quinta-feira, 27 de novembro de 2025

TRANSMISSÃO HÍBRIDA DA ZF CONTRIBUI PARA REDUÇÃO DE EMISSÕES DE CAMINHÕES PESADOS EM OPERAÇÕES REAIS

Comprovado na prática: a solução híbrida plug-in da ZF para caminhões pesados foi testada por frotas europeias e pela Associação Alemã de Transporte (BGL)

A nova transmissão TraXon 2 Hybrid da ZF demonstrou suas capacidades em condições reais de operação. Em testes recentes em vias públicas, transportadoras europeias e membros da Associação Alemã de Transporte Rodoviário, Logística e Gestão de Resíduos (BGL) e.V. puderam conhecer o sistema em primeira mão no veículo de testes da própria ZF. As primeiras avaliações foram positivas: os testes confirmam que a tecnologia híbrida pode reduzir significativamente as emissões e diminuir o Custo Total de Propriedade (TCO), atendendo às exigências operacionais das frotas modernas.

“O valor agregado, de longo prazo e tangível, para fabricantes e frotistas com o recém-desenvolvido TraXon 2 Hybrid é claro. Por isso acreditamos que o trem-de-força híbrido se tornará uma tecnologia importante para o transporte comercial. Em aplicações com alta quilometragem diária, o caminhão de longa distância tradicional precisa de uma solução pragmática e independente da infraestrutura de recarga. O trem- de- força híbrido permitirá que montadoras e frotistas alcancem suas metas de redução de CO₂, ao mesmo tempo em que oferece um forte argumento econômico em termos de eficiência de custos”, afirma Christian Feldhaus, Vice-Presidente do segmento de produtos Transmissões & Híbridos da Divisão de Soluções para Veículos Comerciais da ZF.

Roger Schwarz, chefe do grupo de trabalho de tecnologia da BGL e.V., acrescenta: “A tecnologia é a combinação ideal de eficiência, confiabilidade e sustentabilidade, valores cruciais para o nosso setor. Até que a infraestrutura de carregamento europeia esteja amplamente disponível, o sistema híbrido da ZF apresentado oferece uma solução prática para as empresas associadas no caminho rumo à eletrificação completa”.

A TraXon 2 Hybrid foi desenvolvida para melhorar a eficiência geral e reduzir significativamente as emissões de CO₂, preservando a autonomia e as capacidades de abastecimento do motor à combustão. O sistema de transmissão, apresentado pela ZF no salão IAA Mobility do ano passado, é adequado para veículos comerciais pesados nas configurações híbrida completa ou plug-in. Sua versatilidade permite integração fluida em diversas arquiteturas veiculares. Ele também pode ser combinado com motores a diesel, HVO/e-fuels, GNV/GLP ou combustão a hidrogênio.

Redução de Emissões e Eficiência de Custos

Cálculos usando a ferramenta de simulação VECTO mostram um potencial de redução de CO₂ de até 47% no transporte de longa distância e até 73% no transporte de distribuição, considerando recargas consistentes. Isso atende diretamente às metas estabelecidas para as frotas até 2030 e cria flexibilidade diante de futuras regulamentações de pedágios e impostos. Nesse sentido, a ZF também apoia a inclusão dos caminhões PHEV nas classificações dos sistemas de pedágio europeus - incluindo compensações de peso bruto - de forma semelhante ao que já é aplicado a caminhões elétricos.

Tecnologia de Produção em Larga Escala

O novo sistema é tecnicamente baseado na comprovada tecnologia de produção em larga escala da ZF. Seu núcleo é a transmissão TraXon 2 para veículos comerciais pesados, complementada por desenvolvimentos internos em diversas áreas de eletrificação. O motor elétrico é posicionado no layout P2 — entre a embreagem e a transmissão — transmitindo sua potência por meio de um conjunto planetário diretamente para o eixo de entrada. Isso permite que o caminhão opere em modo totalmente elétrico. Além disso, o motor elétrico auxilia o motor a combustão em modo boost ou de desempenho acelerado e possibilita a frenagem regenerativa. A arquitetura elétrica opera entre 600 e 800 volts, com potência contínua de 190 kW e potência de pico significativamente superior.

ZF
MM Editorial

quarta-feira, 26 de novembro de 2025

KIA PV5 CONQUISTA O PRÊMIO DE "VAN INTERNACIONAL DO ANO 2026"

A versão Cargo da PV5 está em exposição até o dia 30 de novembro no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo

A Kia PV5 totalmente elétrica foi eleita a 'Van Internacional do Ano 2026' (IVOTY), registrando um marco histórico tanto para a marca quanto para um fabricante coreano. Reconhecida por sua inovação tecnológica, eficiência operacional, segurança avançada e desempenho ambiental, a PV5 foi escolhida por unanimidade por 26 jornalistas dos principais veículos comerciais de todo o mundo, sendo a primeira van elétrica da Ásia e o primeiro modelo coreano a ganhar o prêmio de Van Internacional do Ano.

Fundada em 1992, a IVOTY é reconhecida como o prêmio global mais prestigiado do setor de veículos comerciais leves (LCV). Os vencedores são selecionados por meio de uma avaliação abrangente de como cada modelo contribui para melhorar a produtividade no mundo real e avançar o segmento de LCV.

A Kia PV5 apresentou desempenho de destaque, superando outros seis concorrentes. Ela também abriu novos caminhos ao ser a primeira van elétrica da Ásia e o primeiro modelo coreano a receber essa honra, tornando a Kia a segunda marca asiática a alcançar essa premiação em 34 anos de história da competição.

"Parabéns à Kia por ganhar o 34º Prêmio Internacional de Van do Ano", disse Jarlath Sweeney, presidente do júri da Van Internacional do Ano. "A Kia PV5, totalmente elétrica, estabelece um novo padrão de inovação, eficiência e capacidade abrangente no segmento de veículos comerciais leves. Ela combina desempenho de zero emissões com versatilidade e praticidade, redefinindo o que as empresas podem esperar de uma van moderna. A Kia tem sido reconhecida por seus carros premiados e, agora, sua divisão de vans está causando um impacto igualmente relevante na indústria."

Aproveitando a liderança global da Kia em veículos elétricos – reforçada por prêmios anteriores de Carro Mundial do Ano para os modelos EV6 e EV9 – a PV5 estabelece um novo padrão para o setor comercial, reafirmando a visão da marca para mobilidade elétrica em múltiplos segmentos.

Em agradecimento por este reconhecimento, Ho Sung Song, Presidente e CEO da Kia Corporation, disse: "A Kia há muito tempo está na vanguarda da inovação em veículos elétricos, e a PV5 traz essa liderança para o segmento de veículos comerciais com propósito. Desenvolvemos a PV5 ouvindo atentamente nossos clientes empresariais e focando em criar um veículo que é ao mesmo tempo altamente prático e distintamente funcional, com um design moderno e refinado. Além disso, a PV5 traz inovação na produção tradicional de veículos comerciais leves por meio de nosso sistema de fabricação integrado por esteira e célula, possibilitando o processo de modificação ambiental. Ter a PV5 nomeada como ‘Van Internacional do Ano’ em sua estreia é uma honra excepcional. Isso reforça nossa confiança de que a Kia pode redefinir esse segmento e continuar moldando o futuro da mobilidade inteligente, sustentável e elétrica para empresas em todo o mundo."

Marc Hedrich, Presidente e CEO da Kia Europa, declarou: "Ganhar o prêmio de ‘Van Internacional do Ano’ é uma verdadeira honra e um forte reconhecimento de alguns dos jornalistas mais respeitados da indústria de veículos comerciais leves, especialmente porque os primeiros veículos estão apenas chegando à Europa. Embora sejamos novos no mercado de veículos comerciais leves, essa conquista confirma a prontidão da Kia em oferecer engenharia, design e praticidade para fortalecer nossa posição como fornecedora líder de soluções de mobilidade. Nossos sinceros agradecimentos aos jurados da IVOTY por esse reconhecimento e a todos os funcionários da Kia por sua dedicação."

