terça-feira, 5 de agosto de 2025

ÍCONES CLÁSSICOS GANHAM DESTAQUE NO SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL 2025

Edição mais interativa da história do evento contará com modelos raros e esportivos, incluindo o único Bugatti EB110 GT do País, além do Lamborghini Miura P400 S e do nacional Hofstetter Turbo

Em sua 31ª edição, o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo se prepara para ser o mais interativo de todos os tempos, oferecendo experiências imersivas, estreias exclusivas e conteúdos inéditos que celebram a inovação no universo automotivo.

Confirmado para ocorrer entre os dias 22 e 30 de novembro, no Distrito Anhembi, em São Paulo, o evento trará ao público o Memória sobre Rodas, com curadoria do Dream Car Museum que vai reunir 10 veículos raros e emblemáticos em uma área de 400 m².

Já estão previstos modelos como, por exemplo, o único Bugatti EB110 GT existente no Brasil, fabricado em 1994, além do Lamborghini Miura P400 S, de 1969, e do esportivo nacional Hofstetter Turbo, de 1986. Completam a lista os emblemáticos Lamborghini Diablo, de 1991, e o Plymouth Superbird, ano 1970. Os cinco demais modelos que estarão no estande serão divulgados em breve.

“Essa parceria com o Dream Car Museum reforça o nosso compromisso em oferecer uma experiência completa e plural, valorizando tanto as inovações da indústria automotiva como parte de sua rica história”, comenta Thiago Braga Ferreira, gerente executivo do Salão Internacional do Automóvel.

Inaugurado em dezembro de 2023, na cidade de São Roque (60 km da capital paulista), o Complexo Dream Car é o maior polo de entretenimento voltado a carros antigos do Brasil. Além do acervo com 165 veículos antigos (105 carros, 20 motos e 40 bicicletas), é composto por shopping com 23 lojas e restaurantes, parque infantil temático e kartódromo de nível internacional.

“Estamos muito felizes em expor parte do nosso acervo no Salão Internacional do Automóvel, que é importantíssimo para o setor. Vamos levar os carros e diversas atividades ao público, o que contribui para disseminar a cultura automotiva e certamente vai gerar resultados muito positivos”, avalia o idealizador do Complexo Dream Car, o empresário Marcelo Elias.

Novidades da Edição 2025

Além dos modelos clássicos e dos principais lançamentos do mercado automotivo, o Salão Internacional do Automóvel trará diversas atrações especiais para o público. Uma das novidades é a Arena de Customização by Batisitinha onde os visitantes poderão acompanhar de perto o trabalho de preparação de um automóvel da equipe de uma das oficinas mais renomadas do Brasil.

Criado para os fãs de modelos de luxo, o Dream Lounge vai reunir mais de 70 supercarros em exposição, incluindo marcas icônicas como McLaren, Ferrari, Porsche e Aston Martin. A curadoria do espaço fica por conta do Motorgrid Brasil, o maior grupo de proprietários de supercarros da América Latina, com mais de quatro mil membros ativos.

Outra ação é o Drive Experience, pista indoor para test drive com 14 mil metros quadrados. Ali os participantes terão oportunidade de dirigir os principais lançamentos do mercado entre modelos a combustão, híbridos, elétricos e 4X4. Já a Racing Game Zone promete trazer para o Salão do Automóvel toda emoção do universo dos games, com simuladores de pilotagem de última geração.

O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo é o maior encontro da indústria automotiva da América Latina. Reconhecido como a vitrine oficial para os principais lançamentos do mercado, o evento promove experiências imersivas e aproxima os visitantes das inovações tecnológicas que vão moldar o futuro da mobilidade. Organizado pela RX, o Salão retorna em 2025 com sua 31ª edição, de 22 a 30 de novembro, no Distrito Anhembi (SP).  Mais de 20 marcas já confirmaram presença, e a expectativa da organização é receber cerca de 700 mil de visitantes durante os nove dias de exibição.

Serviço
31º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo
De 22 a 30 de novembro de 2025
Distrito Anhembi – São Paulo/SP.

Para mais informações, clique aqui.

31º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo
SD&Press

CAIO MARCA PRESENÇA NA 38ª EDIÇÃO DO SEMINÁRIO NTU COM EXPOSIÇÃO DO MODELO EMILLENNIUM

A Caio, encarroçadora líder nacional na produção de ônibus urbanos, reforça seu protagonismo no desenvolvimento de soluções sustentáveis ao apresentar, durante a 38ª edição do Seminário Nacional da NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, seu modelo de carroceria elétrica eMillennium, na configuração de 15 metros.

O evento, que acontece nos dias 12 e 13 de agosto no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, em Brasília (DF), será palco para mais uma demonstração do compromisso da marca com a inovação e a mobilidade inteligente.

Projetado para atender às demandas dos centros urbanos com eficiência, conforto e acessibilidade, o eMillennium se destaca por reunir design funcional, alta tecnologia embarcada e responsabilidade socioambiental. A carroceria possui salão interno amplo, assentos estofados e ergonômicos, ar-condicionado, itens de acessibilidade e um layout que favorece a circulação e o bem-estar dos passageiros. A configuração de 15 metros garante maior capacidade de transporte, ideal para sistemas de alta demanda e corredores estruturados.

O modelo é totalmente livre de emissões e incorpora materiais recicláveis de alta durabilidade, com acabamento refinado e soluções voltadas à facilidade de manutenção. Seu projeto estrutural prioriza a eficiência operacional, alinhando conforto a bordo, robustez e modernidade — atributos que refletem a atuação estratégica da Caio em antecipar as transformações do setor de transporte coletivo.

Ao participar mais uma vez como patrocinadora do Seminário Nacional da NTU, a Caio reforça sua proximidade com os principais stakeholders da mobilidade urbana e seu compromisso com o avanço do transporte público brasileiro. A presença da marca na exposição técnica paralela ao evento traduz sua contribuição ativa para o futuro da mobilidade sustentável.

A 38ª edição do Seminário Nacional da NTU tem como tema “Rotas para um Transporte Público Mais Sustentável” e tem como foco central o fortalecimento do transporte coletivo enquanto política pública estruturante. O encontro reunirá autoridades públicas, operadores, fabricantes e especialistas do setor para debater temas como descarbonização da frota, sustentabilidade ambiental, inclusão social, governança e eficiência operacional — e estimular ações que contribuam para um transporte mais acessível, eficiente e alinhado às exigências das cidades do futuro.

Informações sobre o Seminário Nacional da NTU – 38ª edição
Data: 12 e 13 de agosto de 2025
Local: Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, Asa Norte – Brasília (DF)
Tema: Rotas para um Transporte Público Mais Sustentável
Transmissão ao vivo: Canal da NTU no YouTube
Inscrições: www.sympla.com.br/evento/seminario-nacional-ntu-2025/2822271

Grupo Caio

BRAVO SERVIÇOS LOGÍSTICOS VAI ALÉM DAS CÂMERAS COM "TORRE DE SEGURANÇA VEICULAR" EXCLUSIVA

A Bravo Serviços Logísticos, referência no atendimento logístico de armazenamento e distribuição de insumos para o mercado agrícola – um segmento que exige um olhar atento e dedicado para a segurança nas operações –, vem impulsionando novos investimentos em tecnologia e gestão de pessoas. Um dos principais destaques é a implementação de uma solução de monitoramento nos veículos de transporte, que inclui um sistema de câmeras e telemetria.

