Chassi tem piso baixo e atenderá metrópoles que demandam essa configuração de veículo, como São Paulo, Goiânia, Brasília e Porto Alegre, entre outras.
Com o lançamento, a Volvo passa a oferecer uma ampla gama de chassis a bateria, incluindo modelos padron, piso baixo, articulado e biarticulado. O novo Volvo BZRLE é o destaque da marca no seminário NTU, importante evento do setor de transportes urbanos que acontece nos dias 12 e 13 de agosto, em Brasília (DF).
Com zero emissões e zero ruído, o novo membro da família de chassis elétricos Volvo chega para aumentar a cobertura da marca em elétricos urbanos. “Algumas cidades precisam dessa versão com piso baixo para facilitar o embarque e desembarque de passageiros. Com essa nova configuração, temos o mais amplo portfólio da indústria de ônibus elétricos no País”, afirma Alexandre Selski, head de eletromobilidade da Volvo Buses na América Latina. A linha Volvo é composta pelos modelos BZL, BZR, BZRLE, BZRT articulado e BZRT biarticulado.
Plataforma consagrada
O BZRLE utiliza uma plataforma consagrada dos ônibus Volvo. O modelo tem o mesmo quadro de chassi, freios e eixos da versão a diesel equivalente da marca. “São componentes bastante conhecidos dos operadores de transporte, compartilhando a mesma facilidade e benefícios de manutenção dos nossos demais modelos”, assegura Paulo Arabian, head de vendas de ônibus da Volvo. O veículo tem configuração de tração 4x2 e pode receber carrocerias de até 13,5 metros, transportando até 90 passageiros.
A exemplo da versão de piso alto (BZR), o Volvo BZRLE está disponível com um ou dois motores de 200 kW cada, totalizando 400 kW, o equivalente a 540 cv. Todos os componentes, inclusive as baterias, ficam abaixo do assoalho, proporcionando melhor aproveitamento para os passageiros e uma carroceria totalmente envidraçada. Possui ainda a versatilidade de instalação de portas no lado direito ou esquerdo, de acordo com a necessidade de cada cidade.
Alta disponibilidade
Equipado com quatro ou cinco baterias de íons-lítio de 90 kWh cada, o BZRLE tem autonomia de até 300 quilômetros. Com tomada CCS2, está preparado para receber carregamento de até 250 kWh. Nessa potência, as baterias podem ser recarregadas em até uma hora, assegurando alta disponibilidade aos operadores.
A combinação da exclusiva caixa automatizada de duas velocidades em conjunto com os motores elétricos Volvo permite até 35% de regeneração energética durante as frenagens. Outro destaque é o compressor de ar de última geração, que reduz sensivelmente os ruídos internos.
Equipado com um sistema de direção eletro-hidráulico, o veículo pode, opcionalmente, ser equipado com a Volvo Dynamic Steering (VDS). Esta avançada direção dinâmica, exclusiva da marca, amplia ainda mais o conforto, a manobrabilidade e a segurança para o motorista.
Zero acidentes e Zero emissões
Em linha com a visão Zero Acidentes, ideal de futuro da marca Volvo para seus veículos, o BZRLE vem preparado para a ativação do sistema de “Zonas de Segurança”, capaz de reduzir a velocidade do ônibus automaticamente por meio de monitoramento via GPS. Essa tecnologia pode atuar em áreas mais propensas a acidentes ou em regiões próximas a terminais, escolas e hospitais.
Com Zero Emissões, o chassi Volvo BZRLE é mais uma das iniciativas da marca para contribuir com a descarbonização dos transportes. O Grupo Volvo tem a meta global de zerar as emissões de CO₂ de origem fóssil em seus veículos até 2040.
Grupo Volvo América Latina
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