sexta-feira, 15 de agosto de 2025

MARCOPOLO LANÇA NOVO ÔNIBUS AUDACE 1050 NO CONTINENTE AFRICANO

Modelo rodoviário inova com tecnologias com foco na eficiência, segurança, conforto e elevado grau de personalização

Marcopolo Audace 1050

A Marcopolo lança para o mercado africano o novo ônibus rodoviário Audace 1050. O modelo incorpora as inovações e tecnologias desenvolvidas pela fabricante e adotadas nos mais recentes lançamentos globais para maior eficiência, segurança e conforto, proporcionando para operadores uma nova opção de veículo sofisticado e, ao mesmo tempo, seguro, confortável, econômico e eficiente.

“O mercado africano vem, a cada ano, ganhando novos segmentos para atender aos mais diferentes públicos e necessidades. A Marcopolo, como líder de mercado, lançou recentemente o Paradiso G8 1350 para o segmento rodoviário luxo e, agora em 2025, introduz o Audace 1050 como uma nova opção para o segmento rodoviário semiluxo, que já contava o Andare FL”, destaca Renan Pesente, gerente-geral da Marcopolo África do Sul.

O Audace 1050 é um modelo versátil e que, devido ao seu alto grau de personalização, pode ser utilizado em diversas aplicações, como transporte intermunicipal, turismo e serviços de traslado, entre outros. Tem capacidade para transportar até 75 passageiros, na configuração de poltronas 3x2. Destaca-se pelas linhas modernas, arrojadas e limpas que garantem melhor coeficiente aerodinâmico, menor consumo de combustível e emissões, aliados a maior conforto térmico-acústico, além de oferecer robustez, segurança e baixa manutenção. O modelo possui estrutura galvanizada, projetada para suportar fortes impactos, garantindo máxima segurança ao motorista e passageiros em colisões frontais, laterais, traseiras e em casos de capotamento. O teto e saias laterais em alumínio, e revestimentos dianteiro e traseiro em fibra de vidro garantem alta resistência à corrosão e prolongam a sua vida útil.

Externamente, o Audace 1050 possui conjunto ótico dianteiro com novo design dos faróis de longa visibilidade e LED, para maior segurança, que oferece ótima visibilidade noturna e diurna. O novo para-brisa dianteiro, mais amplo, e espelhos retrovisores externos elétricos, antiembaçantes e com três lentes ampliam significativamente o campo de visão do motorista, garantindo melhor visibilidade e segurança para o condutor e passageiros.

Na traseira, o visual limpo e arrojado está presente nas lanternas envolventes, no novo vigia traseiro, com delimitadora e break light integrados, e no para-choque inteiriço sem ponteiras, que proporciona manutenção facilitada, com menores custo e tempo de reparo. Para melhor dirigibilidade e segurança, possui quatro sensores de estacionamento posicionados no para-choque traseiro.

Internamente, o Audace 1050 ganhou novo e avançado isolamento acústico e medidas antirruído, que proporcionam o mais alto nível de conforto para motorista e passageiros, novo painel dianteiro, mais baixo e que proporciona maior visibilidade para o motorista e novo cluster dos instrumentos no painel que facilita o acesso do motorista aos comandos, com melhor ergonomia, segurança e dirigibilidade. O modelo recebeu ainda novo assento para o motorista, mais ergonômico, e defroster, com sistema de desembaçamento mais eficiente, que incorpora refrigeração, ventilação e aquecimento. Oferece ainda, como opcional, poltrona do segundo motorista e camarote (compartimento para descanso do motorista) com ventilador e botão de solicitação de parada.

No salão de passageiros, o modelo oferece duas opções de configuração 2x2, para 60 passageiros, e 3x2, para até 75 lugares, com poltronas com design ergonômico e apoios de cabeça em espuma viscoelástica, que se adaptam ao formato do corpo do passageiro, proporcionam conforto superior em viagens de longa distância. Ganhou novo sistema de refrigeração com sistema de ar-condicionado Spheros CC355 136.500 BTUs, mais potente e que proporciona temperatura interna homogênea em todo o ambiente, cintos de segurança de três pontos e porta-focos com luzes individuais de leitura, três monitores de vídeo de 15 polegadas no salão interno. Possui ainda sanitário na parte traseira do veículo e, como opcionais, geladeira e sistema interno de iluminação do ambiente duplo em LED.

O Audace 1050 será comercializado com comprimento total de 15.000mm, largura de 2.600mm e altura de 3.710mm. Na concepção do novo modelo, a engenharia da Marcopolo desenvolveu um novo bagageiro, com interior maximizado que proporciona capacidade de bagagem superior a 11 m³, a maior do mercado, oferecendo amplo espaço para os pertences dos passageiros.

Mais segurança e facilidade de manutenção

O Audace 1050 possui estrutura da carroceria em conformidade com a norma R66.02 da ECE para segurança em capotamentos, oferecendo um alto nível de segurança aos passageiros. Sua fabricação atende as normas SABS da África.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

quinta-feira, 14 de agosto de 2025

VOLVO VM LEVA PRÊMIO CAMPEÃO DE REVENDA 2025 EM DUAS CATEGORIAS, NUMA CONQUISTA INÉDITA PARA O MODELO

Volvo VM 360 8x2 e Volvo VM 290 8x4 Betoneira

A Volvo volta a conquistar um relevante reconhecimento no mercado brasileiro de caminhões. A marca conquistou dois primeiros lugares no aclamado Prêmio Campeão de Revenda, desta vez com a linha VM, nos segmentos de pesados e semipesados. O VM 290 8x4 rígido venceu na categoria “Caminhão semipesado 8x2/8x4” e o VM 360 8x2 rígido conquistou a vitória na classe de “Caminhão pesado até 400 cv”.

É a primeira vez que modelos da linha VM alcançam a principal colocação nessas categorias desde que a premiação foi criada pela revista Frota & Cia, uma das mais prestigiadas publicações do segmento de veículos comerciais no Brasil. Antes disso, apenas o modelo FH 540 cv 6×4, caminhão pesado mais vendido do Brasil, havia conquistado a distinção, em outras edições.

Na edição de 2025, os dois modelos laureados da linha Volvo VM apresentaram a menor depreciação de preço no período de dois anos, em pesquisa feita com base na tabela Fipe, o respeitado estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas que é referência em preços de veículos seminovos ou usados no País.

“Estes resultados inéditos fortalecem ainda mais a reputação dos caminhões Volvo VM, tanto em pesados quanto em semipesados. Além de se destacarem em vendas quando novos, esses modelos também são disputados no mercado de seminovos, com valorização acima da média”, declara Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões.

e/d: Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões; e José Augusto Ferraz, diretor de Frota & Cia e idealizador da certificação

Versatilidade

Utilizado em inúmeras aplicações, o Volvo VM se destaca pela versatilidade. Está presente nas rodovias, centros urbanos, estradas rurais, em minerações e lavouras, além de portos, aeroportos e em uma série de outras operações. “O VM tornou-se uma referência em todas as áreas do transporte de cargas”, explica Cavalcanti. Entre suas características, ele destaca o baixo consumo de combustível, o potente motor Volvo D8K, a segurança, a robustez e a alta eficiência operacional.

“Esse inédito reconhecimento aos dois modelos da linha VM atesta que todos os modelos Volvo têm alta procura no mercado de seminovos. São veículos robustos, seguros e confiáveis, que permanecem entregando alta produtividade mesmo depois de anos de uso”, confirma Rogério Kowalski, gerente comercial de seminovos Volvo.

