quinta-feira, 28 de agosto de 2025

ONSTAR ATINGE 1 MILHÃO DE CARROS CONECTADOS NA AMÉRICA DO SUL

Tecnologia exclusiva da Chevrolet e habilitada pela Claro empresas revoluciona a experiência a bordo e antecipa o futuro da mobilidade inteligente, com foco em segurança, conveniência e conectividade

A Chevrolet acaba de ultrapassar a marca histórica de 1 milhão de veículos conectados com OnStar, navegando na rede da Claro, na América do Sul. A fabricante, pioneira no setor, é a primeira montadora da região a atingir esse patamar, reafirmando sua liderança em soluções de conectividade embarcada e seu compromisso com a mobilidade mais segura, inteligente e personalizada.

Presente na linha Chevrolet desde 2015, o OnStar foi desenvolvido e implementado em parceria com a Claro empresas, responsável por habilitar a conectividade dos veículos e colaborar para a cocriação da solução IoT embarcada que vem evoluindo conforme a tecnologia e as demandas dos consumidores avançam.

Hoje, ele é muito mais do que um recurso de emergência: é um ecossistema digital completo, que transforma o carro em uma plataforma viva de serviços, com respostas em tempo real, Wi-Fi nativo, comandos remotos, diagnósticos inteligentes e atualizações via nuvem.

“Alcançar 1 milhão de carros conectados com OnStar na América do Sul reforça nosso compromisso em democratizar uma tecnologia que transforma a forma como as pessoas se relacionam com seus veículos”, afirma Jaime Gil Toledo, diretor de Serviços Conectados da GM América do Sul.

“Estamos entregando mais conveniência, mais inteligência e, principalmente, mais segurança. Com o OnStar, a conectividade vai muito além do entretenimento — ela potencializa a segurança e a conveniência a um novo patamar, com soluções ativas que fazem diferença real na vida das pessoas. Só com os serviços automáticos de resgate e atendimento solidário, o OnStar ajuda a salvar mais de uma vida por dia na região.”

Adriano Rosa, diretor-executivo da Claro empresas, ressalta o sucesso da parceria. “A Claro empresas tem muito orgulho de estar neste projeto desde a origem. Temos a colaboração e o trabalho em parceria com nossos clientes como parte do nosso DNA e a evolução que conseguimos junto com a GM é uma prova dessa construção conjunta, que faz com que desafios se tornem oportunidades e resultem em soluções que agregam valor a produtos e serviços, com reflexos potentes nos negócios e impacto positivo no dia a dia dos consumidores”, diz.

10 anos de transformação no Brasil

Desde sua estreia no Brasil, em 2015, o OnStar passou por uma grande evolução: o que começou com um botão de emergência a bordo hoje se tornou um sistema sofisticado de conectividade e inteligência embarcada.

Em 2025, o OnStar completa 10 anos de operação no país, período em que contribuiu de forma direta para mais de 21 milhões de operações remotas e milhares de interações com os motoristas da marca.

No mundo, o OnStar já soma mais de 20 milhões de veículos conectados, sendo a maior plataforma de serviços conectados por assinatura do setor automotivo. Para Eduardo Polidoro, diretor de IoT da Claro, trata-se de um projeto fundamental, pois foi um dos precursores na aplicação de comandos remotos e conectividade para aprimorar não só a experiência dos consumidores, mas também a segurança e o tráfego, na medida que contribui para evitar acidentes.

"O sucesso desta iniciativa demonstra o enorme potencial da tecnologia IoT no cenário de cidades conectadas. É uma amostra do que o futuro nos reserva em termos de automação”, comenta.

Conectividade de ponta a ponta

O sistema OnStar está presente desde modelos como Onix e Tracker, passando por utilitários como a picape S10 e caminhões, até os elétricos Equinox EV e Blazer EV. A meta é clara: 100% da linha Chevrolet na América do Sul conectada.

Entre os principais recursos oferecidos estão:

  • Wi-Fi nativo com antena amplificada, que garante conexão até 12 vezes mais estável que a de um smartphone, ideal para navegação, redes sociais, reuniões online ou streaming a bordo.
  • Atualizações remotas de software (OTA), que permitem melhorar ou adicionar novas funcionalidades ao carro sem que ele precise ir até uma concessionária.
  • Resposta automática em caso de acidente, com sensores que acionam a central de emergência e permitem socorro mesmo que os ocupantes estejam inconscientes.
  • Comandos remotos via app myChevrolet, que permitem travar/destravar portas, ligar o motor, localizar o carro, verificar autonomia, pressão dos pneus e muito mais.
  • Auxílio na recuperação veicular, em caso de roubo ou furto, quando o OnStar é alertado, o sistema permite a recuperação do bem – com taxa de sucesso superior a 90%.

Destaque recente: o Acompanhamento Seguro

A inovação mais recente do sistema OnStar é o Acompanhamento Seguro, funcionalidade inédita no Brasil que leva a proteção embarcada a um novo nível. O serviço permite que o motorista solicite o monitoramento da rota e da cabine por um período determinado sempre que se sentir vulnerável, como ao entrar na garagem de casa em horários críticos, trafegar por locais ermos ou escuros, ou ao notar movimentações suspeitas no entorno.

A ativação é simples: basta pressionar o botão azul do OnStar e solicitar o serviço. Durante até 5 minutos, o veículo será monitorado em tempo real via geolocalização e por meio de escuta ativa na cabine, utilizando os microfones do próprio sistema de som. Se a central identificar qualquer comportamento fora do padrão, um protocolo de emergência é imediatamente acionado e as autoridades competentes são comunicadas.

O Acompanhamento Seguro foi concebido a partir de pesquisas locais e demandas específicas dos consumidores sul-americanos. Após um piloto bem-sucedido em grandes capitais da região, incluindo o Brasil, a funcionalidade foi lançada com êxito também na Argentina, Chile e Colômbia.

“Segurança é a principal preocupação dos brasileiros, e o Acompanhamento Seguro foi criado justamente para oferecer uma camada adicional de proteção em situações críticas do dia a dia. É mais um diferencial exclusivo da Chevrolet, que conta com a maior estrutura de conectividade veicular da região”, destaca o diretor de Serviços Conectados da GM América do Sul.

Disponível para veículos Chevrolet equipados com OnStar, o serviço é acessível para assinantes dos planos Protect ou Protect & Connect de modelos novos e usados equipados com o módulo compatível.

Esse tipo de funcionalidade exemplifica como a tecnologia pode ser uma aliada poderosa da segurança urbana, ao unir conectividade avançada com atenção humana em tempo real. O Acompanhamento Seguro mostra que, com o OnStar, a proteção veicular pode ser proativa, personalizada e imediata.

Conectividade como nova fonte de receita para as montadoras

O Wi-Fi nativo não é mais apenas um recurso exclusivo: é hoje o serviço mais utilizado nos deslocamentos diários, estando presente em todos os planos pagos do OnStar - o que reforça seu valor como diferencial competitivo e justificativa para adoção dos pacotes.

Além dos serviços ao consumidor final, a Chevrolet — por meio do OnStar — apresenta agora o OnStar Fleet, uma solução completa de monitoramento para frotas. Essa funcionalidade inclui telemática, segurança e Wi-Fi, além de recursos como geofencing, alertas de saúde do veículo e histórico de viagens. Disponível como opção de fábrica, facilita a gestão de frotas com dados em tempo real e redução de custos operacionais.

Todo esse ecossistema está apoiado por um robusto Command Center, que integra inteligência artificial e atendimento humano 24 horas para responder a emergências, gerenciar protocolos de segurança e dar suporte em tempo real, com ampla capilaridade e estrutura dedicada.

Um novo modelo financeiro para as montadoras

O mercado global de serviços conectados veiculares está estimado em cerca de US$ 21 bilhões em 2024, com expectativa de expansão a uma taxa anual composta (CAGR) de 10,8% até 2034. Já o conjunto de soluções de Connected Car (como OTA, segurança, conectividade e V2X) totalizou aproximadamente US$ 54,4 bilhões em 2024, com previsão de atingir US$ 148,6 bilhões até 2030.

No nível do veículo, estudos indicam que a conectividade poderia gerar até US$ 310 por ano em receita, com adicional de US$ 180 em economia de custos por veículo até 2030.

Esse cenário reflete uma mudança estratégica: as montadoras podem ampliar suas receitas significativamente por meio de serviços conectados — um modelo que tende a superar, em valor, a venda tradicional de veículos. É uma transformação estrutural do setor, inspirada no universo da tecnologia e dos serviços por assinatura.

Pacotes sob medida e período gratuito de teste

Para facilitar o acesso, a Chevrolet oferece um período de gratuidade para que o cliente possa experimentar os planos OnStar, com conectividade Claro, ao adquirir um novo veículo.

No Brasil, estão disponíveis quatro pacotes:

  • Standard – funções básicas e acesso limitado.
  • Protect – foco em segurança e emergência, com resposta automática a acidentes e assistência veicular, além do Wi-Fi nativo com 6 GB mensais.
  • Connect – inclui comandos remotos e conectividade via app.
  • Protect & Connect – a oferta mais completa, que combina segurança, conveniência e conectividade total.

Os planos podem ser contratados diretamente pelo aplicativo myChevrolet, e os benefícios variam de acordo com o modelo do veículo. Os valores podem ser consultados no site da Chevrolet.

Clique na tela e assista o vídeo

OnStarSubsidiária da GM, o OnStar é líder global em soluções de conectividade automotiva. Está presente em quase todos os modelos Chevrolet vendidos na América do Sul e opera com infraestrutura própria e atendimento 24 horas, todos os dias da semana. Em parceria com autoridades locais, presta suporte em emergências reais, além de oferecer conectividade estável, diagnósticos em tempo real e funcionalidades inteligentes — transformando o carro em um novo espaço de convivência digital

Claro empresasA Claro, maior grupo de Telecomunicações da América Latina, presente em 25 países da América e Europa, e uma das maiores operadoras de multisserviços do Brasil, atua no mercado empresarial por meio da Claro empresas. Para habilitar a jornada de transformação de negócios de todos os tamanhos e segmentos, a Claro empresas conta com um amplo portfólio de soluções de tecnologia que vai além da conectividade e inclui serviços como: Cloud Computing, Data Center, Segurança, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Professional Services, Conectividade e Colaboração, Omnichannel, Automação Robótica de Processos, Transmissão de dados e vídeo, Internet, além de uma série de outras soluções para apoiar as empresas em seus desafios

Chevrolet
General Motors América do Sul

CORTECO APRESENTA OS 10 RETENTORES MAIS VENDIDOS PARA VEÍCULOS LEVES

Os produtos são reconhecidos no mercado de reposição pela qualidade e durabilidade, aliadas à tecnologia alemã

A Corteco, marca do Grupo Freudenberg e uma das principais fornecedoras de itens automotivos para o mercado de reposição, revela os 10 retentores mais procurados por clientes em todo o Brasil. Com aplicações em veículos leves de diversas montadoras, esses itens se destacam pela confiabilidade, durabilidade e tecnologia – atributos garantidos pela equipe de engenharia alemã da empresa e por rigorosos processos de qualidade.

“Fomos pioneiros na criação do primeiro retentor do mundo e, desde então, seguimos inovando. Hoje, oferecemos uma linha completa para os mais variados modelos e marcas, sempre com foco em alto desempenho e qualidade. Nossos produtos são projetados para entregar máxima vedação e durabilidade”, afirma Alexandre Morselli, gerente de Produtos da Corteco.

Tabela dos 10 itens campeões e os seus respectivos códigos e aplicações 

Código Corteco

Produto

Veículos

5699T

Retentor traseiro do Virabrequim – Volkswagen / Audi

Gol/Parati/1.0 8V e 16V / Fox 1.0 e 1.6L / (2002 a 2006)

Polo 1.6L / Golf / (2001 a 2004) / Golf 1.6L A3 1.6L

5245T

Retentor traseiro do Virabrequim -

Fiat

Fiorino / Mobi / Palio / Uno – Motor Fire / Fire EVO – 1.0 / 1.3 8V

2702V

Retentor traseiro do Virabrequim – General Motors / Fiat / Honda

Celta / Corsa / Onix / Palio / Siena – Motor 1.0 / 1.6 16V / 1.0 / 1.4 / 1.8

 

5338T

Retentor traseiro do Virabrequim -

Ford

Ecosport / Fiesta / Focus / Ka – Motor Zetec – 1.0 / 1.4 / 1.6 8V

5502T

Retentor traseiro do Virabrequim – Volkswagen / Ford / Audi

Gol / Polo – Motor AP / EA111 – 1.0 / 1.6 / 1.8 / 2.0 8V / 16V

 Belina / Ecosport – Motor AP – 1.8 / 2.0 8V

A3 / A4 – MotorEA113 – 1.8 20V

7373T

Retentor traseiro do Virabrequim - Fiat

Palio / Uno / Fiorino / Idea – Motor Fire / Fire EVO 1.0 / 1.3 / 1.4 8V / 16V

5200T

Retentor traseiro do Virabrequim – Volkswagen

Gol / Fox / Polo / Golf / Voyage – Motor EA111 1.0 / 1.4 / 1.6 8V

5702T

Retentor dianteiro do Virabrequim – Ford

Ecosport / Fiesta / Focus / Ka – Motor Zetec – 1.0 / 1.4 / 1.6 8V

1942P

Retentor dianteiro do Virabrequim / Comando de Válvulas / Eixo Auxiliar – Volkswagen / Ford / Seat

Gol / Saveiro – Motor AP – 1.6 / 1.8 / 2.0 8V

Belina / Ecosport – Motor AP – 1.8 / 2.0 8V

Ibiza – Motor AP – 1.8 8V

5159V

Retentor traseiro do Virabrequim – Volkswagen

Gol / Fox /Polo /Golf

/ Voyage - Motor – EA111

1.0   / 1.4 / 1.6 8V

Para obter mais informações sobre a empresa e seus produtos, basta acessar o site - www.corteco.com.br -, fazer contato pelo Whatsapp por meio do número (11) 95033-8809, ou pelos perfis nas redes sociais: Facebook e Instagram (@cortecobrasil).

A Corteco é um dos principais fornecedores de componentes para o Aftermarket Automotivo, possui fábricas e centros de distribuição em mais de 15 países diferentes e fornece mais de 26.000 produtos com qualidade OEM. Oficinas independentes confiam nas peças de reposição Corteco e, portanto, se beneficiam da qualidade original da Freudenberg. Para mais informações clique aqui

A Freudenberg é um grupo de tecnologia global que fortalece seus clientes e a sociedade de forma duradoura por meio de inovações orientadas para o futuro. Junto com os seus parceiros, clientes e institutos de pesquisa, o Grupo Freudenberg desenvolve tecnologias de ponta e excelentes produtos e serviços para mais de 40 mercados e para milhares de aplicações: selos de vedação, componentes de controle de vibração, não tecidos técnicos, filtros, tecnologias e produtos de limpeza, produtos químicos especiais, produtos médicos, baterias e células de combustível. Forte inovação, intensa orientação ao cliente, diversidade e espírito de equipe são os pilares do Grupo. A empresa com mais de 175 anos, vivencia fortemente seus valores: compromisso com a excelência, confiabilidade, proatividade e ação responsável. Em 2024, o Grupo Freudenberg empregou aproximadamente 52.100 pessoas em quase 60 países em todo o mundo e gerou vendas de aproximadamente € 11.9 bilhões. Para obter mais informações, clique aqui

Corteco
Essência Comunicação
 

NEW HOLLAND APRESENTA NA EXPOINTER NOVA COLHEITADEIRA CR7+ARROZEIRA E OUTRAS SOLUÇÕES PARA RIZICULTURA

A New Holland e a CPA Máquinas, em parceria com a Fortral, Super Tratores, Palmitrac, Ke Soja, Comin e Tratorwel, vão apresentar durante a 48ª edição da Expointer, que ocorre entre 30 de agosto e 7 de setembro em Esteio (RS), algumas novidades voltadas para a rizicultura, setor no qual o Rio Grande do Sul se destaca nacionalmente.

Entre as atrações do estande estão a nova colheitadeira CR7+Arrozeira, com configuração especial para a colheita do cereal, mas que também pode colher outros grãos como soja e milho, e as novas plataformas para arroz da linha 7300. Além disso, a marca traz a renovada linha de pulverizadores Defensor, com o modelo 2500, e exibe também o trator comemorativo dos 50 anos de presença no Brasil.

“É com muita alegria que retornamos à Expointer no ano que a New Holland comemora seu cinquentenário. Somos uma marca que não esquece o passado, do qual nos orgulhamos, mas que evolui para seguir inovando e criando novas soluções para atender às necessidades dos agricultores, independentemente do porte da operação, para que consigam produzir cada vez mais e melhor, de forma sustentável e com custos menores”, afirma Eduardo Kerbauy, vice-presidente da New Holland para a América Latina.

Nova linha CR

Além da nova CR7+Arrozeira, que será apresentada ao público pela primeira vez na Expointer, a New Holland renovou toda essa linha de colheitadeiras. Com um novo design, o Natural Flow, que traz ondulações nas laterais das máquinas, a linha CR é representada ainda pelos modelos CR6, CR7, CR7+, CR8, CR9, CR10 e CR11.

O que chama atenção nessas máquinas é o sistema de automação IntelliSense, que agora é opcional para mais modelos desta família, com exceção da CR5.85. Os modelos CR9, CR10 e CR11 já vêm com o sistema embarcado de fábrica.

O IntelliSense ajusta automaticamente a máquina para garantir máxima performance, mínimas perdas e alta qualidade de grãos. A inteligência artificial busca a melhor configuração para cada colheita, tirando uma foto a cada 20 segundos com a câmera de grãos (a Grain Cam), e selecionando a melhor configuração entre 280 milhões de possibilidades.

Isso proporciona mais autonomia na tomada de decisão, alinhando-se com as necessidades específicas da colheita. Além de prever inclinações do solo usando a passada anterior como referência, antecipando ajustes e deixando a automação ainda mais veloz.

“As novas CRs trazem mais tecnologia e sensores que permitem mais leituras e identificam, por exemplo, grãos quebrados ou grãos sujos, além de realizar ajustes de maneira proativa para adaptar a máquina às condições de colheita. É automação inteligente em tempo real, garantindo máxima performance, baixos índices de perdas e uma excelente qualidade de grão, além de oferecer mais autonomia na tomada de decisão, de acordo com o que for melhor para a colheita", reforça Kerbauy.

Outro destaque das novas CRs é o IntelliCruise, sistema que controla automaticamente a velocidade da máquina para que opere sempre na capacidade máxima e com a melhor alimentação. Ele acelera ou reduz a velocidade da colheitadeira conforme a variação de produtividade da lavoura, sem necessidade de interferência manual, apenas analisando a quantidade de material que entra na máquina em tempo real.

A conectividade incluída também é padrão na linha CR, garantindo que as máquinas suportem todos os recursos de conectividade. Os clientes poderão transferir dados, usar o suporte remoto, processar dados agronômicos e se conectar ao FieldOps, o aplicativo de gestão agrícola da New Holland, sem nenhum custo recorrente para eles.

Novas plataformas para arroz

Outra novidade que a New Holland vai apresentar na Expointer 2025 são as novas plataformas para arroz da linha 7300, que tem os modelos 7320 Rice, de 20 pés (para colheitadeiras modelo TC4.90 e TX4.90), e 7325 Rice, 25 pés (para colheitadeiras TX5.90, CR7.90 e CR7+Arrozeira).

Entre as melhorias das novas plataformas estão: novo chassi, molinetes reforçados, barra de corte otimizada para áreas irrigadas, piso em aço inoxidável sob o sem-fim e novos dedos de aço para levantar colheita acamada.

Com design renovado e aprimoramentos mecânicos de ponta, a linha 7300 reforça o compromisso da New Holland em entregar soluções que acompanham a evolução da agricultura, oferecendo equipamentos mais robustos, eficientes e adaptados às necessidades específicas do produtor de arroz.

Pulverizadores

Para garantir o controle total do início ao fim da operação, uma das novidades da linha de pulverizadores Defensor, da New Holland, é o abastecimento inteligente, controlado pelo monitor Smart Fill, que aliado à nova bomba de abastecimento (opcional) promove o monitoramento preciso do fluxo de calda, tornando o processo de abastecimento mais rápido e eficiente. Além do modelo 2500, a nova linha Defensor conta ainda com os pulverizadores Defensor 2500 Cana-de-Açúcar, 3500 e 4000.

O IntelliSpray™ II (também opcional) realiza o controle e corte de seção bico a bico, reduzindo desperdícios e otimizando a aplicação de defensivos. Além disso, o sistema de recirculação integrado evita a sedimentação, assegurando uniformidade e máxima qualidade na pulverização. Esses recursos garantem precisão absoluta na aplicação, máxima eficiência e economia e maior qualidade e estabilidade, assegurando a melhor pulverização mesmo em condições adversas.

Outro ponto forte da nova linha Defensor é a cabine, projetada para oferecer uma experiência ergonômica e segura. Com comandos centralizados e um novo console intuitivo, o operador tem mais praticidade e controle sobre todas as funções da máquina. O novo monitor IntelliView 12 permite um gerenciamento preciso da pulverização e dos sistemas operacionais, garantindo total eficiência. Além disso, a conectividade via aplicativo da New Holland, o FieldOps, possibilita o monitoramento remoto de todos os parâmetros agronômicos e operacionais.

Trator comemorativo

Para comemorar os seus 50 anos de Brasil, a New Holland personalizou um trator modelo TL5, o mais vendido da história da marca no Brasil, que foi estilizado em alusão à data. A arte que estampa a máquina, em exibição no estande da New Holland na Expointer, é um condensado de grafismos que retratam o agro brasileiro, com elementos que mostram a variedade de culturas, as casas do campo, os animais e, claro, o agricultor.

Até o final do ano, a marca irá leiloar o trator e o valor arrecadado será inteiramente destinado ao Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba (PR), instituição que é referência em pediatria no Brasil, reforçando o compromisso da New Holland com a sustentabilidade e o apoio às causas sociais.

Condições especiais de financiamento do Banco CNH

Reforçando sua trajetória de confiança e proximidade com a marca e rede de concessionários, o Banco CNH também estará presente na Expointer, como principal parceiro comercial da New Holland. Com a missão de compreender as necessidades e perfis dos clientes e oferecer soluções financeiras completas, o Banco levará para a feira opções diferenciadas de financiamento, condições especiais para aquisição de seguros e o cartão Banco CNH para compra de peças e serviços – exclusivos para clientes da instituição. O Banco contará com uma equipe especializada presente no evento para garantir os melhores negócios para clientes e concessionários, consolidando seu compromisso de apoiar o desenvolvimento do país e de transformar sonhos em realizações.

Serviço
48ª Expointer 
De 30 de agosto a 7 de setembro, das 8h às 20h
Parque Assis Brasil – BR-116, Km 257 (via lateral), Esteio (RS)
Informações: www.expointer.rs.gov.br

New Holland
Rede

quarta-feira, 27 de agosto de 2025

MARCOPOLO ENTREGA 242 ÔNIBUS URBANOS TORINO PARA A RÁPIDO ARAGUAIA, FORTALECENDO A MOBILIDADE EM GOIÂNIA E REGIÃO METROPOLITANA

Veículos modernos e acessíveis elevam o padrão do transporte coletivo e beneficiam milhões de usuários do transporte coletivo urbano de Goiânia e região metropolitana

A Marcopolo realizou a entrega de 242 unidades do modelo Torino para a operadora Rápido Araguaia, como parte da renovação da frota urbana de Goiânia (GO) e região metropolitana. Os veículos foram desenvolvidos para atender às exigências de conforto, segurança e acessibilidade, alinhando-se às diretrizes do programa Nova Mobilidade, que busca transformar o transporte coletivo na capital e nos municípios integrados.

O fornecimento foi viabilizado com o suporte da Topline Bus, representante comercial da Marcopolo na região Centro-Oeste, que atua em parceria com os operadores locais para oferecer soluções personalizadas e de alto desempenho.

“Mais do que fornecer veículos, a Marcopolo reforça o seu compromisso com a mobilidade sustentável e com a transformação do transporte urbano. Estamos contribuindo com o bem-estar e a qualidade de vida da população”, afirma Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e de Marketing da Marcopolo.

Com 12.565 mm de comprimento, os ônibus contam com suspensão pneumática, proporcionando maior conforto aos passageiros e melhor desempenho operacional. O modelo possui 33 poltronas City, além de portas USB instaladas no salão, permitindo conectividade durante o trajeto. Os veículos também são equipados com ar-condicionado, itinerários eletrônicos, preparação para sistema de monitoramento e câmeras com tecnologia de reconhecimento facial, reforçando a segurança e o controle da operação. A acessibilidade é garantida por rampas para cadeirantes e espaço reservado para pessoas com mobilidade reduzida, promovendo uma experiência de viagem mais inclusiva.

A entrega dos novos ônibus Torino beneficia diretamente os usuários da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC), que atende Goiânia e outros 18 municípios integrados, com uma frota superior a 1.300 veículos.

O projeto Nova Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (Nova RMTC) contempla toda a Região Metropolitana de Goiânia e prevê a reforma de todos os terminais e plataformas do Eixo Leste-Oeste (Eixo Anhanguera), a finalização das plataformas do Eixo Norte-Sul (BRT Norte-Sul), a requalificação de mais de 7 mil pontos de ônibus e a renovação completa da frota.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

FPT INDUSTRIAL EXIBE MOTORES PARA AGRICULTURA, COM A FORZA JMALUCELLI, NA EXPOINTER 2025

Representada pelo distribuidor, marca do Iveco Group estará na maior feira do setor no Sul do Brasil, com os motores N67 e CURSOR 11 Original Reman

Um a cada três tratores e colheitadeiras vendidos no Brasil utilizam motores FPT Industrial, consagrando a força da marca no segmento Off-Road

Marca de powertrain que alimenta a energia do agronegócio, a FPT Industrial participa da Expointer 2025 – considerada a maior feira agrícola do Sul do Brasil –, representada pela Forza JMalucelli, distribuidor FPT na região. De 30 de agosto a 7 de setembro, em Esteio (RS), o público do evento será apresentado a dois motores ideais para tratores e máquinas agrícolas em diversas aplicações: o N67, sinônimo de robustez e durabilidade no campo, e o CURSOR 11 Original Reman, alternativa remanufaturada de fábrica que promove economia e sustentabilidade no campo.

O motor N67 faz parte da família NEF da FPT Industrial. Em constante evolução, esses motores se destacam pela excelente densidade de potência, torque em baixas rotações e disponibilidade com o menor custo de operação. Com 6,7 litros e seis cilindros, o N67 foi projetado para os propósitos mais exigentes de equipamentos de médio porte. O modelo representa a excelência tecnológica da marca, com uma grande variedade de opções de personalização – conforme as necessidades do cliente.

“Desde 2001 foram produzidos mais de 2 milhões de motores da família NEF, atestando sua confiabilidade e robustez”, aponta João Abreu, especialista de Marketing Produto da FPT Industrial.

A linha Original Reman FPT, representada na Expointer 2025 pelo CURSOR 11, oferece a atualização de componentes do motor, entregando desempenho e consumo de motor novo. Com a solução, disponível por meio da Rede de Distribuidores, o cliente garante maior disponibilidade e aumenta a vida útil do equipamento agrícola, assegurando o melhor Custo Total de Propriedade (TCO). O portfólio completo do Original Reman FPT inclui mais de 350 configurações de motores – do S8000 à família CURSOR.

“O Original Reman FPT tem a opção de remanufatura de motor Funcional ou Long Block, o que representa uma economia significativa comparada à troca por um motor novo. A remanufatura atende a todas as especificações técnicas e de homologação e além do menor tempo de troca, permite um orçamento imediato no momento da avaliação do motor usado”, explica Abreu.

FPT e Forza JMalucelli: eficiência e qualidade

Diretor comercial da Forza JMalucelli, Rafael Malucelli destaca que a parceria com a FPT Industrial engrandece o portfólio da Forza JMalucelli, fortalecendo o trabalho em conjunto com a exposição de produtos da Case IH na Expointer 2025.

“A Expointer, considerada a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina, é mais uma oportunidade para demonstrarmos também a eficiência e a qualidade dos produtos da FPT Industrial. A nossa equipe estará à disposição todos os dias do evento, no estande da Case IH, atendendo aos nossos clientes e público em geral, igualmente, buscando novos negócios”, afirma Malucelli.

Pós-Venda com foco em Serviços & Peças

Aliada ao conceito de Customer Service, o aplicativo MyFPT e a Rede de Distribuidores, representada na feira pela Forza JMalucelli, a FPT Industrial oferece um pós-venda robusto, com foco em serviços especializados e revenda ágil de peças. Ao assegurar um conjunto de soluções, a marca garante alta disponibilidade e manutenção com eficiência garantida, acompanhando os clientes durante todo o ciclo de vida do motor.

Forza JMalucelli
0800-000-3703
WhatsApp: (41) 9189-1079
www.forzajmalucelli.com.br
@forza.fpt

Serviço
Expointer 2025
Quando: 30 de agosto a 7 de setembro
Parque Estadual de Exposições Assis Brasil
BR 116, km 13, Esteio (RS)
Mais informações: www.expointer.rs.gov.br/inicial

FPT Industrial  
Rede Comunicação de Resultado

ESTUDANTES BRASILEIROS CRIAM VEÍCULOS COM MATERIAIS RECICLADOS PARA DISPUTA NA SHELL ECO-MARATHON 2025

Universitários de várias regiões do Brasil dão novo destino a resíduos descartados para construir seus protótipos

A busca por eficiência energética na Shell Eco-marathon Brasil 2025 começa muito antes da largada. Nesta edição, a escolha dos materiais utilizados na estrutura dos veículos chama atenção pela criatividade e pela responsabilidade ambiental. Equipes universitárias de diferentes regiões do país estão recorrendo a alternativas recicláveis e reaproveitadas, como tampinhas de garrafa PET, tubos de PVC, fibras naturais e resíduos industriais, para construir carros cada vez mais leves, eficientes e sustentáveis, sem abrir mão do desempenho técnico exigido pela competição acadêmica.

Entre os exemplos estão as equipes Capivara, da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), e Milhas Gerais, da Universidade Federal de São João del Rei (MG), que incorporaram materiais alternativos em seus protótipos, explorando diferentes formas de reaproveitamento para reduzir peso e impacto ambiental.

Na oficina da equipe Capivara, o reaproveitamento virou parte essencial da estratégia. A base do carro foi construída com sobras de fibra de vidro, enquanto partes metálicas do protótipo vieram de pontos de descarte. Até tubos de PVC, usados em suportes estruturais, foram recuperados de obras. 

“A gente montou praticamente tudo com material reaproveitado. PVC, fibra de vidro, pedaços de metal, todos recolhidos da rua. Até o retrovisor veio de uma moto desmontada. Transformamos tudo com muito cuidado”, conta João Albuquerque, integrante da equipe, participante da competição pela segunda vez.

Em 2024, a Capivara já havia inovado com estruturas feitas a partir de materiais descartados da construção civil. Segundo João, não foi apenas uma solução momentânea, mas se consolidou como parte da identidade do grupo. “Foi uma solução criativa, mas também virou nosso jeito de pensar: reaproveitar e inovar com o que temos”, resume o estudante.

Também mineira, a equipe Milhas Gerais apostou em uma solução original para o assoalho do carro: tampinhas de garrafa PET trituradas e moldadas. O resultado surpreendeu pela resistência, leveza e 100% de reciclabilidade.

“A ideia surgiu numa conversa entre a equipe na oficina. Já tínhamos juntado bastante tampinha na faculdade, e aí testamos. Deu super certo”, explica Taynara Marcelino, capitã e integrante da equipe há quatro anos. Antes das tampinhas, o time já havia experimentado uma resina à base de mamona, desenvolvida em parceria com professores da universidade.

A inovação não é novidade para o grupo, que acumula experiências ousadas. Em uma edição anterior, por exemplo, o time produziu a carenagem com pastas plásticas escolares. “Pintamos, montamos e ficou ótimo”, lembra Taynara.

Engenharia que pensa leve, anda longe

Mais do que cruzar a linha de chegada, o objetivo é provar que criatividade, sustentabilidade e eficiência podem andar juntas. Para Norman Koch, diretor global da Shell Eco-marathon, a competição é também uma vitrine de pesquisa aplicada e inovação tecnológica.

“A Shell Eco-marathon é também uma plataforma tecnológica. Vemos muita pesquisa em materiais compósitos — nem todas as carrocerias são de fibra de vidro ou de carbono. O problema da fibra de carbono é que não é reciclável. Já os componentes biodegradáveis podem não ter exatamente as mesmas propriedades, mas são orgânicos e sustentáveis. Há bastante pesquisa e desenvolvimento em fibras naturais, como bambu, resinas biodegradáveis e materiais orgânicos. Já tivemos carros feitos de bambu, de fibras alternativas e até com uso criativo de itens como tampinhas de garrafa “, explica Norman.

Norman ainda sinaliza que a impressão 3D também ganha força entre as equipes e é uma inovação que não só oferece alternativas no uso de materiais, mas também agilidade e eficiência. "A impressão 3D tem duas grandes vantagens: você pode projetar uma peça exatamente como quiser — mais leve, menor, mais precisa — e imprimir ali mesmo. Além disso, elimina a necessidade de carregar toneladas de peças de reposição. Muitos times já levam a impressora com eles e, se algo quebra, imprimem a peça na hora. Isso é custo, sustentabilidade, logística e peso”, complementa. 

E, para quem está na linha de frente, o aprendizado vai além da técnica. “No fim das contas, o que mais motiva é ver que dá para fazer diferente. Que dá para pensar em engenharia com menos impacto e mais consciência”, completa Taynara.

Shell Eco-marathon

É a competição global da Shell que convoca estudantes universitários para projetar, construir e operar protótipos de veículos com maior eficiência energética do mundo. Ao longo dos últimos 40 anos, o programa tem dado vida à missão da Shell de impulsionar o progresso, fornecendo mais soluções energéticas mais limpas. Tudo em nome da colaboração e da inovação, à medida que as ideias dos estudantes ajudam a moldar um futuro com menos emissões de carbono. Na 8ª edição brasileira, a competição tem três categorias de energia: Combustão Interna (gasolina e etanol), Bateria Elétrica e Hidrogênio. Cada categoria conta com duas classes de veículos: protótipo e conceito urbano. Para serem avaliados, os veículos passam por inspeção técnica e devem percorrer um circuito com o mínimo de combustível possível. A equipe vencedora será a que fizer a maior distância com a menor quantidade de energia. A competição reúne cerca de 500 estudantes de várias regiões do Brasil e de países como Peru, Colômbia e México.

Shell Brasil
Edelman

HYUNDAI MOTOR BRASIL É RECONHECIDA COMO EMPRESA DO ANO EM EXCELÊNCIA AMBIENTAL EM PREMIAÇÃO INTERNACIONAL

Projeto da montadora, destacado pelo prêmio, já alcançou resultados como redução de 17 milhões de litros no consumo de água, reutilização de um milhão de quilos de aço e economia de 2.500 MWh/ano, energia elétrica suficiente para abastecer mil residências

A Hyundai Motor Brasil foi reconhecida pela primeira vez como “Environmental Excellence Company of the Year 2025” pela Global Energy & Environment Foundation (GEEF), uma organização internacional sem fins lucrativos que incentiva a implementação de soluções inovadoras e sustentáveis para a indústria global. A premiação destacou o projeto “Sustentabilidade no Processo de Produção”, desenvolvido pela fabricante sul-coreana em sua planta em Piracicaba (SP), pela abordagem inovadora na redução do consumo de recursos naturais, como água, energia e matérias-primas, além de promover uma cultura organizacional voltada à sustentabilidade.

“Esse prêmio internacional reforça nosso compromisso com a sustentabilidade e valida os esforços contínuos da Hyundai em transformar seus processos produtivos com responsabilidade ambiental e impacto positivo na sociedade. Estamos orgulhosos por ver que nossas iniciativas, que envolvem desde a reutilização de materiais até ações sociais com a comunidade, estão sendo valorizadas globalmente. Saber que esta é a primeira vez que uma montadora atuante no Brasil recebe esse reconhecimento na história desta categoria da premiação torna o feito ainda mais especial para todos nós. O resultado mostra que estamos no caminho certo para construir um futuro mais equilibrado e consciente”, aponta Ricardo Martins, vice-presidente administrativo da Hyundai Motor Brasil.

Nos últimos anos, a montadora tem obtido resultados expressivos a partir deste trabalho voltado à otimização do uso de recursos naturais. A redução no consumo de água no processo de lavagem de veículos já soma 17 milhões de litros. Mais de um milhão de quilos de aço foram reutilizados no processo produtivo, gerando um retorno financeiro superior a R$ 900 mil. Também se estabeleceu um processo de eficiência energética que registra economia de 2.500 MWh/ano, volume que seria suficiente para abastecer mais de mil residências. Outro destaque são os mais de R$ 260 mil economizados em custos operacionais relacionados ao descarte de resíduos, além das ações sociais e comunitárias, com doações ao Corpo de Bombeiros e a entidades que constroem brinquedos com materiais reutilizados.

Agenda sustentável da Hyundai ganha destaque

No Brasil, a Hyundai conquistou outro importante reconhecimento recente de sua atuação na área de ESG. O projeto da fabricante para tratamento e reaproveitamento da água foi selecionado para a nova edição da publicação “Economia Circular na Indústria – Melhores Práticas”, criado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). No anuário, a Hyundai é destacada por adotar tecnologias avançadas, como ultrafiltração e osmose reversa, para recuperar água de efluentes industriais, o que reduz a captação do rio Piracicaba e promove o reaproveitamento interno.

Desde o início de suas operações no Brasil, a Hyundai tem colhido frutos do trabalho com foco em sustentabilidade, tanto do ponto de vista ambiental, quanto econômico. De 2017 até o primeiro semestre de 2024, por exemplo, a empresa contabiliza uma redução de custos de R$ 10 milhões como resultado direto da otimização no consumo de água e do reaproveitamento de efluentes industriais. O reuso em 2023 totalizou 72.884 m³ de água tratada no processo produtivo.

Recentemente, a matriz coreana da fabricante publicou seu Relatório de Sustentabilidade de 2025, que destaca os avanços alcançados pela marca nos últimos anos, os projetos em andamento em todo o mundo e as metas a serem alcançadas no futuro, principalmente, nos pilares de Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Governança. O Relatório de Sustentabilidade 2025 da Hyundai Motor está disponível na seção Relatório Global de Sustentabilidade da página ESG no site da Hyundai Motor Brasil.

Hyundai Motor Brasil
Ketchum-Interfuse

[BIM]³ ANUNCIA LUIS PASQUOTTO COMO NOVO CONSELHEIRO ESTRATÉGICO

Luis Pasquotto

A [BIM]³ – Boschi Inteligência de Mercado anuncia a chegada de Luis Pasquotto como novo conselheiro da empresa. Sua experiência reforça a capacidade da consultoria de atuar de forma ainda mais estratégica nos segmentos agrícola, de construção e de veículos pesados (caminhões e ônibus).

“A presença do Luis Pasquotto em nosso Conselho traz consistência à missão da [BIM]³ de transformar dados em estratégia, em um cenário em que a inteligência de mercado é decisiva para o sucesso das empresas. Sua vivência global e visão de negócios serão fundamentais para gerar valor de forma consistente aos nossos clientes e parceiros”, afirma Gregori Boschi, sócio e consultor da [BIM]³.

Com quase 40 anos de carreira, Pasquotto consolidou sua trajetória na Cummins Inc., onde ocupou posições de liderança global, incluindo vice-presidência mundial e a condução de operações na América do Sul e da unidade de Motores na América Latina. Ao longo de sua trajetória, contribuiu diretamente para a transformação de mercados de caminhões, ônibus, máquinas agrícolas e de construção.

Além da experiência executiva, Pasquotto atua em conselhos de médias e grandes empresas e em uma startup, somando hoje seis participações. Essa vivência em governança corporativa e mentoria estratégica amplia a capacidade da [BIM]³ de apoiar clientes com inteligência de mercado aplicada ao crescimento sustentável, expansão internacional e competitividade.

Com essa chegada, a [BIM]³ consolida seu posicionamento como parceira de confiança para empresas que buscam inovação, assertividade e impacto em suas decisões de negócio, oferecendo uma visão sistêmica de mercados cada vez mais complexos e dinâmicos.

[BIM]³ – Boschi Inteligência de Mercado é uma empresa especializada em fornecer soluções customizadas para conectar estratégia e execução de negócios em crescimento. Com mais de 20 anos de experiência dos seus sócios em setores industriais e B2B, a empresa destaca-se por sua expertise em Inteligência Competitiva, Market Insight, S&OP e Product Planning. Entre os serviços oferecidos estão Consultoria AD HOC (planejamento, estratégia, inteligência e regulações), produtos de assinatura (BI e Relatórios) e Panoramas Setoriais. A empresa atua em nichos específicos, como caminhões, ônibus, máquinas agrícolas e de construção, agronegócio, além de temas correlatos, como mobilidade e transição energética, distribuição de peças e acessórios, garantindo alta especialização. Para mais informações clique aqui

[BIM]³ – Boschi Inteligência de Mercado
Textofinal de Comunicação Integrada

VOLVO CARS APRESENTA O NOVO XC70, UM HÍBRIDO PLUG-IN PARA TODAS AS VIAGENS

Modelo SUV é destinado ao mercado chinês, com exclusividade. Caso a montadora o torne um produto global, Volvo Car Brasil tem o interesse em incluí-lo no seu portfólio

O novo Volvo XC70 é o primeiro SUV híbrido plug-in de longo alcance da Volvo Cars, oferecendo uma autonomia totalmente elétrica de mais de 200 km no ciclo de testes CLTC — o maior alcance entre os modelos híbridos plug-in da marca, até hoje.

Combinando tecnologia de última geração, segurança avançada e o design escandinavo, o novo XC70 é a escolha perfeita para famílias que buscam um estilo de vida mais confortável e tranquilo, sem comprometer o desempenho ou a capacidade.

Construído sobre a nova plataforma Scalable Modular Architecture (SMA) da Volvo Cars para híbridos plug-in de longo alcance, o modelo representa uma importante adição à linha de produtos da empresa. O XC70 foi projetado para atender à crescente demanda por híbridos plug-in de longo alcance, especialmente na China, onde os clientes agora podem encomendar o carro.

A Volvo Cars também planeja levar o carro para a Europa posteriormente. Caso a montadora o transforme em um produto global, a Volvo Car Brasil já demonstrou o interesse em adicionar o XC70 ao seu portfólio atual, ao lado dos híbridos XC60 e XC90; e dos totalmente elétricos: EX30, EX40, EC40 e EX90.

“O novo XC70 é uma opção muito atraente para clientes que desejam os benefícios da condução elétrica, mas ainda não estão prontos para uma direção totalmente elétrica”, afirma Håkan Samuelsson, presidente e diretor executivo da Volvo Cars. “Ele é um pilar do nosso portfólio de produtos eletrificados, uma ponte para carros totalmente elétricos para nossos clientes e fortalecerá nossa presença no maior mercado automotivo do mundo.”

O XC70 é equipado com tecnologia de carregamento rápido, permitindo que ele carregue de 0 a 80% em apenas 23 minutos. Além disso, a capacidade de carregamento bidirecional do carro permite usar a bateria como um carregador portátil para outros dispositivos elétricos, como equipamentos para atividades ao ar livre e camping.

Com sua longa autonomia elétrica e recursos de carregamento rápido, o XC70 é livre de emissões de gases poluentes na maioria dos seus trajetos diários. O eficiente motor de combustão adiciona a flexibilidade necessária para viagens mais longas, permitindo que você dirija cerca de 1.200 km sem a necessidade de recarga ou reabastecimento.

Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil, corrobora com o racional de Håkan Samuelsson, sobre o novo produto da montadora sueca. “O XC70 é um produto muito interessante. Por enquanto, o XC70 só estará disponível para a China, mas, caso a Suécia abra a possibilidade de termos este carro aqui no Brasil, pretendemos trazer”, afirma Godoy, que continua.

“Seria uma grande soma ao nosso portfólio atual, ao lado do XC60 e XC90, além dos elétricos (EX30, EX40, EC40 e EX90)", finaliza o presidente da Volvo Car Brasil.

Design escandinavo moderno

O Volvo XC70 reflete, propositalmente, uma abordagem moderna à herança de design escandinavo da empresa. Sua postura firme e características distintas transmitem confiança serena e simplicidade racional. Linhas bem definidas percorrem a dianteira até a traseira, enquanto o teto suavemente afilado e os ombros definidos conferem-lhe um visual sóbrio, porém dinâmico.

Na dianteira, uma grade fechada em forma de escudo – que remete aos modelos totalmente elétricos da Volvo – é combinada com uma grade de proteção ativa que se ajusta automaticamente para otimizar a aerodinâmica, a climatização e o resfriamento da cabine. Esse recurso ajuda a aumentar a eficiência energética e a ampliar a autonomia.

Na traseira, as lanternas traseiras verticais em forma de C são suavemente integradas ao vidro traseiro, criando um visual elegante e moderno, atraente e funcional.

Conforto e versatilidade premium

É fácil sentir-se cômodo dentro do XC70. Confortavelmente sentados e cercados por espaços para armazenamento inteligente, tanto o motorista quanto os passageiros podem desfrutar da espaçosa cabine, que apresenta um design limpo e atemporal, com materiais de alta qualidade. O toque premium é evidente em cada detalhe, desde o seletor de mídia até a experiência sonora envolvente, cuidadosamente ajustada para combinar com a acústica interna do carro.

O XC70 atrai todos que valorizam conforto e desempenho. Com um chassi bem equilibrado, carroceria robusta e direção firme tornam cada viagem suave e agradável. As rodas grandes, elevada distância em relação solo e tração integral, o novo modelo híbrido plug-in também se mostra pronto para estradas mais desafiadoras.

Conectividade inteligente, quando você precisa

O sistema multimídia rápido e inteligente do XC70 oferece tudo o que você precisa para uma experiência moderna no carro, incluindo serviços digitais como um assistente de voz com inteligência artificial que facilita na hora de fazer ligações para amigos e familiares, controlar as funções do carro e pesquisar informações online.

O XC70 possui uma tela em frente ao motorista de 12,3 polegadas e um grande display central horizontal de 15,4 polegadas, apresentando o que você precisa, quando você precisa. O formato horizontal da multimídia permite que o motorista visualize um grande mapa de navegação, sem perder espaço para outras funções importantes, tornando-a multitarefa intuitiva e eficiente. Além disso, um head-up display de realidade aumentada de 92 polegadas virtuais pode ser utilizado, proporcionando uma experiência ainda mais imersiva para o motorista.

Para maior comodidade do proprietário, muitas das funções do carro – como a climatização da cabine – podem ser controladas remotamente, utilizando o aplicativo Volvo Cars. E com atualizações remotas, o XC70 mantém-se atualizado com o software mais recente, melhorando o carro continuamente ao longo do tempo.

Tecnologia Safe Space incluída

Equipado com a Tecnologia Safe Space, o Volvo XC70 foi projetado para ajudar a manter as pessoas seguras e fazê-las sentirem-se em segurança em todas as viagens.

Com tecnologia avançada de detecção, incluindo radares, câmeras e sensores, o XC70 pode monitorar continuamente o ambiente ao redor e auxiliar o motorista a evitar - ou mitigar - colisões quando necessário. O novo modelo da montadora sueca também conta com recursos de segurança para ajudar a observar as pessoas ao redor do carro em ambientes urbanos movimentados, como o alerta de abertura de porta, projetado para ajudar motoristas e passageiros a evitar abrir suas portas na frente de ciclistas.

Para uma experiência de direção tranquila, o XC70 também oferece suporte inteligente ao motorista, como assistente automático de mudança de faixa, Park Pilot Assist e navegação ativa.

A produção do novo XC70 já está em andamento e o carro já está disponível para pré-encomenda no mercado da China. Em caso de a Volvo Cars optar por disponibilizá-lo em outros mercados, a operação brasileira já demonstrou interesse em contar com o modelo para ampliar seu portfólio de produtos.

Letras miúdas

  • Todos os detalhes do produto descritos acima são aplicáveis ​​ao XC70 lançado no mercado chinês.
  • A autonomia é estimada com base em testes realizados de acordo com a norma CLTC e é aplicável apenas ao mercado chinês.
  • Os valores de carregamento e autonomia são preliminares e baseiam-se em testes obtidos em condições específicas. Os resultados mencionados não são garantidos, uma vez que o tempo de carregamento ou a autonomia em condições reais variam de acordo com o comportamento de condução e outros fatores externos.
  • Para equipamentos de exterior e campismo, é necessário um adaptador especial, disponível como acessório, para a tomada de carregamento do automóvel.
  • As funcionalidades descritas podem não ser de série ou não estar disponíveis para todos os modelos, estilos e opções de motorização. Algumas funcionalidades podem ser disponibilizadas posteriormente através de atualizações remotas.

Volvo Car Brasil

VOLVO AMPLIA ALCANCE DO PARE, OLHE, ACENE, INICIATIVA QUE BUSCA REDUZIR ACIDENTES COM CRIANÇAS NO TRÂNSITO

O Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST) mudou a capacitação do Pare, Olhe, Acene para um formato 100% digital

Com o curso de formação de multiplicadores disponível online - pvst.com.br/pareolheacene - o objetivo é ampliar o alcance da atividade e contribuir para a redução de sinistros envolvendo um dos públicos mais vulneráveis no trânsito: as crianças.

O Pare, Olhe, Acene é uma iniciativa mundial do Grupo Volvo voltada à educação no trânsito de crianças entre 6 e 10 anos. A ação reforça a importância de parar, olhar e acenar antes de atravessar ruas e avenidas, destacando especialmente os pontos sem visibilidade nos veículos, a importância do “ver e ser visto” e o uso seguro da faixa de pedestres. Criada há uma década, a campanha já impactou centenas de milhares de pessoas em mais de 30 países. No Brasil, aproximadamente 10 mil crianças já passaram pela atividade, principalmente em escolas do ensino fundamental.

“A segurança é um dos valores fundamentais da Volvo e integra a estratégia de sustentabilidade da marca. Está presente nas práticas adotadas em nossas fábricas, em nossos produtos e serviços e em nossa contribuição à sociedade. Nossa visão tem como ideal de futuro o ‘Zero Acidentes’ fatais envolvendo os veículos que fabricamos. O Pare, Olhe, Acene é uma de nossas iniciativas nessa direção”, assegura Anaelse Oliveira, coordenadora do PVST.

Problema nacional

Acidentes de trânsito são uma das principais causas de mortes infantil no Brasil.

De acordo com dados do DATASUS, compilados pelo Observatório Nacional de Trânsito, em 2023, 878 crianças de 0 a 14 anos morreram em sinistros de trânsito no País. Destas, 201 eram pedestres e 69 estavam de bicicleta.

O número de feridos também é expressivo. Segundo a organização Aldeias Infantis SOS, também com base em informações do DATASUS, 11.925 crianças de 0 a 14 anos foram internadas com lesões decorrentes de acidentes de trânsito naquele mesmo ano.

“Nosso compromisso é atuar para evitar que esses sinistros aconteçam", destaca Anaelse Oliveira, coordenadora do PVST. 

"Ao mudar a capacitação do Pare, Olhe, Acene para um formato 100% digital ampliamos o impacto e alcance. Agora, qualquer pessoa, em qualquer lugar do Brasil, pode acessar o material, aprender a utilizá-lo e se tornar um multiplicador, atuando na prevenção”, explica Anaelse.

Multiplicadores

Todos podem ser multiplicadores. Educadores do ensino fundamental, representantes de empresas de diferentes segmentos – em especial logística e transporte, profissionais ligados à segurança no trânsito ou à responsabilidade social corporativa, além de todos que tenham afinidade com o tema e queiram atuar na disseminação de comportamentos seguros com as crianças.

As aulas com as orientações e o material de apoio do Pare, Olhe, Acene estão disponíveis no portal do PVST (pvst.com.br/pareolheacene). Para se tornar um multiplicador, basta concluir o curso, baixar o material e colocar o conteúdo em prática. Aqueles que enviarem evidências da aplicação da atividade com as crianças receberão um certificado Volvo de Embaixador da Segurança.

Programa Volvo de Segurança no Trânsito

Há quase 40 anos, o Programa Volvo de Segurança no Trânsito atua em prol da segurança no setor de transporte comercial e em ações que envolvam a sociedade em busca de um ideal de futuro com Zero Acidentes envolvendo os veículos da marca. Outro objetivo é contribuir de forma efetiva para a meta de reduzir em 50% o número de mortes em sinistros de trânsito, proposta pela Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito da ONU, no período de 2021 e 2030. 

Grupo Volvo América Latina