segunda-feira, 2 de junho de 2025

NEW HOLLAND CONSTRUCTION PARTICIPA DA BRAZIL EQUIPO SHOW 2025 COM PORTFOLIO VERSÁTIL E CONECTADO

Com 75 anos de atuação no Brasil, marca conta com pacote de soluções robusto para construção e apoio nas etapas da mineração

Escavadeira hidráulica New Holland  E145C EVO

A New Holland Construction, marca de equipamentos de construção da CNH que comemora 75 anos de atuação no Brasil, estará presente na Brazil Equipo Show 2025, em parceria com sua concessionária Shark Máquinas, entre os dias 3 e 6 de junho, em Jaguariúna (SP). Com produtos e soluções versáteis para o segmento de construção e mineração, o portfólio da marca é 100% conectado, com todas as máquinas saindo de fábrica com sistema de telemetria embarcado, e com uma novidade: 3 anos de garantia ou 4.500 horas para os produtos fabricados no Brasil.

“Estamos atentos às demandas e evolução do mercado, trazendo soluções desenvolvidas a partir das percepções e necessidades dos usuários em campo. Esta nova política de garantia é mais um exemplo disso, reforçando o compromisso da marca com a excelência e experiência do cliente”, afirma Pedro Silva, líder da New Holland Construction para a América Latina.

Na Brazil Equipo Show, os visitantes poderão conhecer a motoniveladora RG170.B EVO Titanium Edition, recém-lançada em comemoração aos 75 anos da marca no Brasil. A máquina é uma releitura da tradicional e reconhecida RG170.B EVO – em versão limitada, com pintura especial na cor cinza e placas personalizadas com numeração sequencial de 1 a 75, o que torna cada equipamento único.

A retroescavadeira B95C, ideal para obras urbanas e apoio na mineração, também estará no estande. Com uma série de melhorias e atualizações, trazendo ainda mais conforto operacional, economia para o cliente e aumento da produtividade, a B95C está apta para operação nas mais diversas condições e desafios. A máquina oferece melhor ergonomia, visibilidade, precisão de operação com movimentos simultâneos nos braços e caçambas, além de braço SLA, oferecendo maior capacidade e altura de elevação e motor S8000, com baixa emissão de gases e resíduos.

Outra atração é a escavadeira hidráulica E145C EVO, indicada para atividades na construção civil, de estrada, mineração/extração, demolição, agricultura e manuseio de material no geral.  Com caçamba com capacidade de 0,37 a 0,65m³, a máquina também conta com recursos que otimizam a força hidráulica para cada tipo de aplicação, reduzindo o consumo de combustível.

Completando o pacote de soluções versáteis, está a pá carregadeira W130B, considerada uma referência global. A máquina oferece grande capacidade produtiva, alinhada à uma tecnologia avançada, design moderno e robustez, podendo ser aplicada a todos os tipos de operações. A pá carregadeira conta ainda com elevada capacidade de carga, tendo baixo índice de manutenção, fácil operação e conforto, agora com certificação Tier 3.

Máquinas conectadas

Alinhada às tendências globais do mercado, 100% das máquinas da New Holland Construction já saem de fábrica com sistema de telemetria embarcado, garantindo mais eficiência, menor custo operacional e maior rentabilidade para os clientes. Com este recurso é possível realizar a manutenção preditiva, identificação de problemas ou falhas iminentes, otimização do uso de combustível, análise de desempenho, além da programação eficiente de tarefas, aumentando a produtividade e reduzindo o tempo ocioso da máquina.

A marca oferece ainda um aplicativo que na gestão da frota – o My New Holland Construction - acessível de qualquer aparelho com conexão de internet. Pensada para atender desde o operador ao proprietário do equipamento, a ferramenta permite monitorar em tempo real a localização e status das máquinas, acompanhar a análise de performance e ter a visão geral das principais informações dos equipamentos - com contato direto com a rede de concessionários e com a fábrica.

Na fábrica, em Contagem (MG), está localizado o Fleet Connect Center, uma central de controle que analisa e gerencia os alertas gerados pela frota no campo em tempo real, auxiliando os clientes na tomada de decisões antecipadas e baseadas em dados. Uma equipe de especialistas fica à disposição para dar todo o suporte necessário com respostas rápidas, proporcionando uma experiência diferenciada e entrega eficiente nas operações.

A New Holland Construction é uma marca de máquinas para construção e infraestrutura da CNH. Com 75 anos de atuação no Brasil, tem como principal valor a proximidade, contando com pontos de atendimento em toda a América Latina, além de atendimento remoto aos clientes. A inovação e eficiência, que estão integradas desde a produção até as soluções de pós-vendas, fazem também parte dos principais valores da marca, assim como a transparência, no intuito de garantir o melhor atendimento aos clientes e parceiros. Com um portifólio completo, composto por escavadeiras hidráulicas, retroescavadeiras, motoniveladoras, tratores de esteiras, rolos compactadores, pás carregadeiras, mini escavadeiras e minicarregadeiras, a New Holland atende diversas aplicações e segmentos em obras de infraestrutura, construção civil, mineração, agronegócio, indústria, locação, entre outros

New Holland Construction
Rede Comunicação de Resultado

TRATORES VALTRA SÃO OS MAIS DESEJADOS ENTRE OS PRODUTORES RURAIS

Modelos das linhas A2R, BM, BH, T CVT e Série S6 conquistam agricultores em todas as regiões do país e simbolizam a trajetória da marca no agro brasileiro

Trator Valtra Serie S6

Com a autoridade de quem atua há 65 anos no mercado brasileiro, a Valtra reforça seu protagonismo no agronegócio nacional ao destacar os modelos mais vendidos e adorados por produtores em todo o território: as linhas A2R, BM, BH e T CVT. Consideradas as “queridinhas da marca”, conquistaram o campo brasileiro por sua versatilidade, eficiência, robustez, economia de combustível, conforto, design e alto desempenho.

“Essa diversidade de produtos acompanha a complexidade do agronegócio nacional, com soluções específicas para culturas como grãos, cana-de-açúcar, frutas cítricas e café. A Valtra fornece tratores potentes, eficientes e com menor impacto ambiental. Tudo para melhor atender aos mais diversos perfis de produtores do nosso país”, afirma Fabio De Biase, Gerente de Vendas Valtra.

A série A2R, uma das linhas mais antigas do portfólio da Valtra, oferece mais economia, sendo um grande atrativo para o produtor. Seu motor trabalha com alto torque e baixa rotação, reduzindo o consumo do combustível em até 10% durante as atividades diárias. Sua capacidade de levante é 6% superior às opções do mercado, o que permite trabalhar com implementos maiores e mais pesados, aumentando a possibilidade de operações.

Em relação às transmissões, essa é uma máquina multiuso no campo, disponível em quatro versões: standard, para transmissão de simples operação; multiplicador, para quem busca precisão na velocidade de trabalho; redutor, para aqueles que precisam de alto torque em baixas velocidades de deslocamento; e reversão mecânica, para mais agilidade nas manobras. “Além da versão plataformada, todos os modelos da Série A2R da Valtra estão disponíveis com cabine de fábrica, uma característica que traz mais conforto no trabalho diário”, explica Biase.

A tecnologia é um dos fatores atrativos dos tratores para entrarem na lista de preferidos dos produtores, como a Série T CVT. Para os produtores que demandam alta potência e precisão, o Trator T CVT se apresenta como a solução ideal, com transmissão contínua variável e faixas de potência de 195 cv a 250 cv. Em conjunto com a Plantadeira Valtra Momentum, o modelo entrega alto rendimento, robustez e economia.

Mas a lista de tratores Valtra adorados segue aumentando. O mais novo lançamento da Valtra, principal atração da Agrishow 2025, a Série S6, já entrou para o rol dos tratores mais desejados dos produtores rurais. “O S6 já virou o queridinho dos produtores que visitaram a Agrishow 2025 e fechamos muitos negócios. Já é sucesso de vendas”, comemora Claudio Esteves, Diretor Comercial Valtra.

Linha Série S6: família de tratores de maior potência da Valtra

Com potência excepcional, tecnologia inteligente integrada e design focado em eficiência e conforto, a Série S6 foi projetada e fabricada na Finlândia e chega ao Brasil para atender às demandas de produtores que buscam alto desempenho em operações pesadas, como na produção de grãos e sucroenergética.

A nova Série S6 é a família de tratores de maior potência da Valtra. Foi criada para operadores experientes que valorizam alto desempenho e precisam de um torque responsivo, eficiente e confiável, com baixo custo de operação. Conta com três modelos, S346, S376 e S416, com potências máximas de 345 cv, 375 cv e podendo chegar até 425 cv e torque de até 1.750 Nm.

Linha BM: 25 anos de tradição e robustez no campo

A tradicional linha BM é uma referência entre os produtores brasileiros, reconhecida pela durabilidade, confiança e baixo custo operacional. É a primeira opção dentro da sua faixa de potência e tem o maior índice de satisfação entre os clientes da Valtra. Com mais de duas décadas de mercado, os modelos BM115 e BM135 — com até 135 cv — São tratores versáteis, utilizados em diversas operações rurais.

Os tratores dessa linha contam com motor AGCO Power de 4 cilindros, com injeção mecânica e transmissão sincronizada Multitorque, que garante até 15% de economia de combustível. Além disso, a linha BM oferece versões plataformada e cabinada, com opções como ar-condicionado e assentos ajustáveis, assegurando produtividade com conforto.

BH HiTech: Força de trabalho aliada à alta tecnologia agrícola

Os tratores BH HiTech maximizam o rendimento com maior aproveitamento da área de plantio. A linha é sinônimo de robustez para atividades pesadas sem perder a eficiência na lavoura. Com a transmissão inteligente HiTech3 PowerShift, o BH HiTech aumenta em até 8% o número de hectares trabalhados por hora. Em conjunto com o Motor AGCO Power, é possível, ainda, economizar 10% em combustível.

Para ganhar ainda mais precisão e autonomia, há um sistema de piloto automático Valtra Guide que, quando utilizado com nível de precisão centimétrico.

Série T CVT: alta performance e eficiência para rentabilidade no campo

A Série T chegou no portfólio da Valtra há menos de 10 anos, mas já se tornou o queridinho da marca pela tecnologia da CVT, que tem como marca o baixo consumo e a robustez. A Série T CVT, é reconhecida pela melhor performance, eficiência e economia de combustível. Tem grande apelo com o produtor, devido a rentabilidade que proporciona. Agrega tudo de mais moderno e tecnológico que existe nos dias de hoje. As máquinas são ideais também para o trabalho no segmento de cana-de-açúcar, uma das principais culturas do Brasil, que exige máquinas robustas e potentes.

Os modelos são equipados com transmissão CVT, tecnologia pioneira no Brasil, que proporciona aumento de até 30% no rendimento das operações, sem elevação nos custos. A eficiência é tamanha que, em apenas um ano, é possível ter o retorno obtido no investimento em um novo sistema de piloto automático. O motor eletrônico com sistema AGCO Power garante maior controle de potência e velocidade, resultando em até 25% de economia no consumo de combustível.

ValtraA linha de produtos Valtra inclui tratores de 57 a 425 cavalos, colheitadeiras, plantadeiras e pulverizadores. No Brasil desde 1960, foi a primeira empresa do setor a se instalar no País. A Valtra conta hoje com uma rede de mais de 290 pontos de venda e assistência técnica na América Latina, dos quais cerca de 170 estão no Brasil. A Valtra é uma das principais marcas pertencentes ao grupo AGCO. Para saber mais sobre a Valtra, clique aqui e visite o site

A AGCO (NYSE: AGCO) é líder global no design, fabricação e distribuição de maquinário agrícola e tecnologia agrícola de precisão. A AGCO entrega valor aos agricultores e clientes OEM por meio de seu portfólio diferenciado de marcas, incluindo as líderes Fendt®, Massey Ferguson®, PTx e Valtra®. A linha completa de equipamentos, soluções de agricultura inteligente e serviços da AGCO possibilita aos agricultores alimentarem o mundo de forma sustentável. Fundada em 1990 e sediada em Duluth, na Georgia, EUA, a AGCO registrou vendas líquidas de aproximadamente US$11,7 bilhões em 2024. Clique aqui e visite o site 

AGCO
FSB Comunicação

TRACBEL MOSTRA SUAS NOVIDADES TECNOLÓGICAS E MÁQUINAS NA BRAZIL EQUIPO SHOW 2025

Escavadeira Volvo ECR25 Electric

A Tracbel apresenta suas novas soluções tecnológicas e equipamentos para a construção e mineração na Brazil Equipo Show 2025, feira internacional de negócios que se realiza de 3 a 6 de junho em Jaguariúna, na região metropolitana de Campinas. "Vamos levar o que há de melhor e mais avançado nestes setores. São equipamentos, serviços e soluções de ponta, inovadoras e de alta qualidade. O objetivo é aumentar a produção e, ao mesmo tempo, garantir uma operação mais sustentável", declara Gidalto Santos, CEO do Grupo Tracbel e head da divisão de máquinas.

Gidalto Santos

Em seu amplo portfólio a empresa tem, por exemplo, a recém-lançada série de máquinas elétricas compactas da Volvo. As novas carregadeira L25 Electric e escavadeira ECR25 Electric já estão sendo utilizadas inclusive em tarefas subterrâneas, acelerando os processos de escavação e carregamento de materiais. Elas proporcionam mais eficiência, garantem zero emissões de CO2 e um ambiente de trabalho mais seguro e silencioso.

Carregadeira Volvo L25 Electric

Outra novidade é um alongador para as carregadeiras SDLG, o que garante um aumento de quase um metro de altura de despejo da caçamba. "Os engenheiros da Tracbel e da fábrica estão constantemente pensando em soluções para aumentar a produtividade na operação dos nossos clientes", explica Rodrigo Santos, gerente comercial da área de máquinas da Tracbel.

Rodrigo Santos

No estande, estarão expostas as carregadeiras Volvo L60H e SDLG L936H, as escavadeiras SDG ER626H e Volvo EW60, além da retroescavadeira Bull HD100. Estarão presentes uma equipe completa de consultores, técnicos, pessoal de pós-venda e outros profissionais preparados para tirar dúvidas de clientes e operadores.

Carregadeira SDLG L936H

A Tracbel possui ainda a escavadeira Volvo EC350DL, voltada para operações de construção, em pedreiras, minerações e em obras de infraestrutura pesada. “É uma máquina robusta, com avançada tecnologia e um sistema hidráulico ágil, além do potente motor Volvo D8 de alta eficiência. Junto com o mais baixo consumo de combustível em sua categoria, essas são características muito apreciadas pelo setor. Isso tudo representa aumento na produtividade”, afirma o gerente.

Retroescavadeiras

Além disso, o Grupo tem as retroescavadeiras Bull HD96 e HD100. Com essa oferta, pode-se atender de pequenas a grandes empresas. São produtos na classe de aproximadamente 85% do mercado brasileiro de retroescavadeiras, que está na casa de 11 mil unidades anuais. 

Retroescavadeira Bull HD 100

Estes equipamentos são conhecidos mundialmente por sua robustez, produtividade e baixo custo de manutenção. Muito utilizadas por locadoras e clientes da área de construção e trabalhos pesados, são versáteis e podem trabalhar no segmento de pedras ornamentais em diversas tarefas.

Durante o período da feira, serão oferecidas condições e taxas especiais de aquisição. "Vamos destacar as tendências tecnológicas, novidades em máquinas, implementos, peças e serviços e para a mineração e a construção", finaliza o executivo.