Segundo Antonio Sousa, gerente corporativo de HSE da Bravo, o mecanismo consiste em cinco câmeras por veículo, estrategicamente posicionadas para focar na frente do caminhão, dentro da cabine, nas laterais e na traseira. Seu principal objetivo é intensificar a vigilância sobre o comportamento dos motoristas, assegurando o cumprimento de procedimentos de segurança, como a proibição do uso de celular ao volante, a utilização do cinto de segurança e o respeito aos limites de velocidade. Além disso, ele se integra a tecnologias de gestão de fadiga, monitorando sinais de sonolência, distração e perda de atenção do condutor instantaneamente para permitir intervenções preventivas e reduzir acidentes. Outro recurso fundamental é o monitoramento da distância de seguimento, essencial para prevenir frenagens bruscas e colisões traseiras, promovendo uma condução mais segura e defensiva.

Embora o uso de câmeras em veículos de carga já exista no mercado, o grande diferencial da Bravo reside na criação de uma equipe especializada e dedicada exclusivamente ao monitoramento em tempo real dessa solução. Denominada "Torre de Segurança Veicular", essa célula tem a responsabilidade de analisar as imagens das câmeras e os dados da telemetria para agir imediatamente ao surgir qualquer alerta. Sousa destaca que “o erro comum é instalar as câmeras e verificar os dados apenas periodicamente, perdendo a oportunidade de intervir no momento exato”.

A Bravo já equipou 200 veículos com a tecnologia e planeja cobrir 100% da frota, garantindo padronização, rastreabilidade e atuação preventiva em todas as operações. Sousa ainda ressalta que o uso de câmeras com monitoramento em tempo real ainda é raro no transporte de defensivos agrícolas, o que posiciona a Bravo como pioneira na adoção de tecnologias avançadas para elevar os padrões de segurança nesse segmento.

Todas as imagens captadas pelo sistema serão utilizadas exclusivamente para fins de segurança, controle operacional, cumprimento da legislação de transporte de produtos perigosos e treinamentos internos. O tratamento desses dados respeita integralmente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assegurando a privacidade e os direitos dos profissionais envolvidos.

Programas abrangentes de segurança: da gestão à cultura

O foco em segurança na Bravo vai muito além da tecnologia no transporte. A preocupação constante com o tema é incentivada pela liderança e por diversos programas, processos e sistemas. Atualmente, a empresa conta com uma estrutura com cerca de 100 pessoas em HSE (Segurança, Saúde e Meio Ambiente), incluindo técnicos, engenheiros, médicos do trabalho e equipes para checklists, além de CIPA e brigada de Emergências. Essa estrutura está presente em cada unidade de negócio e em suas 18 filiais.

Dentre os programas, Sousa aponta o BASE ZERO HSE, que contempla uma série de ações estratégicas, incluindo a revisitação completa dos processos internos, com foco em segurança e bem-estar, e entrevistas com todos os colaboradores, apoiadas por ferramentas de Inteligência Artificial para diagnosticar com precisão os pontos de melhoria. "Mais do que focar apenas na prevenção de acidentes nas estradas, a Bravo está empenhada em um projeto robusto que busca elevar ainda mais a mentalidade de segurança. O objetivo final é a criação de um ambiente de trabalho ainda mais seguro, confortável e atrativo para todos”, comenta.

"Cuidar das pessoas, nosso principal ativo, exige um trabalho contínuo na conscientização e na cultura de segurança. Esses novos projetos e tecnologias representam um 'plus' para aprimorar ainda mais nossa base sólida. Garantir a integridade em operações que movem grandes volumes por todo o país, muitas vezes em condições de estradas precárias, é um desafio complexo. Esses investimentos demonstram nosso compromisso contínuo, inovando e investindo no ambiente e na tecnologia para proteger colaboradores, parceiros e a sociedade", finaliza.

Bravo Serviços Logísticos
Alfapress Comunicações

segunda-feira, 4 de agosto de 2025

ONIX ATINGE 3 MILHÕES DE UNIDADES PRODUZIDAS NO BRASIL

Modelo ultrapassa o Corsa e assume o topo do ranking fabril da Chevrolet no país

O Chevrolet Onix acaba de atingir a marca de 3 milhões de unidades produzidas no Brasil. O feito foi registrado na fábrica de Gravataí (RS), onde o modelo é montado desde seu lançamento, e consolida o hatch e o sedã compacto como a linha mais produzida da história da marca no país.

O marco acontece em meio à produção do novo modelo, que acaba de ser apresentado ao público com evoluções em design, sofisticação e mecânica. São melhorias desenvolvidas a partir das atuais necessidades e preferências do consumidor, e que reforçam o compromisso da Chevrolet com a inovação de seus produtos.

No mercado há pouco mais de uma década, o Onix supera a família Corsa (descontinuada em 2016) em volume acumulado, e segue como o veículo da atual geração com o maior número de emplacamentos em território nacional. A trajetória do modelo ao longo dos anos reflete sua aceitação pelo público e o processo de melhoria contínua.

“Estamos celebrando um marco histórico para a Chevrolet no Brasil: 3 milhões de unidades produzidas do Onix. Esse volume expressivo mostra a força da nossa engenharia, da nossa indústria e da nossa rede de concessionários. É um feito que não apenas destaca o espírito de liderança da marca, mas também movimenta a economia, gera empregos e valoriza a cadeia produtiva nacional. Completá-lo em pleno centenário da GM nos enche de orgulho”, afirma Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul.

Cada um dos modelos mais produzidos pela Chevrolet no país simboliza um momento-chave da indústria automobilística brasileira. O Chevette, nos anos 1970, representou a modernização da frota. O Corsa, lançado em 1994, elevou o padrão dos compactos.

O Celta, no início dos anos 2000, destacou-se pela acessibilidade e por ser o primeiro carro vendido pela internet. Já o Onix, desde 2012, molda o mercado ao antecipar tendências. É o carro que mais tem democratizado tecnologias avançadas.

Entre os recursos pioneiros que ajudaram a construir essa história de sucesso estão: central multimídia com projeção de smartphone, telemática OnStar, Wi-Fi nativo, transmissão automática de seis marchas, airbags frontais, laterais e de cortina de série e sistemas de auxílio à condução — soluções que rapidamente tornaram o Onix referência entre os compactos.

O modelo também é campeão em consumo de combustível, segundo o Inmetro, e detém o maior número de prêmios de melhor valor de revenda da categoria.

“O Onix é resultado de um projeto global com DNA brasileiro. Desde o início, foi pensado para atender às expectativas do consumidor local, oferecendo soluções inovadoras e um padrão superior de dirigibilidade, segurança e conectividade”, complementa Chamorro.

Outro fenômeno relevante é o aumento da demanda por configurações mais sofisticadas, equipadas com motor turbo. Desde a geração anterior, a procura por Onix com câmbio automático triplicou, enquanto o MyLink e a função de atualização remota de sistemas eletrônicos já estão presentes em 100% da linha.

Ao mesmo tempo, o elevado índice de satisfação de clientes tem contribuído para impulsionar os emplacamentos de Tracker e Montana, reforçando a presença da Chevrolet nos segmentos de maior valor agregado.

Ranking dos 10 modelos Chevrolet mais produzidos no Brasil

Com o volume recorde de 3 milhões de unidades, a linha Onix lidera a lista dos modelos mais produzidos pela marca no Brasil ao longo de seus 100 anos:

  • Onix – 3 milhões
  • Corsa – 2,9 milhões
  • Celta – 2,1 milhões
  • Chevette – 1,4 milhão
  • S10 – 1,3 milhão
  • Opala – 1 milhão
  • Monza – 900 mil
  • Astra – 615 mil
  • Vectra – 540 mil
  • Montana – 460 mil

Além do Onix, a Chevrolet mantém produção local de outros cinco modelos: S10, Trailblazer, Montana, Tracker e Spin. Já Silverado, Equinox Turbo, Equinox EV, Blazer EV compõem o portfólio de importados. Ainda este ano, Spark EUV e Captiva EV chegam para reforçar a mais completa linha de SUVs do país.

As picapes nacionais da Chevrolet também ocupam papel estratégico na indústria automotiva brasileira. A S10, pioneira entre as médias de produção local, completa 30 anos como o nameplate mais longevo da marca em produção contínua no país. A Montana, por sua vez, que estreou recentemente sua terceira geração, acaba de entrar no Top 10, superando o Kadett.

Outro destaque é o Tracker, SUV compacto que tem registrado crescimento acelerado em produção e vendas, refletindo a preferência do consumidor por modelos mais altos e versáteis. A expectativa é que ele também integre o ranking nos próximos meses, reforçando o momento único vivido pela Chevrolet no Brasil, com um portfólio que figura entre os mais exitosos de todos os tempos.

Chevrolet
General Motors América do Sul

GWM BATE NOVO RECORDE DE VENDAS COM 3.930 UNIDADES EM JULHO E CONSOLIDA LIDERANÇA ENTRE OS HÍBRIDOS NO BRASIL

Haval H6 HEV One

A GWM Brasil encerrou o mês de julho com um novo marco histórico: 3.930 veículos emplacados, o maior volume mensal desde o início das operações da marca no país, em abril de 2023. O número supera as 3.217 unidades comercializadas em maio, antigo recorde da empresa, e consolida o crescimento acelerado da GWM no mercado nacional.

O desempenho do mês foi impulsionado principalmente pelo sucesso da nova série limitada H6 HEV One, que provocou um grande movimento de clientes às concessionárias, elevando as vendas de todas as versões do Haval.

“O H6 HEV One foi um catalisador de vendas em julho. A combinação de exclusividade, preço competitivo e a já conhecida eficiência do conjunto híbrido atraiu novos consumidores para a nossa rede e fortaleceu ainda mais a imagem da GWM como referência em tecnologia e inovação no mercado brasileiro”, afirma Alexandre Oliveira, Diretor de Vendas e Desenvolvimento de Rede da GWM Brasil.

Haval H6 lidera entre os híbridos no mês e no acumulado do ano

As vendas do Haval H6 em julho foram decisivas para o recorde da GWM. Com 3.338 unidades emplacadas, o modelo conquistou mais uma vez a liderança entre os híbridos, com 18,7% de participação no segmento.

No acumulado de janeiro a julho de 2025, o H6 mantém a liderança absoluta entre os híbridos no Brasil, com 16.013 unidades vendidas.

O modelo se posiciona à frente do Fiat Fastback (14.949), BYD Song Pro (12.448) e Fiat Pulse (9.719), consolidando-se como a escolha preferida do consumidor brasileiro em tecnologia híbrida.

Haval H6 HEV One: exclusividade e desempenho

O H6 HEV One é uma edição limitada de apenas 2 mil unidades, baseada na versão HEV2. O modelo mantém o consagrado conjunto híbrido, formado por um motor 1.5 turbo aliado a um motor elétrico, que juntos entregam 243 cv e 54 kgfm de torque.

A série se diferencia por elementos visuais exclusivos, como as lanternas traseiras vermelhas (em vez do acabamento fumê da linha 25/25), rodas de liga leve com design exclusivo e acabamento interno em black piano, em substituição ao cinza fosco. A nova logotipia da GWM, introduzida na linha 25/25, também está presente na traseira.

Com preço único de R$ 199 mil, o H6 HEV One oferece uma das melhores relações custo-benefício do segmento. Embora não conte com teto solar panorâmico nem abertura elétrica do porta-malas, a versão mantém os principais recursos de tecnologia, segurança e conectividade das versões superiores, com acabamento refinado e visual diferenciado.

Disponível nas cores Preto Hematita, Branco Ágata e Cinza Diamante, o H6 HEV One já está à venda nas concessionárias de todo o país, no site da GWM, no Mercado Livre e no e-commerce oficial da marca.

GWM Brasil
Grupo Printer Comunicação

EXPRESSO NOSSA SENHORA DA PENHA RECEBE LOTE DE 28 ÔNIBUS DA BUSSCAR

Empresa do grupo Comporte adquiriu 28 unidades do modelo Vissta Buss 400

A Expresso Nossa Senhora da Penha, empresa de transporte rodoviário no Paraná, recebeu 28 novas carrocerias Vissta Buss 400 da BUSSCAR, encarroçadas sobre chassi Mercedes-Benz O-500 RSD 2438 os ônibus entregues contribuem para a modernização da frota rodoviária brasileira.

Com 14 metros de comprimento, o modelo conta com 44 poltronas Class Leito Turismo, equipadas com apoio para os pés, pernas e braços escamoteáveis, além de tomada USB individual em cada assento, luzes de leitura nos porta-pacotes e iluminação em LED sob as poltronas na cor cristal.

Voltadas para o conforto e segurança, as carrocerias contam com sistema de ar-condicionado quente e frio com filtro anti-pólen, renovação de ar, móvel refrigerado no final do corredor do salão e amplo bagageiro para a acomodação das bagagens e encomendas. Dois tetos solares e um sistema de ventilação ajudam a reforçar a aeração do ambiente, enquanto o sanitário é equipado com odorizador, detector de fumaça e botão de emergência com aviso visual e sonoro na cabine.

A segurança operacional também é prioridade, os veículos contam com o  sistema bloqueador de chassi que impede que o veículo arranque com as portas abertas evitando a abertura da(s) porta(s) de serviço acima de 5km/h. Além disso, possuem micro-câmeras internas, sensor de estacionamento traseiro com display, e alarme sonoro para manobras em marcha à ré.

A acessibilidade está garantida com dois assentos reservados para pessoas com mobilidade reduzida e elevador para cadeirantes.

Conforme Paulo Corso, diretor comercial da BUSSCAR, a entrega mostra o cuidado da encarroçadora joinvillense com cada etapa da produção dos veículos. “A Penha mantém um padrão alto em sua frota, e a BUSSCAR entrega um produto à altura dessa exigência. Esses 28 Vissta Buss 400 foram produzidos com atenção a cada detalhe, do acabamento ao conforto a bordo”, comenta.

Busscar

GEBRÜDER WEISS ABRE NOVA ORGANIZAÇÃO NACIONAL NAS FILIPINAS

Empresa de logística expande-se ainda mais na Ásia com planos de expansão para um centro logístico de alta tecnologia, automotivo e bens de consumo

Equipe da Gebrüder Weiss em Manila com Michael Zankel (3º da direita para a esquerda), Gerente Regional da Gebrüder Weiss para o Leste Asiático e Oceania.

Em 1º de agosto, a Gebrüder Weiss estabeleceu uma nova organização nas Filipinas, expandindo sua presença na Ásia. Este movimento estratégico da empresa internacional de transporte e logística responde à crescente importância econômica do país insular e expande ainda mais sua rede regional. A provedora de logística também anunciou recentemente a abertura de mais uma nova operação na Tailândia.

“As Filipinas oferecem grande potencial econômico. Com esta nova organização nacional, estamos criando conexões de transporte adicionais para nossos clientes neste mercado de alto crescimento, ao mesmo tempo em que fortalecemos nossa rede na Ásia”, afirma Michael Zankel, Gerente Regional da Gebrüder Weiss para o Leste Asiático e Oceania.

As Filipinas são a décima maior economia da Ásia em termos de Produto Interno Bruto (PIB). Mantêm relações comerciais estreitas com os EUA, China, Japão, Coreia do Sul e Singapura, entre outros – todos países onde a Gebrüder Weiss tem presença operacional. Em 2024, o país atingiu um volume de exportações de cerca de 73 bilhões de dólares americanos, enquanto as importações totalizaram pouco menos de 135 bilhões de dólares americanos. Produtos eletrônicos, bens de consumo, alimentos e matérias-primas das Filipinas têm uma demanda particularmente alta.

A primeira unidade da Gebrüder Weiss nas Filipinas está localizada na capital, Manila. De lá, uma equipe de 14 pessoas cuidará do transporte aéreo e marítimo internacional de cargas, gerenciará os processos alfandegários e coordenará o transporte terrestre nacional. "Nos próximos anos, pretendemos expandir nossos serviços, oferecendo soluções logísticas especialmente para setores-chave, como alta tecnologia, automotivo e bens de consumo", acrescentou o gerente regional Michael Zankel.

A região metropolitana de Manila é o centro industrial e econômico das Filipinas, com conexões diretas para portos marítimos internacionais e o Aeroporto Ninoy Aquino. A localização central da cidade, entre zonas de livre comércio como Clark, Subic e Cavite, torna a capital filipina um ponto de partida ideal para atividades logísticas.

Rede crescente na Ásia e Oceania

Com sua entrada no mercado filipino, a Gebrüder Weiss agora atua em dez países no Leste e Sudeste Asiático e na Oceania, incluindo Austrália, Grande China, Japão, Malásia, Nova Zelândia, Singapura, Coreia do Sul, Tailândia e Vietnã. A rede regional agora abrange 36 unidades, com aproximadamente 800 funcionários, incluindo a Filipina.

A Gebrüder Weiss Holding AG, com sede em Lauterach, Áustria, é uma provedora global de serviços logísticos completos, com cerca de 8.600 funcionários em 180 unidades próprias. A empresa gerou uma receita de 2,71 bilhões de euros em 2024. Seu portfólio abrange soluções de transporte e logística, serviços digitais e gestão da cadeia de suprimentos. A dupla força da competência digital e física permite que a Gebrüder Weiss responda com rapidez e flexibilidade às necessidades dos clientes. A organização familiar – com uma história que remonta a mais de meio milênio – implementou uma ampla variedade de iniciativas ambientais, econômicas e sociais. Hoje, também é considerada pioneira em práticas comerciais sustentáveis. Clique aqui e visite o site.

Gebrüder Weiss

VW DELIVERY COMPLETA 20 ANOS

A Volkswagen Caminhões e Ônibus atingiu um marco este ano ao celebrar duas décadas da família Delivery. Lançada em 2005, a linha de caminhões leves e médios conquistou espaço nas ruas, com mais de 220 mil veículos produzidos e aproximadamente 200 mil unidades emplacadas no país.

Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais concentram os principais mercados dos caminhões Delivery, refletindo a forte presença da marca na região Sudeste.

“A cada dois caminhões vendidos no segmento de médios, um é da família Delivery no Brasil. Esse dado mostra a importância da linha Delivery no mercado de caminhões. Em qualquer segmento, dos comércios como floriculturas e açougues ao transporte de bebidas, sempre existe um Delivery em operação”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

A família Delivery se destaca no segmento de distribuição urbana, oferecendo uma gama de modelos. Entre as versões a diesel disponíveis estão o Express, 6.170, 9.180, 11.180, 11.180 4x4 e o 13.180 6x2. Já as versões elétricas, contemplam os modelos e-Delivery 11 e e-Delivery 14. Todas as versões são projetadas para oferecer agilidade, economia e versatilidade nas operações em grandes centros urbanos.

O sucesso da linha Delivery vai além das fronteiras nacionais. Desde o seu lançamento, cerca de 20 mil unidades foram exportadas. México, Argentina e Chile lideram o ranking de destinos, consolidando a força da Volkswagen Caminhões e Ônibus também no cenário internacional.

Desta forma, a família Delivery, além de comemorar um marco de 20 anos, também reafirma seu papel estratégico no presente e no futuro do transporte brasileiro e internacional.

Investimento bilionário que transformou o transporte urbano

Após o sucesso da primeira geração do VW Delivery, que alcançou mais de 100 mil unidades vendidas em 12 anos, a VWCO apresentou em 2017 a segunda geração que transformou o transporte de cargas nos segmentos de caminhões leves e médios, somando aproximadamente 100 mil emplacamentos até hoje. Juntas, as duas gerações já ultrapassam 200 mil unidades comercializadas no Brasil.

“O lançamento da segunda geração, composta por modelos de 3,5 a 13 toneladas, foi fruto de um investimento de mais de R$ 1 bilhão. A iniciativa marcou a entrada da empresa no segmento de comerciais leves, com o Delivery Express, e apresentou um novo design marcante para os veículos da família Delivery, comenta Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Venda.”

Caminhões VW Delivery garantem mais conforto ao motorista

A nova geração da família Delivery foi projetada e desenvolvida para definir um patamar diferenciado para o atendimento das necessidades do cliente, combinado aos valores da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

“Trouxemos mais ainda mais tecnologia e praticidade para a família Delivery, que tem volante multifuncional e coluna de multirregulagem, permitindo ajuste preciso e maior ergonomia para o motorista, além dos bancos pneumáticos, revestidos com material lavável, para elevar ainda mais o padrão de conforto”, enfatiza Alouche.

O pacote Prime inclui retrovisores, travas e janelas com acionamento elétrico, ar-condicionado, suporte para celular integrado ao painel, entradas USB e USB-C, além de um para-choque na cor do veículo, garantindo a harmonia no design.

Já o pacote Highline (opcional) proporciona uma experiência de condução mais conectada. Além de incluir todos os recursos do Prime, oferece diferenciais tecnológicos para a linha: central multimídia de sete polegadas e painel de instrumentos 100% digital de dez polegadas.

As atualizações da família Delivery foram pensadas para maximizar a praticidade, conforto e, principalmente, a rentabilidade dos motoristas e operadores de transporte. Essas tecnologias não apenas melhoram a experiência de direção, mas também trazem soluções que aumentam a produtividade e o bem-estar dos motoristas, contribuindo para operações mais eficientes.

Nova geração do e-Delivery

Lançado em 2024, mais um destaque da família Delivery é o e-Delivery 11, reafirmando o compromisso da Volkswagen Caminhões e Ônibus com o desenvolvimento constante da mobilidade elétrica para oferecer ainda mais disponibilidade, eficiência e performance.

O veículo vem equipado com novo motor elétrico de 280 kW, proporcionando um aumento de 7% no torque, com 2.300 Nm disponíveis desde a partida. Essa performance aprimorada garante maior força e capacidade de resposta, otimizando as operações de transporte em diversos setores.

Com um PBT de 11.400 kg, outra novidade está no seu PBTC e CMT de 15.000 kg, com capacidade de reboque de 3.600 kg, a maior da categoria. Essa configuração, aliada à redução de peso nos componentes do e-Delivery, eleva a capacidade de carga útil para 6.300 kg, na versão com maior autonomia, um aumento de 16% em relação à primeira geração lançada em 2021, garantindo maior produtividade e rentabilidade para os operadores.

Outro aspecto importante do veículo é o e-PTO (Power Take-Off) de fábrica que traz melhor custo-benefício para o cliente. O e-PTO é projetado para diversas aplicações, com capacidade de até 30 kW de potência, atendendo desde as tradicionais como baú carga geral às especiais como de manutenção de redes elétricas de alta tensão.