Uma van elétrica que cumpre o seu propósito

A PV5 é o primeiro veículo comercial leve elétrico da Kia e o modelo inaugural da linha Platform Beyond Vehicle (PBV). Construído sobre uma plataforma modular global dedicada para serviços elétricos (E-GMP.S), a PV5 oferece autonomia totalmente elétrica (WLTP) de até 416 km para a versão Cargo Long e de até 412 km para a versão passageiros de 5 lugares. Também dispõe de carregamento rápido em corrente contínua (DC) de 10 a 80% em aproximadamente 30 minutos e uma capacidade de carga útil de até 790 kg.

O modelo recém-lançado já alcançou também um feito inédito no segmento de veículos comerciais leves elétricos. O PV5 Cargo conquistou oficialmente um título no Guinness World Records ao alcançar a maior distância percorrida por uma van elétrica com sua capacidade de carga máxima sem reabastecer: 693,38 km.

Para oferecer versatilidade no mundo real, o Sistema de Carroceria Flexível e a arquitetura de piso plano do PV5 permitem múltiplas configurações da parte superior da carroceria – de carga a passageiros, além de módulos prontos para conversão. No interior, o veículo integra interfaces digitais de última geração, incluindo assistente de IA integrado, serviços de gerenciamento de frotas e aplicativos para otimizar o tempo de atividade e operações.

Para atender às necessidades comerciais, a PV5 oferece três opções de bateria (43,3 kWh, 51,5 kWh e 71,2 kWh) e componentes externos modulares que reduzem a complexidade de reparos. Os principais recursos de usabilidade incluem baixa altura de entrada, piso plano para carga e pontos de montagem integrados para facilitar a adaptação.

A segurança é projetada desde a plataforma, com uma estrutura de carroceria reforçada com múltiplos caminhos de carga, uso ampliado de aço de alta resistência e proteção específica para bateria de veículos elétricos. Um conjunto de sistemas avançados de assistência ao condutor – incluindo Monitoramento de Visão 360º e Assistente de Manutenção de Faixa – oferece uma operação segura em ambientes comerciais movimentados.

Além da engenharia avançada, a PV5 foi moldada por um processo de desenvolvimento baseado em percepções reais dos clientes. A Kia colaborou de perto com operadores empresariais desde os estágios iniciais, garantindo que o design da van – desde suas configurações modulares de carroceria até suas interfaces digitais e facilidade de manutenção — refletisse as necessidades operacionais reais dos setores de logística, entrega e mobilidade. Essa abordagem centrada no cliente continuará à medida que a Kia expande sua linha de PBVs, visando posicioná-los como um dos principais fatores para o crescimento sustentável dos negócios e da inovação em mobilidade a longo prazo.

Sangdae Kim, Vice-Presidente Executivo e Chefe da Divisão de PBV da Kia Corporation, acrescentou: "Em 2022, a Kia lançou sua divisão de PBV com a ambição de redefinir o mercado de veículos comerciais leves por meio da inovação, algo que a Kia sempre defendeu. A Kia PV5 concretiza essa visão e receber o prêmio de ‘Van Internacional do Ano’ com nosso primeiro modelo PBV confirma que estamos no caminho certo. O PV5 foi desenvolvido ouvindo ativamente as opiniões dos clientes, com cada detalhe cuidadosamente projetado para atender às necessidades reais dos negócios. Este prêmio registra um marco importante, mas nossa jornada para entregar valor significativo aos clientes continua à medida que expandimos a linha de PBV."

Disponível nas versões Cargo Long e Passageiros em toda a Europa, o PV5 será acompanhado a partir de 2026 por novas variantes, incluindo Chassis Cabine, Cargo Standard (L1H1) e Teto Alto (L2H2). Outros modelos PBV maiores serão lançados posteriormente, como o PV7 e PV9, reforçando a visão da Kia de construir um ecossistema de PBV completo e de próxima geração.

KIA Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

VÍDEO AULA DA CORTECO MOSTRA A SUBSTITUIÇÃO DO RETENTOR TRASEIRO DO VIRABREQUIM DO VW UP

A Corteco, marca do Grupo Freudenberg e uma das principais fornecedoras de itens automotivos para o mercado de reposição, disponibiliza um vídeo tutorial completo, em seu canal no YouTube, sobre a substituição do retentor traseiro do virabrequim do VW UP.

Direcionado aos profissionais da reparação automotiva, o conteúdo apresenta o passo a passo para realizar a correta remoção e instalação da nova peça, com dicas práticas que garantem precisão durante o procedimento e evitam falhas no funcionamento do motor.

Confira o passo a passo técnico:

  • Desligue a bateria do veículo, escoe o óleo do câmbio e solte as mangas de eixo. Na sequência, incline o motor, remova a caixa de câmbio e o volante da embreagem.
  • Remova os parafusos do retentor que será trocado. Com auxílio de parafusos 6 milímetros, rosqueie os parafusos contra a face do bloco, para retirar o retentor.
  • Retire a cola localizada no flange do cárter, que entra em contato com o retentor para não afetar o funcionamento do mesmo.
  • Com um pano seco e limpo, efetue a limpeza na pista do virabrequim e na face do bloco do motor para evitar contaminações e garantir perfeita vedação do retentor.
  • Utilize três parafusos 6 milímetros sem cabeça para servir de guia, garantindo o alinhamento na montagem do retentor.
  • O novo retentor poderá ser montado a seco. Não efetue a pré-lubrificação. O uso de cola é desnecessário.
  • Coloque o retentor nos novos parafusos guias e, com as mãos, empurre-os contra a face do bloco. A roda fônica e a luva plástica protetora se destacarão automaticamente. Descarte a luva protetora. Retire os parafusos guias, coloque os parafusos de cabeça sextavada e fixe a flange do retentor.
  • Para o correto posicionamento da roda fônica na montagem do retentor, posicione-a na ferramenta Raven 111.050, usando como referência o furo na roda fônica. Sugere-se aplicar uma fina camada de graxa na superfície da ferramenta, dificultando o deslocamento da roda fônica no momento da montagem.
  • Posicione os dois pinos e o latão da ferramenta nos furos existentes do virabrequim. Aperte os parafusos alternadamente, aplicando meia volta em cada um. Dessa forma, evita-se o risco de deslocamento e amassamento da roda fônica.
  • Para concluir a montagem, solte os parafusos, retire a ferramenta, e instale novamente o sensor do motor.

Clique na tela e assista o vídeo

“Temos a constante preocupação em apoiar os mecânicos no dia a dia. Com este vídeo, passamos instruções didáticas para que seja feita a correta substituição do retentor traseiro do virabrequim. Com isso, facilitamos o trabalho dos profissionais e esclarecemos dúvidas  para que o reparador possa garantir excelência, qualidade e confiança no serviço”, destaca Alexandre Morselli, gerente de Produtos da Corteco.

Retentor traseiro do virabrequim

Peça essencial para o bom funcionamento do motor, o retentor traseiro do virabrequim evita vazamento de óleo e contaminações, promovendo a vedação adequada e durabilidade a todo sistema do motor.

Para obter mais informações sobre a empresa e seus produtos, basta acessar o site (www.corteco.com.br), fazer contato pelo Whatsapp por meio do número (11) 95033-8809, ou pelos perfis nas redes sociais: Facebook e Instagram (@cortecobrasil).

