segunda-feira, 7 de julho de 2025

INDÚSTRIA AUTOMOTIVA: SEMESTRE SE ENCERRA COM INDICADORES EM ALTA, MAS DESACELERAÇÃO EM JUNHO GERA PREOCUPAÇÃO PARA O DESEMPENHO NO ANO

Excesso de importações e pressão para reduzir imposto para montagem em SKD colocam em risco o desempenho do setor

Foto: Porto de Itajaí

A alta de 7,8% na produção do primeiro semestre, na comparação com o mesmo período do ano passado, vista de forma isolada, é uma boa notícia para a indústria automotiva brasileira. Mas o contexto do mercado indica que o segundo semestre será bastante desafiador para o setor. A começar, pela base de comparação, que se dá contra um fraco primeiro semestre de 2024, e que terá pela frente meses de forte desempenho no ano passado. Nos últimos dois meses houve queda no ritmo de produção, e uma queda de mais de 600 vagas diretas na indústria automotiva.

“Os números de junho nos preocupam um bocado. O dia útil a menos em relação a maio não justifica as quedas que tivemos no mês, de 6,5% na produção, 5,7% nos emplacamentos e 2,7% nas exportações, além de uma alarmente redução de mais de 600 empregos diretos nos últimos meses”, afirmou o Presidente da Anfavea, Igor Calvet.

A produção acumulada no semestre foi de 1.226,7 mil unidades. O crescimento de 7,8% pode ser em boa medida creditado ao aumento de 59,8% nas exportações (264,1 mil unidades). Mas mesmo essa boa notícia contém uma dose de atenção. Quase todo esse crescimento dos embarques se deve à surpreendente recuperação do mercado argentino, o que coloca o Brasil numa situação de maior dependência do país vizinho para manutenção dos bons níveis de exportações, já que não houve altas relevantes nos envios para outros países – em casos como o México a situação é de perda de participação. No semestre, 60% dos embarques foram para a Argentina.

Os sinais mais preocupantes, contudo, vêm do nosso mercado interno. Os emplacamentos de quase 1,2 milhão de unidades nos primeiros seis meses representaram uma alta de 4,8% sobre o modesto primeiro semestre de 2024. Uma análise mais acurada revela que os autoveículos nacionais subiram 2,6% nesse período, enquanto os importados cresceram 15,6%.

Pior: as vendas de veículos leves nacionais caíram 10% no varejo, na comparação com o primeiro semestre de 2024, enquanto modelos vindos da China representaram 6% do mercado brasileiro. Há mais de 110 mil veículos chineses em estoque no país. A média diária de vendas em junho foi inferior à do mesmo mês do ano passado, um recuo comparativo que não ocorria há quase dois anos no país.

No segmento de caminhões a situação é ainda mais sensível. Os emplacamentos no semestre recuaram 3,6% em relação ao mesmo período de 2024. A produção ainda está 3,1% mais alta, mas vem desacelerando a cada mês. As melhores notícias vêm do segmento de ônibus, com alta de 7,3% na produção e de 31,3% nas vendas.

As importações acumuladas do primeiro semestre cresceram 15,6% e já chegam a 228,5 mil unidades. “Esse é um volume equivalente ao que se produz anualmente numa fábrica nacional de grande porte, com mais de 6 mil funcionários diretos, sem levar em conta as vagas geradas na cadeia de forneciento”, alertou Calvet.

“É cada vez mais evidente que estamos recebendo um fluxo perigoso de veículos chineses para o nosso mercado, com um Imposto de Importação abaixo da média global. Não ficaremos passivos com a interrupção de um projeto de neoindustrialização do país e com o avanço de propostas, como essa de redução da alíquota para montagem de veículos semi-desmontados, que não geram valor agregado nacional e geram pouquíssimos empregos”, concluiu o Presidente da Anfavea.

ANFAVEA
Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores

IVECO ENTREGA AMBULÂNCIAS AO PARAGUAI E AMPLIA SUA PRESENÇA EM LICITAÇÕES NA AMÉRICA LATINA

Com a entrega de 26 unidades do modelo Daily, governo paraguaio inicia a renovação da frota dos serviços de saúde pública com ambulâncias de terapia intensiva

A IVECO realizou, no último dia 24 em Assunção, a entrega das primeiras 26 ambulâncias do modelo Daily ao Governo do Paraguai, como parte de um lote total de 130 unidades adquiridas. A iniciativa marca um avanço significativo na reestruturação do Serviço de Emergência Médica Extrahospitalar (SEME), vinculado ao Ministério da Saúde Pública e Bem-Estar Social (MSPYBS) do Paraguai, e reforça a atuação da marca em processos licitatórios na América Latina.

Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina, destaca que a entrega das ambulâncias Daily reflete o fortalecimento da presença da marca no continente, tanto em licitações quanto no atendimento a transportadores e operadores independentes. “O trabalho da nossa equipe é incansável, e vemos cada vez mais nossos veículos integrando frotas públicas e privadas, o que demonstra a versatilidade do nosso portfólio. Esse movimento nos posiciona como protagonistas no setor de transporte, oferecendo o melhor TCO do mercado na região”, afirma Querichelli.

A cerimônia oficial de entrega foi realizada no Palácio do Governo e contou com a presença do presidente Santiago Peña. Com a chegada dessas novas unidades, o governo paraguaio poderá dobrar a disponibilidade de ambulâncias especializadas para o atendimento de urgências em todo o país. Os veículos foram adquiridos com recursos da Itaipu Binacional, o que evidencia o compromisso do governo com a modernização da infraestrutura de saúde nacional.

As ambulâncias entregues são 129 unidades do modelo Daily 30-160 Furgão Euro VI (Entre-eixos 3520mm H2 12m³), com suporte avançado de vida, classificadas como Unidades de Terapia Intensiva (UTI) móveis. Os veículos são produzidos na fábrica da IVECO em Sete Lagoas, Brasil, o maior complexo industrial da marca no mundo. Destaca-se também a primeira venda do modelo Daily 55S18 4x4 Euro VI (Entre-eixos 4175mm HA8 15m³), fabricado na planta da marca em Brescia, Itália. “Nossa capacidade industrial, com plantas na América Latina e na Europa, nos permite oferecer aos clientes pacotes de soluções que atendem a diferentes demandas do transporte”, destaca William Costa, diretor Comercial de Exportação da IVECO para a América Latina.

Espera-se que as 104 unidades restantes sejam entregues nos próximos meses, consolidando uma das maiores renovações de frota da história do SEME. “O Daily, reconhecido por sua robustez e versatilidade, foi selecionado por atender aos requisitos técnicos e operacionais necessários para operar em diversas regiões do Paraguai. Seguimos firmes em nosso compromisso com o setor público, promovendo agilidade no atendimento à população, como já fizemos no Equador, onde completamos em 2024 a entrega de 250 ambulâncias”, conclui Costa.

IVECO

e-VOLKSBUS ENCERRA CICLO DE HOMOLOGAÇÕES EM CURITIBA

O eVolksbus 22L, primeiro chassi 100% elétrico da Volkswagen, acaba de encerrar seu ciclo de avaliações na cidade de Curitiba (PR), reconhecida como referência internacional em planejamento urbano e modelo em transporte público. O veículo foi submetido a uma operação real pela URBS, junto ao cliente operador, rodando no mínimo 10 horas diárias.

