quarta-feira, 13 de agosto de 2025

PLATAFORMA DE TRILHOS DA MOTIVA EVITA EMISSÃO DE 115 MIL TONELADAS DE GASES DE EFEITO ESTUFA NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2025

Estimativa considera impacto positivo dos clientes que optaram por trens, metrôs e VLTs em vez do transporte individual ou por ônibus

VLT Carioca

A plataforma de trilhos da Motiva – nova identidade do Grupo CCR, maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil – evitou a emissão de 115.721 toneladas de gases de efeito estufa no primeiro semestre de 2025, graças à escolha de milhões de pessoas pelos modais sobre trilhos que operam sob sua gestão. O dado reflete o potencial transformador do transporte de massa sobre a mobilidade urbana e o meio ambiente nas regiões onde a companhia atua: Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo.

Só nas linhas paulistas foram registrados quase 299 milhões de embarques, responsáveis por evitar a emissão de 93.769 toneladas de CO₂ equivalente (CO₂e). No Metrô Bahia, com 57 milhões de passageiros, foram evitadas 17.880 toneladas. Já o VLT Carioca, no Rio de Janeiro, com quase 13 milhões de embarques, evitou 4.072 toneladas de gases poluentes.

Os cálculos foram realizados com base em premissas que simulam o deslocamento desses clientes em outros modais, caso o sistema sobre trilhos não estivesse disponível. O estudo considerou que cada pessoa percorre, em média, 5 km, e que 20% optariam pelo carro e 80% pelo ônibus como alternativa. A Motiva também avalia que, caso a comparação fosse feita apenas com veículos individuais, o impacto ambiental positivo seria ainda maior.

Além da contribuição para o enfrentamento das mudanças climáticas, a escolha pelo transporte coletivo sobre trilhos também reduz a poluição do ar, o tempo gasto no trânsito e melhora a saúde pública e a qualidade de vida nos centros urbanos.

O transporte sobre trilhos exerce um papel estratégico na construção de cidades mais saudáveis, eficientes e sustentáveis. Ao optar por esse modelo, a população contribui diretamente para a redução das emissões e para um futuro mais equilibrado.

A plataforma de trilhos da Motiva seguirá investindo em eficiência operacional, conforto e sustentabilidade, com o objetivo de ampliar ainda mais esse impacto positivo nos próximos anos.

Plataforma de trilhos da MotivaCom cerca de 2,7 milhões de passageiros transportados por dia, 191 km de malha ferroviária, 124 estações e um time de aproximadamente 7 mil colaboradores diretos, a plataforma de trilhos da Motiva é a maior operadora privada de trilhos da América Latina e a sétima maior do mundo. Presente em diferentes regiões do país, atua no Rio de Janeiro com o VLT Carioca, que conecta a Região Portuária ao Centro e ao Aeroporto Santos Dumont. Em São Paulo, por meio das concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, opera a Linha 4-Amarela (primeira linha driverless do Brasil), a Linha 5-Lilás, que integra a zona sul à malha metroviária da capital, a Linha 8-Diamante, que liga a região de Itapevi ao centro da cidade, a Linha 9-Esmeralda, que percorre o eixo sudoeste da capital até Osasco, e a Linha 17-Ouro, em fase inicial de operação com tecnologia de monotrilho. Já na Bahia, a Motiva está à frente da CCR Metrô Bahia, responsável pelas Linhas 1 e 2 do metrô de Salvador, conectando importantes regiões da capital baiana e seu entorno

Motiva
FSB Comunicação

OXBO LANÇA COLHEDORA DE CAFÉ TRACIONADA PARA AMPLIAR MECANIZAÇÃO ENTRE PEQUENOS E MÉDIOS PRODUTORES

Modelo 940+ possui sistema de vibração Dynarotor 9240+, referência em eficiência operacional com mínimo dano às plantas; equipamento suporta inclinações de até 25%

Sistema de vibração Dynarotor preserva integridade das plantas

A Oxbo, multinacional especializada em soluções para colheita e aplicações mecanizadas, apresenta a colhedora de café tracionada modelo 940+, primeiro lançamento da marca produzido na nova fábrica da empresa em Uberaba (MG).

Ao incorporar o sistema Dynarotor, já utilizado na automotriz 9240+, a companhia oferece uma alternativa de alta eficiência operacional e controles simplificados com menor investimento inicial, visando atender especialmente pequenos e médios cafeicultores.

A Oxbo 940+ é equipada com o sistema Dynarotor, tecnologia exclusiva que permite o ajuste operacional de forma simples conforme as condições da planta e da lavoura. O recurso, já validado na automotriz 9240+, permite colher com eficiência tanto cafeeiros jovens quanto de grande porte com mínimo dano à planta e maior qualidade do café colhido.

“Com a introdução da 940+, a Oxbo oferece o mesmo sistema eficiente, túnel alto e limpeza eficaz de uma colhedora automotriz, com um investimento inicial muito mais baixo,” explica a diretora de vendas e marketing da divisão de frutas da Oxbo, Kathryn Vanweerdhuizen.

Seu reservatório com capacidade de 2 mil litros oferece 10% mais capacidade de armazenamento em comparação a colhedoras tracionadas concorrentes. O equipamento pode ser operado com tratores de 75 cv e possui mecanismos de ajuste de peso, posições das hastes e velocidade de vibração para otimizar a qualidade da colheita. Seus controles simplificados reduzem tempo de treinamento de mão de obra e aumentam a eficiência operacional.

O equipamento entrega qualidade de colheira em velocidade de operação de 1,2 Km/h e foi projetado para atender às exigências de cafeicultores que buscam mecanização com foco em produtividade e qualidade.

“A 940+ entrega o mesmo padrão de colheita de uma automotriz, mas com custos de aquisição e manutenção significativamente mais baixos”, reforça Vanweerdhuizen.

A Oxbo 940+ está disponível por meio dos distribuidores autorizados Oxbo Lipetral e Minas Verde, além de comercialização direta pela unidade de Patos de Minas (MG).

OxboAtendendo aos mercados de tratos culturais, forragens, frutas, sementes de milho, vegetais e raízes, a Oxbo é a escolha certa para colheita especializada e tecnologias de manejo de lavouras, oferecendo engenharia global, fabricação, vendas e assistência técnica. Para mais informações, clique aqui e visite o site

Oxbo
OPA Assessoria em Comunicação

FORD ANUNCIA PICAPE ELÉTRICA COM PLATAFORMA INÉDITA E PROCESSO REVOLUCIONÁRIO DE MONTAGEM

A nova picape elétrica média de quatro portas será montada na Fábrica de Louisville para os mercados dos EUA e de exportação a partir de 2027

A Ford anunciou um novo salto revolucionário em engenharia e manufatura para colocar uma nova família de veículos elétricos acessíveis e de alta qualidade ao alcance de milhões de pessoas em todo o mundo.

A nova Plataforma Universal de Veículos Elétricos da Ford e o Sistema Universal de Produção de Veículos Elétricos da Ford, apresentados hoje, nasceram de uma equipe que combina a disciplina, a experiência e a escala de uma empresa com 122 anos de história com a velocidade e a inovação de uma start-up do Vale do Silício.

O resultado: um ecossistema simples, eficiente e flexível para entregar uma família de veículos elétricos acessíveis e definidos por software – começando com uma picape elétrica média de quatro portas que será montada na Fábrica de Louisville da Ford para os mercados dos EUA e de exportação. Seu lançamento está programado para 2027.

“Adotamos uma abordagem radical para um desafio muito difícil: criar veículos acessíveis que agradem os clientes em todos os aspectos importantes – design, inovação, flexibilidade, espaço, prazer de dirigir e custo de posse, com trabalhadores americanos”, disse Jim Farley, presidente e CEO da Ford.

“Todos nós vivemos muitas ‘tentativas universitárias’ das montadoras de Detroit de fazer veículos acessíveis que acabam em fábricas paradas, demissões e incerteza. Portanto, este tinha de ser um negócio forte, sustentável e lucrativo. Desde o primeiro dia, sabíamos que não havia atalhos para o sucesso. Demos poder a uma pequena força-tarefa, distante três fusos horários de Detroit. Descartamos o conceito de linha de montagem móvel e projetamos um melhor. E encontramos um caminho para ser a primeira montadora a fabricar baterias LFP prismáticas nos EUA.”

A Ford planeja investir quase US$ 2 bilhões na Fábrica de Louisville para montar a picape elétrica média. Junto com os US$ 3 bilhões anunciados anteriormente no BlueOval Battery Park Michigan, que construirá as baterias

LFP prismáticas para a nova picape a partir do próximo ano, os investimentos totalizam cerca de US$ 5 bilhões.

Nova plataforma

Os números falam por si, segundo Farley. A plataforma tem 20% menos peças comparado a um veículo típico, 25% menos fixadores, 40% menos estações de trabalho na fábrica e o tempo de montagem é 15% mais rápido.

O chicote elétrico na nova picape média, por exemplo, será mais de 1,3 quilômetro mais curto e 10 kg mais leve que o usado no SUV elétrico de primeira geração da marca.

As baterias prismáticas de fosfato de ferro-lítio (LFP), além de economia de espaço e peso, oferecem menor custo e maior durabilidade para os clientes. Elas são livres de cobalto e níquel e formam um subconjunto estrutural que também serve como piso do veículo. O seu baixo centro de gravidade melhora a dirigibilidade e cria uma cabine silenciosa com surpreendente espaço interior.

A nova picape média deve oferecer mais espaço para os passageiros, sem contar o porta-malas dianteiro (frunk) e a caçamba. É possível transportar pranchas de surfe ou outros equipamentos na caçamba sem a necessidade de bagageiro de teto ou reboque.

Mas não se trata só de espaço e versatilidade. A Ford fabrica produtos com paixão e esta plataforma de veículo elétrico com baixo centro de gravidade, torque instantâneo e engenharia de chassi refinada foi feita para proporcionar uma condução divertida. A picape média vai acelerar de 0 a 100 km/h tão rápido quanto um Mustang EcoBoost e com mais força descendente.

“Nos inspiramos no Modelo T – o carro universal que mudou o mundo”, disse Doug Field, diretor de EVs, digital e design da Ford. “Reunimos uma coleção realmente brilhante de mentes em toda a Ford e as liberamos para encontrar novas soluções para problemas antigos. Aplicamos a engenharia de primeiros princípios, forçando os limites da física para torná-la divertida de dirigir e competitiva em termos de custo. Nossa nova arquitetura elétrica zonal abre possibilidades que a indústria nunca viu. Não é um veículo tradicional simplificado.”

Outras especificações da picape elétrica média – incluindo data de lançamento, preço, autonomia, tamanho e tempo de carregamento da bateria – serão anunciadas posteriormente.

Novo sistema de produção

O time da Ford focou também na eficiência na produção, transformando a linha de montagem tradicional em uma “árvore de montagem”. Em vez de uma esteira longa, três subconjuntos correm simultaneamente em linhas próprias e depois se juntam.

Grandes peças unitárias de alumínio fundido substituem dezenas de peças menores, permitindo que a frente e a traseira do veículo sejam montadas separadamente. A frente e a traseira são então combinadas com o terceiro subconjunto, a bateria estrutural, que é montada separadamente com os bancos, consoles e carpetes para formar o veículo.

As peças são transportadas pela árvore de montagem até os operadores em um kit. Dentro dele, já vêm todos os fixadores, scanners e ferramentas elétricas necessários para o trabalho, assim como a orientação correta de uso.

O Sistema Universal de Produção de Veículos Elétricos da Ford melhora drasticamente a ergonomia dos operadores, para que não tenham a necessidade de se torcer, alongar ou curvar e possam se concentrar na tarefa.

A integração do Sistema Universal de Produção de Veículos Elétricos da Ford com a plataforma tornará a montagem da nova picape elétrica até 40% mais rápida que a dos veículos atuais da fábrica de Louisville. Parte desse tempo será reutilizada na produção e automação para melhorar a qualidade e o custo, resultando em uma melhoria de velocidade de 15%.

“Colocamos nossos empregados no centro e recriamos a fábrica do zero”, disse Bryce Currie, vice-presidente de Manufatura das Américas da Ford. “Vivemos e respiramos melhoria contínua, mas às vezes você precisa de um salto dramático. Esperamos que as inovações ergonômicas e a redução da complexidade – através da eliminação de peças, conectores e fios – resultem em ganhos significativos de qualidade e custo.”

A fábrica será expandida em cerca de 4.800 metros quadrados e terá fluxos de logística mais eficientes. As atualizações da infraestrutura digital darão à Fábrica de Louisville uma rede mais rápida e com maior número de pontos de acesso que qualquer outra planta da Ford globalmente, permitindo mais escaneamentos eletrônicos de qualidade.

Ford Motor Company
Ideal Axicom

BATERIA MAIS MODERNA DO MERCADO CHEGA AOS ÔNIBUS ELÉTRICOS DA BYD NO BRASIL

A bateria Blade, já consagrada nos carros da marca, chega aos ônibus elétricos oferecendo ainda mais segurança, autonomia e rapidez na recarga

A BYD, líder global em mobilidade elétrica e tecnologia limpa, anuncia uma nova revolução em sua linha de veículos comerciais voltados para o transporte coletivo: a partir de agora, o line-up de ônibus elétricos da companhia passa a ser equipado com a bateria Blade, a mesma tecnologia de ponta presente em seus veículos de passeio. Reconhecida por seu alto nível de segurança, durabilidade e eficiência energética, a adoção da Blade nos ônibus representa um passo importante da greentech para a modernização do transporte público com ainda mais confiabilidade.

Desenvolvida pela BYD, a bateria Blade foi lançada mundialmente em 2020 e, desde então, tem se destacado por redefinir os padrões de segurança da indústria. Com formato alongado e estrutura interna que utiliza células LFP (lítio-ferro-fosfato) dispostas horizontalmente, a Blade otimiza o uso do espaço, reforça a rigidez estrutural do veículo e oferece um desempenho térmico superior.

Em testes rigorosos conduzidos pela BYD, como perfuração por prego, aquecimento a 300°C e esmagamento, a bateria demonstrou estabilidade térmica excepcional, sem risco de incêndio ou explosão, mesmo diante de condições extremas. Esses resultados superam os padrões exigidos pela indústria automotiva mundial, garantindo proteção em casos de colisão ou perfuração.

Outro destaque é a longa vida útil. A bateria Blade possui alta eficiência preservada ao longo do tempo, garantindo maior durabilidade e reduzindo significativamente a necessidade de manutenção. Nos novos ônibus elétricos, as baterias variam entre 425 kWh e 499 kWh no modelo BC12, e entre 542 kWh e 642 kWh no modelo BC22, permitindo recargas completas entre uma hora e meia e duas horas por meio da tecnologia de carregamento rápido.

Na operação prática, os veículos terão autonomia de até 270 km com a bateria de menor capacidade e até 350 km com a bateria de maior capacidade, em condições reais de tráfego urbano – tudo isso com alta performance energética. A fabricação dos novos chassis de ônibus com baterias Blade será feita em Campinas (SP), onde a BYD mantém, desde 2015, uma de suas principais unidades na América Latina.

A partir de 2026, a atual fábrica de baterias da BYD Brasil em Manaus, iniciará a fabricação dos packs de bateria Blade em território nacional. Com isso, a empresa reforça seu compromisso em oferecer o que há de mais moderno e eficiente em tecnologia elétrica para o transporte coletivo no Brasil. Cada chassi de ônibus produzido pela BYD evita a emissão de cerca de 118 toneladas de CO₂ por ano, o equivalente ao plantio de 847 árvores. Por fim, os veículos podem operar por até 15 anos, superando a média de 10 anos dos modelos a diesel.

