terça-feira, 19 de agosto de 2025

VOLKSWAGEN APRESENTA NOVOS CAMINHÕES VOCACIONAIS NA CONCRETE SHOW

Montadora amplia portfólio vocacional e expande participação no segmento da construção civil

Reconhecida por seu amplo catálogo vocacional, a Volkswagen Caminhões e Ônibus apresenta dois novos modelos na Concrete Show 2025, que acontece até o dia 21 de agosto no São Paulo Expo (SP). O conceito Constellation 36.320 8x4 e o Constellation 27.320 6x4 complementam a família Constructor e agregam ainda mais robustez, versatilidade e força para o segmento de construção civil. Além dos lançamentos, a marca oferece condições especiais para aquisição de produtos e serviços durante o evento.

“A apresentação de novos modelos reforça o compromisso da montadora em gerar valor para os clientes, impulsionando suas operações por meio da inovação. Os lançamentos apresentados hoje são exemplos da flexibilidade e tecnologias presentes no completo portfólio de caminhões da marca para atuar no segmento de construção civil, com soluções sob medida que são referência em eficiência e robustez”, destaca Giulianno Nasi, Supervisor de Marketing do Produto da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Os novos VW contam com entre-eixo específico, dupla longarina e suspensão reforçada, características essenciais para garantir durabilidade e alto desempenho em terrenos acidentados e nas exigentes demandas das obras de construção civil. Além disso, as configurações dos modelos garantem melhor distribuição e maior capacidade de carga aos veículos, atendendo às necessidades dos clientes do ramo. Em sua versão 36.320 8x4, o Constellation está preparado para receber betoneiras de até 10m3, enquanto o exemplar 27.320 6x4, versão já disponível para encomendas, é ideal para ser implementado com betoneiras de até 8m3 ou tanque de água de 12 mil litros.

“Com os modelos apresentados, a marca reafirma seu papel de destaque no segmento, oferecendo soluções sob medida alinhadas às necessidades apontadas pelos clientes. Vivenciamos de perto e entendemos as condições únicas de operação para que pudéssemos modularizar os projetos e prover a melhor relação custo-benefício, flexibilidade e eficiência”, explica Rodrigo Fajardo, gerente de Engenharia de Veículos Especiais da VWCO.

Ambos os modelos saem da fábrica preparados para o implemento e contam com opção Tomada de Força Traseira no motor (REPTO), pneus de uso misto e outros itens essenciais, reduzindo tempo e investimento para instalação. Além das características mencionadas, os VW trazem relação de eixo traseiro mais curta, característica que resulta em maior força em baixa velocidade, ideal para situações que exigem mais torque, como subidas ou transporte de cargas pesadas.

Experiência de condução

Os veículos são equipados com pacote off-road, composto pelo volante multifuncional, banco com cinto integrado, rádio com bluetooth, ar-condicionado e trio elétrico de série e com opção do Pacote Constructor, ideal para aplicação Betoneira com adicional da tomada de força traseira no motor (REPTO) e escapamento vertical. O Constellation 36.320 8x4 é equipado com transmissão automatizada de 12 marchas, que realiza trocas rápidas conforme a velocidade, garantindo tração aprimorada.

O modelo 27.320 é equipado com câmbio manual de 9 marchas e tem como destaque a função crawler, uma marcha super reduzida que melhora significativamente o controle da condução em baixa velocidade. Essa funcionalidade é ideal para manobras em áreas restritas, obras, canteiros e ambientes urbanos com trânsito intenso, permitindo que o veículo se movimente lentamente com segurança, sem exigir o uso constante do freio ou da embreagem.

Somando ainda mais tecnologia para uma boa experiência de condução e eficiência das operações, os caminhões são equipados com freios ABS e EBD, controle de tração, controle de estabilidade (exceto para o 36.320 8x4) e assistência de partida em rampa. As cabines, projetadas ergonomicamente, oferecem mais acessibilidade, maior conforto e visibilidade, reduzindo a fadiga do motorista e aumentando a produtividade.

Linha completa

Projetados para atender às exigências do segmento de construção civil e fora-de-estrada, os modelos são compatíveis com uma variedade de implementos, como betoneiras, bomba de concreto, tanques, basculantes, o que os torna ideais para operações em construção civil, agronegócio, mineração e transporte de líquidos. Essa diversidade de aplicações demonstra a capacidade dos modelos de se adaptarem a diferentes cenários operacionais, oferecendo soluções robustas e eficientes para empresas que atuam em ambientes desafiadores.

Com diferentes configurações e peso bruto total, os Constellation Off-Road garantem desempenho, segurança e produtividade, consolidando-se como uma escolha estratégica para frotas que exigem flexibilidade e alto rendimento. Em 2024, a Volkswagen Caminhões e Ônibus liderou as implementações, segundo dados da Associação Nacional Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir), respondendo por cerca de 25 mil veículos emplacados no último ano, equivalente a 35,9% do volume total entre os associados.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

segunda-feira, 18 de agosto de 2025

PLANTA DO BMW GROUP EM REGENSBURG TESTA SISTEMA DE ÓLEO TÉRMICO PARA GERAÇÃO DE CALOR NA OFICINA DE PINTURA

O BMW Group vem eletrificando gradualmente suas oficinas de pintura como parte dos esforços para descarbonizar a produção de veículos. Um projeto-piloto recentemente concluído na planta de Regensburg demonstra como essa transição pode ser simplificada e acelerada. O ponto-chave está na instalação de um sistema de óleo térmico. O uso do óleo térmico como meio de transferência de calor permite que a geração de calor seja dissociada do restante dos componentes do sistema, possibilitando que o fornecimento de energia para as linhas de pintura seja adaptado de forma flexível a qualquer momento.

“Uma das vantagens de mudar para o óleo térmico é a flexibilidade de escolher a fonte de energia para geração de calor em nossas oficinas de pintura. Por exemplo, o óleo térmico pode ser aquecido com eletricidade, energia geotérmica, energia solar térmica – ou até mesmo com um sistema de aquecimento movido a hidrogênio. A capacidade de mudar rapidamente de combustível a qualquer momento torna nossas oficinas de pintura mais resilientes. Se uma fonte de energia se tornar escassa ou indisponível, podemos reagir em curto prazo”, explica Samuel Flieger, gerente de projeto de planejamento técnico na oficina de pintura de Regensburg.

Isso significa que as oficinas de pintura já podem ser preparadas para operar com energia renovável – mesmo que o aquecimento sem gás ainda não seja uma opção. A rede elétrica, atualmente, não está equipada em todos os locais para atender à alta demanda de energia de uma oficina de pintura totalmente eletrificada, principalmente devido aos processos de secagem extremamente intensivos em energia. Um sistema baseado em óleo térmico também pode operar com gás como solução intermediária.

Testes concluídos com sucesso em Regensburg

A equipe do projeto-piloto de Regensburg aproveitou a parada de produção no período de Ano-Novo para instalar a tecnologia de óleo térmico. Em apenas alguns dias, substituiu o equipamento de secagem a gás utilizado em uma das três linhas de pintura de acabamento por um sistema de óleo térmico aquecido eletricamente – equipado com uma inovadora unidade elétrica de exaustão eRTO.

A principal inovação está no uso da nova unidade de aquecimento elétrico para transferir calor ao óleo térmico, em vez de aquecer diretamente o ar ao redor das carrocerias na câmara de secagem após a aplicação da tinta. O óleo aquecido circula em um circuito fechado e, em uma segunda etapa, aquece o ar da câmara de secagem por meio de trocadores de calor. O óleo térmico em circulação atinge temperaturas de várias centenas de graus Celsius e, ao contrário da água, mantém-se estável mesmo em temperaturas elevadas.

Modernização aumenta a eficiência energética

Sempre que há geração de calor residual, ele é recuperado e reutilizado como calor de processo. Isso reduz a temperatura do ar de exaustão liberado pelo telhado do galpão. Como resultado dessas medidas de modernização, o consumo total de energia do equipamento de secagem foi reduzido em aproximadamente 40%. A adoção do aquecimento por óleo térmico, combinada com a melhoria da eficiência energética do sistema, permitirá reduzir a pegada de carbono da oficina de pintura da planta de Regensburg em cerca de 480 toneladas de CO₂e por ano.

BMW Group Brasil
JeffreyGroup

AUDI A6 SPORTBACK E-TRON CHEGA AO BRASIL

Modelo é oferecido em versão única A6 Sportback e-tron Performance Black ao preço de R$ 649.990,00

A Audi do Brasil anuncia a chegada às concessionárias do inédito Audi Sportback A6 e-tron, o novo veículo 100% elétrico da marca no País. O modelo é o segundo da fabricante construído na Plataforma Elétrica Premium (PPE), uma nova arquitetura desenvolvida especificamente para veículos elétricos, com foco no desempenho e dinâmica de condução. Além disso, o modelo inaugura por aqui os Audi Rings traseiros iluminados e possui um coeficiente de arrasto aerodinâmico (Cd) de 0,21, tornando-se o carro mais aerodinâmico da história da marca das quatro argolas e de todo o Grupo Volkswagen. 

O novo Audi A6 e-tron se torna o primeiro veículo com tração traseira oferecido no mercado brasileiro pelas quatro argolas.  O veículo possui ainda uma bateria de 100 kWh com autonomia total de 445 quilômetros, segundo dados do Inmetro, e oferece carregamento de 10% a 80% em apenas 21 minutos em carregamento DC de 270 kW. O modelo oferece garantia de 4 anos para o veículo, e 8 anos para a bateria, sendo oferecido em versão única A6 Sportback e-tron Performance Black na rede com mais de 40 concessionárias da marca no País, por R$ 649.990,00.

"O Audi A6 e-tron chega para quebrar barreiras e criar paradigmas sobre o que é pilotar um veículo 100% elétrico. Design, tecnologia, segurança e dinâmica de condução se reúnem nesse modelo para oferecer uma experiência ao volante totalmente inédita e especial", destaca Gerold Pillekamp, Head de Marketing e Comunicação da Audi do Brasil.

"Estamos passando por uma renovação completa de nosso portfólio de veículos e o inédito Audi A6 Sportback e-tron chega para ampliar a nossa segunda geração de modelos 100% elétricos, que já conta por aqui com os modelos Q6 e-tron, Q8 e-tron, e-tron GT e RS e-tron GT. Queremos aumentar a nossa participação no disputado mercado de veículos premium elétricos e o A6 Sportback e-tron tem atributos de sobra para isso", afirma Renato Celiberti, Head de Vendas da Audi do Brasil.

Visual marcante

O novo Audi A6 e-tron adota a nova linguagem visual de design da marca das quatro argolas, onde os vincos afilados e retos foram suavizados, dando espaço para linhas mais fluídas e orgânicas. Essa nova arquitetura de design, que estreou no Brasil com o Q6 e-tron e foi adotada pela nova geração do Audi A5, lançada recentemente no País, encontra no inédito Audi A6 Sportback e-tron uma harmonia perfeita entre forma e função - não por acaso, o modelo é o mais aerodinâmico da história da fabricante.

Na dianteira, vincos discretos emolduram o capô de caimento sutil, enquanto os faróis com desenho afilado oferecem iluminação em LED Matrix com oito opções de assinaturas digitais. A porção meridional recebe uma ampla grade frontal, com vazamentos sutis e uma ampla tomada de ar emoldurada em preto brilhante, oferecendo uma mistura de esportividade e discrição.

Na lateral, as linhas fluídas e aerodinâmicas, com o caimento gradativo do teto em direção à coluna traseira, garantem ao modelo o legítimo design Sportback. O acabamento em preto brilhante aparece nos retrovisores, moldura das janelas e parte inferior das portas, em sintonia com as maçanetas embutidas e as rodas Audi Sport de 21 polegadas.

Na traseira, as lanternas Full-LED interligadas oferecem animações de luzes, enquanto o novo Audi Rings iluminado - inédito no Brasil - confere personalidade e presença marcante ao modelo.

Palco Digital

A nova filosofia de design da Audi também marca presença no interior, que está mais tecnológico, moderno e conectado à visão da fabricante em relação ao futuro da mobilidade premium. Materiais ecológicos e sofisticados, com texturas nobres e suaves ao toque, compõem a cabine do modelo, que conta com três telas distintas: Audi virtual cockpit (11,9 polegadas), Audi MMI panoramic display (14,5 polegadas) e MMI passenger display (10,9 polegadas).

Luzes de iluminação interativa percorrem todo o painel frontal do veículo, além de iluminação ambiente nas portas dianteiras e traseiras, criando um ambiente acolhedor e intimista. As portas contam com novo desenho e, em especial a porta do motorista, conta com painel de controle de diversas funções, sensível ao toque.

O modelo conta com o sistema de som Bang & Olufsen, de 705W de potência, 16 alto falantes de alta fidelidade, Tweeters de som 3D, Subwoofer traseiro e efeito virtual surrounding.

Além disso, o modelo oferece recursos inovadores, como o teto solar panorâmico com transparência ajustável e espelhos retrovisores virtuais de segunda geração (equipamento opcional).

Os retrovisores virtuais são rebatíveis, eletricamente ajustáveis e com memória. As imagens captadas externamente são transmitidas para telas posicionadas internamente, próximo à coluna A do veículo, permitindo uma visão externa ampliada e em alta definição.

Desempenho esportivo e eficiente

O modelo é equipado com baterias de íon lítio, com capacidade de 100 kWh, e arquitetura de 800 Volts que permite recarga super-rápida em sistemas de carregamento DC. o propulsor elétrico desenvolve potência de 367 cavalos e 565 Nm de torque, fornecendo ao modelo uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5,4 segundos, e velocidade máxima da 210 km/h (limitada eletronicamente).

Para auxiliar no carregamento elétrico, o modelo traz acesso para carregamento do lado do motorista e do passageiro com abertura elétrica, suporte de parede para o Audi Compact charger com até 11 kW de no modo AC e utilizável em tomada doméstica ou industrial de 16A/400V.

O modelo é equipado com a Plataforma Elétrica Premium (PPE), que tem foco na eficiência energética e na otimização de sistemas embarcados. O veículo possui bateria, com um sistema que oferece quatro modos de recuperação de energia, e oferece autonomia de 445 quilômetros, segundo dados do Inmetro, e carrega de 10% a 80% em apenas 21 minutos de carregamento DC 270 kW.

Lista de equipamentos

O novo Audi A6 Sportback e-tron oferece uma ampla lista de itens de série. Externamente, são destaques os Audi Rings traseiros iluminados; Kit exterior S line; Capa do espelho retrovisor externo em preto brilhante; Teto panorâmico de vidro com transparência ajustável; Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis, rebatíveis, aquecíveis, antiofuscantes e com memória. O modelo recebe rodas de alumínio Audi Sport, com 21 polegadas (8.5J/9.5J), pneus 245/40 R21 (dianteiro) e 275/35 R21 (traseiro).

Entre os itens de conforto e conveniência, há ar-condicionado automático de 3 zonas; aquecimento dos bancos dianteiros; bancos dianteiros elétricos com ajuste lombar e memória para o motorista; bancos dianteiros esportivos em combinação couro/couro sintético e inscrição S; keyless entry/go (chave conforto); pacote de luzes ambiente Plus com luzes interativas no painel; porta-malas com abertura e fechamento elétrico e sistema hands-free; projeção do logotipo Audi instalados nos retrovisores; e volante esportivo, de três raios, com parte superior e inferior achatadas, multifuncional, com paddle shifts e controles satélites.

O sistema de infoentretenimento é composto pelo Audi virtual cockpit (11,9 polegadas), Audi MMI panoramic display (14,5 polegadas) e MMI passenger display (10,9 polegadas). A experiência sonora premium é assegurada pelo sistema de som Bang & Olufsen 3D. Há conexão sem fio com os smartphones (sistemas operacionais Android e iOS) e duas entradas USB com função de carregamento rápido dedicada aos ocupantes do assento traseiro.

Em termos de tecnologia e segurança, o modelo oferece um total de nove airbags, sendo airbags dianteiros, laterais dianteiros e traseiros e cortina. Além disso, ele inclui diversas tecnologias de condução semiautônoma, como assistente de desvio e conversão; controle de cruzeiro adaptativo, aviso de saída de faixa com assistente de emergência e sistema de frenagem autônoma (AEB); park assist plus com sensores estacionamento dianteiro e traseiro; assistente de troca de faixa (Side Assist), alerta de tráfego reverso, exit warning e assistente de conversão em marcha ré.

O modelo traz de série, ainda, airbags dianteiros, laterais dianteiros e traseiros e cortina; câmeras top-view 360°; Audi Drive-Select; Audi pre sense dianteiro, lateral e traseiro; faróis Full LED Matrix com setas dinâmicas, apresentação de luzes, assinaturas ópticas personalizáveis (via MMI) e lavador de farol; e Head-Up display de realidade aumentada.

Cores e Dimensões

O inédito Audi A6 Sportback e-tron oferece um espaço generoso para até cinco ocupantes. As dimensões são de 4.928 milímetros (comprimento), 2.137 milímetros (largura), 2.946 milímetros (entre eixos) e 1.487 milímetros (altura). A capacidade do porta-malas traseiro é de 502 litros (1330 litros, com os bancos rebatidos), e a capacidade do porta-malas frontal é de 27 litros.

As cores disponíveis são Cinza Imã (Sólida), Azul Plasma (Metálica), Azul Malpelo (Metálica), Bege Siam (Metálica), Branco Geleira (Metálica), Preto Mito (Metálica), e Cinza Daytona (Perolizada). Internamente, são duas opções de cores: Preto com costura Cinza Aço, e Bege Cardamomo com Prata Pastel.

Aerodinâmica excepcional

A aerodinâmica é um componente essencial da longa história de sucesso da Audi. Os heróis de aerodinâmica do passado, como o Audi 100 (C3) e o Audi 80 (B3), também pertencem ao segmento de médio porte. A aerodinâmica sempre desempenhou um papel fundamental na trajetória de sucesso da Audi.

Em 1967, o NSU Ro 80 tinha uma carroceria aerodinâmica com um Cd de 0,35, o que mudou o design automotivo para sempre. A terceira geração do Audi 100, lançada em 1982, ostentava um Cd de 0,30 - algo excepcional à época. Logo em seguida, a terceira geração do Audi 80 honrou esse legado com um Cd de 0,29.

Agora, o Audi A6 e-tron escreve um novo capítulo nessa trajetória, provando mais uma vez que a Audi sempre combina forma e função em uma simbiose perfeita. E para alcançar esse recorde histórico, o modelo foi submetido a cerca de 2.800 simulações e incontáveis horas de testes no túnel de vento, sob a supervisão atenta de engenheiros e especialistas em design de carroceria.

Milímetro por milímetro, o Audi A6 e-tron foi lapidado como uma pedra preciosa pelas mãos e mentes da equipe da Audi AG, na Alemanha. O resultado será visto pelos brasileiros no início do segundo semestre deste ano, quando o modelo chegará à rede de concessionárias autorizadas da marca no País.

Audi do Brasil

IVECO GROUP E SENAI UNEM EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO EM JORNADA DE DESAFIOS DE SOLUÇÕES PARA A TRANSIÇÃO RUMO À DESCABONIZAÇÃO

O objetivo é conduzir talentos em uma trilha para o desenvolvimento de soluções para a redução das emissões

IVECO eDaily elétrica, a van 100% elétrica da linha Daily.

Comprometido com a transição para uma mobilidade multienergética e de baixo carbono, o Iveco Group dá mais um passo em sua estratégia de impulsionar a inovação rumo à descarbonização ao firmar uma parceria inédita com o Senai, em Minas Gerais (Senai-MG). A iniciativa propõe, entre o agosto e novembro, conduzir 60 mil alunos de diversas modalidades em uma trilha para o desenvolvimento de soluções que contribuam para a redução das emissões na cadeia de uso de matérias-primas da indústria automotiva.

A ação mobiliza talentos de unidades do Senai-MG de modalidades como Aperfeiçoamento, Qualificação, Aprendizagem Industrial e Habilitação Técnica de Nível Médio de diferentes regiões do estado.

Na primeira fase, intitulada “Largada Sustentável”, que acontece de 7 a 21 de agosto, os participantes vivenciam uma corrida de inovação aberta: equipes multidisciplinares irão criar, desenvolver e prototipar ideias para responder ao desafio da descarbonização da matéria-prima utilizada pelo Iveco Group. Como preparação, todos os alunos realizam o curso “Introdução à Descarbonização Industrial”, aprendendo sobre o processo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa nas atividades produtivas com processos menos poluentes.

De 25 de agosto a 19 de setembro, durante a segunda etapa, chamada “Oficina de Inovação”, as ideias com maior potencial serão transformadas em projetos estruturados.

Já a terceira etapa, Sprint Final, prevista para ser realizada de 22 de setembro até 31 de outubro, consiste na aceleração e refinamento dos projetos selecionados. O objetivo é garantir que as soluções desenvolvidas estejam alinhadas aos parâmetros de inovação, aplicabilidade e impacto climático.

“Os desafios impostos pelas mudanças climáticas exigem respostas conjuntas entre indústria, educação e inovação. Por isso, a jornada de descarbonização simboliza não apenas o compromisso do Iveco Group com a pauta climática. Buscamos uma contribuição concreta para desenvolvimento de pessoas, processos, acelerar a descarbonização da mobilidade no Brasil e posicionar o país como referência em soluções industriais alinhadas aos compromissos do Acordo de Paris”, ressalta a gerente de Sustentabilidade do Iveco Group, Lucilene Carvalho.

Durante toda a trilha de aperfeiçoamento, as equipes receberão orientação técnica para consolidar seus modelos de negócio (Canvas), elaborar pitches e construir protótipos. A seleção será feita em nível estadual, por meio de avaliação mediada por tecnologia, com participação da equipe técnica do Senai e de especialistas do Iveco Group. A partir desse processo, o comitê vai eleger os três projetos mais inovadores durante um pitch ao vivo no Senai Horto, em Belo horizonte, em 19 de novembro. Os selecionados participarão de ações de incentivo à educação, como visita guiada ao complexo do Iveco Group em Sete Lagoas, ganharão bolsas de estudos, entre outros.

“Essa trilha é mais do que um programa educacional: engajamos e transformamos as pessoas em protagonistas da transformação sustentável, valorizando a formação técnica como motores da transição energética e industrial”, pontua o gerente de Educação e Tecnologia do Senai- MG, Ricardo Aloysio.

Iveco Group
Rede

MARCOPOLO REFORÇA PROTAGONISMO NO TRANSPORTE URBANO NACIONAL E INICIA ENTREGA DE 444 ÔNIBUS TORINO PARA A VIAÇÃO PIONEIRA

Até dezembro, operadora receberá 207 unidades do modelo. Fornecimento total será concluído em 2026

A Marcopolo fará a entrega, neste mês de agosto, dos primeiros 117 novos ônibus Torino de um total de 444 unidades para a Viação Pioneira, uma das principais operadoras do Distrito Federal. O volume expressivo de veículos representa uma das maiores aquisições do setor nos últimos anos e reforça a sólida parceria entre as empresas, além de destacar o protagonismo da Marcopolo em projetos de renovação de frota e sustentabilidade no transporte público brasileiro.

Ao todo, a operadora receberá 207 veículos até o fim de 2025, com as 237 unidades restantes previstas para 2026, com intermediação realizada pela Topline Bus Comércio e Representações, representante Marcopolo na região Centro-Oeste. Os ônibus atenderão à chamada Bacia 2, que abrange as regiões do Gama, Itapoã, Jardim Botânico, Paranoá, Santa Maria e São Sebastião, que somam mais de 600 mil pessoas diretamente beneficiadas pela renovação da frota.

“A Viação Pioneira é um tradicional e importante cliente Marcopolo, com frota de mais de 700 veículos.  Participar de forma integral da renovação de sua frota com ônibus modernos e sustentáveis reforça nosso compromisso com a mobilidade urbana de qualidade”, destaca Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo.

Todos os ônibus contemplam a carroceria Marcopolo modelo Torino, com chassis Mercedes-Benz OF 1721 EURO 6, com 12.240 mm de comprimento total e capacidade para 36 passageiros, 2 auxiliares e 34 passageiros em pé, poltrona City estofada com encosto alto. Os veículos contam com elevador para total acessibilidade e equipamentos para maior segurança e comodidade, como portas elétricas com sistema antiesmagamento, Itinerários eletrônicos, vidros fumês, assoalho com revestimento antiderrapante, faróis de LED, sistemas de áudio e vídeo com monitoramento mais o validador integrado atendendo todas às especificações do órgão gestor e do Governo do Distrito Federal.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

INDÚSTRIA DE DUAS RODAS DE MANAUS BATE RECORDE E REFORÇA LIDERANÇA GLOBAL

Setor registra faturamento recorde de R$ 23,3 bilhões no primeiro semestre, alta de 30,2% sobre 2024. Os dados e tendências foram apresentados no webinar “Diálogos Amazônicos”.

O PIM (Polo Industrial de Manaus) consolidou-se, mais uma vez, como potência global na fabricação de veículos de duas rodas. No primeiro semestre de 2025, o setor atingiu faturamento recorde de R$ 23,3 bilhões, um crescimento de 30,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados do PEA (Painel da Economia Amazonense).

Com capacidade produtiva anual de 1,8 milhão de motocicletas e 500 mil bicicletas, o PIM mantém sua posição como o maior polo de produção de duas rodas fora do eixo asiático, abastecendo uma rede nacional com mais de 7,8 mil pontos de venda e concessionárias.

Esse forte desempenho também se traduz em geração de empregos: até julho, o setor empregava 20,3 mil trabalhadores diretos em Manaus, aumento de 8,56% sobre 2024 (18,7 mil). Em todo o Brasil, a cadeia produtiva sustenta cerca de 150 mil empregos diretos.

A produção de bicicletas elétricas desponta como um dos destaques de 2025. Segundo a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), a fabricação registrou alta de 122% no ano, com 18,2 milhões de unidades até julho, frente a 9,2 milhões no mesmo período de 2024. Atualmente, o PIM fabrica 45 modelos diferentes de e-bikes, em sintonia com as tendências globais de mobilidade sustentável.

Para Lúcio Flávio de Moraes, presidente executivo do CIEAM (Centro da Indústria do Estado do Amazonas), os números comprovam a força e a relevância estratégica do setor: “O polo de Duas Rodas de Manaus é um exemplo claro de como o Brasil pode competir de igual para igual com os maiores centros industriais do mundo. Temos alta capacidade produtiva, tecnologia de ponta, processos sustentáveis e uma rede de fornecedores que garante qualidade e agilidade ao consumidor”, explica o executivo.

Qualidade, inovação e sustentabilidade com DNA brasileiro

A indústria brasileira de duas rodas é reconhecida por seus centros de produção certificados pela ISO 9001 e alinhados aos mais exigentes padrões internacionais. Altamente verticalizada, alia competitividade, inovação e responsabilidade ambiental, posicionando o Brasil como referência global em qualidade, segurança e confiabilidade.

A sustentabilidade é parte central dessa trajetória: 65% da produção nacional já utiliza motorização flexfuel, reforçando o compromisso com soluções mais limpas e eficientes. “Além do impacto econômico, nosso setor cumpre um papel estratégico na mobilidade urbana, na inclusão social e na preservação ambiental. Produzir na Amazônia é garantir desenvolvimento regional com a floresta em pé”, destaca Lúcio.

Fabricadas majoritariamente em Manaus, as motocicletas brasileiras incorporam tecnologia de ponta comparável aos principais mercados internacionais, com garantia média de dois a quatro anos e ampla rede de reposição, assegurando rapidez e eficiência no atendimento ao consumidor. O setor abriga os principais fabricantes mundiais, fortalecendo a posição do Brasil no cenário internacional.

Os dados e tendências foram apresentados no webinar “Diálogos Amazônicos”, moderado por Márcio Holland, coordenador da Pós-Graduação Master da FGV EESP. O evento contou ainda com a participação de Marcos Bento, presidente da Abraciclo e head de Vendas da Moto Honda da Amazônia, e Fernando Rocha, vice-presidente do segmento de bicicletas e diretor de Operações da Caloi.

CIEAMO Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM) é uma entidade empresarial com personalidade jurídica, ligada ao setor industrial, que tem por objetivo atuar de maneira técnica e política em defesa de seus associados e dos princípios da economia baseada na Zona Franca de Manaus (ZFM).  Implementada pelo governo federal em 1967, com o objetivo de viabilizar uma base econômica no Amazonas e promover melhor integração produtiva e social entre todas as regiões do Brasil, a Zona Franca de Manaus é um modelo de desenvolvimento regional bem-sucedido que devolve aos cofres públicos mais da metade da riqueza que produz. Atualmente, são 600 empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM). O estado do Amazonas tem 546 mil empregos, dos quais 130 mil são diretos do PIM e garantem a preservação de 97% da cobertura florestal do Amazonas. Encerrou 2024 com um faturamento de R$ 204 bilhões

CIEAM
Grupo Printer Comunicação

sexta-feira, 15 de agosto de 2025

BUSSCAR ENTREGA 30 UNIDADES DO PANORÂMICO DD NB1 COM LOTE TECNOLÓGICO E CONFORTO DE ÚLTIMA GERAÇÃO

Modelo da família NB1 combina ambiente aconchegante com soluções avançadas em conectividade, entretenimento, segurança, comodidade e modernidade a bordo

A Expresso Nossa Senhora da Penha, de Maringá (PR), recebeu 30 unidades do astro da família NB1, o Panorâmico DD da Busscar. As carrocerias, montadas sobre os chassis Mercedes-Benz O-500 RSDD 2745, possuem 15 metros e foram configuradas para oferecer o que há de mais moderno em tecnologia, conforto e segurança no transporte rodoviário.

Conforto e comodidade

O salão superior conta com 46 poltronas Class Leito Turismo, enquanto o salão inferior dispõe de 8 poltronas Cama Buss. Todas poltronas oferecem apoio para pés e pernas, porta revistas, gancho para sacos de lixo e conjunto de porta copos individuais. Os assentos do corredor contam com apoio de braço lateral escamoteável. Os carros dispõem de dois lugares reservados para Portadores de Necessidades Especiais, com elevador para cadeirantes localizado no entre-eixos.

Para garantir viagens mais agradáveis, os Panorâmicos DD NB1 entregues à Expresso Nossa Senhora da Penha contam com dois tetos solares com renovação de ar, sendo o primeiro com exaustor e o segundo com ventilador. O ar-condicionado possui filtro anti-pólen, proporcionando mais qualidade ao ar interno. A iluminação lateral no porta-pacotes/dutos junto às janelas dos veículos é na cor azul, a cor se repete na iluminação no peitoril abaixo das janelas, já a luz do corredor em LED é na cor cristal e está localizada sob as poltronas.

No piso superior, os carros contam com móveis e bares. O ambiente é complementado por um armário no porta-pacotes próximo à escada de acesso, um móvel atrás da escada com sistema de refrigeração, uma geladeira de 50 litros atrás da escada e uma geladeira de 47 litros ao final do salão.

No salão inferior, há também móveis e bares, além de uma geladeira de 52 litros para uso geral.

Conectividade e entretenimento

Para ampliar a comodidade dos passageiros e a eficiência dos motoristas, cada veículo conta com tomadas USB-A individuais em todas as poltronas. A bordo, há roteador de Wi-Fi, instalado em um armário para equipamentos eletrônicos, garantindo acesso à internet durante a viagem.

Na cabine do motorista, a Central Multimídia (iOS, Bluetooth, Rádio AM/FM, USB, MP3, MP4, entrada para câmera e Wi-Fi) integra as funções de conectividade e comando. O sistema de áudio e vídeo é complementado por rádios multifuncionais nos salões superior e inferior, com suporte a USB, SD-Card, Bluetooth, entradas auxiliares e RCA, além de saídas de vídeos para monitores. A sonorização é composta por 8 alto-falantes no piso superior e 4 no inferior, gerenciador de áudio e vídeo com três painéis de comando e receptor de TV Digital.

Comunicação, segurança e tecnologia

Os veículos dispõem de interfone de três pontos (cabine, escada do salão superior e salão inferior) e plugs para microfone em ambos os salões. O sanitário, localizado no salão superior, possui detector de fumaça. O sistema de monitoramento inclui quatro câmeras internas (frente de cada salão, entrada de passageiros e marcha à ré externa), microcâmera na tampa traseira do condensador e monitor no painel superior. Há ainda sensor de estacionamento traseiro com display, alarme sonoro para marcha à ré, botão de emergência no sanitário e tecla de aviso nas poltronas preferenciais, com sinal sonoro e visual para o motorista. O pacote tecnológico inclui câmbio automático, radar para sistema de frenagem de emergência (AEBS) e assistente de ponto cego (BSA).

Panorâmico DD NB1

  • Cabine de motorista mais ampla do mercado
  • Ambos os salões com altura padrão de 1,80m
  • Espelhos retrovisores mais próximos do motorista. Visibilidade total dos espelhos facilitando manobras
  • Conjunto de 6 saídas de ar-condicionado direcionado ao motorista
  • Bagageiro traseiro com abertura para trás. Facilidade na movimentação das bagagens
  • Central elétrica com acesso externo. Manutenção facilitada sem interferência na cabine
  • Lanternas traseiras individualizadas. Fácil manutenção e reposição econômica.
  • Faróis auxiliadores superiores de longo alcance
  • Itinerário central entre os para-brisas. Maior conforto visual dos passageiros e manutenção facilitada
  • Modelo de cabine padronizada para todos os chassis.

Segundo Paulo Corso, diretor comercial da Busscar, o Panorâmico DD NB1 foi projetado para elevar o padrão de viagem no transporte rodoviário. “Cada detalhe foi pensado para garantir praticidade, segurança, qualidade e conforto, mostrando que o compromisso da Busscar é entregar soluções que unem design e funcionalidade para os nossos clientes”, diz.

Busscar

FROTA DE ÔNIBUS COM AR-CONDICIONADO ESTÁ CRESCENDO EM MÉDIAS E PEQUENAS CIDADES

A incorporação de mais ônibus equipados com sistema de ar-condicionado no programa de renovação de frota nas médias e pequenas cidades brasileiras está crescendo. A informação foi destacada por Luis Carlos Sacco, diretor regional América Latina da Spheros, empresa líder no Brasil e em todo o mundo em soluções térmicas para veículos comerciais, durante o Seminário Nacional NTU 2025, realizado entre os dias 12 e 13 de agosto, no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, em Brasília (DF).

“Esta é a nossa terceira participação no Seminário Nacional NTU e, ao longo desse tempo, temos acompanhado o crescimento da demanda por modelos urbanos equipados com ar-condicionado, sobretudo em médias e pequenas cidades. O que antes era uma exigência dos grandes centros está ganhando os municípios de todo o País e ocorre porque os passageiros estão buscando cada vez mais comodidade, segurança e também conforto térmico no interior dos ônibus”, destaca o executivo.

A Spheros do Brasil é a segunda maior operação do Grupo Spheros no mundo e a maior em produção de sistemas de ar-condicionado para ônibus. Com o aumento da frota de modelos elétricos no Brasil e em todo o continente latino-americano, a fabricante focou a sua participação no seminário nas mais recentes do mercado para poder oferecer os melhores produtos, de acordo com as especificações de cada montadora e encarroçadora.

“Neste ano, já lançamos alguns novos produtos sob medida para o mercado brasileiro, como a nova família CC206 de ar-condicionado para micro-ônibus. E vamos apresentar no início de 2026 outros lançamentos de climatização e produtos eletrônicos”, enfatiza Luís Carlos Sacco.

Além dos sistemas de ar-condicionado, entre os recentes lançamentos da Spheros estão novos softwares para ônibus Duplo Piso, com operação simples e diagnóstico de falhas detalhadas do sistema de ar-condicionado para facilitar o trabalho da manutenção das operadoras e com portas de conexão com telemetria e para configuração de itinerários.

SpherosCom matriz na Alemanha e presença em 11 países, a Spheros é uma empresa de tecnologia global, líder de mercado no desenvolvimento e fabricação de soluções em climatização para transporte comercial – ônibus convencionais e elétricos – e tem como foco principal o desenvolvimento e produção de soluções de climatização e produtos eletrônicos para este mercado. Fundado em 1956, o Grupo Spheros desenvolve soluções sustentáveis que impulsionam a eletrificação da frota global de ônibus, reduzindo emissões e consumo de combustível. A linha de produtos inclui sistemas de ar-condicionado, aquecedores, bombas de refrigeração, bem como unidades de controle eletrônico inteligentes. A empresa, com sede em Gilching, Munique, tem presença global com operações na Europa, América do Norte, América do Sul, China, Índia, África do Sul e Austrália, atendendo tanto OEMs quanto ao mercado de reposição. O Grupo Spheros conta com uma estrutura de mais de 1.100 pessoas

Spheros
Secco Consultoria de Comunicação

MARCOPOLO LANÇA NOVO ÔNIBUS AUDACE 1050 NO CONTINENTE AFRICANO

Modelo rodoviário inova com tecnologias com foco na eficiência, segurança, conforto e elevado grau de personalização

Marcopolo Audace 1050

A Marcopolo lança para o mercado africano o novo ônibus rodoviário Audace 1050. O modelo incorpora as inovações e tecnologias desenvolvidas pela fabricante e adotadas nos mais recentes lançamentos globais para maior eficiência, segurança e conforto, proporcionando para operadores uma nova opção de veículo sofisticado e, ao mesmo tempo, seguro, confortável, econômico e eficiente.

“O mercado africano vem, a cada ano, ganhando novos segmentos para atender aos mais diferentes públicos e necessidades. A Marcopolo, como líder de mercado, lançou recentemente o Paradiso G8 1350 para o segmento rodoviário luxo e, agora em 2025, introduz o Audace 1050 como uma nova opção para o segmento rodoviário semiluxo, que já contava o Andare FL”, destaca Renan Pesente, gerente-geral da Marcopolo África do Sul.

O Audace 1050 é um modelo versátil e que, devido ao seu alto grau de personalização, pode ser utilizado em diversas aplicações, como transporte intermunicipal, turismo e serviços de traslado, entre outros. Tem capacidade para transportar até 75 passageiros, na configuração de poltronas 3x2. Destaca-se pelas linhas modernas, arrojadas e limpas que garantem melhor coeficiente aerodinâmico, menor consumo de combustível e emissões, aliados a maior conforto térmico-acústico, além de oferecer robustez, segurança e baixa manutenção. O modelo possui estrutura galvanizada, projetada para suportar fortes impactos, garantindo máxima segurança ao motorista e passageiros em colisões frontais, laterais, traseiras e em casos de capotamento. O teto e saias laterais em alumínio, e revestimentos dianteiro e traseiro em fibra de vidro garantem alta resistência à corrosão e prolongam a sua vida útil.

Externamente, o Audace 1050 possui conjunto ótico dianteiro com novo design dos faróis de longa visibilidade e LED, para maior segurança, que oferece ótima visibilidade noturna e diurna. O novo para-brisa dianteiro, mais amplo, e espelhos retrovisores externos elétricos, antiembaçantes e com três lentes ampliam significativamente o campo de visão do motorista, garantindo melhor visibilidade e segurança para o condutor e passageiros.

Na traseira, o visual limpo e arrojado está presente nas lanternas envolventes, no novo vigia traseiro, com delimitadora e break light integrados, e no para-choque inteiriço sem ponteiras, que proporciona manutenção facilitada, com menores custo e tempo de reparo. Para melhor dirigibilidade e segurança, possui quatro sensores de estacionamento posicionados no para-choque traseiro.

Internamente, o Audace 1050 ganhou novo e avançado isolamento acústico e medidas antirruído, que proporcionam o mais alto nível de conforto para motorista e passageiros, novo painel dianteiro, mais baixo e que proporciona maior visibilidade para o motorista e novo cluster dos instrumentos no painel que facilita o acesso do motorista aos comandos, com melhor ergonomia, segurança e dirigibilidade. O modelo recebeu ainda novo assento para o motorista, mais ergonômico, e defroster, com sistema de desembaçamento mais eficiente, que incorpora refrigeração, ventilação e aquecimento. Oferece ainda, como opcional, poltrona do segundo motorista e camarote (compartimento para descanso do motorista) com ventilador e botão de solicitação de parada.

No salão de passageiros, o modelo oferece duas opções de configuração 2x2, para 60 passageiros, e 3x2, para até 75 lugares, com poltronas com design ergonômico e apoios de cabeça em espuma viscoelástica, que se adaptam ao formato do corpo do passageiro, proporcionam conforto superior em viagens de longa distância. Ganhou novo sistema de refrigeração com sistema de ar-condicionado Spheros CC355 136.500 BTUs, mais potente e que proporciona temperatura interna homogênea em todo o ambiente, cintos de segurança de três pontos e porta-focos com luzes individuais de leitura, três monitores de vídeo de 15 polegadas no salão interno. Possui ainda sanitário na parte traseira do veículo e, como opcionais, geladeira e sistema interno de iluminação do ambiente duplo em LED.

O Audace 1050 será comercializado com comprimento total de 15.000mm, largura de 2.600mm e altura de 3.710mm. Na concepção do novo modelo, a engenharia da Marcopolo desenvolveu um novo bagageiro, com interior maximizado que proporciona capacidade de bagagem superior a 11 m³, a maior do mercado, oferecendo amplo espaço para os pertences dos passageiros.

Mais segurança e facilidade de manutenção

O Audace 1050 possui estrutura da carroceria em conformidade com a norma R66.02 da ECE para segurança em capotamentos, oferecendo um alto nível de segurança aos passageiros. Sua fabricação atende as normas SABS da África.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

quinta-feira, 14 de agosto de 2025

VOLVO VM LEVA PRÊMIO CAMPEÃO DE REVENDA 2025 EM DUAS CATEGORIAS, NUMA CONQUISTA INÉDITA PARA O MODELO

Volvo VM 360 8x2 e Volvo VM 290 8x4 Betoneira

A Volvo volta a conquistar um relevante reconhecimento no mercado brasileiro de caminhões. A marca conquistou dois primeiros lugares no aclamado Prêmio Campeão de Revenda, desta vez com a linha VM, nos segmentos de pesados e semipesados. O VM 290 8x4 rígido venceu na categoria “Caminhão semipesado 8x2/8x4” e o VM 360 8x2 rígido conquistou a vitória na classe de “Caminhão pesado até 400 cv”.

É a primeira vez que modelos da linha VM alcançam a principal colocação nessas categorias desde que a premiação foi criada pela revista Frota & Cia, uma das mais prestigiadas publicações do segmento de veículos comerciais no Brasil. Antes disso, apenas o modelo FH 540 cv 6×4, caminhão pesado mais vendido do Brasil, havia conquistado a distinção, em outras edições.

Na edição de 2025, os dois modelos laureados da linha Volvo VM apresentaram a menor depreciação de preço no período de dois anos, em pesquisa feita com base na tabela Fipe, o respeitado estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas que é referência em preços de veículos seminovos ou usados no País.

“Estes resultados inéditos fortalecem ainda mais a reputação dos caminhões Volvo VM, tanto em pesados quanto em semipesados. Além de se destacarem em vendas quando novos, esses modelos também são disputados no mercado de seminovos, com valorização acima da média”, declara Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões.

e/d: Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões; e José Augusto Ferraz, diretor de Frota & Cia e idealizador da certificação

Versatilidade

Utilizado em inúmeras aplicações, o Volvo VM se destaca pela versatilidade. Está presente nas rodovias, centros urbanos, estradas rurais, em minerações e lavouras, além de portos, aeroportos e em uma série de outras operações. “O VM tornou-se uma referência em todas as áreas do transporte de cargas”, explica Cavalcanti. Entre suas características, ele destaca o baixo consumo de combustível, o potente motor Volvo D8K, a segurança, a robustez e a alta eficiência operacional.

“Esse inédito reconhecimento aos dois modelos da linha VM atesta que todos os modelos Volvo têm alta procura no mercado de seminovos. São veículos robustos, seguros e confiáveis, que permanecem entregando alta produtividade mesmo depois de anos de uso”, confirma Rogério Kowalski, gerente comercial de seminovos Volvo.

Prêmio Campeão de Revenda

Em sua sexta edição, o Prêmio Campeão de Revenda já figura como um dos mais respeitados do setor de transportes comerciais. A iniciativa se destaca pela metodologia transparente, baseada nos preços informados da tabela Fipe, disponíveis na internet. “Esse rigor na apuração dos dados faz desse indicador uma importante ferramenta de consulta para administradores de frotas de veículos comerciais, ao colaborar para o cálculo do TCO (Total Cost of Ownership ou Custo Total de Propriedade) de um caminhão ou utilitário”, explica José Augusto Ferraz, diretor de Frota & Cia e idealizador da certificação. 

Clique na tela e assista a entrevista com Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões.

Grupo Volvo América Latina

VIAÇÃO PIONEIRA DE BRASÍLIA RENOVA FROTA COM 444 ÔNIBUS URBANOS MERCEDES-BENZ OF 1721

Viação Pioneira é uma das empresas de transporte público mais tradicionais do Distrito Federal

Modelo oferece opções de suspensão metálica ou pneumática

A Viação Pioneira, uma das empresas de transporte público urbano mais tradicionais do Distrito Federal, com sede em Brasília, reafirmou, mais uma vez, sua ampla preferência pelos chassis de ônibus Mercedes-Benz. O cliente está renovando e ampliando sua frota com 444 unidades zero km do modelo OF 1721. Deste total, 207 serão entregues ainda este ano – alguns, aliás, já estão em operação – com as restantes 237 unidades programadas para 2026.

Comercializados pela Mardisa, concessionário Mercedes-Benz de Brasília, os chassis OF 1721 estão recebendo carroçarias Torino da Marcopolo.

“Atualmente, temos cerca de 740 ônibus em operação na nossa frota 100% Mercedes-Benz, a maioria OF 1721, juntamente com modelos como o micro LO 916 e O 500 U, M e articulados”, informa Fernando Eloia, diretor administrativo da Viação Pioneira. “Historicamente, a Mercedes-Benz tem sido uma das principais fornecedoras para o setor. A Viação Pioneira, ao longo de sua trajetória, sempre operou uma frota significativa de veículos, sendo muito comum que empresas desse porte estabeleçam parcerias duradouras com montadoras de renome. No caso da Mercedes-Benz, ela é uma gigante mundial na produção de chassis de ônibus, amplamente utilizados no Brasil devido à sua robustez, confiabilidade e rede de assistência técnica”.

Frota nova traz benefícios para usuários, motoristas e cobradores

“A história da Viação Pioneira remonta a várias décadas. Ao longo dos anos, expandiu sua frota e as linhas que atende, tornando-se um player importante no sistema de transporte coletivo do Distrito Federal”, destaca Fernando Eloia. “A renovação da frota é um ciclo constante para empresas de ônibus. Veículos novos e bem cuidados projetam uma imagem de modernidade, responsabilidade e preocupação com a qualidade do serviço prestado à população, o que pode atrair e reter passageiros”.

O cliente aponta mais ganhos com uma frota nova. “Os motoristas e os cobradores passam a contar com veículos mais confortáveis, ergonômicos e com sistemas de segurança modernos, o que pode impactar positivamente a satisfação e o desempenho da equipe”, diz Fernando Eloia. “Além disso, a renovação é uma oportunidade para incorporar veículos com plataformas elevatórias ou rampas para cadeirantes, espaços para cães-guia e assentos preferenciais para idosos, gestantes e pessoas com mobilidade reduzida, tornando o sistema mais inclusivo. E mais: veículos recentes atendem às normas de emissão de poluentes mais rigorosas e outras exigências regulatórias, garantindo a conformidade da empresa. Em suma, a nova frota é um investimento que busca otimizar as operações da Viação Pioneira, oferecer um serviço de maior qualidade, segurança e conforto aos passageiros, contribuindo assim para um ambiente urbano mais sustentável”.

A Viação Pioneira é a operadora responsável pelo transporte coletivo na Bacia 2 do Distrito Federal, abrangendo as regiões do Gama, Santa Maria, São Sebastião, Candangolândia, Lago Sul, Jardim Botânico, Itapoã e Paranoá. Atende, em média, cerca de 350 mil passageiros por dia.

OF 1721 é o campeão de vendas do Brasil e destaque nas capitais

“Tão importante quanto essa expressiva venda de mais 444 chassis OF 1721 para a Viação Pioneira é a reafirmação da presença 100% da nossa marca numa frota de 740 ônibus que têm papel fundamental no transporte coletivo urbano do Distrito Federal”, ressalta Walter Barbosa, diretor de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Isso reafirma a sólida participação da estrela de três pontas na mobilidade urbana da capital do País, o que traz orgulho e satisfação para a nossa Empresa e para o concessionário Mardisa”.

“O OF 1721, campeão da preferência nas renovações de frota urbana em várias capitais e em muitas cidades do Brasil, entrega à Viação Pioneira, como a todos os clientes, uma alta performance, com o menor consumo de combustível do segmento, baixo custo operacional, ampla disponibilidade e confiabilidade no transporte de passageiros”, afirma Walter Barbosa. “Além disso, o OF 1721 se destaca pela compatibilidade ambiental dos motores com tecnologia BlueTec 6, que reduzem drasticamente as emissões de poluentes como Óxidos de Nitrogênio e Material Particulado. Dessa forma, damos nossa contribuição para a sustentabilidade na mobilidade urbana”.

OF 1721 oferece opções de suspensão metálica ou pneumática

Oferecido nas versões com suspensão metálica ou pneumática, o chassi OF 1721 é indicado para transporte urbano de passageiros e também para fretamento contínuo, como o transporte de funcionários, e fretamento eventual, em caso de grupos de turistas, além de transporte rodoviário de curtas distâncias. Nestes casos, recebe carroçaria de ônibus rodoviário, proporcionando mais conforto e bem-estar a bordo.

Desenvolvido para receber carroçarias de até 13,2 metros, o OF-1721 vem equipado com o motor eletrônico OM-924 LA de 4 cilindros, compatível com a norma Proconve P8 (Euro 6), que oferece potência de 208 cv a 2.200 rpm e torque de 780 Nm de 1.200 a 1.600 rpm. Este motor é referência pela economia no consumo de combustível e por um alto torque em baixas rotações.

Mercedes-Benz é líder de vendas no mercado brasileiro de ônibus

De janeiro a julho deste ano, a Mercedes-Benz do Brasil liderou as vendas de ônibus no País na categoria acima de 8 toneladas de PBT. Foram 6.028 unidades emplacadas, com uma participação de mais de 43% de todo o mercado de ônibus. Esse volume de vendas representa um crescimento de 24% em relação às 4.846 unidades comercializadas no mesmo período do ano passado.

No segmento de ônibus urbano, a liderança da Mercedes-Benz é ainda mais destacada em 2025, com 3.952 unidades emplacadas até julho, o que significa 77% de participação de mercado. No segmento rodoviário, foram 1.482 unidades vendidas até julho, com aproximadamente 49% de participação. No segmento de fretamento a marca é líder no acumulado de janeiro a julho, com 778 unidades emplacadas e cerca de 46% de market share.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus

XIII RAID SOLIDÁRIO: SOCIEDADE SE MOBILIZA EM PROL DE IDOSOS CARENTES

Domingo, 31 de agosto, no Boulevard do Shopping Iguatemi, de 9h30 às 13h, encontro reúne mostra de veículos especiais e solidariedade a idosos carentes de instituição séria e reconhecida, Movimento Vivências, com entrega de doações fundamentais.

O Alfa Romeo Clube do Brasil e o Movimento Vivências, com apoio do Shopping Iguatemi, se unem mais uma vez em iniciativa pró-idosos do Movimento Vivências, que há mais de 20 anos trabalha apoiando idosos carentes. O evento contará também com o MG Club do Brasil, BMW Car Club Brasil e Mercedes-Benz Clube São Paulo. O sucesso do Raid Solidário, com ampla participação da sociedade, tem garantido a todo ano toneladas de doações que chegam aos mais de 400 idosos atendidos pelo Movimento Vivências.

A XIII edição do Raid Solidário, será na manhã de domingo, 31 de agosto, de 9h30 às 13h, no estacionamento Boulevard, do Iguatemi, avenida Faria Lima, onde os carros ficam expostos para apreciação especial.