Prêmio Campeão de Revenda

Em sua sexta edição, o Prêmio Campeão de Revenda já figura como um dos mais respeitados do setor de transportes comerciais. A iniciativa se destaca pela metodologia transparente, baseada nos preços informados da tabela Fipe, disponíveis na internet. “Esse rigor na apuração dos dados faz desse indicador uma importante ferramenta de consulta para administradores de frotas de veículos comerciais, ao colaborar para o cálculo do TCO (Total Cost of Ownership ou Custo Total de Propriedade) de um caminhão ou utilitário”, explica José Augusto Ferraz, diretor de Frota & Cia e idealizador da certificação. 

Clique na tela e assista a entrevista com Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões.

Grupo Volvo América Latina

VIAÇÃO PIONEIRA DE BRASÍLIA RENOVA FROTA COM 444 ÔNIBUS URBANOS MERCEDES-BENZ OF 1721

Viação Pioneira é uma das empresas de transporte público mais tradicionais do Distrito Federal

Modelo oferece opções de suspensão metálica ou pneumática

A Viação Pioneira, uma das empresas de transporte público urbano mais tradicionais do Distrito Federal, com sede em Brasília, reafirmou, mais uma vez, sua ampla preferência pelos chassis de ônibus Mercedes-Benz. O cliente está renovando e ampliando sua frota com 444 unidades zero km do modelo OF 1721. Deste total, 207 serão entregues ainda este ano – alguns, aliás, já estão em operação – com as restantes 237 unidades programadas para 2026.

Comercializados pela Mardisa, concessionário Mercedes-Benz de Brasília, os chassis OF 1721 estão recebendo carroçarias Torino da Marcopolo.

“Atualmente, temos cerca de 740 ônibus em operação na nossa frota 100% Mercedes-Benz, a maioria OF 1721, juntamente com modelos como o micro LO 916 e O 500 U, M e articulados”, informa Fernando Eloia, diretor administrativo da Viação Pioneira. “Historicamente, a Mercedes-Benz tem sido uma das principais fornecedoras para o setor. A Viação Pioneira, ao longo de sua trajetória, sempre operou uma frota significativa de veículos, sendo muito comum que empresas desse porte estabeleçam parcerias duradouras com montadoras de renome. No caso da Mercedes-Benz, ela é uma gigante mundial na produção de chassis de ônibus, amplamente utilizados no Brasil devido à sua robustez, confiabilidade e rede de assistência técnica”.

Frota nova traz benefícios para usuários, motoristas e cobradores

“A história da Viação Pioneira remonta a várias décadas. Ao longo dos anos, expandiu sua frota e as linhas que atende, tornando-se um player importante no sistema de transporte coletivo do Distrito Federal”, destaca Fernando Eloia. “A renovação da frota é um ciclo constante para empresas de ônibus. Veículos novos e bem cuidados projetam uma imagem de modernidade, responsabilidade e preocupação com a qualidade do serviço prestado à população, o que pode atrair e reter passageiros”.

O cliente aponta mais ganhos com uma frota nova. “Os motoristas e os cobradores passam a contar com veículos mais confortáveis, ergonômicos e com sistemas de segurança modernos, o que pode impactar positivamente a satisfação e o desempenho da equipe”, diz Fernando Eloia. “Além disso, a renovação é uma oportunidade para incorporar veículos com plataformas elevatórias ou rampas para cadeirantes, espaços para cães-guia e assentos preferenciais para idosos, gestantes e pessoas com mobilidade reduzida, tornando o sistema mais inclusivo. E mais: veículos recentes atendem às normas de emissão de poluentes mais rigorosas e outras exigências regulatórias, garantindo a conformidade da empresa. Em suma, a nova frota é um investimento que busca otimizar as operações da Viação Pioneira, oferecer um serviço de maior qualidade, segurança e conforto aos passageiros, contribuindo assim para um ambiente urbano mais sustentável”.

A Viação Pioneira é a operadora responsável pelo transporte coletivo na Bacia 2 do Distrito Federal, abrangendo as regiões do Gama, Santa Maria, São Sebastião, Candangolândia, Lago Sul, Jardim Botânico, Itapoã e Paranoá. Atende, em média, cerca de 350 mil passageiros por dia.

OF 1721 é o campeão de vendas do Brasil e destaque nas capitais

“Tão importante quanto essa expressiva venda de mais 444 chassis OF 1721 para a Viação Pioneira é a reafirmação da presença 100% da nossa marca numa frota de 740 ônibus que têm papel fundamental no transporte coletivo urbano do Distrito Federal”, ressalta Walter Barbosa, diretor de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Isso reafirma a sólida participação da estrela de três pontas na mobilidade urbana da capital do País, o que traz orgulho e satisfação para a nossa Empresa e para o concessionário Mardisa”.

“O OF 1721, campeão da preferência nas renovações de frota urbana em várias capitais e em muitas cidades do Brasil, entrega à Viação Pioneira, como a todos os clientes, uma alta performance, com o menor consumo de combustível do segmento, baixo custo operacional, ampla disponibilidade e confiabilidade no transporte de passageiros”, afirma Walter Barbosa. “Além disso, o OF 1721 se destaca pela compatibilidade ambiental dos motores com tecnologia BlueTec 6, que reduzem drasticamente as emissões de poluentes como Óxidos de Nitrogênio e Material Particulado. Dessa forma, damos nossa contribuição para a sustentabilidade na mobilidade urbana”.

OF 1721 oferece opções de suspensão metálica ou pneumática

Oferecido nas versões com suspensão metálica ou pneumática, o chassi OF 1721 é indicado para transporte urbano de passageiros e também para fretamento contínuo, como o transporte de funcionários, e fretamento eventual, em caso de grupos de turistas, além de transporte rodoviário de curtas distâncias. Nestes casos, recebe carroçaria de ônibus rodoviário, proporcionando mais conforto e bem-estar a bordo.

Desenvolvido para receber carroçarias de até 13,2 metros, o OF-1721 vem equipado com o motor eletrônico OM-924 LA de 4 cilindros, compatível com a norma Proconve P8 (Euro 6), que oferece potência de 208 cv a 2.200 rpm e torque de 780 Nm de 1.200 a 1.600 rpm. Este motor é referência pela economia no consumo de combustível e por um alto torque em baixas rotações.

Mercedes-Benz é líder de vendas no mercado brasileiro de ônibus

De janeiro a julho deste ano, a Mercedes-Benz do Brasil liderou as vendas de ônibus no País na categoria acima de 8 toneladas de PBT. Foram 6.028 unidades emplacadas, com uma participação de mais de 43% de todo o mercado de ônibus. Esse volume de vendas representa um crescimento de 24% em relação às 4.846 unidades comercializadas no mesmo período do ano passado.

No segmento de ônibus urbano, a liderança da Mercedes-Benz é ainda mais destacada em 2025, com 3.952 unidades emplacadas até julho, o que significa 77% de participação de mercado. No segmento rodoviário, foram 1.482 unidades vendidas até julho, com aproximadamente 49% de participação. No segmento de fretamento a marca é líder no acumulado de janeiro a julho, com 778 unidades emplacadas e cerca de 46% de market share.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus

XIII RAID SOLIDÁRIO: SOCIEDADE SE MOBILIZA EM PROL DE IDOSOS CARENTES

Domingo, 31 de agosto, no Boulevard do Shopping Iguatemi, de 9h30 às 13h, encontro reúne mostra de veículos especiais e solidariedade a idosos carentes de instituição séria e reconhecida, Movimento Vivências, com entrega de doações fundamentais.

O Alfa Romeo Clube do Brasil e o Movimento Vivências, com apoio do Shopping Iguatemi, se unem mais uma vez em iniciativa pró-idosos do Movimento Vivências, que há mais de 20 anos trabalha apoiando idosos carentes. O evento contará também com o MG Club do Brasil, BMW Car Club Brasil e Mercedes-Benz Clube São Paulo. O sucesso do Raid Solidário, com ampla participação da sociedade, tem garantido a todo ano toneladas de doações que chegam aos mais de 400 idosos atendidos pelo Movimento Vivências.

A XIII edição do Raid Solidário, será na manhã de domingo, 31 de agosto, de 9h30 às 13h, no estacionamento Boulevard, do Iguatemi, avenida Faria Lima, onde os carros ficam expostos para apreciação especial.

Parte dos veículos expostos durante o Raid Solidário 2024

O Raid Solidário é um evento paulistano anual já tradicional, que combina a entrega das doações com mostra e apresentação de carros clássicos, antigos e raros, numa ação fundamental de solidariedade a idosos carentes, com a arrecadação de recursos como fraldas, itens de cuidados e higiene, alimentos não perecíveis, entre outros itens, além de doações em dinheiro via Pix (pelo CNPJ 18570032000198), usado na compra de equipamentos como cadeiras de banho e de rodas, além de camas hospitalares.

Raid Solidário
Marli Gonçalves
Comunicação & Imprensa
marli@brickmann.com.br

GUSTAVO PASCHOA É O NOVO CCO DA MOVECTA

Executivo chega com o desafio de impulsionar o crescimento estruturado da companhia

Gustavo Paschoa

A Movecta, uma das maiores empresas de logística integrada do país, anuncia a chegada de Gustavo Paschoa como Chief Commercial Officer (CCO). O novo executivo terá um papel decisivo na aceleração do crescimento e na consolidação da empresa entre os principais operadores logísticos do Brasil, liderando frentes estratégicas voltadas à expansão de receita e à otimização de margens.

“Estou bastante motivado para contribuir com a continuidade da implementação dos objetivos definidos no Plano Estratégico Movecta 2030, um robusto e sustentável plano de crescimento, desenhado para suportar iniciativas como a oferta de soluções customizadas para clientes, o fortalecimento da proposta de valor com foco consultivo e segmentado por mercados prioritários e o desenvolvimento de novas oportunidades que ampliem nossa participação de mercado”, afirma Paschoa.

Para o executivo, em um cenário de constante transformação e de mercados cada vez mais dinâmicos e exigentes, uma liderança comercial estratégica é essencial para sustentar o crescimento e ampliar a presença da companhia. “É justamente nesses desafios que enxergamos grandes oportunidades. Pretendo fortalecer nosso relacionamento com clientes, explorar novos canais e impulsionar a inovação em nossas ofertas”, complementa.

Com mais de três décadas de experiência no setor de logística e transporte, Gustavo Paschoa atuou em posições de liderança em empresas como CMA CGM, Maersk, Panalpina e Penske Logistics. Ao longo de sua trajetória, liderou iniciativas estratégicas em supply chain, cabotagem e transporte marítimo, com forte atuação na estruturação de operações, desenvolvimento de mercados e transformação organizacional. Reconhecido por sua gestão orientada a resultados, alta performance e valorização de talentos, também participa ativamente de discussões sobre inovação, sustentabilidade e descarbonização na logística brasileira.

Movecta

A Movecta é um dos maiores operadores logísticos do mercado brasileiro. Com 70 anos de história, suas operações estão concentradas em São Paulo, Santa Catarina e Pernambuco. São oito unidades operacionais e um escritório administrativo, sendo quatro terminais alfandegados, totalizando 430 mil metros quadros de área disponível.

Única empresa do setor com terminais alfandegados localizados nos principais hubs marítimos de comércio exterior no país, a companhia se destaca ainda por ser dona do único terminal alfandegado frigorificado do Porto de Santos. A empresa é um dos maiores operadores logísticos de produtos químicos do país e, no porto de Suape, detém a liderança de cargas de projeto para grandes parques eólicos do Norte e Nordeste.

A Movecta possui operações de transporte por todo o território nacional, movimentando diferentes perfis de cargas, em resposta às particularidades e aos altos níveis de serviço exigidos no mercado. Também conta com modernas instalações de armanezagem, equipadas com tecnologia e processos eficientes, garantindo a integridade e segurança dos produtos.

A expertise da empresa em projetos logísticos a permite transformar a complexidade em simplicidade e flexibilidade, integrando a cadeia logística e comércio exterior de forma única e inovadora para solucionar as demandas específicas de diversos segmentos de mercado.

Movecta
ConteúdoInk Comunicação

quarta-feira, 13 de agosto de 2025

IVECO BUS ENTREGA PRIMEIROS ÔNIBUS DE NOVA FROTA ESCOLAR EM BRUMADINHO, NA GRANDE BH.

Líder na atual edição do programa Caminho da Escola, marca fornecerá 32 novos ônibus para o município, contribuindo para o acesso seguro e a frequência de alunos em escolas públicas

Foto: Divulgação Prefeitura de Brumadinho

A IVECO BUS participou nesta terça-feira (12) da entrega das primeiras unidades da nova frota de 32 ônibus escolares fornecidos para a Prefeitura de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A cerimônia, realizada na presença de autoridades e da população, teve como destaque a entrega simbólica das chaves ao prefeito, feita pelo coordenador de Vendas ao Governo da IVECO BUS, Elton Luiz. Os novos ônibus desfilaram pelas ruas da cidade, em um ato que simbolizou o maior investimento já realizado na infraestrutura escolar do município. Os ônibus, modelos BUS 10-190 ORE 2 e BUS 15-210 ORE 3, foram adquiridos por meio do programa Caminho da Escola, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Marca líder no fornecimento de ônibus na atual edição do Caminho da Escola, a IVECO BUS superou, em 2025, as 10.000 unidades entregues desde o início da participação no programa. Com produtos feitos sob medida para a missão de transportar estudantes, a marca garante diariamente o acesso seguro e a frequência de alunos em escolas de todo o país, alimentando sonhos e ajudando a transformar o futuro.

“Investir em mobilidade escolar é investir no futuro do país. Nossa atuação no Caminho da Escola reflete o compromisso da montadora com o Brasil e com as novas gerações”, afirma Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina.

A entrega das demais unidades será realizada nos próximos meses. A nova frota de Brumadinho faz parte da linha IVECO BUS voltada ao transporte escolar rural, reconhecida por aliar potência, robustez, conforto, segurança e acessibilidade.

"É uma grande alegria participar desse importante momento na história da educação de Brumadinho. Por meio desta parceria com a Prefeitura do município, reiteramos nossa responsabilidade em entregar o melhor resultado à população", afirma Débora Rocha, gerente de Vendas ao Governo da IVECO BUS.

IVECO BUS: a evolução do transporte escolar

Produzidos no complexo de Sete Lagoas, os modelos BUS 10-190 ORE 2 e o BUS 15-210 ORE 3 vêm equipados com ar-condicionado e Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM), em que pessoas com mobilidade reduzida embarcam e desembarcam sentadas, além de configuração especialmente preparada para transporte escolar. Além disso tem chassi reforçado, com durabilidade e resistência para terrenos difíceis; balanço dianteiro e traseiro reduzidos, o que proporciona maior manobrabilidade e estabilidade; e bloqueio de diferencial automático, entregando tração excepcional em condições severas de terrenos.

O BUS 10-190 ORE 2 é equipado com motor FPT N45 de 190 cavalos e 610 Nm de torque, tanque de combustível para 140 litros e capacidade para 44 alunos, mais o motorista. Pela primeira vez no Caminho da Escola, a IVECO BUS oferece o BUS 15-210 ORE 3, com motor FPT N45 de 210 cv e 720 Nm de torque, tanque de combustível de 220 litros e capacidade para 59 alunos, mais o motorista.

Atendimento dedicado aos clientes

A linha IVECO BUS para o Caminho da Escola oferece dois anos de garantia, plano de manutenção incluso com pelo menos duas revisões gratuitas, além de uma rede de pontos de atendimento especializados em todo o Brasil. No site IVECO BUS, prefeituras e secretarias de educação de todo o país podem acessar informações detalhadas sobre o portfólio de produtos. O atendimento ao cliente IVECO BUS é reforçado pela Assistência 24h IVECO, por meio do telefone 0800-702-3443 e WhatsApp (31) 2107-2355.

IVECO BUS
Rede Comunicação de Resultado

PLATAFORMA DE TRILHOS DA MOTIVA EVITA EMISSÃO DE 115 MIL TONELADAS DE GASES DE EFEITO ESTUFA NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2025

Estimativa considera impacto positivo dos clientes que optaram por trens, metrôs e VLTs em vez do transporte individual ou por ônibus

VLT Carioca

A plataforma de trilhos da Motiva – nova identidade do Grupo CCR, maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil – evitou a emissão de 115.721 toneladas de gases de efeito estufa no primeiro semestre de 2025, graças à escolha de milhões de pessoas pelos modais sobre trilhos que operam sob sua gestão. O dado reflete o potencial transformador do transporte de massa sobre a mobilidade urbana e o meio ambiente nas regiões onde a companhia atua: Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo.

Só nas linhas paulistas foram registrados quase 299 milhões de embarques, responsáveis por evitar a emissão de 93.769 toneladas de CO₂ equivalente (CO₂e). No Metrô Bahia, com 57 milhões de passageiros, foram evitadas 17.880 toneladas. Já o VLT Carioca, no Rio de Janeiro, com quase 13 milhões de embarques, evitou 4.072 toneladas de gases poluentes.

Os cálculos foram realizados com base em premissas que simulam o deslocamento desses clientes em outros modais, caso o sistema sobre trilhos não estivesse disponível. O estudo considerou que cada pessoa percorre, em média, 5 km, e que 20% optariam pelo carro e 80% pelo ônibus como alternativa. A Motiva também avalia que, caso a comparação fosse feita apenas com veículos individuais, o impacto ambiental positivo seria ainda maior.

Além da contribuição para o enfrentamento das mudanças climáticas, a escolha pelo transporte coletivo sobre trilhos também reduz a poluição do ar, o tempo gasto no trânsito e melhora a saúde pública e a qualidade de vida nos centros urbanos.

O transporte sobre trilhos exerce um papel estratégico na construção de cidades mais saudáveis, eficientes e sustentáveis. Ao optar por esse modelo, a população contribui diretamente para a redução das emissões e para um futuro mais equilibrado.

A plataforma de trilhos da Motiva seguirá investindo em eficiência operacional, conforto e sustentabilidade, com o objetivo de ampliar ainda mais esse impacto positivo nos próximos anos.

Plataforma de trilhos da MotivaCom cerca de 2,7 milhões de passageiros transportados por dia, 191 km de malha ferroviária, 124 estações e um time de aproximadamente 7 mil colaboradores diretos, a plataforma de trilhos da Motiva é a maior operadora privada de trilhos da América Latina e a sétima maior do mundo. Presente em diferentes regiões do país, atua no Rio de Janeiro com o VLT Carioca, que conecta a Região Portuária ao Centro e ao Aeroporto Santos Dumont. Em São Paulo, por meio das concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, opera a Linha 4-Amarela (primeira linha driverless do Brasil), a Linha 5-Lilás, que integra a zona sul à malha metroviária da capital, a Linha 8-Diamante, que liga a região de Itapevi ao centro da cidade, a Linha 9-Esmeralda, que percorre o eixo sudoeste da capital até Osasco, e a Linha 17-Ouro, em fase inicial de operação com tecnologia de monotrilho. Já na Bahia, a Motiva está à frente da CCR Metrô Bahia, responsável pelas Linhas 1 e 2 do metrô de Salvador, conectando importantes regiões da capital baiana e seu entorno

Motiva
FSB Comunicação

OXBO LANÇA COLHEDORA DE CAFÉ TRACIONADA PARA AMPLIAR MECANIZAÇÃO ENTRE PEQUENOS E MÉDIOS PRODUTORES

Modelo 940+ possui sistema de vibração Dynarotor 9240+, referência em eficiência operacional com mínimo dano às plantas; equipamento suporta inclinações de até 25%

Sistema de vibração Dynarotor preserva integridade das plantas

A Oxbo, multinacional especializada em soluções para colheita e aplicações mecanizadas, apresenta a colhedora de café tracionada modelo 940+, primeiro lançamento da marca produzido na nova fábrica da empresa em Uberaba (MG).

Ao incorporar o sistema Dynarotor, já utilizado na automotriz 9240+, a companhia oferece uma alternativa de alta eficiência operacional e controles simplificados com menor investimento inicial, visando atender especialmente pequenos e médios cafeicultores.

A Oxbo 940+ é equipada com o sistema Dynarotor, tecnologia exclusiva que permite o ajuste operacional de forma simples conforme as condições da planta e da lavoura. O recurso, já validado na automotriz 9240+, permite colher com eficiência tanto cafeeiros jovens quanto de grande porte com mínimo dano à planta e maior qualidade do café colhido.

“Com a introdução da 940+, a Oxbo oferece o mesmo sistema eficiente, túnel alto e limpeza eficaz de uma colhedora automotriz, com um investimento inicial muito mais baixo,” explica a diretora de vendas e marketing da divisão de frutas da Oxbo, Kathryn Vanweerdhuizen.

Seu reservatório com capacidade de 2 mil litros oferece 10% mais capacidade de armazenamento em comparação a colhedoras tracionadas concorrentes. O equipamento pode ser operado com tratores de 75 cv e possui mecanismos de ajuste de peso, posições das hastes e velocidade de vibração para otimizar a qualidade da colheita. Seus controles simplificados reduzem tempo de treinamento de mão de obra e aumentam a eficiência operacional.

O equipamento entrega qualidade de colheira em velocidade de operação de 1,2 Km/h e foi projetado para atender às exigências de cafeicultores que buscam mecanização com foco em produtividade e qualidade.

“A 940+ entrega o mesmo padrão de colheita de uma automotriz, mas com custos de aquisição e manutenção significativamente mais baixos”, reforça Vanweerdhuizen.

A Oxbo 940+ está disponível por meio dos distribuidores autorizados Oxbo Lipetral e Minas Verde, além de comercialização direta pela unidade de Patos de Minas (MG).

OxboAtendendo aos mercados de tratos culturais, forragens, frutas, sementes de milho, vegetais e raízes, a Oxbo é a escolha certa para colheita especializada e tecnologias de manejo de lavouras, oferecendo engenharia global, fabricação, vendas e assistência técnica. Para mais informações, clique aqui e visite o site

Oxbo
OPA Assessoria em Comunicação

FORD ANUNCIA PICAPE ELÉTRICA COM PLATAFORMA INÉDITA E PROCESSO REVOLUCIONÁRIO DE MONTAGEM

A nova picape elétrica média de quatro portas será montada na Fábrica de Louisville para os mercados dos EUA e de exportação a partir de 2027

A Ford anunciou um novo salto revolucionário em engenharia e manufatura para colocar uma nova família de veículos elétricos acessíveis e de alta qualidade ao alcance de milhões de pessoas em todo o mundo.

A nova Plataforma Universal de Veículos Elétricos da Ford e o Sistema Universal de Produção de Veículos Elétricos da Ford, apresentados hoje, nasceram de uma equipe que combina a disciplina, a experiência e a escala de uma empresa com 122 anos de história com a velocidade e a inovação de uma start-up do Vale do Silício.

O resultado: um ecossistema simples, eficiente e flexível para entregar uma família de veículos elétricos acessíveis e definidos por software – começando com uma picape elétrica média de quatro portas que será montada na Fábrica de Louisville da Ford para os mercados dos EUA e de exportação. Seu lançamento está programado para 2027.

“Adotamos uma abordagem radical para um desafio muito difícil: criar veículos acessíveis que agradem os clientes em todos os aspectos importantes – design, inovação, flexibilidade, espaço, prazer de dirigir e custo de posse, com trabalhadores americanos”, disse Jim Farley, presidente e CEO da Ford.

“Todos nós vivemos muitas ‘tentativas universitárias’ das montadoras de Detroit de fazer veículos acessíveis que acabam em fábricas paradas, demissões e incerteza. Portanto, este tinha de ser um negócio forte, sustentável e lucrativo. Desde o primeiro dia, sabíamos que não havia atalhos para o sucesso. Demos poder a uma pequena força-tarefa, distante três fusos horários de Detroit. Descartamos o conceito de linha de montagem móvel e projetamos um melhor. E encontramos um caminho para ser a primeira montadora a fabricar baterias LFP prismáticas nos EUA.”

A Ford planeja investir quase US$ 2 bilhões na Fábrica de Louisville para montar a picape elétrica média. Junto com os US$ 3 bilhões anunciados anteriormente no BlueOval Battery Park Michigan, que construirá as baterias

LFP prismáticas para a nova picape a partir do próximo ano, os investimentos totalizam cerca de US$ 5 bilhões.

Nova plataforma

Os números falam por si, segundo Farley. A plataforma tem 20% menos peças comparado a um veículo típico, 25% menos fixadores, 40% menos estações de trabalho na fábrica e o tempo de montagem é 15% mais rápido.

O chicote elétrico na nova picape média, por exemplo, será mais de 1,3 quilômetro mais curto e 10 kg mais leve que o usado no SUV elétrico de primeira geração da marca.

As baterias prismáticas de fosfato de ferro-lítio (LFP), além de economia de espaço e peso, oferecem menor custo e maior durabilidade para os clientes. Elas são livres de cobalto e níquel e formam um subconjunto estrutural que também serve como piso do veículo. O seu baixo centro de gravidade melhora a dirigibilidade e cria uma cabine silenciosa com surpreendente espaço interior.

A nova picape média deve oferecer mais espaço para os passageiros, sem contar o porta-malas dianteiro (frunk) e a caçamba. É possível transportar pranchas de surfe ou outros equipamentos na caçamba sem a necessidade de bagageiro de teto ou reboque.

Mas não se trata só de espaço e versatilidade. A Ford fabrica produtos com paixão e esta plataforma de veículo elétrico com baixo centro de gravidade, torque instantâneo e engenharia de chassi refinada foi feita para proporcionar uma condução divertida. A picape média vai acelerar de 0 a 100 km/h tão rápido quanto um Mustang EcoBoost e com mais força descendente.

“Nos inspiramos no Modelo T – o carro universal que mudou o mundo”, disse Doug Field, diretor de EVs, digital e design da Ford. “Reunimos uma coleção realmente brilhante de mentes em toda a Ford e as liberamos para encontrar novas soluções para problemas antigos. Aplicamos a engenharia de primeiros princípios, forçando os limites da física para torná-la divertida de dirigir e competitiva em termos de custo. Nossa nova arquitetura elétrica zonal abre possibilidades que a indústria nunca viu. Não é um veículo tradicional simplificado.”

Outras especificações da picape elétrica média – incluindo data de lançamento, preço, autonomia, tamanho e tempo de carregamento da bateria – serão anunciadas posteriormente.

Novo sistema de produção

O time da Ford focou também na eficiência na produção, transformando a linha de montagem tradicional em uma “árvore de montagem”. Em vez de uma esteira longa, três subconjuntos correm simultaneamente em linhas próprias e depois se juntam.

Grandes peças unitárias de alumínio fundido substituem dezenas de peças menores, permitindo que a frente e a traseira do veículo sejam montadas separadamente. A frente e a traseira são então combinadas com o terceiro subconjunto, a bateria estrutural, que é montada separadamente com os bancos, consoles e carpetes para formar o veículo.

As peças são transportadas pela árvore de montagem até os operadores em um kit. Dentro dele, já vêm todos os fixadores, scanners e ferramentas elétricas necessários para o trabalho, assim como a orientação correta de uso.

O Sistema Universal de Produção de Veículos Elétricos da Ford melhora drasticamente a ergonomia dos operadores, para que não tenham a necessidade de se torcer, alongar ou curvar e possam se concentrar na tarefa.

A integração do Sistema Universal de Produção de Veículos Elétricos da Ford com a plataforma tornará a montagem da nova picape elétrica até 40% mais rápida que a dos veículos atuais da fábrica de Louisville. Parte desse tempo será reutilizada na produção e automação para melhorar a qualidade e o custo, resultando em uma melhoria de velocidade de 15%.

“Colocamos nossos empregados no centro e recriamos a fábrica do zero”, disse Bryce Currie, vice-presidente de Manufatura das Américas da Ford. “Vivemos e respiramos melhoria contínua, mas às vezes você precisa de um salto dramático. Esperamos que as inovações ergonômicas e a redução da complexidade – através da eliminação de peças, conectores e fios – resultem em ganhos significativos de qualidade e custo.”

A fábrica será expandida em cerca de 4.800 metros quadrados e terá fluxos de logística mais eficientes. As atualizações da infraestrutura digital darão à Fábrica de Louisville uma rede mais rápida e com maior número de pontos de acesso que qualquer outra planta da Ford globalmente, permitindo mais escaneamentos eletrônicos de qualidade.

Ford Motor Company
Ideal Axicom

BATERIA MAIS MODERNA DO MERCADO CHEGA AOS ÔNIBUS ELÉTRICOS DA BYD NO BRASIL

A bateria Blade, já consagrada nos carros da marca, chega aos ônibus elétricos oferecendo ainda mais segurança, autonomia e rapidez na recarga

A BYD, líder global em mobilidade elétrica e tecnologia limpa, anuncia uma nova revolução em sua linha de veículos comerciais voltados para o transporte coletivo: a partir de agora, o line-up de ônibus elétricos da companhia passa a ser equipado com a bateria Blade, a mesma tecnologia de ponta presente em seus veículos de passeio. Reconhecida por seu alto nível de segurança, durabilidade e eficiência energética, a adoção da Blade nos ônibus representa um passo importante da greentech para a modernização do transporte público com ainda mais confiabilidade.

Desenvolvida pela BYD, a bateria Blade foi lançada mundialmente em 2020 e, desde então, tem se destacado por redefinir os padrões de segurança da indústria. Com formato alongado e estrutura interna que utiliza células LFP (lítio-ferro-fosfato) dispostas horizontalmente, a Blade otimiza o uso do espaço, reforça a rigidez estrutural do veículo e oferece um desempenho térmico superior.

Em testes rigorosos conduzidos pela BYD, como perfuração por prego, aquecimento a 300°C e esmagamento, a bateria demonstrou estabilidade térmica excepcional, sem risco de incêndio ou explosão, mesmo diante de condições extremas. Esses resultados superam os padrões exigidos pela indústria automotiva mundial, garantindo proteção em casos de colisão ou perfuração.

Outro destaque é a longa vida útil. A bateria Blade possui alta eficiência preservada ao longo do tempo, garantindo maior durabilidade e reduzindo significativamente a necessidade de manutenção. Nos novos ônibus elétricos, as baterias variam entre 425 kWh e 499 kWh no modelo BC12, e entre 542 kWh e 642 kWh no modelo BC22, permitindo recargas completas entre uma hora e meia e duas horas por meio da tecnologia de carregamento rápido.

Na operação prática, os veículos terão autonomia de até 270 km com a bateria de menor capacidade e até 350 km com a bateria de maior capacidade, em condições reais de tráfego urbano – tudo isso com alta performance energética. A fabricação dos novos chassis de ônibus com baterias Blade será feita em Campinas (SP), onde a BYD mantém, desde 2015, uma de suas principais unidades na América Latina.

A partir de 2026, a atual fábrica de baterias da BYD Brasil em Manaus, iniciará a fabricação dos packs de bateria Blade em território nacional. Com isso, a empresa reforça seu compromisso em oferecer o que há de mais moderno e eficiente em tecnologia elétrica para o transporte coletivo no Brasil. Cada chassi de ônibus produzido pela BYD evita a emissão de cerca de 118 toneladas de CO₂ por ano, o equivalente ao plantio de 847 árvores. Por fim, os veículos podem operar por até 15 anos, superando a média de 10 anos dos modelos a diesel.

“Esse momento tem um significado muito especial para nós. A BYD nasceu como uma empresa de baterias e foi justamente essa expertise que nos colocou na vanguarda da mobilidade elétrica mundial. A Blade é mais que uma bateria: é o divisor de águas em desempenho, eficiência e inovação, já escolhida por diversas marcas globais para equipar seus carros elétricos. Agora, ver essa tecnologia revolucionária chegar aos ônibus é motivo de orgulho e um passo decisivo para transformar o transporte coletivo em algo mais limpo, inteligente e acessível para todos.” afirma Marcello Schneider, Diretor de Veículos Comerciais e da Divisão Solar da BYD Brasil.

Recentemente, a BYD realizou mais uma importante entrega à cidade de São Paulo: 60 novos ônibus elétricos, em cerimônia promovida pela Prefeitura. Com isso, a capital paulista passa a contar com 183 veículos 100% elétricos exclusivos da marca em operação. Em todo o Brasil, até o final de 2025, a empresa prevê que mais de 500 ônibus da BYD circularão pelas ruas do país.

BYD
FSB Comunicação

IVECO CELEBRA 50 ANOS COM EDIÇÃO ESPECIAL LIMITADA DO S-WAY NO BRASIL

Modelo icônico ganha série de 50 unidades numeradas, com design exclusivo e itens personalizados, reforçando o legado de inovação da marca

Para celebrar meio século de trajetória global, a IVECO lança no mercado brasileiro a Série Especial 50 Anos do S-Way, uma edição limitada que une legado, design exclusivo e recursos personalizados. Serão disponibilizadas apenas 50 unidades no país, reforçando o caráter de raridade do modelo.

“Celebrar 50 anos de história é reconhecer todo o caminho percorrido e, ao mesmo tempo, reafirmar nosso compromisso com o futuro. Mais do que um caminhão, esta edição de aniversário é um marco que simboliza a tecnologia e a inovação de uma solução de mobilidade eficiente e inteligente, que continuará guiando nossa trajetória de confiança junto aos clientes”, afirma Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina.

A novidade estará disponível exclusivamente para os modelos S-Way 6x2 e 6x4, na versão LX, equipados com Mega Cab, suspensão metálica, entre-eixos de 3.170 mm ou 3.540 mm, e rodas de aço ou alumínio.

O pacote especial traz uma identidade visual inspirada no primeiro logotipo da marca, criado em 1975. A grade dianteira recebe acabamento exclusivo, enquanto molduras esportivas nas caixas de roda, defletor de ar e saias laterais personalizadas reforçam o apelo estético e aerodinâmico. O cliente poderá escolher entre as cores cinza ou branco para a carroceria.

No interior, também personalizado, cada unidade traz um kit exclusivo composto por cobertor, almofada, bolsa, boné, garrafa, tapetes temáticos e uma placa comemorativa numerada de 01 a 50, fixada no painel.

“O S-Way é o melhor caminhão já produzido pela IVECO no Brasil, e esta edição especial traduz o que a marca representa: tradição e proximidade com o cliente”, destaca Carlos Fraga, diretor de Marketing da IVECO para a América Latina.

Recentemente, o S-Way também foi lançado na Argentina. Na região, já circulam mais de 6 mil unidades do modelo, transportando diferentes tipos de cargas rodoviárias e oferecendo o melhor TCO do segmento para transportadores e motoristas autônomos.

IVECO

terça-feira, 12 de agosto de 2025

TOYOTA APRESENTA PROTÓTIPO DO PRIUS HÍBRIDO PLUG-IN FLEX, NA FENASUCRO & AGROCANA 2025

Tecnologia desenvolvida pela fabricante para fomentar a descarbonização poderá ser vista durante o evento

A Toyota do Brasil está presente na Fenasucro & Agrocana, que ocorrerá até 15 de agosto, na cidade de Sertãozinho, no interior do estado de São Paulo. A fabricante leva ao evento, entre outros modelos, o protótipo do Prius híbrido plug-in flex, veículo que conta com tecnologia pioneira de combustão à gasolina ou etanol, com eletrificação a partir de recarga na tomada.

O Prius híbrido plug-in flex faz parte da estratégia da Toyota em explorar novas matrizes energéticas com vistas à descarbonização, denominada multipathway. Este protótipo, por exemplo, pode reduzir em até 90% as emissões de CO2 na atmosfera, se utilizado com etanol e carregado a bateria.

“A trajetória da Toyota é marcada pelo pioneirismo e evolução no desenvolvimento de novas tecnologias. Fomos pioneiros nos híbridos e híbridos flex, em linha com os desafios da descarbonização. Agora, com o protótipo do Prius híbrido plug-in flex reafirmamos nosso compromisso com uma mobilidade mais sustentável, conectada às vocações do País e que gera impacto positivo para o meio ambiente e a sociedade", destaca o diretor de Comunicação e porta-voz da área de ESG da empresa Roberto Braun.

O conceito de multipathway – adotado pela Toyota - visa oferecer a melhor tecnologia de acordo com o contexto e as necessidades dos clientes de cada região onde a fabricante atua, e a infraestrutura de cada país. No Brasil, os veículos híbrido-flex são considerados uma alternativa viável, realista e imediata à descarbonização da mobilidade, a partir do uso de biocombustíveis – como o etanol, uma solução aplicada há longo prazo no Brasil, e possível de ser utilizada também em outros países.

A Toyota do Brasil participa da feira com um stand de 150 m², onde os visitantes podem compreender melhor sobre cada avanço tecnológico projetado pela fabricante. Nesse espaço, entre outras ações, os presentes ao evento têm a oportunidade de degustar um café expresso servido diretamente da energia elétrica do Prius híbrido plug-in flex.

Outras atrações na feira

Além do protótipo, o estande da Toyota destaca versões da picape Hilux, reconhecida por sua qualidade, durabilidade e confiabilidade - atributos que a tornaram líder do segmento. Na Fenasucro & Agrocana, os visitantes ainda poderão conferir outros modelos da fabricante, como o SW4 e o Corolla Cross híbrido flex full.

Palestra na Fenabio 2025

A participação da Toyota do Brasil ainda se estenderá à apresentação de Rafael Ceconello, diretor de Assuntos Governamentais da Toyota do Brasil no painel “Expansão Global do Etanol”, promovido pela Fenabio, que acontece este ano dentro da Fenasucro. O executivo terá a oportunidade de abordar sobre a tecnologia de motorização híbrida flex da empresa, bem como os avanços em outras soluções ante à descarbonização.

Atendimento ao público

Ao evento, a Toyota do Brasil leva condições comerciais especiais, que oferecem descontos para a compra dos veículos. Uma dessas promoções é a redução de 18% do valor da Hilux, para frotistas e produtores, nas versões cabine simples, SR e Power Pack.

Investimento no futuro da mobilidade sustentável

A Toyota é líder global em eletrificados com mais de 23 milhões de veículos comercializados, que contribuíram cumulativamente para evitar a emissão de mais de 176 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera.

No Brasil, a trajetória da Toyota é marcada pelo seu pioneirismo e evolução no desenvolvimento de novas tecnologias. Em 2019, a fabricante lança o consagrado sistema híbrido flex, apresentado oficialmente no Corolla sedã e que, desde 2021, também equipa o SUV Corolla Cross – ambos os modelos fabricados no Brasil.

Recentemente, a Toyota anunciou um investimento de R$11,5 bilhões até 2030 para expandir sua capacidade produtiva e desenvolver novas soluções de mobilidade. Parte desse valor será destinado à fabricação de dois novos veículos híbridos flex full, sendo o primeiro deles o Yaris Cross - que será lançado em outubro - tornando a tecnologia híbrida flex full ainda mais acessível no País.

Toyota do Brasil
Giusti Creative PR

JOMED SE UNE À ULTRAGAZ PARA SE TORNAR A PRIMEIRA TRANSPORTADORA DO BRASIL ABASTECIDA COM BIOMETANO

Acordo prevê fornecimento anual de combustível renovável para abastecer a frota da transportadora

A Jomed Transportes avança mais um passo rumo à descarbonização, a companhia será a primeira transportadora brasileira a utilizar biometano e a abastecer os veículos dentro de sua própria instalação. A iniciativa será viabilizada por meio de uma parceria inovadora com a Ultragaz, empresa que atua com soluções em energia para negócios e domicílios de forma segura, eficiente e sustentável, responsável pela distribuição do combustível renovável.

Durante o primeiro ano do projeto, o combustível distribuído pela Ultragaz abastecerá 19 caminhões da frota da Jomed Transporte. Os veículos atenderão rotas estratégicas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul, reforçando o compromisso das empresas com operações sustentáveis e a redução de emissões de carbono.

Para atender a Jomed Transportes de forma eficiente, a Ultragaz desenvolveu o projeto e executou a instalação de um ponto de distribuição exclusivo diretamente no parceiro, garantindo a rastreabilidade e eficiência. O serviço incorpora uma tecnologia patenteada pela companhia, especialmente desenvolvida para o abastecimento de frotas, garantindo eficiência e inovação no processo.

O serviço permite que o abastecimento seja realizado por uma única central, reduzindo significativamente o investimento necessário na aplicação. Comparada ao sistema convencional, o serviço Hidraulic Power Unit (HPU), desenvolvido exclusivamente pela Ultragaz, proporciona uma redução de cerca de 50% no custo de consumo de energia, aumenta a autonomia dos veículos e o volume abastecido, além de otimizar o processo com menos tempo de abastecimento.

De acordo com Erik Trench, diretor de Gases Renováveis da Ultragaz, o objetivo da companhia é impulsionar a transição energética no país e fortalecer a indústria nacional. “A parceria com a Jomed Transportes representa um passo decisivo rumo à descarbonização e a expansão do biometano para um novo mercado, capaz de transformar o setor de transporte no Brasil. O biometano é a grande aposta para a descarbonização do setor logístico do país e a Ultragaz é a parceira ideal para acelerar as agendas das transportadoras nessa frente”, destaca o executivo.

A Jomed Transportes estabeleceu a meta de reduzir em 30% suas emissões absolutas diretas até 2030 e a parceria firmada com a Ultragaz será um passo estratégico para acelerar essa jornada.

“Com essa iniciativa inovadora, a Jomed se tornará a primeira transportadora do país a ter um ponto próprio de abastecimento com biometano dentro de suas instalações, um marco que contribuirá de forma decisiva para atingir as metas antes do prazo”, destaca Carlos Ferreira, coordenador de sustentabilidade da Jomed Transportes. “Além disso, a parceria marca o início da nossa transição energética, utilizando um combustível 100% renovável e alinhado às melhores práticas de sustentabilidade”, completa o executivo.

Ultragaz

A Ultragaz é uma empresa referência em soluções de energia para residências e empresas, atuando com segurança, eficiência e responsabilidade socioambiental. Com mais de 87 anos de história, a empresa foi pioneira na distribuição do gás liquefeito de petróleo (GLP) no Brasil e segue sendo protagonista na transição energética do país, agora com as soluções de biometano, energia elétrica renovável e bioGLP.

Guiada pelo propósito de usar a energia para mudar a vida das pessoas, a Ultragaz atende mais de 11 milhões de lares e 57 mil empresas em 23 estados e no Distrito Federal, por meio de uma ampla rede com mais de 6,3 mil revendas e 50 bases operacionais.

A inovação está no centro da atuação da Ultragaz, que investe continuamente em tecnologia, novos modelos de negócio e relacionamento, aprimorando a jornada e experiência do cliente e oferecendo soluções energéticas cada vez mais sustentáveis.

A empresa integra a holding Ultrapar, um dos maiores grupos empresariais do Brasil, que também atua na distribuição de combustíveis (Ipiranga), no segmento de armazenagem para granéis líquidos (Ultracargo) e soluções logísticas integradas (Hidrovias).

Ultragaz
FSB Comunicação

MARCOPOLO PARTICIPA DA BUSWORLD 2025 COM FOCO EM INOVAÇÃO E MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

Fabricante brasileira reforça sua presença global em um dos principais eventos da indústria de ônibus do mundo

A Marcopolo, referência mundial na fabricação de carrocerias para ônibus e protagonista no desenvolvimento de soluções de mobilidade, participará da Busworld Europa 2025, que acontece de 4 a 9 de outubro, no Brussels Expo, na Bélgica. Reconhecida como a principal feira internacional de tendências e soluções para o setor, o evento reúne fabricantes, operadores e especialistas da indústria de transporte coletivo de passageiros.

Durante a feira, a Marcopolo apresentará dois modelos da Geração 8, o Paradiso G8 1200 e o Paradiso G8 1350, reforçando seu compromisso com a inovação, a qualidade e o desenvolvimento de soluções alinhadas às demandas globais de mobilidade.

“A Busworld é uma vitrine fundamental para mostrarmos o que temos de mais avançado em engenharia, design e tecnologia para o transporte coletivo. Além de apresentar soluções inovadoras, a feira é uma oportunidade estratégica para fortalecer o relacionamento com clientes e parceiros de todo o mundo”, destaca André Armaganijan, CEO da Marcopolo.

Em um estande de mais de 600 m² (localizado no Hall 6 – 601), a companhia destacará sua visão de futuro para o transporte de passageiros, com foco em tecnologia, conforto e sustentabilidade, reforçando sua atuação como fornecedora global de soluções de mobilidade.

Busworld

Considerada a maior e mais prestigiada feira global dedicada exclusivamente à indústria de ônibus e rodoviários, a Busworld Europa reúne fabricantes, fornecedores, operadores e prestadores de serviços de diferentes regiões do mundo, reforçando seu papel estratégico para o setor. Desde sua criação, em 1971, consolidou-se como a plataforma definitiva para apresentar as mais recentes inovações e desenvolvimentos do segmento, tornando-se um evento indispensável para todos os profissionais da indústria.

Serviço
Busworld Europa 2025
De 4 a 9 de outubro de 2025
Das 10h às 18h
Brussels Expo
Place de Belgique 1, 1020 Bruxelas, Bélgica
Clique aqui e visite o site oficial do evento

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

IVECO GROUP MARCA PRESENÇA NA FENEX 2025, MAIOR FEIRA EMPRESARIAL DE SETE LAGOAS

Grupo expõe soluções para a transição energética do setor automotivo

O Iveco Group tem se destacado por ser referência global no desenvolvimento de veículos comerciais com tecnologias de propulsão alternativas, liderando a transição para um setor automotivo multienergético. Essa jornada onde tecnologia, inovação e desenvolvimento regional se encontram será o foco da participação da empresa na Fenex 2025 – Feira de Negócios e Conexões, que acontece de 13 a 16 de agosto, em Sete Lagoas (MG).

A IVECO, marca que projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, apresenta o S-Way NG, caminhão pesado movido a gás natural ou biometano. Produzido em Sete Lagoas, o S-Way NG combina robustez, autonomia e economia operacional, ideal para operações de longas distâncias com menor impacto ambiental incluindo menores emissões e ruídos.

A IVECO BUS apresenta o conceito 100% elétrico eDaily Minibus. O veículo possui carregamento flexível e rápido em estações públicas, tomadas industriais e domésticas. Voltado ao transporte de passageiros, alia zero emissão de CO₂ à tecnologia de ponta, oferecendo autonomia de até 200 km, mais conforto e eficiência energética para os centros urbanos.

Já a FPT Industrial, marca powertrain do grupo, participa com a exposição do motor F1C Euro VI, projetado para otimizar o consumo de combustível. Especialmente desenvolvido para caminhões leves, o motor ganhou potência e desempenho, com 156 cavalos e 360 Nm de torque, e economia, reduzindo o consumo de combustível, de acordo com a condução. Ele está em conformidade com as normas de emissões, como o PROCONVE P8 (Programa Brasileiro de Controle de Emissões de Poluentes por Veículos) e utiliza sistemas de pós-tratamento para reduzir as emissões de poluentes.

Além da exposição de veículos e suas tecnologias, executivos do Iveco Group participarão de painéis e eventos ao longo de toda a Fenex 2025.

“A Fenex é a maior feira de negócios de Sete Lagoas e é motivo de alegria fazer parte desse momento. Crescemos com a cidade e isso nos orgulha muito. Queremos expor produtos de alta tecnologia que são desenvolvidos e fabricados aqui e mostrar para a população de Sete Lagoas todo o potencial de nossa cidade”, afirma Eduardo Oliveira, diretor de Engenharia e Desenvolvimento de Produto do Iveco Group.

Serviço
FENEX 2025 – Feira de Negócios e Conexões
De 13 a 16 de agosto de 2025, das 14h às 22h
Parque de Exposição – Sete Lagoas (MG)
Job Fair: 15 e 16 de agosto, das 13h às 15h30
Rodada de Negócios: 15 de agosto, das 10h às 13h30
Ingresso: R$ 10 (por dia), com credenciamento no local
Clique aqui para mais informações.

Iveco Group

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

GWM INICIA TESTES NO BRASIL COM CAMINHÃO A HIDROGÊNIO PARA MERCADO NACIONAL

Primeira unidade chegou ao país este mês para inspeção, validação e testes

O primeiro caminhão movido a hidrogênio da GWM Hydrogen powered by FTXT já está no Brasil e marca o início de uma nova etapa nos esforços da marca para avançar em soluções de transporte pesado com emissão zero.

A FTXT é a subsidiária da GWM na China responsável pelo desenvolvimento de tecnologias de célula a combustível e componentes para que utilizam o hidrogênio. Fora do país asiático, ela adota a marca GWM Hydrogen, reforçando o posicionamento global da empresa nesse segmento.

“A chegada deste caminhão representa mais do que um marco tecnológico: é o início da construção de um ecossistema de hidrogênio no Brasil, com parcerias estratégicas e soluções adaptadas à nossa realidade”, afirma Davi Lopes, Head da GWM Hydrogen-FTXT Brasil.

O veículo desembarcou no Porto de Santos (SP) e seguiu para a fábrica da GWM em Iracemápolis (SP), onde passará por inspeções e validações antes de iniciar seus testes de rodagem.

Durante o mês de agosto, a equipe de engenharia de produto da montadora, em parceria com especialistas vindos da China, dará início à inspeção técnica do caminhão, com foco inicial na verificação da integridade e desempenho da bateria elétrica.

“Veículos com célula a combustível são, na essência, elétricos. Eles trabalham em conjunto com a bateria para garantir mais desempenho, segurança e autonomia. Por isso, antes de entrar em operação, passam por validações específicas da bateria e, na sequência, pelos testes da célula a combustível — que utiliza hidrogênio como vetor energético. A reação com o oxigênio gera eletricidade e, como subproduto, apenas água (H₂O)”, explica Lopes.

O veículo conta com uma bateria de 105 kWh e um conjunto de cilindros com capacidade para 40 kg de hidrogênio, que alimentam as células a combustível para gerar eletricidade. O sistema também permite recuperação de energia em desacelerações e frenagens, como em descidas de serra.

Fase de testes

Os primeiros testes com o sistema de hidrogênio estão programados para setembro, em parceria com universidades brasileiras, incluindo a Universidade de São Paulo (USP), que já conta com infraestrutura para abastecimento a partir do etanol, tecnologia desenvolvida no Brasil para produzir hidrogênio de baixo carbono.

“Estamos falando de uma tecnologia que une o melhor dos dois mundos: a robustez de um caminhão elétrico e a autonomia proporcionada pelo hidrogênio verde, com um processo de abastecimento rápido e zero emissões do tanque a roda”, destaca Lopes.

Inicialmente, os testes terão caráter essencialmente de pesquisa e desenvolvimento, com foco na transferência de conhecimento para as equipes brasileiras e na colaboração com centros de pesquisa e universidades.

Antes de iniciar a rodagem em vias públicas, o veículo passará por avaliações de suspensão, desempenho e segurança em pistas de prova no interior de São Paulo. Inicialmente, a operação será feita sem carga, evoluindo gradualmente para condições reais de transporte.

O objetivo é coletar dados sobre hábitos de condução no Brasil e entender como temperatura, altitude, tipo de pavimento, condições de rodagem influenciam a eficiência do sistema.

Atualmente, mais de 30 mil unidades semelhantes já circulam na China, mas este é o primeiro modelo a operar em território brasileiro — o que permitirá verificar o desempenho em climas e topografias diversas, além de identificar oportunidades de melhoria.

Após essa primeira fase, o caminhão será testado em infraestruturas de abastecimento com diferentes fontes de hidrogênio: seja eletrolítico (ou hidrogênio verde) ou hidrogênio da reforma do etanol. Em um terceiro momento, a GWM fará uma avaliação econômico-financeira para estimar a viabilidade comercial da tecnologia no país.

Os testes no Brasil fazem parte dos esforços de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da GWM dentro do Programa MOVER, do Governo Federal, e se alinham ao plano global da companhia de neutralizar suas emissões de carbono até 2045.

Apresentação oficial

O caminhão será exibido pela primeira vez no Brasil em 15 de agosto, durante a inauguração da fábrica da GWM em Iracemápolis. O evento marcará não apenas a abertura oficial da unidade, mas também o início de uma nova fase nos investimentos da empresa em tecnologias limpas e inovadoras no país.

Acordos e parcerias estratégicas

O projeto é fruto de um memorando de entendimento (MoU) assinado em 2023 com o Governo do Estado de São Paulo, que teve como objetivo estudar a viabilidade da tecnologia no Brasil. Em 2024, a GWM mapeou cinco projetos em estágio avançado de maturidade para infraestrutura de abastecimento, o que permitiu avançar para a fase de testes.

Além disso, em novembro de 2024, a GWM Hydrogen firmou um acordo com o Governo de Minas Gerais e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) para desenvolver caminhões movidos a hidrogênio verde. A parceria prevê fornecimento de hidrogênio pela Unifei, intercâmbio de conhecimento e criação de infraestrutura de abastecimento no estado.

“Este projeto é a prova de que a transição energética no transporte pesado é possível, desde que haja cooperação entre indústria, academia e governo. E é exatamente isso que estamos fazendo”, completa.

GWM Brasil
Grupo Printer Comunicação