segunda-feira, 17 de março de 2025

WEGA MOTORS LANÇA NOVA LINHA KIT DE FILTROS PARA LINHA PESADA

Caminhão Volvo FH - Foto: Divulgação Volvo

A WEGA Motors, referência em inovação e qualidade no setor de reposição automotiva, anuncia o lançamento da nova linha kit de filtros para linha pesada, desenvolvida para garantir proteção aos motores de veículos pesados e facilidade na aplicação. O novo portfólio é composto por 15 kits que atendem a mais de 200 aplicações das principais montadoras como Scania, Mercedes Benz, Volvo, Volkswagen e MAN.

A nova linha kit de filtros para linha pesada incluem filtros de óleo do motor, filtros de combustível e filtros separadores de combustível, componentes essenciais para o funcionamento eficiente e duradouro dos motores. O filtro de óleo tem a função de reter as impurezas e proteger o motor. O filtro de combustível tem a função de reter partículas de impurezas presentes no Diesel, assegurando o bom funcionamento do sistema de injeção (bicos e bombas). Já o filtro separador ou sedimentador, tem a função de reter partículas de água e contaminantes presentes no Diesel e deve ser drenado diariamente.

“Estamos cada vez mais focados em atender às demandas específicas do segmento de veículos pesados, oferecendo soluções que garantem maior confiabilidade para operações em condições severas”, afirma Thuanney Castro, Gerente de Marketing da WEGA Motors. César Costa, Diretor de Vendas da WEGA Motors, complementa: “O mercado de linha pesada está no nosso radar como uma área estratégica de expansão. Desenvolvemos a linha kit de filtros para linha pesada para superar as expectativas dos nossos clientes, oferecendo produtos robustos e eficientes que atendem às mais diversas aplicações e desafios do setor.” 

Os filtros da Wega Motors são desenvolvidos com materiais de alta qualidade e tecnologia de ponta, proporcionando resistência e capacidade de retenção de impurezas. Isso garante um fluxo de fluido limpo e constante, essencial para o funcionamento eficiente dos motores pesados. Além disso, os produtos são testados sob rigorosos padrões de qualidade, garantindo performance em condições extremas de operação.

Benefícios para distribuidores e varejistas:
- Redução de Erros de Aplicação: Todos os filtros do kit são compatíveis entre si e com o modelo do veículo, evitando erros de escolha. 
- Facilidade e Agilidade na Troca: O profissional já tem todos os filtros necessários em um único pacote, reduzindo tempo de busca e separação de peças. 
- Organização e Estoque Otimizado: Oficinas e distribuidores podem organizar melhor seus estoques, evitando excessos ou faltas de filtros individuais. 
- Compatibilidade Ampla: Kits projetados para atender a mais de 200 aplicações das principais montadoras de veículos pesados.

Benefícios técnicos para frotistas e oficinas de linha pesada:
- Filtros de óleo do motor: Protegem contra impurezas, aumentando a durabilidade do motor.
- Filtros de combustível: Garantem combustível limpo, prevenindo falhas e melhorando a eficiência.
- Filtros separadores de combustível: Removem água e contaminantes, evitando danos ao sistema de alimentação.

Dicas da WEGA

Para garantir o desempenho ideal dos motores pesados, é importante realizar manutenção preventiva regular nos filtros. A substituição dos filtros deve ser feita conforme orientações do fabricante ou em intervalos regulares para ambientes mais severos.

O produto já está disponível em toda a rede de distribuição da WEGA Motors no Brasil, garantindo acesso facilitado aos clientes em todas as regiões. Para consultar as aplicações dos filtros e obter mais informações técnicas, clique aqui e acesse o catálogo online da WEGA Motors.

A Wega Motors é uma marca pertencente ao Grupo Argentino R. Neto S.A, fundada em 1969 por Rafael Neto. Localizada em Buenos Aires, a empresa possui três plantas industriais em solo argentino, centro de distribuição e assistência técnica no Brasil. Suas modernas instalações produzem uma ampla gama de produtos de autopeças para veículos nacionais e importados nas categorias leves, pesados, comerciais, motos, tratores, dentre outros. A Wega construiu, ao longo dos últimos anos, o maior portfólio do mercado na linha de filtros. A empresa possui certificações ISO9001:2015; ISO14001:2015 e IATF16949:2016, cujo alcance se estende à fabricação e comercialização de filtros de óleo, ar e combustível, peças e acessórios. Tem como foco principal consolidar-se na América Latina, como uma marca líder de qualidade internacional para o mercado de reposição

Wega Motors
Insight

CM MÁQUINAS INVESTE R$ 50 MILHÕES EM LANÇAMENTO DE SHOWROOM EM FORTALEZA E PREVÊ FATURAMENTO DE R$ 400 MILHÕES NOS PRÓXIMOS TRÊS ANOS

A CM Máquinas, empresa especializada na comercialização de equipamentos pesados, inaugurou na última semana sua nova loja no km 15, da BR-116, em Fortaleza. O showroom tem uma área total de 5 mil m² e deve oferecer máquinas de linha amarela e agrícolas. O investimento de R$ 50 milhões no lançamento reflete a aposta da empresa no crescimento do setor, com uma projeção de faturamento de R$ 400 milhões nos próximos três anos e deve gerar inicialmente cerca de 90 empregos diretos e indiretos.

A empresa detém exclusividade na venda da marca LOVOL nos estados do Ceará, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte e Paraíba, abrangendo tanto a linha LOVOL Construction, voltada para máquinas de construção, quanto a LOVOL Agriculture, direcionada ao setor agrícola.

"Com essa nova unidade, estamos expandindo nossa atuação para atender melhor nossos clientes e oferecer um suporte ainda mais completo. Ter a exclusividade da marca LOVOL na região é um grande diferencial, porque traz mais segurança e qualidade para quem precisa de máquinas no dia a dia", destaca Aldelfredo Mendes, diretor comercial da CM Máquinas.

Além da comercialização, a unidade oferece suporte completo aos clientes, incluindo serviços de manutenção local, venda de peças e um amplo atendimento pós-venda, reforçando seu compromisso com qualidade e eficiência no suporte técnico.

A CM Máquinas integra o Grupo Cordeiro, que acumula mais de 45 anos de atuação no mercado e se destaca pela solidez e tradição em soluções práticas no transporte, movimentação e armazenamento de cargas pesadas. Além disso, a CM Máquinas também possui sociedade com a CF COMEX, importadora e distribuidora da LOVOL em vários estados do Brasil.

CM Máquinas
Engaja Comunicação

sábado, 15 de março de 2025

FESTIVAL INTERLAGOS 2025 ABRE VENDA DE INGRESSOS

O maior evento de experiência motor do mundo já tem ingressos disponíveis para o público. Os bilhetes podem ser adquiridos pelo site do evento. Com a assinatura de campanha “Experimente o inesquecível”, o Festival Interlagos 2025 foi concebido para ser uma experiência única para apaixonados por motocicletas e automóveis, além de servir como maior palco brasileiro de lançamentos de novos veículos.

Neste ano, os dois eventos contarão com diversos expositores, entre montadoras (motos e carros), acessórios, peças e lubrificantes, além do Santander, banco oficial do Festival. E haverá outro benefício especial aos visitantes da edição Motos. Eles poderão comprar ingressos com até 15% de desconto. A novidade é fruto de uma parceria com a Suhai Seguradora, patrocinadora âncora do evento. Os que concordarem em receber uma cotação de seguro da Suhai ganharão 10% de desconto na compra de qualquer tipo de ingresso do site. Já para os clientes Suhai está reservado um desconto de 15%, liberado mediante uma mecânica nas redes sociais da seguradora, que estará disponível a partir do dia 21 de março.

Como atrações extras, os organizadores prepararam um rol de artistas de primeiríssima linha para a arena de shows, que inclui nomes como Seu Jorge, Titãs, Pedro Sampaio e Cat Dealers – a lista completa está disponível no site. Os eventos serão realizados nos dias 28 de maio a 01 de junho (Festival Interlagos 2025 Motos) e 11 a 15 de junho (Festival Interlagos 2025 Automóvel).

O evento já conta com participação confirmada de Bajaj, BMW, Ducati, Harley-Davidson Honda, Kawasaki, KTM, Royal Enfield, Shineray, Suzuki, Triumph e Yamaha na edição Motos – são simplesmente TODAS as montadoras presentes no país, além de boa parte dos importadores de motocicletas. Já o evento de Automóveis possui confirmações de Abarth, BMW, BYD, Ford, GAC, GWM, Honda, Hyundai, Jaecoo, Lexus, MG, Mitsubishi, Omoda, RAM, Toyota e Volvo.

Para o CEO do Festival, Márcio Saldanha, outras montadoras tendem a aderir ao evento de Automóveis nas próximas semanas. “Já fizemos a lição de casa no evento de Motos, pois temos todas as montadoras do país. Estamos conversando agora com as marcas automotivas em busca do mesmo objetivo. Nosso evento é caracterizado por test-drives, carros expostos, entretenimento, negócios, com venda de veículos, produtos e serviços, além de lazer, esporte e diversão em um novo formato que ocupa integralmente a lacuna deixada pelos antigos salões”, explica. Mas sempre há espaço para mais novidades.

Ingressos disponíveis para cada evento

Festival Interlagos 2025 - Motos

Street Pass - R$ 98,00
Acesso liberado para curtir as atrações do Festival.

Reide Pass - R$ 548,00
O visitante escolhe 3 motocicletas diferentes para acelerar no circuito de Interlagos, dando 3 voltas em cada moto.

Sport Pass - R$ 1.295,00
O visitante escolhe 3 motocicletas superesportivas diferentes para acelerar na pista (3 voltas cada) e tem acesso à área VIP.

Pista Premium Pass - R$ 269,00
Acesso à frente do palco para curtir as atrações musicais do Festival.

Vip Lounge Pass - R$ 890,00
Experiência exclusiva com vista privilegiada para os shows e Open Bar/Food Premium.

Festival Interlagos 2025 - Automóveis

Street Pass - R$ 98,00
Acesso liberado para aproveitar as atrações do Festival.

Drive Pass - R$ 548,00
O visitante escolhe 3 carros diferentes para acelerar no circuito de Interlagos.

Sport Pass - R$ 1.295,00
O visitante escolhe 3 carros esportivos para acelerar na pista (3 voltas cada) e tem acesso à área VIP

Pista Premium Pass - R$ 269,00
Acesso à frente do palco para curtir as atrações musicais do Festival

Vip Lounge Pass - R$ 890,00
Experiência exclusiva com vista privilegiada para os shows e Open Bar/Food Premium

Super Sport Pass
O visitante escolhe 1 carro para pilotar na pista do Autódromo.
·       Grupo 1 - R$ 3.950,00
McLaren 600LT Spider / Ferrari F430 / Ferrari F355 / Toyota Supra / Porsche GT3 RS
·       Grupo 2 - R$ 2.960,00
Ferrari F360 / Lamborghini Gallardo / Ferrari California / Nissan GT-R / Porsche 911
·       Grupo 3 - R$ 1.970,00
Chevrolet Corvette C6 / Chevrolet Corvette C7 / Porsche Boxster / Mitsubishi Lancer EVO R

Sucesso absoluto em 2024, quando reuniu 253,7 mil visitantes (135 mil no de Motos e 118,7 mil no Automóvel), e com 898 milhões de impressões geradas por toda a comunicação, o Festival Interlagos está dando a largada para a edição 2025 com a mão (ou o pé) no acelerador.

O reconhecimento oficial do Festival Interlagos também foi confirmado pela Prefeitura de São Paulo, que posicionou o evento como estratégico para a cidade e formalizou um contrato de 5 anos entre o Autódromo de Interlagos e o Festival, até 2028.

> Os bilhetes podem ser adquiridos pelo site do evento (www.festivalinterlagos.com.br)

Festival Interlagos 2025
Assessoria de Imprensa
Edu Pincigher
eduardopincigher@hotmail.com
Patrícia Larsen
imprensa@festivalinterlagos.com.br

SETOR DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS ANALISA IMPACTOS DA AMPLIAÇÃO DO PORTO DE SANTOS

Atualmente, cerca de 20 mil caminhões circulam diariamente na região do Porto de Santos, transportando uma grande variedade de produtos essenciais para a economia nacional.

Porto de Santo. Foto: agenciagov.ebc.com.br

Em 2024, o Porto de Santos movimentou um total de 5,4 milhões de TEUs (medida de containers), representando um crescimento de 14,7% em relação ao ano anterior. Entre as principais cargas transportadas no período, estão o açúcar, a soja, cargas conteinerizadas, suco de laranja, papel, automóveis, álcool e outros granéis líquidos. No entanto, essa intensa movimentação de caminhões frequentemente causa congestionamentos e problemas de acesso ao porto, especialmente em períodos de pico, gerando reclamações e até multas para os motoristas.

Para minimizar os impactos desses desafios, a administração do local está promovendo uma expansão que quase triplicará a área portuária, passando de 7,8 milhões para 20,4 milhões de metros quadrados. Como parte desse projeto, três novos pátios para caminhões serão construídos na Baixada Santista, permitindo um melhor ordenamento do fluxo de veículos. A expectativa é que essa ampliação reduza os riscos de colapso logístico e torne as operações mais eficientes, beneficiando tanto os transportadores quanto as empresas que dependem do porto para suas exportações e importações.

Atualmente, o Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) é responsável por aproximadamente 54% da movimentação de cargas no Porto de Santos. Segundo André Neiva, diretor da Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de São Paulo (FETCESP), os números refletem a importância que o modal tem para o complexo portuário.

Todavia, o especialista pontua que a expansão é necessária para otimizar entraves que geram ou agravam problemas, como a falta de containers vazios para a exportação; terminais portuários trabalhando no limite de sua capacidade; falta de janelas de agendamento; atrasos de navios; entre outros. “Por esses e outros motivos, as cargas que perderam o embarque ou não conseguiram agendar vão se acumulando e ocupando as áreas portuárias e retroportuárias. O resultado são os aumentos nos custos e a ineficiência em toda a cadeia logística”, completa André Neiva.

Para sanar estas dificuldades e acompanhar esta expansão, é necessário que os setores que abastecem o complexo, acompanhem esta evolução. Atualmente, na Rodovia Anchieta, circulam diariamente cerca de 11 a 13 mil veículos de cargas e ela é a principal via por onde essas mercadorias são escoadas para Santos. Para acessar a margem direita do complexo, os veículos de cargas são obrigados a utilizar o viaduto da Alemoa, único acesso permitido. Este mesmo elevado recebe integralmente o fluxo de entrada e saída do distrito industrial e portuário local. Para otimizar este tráfego de veículos, o Governo do Estado autorizou uma concessionária a iniciar os estudos de uma nova ligação Planalto-Baixada, bem como a de um novo viaduto para atender o bairro da região Noroeste da cidade.

“Considerando os ativos de infraestrutura existentes hoje, algumas obras se fazem emergenciais. Precisamos que sejam retomados os estudos da Linha Verde, obra vital para atender a demanda atual e futura, com foco na margem esquerda, área que deverá receber os maiores investimentos de expansão. O Ministério dos Transportes iniciou o movimento nesse sentido, sendo necessário todo o apoio do Governo do Estado para que essa importante obra saia do papel”, completou Neiva.

Para Carlos Panzan, presidente da FETCESP, esse processo é essencial para o desenvolvimento da economia estadual e nacional, e para atrair de volta os consumidores do Porto de Santos, que têm buscado outros estados para atender seus objetivos particulares.

“Não podemos ver um meio do processo de transporte de cargas passar por um momento tão importante e não acompanharmos. O TRC como um todo irá se movimentar para que o setor consiga acompanhar essa transformação. Ao atrair novas demandas e investidores, é preciso que estejamos capacitados e preparados para atendê-los e, a Federação, por sua parte, irá prestar todo auxílio necessário para que isso aconteça”, conclui Panzan.