O pacote Highline também está disponível para o novo e-Delivery: painel de instrumentos 100% digital e central multimídia, proporcionando uma experiência de condução mais conectada, com ampla gama de informações ao operador, que vão desde a recarga das baterias até informações sobre consumo e regeneração da energia para as baterias.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

sábado, 2 de agosto de 2025

KIA CONQUISTA CINCO PRÊMIOS NO RED DOT DESIGN AWARD 2025

A Kia recebeu cinco prêmios no Red Dot Design Award 2025 como reconhecimento a liderança da marca em design inovador e sustentável. O conceito PV5 WKNDR foi eleito o ‘Melhor dos Melhores’ na competição, enquanto os conceitos PV1, PV5, PV7 e EV2 foram reconhecidos como vencedores na categoria Carros e Motocicletas por seu design inovador e centrado no usuário. Os prêmios destacam o impacto da filosofia de design ‘Opostos Unidos’ da Kia que combina sustentabilidade, funcionalidade e emoção.

Kia Concept PV1, PV5 e PV7

"Ganhar cinco prêmios no Red Dot Design Award, incluindo o ‘Best of the Best’, é um momento de muito orgulho para todos na Kia", disse Karim Habib, vice-presidente executivo e chefe de design global da Kia. "Ser reconhecido por uma das principais competições de design do mundo é uma conquista maravilhosa e reflete a inovação e a dedicação que investimos em cada modelo que projetamos. Vamos nos esforçar para aproveitar esse impulso enquanto moldamos o futuro da mobilidade sustentável e acessível.”

Conceito Kia PV5 WKNDR - Pioneirismo em um estilo de vida aventureiro eletrificado

O Kia PV5 WKNDR Concept é uma van elétrica de aventura baseada em Platform Beyond Vehicle (PBV), apresentada pela primeira vez no SEMA Showcase de 2024. Projetado para transitar perfeitamente entre ruas urbanas e terrenos acidentados, ele oferece uma nova e ousada solução de estilo de vida sustentável.

Melhorias off-road e um inovador sistema de armazenamento externo - que pode ser configurado como uma cozinha móvel - tornam o PV5 WKNDR Concept ideal para aventuras fora da cidade. Seu interior modular altamente personalizável também pode ser facilmente adaptado para maximizar espaço e funcionalidade.

A energia autossuficiente é gerada por meio de painéis solares integrados e uma turbina hidráulica, enquanto um sistema de trilhos internos mantém os equipamentos organizados e acessíveis - incorporando o compromisso da Kia com a inovação prática.

Os conceitos PBV e EV da Kia refletem uma visão de mobilidade centrada no usuário

Juntamente com o conceito PV5 WKNDR, quatro outros modelos da Kia receberam prêmios Red Dot em reconhecimento aos seus designs inovadores e centrados no usuário.

O Kia PV1 Concept é um PBV ultracompacto que incorpora a abordagem inovadora da Kia para entrega final de produtos em áreas urbanas. Com seu perfil fino, recursos de direção autônoma e interior intuitivamente personalizável, ele foi projetado especificamente para transitar em ambientes urbanos densos.

Já disponível para os clientes, o PV5 é um PBV de médio porte, desenvolvido tanto para logística quanto para transporte de passageiros. Ele oferece uma gama diversificada de layouts internos flexíveis, incluindo um conceito de espaço de trabalho 'Driver's Desk' e configurações de assentos personalizáveis para atender a diversas necessidades.

O Kia PV7 Concept, por sua vez, apresenta o maior espaço para carga da linha PBV da Kia. Ele também oferece um interior espaçoso com piso plano, um layout de escritório móvel e soluções avançadas de armazenamento integradas - tornando-o ideal para todos, desde pequenos empresários até grandes empresas de logística e distribuição.

Por fim, o Kia EV2 Concept é um SUV elétrico compacto do segmento B que combina proporções robustas e versáteis com a avançada tecnologia EV. Seu design sem pilares e interior configurável permitem que ele se adapte perfeitamente a uma ampla gama de estilos de vida.

Um testemunho da filosofia de design ‘Opostos Unidos’ da Kia

Este reconhecimento reforça o sucesso da filosofia de design ‘Opostos Unidos’ da Kia, que combina conceitos contrastantes – como tecnologia e natureza, ou praticidade e emoção – para oferecer soluções de mobilidade sustentáveis e centradas no usuário.

Com designs de PBVs e EVs adaptados para atender a diversos estilos de vida, a Kia continua a fortalecer sua posição como líder global em design.

Red Dot Design Award

Criado em 1955, o Red Dot Design Award é uma das competições de design mais respeitadas do mundo. Julgado por um painel internacional de especialistas, o prêmio reconhece a excelência em design de produtos, marcas e conceitos com base em critérios como inovação, funcionalidade e qualidade.

Kia Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

JAGUAR LAND ROVER E EV.ENERGY PLANEJAM REDUZIR CUSTOS DE CARREGAMENTO E CARBONO PARA CLIENTES

Clientes poderão desfrutar de um carregamento mais sustentável e com menor custo ao utilizarem horários fora do pico

A JLR - Jaguar Land Rover - está colaborando com a plataforma de software de carregamento inteligente de veículos elétricos, a ev.energy, para apoiar os esforços em tornar o serviço mais sustentável e acessível para seus clientes.

A empresa está realizando um projeto piloto no Reino Unido para testar a integração do software da ev.energy usando 10 modelos Jaguar I-PACE, pioneiro entre os elétricos no segmento de luxo.

Durante a parte inicial do projeto, o software da ev.energy se integrará à plataforma de veículos conectados da JLR para agendar o carregamento em horários favoráveis à rede, de modo a priorizar a entrega de energia renovável para os clientes.

Terminada esta fase piloto, a solução será lançada para clientes no Reino Unido, EUA e União Européia. Ela se baseia no trabalho da ev.energy para gerenciar de forma inteligente o fluxo e o tempo do consumo de energia em veículos elétricos, priorizando fontes renováveis e conservando a energia da rede em horários de pico, com o apoio de mais de 55 concessionárias em todo o mundo.

Exemplos recentes em que a ev.energy demonstrou os benefícios do carregamento gerenciado incluem:

  • Reino Unido: gerou economia de, em média, £166 (aproximadamente R$ 1.250) para os motoristas e removeu 489 toneladas de CO2 por meio do carregamento inteligente nos 12 meses até 31 de maio de 2025 — o equivalente ao consumo de energia de 1.449 residências por um ano.
  • Califórnia (EUA): durante o mesmo período, a empresa mais que dobrou o volume de carregamento que ocorreu durante a noite (00h-06h). O carregamento inteligente também deslocou até 45% do carregamento diurno para fora dos horários de pico, quando a produção de energia solar era mais abundante.

“Nosso trabalho com a ev.energy é uma prova do poder da colaboração entre empresas e startups para desbloquear novas ideias e resolver alguns dos maiores desafios de nossa indústria. Juntos, estamos projetando e implementando uma solução de carregamento inteligente que atenderá às expectativas de nossos clientes de luxo. Ela apoiará a transição para a eletrificação por meio do uso eficiente de energia, com o objetivo de reduzir a pressão na rede e diminuir os custos para os usuários”, diz Swarna Ramanathan, Chief Strategy Officer da JLR.

“Esta iniciativa é um excelente exemplo de como uma montadora e um provedor de software podem trabalhar em colaboração para oferecer uma proposta conveniente e de alta qualidade, apoiar a adoção de veículos elétricos e aliviar as pressões da rede para tornar o carregamento econômico. Trabalhar com a JLR no Reino Unido nos ajudará a entender melhor como nossa Usina Virtual pode suportar uma rede com fornecimento predominantemente de baixo carbono e demanda crescente de veículos elétricos, aprendizados que podemos aplicar a outras regiões e mercados”, afirma Nick Woolley, CEO e Co-Fundador da ev.energy.

A colaboração segue um investimento do braço de capital de risco corporativo da JLR, a InMotion Ventures, na ev.energy, como parte da estratégia de inovação da JLR, que explora o desenvolvimento de novas tecnologias por meio de joint ventures com outras empresas.

Essa estratégia já está trazendo resultados, com a JLR e a Allye Energy co-criando sistemas portáteis de armazenamento de energia a partir de baterias de veículos híbridos plug-in (PHEV) em segunda vida. A empresa também está trabalhando atualmente com a Cesium Astro, outra empresa do portfólio da InMotion Ventures, para desenvolver conectividade avançada em veículos para realizar o potencial de Veículos Definidos por Software.

No Brasil, desde 2024, a empresa investe na startup Energy Source, especializada em reúso e reciclagem de baterias de lítio. Localizada em São João da Boa Vista (SP), a empresa atua na reconstrução, reaproveitamento e reciclagem de baterias, contribuindo para soluções de armazenamento de energia de segunda vida, consolidando o Brasil como um polo estratégico para inovação e desenvolvimento de tecnologias limpas.

JLRA estratégia Reimagine da JLR visa entregar uma visão rica em sustentabilidade de luxo moderno por meio do design. Estamos transformando nossos negócios com o objetivo de nos tornarmos carbono neutro em toda a nossa cadeia de suprimentos, produtos e operações até 2039. A eletrificação é central para nossa estratégia e, antes do final da década, nossas marcas terão cada uma um modelo puramente elétrico, enquanto a Jaguar será totalmente elétrica. A flexibilidade de nossas tecnologias de powertrain líderes mundiais significa que podemos continuar a oferecer veículos híbridos e ICE em nossas linhas à medida que começamos a lançar opções BEV completas, para atender à demanda na transição global para o elétrico. No fundo, somos uma empresa britânica, com dois locais de design e engenharia, duas instalações de fabricação de veículos, uma instalação de componentes e acabamento, um centro de fabricação de propulsão elétrica e um centro de montagem de baterias no Reino Unido. Também temos fábricas de veículos na China (joint venture), Eslováquia, Índia e Brasil (Itatiaia, Rio de Janeiro), bem como sete centros de tecnologia em todo o mundo. A JLR é uma subsidiária integral da Tata Motors Limited, parte da Tata Sons.

ev.energy existe para conectar todos a um carregamento de VE mais verde, mais barato e mais simples – gerenciando o carregamento de VE em todo o mundo. A ev.energy fornece uma plataforma escalável, inclusiva e comprovada de ponta a ponta que transforma veículos elétricos e outros recursos de energia distribuída em ativos de rede flexíveis, desbloqueando valor real para provedores de energia, consumidores e o planeta. Com uma base global de parceiros de concessionárias, OEMs de veículos e EVSE, a ev.energy gerencia mais de 220.000 VEs em sua plataforma. Clique aqui e saiba mais.

InMotion Ventures é o braço de investimento da JLR e um dos investidores corporativos mais ativos da Europa. O fundo investe em estágio inicial em tecnologias climáticas, industriais e empresariais nos níveis de aplicação, infraestrutura e deep tech. Investimentos notáveis incluem Cyclic Materials, Uncaged Innovations, ChipFlow e Firefly.

JLR - Jaguar Land Rover
Pine PR 

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

PEUGEOT APRESENTA NOVO BOXER 2026: MAIS EFICIENTE, ECONÔMICO, SEGURO E VERSATIL PARA NEGÓCIOS DO BRASIL

Com quatro versões, o Novo Peugeot Boxer une capacidade de carga, tecnologia e alta produtividade

A Peugeot apresenta ao mercado brasileiro o novo Boxer 2026, o modelo estreia com visual renovado, motor inédito e novas tecnologias para oferecer mais eficiência, versatilidade e conectividade com gestão de frotas ao cliente profissional. Com quatro versões e foco no uso comercial e institucional, o lançamento reforça a estratégia da marca dentro do ecossistema Peugeot Professional e do crescente mercado de veículos utilitários leves (LCVs), foram emplacadas mais de 70 mil vans em 2024, representando 13% da indústria no país com crescimento ano a ano.

Mais robustez, mais produtividade

O Peugeot Boxer estreia com motor com novo motor 2.2 Turbo Diesel que entrega 140 cv e 350 Nm de torque, combinado ao câmbio manual de 6 marchas. Com consumo urbano, de 10,8 km/l. O volume de carga chega a 13 m³, com capacidade entre 1.240 e 1.590 kg, a depender da versão, com abertura traseira de 270º e porta lateral deslizante que facilita o dia a dia no transporte.

Design funcional e conforto em um novo patamar

Por fora, o modelo traz nova grade frontal, badge renovado, rodas com novo e desenhados. Por dentro, o automóvel estreia novo volante, novo cluster com tela de 3,5, rádio com Bluetooth de 5” e central multimídia de 7” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio (Minibus). Entre as melhorias estão ainda novos bancos com revestimento crepe preto, painel redesenhado, novas saídas USB e 12V, novos e mais espaçosos porta-objetos de 1,5L, iluminação interna com luzes em LED no piso e novo sistema de ventilação com acabamento preto brilhante.

Segurança e tecnologia a serviço do trabalho

O novo Boxer inclui controle de estabilidade para reboque, sistema de monitoramento de pressão de pneus (ITPMS), sensores de estacionamento traseiro e piloto automático, assistente de partida em rampas, sistema de frenagem pós-colisão e assistência contravento lateral. Nas versões de transporte de passageiros, são adicionados câmera de ré com linhas guia, detector de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro e retrovisores com rebatimento elétrico.

Conectividade e gestão de frotas com 12 meses gratuitos

Um dos grandes diferenciais do Boxer 2026 é a plataforma de conectividade MyPeugeot Pro, que oferece 12 meses gratuitos de Gestão de frota, localização do veículo e monitoramento em tempo real e telemetria via app ou navegador. A solução permite mapeamento de rotas em tempo real, geolocalização, roteirização, cercas eletrônicas, alertas de condução e perfil de motoristas, assistência 24h, com benefícios diretos para redução de custos, maior segurança e controle de produtividade.

“O novo Peugeot Boxer chega para acrescentar ainda mais a gama de LCVs da Peugeot. A linha Professional é pensada para quem depende do veículo no centro do negócio. Além da robustez e da versatilidade, evoluímos em tecnologia, conforto e eficiência para entregar uma solução mais completa para o cliente profissional”, afirma Fabiana Figueiredo, Vice-Presidente da Marca Peugeot na América do Sul.

Gama completa e sob medida com versões de carga, para passageiros e transformações para o negócio. O novo Boxer chega nas versões:

  • Boxer Cargo L3H2: Com Capacidade volumétrica de 13m³ e 1.240 kg de capacidade de carga. Compatível com CNH B. 
  • Boxer Furgão L3H2: Com capacidade volumétrica de 13m³ e 1.590 kg de capacidade de carga.
  • Boxer Minibus Comfort (17+1): Transporte de passageiros com conforto até 17 pessoas.
  • Boxer Minibus Luxo (15+1): Nova versão na gama para transporte executivo, com bancos reclináveis, para até 15 passageiros e bagageiro de 1000l.

As cores disponíveis são Branco Banquise (disponível em todas as versões) e Cinza Grafitto (passageiros). O modelo substituirá gradualmente a geração anterior, com comercialização da nova linha a partir de agosto.

Stellantis

MITSUBISHI TRITON ULTIMATE RACING VENCE ESPECIAL MAIS DURA DO SERTÕES 2025

Guiga Spinelli e Youssef Haddad foram os mais rápidos da sexta etapa da prova, entre Petrolina (PE) e Delmiro Gouveia (AL)

Dupla foi a mais rápida no trecho entre Petrolina (PE) e Delmiro Gouveia (AL). Foto: Victor Eleutério/FOTOP.

A equipe Mitsubishi Spinelli Racing brilhou na sexta-feira (1º) ao conquistar sua primeira vitória em uma especial do Sertões 2025. A bordo da Triton Ultimate Racing, Guga Spinelli e Youssef Haddad venceram a etapa entre Petrolina (PE) e Delmiro Gouveia (AL), considerada a mais difícil até aqui na edição deste ano do maior rally das Américas.

A dupla completou os 280 quilômetros cronometrados em 3h14min01s61, abrindo mais de três minutos de vantagem sobre os segundos colocados. O desempenho consistente e agressivo marcou a estreia vitoriosa da nova geração da Triton em especiais do Sertões.

“Foi um resultado muito importante para todo time e para nossa Triton Ultimate. Vencer uma especial dificílima do Sertões no nosso segundo rally com o carro é um marco! Sabíamos que a Triton já estava pronta para inclusive vencer o rally, mas concretizar esse momento é muito prazeroso. Quero destacar também a excelente navegação do Youssef no dia mais difícil até agora. Foi realmente um dia muito duro em todos os aspectos e fico muito feliz de terminar com esse excelente resultado”, comemorou Guga Spinelli, maior campeão entre os carros na história do Sertões, com cinco títulos – todos pela Mitsubishi.

O navegador Youssef Haddad também destacou o nível de exigência da especial. “Uma especial completa e extremamente exigente, uma infinidade de referências de roteiro, erosões e valetas, somado a um longo trecho de retas de areia muito estreito, onde o carro literalmente não cabia”, descreveu. “Estou muito feliz em fazer parte desse capítulo tão especial que foi a primeira vitória da Triton Ultimate. Ganhar uma especial é sempre muito bom, e ainda mais uma tão exigente como a de hoje”, apontou.

Neste sábado (2), a caravana do Sertões segue rumo a Marechal Deodoro (AL), em um percurso de 419 quilômetros, dos quais 235 serão cronometrados. A cidade alagoana receberá também a grande final do rally, no domingo (3), na Praia do Francês, encerrando uma das edições mais desafiadoras da história recente da prova.

A equipe oficial Mitsubishi Spinelli Racing tem como patrocinadores nesta edição do Rally dos Sertões, a Petrobras Podium, ArcelorMittal, BTG Pactual Wealth Management, W. Truffi Blindados e FF Seguros, além do apoio da Dacar Motorsport, Loctite e OMP.

Etapas do Sertões – 33ª edição

26/7 – Prólogo / Super Prime: Goiânia (GO)

27/7 – 1ª etapa: Goiânia (GO) / Unaí (MG)
DI: 26 km / SS: 283 km / DF: 227 km – Total: 536 km

28/7 – 2ª etapa: Unaí (MG) / Januária (MG)
DI: 40 km / SS: 301 km / DF: 75 km – Total: 416 km

29/7 – 3ª etapa: Januária (MG) / Bom Jesus da Lapa (BA)
DI: 80 km / SS: 290 km / DF: 64 km – Total: 434 km

30/7 – 4ª etapa: Bom Jesus da Lapa (BA) / Xique-Xique (BA) (Maratona)
DI: 19 km / SS: 276 km / DF:183 km – Total: 478 km

31/7 – 5ª etapa: Xique-Xique (BA)/ Petrolina (PE) (Maratona)
DI: 51 km / SS: 296 km / DF: 123 km – Total: 470 km

1/8 – 6ª etapa: Petrolina (PE) / Delmiro Gouveia (AL)
DI: 78 km / SS: 280 km / DF: 57 km – Total: 415 km

2/8 – 7ª etapa: Delmiro Gouveia (AL) / Marechal Deodoro (AL)
DI: 9 km / SS: 235 km / DF: 175 km – Total: 419 km

3/8 – 8ª etapa: Marechal Deodoro (AL) / Marechal Deodoro (AL)
DI: 40 km / SS: 254 km / DF: 20 km – Total: 314 km

Legendas
DI: Deslocamento inicial
SS: trecho cronometrado (Especial)
DF: Deslocamento final

Distância total: 3.482 km
Especiais: 2.215 km

Triton Ultimate Racing

Projetada e fabricada nas instalações da Spinelli Racing – renomada preparadora e construtora de veículos de competição e organizadora de eventos como a Mitsubishi Cup – a Triton Ultimate Racing agrega todo o conhecimento de Guiga Spinelli, e de toda a equipe, nos rallies.

O projeto começou logo após o encerramento da edição 2023 do Sertões e envolveu cerca de 30 profissionais entre engenheiros, desenhistas, ferramenteiros, mecânicos, eletricistas além de técnicos em eletrônica, motores e carroceria, entre diversos outros colaboradores que se dedicaram diariamente ao projeto, na sede da Spinelli Racing na Fazenda Velocitta.

Na edição 2024 do Rally dos Sertões, Guiga Spinelli e Paulo Fiuza, a bordo da Triton Ultimate Racing, conquistaram excelentes resultados como alguns top 5 nas etapas.

Spinelli RacingFundada em 2017 pelo piloto e empresário Guiga Spinelli, a Spinelli Racing atua na organização de eventos automobilísticos e corporativos, na gestão do autódromo Velocitta e na área técnica com uma oficina de desenvolvimento e manutenção de carros de corrida e carros especiais.

HPE AutomotoresNo mercado desde 1991, a HPE Automotores do Brasil é a representante oficial das marcas Mitsubishi Motors e Suzuki no País. Para a HPE, ser 4x4 é um estilo de vida.

HPE Automotores
P1 Media

CAOA MONTADORA ALCANÇA O MARCO DE 200 MIL SUVs CAOA CHERY PRODUZIDOS EM ANÁPOLIS (GO)

O modelo de número 200 mil foi o renovado SUV premium de 7 lugares, Tiggo 8 PRO

Em meio à expansão de sua planta em Anápolis (GO), a CAOA Montadora celebra um marco histórico: 200 mil SUVs da marca CAOA Chery produzidos na unidade goiana. O modelo de número 200 mil foi o Tiggo 8 PRO, SUV premium de sete lugares, fabricado especificamente para atender às preferências do consumidor brasileiro.

O expressivo volume de produção é fruto do compromisso da CAOA com o desenvolvimento industrial e tecnológico nacional, resultado de mais de quatro décadas de atuação no setor automotivo brasileiro.

Crescimento sustentado pela produção nacional

Desde o início da produção nacional em 2017, a CAOA Chery vem consolidando um modelo de operação baseado em sinergia estratégica. A união entre a experiência da CAOA, maior conglomerado de distribuição e fabricação de veículos da América Latina, e a tecnologia da Chery, maior exportadora de veículos da China, resultou em uma estrutura sólida e eficiente.

A planta de Anápolis (GO), instalada de forma estratégica para facilitar a distribuição nacional, é um dos pilares desse crescimento. Atualmente, a fábrica conta com mais de 6.000 colaboradores diretos e ocupa uma área de 208 mil m² de área edificada.

“A contínua expansão da CAOA Chery é resultado da aceitação crescente do nosso portfólio pelo consumidor brasileiro. Nossa estratégia se apoia em uma rede de concessionárias em expansão, atendimento premium, produção local, e um portfólio de modelos alinhado com as demandas do público nacional”, destaca Jan Telecki, diretor de Marketing da CAOA.