“Esse momento tem um significado muito especial para nós. A BYD nasceu como uma empresa de baterias e foi justamente essa expertise que nos colocou na vanguarda da mobilidade elétrica mundial. A Blade é mais que uma bateria: é o divisor de águas em desempenho, eficiência e inovação, já escolhida por diversas marcas globais para equipar seus carros elétricos. Agora, ver essa tecnologia revolucionária chegar aos ônibus é motivo de orgulho e um passo decisivo para transformar o transporte coletivo em algo mais limpo, inteligente e acessível para todos.” afirma Marcello Schneider, Diretor de Veículos Comerciais e da Divisão Solar da BYD Brasil.

Recentemente, a BYD realizou mais uma importante entrega à cidade de São Paulo: 60 novos ônibus elétricos, em cerimônia promovida pela Prefeitura. Com isso, a capital paulista passa a contar com 183 veículos 100% elétricos exclusivos da marca em operação. Em todo o Brasil, até o final de 2025, a empresa prevê que mais de 500 ônibus da BYD circularão pelas ruas do país.

BYD
FSB Comunicação

IVECO CELEBRA 50 ANOS COM EDIÇÃO ESPECIAL LIMITADA DO S-WAY NO BRASIL

Modelo icônico ganha série de 50 unidades numeradas, com design exclusivo e itens personalizados, reforçando o legado de inovação da marca

Para celebrar meio século de trajetória global, a IVECO lança no mercado brasileiro a Série Especial 50 Anos do S-Way, uma edição limitada que une legado, design exclusivo e recursos personalizados. Serão disponibilizadas apenas 50 unidades no país, reforçando o caráter de raridade do modelo.

“Celebrar 50 anos de história é reconhecer todo o caminho percorrido e, ao mesmo tempo, reafirmar nosso compromisso com o futuro. Mais do que um caminhão, esta edição de aniversário é um marco que simboliza a tecnologia e a inovação de uma solução de mobilidade eficiente e inteligente, que continuará guiando nossa trajetória de confiança junto aos clientes”, afirma Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina.

A novidade estará disponível exclusivamente para os modelos S-Way 6x2 e 6x4, na versão LX, equipados com Mega Cab, suspensão metálica, entre-eixos de 3.170 mm ou 3.540 mm, e rodas de aço ou alumínio.

O pacote especial traz uma identidade visual inspirada no primeiro logotipo da marca, criado em 1975. A grade dianteira recebe acabamento exclusivo, enquanto molduras esportivas nas caixas de roda, defletor de ar e saias laterais personalizadas reforçam o apelo estético e aerodinâmico. O cliente poderá escolher entre as cores cinza ou branco para a carroceria.

No interior, também personalizado, cada unidade traz um kit exclusivo composto por cobertor, almofada, bolsa, boné, garrafa, tapetes temáticos e uma placa comemorativa numerada de 01 a 50, fixada no painel.

“O S-Way é o melhor caminhão já produzido pela IVECO no Brasil, e esta edição especial traduz o que a marca representa: tradição e proximidade com o cliente”, destaca Carlos Fraga, diretor de Marketing da IVECO para a América Latina.

Recentemente, o S-Way também foi lançado na Argentina. Na região, já circulam mais de 6 mil unidades do modelo, transportando diferentes tipos de cargas rodoviárias e oferecendo o melhor TCO do segmento para transportadores e motoristas autônomos.

IVECO

terça-feira, 12 de agosto de 2025

TOYOTA APRESENTA PROTÓTIPO DO PRIUS HÍBRIDO PLUG-IN FLEX, NA FENASUCRO & AGROCANA 2025

Tecnologia desenvolvida pela fabricante para fomentar a descarbonização poderá ser vista durante o evento

A Toyota do Brasil está presente na Fenasucro & Agrocana, que ocorrerá até 15 de agosto, na cidade de Sertãozinho, no interior do estado de São Paulo. A fabricante leva ao evento, entre outros modelos, o protótipo do Prius híbrido plug-in flex, veículo que conta com tecnologia pioneira de combustão à gasolina ou etanol, com eletrificação a partir de recarga na tomada.

O Prius híbrido plug-in flex faz parte da estratégia da Toyota em explorar novas matrizes energéticas com vistas à descarbonização, denominada multipathway. Este protótipo, por exemplo, pode reduzir em até 90% as emissões de CO2 na atmosfera, se utilizado com etanol e carregado a bateria.

“A trajetória da Toyota é marcada pelo pioneirismo e evolução no desenvolvimento de novas tecnologias. Fomos pioneiros nos híbridos e híbridos flex, em linha com os desafios da descarbonização. Agora, com o protótipo do Prius híbrido plug-in flex reafirmamos nosso compromisso com uma mobilidade mais sustentável, conectada às vocações do País e que gera impacto positivo para o meio ambiente e a sociedade", destaca o diretor de Comunicação e porta-voz da área de ESG da empresa Roberto Braun.

O conceito de multipathway – adotado pela Toyota - visa oferecer a melhor tecnologia de acordo com o contexto e as necessidades dos clientes de cada região onde a fabricante atua, e a infraestrutura de cada país. No Brasil, os veículos híbrido-flex são considerados uma alternativa viável, realista e imediata à descarbonização da mobilidade, a partir do uso de biocombustíveis – como o etanol, uma solução aplicada há longo prazo no Brasil, e possível de ser utilizada também em outros países.

A Toyota do Brasil participa da feira com um stand de 150 m², onde os visitantes podem compreender melhor sobre cada avanço tecnológico projetado pela fabricante. Nesse espaço, entre outras ações, os presentes ao evento têm a oportunidade de degustar um café expresso servido diretamente da energia elétrica do Prius híbrido plug-in flex.

Outras atrações na feira

Além do protótipo, o estande da Toyota destaca versões da picape Hilux, reconhecida por sua qualidade, durabilidade e confiabilidade - atributos que a tornaram líder do segmento. Na Fenasucro & Agrocana, os visitantes ainda poderão conferir outros modelos da fabricante, como o SW4 e o Corolla Cross híbrido flex full.

Palestra na Fenabio 2025

A participação da Toyota do Brasil ainda se estenderá à apresentação de Rafael Ceconello, diretor de Assuntos Governamentais da Toyota do Brasil no painel “Expansão Global do Etanol”, promovido pela Fenabio, que acontece este ano dentro da Fenasucro. O executivo terá a oportunidade de abordar sobre a tecnologia de motorização híbrida flex da empresa, bem como os avanços em outras soluções ante à descarbonização.

Atendimento ao público

Ao evento, a Toyota do Brasil leva condições comerciais especiais, que oferecem descontos para a compra dos veículos. Uma dessas promoções é a redução de 18% do valor da Hilux, para frotistas e produtores, nas versões cabine simples, SR e Power Pack.

Investimento no futuro da mobilidade sustentável

A Toyota é líder global em eletrificados com mais de 23 milhões de veículos comercializados, que contribuíram cumulativamente para evitar a emissão de mais de 176 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera.

No Brasil, a trajetória da Toyota é marcada pelo seu pioneirismo e evolução no desenvolvimento de novas tecnologias. Em 2019, a fabricante lança o consagrado sistema híbrido flex, apresentado oficialmente no Corolla sedã e que, desde 2021, também equipa o SUV Corolla Cross – ambos os modelos fabricados no Brasil.

Recentemente, a Toyota anunciou um investimento de R$11,5 bilhões até 2030 para expandir sua capacidade produtiva e desenvolver novas soluções de mobilidade. Parte desse valor será destinado à fabricação de dois novos veículos híbridos flex full, sendo o primeiro deles o Yaris Cross - que será lançado em outubro - tornando a tecnologia híbrida flex full ainda mais acessível no País.

Toyota do Brasil
Giusti Creative PR

JOMED SE UNE À ULTRAGAZ PARA SE TORNAR A PRIMEIRA TRANSPORTADORA DO BRASIL ABASTECIDA COM BIOMETANO

Acordo prevê fornecimento anual de combustível renovável para abastecer a frota da transportadora

A Jomed Transportes avança mais um passo rumo à descarbonização, a companhia será a primeira transportadora brasileira a utilizar biometano e a abastecer os veículos dentro de sua própria instalação. A iniciativa será viabilizada por meio de uma parceria inovadora com a Ultragaz, empresa que atua com soluções em energia para negócios e domicílios de forma segura, eficiente e sustentável, responsável pela distribuição do combustível renovável.

Durante o primeiro ano do projeto, o combustível distribuído pela Ultragaz abastecerá 19 caminhões da frota da Jomed Transporte. Os veículos atenderão rotas estratégicas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul, reforçando o compromisso das empresas com operações sustentáveis e a redução de emissões de carbono.

Para atender a Jomed Transportes de forma eficiente, a Ultragaz desenvolveu o projeto e executou a instalação de um ponto de distribuição exclusivo diretamente no parceiro, garantindo a rastreabilidade e eficiência. O serviço incorpora uma tecnologia patenteada pela companhia, especialmente desenvolvida para o abastecimento de frotas, garantindo eficiência e inovação no processo.

O serviço permite que o abastecimento seja realizado por uma única central, reduzindo significativamente o investimento necessário na aplicação. Comparada ao sistema convencional, o serviço Hidraulic Power Unit (HPU), desenvolvido exclusivamente pela Ultragaz, proporciona uma redução de cerca de 50% no custo de consumo de energia, aumenta a autonomia dos veículos e o volume abastecido, além de otimizar o processo com menos tempo de abastecimento.

De acordo com Erik Trench, diretor de Gases Renováveis da Ultragaz, o objetivo da companhia é impulsionar a transição energética no país e fortalecer a indústria nacional. “A parceria com a Jomed Transportes representa um passo decisivo rumo à descarbonização e a expansão do biometano para um novo mercado, capaz de transformar o setor de transporte no Brasil. O biometano é a grande aposta para a descarbonização do setor logístico do país e a Ultragaz é a parceira ideal para acelerar as agendas das transportadoras nessa frente”, destaca o executivo.

A Jomed Transportes estabeleceu a meta de reduzir em 30% suas emissões absolutas diretas até 2030 e a parceria firmada com a Ultragaz será um passo estratégico para acelerar essa jornada.

“Com essa iniciativa inovadora, a Jomed se tornará a primeira transportadora do país a ter um ponto próprio de abastecimento com biometano dentro de suas instalações, um marco que contribuirá de forma decisiva para atingir as metas antes do prazo”, destaca Carlos Ferreira, coordenador de sustentabilidade da Jomed Transportes. “Além disso, a parceria marca o início da nossa transição energética, utilizando um combustível 100% renovável e alinhado às melhores práticas de sustentabilidade”, completa o executivo.

Ultragaz

A Ultragaz é uma empresa referência em soluções de energia para residências e empresas, atuando com segurança, eficiência e responsabilidade socioambiental. Com mais de 87 anos de história, a empresa foi pioneira na distribuição do gás liquefeito de petróleo (GLP) no Brasil e segue sendo protagonista na transição energética do país, agora com as soluções de biometano, energia elétrica renovável e bioGLP.

Guiada pelo propósito de usar a energia para mudar a vida das pessoas, a Ultragaz atende mais de 11 milhões de lares e 57 mil empresas em 23 estados e no Distrito Federal, por meio de uma ampla rede com mais de 6,3 mil revendas e 50 bases operacionais.

A inovação está no centro da atuação da Ultragaz, que investe continuamente em tecnologia, novos modelos de negócio e relacionamento, aprimorando a jornada e experiência do cliente e oferecendo soluções energéticas cada vez mais sustentáveis.

A empresa integra a holding Ultrapar, um dos maiores grupos empresariais do Brasil, que também atua na distribuição de combustíveis (Ipiranga), no segmento de armazenagem para granéis líquidos (Ultracargo) e soluções logísticas integradas (Hidrovias).

Ultragaz
FSB Comunicação

MARCOPOLO PARTICIPA DA BUSWORLD 2025 COM FOCO EM INOVAÇÃO E MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

Fabricante brasileira reforça sua presença global em um dos principais eventos da indústria de ônibus do mundo

A Marcopolo, referência mundial na fabricação de carrocerias para ônibus e protagonista no desenvolvimento de soluções de mobilidade, participará da Busworld Europa 2025, que acontece de 4 a 9 de outubro, no Brussels Expo, na Bélgica. Reconhecida como a principal feira internacional de tendências e soluções para o setor, o evento reúne fabricantes, operadores e especialistas da indústria de transporte coletivo de passageiros.

Durante a feira, a Marcopolo apresentará dois modelos da Geração 8, o Paradiso G8 1200 e o Paradiso G8 1350, reforçando seu compromisso com a inovação, a qualidade e o desenvolvimento de soluções alinhadas às demandas globais de mobilidade.

“A Busworld é uma vitrine fundamental para mostrarmos o que temos de mais avançado em engenharia, design e tecnologia para o transporte coletivo. Além de apresentar soluções inovadoras, a feira é uma oportunidade estratégica para fortalecer o relacionamento com clientes e parceiros de todo o mundo”, destaca André Armaganijan, CEO da Marcopolo.

Em um estande de mais de 600 m² (localizado no Hall 6 – 601), a companhia destacará sua visão de futuro para o transporte de passageiros, com foco em tecnologia, conforto e sustentabilidade, reforçando sua atuação como fornecedora global de soluções de mobilidade.

Busworld

Considerada a maior e mais prestigiada feira global dedicada exclusivamente à indústria de ônibus e rodoviários, a Busworld Europa reúne fabricantes, fornecedores, operadores e prestadores de serviços de diferentes regiões do mundo, reforçando seu papel estratégico para o setor. Desde sua criação, em 1971, consolidou-se como a plataforma definitiva para apresentar as mais recentes inovações e desenvolvimentos do segmento, tornando-se um evento indispensável para todos os profissionais da indústria.

Serviço
Busworld Europa 2025
De 4 a 9 de outubro de 2025
Das 10h às 18h
Brussels Expo
Place de Belgique 1, 1020 Bruxelas, Bélgica
Clique aqui e visite o site oficial do evento

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

IVECO GROUP MARCA PRESENÇA NA FENEX 2025, MAIOR FEIRA EMPRESARIAL DE SETE LAGOAS

Grupo expõe soluções para a transição energética do setor automotivo

O Iveco Group tem se destacado por ser referência global no desenvolvimento de veículos comerciais com tecnologias de propulsão alternativas, liderando a transição para um setor automotivo multienergético. Essa jornada onde tecnologia, inovação e desenvolvimento regional se encontram será o foco da participação da empresa na Fenex 2025 – Feira de Negócios e Conexões, que acontece de 13 a 16 de agosto, em Sete Lagoas (MG).

A IVECO, marca que projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, apresenta o S-Way NG, caminhão pesado movido a gás natural ou biometano. Produzido em Sete Lagoas, o S-Way NG combina robustez, autonomia e economia operacional, ideal para operações de longas distâncias com menor impacto ambiental incluindo menores emissões e ruídos.

A IVECO BUS apresenta o conceito 100% elétrico eDaily Minibus. O veículo possui carregamento flexível e rápido em estações públicas, tomadas industriais e domésticas. Voltado ao transporte de passageiros, alia zero emissão de CO₂ à tecnologia de ponta, oferecendo autonomia de até 200 km, mais conforto e eficiência energética para os centros urbanos.

Já a FPT Industrial, marca powertrain do grupo, participa com a exposição do motor F1C Euro VI, projetado para otimizar o consumo de combustível. Especialmente desenvolvido para caminhões leves, o motor ganhou potência e desempenho, com 156 cavalos e 360 Nm de torque, e economia, reduzindo o consumo de combustível, de acordo com a condução. Ele está em conformidade com as normas de emissões, como o PROCONVE P8 (Programa Brasileiro de Controle de Emissões de Poluentes por Veículos) e utiliza sistemas de pós-tratamento para reduzir as emissões de poluentes.

