sexta-feira, 27 de junho de 2025

REALSI SERVIÇOS E TRANSPORTES ADQUIRE F2400 DA CAIO PARA FRETAMENTO NA BAHIA

A Caio, encarroçadora líder nacional de ônibus urbanos, passa a fornecer o seu modelo de micro-ônibus F2400 para a Realsi Serviços e Transportes Litoral Norte, empresa pertencente ao Grupo Plataforma. O veículo será operado nos contratos de fretamento em Salvador (BA).

Com cerca de 9 metros de comprimento (8.850 mm), o modelo foi encarroçado sobre chassi Volkswagen 9-180 OD com motorização Euro VI, tecnologia que reduz a emissão de poluentes. 

O veículo acomoda 30 passageiros sentados em poltronas modelo premium reclináveis, com tomadas USB e apoia-braços, além de uma poltrona para o motorista, estofada e com sistema de amortecimento hidráulico. 

O F2400 está equipado com uma porta pantográfica para embarque e desembarque, e um elevador DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel) embutido. 

Na parte externa, o micro-ônibus possui farol de neblina no para-choque, itinerário eletrônico frontal em LED e janelas com vidros totalmente colados. 

O veículo também conta com porta-pacotes, para armazenamento de pertences, preparação para a instalação de sistema Wi-Fi, ar-condicionado e porta-focos - componente fixado no porta-pacotes, acima das poltronas, que contém lâmpadas, saída de ar, alto-falantes e numeração dos assentos.

Grupo Caio

MARCOPOLO RAIL CONCLUI EXPORTAÇÃO DE TRENS PARA O CHILE

Negócio é o mais importante da divisão no mercado internacional

A Marcopolo Rail fez o embarque de mais dois carros para a Empresa de Los Ferrocarriles del Estado - EFE Trenes de Chile, empresa pública responsável pela gestão da rede ferroviária daquele país. Com isso, a divisão especializada no desenvolvimento e produção de veículos ferroviários concluiu o fornecimento das três composições previstas para este ano no mais importante negócio internacional realizado.

“O objetivo agora é acompanhar a entrega das composições e dar suporte nos testes de campo, que serão realizados ao longo do segundo semestre, para que os veículos possam entrar em operação ainda este ano, beneficiando mais de 300 mil pessoas das zonas rurais do vale central e da zona costeira, na região do Maule”, destaca Petras Amaral Santos, gerente executivo da Marcopolo Rail.

Os trens vão operar na linha Talca-Constitución, um circuito interurbano de transporte de passageiros de média distância, com 88 quilômetros de extensão, 11 estações, que vai transportar cerca de 50 mil passageiros por ano, ligando quatro municípios. O contrato com a EFE inclui o fornecimento de material rodante, peças de reposição e manutenção.

Veículos modernos e eficientes

As unidades do modelo Prosper fornecidas são modernas, eficientes e bidirecionais, pois possuem cabines de operação em cada extremidade. As composições têm capacidade para transportar 223 passageiros, sendo 80 sentados e 143 em pé. Os modelos vão contar com climatização, espaço destinado para pessoas com mobilidade reduzida, além de um sanitário adaptado. São três unidades Diesel Multiple Units, DMUs, com dois carros cada uma, com portas em ambas as laterais, poltronas com apoio de braço, portas USB e mesa dobrável no encosto. Para maior conforto térmico, os trens terão sistema de ar-condicionado independente para cada carro.

“O negócio com a Empresa de Los Ferrocarriles del Estado - EFE Trenes de Chile, reforça a posição da Marcopolo Rail como player importante no cenário metroferroviário internacional e fortalece nossa atuação neste mercado, o que pode facilitar a nossa entrada em outros países da América Latina, com possibilidade de expansão da mobilidade sobre trilhos”, afirma Petras Amaral Santos.

Transformação da mobilidade sobre trilhos

Desde o início das suas atividades, em 2019, a Marcopolo Rail tem trabalhado para conectar a mobilidade sobre trilhos com o futuro e identificar oportunidades que contribuam para o avanço do segmento em linha com as atuais demandas globais.

Além do fornecimento à tradicional empresa pública chilena, dentre os projetos já aprovados e desenvolvidos estão o Prosper VLT, primeiro veículo leve sobre trilhos (VLT) da Marcopolo Rail e que em 2024 entrou em operação em uma rota turística operada pela Giordani Turismo, em Santana do Livramento (RS). A companhia também é responsável pela fabricação dos people movers fornecidos para o consórcio AeroGru. O consórcio é responsável pelo projeto de transporte que conecta a linha 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) aos terminais 1, 2 e 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo (SP).

Marcopolo RailAlinhada com o propósito de melhorar a experiência de vida por meio da mobilidade, a Marcopolo Rail é uma divisão da Marcopolo especializada no desenvolvimento e produção de novos modais sobre trilhos. A Marcopolo Rail tem em seu portfólio produtos ferroviários e atua na produção de Multiple Units bem como fabricação de People Movers. Além da linha de produtos, também oferece contratos para serviços de manutenção e modernização

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

TRANSPORTES SANTA MARIA FRISA QUE FROTA NOVA, TECNOLOGIA E TREINAMENTO EVITAM ACIDENTES RODOVIÁRIOS

Com idade média de apenas três anos, frota da empresa contrasta com o cenário apontado pelo Anuário Estatístico TRIIP 2024 da ANTT

Enquanto o setor de transportes rodoviários de passageiros lida com os impactos da frota envelhecida e da manutenção precária, principais causas de acidentes nas estradas, segundo a Polícia Rodoviária Federal, a Santa Maria, que opera linhas regulares de ônibus entre grandes cidades e atua no fretamento, adota um caminho oposto. Mantém idade média de frota em três anos, resultado de uma política consistente de renovação e de um modelo de gestão voltado à segurança operacional.

De acordo com o recém-lançado Anuário Estatístico TRIIP 2024, publicado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), apenas 44% dos veículos do serviço regular rodoviário têm até cinco anos, enquanto outros 31% têm entre seis e 10 anos, o que indica que mais de 25% da frota do País ultrapassa os 10 anos de uso, chegando perto do limite máximo de 15 anos permitido pela regulação. No fretamento não há limite de idade para os ônibus, mas, apesar disso, a Transportes Santa Maria também renova regularmente a frota de veículos utilizada nesse segmento específico.

“A defasagem de idade dos ônibus impacta diretamente a segurança dos passageiros”, afirma Gabriel Nunes, diretor da Santa Maria. “Por isso, decidimos atuar além das exigências legais. Renovamos 30% da nossa frota por ano, comprando à vista e revendendo com valor agregado, o que nos dá sustentabilidade e garantia de qualidade”, explica.

Gestão preventiva e tecnologia para salvar vidas

A estratégia da Santa Maria não se restringe à compra de novos veículos. Adotou, também, um rigoroso programa de manutenção preventiva, com protocolos que antecedem cada viagem e infraestrutura de apoio com oficinas e ônibus de reserva. “Não liberamos nenhum para viajar sem inspeção completa”, garante Nunes. 

Além disso, a empresa investe fortemente em tecnologia embarcada, como o ADAS (Advanced Driver Assistance Systems). Este sistema usa sensores e câmeras para alertar os motoristas sobre riscos iminentes. Há, ainda, a telemetria ativa, que permite o monitoramento em tempo real do desempenho dos veículos. A capacitação constante dos profissionais completa o ciclo. Motoristas e técnicos passam por treinamentos periódicos sobre segurança e operação eficiente, reforçando a cultura preventiva.