“Homologá-lo numa cidade que coloca o ônibus como prioridade para a circulação de sua população enriquece o resultado dos trabalhos que precedem seu lançamento comercial. Estamos confiantes de que o e-Volksbus vai superar as expectativas dos nossos clientes e que vamos contribuir para transformar cada vez mais o transporte urbano”, afirma Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

O objetivo é levar o veículo ao limite para demonstrar autonomia da bateria, durabilidade, capacidade de frenagem e comportamento do veículo em subidas e descidas. Essas homologações são primordiais, sobretudo, para garantir a segurança, o desempenho e a manutenção do chassi elétrico, ao assegurar que ele atende a todos os requisitos antes de ser lançado ao mercado.

Além disso, o processo inclui a avaliação da carroceria e acabamento para que cada detalhe do e-Volksbus esteja alinhado aos mais altos padrões de qualidade. Essa etapa serve tanto para as entidades conhecerem o produto e validarem seus atributos, quanto para complementar os trabalhos realizados pela montadora em seu centro mundial de eletromobilidade em Resende (RJ).

Hoje são mais de 50 novos testes específicos para veículos elétricos, que vão desde medição de isolação dos sistemas, testes de compatibilidade eletromagnética (EMC) até mesmo testes de submersão e passagem em regiões alagadas, além de performance e testes estruturais específicos para a realidade da América Latina. Tudo isso seguindo padrões e critérios de segurança internacionais. A premissa é assegurar a operação do veículo elétrico nas mesmas condições dos movidos a diesel, de forma rigorosa, confiável e robusta.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

domingo, 6 de julho de 2025

FEIRA DE MINIATURAS REÚNE APAIXONADOS DO AUTOMOBILISMO NO GRANDE ABC

No próximo final de semana, o Atrium Shopping promove o tradicional encontro de multicolecionismo. O evento especial para fãs do automobilismo acontece no sábado (12)  das 10h às 22h e domingo (13) das 11h às 20h, no piso térreo. Nele, o público poderá encontrar uma exposição de miniaturas de Ferraris, caminhonetes, Kombis, Fuscas e raridades de diversos tamanhos, em escala 1:12 e 1:18, com aproximadamente 19 cm e 25 cm respectivamente.

O multicolecionismo é o hábito ou interesse de colecionar diferentes tipos de objetos, não se limitando a uma única categoria. Ou seja, um colecionador é alguém que reúne peças de variados universos como actions figures, selos, revistas, brinquedos antigos, games retrô, entre outros itens.

Em busca de compartilhar histórias do universo de colecionadores e conectar fãs de automóveis, o encontro também contará com a participação de expositores e lojistas que estarão negociando compra e venda de itens raros e colecionáveis da feira.

“A cada edição do evento, o Atrium Shopping reforça seu compromisso em oferecer entretenimento acessível e de qualidade. Esses encontros são uma oportunidade de apresentar ao público o universo do multicolecionismo, das miniaturas de veículos aos itens raros que despertam memórias e paixões”, destaca Luciano Abilio, coordenador de marketing do Atrium Shopping.

Serviço
Feira de Miniaturas
Atrium Shopping
Rua Giovanni Battista Pirelli, 155
Vila Homero Thon - Santo André - SP
Sábado (12) das 10h as 22h
Domingo (13) 11h às 20h 
Entrada gratuita

Atrium Shopping
Arebo

sábado, 5 de julho de 2025

MANUTENÇÃO PREVENTIVA AINDA É O PRINCIPAL DESAFIO NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS

Gestão técnica e preventiva da frota é essencial para segurança, eficiência operacional e redução de custos

Mesmo com avanços tecnológicos e maior profissionalização do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC), a manutenção preventiva segue sendo uma falha crítica no setor. Em 2024, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) fiscalizou mais de 1,67 milhão de veículos de caga e 79 mil ônibus nas rodovias federais. O resultado é alarmante: mais de 23 mil caminhões, 13 mil semirreboques e 1,2 mil ônibus foram recolhidos por apresentarem condições inadequadas de circulação.

Essas falhas não são somente administrativas, elas geram impactos reais na segurança viária. No mesmo ano, desafios com o sistema de freios ocasionaram 282 acidentes, com 266 pessoas feridas e 19 mortes, segundo a própria PRF. A negligência com inspeções técnicas básicas continua sendo um dos principais fatores por trás de acidentes envolvendo veículos pesados.

Para Marcel Zorzin, CEO da Zorzin Logística e presidente do SETRANS, tratar a manutenção como uma prática estratégica é essencial não apenas para evitar acidentes, mas também para garantir a eficiência, reduzir custos e proteger a imagem da transportadora.

“A manutenção preventiva deve ser encarada como um elemento de gestão. Uma falha mecânica na estrada compromete a segurança do motorista, gera atrasos nas entregas, impacta o cliente e pode trazer prejuízos à reputação da empresa”, afirma o executivo.

Na Zorzin Logística, a gestão preventiva da frota vem de muitos anos e envolve protocolos rígidos de inspeção, monitoramento de componentes críticos, capacitação contínua das equipes e participação ativa dos motoristas em rotinas de checklists.

A manutenção corretiva, além de mais cara, geralmente ocorre em situações de urgência que comprometem o desempenho operacional e elevam o risco de acidentes. Já a preventiva, estruturada com base em dados como quilometragem, rotas e histórico técnico, aumenta a vida útil dos ativos, melhora o desempenho e reduz os custos totais de operação.

“Manutenção preventiva é mais do que uma exigência técnica: é governança, segurança e compromisso com a sociedade.”, alerta Marcel para a urgência de uma mudança cultural do setor.

Executivos defendem que a profissionalização da gestão da manutenção deve passar por três pilares: cultura organizacional, tecnologia aplicada e capacitação técnica contínua. As experiências relatadas por transportadores destacam que uma abordagem estruturada nesse quesito traz ganhos diretos em segurança, previsibilidade e qualidade do serviço prestado.

Zorzin Logística
Grupo Mostra de Ideias

HYUNDAI CRETA LIDERA O VAREJO BRASILEIRO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2025

Atual bicampeão de vendas ao consumidor final, em 2023 e 2024, SUV produzido em Piracicaba (SP) segue consolidado na primeira posição geral entre todas as carrocerias

O Hyundai CRETA fecha na liderança no mercado varejista brasileiro no primeiro semestre de 2025, com 26.651 unidades emplacadas, de acordo com os dados atualizados ontem pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). As vendas em junho totalizaram 5.427 emplacamentos, assegurando com folga a primeira colocação no mês para o SUV fabricado em Piracicaba (SP) e que foi totalmente renovado no último mês de outubro. No ranking varejista, são consideradas as vendas destinadas ao consumidor final, sem incluir volumes comercializados para empresas, como locadoras e frotas. O CRETA já é o atual veículo bicampeão de vendas do varejo no País, em 2023 e 2024, e segue como único SUV a superar todos os modelos das demais categorias nos rankings semestrais e anuais.

“O Hyundai CRETA se consolida cada vez mais como o favorito do consumidor brasileiro no varejo, quando é o cliente final que vai ao concessionário e escolhe o carro que quer comprar. A versão com design anterior ao atual, lançada em 2021, já havia feito história como o primeiro SUV a liderar o varejo nacional no ano de 2023. Agora, com a atualização completa do visual lançada em 2024, a aceitação tem sido ainda melhor, com destaque para a grande procura do público pelas nossas versões topo de gama. Este resultado comprova que toda a qualidade, segurança e tecnologia do CRETA têm sido percebidas e cada vez mais motivado a escolha pelos nossos clientes em todo o Brasil”, comenta Oscar Castro, diretor executivo de Vendas da Hyundai Motor Brasil.

Os resultados dos últimos anos refletem a estratégia da Hyundai em concentrar as vendas do CRETA no varejo. Em 2021, o modelo ocupou a terceira colocação no ranking geral, subindo para o segundo posto em 2022 e, finalmente, a liderança inédita para um SUV em 2023, repetida em 2024. Nos oito anos desde seu lançamento no Brasil, em 2017, o modelo nunca ficou fora do top 3 em vendas para o consumidor final em sua respectiva categoria.

Hyundai Bluelink® agora é item de série em todas as versões

Em 2025, a principal novidade da linha Hyundai CRETA é a oferta do Bluelink®, sistema de carro conectado da Hyundai, como item de série em todas as versões. Entre suas principais funcionalidades, estão o monitoramento do automóvel, rastreamento e imobilização, assistência 24 horas e diagnóstico dos sistemas, até a Smart Camera 360°, que permite a visualização do entorno do carro na tela do celular. Complementam o serviço, conforme a configuração da central multimídia especificada em cada modelo, os comandos de voz e a busca por pontos de interesse com informações de trânsito em tempo real.

Em março deste ano, o sistema lançou uma nova funcionalidade, o SOS Bluelink, focado no atendimento de motoristas que sofrem qualquer tipo de violência no trânsito. Ao acionar o botão SOS localizado no retrovisor interno do veículo, todo condutor e condutora poderá solicitar direcionamento para o novo serviço, que será realizado por profissionais treinados e disponíveis 24 horas por dia, para oferecer suporte emocional e orientações básicas no caso de qualquer ocorrência do tipo.

Outra novidade do SUV fica por conta dos bancos de couro, antes apenas presentes nas versões Platinum, N Line e Ultimate, que passam a equipar também a variação Limited.

Para obter informações sobre todos os modelos Hyundai, consultar a lista completa de concessionárias e encontrar a loja mais próxima, clique aqui.

Hyundai Motor Brasil
Ketchum-Interfuse

sexta-feira, 4 de julho de 2025

GWM BRASIL CRESCE 7 VEZES MAIS QUE O MERCADO NESTE ANO E LIDERA COM O HAVAL H6 ENTRE OS HÍBRIDOS

A autotech apresentou aumento de quase 20% no volume de vendas no primeiro semestre de 2025

GWM Haval H6 HEV

A GWM Brasil fechou o primeiro semestre de 2025 com resultados expressivos e com crescimento nas vendas muito acima da média do setor automotivo nacional. No período, a autotech registrou 15.261 veículos emplacados, um aumento de 19,9% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram vendidas 12.730 unidades. O desempenho é ainda mais relevante considerando que o mercado de veículos leves cresceu 3% (de 1,081 milhão de unidades em 2024 para 1,108 milhão neste ano), o que evidencia um avanço da GWM sete vezes a mais que a média do setor.

O grande destaque do semestre foi o Haval H6, que se consolidou como o SUV híbrido mais vendido do Brasil no acumulado do ano. Foram 12.675 unidades comercializadas, com 2.497 somente em maio, reforçando a liderança do modelo entre os eletrificados e sua forte aceitação pelo consumidor brasileiro.

Outro ponto relevante foi o desempenho do Tank 300, primeiro modelo da marca no segmento off-road. Mesmo com as entregas iniciadas apenas em meados de abril, o modelo já contabiliza 1.218 unidades vendidas no semestre.

"O crescimento da GWM é resultado direto da nossa estratégia focada em tecnologia, inovação e experiência do cliente. O desempenho do Haval H6 mostra que o consumidor brasileiro está cada vez mais aberto a conhecer novos produtos e o sucesso inicial do Tank 300 reforça nossa capacidade de atuar em novos segmentos com competitividade", afirma Diego Fernandes, COO da GWM Brasil.

Segundo semestre

O segundo semestre de 2025 marcará um momento decisivo na trajetória da GWM no Brasil, com a inauguração de sua fábrica em Iracemápolis (SP) e início da produção nacional. O primeiro modelo a ser fabricado no País será o Haval H6, nas quatro versões já oferecidas no mercado brasileiro — o híbrido HEV2 e os híbridos plug-in PHEV19, PHEV34 e GT. A equipe de engenharia da GWM no Brasil também já está trabalhando no desenvolvimento de uma versão flex do H6, prevista para ser lançada em 2026.

Ainda neste ano, a planta passará a produzir dois importantes lançamentos da marca para este ano: o SUV de 7 lugares Haval H9, voltado ao segmento premium 4x4, e a picape média Poer P30, ambos equipados com motorização a diesel.

A nova planta industrial contará com nacionalização crescente desde o início, priorizando fornecedores locais. Já no primeiro ano, itens como pneus, vidros, rodas, chicotes, bancos e componentes elétricos serão produzidos no Brasil, e o processo de pintura dos veículos será 100% nacional. A fábrica já nasce com capacidade de produção de 30 mil unidades por ano até o fim de 2026, podendo chegar a 50 mil unidades anuais em ciclos posteriores.

Além da fábrica, a GWM prepara para 2025 a criação de um Centro de Engenharia e P&D no Brasil e o lançamento da Fundação GWM, iniciativas voltadas ao desenvolvimento de tecnologias locais, capacitação de profissionais e ações de responsabilidade social.

O número de concessionárias também deve crescer este ano. Atualmente, a GWM conta com uma rede de 104 pontos físicos em mais de 50 cidades, e o sistema GWM Delivery garante cobertura em 100% dos 5.570 municípios brasileiros. A meta é chegar a 130 pontos até dezembro de 2025, ampliando ainda mais o atendimento ao consumidor.

Os investimentos totais da GWM no Brasil somam R$ 10 bilhões até 2032, divididos em dois ciclos: R$ 4 bilhões entre 2022 e 2026, focados na estruturação da operação nacional, e mais R$ 6 bilhões entre 2027 e 2032, com foco em expansão, geração de empregos e desenvolvimento de produtos com tecnologia global e produção local.

“Nosso objetivo é claro: consolidar o Brasil como um polo estratégico de produção, inovação e tecnologia. Com a fábrica, damos um passo definitivo rumo à nacionalização dos nossos produtos, com padrão global e identidade brasileira. Estamos aqui para construir uma história de longo prazo, gerando empregos, desenvolvendo talentos e entregando veículos que representem o futuro da mobilidade”, completa Fernandes.

GWMMaior empresa automotiva chinesa de capital 100% privado, a GWM é a quarta maior fabricante mundial de picapes médias, segmento que ela lidera na China há 24 anos, onde tem uma participação acima de 50%. A empresa tem uma atuação global que envolve mais de 60 países, 70 mil funcionários e oito centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) ao redor do mundo

GWM Brasil
Grupo Printer Comunicação

CORTE ROBÓTICO A PLASMA DA HYPERTHERM ASSOCIATES CONTRIBUI PARA AVANÇOS NA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA

Fabricante de peças automotivas na Coreia do Sul obteve resultado impressionante no número de cortes e vida útil de consumíveis após troca pelo sistema Powermax SYNC

O desafio geral da indústria automotiva é permanecer lucrativa diante dos custos crescentes, das demandas por componentes mais leves e da contínua escassez de mão de obra qualificada. Para superar esses desafios, os fabricantes devem se adaptar e adotar novos métodos e tecnologias, como fundição sob pressão de alta pressão, automação, robótica e inteligência artificial que aumentam a produtividade.

Neste cenário, novas estratégias de fabricação exigem que as montadoras alterem os processos atuais para finalizar os componentes maiores. É o caso dos sistemas de corte robótico a plasma, como o Powermax SYNC, desenvolvido pela Hypertherm Associates, uma alternativa versátil e econômica para aparar fundidos, especialmente quando incorporados em operações de fundição sob pressão de alta pressão (às vezes chamadas de giga ou mega fundição).

“O plasma é mais econômico do que o laser de fibra para desgaseificação de grandes peças estruturais, porque o corte a laser de fibra oferece o risco de colisão com o componente”, comenta Fernando Moreira, Engenheiro de Aplicações da Hypertherm Associates. “Os fabricantes de automóveis podem contar com o corte de plasma robótico para se adaptar facilmente a uma variedade de designers de fundição e configurações de componentes” acrescenta.

Ele explica ainda que “os sistemas de corte de plasma Powermax SYNC se integram a uma variedade de robôs industriais existentes para implementação perfeita para fabricantes de automóveis. “É o método mais eficiente para suprir a escassez de mão de obra qualificada na indústria automobilística com precisão e fácil implementação. A tecnologia Powermax SYNC define automaticamente os processos e parâmetros do sistema para que os fabricantes de automóveis eliminem erros e coletem dados de desempenho para otimização do sistema”, afirma Fernando.

Eficiência no corte e case de sucesso na Coreia do Sul

Um fabricante de peças automotivas com sede na Coreia do Sul, cortando principalmente alumínio de 3 mm, precisava cortar até 20 mm, mas registravam dificuldades como baixa vida útil de consumíveis, trocas frequentes e muitas operações secundárias.

Com a troca para um sistema Hypertherm Powermax105 SYNC, montado em um robô, a empresa obteve resultados positivos imediatos, incluindo sete vezes mais a vida útil dos consumíveis, corte de 143 peças em um único cartucho, em comparação aos 20 cortes do seu fornecedor de plasma anterior.

“O corte de plasma fundido robótico economiza recursos, espaço no chão e custos operacionais para os fabricantes de automóveis ao cortar material fundido sob alta pressão e pode ser rapidamente adaptado a mudanças no design e ferramental das peças. A tecnologia de corte a plasma, acessórios e cartuchos da Hypertherm é um passo revolucionário no corte e desgaseificação de grandes componentes fundidos sob alta pressão no setor de fabricação automotiva. Montada em robôs industriais, poder cortar uma variedade de designs de fundição em células robóticas, o que a torna uma solução versátil, eficiente e escalável para métodos de corte tradicionais”, completa Fernando.

Powermax SYNC

O cortador de plasma Powermax105 SYNC, tochas robóticas e cartuchos Powermax integram-se facilmente com uma variedade de robôs para formar uma célula de corte de robô única ou múltipla para peças pequenas e grandes componentes de fundição de alumínio de alta pressão.

A plataforma fornece uma alternativa confiável e precisa para prensas de corte, métodos de degating manual e corte a laser de fibra que são caros, ineficientes e perigosos. O Powermax SYNC está disponível em 65 amp, 85 amp e 105 amp para cortar uma variedade de aplicações de espessura de metal. As tochas robóticas SmartSYNC simplificam a configuração e estão disponíveis em configurações de 45, 90 e 180 graus.

O cartucho Powermax SYNC possui benefícios como:

  • Consumível de peça única
  • Elimina empilhamentos tradicionais
  • Melhora a eficiência
  • Possui corte preciso 
  • Mais eficiente e seguro 
  • Melhora a segurança ao eliminar o potencial de poeira
  • Reduz grandes despesas de capital 

A Hypertherm Associates é uma fabricante norte-americana de produtos e software de corte industrial. Seus produtos, incluindo os sistemas de jato de água OMAX e de plasma da Hypertherm, são usados por empresas do mundo inteiro para construir navios, aviões e trens, fabricar estruturas em aço e equipamentos pesados e produzir turbinas eólicas, e muito mais. Além dos sistemas de corte, a empresa cria CNCs e softwares que proporcionam níveis de desempenho e confiabilidade que resultam em maior produtividade e lucratividade para centenas de milhares de empresas. Fundada em 1968 a Hypertherm Associates é uma empresa 100 por cento de propriedade dos seus funcionários e emprega aproximadamente 2.000 profissionais, com operações e representações por parceiros no mundo inteiro. Clique aqui e saiba mais

Hypertherm Associates
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quinta-feira, 3 de julho de 2025

RENATO GUIMARÃES É O NOVO DIRETOR DE ENGENHARIA DA CLICKBUS

Executivo chega para apoiar a expansão das soluções digitais da empresa

Renato Guimarães

A ClickBus, maior plataforma de vendas de passagens rodoviárias do Brasil, anuncia Renato Guimarães como seu novo Diretor de Engenharia. O executivo terá a missão de liderar os times de engenharia em um momento de aceleração do desenvolvimento de tecnologia e fortalecimento da infraestrutura digital da companhia.

Com mais de 20 anos de carreira, Renato tem ampla experiência na liderança de times técnicos e no desenvolvimento de soluções em empresas como PicPay, Unico, Dasa e Bionexo. Ao longo de sua trajetória, esteve à frente de iniciativas que combinaram tecnologia e gestão para apoiar a expansão de produtos, a modernização de sistemas e o aumento da eficiência operacional. Sua chegada reforça o compromisso da ClickBus em seguir inovando e consolidando a base tecnológica que sustenta seus planos de crescimento no Brasil e na América Latina.

“Estou feliz em  integrar o time da ClickBus neste momento estratégico. Quero contribuir para que a área de engenharia seja um motor de inovação e eficiência, apoiando o desenvolvimento de soluções que impactem positivamente os viajantes, viações e parceiros do setor rodoviário”, afirma Renato.

Para Phillip Klien, CEO da ClickBus, a chegada de Renato fortalece a ambição da Travel Tech de evoluir sua tecnologia e gerar valor: “A experiência do Renato em liderar times de engenharia  em grandes empresas de tecnologia será fundamental para ampliarmos nossa capacidade de inovação e garantirmos a escalabilidade da nossa plataforma”.

A ClickBus é a maior plataforma de soluções para viajantes, viações e parceiros do Brasil e possui um completo e eficiente ecossistema de soluções digitais e financeiras do setor. Fundada em 2013 com o propósito de viabilizar “momentos únicos e transformadores viajando de bus”, a empresa tem parceria com mais de 210 viações regulamentadas, o que garante a segurança do usuário dentro da maior capilaridade de destinos no mercado rodoviário nacional. A ClickBus superou a marca de 51 milhões de viajantes, sendo responsável por movimentar R$2 bi, com taxa de crescimento anual (CAGR) de 56%. Está no Top 5 apps de viagens no Google Play e na Apple Store, é bicampeã do Prêmio Reclame Aqui e é chancelada pelos selos Innovative Workplaces Brasil 2024, da MIT Technology Review e o RA1000, selo de excelência máxima no atendimento segundo o Reclame Aqui  e também possui selo GPTW - Great Place to Work 2024

ClickBus
AND, ALL

IVECO E OCTA UNEM FORÇAS PARA IMPULSIONAR A ECONOMIA CIRCULAR NA CADEIA AUTOMOTIVA BRASILEIRA

Parceria estratégica cria rede integrada de peças com foco em sustentabilidade, descarbonização e rastreabilidade em toda a cadeia automotiva

Fábrica da Iveco instalada em Sete Lagoas, Minas Gerais.

A IVECO e a Octa, empresa especializada em economia circular automotiva, assinam uma parceria inédita no setor de transportes com o objetivo de transformar a cadeia automotiva por meio da circularidade. A iniciativa visa criar uma rede homologada para peças de economia circular NEXPRO IVECO, conectando os diversos elos da cadeia, desde desmontes e frotistas até oficinas, concessionárias e fornecedores.

Com uma abordagem baseada na sustentabilidade e na digitalização, o projeto terá como base uma plataforma que garante rastreabilidade, registro e controle de qualidade em cada etapa do processo. A iniciativa busca, além da redução de geração de resíduos, uma significativa contribuição para a descarbonização do setor e desenvolvimento de fornecedores locais.

“Para a IVECO, sustentabilidade e inovação caminham juntas. Essa parceria com a Octa é estratégica para criarmos um modelo circular robusto que reduz impactos ambientais, gera eficiência operacional e novas oportunidades de negócios em toda a cadeia”, afirma Bernardo Brandão, diretor geral de Customer Services da IVECO para a América Latina.

O projeto será executado em quatro etapas: estudo de viabilidade, prova de conceito, implementação e expansão.

“Estamos construindo um novo paradigma para a mobilidade. A parceria com a IVECO mostra como é possível alinhar, de forma colaborativa, soluções sustentáveis que geram valor ambiental, econômico e social. Circularidade é a chave para o futuro da indústria automotiva”, destaca Arthur Rufino, CEO da Octa.

IVECO

ANDRÉ GARCIA É O NOVO LÍDER DE ESTRATÉGIA DE PRODUTO DA UNIDADE DE NEGÓCIOS DE MOTORES DA CUMMINS BRASIL

Movimentação reforça foco em soluções sob medida e no fortalecimento da estratégia local de produtos

André Garcia

Como parte da estratégia para ampliar a oferta de soluções sob medida e atender aos desafios do mercado nacional, a Cummins Brasil anuncia André Garcia como novo líder da área de Estratégia de Produto da Unidade de Negócios de Motores (EBU). Essa nomeação reafirma o compromisso da líder em tecnologia de energia com o desenvolvimento de um portfólio de produtos que reúne o profundo conhecimento das aplicações locais à visão global da companhia, impulsionando oportunidades exclusivas no Brasil.

“Queremos estar cada vez mais próximos de nossos clientes, com propostas que combinem inovação, conhecimento técnico e aplicabilidade real. A nomeação de Garcia à liderança da área representa um passo importante para aprofundarmos nossa capacidade de adaptação e entrega em um mercado tão dinâmico como o brasileiro”, destaca Adriano Rishi, presidente da Cummins Brasil.

Com 19 anos de trajetória na Cummins, André Garcia é engenheiro mecânico formado pelo Centro Universitário da FEI e possui MBA pela Fundação Getúlio Vargas. Iniciou sua carreira na engenharia de Motores, onde atuou por 13 anos em funções técnicas e de gestão, passando pelas áreas de Engenharia de Produto e Gestão de Projetos. Em 2018, assumiu a liderança das equipes de Engenharia Cummins Emission Solutions (CES) e Cummins Turbo Technologies (CTT), da Unidade de Negócios de Componentes no Brasil. Retornou à EBU em 2021 como líder de Programa para introduzir produtos da geração Euro VI, em conformidade com as normas do CONAMA P8. Mais recentemente, esteve à frente de iniciativas de Desenvolvimento de Novos Negócios voltadas à linha On-Highway no Brasil.

Na nova função, Garcia será responsável por liderar a Estratégia de Produto da EBU no Brasil, com foco em identificar oportunidades, definir prioridades e impulsionar iniciativas que contribuam para o crescimento sustentável dos negócios. Sua atuação será conectada à estratégia global da Cummins e orientada por uma escuta ativa das demandas do mercado local.

Cummins Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

CORTECO ENSINA COMO TROCAR O ROLAMENTO TRASEIRO DO VW GOL G5

A Corteco, marca do Grupo Freudenberg e uma das principais fornecedoras de itens automotivos para o mercado de reposição, ensina os mecânicos a realizarem a troca do rolamento traseiro do VW Gol geração 5 com o kit 54006K, que é composto por graxa, cupilha, retentor e rolamentos.

O vídeo, disponível no canal da empresa no YouTube (Corteco - Substituição do rolamento VW Gol G5), começa mostrando como fazer a desmontagem correta da roda e, na sequência, orienta sobre a substituição do rolamento da roda traseira.

Confira o passo a passo detalhado deste procedimento:

1º) Comece a desmontagem do tambor removendo a calota, a cupilha, a trava aranha, a porca e a arruela;

2º) Com um pano limpo e seco, remova as impurezas na ponta do eixo;

3º) Em uma bancada apropriada, retire o retentor e o rolamento. Remova as impurezas do tambor utilizando um pano seco e solvente, querosene ou desengraxante;

4º) Retire a capa do rolamento externo. Para isso, use uma punção e um apoio adequado;

5º) Repita o mesmo procedimento para a capa do lado interno;

6º) Utilize o kit 54006K da Corteco para reparação do cubo de roda. O kit contém graxa, cupilha, retentor e rolamentos. Nunca exerça qualquer tipo de esforço sobre a capa do rolamento. Esse procedimento inadequado poderá causar danos na superfície da capa. Para montagem da nova capa, utilize a capa usada como apoio e proteção;

7º) Com auxílio de uma prensa, pressione a capa até assentar totalmente no alojamento do tambor. Repita o mesmo procedimento para a capa do lado externo;

8º) Lubrifique o rolamento com a graxa, preenchendo todos os espaços vazios disponíveis. Lubrifique também o alojamento do rolamento;

9º) Aplique uma fina camada de graxa na vedação do retentor para pré-lubrificação da região;

10º) Nunca faça qualquer tipo de esforço ou batida diretamente sobre o retentor. Esse procedimento poderá causar danos à peça e ao funcionamento dela;

11º) Para montagem do retentor, utilize uma ferramenta e material plano sobre a superfície do retentor. Aplique golpes de forma distribuída por toda a superfície do material até o retentor facear no alojamento. Nunca monte o rolamento sem lubrificação adequada. Caso contrário, poderá ocorrer superaquecimento e desgaste prematuro do rolamento;

12º) Coloque novamente o tambor no veículo, monte a arruela, coloque a porca de fixação;

13º) Antes de colocar a trava, é preciso regular a folga residual da porca. Realizar o procedimento inadequado provocará folga excessiva mínima gerando ruídos ou desgaste prematuro dos rolamentos;

14º) Aperte a porca e, simultaneamente, gire o cubo de roda até perceber resistência. Em seguida, solte a porca aproximadamente 60 graus. O cubo deve girar livremente e sem folga no ar;

15º) Na sequência, coloque a trava aranha e monte a cupilha;

16º) Por fim, recoloque a calota com cuidado e está concluído o trabalho de reparação do cubo de roda.

“Com esse passo a passo detalhado, promovemos a reciclagem e capacitação dos mecânicos, com orientações práticas para a correta troca do rolamento traseiro do VW Gol G5. A nossa preocupação é sempre criar conteúdos que possam simplificar o dia a dia do profissional, contribuindo com o conhecimento por meio de ferramentas de fácil acesso em caso de dúvidas sobre o procedimento. Dessa forma, o reparador oferece um serviço de excelência aos seus clientes, garantindo a qualidade dos nossos produtos”, ressaltar Alexandre Morselli, gerente de Produtos da Corteco.

Clique na tela e assista o vídeo

Para obter mais informações sobre a empresa e seus produtos, basta acessar o site (https://corteco.com.br), fazer contato pelo Whatsapp por meio do número (11) 95033-8809, ou pelos perfis nas redes sociais: Facebook e Instagram (@cortecobrasil).

A Corteco é um dos principais fornecedores de componentes para o Aftermarket Automotivo, possui fábricas e centros de distribuição em mais de 15 países diferentes e fornece mais de 26.000 produtos com qualidade OEM. Oficinas independentes confiam nas peças de reposição Corteco e, portanto, se beneficiam da qualidade original da Freudenberg. Para mais informações, clique aqui

Corteco
Essência Comunicação

BLUE OCEAN E ALTAIR UTILIZAM TECNOLOGIA DA AVIAÇÃO PARA DESENVOLVER EQUIPAMENTO PARA MINERAÇÃO

Blue Titan reduz riscos de acidentes durante o enchimento de pneus, um dos principais desafios do setor de mineração

Blue Titan, mecanismo de enchimento de pneus de veículos extrapesados

A Blue Ocean, em parceria com a Altair, líder global em inteligência computacional, apresentou um novo equipamento para enchimento de pneus de grande porte, um dos maiores desafios do setor de mineração, pelos riscos envolvidos e impacto que tem na redução de custos da operação. O Blue Titan é um mecanismo de enchimento de pneus desses veículos extrapesados, desenvolvido com tecnologia Altair de simulação e Inteligência Artificial, que permite efetuar a atividade de enchimento e calibração, sem riscos de acidentes e garante a total segurança para o operador.

O Blue Titan foi desenvolvido para aplicação em uma das maiores mineradoras brasileiras e demonstrou potencial para ser utilizado no setor de mineração global. Alimentado por energia elétrica e hidráulica, leva de 15 a 45 minutos para encher um pneu, possui mais de 20 peças e tem 12 metros de comprimento, 12 metros de largura e nove de altura.

“Desenvolvemos o Blue Titan para atender uma das maiores dores do mercado de Mineração, o seguro e correto enchimento de pneus de grande porte. O equipamento possibilita que a operação seja realizada de maneira totalmente autônoma, inteligente e segura. A operação é feita de forma remota, sem a presença de pessoas e sem exposições de riscos, com rastreabilidade total do processo, assegurando que o operador nunca esteja exposto à zona de risco durante nenhuma etapa da inflagem, atendendo as normativas exigidas mundialmente, como NR22 e NR12, para os tamanhos e complexidades dos pneus utilizados na mineração”, destaca Hellinton M. de Andrade, sócio-diretor da Blue Ocean.

O principal fator crítico está na quantidade de energia potencial acumulada no interior do pneu durante o processo de compressão, que, ao sofrer falhas estruturais ou operar sob práticas inadequadas, pode resultar em uma explosão repentina de grande magnitude. Com o Blue Titan, cada pneu inflado poderá ser documentado com dados técnicos, permitindo auditorias, rastreamento de eventos e melhoria contínua dos protocolos de segurança, que são aspectos extremamente valorizados em ambientes industriais regulados, como mineração, transporte, logística e manutenção de frotas.

Durante o enchimento e calibração, é preciso garantir que o pneu esteja em um equipamento que tenha resistência estrutural para suportar uma possível explosão, que o mantenha isolado do ambiente do operador, fora do raio de ação e da onda de choque.

O Blue Titan utiliza materiais compósitos em sua confecção (kevlar e fibra de vidro), o que proporciona excelente resistência estrutural e sensível redução de peso do equipamento. A capota tem peso de apenas 2,5 toneladas, sendo mais leve do que possíveis projetos utilizando estruturas metálicas para o enchimento e calibragem de pneus. A tecnologia desenvolvida em parceira com a Altair é baseada no segmento aeronáutico e chamada pela Blue Ocean como Aero Derivativos, estratégia de engenharia adotada para trazer cada vez mais tecnologias de ponta para outros setores da indústria.

Parceira com a Altair

A tecnologia de fabricação de um pneu de grande porte é um segredo “guardado a sete chaves” pela indústria pneumática. Por isso, faltam dados analíticos conhecidos sobre o comportamento do mesmo sob condições extremas ou adversas. Pela sua expertise, a Altair teve papel fundamental no desenvolvimento do projeto na área de conhecimento inicial sobre a periculosidade de uma explosão e onda de choque no aparato de proteção.

“As tecnologias de simulação da Altair permitiram reproduzir através de hipóteses ou com base em dados uma possível explosão, o que possibilitou a representação de cenários próximos da realidade para definir a estrutura da capota protetora para resistir à carga de uma possível explosão e/ou avaria do pneu” explica Felipe Mazzer, gerente das áreas de Aerospace & Defense da Altair.

Os algoritmos desenvolvidos durante o processo de simulação ajudaram a Blue Ocean a definir os pontos mais críticos do mecanismo para garantir total segurança para o operador não sofrer com uma onda de choque em caso de explosão.

Mais segurança e menor custo

A utilização de caminhões fora-de-estrada ou articulados é o método mais tradicionalmente usado na maioria das minas a céu aberto ou subterrâneas de grande porte para o transporte de toneladas de minério para os pontos de descarga. Esses caminhões operam em condições extremas e o gasto com os pneus é um dos mais significativos, chegando a representar cerca de 20% a 30% dos custos operacionais, atrás apenas dos gastos com combustível.

Dessa maneira, a operação de enchimento e correta calibragem dos pneus é vital par o negócio, pois aumenta a sua vida útil, reduz os custos com substituição e/ou reparos e os riscos de acidentes.

Detonação de pneus em laboratório

Visando a otimização do equipamento, a Blue Ocean, realizará a detonação de dois pneus de grande porte em laboratório (condições controladas) para gerar mais dados analíticos, necessários para retroalimentar as simulações nos softwares da Altair, e assim otimizar o projeto. O objetivo é melhorar os dados de Manufatura, Estrutural e de Engenharia para garantir cada vez mais segurança e eficiência para o setor de mineração.

Altair
Secco Consultoria de Comunicação

quarta-feira, 2 de julho de 2025

KOMATSU CELEBRA 50 ANOS DE SUA FÁBRICA NO BRASIL COM NOVO CICLO DE INVESTIMENTO E FOCO EM MERCADOS INTERNACIONAIS

Objetivo é incrementar a eficiência, modernizar o parque fabril e desenvolver novos produtos, expandindo a produção em mais de 50% até 2030

Com uma infraestrutura produtiva para a fabricação de mais de 3 mil equipamentos por ano, a Komatsu, empresa de origem japonesa que fabrica e fornece equipamentos, tecnologias e serviços para os mercados de mineração, construção, industrial e florestal, investiu R$ 161 milhões entre 2023 e 2025, e tem planos de investir mais R$ 100 milhões nos próximos dois anos, no seu parque fabril em Suzano (SP), que este ano celebra 50 anos, com o objetivo de modernizar e expandir sua produção em mais de 50% até 2030. Em seu portfólio de produção brasileiro estão tratores de esteiras, carregadeiras de rodas, motoniveladoras e escavadeiras hidráulicas.

Dentre os investimentos, estão a construção de um novo prédio fabril, além da aquisição de novas máquinas de usinagem, robôs de solda e uma linha totalmente nova de pintura a cátion, permanecendo um processo sólido no desenvolvimento de novos produtos.

“O mercado brasileiro de equipamentos de construção está em constante evolução e precisamos estar preparados para atender nossos clientes. Além disso, trabalhamos com uma expectativa de aumento da demanda por nossos produtos até 2030”, informa o presidente da unidade fabril no Brasil, Jeferson Biaggi. Ele destaca também a possibilidade de ampliação para atender à América Latina e expansão de novos mercados, como a África, reforçando a liderança da empresa em inovação e no setor de construção.

Dentre os modelos que farão parte da ampliação em Suzano, estão a carregadeira de porte médio WA380-6, que acaba de ser nacionalizada, dois novos modelos de harvester florestal desenvolvidas especialmente para o mercado brasileiro e a escavadeira de grande porte PC500LC-10M0, que também será nacionalizada. A instalação de Suzano também participará do desenvolvimento e produção de carregadeiras compactas e pequenas para o mercado brasileiro em 2025 e 2026. Por isso, o objetivo é que parte da estrutura esteja operacional antes de 2026.

Carregadeira Komatsu WA380-6

Modelo popular de carregadeira de rodas, a WA380-6 já começou a ser produzida em Suzano este ano. A decisão de fabricá-la no País é uma resposta direta à crescente demanda por carregadeiras de rodas deste porte no setor de construção, além de outros segmentos como mineração, locação, indústria, agricultura e florestal. “A WA380-6, que já conquistou significativa aceitação no mercado brasileiro como modelo importado, passou a ser produzida localmente, trazendo diversos benefícios para os clientes, como acesso ao financiamento via Finame, benefício de redução de impostos, além de maior disponibilidade do equipamento e acessórios.

Esta iniciativa estratégica não apenas reforça o compromisso da Komatsu com o mercado brasileiro, mas também destaca a importância do País nas operações globais da empresa, posicionando-o como um centro de produção crucial para toda a América Latina. Estamos muito contentes em iniciarmos a produção local desse equipamento, que trará ao mercado também os benefícios de melhor disponibilidade de produto, assim como acessórios originais de fábrica”, destaca Biaggi.

A Komatsu prevê um crescimento positivo nos setores que utilizam a WA380-6, particularmente em projetos de infraestrutura dentro do programa PAC. Este aumento nas obras elevará o consumo de insumos como areia, cimento e brita, setores onde a WA380-6 é amplamente utilizada. “A iniciativa de nacionalização posiciona a Komatsu para melhor atender a estes mercados em expansão com equipamentos de alta qualidade produzidos localmente”, reforça o presidente da unidade fabril.

Outro modelo que a Komatsu anuncia a nacionalização é a escavadeira de grande porte PC500LC-10M0. Comercializada no Brasil desde 2019, ela ganhou cada vez mais espaço na classe de 50 toneladas, por sua alta eficiência e baixo consumo de combustível, atendendo à demanda do mercado, que vem crescendo anualmente, principalmente nos setores de agregados e mineração.

Escavadeira Komatsu PC500LC-10M0

Comparada ao modelo anterior, a PC500LC – 10M0 apresenta produtividade (ton/hora) com até 15% superior, 11% menos consumo (litros/hora), podendo atingir até 21% mais eficiência (ton/litros). Esses resultados são possíveis de atingir devido ao maior volume da caçamba, maior sincronia entre motor diesel e bomba hidráulica, possibilitando maior fluxo hidráulico com menor rpm, 5 diferentes modos de operação para seleção do operador de acordo com a necessidade do trabalho, aumento da força de escavação na caçamba e aumento da força no braço. Na prática, o somatório dessas melhorias resulta em ciclos de trabalho mais rápidos. Isso acaba contribuindo para maior movimentação de material por ciclo, apresentando, portanto, maior produtividade.

Crescimento no Brasil

Para dar suporte ao crescimento da capacidade de desenvolvimento e do parque fabril, a Komatsu está investindo também na contratação de mão de obra no Brasil, como engenheiros de desenvolvimento de produtos, cuja quantidade irá quase dobrar em 2025. “Esse reforço permitirá o desenvolvimento de novos modelos e a adaptação às demandas da América Latina”, ressalta Biaggi.

Em 2022, a Komatsu já havia alocado mais de R$ 100 milhões na unidade, com novo prédio administrativo e investimentos na modernização dos processos produtivos, que incluíram novos robôs de solda, equipamentos de usinagem HMC (Horizontal Machining Center), máquina laser para processos de corte, pontes rolantes e desmoldador de peças para a área de Fundição. “Esses aportes trazem mais qualidade para nossos produtos e um ambiente de trabalho cada vez mais seguro para nossos colaboradores”, reforça Biaggi.

História e foco em qualidade

A primeira fábrica fora do Japão foi inaugurada no Brasil, em 1975, em Suzano (SP), onde permanece até hoje, como parte da estratégia de expansão global da Komatsu. Com um complexo industrial completo, a unidade fabril da Komatsu no País possui fundição própria e processos de corte, dobra, usinagem, caldeiraria, montagem, inspeção final e expedição.

Por meio de uma rede sólida de distribuidores com presença em todo o território nacional, a Komatsu é focada em atender os clientes entregando alto padrão de excelência e dispõe de oficinas equipadas, centros de distribuição de peças de reposição, assistência técnica dedicada e corpo de vendas atento em suprir as necessidades dos clientes e tornar o negócio de quem utiliza seus equipamentos mais rentável e confiável.

A Komatsu desenvolve e fornece tecnologias, equipamentos e serviços para os mercados de construção, mineração, empilhadeiras, industrial e florestal. Há mais de um século, a empresa tem criado valor para os seus clientes por meio da inovação na produção e na tecnologia, estabelecendo parcerias com terceiros para capacitar um futuro sustentável onde as pessoas, os negócios e o planeta prosperem juntos. Indústrias de ponta em todo o mundo utilizam as soluções da Komatsu para desenvolver infraestruturas modernas, extrair minerais fundamentais, gerir florestas e criar produtos de consumo. As redes globais de serviços e distribuidores da empresa apoiam as operações dos clientes para aprimorar a segurança e promover a produtividade, enquanto trabalham para otimizar o desempenho

Komatsu
Connectare Comunicação

IVECO, PETRONAS E LWART LANÇAM NEXPRO INFINITY, LUBRIFICANTE COM FOCO EM SUSTENTABILIDADE E ALTA PERFORMANCE

Parceria reforça compromisso com a economia circular e inovação ambiental, com destaque para tecnologia de rerrefino e embalagens recicláveis

A IVECO, em parceria estratégica com a PETRONAS e a Lwart Soluções Ambientais, apresenta ao mercado mais uma solução com foco na sustentabilidade: o NEXPRO Infinity, lubrificante mineral de alta performance, projetado especialmente para veículos comerciais pesados. Mais do que um novo produto, o lançamento marca um avanço no compromisso das marcas com a transição energética e a economia circular.

O grande diferencial do NEXPRO Infinity está em sua logística reversa integrada: a matéria-prima utilizada em sua produção é um óleo básico de alta performance, que emite 77% menos gases de efeito estufa em comparação com o óleo de primeiro refino no Brasil.

Isso é possível graças à utilização do OLUC (óleo lubrificante usado e contaminado) como matéria-prima para a produção do óleo básico por meio do rerrefino. A responsável por esse ciclo infinito é a Lwart, empresa referência mundial na coleta e transformação do OLUC, com atuação nacional e 20 centros de coleta espalhados pelo país.

“O NEXPRO Infinity é um marco na jornada rumo a um transporte mais sustentável. Unimos inovação técnica e responsabilidade ambiental para entregar ao cliente um produto que protege o motor e o planeta”, afirma Bernardo Brandão, diretor geral de Customer Service da IVECO para a América Latina.

Além do impacto ambiental positivo — que também se reflete nas embalagens multicamadas, com uso de plástico reciclado pós-consumo (PCR) e design que facilita a reciclagem completa — os clientes que utilizam o NEXPRO Infinity também se beneficiam com maior vida útil do motor, controle rigoroso sobre o uso de lubrificantes genuínos, treinamentos, conformidade com todas as leis ambientais e certificados de destinação correta do óleo usado.

Bernardo explica que o produto oferece uma solução completa ao cliente, aliando tecnologia de ponta e sustentabilidade. “Com o NEXPRO Infinity, a IVECO, a PETRONAS e a Lwart reafirmam seu papel como protagonistas na transformação do transporte rumo a um futuro mais limpo e eficiente”, completa Brandão.

Luiz Eduardo de Silos Santos, da PETRONAS, destaca que o lançamento está no centro da estratégia de sustentabilidade da empresa. “O NEXPRO Infinity representa um grande avanço no desenvolvimento de soluções que atendam às demandas por sustentabilidade, sem renunciar à performance e à qualidade. Iniciativas como essa reforçam o nosso compromisso com a inovação e a responsabilidade ambiental, combinando tecnologia de ponta com práticas sustentáveis”.

PETRONAS Lubricants International (PLI)

A PETRONAS Lubricants International (PLI) é o braço global de fabricação e comercialização de lubrificantes da PETRONAS, dinâmico grupo global de energia da Malásia. Fundada em 2008, a PLI fabrica e comercializa uma linha completa de produtos lubrificantes automotivos e industriais de alta qualidade em mais de 100 mercados internacionais. Com sede em Kuala Lumpur, a PLI também tem escritórios em todo o mundo, incluindo Turim, Belo Horizonte, Pequim e Chicago. A PLI é o recurso técnico por trás da parceria da PETRONAS com a equipe de Fórmula 1 Mercedes-AMG PETRONAS, responsável pelo projeto, desenvolvimento e fornecimento das Fluid Technology Solutions™, que incluem lubrificantes, combustíveis e fluidos de transmissão personalizados para impulsionar as "Silver Arrows" (Flechas de Prata, em tradução livre, apelido dado aos carros de corrida).

Somos um parceiro progressivo de energia e soluções, enriquecendo vidas para um futuro sustentável. Nosso compromisso continua sendo o de conduzir e expandir nossos negócios de forma a contribuir positivamente para a sociedade e o meio ambiente.

A PLI está conduzindo uma agenda agressiva de crescimento dos negócios como uma das principais empresas globais de lubrificantes na vanguarda do setor, fornecendo soluções personalizadas para cada necessidade. Para obter mais informações, clique aqui e visite o site

IVECO

MINI JCW E E MINI JCW ACEMAN E CHEGAM AO BRASIL

São os primeiros modelos John Cooper Works com propulsão elétrica da história. Ambos têm 258 cv de potência e 340 Nm de torque.

As três letras que traduzem a essência da marca MINI quando o assunto é diversão ao volante não param de chegar ao Brasil. Anunciados durante o Festival Interlagos 2025, que aconteceu no mês passado, os novos MINI John Cooper Works E e MINI John Cooper Works Aceman E estão oficialmente lançados no Brasil. Primeiros modelos elétricos da história a contar com a assinatura JCW, ambos entregam o que há de melhor no Go-Kart Feeling.

Tanto o MINI John Cooper Works E quanto o MINI John Cooper Works Aceman E têm a mesma potência de 258cv/190kW, O MINI JCW E 3 portas acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,8 segundos, sendo o mais rápido de toda a gama MINI enquanto o MINI John Cooper Works Aceman atinge 100 km/h a partir da imobilidade em 6,3 segundos. Ambos os modelos têm velocidade máxima de 195 km/h e torque de 340 Nm. As baterias de alta tensão, cada uma com um conteúdo energético de 54,2 kWh (bruto), fornecem ao MINI John Cooper Works Electric um alcance de até 306 quilômetros, enquanto o MINI John Cooper Works Aceman tem um alcance de até 312 quilômetros, de acordo com o ciclo de teste do Inmetro/PBEV.

Os novos integrantes da família MINI JCW receberam configurações de suspensão específicas da John Cooper Works para maximizar a sensação de kart e garantir uma dirigibilidade ágil e eletrizante. O sistema de freios também foi aprimorado para lidar com o desempenho esportivo e garante uma desaceleração precisa e segura, mesmo em situações de direção desafiadoras.

Visualmente, os modelos contam com luzes diurnas dos faróis MINI LED que apresentam barras horizontais com assinatura JCW e realçam o visual expressivo do modelo. Saias laterais pretas, apêndices aerodinâmicos na altura da coluna C e o spoiler traseiro acentuado otimizam a aerodinâmica dos dois modelos. As rodas também são aerodinamicamente otimizadas e são exclusivas para os modelos, de 18 polegadas para o modelo hatch e 19 polegadas para o Aceman.

No interior, o design atraente se destaca ainda mais com esquema de cores específico da JCW. Tecidos da cor preta e vermelho adornam a superfície do painel. Quando a iluminação ambiente é ligada, os gráficos de luz iluminam o teto panorâmico como um recurso exclusivo. Os bancos do motorista e do passageiro dianteiro da JCW são revestidos em couro com detalhes vermelhos, inclusive nas costuras.

Além disso, também chama atenção o display OLED de alta resolução. Com um diâmetro de 240 mm, o instrumento central de alta definição fornece informações relevantes a qualquer momento e pode ser facilmente operado pelo motorista e passageiro. Opções adicionais para configurações de clima, mídia, telefone e navegação podem ser controladas por toque ou controle de voz. Isso cria espaço adicional no console central para armazenamento no qual os smartphones podem ser carregados por meio de carregamento sem fio.

O modo Go-Kart é uma combinação perfeita para os novos modelos John Cooper Works. Com este MINI Experience Mode, o ambiente do cockpit é completamente adaptado ao desempenho e ao estilo do automobilismo. Neste modo, o visor mostra ao motorista não apenas a velocidade, mas também outros dados relacionados ao desempenho, como torque e a força G atual.

Compatível com Apple Carplay e Android Auto sem fio, a tela é responsável por reunir todas as informações do veículo, desde o painel de instrumentos até os sistemas de assistência ao motorista e entretenimento. Equipada com o novo MINI Operating System 9, todas as funções do veículo podem ser operadas intuitivamente através do toque ou do assistente de voz.

Sistemas de assistência para o motorista e que visam aumentar a segurança a bordo fazem parte da lista de equipamentos de série dos modelos, como o Driving Assistant Plus e o Parking Assistant Plus, que incluem funções como: assistente de manutenção de faixa, controle de cruzeiro adaptativo, visualização 360º no entorno do carro, detecção de ponto cego, prevenção de colisões, controle de direção longitudinal e lateral (entrar e sair de um espaço de estacionamento), assistente de reversão e câmera de visão traseira, entre outras funções.

O modelo também tem compatibilidade com o MINI App. Com ele, é possível ativar funções remotas, como localizar o veículo, trancar e destrancar o carro, acender os faróis ou acionar a ventilação. Além disso, com o MINI App é possível verificar o status do carro, caso tenha alguma porta ou janela aberta, ter informações sobre a quilometragem, autonomia, manutenções e serviços necessários, localizar e fazer contato com concessionários, mensagem de check control, como fluído de freio, e ainda receber notificações a cada atualização remota de software.

A função MINI Digital Key Plus transforma o smartphone na chave do carro através do MINI App. A animação de boas-vindas das luzes dianteiras e traseiras começa assim que o condutor se encontra a menos de três metros de distância. As portas são destrancadas quando o condutor se encontra a uma distância inferior a um metro e meio. Esta experiência conveniente do veículo pode ser transferida digitalmente para diferentes usuários, incluindo as configurações pessoais do veículo.

Os novos MINI John Cooper Works E e MINI John Cooper Aceman E estão disponíveis no Brasil em 11 opções de cores cada com opção de teto na cor vermelho, preto ou multitone vermelho. Em relação ao revestimento interior, os modelos têm como opção única a tradicional combinação de cor preto com detalhes vermelhos.

Preços de lançamento
MINI John Cooper Works E - R$ 330.990
MINI John Cooper Works Aceman E - R$ 345.990

BMW do Brasil
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