Tracbel
Outlook – Comunicação & Estratégia

domingo, 1 de junho de 2025

TOYOTA DO BRASIL DESTACA O PAPEL DOS BIOCOMBUSTÍVEIS NA DESCARBONIZAÇÃO DA MOBILIDADE, EM EVENTO NA ARGENTINA

Corolla Cross com tecnologia híbrida flex, desenvolvida exclusivamente no Brasil, foi apresentado durante evento na Argentina

A Toyota do Brasil marcou presença no Congresso Maizar, um dos mais importantes eventos do setor agroindustrial argentino, que ocorreu no último dia 28, em Buenos Aires, Argentina. Na oportunidade, a empresa reforçou seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade ao destacar a bem-sucedida experiência brasileira com biocombustíveis aliados a motores a combustão e eletrificação para enfrentar as mudanças climáticas.

Durante o evento, foi apresentado o Corolla Cross – veículo híbrido flex pleno – que combina tecnologia elétrica ao motor a combustão com possibilidade de uso de 100% de etanol. Essa solução permite reduzir em até 70% as emissões de CO₂ em comparação com um veículo a gasolina tradicional e tem impacto social e econômico positivo na produção de milho, cana-de-açúcar e etanol, representando um avanço significativo de sustentabilidade.

No evento, Roberto Braun, diretor de Comunicação e porta-voz da área de ESG da empresa, conduziu uma palestra sobre o ‘Papel dos Biocombustíveis na Estratégia de Descarbonização’ e abordou o conceito de múltiplas rotas tecnológicas - Multipathway - adotado pela Toyota, onde o contexto e as necessidades dos clientes de cada região são considerados na escolha das melhores soluções de mobilidade sustentável. Durante sua exposição citou como exemplo o caso brasileiro, onde as tecnologias flex e hibrida flex, que permitem o uso do etanol puro, oferecem uma grande contribuição para a redução das emissões de CO2.

“A crescente utilização do etanol como combustível automotivo é importante para a redução das emissões de CO2 das frotas atuais e permitiu impulsionar o avanço da descarbonização da mobilidade no Brasil com a adoção das tecnologias flex e hibrida flex, desenvolvidas para atender às especificidades locais e aproveitamento dos recursos renováveis disponíveis no país.”, pontuou Roberto Braun durante sua participação no congresso.

Roberto Braun, diretor de Comunicação e porta-voz da área de ESG da Toyota do Brasil, palestrou sobre o ‘Papel dos Biocombustíveis na Estratégia de Descarbonização’

“A partir da experiência brasileira com biocombustíveis, podemos contribuir com a transição para uma mobilidade mais sustentável em outros países, oferecendo soluções realistas e imediatas que impactem positivamente o meio ambiente e a sociedade como um todo”, reforçou o executivo.

Híbrido Flex – Pioneirismo no mercado nacional

A Toyota é líder global em eletrificados com mais de 30 milhões de veículos comercializados, que contribuíram cumulativamente para evitar a emissão de mais de 176 milhões de toneladas de CO₂ na atmosfera.

No Brasil, o primeiro eletrificado da fabricante foi lançado treze anos atrás: o revolucionário Toyota Prius, primeiro híbrido produzido em série no mundo, colaborou para a popularização de uma tecnologia até então desconhecida no país.

Desde então, a trajetória da Toyota é marcada pelo seu pioneirismo e evolução no desenvolvimento de novas tecnologias. Em 2019, a fabricante lança o consagrado sistema híbrido flex, apresentado oficialmente no Corolla sedã e que, desde 2021, também equipa o SUV Corolla Cross – ambos os modelos fabricados no Brasil.

Em 2020, a Lexus se tornou a primeira marca do Brasil a ter um line-up 100% eletrificado.

Toyota do Brasil
Giusti Creative PR

sexta-feira, 30 de maio de 2025

CHEVROLET: LINHA 2026 DA S10 AMPLIA OFERTA DE ITENS TECNOLÓGICOS

A Chevrolet apresenta a linha 2026 da picape S10 com importantes evoluções em segurança e novas opções de acabamento, reforçando o compromisso da marca com inovação, conforto, design e proteção dos ocupantes. Um dos principais destaques da nova linha é a introdução do Sistema Auxiliar de Permanência em Faixa em todas as versões equipadas com transmissão automática — a partir da configuração WT, voltada ao trabalho.

A tecnologia, que estreia na gama, utiliza uma câmera frontal para monitorar as marcações da pista e atua de forma ativa sobre o volante, realizando correções sutis quando detecta uma saída não intencional da faixa de rodagem. O sistema contribui para uma condução mais segura, especialmente em rodovias, e posiciona a S10 entre os modelos mais atualizados em recursos de assistência à condução em seu segmento.

Outra novidade é a extensão do Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro para mais versões da picape. Antes exclusivo da configuração topo de linha High Country, o sistema agora passa a ser item de série em todas as versões cabine dupla.

Ideal para manobras de ré em locais com visibilidade limitada, como garagens e vagas perpendiculares, o recurso utiliza sensores de radar instalados na traseira do veículo para detectar a aproximação lateral de veículos em movimento. Os alertas são emitidos de forma visual na tela do sistema multimídia Chevrolet MyLink e por meio de sinais sonoros, reduzindo o risco de colisões traseiras transversais.

Complementando esse pacote de segurança ampliado, todas as versões automáticas da S10 passam a contar também com o Alerta de Colisão Frontal e com o sistema de Frenagem Automática de Emergência com detecção de pedestres. Esses sistemas combinam sensores frontais e uma câmera de alta resolução para identificar riscos iminentes de impacto com veículos ou pedestres.