> Clique aqui e assista o Canal Corteco no YouTube

A Corteco é um dos principais fornecedores de componentes para o Aftermarket Automotivo, possui fábricas e centros de distribuição em mais de 15 países diferentes e fornece mais de 26.000 produtos com qualidade OEM. Oficinas independentes confiam nas peças de reposição Corteco e, portanto, se beneficiam da qualidade original da Freudenberg

Corteco
Essência Comunicação

VOLVO CONQUISTA PRÊMIO MOBILIDADE ESTADÃO 2026, NAS CATEGORIAS CAMINHÃO PESADO E CAMINHÃO DO ESTRADÃO

Volvo FH 540 6x4. Foto: Pablo Vaz | Divulgação Volvo
Mais uma vez, a Volvo recebeu um dos mais prestigiados reconhecimentos da imprensa automotiva brasileira. A edição 2026 do Prêmio Mobilidade Estadão concedeu dois troféus ao Volvo FH 540. O modelo foi aclamado como o “Melhor caminhão pesado” e o “Caminhão do Estradão”, duas das categorias de veículos comerciais do prêmio.

O Prêmio Mobilidade é uma iniciativa do jornal O Estado de São Paulo, um dos mais tradicionais veículos de comunicação do País, com 150 anos de circulação. A partir de votação dos leitores e avaliação de jornalistas especializados, anualmente são reconhecidos os melhores automóveis, motos, caminhões e serviços automotivos disponíveis no mercado brasileiro. Na categoria Estradão, editoria de veículos pesados do jornal, foram laureados os melhores veículos de carga, dos leves aos pesados.

Giovanna Riato, editora-chefe do Jornal do Carro do Estadão, entregou o prêmio para Marco Greiffo, head de Comunicação Corporativa da Volvo.

“Receber esse prestigiado reconhecimento atesta o que nossos clientes já vêm nos indicando. O Volvo FH é o melhor caminhão pesado do Brasil, líder absoluto de vendas do segmento desde 2019” celebra Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões. “O FH traz tecnologia e segurança de ponta para entregar alta disponibilidade, robustez e produtividade, atributos essenciais para os transportadores”, afirma. Em 2025, o FH 540 segue à frente no mercado de pesados, com 4.565 emplacamentos acumulados até outubro.

Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões

Há anos, a Volvo vem conquistando diversos reconhecimentos no Prêmio Mobilidade Estadão, nas categorias de caminhões pesados, semipesados e elétricos. “É uma premiação aclamada em nosso setor, baseada na avaliação dos leitores e também dos jornalistas altamente especializados da editoria Estradão, vertical de conteúdo de caminhões do Estadão”, afirma Marco Greiffo, head de comunicação corporativa da Volvo, que representou a marca no evento de entrega dos troféus, realizado na noite de 24/11, no estande do jornal no Salão do Automóvel 2025, em São Paulo.

Grupo Volvo América Latina

UNIDADES DA RANDONCORP DESENVOLVEM TECNOLOGIA PIONEIRA PARA TESTES DE SEGURANÇA EM VEÍCULOS LEVES

O Centro Tecnológico Randon (CTR), um dos maiores centros tecnológicos independentes da América Latina, em parceria com a Auttom, referência em processos de automação industrial, colocou à disposição do mercado o primeiro dispositivo automatizado fabricado no Brasil para testes em apoios de cabeça de veículos leves. A inovação, em operação no CTR, representa um avanço importante para a realização de ensaios de segurança veicular no país, com tecnologia própria, nacional e alinhada às exigências normativas, como a Norma Europeia UN ECE R17, uma das principais necessidades solicitadas pelas montadoras de veículos.

Os apoios de cabeça são submetidos a testes que validam a qualidade estrutural e o desempenho funcional em eventos de colisão. Para isso, são incluídas avaliações dinâmicas e estáticas, com aplicação controlada de carga e deslocamento, o que permite verificar resistência, limitação de deslocamentos excessivos e avaliação da capacidade de absorção de energia. Esses parâmetros são fundamentais para garantir que o componente contribua efetivamente para a reduzir lesões nas regiões cervical e torácica dos ocupantes durante situações de impacto.

Diferente dos dispositivos tradicionais, que operam de forma pendular e com acionamento pneumático, a solução brasileira em questão possui sistema hidráulico com aplicação de carga linear — características que garantem mais precisão e possibilidade de repetição nos ensaios. Além disso, o dispositivo permite a execução de testes estáticos e dinâmicos em um único sistema, eliminando a necessidade de múltiplos equipamentos.

“Esse é um dispositivo inovador, resultado de avanços que fortalecem nossa capacidade de realizar ensaios de segurança conforme as normas internacionais e, além disso, demonstra nosso compromisso em estar à frente das exigências regulatórias e das expectativas das montadoras. Mais do que isso, destaca a importância de investirmos continuamente em segurança veicular ao contribuir para um tráfego mais seguro para as pessoas”, afirma o Chief Technology & Innovation Officer (CTIO) da Randoncorp, César Augusto Ferreira.

A criação do dispositivo teve início em 2022, a partir de uma demanda do mercado, especialmente de clientes que buscavam alternativas para nacionalizar esse tipo de ensaio, antes realizados em países como o Japão. A demanda levou o CTR a buscar  uma solução em parceria com a Auttom, fortalecendo as sinergias do ecossistema da Randoncorp.

Com a novidade, o CTR passa a oferecer ao mercado nacional um serviço ainda mais completo e tecnicamente robusto para a linha leve, com ganhos em agilidade, custo e conhecimento técnico. Além de ser uma solução economicamente viável frente aos altos custos de importação de equipamentos similares, a inovação fortalece o protagonismo do Brasil em tecnologias voltadas à segurança veicular.

CTR

Criado há 15 anos, o CTR é um centro destinado ao desenvolvimento de tecnologias, testes e validação de inovações. Localizado em Farroupilha, na Serra Gaúcha, em uma área de mais de 90 hectares, funciona como um hub de engenharias, potencializando o processo de criação do time técnico a partir dos recursos disponíveis. O Centro Tecnológico Randon conta com mais de 20 tipos de pistas – com destaque para os 53 mil m² de VDA e os 1,8 mil m² de área de baixo atrito – totalizando 15 quilômetros, onde são reproduzidos os mais diferentes pavimentos e irregularidades específicas para realização de testes nas mais variadas condições. Em suas instalações, são executados diversos ensaios, que possibilitam realizar avaliações estruturais em pista e laboratório, além de desempenho veicular, estabilidade dinâmica, análises virtuais e homologações certificadas por organismos nacionais e internacionais. Somado a sua infraestrutura de pistas, laboratórios e oficinas, o CTR conta com uma equipe de engenheiros, técnicos e pilotos altamente capacitada para o desenvolvimento e a execução dos ensaios com foco absoluto na segurança e confidencialidade dos projetos.

Auttom

Referência em automação industrial, a Auttom desenvolve soluções personalizadas, como células robotizadas, máquinas especiais e painéis elétricos. Atua em todas as etapas do processo, desde o desenho da arquitetura de software, viabilidade técnica, instalação, treinamentos e elaboração de laudos técnicos. Com mais de 25 anos de atuação no mercado Brasileiro, a Auttom amplia sua presença global com escritório nos Estados Unidos. Desde 2021, integra o grupo Randoncorp.

Randoncorp
ANK Reputation

ALTA NAS VENDAS DE TRATORES E AVANÇO DO CONSÓRCIO IMPULSIONAM INVESTIMENTOS NO CAMPO EM 2025

Mesmo com leve queda no faturamento, setor de máquinas agrícolas cresce em volume e consolida novas modalidades de compra

Durante o mês de setembro, as vendas internas de tratores e colheitadeiras tiveram uma alta de 27,3% em relação ao mesmo período de 2024, segundo relatório recente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). Esse avanço em volume, mesmo diante de uma leve queda registrada na receita total do setor, reforça a tendência de recuperação da demanda doméstica com foco na modernização no campo.

“O resultado positivo nas vendas mostra que o produtor segue confiante e atento às oportunidades de modernizar suas atividades no campo. Mesmo em um cenário de cautela, há uma busca constante por tecnologia e eficiência no campo”, comenta Cláudio Esteves, diretor comercial da Valtra, marca global de máquinas agrícolas pertencente ao grupo AGCO.