Além da exposição de veículos e suas tecnologias, executivos do Iveco Group participarão de painéis e eventos ao longo de toda a Fenex 2025.

“A Fenex é a maior feira de negócios de Sete Lagoas e é motivo de alegria fazer parte desse momento. Crescemos com a cidade e isso nos orgulha muito. Queremos expor produtos de alta tecnologia que são desenvolvidos e fabricados aqui e mostrar para a população de Sete Lagoas todo o potencial de nossa cidade”, afirma Eduardo Oliveira, diretor de Engenharia e Desenvolvimento de Produto do Iveco Group.

Serviço
FENEX 2025 – Feira de Negócios e Conexões
De 13 a 16 de agosto de 2025, das 14h às 22h
Parque de Exposição – Sete Lagoas (MG)
Job Fair: 15 e 16 de agosto, das 13h às 15h30
Rodada de Negócios: 15 de agosto, das 10h às 13h30
Ingresso: R$ 10 (por dia), com credenciamento no local
Clique aqui para mais informações.

Iveco Group

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

GWM INICIA TESTES NO BRASIL COM CAMINHÃO A HIDROGÊNIO PARA MERCADO NACIONAL

Primeira unidade chegou ao país este mês para inspeção, validação e testes

O primeiro caminhão movido a hidrogênio da GWM Hydrogen powered by FTXT já está no Brasil e marca o início de uma nova etapa nos esforços da marca para avançar em soluções de transporte pesado com emissão zero.

A FTXT é a subsidiária da GWM na China responsável pelo desenvolvimento de tecnologias de célula a combustível e componentes para que utilizam o hidrogênio. Fora do país asiático, ela adota a marca GWM Hydrogen, reforçando o posicionamento global da empresa nesse segmento.

“A chegada deste caminhão representa mais do que um marco tecnológico: é o início da construção de um ecossistema de hidrogênio no Brasil, com parcerias estratégicas e soluções adaptadas à nossa realidade”, afirma Davi Lopes, Head da GWM Hydrogen-FTXT Brasil.

O veículo desembarcou no Porto de Santos (SP) e seguiu para a fábrica da GWM em Iracemápolis (SP), onde passará por inspeções e validações antes de iniciar seus testes de rodagem.

Durante o mês de agosto, a equipe de engenharia de produto da montadora, em parceria com especialistas vindos da China, dará início à inspeção técnica do caminhão, com foco inicial na verificação da integridade e desempenho da bateria elétrica.

“Veículos com célula a combustível são, na essência, elétricos. Eles trabalham em conjunto com a bateria para garantir mais desempenho, segurança e autonomia. Por isso, antes de entrar em operação, passam por validações específicas da bateria e, na sequência, pelos testes da célula a combustível — que utiliza hidrogênio como vetor energético. A reação com o oxigênio gera eletricidade e, como subproduto, apenas água (H₂O)”, explica Lopes.

O veículo conta com uma bateria de 105 kWh e um conjunto de cilindros com capacidade para 40 kg de hidrogênio, que alimentam as células a combustível para gerar eletricidade. O sistema também permite recuperação de energia em desacelerações e frenagens, como em descidas de serra.

Fase de testes

Os primeiros testes com o sistema de hidrogênio estão programados para setembro, em parceria com universidades brasileiras, incluindo a Universidade de São Paulo (USP), que já conta com infraestrutura para abastecimento a partir do etanol, tecnologia desenvolvida no Brasil para produzir hidrogênio de baixo carbono.

“Estamos falando de uma tecnologia que une o melhor dos dois mundos: a robustez de um caminhão elétrico e a autonomia proporcionada pelo hidrogênio verde, com um processo de abastecimento rápido e zero emissões do tanque a roda”, destaca Lopes.

Inicialmente, os testes terão caráter essencialmente de pesquisa e desenvolvimento, com foco na transferência de conhecimento para as equipes brasileiras e na colaboração com centros de pesquisa e universidades.

Antes de iniciar a rodagem em vias públicas, o veículo passará por avaliações de suspensão, desempenho e segurança em pistas de prova no interior de São Paulo. Inicialmente, a operação será feita sem carga, evoluindo gradualmente para condições reais de transporte.

O objetivo é coletar dados sobre hábitos de condução no Brasil e entender como temperatura, altitude, tipo de pavimento, condições de rodagem influenciam a eficiência do sistema.

Atualmente, mais de 30 mil unidades semelhantes já circulam na China, mas este é o primeiro modelo a operar em território brasileiro — o que permitirá verificar o desempenho em climas e topografias diversas, além de identificar oportunidades de melhoria.

Após essa primeira fase, o caminhão será testado em infraestruturas de abastecimento com diferentes fontes de hidrogênio: seja eletrolítico (ou hidrogênio verde) ou hidrogênio da reforma do etanol. Em um terceiro momento, a GWM fará uma avaliação econômico-financeira para estimar a viabilidade comercial da tecnologia no país.

Os testes no Brasil fazem parte dos esforços de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da GWM dentro do Programa MOVER, do Governo Federal, e se alinham ao plano global da companhia de neutralizar suas emissões de carbono até 2045.

Apresentação oficial

O caminhão será exibido pela primeira vez no Brasil em 15 de agosto, durante a inauguração da fábrica da GWM em Iracemápolis. O evento marcará não apenas a abertura oficial da unidade, mas também o início de uma nova fase nos investimentos da empresa em tecnologias limpas e inovadoras no país.

Acordos e parcerias estratégicas

O projeto é fruto de um memorando de entendimento (MoU) assinado em 2023 com o Governo do Estado de São Paulo, que teve como objetivo estudar a viabilidade da tecnologia no Brasil. Em 2024, a GWM mapeou cinco projetos em estágio avançado de maturidade para infraestrutura de abastecimento, o que permitiu avançar para a fase de testes.

Além disso, em novembro de 2024, a GWM Hydrogen firmou um acordo com o Governo de Minas Gerais e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) para desenvolver caminhões movidos a hidrogênio verde. A parceria prevê fornecimento de hidrogênio pela Unifei, intercâmbio de conhecimento e criação de infraestrutura de abastecimento no estado.

“Este projeto é a prova de que a transição energética no transporte pesado é possível, desde que haja cooperação entre indústria, academia e governo. E é exatamente isso que estamos fazendo”, completa.

GWM Brasil
Grupo Printer Comunicação

VOLVO FAZ SUA PRIMEIRA VENDA DE ARTICULADOS E BIARTICULADOS ELÉTRICOS, PARA A GREENMOB CAPITAL

Goiânia (GO) será a primeira cidade do mundo a ter operação regular de uma frota de ônibus biarticulados 100% elétricos

O feito é resultado de uma parceria com a GreenMob Capital, veículo de investimentos do Grupo HP, especializado na estruturação de projetos de capital intensivo associados ao setor de mobilidade urbana. São 21 ônibus modelo Volvo BZRT, sendo 16 articulados e 5 biarticulados. Eles irão operar no BRT Leste-Oeste da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo de Goiânia – RMTC.

Os veículos fazem parte do primeiro lote de chassis articulados e biarticulados elétricos produzidos no complexo industrial da Volvo, em Curitiba (PR). A fábrica é a base de produção e exportação desses ônibus para todos os mercados da marca no mundo. O biarticulado tem capacidade para 250 passageiros e o articulado para 180 pessoas, ambos com zero emissões de CO₂ e baixíssimo nível de ruído.

“É com grande satisfação que anunciamos esta importante venda para um dos principais BRTs do País. Goiânia dá um passo importante ao escolher ônibus elétricos de alta tecnologia e grande segurança em sua jornada de descarbonização do transporte público”, diz André Marques, presidente da Volvo Buses América Latina.

Para Gustavo Bacellar de Faria, CEO da GreenMob Capital, a entrega dos novos ônibus representa um marco para o transporte coletivo brasileiro. “Estamos trazendo para Goiânia o que há de mais moderno no mundo em termos de tecnologia veicular, unindo eficiência, conforto e segurança. A chegada dos BZRT elétricos reforça nosso papel em promover a estruturação de soluções inovadoras e sustentáveis para mobilidade urbana, criando valor real para as cidades e para os nossos clientes”, afirma.

O negócio foi fechado pela Suécia Veículos, concessionária que representa a Volvo em parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste. A venda também contou com o suporte da Volvo Financial Services, divisão da marca que deu respaldo de crédito para a aquisição dos chassis.

Primeiros do mundo

“Os novos ônibus Volvo serão entregues ainda em 2025. Goiânia será a primeira cidade do mundo a operar uma frota de biarticulados elétricos Volvo de forma regular, com zero emissões. Com 28 m de comprimento, serão os maiores veículos elétricos do mundo em atividade diária”, assegura Paulo Arabian, head de vendas de ônibus da Volvo.

Os veículos rodarão no sistema BRT da Grande Goiânia, formado pelos BRT Norte-Sul, cuja 1ª fase foi inaugurada no ano passado, e no novo BRT Leste-Oeste, resultado da reconstrução do antigo “Eixo Anhanguera”, um dos primeiros corredores tronco-alimentados implantados no país, na década de 1970. O sistema atende cerca de 180 mil passageiros por dia, tem 19 estações de embarque e desembarque em uma extensão total de 28 km (ida e volta), atendendo também as cidades de Trindade, Goianira e Senador Canedo. Já o BRT Norte-Sul compreende 31 estações com 22 km de extensão e 55 km de ramificações. Ao todo, quando as obras dos dois eixos estiverem completas, estarão integradas 268 linhas do transporte público da capital. O sistema já beneficia atualmente cerca de 12 milhões de passageiros por mês, com expectativa de atingir 17 milhões de passageiros. Todos os ônibus são equipados com portas em ambos os lados e ar-condicionado. A tarifa é única e integrada em toda a rede de transportes, e as estações são acessíveis, com rampas de acesso.

Zero emissões e Zero acidentes

Chassi Volvo BZRT biarticulado

Veículo 100% elétrico, com zero emissões de CO₂, o Volvo BZRT é equipado com dois motores elétricos de 200 kW cada, totalizando 400 kW, o equivalente a 540 cv. O chassi pode contar com até oito baterias, com 720 kWh de capacidade total. O motor elétrico fica na parte central, abaixo do piso, assegurando melhor distribuição de peso e equilíbrio dinâmico. As baterias também ficam na parte inferior do veículo, permitindo carrocerias com salão completamente livre para os passageiros.

Em linha com a visão Zero Acidentes, ideal de futuro da Volvo com seus veículos, o BZRT é equipado com avançados dispositivos de segurança ativa. Câmeras para aumentar a visibilidade do motorista e sensores frontais e laterais nos pontos cegos para proteção de pedestres, ciclistas e outros usuários das vias são alguns dos destaques. O veículo possui também sensores de leitura de placas de trânsito, com avisos no painel de instrumentos para identificar os sinais e detectar o limite de velocidade das vias. Outro avanço é o Volvo Dynamic Steering (VDS), sistema que controla a direção com altíssima precisão, melhorando sensivelmente a precisão e a estabilidade dos ônibus.

Chassi Volvo BZRT articulado

Graças à sua avançada conectividade, o BZRT vem equipado para a ativação do sistema de “Zonas de Segurança”, capaz de reduzir a velocidade do ônibus automaticamente através de monitoramento via GPS. Essa tecnologia pode atuar em áreas mais propensas a acidentes, ou em regiões próximas a terminais, escolas e hospitais.

VolvoHá anos a Volvo é referência em ônibus de grande capacidade. O biarticulado da marca nasceu há mais de três décadas no sistema de transporte urbano de Curitiba (PR), numa evolução dos articulados. Ambos os modelos sempre entregaram alta eficiência, dando origem aos modernos sistemas BRT (Bus Rapid Transit), que transportam mais passageiros com menos emissões em diversas cidades em todo o mundo. Com o Volvo BZRT elétrico, esse conceito ganha ainda mais eficiência, com baixíssimo nível de ruído e zero emissões de CO₂

A GreenMob Capital é o veículo de investimentos do Grupo HP, dedicado a estruturação de projetos de capital intensivo que visam aceleração da transição energética associados à mobilidade urbana. A empresa investe em projetos e tecnologias que combinem sustentabilidade e inovação, com foco na melhoria da qualidade de vida das pessoas nas cidades brasileiras

Grupo Volvo América Latina

GreenMob Capital 
Kasane Comunicação Corporativa

NOVO ONIX USA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA APRIMORAR DESIGN, CONFORTO E DIRIGIBILIDADE

Softwares de engenharia, física estrutural e química de materiais ajudam a otimizar parâmetros para fazer do hatch e sedã da Chevrolet os mais avançados do segmento

A General Motors foi uma das primeiras empresas automotivas do mundo a aplicar inteligência artificial em seus processos de desenvolvimento. Agora, com a consolidação de tecnologias como machine learning, redes neurais e IA generativa, esse recurso alcança um outro patamar de aplicabilidade. E tem papel central na evolução do Novo Onix.

O desenvolvimento da linha 2026 tanto do hatch como do sedã da Chevrolet contou com o apoio de algoritmos inteligentes, simulações em supercomputadores e validação em campo, dando origem a um produto ainda mais avançado. Na prática, isso significa um carro com design aprimorado, cabine mais confortável e melhor dinâmica veicular. Esses ganhos, somados às demais novidades do projeto, reforçam o Novo Onix como a referência em seu segmento.

A aplicação da inteligência artificial foi decisiva em múltiplas frentes: do formato do novo para-choque ao ajuste fino do sistema de climatização à calibração do motor. O resultado é um compacto que evolui em aspectos tangíveis, com entregas perceptíveis nas mais variadas condições de uso cotidiano.

À primeira vista, o Novo Onix transmite uma percepção imediata de modernidade e sofisticação. A frente redesenhada, com traços mais horizontais, destaca a nova grade e os faróis Full LED (disponíveis pela primeira vez na linha), que não apenas realçam o estilo, mas também ampliam em 61% a eficiência luminosa em comparação com o anterior.

O para-choque frontal passou por uma reformulação completa, elevando o ângulo de ataque para facilitar a transposição de obstáculos e refinando o fluxo de ar na peça. Nas laterais, rodas inéditas acentuam a identidade visual de cada versão. Na traseira, o sedã exibe lanternas translúcidas que valorizam o conjunto, enquanto o hatch ganha um aplique inferior que realça sua ousadia.

Ao entrar na cabine, a sensação de renovação é ainda mais evidente. O novo cockpit virtual rouba a cena: o painel de instrumentos digital de 8 polegadas e a central multimídia com tela de 11 polegadas formam uma superfície integrada e envolvente para elevar a experiência de conectividade. Os novos bancos dianteiros oferecem espuma mais macia, revestimentos mais flexíveis e suporte lombar aprimorado, garantindo conforto extra mesmo em trajetos longos. Materiais, texturas e soluções visuais foram atualizados com foco em ergonomia e percepção de qualidade, fazendo do habitáculo um ambiente mais acolhedor — digno de modelos de categorias superiores.

DNA inovador

O Novo Onix também evolui em performance e eficiência, graças à calibração refinada do software da central eletrônica. A versão 1.0 Turbo com câmbio manual e gasolina no tanque, por exemplo, acelera de 0 a 100 km/h em apenas 9,9 segundos e atinge impressionantes 17,7 km/l na estrada — a melhor média entre os flex do país, segundo o Inmetro, superando o recorde do sedã. Esse desempenho notável também credencia o modelo a outro título: em sua categoria, é o único veículo com motor turbo classificado como Carro Sustentável, que isenta de IPI veículos nacionais altamente eficientes.

Mesmo nas configurações com transmissão automática ou motor aspirado, o modelo mantém uma excelente combinação entre respostas ágeis e baixo consumo de combustível. Já a experiência ao volante está mais suave e progressiva. É o reflexo do acerto fino nos amortecedores e dos novos pneus de baixa resistência à rolagem.

“O Novo Onix é resultado de uma leitura precisa das atuais expectativas do consumidor, combinada com o trabalho de uma engenharia altamente qualificada, ferramentas virtuais de última geração e testes dinâmicos rigorosos. Esse processo integrado foi essencial para traduzir demandas reais em soluções consistentes com ganhos objetivos em eficiência, conforto e segurança”, explica Fabio Morgan, engenheiro-chefe do produto.

Mais do que acompanhar a evolução do mercado, o Onix tem um histórico de protagonismo ao tornar tecnologias relevantes acessíveis a um número cada vez maior de pessoas. Foi o primeiro da categoria a oferecer velocímetro digital, central multimídia com tela sensível ao toque, projeção sem fio e seis airbags de série, conteúdos que permanecem em todas as versões da linha 2026.

O Wi-Fi nativo, o sistema de telemática OnStar e a chave presencial, até pouco tempo restritos a modelos premium, também se tornam presentes desde a versão de entrada, endossando a proposta de democratização da tecnologia que sempre acompanhou o projeto. Assim como os recursos do assistente remoto via aplicativo myChevrolet e a conveniência das atualizações via internet (OTA). Por tudo isso, o ele se mantém como a família de compactos mais bem equipada da categoria.

Com propostas complementares, as duas derivações de carroceria podem atender perfis de uso distintos. Pensado para quem busca respostas mais diretas e uma pegada jovial, o hatch (303 litros de porta-malas e 2.551 mm de entre-eixos) prioriza uma condução mais ágil e envolvente, com acerto dinâmico específico de direção e suspensão. Já o sedã é ideal para quem valoriza mais espaço interno: com 2.600 mm de distância entre as rodas e até 500 litros de volume de carga, oferece conforto real para os passageiros traseiros e praticidade no uso familiar cotidiano.

O Novo Onix já está disponível nas concessionárias Chevrolet em seis sete versões — 1.0 MT, Turbo MT, Turbo AT, LT, LTZ, Premier e RS — com sete seis opções de cores. A versão RS, exclusiva da carroceria hatch, passa a ocupar o topo da linha, combinando visual esportivo com um pacote ainda mais abrangente de equipamentos. Outra novidade é a ampliação da garantia de fábrica para até 5 anos. É mais uma prova da confiança da marca na qualidade do produto e do compromisso com o consumidor ao longo de toda a jornada de posse.

Também chama atenção a quantidade de acessórios: são 77 itens disponíveis, maior portfólio do segmento, sendo 19 inéditos, como apliques decorativos externos e iluminação ambiente. O recurso adiciona sofisticação e conforto ao interior por meio de luzes indiretas de LED instaladas em pontos estratégicos do painel e portas. Ela é configurável em intensidade e cor, permitindo que o motorista customize a cabine de acordo com seu estilo ou humor.

IA na prática: aplicações e resultados

Mais do que uma tendência tecnológica, a inteligência artificial foi integrada de forma prática e decisiva no desenvolvimento do Novo Onix. A ferramenta foi aplicada em diversas etapas do projeto, desde a fase virtual até os testes em campo, permitindo ganhos reais em tempo, eficiência e qualidade. Abaixo, alguns exemplos de como a IA contribuiu para essa evolução.

Aerodinâmica inteligente: O redesenho do para-choque dianteiro foi conduzido com apoio de simulações em supercomputadores, usando IA generativa para explorar diferentes geometrias em busca do melhor equilíbrio entre design, ângulo de ataque, arrefecimento e desempenho aerodinâmico. O novo formato elevou em aproximadamente 30% o ângulo de ataque, facilitando a transposição de rampas e valetas, sem comprometer o arrasto.

Conforto térmico otimizado: O sistema de ar-condicionado do Novo Onix passou por uma reengenharia completa com o suporte de algoritmos de inteligência artificial. A principal evolução está na nova geometria dos dutos que distribuem o ar para a cabine: agora, com trajetos mais lineares e transições mais suaves entre as seções, houve uma redução significativa nas perdas por turbulência. Essa otimização permitiu um ganho de até 30% na velocidade de resfriamento da cabine, com redução de até 5 °C na sensação térmica durante os primeiros minutos de uso — entregando mais conforto e eficiência energética, com menor esforço do compressor e, consequentemente, menor nível de ruído.

Suspensão e estabilidade sob medida: A introdução de um novo pneu de baixa resistência à rolagem com duplo nível de calibração (conforto e eficiência) motivou uma revisão completa dos parâmetros de dirigibilidade do Novo Onix. Com o apoio de supercomputador, a engenharia recalibrou suspensão, direção e respostas dinâmicas do veículo para aprimorar um dos diferenciais mais reconhecidos da linha: a excelente dirigibilidade. O ajuste fino considerou cenários diversos de carga, superfície e velocidade, garantindo um equilíbrio ainda mais preciso entre maciez e estabilidade.

Eficiência energética e motor mais refinado: A inteligência artificial também foi decisiva no refinamento da calibração do motor. A otimização do design da grade frontal, com reflexo na admissão de ar, exigiu um novo ajuste de parâmetros internos, assim como a nova equação tributária por faixa de potência. Feito exclusivamente via software, esse processo envolveu milhares de simulações e testes em bancos virtuais, com foco em eficiência energética e redução de emissões sem comprometimento da performance.

Como resultado, o motor turbo passa a entregar 115,5 cv de potência máxima. A nova estratégia de calibração garante que o Novo Onix mantenha o desempenho e o torque em níveis elevados, além de posicioná-lo acima dos padrões da categoria.

Nova química

Assim como a inteligência artificial e a física aplicada, a química também desempenha papel estratégico na evolução da engenharia automotiva. A composição de materiais, ligas, fluidos e revestimentos impacta diretamente atributos como durabilidade, eficiência térmica e emissões.

No Novo Onix, esse cuidado pode ser percebido em soluções como a correia banhada a óleo — um componente técnico que une as vantagens da correia dentada a seco com a durabilidade dos sistemas por corrente de comando, entregando menor atrito, funcionamento mais silencioso e vida longa. Essa tecnologia contribui para a eficiência energética, a redução das emissões e o menor custo total de manutenção no decorrer do tempo.

Mas a realidade do cenário automotivo nacional impõe desafios adicionais. Estudos e levantamentos de campo indicam um aumento na presença de lubrificantes que não atendem às especificações adequadas — seja por adulteração ou falsificação, seja pelo uso de óleos fora das recomendações do fabricante. Essa condição afeta diferentes sistemas de qualquer tipo de motor e pode comprometer o desempenho e a durabilidade de elementos fundamentais para o funcionamento equilibrado do conjunto, incluindo a correia banhada a óleo.

Diante disso, a engenharia da GM liderou o desenvolvimento de uma nova geração desse componente, com composição química ainda mais resistente à acidez e à contaminação por agentes presentes em óleos vencidos ou inconformes. Vale destacar que se mantém a recomendação do uso do lubrificante especificado no manual do veículo, assim como da troca preventiva da correia em 240 mil quilômetros — o mesmo padrão de durabilidade da geração anterior. Essa atualização endossa o compromisso da marca com a confiabilidade técnica e a longevidade dos seus veículos no uso cotidiano.

E não por acaso. Com mais de 3 milhões de unidades comercializadas desde seu lançamento, Onix e Onix Plus formam a linha de maior sucesso da Chevrolet em seus 100 anos de atuação no Brasil. Além disso, o modelo registra um dos mais altos índices de satisfação entre os clientes da marca, consolidando sua reputação de confiabilidade e bom valor de revenda. São também os veículos mais emplacados da Chevrolet no país — um feito que reforça não apenas sua liderança comercial, mas também sua conexão com o consumidor brasileiro. Esse legado de protagonismo se renova agora com um projeto ainda mais avançado.

General Motors América do Sul

MERCEDES-BENZ DESTACA SOLUÇÕES DE SUSTENTABILIDADE NO SEMINÁRIO NTU 2025

Mais de 200 ônibus elétricos Mercedes-Benz eO500U já circulam no Brasil, principalmente na cidade de São Paulo

A Mercedes-Benz do Brasil, em sintonia com as tendências da mobilidade e do transporte coletivo urbano, estará presente no Seminário Nacional NTU 2025, que será realizado, nos dias 12 e 13 de agosto, em Brasília, Distrito Federal.

Sob o tema “Rotas para um transporte público mais sustentável”, o evento, organizado pela NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), reúne autoridades, entidades, empresas, especialistas e outros públicos. Vários painéis serão realizados ao longo dos dois dias, abordando assuntos como a política nacional de transporte público coletivo, tarifas, inteligência artificial e gestão por dados, mobilidade urbana e capacidade de investimento do setor. Também ocorrerá o lançamento dos movimentos “NTU Mulher” e “NTU Jovem”.

A Mercedes-Benz leva para o evento duas soluções que são referência em sustentabilidade: o ônibus elétrico eO500U e o sistema de gestão de frota FleetBus. O eO500U reforça o compromisso da marca em oferecer uma alternativa sustentável para a mobilidade urbana. É também um produto focado na eficiência tecnológica e econômica para as empresas de ônibus e gestores do transporte coletivo.

O FleetBus é um exclusivo sistema de telemetria e conectividade desenvolvido para gestão de frotas de ônibus. Este serviço permite ampla diversidade de análises de desempenho dos ônibus e de manutenções preventivas e preditivas, diminuindo o risco de paradas não programadas. Isso também traz benefícios como redução no consumo e menos emissão de poluentes.

Na quarta-feira, 13 de agosto, entre 11h00 e 12h30, Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, participará do Painel “Inovação Tecnológica Veicular e Transição Realista”, que abordará os caminhos para a redução de emissões da frota nacional e etapas a serem vencidas para uma transição energética realista, frente aos desafios e oportunidades de cada região do País.

Sustentabilidade faz parte do foco diário da Mercedes-Benz

“O Seminário Nacional NTU ocupa posição relevante no Brasil ao promover debates de ideias e propor ações efetivas sobre tópicos relevantes e fundamentais para o desenvolvimento do transporte coletivo urbano no País. O tema deste ano demonstra a sintonia da NTU com as tendências locais e globais da mobilidade e seus desafios e oportunidades”, ressalta Walter Barbosa.

“Sustentabilidade e mobilidade também fazem parte do foco diário e de ações concretas da Mercedes-Benz, em alinhamento com a estratégia ESG. Vale citar, por exemplo, o nosso ônibus elétrico eO500U, totalmente desenvolvido e produzido no País dentro da realidade brasileira e latino-americana”, prossegue Walter Barbosa. “Ao mesmo tempo que oferecemos ao mercado um produto de alta qualidade e tecnologia, damos total apoio aos players do setor diante dos desafios da transição energética no transporte público. O Seminário NTU, portanto, é uma excelente oportunidade para compartilharmos conhecimento e experiência, numa cooperação mútua que é essencial para consolidar as soluções sustentáveis no transporte coletivo urbano, trazendo benefícios para os usuários, os operadores, o meio ambiente e a sociedade com um todo”.

Mais de 200 ônibus elétricos Mercedes-Benz eO500U em operação

Totalmente desenvolvido no Brasil, o chassi de ônibus elétrico urbano Mercedes-Benz eO500U, 100% a bateria, vem sendo produzido em série desde o final de 2022, na moderna Linha 4.0 da fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Atualmente, há 266 unidades do eO500U vendidas, todas de produção própria da marca. Além disso, a Mercedes-Benz mantém parceria com a Eletra, que já resultou na entrega de 167 chassis para aplicação de sistemas de tração elétrica. O estado de São Paulo tem sido o destino final de 100% dessa frota de veículos com tecnologia elétrica da marca.

“Atualmente, nosso ônibus elétrico também vem sendo testado em operações regulares na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, assim como já ocorreu em Belo Horizonte, Curitiba e Rio de Janeiro”, informa Walter Barbosa. “O eO500U está cada dia mais presente nas vias e nos sistemas de transporte coletivo urbano de grandes cidades. Aliás, ainda sobre a eletromobilidade, vale destacar que o nosso ônibus elétrico articulado eO500UA, apresentado na LatBus 2024, já tem um programa de testes internos para 2025. Este veículo deverá começar a circular em 2026 e também será exportado para países da América Latina ”.

FleetBus é item de série para todo o portfólio de ônibus da marca

O exclusivo sistema de telemetria e conectividade FleetBus da Mercedes-Benz foi desenvolvido especificamente para gestão de frotas de ônibus. Idealizado para pequenos, médios e grandes frotistas, ele está disponível para todos os segmentos de ônibus produzidos pela Mercedes-Benz, desde os zero km (Euro 6 e Elétricos) até os semi-novos produzidos a partir de 2012 – neste caso, é necessário instalar o kit de conectividade, composto por um módulo de telemetria, chicotes elétricos e antenas.

Desde janeiro deste ano, todos os chassis de ônibus urbanos e rodoviários Mercedes-Benz, com exceção daqueles destinados a licitações, saem de fábrica com o equipamento do FleetBus previamente instalado.

“Como o FleetBus passou a ser item de série, basta o cliente contratar o serviço no concessionário de sua região que a ativação será automática e muito rápida, agilizando o uso dessa moderna ferramenta para gestão de sua frota de ônibus”, afirma Walter Barbosa. “Dessa forma, o gestor passa a contar com informações dos veículos e do comportamento dos motoristas em tempo real, com análise de performance e diagnósticos. Queremos assim proporcionar uma melhor experiência para os clientes com esse nosso exclusivo serviço 4.0”.

Entre as principais funcionalidades do FleetBus destacam-se o diagnóstico de falhas, eventos geolocalizados (informações sobre frenagens e acelerações bruscas, curvas em alta velocidade, excesso de velocidade, onde e quando os eventos ocorreram, entre outras) e sistema de diagnose em tempo real com análise do comportamento do veículo e do modo de condução. O sistema lê detalhadamente o que acontece com o ônibus. Com isso, as avaliações são mais precisas, gerando confiança e resultados para os clientes.

Com interface Web e uso intuitivo e amigável, esse serviço traz mais vantagens aos clientes. Ele contribui, por exemplo, para que os ônibus da frota fiquem mais tempo em circulação, gerando resultados e rentabilidade. Além disso, a redução no consumo de diesel traz o benefício de menos emissão de poluentes.

O FleetBus também contabiliza o número de ativações dos recursos de segurança dos ônibus, como, por exemplo, o ACC (piloto automático adaptativo), o AEBS (sistema de frenagem de emergência), o LDWS (sistema de aviso de faixa), o ESP (controle eletrônico de estabilidade) e vários outros.

Além da segurança, o sistema também monitora itens de desempenho, economia e outros, como as falhas e paradas que podem ser evitadas a partir de informações precisas em tempo real.

No caso do ônibus elétrico eO500U são monitorados, dentre outros itens, a carga atual da bateria, a autonomia do veículo e o consumo médio de energia por quilometro rodado.

Entre as vantagens proporcionadas pelo FleetBus aos clientes destacam-se a visualização dos sinais do veículo em tempo real remotamente, gestão de falhas e eventos geolocalizados, criação e customização de eventos de condução, manutenção e segurança, bem como redução do tempo de diagnóstico de manutenção.

As funcionalidades do sistema incluem também cercas eletrônicas para monitoramento da velocidade, mapa da rota percorrida, gestão do consumo de combustível, identificação de comportamentos dos motoristas que impactam no consumo e na segurança e transmissão automática de relatórios por e-mail.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus