segunda-feira, 18 de agosto de 2025

AUDI A6 SPORTBACK E-TRON CHEGA AO BRASIL

Modelo é oferecido em versão única A6 Sportback e-tron Performance Black ao preço de R$ 649.990,00

A Audi do Brasil anuncia a chegada às concessionárias do inédito Audi Sportback A6 e-tron, o novo veículo 100% elétrico da marca no País. O modelo é o segundo da fabricante construído na Plataforma Elétrica Premium (PPE), uma nova arquitetura desenvolvida especificamente para veículos elétricos, com foco no desempenho e dinâmica de condução. Além disso, o modelo inaugura por aqui os Audi Rings traseiros iluminados e possui um coeficiente de arrasto aerodinâmico (Cd) de 0,21, tornando-se o carro mais aerodinâmico da história da marca das quatro argolas e de todo o Grupo Volkswagen. 

O novo Audi A6 e-tron se torna o primeiro veículo com tração traseira oferecido no mercado brasileiro pelas quatro argolas.  O veículo possui ainda uma bateria de 100 kWh com autonomia total de 445 quilômetros, segundo dados do Inmetro, e oferece carregamento de 10% a 80% em apenas 21 minutos em carregamento DC de 270 kW. O modelo oferece garantia de 4 anos para o veículo, e 8 anos para a bateria, sendo oferecido em versão única A6 Sportback e-tron Performance Black na rede com mais de 40 concessionárias da marca no País, por R$ 649.990,00.

"O Audi A6 e-tron chega para quebrar barreiras e criar paradigmas sobre o que é pilotar um veículo 100% elétrico. Design, tecnologia, segurança e dinâmica de condução se reúnem nesse modelo para oferecer uma experiência ao volante totalmente inédita e especial", destaca Gerold Pillekamp, Head de Marketing e Comunicação da Audi do Brasil.

"Estamos passando por uma renovação completa de nosso portfólio de veículos e o inédito Audi A6 Sportback e-tron chega para ampliar a nossa segunda geração de modelos 100% elétricos, que já conta por aqui com os modelos Q6 e-tron, Q8 e-tron, e-tron GT e RS e-tron GT. Queremos aumentar a nossa participação no disputado mercado de veículos premium elétricos e o A6 Sportback e-tron tem atributos de sobra para isso", afirma Renato Celiberti, Head de Vendas da Audi do Brasil.

Visual marcante

O novo Audi A6 e-tron adota a nova linguagem visual de design da marca das quatro argolas, onde os vincos afilados e retos foram suavizados, dando espaço para linhas mais fluídas e orgânicas. Essa nova arquitetura de design, que estreou no Brasil com o Q6 e-tron e foi adotada pela nova geração do Audi A5, lançada recentemente no País, encontra no inédito Audi A6 Sportback e-tron uma harmonia perfeita entre forma e função - não por acaso, o modelo é o mais aerodinâmico da história da fabricante.

Na dianteira, vincos discretos emolduram o capô de caimento sutil, enquanto os faróis com desenho afilado oferecem iluminação em LED Matrix com oito opções de assinaturas digitais. A porção meridional recebe uma ampla grade frontal, com vazamentos sutis e uma ampla tomada de ar emoldurada em preto brilhante, oferecendo uma mistura de esportividade e discrição.

Na lateral, as linhas fluídas e aerodinâmicas, com o caimento gradativo do teto em direção à coluna traseira, garantem ao modelo o legítimo design Sportback. O acabamento em preto brilhante aparece nos retrovisores, moldura das janelas e parte inferior das portas, em sintonia com as maçanetas embutidas e as rodas Audi Sport de 21 polegadas.

Na traseira, as lanternas Full-LED interligadas oferecem animações de luzes, enquanto o novo Audi Rings iluminado - inédito no Brasil - confere personalidade e presença marcante ao modelo.

Palco Digital

A nova filosofia de design da Audi também marca presença no interior, que está mais tecnológico, moderno e conectado à visão da fabricante em relação ao futuro da mobilidade premium. Materiais ecológicos e sofisticados, com texturas nobres e suaves ao toque, compõem a cabine do modelo, que conta com três telas distintas: Audi virtual cockpit (11,9 polegadas), Audi MMI panoramic display (14,5 polegadas) e MMI passenger display (10,9 polegadas).

Luzes de iluminação interativa percorrem todo o painel frontal do veículo, além de iluminação ambiente nas portas dianteiras e traseiras, criando um ambiente acolhedor e intimista. As portas contam com novo desenho e, em especial a porta do motorista, conta com painel de controle de diversas funções, sensível ao toque.

O modelo conta com o sistema de som Bang & Olufsen, de 705W de potência, 16 alto falantes de alta fidelidade, Tweeters de som 3D, Subwoofer traseiro e efeito virtual surrounding.

Além disso, o modelo oferece recursos inovadores, como o teto solar panorâmico com transparência ajustável e espelhos retrovisores virtuais de segunda geração (equipamento opcional).

Os retrovisores virtuais são rebatíveis, eletricamente ajustáveis e com memória. As imagens captadas externamente são transmitidas para telas posicionadas internamente, próximo à coluna A do veículo, permitindo uma visão externa ampliada e em alta definição.

Desempenho esportivo e eficiente

O modelo é equipado com baterias de íon lítio, com capacidade de 100 kWh, e arquitetura de 800 Volts que permite recarga super-rápida em sistemas de carregamento DC. o propulsor elétrico desenvolve potência de 367 cavalos e 565 Nm de torque, fornecendo ao modelo uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5,4 segundos, e velocidade máxima da 210 km/h (limitada eletronicamente).

Para auxiliar no carregamento elétrico, o modelo traz acesso para carregamento do lado do motorista e do passageiro com abertura elétrica, suporte de parede para o Audi Compact charger com até 11 kW de no modo AC e utilizável em tomada doméstica ou industrial de 16A/400V.

O modelo é equipado com a Plataforma Elétrica Premium (PPE), que tem foco na eficiência energética e na otimização de sistemas embarcados. O veículo possui bateria, com um sistema que oferece quatro modos de recuperação de energia, e oferece autonomia de 445 quilômetros, segundo dados do Inmetro, e carrega de 10% a 80% em apenas 21 minutos de carregamento DC 270 kW.

Lista de equipamentos

O novo Audi A6 Sportback e-tron oferece uma ampla lista de itens de série. Externamente, são destaques os Audi Rings traseiros iluminados; Kit exterior S line; Capa do espelho retrovisor externo em preto brilhante; Teto panorâmico de vidro com transparência ajustável; Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis, rebatíveis, aquecíveis, antiofuscantes e com memória. O modelo recebe rodas de alumínio Audi Sport, com 21 polegadas (8.5J/9.5J), pneus 245/40 R21 (dianteiro) e 275/35 R21 (traseiro).

Entre os itens de conforto e conveniência, há ar-condicionado automático de 3 zonas; aquecimento dos bancos dianteiros; bancos dianteiros elétricos com ajuste lombar e memória para o motorista; bancos dianteiros esportivos em combinação couro/couro sintético e inscrição S; keyless entry/go (chave conforto); pacote de luzes ambiente Plus com luzes interativas no painel; porta-malas com abertura e fechamento elétrico e sistema hands-free; projeção do logotipo Audi instalados nos retrovisores; e volante esportivo, de três raios, com parte superior e inferior achatadas, multifuncional, com paddle shifts e controles satélites.

O sistema de infoentretenimento é composto pelo Audi virtual cockpit (11,9 polegadas), Audi MMI panoramic display (14,5 polegadas) e MMI passenger display (10,9 polegadas). A experiência sonora premium é assegurada pelo sistema de som Bang & Olufsen 3D. Há conexão sem fio com os smartphones (sistemas operacionais Android e iOS) e duas entradas USB com função de carregamento rápido dedicada aos ocupantes do assento traseiro.

Em termos de tecnologia e segurança, o modelo oferece um total de nove airbags, sendo airbags dianteiros, laterais dianteiros e traseiros e cortina. Além disso, ele inclui diversas tecnologias de condução semiautônoma, como assistente de desvio e conversão; controle de cruzeiro adaptativo, aviso de saída de faixa com assistente de emergência e sistema de frenagem autônoma (AEB); park assist plus com sensores estacionamento dianteiro e traseiro; assistente de troca de faixa (Side Assist), alerta de tráfego reverso, exit warning e assistente de conversão em marcha ré.

O modelo traz de série, ainda, airbags dianteiros, laterais dianteiros e traseiros e cortina; câmeras top-view 360°; Audi Drive-Select; Audi pre sense dianteiro, lateral e traseiro; faróis Full LED Matrix com setas dinâmicas, apresentação de luzes, assinaturas ópticas personalizáveis (via MMI) e lavador de farol; e Head-Up display de realidade aumentada.

Cores e Dimensões

O inédito Audi A6 Sportback e-tron oferece um espaço generoso para até cinco ocupantes. As dimensões são de 4.928 milímetros (comprimento), 2.137 milímetros (largura), 2.946 milímetros (entre eixos) e 1.487 milímetros (altura). A capacidade do porta-malas traseiro é de 502 litros (1330 litros, com os bancos rebatidos), e a capacidade do porta-malas frontal é de 27 litros.

As cores disponíveis são Cinza Imã (Sólida), Azul Plasma (Metálica), Azul Malpelo (Metálica), Bege Siam (Metálica), Branco Geleira (Metálica), Preto Mito (Metálica), e Cinza Daytona (Perolizada). Internamente, são duas opções de cores: Preto com costura Cinza Aço, e Bege Cardamomo com Prata Pastel.

Aerodinâmica excepcional

A aerodinâmica é um componente essencial da longa história de sucesso da Audi. Os heróis de aerodinâmica do passado, como o Audi 100 (C3) e o Audi 80 (B3), também pertencem ao segmento de médio porte. A aerodinâmica sempre desempenhou um papel fundamental na trajetória de sucesso da Audi.

Em 1967, o NSU Ro 80 tinha uma carroceria aerodinâmica com um Cd de 0,35, o que mudou o design automotivo para sempre. A terceira geração do Audi 100, lançada em 1982, ostentava um Cd de 0,30 - algo excepcional à época. Logo em seguida, a terceira geração do Audi 80 honrou esse legado com um Cd de 0,29.

Agora, o Audi A6 e-tron escreve um novo capítulo nessa trajetória, provando mais uma vez que a Audi sempre combina forma e função em uma simbiose perfeita. E para alcançar esse recorde histórico, o modelo foi submetido a cerca de 2.800 simulações e incontáveis horas de testes no túnel de vento, sob a supervisão atenta de engenheiros e especialistas em design de carroceria.

Milímetro por milímetro, o Audi A6 e-tron foi lapidado como uma pedra preciosa pelas mãos e mentes da equipe da Audi AG, na Alemanha. O resultado será visto pelos brasileiros no início do segundo semestre deste ano, quando o modelo chegará à rede de concessionárias autorizadas da marca no País.

Audi do Brasil

Nenhum comentário: