quarta-feira, 25 de junho de 2025

POLO AUTOMOTIVO STELLANTIS DE GOIANA REGISTRA NOVO RECORDE DE EXPORTAÇÃO E EMBARCA MAIS DE 4 MIL VEÍCULOS EM ÚNICA OPERAÇÃO

Produzidas em Pernambuco, unidades foram destinadas à Argentina a bordo de um navio dedicado à operação

O Polo Automotivo Stellantis de Goiana segue alcançando novos recordes. Depois de registrar, em maio, o maior volume de embarques desde sua inauguração, a fábrica celebra agora mais um marco em sua trajetória: a maior operação de exportação de veículos já realizada pela Stellantis em uma única remessa. Ao todo, 4.006 unidades produzidas na planta pernambucana foram embarcadas pelo Porto de Suape com destino à Argentina.

A megaoperação mobilizou dezenas de trabalhadores ao longo de 48 horas. Os veículos foram carregados a bordo do navio Dover Highway (K-Line), dedicado exclusivamente à operação da Stellantis. A ação representa um feito logístico para a companhia e estabelece um recorde absoluto de exportação de automóveis na história do Porto de Suape, que figura entre os seis portos públicos mais movimentados do Brasil.

“Esse recorde, somado ao desempenho histórico registrado em maio, confirma o fortalecimento das nossas operações na América do Sul e sinaliza uma retomada importante da demanda para a Argentina, um mercado estratégico para a Stellantis”, afirma Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.

O Jeep Renegade foi o modelo mais exportado nesta operação, respondendo por 26% do volume total. Em seguida, destacaram-se o Jeep Compass (25%), a Fiat Toro (24%), a Ram Rampage (16%) e o Jeep Commander (9%).

Volume supera marca histórica

O recorde anterior da Stellantis foi registrado em maio de 2023, quando 3 mil veículos produzidos nos polos de Goiana (PE) e Betim (MG) foram exportados em uma única operação para o Porto de Vera Cruz, no México. O volume atual representa um crescimento de aproximadamente 36,7% em relação àquele embarque.

Stellantis

EMPILHADEIRAS ELÉTRICAS GANHAM ESPAÇO NO AGRONEGÓCIO E NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS

Crescimento da demanda por soluções sustentáveis e seguras impulsiona eletrificação da movimentação de cargas em setores historicamente dominados por máquinas a combustão

Dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), apontam que, no acumulado do primeiro trimestre de 2025, as exportações do agronegócio brasileiro totalizaram US$ 37,8 bilhões, representando um aumento de 2,1% em relação ao ano anterior, o maior valor já registrado para o período.

Diante de tal crescimento, especialistas alertam para o uso de empilhadeiras elétricas que também vem avançando de forma expressiva no segmento e na indústria de alimentos, impulsionado pela busca por soluções mais sustentáveis, silenciosas e adaptadas a ambientes sensíveis. De acordo com a Research and Markets, o mercado global de empilhadeiras elétricas deve ultrapassar US$ 97 bilhões até 2030, com destaque para a adoção em setores que exigem baixos índices de emissão e alta precisão operacional.

“Ambientes como armazéns de grãos, frigoríficos e fábricas de alimentos têm exigências muito específicas quanto à higiene, segurança e emissão de poluentes. Empilhadeiras elétricas atendem a essas necessidades com maior eficiência que os modelos a combustão”, explica Humberto Mello, diretor da Tria Empilhadeiras, marca de equipamentos para manuseio e transporte de cargas.

Além da redução nas emissões de CO₂, os modelos elétricos proporcionam menor custo de manutenção e maior vida útil em ambientes controlados, conforme o porta-voz. Isso se reflete diretamente na produtividade das operações logísticas e industriais, uma vez que essas máquinas não emitem gases ou resíduos, o que é crucial em setores nos quais a contaminação precisa ser zero. “E, como não geram ruído excessivo, são ideais para turnos noturnos e áreas internas”, complementa Humberto.

Essas máquinas não emitem gases ou resíduos, o que é crucial em setores nos quais a contaminação precisa ser zero. E, como não geram ruído excessivo, são ideais para turnos noturnos e áreas internas”, complementa o executivo.

Na indústria de alimentos, por exemplo, há um movimento crescente de substituição de empilhadeiras a gás ou diesel por modelos elétricos. Isso vale especialmente para segmentos como laticínios, bebidas e produtos congelados. A substituição tem sido estimulada, inclusive, por auditorias e certificações internacionais de qualidade e sustentabilidade. Um relatório da P Market Research sobre empilhadeiras elétricas multidirecionais mostra que o setor de “food and beverage” - ou Alimentos e Bebidas - está entre os principais responsáveis pela adoção desses equipamentos.

No campo, o cenário também está mudando. Embora o agronegócio seja historicamente associado a máquinas robustas e movidas a combustíveis fósseis, muitas cooperativas e empresas de armazenagem já estão investindo em soluções elétricas para movimentação de grãos, fertilizantes e insumos. A Tria Empilhadeiras, inclusive, está acompanhando esse movimento dentro de seu portfólio com um cliente, que está entre os maiores exportadores de café do Brasil, e está trocando toda sua frota de empilhadeiras que antes era GLP. Na ocasião, a empresa já obteve 10 equipamentos e pretende comprar mais 10 até o final do ano.

“Outro fator que impulsiona essa transição é o avanço da tecnologia de baterias de íon-lítio, que permite maior autonomia e carregamento rápido. As baterias modernas exigem menos manutenção e têm ciclos de vida mais longos. Isso torna a operação mais eficiente e previsível, reduzindo o tempo de máquina parada”, diz o diretor da Tria.

Segundo dados da Associação Brasileira de Logística (Abralog), cerca de 35% das empresas do setor logístico já utilizam algum tipo de empilhadeira elétrica em sua frota, e esse número deve crescer nos próximos anos.

“O investimento inicial pode ser mais alto, mas o retorno vem em pouco tempo, tanto em economia operacional quanto em benefícios ambientais e reputacionais. E não podemos deixar de lado a questão sustentável com incentivo à descarbonização da indústria e exigências sanitárias mais rígidas. É uma transformação de mentalidade”, conclui Humberto Mello.

Tria Empilhadeiras
MGA Press

MERCEDES-BENZ VANS ENTREGA QUASE 5 MIL VEÍCULOS ELÉTRICOS AOS PARCEIROS DA AMAZON NA EUROPA

Veículos serão entregues a cinco países europeus nos próximos meses, mais de 2.500 somente na Alemanha

Mercedes-Benz eSprinter e eVito

A Mercedes-Benz Vans realiza a maior entrega de veículos elétricos da sua história à Amazon, com quase cinco mil unidades de eSprinter e eVito que serão operadas por parceiros de entrega da marca (Delivery Service Partners – DSP) em cinco países europeus. Parte significativa da frota será destinada à Alemanha e a Amazon prevê que os veículos entreguem mais de 200 milhões de pacotes por ano.

A Mercedes-Benz Vans e a Amazon têm colaborado estreitamente no campo da eletromobilidade há vários anos. Em 2020, a Amazon já havia integrado mais de 1.800 veículos totalmente elétricos eVito e eSprinter à sua rede de entrega. Além disso, nesse mesmo ano, a Mercedes-Benz aderiu à iniciativa de proteção climática “The Climate Pledge”, fundada pela marca e pela Global Optimism.

Eletromobilidade da Mercedes-Benz Vans: especialistas locais sem emissões de CO2 não apenas para o setor de entregas

Com os modelos eSprinter e eVito, a Mercedes-Benz Vans tem um papel fundamental no transporte comercial local livre de emissões de CO2 internacionalmente. A posição da bateria no assoalho do veículo permite um amplo espaço interno sem comprometer o volume de carga em comparação com veículos a combustão, algo especialmente relevante para serviços de entrega.

O sistema multimídia MBUX vem integrado de série em ambos os modelos e os sistemas de segurança e assistência também foram aprimorados, muitos deles incluídos como itens de série, elevando significativamente o conforto dos motoristas em diversos países.

A combinação de eficiência, autonomia e volume de carga torna a atual eSprinter um modelo versátil. O veículo está disponível atualmente em dois comprimentos e três opções de capacidade de bateria, com autonomia de até 484 quilômetros (ciclo WLTP). Com volume de carga de até 14 metros cúbicos e peso bruto total de até 4,25 toneladas, a eSprinter oferece excelente praticidade. Os veículos destinados aos parceiros de entrega da Amazon foram produzidos na fábrica da Mercedes-Benz em Düsseldorf e adaptados por um instalador certificado com prateleiras sob medida para organização de pacotes e divisória com porta deslizante para acesso à cabine do motorista.

No Brasil, a eSprinter conta com duas opções de bateria (81kWh e 113kWh) para oferecer a melhor relação entre autonomia e capacidade de carga aos clientes brasileiros. Assim como nos modelos a combustão, a marca conta com o maior portfólio da categoria com versões elétricas em diferentes opções de tonelagem e entre eixos.

Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil

VWCO E ECOURBIS INICIAM TESTES COM CAMINHÃO MOVIDO A BIOMETANO

Apresentado pela primeira vez na Fenatran pela Volkswagen Caminhões e Ônibus, o Constellation Biometano integrará a operação da EcoUrbis na cidade de São Paulo

Líder de vendas no setor de coleta de resíduos sólidos, a montadora desenvolveu o modelo especialmente para a aplicação. O veículo vocacional tem a maior capacidade de armazenamento em seu segmento, motorização mais potente e potencial para redução de 90% das emissões de CO2e.

Desenhado a partir da parceria entre as empresas, o projeto é uma proposta voltada para o setor de coleta de resíduos sólidos e agrega a possibilidade de uso do combustível renovável à economia circular, temas fundamentais na pauta ESG. A utilização do biocombustível impacta de forma positiva e significativamente nas emissões de gases do efeito estufa, reduzindo em mais de 90% as emissões de CO2e no ciclo poço à roda. Em uma operação típica em que o veículo percorre de 50 a 70 mil quilômetros ao ano, este valor equivale à redução de 150 toneladas de CO2e emitidas neste período.

“Este projeto é resultado de uma análise criteriosa do mercado e das necessidades da EcoUrbis por uma solução que alie alto desempenho à responsabilidade ambiental. Nossa proximidade com a operação nos proporciona uma visão diferenciada, pois vivenciamos de perto os desafios enfrentados no dia a dia. Combinando nossa expertise em soluções sob medida à experiência no desenvolvimento de veículos vocacionais, nos unimos ao cliente para criar um produto que responda à crescente demanda por operações sustentáveis no setor e contribua diretamente para a dinâmica da gestão de resíduos”, destaca Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da VW Caminhões e Ônibus.

O modelo traz configurações características da família vocacional Compactor, alta tecnologia, desempenho elevado e atendimento às mais pesadas exigências operacionais, elementos já conhecidos pelo cliente. Para adaptar-se à operação com a nova alternativa de combustível, o Constellation Biometano é equipado com tanques de aço carbono que somam 240 metros cúbicos (960 litros) de capacidade de armazenamento, a maior do seu segmento, e garantem autonomia de até 300 quilômetros, permitindo a circulação na grande São Paulo sem necessidade de reabastecimento frequente.

“Estamos sempre atentos ao que nosso cliente quer e preparamos nossos veículos de acordo com o que percebemos nesse relacionamento pautado pela proximidade, buscando superar as expectativas na operação. Há anos criamos soluções sob medida para a coleta de resíduos e lideramos esse segmento, mas é essencial estarmos alinhados às novas exigências do mercado e prontos para entregar o que o frotista realmente precisa. Mais do que fornecer produtos, buscamos construir parcerias duradouras, com foco em eficiência e evolução constante”, complementa Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da VWCO.

Alinhado às pautas de sustentabilidade e de circularidade de ambas as empresas, o modelo ainda agrega vantagens ambientais expressivas, pois, anualmente, deixam ser emitidos poluentes referentes às emissões de 35 mil litros de óleo diesel.

A experiência do condutor

 O Constellation Biometano conta com transmissão totalmente automática e motor ciclo Otto com performance similar à versão diesel. Combinadas, as configurações oferecem ao condutor maior capacidade de arranque, aceleração mais rápida, melhor tração e direção mais confortável e controlada. Afinal, a coleta de resíduos exige um veículo potente para superar obstáculos e garantir a eficiência nas rotas. A robustez também se aplica ao chassi reforçado, que é preparado para operar sem redução da capacidade de carga.

O motor traz também redução significativa nos níveis de ruído. Os materiais isolantes e sistema de exaustão eficientes contribuem para um ambiente de trabalho mais silencioso para os coletores e para o menor impacto sonoro nas cidades. Graças à sua arquitetura simples e robusta, com sistema de pós-tratamento dos gases de escape com catalisador de três vias, este modelo de motor oferece ainda baixa manutenção e alta durabilidade.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

terça-feira, 24 de junho de 2025

VOLVO AMPLIA CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO E GARANTE AINDA MAIS DISPONIBILIDADE DE PEÇAS AOS VEÍCULOS DA MARCA

A Volvo ampliou seu Centro de Distribuição de Peças (C3) para as concessionárias, distribuidores e centros autorizados da marca no Brasil e América Latina

Localizado em São José dos Pinhais (PR), na região metropolitana de Curitiba, o C3 é um complexo logístico onde os componentes de caminhões, ônibus, equipamentos de construção e motores da marca são armazenados, organizados e preparados para serem enviados para 270 pontos de entrega no continente, do Chile no extremo sul, ao México na América do Norte. A ampliação é parte do ciclo de R$ 1,5 bilhão de investimentos da Volvo no Brasil, no período 2023/2025.

Terceira maior instalação que concentra as atividades de recebimento e distribuição de peças de reposição da marca em todo o mundo, o armazém brasileiro foi aumentado em cerca de 10 mil m², alcançando um total de 43 mil m² de área construída. Atendendo a todas as áreas de negócios da Volvo, possui agora 35 mil m² de área de armazenamento e ainda mais 3 mil m² com um Shelter, uma estrutura erguida para proteger materiais e processos de condições climáticas adversas, impactos e outros fatores. 

Também cresceu o número de posições de armazenagem, que saiu de 60 mil para 65 mil. Atualmente, são mais de 4,5 milhões de componentes acondicionados em uma variedade de 60 mil itens diferentes no inventário.

Foi construído ainda um auditório para treinamento e recepção de grupos de clientes, com capacidade para 147 pessoas. Além de toda essa expansão, há 24 docas para carga e descarga e um pátio adicional para armazenamento de veículos.

Alta disponibilidade

“A alta disponibilidade de peças de reposição traz benefícios diretos para a produtividade dos clientes da Volvo. Por isso otimizamos nossa estrutura, com investimentos que resultaram em melhor gestão de processos e a capacidade de atender a uma maior demanda de forma ainda mais eficiente”, declara Luiz Bohatch, vice-presidente de SML, a área global de logística de pós-venda da Volvo. Ele enumera ainda que a modernização do C3 viabilizou ainda outras vantagens, como melhor controle de estoque, maior flexibilidade, melhor aproveitamento de espaço, mais qualidade e, principalmente, maior agilidade nas entregas.

Luiz Bohatch

“E o layout também foi modificado. Ele ficou mais lógico nesta nova configuração, possibilitando maior eficiência operacional, aumento da produtividade e mais segurança dos funcionários”, conta o executivo. A operação do centro de distribuição funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, com equipes de plantão para atender aos chamados emergenciais. O envio de componentes à rede Volvo é feito via rodoviária, aérea e fluvial.

Sustentável

A expansão do centro de distribuição teve grande foco na sustentabilidade, reafirmando o compromisso da empresa com o respeito ao meio ambiente, um dos valores essenciais da marca. As luzes da área ampliada são 100% em led e a arquitetura permite melhor aproveitamento da luminosidade natural. A água da chuva é captada e armazenada para utilização na limpeza, jardinagem e descarga nos banheiros, com economia média de 40 mil litros/mês. Todas as empilhadeiras e outras máquinas que rodam nas instalações são elétricas, o que garante zero emissões de poluentes e baixíssimo nível de ruído. 

Além do centro de distribuição no Brasil, onde trabalham 140 funcionários, a Volvo mantém ainda instalações de suporte na Argentina, Peru, Chile, Colômbia e México. 

“São armazéns regionais conectados com a matriz no Paraná, que contribuem para melhorar a eficiência logística com as concessionárias de caminhões e ônibus, distribuidores de máquinas e centros autorizados de motores”, explica Luiz Bohatch. Os outros dois centros mundiais de distribuição da Volvo estão situados na Europa e nos Estados Unidos.

Grupo Volvo América Latina

MARCOPOLO ATINGE 20 MIL ÔNIBUS PRODUZIDOS NO ESPÍRITO SANTO E REFORÇA COMPROMISSO COM A MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

Produção histórica na fábrica de São Mateus é celebrada com entrega de 40 novos veículos para o sistema Transcol

A Marcopolo, líder nacional e referência global na fabricação de carrocerias de ônibus, celebrou um marco histórico em sua trajetória industrial: a produção de 20 mil unidades na fábrica de São Mateus (ES). A conquista foi celebrada com a entrega de 40 novos ônibus urbanos, de um total de 137 unidades, para o sistema Transcol, que atende à Região Metropolitana da Grande Vitória. Neste ano, a Marcopolo alcançou 70% de participação na renovação do sistema urbano da Grande Vitória, consolidando sua liderança e confiança no mercado local.

O veículo comemorativo, um modelo Torino fornecido à operadora Unimar, simboliza a robustez da produção capixaba e o avanço da Marcopolo em soluções de transporte modernas, acessíveis e ambientalmente responsáveis. Todos os 40 ônibus contam com ar-condicionado, Wi-Fi, acessibilidade e motorização Euro 6, que reduz significativamente a emissão de poluentes.

“Mais do que um marco de produção, as 20 mil unidades fabricadas em São Mateus simbolizam o nosso compromisso de longo prazo com o Espírito Santo. Investimos em tecnologia, capacitação e parcerias locais porque acreditamos no potencial da região e no papel transformador da indústria para a sociedade”, afirma Ricardo Portolan, diretor de operações comerciais mercado interno e marketing da Marcopolo. “Essa entrega representa muito mais do que números. É a materialização do nosso compromisso com a inovação, a qualidade e a mobilidade urbana eficiente. A fábrica de São Mateus tem papel estratégico na nossa operação e no desenvolvimento da indústria automotiva nacional”, completa o executivo.

Presença estratégica no Espírito Santo

Inaugurada em 2014, a unidade da Marcopolo em São Mateus iniciou suas atividades com a produção de micro-ônibus da marca Volare. Desde então, consolidou-se como um polo estratégico para a companhia, gerando empregos, atraindo fornecedores e contribuindo para o crescimento econômico do Espírito Santo. A partir de 2019, passou a fabricar também carrocerias para ônibus urbanos. Em 2023, a empresa anunciou um investimento de R$ 50 milhões para modernizar e expandir a planta, que se prepara para se tornar referência na produção de ônibus elétricos. A primeira unidade do modelo Attivi Integral fabricada em São Mateus foi concluída em outubro do mesmo ano.

MarcopoloFundada há 75 anos em Caxias do Sul (RS), a Marcopolo é líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil e posiciona-se entre as maiores fabricantes do mundo. A companhia está comprometida com o futuro da mobilidade, atenta ao desenvolvimento de novos modais, além de investir de forma contínua em aprimoramento, tecnologia, design e expansão, produzindo soluções que contribuem para o desenvolvimento do transporte coletivo de passageiros. Com fábricas nos cinco continentes, os veículos produzidos pela empresa rodam nas estradas de mais de 140 países

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

RENAULT DO BRASIL ANUNCIA ARIEL MONTENEGRO COMO NOVO PRESIDENTE E DIRETOR GERAL

Ariel Montenegro

A partir de 14 de julho de 2025, Ariel Montenegro, será o novo presidente e diretor geral da Renault do Brasil, substituindo Ricardo Gondo que decidiu deixar a empresa.

A Renault agradece a Ricardo Gondo por seu profissionalismo, comprometimento e sua contribuição para o crescimento da marca Renault e lhe deseja sucesso em sua nova etapa.

Ariel Montenegro se reportará a Fabrice Cambolive, CEO da Marca Renault.

Ariel é engenheiro mecânico argentino formado pela Universidade Tecnológica Nacional da Argentina e iniciou sua carreira na Renault Argentina como aprendiz em 2005. 

Ao longo de sua carreira, ele ocupou vários cargos na região das Américas e na França.

Em 2020, Ariel foi nomeado Diretor Executivo, Chefe de Gabinete do CEO da marca Renault, apoiando o desenvolvimento do plano estratégico da Renaulution. Ele trabalhou em estreita colaboração com o Comitê Executivo na coordenação e liderança do Grupo Renault.

Em 2022, Ariel foi nomeado Presidente e CEO da Renault-SOFASA, a subsidiária do Grupo na Colômbia. Em 2024, ele foi reconhecido pela revista Forbes como um dos 15 CEOs mais inovadores do país.

Renault do Brasil

GUSTAVO AGUIAR É O NOVO CMO DA GENERAL MOTORS PARA AMÉRICA DO SUL

Executivo terá foco em inovação e conexão com o consumidor para acelerarmos nossa jornada de transformação e protagonismo na nova era da mobilidade

Gustavo Aguiar

A General Motors América do Sul anuncia a chegada de Gustavo Aguiar como novo Chief Marketing Officer (CMO), a partir de 14 de julho de 2025. Com mais de duas décadas de experiência em marketing, inovação e liderança estratégica, Gustavo será peça-chave na missão da GM de acelerar a inovação e aprofundar a conexão com os consumidores em toda a região.

Ao longo de sua carreira, Gustavo atuou com destaque nos setores de bens de consumo, tecnologia, mobilidade urbana, publicidade e nutrição, sempre guiado por uma abordagem criativa, estratégica e orientada a resultados. Mais recentemente, liderava o time de marketing integrado da Nestlé Brasil, conduzindo iniciativas de branding, comunicação, design, conteúdo e transformação digital — com foco em crescimento sustentável e experiências.

Sua trajetória também inclui passagens por empresas como Tembici, 99 e Johnson & Johnson, além da fundação de agências e consultorias com atuação relevante em tecnologia. Gustavo é um agente ativo na evolução do marketing na América Latina, tendo presidido o conselho da associação MMA LATAM, com forte atuação na promoção da diversidade de pensamento, digitalização e colaboração entre setores.

Reconhecido com prêmios como Effie LATAM, Emmy Internacional e outros em campanhas multicanais, ele combina criatividade, disciplina de execução e foco em impacto positivo.

A chegada de Gustavo marca uma nova etapa na estratégia de marketing da GM América do Sul, com prioridade em inovação contínua, transformação digital e fortalecimento da relevância da marca no cotidiano dos consumidores. Sua liderança será decisiva para impulsionar essa agenda com consistência, agilidade e visão de futuro.

Gustavo Aguiar se reportará diretamente a Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul, e indiretamente a Norm de Greve, CMO Global da General Motors.

General Motors América do Sul

segunda-feira, 23 de junho de 2025

IVECO BUS FORNECERÁ 100 NOVOS ARTICULADOS ELÉTRICOS A EMPRESA DE TRANSPORTE PÚBLICO BELGA

Operador belga de transporte público De Lijn confirmou aquisição de 100 ônibus articulados elétricos E-WAY. Entrega é parte de acordo celebrado em 2023 e está prevista para começar no último trimestre de 2026. Pedido se soma a outras 141 unidades

A empresa de transporte público De Lijn, da região de Flanders, no norte de Bélgica, acaba de confirmar a aquisição de 100 novos ônibus articulados elétricos IVECO BUS. Este pedido faz parte de um acordo assinado em 2023 e se soma a outras 141 unidades do E-WAY de 18 metros atualmente em fase de entrega. O início das entregas do lote adicional está previsto para o último trimestre de 2026.

“A De Lijn busca um transporte público atrativo e totalmente livre de emissões em toda a região de Flandres até 2035,” afirma a diretora-geral da companhia, Ann Schoubs. “Os ônibus articulados representam uma parte significativa de toda a nossa frota. Portanto, este pedido é muito importante para nós. Assim como todos nossos futuros ônibus elétricos, estes veículos contarão com pontos de recarga USB, rampa de acesso elétrica para passageiros com mobilidade reduzida, ventilação e aquecimento aprimorados, além de visores extralargos com informações em tempo real sobre pontos de parada”.

Giorgio Zino, head de Operações Comerciais da IVECO BUS Europa, destaca: “Estamos orgulhosos da confiança renovada por parte da De Lijn, o que representa um grande reconhecimento para a nossa marca. Agradecemos pelo apoio ao E-WAY de 18 metros. Com este novo pedido, a IVECO BUS terá sua maior frota de ônibus elétricos articulados em operação na Bélgica. É uma honra apoiar a De Lijn em sua missão de tornar o transporte ainda mais atrativo e livre de emissões”.

100% elétricos, os E-WAY estão perfeitamente alinhados com os objetivos da De Lijn em oferecer um transporte público seguro, confiável e livre de emissões até 2035.

IVECO BUS é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG) líder global em veículos comerciais e especiais, powertrain e serviços financeiros, listada na Borsa Italiana em Milão. A IVECO BUS projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos para todas as missões: urbanos, intermunicipais, transporte escolar, rodoviário e turismo. Com presença mundial e uma posição de liderança na Europa em transporte público sustentável, a IVECO BUS apoia operadores de transporte privado e autoridades de transporte público em sua transição energética, com uma abordagem neutra que inclui todas as tecnologias energéticas: biocombustíveis, biometano, elétrico a bateria e células a combustível. Com uma extensa rede de serviços, a IVECO BUS garante assistência global sempre que um veículo Iveco Bus estiver em operação. Uma ampla gama de serviços conectados IVECO ON, desenvolvidos para otimizar a operação e manutenção de frotas de veículos movidos por todas as energias, completa a oferta abrangente IVECO BUS. A companhia emprega mais de 5.500 pessoas e opera sete plantas de manufatura na Europa e na América Latina: Annonay e Rorthais na França, Vysoké Myto na República Tcheca, Brescia e Foggia na Itália, Sete Lagoas no Brasil e Córdoba na Argentina. Para mais informações sobre a IVECO BUS, clique aqui e visite o site

IVECO BUS

CHASSIS DE ÔNIBUS RODOVIÁRIOS MERCEDES-BENZ O 500 CHEGAM À TAILÂNDIA E TAIWAN

Encarroçado pela THACO – representante da marca Mercedes-Benz no Vietnã – modelo O 500 RS 1936 passa a ser oferecido na região da ASEAN - Associação de Nações do Sudeste Asiático.

Os chassis de ônibus rodoviários O 500 produzidos pela Mercedes-Benz do Brasil em sua fábrica de São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo, seguem conquistando novos mercados. O modelo O 500 RS 1936 chega agora à região da ASEAN - Associação de Nações do Sudeste Asiático. Uma unidade, em regime CKD (completamente desmontado), foi exportada para a empresa THACO, representante dos produtos Mercedes-Benz no Vietnã, que montou o chassi e a carroçaria, exportando o ônibus integral para demonstração e venda pelo concessionário da marca na Tailândia.

Também em regime CKD, outra unidade do chassi Mercedes-Benz O 500 foi exportada para Taiwan, devendo ser entregue no próximo mês de agosto, ampliando assim a presença da marca no mercado asiático.

“O Brasil é o centro mundial de competência da Daimler Buses para o desenvolvimento de chassis de ônibus e também um pólo muito importante de produção para atendimento a cerca de 50 países de vários continentes”, afirma Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Chegar a um novo e emergente mercado não só amplia o alcance de nossas exportações, como reforça a presença da marca na Ásia”.

Motor de 360 cavalos com padrão Euro 5 de emissões

O chassi O 500 RS 1936 enviado à THACO é equipado com o motor Mercedes-Benz OM 460 LA de 360 cv de potência a 1.800 rpm, com torque de 1.850 Nm a 1.100 rpm. Este motor de 6 cilindros e 12 litros é compatível com a norma Euro 5, atendendo à legislação de emissões da Tailândia.

Esse ônibus Mercedes-Benz vem equipado com transmissão automatizada ZF Traxon 12TX BO de 12 marchas, com overdrive e retarder integrado. A estratégia de mudanças de marcha prioriza a economia de combustível, funcionamento silencioso, alto torque de entrada, menor volume de óleo lubrificante e menor custo de manutenção.

A suspensão do O 500 RS 1936 é totalmente pneumática, com 2 bolsões de ar na dianteira e 4 bolsões de ar na traseira, além de 4 amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora nos dois eixos. O veículo conta com sistema de regulagem da suspensão.

O chassi O 500 RS 1936 estará disponível para os clientes da ASEAN nas versões com freio a disco ou a tambor. Também pode ser equipado com EBS (sistema de freio eletrônico), ASR, ABS e ESP (controle eletrônico de estabilidade).

“Nossos chassis de ônibus rodoviários O 500 são amplamente reconhecidos pelo excelente nível de conforto proporcionado pela suspensão totalmente pneumática, bem como pelo alto padrão de segurança ativa”, diz Augusto França, gerente de Vendas e Marketing - Exportação Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Além disso, se destacam pela qualidade, força, robustez e excelente custo operacional, contribuindo para a rentabilidade do cliente”.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus

MERCADO DE MOTORHOMES CRESCE E IMPULSIONA ESTILO DE VIDA NÔMADE

No Brasil, segmento se profissionaliza com modelos de alto padrão. Up! Motorhome aposta em design personalizado e tecnologia para atender nova geração de viajantes.

Glauber Silva e Ana Sartori fundadores da UP! Motorhome

A liberdade de viver com menos, trabalhar de qualquer lugar e explorar o mundo sobre rodas deixou de ser um ideal distante para se tornar uma tendência em expansão no Brasil e no mundo. O mercado de motorhomes, impulsionado por mudanças de comportamento, avanços tecnológicos e a busca por experiências autênticas, apresenta crescimento robusto e abre espaço para marcas que oferecem conforto, inovação e mobilidade sem fronteiras.

Em escala global, o setor deve atingir um valor de mercado de mais de US$ 49 bilhões até 2034, com uma taxa de crescimento anual (CAGR) estimada em 4%, segundo dados da Global Market Insights. O avanço é impulsionado por consumidores que priorizam experiências de viagem seguras, personalizadas e sustentáveis — especialmente na Europa, que lidera em volume e estrutura de apoio ao caravanismo.

No Brasil, o setor também mostra fôlego. Segundo levantamento da organização da Expo Motorhome, o segmento de campismo e caravanismo movimentou R$ 1,5 bilhão em 2023, com alta de 30% no comparativo anual. A pandemia acelerou o interesse por esse estilo de vida, e o cenário pós-COVID consolidou a demanda. Dados do Sebrae apontam que o setor tem projeção de crescimento anual entre 6,3% e 11,2%, acompanhando a expansão do turismo independente e do nomadismo digital.

O perfil do consumidor brasileiro também evoluiu. Se antes os motorhomes eram mais comuns entre aposentados e aventureiros esporádicos, hoje atraem famílias, profissionais remotos e jovens que buscam equilíbrio entre liberdade, trabalho e bem-estar. A possibilidade de dirigir veículos menores com CNH categoria B, somada ao avanço da infraestrutura de campings e pontos de apoio, também contribui para democratizar o acesso.

Dentro desse cenário de amadurecimento, a UP! Motorhome, sediada em Minas Gerais, vem se destacando como uma fabricante nacional de motorhomes de alto padrão. Fundada em 2019 por Ana Sartori e Glauber Silva, a empresa nasceu com uma proposta clara: desenvolver veículos que aliam tecnologia, segurança, conforto e design inteligente, com soluções de aproveitamento de espaço que otimizam cada centímetro interno.

Os modelos da UP! atendem diferentes perfis de viajantes. O UP! Smart combina dimensões externas compactas com um projeto interno surpreendentemente amplo, onde cada elemento — da iluminação ao layout de armazenamento — é pensado para garantir funcionalidade, fluidez e conforto na viagem.

Já o UP! Evolution, desenvolvido sobre chassi de Sprinter Truck, atende famílias que desejam mais espaço sem abrir mão de segurança estrutural e acabamento de alto nível. Com capacidade para até seis pessoas, o modelo traz soluções como cama king size, cozinha completa e banheiro espaçoso.

Entre os diferenciais técnicos, destaque para o sistema elétrico robusto, com baterias de lítio LiFePO₄, que garantem autonomia energética para o funcionamento simultâneo de equipamentos como ar-condicionado, micro-ondas, air fryer e máquina lava e seca. Um painel de monitoramento digital com aplicativo permite ao usuário acompanhar em tempo real o consumo e a geração de energia.

“A segurança também é um dos pilares da produção, com atenção a cada etapa construtiva e a incorporação de tecnologias como câmera de ré, sistemas de monitoramento externo e automação por comando de voz”, afirma Glauber, engenheiro eletrônico e líder da equipe de engenharia.

Com valores que partem de R$ 265 mil e podem ultrapassar R$ 570 mil, os projetos têm prazo de entrega entre três e cinco meses. Materiais, acabamentos e cada detalhe seguem um padrão de qualidade elevado, com foco no conforto térmico, na ergonomia e na organização interna dos espaços.

Para Ana, fundadora e responsável pela direção criativa da marca, o cuidado com os detalhes é o que transforma o motorhome em uma extensão da casa. “Nosso grande objetivo é que você se sinta sempre em casa em qualquer lugar do mundo”, afirma. Segundo ela, o atendimento personalizado e o acompanhamento próximo de cada cliente são essenciais para atender um público exigente, que valoriza design e soluções funcionais.

Com mais de 15 veículos entregues, a UP! Motorhome projeta dobrar sua produção até o final de 2026, com uma meta de faturamento de R$ 5,5 milhões. O crescimento inclui investimentos em tecnologia, ampliação da equipe técnica e modernização de equipamentos industriais.

A empresa também vê potencial no turismo de motorhome como alternativa de viagem no Brasil. "Temos um país de dimensões continentais, paisagens incríveis e uma malha rodoviária extensa. Com mais incentivo à infraestrutura e políticas de apoio, o Brasil pode se tornar uma referência internacional nesse modelo de turismo”, avalia Ana.

Para Glauber, o setor ainda tem muitos desafios — como o custo elevado de veículos e a burocracia em algumas conversões —, mas o futuro é promissor. “O crescimento é visível e sustentável. Estamos diante de uma mudança cultural, em que as pessoas buscam viver com mais liberdade, autonomia e propósito. O motorhome é uma resposta direta a isso”, conclui o cofundador da Up!.

UP! Motorhome
MGA Press Assessoria de Imprensa

ANTONIO FILOSA ANUNCIA A NOVA EQUIPE DE LIDERANÇA DA STELLANTIS EM SEU PRIMEIRO DIA COMO CEO

Antonio Filosa assume nesta segunda-feira (23) o cargo de Chief Executive Officer (CEO) da Stellantis N.V. e anuncia, com início imediato, sua nova equipe de liderança formada por profissionais com ampla experiência no setor automotivo, provenientes de diversas regiões onde a Stellantis atua ao redor do mundo.

Antonio Filosa

“É uma grande honra liderar a Stellantis, uma empresa global com raízes sólidas em todas as regiões onde atua”, afirmou o CEO, Antonio Filosa. “Contamos com ativos únicos: uma equipe altamente qualificada, marcas icônicas e milhões de clientes cuja lealdade à nossa companhia, aos nossos produtos de excelência e às suas histórias únicas nos inspira a alcançar novos patamares.”

As novas nomeações, que complementam as mudanças organizacionais anunciadas em fevereiro de 2025, reforçam a diversidade e a competência dos talentos da Stellantis. A estrutura da equipe reflete uma decisão estratégica de concentrar as definições de produto nas regiões onde o conhecimento acumulado da Stellantis é incomparável, ampliando a força e a conexão emocional de suas marcas para atender e superar as necessidades e expectativas dos clientes em todo o mundo.

“A equipe que anuncio hoje reúne o que há de melhor na Stellantis: líderes que desenvolveram suas trajetórias dentro da empresa, com uma visão centrada nas pessoas, profundo conhecimento das nossas marcas, produtos e clientes, competência e um espírito empreendedor que será essencial para o nosso sucesso. Temos imenso orgulho da nossa história e seguimos unidos por uma dedicação constante à construção, em conjunto, do nosso futuro, em estreita colaboração com nossos concessionários, fornecedores, parceiros e comunidades.  Com o talento e a paixão dessa equipe, vamos potencializar nossos diversos pontos fortes para posicionar a Stellantis entre os protagonistas desta nova era da nossa empresa e da indústria automotiva”, acrescentou Antonio Filosa.

A equipe de liderança da Stellantis (Stellantis Leadership Team – SLT) anunciada hoje é composta da seguinte forma

  • Antonio Filosa, CEO, mantém sua função como COO, North America and American Brands.
  • Doug Ostermann CFO, assume a responsabilidade por mergers and acquisitions and joint ventures.
  • Jean-Philippe Imparato continua em seu cargo de COO, Enlarged Europe & European Brands, que agora também incluirá a Maserati.
  • Emanuele Cappellano entra para o SLT em sua função de COO, South America, e assume também a responsabilidade pela Stellantis Pro One, a unidade de negócios de veículos comerciais da empresa.
  • Philippe de Rovira foi nomeado para liderar, Rest of World, e mantém a responsabilidade pelo Stellantis Financial Services.
  • Davide Mele entra para o SLT como líder de Product Planning.
  • Ned Curic mantém sua liderança em Global Product Development & Technology.
  • Sebastien Jacquet, nomeado head of Quality no início deste mês, também passa a integrar o SLT.
  • Monica Genovese é nomeada head of Purchasing.
  • Scott Thiele assume uma nova função como head of Supply Chain e passa a compor o SLT, reunindo atividades anteriormente alocadas nas áreas de planejamento e manufatura.
  • Arnaud Deboeuf continua liderando a área de Manufacturing.
  • Xavier Chéreau continua liderando as áreas de Human Resources e Sustainability.
  • Clara Ingen-Housz entra para o SLT como responsável por Corporate Affairs & Communications.

Além da equipe de liderança da Stellants (SLT), outros quatro executivos também se reportarão diretamente ao CEO

  • Ralph Gilles como head of Design.
  • Olivier Francois como head of Marketing.
  • Alison Jones passa a liderar Parts & Services e Circular Economy.
  • Giorgio Fossati como General Counsel.
  • Richard Palmer continuará atuando como strategic advisor to the Company.

“À medida que avançamos para este novo capítulo da história da Stellantis, gostaria de aproveitar esta oportunidade para expressar os meus sinceros agradecimentos a Maxime Picat e a Beatrice Foucher pelas importantes contribuições que fizeram à Stellantis ao longo de muitos anos de dedicação. Todos nós desejamos a eles o melhor em seus futuros desafios”, concluiu Antonio Filosa.

A Stellantis N.V. (NYSE: STLA / Euronext Milan: STLAM / Euronext Paris: STLAP) é uma montadora líder global, comprometida em oferecer aos seus clientes a liberdade de escolher a maneira como se movem, adotando as tecnologias mais recentes e criando valor para todos os seus stakeholders. Seu portfólio exclusivo de marcas icônicas e inovadoras inclui Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, FIAT, Jeep®, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys. Para mais informações, clique aqui e visite o site

Stellantis

domingo, 22 de junho de 2025

NOVO NISSAN KICKS CHEGA COM PERSONALIDADE E ATITUDE PARA REDEFINIR OS PADRÕES DOS SUVS

Veículo e motor são produzidos no Complexo Industrial da Nissan em Resende, no estado do Rio de Janeiro

Um utilitário esportivo como você nunca viu. Resultado de um projeto pensado para redefinir os padrões do segmento de SUVs, o novo Nissan Kicks, produzido no Brasil, traz um design robusto e sofisticado, tecnologias que garantem segurança e conforto, muito espaço e versatilidade. Antes mesmo de chegar às lojas no dia 3 de julho, a versão topo de linha já está disponível, em pré-venda e quantidade limitada pelo site.

Ousado e cheio de energia, o novo Nissan Kicks foi desenvolvido para garantir um dia a dia sem estresse, com conforto e segurança, atendendo as mais diferentes situações e estilos de vida de seus usuários.

"Tenho certeza de que o novo Nissan Kicks trará um grande impulso para a nossa marca no mercado brasileiro, assim como em todos os outros lugares onde foi lançado. Será um verdadeiro sucesso aqui no Brasil. É um SUV super bem projetado, com tecnologia avançada, e tenho certeza de que as pessoas vão adorar!", afirmou Christian Meunier, Chairman da Nissan Américas, que esteve no país para o lançamento do novo carro da marca.

Para se adequar às necessidades de cada motorista, o modelo é oferecido em quatro versões: Sense, Advance, Exclusive e Platinum. Cada versão surge com seu pacote de equipamentos específicos, mas todas elas trazem como base um conjunto moderno e disruptivo, onde se destacam:

Design robusto e impactante

À primeira vista, o novo Nissan Kicks impressiona com seu desenho ousado e expressivo da carroceria. Os designers da marca quiseram transmitir agilidade e robustez com traços implícitos de vitalidade e energia, indo além de buscar referências apenas no segmento automotivo.

Na visão frontal, o desenho é geométrico moderno e ousado. Os faróis dianteiros têm assinatura exclusiva, luzes diurnas em filetes, para criar uma frente icônica, contrastando formas para acentuar o porte robusto. E toda a iluminação usa LEDs.

O design da traseira é igualmente expressivo, mas elegante, com um discreto spoiler no teto, antena tipo tubarão e lanternas de LED aplicadas na moldura preta que se sobressai em toda a parte de trás do carro. Essa peça divide a tampa do porta-malas em dois segmentos, além de harmonizar com o para-choque e caixas de rodas traseiras.

As caixas de rodas salientes, por sinal, emolduram as exclusivas rodas desenvolvidas para o modelo, que tem aro 19 nas versões Exclusive e Platinum, tamanho inédito em um modelo desse segmento. A pitada extra de personalidade é garantida por vários easter eggs que estão espalhados pela carroceria, como na base dos retrovisores externos e colunas C.

Dentro, o novo Nissan Kicks tem visual tão moderno e arejado como o do exterior, tendo sido projetado para ser um contraponto com a robustez externa ao passar sensação de uma proteção envolvente, como se fosse um casulo.

No painel, que forma uma espécie de monolito tecnológico, uma tela para acomodar os instrumentos e outra para o sistema de infoentretenimento, ambas de alta definição, ficam lado a lado. Para as versões Sense e Advance, são de 7 polegadas, enquanto na Exclusive e na Platinum são de 12,3 polegadas, totalizando uma área de 24,6 polegadas.

O desenho do painel diferencia-se também ao adotar uma base na parte inferior, como uma prateleira. Com acabamento em tecido, essa área reforça o conforto por ser macia ao toque e ressaltar a alta qualidade do modelo. Uma iluminação discreta em linha contínua, que começa nas laterais das portas dianteiras e está em toda extensão do painel, dá um toque diferenciado à cabine da Platinum.

O teto solar panorâmico, com abertura e fechamento com acionamento elétrico, traz luz e leveza adicionais para o interior. O equipamento, que também confere um toque de esportividade, foi desenvolvido para ser prático e interferir o mínimo possível no espaço do teto do veículo.

Interior espaçoso e funcional

O novo Nissan Kicks foi desenvolvido para otimizar o espaço interior para o conforto dos passageiros e a boa acomodação da carga, mantendo um tamanho exterior compacto que torna a condução e o estacionamento na cidade uma tarefa fácil.

Com entre-eixos de 2,65 m – o maior entre os modelos do segmento –, o espaço para os ocupantes, mesmo aqueles com estatura mais elevada que se sentam no banco traseiro, é muito bom. E o conforto no assento traseiro ainda é reforçado com a mesma solução inovadora e exclusiva que a Nissan já adota normalmente nos bancos dianteiros de seus carros: a tecnologia Zero Gravity, que foi desenvolvida tendo como base estudos da agência espacial norte-americana Nasa.

Assim, todos os assentos do novo Kicks foram projetados e equipados com espumas que ajudam a distribuir o peso e a pressão entre os corpos dos ocupantes para ajudar a reduzir a fadiga. Para a fileira traseira, a tecnologia e o design oferecem mais conforto e reduzem a tendência dos passageiros de deslizar para baixo em viagens mais longas.

Além da garantia de conforto para os passageiros, o novo Nissan Kicks também é generoso com a carga. Na cabine, o modelo conta com 19 espaços para acomodação de objetos. Os porta-copos nas portas e console central são grandes o suficiente para acomodar garrafas de até 1 litro – os que ficam entre os bancos têm ajustes de tamanho. Nessa área central, no apoio de braços, há ainda um espaçoso compartimento. Já o encosto do meio do banco traseiro abriga outro apoio com espaço para dois copos, quando rebatido.

Com 470 litros de capacidade, o porta-malas tem a maior capacidade de seu segmento. Ele pode ficar ainda mais versátil com a opção do Flexible Board. Essa placa móvel permite otimizar a distribuição da bagagem com um espaço extra que fica "escondido" sob o equipamento, que deixa o assoalho alinhado com a base do carro, sem degraus. Esse recurso está disponível de série a partir da versão Advance e facilita também o transporte de itens longos quando o encosto do banco traseiro é rebatido.

Entretenimento e comodidade

Para atender às crescentes necessidades da vida conectada, a Nissan equipou o novo Kicks com um sistema de infoentretenimento com soluções que facilitam o manuseio e a vida a bordo. Tudo projetado no painel em estilo de monolito tecnológico.

Nas versões Exclusive e Platinum, cada tela de alta resolução tem 12,3 polegadas – que saúdam os ocupantes na sua abertura – e trazem todas as informações do sistema de áudio e de aplicativos como Apple Car Play e o Android Auto, acessados por conexão sem fio além das informações do veículo. O equipamento permite salvar até três perfis de usuários diferentes com as configurações de volume, brilho, interfaces, etc.

Em um mundo cada vez mais multitelas, para carregar ou conectar outros aparelhos, o interior do carro tem quatro entradas USB Tipo C, sendo duas na frente e duas na traseira. Há, ainda, um carregador sem fio para telefones celulares embutido no console central a partir da versão Advance.

Reforçando o posicionamento topo de linha da versão Platinum, o sistema de som conta com a exclusiva tecnologia de áudio Bose® Personal Plus com dez alto-falantes, que proporciona um som nítido e realista em toda a cabine. A imersão oferecida pelo equipamento atinge um patamar único no segmento graças aos apoios de cabeça dos bancos dianteiros – motorista e carona – com alto-falantes embutidos. Eles garantem a difusão surrounding do som para envolver os usuários.

Como recurso extra para garantir o bem-estar no interior, o novo Nissan Kicks é equipado com acionamento do motor e do ar-condicionado à distância, um item disponível também no sedã Nissan Sentra. Assim, o aparelho de climatização opera com as configurações deixadas na última utilização, permitindo que a cabine esteja em uma temperatura agradável para os ocupantes antes deles entrarem no veículo. O acionamento é feito à distância, pelo botão na chave.

Escudo de segurança

Um dos pilares da vanguarda do novo Nissan Kicks está na segurança. A proteção começa pela estrutura reforçada da sua moderna plataforma, a mesma utilizada pelo Nissan Juke europeu. Versão de topo da família de plataformas CMF-B, por isso denominada High Spec, ela garante alta rigidez torcional, tem suspensão com elevada capacidade de absorção de impacto e circuitos desenvolvidos para atuar com eletrônica avançada.

É exatamente a tecnologia embarcada um dos grandes diferenciais do novo utilitário esportivo brasileiro da Nissan. No total, são 23 equipamentos de segurança e conforto intuitivos e de assistência ao motorista. Fazem parte do "escudo de segurança" Nissan Safety Shield, um conjunto de sistemas avançados que monitoram, respondem e protegem.

Como primeira linha de defesa do carro e seus ocupantes, o novo Nissan Kicks vem equipado com um robusto pacote de equipamentos para o monitoramento, que inclui, de acordo com a versão: Alerta Avançado de Colisão Frontal (PFCW); Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA); Alerta Inteligente de Atenção do Motorista (DAA); Alerta Inteligente e Assistente de Prevenção de Mudança de Faixa (LDW+LDP); Faróis com Ajuste Inteligente de Altura e Intensidade (HBA); Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus (TPMS); Visão 360° Inteligente e Detector de Objetos em Movimento (AVM + MOD) e sensores de estacionamento nos para-choques dianteiro e traseiro.

A proliferação de equipamentos avança nos sistemas de resposta (reação). Além dos obrigatórios ABS e controle de estabilidade (VDC), o modelo conta com Monitoramento Inteligente de Ponto Cego com Intervenção (BSWI); Assistente Inteligente de Centralização em Faixa (LKA); Alerta de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem e Detecção de Pedestre (FCW/FEB); Assistente Inteligente de Frenagem Traseira com Detecção de Pedestres (RAEB) e Sistema de Auxílio à Condução Semiautônomo (ProPILOT). O FCW/FE e o RAEB apresentam recursos importantes na segurança com a intervenção no sistema de freio em função do movimento do carro da frente e no caso da detecção de pedestres avançando em direção ao veículo na frente ou atrás.

Pela primeira vez no Brasil, a Nissan disponibiliza o seu sistema de direção ProPILOT, que, no novo Kicks, é posicionado no nível 2 da Norma SAE, o mais avançado regulamentado no Brasil em relação ao apoio à condução. Esse sistema da Nissan foca não somente na prevenção de acidentes, mas também no conforto e na conveniência para o motorista.

Assim, o ProPILOT mantém, de acordo com a estrutura de pavimentação, o novo Nissan Kicks dentro das faixas de rolamento das ruas e rodovias sem intervenção direta do condutor. Ele analisa e compreende as situações de tráfego e executa a direção de forma precisa, permitindo que o veículo trafegue naturalmente entre as faixas de rolamento ao corrigir desvios da rota – funciona a partir dos 32 km/h. Para manter o veículo dentro das faixas, também é acionado o Assistente Inteligente de Centralização em Faixa (LKA), que controla o sistema de direção.

Outra novidade importante desse sistema para o conforto e a segurança é o Controle de Cruzeiro Adaptativo de Velocidade e Distância (ICC), equipamento que mantém uma distância segura do carro à frente. Quando identificada a desaceleração desse veículo, a velocidade do novo Kicks é reduzida automaticamente até uma eventual parada completa e, logo após, a aceleração é retomada novamente (versão Platinum).

Complementando o escudo de segurança, ainda há os itens de proteção, como seis airbags (frontais, cabeça e laterais); sistemas Isofix e Tether de fixação de cadeiras infantis; cintos de três pontos em todos os assentos e com pré-tensionador e limitador de carga atrás também. Além deles, o modelo ainda conta com recursos como Sistema Inteligente de Partida em Rampa (HSA) e Freio Eletrônico de Estacionamento com Auto Hold (EPB + Auto Hold).

O novo Nissan Kicks também incorpora uma tecnologia da marca japonesa que ajuda a evitar esquecer animais, crianças e objetos no veículo: o Alerta de Objetos no Banco Traseiro. O sistema é acionado ao abrir uma das portas de trás. Chegando ao destino, caso o motorista saia e tranque as portas sem abrir uma das traseiras, esse recurso tecnológico, então, emitirá seis alertas sonoros e visuais para lembrar que algo não foi retirado e ficou esquecido no banco traseiro. É um item de série em todas as quatro versões.

Powertrain ágil e inovador

O propulsor do novo Nissan Kicks é o novíssimo 1.0 turbo de 3 cilindros e 12 válvulas com injeção direta, que é produzido no Complexo Industrial da Nissan em Resende (RJ), onde também é fabricado o novo SUV da marca japonesa. Esse motor desenvolve 125 cv de potência, com etanol, e 120 cv, com gasolina, ambos a 5 mil rpm. O torque é de 22,4 kgfm a 2.500 rpm, com etanol, e 20,4 kgfm a 2 mil rpm, com gasolina.

Com anos de expertise no desenvolvimento de produtos para o consumidor brasileiro, a engenharia da Nissan do Brasil trabalhou seu novo motor para atender aos gostos locais. Um exemplo está na rápida resposta ao comando do pedal de aceleração em retomadas em situações urbanas, como após passar por uma lombada.

A agilidade do novo Nissan Kicks é ressaltada pelo trabalho em harmonia do propulsor com a transmissão de dupla embreagem DCT banhada a óleo, mesmo sistema utilizado pela Nissan em carros como icônico GT-R. Com ela, as mudanças de marchas ficam mais rápida, com sensação direta e nenhuma interrupção do torque. A dupla embreagem e a dupla caixa de velocidades deixam a próxima engrenagem sempre pronta para o engate, evitando perda de força entre as mudanças. Com o sistema "WET", essas trocas são mais suaves, mais silenciosas e oferecem maior durabilidade do que as embreagens secas.

O modelo conta também com sistema Stop/Start, que liga e desliga o motor em congestionamentos, paradas no sinal e religa automaticamente ao retomar a aceleração, colaborando para a economia de combustível.

O novo Nissan Kicks produzido no Brasil foi desenvolvido para trazer o máximo de conforto e inovação para os clientes locais. Por isso, para operar a troca de marchas do câmbio do modelo, a Nissan introduz uma inovação no segmento: o seletor da transmissão por botões e-Shifter.

De fácil uso, nesse sistema a mudança é feita com simples toques nos botões "D", "R", "N" e "P". Ele proporciona conveniência de operação, já que há menos esforço e movimento do motorista, e ganho de espaço no console central, que fica ainda com um visual mais limpo. O novo Nissan Kicks tem também a possibilidade da troca de marchas por aletas na parte de trás do volante (paddle shift), permitindo a seleção manual da engrenagem - disponível a partir da versao de entrada Sense.

A espera acabou

O novo Nissan Kicks começa a chegar às lojas da marca em todo o Brasil nos próximos dias e suas vendas oficiais começam no dia 3 de julho. Um modelo feito no país e que demonstra toda a sua versatilidade, que extrapola os atributos de segmentos em todas as suas versões. A linha tem preços que vão de R$ 159.990, o modelo de entrada Sense – com valor especial de lançamento –, a R$ 199.000, a topo de linha Platinum, que traz um conjunto tecnológico sem igual.

Nissan Brasil

VOLVO ANUNCIA ESTREIA GLOBAL DO MODO ABBEY ROAD STUDIOS NO EX90

Parceria com a Bowers & Wilkins e o estúdio britânico traz experiência sonora personalizada ao topo de gama da marca

A Volvo Cars acaba de lançar globalmente o Modo Abbey Road Studios, uma tecnologia de som criada para reproduzir a assinatura acústica do icônico estúdio de gravação britânico. Anunciado no último ano, o modo estreia no modelo Volvo EX90 equipado com o sistema de som opcional Bowers & Wilkins High Fidelity Audio. No Brasil, os clientes serão comunicados sobre a atualização nas próximas semanas.

Desenvolvida em parceria com a Bowers & Wilkins e os engenheiros do Abbey Road Studios, a tecnologia foi inspirada nos espaços acústicos característicos do estúdio e na assinatura sonora dos equipamentos usados para criar alguns dos álbuns mais importantes da história da música. O resultado é uma experiência sonora única a bordo do EX90.

O Modo Abbey Road Studios conta com diversas pré-configurações sonoras, otimizadas para diferentes estilos. Para quem deseja explorar novas formas de curtir suas músicas favoritas, o Producer Mode permite personalizar totalmente o som. Entre os ajustes possíveis estão a transição entre uma acústica com estilo retrô e vintage para um som mais profundo e moderno, a expansão ou redução do campo estéreo e o ajuste do ambiente acústico, exatamente como faria um produtor ou engenheiro de som em estúdio.

“O Modo Abbey Road Studios leva o som único dos nossos espaços e equipamentos ao sistema Bowers & Wilkins do Volvo EX90, permitindo ao motorista personalizar a experiência sonora como nunca antes. Estamos muito orgulhosos dessa colaboração e entusiasmados com a oportunidade de levar essa tecnologia exclusiva aos clientes da Volvo”, afirma Jeremy Huffelmann, gerente geral do Abbey Road Studios.

Esta atualização representa uma das maiores evoluções da Volvo Cars, alinhada à ambição da empresa de aprimorar continuamente seus veículos definidos por software. Nos futuros modelos EX90 e ES90 equipados com o sistema de áudio Bowers & Wilkins, o modo de som virá instalado de fábrica.

“Usamos a tecnologia para melhorar o dia a dia dos nossos clientes. Por isso, estamos empolgados em oferecer o Modo Abbey Road Studios no Volvo EX90. Essa inovação é um ótimo exemplo de como agregamos valor por meio de atualizações remotas simples e eficientes”, diz Anders Bell, chefe de engenharia e tecnologia da Volvo Cars.

O EX90 tem uma das cabines mais silenciosas já criadas pela Volvo e conta com 25 alto-falantes estrategicamente posicionados. Com o sistema de áudio da Bowers & Wilkins, o carro oferece uma experiência sonora premium. Com potência de 1610 watts, o sistema suporta conteúdo em Dolby Atmos e foi desenvolvido e calibrado pelos engenheiros da Bowers & Wilkins em estreita colaboração com a equipe de áudio da Volvo Cars.

Graças à recente transformação tecnológica, a Volvo já consegue enviar atualizações remotas para cerca de 2,5 milhões de veículos produzidos desde 2020, em 85 países.

Importante

  • O Modo Abbey Road Studios é exclusivo para veículos equipados com sistema de som Bowers & Wilkins. 
  • Para saber mais, clique aqui e assista ao vídeo sobre o desenvolvimento do Modo Abbey Road Studios para o Volvo EX90.

Volvo Car Brasil
Inside Out PR