sexta-feira, 1 de agosto de 2025

PEUGEOT APRESENTA NOVO BOXER 2026: MAIS EFICIENTE, ECONÔMICO, SEGURO E VERSATIL PARA NEGÓCIOS DO BRASIL

Com quatro versões, o Novo Peugeot Boxer une capacidade de carga, tecnologia e alta produtividade

A Peugeot apresenta ao mercado brasileiro o novo Boxer 2026, o modelo estreia com visual renovado, motor inédito e novas tecnologias para oferecer mais eficiência, versatilidade e conectividade com gestão de frotas ao cliente profissional. Com quatro versões e foco no uso comercial e institucional, o lançamento reforça a estratégia da marca dentro do ecossistema Peugeot Professional e do crescente mercado de veículos utilitários leves (LCVs), foram emplacadas mais de 70 mil vans em 2024, representando 13% da indústria no país com crescimento ano a ano.

Mais robustez, mais produtividade

O Peugeot Boxer estreia com motor com novo motor 2.2 Turbo Diesel que entrega 140 cv e 350 Nm de torque, combinado ao câmbio manual de 6 marchas. Com consumo urbano, de 10,8 km/l. O volume de carga chega a 13 m³, com capacidade entre 1.240 e 1.590 kg, a depender da versão, com abertura traseira de 270º e porta lateral deslizante que facilita o dia a dia no transporte.

Design funcional e conforto em um novo patamar

Por fora, o modelo traz nova grade frontal, badge renovado, rodas com novo e desenhados. Por dentro, o automóvel estreia novo volante, novo cluster com tela de 3,5, rádio com Bluetooth de 5” e central multimídia de 7” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio (Minibus). Entre as melhorias estão ainda novos bancos com revestimento crepe preto, painel redesenhado, novas saídas USB e 12V, novos e mais espaçosos porta-objetos de 1,5L, iluminação interna com luzes em LED no piso e novo sistema de ventilação com acabamento preto brilhante.

Segurança e tecnologia a serviço do trabalho

O novo Boxer inclui controle de estabilidade para reboque, sistema de monitoramento de pressão de pneus (ITPMS), sensores de estacionamento traseiro e piloto automático, assistente de partida em rampas, sistema de frenagem pós-colisão e assistência contravento lateral. Nas versões de transporte de passageiros, são adicionados câmera de ré com linhas guia, detector de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro e retrovisores com rebatimento elétrico.

Conectividade e gestão de frotas com 12 meses gratuitos

Um dos grandes diferenciais do Boxer 2026 é a plataforma de conectividade MyPeugeot Pro, que oferece 12 meses gratuitos de Gestão de frota, localização do veículo e monitoramento em tempo real e telemetria via app ou navegador. A solução permite mapeamento de rotas em tempo real, geolocalização, roteirização, cercas eletrônicas, alertas de condução e perfil de motoristas, assistência 24h, com benefícios diretos para redução de custos, maior segurança e controle de produtividade.

“O novo Peugeot Boxer chega para acrescentar ainda mais a gama de LCVs da Peugeot. A linha Professional é pensada para quem depende do veículo no centro do negócio. Além da robustez e da versatilidade, evoluímos em tecnologia, conforto e eficiência para entregar uma solução mais completa para o cliente profissional”, afirma Fabiana Figueiredo, Vice-Presidente da Marca Peugeot na América do Sul.

Gama completa e sob medida com versões de carga, para passageiros e transformações para o negócio. O novo Boxer chega nas versões:

  • Boxer Cargo L3H2: Com Capacidade volumétrica de 13m³ e 1.240 kg de capacidade de carga. Compatível com CNH B. 
  • Boxer Furgão L3H2: Com capacidade volumétrica de 13m³ e 1.590 kg de capacidade de carga.
  • Boxer Minibus Comfort (17+1): Transporte de passageiros com conforto até 17 pessoas.
  • Boxer Minibus Luxo (15+1): Nova versão na gama para transporte executivo, com bancos reclináveis, para até 15 passageiros e bagageiro de 1000l.

As cores disponíveis são Branco Banquise (disponível em todas as versões) e Cinza Grafitto (passageiros). O modelo substituirá gradualmente a geração anterior, com comercialização da nova linha a partir de agosto.

Stellantis

MITSUBISHI TRITON ULTIMATE RACING VENCE ESPECIAL MAIS DURA DO SERTÕES 2025

Guiga Spinelli e Youssef Haddad foram os mais rápidos da sexta etapa da prova, entre Petrolina (PE) e Delmiro Gouveia (AL)

Dupla foi a mais rápida no trecho entre Petrolina (PE) e Delmiro Gouveia (AL). Foto: Victor Eleutério/FOTOP.

A equipe Mitsubishi Spinelli Racing brilhou na sexta-feira (1º) ao conquistar sua primeira vitória em uma especial do Sertões 2025. A bordo da Triton Ultimate Racing, Guga Spinelli e Youssef Haddad venceram a etapa entre Petrolina (PE) e Delmiro Gouveia (AL), considerada a mais difícil até aqui na edição deste ano do maior rally das Américas.

A dupla completou os 280 quilômetros cronometrados em 3h14min01s61, abrindo mais de três minutos de vantagem sobre os segundos colocados. O desempenho consistente e agressivo marcou a estreia vitoriosa da nova geração da Triton em especiais do Sertões.

“Foi um resultado muito importante para todo time e para nossa Triton Ultimate. Vencer uma especial dificílima do Sertões no nosso segundo rally com o carro é um marco! Sabíamos que a Triton já estava pronta para inclusive vencer o rally, mas concretizar esse momento é muito prazeroso. Quero destacar também a excelente navegação do Youssef no dia mais difícil até agora. Foi realmente um dia muito duro em todos os aspectos e fico muito feliz de terminar com esse excelente resultado”, comemorou Guga Spinelli, maior campeão entre os carros na história do Sertões, com cinco títulos – todos pela Mitsubishi.

O navegador Youssef Haddad também destacou o nível de exigência da especial. “Uma especial completa e extremamente exigente, uma infinidade de referências de roteiro, erosões e valetas, somado a um longo trecho de retas de areia muito estreito, onde o carro literalmente não cabia”, descreveu. “Estou muito feliz em fazer parte desse capítulo tão especial que foi a primeira vitória da Triton Ultimate. Ganhar uma especial é sempre muito bom, e ainda mais uma tão exigente como a de hoje”, apontou.

Neste sábado (2), a caravana do Sertões segue rumo a Marechal Deodoro (AL), em um percurso de 419 quilômetros, dos quais 235 serão cronometrados. A cidade alagoana receberá também a grande final do rally, no domingo (3), na Praia do Francês, encerrando uma das edições mais desafiadoras da história recente da prova.

A equipe oficial Mitsubishi Spinelli Racing tem como patrocinadores nesta edição do Rally dos Sertões, a Petrobras Podium, ArcelorMittal, BTG Pactual Wealth Management, W. Truffi Blindados e FF Seguros, além do apoio da Dacar Motorsport, Loctite e OMP.

