segunda-feira, 11 de agosto de 2025

TRACBEL APRESENTA MÁQUINAS VOLVO, SDLG E BULL E SEU AMPLO PORTIFÓLIO PARA OBRAS DE INFRAESTRUTURA

Escavadeira compacta elétrica Volvo ECR25

A Tracbel estará mostrando todo o seu grande portfólio de máquinas para obras de infraestrutura no InfraBusiness Expo, um dos maiores eventos de produtos, novas tecnologias e serviços para o setor, que se realizará a partir de amanhã, 12 de agosto, e se estenderá até quinta-feira, em Belo Horizonte (MG). 

"Vamos apresentar equipamentos e serviços que podem ser utilizados em obras de construções, minerações, locações e demais segmentos ligados a infraestrutura", declara Gidalto Santos, CEO do Grupo Tracbel e head da divisão de máquinas. A Tracbel é um dos maiores distribuidores de equipamentos pesados do Brasil e é reconhecida pela excelência em seu pós-venda.

A empresa oferecerá condições especiais de aquisição durante o período da feira. No seu amplo estande no Expominas, a empresa exibirá máquinas da Volvo, SDLG e Bull e equipamentos elétricos recém-lançadas. São marcas globalmente conhecidas por sua produtividade. "Estamos reforçando nosso compromisso com a sustentabilidade, com uma estratégia de oferecer produtos que contribuem para a redução de emissões de CO2 no setor de infraestrutura", afirma Paulo Brasil, diretor comercial da Tracbel.

Paulo Brasil

No local estarão as carregadeiras Volvo L120 Eletric e L25 Eletric, além da escavadeira elétrica ECR25. "As empresas que adquiriram equipamentos eletrificados compactos obtêm uma operação com maior produtividade. E ainda com maior agilidade, silêncio e eficiência energética", diz Rafaela Correia, Gerente Comercial de Minas Gerais.

Maior produtividade

A empresa vai expor ainda as carregadeiras Volvo L60H, L150H e L180H, além da escavadeira  EC220FL. Os modelos da série H possuem mais funcionalidades para aumentar a eficiência, a segurança e a eficiência energética, entregando alta produtividade e maior disponibilidade nas operações. Um dos destaques das novas carregadeiras de rodas L60H, L70H e L90H é a economia de combustível, de até 20% em relação às suas antecessoras.

Carregadeira compacta Volvo L25 Electric

Da SDLG, estarão expostas a carregadeira L936H, o compactador de solo RS7120H e a escavadeira ER636F. "Os equipamentos SDLG são identificados por sua robustez e baixo consumo de combustível. Eles estão cada vez mais ganhando espaço no País, principalmente em operações de construção", explica Rafaela.

Compactador de solo SDLG RS7120H

A gerente lembra que o modelo RS7120H, por exemplo, é uma máquina com um tambor pesado de grande diâmetro, que pode ser utilizado na compactação de solos em estradas, estacionamentos e em áreas de construção. "É uma máquina excelente, simples de operar. O RS7120H exerce pressão sobre o solo para torná-lo mais firme e estável, garantindo a durabilidade e qualidade do asfalto e das superfícies", destaca.

Bull HD96

"Estamos levando o que há de mais avançado e produtivo para o setor", conta Paulo Brasil. Ele cita a retroescavadeira Bull, distribuída no Brasil com exclusividade pela Tracbel. Ela atende as principais demandas do mercado local. "A maioria das retroescavadeiras vendidas no Brasil está na faixa de 7,4 toneladas de peso operacional. Os modelos da Bull têm 8,2 toneladas e são mais fortes e com maior alcance de lança", finaliza.

Tracbel
Outlook – Comunicação & Estratégia

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

GWM TANK 300 CONCLUI RALLY DOS SERTÕES 2025 COM DESEMPENHO IMPECÁVEL E PROVA QUE É UM LEGÍTIMO 4X4

SUV híbrido 4x4 percorreu mais de 4 mil km - enfrentando calor extremo, chuva, lama, areia, pedra e muita poeira - sem apresentar falhas

O SUV híbrido GWM Tank 300 concluiu o Rally dos Sertões 2025, conduzido pelo consultor e jornalista especializado em off-road Luis Carqueijo, e provou que é um legítimo 4x4, capaz de enfrentar qualquer obstáculo.

Após percorrer 4.115 quilômetros – incluindo o deslocamento de São Paulo até a largada em Goiânia (GO) e os 3.482 km oficiais entre Goiás e o litoral de Alagoas – o modelo demonstrou, na prática, toda a robustez, versatilidade e confiabilidade que o colocam entre os SUVs 4x4 mais completos do mercado, com funcionalidades que oferecem excelente sensação de segurança e desempenho ímpar.

Durante dez dias, o Tank 300 enfrentou deslocamentos longos, trilhas off-road pelo cerrado e caatinga, trechos de areia, piçarra e pedra, calor de até 39°C e, nos últimos dias, fortes chuvas e ventania. “Foi a oportunidade perfeita para comprovar, em uso real e intenso, a capacidade, a robustez e o comportamento do Tank no off-road extremo. E ele não poderia ter se saído melhor: sem qualquer falha ou ocorrência, sem dificuldades ou pontos fracos, com ótima vedação contra poeira e água, além de recursos bem calibrados e funcionais”, afirma Carqueijo.

O consultor destacou o equilíbrio entre desempenho e conforto: “O Tank se mostrou um companheiro de viagem fiel, imponente e extremamente competente. A combinação de capacidade off-road e conforto on-road, aliada aos sistemas de segurança, fez toda a diferença”.

Entre os destaques tecnológicos, o Tank 300 conta com sistemas avançados de assistência ao motorista, do tipo ADAS, que oferecem excelente sensação de segurança e contribuem para uma condução mais tranquila e segura em diferentes tipos de terreno.

Com carroceria sobre chassi, suspensão traseira de curso longo com eixo rígido, reduzida real e bloqueios dos diferenciais dianteiro e traseiro, o modelo superou todos os obstáculos. Nos momentos em que o modo elétrico pôde ser utilizado, a experiência ganhou um toque extra de conexão com a natureza: “Rodar em silêncio, ouvindo apenas os sons ao redor, foi incrível”, destaca o piloto.

O consumo também surpreendeu: média geral de 9,7 km/l ao longo de todo o percurso, com apenas duas recargas completas de bateria – uma em São Paulo e outra em Goiânia, antes da largada oficial.

Para Carqueijo, participar dos Sertões com o Tank reforçou o que ele já suspeitava desde o lançamento: “O carro é construído do jeito que a gente gosta, para quem leva o off-road a sério, mas sem abrir mão de conforto, tecnologia e eficiência.”

Rally dos Sertões

O rali teve início em 1993 com a proposta de criar no Brasil uma prova inspirada em desafios internacionais, como o Paris-Dakar e o Rally dos Faraós, no Egito. Desde então, o Rally dos Sertões ganhou destaque nacional, evidenciando o potencial da modalidade no país. Realizada anualmente, a competição dura cerca de dez dias e geralmente inclui etapas que valem pontos para o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country.

GWM

Maior empresa automotiva chinesa de capital 100% privado, a GWM é a quarta maior fabricante mundial de picapes médias, segmento que ela lidera na China há 24 anos, onde tem uma participação acima de 50%. A empresa tem uma atuação global que envolve mais de 60 países, 70 mil funcionários e oito centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) ao redor do mundo.

GWM Brasil
Grupo Printer Comunicação

JOHN DEERE LEVA À INFRABUSINESS EXPO 2025 SOLUÇÕES PARA TODAS AS ÁREAS DA CONSTRUÇÃO

Companhia apresenta portfólio completo de máquinas com foco em conectividade e eficiência

Para reforçar sua atuação no setor da Construção e ampliar o relacionamento com clientes e operadores, a John Deere, empresa global de tecnologia que fornece principalmente software e equipamentos para os setores agrícola, de construção e florestal, marca presença na primeira edição da InfraBusiness Expo, que ocorre de 12 a 14 de agosto, no Expominas, em Belo Horizonte (MG). 

Representada pelo distribuidor Inova, a empresa terá como destaque a apresentação de um equipamento de cada família da linha de Construção, evidenciando sua capacidade de oferecer soluções completas e integradas para todas as etapas da operação.

“Estamos muito entusiasmados em participar da primeira edição da InfraBusiness em Minas Gerais, uma região estratégica para o setor e com grande potencial de crescimento. A feira é uma excelente oportunidade para reforçarmos o nosso compromisso com inovação, sustentabilidade e relacionamento com os clientes”, afirma Thomas Spana, gerente de Marketing da divisão de Construção da John Deere para a América Latina.

“Belo Horizonte é um polo logístico e urbano fundamental para o setor. Para nós, da Inova, é muito gratificante representar a John Deere nesse evento que inaugura uma nova vitrine para a construção no Estado. Vamos aproveitar essa oportunidade para mostrar o que temos de mais moderno em tecnologia, conectividade e pós-vendas”, complementa Leonardo Pereira, diretor-executivo do Grupo Inova.

Equipamentos

Entre os modelos expostos estão a retroescavadeira 310 P, pá-carregadeira 624 P, escavadeira 210 P, motoniveladora 670 P, trator de esteira 850J-II, trator 6150M, rolo compactador HP 280 e a vibroacabadora Super 1400.

Entre as máquinas, a retroescavadeira 310 P reúne alto desempenho e múltiplas aplicações em obras urbanas, estradas e até no campo. Equipada com motor eletrônico de 4,5 L, transmissão PowerShift e modo ECO, garante economia de combustível de até 11%. É a única da categoria com garantia de consumo e conectividade com o John Deere Operations Center™, o que permite monitoramento remoto e maior eficiência operacional.

Já o trator de esteira 850J-II foi desenvolvido para movimentar grandes volumes de solo com tração e estabilidade. Com transmissão hidrostática, Controle Total da Máquina (TMC) e JDLink™, o modelo enfrenta terrenos difíceis com alto desempenho e robustez.

A pá-carregadeira 624 P combina potência, conforto e inteligência operacional. Sua transmissão PowerShift com mudanças automáticas de marcha garante força de desagregação e tempo de resposta superiores. Conta com cabine espaçosa, sistema de arrefecimento Quad-Cool, iluminação LED e motor John Deere PowerTech, que entrega eficiência mesmo em condições adversas.

O trator 6150M, da linha agrícola, também marca presença por sua versatilidade e aplicabilidade em atividades da construção. Com 150 cv de potência, o modelo é compatível com o John Deere Operations Center™, JDLink™ e soluções em agricultura de precisão, mas também se destaca por atributos como conforto, robustez e controle, que fazem dele uma alternativa eficiente para operações como terraplenagem e suporte a frentes de trabalho.

O Wirtgen Group, por sua vez, apresenta soluções focadas em pavimentação. O rolo compactador HP 280 oferece alta capacidade de manobra e controle de lastro ajustável para aplicações urbanas e rodoviárias. Já a vibroacabadora Super 1400, da Vögele, entrega precisão no acabamento de camadas asfálticas com sistema de nivelamento automatizado e operação simplificada.

Além das máquinas, o estande contará com um portfólio completo de soluções de pós-vendas, como o John Deere Protect™, pacote que garante manutenção programada, peças originais e monitoramento remoto para evitar falhas inesperadas. O Programa Litros de Vantagens também terá espaço dedicado, apresentando sua proposta de garantia de consumo de combustível, o que proporciona mais previsibilidade e economia ao cliente.

Conectividade e Sustentabilidade

A conectividade também será um dos eixos centrais do estande. Com ferramentas como JDLink™ e o John Deere Operations Center™, é possível monitorar máquinas em tempo real, avaliar consumo, ociosidade e uso do modo ECO, além de programar ações preventivas por meio do Expert Alerts, reduzindo custos operacionais e aumentando a produtividade.

A participação na InfraBusiness Expo reforça a visão da John Deere sobre o futuro da construção, em que sustentabilidade e tecnologia caminham juntas. As soluções apresentadas no evento foram pensadas para tornar as operações mais inteligentes, com menor consumo de combustível, redução de emissões e melhor aproveitamento de recursos.

“A construção do futuro passa por eficiência, conectividade e responsabilidade ambiental. Nosso papel é entregar soluções que ajudem os clientes a produzirem mais, com menos impacto ao meio ambiente. E é isso que temos buscado com cada avanço da John Deere no Brasil”, conclui Spana.

Campanha Amarelo John Deere

Além do portfólio de equipamentos, o estande da companhia evidencia a campanha “Amarelo John Deere”, que mostra que, embora a cor amarela seja comum no setor, o tom característico da marca carrega diferenciais como robustez, inovação e excelência no atendimento pós-venda. Com o mote “Amarelo não é tudo igual”, a campanha se desdobra pela América Latina em ações digitais, conteúdos na imprensa, tapumes personalizados em obras, ativações com influenciadores e presença em eventos.

Condições especiais do Banco John Deere

Clientes interessados em adquirir máquinas da marca podem aproveitar condições especiais, com financiamento direto pelo Banco John Deere. Na linha de Construção, até 5 de setembro, é possível parcelar serviços de manutenção com taxa zero. Para novos equipamentos, o Pronaf Construção oferece juros a partir de 8% ao ano, enquanto o Pronamp disponibiliza taxas de 10% ao ano, com prazo de pagamento de até cinco anos.

Consórcio John Deere

O Consórcio Nacional John Deere, resultado da parceria com a Randon Consórcios, é a forma mais econômica de adquirir máquinas a médio e longo prazo e permite parcelar todo o valor do bem. São oferecidos planos para a aquisição de toda a linha John Deere. Ao aderir a uma das ofertas, o consorciado escolhe o crédito e, quando contemplado, decide qual produto vai adquirir.

Além disso, possibilita maior poder de compra, uma vez que, ao receber a carta de crédito, o consorciado poderá realizar o pagamento do produto à vista. Também é um mecanismo bastante flexível, pois permite parcelar todo o custo, definir o valor da parcela e o tempo desejado para pagar as mensalidades, ou seja, o prazo máximo para o recebimento da carta de crédito e a aquisição. Para saber mais informações ou simular um plano de consórcio, clique aqui.

John Deere

TERMINAL DE CONTÊINERES DE PARANAGUÁ SUBSTITUI EMPILHADEIRAS A COMBUSTÃO POR NOVO MODELO ELÉTRICO

Iniciativa faz parte do projeto de descarbonização do Terminal

No início deste mês de agosto, a TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, substituiu oito empilhadeiras de pequeno porte com grupos geradores a combustão por modelos totalmente elétricos. 

Fabricados pela chinesa Hangcha e fornecidos por meio de um contrato de locação com a empresa Macromaq, os novos equipamentos da linha XC Pro Series têm autonomia de 20 horas, tempo de recarga completa de aproximadamente uma hora e capacidade de carga de até 5 toneladas.

Entre as principais vantagens dos novos modelos estão a redução das emissões de gases de efeito estufa e de poluição sonora, melhora na produtividade, ganho de eficiência energética, menor necessidade de manutenção e redução no tempo de ociosidade, além da diminuição nos custos operacionais em cerca de 22%.

“As novas empilhadeiras representam um avanço importante em termos de eficiência e sustentabilidade, e esses fatores geram impacto direto na qualidade dos serviços executados no Armazém Alfandegado de Importação do Terminal”, destaca Fabio Mattos, gerente de operações logísticas da TCP.

Por se tratar de equipamentos novos e com grupos geradores elétricos, os colaboradores do armazém e almoxarifado do Terminal passarão por treinamentos de boas práticas para garantir a autonomia do equipamento e a segurança da equipe, uma vez que as empilhadeiras geram menos ruídos quando estão operando.

Com nove mil metros quadrados de área e capacidade para mais de sete mil posições pallets, o Armazém Alfandegado de Importação da TCP é parte fundamental dos produtos logísticos oferecidos pelo Terminal, contando com regime de entreposto e serviços de cross-docking, cargas fracionadas (LCL), gestão de fluxo, estufagem e desova de contêineres, entre outros.

Transição energética

No mês de julho, a TCP renovou compromisso com o Pacto Global das Nações Unidas, iniciativa que incentiva práticas empresariais alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Com pouco mais de quatro anos restantes para alcançar as metas da Agenda 2030, a adesão ao Pacto Global proporciona um caminho claro para as empresas se alinharem às normas e regulamentações internacionais.

Dentre os 17 ODS estabelecidos pelas Nações Unidas, o Terminal tem concentrado seus esforços em Indústria, Inovação e Infraestrutura (ODS 9), Consumo e Produção Responsáveis (ODS 12) e Ação contra a Mudança Global do Clima (ODS 13).

Para Kayo Zaiats, gerente de meio ambiente da TCP, “essa renovação é particularmente importante em um cenário onde a sustentabilidade tem se tornado uma exigência legal e de mercado. Com ela, reafirmamos o papel do Terminal como agente ativo na construção de um futuro melhor”, explica.

Entre os compromissos assumidos pela TCP está a compra de energia totalmente proveniente de fontes renováveis, medida adotada desde 2022 e que, em 2025, já garantiu ao Terminal a conquista do Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC, na sigla em inglês) pelo terceiro ano.

A conversão dos guindastes pórticos sobre rodas (RTG) de grupos geradores a diesel para motores elétricos é outra medida estratégica executada pelo Terminal. Até o momento, três equipamentos já foram eletrificados, garantindo uma redução de 97% nas emissões de gases de efeito estufa na operação de cada máquina, além de reduzir custos operacionais e tempo de manutenção.

TCP - Terminal de Contêineres de Paranaguá
203 Comunicação

VOLVO LANÇA CHASSI BZRLE E AMPLIA SUA OFERTA DE ÔNIBUS ELÉTRICOS URBANOS NO BRASIL

Chassi tem piso baixo e atenderá metrópoles que demandam essa configuração de veículo, como São Paulo, Goiânia, Brasília e Porto Alegre, entre outras.

Chassi Volvo BZRLE, frente

Com o lançamento, a Volvo passa a oferecer uma ampla gama de chassis a bateria, incluindo modelos padron, piso baixo, articulado e biarticulado. O novo Volvo BZRLE é o destaque da marca no seminário NTU, importante evento do setor de transportes urbanos que acontece nos dias 12 e 13 de agosto, em Brasília (DF).

Com zero emissões e zero ruído, o novo membro da família de chassis elétricos Volvo chega para aumentar a cobertura da marca em elétricos urbanos. “Algumas cidades precisam dessa versão com piso baixo para facilitar o embarque e desembarque de passageiros. Com essa nova configuração, temos o mais amplo portfólio da indústria de ônibus elétricos no País”, afirma Alexandre Selski, head de eletromobilidade da Volvo Buses na América Latina. A linha Volvo é composta pelos modelos BZL, BZR, BZRLE, BZRT articulado e BZRT biarticulado.

Plataforma consagrada

Chassi Volvo BZRLE, traseira

O BZRLE utiliza uma plataforma consagrada dos ônibus Volvo. O modelo tem o mesmo quadro de chassi, freios e eixos da versão a diesel equivalente da marca. “São componentes bastante conhecidos dos operadores de transporte, compartilhando a mesma facilidade e benefícios de manutenção dos nossos demais modelos”, assegura Paulo Arabian, head de vendas de ônibus da Volvo. O veículo tem configuração de tração 4x2 e pode receber carrocerias de até 13,5 metros, transportando até 90 passageiros.

A exemplo da versão de piso alto (BZR), o Volvo BZRLE está disponível com um ou dois motores de 200 kW cada, totalizando 400 kW, o equivalente a 540 cv. Todos os componentes, inclusive as baterias, ficam abaixo do assoalho, proporcionando melhor aproveitamento para os passageiros e uma carroceria totalmente envidraçada. Possui ainda a versatilidade de instalação de portas no lado direito ou esquerdo, de acordo com a necessidade de cada cidade.

Alta disponibilidade

Equipado com quatro ou cinco baterias de íons-lítio de 90 kWh cada, o BZRLE tem autonomia de até 300 quilômetros. Com tomada CCS2, está preparado para receber carregamento de até 250 kWh. Nessa potência, as baterias podem ser recarregadas em até uma hora, assegurando alta disponibilidade aos operadores.

A combinação da exclusiva caixa automatizada de duas velocidades em conjunto com os motores elétricos Volvo permite até 35% de regeneração energética durante as frenagens. Outro destaque é o compressor de ar de última geração, que reduz sensivelmente os ruídos internos.

Equipado com um sistema de direção eletro-hidráulico, o veículo pode, opcionalmente, ser equipado com a Volvo Dynamic Steering (VDS). Esta avançada direção dinâmica, exclusiva da marca, amplia ainda mais o conforto, a manobrabilidade e a segurança para o motorista.

Zero acidentes e Zero emissões

Em linha com a visão Zero Acidentes, ideal de futuro da marca Volvo para seus veículos, o BZRLE vem preparado para a ativação do sistema de “Zonas de Segurança”, capaz de reduzir a velocidade do ônibus automaticamente por meio de monitoramento via GPS. Essa tecnologia pode atuar em áreas mais propensas a acidentes ou em regiões próximas a terminais, escolas e hospitais.

Com Zero Emissões, o chassi Volvo BZRLE é mais uma das iniciativas da marca para contribuir com a descarbonização dos transportes. O Grupo Volvo tem a meta global de zerar as emissões de CO₂ de origem fóssil em seus veículos até 2040.

Grupo Volvo América Latina

LECAR INAUGURA PRIMEIRA CONCESSIONÁRIA NO BRASIL E APRESENTA SUV HÍBRIDA COM DNA NACIONAL

A Lecar, montadora brasileira voltada à produção de veículos híbridos e elétricos, inaugurou oficialmente nesta quarta-feira (7) sua primeira concessionária no país, instalada em São Caetano do Sul, no ABC paulista. A unidade, batizada de Concessionária Lopes São Caetano do Sul, marca o início da operação comercial da marca, reforçando o simbolismo de fincar raízes no berço histórico da indústria automotiva nacional.

A ocasião contou com a apresentação do protótipo funcional da Lecar 459, uma SUV híbrida com motorização flex que combinará engenharia local, eficiência energética, conectividade de última geração e design voltado às preferências do consumidor brasileiro. A Lecar 459 é o primeiro modelo da marca e sua produção está prevista para começar em agosto de 2026, na futura planta industrial de Sooretama, no Espírito Santo.

A fábrica ocupará 90 mil metros quadrados de área construída, inserida em um terreno de 420 mil m², dos quais 330 mil serão destinados à preservação ambiental. Projetada desde a origem para operar com alto padrão de sustentabilidade, a planta adotará geração de energia solar, sistema de reuso de água e certificações ambientais como o selo LEED Ouro. A expectativa é de uma capacidade produtiva inicial de até 120 mil veículos por ano e geração de 1.300 empregos diretos na região.

A instalação no Espírito Santo foi estratégica. A fábrica estará posicionada próxima a cinco portos de exportação e corredores logísticos essenciais, fortalecendo o plano da LECAR de se tornar uma plataforma nacional de produção e exportação de veículos híbridos a preços competitivos. O projeto já conta com incentivos fiscais estaduais e com apoio do programa federal MOVER, além de se beneficiar das diretrizes da Nova Indústria Brasil. O cronograma de licenciamento da planta está em fase final e as obras devem começar ainda neste segundo semestre.

O primeiro concessionário da marca

Com quase 60 anos de tradição no ABC Paulista, a Lopes Automóveis é reconhecida por sua experiência no mercado de veículos e atendimento de excelência. A empresa agora dá um passo histórico ao tornar-se o primeiro concessionário oficial da LECAR no Brasil, unindo credibilidade à inovação em mobilidade sustentável. A estrutura instalada em São Caetano do Sul apresenta um showroom completo e contará futuramente também com oficina preparada para atendimento técnico especializado e equipe treinada para dar suporte aos primeiros clientes da LECAR. A unidade nasce preparada para atender à demanda crescente por veículos híbridos e sustentáveis na região metropolitana de São Paulo.

Rede nacional concessionários com sistema inédito de compra programada no setor

A estratégia da LECAR é disruptiva: ao contrário do modelo tradicional, que inicia as vendas apenas após a produção, a marca decidiu antecipar a construção de sua rede de concessionárias e adotar um sistema inédito de compra programada, permitindo que o cliente inicie o processo de aquisição do veículo antes mesmo da produção em série. Nesse formato, inspirado em mecanismos amplamente utilizados no setor da construção civil, o consumidor poderá parcelar o valor de entrada ao longo da fase pré-produção, assegurando condições acessíveis, previsibilidade financeira e prioridade no recebimento das primeiras unidades.

“A inauguração da primeira concessionária da Lecar é a materialização de um compromisso com a mobilidade sustentável. Estamos iniciando a fase de construção de um projeto nacional sólido, competitivo e conectado com o futuro”, afirma Flávio Figueiredo Assis, CEO e fundador da LECAR. Segundo ele, o objetivo é consolidar uma nova referência industrial no Brasil, com apelo ecológico, geração de empregos e valorização de ativos energéticos nacionais.

A nova montadora brasileira aposta no etanol como combustível estratégico para sua linha de veículos híbridos. A decisão dialoga com a necessidade de soluções mais sustentáveis e acessíveis à realidade brasileira. “Enquanto muitos híbridos ainda operam exclusivamente com combustíveis fósseis importados, a LECAR abrange também o etanol, um recurso renovável e amplamente disponível no território nacional, reforçando o papel do Brasil como líder potencial na transição energética da mobilidade”, comenta o executivo.

A expansão da rede de concessionárias seguirá ritmo acelerado. Ao longo de 2025, a Lecar prevê a inauguração de aproximadamente 20 unidades em diferentes regiões do país, incluindo grandes centros urbanos como Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre. A rede será composta por grupos consolidados do mercado automotivo e também por novas empresas em processo de estruturação, interessadas em ingressar em um segmento com forte tendência de crescimento.

O Lecar 459, que já esteve exposto em eventos como a Eletrolar e o WEC Interlagos, e que marcará presença também no Salão do Automóvel deste ano, incorpora tecnologia embarcada de ponta, motorização híbrida flex, sistema de assistência à condução (ADAS), autonomia estimada em até 1.000 km e possibilidade de blindagem de fábrica, uma inovação voltada a atender a demanda crescente por segurança em grandes cidades. A marca já consolidou parcerias com fornecedores nacionais de referência, como WEG, Horse Powertrain, Pirelli, Maxion, Fanavid, Marcopolo, JBS Couros e Grupo Randon.

A comercialização do modelo segue em andamento. Desde 2024, a LECAR tem mantido um canal ativo de pré-venda diretamente em sua sede, em Alphaville (SP), onde o relacionamento com os primeiros clientes foi iniciado. A partir de agora, esse atendimento passará a ser feito também por meio da implementação estratégica  rede autorizada, a começar pela Concessionária Lopes São Caetano do Sul, que assume a função de ponto de contato com o público e de vitrine para o novo momento da mobilidade automotiva brasileira.

Lecar

Fundada para liderar a transição energética da mobilidade no Brasil, a Lecar aposta em tecnologia nacional, inovação e sustentabilidade. Com uma rede de fornecedores locais e engenharia própria, a empresa prioriza o uso do etanol como energia limpa, desenvolvendo veículos híbridos flex voltados para a realidade e os desafios do país. 

O compromisso vai além do produto: a Lecar investe em uma cadeia produtiva nacional sólida e na valorização do talento brasileiro, consolidando-se como referência para a indústria automotiva do futuro. 

À frente da Lecar está Flávio Figueiredo Assis, executivo com sólida trajetória em mobilidade, tecnologia e soluções financeiras. Fundador da Lecar, Lebank e Le Card, e com mais de uma década de experiência, ele também lidera projetos inovadores que integram indústria automotiva, fintechs e serviços de mobilidade.

Serviço
Lecar | Concessionária Lopes São Caetano do Sul
Rua Lurdes, 313 - Nova Gerti - São Caetano do Sul (SP) 

Lecar
Expert & Cia Comunicação Integrada
Gilberto dos Santos
Jorge Görgen
gilberto.santos@expertecia.com.br

quinta-feira, 7 de agosto de 2025

ANFAVEA REVÊ PARA BAIXO O CRESCIMENTO DE VENDAS NO ANO, MAS MANTÉM PROJEÇÃO DE PRODUÇÃO, EM FUNÇÃO DA ALTA SURPREENDENTE NAS EXPORTAÇÕES

Embarque de veículos exportados pelo Porto de Suape - Pernambuco

Com a elevação dos juros, tarifaço dos EUA e outras variáveis macroeconômicas, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) decidiu rever suas projeções para o fechamento de 2025, feitas no final do ano passado. A maior revisão foi nas exportações, que tinham expectativa de alta de 7,5%, mas agora têm projeção de elevação bem maior, de 38,4% sobre 2024, totalizando 551 mil unidades. O motivo é a surpreendente recuperação do mercado argentino, que vem demandando grandes volumes de veículos feitos no Brasil.

Para o mercado interno, a entidade esperava uma alta de 6,3% de 2025 sobre 2024. Agora, a expectativa é de 2,765 milhões de emplacamentos no ano, o que representa um acréscimo de 5% sobre as vendas no ano anterior. Boa parte dessa revisão se deve ao segmento de caminhões, que vem perdendo tração mês a mês, sobretudo nos modelos mais pesados, voltados para transporte agrícola de longa distância. O recuo é creditado aos juros mais elevados do que se previa na virada do ano. Ônibus vivem um bom momento, mas têm menor participação no mercado total. Já entre os veículos leves, os automóveis vivem um momento de estabilidade, enquanto os comerciais leves mantêm viés de alta. 

Na somatória dos fatores, a grande alta das exportações compensa a leve queda na previsão de vendas, fazendo com que a Anfavea mantenha a expectativa de uma produção de 2,749 milhões de unidades no ano, uma evolução de 7,8% sobre o volume produzido em 2024.

“Apesar dos juros elevados e de um ingresso acima do razoável de produtos importados, precisamos continuar recuperando os volumes de produção, o que gera ganhos e empregos a toda a extensa cadeia automotiva”, afirmou o presidente Igor Calvet.

No acumulado do ano, os veículos chineses já chegam a quase 88 mil emplacamentos, 41,2% a mais do que no mesmo período de 2024, com estoques ainda elevados no país.

A participação de eletrificados leves nas vendas subiu de 6,7% para 10,9% em um ano, com uma presença cada vez mais relevante de veículos híbridos brasileiros nesse montante. O emplacamento de 160 ônibus elétricos nacionais em julho foi recorde, o que é uma ótima notícia em termos industriais e ambientais.

Julho também marcou a estreia do programa Carro Sustentável, responsável pelo aumento de 16,7% nas vendas varejo dos automóveis inscritos, nas três primeiras semanas em vigor. “Programas de redução de imposto como este são bem-vindos pelo seu caráter ambiental, pelo maior acesso a modelos zero quilômetro e por movimentar a rede de concessionárias. Mas só melhorias na condição de crédito e a substituição de importações por produtos locais podem levar a um aquecimento mais acelerado das vendas dos nossos veículos e, por tabela, da produção”. 

A entidade, durante a Coletiva de Imprensa, demonstrou preocupação com o tarifaço imposto pelo governo americano, que eleva o imposto das máquinas rodoviárias e agrícolas brasileiras, aumentando seu custo de exportação em US$ 960 milhões, ameaçando os volumes de envio aos EUA, um forte mercado para nossas associadas de máquinas autopropulsadas. 

“Quanto à resolução do Gecex, que zerou o Imposto de Importação de veículos desmontados (CKD e SKD) via cotas por seis meses, foi uma solução em consonância com a política industrial vigente no país, e é o máximo aceitável sem pôr em risco empregos e investimentos da cadeia automotiva nacional”, concluiu Calvet.

ANFAVEA
Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores

MERCEDES-BENZ DO BRASIL OFERECE MAIS EFICIÊNCIA E AGILIDADE NO ATENDIMENTO DE PEÇAS AO CLIENTE DE CAMINHÕES E ÔNIBUS

A partir da nova Central de Distribuição e Logística de Peças em Itupeva (SP), Empresa atende todos os estados do território nacional e mais de 50 países na América Latina e outros continentes

Unidade abriga 45.000 itens do portfólio de peças de caminhões, ônibus e agregados

Após a transferência de sua Central de Distribuição e Logística de Peças para a cidade paulista de Itupeva, a Mercedes-Benz do Brasil vem obtendo ganhos de eficiência e agilidade no atendimento aos clientes de caminhões e ônibus. Dali, saem peças para todo o Brasil e para mais de 50 países na América Latina e outros continentes, além de atender demandas da matriz da Daimler Truck na Alemanha.

A unidade ocupa um galpão do condomínio logístico da HGLG, próximo à Rodovia dos Bandeirantes. A operação da nova Central passou a ser feita em parceria com a Penske Logistics, líder no fornecimento de soluções da cadeia de suprimentos, armazenagem e logística para o setor automotivo no Brasil e também na América do Norte.

“A mudança para o novo endereço e a parceira com a Penske representam mais um grande passo para a modernização operacional da nossa logística de peças, com ganhos de performance e eficiência”, diz Matthias Kaeding, vice-presidente de Compras e Logística da Mercedes-Benz do Brasil e América Latina. “Esta é uma das maiores centrais de peças da Daimler Truck fora da Alemanha e uma referência do setor de veículos comerciais no País. Nossa unidade abriga cerca de 45.000 itens do portfólio de peças de caminhões, ônibus e agregados. São aproximadamente 9 milhões de peças em estoque e 1,5 milhão de peças distribuídas por mês para o mercado interno, por meio de mais de 300 pontos de atendimento da Rede de Concessionários, e para os mercados de exportação. Registramos uma média de 8.000 pedidos de clientes por dia”.

Localização privilegiada, próxima a importantes rodovias

A nova Central de Peças está situada na Estrada Joaquim Bueno Neto, Gleba I, 1397 , bairro Rio Abaixo em Itupeva (SP). O local fica bem próximo ao km 72 da Rodovia dos Bandeirantes, sentido capital. Principais distâncias: cidade de São Paulo (71 km), São Bernardo do Campo (93 km), Campinas (30 km), Porto de Santos (153 km), Aeroporto de Viracopos (26 km), Fernão Dias (65 km) e Rodoanel Mário Covas (48 km), que dá fácil acesso às rodovias Anhanguera, Dutra, Ayrton Senna, Régis Bittencourt, Raposo Tavares, Castelo Branco, Imigrantes e Anchieta.

Tradição e credibilidade no atendimento de peças ao cliente

“A transferência da nossa Central de Distribuição e Logística de Peças para Itupeva reforça a busca por melhoria contínua em seus processos e tradição e a credibilidade da Mercedes-Benz em oferecer suporte total ao cliente. Com a nova estrutura, vamos além do que já oferecíamos com relação à eficiência e agilidade logística de peças de reposição pois agregamos inteligência logística e operacional. Estamos garantindo ao nosso cliente ainda mais confiabilidade na marca, seja ele pequeno ou grande frotista e ao autônomo”, ressalta Matthias Kaeding. “Buscamos aumentar a velocidade das entregas, fazendo com que as peças cheguem aos clientes o mais rápido possível, contribuindo para a maior disponibilidade de seus caminhões ou ônibus, gerando a produtividade e a rentabilidade que eles desejam”.

Entregas emergenciais em até um dia

A fim de assegurar a agilidade e eficiência no tempo de resposta ao cliente dentro do território nacional, a Central de Distribuição e Logística de Peças da Mercedes-Benz do Brasil processa em até 24 horas as peças para pedidos emergenciais. Pedidos para reposição de estoque expresso são atendidos em até 72 horas e os pedidos de estoque são remetidos em até 7 dias.

No caso das exportações, o tempo de resposta varia conforme o modal logístico. Como exemplo, um pedido pronto para ser coletado pelo cliente leva em torno de 5 dias nos modais marítimo ou rodoviário e no modal aéreo são 2 dias

Estoque contempla peças do portfólio atual e de modelos que já não são mais produzidos

“Temos aqui um universo de itens do portfólio atual de caminhões e ônibus e também de modelos antigos, afinal, não esquecemos dos veteranos. Como exemplo, nosso estoque contém peças de caminhões clássicos da nossa marca. Entre eles, Axor Euro 5, Atron, Actros Orion, bem como os motores Euro 3 e Euro 5. Ou seja, a Mercedes-Benz está atenta às necessidades de todos os clientes porque reconhecemos a tradição, credibilidade e durabilidade dos nossos produtos aos longo desses quase 70 anos de presença no mercado brasileiro”, diz Matthias Kaeding.

O conceito de armazenagem da Central de Distribuição e Logística de Peças divide-se basicamente em quatro modos. No “mezanino” são acondicionadas as peças pequenas, operadas manualmente. São mais de 31 mil itens, com aproximadamente 4,9 milhões de peças em estoque e mais de 2.500 pedidos expedidos por dia.

As peças médias são armazenadas e manipuladas por meio do processo “Rail Pallet Rack”, caracterizado pela movimentação vertical dos pallets. Neste caso, são mais de 6.200 itens, com aproximadamente 2,3 milhões de peças em estoque e mais de 3.000 pedidos expedidos por dia.

Peças grandes e pesadas são armazenadas em “porta-pallets”. São mais de 6.400 itens, com aproximadamente 2,9 milhões de peças em estoque e mais de 800 pedidos expedidos por dia. Peças volumosas e de alto giro são acondicionadas em “Storage Blocked”, sendo empilhadas diretamente no chão. São mais de 200 itens, com cerca de 250 mil peças em estoque e mais de 500 pedidos expedidos por dia.

Conceito moderno de estoque vertical e ampla estrutura

“Na nova estrutura logística da Mercedes-Benz do Brasil conta com pé direito de 12 metros, então, verticalizamos o estoque. Com isso e com as novas empilhadeiras apropriadas para esse moderno conceito de armazém, otimizamos a operação”, informa Matthias Kaeding. “Evoluímos também em processos internos e em softwares. Utilizamos, por exemplo, o WMS (Warehouse Management System), sistema on line de gestão dos processos de recebimento, armazenagem e expedição”.

A área útil da Central de Distribuição e Logística de Peças da Mercedes-Benz do Brasil é de aproximadamente 60.000 metros quadrados. A área total do condomínio da HGLG é de mais de 234.000 metros quadrados, contando com um total de cerca de 90.000 metros quadrados locáveis de galpões, o que permite futuras expansões.

São 8 módulos de armazéns, 96 docas e 4 rampas de acesso para empilhadeiras. As docas possuem nivelamento eletrohidráulico, otimizando o ajuste da plataforma à altura da carroçaria do veículo para as operações de carregamento e descarregamento.

Sustentabilidade ambiental

Sustentabilidade ambiental é uma característica valorizada na nova Central de Distribuição e Logística de Peças da Mercedes-Benz do Brasil. O local dispõe de estação de tratamento de efluentes e caixa de retenção de águas pluviais. As telhas são zipadas, caracterizadas por uma estrutura contínua sem emendas, e o isolamento termoacústico utiliza Facefelt, feltro de lã de vidro. O sistema de iluminação conta com lâmpadas do tipo LED e com luz natural Zenital, por meio de aberturas no teto. As empilhadeiras são elétricas, movidas por baterias de lítio, mais ecológicas e adequadas a ambientes internos.

Além disso, o galpão recebeu duas certificações muito importantes: “Empreendimento Classe AAA”, que indica nível máximo de qualidade, padrão de construção e tecnologia de sistemas prediais, e “LEED” (Leadership in Energy and Environmental Design), reconhecimento ambiental global de edificações sustentáveis e eficientes.

A certificação LEED também baseou-se em iniciativas como uso racional de água, uso de materiais sustentáveis, estação de tratamento de esgoto, estação de tratamento de água e efluentes, descarte de resíduos conforme padrões ambientais, além de outras medidas.

A Central conta ainda com áreas administrativas e de convivências, mezaninos expansíveis, infraestrutura de depósitos e serviços, além de restaurante com capacidade para 500 pessoas. A portaria blindada controla o acesso durante 24 horas por dia. Destaque também para monitoriamento em circuito fechado de TV e amplo estacionamento para carretas e outros veículos. No local há uma circulação diária de cerca de 60 caminhões, entregando ou levando peças, além de containeres para exportação.

A segurança do armazém e das pessoas é preservada por um sistema completo de combate a incêndios, com hidrantes e sprinklers em toda a área de armazenagem.

Mercedes-Benz oferece soluções completas em Peças e Serviços

Ao oferecer mais eficiência e agilidade no atendimento aos clientes, a nova Central de Distribuição Logística de Peças reforça o compromisso da Mercedes-Benz com a entrega de soluções completas em Peças e Serviços aos clientes de caminhões e ônibus.

O amplo portfólio da marca conta com as Peças Genuínas Mercedes-Benz, que se destacam pelo alto padrão de qualidade, bem como pela tecnologia, durabilidade e confiabilidade comprovadas. São 45 mil itens, que estão disponíveis por meio da Rede de Concessionários em todo País.

No portfólio de Peças Remanufaturadas RENOV são 18 famílias de produtos, atendendo a todos os modelos de veículos Mercedes-Benz. Também já são oferecidos 14 novos itens para motores BlueTec 6. A peça remanufaturada assegura até 30% mais economia em relação a uma peça nova. A peça RENOV tem qualidade e desempenho equivalentes aos das peças genuínas novas. A venda à base de troca promove economia para o cliente e sustentabilidade ao reaproveitar carcaças em bom estado.

Para as peças Genuínas e Renov, são oferecidos dois anos de garantia, desde que instaladas na oficina da nossa rede de concessionários, até 21 de dezembro de 2025.

Com 10 anos de presença no mercado brasileiro, a linha de peças e acessórios Alliance Truck Parts, a da caixa amarela, oferece ótimas vantagens aos clientes. Entre elas: peças de reposição, a partir de 6 meses de garantia e economia na hora da manutenção dos veículos, não abrindo mão da alta qualidade. São mais de 2 mil itens da Alliance em catálogo, ultrapassando a barreira de 350 mil itens comercializados nos últimos 12 meses.

O Óleo Genuíno Mercedes-Benz é outro importante item do portfólio da marca que oferece mais proteção para o coração do caminhão e do ônibus. Esse lubrificante foi desenvolvido pelos especialistas da Empresa, considerando fatores específicos dos motores Mercedes-Benz, como a tecnologia BlueTec 6, por exemplo. A fórmula exclusiva do Óleo Genuíno da marca oferece muito mais durabilidade, eficiência e um excelente custo-benefício, com a qualidade de serviços realizados nas oficinas da Rede de Concessionários.

No portfólio da marca inclui-se ainda o Mercedes Club, o Programa de Fidelidade e Recompensas da Mercedes-Benz. Esta é uma iniciativa pioneira entre as montadoras de veículos comerciais que visa estreitar ainda mais o relacionamento com os clientes. A cada R$ 1,00 gasto em peças e serviços participantes, o cliente ganha 1 ponto, conforme as condições no regulamento. A pontuação pode ser utilizada para obter descontos em peças e serviços na Rede de Concessionários.

A Mercedes-Benz também se destaca no mercado pela oferta de um amplo portfólio de serviços. Dessa forma, o cliente encontra tudo o que necessita dentro da própria marca, podendo otimizar suas demandas de reparos e manutenções, sempre com foco na maior disponibilidade de seus caminhões e ônibus para o transporte.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus

CONDOMÍNIOS DE SÃO PAULO TÊM NOVAS REGRAS DE SEGURANÇA PARA ADAPTAR GARAGENS A CARROS ELÉTRICOS

Norma responde ao avanço da frota elétrica no estado e no Brasil, com vendas que já representam 8% do mercado total de automóveis leves no país

Com o crescimento acelerado da frota de carros elétricos, o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, em parceria com o governo estadual e a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), acaba de lançar uma cartilha com novas normas de segurança para garagens que tenham carregadores elétricos. As novas regras passam a valer como referência técnica para condomínios residenciais, comerciais e mistos em todo o estado com o intuito de evitar sobrecarga, curto-circuito e incêndios.

Segundo a ABVE, São Paulo registrou, só no primeiro semestre de 2024, a venda de 33.700 veículos elétricos, um aumento de 26% em relação ao mesmo período de 2023. No Brasil, os eletrificados já representam 8% das vendas totais de veículos leves. São 86.849 unidades vendidas no primeiro semestre de 2025, um crescimento de 9,5% comparado a 2024.

Para Marcus Nobre, CEO da uCondo, startup especializada em tecnologias para gestão de condomínios, a iniciativa é necessária e chega em boa hora. “Estamos diante de uma transformação irreversível na mobilidade urbana. As pessoas querem carros de uso mais econômico e, principalmente, sustentável. Por isso, os condomínios precisam se preparar técnica, jurídica e financeiramente para a era dos carros elétricos, e a cartilha vai ser um marco importante para orientar síndicos e moradores com segurança”, afirma.

Entre as exigências da nova cartilha estão a instalação de sensores de calor, ventiladores para renovação de ar e chuveiros automáticos nas garagens com pontos de recarga. As medidas visam padronizar procedimentos que hoje variam de prédio para prédio, já que, até agora, as instalações dependiam apenas das recomendações dos engenheiros contratados individualmente.

Além da segurança, a padronização busca facilitar decisões sobre quem paga pelas adaptações. “A instalação de carregadores envolve intervenções na estrutura do prédio, então precisa ser aprovada em assembleia”, explica Nobre. De acordo com ele, esse é um ponto sensível que exige diálogo e planejamento coletivo. “Se for decidido que a mudança beneficia o condomínio como um todo, os custos podem ser divididos entre todos os moradores, inclusive os que ainda não têm carro elétrico, como já acontece na construção de áreas comuns, as academias e quadras, por exemplo.”

Outra possibilidade é que apenas os usuários do serviço arquem com os custos, caso a estrutura do prédio permita segmentações elétricas e o rateio individualizado. Nobre alerta que, em ambos os casos, o síndico continua sendo o responsável legal por qualquer instalação: “Mesmo quando o morador paga tudo, o síndico precisa acompanhar o processo e garantir que tudo esteja dentro das normas, porque a garagem é uma área comum do prédio. Se ocorrer um acidente, é o síndico quem responde legalmente.”

Diante da falta de estrutura em prédios antigos, uma alternativa viável é a inclusão de vagas compartilhadas na garagem, operadas por empresas terceirizadas, para o carregamento de carros elétricos. Nessa modalidade, a empresa fornece, instala e mantém os carregadores, e o condomínio paga apenas pelo uso. “É um modelo semelhante aos mercadinhos, lavanderias e carros compartilhados em condomínios. Uma comodidade a mais que, inclusive, pode valorizar o imóvel”, comenta o CEO da uCondo.

uCondo – Fundada em 2015 por Marcus Nobre (CEO), Léo Mack (COO), Juliano Corso (CTO) e Ivan Benkendorf (PM), em Curitiba (PR), a uCondo é uma startup especializada em tecnologias para gestão condominial, que centraliza e simplifica os processos administrativos e financeiros dos condomínios. A plataforma reúne funcionalidades como comunicação entre síndicos e moradores, além de automações financeiras voltadas para administradoras de condomínios, oferecendo uma solução completa e integrada. Desenvolveu a Sindy, Inteligência Artificial (IA) disponível 24 horas por dia, pronta para resolver desde questões simples até desafios complexos relacionados a finanças, legislação e à rotina condominial. A uCondo já atende 6 mil condomínios, com mais de 560 mil usuários no aplicativo, faz parte do Órbi Conecta (BH), o principal hub de inovação de Minas Gerais. Em 2024, a uCondo lançou a CondoEduca, uma plataforma educativa com cursos para síndicos e administradoras de condomínios. Clique aqui e saiba mais

uCondo
Maya PR

GWM LANÇA EDIÇÃO LIMITADA DO ORA 03 COM AUTONOMIA DE ATÉ 420 KM E ITENS EXCLUSIVOS

O ORA 03 BEV58 posiciona-se entre os modelos BEV48 e BEV63

A GWM inicia hoje a venda do ORA 03 BEV58 (linha 2026), uma versão limitada a apenas 1.000 unidades, que chega às concessionárias da marca no próximo final de semana para ampliar a gama de veículos 100% elétricos da autotech no Brasil.

Com bateria de 58 kWh e autonomia de até 420 km (pelo ciclo WLTP, ou 315 km pelo ciclo Inmetro), o modelo se posiciona entre o ORA 03 Skin BEV48 e o esportivo ORA 03 GT BEV63. A nomenclatura BEV (Battery Electric Vehicle) somada à capacidade da bateria reforça a identidade elétrica da linha: BEV48, BEV58 e BEV63, que variam de 48 kW a 63 kW.

“O ORA 03 BEV58 entrega um pacote extremamente competitivo em desempenho, design e tecnologia. Ele amplia a gama com uma opção equilibrada que vai agradar quem busca custo-benefício sem abrir mão da performance e de um pacote completo de equipamentos”, afirma Diego Fernandes, COO da GWM Brasil.

Visualmente, a série limitada se destaca por itens exclusivos. Além dos equipamentos do ORA 03 Skin, o novo modelo acrescenta à sua lista de itens de série o teto solar panorâmico, o carregador de celular por indução de 15W, espelho interno fotocrômico e teto e retrovisores pintados de preto, além do interior totalmente preto. A principal novidade é a bateria de maior capacidade, que entrega mais autonomia.

O GWM ORA BEV58 traz motor elétrico de 171 cv e 250 Nm, entregando agilidade e dirigibilidade suave para o uso urbano e rodoviário. Além disso, oferece 6 modos de condução e 3 modos de assistência de direção (conforto, normal e esportivo), adaptando-se ao perfil de cada motorista.

A nova versão mantém o alto padrão de segurança da linha ORA 03, com 7 airbags, freios ABS + EBD, alerta e frenagem autônoma de emergência (inclusive para pedestres, motos e bicicletas), câmera 360°, assistente de ponto-cego com alerta de abertura de portas, reconhecimento de placas, condução semiautônoma nível 2+, assistente de permanência em faixa, entre outros recursos.

O GWM ORA 03 BEV58 estará disponível em quatro opções de cores: Azul Copacabana, Vermelho Brava, Branco Ágata e Preto Hematita.

Reposicionamento de preços

Com a chegada da nova série limitada, a linha GWM ORA 03 passa a contar com preços promocionais com bônus incluso por tempo limitado:

  • ORA 03 Skin BEV48: R$ 154.000
  • ORA 03 BEV58 (edição limitada): R$ 169.000
  • ORA 03 GT BEV63: R$ 189.000

Além do preço promocional, a linha ORA 03 estará com uma oferta especial. O cliente poderá escolher uma das três opções a seguir: financiamento com taxa 0%, seguro grátis ou R$ 10 mil na troca de seu usado (trade-in).

GWM Brasil
Grupo Printer Comunicação

MERCEDES-BENZ CARS & VANS BRASIL CONQUISTA SELO OURO NO GHG PROTOCOL PELA TERCEIRA VEZ

Programa é a principal ferramenta para contabilização das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE)

A Mercedes-Benz Cars & Vans conquista, pelo terceiro ano consecutivo, o selo Ouro do GHG Protocol Brasil. O programa é a principal ferramenta nacional e internacional para contabilização e gestão das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e reafirma o compromisso da marca com a transparência climática e a sustentabilidade. Integrante do programa desde 2021, a marca obteve a certificação Bronze no primeiro ano e evoluiu para o nível Ouro nos dois anos seguintes. Agora, em 2025, a empresa manteve o mais alto nível de reconhecimento, consolidando sua liderança em rastreabilidade e governança climática no setor automotivo.

“Seguimos comprometidos com a mobilidade sustentável e investindo consistentemente em práticas de ESG integradas. Esse resultado pelo terceiro ano seguido é reflexo da excelência operacional que buscamos com nossas práticas de responsabilidade socioambiental em toda a cadeia de valor. Dessa forma, também nos tornamos referência para outros mercados com relação aos nossos processos internos sobre esse tema”, afirma Ronald Koning, Presidente e CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

A certificação é resultado de um trabalho técnico robusto e contínuo que envolve a medição das emissões de GEE nos três escopos definidos pela metodologia. O Escopo 1 (emissões diretas) está relacionado ao consumo de combustíveis em geradores, empilhadeiras, frota própria e cozinhas nas concessionárias, além de emissões de sistemas de ar-condicionado e extintores.

O Escopo 2 (emissões indiretas de energia) contempla o consumo de energia elétrica em todas as unidades, com rastreamento por fatura ou contrato. Por fim, o Escopo 3 (outras emissões indiretas) inclui viagens de trabalho em avião e parte da frota corporativa. Além disso, em 2025, o inventário passará a considerar combustível de viagem de todos os colaboradores da empresa.

A Mercedes-Benz liderou o desenvolvimento de uma solução inédita no setor automotivo, na qual a mensuração é feita com base na norma internacional ISO 14064-1, integrada à estrutura de gestão de riscos do COSO (Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission).

Os dados nacionais são consolidados em dashboards que estão integrados com validação automatizada por inteligência artificial. Essa estrutura unificada e digital permite padronização, rastreabilidade e transparência em toda a rede de concessionárias, das quais 94% já enviam relatórios completos, com meta de atingir 100% até o final de 2026.

GHG Protocol

Criado em 2008, o programa Brasileiro GHG Protocol é responsável pela adaptação do método GHG Protocol ao contexto brasileiro e pelo desenvolvimento de ferramentas de cálculo para estimativas de emissões de gases do efeito estufa (GEE). Foi desenvolvido pelo FGV Centro de Estudos em Sustentabilidade e WRI (World Resources Institute), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), World Business Council for Sustainable Development (WBSCD) e 27 empresas fundadoras.

Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil

MOTORHOME MARCOPOLO REALIZA TESTES RIGOROSOS E INÉDITOS COM O NOMADE

Engenharia submeteu modelo a ensaios inéditos para o segmento no Brasil

O NOMADE, o primeiro modelo de motorhome produzido pela Marcopolo Motorhome, tem sido submetido a rigorosos e inéditos testes para garantir os mais elevados padrões de qualidade, segurança e confiabilidade, antes do início de sua comercialização. O objetivo é atender aos padrões de qualidade, segurança e confiabilidade aplicados aos produtos Marcopolo.

Segundo Marcos Molon, gestor área de Engenharia Experimental e Testes da Marcopolo, os testes realizados têm comprovado o desempenho e a segurança superiores do veículo em comparação com os comercializados no mercado nacional produtos que não são submetidos a esses tipos de validações, atendendo a critérios aplicados para os outros produtos Marcopolo. “O NOMADE atendeu com larga margem de folga os parâmetros para os produtos Marcopolo. Uma série de testes virtuais e físicos foram realizados tendo em vista a segurança, durabilidade, confiabilidade e conforto do produto”, destaca.

De acordo com o engenheiro, os testes aos quais o NOMADE vem sendo submetido incluem testes para ancoragem e fixação dos cintos de segurança de todos os ocupantes do veículo, de emissão de ruído, de carga sobre o teto e de inclinação lateral, conhecido com Tilt Test. “No Tilt Test, ultrapassamos a inclinação de 28 graus na plataforma, índice elevado e importante para a confiabilidade e segurança para os usuários, sobretudo em um veículo 4x4 e off-road”, destaca.

O Tilt Test é um dos mais rigorosos aplicados a veículos de grande porte. Ele simula situações extremas de inclinação lateral para avaliar o risco real de tombamento, especialmente em cenários como manobras bruscas, terrenos irregulares ou ventos laterais.

O NOMADE foi integralmente projetado para atender a esse tipo de exigência, com engenharia que prioriza a estabilidade estrutural e centro de gravidade otimizado, garantindo desempenho superior e nível de segurança acima do padrão. Essa validação reforça o compromisso da Marcopolo com a inovação e a segurança no segmento de motorhomes, posicionando o modelo como referência no mercado.

Na visão de Molon, os critérios adotados pela Marcopolo para construção e homologação do NOMADE representam e destacam os diferenciais do produto, algo não realizado por nenhuma outra empresa brasileira com motorhomes feitos a partir de ônibus, caminhões ou vans. O modelo da Marcopolo Motorhome segue os mais avançados padrões para concepção de um veículo, com a utilização das tecnologias mais modernas de simulação virtual, similares aos adotados pelas principais empresas do setor automobilístico mundial.

Marcopolo NOMADE

O NOMADE é um motorhome único no mercado brasileiro e se diferencia dos demais modelos pela sua concepção do tipo integral e compacto, uma categoria que tem crescido muito tanto nos Estados Unidos como na Europa. Com esta configuração e pelo fato de ser um veículo 4x4, atende a demanda de um público que quer ter acesso a destinos mais desafiadores sem “abrir mão” do conforto e mantendo a segurança e confiabilidade de poder contar com a Marcopolo e suas dezenas de pontos de atendimento no Brasil e América Latina.

Com design inovador e sofisticado, o NOMADE tem 7.500mm de comprimento, 2.360mm de largura, 3.180mm de altura total e 1.950mm de altura interna. Desenvolvido com um novo chassi específico para motorhome, com 9.5 toneladas de PBT e 11.8 toneladas de capacidade de tração, possui rodas 17,5” e pneus 235/75R de uso misto, motor Cummins F3.8, de 175 cv de potência, tração 4X4 com reduzida e câmbio automático Allison. O veículo proporciona agilidade e facilidade de manobra, além de oferecer desempenho e robustez para enfrentar com segurança, qualquer terreno.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

quarta-feira, 6 de agosto de 2025

GENERAL MOTORS E HYUNDAI MOTOR COMPANY ANUNCIAM OS PRIMEIROS CINCO VEÍCULOS COM DESENVOLVIMENTO COMPARTILHADO

Os modelos têm lançamento previsto a partir de 2028, que inclui uma nova geração de van comercial elétrica, que será lançada na América do Norte

A General Motors e a Hyundai Motor Company anunciaram os planos para os primeiros cinco veículos com desenvolvimento compartilhado, representando um marco significativo na colaboração estratégica previamente anunciada entre as duas empresas.

As companhias vão desenvolver em conjunto quatro veículos destinados aos mercados da América Central e América do Sul, incluindo um SUV, um carro de passeio e uma picape, todos compactos, além de uma picape média. Os veículos terão arquitetura flexível, com possibilidade de propulsão a combustão interna ou sistema híbrido. GM e Hyundai também irão codesenvolver uma van comercial elétrica para o mercado norte-americano.

As empresas estimam que as vendas desses veículos ultrapassem 800 mil unidades por ano quando a produção estiver totalmente escalada.

A GM vai liderar o desenvolvimento da plataforma da picape média, enquanto a Hyundai será responsável pelos veículos compactos e da van elétrica. As duas companhias utilizarão plataformas comuns, mas o design interno e externo será exclusivo, refletindo a identidade de cada marca.

O trabalho de design e engenharia deve começar em breve para os veículos destinados à América Central e América do Sul, com lançamento previsto para 2028. Já a van comercial elétrica será fabricada nos Estados Unidos, também a partir de 2028.

Shilpan Amin, vice-presidente sênior da GM e líder global de compras e cadeia de suprimentos, destacou que os veículos anunciados hoje estão focados nos maiores segmentos dos mercados da América Central e do Sul, além do segmento comercial na América do Norte.

“Por meio dessa parceria, GM e Hyundai trarão mais opções aos consumidores, com maior agilidade e menor custo,” afirmou Amin. “Esses primeiros veículos codesenvolvidos demonstram claramente como vamos alavancar nossas forças complementares e a escala combinada das duas empresas.”

“A colaboração estratégica com a GM nos permitirá continuar oferecendo valor e opções aos nossos clientes em diferentes segmentos e mercados,” afirma José Muñoz, presidente e CEO da Hyundai Motor Company. “Nossa escala combinada na América do Norte e na América do Sul permitirá atender com mais eficiência às demandas dos consumidores - com veículos de design marcante, alta qualidade, foco em segurança e tecnologia relevante.”

As companhias também planejam iniciativas conjuntas de compras no continente, abrangendo materiais, transporte e logística. Áreas adicionais de potencial colaboração incluem matérias-primas, componentes e sistemas complexos.

Hyundai e GM também concordaram em explorar parcerias para o uso de aço com baixa emissão de carbono, reforçando o compromisso de ambas as empresas com práticas de manufatura sustentáveis.

Após a assinatura do acordo de cooperação em setembro de 2024, as empresas continuam avaliando novas oportunidades de desenvolvimento conjunto de veículos para mercados globais, além de potenciais colaborações em sistemas de propulsão - incluindo motores a combustão, híbridos, elétricos a bateria e células de combustível de hidrogênio.

A implementação dos planos acima mencionados estará, naturalmente, sujeita às aprovações regulatórias que eventualmente possam ser aplicáveis nas respectivas regiões envolvidas no projeto.

General Motors América do Sul