Entre as operações da Valtra, o destaque em 2025 ficou para o segmento de cana-de-açúcar, uma das culturas mais representativas do agronegócio nacional. A marca também mantém bom desempenho na faixa de média potência. “A Valtra é reconhecida pela robustez e confiabilidade dos equipamentos, atributos valorizados especialmente nas lavouras de cana e grãos, que exigem alta performance e durabilidade”, explica Esteves.

A pluralidade de alternativas para aquisição também tem sustentado o ritmo de investimentos no setor. O consórcio de máquinas agrícolas, por exemplo, se consolidou como uma opção viável para produtores de diferentes perfis. “O consórcio tem atraído produtores de diferentes perfis, justamente por permitir um investimento planejado e sem juros, o que se encaixa bem na dinâmica do agronegócio”, ressalta Cláudio Esteves.

De janeiro a setembro, o setor de máquinas agrícolas registrou crescimento de 47% nos créditos concedidos via consórcio, alcançando R$ 9,13 bilhões, conforme levantamento da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC).

O desempenho positivo nas vendas diretas e no consórcio reforça a confiança do produtor rural e indica um novo ciclo de renovação de frota e mecanização no campo. Com o avanço das vendas e a consolidação de novas formas de investimento, o setor de máquinas agrícolas deve encerrar 2025 com crescimento próximo a 8% na receita, conforme projeção da Abimaq.

Valtra

A linha de produtos Valtra inclui tratores de 57 a 425 cavalos, colheitadeiras, plantadeiras e pulverizadores. No Brasil desde 1960, foi a primeira empresa do setor a se instalar no País. A Valtra conta hoje com uma rede de mais de 220 pontos de venda e assistência técnica na América Latina, dos quais 156 estão no Brasil. A Valtra é uma das principais marcas pertencentes ao grupo AGCO. Para saber mais sobre a Valtra, clique aqui e visite o site.

AGCO
FSB Comunicação

terça-feira, 25 de novembro de 2025

VIX LOGÍSTICA RENOVA FROTA COM 117 VEÍCULOS MARCOPOLO EM 2025

Fornecimento inclui modelos Viaggio 1050 G8, Ideale 800 e Sênior

Marcopolo Viaggio 1050 G8

A VIX Logística, referência nacional em fretamento empresarial e sediada no Espírito Santo, concluiu em 2025 um expressivo ciclo de renovação de frota com a aquisição de 117 novos veículos Marcopolo. Produzidos na fábrica de Caxias do Sul e comercializados pela filial Marcopolo Cariacica, os ônibus reforçam a operação junto a clientes estratégicos dos setores de agroindústria e celulose. Entre os modelos entregues estão Viaggio G8 1050, Ideale 800 e Sênior Fretamento, evidenciando a parceria estratégica entre as empresas.

“Investir na modernização da frota é essencial para manter padrões elevados de eficiência e segurança. A variedade de modelos entregues demonstra a força da parceria entre VIX Logística e Marcopolo e nossa capacidade de atender às necessidades específicas de cada operação”, afirma Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo.

Das 117 unidades adquiridas, 71 foram entregues no primeiro semestre, sendo 1 Viaggio 1050 G8, 27 Ideale 800 e 43 sênior Fretamento, e 46 no segundo semestre. Nesta última etapa, a VIX recebeu 14 unidades do Ideale 800 e 16 Sênior Fretamento visando operações rurais e 16 sênior visando fretamento convencionais. Os modelos Ideale 800, voltados para aplicação rural, possuem 12.700 mm de comprimento e capacidade para 39 passageiros, com poltronas executivas, tomadas USB, sensor de utilização do cinto de segurança, preparação para câmeras 360° e sistema de ar-condicionado. Para atender às exigências do uso em áreas rurais, receberam modificações na carroceria, como maiores ângulos de entrada e saída, reforços estruturais para maior robustez em pavimentações severas, para-choques reduzidos, saia lateral reta, acoplamento elevado e bagageiros personalizados. Também contam com dispositivo de acessibilidade, tecnologia embarcada Starlink e espaço para marmibox e hotbox, caixas térmicas utilizadas para transporte seguro de refeições, garantindo conservação da temperatura e praticidade em operações remotas, além de galões de água.

Os 16 veículos Sênior visando as operações rurais, contam com 9.200 mm de comprimento e capacidade para 28 passageiros, oferecem poltronas executivas equipadas com tomadas USB, sensor de utilização do cinto de segurança, preparação para câmeras 360° e ar-condicionado, além de receberem reforços estruturais, maiores ângulos de entrada e saída, para-choques reduzidos e acoplamento elevado, garantindo maior resistência para operações em terrenos desafiadores. Também contam com espaço para hotbox, agregando praticidade para transporte seguro de refeições em áreas remotas.

Já as 16 carrocerias voltadas para fretamento convencional, são equipadas com 19 lugares e sanitário, com a disposição de poltronas 2x1 proporcionando maior conforto e privacidade aos passageiros, as carrocerias também contemplam chassis com suspensão mista, ar-condicionado, tomadas USB individuais ressaltando ainda mais a excelência no atendimento dos clientes finais por parte da VIX.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

GEBRÜDER WEISS: CHINA CONTINUA SENDO UM MERCADO EM FORTE CRESCIMENTO

Gebrüder Weiss China mantém a tendência de crescimento de receita. As operações de comércio eletrônico estão em expansão. As filiais em Qingdao, Pequim, Tianjin e Ningbo comemoram importantes aniversários.

Instalações da Gebrüder Weiss em Xangai

Embora muitos economistas vejam os indicadores econômicos mais recentes da China como sinais de um ciclo de arrefecimento, a Gebrüder Weiss mantém-se confiante em suas perspectivas de longo prazo no país. A operação da empresa de logística na China continua a apresentar um sólido crescimento de receita em 2025. O setor de comércio eletrônico, em rápida expansão, é um fator-chave para esse crescimento.

O PIB da China cresceu 4,8% no terceiro trimestre de 2025, uma desaceleração em relação ao crescimento de 5,2% registrado no início do ano. As tensões comerciais com os Estados Unidos, a fraca demanda interna e um setor imobiliário em dificuldades estão impactando negativamente a economia. O cenário é diferente para a Gebrüder Weiss. 

Equipe de colaboradores da Gebrüder Weiss em Chengdu

Ao expandir suas operações de armazenagem, incluindo soluções especializadas em logística para e-commerce e distribuição online, a empresa conquistou novos clientes e consolidou sua posição como provedora de serviços logísticos completos. Os principais setores atendidos incluem automotivo, máquinas e eletrônicos.

A Gebrüder Weiss Grande China encerrou o ano fiscal de 2024 com receitas de aproximadamente 330 milhões de euros, representando um aumento de 24% em relação ao ano anterior (2023: 265 milhões de euros). O comércio eletrônico transfronteiriço continua apresentando um desempenho excepcional. Em 2024, a Gebrüder Weiss Express China enviou 25 milhões de encomendas para grandes varejistas online para a Europa, Reino Unido, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. A União Europeia permanece o maior mercado da empresa e seu principal motor de crescimento.

Armazém de Chengdu

“Nosso crescimento constante reforça a importância estratégica do mercado chinês para a Gebrüder Weiss e demonstra o sucesso da nossa evolução nos últimos anos”, afirma Yongquan Chen, Gerente Geral da Gebrüder Weiss China. “Temos uma sólida atuação em frete aéreo e marítimo, e estamos igualmente bem posicionados em transporte multimodal, serviços ferroviários e logística de armazenagem, onde oferecemos soluções personalizadas com rapidez e precisão.”

Yongquan Chen

A Gebrüder Weiss atua na China há mais de 30 anos, tendo inaugurado seu primeiro escritório em Xangai em 1992. A empresa expandiu-se rapidamente para as principais cidades portuárias e polos econômicos. Em Qingdao, o quarto maior porto de contêineres do mundo, a equipe comemorou recentemente seu 30º aniversário. Pequim, assim como as cidades portuárias de Tianjin (o maior porto do norte da China) e Ningbo (o terceiro maior porto de contêineres do mundo), completam 25 anos na rede Gebrüder Weiss neste ano.

Atualmente, a organização conta com 19 filiais e mais de 450 funcionários na Grande China. Nos próximos anos, a Gebrüder Weiss China planeja investir ainda mais em eletromobilidade e automação. O objetivo é criar soluções logísticas sustentáveis e serviços inovadores que impulsionem o crescimento contínuo.

Clique na tela e assista o vídeo

A Gebrüder Weiss Holding AG, com sede em Lauterach, Áustria, é uma provedora global de serviços logísticos completos, com cerca de 8.600 funcionários em 180 localidades próprias. A empresa gerou receitas de 2,71 bilhões de euros em 2024. Seu portfólio abrange soluções de transporte e logística, serviços digitais e gestão da cadeia de suprimentos. A combinação de competências digitais e físicas permite que a Gebrüder Weiss responda com rapidez e flexibilidade às necessidades dos clientes. A organização familiar – com uma história que remonta a mais de meio milênio – implementou uma ampla gama de iniciativas ambientais, econômicas e sociais. Hoje, também é considerada pioneira em práticas comerciais sustentáveis. Clique aqui e visite o site Gebrüder Weiss

Gebrüder Weiss

TECNOLOGIA QUE AVALIA QUALIDADE DE COMBUSTÍVEIS É A PRIMEIRA COLOCADA DO DESAFIO PARA A DESCARBONIZAÇÃO

Iniciativa do Iveco Group e SENAI-MG mobilizou 5 mil jovens e mil projetos com potencial inovador para transformar o futuro da indústria

Com uma ideia na cabeça e o olhar para o futuro da indústria, o projeto do SENAI de Nova Lima é o vencedor do Desafio para a Descarbonização, a maior ação de formação técnica com foco em sustentabilidade do Brasil. Realizado pelo Iveco Group e pelo SENAI-MG, a iniciativa mobilizou 5 mil jovens em busca de soluções para acelerar a transição energética no setor do transporte de carga, em um momento em que as discussões sobre as mudanças climáticas ganham força com a COP 30 no Brasil.

A solução que ganhou a primeira colocação propõe sensores inteligentes nos tanques de combustível, que monitoram a qualidade do diesel e sinalizam, por cores, o nível de adequação para uso. O sistema evita o consumo de combustível contaminado e contribui para uma operação mais sustentável e segura. “Participar desse desafio mostrou que temos a chance de desacelerar o aquecimento global com inovação e colaboração. Todos nós somos vulneráveis às mudanças climáticas, o que torna a transformação urgente e necessária hoje”, destacou o aluno do SENAI Nova Lima, Pedro Henrique Moura da Silva.

A segunda posição ficou com o SENAI Araxá, com uma proposta que transforma o escapamento dos caminhões a diesel em um aliado da descarbonização, capturando CO₂ diretamente na fonte. O sistema utiliza cartuchos à base de óxido de magnésio (MgO), material durável e reciclável, que permite regeneração e reaproveitamento do CO₂ em aplicações industriais. Em terceiro lugar, o SENAI Itabirito criou um sistema de frenagem regenerativa para caminhões pesados, capaz de converter energia cinética em elétrica e armazená-la em baterias. O resultado é menor consumo de diesel, redução de emissões e mais eficiência na operação.

O processo seletivo envolveu especialistas do SENAI-MG e do Iveco Group. Após uma fase de aceleração, os estudantes fizeram a apresentação final com os protótipos impressos em 3D na primeira sede da IVECO Academy América Latina, localizada no SENAI Horto, em Belo Horizonte (MG).

Setor central para toda a economia do país, o transporte rodoviário de carga passa por profundas transformações tecnológicas para aumentar a eficiência e, ao mesmo tempo, reduzir as emissões CO2. “Nesse movimento, a educação assume papel central ao formar novas gerações capazes de transformar o modo de produzir, pensar e agir diante dos desafios da sustentabilidade e da competitividade. O Brasil é o cenário perfeito para esses talentos, já que temos o potencial para aproveitar a diversidade e a abundância de matérias-primas renováveis e inovar. Só quando conectamos conhecimento com propósito, temos o verdadeiro impacto da transformação”, destaca Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina.

Para Lucilene Carvalho, gerente de Sustentabilidade do Iveco Group, a iniciativa traduz a mensagem principal da COP30, considerada a conferência da ação. “Estamos concretizando o que a COP30 promoveu em fóruns, que é a implementação dos planos. Acompanhamos jovens transformando ideias em propostas concretas. Outro ponto tratado com frequência na conferência foi o desenvolvimento não só de conhecimento técnico, mas também de habilidades como comunicação, colaboração e visão para transformar. A terceira frente é mobilização. Mobilizar milhares de estudantes, de diferentes escolas e realidades, foi integrar mais gente nessa jornada — e isso dá escala e impacto reais ao que estamos construindo”.

O motor, o coração do veículo, é peça-chave para a descarbonização. Para Carlos Tavares, presidente da FPT para a América Latina, marca powertrain do grupo, a educação move realidades. “Adotamos projetos como o Educar FPT no nosso centro de treinamento em Sete Lagoas, onde fica o maior complexo da empresa no mundo, e vemos futuros serem transformados. Nós também somos movidos por essas novas ideias. Nesse momento em que completamos 25 anos no Brasil, lideramos diversos projetos dentro da nossa estratégia multienergética, com investimentos em gás natural e biometano. E queremos que as futuras gerações continuem inovando”.

O Desafio

Com foco no potencial transformador da inovação e na mobilização de talentos, o Iveco Group e o SENAI-MG uniram forças para lançar o Desafio para a Descarbonização no estado. Realizada entre agosto e outubro, a iniciativa impulsionou a criatividade dos jovens e mostrou o poder da educação na criação de novas tecnologias. As soluções desenvolvidas tiveram uma enorme diversidade de ideias. Os alunos abordaram frentes como economia circular, pegada de carbono e segurança, capazes de reduzir emissões e impulsionar a transição rumo ao carbono zero, prioridades da sustentabilidade do Iveco Group. Entre as propostas surgiram desde ideias que alimentam sistemas elétricos periféricos a energia solar até a reengenharia sustentável de peças plásticas, e seguiram critérios de inovação, aplicabilidade e impacto climático.

Para Ricardo Aloysio, gerente de Educação e Tecnologia do SENAI-MG o real desafio foi envolver os alunos com essa temática da sustentabilidade focada em toda a cadeia de valor do setor. “O legado é a grandiosidade da mobilização. Esperamos que os futuros profissionais desenvolvam projetos com foco na descarbonização para os diversos setores da indústria. Inclusive, percebemos que é importante incluirmos esse tema na ementa do curso técnico”, ressalta.

Iveco Group

VWCO E ENVÍA ACELERAM RUMO AO FUTURO DO TRANSPORTE NA COLÔMBIA

Empresa amplia sua frota com 140 caminhões Volkswagen e eleva em 15% sua capacidade operacional

A Volkswagen Caminhões e Ônibus reforça sua presença no mercado colombiano com uma parceria estratégica que marca um novo capítulo na logística internacional. A envía, referência no setor, incorporou 140 novos caminhões Volkswagen. A chegada dos veículos, que farão parte da frota que alcança mais de 1.400 destinos em todo o país, aumenta em 15% a capacidade operacional do cliente. Visando otimizar ainda mais os resultados, a montadora oferece ainda suporte técnico direto do Brasil e treinamento especializado para os motoristas.

Os modelos Constellation 18.320 DC e Delivery 9.180 foram escolhidos pelo cliente para atender diferentes demandas: operações de média e longa distância e distribuição urbana, incluindo last mile. A decisão foi baseada na avaliação de desempenho, confiabilidade e atendimento oferecido pela montadora. Além da robustez e da economia de combustível, os caminhões se destacarão por ciclos de manutenção mais longos, garantindo maior disponibilidade da frota. Outro fator decisivo foi a proximidade com unidades de suporte técnico, assegurando agilidade no atendimento e demonstrando a capilaridade da marca em todo o território latino.

“Na envía sempre apostamos em ter frota própria como um diferencial de marca. Buscamos veículos eficientes, modernos e confiáveis, que garantam durabilidade e suporte técnico. Encontramos na Volkswagen Caminhões e Ônibus um aliado que entende nossas necessidades, que chegou com uma equipe técnica disposta a conhecer nossos motoristas, nossa operação, nossas expectativas e nossos maiores desafios. Isso fez toda a diferença”, explicou Juan Pablo Giraldo, gerente geral da envía, ao falar sobre os caminhões adquiridos.

Equipados com motores Euro 6, os veículos oferecem menor emissão de poluentes e maior eficiência energética, um passo decisivo rumo à modernização e à mobilidade sustentável, metas alinhadas aos objetivos de crescimento e eficiência da companhia. O bem-estar dos motoristas também foi ponderado na escolha da nova frota. Os caminhões Volkswagen oferecem cabines amplas, baixo nível de ruído e ergonomia superior, garantindo jornadas mais seguras e confortáveis. Recursos como assistente de partida em rampa, controle de tração e sistemas de frenagem avançados reforçam a segurança nas estradas.

“Presente em mais de 30 países pelo mundo, a VWCO segue expandindo cada vez mais sua estratégia de internacionalização e conquistando novos clientes ao redor do mundo. Quando duas empresas com visão de futuro se unem, os resultados vão além dos negócios: tornam-se um motor para o desenvolvimento nacional. Estamos orgulhosos de fazer parte dessa transformação”, conclui Juliano Ruggieri, gerente comercial da VWCO.

Com essa iniciativa, Volkswagen Caminhões e Ônibus e envía reafirmam seu compromisso com inovação, segurança e responsabilidade ambiental. A união entre tecnologia de ponta e visão estratégica não apenas fortalece a logística, mas também contribui gerar valor para toda a cadeia.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

segunda-feira, 24 de novembro de 2025

VOLVO EX30 CROSS COUNTRY: O AVENTUREIRO PERFEITO PARA CONQUISTAR AS GRANDES CIDADES

Versão off-road do carro elétrico premium mais vendido do país reúne o conceito urbano com características para enfrentar terrenos acidentados

O Volvo EX30 é o carro elétrico premium mais emplacado do Brasil, em 2025. Com mais de 3.040 emplacamentos, até o momento, o SUV compacto da marca sueca tem sido a porta de entrada para muitos clientes ao universo premium e eletrificado. Neste segundo semestre, uma nova versão está disponível nas 52 concessionárias espalhadas em território nacional: o EX30 Cross Country,  equipado com dois motores elétricos que entregam 428 cavalos de potência,  por R$ 314.950.

A tração integral e o torque de 543 Nm fazem deste o carro mais rápido  já produzido pela  Volvo, até hoje, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos. Assim como as versões Plus e Ultra, o EX30 Cross Country conta com  bateria de 69 kWh, oferecendo autonomia de até 327 km (segundo dados oficiais do Inmetro).

O design escandinavo minimalista permanece presente, agora aliado a uma proposta mais robusta e aventureira. No para-choque dianteiro, é possível notar detalhes inspirados nos mapas topográficos suecos que, assim como o acabamento traseiro na tampa do porta-malas, são executados em preto  fosco. Os pneus apresentam  perfil mais alto, em rodas de aro 19, entregando mais conforto para situações de terreno irregular.

O Volvo EX30 é o carro mais sustentável dos 98 anos da montadora sueca e também é o quarto modelo 100% elétrico mais vendido no país, esse ano. O modelo foi projetado para ter a menor pegada de carbono já alcançada pela marca, incorporando 17% de aço e plástico reciclados ou renováveis, além de 25% do alumínio e 20% dos plásticos dos para-choques reaproveitados.

Assim como as versões anteriores (Core, Plus e Ultra), o EX30 Cross Country conta com uma tela central única de 12,3 polegadas, que concentra todas as funções. Aliado a um sistema fácil de usar, o carro conta com o Google Assistant integrado, que facilita na hora de fazer o planejamento para viagens, com informações precisas para saber a quantidade de bateria ao final  de um percurso.

Bruno Pinelli, diretor de vendas da Volvo Car Brasil, explica mais sobre as características da nova versão. “O EX30 é um carro fantástico. Até agora, foram mais de três mil emplacamentos, em 2025, sendo o quarto carro totalmente elétrico mais vendido no Brasil, em 2025, e também é o responsável por mais de 36% do resultado da Volvo no país, este ano. O EX30 Cross Country, apresenta essa essência fora de estrada, tão presente nos modelos da Volvo, desde a sua criação, em 1927. Mesmo com esse DNA aventureiro, esta versão é muito eficaz para o dia a dia na maioria das ruas das cidades brasileiras”, explica Pinelli.

Volvo Car Brasil

REITER LOG E COCA-COLA FEMSA BRASIL FECHAM CONTRATO PARA OPERAÇÃO DE ROTA VERDE NO SUL DO PAÍS

Parceria de cinco anos reforça frota sustentável da maior fabricante do Sistema Coca-Cola no Brasil

A Coca-Cola FEMSA Brasil e a Reiter Log fecharam parceria para a ampliação do transporte sustentável da fabricante na região Sul do Brasil. O contrato, com duração de cinco anos, envolve uma frota dedicada de 36 caminhões – incluindo três veículos pesados movidos a gás, inclusive por biometano, que começam a operação definitiva neste mês.

A primeira rota teste da Coca-Cola FEMSA Brasil com veículos movidos por esse tipo de combustível foi realizada no início de abril, entre Antônio Carlos (SC), Araucária (PR) e Curitiba (PR), percorrendo trechos entre fábrica e centro de distribuição. A companhia tem potencial para realizar cerca de 104 viagens mensais nesse percurso. Com o uso do biocombustível, isso pode representar a redução de aproximadamente 920 toneladas de CO₂ por ano — o equivalente ao plantio de mais de 2.500 árvores.

No Rio Grande do Sul, uma rota já está sendo implementada nas rotas entre Porto Alegre, Farroupilha e Gravataí pela Reiter Log, mas o objetivo é seguir ampliando o trajeto. “A parceria com a Coca-Cola FEMSA reforça algo em que acredito muito: não é preciso transformar tudo de uma vez. A transição para uma frota mais limpa e sustentável pode ser gradual, conforme as possibilidades e o contexto de cada operação. O mais importante é começar”, afirma Vanessa Reiter Pilz, Vice-Presidente de ESG da Reiter Log.

Responsável pela gestão da maior frota sustentável do país, a Reiter Log oferece soluções personalizadas que consideram as necessidades e expectativas de cada cliente. Atualmente, 35% dos veículos em operação na empresa são movidos a fontes renováveis - e a meta é alcançar uma frota 100% alternativa até 2035.

Gilberto Carlos de Sousa, Gerente de Qualidade, Segurança e Meio Ambiente da Coca-Cola FEMSA Brasil, reforça que a companhia busca constantemente soluções mais sustentáveis para o negócio. “Hoje, operamos com energia renovável em 100% de nossas plantas fabris e em 82% de nossos centros de distribuição, e seguimos avançando para otimizar a eficiência energética em toda a cadeia. Nossa frota já conta com caminhões elétricos, e estamos muito otimistas com a implementação do biometano”, afirma.

Impacto ambiental e mudanças climáticas

O uso de caminhões movidos a biometano, como os implementados na operação com a Coca-Cola FEMSA Brasil, representa uma alternativa estratégica para a redução das emissões de CO₂ e contribui para a descarbonização do transporte rodoviário de cargas - um dos principais desafios do setor logístico. O combustível, produzido a partir de resíduos orgânicos e processos industriais, possui uma pegada de carbono significativamente menor em comparação ao diesel convencional, promovendo benefícios ambientais, econômicos e sociais.

A parceria entre Reiter Log e Coca-Cola FEMSA Brasil também simboliza um movimento importante de resiliência e adaptação diante dos efeitos das mudanças climáticas. Na região Sul, as enchentes que impactaram Porto Alegre em 2024 são um exemplo de situação dentro desse cenário. “Infelizmente, nosso Estado está vivendo de forma muito concreta as consequências da crise climática. Aqui, é impossível ignorar o impacto das mudanças climáticas nos negócios e na vida das pessoas”, ressalta Vanessa Reiter Pilz.

ReiterLog
Coca-Cola FEMSA Brasil
ANK Reputation

UMICORE INAUGURA NOVA LINHA DE PRODUÇÃO DE CATALISADORES NO BRASIL, AMPLIANDO CAPACIDADE PRODUTIVA

Nova estrutura também reforça o compromisso da Umicore com eficiência, tecnologia e operação 100% sustentável

A Umicore, referência global em materiais circulares, inaugura uma nova linha de produção de tecnologias de catalisadores automotivos para veículos leves em sua planta localizada em Americana (SP). A nova linha aumenta significativamente a capacidade de produção da planta utilizando as tecnologias mais recentes e reforça a posição histórica da Umicore como um parceiro confiável, com uma atuação equilibrada para atender às necessidades de mobilidade limpa de seus clientes na região.

As novas tecnologias adotadas na linha garantem mais eficiência, precisão e rastreabilidade em todo o processo de produção dos catalisadores automotivos da Umicore. Além disso, a operação é totalmente sustentada por fontes de energia renovável, motores de alta eficiência e fornos elétricos, reforçando o compromisso ambiental da empresa. A nova linha, que já está em funcionamento, também gerou um aumento de 10% no número de empregos na planta.

“A nova linha amplia nossa capacidade de atender o Brasil e a América Latina com as mais avançadas tecnologias de controle de emissões para veículos leves, em linha com nossa estratégia para a região. A combinação entre eficiência produtiva e sustentabilidade fortalece o papel da Umicore em oferecer soluções e tecnologias confiáveis que contribuem para a preservação do meio ambiente”, afirma Robert Gaskell, diretor da unidade de Catalisadores Automotivos da Umicore no Brasil.

Para garantir excelência operacional, os colaboradores receberam treinamento especializado com especialistas da Umicore na Alemanha e na Polônia, além de capacitações locais no Brasil conduzidas por profissionais internacionais.

A linha foi projetada e equipada para fabricar tecnologias de catalisadores automotivos que atendem às três fases do Proconve L8 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores – Leves 8). Esse investimento consolida a posição da Umicore como parceira estratégica e tecnologicamente alinhada à indústria automotiva brasileira, apoiando os resultados comerciais obtidos pela Unidade de Negócios de Catalisadores Automotivos da Umicore no primeiro semestre deste ano no segmento de veículos leves, especialmente no Brasil.

Umicore é uma empresa de tecnologia de materiais circulares que concentra suas atividades em áreas de aplicação, nas quais seu conhecimento na ciência dos materiais, química e metalurgia faz a diferença. As atividades são organizadas em quatro grupos de negócios: Materiais de Bateria, Catálise, Reciclagem e Materiais Especiais. Cada grupo de negócios está dividido em unidades direcionadas ao mercado, oferecendo materiais e soluções na vanguarda dos novos desenvolvimentos tecnológicos e que são essenciais no dia a dia. A Umicore investe a maior parte de suas receitas e dedica seus esforços de P&D para materiais de mobilidade limpa e reciclagem. O objetivo da empresa de criar valor sustentável baseia-se em sua ambição de desenvolver, produzir e reciclar materiais de forma a cumprir sua missão: “Materiais para uma vida melhor”. As operações industriais e comerciais da Umicore, assim como as atividades de P&D, estão localizadas em todo o mundo para melhor atender sua base global de clientes com mais de 11.500 colaboradores. O Grupo gerou uma receita de vendas (excluindo o metal) de € 3,5 bilhões (faturamento de € 14,9 bilhões) em 2024

Umicore
Grupo Printer Comunicação

quinta-feira, 20 de novembro de 2025

CARPO LOGISTICS DEIXA DE EMITIR QUASE CINCO TONELADAS DE CO2 POR ANO

As emissões de CO2 (dióxido de carbono) por veículos pesados cresceram 30% entre os anos 2000 e 2024, segundo relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Trata-se de um aumento alarmante, que requer soluções ambientais efetivas para frear o aquecimento global, a exemplo da Carpo Logistics, empresa de Santos (SP) que, no ano passado, deixou de emitir 4,8 toneladas de CO2.

O resultado é consequência de uma medida adotada em 2014, ano em que a empresa de comércio exterior e logística integrada iniciou a implementação de sua frota própria. Desde então, a companhia investe exclusivamente em caminhões Euro 5 ou 6, reconhecidos por atenderem a normas rigorosas de  emissão e reduzirem em até 77% a liberação de gases nocivos à saúde e ao meio ambiente.

O sócio-fundador da Carpo, José Carlos Priante, revela que atualmente o transporte rodoviário do grupo é realizado por mais de 60 veículos automotores e as operações nunca foram realizadas por caminhões fora dessas especificações. “Temos uma frota equilibrada e todas as novas aquisições já são 100% Euro 6, reforçando o nosso comprometimento com a eficiência energética. Estamos sempre em processo de transição para reduzir cada vez mais os impactos ambientais”, afirma.

Até esta sexta-feira (21), este e outros fatores que impactam a biodiversidade e o desenvolvimento humano figuram entre os principais debates da COP 30 (30ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas). A agenda acontece no Brasil, no Estado do Pará (PA), junto de autoridades e membros da sociedade civil de diversas  partes do mundo.

Prêmio ‘PremiAR’

Neste ano, pela primeira vez a Carpo conquistou o ‘PremiAR – Transportando um Mundo Verde’, prêmio concedido pela FETCESP (Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de São Paulo), em reconhecimento ao seu compromisso com o meio ambiente por meio do controle na emissão de poluentes. A conquista é destinada exclusivamente a empresas que desenvolvem o Programa Despoluir (promovido pela CNT e SEST SENAT) e honram suas responsabilidades ambientais e sociais com base em indicadores comprobatórios.

Uso de energia limpa e outras práticas sustentáveis

Para potencializar suas práticas sustentáveis, a Carpo também aposta na otimização das rotas para reduzir o consumo de combustível; no treinamento de motoristas para condução mais eficiente e econômica; na manutenção preventiva; e uso de pneus com menor resistência ao rolamento. A empresa também utiliza aditivo Arla 32, que converte gases poluentes em nitrogênio e vapor d’água, substâncias inofensivas ao meio ambiente.

O grupo adota, ainda, energia limpa, tratamento de resíduos e integra o Pacto Global da ONU, alinhado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU até 2030.

Com a frota mais moderna, que atende a criteriosos padrões internacionais, são obtidos ainda mais benefícios, como a redução significativa de até 90% da liberação de óxidos de nitrogênio (NOx) e materiais particulados. Esses componentes são os principais poluentes gerados por veículos movidos a diesel.

“Para nós, a atuação sustentável é prioridade porque o futuro da logística e do planeta dependem disso . Isso requer uma postura responsável em toda a nossa cadeia produtiva, o que envolve a busca permanente por soluções para o  uso eficiente de recursos”, finaliza o sócio-fundador.

Carpo LogisticsConsolidada há 20 anos, a Carpo Logistics é uma empresa de comércio exterior e logística integrada sediada em Santos. Referência no mercado, está entre as cinco empresas brasileiras do setor com alto nível de certificações e atualmente soma 164 colaboradores, prestando serviços de transporte aéreo, marítimo e rodoviário, além de consultoria aduaneira. Em expansão constante, possui uma cartela com cerca de 350 clientes ativos e está presente em cinco continentes, graças a uma grande rede parceira com mais de 150 agentes. Entre as suas certificações de destaque estão os selos OEA (Operador Econômico Autorizado), SASSMAQ (Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade), ISO 9001 (International Organization for Standardization) e GPTW (Great Place to Work)

Carpo Logistics
Optima Network

quarta-feira, 19 de novembro de 2025

BYD LANÇA A MAIOR FROTA DE ÔNIBUS ELÉTRICOS ARTICULADOS NO CHILE

Uma frota 100% elétrica de 94 unidades articuladas de 18 metros, que começam a operar nas próximas semanas nas principais avenidas de Santiago

Em uma nova demonstração de liderança em eletromobilidade, a BYD Chile anunciou o lançamento de uma frota de 94 ônibus elétricos articulados de 18 metros, modelo BYD B18C01. Eles serão integrados ao sistema de transporte público RED Metropolitana de Mobilidade. Com isso, Santiago consolida sua posição como uma das cidades com a maior frota elétrica do mundo, alcançando mais de 55% de ônibus com zero emissões de carbono em operação.

Esse novo marco, contou com a presença de autoridades como o Ministro dos Transportes e Telecomunicações, Juan Carlos Muñoz, e a Diretora de Transporte Público Metropolitano, Paola Tapia, e reforça o compromisso da BYD com a sustentabilidade e inovação tecnológica, contribuindo para a redução de emissões e melhoria da qualidade do transporte para milhões de usuários. Os novos ônibus elétricos oferecem uma experiência de viagem mais silenciosa e confortável, estabelecendo um novo padrão mais eficiente e sustentável para o transporte urbano.

“A liderança da BYD em eletromobilidade se reflete no lançamento desta frota de 94 ônibus elétricos articulados, a maior da região. Estamos comprometidos em fornecer ônibus elétricos que atendam às diferentes tipologias necessárias no país”, afirma Tamara Berríos, Country Manager da BYD no Chile.

Para o Ministro dos Transportes e Telecomunicações, Juan Carlos Muñoz: “O governo do Presidente Boric tem promovido fortemente o transporte público sustentável, e avançamos de forma que milhares de pessoas já podem conferir os resultados nas ruas. Em Santiago, mais da metade dos ônibus já são elétricos, e vimos um crescimento 355% durante esta gestão. Os ônibus elétricos já estão operando em nove cidades do país, e continuaremos nesse caminho.Trata-se de uma mudança profunda que está transformando o transporte público em âmbito nacional”.

Ônibus articulados 100% elétricos: potência, eficiência e conforto

O BYD B18C01 é um ônibus articulado 100% elétrico de 18 metros, projetado para transporte massivo de passageiros com máxima eficiência energética. Ele conta com dois motores elétricos síncronos de 150 kW cada, entregando um torque máximo de 550 Nm, o que garante desempenho potente e suave, mesmo em aclives de até 14%. Sua bateria BYD de fosfato de ferro-lítio (LFP) oferece autonomia de 300 km (sob o padrão SORT1) e capacidade de 422,9 kWh, com tempo de recarga entre 2,5 e 3 horas.

O interior do ônibus foi projetado para oferecer conforto e acessibilidade, com capacidade para 141 passageiros, sendo 33 assentos mais quatro assentos prioritários, espaço para cadeira de rodas e quatro assentos dobráveis. Inclui também ar-condicionado controle térmico inteligente, portas USB tipo A e C, telas de informação, sistema de monitoramento por múltiplas câmeras e rampa de acesso universal.

Sua estrutura monobloco de aço e alumínio garante segurança, durabilidade e menor peso, otimizando o consumo de energia e a manobrabilidade em áreas urbanas. Com essa nova frota, a BYD reafirma seu compromisso com um transporte público limpo, seguro e eficiente, apoiando o plano nacional de eletromobilidade e contribuindo para um sistema de mobilidade mais sustentável e amigável ao usuário.

Além disso, o novo ônibus articulado de 18 metros completa a linha de ônibus da BYD, que já inclui versões de 9 metros e 12 metros, além de um modelo de dois andares. Esse portfólio completo permite que operadores em todo o país escolham o modelo mais adequado para suas rotas urbanas e de alta demanda.

BYD
FSB Comunicação

SUSPENSYS PASSA A PRODUZIR TODOS OS EIXOS DIANTEIROS DE CAMINHÕES E ÔNIBUS DA MERCEDES-BENZ

Nova unidade em Mogi Guaçu (SP) entra em plena operação e consolida parceria de longo prazo entre as empresas

Nova unidade da Suspensys em Mogi Guaçu. Foto: Jeff Souza | Divulgação

A Suspensys, líder no fornecimento de suspensões e eixos para veículos comerciais e pertencente à Randoncorp, iniciou neste mês a produção integral de todos os eixos dianteiros para caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil e Argentina. A fabricação é realizada na nova unidade industrial da empresa, em Mogi Guaçu (SP), que desde o início do ano operava de forma gradual. Com a etapa do plano de aceleração concluída, a Suspensys passa a atender 100% da demanda da montadora.

A unidade, que obteve um investimento de R$ 150 milhões e gerou mais de 200 novos empregos diretos e indiretos, foi construída dentro dos conceitos de State of Art. De acordo com o diretor-executivo da Suspensys, Ricardo Barion, o início da operação completa marca uma nova fase para a empresa. “Essa etapa simboliza a consolidação de um projeto estratégico, que amplia nossa capacidade produtiva e reforça o compromisso da Suspensys com a inovação e a competitividade da indústria automotiva nacional. Essa parceria representa um dos maiores contratos na história da Randoncorp”, afirma.

O acordo entre a Suspensys e a Mercedes-Benz tem duração de longo prazo e prevê o fornecimento de todos os eixos dianteiros utilizados pela montadora no Brasil e Argentina. A operação da Suspensys nasce com relevante capacidade instalada e uma forte participação de mercado neste tipo de produto, o que qualifica os planos de crescimento da empresa neste segmento.

Para o vice-presidente de Compras e Logística da Mercedes-Benz do Brasil, Matthias Kaeding, a parceria reforça a confiança mútua entre as empresas e o foco em qualidade. “Para a Mercedes-Benz do Brasil a qualidade é primordial para os produtos e serviços que oferecemos aos nossos clientes. Por isso, é essencial termos em nossa cadeia de fornecimento parceiros que se engajem nesse compromisso. A Randoncorp, por meio da Suspensys, compreende os nossos processos globais de qualidade e tem caminho ao nosso lado nessa parceria”, comenta o executivo.

O vice-presidente América do Sul e COO da vertical de Autopeças da Randoncorp, Ricardo Escoboza, ressalta que o projeto reflete a visão de longo prazo do grupo em relação ao crescimento sustentável e à inovação industrial. “Esse movimento simboliza a capacidade das nossas empresas de se aproximarem ainda mais das montadoras, oferecendo soluções completas, competitivas e tecnológicas. É um passo importante dentro da estratégia da Randoncorp de estar presente em projetos relevantes e de longo prazo no setor automotivo”, destaca.

Com a operação em plena capacidade, a Suspensys consolida sua posição como a principal fabricante de sistemas de eixos e suspensões do Brasil, amplia o alcance dos produtos e reafirma o compromisso da Randoncorp com o desenvolvimento da mobilidade e da indústria automotiva.

Suspensys
Randoncorp
ANK Reputation