Parte dos veículos expostos durante o Raid Solidário 2024

O Raid Solidário é um evento paulistano anual já tradicional, que combina a entrega das doações com mostra e apresentação de carros clássicos, antigos e raros, numa ação fundamental de solidariedade a idosos carentes, com a arrecadação de recursos como fraldas, itens de cuidados e higiene, alimentos não perecíveis, entre outros itens, além de doações em dinheiro via Pix (pelo CNPJ 18570032000198), usado na compra de equipamentos como cadeiras de banho e de rodas, além de camas hospitalares.

Raid Solidário
Marli Gonçalves
Comunicação & Imprensa
marli@brickmann.com.br

GUSTAVO PASCHOA É O NOVO CCO DA MOVECTA

Executivo chega com o desafio de impulsionar o crescimento estruturado da companhia

Gustavo Paschoa

A Movecta, uma das maiores empresas de logística integrada do país, anuncia a chegada de Gustavo Paschoa como Chief Commercial Officer (CCO). O novo executivo terá um papel decisivo na aceleração do crescimento e na consolidação da empresa entre os principais operadores logísticos do Brasil, liderando frentes estratégicas voltadas à expansão de receita e à otimização de margens.

“Estou bastante motivado para contribuir com a continuidade da implementação dos objetivos definidos no Plano Estratégico Movecta 2030, um robusto e sustentável plano de crescimento, desenhado para suportar iniciativas como a oferta de soluções customizadas para clientes, o fortalecimento da proposta de valor com foco consultivo e segmentado por mercados prioritários e o desenvolvimento de novas oportunidades que ampliem nossa participação de mercado”, afirma Paschoa.

Para o executivo, em um cenário de constante transformação e de mercados cada vez mais dinâmicos e exigentes, uma liderança comercial estratégica é essencial para sustentar o crescimento e ampliar a presença da companhia. “É justamente nesses desafios que enxergamos grandes oportunidades. Pretendo fortalecer nosso relacionamento com clientes, explorar novos canais e impulsionar a inovação em nossas ofertas”, complementa.

Com mais de três décadas de experiência no setor de logística e transporte, Gustavo Paschoa atuou em posições de liderança em empresas como CMA CGM, Maersk, Panalpina e Penske Logistics. Ao longo de sua trajetória, liderou iniciativas estratégicas em supply chain, cabotagem e transporte marítimo, com forte atuação na estruturação de operações, desenvolvimento de mercados e transformação organizacional. Reconhecido por sua gestão orientada a resultados, alta performance e valorização de talentos, também participa ativamente de discussões sobre inovação, sustentabilidade e descarbonização na logística brasileira.

Movecta

A Movecta é um dos maiores operadores logísticos do mercado brasileiro. Com 70 anos de história, suas operações estão concentradas em São Paulo, Santa Catarina e Pernambuco. São oito unidades operacionais e um escritório administrativo, sendo quatro terminais alfandegados, totalizando 430 mil metros quadros de área disponível.

Única empresa do setor com terminais alfandegados localizados nos principais hubs marítimos de comércio exterior no país, a companhia se destaca ainda por ser dona do único terminal alfandegado frigorificado do Porto de Santos. A empresa é um dos maiores operadores logísticos de produtos químicos do país e, no porto de Suape, detém a liderança de cargas de projeto para grandes parques eólicos do Norte e Nordeste.

A Movecta possui operações de transporte por todo o território nacional, movimentando diferentes perfis de cargas, em resposta às particularidades e aos altos níveis de serviço exigidos no mercado. Também conta com modernas instalações de armanezagem, equipadas com tecnologia e processos eficientes, garantindo a integridade e segurança dos produtos.

A expertise da empresa em projetos logísticos a permite transformar a complexidade em simplicidade e flexibilidade, integrando a cadeia logística e comércio exterior de forma única e inovadora para solucionar as demandas específicas de diversos segmentos de mercado.

Movecta
ConteúdoInk Comunicação

quarta-feira, 13 de agosto de 2025

IVECO BUS ENTREGA PRIMEIROS ÔNIBUS DE NOVA FROTA ESCOLAR EM BRUMADINHO, NA GRANDE BH.

Líder na atual edição do programa Caminho da Escola, marca fornecerá 32 novos ônibus para o município, contribuindo para o acesso seguro e a frequência de alunos em escolas públicas

Foto: Divulgação Prefeitura de Brumadinho

A IVECO BUS participou nesta terça-feira (12) da entrega das primeiras unidades da nova frota de 32 ônibus escolares fornecidos para a Prefeitura de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A cerimônia, realizada na presença de autoridades e da população, teve como destaque a entrega simbólica das chaves ao prefeito, feita pelo coordenador de Vendas ao Governo da IVECO BUS, Elton Luiz. Os novos ônibus desfilaram pelas ruas da cidade, em um ato que simbolizou o maior investimento já realizado na infraestrutura escolar do município. Os ônibus, modelos BUS 10-190 ORE 2 e BUS 15-210 ORE 3, foram adquiridos por meio do programa Caminho da Escola, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Marca líder no fornecimento de ônibus na atual edição do Caminho da Escola, a IVECO BUS superou, em 2025, as 10.000 unidades entregues desde o início da participação no programa. Com produtos feitos sob medida para a missão de transportar estudantes, a marca garante diariamente o acesso seguro e a frequência de alunos em escolas de todo o país, alimentando sonhos e ajudando a transformar o futuro.

“Investir em mobilidade escolar é investir no futuro do país. Nossa atuação no Caminho da Escola reflete o compromisso da montadora com o Brasil e com as novas gerações”, afirma Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina.

A entrega das demais unidades será realizada nos próximos meses. A nova frota de Brumadinho faz parte da linha IVECO BUS voltada ao transporte escolar rural, reconhecida por aliar potência, robustez, conforto, segurança e acessibilidade.

"É uma grande alegria participar desse importante momento na história da educação de Brumadinho. Por meio desta parceria com a Prefeitura do município, reiteramos nossa responsabilidade em entregar o melhor resultado à população", afirma Débora Rocha, gerente de Vendas ao Governo da IVECO BUS.

IVECO BUS: a evolução do transporte escolar

Produzidos no complexo de Sete Lagoas, os modelos BUS 10-190 ORE 2 e o BUS 15-210 ORE 3 vêm equipados com ar-condicionado e Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM), em que pessoas com mobilidade reduzida embarcam e desembarcam sentadas, além de configuração especialmente preparada para transporte escolar. Além disso tem chassi reforçado, com durabilidade e resistência para terrenos difíceis; balanço dianteiro e traseiro reduzidos, o que proporciona maior manobrabilidade e estabilidade; e bloqueio de diferencial automático, entregando tração excepcional em condições severas de terrenos.

O BUS 10-190 ORE 2 é equipado com motor FPT N45 de 190 cavalos e 610 Nm de torque, tanque de combustível para 140 litros e capacidade para 44 alunos, mais o motorista. Pela primeira vez no Caminho da Escola, a IVECO BUS oferece o BUS 15-210 ORE 3, com motor FPT N45 de 210 cv e 720 Nm de torque, tanque de combustível de 220 litros e capacidade para 59 alunos, mais o motorista.

Atendimento dedicado aos clientes

A linha IVECO BUS para o Caminho da Escola oferece dois anos de garantia, plano de manutenção incluso com pelo menos duas revisões gratuitas, além de uma rede de pontos de atendimento especializados em todo o Brasil. No site IVECO BUS, prefeituras e secretarias de educação de todo o país podem acessar informações detalhadas sobre o portfólio de produtos. O atendimento ao cliente IVECO BUS é reforçado pela Assistência 24h IVECO, por meio do telefone 0800-702-3443 e WhatsApp (31) 2107-2355.

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