“Estamos falando de um setor que transporta mais de 40 milhões de passageiros por ano apenas nas rotas interestaduais regulares, segundo o novo anuário. A responsabilidade com a segurança precisa ser proporcional à escala da operação”, pondera o diretor da Santa Maria.

Para Nunes, os dados do anuário oficial da ANTT revelam a necessidade de um novo padrão de exigência para o setor. “Não dá mais para tratar manutenção como custo. Ela é investimento em vida, em confiança e em reputação. O poder público precisa olhar para boas práticas e incentivá-las”, enfatiza.

Setor transportou mais de 100 milhões de passageiros

O Anuário Estatístico do Transporte Rodoviário Interestadual e Internacional de Passageiros (TRIIP) 2024 revela o retrato atualizado do setor, que transportou mais de 100 milhões de passageiros no ano passado em suas três modalidades: regular, fretamento e semiurbano. Desse total, mais de 40 milhões de passageiros foram transportados pelo serviço regular interestadual, que oferece linhas fixas e operação contínua entre estados.

Com relação à frota, o levantamento identificou 33.047 veículos habilitados em 2024, um crescimento de 4,2% em relação ao ano anterior. No serviço regular, 75% dos veículos têm até 10 anos de idade, sendo 44% com até cinco anos. No entanto, ainda há uma parcela relevante da frota com idade entre 11 e 15 anos, o que gera preocupação sobre a manutenção e o risco de falhas mecânicas, frequentemente associadas a acidentes.

O setor conta com mais de 88 mil motoristas habilitados e 359 empresas habilitadas para o serviço regular, das quais apenas 186 estavam efetivamente autorizadas a operar no ano. Outro dado relevante é que, em 2024, foram registradas cerca de duas mil linhas interestaduais regulares ativas, uma redução em relação aos anos anteriores, decorrente da reestruturação promovida pelo novo marco regulatório. Em 2024, entrou em vigor a Resolução 6.033/2023, que reformulou completamente o transporte rodoviário interestadual de passageiros. A nova norma substituiu regras antigas e introduziu avanços importantes em áreas como ampliação da concorrência, inclusão social, qualidade dos serviços, transparência e segurança jurídica.

O anuário também mostra que o número de viagens realizadas pelo serviço regular ultrapassou 1,6 milhão em 2024, com picos concentrados às sextas-feiras, especialmente nos meses de férias escolares. A movimentação diária média ultrapassou 125 mil passageiros, e a maior parte das viagens teve duração entre quatro e 16 horas. No fretamento, o setor transportou mais de 13 milhões de passageiros, com destaque para viagens a trabalho e turismo, especialmente em fins de semana.

Outro dado de interesse é a concessão de mais de 2,5 milhões de gratuidades, sendo 1,3 milhão destinadas a idosos, além de benefícios a crianças e jovens de baixa renda. No semiurbano, a demanda superou 51 milhões de passageiros no ano, com forte concentração na região do Distrito Federal e entorno de Goiás.

O setor gerou um faturamento estimado de R$ 6,6 bilhões em 2024 no segmento regular, com uma tarifa média que variou conforme a distância e o nível de conforto do serviço prestado. A eficiência dos serviços, medida pelo Índice de Aproveitamento de Passageiros (IAP), foi de 59,7%, ligeiramente superior ao ano anterior.

O perfil da frota habilitada mostrou que em 2024 aproximadamente 58,1% dos veículos no serviço fretado tinham idade máxima de 10 anos. Desse percentual, 32% da frota tinha até cinco anos de idade e 26% entre seis e 10 anos. No serviço de fretamento, não há restrição da idade do ônibus, mas os micro-ônibus devem ter idade máxima de 15 anos.

No serviço regular rodoviário, o percentual da frota com até cinco anos de idade foi de 44% e, para faixa entre seis e 10 anos o percentual foi de 31%, indicando que cerca de 75% dos veículos tinham no máximo 10 anos de idade. Cabe destacar que, conforme previsto na Resolução no 6.033/2023, somente serão admitidos veículos com até 15 anos de fabricação na prestação dos serviços regulares rodoviários. No serviço semiurbano, o perfil da frota indicou que 54% dos veículos tinham entre 11 e 15 anos de idade, enquanto cerca de 41,6% tinham até 10 anos.

Transportes Santa Maria
Ricardo Viveiros ﹠ Associados - RV&A

quinta-feira, 26 de junho de 2025

FARIZON APRESENTA LINHA DE VEÍCULOS COMERCIAIS ELÉTRICOS

A Farizon, marca global do Geely Holding Group, apresentou oficialmente ao público brasileiro sua linha de veículos comerciais 100% elétricos durante a Eletrocar Show 2025

Representada com exclusividade pelo Grupo Timber no País, a marca lança os modelos de vans SuperVAN, de 8m³ e 11m³, a V6E e o caminhão H9E, em duas configurações, de seis e de oito toneladas.

Projetados para atender às exigências de eficiência, sustentabilidade e conectividade em centros urbanos, os modelos são equipados com motorização elétrica de alto desempenho, tecnologias embarcadas de segurança e gestão de frota, além de autonomia compatível com rotas logísticas de curta e média distância.

O início das vendas está previsto para o mês de agosto de 2025, quando o primeiro lote de veículos desembarca no Brasil vindo da China. Neste primeiro momento, os produtos da Farizon serão comercializados nas nove filiais do Grupo Timber distribuídas em cinco estados, que estão sendo readequadas para atender aos requisitos necessários para a operação: Curitiba e Marialva (PR), Lages e Palhoça (SC), Pelotas, Guaíba e Capão do Leão (RS), Três Lagoas (MS) e Curvelo (MG). Além disso, o grupo terá uma concessionária modelo na cidade de Curitiba (PR), que está sendo construída dentro dos padrões globais de qualidade da Farizon.

V6E: solução elétrica robusta para entregas urbanas e logística sustentável

A van elétrica Farizon V6E estreia no mercado brasileiro como uma alternativa eficiente, tecnológica e sustentável para empresas que operam com entregas urbanas, logística de última milha e transporte leve.

Construída sobre a moderna plataforma GXA-M – arquitetura elétrica modular da Farizon voltada especificamente para veículos comerciais leves – o V6E traz uma base estrutural projetada desde a origem para aplicações urbanas. A GXA-M permite alto grau de flexibilidade na configuração da carroceria, e incorpora tecnologias de condução como sistemas de freio e direção do tipo drive-by-wire. Isso não apenas proporciona mais precisão e segurança à condução, como também abre caminho para a futura integração de sistemas de condução autônoma em níveis mais avançados. Trata-se de uma base técnica desenvolvida para responder com eficiência às exigências da mobilidade urbana inteligente e de baixa emissão.

Com dimensões externas de 4.845 mm de comprimento, 1.730 mm de largura e 1.985 mm de altura, além de entre eixos de 3.100 mm, a V6E foi projetada para conciliar versatilidade, robustez e autonomia. O compartimento traseiro acomoda até 6 m³ de volume útil e suporta cerca de 1.150 kg de carga líquida, dependendo da configuração. O furgão também se destaca por sua estrutura reforçada: o piso em aço de alta resistência suporta até 1,5 tonelada, enquanto o teto do compartimento de carga é capaz de resistir a pressões de até 7,5 toneladas – características que reforçam sua durabilidade e prontidão para o uso comercial intensivo.

A motorização 100% elétrica da V6E entrega 100 kW (equivalente a 136 cv), com tração traseira e torque imediato, ideal para deslocamentos em centros urbanos. A velocidade máxima é limitada a 110 km/h, atendendo de forma eficiente às demandas de trajetos urbanos e intermunicipais. O modelo é equipado com bateria de 81 kWh LFP de última geração, que proporciona uma autonomia de até 285 km no ciclo urbano (índice WLTC). A recarga rápida via corrente contínua (DC) permite atingir de 10% a 80% da carga em apenas 30 minutos, garantindo mais tempo de operação e menos paradas na rotina logística. A carga AC completa é feita em cerca de seis horas.

Voltado a operadores profissionais e empresas com foco em ESG, a V6E oferece tecnologias de assistência à condução e segurança ativa, como sistema de permanência em faixa, alerta de colisão frontal, controle eletrônico de estabilidade (ESC), sistema de prioridade do freio (BOS), assistência de abertura de portas em caso de colisão (DOA) e alerta sonoro para pedestres (AVAS). O modelo também conta com freios ABS com EBD e CBC, câmera de ré e modos de condução ajustáveis (Eco, Normal e Sport).

O design da V6E prioriza a funcionalidade no dia a dia. As portas traseiras bipartidas (com aberturas de 180° e 270°) e a porta lateral corrediça oferecem excelente acessibilidade ao compartimento de carga, mesmo em vias estreitas ou garagens subterrâneas. A altura do veículo permite circulação em centros urbanos com restrições e facilita o acesso a estacionamentos convencionais.

SuperVAN: conforto e agilidade para transporte urbano

A SuperVAN é um modelo que propõe uma nova lógica para o transporte urbano e técnico: inteligência de design, motorização 100% elétrica e soluções embarcadas de última geração, sem renunciar ao conforto, da conectividade e da segurança.

Mais que uma van, a SuperVAN é uma plataforma multifuncional com vocação para a eficiência. Seu design futurista e acabamento premium se aliam a um pacote completo de tecnologias — com destaque para a arquitetura Drive-by-Wire, que elimina conexões mecânicas e permite um layout interno mais limpo, versátil e ergonômico. Outro diferencial estrutural importante é a ausência do pilar B, permitindo uma ampla abertura lateral. Esse recurso amplia a usabilidade em aplicações como ambulâncias, food trucks, serviços técnicos, transporte de equipamentos ou mesmo adaptações sob demanda para negócios móveis.

A SuperVAN é também sinônimo de segurança. O modelo acaba de conquistar 5 estrelas no Euro NCAP 2025, o mais rigoroso protocolo europeu de avaliação veicular. Essa nota máxima comprova o compromisso da Farizon com engenharia de ponta e proteção integral aos ocupantes.

Com foco em diferentes perfis operacionais, o modelo chega ao país em duas versões complementares — ambas com emissão zero, dirigibilidade de carro de passeio e recursos tecnológicos embarcados. A versão com volume útil de 7,92 m³, traz capacidade de carga de 1.265 kg e dimensões de 4,99 metros de comprimento, 1,98 metro de largura e 2,18 metros de altura, mantém o peso bruto total de 3.500 kg. É a escolha ideal para entregas urbanas em ambientes mais restritos, com agilidade e espaço adequado para operações de médio porte.

Já a versão de 11m³ foi desenvolvida para quem precisa de ainda mais espaço — sem renunciar à dirigibilidade, ao conforto e da eficiência. Com 5,49 metros de comprimento, 1,98 metro de largura e 2,50 metros de altura, essa configuração entrega área útil total de 11,22 m³, capacidade de carga de 1.170 kg e peso bruto de 3.500 kg. É a opção ideal para operações que exigem grande volume, como mudanças urbanas, transporte técnico, serviços de infraestrutura, dentre outros.

Tanto a versão de 8 m³ quanto a de 11 m³ compartilham o mesmo conjunto motriz, pensado para oferecer performance robusta e autonomia ideal para operações urbanas e metropolitanas. O motor elétrico entrega até 231 cv de potência, com tração traseira e velocidade máxima de 135 km/h, proporcionando respostas rápidas e aceleração suave. A autonomia também é um dos destaques: 386 km pelo índice WLTP (Worldwide Harmonized Light Vehicle Test Procedure) e cerca de 300 km segundo estimativa do Inmetro, garantindo uma jornada completa de entregas com uma única carga. Esse desempenho é possível graças à bateria de 82,88 kWh, que entrega energia consistente com alta densidade, sem comprometer o espaço de carga.

Para além da motorização e do espaço interno, o grande diferencial da SuperVAN está no pacote de tecnologias de segurança, conforto e conectividade — itens que geralmente são opcionais em outros modelos e aqui já vêm embarcados. Entre os principais destaques estão o sistema ADAS com funcionalidades avançadas de assistência à condução, a câmera 360° para manobras seguras e visibilidade completa, o detector de fadiga, o controle de cruzeiro adaptativo (ACC), o painel digital de 7” e a central multimídia de 12,3” com conectividade total. A SuperVAN traz ainda volante multifuncional, lanternas Full LED, acesso lateral sem coluna B, ampliando a usabilidade e a ergonomia, e o sistema V2L (Vehicle-to-Load), que permite o fornecimento de energia para ferramentas e equipamentos externos — um diferencial especialmente relevante em serviços técnicos ou obras.

No carregamento, a SuperVAN também entrega versatilidade, com capacidade para carregamento AC de 11 kW e DC de até 120 kW, compatíveis com os principais padrões do mercado brasileiro.

H9E – eficiência, tecnologia e segurança no transporte urbano

O caminhão pequeno Farizon H9E chega ao Brasil disponível em duas versões — 6 e 8 toneladas — voltado a entregas de média escala e operações logísticas em centros urbanos. 

Com ele, a marca complementa as vans V6E e SuperVAN, oferecendo uma linha robusta, versátil e adaptada a diferentes estágios da jornada elétrica das frotas brasileiras.

O H9E se destaca pelo conjunto de atributos que combinam tecnologia, conforto e segurança. O conjunto óptico é em LED, com farol alto adaptativo, aumentando a visibilidade em diferentes condições de operação. O modelo conta com airbags para motorista e passageiro, sistema de desligamento automático de energia em caso de colisão, resfriamento da bateria e assistentes de condução como alerta de colisão frontal e aviso de saída de faixa. Na cabine, a experiência é elevada pela central multimídia com tela de 12,1”, conectividade Bluetooth e comandos integrados.

A versão de 6 toneladas traz um equilíbrio preciso entre volume de carga e mobilidade. Com 5,99 metros de comprimento, 2,35 metros de largura e 3,30 metros de altura, oferece até 21 m3 de capacidade volumétrica. Seu peso bruto total é de 7.995 kg, com chassi de 3.380 kg, o que assegura resistência estrutural e uma carga útil adequada para diferentes perfis logísticos.

Já a versão de 8 toneladas atende demandas de maior porte, com 7,99 metros de comprimento e impressionantes 31 m3 de volume de carga. O chassi pesa 3.910 kg, mantendo o peso bruto total de 7.995 kg, evidenciando uma estrutura otimizada para ganho de espaço útil sem comprometer a integridade do conjunto.

Ambas as versões compartilham a mesma motorização elétrica, que entrega 190 cv de potência e torque de 42,3 kgfm, com tração traseira e velocidade máxima de 90 km/h. Essa configuração garante ótimo desempenho mesmo com o veículo carregado. A autonomia chega a 324 km (índice WLTC), oferecendo confiabilidade para rotas diárias com previsibilidade operacional.

O H9E incorpora ainda um pacote completo de tecnologias embarcadas. Entre os recursos voltados à segurança e conforto estão o freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold, os sistemas eletrônicos EBS, ESC, ASR e ABS, além do TPMS (monitoramento de pressão dos pneus). O painel digital de 7” proporciona mais clareza na visualização de dados, enquanto o volante multifuncional e a central multimídia com Apple CarPlay garantem praticidade e conectividade no dia a dia do condutor.

Um diferencial que merece destaque é o sistema V2L (Vehicle-to-Load), que transforma o caminhão em uma fonte de energia móvel — ideal para alimentar equipamentos em centros de distribuição, obras ou operações externas. A recarga também é flexível, com opções de carregamento AC de 22 kW e DC de até 100 kW.

Pós-venda e garantia

A Farizon chega ao Brasil com um compromisso que vai além do fornecimento de veículos: oferecer previsibilidade, suporte técnico e estrutura de manutenção compatível com as exigências operacionais do mercado nacional. Todos os modelos contam com planos de revisão programada e garantias claras, assegurando total controle de custos ao longo do ciclo de vida do produto.

A SuperVAN e o caminhão H9E possuem revisões a cada 30 mil km, com valores tabelados, o que elimina surpresas e facilita o planejamento de frotas. Já o modelo V6E tem manutenção programada a cada 10 mil km, também com preços fixos.

Toda a linha oferece garantia de seis anos para o sistema de baterias e três anos para o veículo completo, refletindo a confiança na durabilidade dos componentes e na robustez da tecnologia embarcada. Trata-se de uma proposta que integra produto, serviço e suporte, com foco na eficiência e na continuidade das operações dos clientes.

Farizon - Fundada em 2014, a Farizon é uma fabricante global de veículos comerciais elétricos, voltada ao desenvolvimento de soluções de mobilidade limpa, inteligente e eficiente. Pioneira na China como o primeiro grupo automotivo dedicado exclusivamente a novas energias no segmento comercial, a marca reúne tecnologia, engenharia avançada e conectividade para atender às demandas crescentes da logística urbana e das operações de entrega. Presente em mercados estratégicos da Ásia, Europa e América Latina, a Farizon atua como referência global em plataformas elétricas para aplicações comerciais. Para mais informações, clique aqui e acesse o site (https://global.geelycv.com)

Grupo Timber - O Grupo Timber, integrante do Grupo Rodoparaná, atua há mais de 20 anos como referência nacional em soluções para mecanização e mobilidade nos setores florestal, agrícola, de construção, mineração, energia e movimentação de materiais. Reconhecido pela oferta de tecnologia de ponta e excelência em suporte técnico, o Grupo combina portfólio diversificado, atendimento especializado e cobertura regional com oito filiais distribuídas em cinco estados brasileiros. Com foco em inovação, eficiência operacional e proximidade com o cliente, o Grupo Timber atualmente representa os seguintes players globais: Ponsse, Sany, Fuchs, Plantma, XAG, Falcon Forestry, Veriga, Risutec e, mais recentemente, a Riddara, expandindo sua atuação para o mercado de veículos elétricos. Para mais informações, clique aqui e acesse o site (www.grupotimber.com.br)

Farizon
Textofinal de Comunicação Integrada

WORLD SOLAR CHALLENGE 2025: GEBRÜDER WEISS E ESTUDANTES DA ETH ZURICH SE UNEM NOVAMENTE

A Gebrüder Weiss é mais uma vez parceira de logística da aCentauri Solar Racing Team. Filiais em Zurique, Wolfurt e Adelaide garantem o transporte perfeito do carro de corrida personalizado movido a energia solar.

Estudantes da equipe aCentauri Solar Racing da ETH Zurique apresentaram seu veículo solar no Terminal Aéreo e Marítimo em Wolfurt, acompanhados por representantes da Gebrüder Weiss. Foto: Divulgação Gebrüder Weiss / Fotowerk Lampelmayer.

A empresa de logística Gebrüder Weiss está mais uma vez apoiando os alunos da equipe de corrida solar aCentauri do Instituto Federal Suíço de Tecnologia (ETH) em Zurique em sua viagem à Austrália para o World Solar Challenge 2025. Na corrida internacional de veículos solares deste ano, os alunos suíços pretendem melhorar o 12º lugar da estreia, em 2023, tendo desenvolvido um veículo com aerodinâmica aprimorada e uma área de superfície solar maior. Para garantir que tudo corra bem antes da corrida começar em Darwin, em 24 de agosto, a equipe confiou mais uma vez à Gebrüder Weiss o complexo transporte.

“Estamos muito felizes em acompanhar a equipe aCentauri da ETH Zurique novamente este ano. Essas colaborações estão em linha com nossa compreensão de parceria: de longo prazo, de confiança e focadas em um futuro sustentável para a mobilidade”, explica Frank Haas, Chefe de Comunicação da Gebrüder Weiss. “Os alunos já demonstraram em 2023 que a mobilidade solar funciona, e desejamos a eles muito sucesso para chegarem ao top 10.”

Frank Haas. Foto: Gebrüder Weiss / Fotowerk Lampelmayer

O equipamento técnico foi enviado para a Austrália por frete marítimo em maio. Agora, o próprio veículo embarca em sua jornada por frete aéreo, após uma apresentação ao vivo na unidade da Gebrüder Weiss em Wolfurt. Após um último test drive diante de representantes da imprensa, o veículo foi preparado para transporte aéreo no terminal certificado pela IATA.

A certificação da IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo) significa que o Terminal Aéreo e Marítimo de Wolfurt é um terminal de carga aérea oficialmente reconhecido, onde as remessas podem ser preparadas para transporte aéreo de acordo com os padrões da IATA – incluindo embalagem especial, verificações de segurança e todos os processos de inspeção necessários. O voo partirá para a Austrália via Aeroporto de Frankfurt sem nenhuma etapa intermediária.

Após a chegada à Austrália, os especialistas em logística da nova unidade da Gebrüder Weiss em Adelaide ficarão responsáveis pela próxima etapa do processo: eles coordenarão as formalidades de importação e o transporte para a Universidade de Adelaide.

O World Solar Challenge começa em 24 de agosto de 2025 e percorre 3.000 quilômetros pelo interior australiano. Realizada pela primeira vez em 1987, a corrida promove a inovação nas áreas de mobilidade sustentável e energias renováveis.

Como uma empresa com mais de 500 anos de história, a Gebrüder Weiss está ansiosa para desempenhar um papel ativo na construção do futuro da mobilidade. Desde 2021, a empresa participa de projetos relevantes, trabalhando em estreita colaboração com universidades, equipes de pesquisa e startups. Além da logística, a Gebrüder Weiss promove o intercâmbio entre parceiros de projetos e promove a visibilidade de ideias inovadoras. O objetivo é implementar novas tecnologias em um estágio inicial.

Mais informações sobre os projetos podem ser encontradas no site  (https://www.gw-world.com/company/sustainability/future-of-mobility) ou nos canais de mídia social da empresa de logística.

A Gebrüder Weiss Holding AG, com sede em Lauterach, Áustria, é uma provedora global de serviços logísticos completos, com cerca de 8.600 funcionários em 180 unidades próprias. A empresa gerou uma receita de 2,71 bilhões de euros em 2024. Seu portfólio abrange soluções de transporte e logística, serviços digitais e gestão da cadeia de suprimentos. A dupla força da competência digital e física permite que a Gebrüder Weiss responda com rapidez e flexibilidade às necessidades dos clientes. A organização familiar – com uma história que remonta a mais de meio milênio – implementou uma ampla variedade de iniciativas ambientais, econômicas e sociais. Hoje, também é considerada pioneira em práticas comerciais sustentáveis. Clique aqui e visite o site (www.gw-world.com)

Gebrüder Weiss

GWM BRASIL É CERTIFICADA COMO UM EXCELENTE LUGAR PARA TRABALHAR PELO GREAT PLACE TO WORK

Certificação internacional destaca cultura organizacional da GWM Brasil e seus investimentos em pessoas, desde a fábrica de Iracemápolis até os escritórios corporativos

A GWM Brasil acaba de conquistar a certificação global Great Place to Work (GPTW), reconhecimento concedido às empresas que se destacam por promover uma cultura organizacional saudável, inclusiva e de confiança para seus colaboradores.

O conceituado selo GPTW é resultado direto da avaliação anônima dos próprios funcionários, feita por uma entidade internacional independente, que indica o quanto se sentem valorizados, respeitados e motivados dentro da organização. A certificação reforça o compromisso da GWM Brasil com um ambiente de trabalho colaborativo, inovador e humano, pilares que sustentam a presença da marca no país e no mundo.

“Acreditamos que a excelência começa pelas pessoas. Essa conquista reflete a dedicação do nosso time em construir, todos os dias, um ambiente onde cada um se sente parte importante da nossa jornada. Estamos muito orgulhosos”, afirma Gabriel Perucci, Head de Recursos Humanos da GWM Brasil.

Em seu primeiro ano participando da pesquisa GPTW, a GWM Brasil já alcançou resultados expressivos que refletem o engajamento e a conexão do time com a empresa: 92% dos colaboradores declararam sentir orgulho dos produtos da GWM, enquanto 91% demonstraram orgulho do trabalho que realizam na companhia. Esses índices reforçam a construção de uma cultura sólida, inspiradora e alinhada com o propósito da marca no Brasil. Participaram da pesquisa tanto funcionários do escritório localizado em São Paulo quanto da fábrica de Iracemápolis (SP).

Desde o início de sua operação no Brasil, com a aquisição da fábrica, a GWM tem investido de forma consistente no desenvolvimento de pessoas e na construção de uma cultura organizacional sólida. A conquista da certificação GPTW é mais um marco nessa trajetória de crescimento responsável e centrada nas pessoas.

GWMMaior empresa automotiva chinesa de capital 100% privado, a GWM é a quarta maior fabricante mundial de picapes médias, segmento que ela lidera na China há 24 anos, onde tem uma participação acima de 50%. A empresa tem uma atuação global que envolve mais de 60 países, 70 mil funcionários e oito centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) ao redor do mundo

GWM Brasil
Grupo Printer Comunicação

TRATON FINANCIAL SERVICES BRASIL CHEGA PARA ATENDER VOLKSWAGEN CAMINHÕES E ÔNIBUS

Pela primeira vez, clientes e concessionárias da Volkswagen Caminhões e Ônibus terão acesso aos serviços exclusivos da TRATON Financial Services Brasil a partir de 1º de julho. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (26) em São Paulo (SP) por seu COO global Rene Renkema, ao lado de Edauardo Portas, CEO da recém-lançada operação brasileira, e de Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

“O Brasil é atualmente um dos maiores mercados para veículos comerciais do GRUPO TRATON, e este lançamento é um marco importante para nós. Temos orgulho de fortalecer nossa colaboração com a Volkswagen Caminhões e Ônibus, líder de mercado em caminhões no país, e de apoiar seus clientes e concessionárias com soluções financeiras personalizadas para suas necessidades. Este passo segue nossa recente chegada no México, onde agora oferecemos serviços financeiros cativos para a Volkswagen Camiones y Buses e a MAN Truck & Bus. São avanços importantes em nossa jornada para nos aproximarmos de nossas marcas e seus clientes em mercados-chave”, afirma Rene Renkema.

“Hoje vivemos mais um momento histórico de nossa empresa. Começamos no Brasil há 44 anos e crescemos de forma superlativa: construímos aqui nossa maior fábrica, o nosso centro mundial de pesquisa e desenvolvimento e expandimos nossa rede autorizada para 150 lojas espalhadas pelo território. A parceria com a TRATON Financial Services Brasil nos permitirá atender frotistas e transportadores autônomos brasileiros com ainda mais eficiência, oferecendo o melhor custo total de operação nos segmentos de caminhões e ônibus”, celebra Roberto Cortes.

Primeiros serviços

A TRATON Financial Services Brasil, parte do GRUPO TRATON, apoia o setor de transportes, oferecendo soluções financeiras que permitem aos clientes crescer e evoluir para modelos de negócios mais sustentáveis ​​e eficientes. No Brasil, começará oferecendo Crédito Direto ao Consumidor (CDC) aos clientes e crédito rotativo às concessionárias. Em breve, oferecerá opções de seguros e mais serviços, como o Financiamento de Máquinas e Equipamentos (FINAME). Os interessados ​​poderão conferir as ofertas em uma das concessionárias VWCO.

“Iniciaremos operações com cerca de 100 colaboradores, com escritórios na Zona Sul da capital paulista. E já nascemos com um relacionamento próximo com a Volkswagen Caminhões e Ônibus e a associação das concessionárias autorizadas da marca, a ACAV. Nosso propósito é oferecer soluções completas de financiamento em curto prazo, com taxas bastante competitivas”, explica Eduardo Portas.

A TRATON Financial Services, fundada em 2023 como parte do GRUPO TRATON, é uma fornecedora líder global de serviços financeiros projetados especificamente para a indústria de veículos comerciais. Ao integrar os serviços financeiros da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Scania, MAN e International, a TRATON Financial Services dedica-se a oferecer soluções inovadoras e focadas no cliente que impulsionem o crescimento e a sustentabilidade de suas marcas e clientes em todo o mundo

Volkswagen Caminhões e Ônibus

VOLARE FLY 10 GV, MOVIDO A GNV E BIOMETANO, SERÁ TESTADO NO TRANSPORTE URBANO DE VITÓRIA, ESPÍRITO SANTO

Modelo com tecnologia sustentável e eficiente reforça protagonismo da marca em inovação e mobilidade

O Volare Fly 10 GV, modelo movido a GNV e biometano, lançado recentemente no mercado brasileiro, será testado por 30 dias nas linhas 101 e 111 do sistema Transcol, em Vitória, capital do Espírito Santo. A ação faz parte do programa de demonstrações que a marca brasileira, líder na produção de micro-ônibus, está realizando em diferentes cidades do País, de modo que os operadores de transporte urbano possam conhecer e comprovar as vantagens proporcionadas pela tecnologia bicombustível (GNV e biometano), como menor emissão de poluentes, redução de ruído e menor custo operacional por quilômetro rodado.

A iniciativa reforça a capacidade da empresa em desenvolver soluções alinhadas à transição energética e à mobilidade urbana sustentável. O veículo já havia sido exposto na Modal Expo, realizada entre os dias 3 e 5 de junho, no Pavilhão de Carapina, em Serra, no Espírito Santo, primeira feira de negócios do setor de logística, transporte e comércio exterior do Estado, criada com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento do setor e posicionar o local como um hub logístico estratégico para o Brasil.