Etapas do Sertões – 33ª edição

26/7 – Prólogo / Super Prime: Goiânia (GO)

27/7 – 1ª etapa: Goiânia (GO) / Unaí (MG)
DI: 26 km / SS: 283 km / DF: 227 km – Total: 536 km

28/7 – 2ª etapa: Unaí (MG) / Januária (MG)
DI: 40 km / SS: 301 km / DF: 75 km – Total: 416 km

29/7 – 3ª etapa: Januária (MG) / Bom Jesus da Lapa (BA)
DI: 80 km / SS: 290 km / DF: 64 km – Total: 434 km

30/7 – 4ª etapa: Bom Jesus da Lapa (BA) / Xique-Xique (BA) (Maratona)
DI: 19 km / SS: 276 km / DF:183 km – Total: 478 km

31/7 – 5ª etapa: Xique-Xique (BA)/ Petrolina (PE) (Maratona)
DI: 51 km / SS: 296 km / DF: 123 km – Total: 470 km

1/8 – 6ª etapa: Petrolina (PE) / Delmiro Gouveia (AL)
DI: 78 km / SS: 280 km / DF: 57 km – Total: 415 km

2/8 – 7ª etapa: Delmiro Gouveia (AL) / Marechal Deodoro (AL)
DI: 9 km / SS: 235 km / DF: 175 km – Total: 419 km

3/8 – 8ª etapa: Marechal Deodoro (AL) / Marechal Deodoro (AL)
DI: 40 km / SS: 254 km / DF: 20 km – Total: 314 km

Legendas
DI: Deslocamento inicial
SS: trecho cronometrado (Especial)
DF: Deslocamento final

Distância total: 3.482 km
Especiais: 2.215 km

Triton Ultimate Racing

Projetada e fabricada nas instalações da Spinelli Racing – renomada preparadora e construtora de veículos de competição e organizadora de eventos como a Mitsubishi Cup – a Triton Ultimate Racing agrega todo o conhecimento de Guiga Spinelli, e de toda a equipe, nos rallies.

O projeto começou logo após o encerramento da edição 2023 do Sertões e envolveu cerca de 30 profissionais entre engenheiros, desenhistas, ferramenteiros, mecânicos, eletricistas além de técnicos em eletrônica, motores e carroceria, entre diversos outros colaboradores que se dedicaram diariamente ao projeto, na sede da Spinelli Racing na Fazenda Velocitta.

Na edição 2024 do Rally dos Sertões, Guiga Spinelli e Paulo Fiuza, a bordo da Triton Ultimate Racing, conquistaram excelentes resultados como alguns top 5 nas etapas.

Spinelli RacingFundada em 2017 pelo piloto e empresário Guiga Spinelli, a Spinelli Racing atua na organização de eventos automobilísticos e corporativos, na gestão do autódromo Velocitta e na área técnica com uma oficina de desenvolvimento e manutenção de carros de corrida e carros especiais.

HPE AutomotoresNo mercado desde 1991, a HPE Automotores do Brasil é a representante oficial das marcas Mitsubishi Motors e Suzuki no País. Para a HPE, ser 4x4 é um estilo de vida.

HPE Automotores
P1 Media

CAOA MONTADORA ALCANÇA O MARCO DE 200 MIL SUVs CAOA CHERY PRODUZIDOS EM ANÁPOLIS (GO)

O modelo de número 200 mil foi o renovado SUV premium de 7 lugares, Tiggo 8 PRO

Em meio à expansão de sua planta em Anápolis (GO), a CAOA Montadora celebra um marco histórico: 200 mil SUVs da marca CAOA Chery produzidos na unidade goiana. O modelo de número 200 mil foi o Tiggo 8 PRO, SUV premium de sete lugares, fabricado especificamente para atender às preferências do consumidor brasileiro.

O expressivo volume de produção é fruto do compromisso da CAOA com o desenvolvimento industrial e tecnológico nacional, resultado de mais de quatro décadas de atuação no setor automotivo brasileiro.

Crescimento sustentado pela produção nacional

Desde o início da produção nacional em 2017, a CAOA Chery vem consolidando um modelo de operação baseado em sinergia estratégica. A união entre a experiência da CAOA, maior conglomerado de distribuição e fabricação de veículos da América Latina, e a tecnologia da Chery, maior exportadora de veículos da China, resultou em uma estrutura sólida e eficiente.

A planta de Anápolis (GO), instalada de forma estratégica para facilitar a distribuição nacional, é um dos pilares desse crescimento. Atualmente, a fábrica conta com mais de 6.000 colaboradores diretos e ocupa uma área de 208 mil m² de área edificada.

“A contínua expansão da CAOA Chery é resultado da aceitação crescente do nosso portfólio pelo consumidor brasileiro. Nossa estratégia se apoia em uma rede de concessionárias em expansão, atendimento premium, produção local, e um portfólio de modelos alinhado com as demandas do público nacional”, destaca Jan Telecki, diretor de Marketing da CAOA.

Compromisso com a sustentabilidade

A atuação da CAOA Chery vai além da performance comercial. Em julho, a CAOA Montadora participou do Ciclo 2025 (inventário de 2024) do Programa Brasileiro GHG Protocol e conquistou o Selo Ouro, reconhecimento concedido a empresas que publicam inventários completos de emissões de gases de efeito estufa (GEE) verificados por auditoria independente.

O GHG Protocol é coordenado no Brasil pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (FGVces) e adapta metodologias internacionais para mensuração de emissões ao contexto nacional, promovendo maior transparência e responsabilidade ambiental no setor empresarial.

CAOA

O ÔNIBUS VAI AONDE O POVO ESTÁ. Por Gabriel Nunes*

“Todo artista tem de ir aonde o povo está”! Este verso, da antológica música “Nos bailes da vida”, de Fernando Brant e Milton Nascimento, tem estreita analogia com a utilização dos ônibus para salvar vidas, chegar aos locais mais improváveis e resgatar pessoas, como se tem observado nos tristes conflitos bélicos que assolam o presente cenário geopolítico mundial. De fato, esses veículos alcançam a população onde ela estiver, o que é fundamental também para a logística de transportes, em especial neste Brasil de dimensões continentais e sem trens de passageiros.

Em tempos de crise, os ônibus têm mostrado que não são apenas um meio de transporte, mas também um símbolo de esperança e resiliência, que leva ajuda e solidariedade a quem mais precisa. Em nosso país, eles têm desempenhado um papel crucial em diversas missões humanitárias. Na pandemia de Covid-19, por exemplo, muitos foram adaptados para servir como unidades móveis de saúde, levando vacinas e atendimento médico a comunidades remotas e vulneráveis.

Em regiões afetadas por desastres naturais, como enchentes e deslizamentos de terra, os ônibus são frequentemente utilizados para evacuar moradores e transportar suprimentos essenciais. Essas salvam vidas e reforçam a importância da mobilidade e da infraestrutura desse meio de transporte em momentos críticos.

No cenário internacional, o uso de ônibus em missões humanitárias também é notável. Em países devastados por conflitos armados, esses veículos são amplamente utilizados para evacuar civis de zonas de guerra, proporcionando um raro vislumbre de segurança em meio ao caos. Na África, organizações não governamentais os têm utilizado para transportar alimentos, água e medicamentos para regiões afetadas pela fome e a seca.

Um exemplo inspirador encontra-se na Índia, onde um projeto chamado "Bus of Hope" transformou ônibus escolares em clínicas móveis. Os ônibus viajam por vilarejos rurais, inclusive os mais remotos, proporcionando serviços médicos gratuitos e educação em saúde para comunidades que, de outra forma, teriam acesso limitado a esses recursos. A iniciativa melhora a assistência médica às populações atendidas e promove a conscientização sobre a importância da prevenção de doenças.

Na América Latina, a presença de ônibus em missões humanitárias também é significativa. No México, após os terremotos de 2017, foram utilizados para transportar equipes de resgate e voluntários, além de servir como abrigos temporários para os desabrigados. No Chile, durante os incêndios florestais que devastaram o país em 2019, foram mobilizados para evacuar moradores e levar ajuda humanitária às áreas afetadas.

Todos esses exemplos mostram como a flexibilidade e a capacidade de adaptação desses veículos os tornam indispensáveis em situações de crise, conferindo rapidez e eficiência na ajuda de pessoas e comunidades em situação crítica. As mesmas propriedades que proporcionam conforto, segurança, acessibilidade e transporte de passageiros nas cidades mais remotas em tempo de paz possibilitam ajuda humanitária nos locais mais inóspitos e inacessíveis em meio às guerras e cataclismos. Assim como na canção, os ônibus seguem a “buscar o caminho que vai dar no sol”.

* Gabriel Nunes é diretor da Transportes Santa Maria, empresa de ônibus rodoviários e turísticos.

Transportes Santa Maria
Ricardo Viveiros ﹠ Associados

EXPRESSO GUANABARA CELEBRA 33 ANOS COM RENOVAÇÃO DE FROTA E CERTIFICAÇÕES QUE REFORÇAM COMPROMISSO COM QUALIDADE E SUSTENTABILIDADE

A Expresso Guanabara, uma das maiores empresas de transporte rodoviário interestadual do Brasil, completa 33 anos de história nesta sexta-feira, 1º de agosto. A data é celebrada com um novo marco na trajetória da companhia: a chegada de modernos ônibus Leito-Cama à frota, reafirmando o compromisso com o conforto, a inovação e a segurança dos passageiros.

Os novos veículos oferecem poltronas com ampla reclinação, apoio para as pernas, travesseiro e manta, além de sistema de entretenimento individual, conexão Wi-Fi e serviço de bordo. A configuração foi pensada para proporcionar uma experiência de viagem mais confortável, especialmente em trajetos de maior duração.

Desde junho de 2025, a operação Leito-Cama está em funcionamento em linhas interestaduais com saída de Fortaleza com destino a Teresina (PI), Natal (RN), João Pessoa (PB) e Recife (PE), com partidas regulares em ambos os sentidos. A iniciativa integra a estratégia da empresa de investir em tecnologia e melhoria contínua da experiência do cliente.

Além do foco em conforto, os novos ônibus são equipados com motores de última geração que contribuem para a redução de emissões, alinhando-se às diretrizes da empresa voltadas à eficiência energética e à responsabilidade ambiental.

Ainda no primeiro semestre de 2025, a Expresso Guanabara conquistou duas certificações importantes. A primeira delas foi a ISO 14001 (nº CSA 061/2024), válida até fevereiro de 2028, para o Sistema de Gestão Ambiental da filial de Juazeiro do Norte (CE), concedida em reconhecimento às práticas adotadas para minimizar impactos ambientais.

A segunda foi a certificação ISO 9001:2015 (nº CSQ 966/2024), voltada ao Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) no escopo do transporte rodoviário intermunicipal e interestadual de passageiros. O reconhecimento foi concedido pelo Instituto de Certificação Qualidade Brasil (ICQ Brasil), após avaliação dos processos internos e conformidade com os requisitos da norma.

“Comemoramos mais um ano de trajetória reforçando nosso compromisso com a qualidade dos serviços prestados, a sustentabilidade e o bem-estar dos nossos clientes. A entrada em operação da categoria Leito-Cama e a conquista das certificações são resultados diretos do nosso foco em evolução contínua e atendimento responsável”, afirma Rodrigo Mont’Alverne, gerente de marketing da Guanabara.

Guanabara

A Expresso Guanabara nasceu em agosto de 1992. Com sede em Fortaleza e atuação de Norte a Sul, a empresa interliga as principais capitais e cidades do país, chegando a mais de duas mil opções de destinos para seus passageiros. A busca pela excelência técnica, o elevado grau de comprometimento com seus funcionários e a qualidade dos serviços oferecidos aos clientes renderam a Guanabara por três vezes o título de melhor empresa de ônibus do Brasil, em 2013, 2022 e 2024, no Prêmio Maiores & Melhores do Transporte.

Em 2023, a Guanabara deu um grande passo rumo à expansão da operação pelo país. As empresas do setor rodoviário Real Expresso, Rápido Federal, UTIL, Viação Sampaio e Brisa passaram a adotar uma única identidade corporativa e hoje também fazem parte da marca Guanabara. São mais de 400 veículos de última geração, sintonizados com tecnologias de ponta em mecânica, design e conforto. Clique aqui e saiba mais

Guanabara
Capuchino Press

quinta-feira, 31 de julho de 2025

MARCOPOLO CRESCE 17,8% NA RECEITA LÍQUIDA E AMPLIA PARTICIPAÇÃO NO MERCADO DE RODOVIÁRIOS NO 2º TRIMESTRE DE 2025

Empresa atinge receita de R$ 2,3 bilhões e aumenta market share no segmento de ônibus rodoviários no Brasil

A Marcopolo encerrou o segundo trimestre de 2025 com receita líquida consolidada de R$ 2,3 bilhões, crescimento de 17,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. O desempenho reflete o avanço da participação de mercado no segmento de rodoviários no Brasil, que cresceu de 46,8% no 1T25 para 53,1% no 2T25, além do crescimento das exportações e das operações internacionais.

No acumulado do primeiro semestre deste ano, a receita líquida operacional da companhia foi de R$ 3,9 bilhões, 10,2% acima do mesmo período de 2024, como resultado do aumento das vendas no Brasil e no exterior. Ao todo, foram 7.200 unidades faturadas no 1S25, contra 6.831 unidades no 1S24.

A produção total da Marcopolo no 2T25 foi de 3.800 unidades. Do total, 3.077 unidades foram produzidas no Brasil e 723 no exterior, crescimento de 12,4% nas unidades fabricadas fora do país.

No período, foram registradas 3.904 unidades na receita líquida consolidada: 2.868 unidades foram faturadas no Brasil, 343 exportadas a partir do Brasil e 693 faturadas diretamente nas operações internacionais.

O lucro bruto da companhia foi de R$ 593,2 milhões, com margem bruta de 25,7%, enquanto o EBITDA consolidado somou R$ 398,3 milhões, com margem de 17,3%. O lucro líquido totalizou R$ 321,1 milhões, com margem de 13,9%.

“O mix de vendas no 2T25 foi mais robusto que no primeiro trimestre, com maior participação de rodoviários e expansão relevante das operações internacionais. Mantivemos margens consistentes mesmo com um cenário desafiador no mercado doméstico”, comenta Pablo Motta, CFO da Marcopolo.

As exportações a partir do Brasil tiveram desempenho positivo, com destaque para rodoviários e Volares, totalizando 343 unidades. A Marcopolo também realizou no 2T25 a entrega de conjuntos de vagões ferroviários para o transporte de passageiros no Chile, marcando o início de sua atuação internacional nesse novo segmento.

Nas operações internacionais, a Marcopolo manteve atuação sólida e foco em produtos de maior valor agregado, com destaque para os ônibus urbanos na Austrália (Volgren) e os bons volumes de rodoviários na Argentina (Metalsur).

Perspectiva

“A Marcopolo projeta um segundo semestre com sinergias positivas associadas à sazonalidade em seus principais mercados. A tendência é de estabilização dos volumes em patamares levemente superiores ao do primeiro semestre, com concentração de vendas em produtos de maior valor agregado”, finaliza Motta.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

BLUMOB AVANÇA NA RENOVAÇÃO DA FROTA DE BLUMENAU (SC), COM A AQUISIÇÃO DE MAIS 53 APACHE VIP CAIO

A Blumob Concessionária de Transporte Urbano, integrante do Grupo Comporte, adquiriu 53 Apache Vip Caio como parte de um projeto de renovação de frota em Blumenau (SC). Com essa entrega, a empresa totaliza em sua frota 83 ônibus da marca Caio.

Com 12,8 metros de comprimento, os novos veículos foram encarroçados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1721/59, com motorização dianteira e tecnologia Euro VI. Para facilitar o embarque e desembarque, todas as carrocerias foram equipadas com três portas tipo fole e um elevador central automático, garantindo acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

O modelo transporta até 83 pessoas, incluindo 30 passageiros sentados, 51 em pé, um cobrador e um motorista. As poltronas do salão são estofadas e equipadas com apoio para os braços, e o posto de cobrança e o de condução contam com sistemas de amortecimento em seus assentos.

Outros componentes embarcados incluem ar-condicionado, catraca eletromecânica, box para cadeirante, alarme de ré com atenuador noturno e itens tecnológicos como tomadas USB, iluminação e itinerários eletrônicos em LED. Além disso, os Apache Vip também são preparados para futura instalação de microcâmeras, validador, sistema Wi-Fi e GPS.

Grupo Caio

COM MAIS DE 500 MIL UNIDADES VENDIDAS NO BRASIL, JEEP® COMPASS CHEGA MAIS COMPETITIVO NA LINHA 2026

A Jeep® continua atingindo números impressionantes no Brasil. Conforme já anunciado, o modelo alcançou mais de meio milhão de unidades vendidas no país, demonstrando sua força comercial e longevidade no mercado nacional.

O Jeep Compass 2026 chega com muita tecnologia e ainda mais competitivo, alinhado às demandas dos consumidores brasileiros. Entre as novidades, estão o reposicionamento de preços em todas as versões, com redução de até R$ 20 mil, além da reorganização de pacotes de equipamentos e inclusão de novos conteúdos e ampliação do portfólio de cores.

Versão topo de gama, o Compass Blackhawk chega com R$ 16.500 de redução no preço na linha 2026. Equipado com motor Hurricane 2.0, entrega 272 cv de potência e 400 Nm de torque, e oferece também a capacidade off-road que é essência da marca Jeep, com tração 4x4 que permite excelente desempenho em todo o tipo de terreno. Além disso, conta com 7 airbags, Adventure Intelligence Plus, Alexa in-vehicle, bancos do motorista e do passageiro elétricos, rebatimento automático dos retrovisores externos, rodas em liga leve de 19”, detecção de tráfego cruzado traseiro, monitoramento de ponto cego, Park Assist + sensor dianteiro, porta-malas automático com sensor de presença e teto solar panorâmico. Mantendo seus equipamentos exclusivos, o modelo segue como uma das opções mais completas do mercado entre os SUVs médios 4x4, unindo desempenho, robustez e sofisticação.

Na versão Série S, o modelo recebe novos equipamentos de conforto: ajuste elétrico dos bancos do passageiro e abertura eletrônica do porta-malas com sensor de presença (Hands Free), reforçando sua proposta premium. Equipado com motor T270 Turbo Flex, a versão conta, ainda, com detecção de tráfego cruzado traseiro, rodas de 19”, monitoramento de ponto cego, revestimento interno do teto preto, além de teto solar panorâmico. A redução no preço é de R$ 15.000.

O Longitude, que também possui motorização T270 Turbo Flex, ficou mais tecnológico na linha 2026. Agora, a versão conta com carregador de celular por indução, item que reforça a praticidade e conveniência no dia a dia. Ele segue com quadro de instrumentos 10,25” Full Digital e HD, que é totalmente digital e permite diversas possibilidades de personalização, inclusive do estilo do menu, central multimídia de 10,1” com Adventure Intelligence Plus, espelhamento sem fio para Android Auto e Apple Carplay, carregador de celular por indução, além de modo de condução semiautônoma (ADAS nível 2). A versão oferece ainda redução de R$ 19.000.

E a Sport, versão de entrada do Compass com motor T270 Turbo Flex, recebeu a maior redução da linha com R$ 20.000. Para personalizar a versão, três novos pacotes estão disponíveis. Com o Exclusive, o cliente pode inserir bancos em couro e rodas de liga leve escurecidas de 18”. Já o Pacote Tech inclui todos os itens do Exclusive, além de central multimídia de 10,1", painel de instrumentos digital de 10,25" e direção semiautônoma nível 2, que conta com centralizador de faixa, frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo, entre outros recursos de segurança. O Pacote Premium complementa o Tech com teto solar elétrico e panorâmico. Outra novidade da versão é a cor Azul Jazz.

Garantia total de 5 anos

Quem optar por comprar qualquer um modelo da Jeep fabricado no Brasil zero quilômetro também pode desfrutar da tranquilidade em receber 5 anos de garantia, participar do programa de fidelidade da marca, o Jeep Wave, e chegar a lugares que somente um Jeep de verdade é capaz de levar.

Principais detalhes do Jeep Compass 2026

Jeep Compass Sport | Motor T270 Turbo Flex

  • A/C Dualzone
  • Apple Carplay e Android Auto sem fio
  • Bancos em tecido
  • Central Multimídia de 8,4”
  • Faróis Full LED com assinatura em LED
  • Lanternas em LED
  • Quadro de instrumentos de 7”
  • Rodas de liga leve de 18”
  • Sensor de chuva e crepuscular
  • USB dianteiro e traseiro A+C
  • Adicionais: Pacote Exclusive, Pacote Tech e Pacote Premium
  • Por R$169,990

Jeep Compass Longitude | Motor T270 Turbo Flex

  • Todos os itens da versão Sport +
  • Carregador de celular por indução
  • Central Multimidia 10,1” com comando de voz avançado e GPS
  • Quadro de instrumentos de 10,25”
  • Pacote ADAS Nível 2:

- ADA | Assistente ativo de direção
- ACC | Piloto automático adaptativo com Stop&Go
- AHB | Comutação automática dos faróis
- DDT | Detector de fadiga do motorista
- LDW | Aviso de mudança de faixas
- FCW + PEB | Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência com detecção de pedestres e ciclistas
- TSR | Reconhecimento de placas de trânsito
- Rodas de 18”
  • Por R$192.990

Jeep Compass Série S | Motor T270 Turbo Flex

  • Todos os itens da versão Longitude +
  • Abertura eletrônica do porta-malas com sensor de presença
  • Bancos do passageiro e motorista elétricos
  • Rodas de 19” com tecnologia seal inside (auto vedante)
  • Detecção de tráfego cruzado traseiro
  • Monitoramento de Pontos Cegos
  • Park Assist + sensor dianteiro
  • Pintura das partes plásticas na cor da carroceria
  • Retrovisores externos com rebatimento automático
  • Revestimento interno do teto em preto
  • Teto pintado em preto
  • Teto solar panorâmico
  • Por R$ 236.990

Jeep Compass Blackhawk | Novo motor Hurricane 2.0T Gasolina

  • Todos os itens da versão Série S +
  • Motor Hurricane de 272cv d epotencia
  • Câmbio automático de 09 velocidades
  • HDC (Hill Descent Control)
  • Performance Pages
  • Rodas de 19” esportivas e com pinças de freio vermelhas
  • Seletor de Terrenos
  • Por R$279.990

Jeep
Stellantis 

ÔNIBUS ELÉTRICOS TÊM FORTE CRESCIMENTO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2025

No primeiro semestre de 2025, o mercado brasileiro de ônibus elétricos registrou um crescimento expressivo e sem precedentes. Foram emplacadas 306 unidades em todo o país, um aumento de 141% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram vendidas 127 unidades.

Em junho, 34 ônibus elétricos entraram em circulação, um crescimento de 278% em comparação com o mesmo mês do ano anterior (9 veículos). Esses números refletem o avanço da eletromobilidade no transporte público, impulsionado por políticas públicas, ampliação da oferta de modelos e maior comprometimento de gestores municipais com descarbonização.

Mercado de São Paulo

São Paulo é o epicentro da revolução elétrica no transporte público brasileiro. Dos 306 ônibus elétricos emplacados no primeiro semestre, 275 estão em operação na capital paulista, o que equivale a 90% do total nacional. Os dados evidenciam que a adoção de ônibus de emissão zero deixou de ser apenas uma tendência para se consolidar como política pública, sustentada por legislação específica e forte engajamento municipal.

A transição para ônibus elétricos em São Paulo começou na gestão do então prefeito João Doria, quando entrou em vigor a Lei Municipal nº 16.802/2018. Esta lei fixou um prazo de 20 anos, até 2038, para a emissão zero de gás carbônico (CO²) da frota paulistana de ônibus, mais redução de 95% de material particulado (MP) e de 95% de óxidos de nitrogênio (NOx).

Ao mesmo tempo, abriu uma licitação para renovar os contratos com as empresas de ônibus com base em metas anuais compulsórias de descarbonização das frotas, conforme a nova lei.

A implementação efetiva começou em 2019, com testes e contratos de operação com as concessionárias, já na gestão Bruno Covas. O maior avanço ocorreu a partir de outubro de 2022, com a decisão do atual prefeito Ricardo Nunes de proibir a entrada de novos ônibus a diesel no sistema de transporte paulistano, impulsionando a eletrificação das frotas.

Desde então, a cidade vem incorporando dezenas de ônibus elétricos ao transporte público anualmente, consolidando-se como referência nacional em mobilidade urbana sustentável. São Paulo já tinha experiência em transporte elétrico desde 1949, quando lançou a primeira rede de trólebus da América Latina. Hoje, tem 201 trólebus em operação.

Além disso, em 2009, o então prefeito Gilberto Kassab lançou uma pioneira Lei de Mudança do Clima (Lei 14.933) que, já naquela época, fixava um prazo de dez anos para a total descarbonização das frotas de ônibus. Por vários motivos, a lei não foi aplicada, o que obrigou à reprogramação dos prazos e a edição da nova Lei 16.802, em janeiro de 2018.

Outras cidades

Outras cidades do Estado de São Paulo também avançam no processo de transição de suas frotas no primeiro semestre de 2025, como São Bernardo do Campo (11 ônibus elétricos), Ribeirão Preto (4), Campinas (2) e Barueri (1), reforçando a liderança paulista em nível regional.

Nos outros Estados, embora as maiores capitais concentrem grandes frotas de ônibus coletivos, a participação de veículos elétricos ainda é baixa em relação ao total. São Paulo lidera a eletrificação do transporte público com ampla vantagem, seguida por algumas capitais do Centro-Oeste e Nordeste.

A transição vem sendo acelerada por legislações locais e iniciativas federais, como o PAC Cidades, que oferece financiamento e incentiva a produção nacional de tecnologias limpas. Ainda assim, a expansão é desigual, com entraves de financiamento, infraestrutura e planejamento em diversas regiões.

Municípios que emplacaram ônibus elétricos no 1º semestre de 2025:

  • São Paulo/SP: 275
  • São Bernardo do Campo/SP: 11
  • Resende/RJ: 4
  • Ribeirão Preto/SP: 4
  • Salvador/BA: 3
  • Goiânia/GO: 3
  • Campinas/SP: 2
  • Taboão da Serra/SP: 2
  • Cariacica/ES: 1
  • Barueri/SP: 1

Capitais com as maiores frotas de ônibus:

  • São Paulo (SP): 15.000
  • Goiânia (GO): 3.000
  • Brasília (DF): 2.967
  • Belo Horizonte (MG): 2.874
  • Recife (PE): 2.800

Fabricantes de ônibus

Atualmente, 10 fabricantes atuam nesse segmento no Brasil: Ankai, BYD, Eletra, Higer, Induscar, Yutong, Mercedes-Benz, Marcopolo, Volvo e VW Truck & Bus, com um portfólio de 28 modelos diferentes. No primeiro semestre de 2025, sete fabricantes foram responsáveis pela comercialização dos 306 ônibus elétricos no país. O destaque fica para a Eletra e BYD que são responsáveis por 65,3% das vendas do período, sendo 34,3% e 31%, respectivamente.

Vendas por fabricantes no 1º semestre de 2025:

  • Eletricidade: 105 (34,3%)
  • MUNDO: 95 (31,0%)
  • Mercedes Benz: 70 (22,8%)
  • Induscar: 15 (4,9%)
  • Desejos: 11 (3,6%)
  • Número: 6 (1,9%)
  • VW Caminhões e Ônibus: 4 (1,3%)

Os números do primeiro semestre indicam que alguns fabricantes tradicionais do setor de ônibus, como Marcopolo e Volvo, não registraram vendas de modelos elétricos no país. Essa ausência não sinaliza necessariamente um desinteresse ou recuo das empresas no segmento de eletromobilidade. Ela pode ser explicada pela própria dinâmica mais complexa do mercado de ônibus elétricos, que envolve processos de licitação pública.

A comercialização desse tipo de veículo costuma ocorrer em lotes maiores, vinculados a contratos firmados com prefeituras e operadores de transporte coletivo, o que pode resultar em períodos mais longos de ausência de entregas. A Marcopolo, por exemplo, entregou em julho (portanto, fora do primeiro semestre) 95 ônibus a uma operadora da cidade de São Paulo.

Obter dados

A ABVE disponibiliza em seu site, por meio de seu BI (Business Inteligence), os números relativos ao mercado de vendas de veículos eletrificados e infraestrutura de recarga. As informações se encontram disponíveis e são atualizadas mensalmente, em https://abve.org.br/bi-geral.

ABVE Comunicação
Grupo Printer Comunicação

STELLANTIS ACELERA NO BRASIL, REGISTRA CRESCIMENTO NA PRODUÇÃO E AUMENTA EM 93% AS EXPORTAÇÕES NO BRASIL NO 1º SEMESTRE DE 2025

Com forte protagonismo em excelência industrial e soluções de mobilidade inovadoras, a Stellantis segue ampliando sua presença no mercado automotivo sul-americano no primeiro semestre de 2025. Além de manter a liderança em volume de vendas, a companhia registrou resultados expressivos em produção e exportação de veículos no Brasil, reforçando seu compromisso de entregar produtos que combinam qualidade, inovação e segurança aos consumidores.

“Os avanços em produção e exportação reafirmam a competitividade dos nossos produtos e a excelência das operações industriais no Brasil. Mais do que exportar veículos, a Stellantis exporta tecnologia, inovação e inteligência automotiva desenvolvidas na América do Sul para atender toda a região. Nossos modelos são resultado de um processo contínuo de pesquisa e desenvolvimento local, que garante veículos cada vez mais modernos, eficientes e alinhados às necessidades específicas dos consumidores latino-americanos. Por isso, seguimos expandindo de forma consistente nossa presença nos mercados internacionais”, destaca Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis América do Sul e responsável global pela Stellantis Pro One (veículos comerciais).

Entre janeiro e junho, a Stellantis produziu 403.711 veículos no Brasil, um aumento de 18% em comparação às 342.213 unidades do mesmo período de 2024. O Polo Automotivo Stellantis de Betim, em Minas Gerais, foi o principal destaque, com 248.935 veículos produzidos no semestre, um aumento de 16% em relação ao mesmo período do ano passado, quando a fábrica registrou 214.084 unidades.

No Polo Automotivo de Goiana, em Pernambuco, a produção somou 119.131 unidades, volume 12% superior ao de 2024 (105.873 veículos). Já a unidade de Porto Real, no Rio de Janeiro, fabricou 35.645 veículos entre janeiro e junho, registrando um expressivo crescimento de 60% em comparação às 22.256 unidades produzidas no primeiro semestre do ano anterior.

Alta nas exportações

As exportações da Stellantis no Brasil também apresentaram crescimento expressivo no primeiro semestre de 2025. Entre janeiro e junho, a companhia embarcou 87.732 veículos, um aumento de 93% em relação às 45.414 unidades exportadas no mesmo período em 2024.

O Polo Automotivo de Porto Real se destacou com o maior crescimento percentual entre as unidades da empresa: foram 15.719 veículos exportados, resultado 122% superior ao do ano passado. Este resultado reforça a importância da gama de produtos da Citroën na fábrica do Rio de Janeiro.

Já o Polo Automotivo de Betim liderou em volume absoluto, com 43.357 unidades embarcadas e crescimento de 107% na comparação anual.  Em Pernambuco, o Polo Automotivo de Goiana também apresentou desempenho positivo, com 28.656 veículos exportados no primeiro semestre, alta de 65% em relação ao mesmo período de 2024.

“O crescimento das exportações da Stellantis no Brasil é resultado de vários fatores positivos, entre eles o aquecimento da demanda na Argentina, um dos nossos principais mercados externos. Além disso, o sucesso do portfólio das nossas marcas, com produtos amplamente reconhecidos e valorizados pelos clientes em toda a América Latina, como a Fiat Strada, o Jeep Compass e o Citroën Aircross, tem sido fundamental para esse desempenho”, ressalta Matias Merino, vice-presidente de Supply Chain para a América do Sul.

Strada lidera as exportações da Stellantis

A Fiat Strada foi um dos principais destaques no desempenho de exportações da Stellantis no Brasil. Líder absoluta de vendas no mercado interno, a picape produzida no Polo Automotivo de Betim também conquistou protagonismo no mercado externo, tornando-se o veículo mais exportado pela companhia no primeiro semestre de 2025. No período, foram embarcadas 20.180 unidades para outros países, o que representa um expressivo crescimento de 118% em relação ao mesmo período de 2024.

No Polo Automotivo de Goiana, o Jeep Compass se destacou como o principal modelo exportado, com 8.827 unidades enviadas no primeiro semestre. Já no Polo de Porto Real, o destaque foi o Citroën Aircross, integrante da família C-Cubed, que registrou 5.647 unidades exportadas no período.

Stellantis

quarta-feira, 30 de julho de 2025

FÁBRICA DA VOLVO CE NO BRASIL CELEBRA 50 ANOS

Unidade industrial integrante do sistema global de produção da Volvo, a fábrica de equipamentos de construção da marca em Pederneiras (SP) atende toda a América Latina e exporta para os Estados Unidos, Europa e Ásia. Sempre inovando em sistemas avançados de manufatura, quase 100 mil máquinas já foram fabricadas na planta em cinco décadas.

Atualmente, a unidade produz carregadeiras, escavadeiras, compactadores e caminhões articulados. “Ao longo destes anos, testemunhamos uma revolução em nosso segmento. Quando começamos, as máquinas já eram muito robustas. Hoje, o mercado demanda equipamentos de alta tecnologia embarcada, com foco na produtividade, disponibilidade, conectividade e segurança. Temos orgulho de impulsionar e protagonizar esse movimento, com processos de ponta e profissionais altamente qualificados”, afirma Wladimir Garcia, head de operações industriais da Volvo CE em Pederneiras.

Wladimir Garcia

Localizada a 320 km da capital São Paulo, a fábrica de Pederneiras tem 550 funcionários e é uma das mais completas do sistema industrial global da Volvo CE. É a única, entre outras 12 unidades fabris de equipamentos da marca no mundo, a produzir carregadeiras e caminhões articulados em uma única linha de montagem. “Somos referência no Grupo em eficiência, flexibilidade e excelência de processos”, garante Garcia.

Por conta da elevada qualidade e competitividade, nas últimas décadas a planta assumiu uma vocação exportadora. Atualmente, 60% da produção é destinada ao mercado externo. “Isso traz benefícios também aos clientes daqui, que recebem máquinas exatamente com a mesma tecnologia que entregamos para a Europa e Estados Unidos, mercados reconhecidamente exigentes”, assegura Luiz Marcelo Daniel, head de operações comerciais da Volvo CE na América Latina.

Luiz Marcelo Daniel

Eficiência e sustentabilidade

Boa parte da eficiência industrial da fábrica de Pederneiras está ligada ao conceito VPS (Volvo Production System), sistema de gestão de produção estruturado e formalizado, que adota conceitos, ferramentas e técnicas de manufatura enxuta nas fábricas da marca em todo o mundo. Filosofias como melhoria contínua, produção puxada, mapeamento de fluxo de valor, entre outras, fazem parte da cultura industrial da unidade há anos.

Outro destaque é a sustentabilidade dos processos. Além de ser uma planta aterro zero desde 2022, a busca pela eficiência energética e redução nas emissões é constante. “Toda a energia elétrica que utilizamos provém de fontes renováveis. Além disso, implementamos iniciativas que resultaram na redução de mais de 2.000 MWh no consumo energético”, assegura Garcia. Há também ações constantes para reduzir as emissões. “Nos últimos cinco anos deixamos de lançar mais de 300 toneladas de CO2 na atmosfera. Em 2026, seremos uma planta com zero emissões de gases de efeito estufa”, afirma.

Produtos avançados

Atualmente, Pederneiras produz as mais modernas gerações de equipamentos Volvo, as mesmas disponíveis na Europa, América do Norte e Ásia:

  • Carregadeiras – L60, L70, L90, L110, L120, L150 e L180
  • Escavadeiras – EC140, EC210, EC220, EC230 e EC260
  • Compactador – SD110
  • Caminhões articulados – A25, A30, A40, A45 e A50

Cronologia

A fábrica de Pederneiras foi inaugurada em 1975, ainda sob a marca Clark, produzindo inicialmente empilhadeiras, guindastes e carregadeiras. Em 1987, a Volvo se associa e forma uma nova marca global, a VME. Em 1995, a Volvo incorpora essa marca por completo, dando origem à Volvo Construction Equipment (Volvo CE). Desde então, Pederneiras recebeu investimentos constantes e se consolidou como uma das principais fábricas da Volvo CE no mundo.

Grupo Volvo América Latina

RENAULT GROUP NOMEIA FRANÇOIS PROVOST COMO CEO E DIRETOR

François Provost

O Conselho de Administração do Renault Group, reunido nesta quarta-feira (30) sob a presidência de Jean-Dominique Senard, decidiu – seguindo a recomendação do Comitê de Governança e Remuneração – nomear François Provost como Chief Executive Officer da Renault S.A. e Presidente da Renault s.a.s., bem como administrador da Renault S.A. e da Renault s.a.s., pelo período de quatro anos a partir de 31 de julho.

François Provost, que anteriormente desempenhava a função de Chief Procurement, Partnerships and Public Affairs Officer é um executivo experiente, com 23 anos de carreira no Grupo. Com uma trajetória internacional em funções operacionais e estratégicas, profunda compreensão dos desafios do setor e visão estratégica, François Provost conta com as qualidades necessárias para continuar a acelerar a transformação do Renault Group. Além disso, suas competências permitirão garantir a continuidade da expansão do Grupo, principalmente em escopo internacional e por meio de parcerias, para acelerar sua agilidade estratégica e manter os altos padrões de performance, respeitando os valores da empresa.

Ao final da reunião do Conselho de Administração, Jean-Dominique Senard declarou: “Tenho certeza que François Provost vai saber comandar o Grupo com discernimento e determinação, em um ambiente que exige ao mesmo tempo rigor na execução, visão estratégica e capacidade de inovação. Em um setor que atravessa profundas mudanças, sua determinação e senso de responsabilidade serão verdadeiros diferenciais para orientar as equipes e dar continuidade à nossa dinâmica. No Renault Group, não há espaço para paradigmas. Com o conhecimento da empresa e expertise deste executivo, poderemos concluir a implementação do nosso plano estratégico, finalizar os termos do próximo plano e garantir uma execução bem-sucedida. Estou ansioso para trabalhar com ele. E aproveito para agradecer calorosamente ao Duncan Minto, por ter atuado como CEO interino nestas duas semanas”.

Assim que foi nomeado, François Provost declarou: “Sinto ao mesmo tempo orgulho e gratidão ao receber esta nomeação. Agradeço calorosamente ao nosso Presidente do Conselho, Jean-Dominique Senard, bem como ao Conselho de Administração, pela confiança que estão depositando em mim. Neste momento, meus pensamentos se concentram principalmente nas equipes do Grupo, que têm me acompanhado ao longo destes 23 anos. Vou dedicar toda minha energia e paixão para contribuir, junto com nossos 100.000 colaboradores, concessionários, fornecedores e demais parceiros, para o desenvolvimento do nosso grupo, que é um dos grandes florões da indústria francesa há 127 anos. O Renault Group conta com bases sólidas, equipes comprometidas, uma excelente gama de produtos, marcas fortes e um modelo organizacional inovador. Todos estes diferenciais vão ser de grande valia para acelerar nossa transformação, em um contexto a cada dia mais exigente para o nosso setor. Vocês podem contar com meu comprometimento e determinação para escrevermos, juntos, a próxima página da nossa história”.

Nesta quinta-feira, 31 de julho, o Renault Group vai publicar os seus resultados financeiros semestrais.

François Provost

Nascido em 1968, François Provost é formado pela Escola Politécnica da França e Engenheiro-Chefe do Corpo Técnico das Minas naquele país. Depois de seu início de carreira na alta administração, entrou para o Renault Group em 2002, onde desempenhou funções de direção na França e na Europa, principalmente como CEO da Renault-Nissan Portugal, de 2005 a 2008. Em 2010, sua trajetória fez uma virada internacional, tornando-se CEO Adjunto da Renault Rússia, responsável pelas operações e, posteriormente, como Presidente e CEO da Renault Samsung Motors na Coreia, durante 5 anos. Depois disso, foi Diretor de Operações na China, na região Ásia-Pacífico e, por fim, Head de Desenvolvimento Internacional. Em 2023, passou a fazer parte do Leadership Team do Grupo como Chief Procurement, Partnerships and Public Affairs Officer. De Lisboa a Seul, passando por Moscou e Shangai, o executivo desenvolveu sua experiência e visão estratégica, desempenhando um papel-chave na implementação de grandes parcerias com players internacionais, como a Nissan, Geely e Aramco.

O Renault Group está na vanguarda de uma mobilidade que está se reinventando. O Grupo se baseia na complementariedade de suas 4 marcas – Renault, Dacia, Alpine e Mobilize –, oferecendo soluções de mobilidade inovadoras e sustentáveis aos seus clientes. Presente em 114 países, o Renault Group vendeu 2,265 milhões de veículos em 2024. O grupo emprega mais de 98 mil colaboradores, que encarnam seu Propósito no dia a dia, para que a mobilidade aproxime as pessoas. Preparado para enfrentar desafios tanto nas ruas como nas competições, o Grupo tem um compromisso com uma transformação ambiciosa, que vai gerar valor. Este compromisso tem como foco o desenvolvimento de tecnologias e serviços inéditos, além de uma nova gama de veículos ainda mais competitiva, equilibrada e eletrificada. Alinhada com os desafios ambientais, a ambição do Renault Group é atingir a neutralidade de carbono na Europa até 2040. Clique aqui e saiba mais

Renault do Brasil

CUMMINS APRESENTA EIXO DE 38 TONELADAS E INAUGURA NOVA FASE EM APLICAÇÕES OFF-HIGHWAY SEVERAS

Eixo de maior capacidade já desenvolvido pela empresa é resultado de engenharia local com apoio global e marca a consolidação da líder em tecnologia de energia em novos mercados de mineração e construção pesada

A Cummins Brasil dá um passo estratégico na ampliação de seu portfólio para veículos fora de estrada com o lançamento do novo eixo tandem MT 38-610, desenvolvido para aplicações severas em mineração. Com capacidade vertical de 38 toneladas por conjunto de eixo e Peso Bruto Combinado (PBC) de até 150 toneladas, o modelo inaugura uma nova geração de soluções voltadas ao segmento off-highway.

O eixo MT 38-610 surge como resposta a uma necessidade operacional cada vez mais presente em aplicações fora de estrada, que exigem robustez e alta capacidade para operações severas de mineração — como o transporte de materiais entre áreas de escavação e processamento, em terrenos irregulares e sem infraestrutura viária. A aplicação do eixo é exclusivamente fora de estrada.

Engenharia e validações locais com apoio global

O desenvolvimento do MT 38-610 contou com colaboração da engenharia global da Cummins no segmento off-highway, integrando soluções já aplicadas em veículos canavieiros e madeireiros. “O projeto mescla componentes já consagrados, como a redução nos cubos, a novos conjuntos dimensionados especialmente para essa carga - com destaque para a adoção de cinco planetárias por cubo de roda, o que permite maior distribuição de torque e menor esforço individual por engrenagem, elevando a resistência e a durabilidade sob condições extremas”, explica Thabata R. Prosdoskimis, supervisora de Engenharia do Produto da Cummins Brasil.

A validação do eixo incluiu mais de 80% dos testes realizados no Brasil, na unidade de Osasco (SP), com otimizações no Laboratório de Ensaios Mecânicos (LEM) para suportar as exigências e padrões de qualidade. Outros testes complementares foram realizados nos Estados Unidos.

O eixo foi projetado para ser montado na própria planta de Osasco, sem necessidade de grandes adequações industriais, com aproveitamento da linha de eixos com redução no cubo já existente. A montagem inclui uma fase inicial de preparação dos conjuntos e utiliza peças com elevado percentual de conteúdo local estimado em que reflete o fortalecimento da cadeia de fornecedores locais.

Entre os componentes nacionais estão as carcaças dos eixos (anterior e posterior), caixa das engrenagens do cubo de roda, tambor de freio, freios, câmaras de freio, suportes das câmaras e itens de fixação como parafusos, porcas e arruelas.

Para suportar o aumento de carga, o eixo MT 38-610 adota um novo conceito de fixação: o componente da extensão da carcaça em que é montado o cubo de rodas, é agora parafusado tanto à carcaça quanto ao freio, formando um conjunto rígido e reforçado — em substituição à configuração tradicional de pinos e prensagem. A solução foi inspirada em práticas já consolidadas no exterior e permite ganhos em robustez e flexibilidade de projeto, sem comprometer a confiabilidade.

A Cummins desenvolveu o eixo para operar com três diferentes relações de redução: 5.41, 6.18 e 7.21, ampliando a versatilidade de aplicação conforme a exigência da operação. Para sua montagem, foi necessário realizar instruções específicas aos operadores quanto ao manuseio e encaixe de determinados componentes, assegurando a correta instalação e desempenho do conjunto.

Desenvolvido com foco em robustez e alta capacidade, o eixo MT 38-610 amplia as possibilidades de aplicação em diferentes configurações veiculares voltadas ao transporte em ambientes severos como aplicações de mineração.

Cummins Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

JOHN DEERE ESCLARECE AS PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE MÁQUINAS DE CONSTRUÇÃO

As máquinas de construção estão cada vez mais presentes no dia a dia de quem acompanha obras, vive no campo ou circula por estradas em desenvolvimento. Elas escavam, carregam, empurram, nivelam e fazem muito mais do que se imagina à primeira vista. Mas, apesar da presença constante em diferentes cenários, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como funcionam, para que servem e quem pode operá-las.

Para ajudar a descomplicar esse universo, a John Deere, empresa global de tecnologia que fornece software e equipamentos para os setores agrícola, de construção e florestal, esclarece as principais questões sobre esses gigantes da produtividade. “Com o avanço da tecnologia, esses equipamentos ganharam novos recursos e se tornaram ainda mais eficientes, o que naturalmente desperta interesse e gera perguntas. Mais do que entregar soluções, queremos dividir conhecimento, ampliar o entendimento sobre o setor e mostrar como a inovação pode transformar a rotina de quem movimenta o país”, afirma Thomás Spana, gerente de Marketing da divisão de Construção da John Deere para a América Latina.

Cada tipo de máquina tem uma função específica. A pá-carregadeira, por exemplo, é usada para transportar materiais como areia, brita e terra. A 524 P, modelo versátil da John Deere, atua tanto na construção quanto na agricultura, e é equipada com assento ergonômico, direção ajustável e uma balança opcional que mostra o peso da carga em tempo real. Seu sistema exclusivo de refrigeração, QuadCool™, melhora o desempenho térmico e facilita a manutenção no dia a dia.

A escavadeira, como o nome indica, serve para escavar e movimentar grandes volumes de solo. A versão P da John Deere, que inclui modelos como 130 P, 160 P, 210 P, 250 P e 350 P, se destaca pela eficiência. Com até 10% de economia de combustível e caçambas mais resistentes, essas máquinas entregam força e precisão com mais conforto para quem opera.

Outra peça fundamental em obras, especialmente de estradas, é a motoniveladora. Com uma lâmina no centro, ela é usada para nivelar o terreno. A 620 P, da John Deere, oferece até 200 HP de potência e conta com tecnologias de automação, como Auto-Articulação, Auto-Pass e Inversão da Lâmina, além de cabine com visibilidade ampliada, comandos eletro-hidráulicos e conectividade com o John Deere Operations Center™, que permite suporte remoto em tempo real.

O trator de esteira entra em cena quando o desafio é mover grandes volumes de solo com tração e estabilidade. O modelo 850J-II, da série J-II, foi desenvolvido pela companhia para esse tipo de trabalho. Com Controle Total da Máquina (TMC), transmissão hidrostática, telemetria JDLink™ e material rodante Dura-Trax™, trata-se de um equipamento que enfrenta terrenos difíceis com robustez e alto desempenho.

A retroescavadeira é uma máquina extremamente versátil: escava de um lado, carrega do outro, e por isso é muito usada em obras urbanas. O modelo 310 P foi desenvolvido para oferecer alto rendimento — e é o único da categoria com garantia de consumo. Com um motor eletrônico de 4,5 L, ele opera com até 10% menos rotação, garantindo economia de combustível de 11%. Também conta com modo ECO, transmissão PowerShift, opcional de joystick, conectividade com o John Deere Operations Center™ e recursos de segurança como sistema de senha.

O tamanho dessas máquinas chama atenção, mas tem uma explicação direta: quanto maior o porte, maior a capacidade de movimentar material em menos tempo. Isso traz ganhos em produtividade, mas também exige componentes maiores, mais fluídos e atenção técnica redobrada. “O dimensionamento adequado faz toda a diferença. A produtividade e a eficiência aparecem quando o equipamento é escolhido de acordo com as necessidades da operação”, explica Spana.

A tecnologia embarcada também influencia diretamente no desempenho. Modelos modernos contam com sistemas inteligentes que otimizam o consumo de combustível, reduzem o desgaste dos componentes e facilitam a manutenção. Mesmo em máquinas maiores, é possível alcançar bons índices de economia e durabilidade.

Esses equipamentos vão muito além dos canteiros de obras. Estão presentes na mineração, no campo e em projetos de infraestrutura urbana. “A construção é um elo que conecta setores essenciais da economia. Por isso, desenvolvemos soluções capazes de atender diferentes realidades, levando mais produtividade para o campo, para as cidades e para as operações de extração. Essa integração impulsiona resultados e transforma nossas máquinas em parcerias estratégicas em cada oportunidade”, ressalta o executivo.

Para operar legalmente uma dessas máquinas no Brasil, é necessário ter uma formação específica. A maioria das empresas exige carteira de habilitação na categoria B, mas em alguns casos a C é mais recomendada. Também é preciso realizar cursos voltados à operação segura, ao uso correto dos comandos e à manutenção preventiva. Algumas funções ainda pedem certificações complementares, como as normas regulamentadoras NRs 11, 12 e 18.

As habilidades mais valorizadas em um operador vão além do conhecimento técnico. Experiência prática, atenção aos detalhes, domínio das técnicas corretas e cuidado com o equipamento influenciam diretamente na eficiência da operação e na vida útil da máquina. O bom operador é aquele que, além de entregar produtividade, zela pelo desempenho do conjunto como um todo.

Para apoiar clientes em todo o país, a John Deere conta com uma ampla rede de distribuidores, que garante proximidade, agilidade no suporte e acesso facilitado a peças e serviços especializados. A empresa também mantém Centros de Soluções Conectadas dedicados à construção. Integrados à maior rede do tipo no mundo, esses centros monitoram máquinas em tempo real, realizam diagnósticos remotos e orientam operadores na busca por mais desempenho com menor custo.

“O suporte técnico oferecido pelos nossos distribuidores é fundamental. A tecnologia evolui rapidamente, e estar próximo do cliente, com conhecimento e agilidade, é essencial para garantir uma operação cada vez mais produtiva”, conclui o representante da companhia.

John DeereNão importa se você nunca dirigiu um trator, cortou a grama ou operou uma escavadeira. Com o papel de ajudar a produzir alimentos, fibras, energia e infraestrutura, a John Deere trabalha para cada pessoa no planeta. Tudo começou há quase 200 anos, com um arado de aço autolimpante. Hoje, a John Deere impulsiona a inovação nos setores de agricultura, construção, florestal, jardinagem, sistemas de energia e muito mais. Para mais informações sobre a Deere & Company, acesse o link

John Deere
CDI Comunicação