A YPF completa vinte anos da sua operação de lubrificantes no país em clima de comemoração. O resultado foi alavancado pela consistente estratégia de crescimento da petroleira argentina, particularmente nos últimos três anos e pela recuperação do mercado de lubrificantes.
Nos dois últimos anos a YPF Brasil entregou resultados acima da meta, o que deve novamente acontecer este ano. A performance é fruto de um trabalho intenso de reposicionamento da marca, que passou pela aquisição de uma planta de lubrificantes, lançamento de novos produtos, reavaliação dos canais de venda e investimentos em marketing e serviços para o trade, nos últimos cinco anos.
“Tivemos a ousadia de investir justamente no momento em que o mercado se retraia”, conta Pablo Luchetta, CEO da YPF Brasil. “Foi um risco muito bem calculado, apoiado na qualidade dos nossos produtos e no talento e resiliência das nossas pessoas. O resultado vem superando nossas próprias expectativas.”
Paralelamente, a reação do mercado de lubrificantes no ano passado, que cresceu 2,6% - mais do que o dobro do PIB -, acelerou o desempenho de 2017. Para este ano a empresa já projeta resultado recorde: no comparativo do primeiro semestre, a YPF já cresceu 24% em vendas. Já no Market Share o crescimento foi maior em auto e diesel. Só em lubrificantes sintéticos foram comercializados 2 milhões de litros, no período.
A YPF é a empresa líder em exploração e produção de hidrocarbonetos na Argentina. É a maior empresa do país e lidera o mercado de lubrificantes com 40% de market share. É também a 3ª maior petrolífera das Américas e soma mais de 1500 postos de combustíveis. Sua planta de lubrificantes, em La Plata, é uma das mais modernas da América, com excelência em qualidade e as certificações ISO 9001, 14001 e TS 16496. Atuando no Brasil desde 198, a YPF tem de sede e fábrica em São Paulo e distribuidores nos principais centros consumidores do país.