“O lançamento do Volare Fly 10 GV faz parte do compromisso da empresa com a descarbonização e uma mobilidade mais sustentável. Demonstra também os investimentos robustos que vem fazendo com o objetivo de oferecer ao mercado modelos com tecnologias que promovam eficiência na operação”, destaca Sidnei Vargas, gerente executivo comercial da Volare.

O desenvolvimento do veículo envolveu quatro anos de trabalho e destaca os investimentos contínuos da Marcopolo em inovação e novas tecnologias. Por meio de parcerias estratégicas, foram concebidos uma plataforma e um powertrain com características que contribuem para o transporte sustentável e eficiente. O motor, desenvolvido especialmente para aplicação GNV e biometano, em qualquer proporção, garante excelente relação de potência e desempenho, o que representa economia operacional e proporciona redução de até 96% das emissões de material particulado e 84% de gases que causam efeito estufa.

O modelo possui três cilindros de combustível capazes de armazenar 360 litros, o que representa autonomia de até 450 quilômetros dependendo da aplicação. O Volare movido a GNV e biometano conta com sistemas eletrônicos que garantem mais segurança e conforto, como controle de tração e estabilidade e bloqueio do veículo com porta aberta.

A apresentação do modelo Volare Fly 10 GV movido a gás natural e biometano reforça o compromisso da empresa com a inovação, a sustentabilidade e o desenvolvimento regional.

Volare
Secco Consultoria de Comunicação

VIAÇÃO GIRATUR ADQUIRE NOVAS UNIDADES E REFORÇA PARCERIA COM A IVECO BUS

Empresa, referência em fretamento no Rio Grande do Sul, já conta com 12 unidades do chassi BUS 17-280

Como parte de sua estratégia de crescimento, a Viação Giratur, uma das principais empresas de fretamento do Rio Grande do Sul, escolheu mais uma vez a IVECO BUS para renovar a frota e agora conta com 12 veículos da marca. Diante da boa experiência com os chassis, cinco novas unidades do BUS 17-280 foram entregues à empresa, somando-se a outras sete que já estavam em operação na região de Caxias do Sul, Farroupilha, São Marcos e Flores da Cunha.

Marcio Lorenzet, diretor-proprietário da Viação Giratur, destaca que o custo de operação foi decisivo no processo de escolha dos ônibus da marca. “Três pontos importantes nos fizeram optar novamente pelos chassis da IVECO BUS: valor competitivo do produto, baixo consumo de combustível e manutenção otimizada”, aponta. O operador afirma que a Rede de Concessionários se destaca no relacionamento, por apresentar um pós-venda de excelência. “O atendimento aos clientes da rede, de fato, tem se superado”, corrobora Lorenzet.

Danilo Maccachero, gerente Nacional de Vendas da IVECO BUS, afirma que a escolha da empresa reflete o caminho de confiança proporcionado pela marca. Com fábrica no Brasil e produtos 100% desenvolvidos para a realidade local, a IVECO BUS entrega soluções de mobilidade eficientes, confiáveis e sustentáveis, tornando-se uma aliada no dia a dia da operação. “O reconhecimento da Viação Giratur vem ao encontro da dedicação do nosso time e o aumento de portfólio de produtos. Fazemos questão de estar ao lado do cliente, ouvindo e entendo suas necessidades”, afirma Maccachero. “Contar com um grande parceiro como a Viação Giratur mostra que estamos no caminho certo, conquistamos cada vez mais a confiança do mercado”, acrescenta.

BUS 17-280: alto desempenho e melhor consumo de combustível

Modelo escolhido pela Viação Giratur, o BUS 17-280 foi desenvolvido com o objetivo de reduzir o custo operacional. O chassi oferece o melhor consumo de combustível da categoria. Equipado com o motor N67 seis cilindros da FPT Industrial, com 280 cavalos, 950 Nm de torque e câmbio de seis marchas, ele foi concebido com base no downspeeding, permitindo que o motor opere com baixas rotações e torque elevado, resultando em maior eficiência e maximização da vida útil do motor.

Disponível nas aplicações Urbano, Fretamento e Rodoviário, o modelo pode vir equipado com suspensão pneumática. A solução Full Air entrega um elevado padrão de conforto para os passageiros, diminuindo as trepidações e reduzindo o nível de ruído a bordo. Como opcional, o sistema kneeling permite o rebaixamento do veículo para mais conforto no acesso dos passageiros

Serviços e soluções IVECO BUS

Com a IVECO BUS, o cliente conta com um pacote de serviços e soluções integradas, que vão otimizar a gestão do negócio com mais rentabilidade e sustentabilidade. No site ivecobus.com.br é possível acessar informações detalhadas sobre o portfólio de produtos da marca. O atendimento ao cliente IVECO BUS é reforçado pela Assistência 24h IVECO, por meio do telefone 0800-702-3443 e WhatsApp (31) 2107-2355.

IVECO BUS
Rede Comunicação de Resultado

COM 40 ESCAVADEIRAS VOLVO DE 20T DA TRACBEL, ESCAD RENTAL MIRA SUSTENTABILIDADE E MAIOR PRODUTIVIDADE

Perto de completar 50 anos, a empresa está ampliando parte de sua frota de mais de 500 equipamentos com 40 máquinas fornecidas pela Tracbel, mirando sua jornada em busca de sustentabilidade e maior produtividade. "Ter produtos mais avançados e com menor emissão de gases é mais um passo no projeto de fortalecimento do nosso pilar ambiental. Ao mesmo tempo, privilegiamos a aquisição de escavadeiras de maior produtividade nas operações de nossos clientes", declara Eurimilson João Daniel, CEO da Escad Rental, uma das maiores locadoras de linha amarela do País.

As máquinas já foram entregues e encaminhadas para várias obras, a maioria de construção ou recuperação de rodovias, que estão sendo tocadas por clientes da Escad em diferentes regiões brasileiras. "A natureza da nossa atividade está ligada diretamente às demandas ambientais. Nosso modelo de negócio pressupõe a substituição da fabricação de um novo item pelo aluguel de um ativo já existente, poupando matéria-prima e outros recursos envolvidos nos processos fabris", diz o executivo.

Eurimilson João Daniel

Dentro de toda a agenda ESG da Escad, além da aquisição de equipamentos com baixas emissões estão iniciativas de reciclagem, como o reaproveitamento do óleo utilizado nas máquinas; descarte adequado; ações de captação e reuso de água; geração e consumo de energia limpa; e também produtos mais modernos e tecnológicos, com funcionalidades que geram menor impacto ambiental e menos consumo de combustível.

Frota diversificada

Com 200 funcionários, matriz em Santo André e quatro filiais em Nova Iguaçu, Itatiaia (RJ), Sumaré (SP) e Uberlândia (MG), a Escad tem uma frota diversificada que vai de carregadeiras e escavadeiras, passando por retroescavadeiras, compactadores de solo e asfalto, até motoniveladoras, tratores agrícolas e de lâminas, máquinas compactas e acessórios. "Estamos presentes nas grandes e pequenas obras", orgulha-se o CEO.

Segundo ele, o segmento de locação já responde atualmente por cerca de um terço de tudo o que é vendido em máquinas amarelas no Brasil. "É um cenário que poderia ser ainda maior, como ocorre nos mercados mais maduros e nos países mais industrializados, onde a cultura de locação é mais desenvolvida", explica.

"A Escad tem uma gestão muito semelhante à da Tracbel: foco no cliente e trabalho contínuo em busca da excelência no atendimento", diz Rodrigo Santos, gerente comercial da divisão de máquinas pesadas da Tracbel. Ele lembra que o lote de 10 unidades da EC200 entregues para a locadora faz parte dessa busca pela melhoria contínua.

Rodrigo Santos

"São equipamentos que se destacam por seu projeto robusto, eficiência excepcional e tecnologia de ponta", observa Matheus Pretel, consultor da Tracbel. Ele explica que elas lidam com cargas pesadas sem esforço, enfrentam terrenos difíceis e garantem ótima produtividade em uma ampla gama de tarefas e aplicações. "É um produto muito útil em construção geral e de estradas ou em atividades mais especializadas, além de oferecer um excelente retorno financeiro", finaliza.

Tracbel
Outlook – Comunicação & Estratégia

quarta-feira, 25 de junho de 2025

NIRO E STONIC POLUEM MENOS EM SUAS CATEGORIAS, APONTA PESQUISA

Objetivo da pesquisa é incentivar montadoras e importadoras a oferecer automóveis e comerciais leves mais eficientes e alertar os consumidores por veículos mais limpos

KIA Niro

O Prêmio Mobilidade Limpa 2025, da Agência Autoinforme, outorgou aos modelos Niro e Stonic o reconhecimento de automóveis menos poluentes (em CO2) nas categorias SUV Médio Híbrido até 1.6L e SUV Compacto Híbrido Leve, respectivamente com consumo energético de 1,1 MJ/km e 1,55 MJ/km.

Em sua 3ª edição, a cerimônia de entrega dos troféus do Prêmio Mobilidade Limpa aconteceu ontem (24/6), no segundo dia da Eletrocar Show 2025, no Distrito Anhembi, em São Paulo, feira comercial que pretende cobrir o setor de veículos eletrificados.

Lançado em julho de 2023, durante o Festival Interlagos – Carros, o Prêmio Mobilidade Limpa, naquela ocasião, avaliou – por meio de banca de jurados formada – somente as tecnologias de veículos eletrificados, mas já antevendo a possibilidade de também contemplar os veículos a combustão, aqueles que reúnem os melhores índices de consumo energético (MJ/km).

Nesta edição, o Prêmio Mobilidade Limpa 2025 resgatou e organizou os dados públicos disponíveis do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do Inmetro, data-base de dezembro de 2024, que considera 39 marcas e 1.481 modelos/versões, nas categorias elétricos, plug-in, híbridos, flex, gasolina e diesel.

Kia Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

VOLARE FOCA NO AGRONEGÓCIO E VENDE MAIS DE 30 VEÍCULOS EM GRANDES FEIRAS DO SETOR

Em parceria com a concessionária Taguamotors, presença estratégica na Bahia Farm Show e Agro Brasília consolida expansão da marca nas regiões Nordeste e Centro-Oeste

A Volare, em parceria com a concessionária Taguamotors, participou de dois dos principais eventos do agronegócio nas regiões Nordeste e Centro-Oeste: a Bahia Farm Show e a AgroBrasília. A presença estratégica, para ampliar a visibilidade da marca, fortalecer relacionamentos comerciais, gerou resultados expressivos com a venda de mais de 30 micro-ônibus voltados aos segmentos de fretamento para o agronegócio, transporte escolar e vendas ao setor público. Destacam-se entre as vendas geradas durante os eventos, os modelos Fly 12 e Attack 10 Rural.

A Bahia Farm Show 2025, realizada entre os dias 9 e 14 de junho em Luís Eduardo Magalhães (BA), bateu recorde de público com 162.370 visitantes e contou com 434 expositores, representando mais de mil marcas. A feira se consolidou como uma das maiores vitrines de tecnologia agrícola da América Latina, com destaque para soluções em irrigação inteligente, sustentabilidade e inovação no campo.

“A nossa participação no Bahia Farm Show foi muito importante, especialmente neste momento em que estamos em fase avançada de implantação de uma nova filial em Luís Eduardo Magalhães. A unidade visa atender à crescente demanda da região e expandir nossa presença estratégica no Oeste Baiano”, destaca Izaías Gonçalves dos Santos, sócio-diretor da Taguamotors.

Já a AgroBrasília 2025, realizada de 20 a 24 de maio no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no Distrito Federal, recebeu 188 mil visitantes, contou com 564 expositores e movimentou cerca de R$ 5,1 bilhões em negócios. A feira é promovida pela COOPA-DF e se destaca como um ambiente de negócios e difusão de conhecimento técnico, reunindo produtores rurais de diversos portes e segmentos. A edição deste ano também teve forte presença internacional e um espaço dedicado à inovação com mais de 25 startups.

“Estar presente em eventos como a Bahia Farm Show e a AgroBrasília é fundamental para nos aproximarmos dos nossos clientes e entender, de forma direta, as necessidades do setor. O volume de negócios gerado e o interesse pelos nossos modelos demonstram que estamos no caminho certo ao oferecer soluções sob medida para o agronegócio e o transporte público”, reforça Sidnei Vargas, gerente comercial da Volare.

Taguamotors

Concessionária Volare desde 2011, a Taguamotors está localizada em Brasília e conta com uma estrutura robusta de mais de 6.000 m² de área total, sendo aproximadamente 2.000 m² de área construída. Com 74 colaboradores diretos, distribuídos entre as áreas administrativa, comercial, técnica e operacional, a empresa oferece atendimento completo e eficiente, com capacidade para múltiplos serviços simultâneos em 22 rampas e boxes.

A oficina é equipada com três elevadores e rampas específicas para veículos pesados, estufa e cabine de pintura, espaço de lavagem, área de descanso para motoristas e clientes, estrutura para montagem de motores, dinamômetro para testes de transmissão automática e especialização em transmissões das marcas Allison e ZF. Também conta com uma área dedicada à funilaria, garantindo um serviço completo e de alta qualidade.

Volare
Secco Consultoria de Comunicação

POLO AUTOMOTIVO STELLANTIS DE GOIANA REGISTRA NOVO RECORDE DE EXPORTAÇÃO E EMBARCA MAIS DE 4 MIL VEÍCULOS EM ÚNICA OPERAÇÃO

Produzidas em Pernambuco, unidades foram destinadas à Argentina a bordo de um navio dedicado à operação

O Polo Automotivo Stellantis de Goiana segue alcançando novos recordes. Depois de registrar, em maio, o maior volume de embarques desde sua inauguração, a fábrica celebra agora mais um marco em sua trajetória: a maior operação de exportação de veículos já realizada pela Stellantis em uma única remessa. Ao todo, 4.006 unidades produzidas na planta pernambucana foram embarcadas pelo Porto de Suape com destino à Argentina.

A megaoperação mobilizou dezenas de trabalhadores ao longo de 48 horas. Os veículos foram carregados a bordo do navio Dover Highway (K-Line), dedicado exclusivamente à operação da Stellantis. A ação representa um feito logístico para a companhia e estabelece um recorde absoluto de exportação de automóveis na história do Porto de Suape, que figura entre os seis portos públicos mais movimentados do Brasil.

“Esse recorde, somado ao desempenho histórico registrado em maio, confirma o fortalecimento das nossas operações na América do Sul e sinaliza uma retomada importante da demanda para a Argentina, um mercado estratégico para a Stellantis”, afirma Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.

