Compostos por motor elétrico, redutor e sistema de controle de torque e rotação, os eixos elétricos desenvolvidos pela Schaeffler equipam os carros da equipe campeã da Fórmula E da temporada 2017/2018.
A tecnologia do motor elétrico, transmissão e sistema de controle de torque e rotação desenvolvida para os carros da equipe campeã da Fórmula E na temporada 2017/2018 – a Audi Sport ABT Schaeffler – já está sendo aplicada na produção em série de eixos elétricos pela Schaeffler para montadoras em alguns países do mundo. Fornecedora global automotiva e industrial, a Schaeffler fabrica no Brasil, na planta em Sorocaba, dois componentes fornecidos para a produção de eixos elétricos em sua unidade na China: os anéis e as molas de precisão.
Reunindo motor elétrico, redutor e todo o sistema de controle de torque e rotação, os eixos elétricos foram desenvolvidos pela Schaeffler para os dois carros da Audi Sport ABT Schaeffler, que conquistou o título de equipe campeã na Fórmula E da última temporada, finalizada em julho deste ano. O desempenho dos carros nessa competição mundial de carros de corrida elétricos confirma a liderança da Schaeffler no desenvolvimento de tecnologias para a mobilidade do futuro.
Além dos eixos elétricos usados na Fórmula E, a empresa produz vários outros componentes e sistemas para carros híbridos e totalmente elétricos, desde módulos híbridos, transmissão híbrida, rolamentos para motores elétricos até a roda elétrica. Na temporada passada da Fórmula E, o carro do piloto vencedor Lucas Di Grassi também teve o motor desenvolvido pela Schaeffler.
“Com a estratégia global Mobility for tomorrow, a Schaeffler utiliza a Fórmula E como um laboratório para o desenvolvimento de produtos sustentáveis para a indústria automotiva. Vários protótipos e carros conceito já foram criados pela Schaeffler, reunindo todo seu conhecimento e experiência. Os mais recentes são ‘Schaeffler 4ePerformance’, carro totalmente elétrico, equipado com quatro motores do carro da Fórmula E e duas baterias com potência total de 880 kW (1.200 hp), e o ‘Schaeffler Mover’, carro elétrico urbano que se move sem motorista, tem a capacidade de girar sobre ele próprio e estacionar lateralmente, além de poder ser configurado em vários tamanhos, ideal para uso em grandes cidades”, destaca Claudio Castro, Diretor Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento Schaeffler América do Sul.
Eixos Elétricos
A produção em série dos eixos elétricos foi iniciada no final de 2017 e hoje já são fornecidos três diferentes tipos de eixos elétricos para montadoras de vários países do mundo, o que contribui com o avanço e alta performance dos veículos híbridos e elétricos.
Com design paralelo ou coaxial, eles permitem uma transmissão extremamente compacta, deixando bastante espaço para o usuário. A configuração básica pode ser ampliada, adicionando elementos funcionais, como bloqueio de estacionamento.
Para veículos utilitários esportivos (SUVs), a Schaeffler desenvolveu este ano o eixo elétrico de duas velocidades. Isso porque, particularmente em veículos híbridos plug-in e uso misto, que exigem operação totalmente elétrica até 120 km/h e velocidade final alta, a segunda marcha é necessária. Assim, o eixo de duas velocidades permite que a dinâmica longitudinal do veículo seja otimizada, usando um componente de distribuição e vetorização de torque. Esta função é acionada por uma transmissão integrada e um motor elétrico projetado para 7 quilowatts.
São vários os diferenciais da Schaeffler no desenvolvimento de soluções elétricas. A eficiência dos veículos híbridos e elétricos depende da integração perfeita de todos os seus componentes. Com 72 anos de experiência e tradição, a empresa detém conhecimento completo sobre os veículos à medida que produz componentes e sistemas para motor, câmbio e chassi.
“A Schaeffler está aplicando todo seu know-how sobre esses sistemas nos projetos e produção dos eixos elétricos. Todo nosso conhecimento sobre powertrain (sistema de propulsão) está sendo transferido para a mobilidade elétrica, inclusive no que se refere a ruído, vibração e conforto. Estamos empregando nossa experiência para a redução dos ruídos e vibrações dos motores elétricos, de forma que não causem desconforto aos motoristas”, explica Claudio Castro.
Para coordenar as pesquisas e projetos de novas tecnologias de mobilidade elétrica, a Schaeffler criou uma nova Divisão de Negócios: E-Mobility, que passou a agrupar suas capacidades de Engenharia, atividades, produtos e soluções tecnológicas voltados para os veículos híbridos e totalmente elétricos do futuro. Com essa iniciativa, a empresa pretende ampliar o portfólio de produtos para esse segmento, que terá um forte crescimento no mundo.
Transferência de tecnologia da Fórmula E para as ruas
A produção em série desses componentes para veículos híbridos e elétricos demonstra como a tecnologia aplicada nas pistas de corrida pode ser rapidamente transferida para as ruas e estradas.
A Schaeffler é pioneira em mobilidade elétrica em corridas, uma vez que é protagonista da Fórmula E desde a primeira temporada 2014/2015. Em parceria com a ABT Sportline, a Schaeffler desenvolveu o motor e o câmbio para os dois carros da equipe, o que culminou na vitória do piloto brasileiro Lucas Di Grassi na temporada 2016/2017. E na última temporada, também com uma participação maior da Audi, como escuderia, a equipe conquistou título de campeã na temporada 2017/2018.