Compromisso com a sustentabilidade

A atuação da CAOA Chery vai além da performance comercial. Em julho, a CAOA Montadora participou do Ciclo 2025 (inventário de 2024) do Programa Brasileiro GHG Protocol e conquistou o Selo Ouro, reconhecimento concedido a empresas que publicam inventários completos de emissões de gases de efeito estufa (GEE) verificados por auditoria independente.

O GHG Protocol é coordenado no Brasil pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (FGVces) e adapta metodologias internacionais para mensuração de emissões ao contexto nacional, promovendo maior transparência e responsabilidade ambiental no setor empresarial.

CAOA

O ÔNIBUS VAI AONDE O POVO ESTÁ. Por Gabriel Nunes*

“Todo artista tem de ir aonde o povo está”! Este verso, da antológica música “Nos bailes da vida”, de Fernando Brant e Milton Nascimento, tem estreita analogia com a utilização dos ônibus para salvar vidas, chegar aos locais mais improváveis e resgatar pessoas, como se tem observado nos tristes conflitos bélicos que assolam o presente cenário geopolítico mundial. De fato, esses veículos alcançam a população onde ela estiver, o que é fundamental também para a logística de transportes, em especial neste Brasil de dimensões continentais e sem trens de passageiros.

Em tempos de crise, os ônibus têm mostrado que não são apenas um meio de transporte, mas também um símbolo de esperança e resiliência, que leva ajuda e solidariedade a quem mais precisa. Em nosso país, eles têm desempenhado um papel crucial em diversas missões humanitárias. Na pandemia de Covid-19, por exemplo, muitos foram adaptados para servir como unidades móveis de saúde, levando vacinas e atendimento médico a comunidades remotas e vulneráveis.

Em regiões afetadas por desastres naturais, como enchentes e deslizamentos de terra, os ônibus são frequentemente utilizados para evacuar moradores e transportar suprimentos essenciais. Essas salvam vidas e reforçam a importância da mobilidade e da infraestrutura desse meio de transporte em momentos críticos.

No cenário internacional, o uso de ônibus em missões humanitárias também é notável. Em países devastados por conflitos armados, esses veículos são amplamente utilizados para evacuar civis de zonas de guerra, proporcionando um raro vislumbre de segurança em meio ao caos. Na África, organizações não governamentais os têm utilizado para transportar alimentos, água e medicamentos para regiões afetadas pela fome e a seca.

Um exemplo inspirador encontra-se na Índia, onde um projeto chamado "Bus of Hope" transformou ônibus escolares em clínicas móveis. Os ônibus viajam por vilarejos rurais, inclusive os mais remotos, proporcionando serviços médicos gratuitos e educação em saúde para comunidades que, de outra forma, teriam acesso limitado a esses recursos. A iniciativa melhora a assistência médica às populações atendidas e promove a conscientização sobre a importância da prevenção de doenças.

Na América Latina, a presença de ônibus em missões humanitárias também é significativa. No México, após os terremotos de 2017, foram utilizados para transportar equipes de resgate e voluntários, além de servir como abrigos temporários para os desabrigados. No Chile, durante os incêndios florestais que devastaram o país em 2019, foram mobilizados para evacuar moradores e levar ajuda humanitária às áreas afetadas.

Todos esses exemplos mostram como a flexibilidade e a capacidade de adaptação desses veículos os tornam indispensáveis em situações de crise, conferindo rapidez e eficiência na ajuda de pessoas e comunidades em situação crítica. As mesmas propriedades que proporcionam conforto, segurança, acessibilidade e transporte de passageiros nas cidades mais remotas em tempo de paz possibilitam ajuda humanitária nos locais mais inóspitos e inacessíveis em meio às guerras e cataclismos. Assim como na canção, os ônibus seguem a “buscar o caminho que vai dar no sol”.

* Gabriel Nunes é diretor da Transportes Santa Maria, empresa de ônibus rodoviários e turísticos.

Transportes Santa Maria
Ricardo Viveiros ﹠ Associados

EXPRESSO GUANABARA CELEBRA 33 ANOS COM RENOVAÇÃO DE FROTA E CERTIFICAÇÕES QUE REFORÇAM COMPROMISSO COM QUALIDADE E SUSTENTABILIDADE

A Expresso Guanabara, uma das maiores empresas de transporte rodoviário interestadual do Brasil, completa 33 anos de história nesta sexta-feira, 1º de agosto. A data é celebrada com um novo marco na trajetória da companhia: a chegada de modernos ônibus Leito-Cama à frota, reafirmando o compromisso com o conforto, a inovação e a segurança dos passageiros.

Os novos veículos oferecem poltronas com ampla reclinação, apoio para as pernas, travesseiro e manta, além de sistema de entretenimento individual, conexão Wi-Fi e serviço de bordo. A configuração foi pensada para proporcionar uma experiência de viagem mais confortável, especialmente em trajetos de maior duração.

Desde junho de 2025, a operação Leito-Cama está em funcionamento em linhas interestaduais com saída de Fortaleza com destino a Teresina (PI), Natal (RN), João Pessoa (PB) e Recife (PE), com partidas regulares em ambos os sentidos. A iniciativa integra a estratégia da empresa de investir em tecnologia e melhoria contínua da experiência do cliente.

Além do foco em conforto, os novos ônibus são equipados com motores de última geração que contribuem para a redução de emissões, alinhando-se às diretrizes da empresa voltadas à eficiência energética e à responsabilidade ambiental.

Ainda no primeiro semestre de 2025, a Expresso Guanabara conquistou duas certificações importantes. A primeira delas foi a ISO 14001 (nº CSA 061/2024), válida até fevereiro de 2028, para o Sistema de Gestão Ambiental da filial de Juazeiro do Norte (CE), concedida em reconhecimento às práticas adotadas para minimizar impactos ambientais.

A segunda foi a certificação ISO 9001:2015 (nº CSQ 966/2024), voltada ao Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) no escopo do transporte rodoviário intermunicipal e interestadual de passageiros. O reconhecimento foi concedido pelo Instituto de Certificação Qualidade Brasil (ICQ Brasil), após avaliação dos processos internos e conformidade com os requisitos da norma.

“Comemoramos mais um ano de trajetória reforçando nosso compromisso com a qualidade dos serviços prestados, a sustentabilidade e o bem-estar dos nossos clientes. A entrada em operação da categoria Leito-Cama e a conquista das certificações são resultados diretos do nosso foco em evolução contínua e atendimento responsável”, afirma Rodrigo Mont’Alverne, gerente de marketing da Guanabara.

Guanabara

A Expresso Guanabara nasceu em agosto de 1992. Com sede em Fortaleza e atuação de Norte a Sul, a empresa interliga as principais capitais e cidades do país, chegando a mais de duas mil opções de destinos para seus passageiros. A busca pela excelência técnica, o elevado grau de comprometimento com seus funcionários e a qualidade dos serviços oferecidos aos clientes renderam a Guanabara por três vezes o título de melhor empresa de ônibus do Brasil, em 2013, 2022 e 2024, no Prêmio Maiores & Melhores do Transporte.

Em 2023, a Guanabara deu um grande passo rumo à expansão da operação pelo país. As empresas do setor rodoviário Real Expresso, Rápido Federal, UTIL, Viação Sampaio e Brisa passaram a adotar uma única identidade corporativa e hoje também fazem parte da marca Guanabara. São mais de 400 veículos de última geração, sintonizados com tecnologias de ponta em mecânica, design e conforto. Clique aqui e saiba mais

Guanabara
Capuchino Press