O Jeep Renegade foi o modelo mais exportado nesta operação, respondendo por 26% do volume total. Em seguida, destacaram-se o Jeep Compass (25%), a Fiat Toro (24%), a Ram Rampage (16%) e o Jeep Commander (9%).

Volume supera marca histórica

O recorde anterior da Stellantis foi registrado em maio de 2023, quando 3 mil veículos produzidos nos polos de Goiana (PE) e Betim (MG) foram exportados em uma única operação para o Porto de Vera Cruz, no México. O volume atual representa um crescimento de aproximadamente 36,7% em relação àquele embarque.

Stellantis

EMPILHADEIRAS ELÉTRICAS GANHAM ESPAÇO NO AGRONEGÓCIO E NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS

Crescimento da demanda por soluções sustentáveis e seguras impulsiona eletrificação da movimentação de cargas em setores historicamente dominados por máquinas a combustão

Dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), apontam que, no acumulado do primeiro trimestre de 2025, as exportações do agronegócio brasileiro totalizaram US$ 37,8 bilhões, representando um aumento de 2,1% em relação ao ano anterior, o maior valor já registrado para o período.

Diante de tal crescimento, especialistas alertam para o uso de empilhadeiras elétricas que também vem avançando de forma expressiva no segmento e na indústria de alimentos, impulsionado pela busca por soluções mais sustentáveis, silenciosas e adaptadas a ambientes sensíveis. De acordo com a Research and Markets, o mercado global de empilhadeiras elétricas deve ultrapassar US$ 97 bilhões até 2030, com destaque para a adoção em setores que exigem baixos índices de emissão e alta precisão operacional.

“Ambientes como armazéns de grãos, frigoríficos e fábricas de alimentos têm exigências muito específicas quanto à higiene, segurança e emissão de poluentes. Empilhadeiras elétricas atendem a essas necessidades com maior eficiência que os modelos a combustão”, explica Humberto Mello, diretor da Tria Empilhadeiras, marca de equipamentos para manuseio e transporte de cargas.

Além da redução nas emissões de CO₂, os modelos elétricos proporcionam menor custo de manutenção e maior vida útil em ambientes controlados, conforme o porta-voz. Isso se reflete diretamente na produtividade das operações logísticas e industriais, uma vez que essas máquinas não emitem gases ou resíduos, o que é crucial em setores nos quais a contaminação precisa ser zero. “E, como não geram ruído excessivo, são ideais para turnos noturnos e áreas internas”, complementa Humberto.

Essas máquinas não emitem gases ou resíduos, o que é crucial em setores nos quais a contaminação precisa ser zero. E, como não geram ruído excessivo, são ideais para turnos noturnos e áreas internas”, complementa o executivo.

Na indústria de alimentos, por exemplo, há um movimento crescente de substituição de empilhadeiras a gás ou diesel por modelos elétricos. Isso vale especialmente para segmentos como laticínios, bebidas e produtos congelados. A substituição tem sido estimulada, inclusive, por auditorias e certificações internacionais de qualidade e sustentabilidade. Um relatório da P Market Research sobre empilhadeiras elétricas multidirecionais mostra que o setor de “food and beverage” - ou Alimentos e Bebidas - está entre os principais responsáveis pela adoção desses equipamentos.

No campo, o cenário também está mudando. Embora o agronegócio seja historicamente associado a máquinas robustas e movidas a combustíveis fósseis, muitas cooperativas e empresas de armazenagem já estão investindo em soluções elétricas para movimentação de grãos, fertilizantes e insumos. A Tria Empilhadeiras, inclusive, está acompanhando esse movimento dentro de seu portfólio com um cliente, que está entre os maiores exportadores de café do Brasil, e está trocando toda sua frota de empilhadeiras que antes era GLP. Na ocasião, a empresa já obteve 10 equipamentos e pretende comprar mais 10 até o final do ano.

“Outro fator que impulsiona essa transição é o avanço da tecnologia de baterias de íon-lítio, que permite maior autonomia e carregamento rápido. As baterias modernas exigem menos manutenção e têm ciclos de vida mais longos. Isso torna a operação mais eficiente e previsível, reduzindo o tempo de máquina parada”, diz o diretor da Tria.

Segundo dados da Associação Brasileira de Logística (Abralog), cerca de 35% das empresas do setor logístico já utilizam algum tipo de empilhadeira elétrica em sua frota, e esse número deve crescer nos próximos anos.

“O investimento inicial pode ser mais alto, mas o retorno vem em pouco tempo, tanto em economia operacional quanto em benefícios ambientais e reputacionais. E não podemos deixar de lado a questão sustentável com incentivo à descarbonização da indústria e exigências sanitárias mais rígidas. É uma transformação de mentalidade”, conclui Humberto Mello.

Tria Empilhadeiras
MGA Press

MERCEDES-BENZ VANS ENTREGA QUASE 5 MIL VEÍCULOS ELÉTRICOS AOS PARCEIROS DA AMAZON NA EUROPA

Veículos serão entregues a cinco países europeus nos próximos meses, mais de 2.500 somente na Alemanha

Mercedes-Benz eSprinter e eVito

A Mercedes-Benz Vans realiza a maior entrega de veículos elétricos da sua história à Amazon, com quase cinco mil unidades de eSprinter e eVito que serão operadas por parceiros de entrega da marca (Delivery Service Partners – DSP) em cinco países europeus. Parte significativa da frota será destinada à Alemanha e a Amazon prevê que os veículos entreguem mais de 200 milhões de pacotes por ano.

A Mercedes-Benz Vans e a Amazon têm colaborado estreitamente no campo da eletromobilidade há vários anos. Em 2020, a Amazon já havia integrado mais de 1.800 veículos totalmente elétricos eVito e eSprinter à sua rede de entrega. Além disso, nesse mesmo ano, a Mercedes-Benz aderiu à iniciativa de proteção climática “The Climate Pledge”, fundada pela marca e pela Global Optimism.

Eletromobilidade da Mercedes-Benz Vans: especialistas locais sem emissões de CO2 não apenas para o setor de entregas

Com os modelos eSprinter e eVito, a Mercedes-Benz Vans tem um papel fundamental no transporte comercial local livre de emissões de CO2 internacionalmente. A posição da bateria no assoalho do veículo permite um amplo espaço interno sem comprometer o volume de carga em comparação com veículos a combustão, algo especialmente relevante para serviços de entrega.

O sistema multimídia MBUX vem integrado de série em ambos os modelos e os sistemas de segurança e assistência também foram aprimorados, muitos deles incluídos como itens de série, elevando significativamente o conforto dos motoristas em diversos países.

A combinação de eficiência, autonomia e volume de carga torna a atual eSprinter um modelo versátil. O veículo está disponível atualmente em dois comprimentos e três opções de capacidade de bateria, com autonomia de até 484 quilômetros (ciclo WLTP). Com volume de carga de até 14 metros cúbicos e peso bruto total de até 4,25 toneladas, a eSprinter oferece excelente praticidade. Os veículos destinados aos parceiros de entrega da Amazon foram produzidos na fábrica da Mercedes-Benz em Düsseldorf e adaptados por um instalador certificado com prateleiras sob medida para organização de pacotes e divisória com porta deslizante para acesso à cabine do motorista.

No Brasil, a eSprinter conta com duas opções de bateria (81kWh e 113kWh) para oferecer a melhor relação entre autonomia e capacidade de carga aos clientes brasileiros. Assim como nos modelos a combustão, a marca conta com o maior portfólio da categoria com versões elétricas em diferentes opções de tonelagem e entre eixos.

Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil