopeças para o Mercado de Reposição. A Certificação de Conformidade está disponível para todos os associados da ANFAPE, evidenciando os benefícios e as vantagens que as indústrias de autopeças têm de se associar à entidade. 

O reconhecimento atesta o padrão de qualidade dos produtos nacionais, equiparado aos fabricados nos principais mercados mundiais, como afirma o presidente da ANFAPE, Renato Fonseca. “A certificação representa um marco significativo, pois valida a qualidade e a confiabilidade dos produtos oferecidos. Com o selo de certificação, nossas indústrias terão a oportunidade de demonstrar seus compromissos com padrões de excelência, conquistando a confiança dos consumidores e de setores como as seguradoras. Isso fortalece a imagem das empresas no mercado e as posiciona como players competitivos em um setor onde a qualidade é cada vez mais valorizada”, avalia. 

Tanto para a Centauro Auto Parts, sediada em Guarulhos-SP, quanto para a Ponteiras Rodrigues, de Joinville-SC, a conquista da certificação estabelece um novo padrão de qualidade no mercado, fundamental em tempos de crescente concorrência. A Centauro, indústria 100% nacional com quatro mil itens em catálogo para atender o mercado de reposição, buscou a certificação de autopeças por manter profundo compromisso com a qualidade de produtos, como afirma a Diretora Industrial, Patrícia G. Dos Santos. “Acreditamos que, ao obter essa certificação, podemos garantir que nossas peças atendam rigorosos padrões de segurança e qualidade, o que, por sua vez, aumenta a confiança dos consumidores e parceiros, como oficinas e seguradoras”.

Para a Ponteiras Rodrigues, a Certificação de Conformidade reconhece o compromisso da empresa com a excelência, segurança e qualidade comprovada dos seus produtos, incluindo para-lamas, capôs e outros componentes de lataria. Como afirma o CEO, Fábio Rosa Rodrigues, a certificação é mais uma prova que a empresa está em constante movimento para surpreender, superar expectativas e alcançar patamares cada vez mais altos. “Cada avanço como esse reforça o nosso compromisso com o mercado de autopeças de reposição e com o cliente, que está no centro de tudo o que fazemos. Seguimos firmes, evoluindo com consistência, qualidade e propósito”, afirma Rodrigues. 

A Diretora Industrial da Centauro acredita que a certificação permitirá destacar a posição da empresa no competitivo mercado de autopeças, oferecendo uma clara diferenciação em relação aos concorrentes. “Estamos entusiasmados com a possibilidade de acessar novos mercados, especialmente o de seguradoras, que buscam parceiros que cumpram com padrões de qualidade reconhecidos”, diz Patrícia.

Na Ponteiras Rodrigues, o processo de certificação envolveu todo time de colaboradores. A Coordenadora de PCP - Planejamento e Controle da Produção, Neide Costa Felício, informa que foram dias de muito trabalho e comprometimento. “Essa conquista reflete nossa competência e reforça nosso compromisso com a excelência e a qualidade dos nossos produtos”. O Coordenador da Qualidade, Paulo César Schöpf, prevê que essa conquista abrirá as portas para novos mercados e clientes. “E estamos preparados para atendê-los em todos os aspectos, no que se refere ao portfólio de peças que vendemos”, garante.

ANFAPE
Assessoria de Imprensa
Robson Breviglieri
Imprensa.anfape@gmail.com 

NO DIA DOS CAMINHONEIROS, IVECO TRANSFORMA A ESTRADA EM PALCO DE HISTÓRIAS INSPIRADORAS.

Marca lança campanha com ações que destacam o valor humano por trás dos profissionais que “transportam” o Brasil

Com o mote “Coração tamanho caminhão”, a IVECO celebra o Dia dos Caminhoneiros, comemorado em 30 de junho, com uma campanha que valoriza histórias reais de quem vive o cotidiano das estradas brasileiras. A ação destaca a coragem e a solidariedade dos profissionais que movem o país, tendo como peça central um vídeo emocionante baseado em situações reais, que mostram caminhoneiros fazendo a diferença na vida de outras pessoas.

A iniciativa busca desconstruir estereótipos e ressaltar o lado humano por trás da profissão, reforçando a importância desses trabalhadores que carregam muito mais do que cargas: carregam histórias, sonhos e grande parte da economia do Brasil.

Carlos Fraga, diretor de Marketing da IVECO para a América Latina, destaca que a empresa reafirma seu compromisso em dar visibilidade aos caminhoneiros e caminhoneiras, além de contribuir para a valorização desses profissionais. “Nosso objetivo é mostrar que, por trás de cada volante, existe uma história de vida repleta de desafios e superações. Com essa campanha, homenageamos quem move o país”, afirma Fraga.

Para estimular a participação nas redes sociais, a IVECO lança a hashtag #CoraçãoDeCaminhão, convidando caminhoneiros e seus familiares a compartilharem relatos de superação, solidariedade e orgulho pessoal. Os conteúdos mais inspiradores serão destacados nos canais oficiais da marca e poderão render convites para futuras ações, ampliando a visibilidade e o reconhecimento desses profissionais.

Até o dia 4 de julho, os perfis da IVECO no YouTube Instagram e Facebook ficarão totalmente dedicados à campanha e aos caminhoneiros. As postagens serão exclusivas, com foco na publicação diária de fotos de caminhoneiros reais previamente registrados, acompanhadas de mensagens que humanizam e valorizam a profissão. A proposta é promover um ambiente de troca genuína entre caminhoneiras, caminhoneiros, seguidores e admiradores da profissão.

Clique na tela e assista o vídeo

“A ação nas redes sociais reforça ainda mais o compromisso da marca em disseminar a mensagem de que esses profissionais têm um papel fundamental para a sociedade brasileira”, finaliza Fraga.

Como complemento, a campanha também contará com a distribuição de figurinhas exclusivas para WhatsApp, com frases como “Orgulho que não cabe no baú” e o próprio slogan da campanha, “Coração tamanho caminhão”. Além disso, serão disponibilizados cinco papéis de parede para celular, com a identidade visual da ação, no perfil do Facebook da marca, incentivando o engajamento e o sentimento de pertencimento dos profissionais.

Histórias de quem faz a diferença

Uma das histórias a serem contadas é a da caminhoneira Cintia Rocha. O que começou como um hobby se transformou em destino e profissão. Há quase 10 anos, Cintia aprendeu a dirigir caminhões e hoje é aluna da primeira turma do programa “Caminho para Elas”, da IVECO, que tem como objetivo aumentar a representatividade feminina no setor.

Ela conta que o interesse pelos veículos pesados surgiu por influência do marido, Bombeiro Militar que também dirige caminhões. Motivada, tirou a carteira de habilitação categoria D com o propósito de dirigir o caminhão de uma igreja, participando de projetos missionários no sertão.

Desde então, Cintia passou a realizar serviços pontuais e a trabalhar em caminhões de amigos. Com o tempo, descobriu o programa “Caminho para Elas” pelas redes sociais. “Quando li sobre o curso, me interessei na hora e me inscrevi. Fiz parte da primeira turma. Logo ao final, fui chamada para minha primeira experiência profissional com um caminhão-tanque”, relembra.

Moradora de Contagem (MG), Cintia atualmente dirige um IVECO Stralis Highway 600. “Me sinto empoderada dentro da carreta do meu caminhão. Ela é robusta e transmite segurança ao motorista”, destaca. “O hobby virou trabalho. Estou muito feliz! Dirigir é um desafio diário, mas você nunca vai me ver triste na estrada!”, finaliza.

Programa Caminhos para Elas

O programa visa capacitar caminhoneiras por meio de um curso híbrido (presencial e online) realizado nas unidades do SEST SENAT, com o objetivo de quebrar barreiras e pavimentar o caminho para que as mulheres possam avançar no setor de transportes. O ‘Caminhos para Elas’ representa a concretização de um anseio por mudanças efetivas no mercado de trabalho e reforça a importância da educação para fomentar a qualificação profissional no transporte.

IVECO

domingo, 29 de junho de 2025

CASE IH INAUGURA MAIOR CONCESSIONÁRIA DA MARCA NA AMÉRICA LATINA, EM MATO GROSSO

Com mais de 8 mil m² de área construída e R$ 40 milhões investidos, Suprema Máquinas leva mais inovação e tecnologia, além de gerar empregos e movimentar e economia do norte do estado

A Case IH, marca da CNH, inaugurou na quinta-feira (26) a maior concessionária da marca em toda a América Latina. Com uma área total de 57.569 m², sendo 8.391,62 m² de área construída, a loja da Suprema Máquinas na cidade de Alta Floresta (MT) contou com investimento de R$ 40 milhões e tem previsão de gerar mais de 100 postos de trabalho na região.

Segundo Alex Sierra, presidente da Suprema Máquinas, a nova loja trará um impacto direto no fortalecimento do agronegócio local e regional, garantindo mais agilidade no atendimento, disponibilidade de máquinas, peças e serviços, além de gerar empregos e movimentar a economia. “Nossa expectativa é a de aproximar ainda mais os produtores, oferecendo tecnologia, suporte técnico especializado e reafirmando o nosso compromisso com o desenvolvimento do setor agrícola na região norte de Mato Grosso”, destacou.

O novo espaço conta com 3.422 m², de área de serviços, 793 m² de área coberta para demonstração de máquinas novas, 433 m² de showroom e 4.000 m² de área aberta para demonstração de máquinas. A estrutura é equipada com placas solares para garantir a sustentabilidade no consumo de energia.

A nova loja da Suprema Máquinas ainda segue o conceito de New Gen Dealers da Case IH que propõe uma nova experiência para o produtor rural. O projeto prevê que, até 2028, todas as lojas passem por uma atualização contando com novos espaços de atendimento para vendas e serviços.

Há ainda o espaço Connect Room, uma sala de operações de gestão e monitoramento de máquinas e soluções que recebe e envia informações em tempo real, auxiliando a operação agrícola dos clientes. A gestão dos dados é feita pelo aplicativo FieldOps de onde o produtor estiver.

Para trazer ainda mais eficiência e produtividade para o campo, há ainda o Case IH Smart Services, pacote de serviços recém-lançado pela marca. Com ele é possível que o cliente monte o seu pacote de acordo com a necessidade do momento, e conta com planos de manutenção preventiva, suporte remoto, consultorias de performance, treinamentos, entre outros.

“O conceito que estamos trabalhando agora traz uma melhor experiência para os nossos clientes, com foco na funcionalidade do espaço e em práticas sustentáveis”, comenta Denny Perez, diretor Comercial da Case IH Brasil. Ele também celebra a inauguração como um marco para a região, “a partir de agora, a Suprema Máquinas além de oferecer todo o nosso portfólio de máquinas e soluções pode se orgulhar de ter a maior concessionária da marca na América Latina”, enfatiza.

Até então a maior concessionária da Case IH estava localizada na Argentina, na cidade de Tucumán, com mais de 3 mil m² de área construída em um terreno total de 55 mil m².

Importância da região

O estado de Mato Grosso é uma localização estratégica para o agronegócio brasileiro e importante para a Case IH. Recentemente, a CNH inaugurou um novo Centro de Distribuição (CD) no estado como parte de sua estratégia para melhorar a disponibilidade de peças e otimizar o tempo de entrega para a região. É também em Mato Grosso que está a Fazenda Conectada Case IH, um laboratório conectado, inteligente e sustentável em uma fazenda real na cidade de Água Boa.

“O cliente é o centro do nosso negócio. Todo esse movimento mostra nosso esforço para entregar um serviço de qualidade de ponta a ponta em uma região que representa mais de 20% das nossas vendas”, complementa Perez.

A nova concessionária da Case IH Suprema Máquinas está localizada na Rodovia MT-208, n 5.470, CxP 389, no Bairro Rural (CEP 78.580-000), em Alta Floresta/MT.

A Case IH coloca a tecnologia ao alcance do homem do campo, oferecendo um sistema completo de produtos e serviços capazes de preparar o produtor rural para os desafios do seu dia a dia. Entre as soluções oferecidas pela marca, estão as colheitadeiras de grãos, colhedoras de cana, além de tratores com uma ampla faixa de potências, pulverizadores autopropelidos e plantadeiras. Produtos que fazem da marca a melhor opção do plantio à colheita. A Case IH é uma marca da CNH. Mais informações podem ser encontradas no site Case IH

Case IH
Rede

sábado, 28 de junho de 2025

VOLVO CAR BRASIL É PREMIADA NO ENERGY SUMMIT AWARDS PELO PROJETO DE ELETROPOSTOS EM RODOVIAS

Reconhecimento celebra o protagonismo da marca na mobilidade elétrica e seu investimento em infraestrutura de recarga em todo o país

Eletroposto Volvo Car instalado na cidade de Avaré - São Paulo

Na última quinta-feira (26), a Volvo Car Brasil foi premiada na categoria Mobilidade do Energy Summit Awards, realizado na Cidade das Artes (RJ). A premiação, que celebra os protagonistas da transição energética, integra o Energy Summit - evento global de referência em energia e sustentabilidade, promovido em parceria com o MIT (Massachusetts Institute of Technology).

O prêmio reconhece o compromisso da marca com a transformação da mobilidade no Brasil, especialmente pelo investimento em infraestrutura de recarga para veículos eletrificados. A iniciativa teve início em 2017, com o lançamento do primeiro híbrido plug-in da Volvo no país, e ganhou um novo capítulo em 2022, com a inauguração do primeiro eletroposto de carga rápida, em Cajati (SP).

Desde então, a empresa vem desenvolvendo um trabalho robusto de eletrificação, que prevê uma aplicação total de R$ 70 milhões na implantação de infraestrutura de recarga rápida ao longo das principais rodovias brasileiras. Atualmente, já são 75 pontos em operação, com mais de 145 conectores ativos, permitindo que motoristas percorram mais de 29.860 mil quilômetros de estradas que conectam o país de Norte a Sul. A rede é aberta a veículos de todas as marcas e conta com informações atualizadas em tempo real no aplicativo Volvo Car Eletropostos.

Gratuitos para todos os usuários nos dois primeiros anos, os pontos de recarga passaram a ter cobrança para veículos de outras montadoras a partir de julho de 2024, mantendo a gratuidade exclusiva aos proprietários da marca. A mudança marcou o início de uma nova fase do projeto, voltada à ampliação da infraestrutura e a melhorias na experiência dos clientes Volvo.

“Receber esse prêmio é motivo de orgulho e reforça o nosso pioneirismo e compromisso com o futuro da eletrificação no Brasil. Esse é um projeto muito importante para nós, porque a Volvo acredita no futuro elétrico. E, para que isso aconteça, precisamos pensar na experiência de quem dirige, oferecendo uma infraestrutura de qualidade, que dê segurança e tranquilidade ao consumidor. Seguiremos investindo e trabalhando para ampliar nossa rede e conectar cada vez mais o país”, celebra Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil.

Volvo Car Brasil

A Volvo conta com seis modelos em seu portfólio no Brasil: os elétricos EX30, EX40, EC40 e EX90, além dos icônicos híbridos XC60 e XC90. O EX30, SUV elétrico compacto, é o modelo mais acessível da marca sueca, atualmente, surgiu para mudar padrões. Além de carregar todos os padrões de requinte, tecnologia, sustentabilidade e segurança da montadora, amplia a presença da fabricante para segmentos mais volumosos. Com preços competitivos, é a nova porta de entrada para clientes acessarem o universo premium e elétrico.

Em 2024, a empresa encerrou com 8.682 veículos emplacados, que representa uma estabilidade frente ao ano anterior, mantendo a marca de 17% de share de emplacamentos no segmento premium.

Lançado em maio do ano passado, o Volvo EX30 teve 2.748 emplacamentos, sendo o veículo premium totalmente elétrico mais vendido do país, representando 82,5% das vendas de elétricos no mercado Premium onde atua.

Outro grande ícone da marca, o Volvo XC60, segue liderando as vendas de híbridos na categoria Premium, com 3.287 veículos emplacados em 2024, representando mais de 29,1% das vendas na categoria.

A Volvo é, ainda, a empresa que mais investe em eletrificação no país, com um investimento superior a R$70 milhões. Atualmente, já são mais de 60 eletropostos em funcionamento nas rodovias das cinco regiões do Brasil.

Volvo Car Brasil
Inside Out PR

RICARDO RODRIGUES É O NOVO COUNTRY HEAD DA DIVISÃO AUTOMOTIVA DA CONTINENTAL NO BRASIL

O executivo acumulará funções, mantendo seu atual cargo como Diretor de Veículos Comerciais e Aftermarket da Continental Brasil

Ricardo Rodrigues

A divisão Automotiva do Grupo Continental - que, desde abril, passou a se chamar Aumovio - anuncia Ricardo Rodrigues como o novo Head of Country Brazil.  Além da nova função, o executivo continuará atuando como diretor do segmento de Veículos Comerciais e Aftermarket da Continental no Brasil e à frente da área de negócios ANS (Architecture and Network Solutions).

Ricardo Rodrigues é formado em Engenharia Elétrica pela UNESP (Universidade Estadual Paulista) e possui mestrado na Alemanha. Sua trajetória na empresa começou há 18 anos, tendo atuado em diversas áreas, como Desenvolvimento de Negócios e Vendas e Gestão de Operações. Também acumulou experiência internacional durante uma delegação de dois anos na Alemanha, atendendo diferentes clientes e mercados.

ContinentalA divisão Automotiva do Grupo Continental emprega cerca de 92 mil pessoas e alcançou um faturamento de €19,4 bilhões no exercício financeiro de 2024. A Continental desenvolve tecnologias e serviços de ponta para uma mobilidade conectada e sustentável de pessoas e mercadorias. Fundada em 1871, a empresa oferece soluções seguras, eficientes, inteligentes e acessíveis para veículos, máquinas, trânsito e transporte. Em 2024, a Continental registrou um faturamento de €39,7 bilhões e emprega atualmente cerca de 190 mil pessoas em 55 países e mercados

Continental
Grupo Printer Comunicação

sexta-feira, 27 de junho de 2025

IVECO É ELEITA “EMPRESA DO ANO” E “MELHOR MARCA EM EXPERIÊNCIA DO CLIENTE NO BRASIL”

Em uma noite dedicada a reconhecer empresas e profissionais que se destacam no atendimento ao consumidor, montadora foi consagrada com o título de “Empresa do Ano”, entre todos os setores de negócios do Brasil

Representantes da Iveco comemoraram as conquistas 

Em noite histórica, a IVECO celebrou conquistas e consolidou sua posição como referência em atendimento ao cliente no Brasil. No dia 24 de junho, a montadora foi reconhecida com três importantes prêmios que reforçam seu compromisso com a excelência na experiência do consumidor. Por votação popular, a marca foi eleita “Empresa do Ano”, superando seis grandes concorrentes dos seguintes setores: bancário, transportes, alimentos, bebidas e beleza. A premiação foi concedida pela plataforma Consumidor Moderno, que reconhece empresas de destaque em todos os segmentos de negócios do país. 

Também por meio de votação popular, Bernardo Brandão, Diretor Geral de Customer Service da IVECO para a América Latina, foi homenageado com um dos troféus mais aguardados do evento: o “Hall da Fama”, que reconhece profissionais cujo legado se destaca no campo da experiência do consumidor. Para encerrar a noite de celebrações, a montadora comemorou ainda o seu pentacampeonato na categoria “Transportes”, consolidando sua excelência no atendimento ao cliente e no pós-vendas.

Brandão destaca que conquistas como essas não são individuais: “Esses prêmios representam a validação do compromisso diário de uma equipe dedicada a criar uma experiência única para os nossos clientes. Estamos transformando a montadora com novos serviços e produtos, aliados a um processo de atendimento de excelência. Nosso objetivo é estar sempre presentes, antecipando as necessidades dos clientes e oferecendo suporte nos momentos em que eles mais precisam da marca”, explica Bernardo.

Bernardo Brandão (e) recebeu a homenagem, entregue por Roberto Meir, CEO do Grupo Padrão

Marcio Querichelli, presidente da IVECO na América Latina, dedicou o prêmio a todos que reservaram um tempo para reconhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido pela empresa. “Há cinco anos, iniciamos um processo de transformação profunda na IVECO, com o objetivo de elevar a marca ao patamar que ela merece. Esses prêmios são o resultado de um trabalho consistente, que nos consolida como uma das melhores soluções de transporte do mercado”, afirma Querichelli.

Brandão complementa que as premiações diferenciam a IVECO da concorrência e fortalecem a percepção de que a montadora está na vanguarda das melhores práticas em experiência do cliente. Segundo ele, a empresa une produtos e serviços de ponta para agregar valor à marca, reforçando a confiança dos consumidores de que a IVECO é a parceira ideal de negócios no segmento de transportes. “Ao combinar tecnologia avançada e inovação com um atendimento personalizado, a IVECO conquistou a confiança do mercado e vem fortalecendo cada vez mais seu papel como parceiro estratégico de transportadores e caminhoneiros”, destaca.

“Empresa do Ano”: IVECO se destaca no Brasil ao superar marcas de todos os setores

O Prêmio Consumidor Moderno, realizado anualmente, reconhece as empresas de maior prestígio no mercado brasileiro em relação à marca e à experiência do cliente. As sete empresas mais bem avaliadas, considerando todos os critérios mensurados, avançam para a votação popular, na qual consumidores e o mercado em geral escolhem a marca do ano.

Em 2025, a IVECO se destacou em todos os critérios avaliados, o que a credenciou, pela primeira vez em sua história, a concorrer ao prêmio. Esse feito reflete o crescimento da marca e seu posicionamento forte e de destaque no mercado brasileiro de transporte de cargas e passageiros.

A renovação completa do portfólio de produtos e serviços, assim como as mudanças pelas quais a marca passou em suas estruturas de suporte ao cliente, tanto internamente quanto em sua rede de concessionárias, foram reconhecidas pelo mercado e pelos clientes, que elegeram a IVECO como “Empresa do Ano 2025”.

Hall da Fama: Bernardo Brandão é eleito pelo voto popular como o “Melhor Executivo de Experiência do Cliente do Brasil”

Com uma trajetória de 15 anos na IVECO, Bernardo já comandou diversas áreas na América Latina, com destaque para as diretorias de Marketing, Produto e Estratégia, e atualmente ocupa o cargo de Diretor Geral de Customer Service. Ao longo de sua carreira na montadora, Brandão foi peça-chave no atual ciclo estratégico da empresa, liderando o processo de reposicionamento da marca na região, a estratégia atual de portfólio de produtos e as iniciativas de novos modelos de negócios em andamento.

Na sua função atual, o executivo concentra esforços no desenvolvimento de novos serviços e soluções para o atendimento ao cliente, com destaque para lançamentos inovadores, como o IVECO SEU, serviço que utiliza dados coletados sobre o uso dos veículos para gerar um software personalizado de gerenciamento de performance para cada caminhão, otimizando consumo e desempenho e impactando positivamente a rentabilidade dos clientes.

Prêmio Consumidor Moderno no Segmento de Transportes: IVECO é penta!

A avaliação do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente envolve diversas etapas, como a análise da estrutura de atendimento, o preenchimento de um questionário detalhado e a atuação do Cliente Oculto, que verifica a eficiência dos principais canais de contato, incluindo telefone, chat, e-mail e WhatsApp. O desempenho da IVECO superou a média do setor, consolidando sua excelência na gestão omnichannel.

Com uma estratégia robusta que integra dados, feedbacks contínuos, interação humana e tecnologias avançadas como Inteligência Artificial, a IVECO tem consolidado seu pós-venda como referência no setor de transportes. A montadora se destacou como a empresa que mais evoluiu nos últimos anos no atendimento ao cliente, firmando sua posição entre os principais players do segmento de caminhões.

Entre as iniciativas de destaque está o Control Room IVECO, o único do mercado localizado dentro de uma planta de montadora, que opera 24 horas por dia, 7 dias por semana, garantindo atendimento contínuo aos clientes. Além disso, a montadora oferece um atendimento multicanal personalizado que, aliado a ferramentas como IVECO ON e NEXPRO Connect, sistemas de gestão de frota que permitem manutenção preditiva e suporte proativo da fábrica, cria um ecossistema capaz de assegurar um atendimento único no segmento.

A IVECO também se destaca por sua abordagem centrada no cliente, investindo continuamente na capacitação da rede de atendimento por meio da IVECO Academy. Além disso, a empresa lançou soluções inovadoras como o IVECO RENTAL, serviço de locação de caminhões, e o IVECO SEU (Software de Eficiência Único).

“Nosso foco é ouvir, entender e agir com agilidade. Evoluímos ao aprender com cada interação e transformar esse aprendizado em ação. O cliente é uma voz constante em nossas estratégias e decisões, e nossas iniciativas são pensadas para antecipar suas necessidades e superar expectativas”, ressalta Bernardo.

O resultado da estratégia da IVECO para atender o cliente com excelência se traduz em maior produtividade, redução de custos e aumento da disponibilidade operacional dos veículos, atingindo índices de até 96%. Atualmente, a IVECO já converte mais de 30% das potenciais paradas não programadas em paradas programadas, proporcionando comodidade e previsibilidade aos clientes. Além disso, cerca de 15% dos alertas em veículos pesados são solucionados remotamente, sem a necessidade de deslocamento até uma concessionária, em questão de minutos. “Essa é a maximização da disponibilidade do produto em seu estado da arte”, complementa Brandão.

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos adequados para qualquer tipo de carroceria. A empresa inova constantemente e expande seu portfólio de produtos para oferecer a cada cliente o veículo que corresponde exatamente à sua missão. A oferta completa da IVECO é desenvolvida com foco nas necessidades do motorista, garantindo uma experiência excelente com ênfase em segurança e conforto. Uma ampla gama de serviços avançados e conectados digitalmente, desenvolvidos para ajudar os proprietários de frotas a gerenciar seus veículos de forma eficiente, complementa a solução de transporte completa da IVECO. A IVECO segue sua estratégia de descarbonização por meio de uma abordagem multi-energética, que inclui o desenvolvimento contínuo do diesel e HVO, gás natural e biometano, tecnologias elétricas com bateria e hidrogênio. A montadora estabeleceu uma presença global com uma estrutura de produção que inclui 7 fábricas e 8 Centros de Pesquisa e Desenvolvimento. Com 3.300 pontos de venda e assistência técnica em mais de 160 países, garante suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja operando. A IVECO conduz o caminho da mudança ao impulsionar a transformação da indústria de transportes, movida pela ambição de ser o parceiro mais confiável e o fornecedor de soluções completas para seus clientes. Para mais informações sobre a IVECO, clique aqui

IVECO