segunda-feira, 4 de agosto de 2025

ONIX ATINGE 3 MILHÕES DE UNIDADES PRODUZIDAS NO BRASIL

Modelo ultrapassa o Corsa e assume o topo do ranking fabril da Chevrolet no país

O Chevrolet Onix acaba de atingir a marca de 3 milhões de unidades produzidas no Brasil. O feito foi registrado na fábrica de Gravataí (RS), onde o modelo é montado desde seu lançamento, e consolida o hatch e o sedã compacto como a linha mais produzida da história da marca no país.

O marco acontece em meio à produção do novo modelo, que acaba de ser apresentado ao público com evoluções em design, sofisticação e mecânica. São melhorias desenvolvidas a partir das atuais necessidades e preferências do consumidor, e que reforçam o compromisso da Chevrolet com a inovação de seus produtos.

No mercado há pouco mais de uma década, o Onix supera a família Corsa (descontinuada em 2016) em volume acumulado, e segue como o veículo da atual geração com o maior número de emplacamentos em território nacional. A trajetória do modelo ao longo dos anos reflete sua aceitação pelo público e o processo de melhoria contínua.

“Estamos celebrando um marco histórico para a Chevrolet no Brasil: 3 milhões de unidades produzidas do Onix. Esse volume expressivo mostra a força da nossa engenharia, da nossa indústria e da nossa rede de concessionários. É um feito que não apenas destaca o espírito de liderança da marca, mas também movimenta a economia, gera empregos e valoriza a cadeia produtiva nacional. Completá-lo em pleno centenário da GM nos enche de orgulho”, afirma Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul.

Cada um dos modelos mais produzidos pela Chevrolet no país simboliza um momento-chave da indústria automobilística brasileira. O Chevette, nos anos 1970, representou a modernização da frota. O Corsa, lançado em 1994, elevou o padrão dos compactos.

O Celta, no início dos anos 2000, destacou-se pela acessibilidade e por ser o primeiro carro vendido pela internet. Já o Onix, desde 2012, molda o mercado ao antecipar tendências. É o carro que mais tem democratizado tecnologias avançadas.

Entre os recursos pioneiros que ajudaram a construir essa história de sucesso estão: central multimídia com projeção de smartphone, telemática OnStar, Wi-Fi nativo, transmissão automática de seis marchas, airbags frontais, laterais e de cortina de série e sistemas de auxílio à condução — soluções que rapidamente tornaram o Onix referência entre os compactos.

O modelo também é campeão em consumo de combustível, segundo o Inmetro, e detém o maior número de prêmios de melhor valor de revenda da categoria.

“O Onix é resultado de um projeto global com DNA brasileiro. Desde o início, foi pensado para atender às expectativas do consumidor local, oferecendo soluções inovadoras e um padrão superior de dirigibilidade, segurança e conectividade”, complementa Chamorro.

Outro fenômeno relevante é o aumento da demanda por configurações mais sofisticadas, equipadas com motor turbo. Desde a geração anterior, a procura por Onix com câmbio automático triplicou, enquanto o MyLink e a função de atualização remota de sistemas eletrônicos já estão presentes em 100% da linha.

Ao mesmo tempo, o elevado índice de satisfação de clientes tem contribuído para impulsionar os emplacamentos de Tracker e Montana, reforçando a presença da Chevrolet nos segmentos de maior valor agregado.

Ranking dos 10 modelos Chevrolet mais produzidos no Brasil

Com o volume recorde de 3 milhões de unidades, a linha Onix lidera a lista dos modelos mais produzidos pela marca no Brasil ao longo de seus 100 anos:

  • Onix – 3 milhões
  • Corsa – 2,9 milhões
  • Celta – 2,1 milhões
  • Chevette – 1,4 milhão
  • S10 – 1,3 milhão
  • Opala – 1 milhão
  • Monza – 900 mil
  • Astra – 615 mil
  • Vectra – 540 mil
  • Montana – 460 mil

Além do Onix, a Chevrolet mantém produção local de outros cinco modelos: S10, Trailblazer, Montana, Tracker e Spin. Já Silverado, Equinox Turbo, Equinox EV, Blazer EV compõem o portfólio de importados. Ainda este ano, Spark EUV e Captiva EV chegam para reforçar a mais completa linha de SUVs do país.

As picapes nacionais da Chevrolet também ocupam papel estratégico na indústria automotiva brasileira. A S10, pioneira entre as médias de produção local, completa 30 anos como o nameplate mais longevo da marca em produção contínua no país. A Montana, por sua vez, que estreou recentemente sua terceira geração, acaba de entrar no Top 10, superando o Kadett.

Outro destaque é o Tracker, SUV compacto que tem registrado crescimento acelerado em produção e vendas, refletindo a preferência do consumidor por modelos mais altos e versáteis. A expectativa é que ele também integre o ranking nos próximos meses, reforçando o momento único vivido pela Chevrolet no Brasil, com um portfólio que figura entre os mais exitosos de todos os tempos.

Chevrolet
General Motors América do Sul

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