quarta-feira, 30 de abril de 2025

MERCEDES-BENZ EXPANDE DEMONSTRAÇÕES E TESTES DE ÔNIBUS ELÉTRICOS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA

Totalmente desenvolvido no Brasil, o chassi de ônibus elétrico urbano Mercedes-Benz eO500U à bateria vem sendo produzido em série, desde o final de 2022, na moderna Linha 4.0 da fábrica São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Já são 436 unidades em operação: 111 da própria marca e 325 em parceria com a Eletra. A cidade de São Paulo é a que conta com a maior parte dessa frota elétrica.

“Atualmente, nosso ônibus elétrico vem sendo demonstrado em operações regulares na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, assim como já ocorreu em Belo Horizonte, Curitiba e Rio de Janeiro”, diz Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “O eO500U está cada dia mais presente nas vias e nos sistemas de transporte coletivo urbano de grandes cidades”.

A expansão do eO500U brasileiro também alcança outros mercados. Chile e Argentina já receberam este ônibus elétrico para demonstração, o que irá ocorrer agora com o México. No caso do Chile, o eO500U foi aprovado tecnicamente em operação regular quanto ao consumo de energia e capacidade de passageiros.

Testes com o articulado elétrico eO500UA

“Ainda sobre a eletromobilidade, vale destacar que o nosso ônibus elétrico articulado eO500UA, apresentado na LatBus 2024, já tem um programa de testes para 2025”, afirma Walter Barbosa. “O primeiro elétrico articulado da Mercedes-Benz do Brasil também está sendo desenvolvido no País e será produzido na fábrica de São Bernardo do Campo, expandindo o nosso portfólio de elétricos. Este veículo deverá começará a circular em 2026 e também será exportado para países da América Latina”.

Protótipos do ônibus articulado eO500UA, com carroçaria Caio, cumprirão um programa de testes de funcionalidade e durabilidade em trechos urbanos de algumas cidades e nas pistas do Centro de Testes Veiculares da Mercedes-Benz do Brasil em Iracemápolis, parceria com a Bosch.

Eletrificação necessita do compromisso de todos os players

“Para que a solução de eletromobilidade seja sustentável para o Brasil do ponto de vista tecnológico, estrutural e comercial, visando descarbonização no transporte de passageiros, é preciso um empenho efetivo dos governos federal, estadual e municipal e da iniciativa privada. Isso é fundamental para viabilizar o financiamento de ônibus elétricos no País e a implantação efetiva da infraestrutura de carga e recarga”, ressalta Walter Barbosa. “De nossa parte, enfatizamos que a Mercedes-Benz do Brasil tem total capacidade de produção para atender às demandas por ônibus elétricos de cidades como São Paulo, como de todo o País e também da América Latina e outros mercados”.

Walter Barbosa

De acordo com o executivo, com seus ônibus elétricos, a Mercedes-Benz dá uma contribuição fundamental para a mobilidade sustentável no transporte coletivo urbano. “Estamos assim novamente alinhados às tendências de mercado. Uma delas mostra que as pessoas estão buscando alternativas aos automóveis. Elas estão deixando os carros na garagem, utilizando ônibus, trem, metrô, bike e até patinete elétrica”.

Walter Barbosa comenta ainda que um ônibus com 70 passageiros equivale, em média, a uns 50 automóveis nas vias. “Sem esses carros, imagine o quanto isso poderia melhorar o tráfego. E mais: a Prefeitura de São Paulo, por exemplo, estima que a substituição de apenas um ônibus a diesel por um elétrico poupa a atmosfera da emissão de 106 toneladas de CO2 por ano. Ou seja, o ônibus elétrico está inserido nessa realidade, com vantagens para os operadores, os usuários, o meio ambiente e a sociedade como um todo”.

Renovação de frota de ônibus a diesel

Para Walter Barbosa, outro ponto muito importante para a mobilidade sustentável no transporte público é a necessidade de renovação de frota dos ônibus a diesel. Nesse sentido, os atuais ônibus Euro 6 reduzem drasticamente as emissões de Óxidos de Nitrogênio e de Material Particulado. “Por isso, programas de financiamento como o Refrota, por exemplo, são fundamentais para que as empresas possam renovar suas frotas com ônibus cada vez mais compatíveis com o meio ambiente. Em suma, com nossos ônibus elétricos e com os consagrados modelos a diesel com tecnologia BlueTec 6, a Mercedes-Benz reforça seu compromisso com o transporte sustentável, sem abrir mão da eficiência e rentabilidade para as operadoras”.

A Mercedes-Benz do Brasil sobressai no mercado também pelos serviços financeiros do parceiro Banco Mercedes-Benz, o primeiro a operacionalizar a linha do BNDES Finame com recursos do Fundo Clima no País. Essa linha garante recursos para apoiar projetos voltados à aquisição de veículos que reduzam as emissões de gases de efeito estufa.

O Banco Mercedes-Benz também foi o primeiro a aderir ao Novo Refrota, financiamento do Pró-Transporte com investimentos do Novo PAC do governo federal.

“O Fundo Clima, o Novo Refrota e o Novo PAC são instrumentos cruciais para a compra de veículos zero quilômetro, muito menos poluentes, mais seguros e mais amigáveis ao meio ambiente”, diz Walter Barbosa. “Como se vê, além de oferecer a melhor solução para cada segmento de ônibus, os veículos Mercedes-Benz também têm um importante papel econômico, que é garantir disponibilidade e rentabilidade aos clientes. É aí que se destacam os nossos serviços”.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus

NEW HOLLAND LANÇA NOVO T8 COM TELEMETRIA VITALÍCIA E AMPLIA GAMA DE TRATORES NA AGRISHOW

Trator T8 New Holland

A New Holland lança na 30ª edição da Agrishow, que ocorre até 2 de maio em Ribeirão Preto (SP), sua nova gama de tratores, ampliando as soluções voltadas para pequenos, médios e grandes produtores. Entre os destaques estão os novos T8 e T7.300 Auto Command CVT, a nova família T5 e o lançamento do TT3.50.

“Com estes produtos inovadores, a New Holland vai oferecer ainda mais opções dentro do nosso portfólio de soluções em tratores, que já é bastante completo. São máquinas com muita tecnologia embarcada e recursos na medida certa para ajudar os agricultores a realizarem as operações diárias com mais eficiência, economia e confiabilidade, aumentando a produtividade de maneira sustentável”, afirma Eduardo Kerbauy, vice-presidente da New Holland para a América Latina.

Novo T8 com telemetria gratuita

Combinando tradição e inovação, o T8 estabelece um novo padrão de excelência. Além de atender às demandas da agricultura, também transforma as atividades com eficiência e sustentabilidade. Trator 100% conectado, o T8 possui telemetria gratuita e vitalícia, sistema Isobus e piloto automático PLM Intelligence, monitoramento em tempo real e controle total para a tomada de decisões mais assertivas, garantindo uma gestão eficiente das operações e menos tempo de manutenção.

Os motores FPT Cursor 9 foram atualizados, com novas faixas de potência nominal que oferecem alto torque para maximizar o desempenho em qualquer tipo de tarefa. Isso permite o uso de implementos maiores, otimizando a produtividade com menor consumo de combustível. A transmissão UltraCommand 21x5 (nos modelos de 410cv, 430cv e 440cv) é robusta e resistente, projetada para operações intensivas. Ela oferece a função Break to clutch, semelhante a um carro automático, em que não é preciso pisar na embreagem para frear, gerando menos desgaste para o operador.

O capô do novo T8, por sua vez, foi inteiramente redesenhado, seguindo o conceito Natural Flow e equipado com faróis de LED, o que proporciona uma excelente visibilidade mesmo nas condições mais desafiadoras, transformando cada jornada em uma experiência mais segura e eficiente. Já a cabine oferece visão 360º em ambiente espaçoso, com acabamento de luxo, além de mais ergonomia e conforto para o operador.

T7.300 Auto Command CVT

Outra novidade da New Holland para a Agrishow deste ano é o T7.300 Auto Command CVT, um produto inovador que redefine o padrão de eficiência e conforto. Complementando o portifólio da família T7 com a tecnologia mais avançada do campo, esse trator oferece robustez, praticidade e alto desempenho para médios e grandes produtores.

Entre os destaques do T7.300 Auto Command CVT estão o novo motor de 260cv nominais, que reduz emissões de poluentes sem comprometer a potência e o torque, garantindo maior produtividade no campo, e a nova transmissão Auto Command CVT, que oferece alta eficiência e uniformidade durante as operações. Com uma transmissão continuamente variável, proporciona melhor controle, maior rendimento operacional e economia de combustível, mesmo em operações mais severas.

O novo T7.300 Auto Command CVT conta ainda com a tecnologia embarcada já conhecida nos modelos T8 PLM Intelligence. Equipado com monitor Intelliview 12, combina Isobus, piloto automático e telemetria de série, facilitando o monitoramento em tempo real, otimizando decisões e aumentando a produtividade.

O trator também ganhou uma nova configuração de cabine, mais espaçosa, com iluminação de LED, ajuste ergonômico e controles intuitivos que reduzem a fadiga e aumentam o conforto do operador. Na suspensão dianteira, o maior controle de tração proporciona melhor equilíbrio dinâmico, garantindo uma operação mais suave e eficiente, mesmo em condições desafiadoras.

As válvulas remotas eletrônicas, por sua vez, trazem versatilidade para controlar os implementos de forma prática e eficiente. Ajustes rápidos e precisos garantem maior produtividade e simplificam tarefas complexas, colocando o controle total nas mãos do operador.

Nova família T5

A New Holland também lança na Agrishow 2025 a nova família de tratores T5, nos modelos T5.100 e T5.110 (de 100cv e 110 cv, respectivamente). As novidades já começam pelo capô, que traz o novo design global da marca.

Com mais força, eficiência e conforto para o trabalho no campo, a família T5 é equipada com o motor FPT S8000, conhecido por sua confiabilidade e eficiência, que entrega alta performance, além de cabine moderna com visão 360°, combinando produtividade e tecnologia embarcada para transformar o trabalho em resultados.

Outro destaque do T5 são as novas transmissões 24x24 ePower Shuttle HiLo e 40x40 com super redutor. A combinação perfeita para quem busca mais suavidade nas trocas de marcha e ajuste preciso para cada operação. O trator também possui telemetria embarcada e, como opcional, eixos traseiros Flange e Passante, que garantem maior praticidade em configurações para diferentes atividades operacionais, como preparo do solo, plantio, pulverização e colheita. Sua flexibilidade atende às necessidades de pequenos, médios e grandes produtores, sendo a melhor opção para qualquer operação.

TT3.50

Pensando nos pequenos agricultores, a New Holland traz para a Agrishow o versátil e econômico TT3.50, que alia desempenho e conforto para operações com fruticultura, hortaliças, café ou transporte, sendo ideal para espaços confinados ou aplicações diversas.

Com motor FPT S8000 de 3 cilindros, o TT3.50 entrega mais potência com menor consumo. A transmissão é 8x8 mecânica com reversor sincronizado e foi projetada para oferecer alta resistência e durabilidade durante as operações. Conta com alavanca de reversão de fácil acesso, o que torna os movimentos de avanço e de recuo mais ágeis e rápidos.

Outro destaque do TT3.50 é a função Lift-O-Matic™. Com ela é possível manter a uniformidade das operações, garantindo maior eficiência no trabalho. Após memorizar a posição do levante hidráulico de três pontos, basta um simples toque no botão do Lift-O-Matic™ para realizar a manobra com o implemento na posição elevada e retornar automaticamente à posição original ao retomar o trabalho.

O assento redesenhado do TT3.50 tem suspensão integrada que proporciona conforto máximo. Ao trabalhar em terrenos mais irregulares, como solos cultivados, as ondulações são neutralizadas, garantindo um trabalho mais suave. A plataforma semi-plana, os apoios de braços dobráveis e controles principais foram projetados de forma a atender ergonomicamente as necessidades do operador.

New Holland
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FPT INDUSTRIAL REVELA MOTOR CONCEITO N67 ETANOL, COM A CASE IH, NA AGRISHOW 2025

Ampliando a oferta de combustíveis alternativos para o campo, a FPT Industrial revela, junto com a Case IH, o motor conceito N67 Etanol durante a Agrishow 2025. A solução, que integra um projeto desenvolvido com a CNH, utiliza a tecnologia ciclo Otto, contribuindo para a redução de emissões geradas no agro e menor ruído durante o funcionamento do motor. O conceito considera a infraestrutura já existente do etanol, um dos combustíveis mais utilizados no Brasil e parte da nossa matriz energética, com elevada produtividade e disponibilidade de abastecimento.

Na América Latina, a FPT Industrial entende que a solução para a descarbonização começa por tecnologias adequadas ao grande potencial em biocombustíveis da região. Dentro dessa estratégia, a marca desenvolveu o motor N67 Etanol para o trator de médio porte Puma 230, que atua no apoio da colheita com a colhedora de duas linhas da série Austoft 9000, equipada com o motor CURSOR 13 Etanol, apresentado na Agrishow de 2024.

“No segmento sucroalcooleiro, as máquinas trabalham agrupadas em frentes, onde cada frente conta com tratores para impulsionar transbordos, colhedoras, e caminhão de apoio para manutenções preventivas e abastecimento”, explica Marcelo Sakurai, especialista do Technical Center da FPT Industrial que atuou no desenvolvimento do projeto com a CNH. “O motor N67 Etanol faz parte de uma solução completa para a colheita de cana, reunindo a eficiência do mesmo tipo de combustível para todas as máquinas”, acrescenta.

A exemplo do CURSOR 13 Etanol, o N67 Etanol foi desenvolvido com a tecnologia Ciclo Otto, com injetores específicos com sistema de aquecimento para partida a frio, pistão com design de câmara e taxa de compressão específicos para trabalhar com os requisitos do etanol. A motorização gera 234 hp de potência e 850 Nm de torque, que asseguram performance e rendimento na colheita, que não fazem o produtor perder tempo. A tecnologia de combustão estequiométrica da FPT Industrial, com catalisador passivo de três vias, garante desempenho superior e consumo eficiente.

Entre os benefícios do uso do etanol estão o fato de ser um combustível renovável, que reduz as emissões de gases de efeito estufa, além de proporcionar redução de custos operacionais com transporte e logística e ter menos oscilações de preços, em relação aos derivados do petróleo.

“Grande parte da tecnologia do motor a etanol está no correto posicionamento dos injetores, design dos bicos de pulverização para melhor homogeneização, definição adequada de taxa de compressão, desenho de câmara de combustão e calibração de motor”, acrescenta Sakurai. “Trabalhando em ciclo Otto, o armazenamento do combustível é semelhante ao diesel. O etanol apresenta ainda a mesma vantagem de estoque para operação em máquinas agrícolas”.

N67 Etanol - Especificações técnicas
  • Potência [hp/kW]: 234/172 @ 2100 rpm
  • Torque [Nm]: 850 Nm @ 1300 rpm
  • Deslocamento [l]: 6.7
  • Número de Cilindros/Válvulas: 6 / 4
  • Sistema de Injeção: Indireta
  • Ciclo: Otto

Com mais de 25 anos de experiência em motores de combustão estequiométrica, a marca oferece soluções de pós-tratamento capazes de atender qualquer nível de emissões.

“A FPT Industrial tem um papel fundamental na descarbonização e no cumprimento de metas globais, com grandes oportunidades na América Latina”, afirma Carlos Tavares, presidente da FPT Industrial para a América Latina. “Com o motor conceito N67 Etanol apresentado na Agrishow 2025, ampliamos o leque sustentável do nosso portfólio de produtos, fortalecendo nossa posição de líder mundial de soluções de powertrain de baixo impacto ambiental”.

Família NEF: confiabilidade e baixo custo operacional

A Família NEF de motores, do qual o N67 Etanol faz parte, se destaca pela eficiência e versatilidade. Com opções compactas e potentes, esta família é ideal para tratores de médio porte. As motorizações não só atendem as exigências de desempenho das aplicações agrícolas, mas também são reconhecidas por sua confiabilidade e baixo custo operacional, maximizando assim a rentabilidade do produtor rural.

A confiabilidade da Família NEF é comprovada por mais de 2 milhões de motores produzidos, utilizados em mais de 1.800 aplicações diferentes. Além do segmento Off-Road, de máquinas agrícolas e de construção, esses motores são empregados nos segmentos On-Road, de transporte de cargas e passageiros, Marítimo e de Geração de Energia, destacando-se pela sua versatilidade e desempenho confiável.

FPT Industrial 
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GRUNNER APRESENTA PROTÓTIPO FUNCIONAL DE SMART MACHINE MOVIDA A ETANOL, LANÇA MODELOS DA SÉRIE S E ANUNCIA CONSÓRCIO COM MERCEDES-BENZ.

Novo ATR E tem motor a etanol inédito

Durante a Agrishow 2025, um dos maiores eventos do agronegócio da América Latina, que ocorre até 2 de maio, em Ribeirão Preto (SP), a Grunner apresenta em seu estande o protótipo funcional do ATR E, com sistema exclusivo desenvolvido em parceria com a DSA, a primeira Smart Machine movida a etanol. 

Na edição de 2024, o público da Agrishow conheceu o conceito do modelo; agora, com a produção aprimorada, o ATR E está pronto para entrar em operação no campo no maior laboratório a céu aberto da empresa, no início do 2º semestre. A tecnologia atende as especificações do MAR-1, sem a necessidade de utilização de Agente Redutor Líquido Automotivo (Arla) e sem riscos de princípio de incêndio ou paradas por conta de sistema de regeneração do Euro VI.

Lançamentos da Série S

A Grunner apresenta também durante o evento novos modelos de Smart Machines da Série S. Entre os destaques está o novo conceito da Linha ATR S, apresentado na feira com balança eletrônica para pesagem precisa durante a colheita e o retrovisor digital (Mirror Cam), recurso já amplamente utilizado no setor de transportes e que agora chega ao campo, proporcionando mais visibilidade, segurança e ergonomia para o operador.

“Essa tecnologia oferece visão ampliada, elimina pontos cegos e melhora a operação mesmo em condições de baixa luminosidade ou ambientes com muito pó, cenários comuns no dia a dia da colheita de cana”, destaca o diretor Comercial e de Operações da Grunner, José Reche.

Outro lançamento na feira é o ADS S, equipamento voltado à aspersão de sólidos. O modelo foi redesenhado para ser mais compacto, atendendo a uma solicitação direta dos produtores, que buscavam mais agilidade e versatilidade, principalmente em terrenos com curvas de nível e áreas de difícil acesso.

A linha S é completada pelo novo ASP S, máquina destinada à aplicação de vinhaça e fertilizantes líquidos, que agora conta com tanque em fibra, material que reduz o peso total do equipamento e aumenta a durabilidade, sem comprometer a capacidade de aplicação e a resistência em condições severas de operação.

Inovações estruturais e operacionais da nova geração da Série S

O diferencial da nova geração da Série S está em seus 15 aprimoramentos. Um dos mais significativos é a redução do diâmetro de giro, que passou de 27,3 metros para 17 metros. Isso representa uma diminuição de até 60% no raio de manobra, impactando diretamente a eficiência da colheita ao reduzir o pisoteio da cana na linha e proporcionar maior fluidez operacional.

Outro avanço está na distribuição equilibrada da carga, resultando em mais estabilidade do equipamento e maior vida útil dos pneus. O sistema de elevação da carga de transbordo também foi reformulado, garantindo mais liberdade de espaço e menor interferência na caixa de carga, reduzindo o acúmulo de resíduos de cana.

Parceria Consórcio Mercedes-Benz e Grunner

Além das novidades em máquinas, a companhia lança na Agrishow o Consórcio Mercedes-Benz. “O consórcio oferece uma alternativa segura e planejada para quem deseja modernizar a frota com Smart Machines inovadoras e de alto desempenho, além de garantir acesso a uma rede de suporte técnico especializada e nacionalmente reconhecida”, avalia José Reche.

Para o diretor comercial do Consórcio Mercedes-Benz, Claudio Jesus, a parceria com a Grunner deve revolucionar o mercado agro, oferecendo soluções financeiras sem juros, sem entrada e com planejamento para a aquisição de máquinas agrícolas, que impulsionarão a produtividade e a rentabilidade dos produtores rurais. “Essa colaboração estratégica reforça o compromisso do Consórcio Mercedes-Benz junto com a Grunner em proporcionar soluções inovadoras e sustentáveis aos nossos clientes, promovendo um futuro ainda mais próspero para a agricultura brasileira”, ressalta Jesus.

Nova estrutura de pós-venda e consórcio de peças

Durante a Agrishow, a Grunner apresenta sua nova estrutura de atendimento pós-venda, com ações que reforçam a importância do cuidado preventivo com as Smart Machines, garantindo não só a eficiência operacional, mas também a segurança e a longevidade dos equipamentos.

Entre as novidades, estão o lançamento da área de pós-venda no site Grunner para facilitar o acesso a serviços e informações aos clientes; a introdução do contrato de manutenção para oferecer uma forma previsível e preventiva dos equipamentos; a realização da revisão programada na entressafra com o objetivo de não haver interrupções durante o uso e o lançamento do Consórcio Nacional de Peças Grunner no pós-venda para ampliar a disponibilidade de produtos e o suporte técnico em todo o Brasil.

Com oito contratos assinados e 21 novos pontos de atendimento a partir da safra 25-26, a rede de pós-venda da Grunner está em expansão tendo as concessionárias Mercedes-Benz como parceiras.

Parceria para nacionalizar produção de pneus Michelin

Após três anos de negociações, a Grunner conquistou um importante avanço, graças ao volume de compras e à crescente presença de seus equipamentos em campo. A Michelin nacionalizou a fabricação do pneu utilizado na linha S, antes produzido na França, o que elevava os custos devido à importação. Desenvolvido com tecnologia de ponta, o pneu é exclusivo para a linha S e foi projetado para suportar grandes cargas e oferecer alta performance em tração.

“Para a Grunner, firmar uma parceria com uma empresa como a Michelin confirma que estamos trilhando um caminho de crescimento e construindo um futuro promissor”, celebra o diretor Comercial e de Operações da empresa.

Investimento em P&D: o produtor no centro do processo de inovação

Mais do que incorporar tecnologia de ponta, a Grunner coloca o produtor no centro do processo de inovação. Todos os novos modelos lançados na Agrishow foram desenvolvidos com base em feedbacks do campo, colhidos com parceiros e clientes que enfrentam diariamente os desafios da operação mecanizada.

“Nosso propósito é claro: entregar ao produtor máquinas que realmente façam a diferença no dia a dia da lavoura. Não basta ser moderno, tem que ser funcional, acessível, durável e sustentável. A Série S é resultado de uma escuta ativa, engenharia de precisão e um compromisso genuíno com quem está no campo produzindo”, afirma José Reche.

“A presença da Grunner na Agrishow 2025 vai muito além da exposição de produtos. Estamos aqui para mostrar como as nossas Smart Machines transformaram a mecanização na cultura da cana de açúcar. Atualmente a escolha entre os modelos da Grunner não se limita mais a substituir o sistema convencional de transporte, composto por trator e graneleira, mas, sim, escolher maximizar a produtividade e reduzir custos em um novo patamar de mecanização”, salienta o diretor da Grunner.

Grunner

Um conceito de inovação para atender às necessidades dos produtores de cana-de-açúcar, a Grunner foi criada, em 2018, pelos irmãos Henrique, Lívia e Mateus Belei, tradicionais produtores de cana de Lençóis Paulista (SP).

Incomodados com o chamado “pisoteio” nas linhas de cana, os irmãos adaptaram um caminhão para executar a operação de colheita e aplicação de insumos. A estratégia aumentou a produtividade da fazenda, contribuiu para reduzir custos e ajudou no combate às emissões de carbono no processo agrícola.

Desde 2018, a companhia é parceria exclusiva da Mercedes Benz. O acordo permitiu que os caminhões da marca alemã recebessem o protocolo de tecnologia que deu origem às máquinas Smart Machines da Grunner. O sucesso dessa união fez com que as máquinas da Grunner fossem incluídas no ranking dos dez principais produtos da história da Mercedes, em 2021.

Recentemente, a Grunner obteve a concessão de patente de modelo de utilidade de uma tecnologia que há cinco anos faz parte da estrutura de suas máquinas agrícolas, as Smart Machines. Com a permissão autorizada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a empresa se tornou proprietária do título “conjunto de conversão para aumento de bitola das rodas de caminhões rodoviários para uso em lavouras diversas” em todo território nacional até 2033. Para mais informações, clique aqui e visite o site.

Grunner
Attuale Comunicação

terça-feira, 29 de abril de 2025

VOLVO ATINGE MARCA HISTÓRICA, COM 5 MIL CAMINHÕES ELÉTRICOS ENTREGUES EM TODO O MUNDO

A Volvo Trucks celebra a entrega de mais de 5 mil caminhões elétricos, em 50 países ao redor do planeta. Com uma ampla gama de modelos movidos a bateria, a liderança da marca em caminhões com essa tecnologia está mais consolidada do que nunca.

Volvo FM Electric roda no Brasil, Uruguai e Chile

A Volvo começou a comercializar elétricos na Europa em 2019. Desde então, transportadores de 50 países percorreram quase 170 milhões de quilômetros com esses veículos em operação. Eles zeram as emissões de CO2, reduzem ruído no tráfego e melhoram o ambiente de trabalho para os motoristas.

“É gratificante ver que nossos clientes vêm abraçando esses benefícios numa ampla gama de segmentos de transporte”, diz Roger Alm, presidente da Volvo Trucks. “Nossos caminhões elétricos oferecem uma alternativa sustentável, que apoia os negócios tanto dos transportadores quanto dos embarcadores. Muitos deles seguem expandido suas frotas elétricas conosco”, assegura.

Volvo FH Electric na Europa

A linha atual de caminhões elétricos da Volvo atende às necessidades de distribuição urbana e regional, bem como os segmentos de construção e coleta de lixo. Os principais mercados para esses veículos são Alemanha, Países Baixos, Estados Unidos, Noruega e Suécia. Na América Latina, os elétricos Volvo rodam no Brasil, Uruguai e Chile.

Know-how elétrico

A entrada pioneira da Volvo no segmento de caminhões elétricos trouxe uma experiência única para a marca em transporte com zero emissões. Os benefícios vão além dos ganhos ambientais: os motoristas estão experimentando um ambiente de trabalho significativamente melhor, com níveis de ruído muito mais baixos e menos vibrações.

Além disso, a Volvo também aprimorou conhecimento na otimização do uso de energia instalada, financiamento, carregamento e manutenção de caminhões elétricos.

Volvo VNR Electric é comercializado nos EUA e Canadá

Três caminhos para zero emissões

A Volvo Trucks impulsiona a descarbonização do transporte para alcançar sua meta de zerar as emissões de CO2 em seus veículos até 2040. Para isso, adota uma estratégia tecnológica de três caminhos: caminhões elétricos a bateria, caminhões elétricos a célula de hidrogênio e motores a combustão com combustíveis renováveis (hidrogênio verde, biogás GNL, biodiesel e diesel verde HVO).

Volvo Trucks
Grupo Volvo América Latina

LUIS REZENDE É O NOVO PRESIDENTE DA VOLVO CARS PARA A REGIÃO AMÉRICAS

Nesta terça-feira (29), a Volvo Cars divulgou o balanço referente ao primeiro trimestre de 2025 e algumas mudanças em sua estrutura global. Após alguns dias de sua chegada, Håkan Samuelsson reforça que a direção para o futuro da companhia está focada em três áreas: lucratividade, eletrificação e regionalização.

Na sequência dos anúncios, a grande novidade para a nossa região é a nomeação de Luis Rezende como novo presidente da região Américas para a Volvo Cars. O executivo brasileiro, que reportará diretamente para o CEO global, será responsável pelos mercados dos Estados Unidos, Canadá e toda a América Latina, com efetividade a partir de 01 de junho.

Luis ingressou na Volvo Cars como CFO para a América Latina em 2008; em 2014, foi nomeado presidente de operações no Brasil; e, em 2019, assumiu o cargo de head da América Latina e a presidência da Volvo Car Brasil. Ficou na posição até o final de 2023, quando se tornou head de uma importante região chamada Global Importers & Latin America, sendo responsável pelas operações da marca em 60 diferentes países de todo o globo, até então.

“Receber esta nomeação é motivo de muito orgulho e é o reconhecimento de um trabalho feito ao longo destes 17 anos na Volvo. Estou muito feliz e empolgado para começar este novo desafio”, afirma Rezende.

Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil, que continuará reportando diretamente a Luis, também festejou a recente conquista. “Substituir o Luis à frente da operação brasileira, há um ano e meio atrás, foi um grande desafio, mas agradeço muito pela confiança que ele depositou em mim. É importante ressaltar que não haverá nenhuma mudança estrutural na operação da Volvo Car Brasil, que passa a integrar a região de Americas”, afirma Godoy.

Volvo Cars em 2024

Durante o ano de 2024, a Volvo Car Group registrou um lucro operacional recorde de SEK 27 bilhões (em torno de R$ 14,3 bilhões). A receita em 2024 atingiu o máximo histórico de SEK 400,2 bilhões (mais de R$ 212 bilhões), enquanto as vendas globais atingiram o recorde de 763.389 carros.

Grupo Volvo Car

 A Volvo Cars foi fundada em 1927. Hoje é uma das marcas de automóveis mais conhecidas e respeitadas no mundo, com vendas para clientes em mais de 100 países. Volvo Cars está listada na Nasdaq Bolsa de Estocolmo, onde é negociada sob o ticker “VOLCAR B”.

“For Life. Dar às pessoas a liberdade de se movimentarem de forma pessoal, sustentável e segura”. Esse propósito se reflete a ambição da Volvo Cars de se tornar uma montadora de carros totalmente elétricos e em seu compromisso com uma redução contínua da sua pegada de carbono, com o objetivo de atingir zero emissões de gases com efeito de estufa até 2040.

Em dezembro de 2024, a Volvo Cars empregava aproximadamente 42.600 funcionários em tempo integral. A principal sede da Volvo Cars fica localizada em Gotemburgo (Suécia), onde se concentram as principais equipes como: desenvolvimento de produtos, marketing e funções administrativas. A Volvo Cars tem fábricas localizadas em Gotemburgo, Ghent (Bélgica), Carolina do Sul (EUA), Chengdu, Daqing e Taizhou (China). A empresa também possui centros de R&D e design em Gotemburgo e Xangai (China).

Volvo Car Brasil 

A Volvo conta com seis modelos em seu portfólio no Brasil: os elétricos EX30, EX40, EC40 e EX90, além dos icônicos híbridos XC60 e XC90. O EX30, SUV elétrico compacto, é o modelo mais acessível da marca sueca, atualmente, surgiu para mudar padrões. Além de carregar todos os padrões de requinte, tecnologia, sustentabilidade e segurança da montadora, amplia a presença da fabricante para segmentos mais volumosos. Com preços competitivos, é a nova porta de entrada para clientes acessarem o universo premium e elétrico.

Em 2024, a empresa encerrou com 8.682 veículos emplacados, que representa uma estabilidade frente ao ano anterior, mantendo a marca de 17% de share de emplacamentos no segmento premium.

Lançado em maio do ano passado, o Volvo EX30 teve 2.748 emplacamentos, sendo o veículo premium totalmente elétrico mais vendido do país, representando 82,5% das vendas de elétricos no mercado Premium onde atua.

Outro grande ícone da marca, o Volvo XC60, segue liderando as vendas de híbridos na categoria Premium, com 3.287 veículos emplacados em 2024, representando mais de 29,1% das vendas na categoria.

A Volvo é, ainda, a empresa que mais investe em eletrificação no país, com um investimento superior a R$70 milhões. Atualmente, já são mais de 60 eletropostos em funcionamento nas rodovias das cinco regiões do Brasil.

Volvo Car Brasil
 Inside Out PR

AGRISHOW 2025: VOLARE, ÚNICA MARCA A APRESENTAR VEÍCULOS HÍBRIDO E MOVIDO À GÁS VEICULAR PARA O AGRONEGÓCIO.

A Volare, líder na venda de micro-ônibus no Brasil, leva para a Agrishow, maior evento de tecnologia para o agronegócio da América Latina, modelos movidos combustíveis renováveis, como os micro-ônibus Attack 9 Híbrido (etanol/elétrico) e o Fly 10 GV, movido a GNV e/ou Biometano. A marca é a única a apresentar modelos com tecnologias para incentivar e colaborar com a descarbonização do transporte também nas áreas rurais.

“Nosso objetivo é mostrar como os nossos veículos podem atender às necessidades dos setores de fretamento e agronegócio, oferecendo soluções eficientes e que favoreçam a mobilidade sustentável”, afirma Sidnei Vargas, gerente comercial da Volare. “Estamos retornando à Agrishow porque temos as melhores soluções de mobilidade sustentável e um portfólio diversificado, com produtos desenvolvidos para todos os tipos de terrenos, como o Attack 10 Rural”, complementa o executivo.

Em seu estande, a Volare expõe o recém-lançado Fly 10 GV, movido a GNV e/ou Biometano e combina tecnologia avançada e eficiência, proporcionando economia operacional e reduzindo significativamente as emissões de material particulado e de CO2 que causam o efeito estufa. O Volare Fly 10 GV possui três cilindros de combustível capazes de armazenar 360 litros, o que proporciona autonomia similar ao do diesel dependendo da aplicação.

Outro destaque é o Attack 9 Híbrido, um veículo inovador que utiliza tecnologia híbrida, combinando motor elétrico de 220 kW para tração das rodas, e motor 1.0 a etanol como gerador para o pacote de baterias, dispensando infraestrutura de recarga e podendo ser abastecido com etanol em qualquer posto do território nacional. O veículo, com comercialização prevista para iniciar em 2026, tem autonomia de até 500 km e um pacote reduzido de três baterias, com total de 121 kWh.

Para o uso em áreas rurais, a Volare apresenta o robusto e versátil Attack 10 Rural. Com bloqueio de diferencial traseiro, pneu misto e suspensão adaptada para terrenos irregulares, este modelo garante durabilidade e eficiência no transporte de passageiros em regiões rurais. Sua carroceria elevada facilita a transposição de obstáculos e dá ao veículo a estabilidade e robustez necessárias para trânsito em locais não pavimentados. Resistência que proporciona baixo custo operacional e a melhor relação custo-benefício.

Tradição no fora-de-estrada

A Volare, além de líder no mercado brasileiro de micro-ônibus, é a marca que mais entende do transporte rural e fora-de-estrada. Foi a primeira fabricante a desenvolver um micro-ônibus com tração 4X4, suspensão elevada e ângulos de entrada e saída maiores, juntamente para permitir a circulação em estradas sem pavimentação e terrenos de difícil acesso.

A marca também foi a primeira a oferecer aos clientes modelos com configuração rural, desenvolvidos especificamente para cada aplicação ou tipo de uso, como o “Apanha Aves”. Os veículos Volare podem ser produzidos com características técnicas diferenciadas, como compartimento específico para acomodar e transportar as esteiras, mesas para lanches, cintos de segurança retráteis, armário, piso interno em alumínio e drenos no assoalho para facilitar a limpeza do salão, para-barros dianteiro e traseiro, protetores de cárter e de tanque, rebocadores dianteiro e traseiro, entre outros atributos.

Volare
Secco Consultoria de Comunicação

PRIMEIRA HOLDING DE MOBILIDADE PREMIUM FORTALECERÁ MERCADO DE LUXO NO BRASIL

Grupo XF&T une empresas líderes do segmento de alto padrão e planeja triplicar faturamento em três anos, com entrada no mercado de capitais.

O mercado de mobilidade premium ganha um novo player com a criação da primeira holding brasileira especializada exclusivamente neste segmento, a XF&T. Formada pela união de duas empresas já consolidadas no transporte B2B de alto padrão, a X-Fleet – Frotas Executivas – e Talent Drivers - premium shuttle services -, a iniciativa busca otimizar operações e preparar o grupo para novas frentes de crescimento.

A XF&T surge em um momento de expansão das duas empresas, que cresceram em média 30% ao ano desde 2016, e no ano passado o aumento foi ainda maior, de 43%. Juntas alcançaram um faturamento de R$ 63 milhões em 2024 e projetam um crescimento exponencial. A meta é triplicar a receita nos próximos três anos e quadruplicar a frota: de 700 veículos para 2.700, no mesmo período. Com este crescimento, o intuito é um incremento de 30 colaboradores aos 55 atuais.

A holding também planeja, a médio prazo, a entrada no mercado de capitais como parte de sua estratégia de crescimento sustentável. O objetivo deste lançamento é otimizar a sinergia operacional das companhias para alocação de recursos de forma mais  eficiente e geração de oportunidades para os dois negócios.

“A X-Fleet e a Talent Drivers já são referências em mobilidade executiva, atendendo empresas de alto padrão, corporações e eventos exclusivos. Agora, com uma gestão unificada, fortaleceremos nossa atuação em busca de novas oportunidades de crescimento, inclusive no mercado de capitais”, afirma Alexandre Mariano, CFO da XF&T. “Queremos entrar no mercado estruturado de crédito, visando um crescimento acelerado, e nos tornarmos uma empresa unicórnio”, revela. Entre as iniciativas para esta conquista estão ampliar o portfólio de serviços, investir em tecnologia e fortalecer a presença nacional.

O foco das empresas continuará sendo o público de alto padrão e o atendimento humano personalizado. “Acreditamos que o futuro da mobilidade de luxo está na integração de serviços premium com tecnologia de ponta, garantindo experiências cada vez mais seguras, confortáveis e eficientes para nossos clientes sem perder o nosso principal diferencial que é a personalização e a qualidade de serviços sem igual nesse mercado”, reforça.

Diferenciais não faltam. Além de uma frota com veículos que nenhuma outra empresa do setor tem, como os Mercedes-AMG EQS 53, as duas companhias são referências em atendimento premium nas respectivas operações.

X-Fleet

Com mais de 10 anos no mercado, a X-Fleet é líder no segmento Premium Executive e reconhecida pela qualidade e soluções de mobilidade corporativa. “No começo, enquanto a maioria das empresas focou no volume, vimos o mercado deficitário para um atendimento diferenciado, para os executivos de alto escalão”, conta o CEO, Heron Gerard, que abriu a empresa com apenas 21 automóveis.

A empresa oferece serviços de gestão e terceirização de veículos e frotas, contratos de longa duração com periodicidade determinada de acordo com a necessidade e contratos com veículo e motorista dedicado. “Mas, o mais importante: entregamos comodidade, praticidade, otimização do tempo, conveniência, status, carros top de linha e um atendimento impecável”, diz. Para as empresas contratantes, há, ainda, eficiência operacional e uma real economia na terceirização de frota, que em alguns casos pode chegar até 32% em relação à opção de uma frota própria.

Talent Drivers

O cartão de visita da Talent Drivers - especializada em transporte executivo premium - é ser provedora exclusiva no país do serviço de “chauffeur-driver” para a primeira classe da Emirates Brasil. “Eles são extremamente exigentes e só conseguimos atendê-los por termos padrão internacional e a excelência como premissas”, ressalta o CEO.

A empresa, com foco em B2B, tem a credibilidade de sete anos no mercado de luxo e conta com motoristas qualificados e bilíngues e uma frota de veículos blindados de última geração. Possuem um atendimento exclusivo para o público sofisticado, que exige qualidade, segurança e discrição. Entre os clientes estão: Grand Hyatt, Lacoste, Palácio Tangará e Sodexo.

X-Fleet
Talent Drivers
Elive Assessoria

VWCO ALCANÇA MARCO DE 30 MIL ÔNIBUS PARA CAMINHO DA ESCOLA

A partir desta semana, é a cidade de Canhotinho, no agreste pernambucano, que vai receber a mais nova unidade de Volksbus destinado ao programa Caminho da Escola. Com a entrega de oito unidades ao município que tem sua população principalmente na zona rural, a VWCO celebra o marco de 30 mil ônibus fornecidos à iniciativa, impactando ao longo desse período mais de 40 milhões de crianças e adolescentes com transporte nos veículos nos lugares mais remotos do país para ter acesso à educação.

Em circulação em mais de cinco mil cidades brasileiras, o Volksbus é líder de vendas nesse segmento em todo o hemisfério Sul com modelos pensados sob medida para garantir a mobilidade com qualidade, eficiência e segurança. São 18 anos do programa em que a evolução constante e customização do produto nortearam todo o trabalho da VWCO, inclusive nas propostas de novas soluções ao governo.

“O programa Caminho da Escola nos permite vivenciar ao máximo nosso propósito de oferecer soluções de transporte sustentável a todos. É por isso que cuidamos sempre para oferecer o melhor ônibus escolar, com robustez e alta qualidade, rápida entrega e excelente atendimento por uma rede igualmente espalhada por todo o país, garantindo sempre as melhores condições para nossa população”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Por trás do sucesso dessa parceria, está o conceito sob medida da marca. Para atender às licitações com máxima assertividade, a marca faz valer seu slogan que preconiza “menos você não quer, mais você não precisa”, com produtos específicos para essa aplicação, sempre em parceria com os implementadores.

Entre os grandes avanços no produto, se destacam a reformulação completa do chassi feita no portfólio em 2019 e os lançamentos na linha Euro 5 e Euro 6, além de novos atributos para maior acessibilidade e conforto como o ar-condicionado que passa a equipar os modelos atuais. Não à toa, o modelo de maior sucesso ao longo da trajetória da VWCO no Caminho da Escola é o que está enquadrado na categoria ORE1 como micro-ônibus rural.

E é justamente o Volksbus 8.180 E ORE1 que chega esta semana a Canhotinho para transformar o dia a dia dos alunos. Lançado em 2023, é um produto exclusivo para atender à iniciativa. Feitos sob medida para o transporte escolar, os veículos têm níveis altamente reduzidos de emissões e favorecem também o conforto a bordo. Além do ar-condicionado, todos estão equipados com controle de tração, assistente de partida em rampa e configuração específica para a operação, melhorando o acesso do aluno para o aprendizado na escola.

Caminho da Escola combate desigualdade social

Operado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o programa Caminho da Escola foi criado em 2007 para renovar e ampliar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando por meio do transporte diário o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. O programa também padroniza os veículos de transporte escolar, reduz os preços dos veículos e aumenta a transparência das aquisições. A liderança neste programa é estratégica para a VWCO, que mantém o propósito de oferecer soluções de transporte sustentável a todos.

Volksbus 8.180 E ORE 1

O Volksbus 8.180 E ORE 1 é o primeiro lugar em vendas do Caminho da Escola e também em outras solicitações do governo para apoiar o acesso à educação no país. Adequado para atender às demandas de mobilidade, o modelo é ideal para as aplicações fora de estrada. O novo motor de 3,8 litros entrega 180 cv de potência e 600 Nm de torque, garantindo assim uma melhor performance nas aplicações.

Além disso, o veículo conta em sua configuração com o sistema de suspensão reforçado e elevado em relação ao solo, para um melhor desempenho nas aplicações fora de estrada, e também traz o eixo traseiro com bloqueio automático do diferencial, o que ajuda o veículo a romper terrenos acidentados e escorregadios.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

SCANIA LANÇA EDIÇÃO ESPECIAL SUPER 500

A Scania, pioneira na criação de séries e edições especiais de caminhões pesados no Brasil, apresenta seu mais novo modelo customizado e com apenas 500 veículos disponíveis: Edição Especial Super 500. As vendas já estão liberadas em todas as concessionárias da marca e o período vigente será até o último dia de junho. Mais informações podem ser obtidas pelo site alusivo a campanha.

O caminhão escolhido foi o de 500cv na tração 6x2, motor de 13 litros e que desenvolve torque de 2.650Nm entre 900 @ 1.320rpm, para comemorar o sucesso da gama Super no Brasil, desde seu lançamento em 2022.

A Edição Especial Scania Super 500 tem cor cinza Nardo, adesivagem em forma de raio, bancos de couro, multimídia e novo painel digital de 12,9’’, geladeira e climatização premium, kit aerodinâmico completo com defletores exclusivos e saias laterais, rodas de aço pretas e acabamento refinado. Além de pacote de segurança com airbags lateral (cortina) e de volante, freio de emergência (AEB), assistente de mudança de faixa (LDW), sistema de estabilidade (ESP) e preparação de fábrica para a instalação de rastreador. Estão pintadas na cor Ebony Black grade frontal, as saias laterais, para-choque e painel inferior dos degraus. Outra vantagem fundamental está nos serviços agregados do Scania PRO com manutenção preventiva e mão de obra inclusa, inteligência da manutenção Scania, pacote Avaliação do Motorista e Control Tower. Por fim, a aquisição da solução completa via apoio da Scania Serviços Financeiros (Banco, Consórcio e Corretora de Seguros).

“Estamos celebrando o sucesso da gama Super no Brasil, a única que é 100% nova do mercado, e não apenas uma atualização para se enquadrar na lei de emissões Proconve P8, ou Euro 6. São modelos que estão oferecendo entre 8% e 14% a mais de economia de combustível em comparação à geração anterior, um resultado inigualável no mercado dos pesados”, afirma Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil. “A Edição Especial Scania Super 500 tem equilíbrio perfeito entre força e desempenho com máxima segurança e tecnologia. As vendas já começaram.” 

“Todas as séries ou edições especiais da Scania tem um objetivo, comemoram um fato. Desta vez, vamos celebrar o Super no motor 500cv, que faz muito sucesso nesta versão, e tem como principal diferencial uma velocidade média superior”, diz Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil. “O modelo combina todas as premissas de uma Edição Especial da Scania. Une força e eficiência, design único e marcante, um pacote completo de itens de segurança e de componentes no interior do veículo que aprimoram o já reconhecido conforto premium e a ergonomia da cabine Scania ao motorista.  Além disso, a gama Super tem o maior torque do mercado (2.650Nm) com excelente performance já em baixas rotações”, completa Gallao.

“É a primeira vez que usamos uma identidade visual inspirada na força da natureza. Transformamos as tradicionais faixas das edições especiais da Scania em raios estilizados, que simbolizam o poder (torque) e a energia (velocidade média superior) do veículo. Assim, quando unimos a imagem externa aos diferenciais únicos desse modelo criamos um caminhão extraordinário, capaz de tornar a jornada do cliente ainda mais notável e grandiosa”, explica Lana Piccoli, gerente de Marketing da Scania Operações Comerciais Brasil.

Scania

segunda-feira, 28 de abril de 2025

REVO CONTRATA CONSELHEIROS COM LARGA EXPERIÊNCIA NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA

A REVO, empresa adaptadora com a maior capacidade produtiva do país, acaba de anunciar a formação de um Conselho Consultivo com a chegada de executivos experientes e renomados do mercado automotivo: Besaliel Botelho (ex-Bosch), Luiz Carlos Moraes (Mercedes-Benz do Brasil) e Antonio Calcagnotto (ex-Audi e Renault-Nissan).

e/d: Besaliel Botelho, Luiz Carlos Moraes e Antonio Calcagnotto 

O CEO da REVO, Flavio Padovan, manifestou seu otimismo com a chegada dos seus três novos colegas, que trazem na bagagem uma experiência acumulada de várias décadas na indústria automobilística brasileira e com visões multidisciplinares.

“A composição do nosso Conselho Consultivo com esses grandes profissionais da indústria engrandece nossa empresa e nos traz contribuições importantes para a estratégia do nosso novo posicionamento no mercado, agora com o anúncio da fusão da REVO com a CARBON, a maior empresa de blindagem automotiva do mundo”, revelou Padovan.

Flavio Padovan

Os Conselheiros

  • Besaliel Botelho tem formação em Engenharia Eletrônica com MBA na USP em Gestão Internacional. Fez praticamente toda a sua carreira profissional (mais de 32 anos de companhia) em um dos mais importantes sistemistas do mundo, a Robert Bosch S.A. Entre 2011 e 2021, Botelho foi CEO da empresa e, desde então, assumiu uma cadeira no Conselho Consultivo da empresa e realiza consultorias em mentorias e coaching de novos executivos. É um dos mais renomados executivos da indústria automotiva.
  • Já o economista Luiz Carlos Moraes é graduado pela Fundação Santo André, pós-graduado em Administração de Finanças e Controle pela FGV, possui MBA pelo IBMEC e especialização no Institut Privé d’Enseignement Supérieur (Insead), na França, além de muitos outros cursos e treinamentos no Brasil e no exterior. Trabalha há 46 anos na Mercedes-Benz do Brasil, onde é diretor de Comunicação Corporativa e presidente do Conselho Deliberativo do fundo de pensão MBPREV. Já foi presidente da Anfavea, vice-presidente da FIESP e conselheiro do SESI-SP. Moraes também possui vasta experiência no mundo automotivo, adquirido em uma das principais montadoras de Veículos Comerciais do país e na passagem que teve na presidência da entidade que congrega os fabricantes nacionais. Terá grande valia para orientação de futuras decisões estratégicas na REVO.
  • Antonio Calcagnotto Prataviera é advogado e administrador de empresas, com mestrado em Negócios pela FGV. Com mais de 30 anos de experiência em posições de C-Level nas indústrias automotiva e de bens de consumo (alimentos, higiene e limpeza), além de atuação no cooperativismo de crédito e saúde, setor de energia e conselhos empresariais. Atualmente é conselheiro da ABERJE, FIESP e CNI, entre outras associações. Participou da liderança de grandes empresas como Renault-Nissan, Unilever, International Navistar Trucks, Marcopolo Ônibus e Audi, além de Sicredi e Unimed. Sua expertise inclui Gestão Estratégica, Relações Institucionais, negociações Governamentais, Mercados Regulados, Sustentabilidade (ESG), Assuntos Tributários e Jurídicos e Relações com Investidores.

REVO

A REVO produz uma linha completa de veículos especiais para diferentes finalidades de uso, como ambulâncias, viaturas para uso policial, frotas de transporte, caminhões especiais, veículos para combate a incêndios, lazer personalizado e motocicletas especiais, além de contar com uma linha de produção interna para blindagens.

Com produção totalmente verticalizada, a empresa é possui a maior capacidade instalada para transformação/adaptação de veículos especiais para diferentes finalidades de uso, tais como ambulâncias, viaturas para uso policial, frotas de transporte, caminhões especiais, veículos para combate a incêndios, lazer personalizado, motocicletas especiais, blindagens, dentre outras. O amplo portfólio de produtos e serviços é homologado pelas montadoras que atuam no país e certificada pelas rígidas normas técnicas e de compliance técnico vigentes. A nova gestão visa obter homologação internacional para ampliar as parcerias e mercados de atuação. Com duas plantas no interior de São Paulo (Tatuí e Sorocaba), a REVO é dotada de um time de colaboradores altamente capacitado e com amplo portfólio de produtos e serviços.

REVO
Assessoria de Imprensa
Edu Pincigher
eduardopincigher@hotmail.com

KIA MOSTRA O BONGO K2500 4X4, OS ELÉTRICOS EV5 E EV9 E A NOVA CARNIVAL, NA AGRISHOW 2025.

Na 30ª edição da Agrishow - Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, a maior do segmento da América Latina e a segunda no mundo, que acontece até 2 de maio, em Ribeirão Preto (SP), a Kia Brasil expõe o Kia Bongo K2500 4x4, ano modelo 2025/25, com algumas configurações de caçamba para movimentações de carga no campo e na logística de distribuição, cujo destaque é a tração integral do veículo.

Ao público do agronegócio, a Kia mostra também a sua linha completa de automóveis: a nova Carnival, os novíssimos 100% elétricos EV5 e EV9, e os eletrificados Niro (híbrido), Sportage e Stonic, ambos híbridos leves.

Sucesso como VUC (Veículo Urbano de Carga) nos grandes centros urbanos do país, o Bongo 4x4 fez sua estreia na Agrishow em 2023, oferecendo tração integral e capacidade para dois ou três ocupantes (agora também em versão de dois lugares), para aplicação na logística da produção agrícola, em especial da agricultura familiar.

Seja para a cidade ou para o campo, o Bongo 4x4 foi desenvolvido para atender às mais diversas necessidades no transporte de cargas e mercadorias em baú, carroceria metálica ou de madeira, com capacidade de carga de 1.811 kg no chassi.

Ágil, versátil e econômico, o comercial leve da Kia oferece tração integral 4x4, com reduzida, sistema de controle de estabilidade (ESC), alerta de frenagem de emergência (ESS), cintos de segurança de três pontos para o motorista e dois passageiros para empresas que precisam de veículos com essas características para o transporte de cargas e mercadorias, com a vantagem de ter capacidade de carga 50% maior às picapes chassi e de cabine simples com tração integral, muito utilizadas na agricultura familiar.

O principal atributo do Bongo 4x4 é o seu motor de 2.5 litros, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, turbo diesel intercooler, com injeção eletrônica Common Rail (Bosch), que entrega potência de 130,5 cv a 3.800 rpm e toque de 26 kgf/m a 1.250 rpm.

Nos grandes centros urbanos, os principais atrativos do Bongo K2500 continuam sendo a sua classificação como VUC (Veículo Urbano de Carga), o que permite livre circulação onde os caminhões pesados são proibidos de transitar, e o fato de o motorista poder conduzi-lo com carteira de habitação categoria B (a mesma dos veículos de passeio). Já no campo, o Bongo com tração 4x4 é capaz de enfrentar condições mais rigorosas de rodagem, onde prevalecem estradas de terra, em regiões de produção agrícola.

Com grande aceitação entre consumidores que buscam em um comercial leve atributos como resistência, durabilidade, baixo custo, força e desempenho, o Kia Bongo 4x4 conta ainda com computador de bordo com indicação do nível de ureia e controle no volante, bancos revestidos em vinil, luzes de condução diurna (DRL) e chave com controle de abertura remota das portas, além de faróis de neblina com lâmpadas halógenas e para-brisa degradê.

Dupla elétrica

O público da Agrishow 2025 terá a oportunidade de conhecer dois modelos 100% elétricos da Kia: EV5 e EV9. O primeiro, SUV médio EV5, em versão única Land, traz uma nova era de mobilidade elétrica para atender às necessidades das famílias da geração Y, cuja essência combina design transformador, versatilidade e conforto excepcional para oferecer um veículo harmonioso. Cada atributo do EV5 foi projetado e desenvolvido para atender às necessidades das famílias modernas e aumentar seu prazer em cada viagem.

Com alcance de 402 km, de acordo com o INMETRO junto ao Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, e de 550 km, segundo WLTP – Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure, o Kia EV5 é equipado com uma bateria de alta tensão de fosfato de ferro e lítio, estrutura tipo lâminas, 220,4 Ah de capacidade, tensão operacional de 400V, que gera 88,16 kwh de energia, além de uma bateria de baixa tensão (auxiliar), de chumbo ácido, 45 Ah de capacidade e 12V de tensão operacional.

Por essas características do sistema de bateria de alta tensão, o Kia EV5 desenvolve potência máxima de 160 kW ou 217,5 cv, torque de 31,6 Kgf.m, rpm máxima de 13.800, performance que confere ao modelo de 0 a 100 km/h em apenas 8,9 segundos. Ainda de acordo com a metrologia INMETRO, o EV5, classificado com a nota A, faz, na cidade, 37,6 km/l equivalente, e 30,5 km/l equivalente na estrada. A eficiência energética do motor elétrico é de 0,63 MJ/km rodado.

Quanto ao recarregamento, a bateria do EV5 pode ser “abastecida” de 30% a 80% em 27 minutos em corrente contínua (DC) de 360 kW ou em 83 minutos em estação de 50 kW, enquanto a recarga de 100% pode ser feita em 8h10, em corrente alternada (AC) trifásica, de 11 kW ou em 9h40, em estação bifásica, de 7 kW.

De tração 4x2, a suspensão dianteira do EV5 é independente, tipo MacPherson, com molas helicoidais e amortecedores a gás, enquanto na traseira é multilink. A direção é elétrica, sua transmissão é composta por sistema de engrenagem de redução. O EV5 vem equipado com freios a discos de 17 polegadas nas quatro rodas, sendo ventilados nas rodas dianteiras e sólidos nas traseiras, com ABS e EBD.

As dimensões do Kia EV5 são de 4.615 mm (comprimento), 1.875 mm (largura), 1.715 mm (altura) e entre-eixos de 2.750 mm. Com essas medidas, o EV5 excede no conceito de design e de estética no segmento de SUV médio, ao mostrar presença marcante, ousada e nova, redefinindo a categoria com a aclamada filosofia de design da marca "opostos unidos". A capacidade de carga do porta-malas é de 513 litros (VDA) e, com o banco traseiro rebatido (piso plano), chega a 1.718 litros.

O segundo modelo 100% elétrico da Kia, o EV9 foi lançado no mercado brasileiro durante o Rio Open 2025, em fevereiro último. Eleito “Carro Mundial do Ano 2024”, o EV9 é um SUV de 7 lugares, flagship da marca, cujas principais características são o marcante design, estilo arrojado e elegância sofisticada.

Com dois motores elétricos - um dianteiro e outro traseiro -, que fornecem sistema de tração integral (AWD), o EV9 oferece uma potência total de 385 cv e um torque robusto de 71.4 kgf.m, garantindo uma experiência de condução dinâmica e emocionante. O veículo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,3 segundos e alcança uma velocidade máxima de 200 km/h.

O Kia EV9 é equipado com uma bateria alta tensão de tecnologia NCM de 99,8 kWh, projetada para oferecer autonomia significativa e eficiência energética. Falando sobre autonomia, o modelo é capaz de percorrer a partir da bateria 100% carregada até seu total descarregamento, um total de 434 km de acordo com o Inmetro e de 497 km pelo sistema WLTP. O EV9 pode recarregar de 30% a 80% em apenas 24 minutos em corrente contínua (DC) de 350 kW ou em 83 minutos em estação de 50 kW, garantindo praticidade para os usuários que precisam de recargas rápidas no dia a dia. Já a recarga de 100% pode ser feita em 9h45, em corrente alternada (AC) trifásica, de 11 kW.

O modelo também se destaca pelo sistema de regeneração de energia inteligente ajustável pelos shift paddles, que oferece quatro níveis de regeneração incluindo a função i-Pedal, onde o condutor consegue controlar a aceleração, desaceleração e parada do veículo apenas através do pedal do acelerador de forma suave e prática. Essa tecnologia permite aos motoristas ajustarem a intensidade da frenagem regenerativa, maximizando a eficiência energética e prolongando a autonomia da bateria.

Para garantir uma condução suave e estável, o Kia EV9 conta com suspensão McPherson na dianteira e multi-link na traseira. Esse conjunto oferece um equilíbrio perfeito entre conforto e desempenho, adaptando-se a diferentes tipos de terreno e proporcionando uma experiência de direção Premium.

Trio eletrificado

Primeiro modelo alinhado com o novo posicionamento de marca da montadora sul-coreana, o Kia Stonic tem como seu principal atributo o motor Kappa de 3 cilindros, turbo GDI (injeção direta), de 1 litro, a gasolina, com sistema híbrido MHEV 48V (Mild Hybrid Electric Vehicle) Smartstream, capaz de gerar 120 cavalos de potência e torque de 20,4 kgm.

O motor a combustão do Stonic desenvolve potência máxima de 118 cavalos a 6.000 rpm e o torque máximo de 17.1 kgm a 4.000 rpm. Com o auxílio do motor elétrico, do mild hybrid, a potência combinada vai a 120 cavalos a 6.000 rpm e torque combinado de 20,4 kgm a 2.000-3.500 rpm. O conjunto do motor está acoplado ao câmbio automático de 7 velocidades e dupla embreagem DCT. Com essa configuração, o Stonic - segundo dados do Inmetro - registrou desempenho de 13,7 km/l na cidade e de 13,8 km/l na estrada, sempre abastecido com gasolina.

Já o Kia Sportage, modelo consagrado no mercado brasileiro, possui motor Gamma II de 4 cilindros em linha, turbo GDI (injeção direta), de 1.6 litro, a gasolina, com sistema híbrido MHEV 48V (Mild Hybrid Electric Vehicle), Smartstream, capaz de gerar 180 cavalos de potência máxima e combinada (combustão interna e elétrica) a 5.500 rpm e torque de 27 kgf.m, a completa reestilização externa e a introdução de extensa lista de tecnologias ADAS (Advanced Driver Assistance System), capazes de proporcionar ainda mais segurança aos ocupantes do veículo.

O conjunto do motor está acoplado ao câmbio automático de 7 velocidades e dupla embreagem DCT. Com essa configuração, o Sportage - segundo dados do Inmetro - registrou desempenho de 11,5 km/l na cidade e de 12,1 km/l na estrada, sempre abastecido com gasolina.

O Sportage conta com diversas tecnologias de ADAS (Advanced Driver Assistance System) como alertas de fadiga do condutor (DAW), de prevenção de colisão por ponto cego (BCW), de saída em segurança (SEW); assistentes para prevenção de colisão frontal incluindo conversão em cruzamentos (FCA-JT), de prevenção de colisão traseira e tráfego cruzado (RCCW), de permanência e centralização na faixa de rodagem (LKA/LFA), de farol alto (HBA); câmeras de visão 360º (SVM), monitor de ponto cego com visualização no painel digital de instrumentos (BVM) e piloto automático adaptativo com assistente de congestionamentos (SCC).

Como terceiro modelo eletrificado da Kia Brasil, o Niro é o primeiro modelo HEV (Hybrid Electric Vehicle) da marca no mercado brasileiro. Seus principais atributos são o seu motor Kappa PE, de 1.6 litro, 16 válvulas, com injeção direta, a gasolina, acrescido de motor elétrico que, com a sua bateria de polímero de lítio-ion de 240V, proporciona potência combinada de 141 cavalos a 5.700 rpm e torque de 27 kgf.m a 4.000 rpm. E mais: seu design interno e externo ousado e elegante e a extensa lista de tecnologias ADAS (Advanced Driver Assistance System), capazes de proporcionar ainda mais segurança e conforto aos ocupantes do veículo.

A performance desse motor pode ser traduzida nos dados de consumo e nos índices de emissão de CO2. Segundo o Inmetro, o Kia Niro faz 19,8 km/l na cidade e 17,7 km/l na estrada. Com seu reservatório de combustível de 42 litros, o Niro pode chegar a até 800 km de autonomia, cerca de 30% mais em relação a seus principais concorrentes. Esses dados conferem ao Niro consumo energético médio de 1,0956 MJ/km e índice de emissão de CO2 de 68 g/km.

Destaque especial à assinatura “Inovação inspirada pela natureza” na construção do Kia Niro. Além da excelente eficiência energética e do sistema híbrido HEV, o Niro foi projetado para ter menor impacto ambiental no desenvolvimento, na produção e no uso do veículo, como a pintura com tintas BTX-Free (sem benzeno, tolueno e xileno); 56% da forração do teto é composta de plásticos reciclados; 70% da tela de cobertura do porta-malas é feita com plásticos reciclados; revestimento dos bancos em Altaica biossintético, a partir de árvores de eucalipto; e aplicação da Coluna C com função aerodinâmica, proporcionando um coeficiente aerodinâmico reduzido (Cx 0,29).

A garantia dos veículos eletrificados da Kia é de 5 anos ou 100 mil km, com 8 anos de garantia ou 160 mil km para a bateria de alta voltagem do Niro e dos elétricos EV5 e o Kia EV9.  Já a garantia do Bongo K2500 4x4 é de 3 anos ou 100 mil km.

Kia Brasil 
Textofinal de Comunicação Integrada