FETCESPA Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de São Paulo foi fundada em 1989 com a finalidade de representar o transporte rodoviário de cargas no Estado de São Paulo, junto às autoridades em todos os níveis das administrações pública e privada federal e estadual. Por isso, atua como órgão técnico e consultivo no estudo de soluções de questões ligadas ao transporte. A Federação mantém em funcionamento comissões de trabalho formadas por empresários e assessorias jurídica e técnica especializadas. Os grupos participam de discussões sobre infraestrutura dos transportes, privatização das rodovias, terminais de cargas, tributos nas empresas de transportes, política trabalhista, acidentes no trabalho, roubo e desvio de cargas, multimodalidade, poluição veicular, legislação de trânsito e transporte de produtos químicos (perigosos), entre outros temas.

FETCESP
Grupo Mostra de Ideias

sexta-feira, 14 de março de 2025

AUTOMOTORES: IMPULSIONADA PELA ALTA NAS EXPORTAÇÕES E PELO MERCADO INTERNO AQUECIDO, PRODUÇÃO FOI A MAIOR PARA O MÊS DE FEVEREIRO DESDE 2019.

Foto: General Motors | Divulgação

As 217,4 mil unidades que deixaram as linhas de montagem em fevereiro representaram a maior produção para o mês desde 2019. Com isso, a produção acumulada do primeiro bimestre chegou a 392,9 mil unidades, alta de 14,8% sobre o mesmo período de 2024, de acordo com os dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA). Trata-se do melhor resultado para os dois primeiros meses do ano desde 2021.

Boa parte dessa alta na produção pode ser creditada à consistente recuperação dos volumes de exportações neste início de ano, intensificando tendência verificada desde a metade do ano passado. E esse bom desempenho dos embarques está associado ao crescimento de 172% nos envios de veículos para a Argentina no primeiro bimestre. Ao todo, 76,7 mil unidades saíram do Brasil neste ano, 55% a mais que nos dois primeiros meses de 2024, sendo 62% desse montante para o país vizinho.

No mercado doméstico, as vendas no primeiro bimestre foram as maiores desde 2020, somando 356,2 mil unidades. Em fevereiro, a média diária de 9.248 emplacamentos subiu 19% em relação a janeiro, com destaque para as vendas diretas, que cresceram 39%, bem acima do varejo. 

“Dentro desse volume de emplacamentos, há de se destacar em forma de alerta a elevação contínua da participação de importados, que neste ano está acima de 21%. Desde 2012 não havia uma presença tão grande de modelos estrangeiros nas vendas, e boa parte dessa elevação se deve a veículos de fora do Mercosul, em especial os eletrificados chineses”, afirmou o Presidente Márcio de Lima Leite, reiterando a necessidade da aplicação imediata do Imposto de Importação de 35% para todos, independentemente de origem ou motorização.

Veículos pesados em alta

O segmento de ônibus foi um dos que mais cresceu no primeiro bimestre, com 3,7 mil unidades emplacadas e 4,3 mil produzidas, elevação de 50% e 11% sobre o mesmo período do ano passado, respectivamente. Os motivos para essa aceleração são as entregas dentro do programa Caminho da Escola e o reaquecimento do transporte municipal. 

Ainda sob efeito das encomendas feitas durante a Fenatran, em novembro, o segmento de caminhões cresceu 11%, tanto em vendas como em produção. No entanto, a elevação da taxa de juros gera grande preocupação para as fabricantes, que já notam uma menor procura nas concessionárias, e isso pode se refletir nos números dos próximos meses. Ao contrário dos segmentos de veículos leves, caminhões dependem essencialmente de financiamento para a concretização de vendas.

ANFAVEA

STELLANTIS MANTÉM A LIDERANÇA NOS PRINCIPAIS MERCADOS DA AMÉRICA DO SUL NO SEGUNDO MÊS DO ANO

Fiat Strada manteve a liderança com mais de 10 mil unidades vendidas no Brasil

A Stellantis permanece como líder absoluta do mercado na América do Sul, com diferentes destaques de suas marcas icônicas no Brasil e na Argentina. No acumulado dos meses de janeiro e fevereiro, a empresa vendeu 153,9 mil veículos na região, com 24,2% de participação de mercado, um avanço de 0,8 p.p. em relação ao mesmo período do ano passado.

No Brasil, foram 104,7k unidades comercializadas nos primeiros meses do ano, com 31,3% do mercado, que representam um avanço de 9.5k em vendas e 0,5 p.p. na participação da Stellantis em relação ao ano anterior. Já na Argentina, a empresa acelerou e praticamente dobrou a quantidade de veículos vendidos no comparativo entre os períodos: foram 38.4k unidades em janeiro e fevereiro de 2025 contra 19.6k no ano passado, com market share atual de 35,6%, 0,5 p.p. superior.

Considerando apenas o mês de fevereiro, o cenário é o mesmo e a Stellantis lidera o mercado sul-americano (239.6k unidades e 23,6% de participação), brasileiro (120,3k e 31% de participação) e argentino (14,5k unidades e 34,6% de participação).

FIAT é líder no Brasil e emplaca três carros entre os cinco mais vendidos

Com 21,3% de market share e 37.292 unidades, a FIAT lidera de forma incontestável o mercado brasileiro durante mais um mês. Em fevereiro, a Strada manteve a liderança com mais de 10 mil unidades vendidas, e foi acompanhada no top 5 modelos mais vendidos do país pelo Argo, na quarta colocação com 6.3k unidades e o Mobi, na quinta colocação com 5.5k unidades.

A marca também mantém a liderança em todo o segmento de picapes e, além da Strada, a Toro se destacou com 3,5 mil unidades vendidas. Líder entre as vans, a Fiorino e o Scudo ocuparam a primeira colocação em seus segmentos no mês.

Jeep Compass segue líder no acumulado do ano, Renegade e Commander conquistam melhor resultado dos últimos meses

Na Jeep, no acumulado do ano o Compass manteve a liderança entre os SUVs médios com 30,6% de participação, permanecendo entre os dez veículos mais vendidos do país no período.

Com 8,2% entre os B-SUV em fevereiro, o Jeep Renegade conquistou sua melhor participação no segmento dos últimos quatro meses, integrando o top 10 SUVs veículos mais vendidos do país.

Estreando nova motorização Turbodiesel 2.2L de 200 cv em fevereiro, o Commander também atingiu sua melhor participação de mercado entre os SUVs grandes (D-SUVs) dos últimos quatro meses, com 11,5%.

Ram lidera entre as picapes grandes

Com mais de 55% dos emplacamentos entre as picapes grandes a gasolina, a Nova 1500 é um dos destaques da marca no bimestre. Acompanhada pela 2500 e a 3500 no segmento, nos dois primeiros meses a Ram manteve a liderança absoluta na categoria com 74% de market share no segmento de picapes grandes.

A Rampage ganha posições no ranking geral de vendas e aparece em quarto lugar entre as picapes compactas e médias nos primeiros meses do ano.

Citroën Basalt aumenta o número de vendas de forma exponencial nos últimos meses

O SUV que mais cresceu em seu segmento nos últimos dois meses, o Basalt registrou alta de 41% nas vendas em fevereiro com relação a janeiro. Com 1.701 unidades comercializadas no mês, o modelo manteve a forte alta nos emplacamentos que foram percebidas desde o início do ano.

Com isso, a Citroën comercializou 3.258 veículos no mês de fevereiro, um crescimento de 63% com relação ao mesmo mês no ano passado, expandindo sua participação de mercado para 1,9%.

Stellantis

STELLANTIS PRO ONE E IVECO UNEM-SE PARA FORNECER DOIS FURGÕES ELÉTRICOS SOB A MARCA IVECO

Jean Philippe Imparato, Chief Operating Officer da Stellantis para a Europa; e Luca Sra, Presidente da Unidade de Negócios de Caminhões do Iveco Group. 

Stellantis Pro One, unidade de negócios da Stellantis N.V. dedicada a veículos comerciais, e IVECO, marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG) que projeta, fabrica e comercializa veículos comerciais leves, médios e pesados, anunciam hoje a assinatura de acordos para o fornecimento de dois Veículos Comerciais Leves (VCL) totalmente elétricos à IVECO para o mercado europeu. Estes veículos terão como base as plataformas de furgões elétricos de médias e grandes dimensões da Stellantis Pro One, com pesos brutos do veículo (PBV) variando entre 2,8 e 4,25 toneladas.

A Stellantis Pro One produzirá os furgões nas suas fábricas em Atessa (Itália), Gliwice (Polônia) e Hordain (França) e entregará os veículos ao Iveco Group. O grupo irá distribuir os veículos no mercado europeu, incluindo o Reino Unido, por meio dos seus canais de vendas e serviços estabelecidos.

Com PBT de 2,8 a 3,1 toneladas e de 3,5 a 4,25 toneladas, respectivamente, os dois novos furgões IVECO irão complementar e expandir a oferta de veículos elétricos a bateria da marca no mercado europeu, especialmente no segmento de furgões leves. Isso proporcionará aos clientes uma maior diversidade de produtos, abrangendo todas as aplicações. Estes modelos irão otimizar o portfólio de VCL da IVECO, ao lado do icónico eDaily, produzido na histórica fábrica da IVECO em Suzzara, Itália, e eletrificado nas instalações de Brescia.

As duas empresas preveem o lançamento dos novos modelos até meados de 2026, com base em um fornecimento de dez anos. Este acordo representa uma colaboração significativa no setor de veículos comerciais e reforça o compromisso com a transição para uma mobilidade sustentável a longo prazo.

A escolha da IVECO por um parceiro como a Stellantis Pro One foi fundamentada na sua competência e no seu compromisso em contribuir de forma substancial para a redução das emissões de dióxido de carbono.

“Estamos entusiasmados por adicionar dois furgões elétricos a bateria inovadores e versáteis à nossa gama de Veículos Comerciais Ligeiros, o que aumentará a nossa competitividade no segmento de furgões. Ao fazer parceria com a Stellantis Pro One, aproveitamos o vasto know-how e a forte presença de ambas as empresas na Itália e na Europa. Estou confiante de que esta colaboração trará grandes benefícios aos nossos clientes europeus, especialmente no sucesso de seus negócios de logística de entregas ao domicílio”, afirmou Luca Sra, Presidente da Unidade de Negócios de Caminhões do Iveco Group.

“Estamos orgulhosos de colaborar com uma empresa italiana líder mundial como a IVECO. Esta parceria reflete nossa liderança no mercado de VCL na Europa, graças à nossa excelência operacional, à qualidade dos nossos produtos e à nossa capacidade de desenvolver tecnologias de propulsão a bateria, que ajudam a reduzir as emissões de poluentes e a proteger o meio ambiente”, declarou Jean Philippe Imparato, Chief Operating Officer da Stellantis para a Europa.

Stellantis Pro One tem como missão liderar o mercado global de veículos comerciais com o portfólio de produtos mais eficiente, 20.000 pontos de contato dedicados e serviços competitivos, trazendo ao mercado dos clientes profissionais soluções excepcionais das marcas Citroën, FIAT Professional, Opel, Peugeot, Ram e Vauxhall. Sendo um dos sete negócios de crescimento do plano estratégico ‘Dare Forward 2030’, a Stellantis Pro One tem como objetivos duplicar as receitas, criar uma gama de veículos elétricos de 40% com bateria, células de combustível de hidrogénio e tecnologias de propulsão de extensão de autonomia, recursos de atualização online para cada novo veículo a partir de 2026, um conjunto de serviços conectados dedicados a melhorar a eficiência dos clientes empresariais e soluções autônomas inovadoras. Desta forma, a Stellantis Pro One irá contribuir fortemente para alcançar os objetivos do plano estratégico ‘Dare Forward 2030’, que visam atingir um mix de vendas de veículos elétricos a bateria (BEV) de 100% em automóveis de passageiros na Europa, e de 50% em automóveis de passageiros e veículos comerciais leves a bateria nos Estados Unidos até 2030. A Stellantis Pro One é parte integrante da ambição da empresa de alcançar emissões neutras em carbono até 2038, em todas as atividades, com uma compensação percentual de um dígito das restantes emissões.

Stellantis N.V. (NYSE: STLA/ Euronext Milan: STLAM/ Euronext Paris: STLAP) é um dos principais fabricantes de automóveis do mundo, com o objetivo de proporcionar a todos uma mobilidade limpa, segura e acessível. É conhecida pelo seu portfólio único de marcas icónicas e inovadoras, incluindo Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, FIAT, Jeep®, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys. A Stellantis está a executar o seu ‘Dare Forward 2030’, um plano estratégico ousado que abre caminho para alcançar a ambiciosa meta de se tornar uma empresa de tecnologia de mobilidade carbono Net Zero até 2038, com uma percentagem de compensação de um único dígito para as restantes emissões, ao mesmo tempo que cria valor agregado para todas as partes interessadas. Para mais informações, clique aqui.

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos adequados para qualquer tipo de carroceria. A empresa inova e amplia constantemente o seu portfólio de produtos para oferecer a cada cliente o veículo que corresponde precisamente à sua missão. A oferta “full-line” da IVECO é projetada em torno das necessidades do motorista, garantindo uma excelente experiência centrada na segurança e no conforto. Uma vasta gama de serviços digitais avançados, habilitados para conectividade e desenvolvidos para ajudar os proprietários de frotas a gerirem as suas operações de forma eficiente, complementa a abrangente solução de transporte da IVECO. A IVECO persegue a sua estratégia de descarbonização por meio de uma abordagem multienergética que inclui o desenvolvimento de tecnologias de biometano, baterias elétricas e células de combustível. A IVECO gere unidades de produção em 7 países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina. 3.500 pontos de venda e assistência em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que haja um veículo IVECO operando. A IVECO lidera o caminho da mudança ao impulsionar a transformação da indústria de transporte, movida pela ambição de ser a parceria mais confiável e uma empresa “full-liner” para os seus clientes.

Iveco Group N.V. (EXM: IVG) é o lar de pessoas e marcas únicas que impulsionam os seus negócios e a sua missão de promover uma sociedade mais sustentável. Cada uma das sete marcas é uma força importante no seu setor específico: IVECO, uma marca pioneira de veículos comerciais que projeta, fabrica e comercializa caminhões pesados, médios e leves; FPT Industrial, um líder global numa vasta gama de tecnologias avançadas de propulsão nos setores de agricultura, construção, náutico, geração de energia e veículos comerciais; IVECO BUS e HEULIEZ, marcas de ônibus para transporte público e premium; IDV, para equipamentos de defesa e proteção civil altamente especializados; ASTRA, um líder em veículos pesados para pedreiras e construção de grande escala; e IVECO CAPITAL, o braço financeiro que apoia a todas. O Iveco Group emprega 36.000 pessoas em todo o mundo e conta com 19 complexos industriais e 31 centros de I&D. Mais informações estão disponíveis no site da empresa

IVECO

NOVA NORMA DA ABNT BUSCA AMPLIAR ACESSIBILIDADE NO TRANSPORTE COLETIVO

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou a norma ABNT NBR 14022:2025, que estabelece diretrizes para melhorar a acessibilidade no transporte coletivo urbano. A norma define parâmetros técnicos para adaptação de veículos e pontos de embarque, visando promover um transporte mais inclusivo e alinhado a padrões internacionais de mobilidade. Embora sua adoção não seja obrigatória, a aplicação das diretrizes pode auxiliar empresas do setor a modernizar seus serviços e se adequar a práticas reconhecidas globalmente.

Entre os critérios estabelecidos, a norma recomenda que veículos urbanos de transporte coletivo contem com recursos para facilitar o embarque e desembarque de passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida. As especificações incluem a adoção de piso baixo ou plataformas elevatórias, a reserva de pelo menos 10% dos assentos para pessoas com mobilidade reduzida e a criação de espaços apropriados para cadeirantes e usuários de cão-guia.

A comunicação acessível também é um dos pontos abordados. O documento estabelece diretrizes para o uso de sinalização visual, tátil e sonora, permitindo que passageiros com deficiência auditiva ou visual tenham acesso adequado às informações do trajeto. Além disso, há recomendações para que pontos de parada e terminais garantam integração segura e acessível entre os diferentes meios de transporte.

O presidente da ABNT, Mário Esper, explica que a norma foi elaborada com o objetivo de ampliar as condições de acessibilidade no transporte coletivo. “O desafio é garantir que todas as pessoas tenham condições adequadas de deslocamento, independentemente de sua condição física. As diretrizes foram estruturadas para orientar fabricantes e operadores de transporte na adoção de medidas que favoreçam a inclusão”, afirma.

A aplicação dos critérios da ABNT NBR 14022:2025 depende da decisão de empresas e gestores públicos. No entanto, a adequação às diretrizes pode representar um diferencial para operadores de transporte coletivo, sobretudo diante de políticas públicas que incentivam a acessibilidade e de possíveis exigências em contratos de concessão.

O documento já está disponível para consulta e pode ser utilizado por fabricantes de ônibus, empresas de transporte e gestores que buscam aprimorar a acessibilidade no setor. Interessados podem acessar o documento e obter mais informações clicando aqui.

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Novo Selo Comunicação

VOLKSWAGEN DO BRASIL ANUNCIA INÍCIO DA PRODUÇÃO DO SUVW TERA

Considerado o Volkswagen mais importante dos últimos tempos para a região América do Sul, o Novo Tera será produzido na fábrica da Volkswagen em Taubaté - São Paulo.

A Volkswagen do Brasil anuncia o início da produção do SUVW Tera em evento na fábrica de Taubaté (SP). Considerado o modelo Volkswagen mais importante dos últimos tempos para a região América do Sul, o Novo Tera é 100% desenhado, desenvolvido e fabricado no Brasil. A produção do novo SUVW já está movimentando a cadeia de fornecedores, gerando novos empregos e inovando o processo produtivo da unidade de Taubaté, onde será fabricado.

O SUVW Tera teve sua avant-première no Carnaval do Rio de Janeiro, desfilando em uma ação inédita na Marquês de Sapucaí, e chegará ao mercado brasileiro neste primeiro semestre para democratizar o segmento de SUVs, do qual a Volkswagen já é líder de vendas com toda a sua Família SUVW, formada hoje pelo Novo T-Cross, Novo Nivus, Taos e Tiguan, que já somam 26.024 unidades vendidas neste ano (janeiro a 13/3). O Novo T-Cross é o SUV mais vendido do Brasil, com 14.128 unidades comercializadas em 2025 (janeiro a 13/3). Com força global, o SUVW Tera também será comercializado a partir do segundo semestre em mais de 25 países da América Latina, abrangendo mercados como Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e México, além da África.

SUVW Tera impacta a economia brasileira

O SUVW Tera já está impactando fortemente a economia brasileira ao movimentar a cadeia de fornecedores da Volkswagen do Brasil.

“O SUVW Tera simboliza um momento histórico para a Volkswagen na Região América do Sul e para a fábrica de Taubaté. É um carro do Brasil para o mundo, que democratiza o segmento de SUVs e será exportado para mais de 25 países, com impacto importante na economia brasileira. O Novo Tera tem índice de 80% de nacionalização (peças fabricadas no Brasil) e contará com 241 fornecedores de peças, dos quais mais de 230 são empresas brasileiras. O novo SUV de entrada da Volkswagen do Brasil demandará um volume de R$ 3,23 bilhões em compras de peças neste ano, valor que representa 12% do total de compras de peças previsto para a marca em 2025 (R$ 26,3 bilhões)”, afirma Alexander Seitz, chairman executivo da Volkswagen Região América do Sul.

A Volkswagen do Brasil conta atualmente com 414 fornecedores de peças de veículos, sendo que 58% deles (241 empresas) abastecerão o SUVW Tera. Dos fornecedores do Tera, quatro são novas empresas, que chegaram agora à cadeia atual de fornecimento VW, por conta do modelo.

SUVW Tera gera empregos diretos e indiretos

A geração de empregos é outro fator social importante na trajetória do Novo Tera.

“O SUVW Tera é motivo de muito orgulho para todos nós, da Volkswagen do Brasil. O modelo é 100% desenhado, desenvolvido e fabricado no País e valoriza o talento dos brasileiros. Para produzir o Tera em Taubaté, estamos gerando 260 novos empregos diretos na fábrica, sendo 40% mulheres, e até 2.600 empregos indiretos estão sendo criados na cadeia de fornecedores. Considerado o Volkswagen mais importante dos últimos tempos para a região América do Sul, o SUVW Tera é o 4º modelo da nossa ofensiva de 16 lançamentos até 2028, como parte dos investimentos robustos de R$ 16 bilhões da marca no Brasil. Assim, demonstramos mais uma vez o nosso compromisso com o País e as nossas pessoas”, diz Ciro Possobom, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil.

As novas contratações na fábrica de Taubaté tiveram início em janeiro e seguem até abril deste ano. Atualmente são 2.900 colaboradores Volkswagen trabalhando na unidade que fará o SUVW Tera e onde já é fabricado o VW Polo, o carro de passeio mais vendido do Brasil e líder entre os hatches, com 16.457 unidades já emplacadas neste ano (janeiro a 13/3). Em 2024, o VW Polo foi também o veículo mais vendido de toda a América do Sul, considerando todos os segmentos de mercado, com 161.503 unidades emplacadas.

Fábrica de Taubaté inova seu processo produtivo para receber o SUVW Tera

Como parte dos investimentos de R$ 16 bilhões da Volkswagen do Brasil, de 2024 a 2028 (sendo R$ 13 bilhões em suas fábricas paulistas de Taubaté, São Bernardo do Campo/Anchieta e São Carlos; e R$ 3 bilhões na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná), a unidade de Taubaté recebeu inovações em sua produção e logística para fabricar o SUVW Tera.

A área de Estamparia, onde as chapas de aço são transformadas em peças automotivas, contou com aumento de 80,6% na quantidade de ferramentas. Com as 158 novas ferramentas que chegaram para o SUVW Tera, agora a fábrica conta com 354. A área também recebeu um novo GOM (equipamento de medição automática de peças), entre outras inovações.

A Armação, onde as peças de aço são soldadas e transformadas na carroceria, contou com aumento de 81% em equipamentos, sendo 347 novos robôs (totalizando agora 875), 227 novas pistolas de solda (totalizando 514), 120 novas pinças (totalizando 268), entre outros.

A Pintura de Taubaté teve sua linha adaptada para a instalação da pintura Bi-tone (teto preto). Além disso, a Pintura integra um dos maiores projetos de sustentabilidade da empresa: a Volkswagen do Brasil é pioneira no setor automotivo a usar biometano em sua matriz energética. O fornecimento de biometano teve início em 2024 para as fábricas Anchieta e Taubaté, que recebem 1,35 milhões de m³ de biometano por ano. A partir de 2027, a Volkswagen chegará ao pico de fornecimento de 8,1 milhões de m³ por ano, sendo 6,5 milhões para a Anchieta e 1,6 milhão para Taubaté, entregues pela Raízen. O volume de biometano é destinado principalmente ao processo produtivo da Pintura de carrocerias das duas fábricas, permitindo redução de até 99% nas emissões de CO2 nesse processo, se comparado à alternativa fóssil.

A Montagem Final da fábrica de Taubaté também teve aumento de capacidade e de automatização de processos. Recebeu novos equipamentos, incluindo upgrade para recursos ADAS (Advanced Driver Assistance System) e comissionamento eletrônico, melhorias no sistema doorless e montagem automática de molas nas rodas traseiras, aumentando ainda mais a capacidade e qualidade do processo.

A Logística da unidade teve aumento de 51% em peças. São 1.825 novas peças para o SUVW Tera, totalizando agora 5.385 itens movimentados na área da fábrica. Com a chegada do Novo Tera, são 65 caminhões a mais por dia, totalizando agora uma movimentação diária de 345 caminhões na unidade de Taubaté. A Fábrica Piloto, uma área de relevância em novos projetos, também recebeu investimentos em infraestrutura.

“A fábrica de Taubaté é fundamental na trajetória de sucesso da Volkswagen do Brasil. Ao longo de seus quase 50 anos, que serão celebrados em 2026, a unidade ganhou relevância na economia e na história do setor automotivo ao produzir modelos icônicos como o Gol e o Polo, também sendo reconhecida mundialmente pela produtividade e eficiência. Agora, investimos na inovação do processo produtivo e logístico para fabricar o SUVW Tera com a mais alta tecnologia e qualidade. O Novo Tera é lindo, tecnológico e inaugura um segmento inédito para a VW no País. Temos orgulho dos nossos times e a certeza que o Tera será mais um ícone de Taubaté para o mundo”, disse Vilque Rojas, plant manager da fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté.

Com 42 anos de produção ininterrupta, até 2023, o Gol foi líder de vendas no Brasil por 27 anos e o modelo mais produzido do País (mais de 8,5 milhões de unidades fabricadas em Taubaté e na Anchieta, em São Bernardo do Campo) e o mais exportado (mais de 1,5 milhão de unidades embarcadas).

O VW Polo, produzido atualmente em Taubaté, é o carro de passeio mais vendido do Brasil e líder entre os hatches, com 16.457 unidades já emplacadas neste ano (janeiro a 13/3). Em 2024, o VW Polo foi também o veículo mais vendido da América do Sul, considerando todos os segmentos, com 161.503 unidades emplacadas.

Novo Tera: um ícone no maior show da Terra

A Volkswagen celebrou a identidade nacional, a criatividade e a energia do povo brasileiro ao revelar o SUVW Tera em pleno Carnaval no Rio de Janeiro, o maior show da Terra e uma das principais manifestações culturais do Brasil. Em uma ação inédita, o modelo desfilou pela Marquês de Sapucaí, gerando grande repercussão nacional e internacional na imprensa e redes sociais.

O SUVW Tera chegará ao mercado nacional neste semestre para democratizar o segmento de SUVs e ficará posicionado entre o Polo e o Nivus, sendo o SUV de entrada da marca. A Volkswagen aposta no Tera como um carro de volume e seu lançamento tem como objetivo reforçar e ampliar a liderança da VW no segmento de SUVs.

Volkswagen do Brasil

quinta-feira, 13 de março de 2025

NISSAN REFORMULA CENTRO DE TREINAMENTO COM FOCO EM OFERECER A MELHOR EXPERIÊNCIA AO CLIENTE

Localizado em Jundiaí (SP), espaço é dedicado ao treinamento e capacitação dos profissionais da rede de concessionárias de todo o país.

Em mais um passo de seu compromisso para oferecer a melhor experiência para seus clientes, a Nissan acaba de reformular seu Centro de Treinamento, em Jundiaí, São Paulo. O espaço dedicado à capacitação dos professionais da sua rede de concessionárias segue agora o padrão dos demais escritórios da empresa no país, guiados pelo conceito japonês Omotenashi, que significa se antecipar às necessidades do outro e ter atenção aos detalhes.

Com uma área operacional de 1.800 m², o Centro de Treinamento Nissan oferece uma estrutura completa para o desenvolvimento de habilidades especializadas. O local conta com sete salas de treinamento e nove boxes de oficina, além de estar equipado com os modelos mais atuais da gama Nissan. "O espaço foi reformulado para oferecer um ambiente moderno e acolhedor, e será fundamental para manter a rede de concessionárias sempre atualizada sobre os lançamentos e melhores práticas de atendimento, garantindo profissionais mais preparados para atender às necessidades dos nossos clientes", destaca Lilian Poppi, gerente sênior de Customer Quality da Nissan do Brasil.

Ao investir na formação das equipes de Vendas e Pós-Vendas, a Nissan busca manter-se como referência no mercado, entregando veículos e serviços de alta qualidade com foco na satisfação total dos clientes. "A capacitação de nossa equipe é, sem dúvida, um dos pilares fundamentais para entregar a melhor experiência possível ao nosso cliente", complementa Lilian.

Reconhecimentos

O trabalho sério e consistente da Nissan para oferecer excelência no atendimento aos clientes evolui a cada ano e segue sendo reconhecido no Brasil. Na última edição do prêmio "Melhores Empresas em Satisfação do Cliente", em 2024, a fabricante japonesa de automóveis se destacou em três categorias da premiação – 'Rede de Concessionárias de Veículos', 'Montadora de Veículos' e figurou entre as 100 melhores empresas em satisfação dos clientes. Em 2023, foi reconhecida nos mesmos segmentos. Organizado pelo Instituto MESC em parceria com o Google, a pesquisa avaliou mais de 10 mil empresas por meio da opinião de 20 milhões de consumidores em todo o país.

Nissan Brasil

IVECO BUS FORTALECE PRESENÇA NO SEGMENTO INTERCITY COM 35 NOVOS CROSSWAY ENTREGUES NA TURQUIA

Líder da categoria na Europa, os CROSSWAY foram entregues a operadores das cidades de Balıkesir (foto), Kocaeli e Manisa, ressaltando a participação global da IVECO BUS no segmento.

Com crescimento em dobro no market share do segmento Intercity no Brasil no ano passado, a IVECO BUS, líder na categoria na Europa com o CROSSWAY, conquistou a confiança de novos clientes na Turquia. No início deste ano, a marca forneceu 35 unidades do modelo à três cidades do país, em parceria com o distribuidor local FSM Demirbaş Otomotive.

Seis das novas unidades foram implantadas para garantir o transporte de passageiros entre a cidade de Balıkesir e o Aeroporto Sabiha Gökçen, em Istambul, somando-se às 10 unidades já em operação desde 2023. Além disso, outros 27 novos CROSSWAY passaram a operar o transporte de passageiros entre a cidade de Kocaeli, o aeroporto e localidades vizinhas. Duas unidades do modelo também foram entregues ao município de Manisa.

Com cerca de 70.000 unidades vendidas na Europa em suas diversas versões, o CROSSWAY foi projetado para atender perfeitamente as necessidades dos clientes, independentemente da missão. As cidades turcas escolheram o CROSSWAY pela confiabilidade, eficiência de combustível, custos operacionais otimizados, segurança na condução e conforto para os passageiros.

Os veículos são equipados com o motor da série TECTOR, produzido pela FPT Industrial, compatível com HVO e conhecido por seu excelente desempenho e intervalos de manutenção mais longos. Cada veículo tem capacidade para 55 passageiros.

"Estamos muito satisfeitos com a confiança que as cidades de Balıkesir, Kocaeli e Manisa depositaram em nosso modelo CROSSWAY. Essas novas entregas reforçam nosso compromisso em fornecer soluções de transporte de alta qualidade e confiáveis, adaptadas às necessidades específicas de nossos clientes na Turquia. Estamos confiantes de que o CROSSWAY contribuirá para a melhoria dos serviços de transporte público na região", ressalta Gauthier Ricord, head de Operações Comerciais para as regiões AMEA e ANZ da IVECO BUS.

Compromisso com o cliente, onde quer que seja

Vale ressaltar que o compromisso da IVECO BUS é o mesmo independentemente da região em que a marca atua. No Brasil, em 2024, além de dobrar o market share no segmento Intercity, a IVECO BUS cresceu 11,5% em participação nos segmentos em que atua. Os números corroboram a capacidade da marca em atender as necessidades dos clientes, respeitando as características e as demandas de cada mercado.

IVECO BUS
Rede Comunicação de Resultado

BYD LIDERA MERCADO DE ÔNIBUS ELÉTRICOS NO BRASIL COM PRODUÇÃO NACIONAL E CRESCIMENTO ACELERADO

Empresa já entregou mais de 300 veículos no país e fortalece compromisso com a eletrificação do transporte público.

O mercado de ônibus elétricos no Brasil segue em forte crescimento e registrou um aumento expressivo de 923,08% no primeiro bimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2024. De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram emplacados 133 veículos nos dois primeiros meses de 2025, contra apenas 13 no ano passado. A BYD liderou este segmento, com mais de 56% de unidades emplacadas, ou seja, 75 ônibus.

O grande destaque foi o modelo BYD D9W, o mais emplacado do período. Projetado para atender longas jornadas diárias, o veículo combina autonomia de até 250 quilômetros com capacidade para 80 passageiros sentados, garantindo eficiência e conforto para o transporte público. Com 12,98 metros de comprimento, o BYD D9W promove economia operacional significativa para os motoristas.

“Estamos presenciando uma revolução no transporte público, e a eletrificação é um caminho sem volta. A BYD está preparada para atender essa crescente demanda, com infraestrutura e tecnologia de ponta para fabricar ônibus elétricos que garantem eficiência e sustentabilidade”, explica Marcello Schneider, diretor de veículos comerciais e solar da BYD no Brasil.

Com uma década de atuação no Brasil, a BYD, líder global em soluções de energia limpa, reafirma seu compromisso com o país. A fábrica de Campinas (SP), inaugurada em 2015, é um dos principais polos da empresa na América Latina, com capacidade para produzir centenas de chassis de ônibus elétricos por ano para o mercado interno.

A expansão da mobilidade elétrica no Brasil tem sido impulsionada pelo aumento da demanda por soluções sustentáveis no transporte público. A BYD já entregou mais de 300 ônibus elétricos no país, sendo que um dos mais recentes lotes, com 60 unidades, foi destinado à cidade de São Paulo em janeiro.

Os ônibus elétricos da BYD são equipados com baterias de fosfato de ferro-lítio, garantindo maior segurança e eficiência energética. Cada unidade evita a emissão de aproximadamente 118 toneladas de CO₂ por ano, o equivalente ao plantio de 847 árvores. Além disso, os veículos possuem uma vida útil de até 15 anos, superior à média de 10 anos dos ônibus a diesel, resultando em custos operacionais até 70% menores em comparação aos modelos a combustão.

“A eletrificação do transporte público traz benefícios ambientais e econômicos. A redução de poluentes melhora a qualidade do ar nas cidades e contribui para a saúde da população, enquanto os custos com manutenção e abastecimento são significativamente menores do que os dos veículos a diesel”, afirma Schneider.

Sustentabilidade

Como signatária do Pacto Global da ONU e participante do Acordo Ambiental São Paulo, a BYD reforça seu compromisso com a redução de emissões de gases de efeito estufa. A empresa adota metas voluntárias de sustentabilidade e busca contribuir para a redução de 1°C na temperatura global por meio da eletrificação do transporte e do desenvolvimento de tecnologias limpas.

Com a crescente demanda por ônibus elétricos, a BYD se consolida como uma das principais impulsionadoras da transição energética no país. A empresa segue investindo na produção nacional e na ampliação de soluções tecnológicas para tornar o transporte coletivo mais eficiente e sustentável no Brasil.

BYD
FSB

RENAULT DO BRASIL É RECONHECIDA NO PRÊMIO CX CLIENTESA 2025

O Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) da Renault do Brasil foi reconhecido com o troféu Ouro na 1ª edição do Prêmio CX ClienteSA. O evento, realizado em São Paulo, reconheceu 43 empresas de diferentes setores por suas práticas de excelência em experiência do cliente.

A Renault foi premiada na categoria indústria por seu atendimento ao cliente, tendo como base um referencial internacional para avaliar a maturidade das práticas de Gestão da Experiência do Cliente, combinada a uma auditoria da V2 Consulting, que determinou os vencedores de cada categoria. A marca foi a única do setor automotivo contemplada nesta premiação.

“Essa premiação reafirma nosso compromisso em oferecer uma experiência excepcional aos nossos clientes, alinhando-se às melhores práticas internacionais”, explica Ricardo Clementi, gerente de assistência técnica e garantia da Renault do Brasil.

A auditoria da V2 Consulting seguiu rigorosos critérios de avaliação baseados nas normas internacionais do International Customer Experience Institute (ICXI). A cerimônia de premiação do Prêmio CX ClienteSA, com destacou empresas que implementam modelos de gestão de experiência do cliente com base científica e benchmarks consistentes.

Renault do Brasil Produzindo no Brasil desde 1998, a Renault do Brasil conta com 5 mil colaboradores e duas fábricas no complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR): a Curitiba Veículos de Passeio (CVP) e a Curitiba Veículos Utilitários (CVU). Oferece uma gama completa veículos como o Kwid, Kardian, Duster, Oroch, Kangoo e Master e, ainda, os veículos E-Tech 100% elétricos Kwid E-Tech, Megane E-Tech e Kangoo E-Tech. Com o Renault On Demand, serviço de aluguel de veículos a longo prazo, a Renault traz novas soluções de mobilidade, juntamente com projetos de compartilhamento de veículos. O Instituto Renault, responsável pelas ações socioambientais da marca no país, vem colaborando com o desenvolvimento da sociedade e já impactou mais de 940 mil pessoas ao longo dos seus 14 anos nos eixos de Inclusão e Segurança

Renault do Brasil

ELARDINO GODINHO É O NOVO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO DE CONCESSIONÁRIAS DA DAF CAMINHÕES PARA A AMÉRICA LATINA

A DAF Caminhões Brasil anuncia uma mudança em sua diretoria no país. Elardino Godinho assume o cargo de Diretor de Desenvolvimento de Concessionárias para a América Latina, se reportando a Luis Gambim, Diretor Comercial, nos assuntos relacionados ao Brasil, e a Michael Kuester, Vice-presidente da PACCAR, para assuntos relacionados ao mercado latino-americano. Godinho atua no Grupo PACCAR desde 2019 e terá base em Ponta Grossa (PR), sede da fabricante no Brasil.

Elardino ocupava o cargo de Gerente de Desenvolvimento de Concessionárias - LATAM na PACCAR, em Medellín, na Colômbia, e durante sua gestão foi responsável pela integração das áreas de vendas, pós-vendas, financiamento, marketing, peças e reposição das marcas DAF e Kenworth para a América Latina.

Graduado em Administração pela Universidade de Itajaí e com MBA's pela Fundação Dom Cabral e Esden, o executivo tem mais de 20 anos de experiência no setor automotivo, com atuação em grandes companhias do segmento. Em sua trajetória, desenvolveu um papel importante para as áreas de vendas, marketing e desenvolvimento de concessionárias.

“A DAF vem trilhando uma trajetória de muito sucesso na América Latina, principalmente no Brasil, construindo uma base sólida para a continuidade destes excelentes resultados. Assumo este desafio com a missão de seguir o plano de expansão sustentável da nossa Rede de Concessionárias na região, garantindo uma estrutura adequada para atendimento premium dos nossos clientes”, declara Godinho.

O executivo substitui Gustavo Novicki, que assume a Diretoria Nacional de Vendas da PACCAR Parts, líder global no segmento de peças e serviços de pós-venda para caminhões, carretas e ônibus.

Novicki tem mais de 20 anos de experiência no setor automotivo e atua na DAF desde 2015, onde iniciou no cargo de Gerente Regional de Vendas, e foi um dos responsáveis pelo plano de expansão da Rede de concessionárias no Brasil. O profissional é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e possui MBA pela Fundação Getúlio Vargas.

“Estou muito confiante com essa nova posição e tenho certeza que vamos ter um crescimento sustentável da PACCAR Parts e da marca TRP. Vamos fortalecer o nosso time e profissionalizar ainda mais nossas concessionárias, para que o pós-vendas da DAF seja referência no mercado de caminhões no Brasil”, finaliza Novicki.

A PACCAR é líder global em tecnologia, design, produção e atendimento ao cliente para caminhões leves, médios e pesados, de alta qualidade, sob as marcas Kenworth, Peterbilt e DAF. A PACCAR também projeta e produz motores avançados a diesel e elétricos, fornece serviços financeiros e de tecnologia da informação e distribui peças para caminhões relacionadas a seus principais negócios. As ações da PACCAR são negociadas no mercado Nasdaq GlobalSelect, com o símbolo PCAR.

DAF Caminhões 
CDI Comunicação

PROJETOS SOCIAIS DA VW CAMINHÕES E ÔNIBUS BENEFICIAM CERCA DE 100 MIL PESSOAS

A Volkswagen Caminhões e Ônibus renova seu compromisso com a responsabilidade social em 2025 e colhe os resultados da ampliação do número de instituições apoiadas no último ano. Com iniciativas voltadas para saúde, educação, meio ambiente e cultura, a montadora impactou cerca de 100 mil pessoas por meio de iniciativas sociais, número quatro vezes maior que o registrado em 2023. Para o ano que se inicia, a VWCO será parceira de dez novos projetos.

“O compromisso com a sociedade é um de nossos principais motores. Ampliamos a participação da VWCO ao lado de parceiros em ações sociais nos últimos anos e desejamos seguir neste caminho. Com iniciativas como as que a empresa vem apoiando, temos a possibilidade de viabilizar novas oportunidades para a comunidade que nos acolhe, gerando impacto positivo no presente e transformando o futuro das próximas gerações”, comenta Marco Saltini, vice-presidente de Relações Institucionais da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Desenvolvidos em mais de 11 estados brasileiros, os projetos englobam cinco Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ONU), reforçando o papel da empresa como agente de transformação social. Além disso, seis das novas ações contam com a assessoria e apoio técnico da Fundação Grupo Volkswagen, como parte de sua carteira de projetos sociais incentivados, que visa estimular a mobilidade social por meio do investimento em propostas que desenvolvem comunidades e fortalecem o protagonismo dos cidadãos.

A cidade de Resende (RJ) e o distrito do Jabaquara, na capital paulista, onde a montadora possui unidades de negócio, também são territórios prioritários de atuação da VWCO e da Fundação. Nessas localidades, são realizadas iniciativas voltadas à inclusão produtiva e ao fortalecimento de capacidades, com foco no fomento à empregabilidade, ao empreendedorismo e ao desenvolvimento de organizações sociais.

Entre os projetos que receberão apoio da Volkswagen Caminhões e Ônibus em 2025, destacam-se iniciativas como o Histórias Ilustradas 3, que incentiva o protagonismo de alunos de escolas públicas na criação e ilustração de textos e livros, além de oferecer oficinas para professores, e o projeto Cães de Assistência: Contribuindo com a Inclusão Social, uma parceria com o Instituto Adimax, que oferece treinamento de cães de serviço, para proporcionar mais autonomia e qualidade de vida para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Volkswagen Caminhões e Ônibus

quarta-feira, 12 de março de 2025

KAREL NOVÁK É NOVO HEAD DE QUALIDADE E OPERAÇÕES (Q&O) DA IVECO PARA A AMÉRICA LATINA

Karel Novák

O Iveco Group reforça sua estrutura na América Latina com a nomeação de Karel Novák como novo head de Qualidade e Operações (Q&O) para a região. Com uma carreira consolidada no grupo e ampla experiência internacional, Karel chega para agregar e atuar de forma transversal nos processos de Qualidade, Manufatura e Cadeia de Suprimentos em suporte às marcas IVECO, IVECO BUS e FPT Industrial, fortalecendo ainda mais a excelência operacional das unidades de negócios.

"É com grande entusiasmo que inicio esta nova etapa da minha jornada no Iveco Group, agora como head de Qualidade e Operações para a América Latina. É uma honra assumir essa posição em um momento tão importante para a empresa, especialmente em uma região de tanto potencial e resultados notáveis. Com uma equipe dedicada e uma abordagem focada na excelência operacional, estamos construindo, em uma iniciativa conjunta, um Iveco Group mais forte e unificado, totalmente alinhado com a liderança da região, Marcio Querichelli, Presidente da IVECO para América Latina, Carlos Tavares, Presidente da FPT Industrial para América Latina, e Danilo Fetzner, Head de Operações Comerciais da IVECO BUS para América Latina", afirma o executivo.

A chegada de Karel reforça a estratégia do Iveco Group com padrões de qualidade de classe mundial, ao mesmo tempo em que aumenta o foco das marcas na entrega de produtos inovadores, sempre pensando no cliente como centro de suas ações.

Com mais de 18 anos de trajetória no Iveco Group, Karel Novák iniciou sua carreira em 2005 na área de Compras da IVECO BUS, na República Tcheca. Desde então, atuou em diversas funções estratégicas, passando por países como França, Itália e China, onde assumiu o cargo de diretor de Compras da joint-venture da FPT Industrial (marca de Powertrain do Iveco Group) em Chongqing. Nos últimos anos, esteve à frente da área de Estratégia e Portfólio na divisão de Ônibus e, mais recentemente, liderou as Plataformas de Ônibus, incluindo responsabilidades sobre as operações na América Latina.

Para apoiar a transformação, Karel traz para sua equipe Diego Moreno, profissional com mais de 20 anos de experiência no setor de transporte. Atuando desde 2021 no Iveco Group, Diego assume a área de compras para a América Latina.

As mudanças organizacionais refletem o compromisso do Iveco Group em aprimorar continuamente sua estrutura na América Latina, consolidando a qualidade como um pilar estratégico para o crescimento sustentável na região.

Iveco Group

KIA K3 E KIA EV5 VENCEM PRÊMIOS FIPA 2025

A Federação Interamericana de Jornalistas Automotivos (FIPA) reconheceu o Kia K3 como o "Carro do Ano FIPA 2025" e o Kia EV5 como o "Carro Elétrico do Ano FIPA 2025". Esses prêmios, concedidos por um júri de jornalistas especializados de 21 países das Américas e do Caribe, consolidam o prestígio da Kia no continente e destacam seu compromisso com a inovação, o design e a mobilidade sustentável.

O Kia K3 conquistou a imprensa especializada graças ao seu design sofisticado, tecnologia de ponta e desempenho excepcional, características que o tornaram a melhor opção em sua categoria. Seu reconhecimento como “Carro do Ano FIPA 2025” reafirma o compromisso da Kia em oferecer veículos que combinam qualidade, conforto e eficiência.

Já o Kia EV5, reconhecido como “Carro Elétrico do Ano FIPA 2025”, representa a visão da Kia para um futuro mais sustentável. Com uma autonomia impressionante, design inovador e foco em eficiência energética, este modelo está posicionado como referência na nova era dos veículos elétricos.

A FIPA é uma organização reconhecida de jornalistas especializados na indústria automotiva nas Américas, fundada em 2002 em Santo Domingo, na República Dominicana. Composta por 86 membros em 21 países.

Os prêmios FIPA são resultado de uma votação direta e unificada de jornalistas especializados da indústria automotiva, que avaliam os modelos concorrentes com base em critérios técnicos e experiência de direção, tornando-se um reflexo fiel da opinião dos especialistas.

Esses reconhecimentos demonstram a capacidade da Kia de entregar veículos que atendem às altas expectativas do consumidor moderno, seja por meio de tecnologias de combustão eficientes ou soluções elétricas avançadas.

A Kia continua a caminhar rumo ao futuro da mobilidade com uma proposta baseada no design, tecnologia e sustentabilidade.

A Kia é uma marca de mobilidade global com a visão de criar soluções de mobilidade sustentável para consumidores, comunidades e sociedades em todo o mundo. Fundada em 1944, a Kia fornece soluções de mobilidade há mais de 75 anos. Com 52.000 funcionários em todo o mundo, presença em mais de 190 mercados e fábricas em seis países, a empresa comercializa cerca de três milhões de veículos por ano. No Brasil, a Kia está presente desde 1992 por meio da distribuição do Grupo Gandini, que já comercializou mais de 450 mil veículos da marca no país e conta atualmente com cerca de 70 concessionárias em todo o território nacional. A Kia está liderando a popularização de veículos híbridos e elétricos e desenvolvendo uma gama crescente de serviços de mobilidade, incentivando milhões de pessoas em todo o mundo a explorar as melhores maneiras de se locomover. O slogan da marca ‘Movement that inspires’ reflete o compromisso da Kia de inspirar os consumidores por meio de seus produtos e serviços.

Kia Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada