Estimativa considera impacto positivo dos clientes que optaram por trens, metrôs e VLTs em vez do transporte individual ou por ônibus
A plataforma de trilhos da Motiva – nova identidade do Grupo CCR, maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil – evitou a emissão de 115.721 toneladas de gases de efeito estufa no primeiro semestre de 2025, graças à escolha de milhões de pessoas pelos modais sobre trilhos que operam sob sua gestão. O dado reflete o potencial transformador do transporte de massa sobre a mobilidade urbana e o meio ambiente nas regiões onde a companhia atua: Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo.
Só nas linhas paulistas foram registrados quase 299 milhões de embarques, responsáveis por evitar a emissão de 93.769 toneladas de CO₂ equivalente (CO₂e). No Metrô Bahia, com 57 milhões de passageiros, foram evitadas 17.880 toneladas. Já o VLT Carioca, no Rio de Janeiro, com quase 13 milhões de embarques, evitou 4.072 toneladas de gases poluentes.
Os cálculos foram realizados com base em premissas que simulam o deslocamento desses clientes em outros modais, caso o sistema sobre trilhos não estivesse disponível. O estudo considerou que cada pessoa percorre, em média, 5 km, e que 20% optariam pelo carro e 80% pelo ônibus como alternativa. A Motiva também avalia que, caso a comparação fosse feita apenas com veículos individuais, o impacto ambiental positivo seria ainda maior.
Além da contribuição para o enfrentamento das mudanças climáticas, a escolha pelo transporte coletivo sobre trilhos também reduz a poluição do ar, o tempo gasto no trânsito e melhora a saúde pública e a qualidade de vida nos centros urbanos.
O transporte sobre trilhos exerce um papel estratégico na construção de cidades mais saudáveis, eficientes e sustentáveis. Ao optar por esse modelo, a população contribui diretamente para a redução das emissões e para um futuro mais equilibrado.
A plataforma de trilhos da Motiva seguirá investindo em eficiência operacional, conforto e sustentabilidade, com o objetivo de ampliar ainda mais esse impacto positivo nos próximos anos.
Plataforma de trilhos da Motiva - Com cerca de 2,7 milhões de passageiros transportados por dia, 191 km de malha ferroviária, 124 estações e um time de aproximadamente 7 mil colaboradores diretos, a plataforma de trilhos da Motiva é a maior operadora privada de trilhos da América Latina e a sétima maior do mundo. Presente em diferentes regiões do país, atua no Rio de Janeiro com o VLT Carioca, que conecta a Região Portuária ao Centro e ao Aeroporto Santos Dumont. Em São Paulo, por meio das concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, opera a Linha 4-Amarela (primeira linha driverless do Brasil), a Linha 5-Lilás, que integra a zona sul à malha metroviária da capital, a Linha 8-Diamante, que liga a região de Itapevi ao centro da cidade, a Linha 9-Esmeralda, que percorre o eixo sudoeste da capital até Osasco, e a Linha 17-Ouro, em fase inicial de operação com tecnologia de monotrilho. Já na Bahia, a Motiva está à frente da CCR Metrô Bahia, responsável pelas Linhas 1 e 2 do metrô de Salvador, conectando importantes regiões da capital baiana e seu entorno
FSB Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário