Fundada em 2020, em Porto Alegre, a Grilo Mobilidade completa, em julho, cinco anos de atuação como uma das pioneiras na mobilidade elétrica e logística urbana sustentável no Brasil
![]() |
Foto: Gerson Junior | Divulgação Grilo Mobilidade |
A startup, que iniciou suas operações com triciclos elétricos voltados ao transporte de passageiros, passou por uma transformação estratégica e consolidou-se no modelo B2B, focando na entrega de mercadorias de curta distância com veículos 100% elétricos. A expansão para São Paulo em 2023 marcou um novo capítulo, com o reforço de parcerias com grandes marcas como Panvel, Zaffari e Vulcabras.
Ao longo dessa trajetória, a Grilo já realizou mais de 193 mil deslocamentos sustentáveis, percorreu mais de 1,2 milhão de quilômetros — o equivalente a 30 voltas ao redor da Terra — e evitou a emissão de aproximadamente 285 toneladas de CO₂. Para o CEO Carlos Novaes, essa última marca é a mais emblemática. “Esse número representa muito mais que uma métrica ambiental: é a validação prática de que um modelo de mobilidade urbana sustentável pode ser viável, escalável e competitivo. Sem contar que rodamos todos esses km com ZERO acidentes com danos corporais”, afirma.
O reconhecimento crescente no setor e a adoção de uma frota diversificada de veículos elétricos consolidaram a Grilo como referência nacional em logística verde. O foco no B2B surgiu como resposta à suspensão do transporte individual de passageiros com triciclos em São Paulo, em 2023. A startup soube rapidamente se reinventar. “Pivotamos para o transporte de mercadorias e de pessoal sob contratos com empresas. Foi a forma de proteger nosso investimento e, ao mesmo tempo, abrir um novo caminho cheio de potencial”, explica Carlos.
Para o CEO, a atuação como startup de logística sustentável e de impacto pioneira na mobilidade urbana é um diferencial que vai além do posicionamento, “é significativo liderar a transição do combustível fóssil para o sustentável nas entregas urbanas. Nosso modelo contribui diretamente para cidades mais eficientes e sustentáveis”. Ao longo dos cinco anos, a Grilo enfrentou desafios significativos, da pandemia à enchente no Rio Grande do Sul em 2024, e, principalmente, os entraves regulatórios para o transporte individual de passageiro por aplicativo com triciclos 100% elétricos na cidade de São Paulo. Ainda assim, o crescimento foi consistente, impulsionado por um propósito claro e pela procura de empresas por soluções logísticas mais conscientes. “Muitos clientes vieram até nós porque viram nossos triciclos nas ruas. A imagem da entrega sustentável está cada vez mais atrelada à reputação das empresas e interesse verdadeiro em promover sustentabilidade com impacto”, comenta Carlos.
A Grilo expande o seu modelo de negócio com veículos elétricos de diferentes tipos, com 2, 3 ou 4 rodas, com capacidade de carga de 100 a 1200 kg com volumes de diferentes cubagens até 7m3 soluções às necessidades específicas dos clientes e ampliar a carteira de contratos de longo prazo. “Queremos seguir acelerando, com energia limpa, impacto positivo e visão de futuro. Só chegamos até aqui porque nossos parceiros acreditaram que dá para fazer diferente”, finaliza o CEO.
LS8 Consultoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário