segunda-feira, 10 de março de 2025

BALANÇO DE 2024: GEBRÜDER WEISS PREVALECE EM UM AMBIENTE DE MERCADO DIFÍCIL.

A empresa internacional de transporte e logística Gebrüder Weiss fechou o ano fiscal de 2024 com receitas líquidas de 2,71 bilhões de euros, representando um ganho de dez por cento em relação ao ano anterior (2023: 2,46 bilhões de euros). “Estamos firmemente no caminho certo: apesar das tensões geopolíticas e econômicas, ganhamos participação de mercado e crescemos, contrariando a tendência predominante. Ao investir em nossa rede, automação e inovação digital, conseguimos expandir nossa gama de serviços e desenvolver as soluções de transporte de que nossos clientes precisam – com o objetivo explícito de garantir a estabilidade da cadeia de suprimentos”, diz Wolfram Senger-Weiss, CEO da Gebrüder Weiss.

Wolfram Senger-Weiss

No setor Air & Sea, o grupo relatou o maior aumento na receita com 939 milhões de euros, um ganho de 21 por cento (2023: 776 milhões de euros). Esse crescimento foi impulsionado por vários fatores, incluindo a expansão das redes nos Estados Unidos e na Alemanha, juntamente com altos volumes de transporte no comércio transpacífico. O aumento das taxas de frete marítimo para exportações da China para a Europa forneceu um impulso adicional. Ataques no Mar Vermelho forçaram os navios porta-contêineres a tomar a rota mais longa ao redor do Cabo da Boa Esperança (África do Sul) em vez de pelo Canal de Suez.

Receitas no Transporte terrestre e o segmento de Logística aumentou em cinco por cento para 1,52 bilhão de euros (2023: 1,45 bilhão de euros). Este número inclui vendas geradas pelo serviço de Entrega em Domicílio . Cargas como geladeiras e móveis são transportadas para clientes finais na Áustria e em vários países do leste europeu que implementam um serviço de manuseio de dois homens.

Na Air & Sea, a Gebrüder Weiss gerou receitas de 939 milhões de euros (2023: 776 milhões de euros)

A DPD Áustria, que é parcialmente detida pelo serviço de encomendas Gebrüder Weiss, processou mais de 63,2 milhões de encomendas no ano passado. Isso se traduz em um aumento de um milhão de encomendas em comparação a 2023. Os principais impulsionadores do crescimento foram as exportações e os consumidores privados.

O índice de patrimônio líquido da empresa permaneceu estável em 60%, posicionando a Gebrüder Weiss como uma prestadora de serviços resistente a crises e empregadora confiável. A força de trabalho nas 180 unidades do grupo no mundo todo aumentou ligeiramente para 8.700 (2023: 8.600).

Apesar do ambiente economicamente desafiador, o provedor de logística aderiu à sua estratégia de investimento. Durante o ano fiscal encerrado, um total de 124 milhões de euros foram dedicados a medidas de expansão e modernização, geração de energia ecologicamente correta e e-mobilidade.

Investimentos em localizações logísticas, automação e digitalização

A Gebrüder Weiss iniciou a construção de um moderno centro de logística e TI com um armazém de alta capacidade totalmente automatizado – nas imediações de sua sede corporativa e do terminal de carga Wolfurt (Vorarlberg/Áustria). Uma nova instalação de logística foi aberta na cidade de Straubing, no sul da Alemanha, fornecendo aos participantes industriais e comerciais da Baviera conexões de transporte eficientes para os mercados nacionais e globais. A Gebrüder Weiss também expandiu suas unidades em Maria Saal (Áustria), Aldingen (Alemanha), Bratislava (Eslováquia) e Tbilisi (Geórgia). 

Novo terminal de logística perto de Budapeste

Em Budapeste (Hungria), um armazém Autostore foi construído como parte do programa de expansão do local; aqui, o manuseio de carga de entrada, os fluxos de materiais e a coleta de pedidos são amplamente automatizados. O negócio nos EUA está crescendo, com o especialista em logística adquirindo o despachante de carga aérea e marítima Cargo Link de Salt Lake City, Utah. Junto com a filial recentemente aberta em Phoenix, Arizona, a rede na América do Norte agora abrange 17 unidades próprias.

A Gebrüder Weiss também registrou mais progresso com sua paleta de serviços digitais: o número de usuários baseados em clientes que se registraram no portal myGW aumentou para 25.000 desde seu lançamento em 2020. A plataforma fornece informações em tempo real sobre todos os fluxos de mercadorias e dá aos clientes total transparência sobre o andamento de seus pedidos. Em 2024, as funções do aplicativo foram progressivamente ajustadas para atender melhor às necessidades dos clientes.

Expansão das energias renováveis e da mobilidade elétrica

A empresa deu passos importantes em direção à descarbonização e à geração de energia ecologicamente correta. Sistemas fotovoltaicos (PV) adicionais foram instalados na Hungria e na Eslováquia. A Gebrüder Weiss agora opera 34 sistemas PV, que geraram cerca de 13.000 megawatts-hora de eletricidade durante o ano fiscal encerrado. Isso equivale a aproximadamente metade dos requisitos de energia de todos os locais da Gebrüder Weiss no mundo. O aumento do uso de energia solar levou a uma economia geral de 2.738 toneladas métricas de CO 2 .

Sistema fotovoltaico montado no telhado do terminal de logística em Belgrado, Sérvia.

Para reduzir ainda mais as emissões de CO 2 de forma sustentável, a Gebrüder Weiss também está reorganizando sua própria frota e implantando progressivamente veículos com acionamentos elétricos. Na Áustria, Hungria, Croácia e Romênia, a empresa de logística já está utilizando e-transporters para entregar mercadorias encomendadas on-line para residências privadas. 

Na Alemanha, dois caminhões elétricos foram introduzidos em 2024, e mais 13 seguirão na Áustria este ano. Como um passo inicial, o provedor de logística já converteu uma grande parte de sua frota de caminhões na Áustria para óleo vegetal hidrogenado (HVO), o que pode potencialmente reduzir as emissões de CO 2 em cerca de 90 por cento (em comparação com o óleo diesel).

Novos caminhões elétricos da Gebrüder Weiss para entregas em Memmingen e Straubing, sul da Alemanha

Wolfram Senger-Weiss explica: “Juntamente com as questões de sustentabilidade, infraestrutura e digitalização, o setor de logística enfrenta vários outros obstáculos este ano. A economia persistentemente fraca na Europa, novas tarifas e a crise na indústria automotiva estão intensificando a competição para muitas empresas. A Gebrüder Weiss continuará a enfrentar esses desafios com uma abordagem orientada para soluções e tecnologia, ao mesmo tempo em que alinha sua estratégia geral de negócios às necessidades de seus clientes.”

A Gebrüder Weiss Holding AG, sediada em Lauterach, Áustria, é uma provedora global de serviços logísticos completos com cerca de 8.700 funcionários em 180 locais próprios. A empresa gerou receitas de 2,71 bilhões de euros em 2024. Seu portfólio abrange soluções de transporte e logística, serviços digitais e gerenciamento da cadeia de suprimentos. Os pontos fortes gêmeos da competência digital e física permitem que a Gebrüder Weiss responda de forma rápida e flexível às necessidades dos clientes. A organização familiar – com uma história que remonta a mais de meio milênio – implementou uma ampla variedade de iniciativas ambientais, econômicas e sociais. Hoje, também é considerada pioneira em práticas comerciais sustentáveis. Clique aqui e visite o site

Gebrüder Weiss

PEGUE O PRÓXIMO DESVIO; SOJA A CAMINHO DA CHINA. Por Jorge Görgen*

O Porto de Paranaguá movimentou 63,8 mil toneladas de óleo de soja em janeiro, o que representou 72,48% da movimentação brasileira. 

Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Safra recorde de grãos, principalmente de soja, promete congestionar as estradas em direção aos portos, elevando mais o Custo Brasil. Mesmo assim, surgem oportunidades para transportadores e agricultores.

Os rompantes tarifários de Donald Trump neste começo de mandato prometem escancarar mais oportunidades de comercialização de produtos brasileiros para outros destinos. Uma vez que os portos americanos se fecham para o Made In Brazil. Nesse cenário, a China se fortalece como nosso principal e maior parceiro comercial, principalmente de commodities agrícolas, como a soja. Seja in natura, farelo ou óleo bruto.

Por isso, a combinação de safras recordes de grãos, colheitas feitas em poucas janelas de tempo e a alta nos preços dos combustíveis está provocando uma nova disparada nos valores do frete rodoviário. No Mato Grosso, nas últimas semanas, o incremento de algumas rotas já chega a 40% a mais se comparado com a safra passada.

Embora seja um dos maiores produtores agrícolas do mundo, o Brasil ainda enfrenta sérios problemas logísticos, com poucas ferrovias e hidrovias, estradas de má qualidade, congestionamentos nos portos e reduzida capacidade de estocagem em silos reguladores.

Oportunidades para armazenagem

Nosso limite de armazenamento antes dos portos é estimado em 210 milhões de toneladas. Essa capacidade, frente o volume previsto da safra de grãos, aponta para uma diferença de 115 milhões de toneladas entre o que será colhido e o que poderá ser estocado nas propriedades, cooperativas e empresas do agronegócio.

Segundo a Organização das Nações Unidas para o Abastecimento e Alimentação, os países deveriam ter uma capacidade estática de armazenagem 20% superior ao volume produzido, evitando problemas de excesso e desperdício em caso de superprodução como a que verificamos no Brasil agora.

Com sucessivas safras recordes, o déficit de estocagem vem crescendo no país. Nos últimos 15 anos, a nossa produção de grãos cresceu a uma taxa média de 5,3% ao ano, enquanto a capacidade de armazenagem aumentou só 2,8% ao ano.

Essa discrepância resulta em um patamar significativo, que pode levar a desperdícios na colheita, já que muitas vezes o produtor é obrigado a deixar os grãos “armazenando” a céu aberto. Como vem ocorrendo com muita frequência Brasil afora. Ou os caminhões tornam-se os silos em movimento, no seu lento caminhar em direção aos portos, provocando filas quilométricas às margens das principais rodovias do litoral.

Necessidade de mais investimentos

Pelas estimativas dos fabricantes de equipamentos de silagem, só para acompanhar o crescimento da produção brasileira, que aumenta em média 10 milhões de toneladas por ano, seriam necessários investimentos anuais de 15 bilhões de reais, mas para vencer o déficit atual esse valor pode subir para 120 bilhões de reais.

A solução para este problema eterno da agricultura brasileira, que cria caos logístico em épocas de safras recordes e traz prejuízos aos produtores e ao país, é a expansão de linhas de crédito para construção de silos e armazéns com menos burocracia, além de investimentos na infraestrutura de escoamento da produção agrícola. Estamos falando em ampliar e construir estradas, hidrovias, ferrovias e portos.

Para os produtores, as linhas de crédito deveriam se voltar para a instalação de silos nas propriedades, mirando reduzir a dependência dos agricultores por armazéns da indústria e das cooperativas, que encarecem seus produtos.

Para essa safra, o governo destinou 7,8 bilhões de reais no Programa para a Construção e Ampliação de Armazenagem Agrícola. Esse valor supera em 17% o montante do ano passado.

Desafios logísticos

Em 2024, a participação da armazenagem dentro das fazendas no Brasil foi de 17% com relação a capacidade estática total, enquanto nos EUA é de 65%, na Europa 50% e na Argentina chega a 40%.

Mas como pouco se faz em termos de novos investimentos, tudo indica que teremos mais problemas logísticos nesta safra, a exemplo do que se deu há dois anos, como apontam os dados da Companhia Nacional de Abastecimento. Conforme a empresa estatal o avanço da colheita da soja já tem impactado os preços de transporte de grãos nas principais rotas do país. Seja no sentido Sul e Sudeste, seja no chamado arco Norte.

Por essas razões, em janeiro os fretes dispararam no Mato Grosso, tendência que persistiu também em fevereiro, mês em que já são registrados valores ainda mais elevados de cotações, com possibilidade de recordes de preços em várias rotas.

Se durante a colheita de qualquer safra de soja os preços já sobem, neste momento, a tendência é potencializada por diversos fatores. Primeiramente, trata-se da maior safra da série histórica estadual e Mato Grosso deverá colher mais de 46 milhões de toneladas, cerca de 7 milhões de toneladas a mais em comparação com o ano anterior. 

Nessa safra, devido à grande intensidade de chuvas no verão no Norte do país, 90% do plantio de soja foi realizado em apenas um mês, o que significa que a colheita está sendo feita praticamente de uma vez só. Vale destacar que o produtor tem que encher de soja os caminhões rapidamente para liberar espaço e os corredores para o escoamento da próxima safrinha de milho, que também promete vir forte se o clima continuar ajudando na região.

Custo das filas de caminhões

A fila de caminhões à espera de embarque na franja dos portos aumenta os custos para quem exporta em cerca de 30 mil dólares por dia em média. Esse é o preço cobrado como pênalti quando um navio de contêineres fica no porto por mais tempo do que o estabelecido no contrato com os exportadores. E os armadores que transportam contêineres levam também soja nos porões dos navios.

De acordo com o último levantamento da safra de grãos da Conab, o Brasil deve colher mais de 325 milhões de toneladas, crescimento de 9,4% em relação à temporada anterior. Sendo que houve um aumento de 2,1% na área cultivada, estimada em 81,6 milhões de hectares, como também uma recuperação de 7,1% na produtividade média das lavouras.

Isso tudo para dizer que a nossa ineficiência irá gerar mais filas de caminhões rumo aos portos brasileiros, penalizando o tráfego de automóveis e ônibus nas estradas. Aumentando os riscos e a insegurança nas rodovias e ainda mais os custos logísticos.

Mas graças ao fator Trump, ainda assim compensará para os produtores brasileiros venderem para a China, para a Europa e para outros destinos fora à América, que ficará reservada aos produtores norte-americanos. Aqui vale mais do que nunca o aforismo oriental do Yin e do Yang. Que diz que toda crise gera também nova oportunidade.

Jorge Görgen é jornalista, consultor, especializado nos setores de Transportes e do Agronegócio.

N.R: Jorge Görgen é um experiente profissional de comunicação corporativa com destaque nos setores automotivo e do agronegócio. Atuou como responsável pela Comunicação Corporativa do Iveco Group, liderando estratégias para marcas como IVECO, IVECO Bus, FPT Industrial, IDV e Magirus. Anteriormente, acumulou 14 anos de trabalho na CNH Industrial como Gerente de Relações Institucionais e Comunicação Corporativa, atuando com marcas como Case e New Holland em toda a América Latina. Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela PUC/RS, com MBA Executivo em Marketing pelo INSPER e especialização em Comunicação Empresarial, Jorge foi duas vezes premiado como Profissional do Ano de Comunicação Empresarial pela Aberje (2018 e 2023). Também ocupou cargos de liderança, como Vice-presidente da ANFAVEA e de conselheiro da Aberje. Jorge é reconhecido por sua expertise em comunicação estratégica e relações institucionais nos setores em que atua. Para contatos: jlagorgen@gmail.com.

sábado, 8 de março de 2025

CITROËN BASALT É O SUV QUE MAIS CRESCE EM SEU SEGMENTO E REGISTRA ALTA DE 41% NAS VENDAS EM FEVEREIRO

Citroën Basalt

A Citroën emplacou o total de 3.258 veículos no mês de fevereiro, um crescimento de 63% com relação a fevereiro de 2024, expandindo sua participação de mercado para 1,9%. O grande protagonista deste resultado foi o Citroën Basalt, com 1.701 unidades comercializadas em fevereiro.

Nos últimos dois meses, o Citroën Basalt foi o SUV compacto que mais cresceu em volume de emplacamentos frente aos meses anteriores, respectivamente 25% em janeiro/2025 vs dezembro/2024 e 41% em fevereiro/2025 versus janeiro/2025, conquistando assim a posição do modelo que mais cresceu em todo o segmento que atua. Sua chegada teve um impacto direto no crescimento da marca, tornando-se o principal modelo da Citroën e aumentando significativamente sua relevância no segmento. Além disso, o Basalt fechou o mês com 4% de participação no segmento.

O Citroën Basalt, o SUV mais acessível do Brasil, conta com três versões: Feel, Feel Turbo 200 e Shine Turbo 200. Todas elas trazem de série um pacote competitivo de equipamentos, além de atributos diferenciados em seu segmento, como duas opções de motorização (1.0 Firefly e Turbo 200), porta-malas que comporta até 490 litros de volume e a central multimídia Citroën Connect Touchscreen de 10,25 polegadas com Android Auto e Apple Carplay e seis alto-falantes.

Ofertas imperdíveis

Até 3 de abril, a Citroën promove ofertas imperdíveis para o C3, o Aircross e o Basalt. As condições são válidas nas concessionárias em todo o Brasil na modalidade de venda direta para Pessoa Física. Os modelos C3 e Aircross podem ter descontos de até R$ 7.610,00 e R$ 18.900 do preço de tabela, respectivamente, taxa zero em até 24 vezes e bônus que variam até R$ 5.000 na troca do usado. Já o Citroën Basalt conta com descontos de até R$ 15.910.

O Citroën C3 une espaço, robustez, atitude SUV e Citroën Connect Touchscreen 10” com uma acessibilidade competitiva para o segmento. Já o Aircross, equipado com motor Turbo 200, está à venda em todo o Brasil, nas versões de 5 e 7 lugares, com diferentes opções de cores e acessórios. O Basalt, mais recente lançamento da marca, destaca-se, entre tantos motivos já mencionados, pela suspensão projetada para entregar o máximo de conforto sem qualquer tipo de concessão. Com isso, ele pode rodar nas mais diferentes ruas e estradas sem perda de robustez e eficiência. Clique aqui e confira as ofertas e detalhes.

Citroën
Stellantis

MINI COOPER ELÉTRICO CONQUISTA 5 ESTRELAS NO EURO NCAP

O objetivo dos testes do Euro NCAP é aumentar continuamente a segurança dos veículos, reduzindo cada vez mais o risco de lesões tanto para os ocupantes quanto para outros usuários das vias. A meta de longo prazo é a “Visão Zero” – ou seja, zero mortes no trânsito na Europa. Por isso, os critérios de avaliação são endurecidos a cada ano, abrangendo: Proteção aprimorada para pedestres e ciclistas e novos cenários de testes para segurança passiva e ativa.

Obter 5 estrelas no Euro NCAP não é comum no segmento de veículos totalmente elétricos do MINI Cooper. Muitos modelos dessa categoria não atingem essa pontuação máxima. A nota máxima de 5 estrelas só é concedida a veículos que: Oferecem excelente proteção contra impactos e que possuem uma gama abrangente de tecnologias avançadas para prevenção de acidentes.

Excelência em segurança: MINI Cooper Elétrico conquista a nota máxima no Euro NCAP

Os modelos elétricos do MINI Cooper impressionam pelo desempenho, pelo espaço interno confortável dentro de dimensões compactas e pelo novo design minimalista. Com sua propulsão totalmente elétrica, o icônico "go-kart feeling" do MINI se mantém presente. Agora, com um alto nível de segurança certificado, a quinta geração do MINI de três portas está totalmente preparada para os desafios da mobilidade urbana atual.

Além da segurança passiva e ativa, a nota máxima no Euro NCAP se deve também a: Proteção avançada para pedestres e ciclistas, Sistemas eficazes de prevenção de acidentes e o novo tensionador padrão no cinto de segurança pélvico em todos os modelos de MINI Cooper elétricos.

Os modelos MINI alcançaram índices de segurança máximos no segmento de compactos nas quatro principais categorias do Euro NCAP:

- Proteção dos ocupantes adultos: 89% – um índice geralmente visto apenas em veículos de categorias maiores.

- Segurança infantil: 87% – reforçando a confiabilidade do modelo para famílias.

- Sistemas de assistência à segurança: 79% – garantindo prevenção de acidentes e suporte ao motorista.

- Proteção para pedestres: 77% – um nível elevado dentro do segmento de compactos.

O amplo pacote de assistentes de condução de série foi decisivo para a pontuação máxima, incluindo um conceito de segurança integrada aprimorado.

Tradição em segurança: MINI mantém a excelência no Euro NCAP

Em dezembro de 2024, o novo MINI Countryman também conquistou a nota máxima de 5 estrelas, reforçando o compromisso da MINI em produzir veículos não apenas altamente atraentes, mas também extremamente seguros. A MINI continua elevando os padrões no segmento de veículos elétricos, oferecendo uma combinação única de design, desempenho e segurança de ponta.

BMW do Brasil
JeffreyGroup

NOVA MARCA DE QUADRICICLOS COM PREÇOS ACESSÍVEIS PARA O AGRO É LANÇADA NO BRASIL

Ideal para trabalho e lazer, a GOES estreia com o lançamento do quadriciclo TERROX 400L

A CFMOTO, referência global no segmento de veículos off-road, anuncia a chegada de sua nova marca, a GOES, ao mercado brasileiro. Desenvolvida para oferecer produtos que unem a reconhecida qualidade da CFMOTO a preços acessíveis, a GOES promete revolucionar o segmento de ATVs (quadriciclos) no país.

"Estamos muito empolgados com o lançamento da GOES no Brasil. Nossa missão é democratizar o acesso a veículos de alta qualidade, entregando produtos que combinam inovação, performance e preços competitivos. A ideia também é ampliar as oportunidades de negócio no setor, já que a GOES mantém a qualidade da marca a preços imbatíveis”, afirma Gabriel Maschietto, sócio-diretor da CFMOTO no Brasil.

Lançamento do primeiro ATV

O primeiro lançamento da marca, o TERROX 400L, já reflete a filosofia da GOES: um produto que equilibra desempenho, versatilidade e custo-benefício.

É a escolha ideal para quem busca um ATV de entrada confiável e funcional. Equipado com um motor monocilíndrico de 400 cc, refrigerado a líquido, entrega 30 cavalos de potência e performance robusta para enfrentar qualquer terreno. Sua tração completa — com modos 2WD, 4WD e 4WD-LOCK — e o sistema CVT, aliados à partida elétrica, garantem praticidade e controle superior, mesmo nas condições mais desafiadoras.

Projetado para acomodar dois ocupantes, o modelo oferece conforto e segurança em suas diversas aplicações, desde tarefas utilitárias até aventuras em trilhas.

"Imagine um profissional do agronegócio que precisa percorrer grandes distâncias, instalar cercas ou realizar tarefas no campo. O TERROX 400L facilita e agiliza essas atividades, tornando-as mais práticas e eficientes”, explica Ricardo Kasaki, diretor comercial da CFMOTO. "Ou mesmo em marinas, o quadriciclo é ideal para rebocar barcos e lanchas com praticidade e segurança. Além disso, é um companheiro e tanto nos momentos de aventura, em diversos terrenos", completa.

Com capacidade de carga total de 230 kg, o TERROX 400L é preparado para atender às demandas do consumidor brasileiro.

“O TERROX 400L é apenas o começo de uma nova era para o mercado de ATVs no país", conclui Gabriel Maschietto.

O veículo chega ao mercado na cor Ghost Grey e Pearl Injected Black, a partir de R$ 41.589,60.

CFMOTOO Grupo Unique atua no mercado off-road e tem em seu ecossistema de marcas a Fun Motors e a CFMOTO. O grupo está presente em todo Brasil por meio de mais de 120 revendas. Conta com mais de 100 colaboradores que estão divididos na Fábrica em Manaus, Centro Logístico e Matriz Administrativa em Piracicaba. Seu estoque possui mais de 100 mil peças, garantindo atendimento à demanda nacional. Clique aqui e visite o site

CFMOTO
Engenharia de Comunicação

PORSCHE LANÇA NOVA LINHA TAYCAN NO BRASIL E JÁ CRAVA RECORDE EM INTERLAGOS

Porsche Taycan Turbo GT

A nova geração do Porsche Taycan acaba de desembarcar no Brasil. A atualização aplicada ao modelo foi grandiosa. As novas versões têm mais potência, maior autonomia, aceleração mais vigorosa e carregamento mais rápido, com dinâmica de pilotagem aprimorada. O time de Design da Porsche também aprimorou o desenho e diferenciou mais fortemente os modelos Turbo. Todas as versões do Taycan apresentam uma lista de equipamentos padrão ainda mais extensa e vêm com a última geração do Porsche Driver Experience, com conceito de exibição e controle aprimorados.

Agora serão dez opções disponíveis para o consumidor brasileiro, com destaque para as versões Turbo GT Pacote Weissach, que desenvolve 1.034 cv e ultrapassa os 300 km/h, e a estreia do Cross Turismo Turbo, que cria nova referência de esportividade para uma versão 100% elétrica com dotes aprimorados de espaço interno. A gama de modelos do esportivo com propulsão totalmente elétrica nunca foi tão ampla no nosso mercado: ele traz duas variações de carroceria (Sedan e Cross Turismo), tração traseira ou permanente nas quatro rodas e vários níveis de potência dos motores Porsche E-Performance, que podem variar de 408 cv a 1.034 cv – ou 1.108 cv no Attack Mode.

No caminho para a produção em série, protótipos camuflados percorreram mais de 3,6 milhões de quilômetros ao redor do mundo para continuar aprimorando o primeiro carro esportivo totalmente elétrico da Porsche.

"Iniciamos a nova era da e-mobilidade com o Taycan no final de 2019. Imediatamente se revelou um ponto de virada pioneiro e inovador no segmento de veículos elétricos", diz o chefe da linha de modelos, Kevin Giek.

Desempenho ainda mais elevado

Todos os modelos aceleram muito mais rápido do que seus predecessores. Dois exemplos de ambas as extremidades do portfólio: como sedans esportivos, o Taycan e o Taycan Turbo S atingem os 100 km/h a partir do zero em apenas 4,8 e 2,4 segundos, respectivamente. Isso os torna 0,6 e 0,4 segundos mais rápidos do que as versões anteriores.

A performance aprimorada na aceleração é resultado de uma entrega maior de potência. Por exemplo, o Taycan base entrega 60 kW/81 cv a mais do que antes. No Taycan Turbo S, são mais 140 kW/190 cv com o Launch Control. Isso aumenta a produção do sistema do modelo topo para 700 kW/952 cv.

Autonomia foi ampliada em todas as versões

No Taycan Turbo S, por exemplo, a autonomia no critério do Inmetro foi aumentada para até 425 km, um ganho de 147 km ou 53%. O Taycan atualizado não apenas exige menos paradas de carga em viagens longas do que seu antecessor, mas também recarrega mais rápido: em estações de carga de DC de 800 volts, por exemplo, pode ser carregado com até 320 kW – isso é 50 kW a mais do que antes. A janela de carga rápida da nova bateria de desempenho foi significativamente expandida. Isso significa que capacidades de carga superiores a 300 kW podem ser mantidas por até cinco minutos, e capacidades de carga muito altas podem ser alcançadas mais rapidamente, mesmo em baixas temperaturas.

Considerando algumas variáveis, isso pode reduzir pela metade o tempo necessário para ir de 10% a 80% de carga em comparação com o carro anterior. No Taycan de primeira geração, o tempo de carga de 10% a 80% a 15 ºC é de 37 minutos. Sob as mesmas condições, o Taycan atualizado leva apenas 18 minutos, apesar de sua capacidade de bateria maior. A Performance Battery Plus agora tem uma capacidade bruta de 105 kWh, contra 93 kWh da versão anterior.

A melhoria simultânea de desempenho e eficiência se deveu a diversos fatores, mas um dos destaques certamente aparece no trem de força equipado com um novo motor de eixo traseiro. Ele dispõe de até 80 kW/109 cv a mais de potência do que seu antecessor em todos os modelos. Um inversor de pulso modificado com software otimizado, baterias mais potentes, gerenciamento térmico revisado, uma bomba de calor de última geração e uma estratégia de recuperação e tração integral modificada são os outros ingredientes que explicam a maior performance.

A capacidade máxima de recuperação durante a desaceleração em altas velocidades aumentou em mais de 30%, de 290 kW para até 400 kW. Todas as variantes agora vêm de série com rodas aerodinamicamente otimizadas e pneus de baixa resistência ao rolamento, com novas rodas de 21 polegadas.

Design reformulado

Porsche Taycan Turbo Cross Turismo

Com novo estilo frontal e traseiro (faróis e lanternas traseiras são inéditos), os designers da Porsche aprimoraram ainda mais o design limpo e purista do Taycan. Os novos paralamas dianteiros e os faróis mais planos dão ainda mais ênfase à largura do sedã. Os novos faróis apresentam tecnologia de matriz HD de alta resolução com ótica detalhada e agora exibem os gráficos característicos de quatro pontos da marca à noite. O logotipo da Porsche na faixa de luz traseira apresenta um design tridimensional, com aparência de vidro. Uma versão iluminada disso está disponível pela primeira vez, apresentando animações de boas-vindas/saída.

Entre outros recursos notáveis, a cor de destaque Turbonite destaca os modelos Turbo e Turbo S de maneira mais distintiva em relação às outras versões, tanto no exterior quanto no interior.

Nova suspensão Porsche Active Ride

Porsche Taycan 4S

Todos os modelos dotados de tração permanente podem ser equipados com a nova suspensão Porsche Active Ride – a suspensão a ar é item de série.

Este sistema opcional supera outros conceitos de suspensão em todos os parâmetros e oferece uma performance sem precedentes em favor do conforto e da dinâmica de direção. Equipado com amortecedores ativos com tecnologia de dois estágios, cada um conectado a uma bomba hidráulica operada eletricamente com tensão de 400V, o conjunto gera um fluxo de volume no amortecedor conforme a demanda e, portanto, pode construir forças entre a carroceria e as rodas de maneira rápida, altamente precisa e direcionada, que contrariam e quase compensam completamente as forças resultantes dos impactos contra o piso. Um sistema de suspensão a ar, com uma única câmera para economia de peso, complementa essa tecnologia.

O chassi mantém a carroceria plana, mesmo durante manobras dinâmicas de frenagem, direção e aceleração. Com uma condução suave, o sistema absorve quase completamente as irregularidades. Em situações de direção mais esportiva, o sistema de suspensão ativa Porsche Active Ride garante uma conexão perfeita com a estrada graças a uma distribuição equilibrada das cargas nas rodas.

Se o modo correspondente estiver ativado, a suspensão pode compensar de forma contundente as tendências de rolagem e mergulho para reduzir as forças de aceleração atuando nos ocupantes. Ele abaixa a frente ao acelerar e a traseira ao desacelerar. Quando estacionado, o sistema de suspensão ativa Porsche levanta a carroceria para uma altura confortável de entrada ou saída.

Quadro de instrumentos e telas são atualizadas

O cluster de instrumentos, o display central e o display opcional do passageiro apresentam uma interface de usuário otimizada com funções adicionais. O seletor de modo no volante agora vem como padrão. Para os modelos Taycan equipados com o pacote Sport Chrono e a Performance Battery Plus, há uma tecla especial push-to-pass no seletor de modo.

Usando a nova alavanca de controle à esquerda atrás do volante, o controle dos sistemas de assistência ao motorista é ainda mais intuitivo. O Apple CarPlay foi mais profundamente integrado aos displays e funções do veículo.

Dez opções disponíveis para o Brasil

A nova família Taycan, que é MY25, é composta pelos seguintes modelos, com as respectivas autonomias já pertencentes ao padrão de medições do Inmetro:

• Taycan – potência de 300 kW/408 cv (ou 320 kW/420 cv com Pacote Performance Battery Plus), 410 Nm de torque máximo (ou 420 Nm), autonomia de 393 km, 0 a 100 km/h em 4s8 e 230 km/h de velocidade máxima. Preço: R$ 820.000,00.

• Taycan 4 – potência de 300 kW/408 cv, 585 Nm de torque máximo, e autonomia de 415 km, 0 a 100 km/h em 4s6 e 230 km/h de velocidade máxima. Preço: R$ 850.000,00.

• Taycan 4S – potência de 440 kW/598 cv, 710 Nm de torque máximo, autonomia de 415 km, 0 a 100 km/h em 3s7 e 250 km/h de velocidade máxima. Preço: R$ 875.000,00.

• Taycan GTS – potência de 515 kW/700 cv, 790 Nm de torque máximo, autonomia de 428 km, 0 a 100 km/h em 3s3 e 250 km/h de velocidade máxima. Preço: R$ 1.010.000,00.

• Taycan Turbo – potência de 650 kW/884 cv, 890 Nm de torque máximo, autonomia de 415 km, 0 a 100 km/h em 2s7 e 260 km/h de velocidade máxima. Preço: R$ 1.175.000,00

• Taycan Turbo S – potência de 700 kW/952 cv, 1.110 Nm de torque máximo, autonomia de 425 km, 0 a 100 km/h em 2s4 e 260 km/h de velocidade máxima. Preço: R$ 1.435.000,00

• Taycan Turbo GT Pacote Weissach – potência de 760 kW/1.034 cv, 1.240 Nm de torque máximo, autonomia de 442 km, 0 a 100 km/h em 2s2 e 305 km/h de máxima. Preço: R$ 1.535.000,00

• Taycan 4 Cross Turismo – potência de 320 kW/435 cv, 610 Nm de torque máximo, autonomia de 415 km, 0 a 100 km/h em 4s7 e 220 km/h de velocidade máxima. Preço: R$ 920.000,00

• Taycan 4S Cross Turismo – potência de 440 kW/598 cv, 710 Nm de torque máximo, autonomia de 415 km, 0 a 100 km/h em 3s8 e 240 km/h de velocidade máxima. Preço: R$ 935.000,00

• Taycan Turbo Cross Turismo – potência de 650 kW/884 cv, 890 Nm de torque máximo, autonomia de 415 km, 0 a 100 km/h em 2s8 e 250 km/h de velocidade máxima. Preço: R$ 1.225.000,00

Turbo GT Pacote Weissach: o mais potente Porsche já produzido em série

Dotado de um trem de força que entrega 1.034 cv com a utilização do overboost com o controle de largada, o novo Taycan Turbo GT Pacote Weissach é o mais potente Porsche já produzido em série na história. O torque máximo é de 1.240 Nm. Combinado ao sistema de tração permanente nas quatro rodas, o Taycan Turbo GT equipado com o pacote Weissach precisa de apenas 2,2 segundos para o sprint de zero a 100 km/h. O modelo conta com a nova funcionalidade “Attack Mode”, importada da Fórmula E, que adiciona até 163 cv de potência ao conjunto por 10 segundos.

Esse acréscimo instantâneo de potência é baseado na função push-to-pass dos outros modelos Taycan. O sistema é otimizado para condução em pista e funciona de maneira semelhante aos carros de corrida 99X que a Porsche utiliza no Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA. O impulso é indicado por um cronômetro de contagem regressiva no painel de instrumentos e é apresentado dinamicamente com anéis animados no velocímetro.

Comparado à função push-to-pass nos outros modelos Taycan, o Attack Mode oferece 50 kW/68 cv a mais de potência e é operado e disponibilizado de maneiras diferentes: como alternativa ao acionamento da tecla no centro do seletor de modos de condução, o Attack Mode também pode ser ativado e desativado através da borboleta à direita. Isso torna a função mais fácil de usar na pista.

Suspensão e freios com ajustes específicos

Porsche Taycan 4S

Em situações de pilotagem esportiva, a suspensão Porsche Active Ride do Turbo GT Pacote Weissach garante uma conexão quase perfeita com a estrada graças à distribuição equilibrada das cargas nas rodas. Além disso, o pacote inclui pneus de alto desempenho. Eles estão montados em rodas forjadas de liga leve de 21 polegadas. As exclusivas rodas Turbo GT têm raios usinados em relevo, o que economiza peso e, ao mesmo tempo, ventila efetivamente os freios.

O Taycan Turbo GT vem de fábrica com freios cerâmicos. Baseado no Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB), o sistema de freios foi otimizado do ponto de vista do peso. Mudanças no design na câmara do disco de freio e no alojamento da pinça de freio economizam mais de dois quilos. Isso tem um efeito positivo tanto na dinâmica de condução quanto no desempenho: a redução das massas não suspensas e rotativas aprimora o desempenho. As pinças de freio são pintadas exclusivamente em dourado.

Aerodinâmica aprimorada para as pistas

Medidas adicionais de aerodinâmica incluem elementos defletores de ar na parte inferior do veículo e um novo difusor dianteiro. Na traseira, o modelo com o pacote Weissach apresenta uma asa traseira fixa em acabamento de fibra de carbono com suportes de asa fixados à carroceria. O downforce total aqui é de até 220 kg. O logotipo do pacote Weissach aparece em ambos os lados da asa traseira.

Eliminar todos os itens desnecessários para performance em pista reduziu aproximadamente mais 75 kg em comparação com o Taycan Turbo GT sem o pacote Weissach. Em vez do sistema de bancos traseiros usual, há um revestimento de fibra de carbono leve e feito sob medida com um compartimento de armazenamento atrás dos encostos de banco para o motorista e passageiro dianteiro. O relógio analógico do pacote Sport Chrono, que normalmente está presente no painel de instrumentos, também é dispensado, assim como os tapetes dos pés e do porta-malas, e é usado menos material de isolamento. O Taycan Turbo GT com pacote Weissach só tem uma porta de carregamento no lado do passageiro, que é operada manualmente em vez de eletricamente. Vidro especial isolante de som e calor e o pacote de som Plus também economizam peso. Este último dispensa os alto-falantes traseiros e substitui o sistema de som BOSE® Surround.

O pacote interior GT com características Race-Tex em preto é item de série. No lado do passageiro, há um distintivo com o logotipo do pacote Weissach. Os pacotes internos em Azul Volt e Prata GT também estão disponíveis para o Taycan Turbo GT com pacote Weissach. Costuras contrastantes na cor respectiva complementam a gama de recursos.

Modelo bate recorde em Interlagos antes de sua estreia

Após estabelecer recordes de desempenho para veículos elétricos na famosa pista de Nürburgring, na Alemanha, bem como em outros traçados afamados em todo o planeta, como Laguna Seca (Estados Unidos) e Shanghai (China), o novo Taycan Turbo GT desembarcou no célebre Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

A subsidiária brasileira da marca de Stuttgart escalou o piloto (também brasileiro) Felipe Nasr para conduzir o esportivo na tentativa de estabelecer um novo tempo de volta recorde para um veículo elétrico. Nasr é integrante da equipe Porsche Penske, tricampeão do IMSA e também tricampeão das 24h de Daytona.

Peter Vogel, CEO da Porsche Brasil, explica a ideia do desafio. “O objetivo era instaurar um novo recorde para estampar as virtudes da nova família Taycan, que estreia no mercado brasileiro. Nosso objetivo primário era superar o tempo de 1min49s828 estabelecido com o modelo Taycan Turbo S em 2022. Contudo, a performance superlativa da nova versão Turbo GT não deixa dúvidas quanto à rápida e expressiva evolução tecnológica dos veículos elétricos.”

Felipe Nasr apresentou-se em Interlagos no dia 5 de fevereiro para enfrentar o desafio no circuito paulistano. O piloto entrou na pista às 08:25 da manhã, cercado de expectativas. Após uma volta de aquecimento, Nasr abriu o cronômetro e acelerou pelos 4.308 metros de Interlagos para marcar 1min42s130. O novo tempo não apenas supera por 7s7 o tempo estabelecido em 2022 com o Taycan Turbo S (1min49s828) como também baixa em 9 décimos o tempo anterior do 911 Turbo S (1min43s087).

“Vir direto de uma vitória nas 24 horas de Daytona para Interlagos e pular no novo Taycan Turbo GT foi uma experiência incrível. Eu esperava uma aceleração intensa e um torque brutal, especialmente nas saídas de curva, graças à resposta instantânea do trem de força elétrico — mas o desempenho geral do carro ainda me surpreendeu. Usei o Attack Mode na subida que levava à Curva do Café, logo antes da reta principal, e o carro atingiu 272 km/h no final dela. Saindo da ‘Curva do Sol’, eu já estava passando dos 200 km/h na reta oposta. É incrível a rapidez com que este carro entrega potência e ganha velocidade!”

Ainda sob o efeito da vitória anterior, Felipe Nasr não deixou de destacar o conjunto completo oferecido pelo Turbo GT. “O carro me ofereceu muita precisão para apontá-lo nas curvas de baixa e se comporta de maneira estável nas freadas fortes. O balanço, a tração – é realmente um carro esportivo”.

O feito alcançado pelo Porsche Taycan Turbo GT Pacote Weissach teve a colaboração técnica da Stuttgart Motorsport, equipe de competição criada pelo grupo Stuttgart, responsável pelo Porsche Center São Paulo e outros centros espalhados pelo país. Em 2024, a equipe registrou o recorde para veículos originais de produção em série com o 911 GT2 RS Manthey-Racing. Pilotado por Ricardo Maurício, o veículo completou o percurso em 1:36.967. O suporte operacional foi oferecido pela 2Drive, empresa de eventos e treinamento de pilotagem dos pilotos e instrutores certificados Porsche Beto Gresse e Rodrigo Hanashiro.

A Porsche Brasil, com sede em São Paulo, é a primeira subsidiária Porsche na América Latina, tendo a sua operação iniciada em julho de 2015. A rede Porsche no Brasil está presente nas seguintes praças: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Campinas, Florianópolis, Brasília, Ribeirão Preto, Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia e Salvador

Porsche Brasil

PNEUS PARA AS MAIS VARIADAS APLICAÇÕES NO CAMPO ESTARÃO NA EXPODIRETO COTRIJAL

A Expodireto Cotrijal deste ano chega a uma marca histórica ao celebrar sua vigésima quinta edição. A ser realizada de 10 a 14 de março, em Não-Me-Toque/RS, a feira que tem se destacado como uma das maiores no agronegócio nacional e internacional, terá muitas novidades. Entre os destaques está a linha completa da Titan Pneus, com soluções para diversas aplicações no campo. Para melhorar a eficiência dos rizicultores, por exemplo, a empresa ampliou seu portfólio com a geração III da sua consagrada linha da família Super Arrozeiro, com os modelos o Super Arrozeiro 3 e o Super Arrozeiro Plus, desenvolvidos para proporcionar eficiência no manejo de áreas alagadas.

Pneu Super Arrozeiro 3

Diferentemente do sistema de plantio em sequeiro, o cultivo por inundação apresenta desafios específicos e requer um manejo diferenciado. Segundo José Luiz Coelho, gerente de engenharia de campo da Titan, essa terceira geração foi desenvolvida com a tecnologia Orbitech. Essa consiste na construção laminada, ou seja, um processo diferenciado na fabricação, onde não há emendas nos componentes, o que diminui o risco de deslocamento, algo que era comum no arroz irrigado.

Além disso, este possui desenho de centro aberto, com barras extra profundas e linhas com alavanca (Garra 7), desta forma tem melhor desempenho, maior tração e penetração em solos alagados, onde geralmente há baixa estabilidade. “Nos últimos anos fizemos um trabalho de estudo e pesquisa no composto para melhorar a performance e durabilidade dos pneus. Também nos dedicamos a evitar problemas como desgaste precoce ou rachaduras. Assim estamos entregando uma carcaça robusta que dá total segurança, além da consagrada Garra 7 que é reconhecida pelo mercado”, destacou Coelho.

Além de melhor desempenho em solos alagados e terrenos acidentados, os pneus da linha Super Arrozeiro 3, possuem maior capacidade de carga, resistência, melhor poder de recapagem e vida útil mais longa. Importante ressaltar que são ainda produtos homologados como E.O. (Equipamento Original) nas principais montadoras de equipamentos do País e América Latina.

O gigante do campo

Durante a Expodireto Cotrijal, os visitantes poderão ver de perto no stand da Titan outra novidade. Trate-se do LSW1250/35R46A, o maior pneu agrícola produzido na América Latina. Este impressiona por sua robustez, afinal tem nada menos que 1.210 mm de largura e 2.055 mm de altura e pesa 710 kg. “Esse lançamento foi desenvolvido para atender equipamentos aplicados em grandes áreas, ou seja, tratores de alta potência, acima de 350 CV, que normalmente estão acoplados a plantadeiras acima de 40 linhas ou subsoladores com alta densidade de profundidade, de mais de sete hastes”, destacou, Thiago Rodrigues, coordenador de produto da Titan.

O lançamento conta com a tecnologia Low Sidewall (LSW), que proporciona nos equipamentos melhor aderência, baixo índice de patinagem, sempre dando a tração que o implemento precisa, com isso, melhoram a velocidade do plantio e geram maior conforto para o operador e maior conforto cabine da máquina. Outro ganho importante é com relação a redução de consumo e custos com combustível, gerando mais economia a propriedade e consequentemente maior rentabilidade no fim da safra.

Mais tecnologia

Os visitantes da feira além de poder tirar dúvidas com toda equipe técnica da Titan, poderão também ver de perto outros produtos do portfólio da empresa. Entre os destaques estará o 14.9-24 6 PR TL Titan “Irrigator”, pneu exclusivo para pivôs de irrigação que ajuda a reduzir a formação de valas durante a operação tornando-a ainda mais precisa.

Como o pivô é um equipamento que realiza movimentos circulares repetidos, geralmente na mesma área, é comum a formação de um rastro onde os pneus passam. Segundo Rodrigues, devido a essa característica, com o tempo e a umidade, formam-se grandes valas que podem causar afundamentos, impactando diretamente o desempenho desses equipamentos. “Este é o primeiro pneu no Brasil com design específico para pivôs, pensado para proporcionar melhor performance dos equipamentos”, reforçou o especialista.

Focada justamente em desenvolver tecnologias e produtos específicos para cada aplicação e necessidades do campo, a Titan Pneus disponibiliza também a classe produtora a linha Ultra Sprayer, exclusiva aos pulverizadores.  Estes pneus se destacam ainda por sua estrutura reforçada de amortecedores, talões, barras e costado que asseguram uma excelente durabilidade nos pulverizadores. Além disso, sua construção é laminada, ou seja, processo diferenciado de fabricação do pneu com a tecnologia Orbitech, onde não há emendas nos componentes, o que diminui o risco de deslocamento.

Com sulcos menos profundos e barras mais largas, a linha Ultra Sprayer da Titan proporciona aos operadores dos pulverizadores melhor estabilidade no manejo, evitando desgaste prematuro e maior área de contato, reduzindo a compactação do solo. Somado a tudo isso, os produtos têm desenho diferenciado que reduzem o acúmulo de terra entre as garras (autolimpeza e maior poder de tração) e ao mesmo tempo, garantem melhor dirigibilidade nos deslocamentos longos e que exigem maior velocidade.

A feira

Neste ano, a Expodireto Cotrijal terá como tema “Do campo para o campo”. A programação do evento conta com espaços diversos, como: área de produção vegetal, produção animal, agricultura familiar, máquinas e equipamentos, área de meio ambiente, área internacional, arena agrodigital, fóruns e debates. No tradicional pavilhão da agricultura familiar serão cerca de 200 expositores, com variedade de produtos de agroindústrias, artesanato, flores, plantas, além de itens produzidos por comunidades indígenas.

Segundo Alessandro Maicá Brum, gerente regional da Titan, a Expodireto Cotrijal, tem se destacado nos últimos anos, por consolidar um padrão de qualidade internacional, com público muito seleto focado no agronegócio. Para a edição deste ano são altas as expectativas tanto de recorde de visitantes, quanto de negócios. “Além de todas as novidades do nosso consagrado portfólio, também vamos expor a marca Carlstar recém adquirida pela Titan. Apostamos no potencial dos pneus para o mercado de equipamentos de jardinagem, carrinhos de golf, veículos ATV e UTV (quadriciclos), entre outros”, finalizou Brum.

Líder na produção de pneus agrícolas, a Titan Pneus é uma marca global que atende diferentes terrenos. Seus produtos são reconhecidos pela tecnologia, performance, robustez e durabilidade, além da confiança que só as marcas Titan e Goodyear Farm Tires oferecem. Clique aqui e visite o site Titan Pneus.

Titan Pneus
Ruralpress

CASE IH LEVA LANÇAMENTOS PARA A EXPODIRETO 2025

A Case IH, marca da CNH, participa da Expodireto Cotrijal, que será realizada em Não-Me-Toque (RS), entre os dias 10 e 14 de março, com novidades para os produtores gaúchos, pensadas para auxiliá-los do plantio à colheita. Os destaques são a colheitadeira Axial-Flow Série 160 Automation e o trator Farmall Max.

Colheitadeira Axial-Flow Série 160 Automation

Além das máquinas, o espaço dedicado para as soluções no campo deve atrair a atenção dos visitantes. Entre elas está o Case IH FieldOps, novo aplicativo para gestão agrícola para que os produtores se conectem, visualizem e gerenciem suas operações na palma da mão. Para auxiliá-los ainda mais, há o Case IH Connect Room, sala de operações de gestão e monitoramento de dados em tempo real nas concessionárias e fábricas da marca.

Há ainda apresentação das demais soluções digitais da marca e serviços de pós-venda, além de atrações de experiência virtual e imersiva para conhecer cada detalhe das máquinas e soluções da Case IH.

“Sabemos das dificuldades que o produtor gaúcho tem enfrentado, mas a feira é uma oportunidade para demonstrarmos como a tecnologia das nossas máquinas auxiliam os produtores a reduzir custos em todas as etapas do ciclo produtivo. Um exemplo é o FieldOps. Com essa ferramenta é possível acompanhar a performance da frota, aumentando a produtividade, economizando combustível e obtendo dados de gestão agrícola em tempo real”, explica Denny Perez, diretor Comercial da Case IH Brasil.

Série 160

O grande lançamento apresentado pela marca pela primeira vez na Expodireto Cotrijal é a Axial-Flow Série 160 Automation, nova série de colheitadeiras de grãos de médio porte, que compõem as classes de 5 a 7. A Série 160 tem renovação de 60% do seu maquinário, com destaque para o Sistema Automation e a conectividade de fábrica.

O Automation, já presente na Série 250, a maior linha de colheitadeiras da marca, usa recursos de machine learning e inteligência artificial para reduzir a operação de colheita para quatro modos, que proporcionam simplicidade e produtividade no uso. Isso é possível por meio de 12 sensores que coletam dados do sistema industrial para, então, se autorregular, encontrando o ponto exato de trabalho para cada situação e controlando automaticamente 90% das operações.

Um outro ponto forte da Série 160 é o novo sistema de peneira nivelante, o X-Flow, que garante alta performance para áreas inclinadas. O X-Flow conta com sistema de vibrações laterais que compensam inclinações em até 12 graus, além de ter uma área de limpeza de 5,3m². Em comparação com a série anterior, a Série 160 pode alcançar um aumento de 10% no rendimento operacional, além de economizar até 11% de combustível. Isso é possível tanto pelo Automation, que otimiza o uso da carga do motor, quanto pelo novo sistema de transmissão eletrônica, que torna mais eficiente o deslocamento da máquina.

 Farmall Max 140

Outra novidade da Case IH é o novo trator da família Farmall, o Max. Com motor de 141 cv, o maior da linha, tem transmissão semi-powershift de 16x16, tem novo estilo e conectividade de fábrica, enviando dados em tempo real para o Case IH FieldOps. Possuí sistema hidráulico de alta capacidade, com bomba de vazão de 113L/min e levante eletrônico com três pontos, garantindo robustez, versatilidade e desempenho.

Outras máquinas que estarão expostas durante a Expodireto são mais versões do trator Farmall, o Puma; a plantadeira Easy Riser; além da colheitadeira Axial-Flow Série 250 Automation.

Aplicação da linha amarela no agronegócio

A miniescavadeira CX35D, um dos lançamentos mais recentes da marca-irmã CASE Construction Equipment, estará pela primeira vez na Expodireto. Indicada para operações em condições complexas, com eficiência e segurança, a CX35D é multifuncional, com aplicação também no campo e possibilidade de utilização de diversos tipos de implemento, para diferentes necessidades. A CX35D é um equipamento versátil, o que garante agilidade e facilidade de manobra, mesmo em espaços confinados, além de contar com motor - Stage 5, que oferece potência alinhada ao baixo consumo de combustível e manutenção.

Os visitantes que passarem pelo estande da Case IH poderão conhecer ainda a retroescavadeira 580N S2 HD e a escavadeira hidráulica CX130C. Referência em inovação e versatilidade, os equipamentos da marca são indicados para atuar com eficiência operacional também em atividades do agronegócio, como movimentação de insumos para preparação e correção do solo; no abastecimento de outros implementos indispensáveis para o plantio e movimentação dos grãos para o transporte. Podem ainda apoiar na infraestrutura da fazenda, auxiliando na manutenção, nos acessos, curvas de nível e estradas internas.

Condições especiais de financiamento do Banco CNH

Reforçando sua trajetória de confiança e proximidade com a marca e rede de concessionários, o Banco CNH estará presente mais uma vez na Expodireto como principal parceiro comercial da Case IH. Com a missão de compreender as necessidades e perfis dos clientes e oferecer soluções financeiras completas, o Banco levará para a feira opções diferenciadas de financiamento, condições especiais para aquisição de seguros e o cartão Banco CNH para aquisição de peças e serviços – exclusivos para clientes da instituição. O Banco contará com uma equipe especializada presente no evento para garantir os melhores negócios para clientes e concessionários, consolidando seu compromisso de apoiar o desenvolvimento do país e de transformar sonhos em realizações.

Case IH
Rede Comunicação de Resultado

sexta-feira, 7 de março de 2025

NISSAN FRONTIER DESTACA-SE NO NORDESTE EM FEVEREIRO

Fevereiro foi mês de excelentes conquistas para a Nissan Frontier. A picape desenhada para fazer mais obteve resultados expressivos vários estados do Nordeste do país.

Considerando todo o Nordeste, a picape da Nissan obteve participação de mercado de 17,6%, alcançando a terceira colocação do segmento das picapes médias na região. Destaque para a performance do modelo nos estados da Paraíba (53%) – onde o modelo da Nissan foi o mais emplacado do segmento – e de Pernambuco (22%), Rio Grande do Norte (26,2%) e Ceará (21,2%), estados nos quais foi o segundo mais emplacado.

Nissan Frontier 2025

A linha 2025 da Frontier segue mantendo todas as muitas qualidades e tecnologias da picape. Desenvolvida com base em três pilares principais – design, tecnologia e robustez –, o modelo conta com seis versões que atendem diferentes perfis de consumidores, desde aventureiros até aqueles que buscam conforto ou um veículo voltado para o trabalho.

De acordo com a versão, o modelo tem inovações como a Visão 360º Inteligente (a primeira a dispor deste equipamento no segmento); Detector Inteligente de Objetos em Movimento; teto solar (também a primeira entre os concorrentes); multimídia com tela de oito polegadas; seis airbags e sistema Isofix para cadeiras infantis. Além disso, como outros destaques, a Nissan Frontier tem recursos como os bancos "Gravidade Zero"; controles de tração e estabilidade; bloqueios manual e automático de diferencial; freios ABS com EBD e BA, controle automático de descida (HDC) e auxílio de partida em rampa (HSA), entre outros.

A estrutura da Frontier é reforçada e leve, proporcionando resistência e eficiência. A suspensão traseira multilink com molas helicoidais e a suspensão dianteira com braço duplo e barra estabilizadora garantem maior estabilidade e conforto, tanto no asfalto quanto no off road. Sob o capô, em todas as versões, o motor é um 2.3 16V biturbo a diesel.

Nissan Brasil

WOMEN@RENAULT: HÁ 15 ANOS PROMOVENDO O RESPEITO, A EQUIDADE E O EMPODERAMENTO FEMININO.

No Dia Internacional da Mulher, a Renault do Brasil reafirma seu compromisso com a equidade de gênero.

No Dia Internacional da Mulher, a Renault do Brasil reafirma seu compromisso com a equidade de gênero, por meio das ações realizadas pelo grupo de camada Women@Renault, que completa 15 anos em 2025.

O Women@Renault realiza ações para promover o respeito, a equidade e o empoderamento feminino na Renault do Brasil. Neste período, o percentual de mulheres que ocupam cargos de liderança na companhia mais do que dobrou, passando de 12% para 27%. A representatividade das mulheres no quadro de colaboradores também cresceu, subindo de 9% para 15%, refletindo uma maior presença feminina em todos os departamentos. Nas áreas administrativas, por exemplo, o total de mulheres já chega a 30%.

Os resultados da Renault do Brasil estão alinhados aos compromissos globais do Grupo Renault, que é de atingir 50% de mulheres em cargas de gestão até 2050. Um outro objetivo global é a diferença salarial zero entre homens e mulheres, ou seja, diferença salarial zero entre homens e mulheres que cumprem a mesma função. Na Renault do Brasil a disparidade salarial entre homens e mulheres foi zerada em 2023.

“Na Renault do Brasil temos uma política transparente, ações concretas e metas claras para alcançar a equidade de gênero. Nos últimos anos, investimos em ferramentas para que as mulheres se desenvolvam, com ações de curto, médio e longo prazo”, destaca Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

A estratégia de responsabilidade socioambiental do Grupo Renault está incorporada ao propósito de desempenho e inovação da empresa e à equidade de gênero faz parte disso estar presente no dia a dia da marca há mais de 20 anos, quando o Grupo Renault aderiu ao Pacto Global da ONU em 2001, com aplicação dos 10 princípios em todas as unidades pelo mundo.

A Renault do Brasil foi a primeira montada da América Latina a aderir, em 2015, aos  Princípios de Empoderamento das Mulheres  (WEPs), um programa da ONU Mulheres e do Pacto Global das Nações Unidas que visa promover a igualdade de gênero em todas as atividades sociais e da economia.

Em 2021 a Renault tornou-se signatária do Movimento Mulher 360, iniciativa empresarial lançada em 2015 como uma organização independente e sem fins lucrativos, que busca promover a discussão de iniciativas que busquem a equidade de gênero e o aumento da participação feminina no ambiente corporativo, nas comunidades e na cadeia de valor.

Dentre as ações de governança de diversidade e inclusão inovadoras na Renault do Brasil, destaca-se a transparência nas informações por meio do Relatório de Sustentabilidade, publicado de forma contínua desde 2010 e o comitê executivo de D&I liderado por Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil e que conta com a participação dos membros do comitê de direção da marca.

O Instituto Renault também é responsável por práticas que refletem a política inclusiva da empresa, por meio do apoio a projetos sociais que promovem a capacitação e a geração de renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social na região da Borda do Campo, como a Associação Borda Viva, AMARB (Associação dos Moradores de Roseira e Borda do Campo), e a Geração Futuro, em suas diferentes.

MULHERES@RENAULT e MULHERES@INDÚSTRIA&QUALIDADE

Criado em 2010, o Women@Renault é responsável por realizar ações para promover um ambiente inclusivo, que respeite a diversidade, pautado pela equidade de gênero. Por meio desse grupo, a Renault atua no desenvolvimento de projetos para fomentar a diversidade dentro da empresa.

Em 2022, com o objetivo de ampliar o alcance das ações no ambiente industrial, foi criado o Women@Industry&Quality. Somados, os grupos possuem mais de 800 membros, entre homens e mulheres, que atuam de forma voluntária.

Exemplos de ações já realizadas

- Ações de cuidado com a saúde feminina, com a realização de exames preventivos 100% gratuitos.

- Políticas e ações de Compliance, como a Cartilha de Não Violência, Não Discriminação e Antiassédio, lançada em 2023 para todos os colaboradores da Renault do Brasil.

- Programas que impulsionam o desenvolvimento e a participação feminina em cargas de liderança, como o WomenGoTop, iniciativa que promove mentoria entre mulheres durante o ano de 2024. Em março de 2025, será lançado o Women Academy, um programa de formação focado em competências técnicas, soft skills e conhecimento do negócio para preparar as mulheres em sua evolução de carreira.

- Atração de talentos, por meio do Dia da Transformação, um programa que aproxima universidade e empresa e que em 2024 conta com a participação de mais de 300 alunos e professores, de 20 universidades do Paraná e Santa Catarina.

- O desenvolvimento de uniformes e equipamentos de proteção individual específicos para mulheres na fabricação melhora o conforto na realização do trabalho.

O grupo Women@Renault tem um mandato de liderança renovado a cada dois anos. A gestão atual é composta por Isabela Pinto, gerente geral de Supply Chain, Fernanda Silva, gerente de Engenharia de Produto, Fabiana Castro especialista em Engenharia Logística e Mellanie Sturião, analista de Performance. O grupo tem como patrocinadora Marluce Borges, vice-presidente de Compras América Latina do Grupo Renault.

“O Women@Renault é uma rede focada em diversidade de gênero dentro da Renault do Brasil, que inspira e empodera mulheres, desafia a companhia e representa o Grupo Renault em grupos externos de diversidade de gênero. Temos muito orgulho das evoluções que conquistamos nos últimos anos”, afirma Marluce Borges, vice-presidente de Compras América Latina do Grupo Renault.

O grupo Women@Industry&Quality possui líderes de todas as áreas dos departamentos industriais. A gestão atual é composta por Marcia Zazula, gerente geral de Projetos, Debora Lazarotto, supervisora ​​do Sistema de Produção, Lilian Santos, coordenadora de Projetos de Engenharia e Bruna Santos, coordenadora de Qualidade. O grupo tem como patrocinador Mendi Ammad, vice-presidente Industrial e Qualidade para a América Latina.

“A Renault é uma empresa humana e calorosa. Descobrir força na diversidade e queremos ser um ambiente em que todos se sintam incluídos, por isso o Women@Industry&Quality realiza ações focadas no desenvolvimento das mulheres no ambiente industrial, desde os programas básicos até como Women Academy”, destaca Mendi Ammad, vice-presidente Industrial e Qualidade para a América Latina.

Como resultado de todas as ações realizadas, a Renault do Brasil já recebeu quatro reconhecimentos WEPS (Women's Empowerment Principles) concedidos pela ONU Mulheres e Pacto Global da ONU, sendo três vezes categoria Ouro.

Renault do Brasil

Produzindo no Brasil desde 1998, a Renault do Brasil conta com 5 mil colaboradores e duas fábricas no complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR): a Curitiba Veículos de Passeio (CVP) e a Curitiba Veículos Utilitários (CVU).

Oferece uma gama completa de veículos como o Kwid, Kardian, Duster, Oroch, Kangoo e Master e, ainda, os veículos E-Tech 100% elétricos Kwid E-Tech, Megane E-Tech e Kangoo E-Tech. Com o Renault On Demand, serviço de aluguel de veículos de longo prazo, a Renault traz novas soluções de mobilidade, juntamente com projetos de compartilhamento de veículos.

O Instituto Renault, responsável pelas ações socioambientais da marca no país, vem colaborando com o desenvolvimento da sociedade e já impactou mais de 940 mil pessoas ao longo dos seus 14 anos nos eixos de Inclusão e Segurança.

Instituto Renault

A estratégia de Responsabilidade Socioambiental do Grupo Renault está incorporada ao propósito de desempenho e inovação da empresa. Ela contribui para a transformação da sociedade ao acelerar a transição ecológica, fortalecendo a segurança no trânsito e dos colaboradores, atuando em favor da inclusão social. Nos últimos 14 anos, já são mais de 940 mil pessoas impactadas.

Na Inclusão, o Instituto Renault atua por meio da educação e do desenvolvimento social, realizando movimentos para diminuir distâncias e promover transformações na sociedade.

O Instituto atua fortemente na região do entorno do Complexo Ayrton Senna, em projetos como a Associação Borda Viva, que promove segurança alimentar para crianças e empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda, beneficiando mais de 110 mil pessoas desde 2002.

A tecnologia Social da Associação Borda Viva foi replicada na AMARB (Associação de Moradores e Amigos da Roseira e Borda do Campo), inaugurada em novembro de 2020, também no bairro borda do Campo. Com foco em formações para promover a geração de renda, a AMARB formou 572 pessoas em 2024 contribuindo para o desenvolvimento local e melhoria das condições de vida.

O Instituto Renault comemorou cinco anos de impacto social positivo com o Programa Geração Futuro. Desde 2019, foram realizadas 20 turmas com a formação de 742 pessoas em situação de vulnerabilidade social. São quatro modalidades de capacitação voltadas para jovens e adultos a partir das necessidades da comunidade apontadas pelo Mapa Social. O programa tem taxa de empregabilidade de 55%.

Na Segurança no Trânsito, a Renault promove ações como o programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, pelo que mais de 284 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa e mais de 5 mil professores passaram pela formação.

Renault do Brasil