Em situações críticas, o sistema projeta alertas visuais no para-brisa e emite avisos sonoros. Se o motorista não reagir a tempo, a frenagem é acionada automaticamente para mitigar ou evitar o impacto.

Para maior conforto e conveniência, os compradores da versão aventureira Z71 têm ar-condicionado digital e carregador de celular por indução, na parte frontal do console.

O Alerta de Ponto Cego, por sua vez, passa a vir também nas versões WT cabine simples e dupla, Z71 e LTZ. Utilizando sensores laterais traseiros, o sistema monitora as áreas não cobertas pelos retrovisores e avisa o motorista por meio de sinalizações luminosas nos espelhos externos sempre que detecta a aproximação de outro veículo em ponto cego, oferecendo mais segurança em trocas de faixa.

Essas tecnologias se somam aos itens de segurança já consagrados da S10 — como os seis airbags, o sistema de conectividade e assistência OnStar e o controle eletrônico de estabilidade e tração 4x4, com calibração específica para off-road. Com isso, a linha 2026 se consolida como uma das mais completas do segmento em termos de segurança ativa e passiva.

No aspecto visual, a S10 ganha uma nova opção de cor: o Branco Dunas, disponível para as versões cabine dupla. Inspirada nas tendências globais para utilitários premium, a tonalidade confere ainda mais sofisticação ao modelo, equilibrando robustez e estilo.

A nova cor foi apresentada pela primeira vez na série especial S10 100 Anos, criada para celebrar o centenário da Chevrolet no Brasil. A edição comemorativa traz acabamento exclusivo com detalhes escurecidos, pacote inédito de acessórios e nova suspensão desenvolvida em parceria com a grife australiana Ironman, especialmente desenvolvida para ampliar a capacidade off-road da picape. A configuração é equipada ainda com pneus all-terrain da Pirelli. Com produção limitada, o modelo chega com condições especiais de venda.

Já no Chevrolet Trailblazer 2026, a novidade é a adoção do Sistema Auxiliar de Permanência em Faixa nas versões LT, voltada a frotistas, e High Country, de perfil mais sofisticado. A tecnologia reforça o compromisso do SUV com elevados padrões de segurança e conforto a bordo.

Ambos os modelos — S10 e Trailblazer — também passaram por uma recente atualização mecânica. A nova transmissão automática de 8 velocidades, associada ao motor Duramax 2.8, recebeu calibração com uso de inteligência artificial para otimizar o desempenho com menor consumo. Além disso, a adoção do Arla 32 e melhorias no sistema de exaustão da picape permitiram uma redução de 84% nas emissões de poluentes, mantendo a linha em conformidade com os mais rígidos padrões ambientais.

Em 2025, a S10 também atinge um marco histórico: torna-se o veículo mais longevo da Chevrolet em produção contínua no Brasil, ultrapassando a icônica Veraneio, que introduziu no país o conceito de SUV moderno. “Os 30 anos da S10 são um atestado da preferência e da confiança do consumidor brasileiro. São mais de 1 milhão de unidades vendidas no país, um volume acumulado recorde na categoria”, destaca Paula Saiani, diretora de Marketing da General Motors América do Sul.

Chevrolet
General Motors América do Sul

NOVO UNO COMPLETA 15 ANOS DE HISTÓRIA

Modelo marcou uma nova era no design e na inovação dos compactos no Brasil

Uno Sporting

O Novo Uno completa 15 anos de lançamento, passando a entrar na lista de modelos icônicos da história da Fiat. Lançado em maio de 2010, o modelo representou uma verdadeira revolução no segmento de compactos ao apresentar um design inovador, soluções inteligentes de espaço interno e tecnologias, dando continuidade ao legado do Uno, um dos modelos mais queridos e de maior sucesso na indústria automotiva nacional.

Desenvolvido no Polo Automotivo de Betim, em Minas Gerais, a nova geração do Uno chegou ao mercado com muita personalidade. Dono de um design único, o modelo tinha como conceito “Round Square”, ou “quadrado arredondado”, que remetia as linhas quadradas do Uno original, porém com os cantos arredondados, deixando o modelo com visual mais moderno. Trabalho efetivo da equipe do Design Center South America, que teve autonomia para criar um projeto único, focando efetivamente no público brasileiro.

Naquele momento o Novo Uno foi ofertado em quatro versões, sendo elas: Vivace 1.0 Flex, Uno Way 1.0 Flex, Uno Attractive 1.4 Flex e Uno Way 1.4 Flex. O modelo oferecia múltiplas opções de personalização, tanto de elementos visuais quanto de itens de conveniência, além de 14 cores para escolher, entre lisas e metalizadas, sendo três delas novidade no portfólio da Fiat: Amarelo Citrus e Azul Splash, exclusivas para as versões Vivace e Attractive, e Verde Box para versões Way.

Esta quantidade e diferenciação de cores, foi disruptivo e tão icônica para a época, que até hoje pessoas remente ao Uno “marca texto”, ao modelo pintado na cor Amarelo Citrus. Essa grande disponibilidade de cores, foi muito bem retratada na campanha da época chamada de “Uno Duni Te”.

Na época o modelo também marcou a estreia de dois novos motores no mercado: o Fire 1.0 Evo e o Fire 1.4 Evo, ambos Flex. Aliados a modernas tecnologias, eles garantiam potência, economia de combustível e baixo nível de emissões. Com o motor Fire 1.0 Evo, o modelo entregava 73 cv de potência e 9,5 kgfm de torque quando abastecido com gasolina. Já com etanol, o valor mudava para 75 cv de potência e 9,9 kgfm de torque. O motor Fire 1.4 Evo, o carro entregava 85 cv de potência e 12,4 kgfm de torque com gasolina e 88 cv de potência e 12,5 kgfm de torque com etanol.

O Novo Uno também fez história ao ser o primeiro carro nacional com a tecnologia Start-Stop. Em setembro de 2014, o Fiat Uno Evolution, MY15, foi pioneiro ao apresentar este sistema em um carro popular no Brasil.

Em 2016, o Novo Uno passou por mudanças. O modelo ganhou renovação nas linhas externas e foi escolhido para o lançamento da nova e avançada família de motores Firefly. Importantes tecnologias como Controle de Tração (TC), estabilidade (ESC) e assistente de partida em rampas colocaram o Novo Uno como um dos carros mais seguros e modernos de seu segmento.

Em 2021 o modelo encerrava sua participação no mercado nacional com a série de despedida do Uno Ciao, uma série especial limitada de 250 unidades em homenagem a um ícone da indústria automotiva brasileira.

Com esta alusão da saudação “Ciao”, que em italiano tem dois sentidos: pode ser usada tanto para cumprimentar alguém, quanto para se despedir, o modelo, que foi Fabricado de forma ininterrupta desde agosto de 1984 no Polo Automotivo de Betim (MG), o Fiat Uno acumula 4.379.356 unidades produzidas.

Prêmios

O Novo Uno foi um sucesso e ganhou diversas premiações já no primeiro ano de lançamento. Ele foi considerado o “Carro do Ano 2011” e “Carro do Ano 2011 pelo voto popular”, da revista Auto Esporte; “Melhor Carro Imprensa Automotiva”, “Melhor Carro Nacional” e “Melhor Carro Popular”, pela ABIAUTO (Associação Brasileira da Imprensa Automotiva); “Melhor carro até 1.000cc” e “Melhor Carro de 1.000 a 1.599cc”, pelo prêmio Top Car TV; “Melhor Carro Nacional”, pelo prêmio CAR Awards 2011 da revista Car Magazine e “10 Best 2011”, da revista Car and Driver.

Todos somos Uno

Coube ao Uno o pioneirismo de diversas tecnologias na indústria. Sua carroceria sempre aliou design com versatilidade, sendo capaz de entregar espaço interno, visibilidade e conforto inigualáveis que revolucionaram o segmento. Tanto que, na sua chegada (1984), o modelo inaugurou o conceito “Pequeno por fora, Grande por dentro”.

Em 1987 chegou o Uno 1.5 R, o Fiat mais rápido da marca, que fazia de 0 a 100 km/h em 12 segundos. O papel do Uno na democratização da mobilidade é indiscutível. Em 1990, ele foi o primeiro carro do Brasil com motor 1,0 litro, mais um ineditismo da marca. Compacto, leve e espaçoso, ele permitiu que milhões de brasileiros pudessem ter um veículo zero-quilômetro moderno em suas garagens.

Em 1994, o Mille ELX se tornou o primeiro carro popular a disponibilizar ar-condicionado. No mesmo ano, e em uma época em que ninguém falava em downsizing, a Fiat surpreendeu o mercado ao lançar o Uno Turbo, que aliava performance e eficiência em um modelo que rapidamente se tornou o sonho de consumo dos brasileiros. Em 2013 terminava a primeira geração do modelo, marcada pela série especial Grazie Mille.

Fiat
Stellantis

MOTOR S8000, DA FPT INDUSTRIAL, SERÁ UTILIZADO POR ALUNOS DE ENGENHARIA EM MINAS GERAIS

Parceria com a Faculdade Una potencializa conhecimento prático de estudantes no Campus de Sete Lagoas, em uma imersão em desafios e cenários reais

Aproximando conexões e promovendo conhecimento, a FPT Industrial, marca de powertrain do Iveco Group, tem um forte relacionamento com universidades e o meio acadêmico. Em Minas Gerais, o uso de um motor S8000 cedido pela marca potencializará o desenvolvimento de práticas curriculares à estudantes de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção.

Em uma imersão em desafios e cenários reais, os alunos da Faculdade Una, Campus Sete Lagoas, poderão realizar medições de componentes, cálculos de cilindrada, potência e torque do motor. Também será avaliado o princípio de funcionamento de cada componente do motor, entre partes fixas e móveis.

A parceria com a FPT Industrial faz parte da metodologia UC Dual da Faculdade Una, que visa promover a aproximação dos alunos e o mercado do trabalho, aprendendo em sala de aula o trabalho desempenhado no dia a dia.

Alexandre Aurélio Santos Diniz, professor responsável, aponta que a princípio o motor S8000 será analisado de forma estática, em uma carga horária de 6 horas aulas semanais. Na sequência será desenvolvido um projeto para uma cabine de testes funcional. “Os estudantes serão desafiados a projetar e construir um suporte móvel (com rodinhas) para o motor, bem como a cabine de teste funcional, onde será possível, avaliar oportunidades e novas soluções”, explica Diniz.

Para o educador, esse tipo de iniciativa é decisiva para oportunizar aprendizado aplicado, atualizado e contínuo, junto ao Iveco Group, referência em pessoas, tecnologia, qualidade, inovação e sustentabilidade. “Os alunos estão muito entusiasmados com as práticas e múltiplas possibilidades com este recurso, que enriquecerá nossas aulas”, revela Diniz.

A coordenadora acadêmica da Faculdade Una de Sete Lagoas, Ana Cristina Mendes Vale, ressalta a importância dessa parceria. "A parceria demonstra a preocupação e a importância da construção da empregabilidade para os nossos futuros engenheiros. Os alunos têm grandes possibilidades graças à essa parceria forte", afirma Vale.

FPT Industrial: incentivo à formação dos engenheiros do amanhã

A metodologia UC Dual vai ao encontro com a visão inovadora da FPT Industrial, marca que incentiva a formação dos engenheiros do amanhã. 

“Para a FPT Industrial é gratificante fazer parte deste projeto. Junto com a visão dos estudantes, podemos encontrar soluções inovadoras que atendam as demandas e expectativas do mercado”, afirma Bárbara Loureiro, gerente de Marketing e Comunicações da FPT Industrial para América Latina.

FPT Industrial
Rede Comunicação de Resultado

GEBRÜDER WEISS EXPANDE-SE PARA A TAILÂNDIA

Empresa de logística continua a expandir sua rede no Sudeste Asiático. Equipe de 20 pessoas em Bangkok organiza transporte aéreo e marítimo de cargas.

O porto marítimo de contêineres de Laem Chabang é o mais importante da Tailândia e ponto central para o comércio internacional. Foto: GettyImages | Divulgação Gebrüder Weiss.

A Gebrüder Weiss está pronta para abrir uma nova organização nacional na Tailândia em 1º de junho de 2025. A empresa internacional de transporte e logística está fortalecendo sua presença de mercado no Sudeste Asiático e expandindo sua rede em uma das regiões economicamente mais dinâmicas do mundo.

“A nova organização nacional nos permite fechar uma lacuna estratégica e criar conexões diretas com os mercados da Ásia Central e do Pacífico para nossos clientes”, afirma Lothar Thoma, Diretor Geral de Transporte Aéreo e Marítimo da Gebrüder Weiss. “A Tailândia é um importante destino de exportação, com fortes laços comerciais com os EUA, China, Japão, Austrália e Cingapura – mercados onde também estamos representados com nossas próprias filiais.”

Lothar Thoma. Foto: Gebrüder Weiss | Ohligschläger.

Em 2024, a Tailândia registrou volumes de exportação no valor de cerca de 300 bilhões de dólares americanos, um aumento de 5% em relação ao ano anterior. Bens industriais representam a maior parte do comércio exterior (86%), com categorias-chave incluindo eletrônicos, veículos, máquinas e alimentos.

A equipe de 20 funcionários em Bangkok oferece transporte aéreo e marítimo internacional de cargas, desembaraço aduaneiro e serviços de transporte terrestre nacional e transfronteiriço.

Equipe da Gebrüder Weiss em Bangkok. Foto: Gebrüder Weiss.

"Nossos funcionários têm muitos anos de experiência em gestão de transporte internacional. A médio prazo, pretendemos expandir nossos serviços na Tailândia para incluir logística de armazenagem, com foco especial nos setores automotivo e de alta tecnologia", afirma Cristian Predan, Gerente de Área do Sudeste Asiático da Gebrüder Weiss.

Cristian Predan. Foto: Gebrüder Weiss | Serra

Com sua entrada no mercado tailandês, a Gebrüder Weiss agora tem presença ativa em nove países da região do Leste e Sudeste Asiático e da Oceania, incluindo Austrália, Grande China, Japão, Malásia, Nova Zelândia, Singapura, Coreia do Sul e Vietnã. A rede regional agora abrange 35 unidades, com cerca de 800 funcionários.

A Gebrüder Weiss Holding AG, com sede em Lauterach, Áustria, é uma provedora global de serviços logísticos completos, com cerca de 8.600 funcionários em 180 unidades próprias. A empresa gerou uma receita de 2,71 bilhões de euros em 2024. Seu portfólio abrange soluções de transporte e logística, serviços digitais e gestão da cadeia de suprimentos. A dupla força da competência digital e física permite que a Gebrüder Weiss responda com rapidez e flexibilidade às necessidades dos clientes. A organização familiar – com uma história que remonta a mais de meio milênio – implementou uma ampla variedade de iniciativas ambientais, econômicas e sociais. Hoje, também é considerada pioneira em práticas comerciais sustentáveis. Clique aqui, visite o site e saiba mais.

Gebrüder Weiss

quinta-feira, 29 de maio de 2025

CORTECO ORIENTA COMO IDENTIFICAR VAZAMENTOS NO RETENTOR DO MOTOR E EVITAR PREJUÍZOS

Vazamento de óleo, cheiro de queimado e luz de alerta do motor são indícios que exigem atenção imediata ao retentor para evitar danos graves

Para garantir a segurança e a longevidade do veículo, é importante que motoristas estejam sempre atentos aos sinais que o carro pode apresentar no dia a dia. Nesse contexto, a Corteco, marca do Grupo Freudenberg e uma das principais fornecedoras de itens automotivos para o mercado de reposição, alerta sobre a necessidade de monitorar o funcionamento do retentor e, assim, evitar vazamentos de fluidos. Ignorar os indícios de falha dessa peça pode resultar em prejuízos significativos para o automóvel e o bolso do proprietário.

Existem três sinais que todo condutor deve estar atento. Confira:

  • Vazamento de óleo: manchas de óleo no chão onde o carro costuma ficar estacionado ou uma queda do nível do óleo mais rápida que o normal, pode ser um sinal de que o retentor está comprometido e esteja vazando óleo.
  • Cheiro de óleo queimado: ao notar um odor característico de óleo queimado, especialmente após períodos de condução do carro, pode ser outro sinal de que há vazamento de óleo e o mesmo esteja em contato com partes quentes do motor ou do sistema de escapamento.
  • Luz de advertência do motor: essa luz, situada no painel de instrumentos do carro, pode acender em decorrência de vazamentos de óleo que afetam sensores do motor.

"A rápida identificação desses sinais é fundamental para garantir a correta manutenção, sem causar prejuízos significativos ao bolso do motorista. Vale ressaltar que um retentor com problemas, além de vazamento de óleo, pode causar superaquecimento e, em casos mais graves, até mesmo a falha de outros componentes do motor. Por isso, a nossa orientação é que ao menor sinal de problema, o veículo deve ser avaliado detalhadamente por um mecânico de confiança", afirma Alexandre Morselli, gerente de Produtos da Corteco.

Para obter mais informações sobre a empresa e seus produtos, basta acessar o site (https://www.corteco.com.br), fazer contato pelo Whatsapp por meio do número (11) 95033-8809, ou pelos perfis nas redes sociais: Facebook e Instagram (@cortecobrasil).

Corteco
Essência Comunicação

LUMINATOR LANÇA AVANÇADOS SISTEMAS DE MONITORAMENTO PARA ÔNIBUS

A Luminator do Brasil, empresa especializada em tecnologias de transporte para ônibus e trens, lançou no mercado nacional novos e avançados sistemas de monitoramento para o transporte urbano de passageiros. Os produtos garantem mais segurança para passageiros e operadores e têm como diferenciais maior confiabilidade, robustez, facilidade de instalação e praticidade de utilização.

Luminator Video Security Displays

“Estamos sempre acompanhando a evolução do mercado e as necessidades dos nossos clientes. Os novos e avançados sistemas de monitoramento proporcionam a segurança e a comodidade que os passageiros desejam e garantem, para o operador, o controle em tempo real das atividades em cada veículo, com informação de horário, localização geográfica, velocidade”, destaca Rafael Rossi, gerente comercial da empresa Luminator Brasil.

Os sistemas de monitoramento Luminator são compostos por gravador com modelos de até 16 canais, câmeras internas e externas com diferentes níveis de proteção IP e visão noturna e resolução máxima 4K, além de áudio individual, e monitores on-board possibilitando até 8 vistas simultâneas. Como opcionais, podem ser equipados com contador de passageiros, além de sistemas ADAS (assistência ao motorista) e DMS (fadiga, alerta de colisão).

De fácil instalação, os sistemas são “plug and play” e é possível replicar a configuração de um gravador para outros da mesma operadora. Para maior segurança e confiabilidade, dispõem de cartão SD, SSD ou HD, com travamento antirroubo (as gravações são feitas com o travamento acionado) e cabos e conexões de alta confiabilidade, com conector injetado no chicote.

Outro diferencial dos sistemas de monitoramento Luminator é o software para visualização e download da mídia gravada, desenvolvido para que o usuário obtenha diversas formas de visualizar a informação captada. Permite uma interação de fácil uso, com diversas informações essenciais que os operadores necessitam para as coletas de imagens e vídeos. Com diferentes funcionalidades, alguns modelos possibilitam que esse download seja feito por Wi-Fi ou 4G.

A Luminator Brasil faz parte do Luminator Tecnology Group, líder no mercado mundial no fornecimento de sistemas de informação para passageiros, com produtos como o Itinerário Eletrônico, Sistema de Próxima Parada, Telas TFT, e soluções de segurança, como Sistemas Multiplex e de câmeras CCTV. Com unidade em Caxias do Sul, é líder em alguns países da América Latina, onde tem como principais clientes fabricantes de ônibus, operadoras de transporte público urbano e rodoviário, além de outros clientes no modal Rail

Luminator
Secco Consultoria de Comunicação

RECICLAGEM AUTOMOTIVA MOVIMENTA R$ 2 BILHÕES AO ANO E GANHA DESTAQUE EM FÓRUM NACIONAL EM SÃO PAULO: RECICLAAUTO 2025

Setor de desmontes será tema central do 4º ReciclaAuto 2025, que discute reaproveitamento de peças, economia circular e regulação do mercado

Foto: © Shutterstock licenciada para Coisas de Agora Comunicação

O setor de reciclagem automotiva movimenta R$ 2 bilhões por ano no Brasil e tem potencial de gerar, de acordo com fontes do setor, até 1,5 milhão de toneladas de materiais recicláveis anualmente, entre aço, alumínio, cobre, plásticos e borrachas. Com mais de 2 milhões de veículos atingindo o fim da vida útil a cada ano e uma frota nacional que já supera 45 milhões de unidades, o tema ganha destaque nas discussões sobre sustentabilidade, inovação e regulação. Esses serão os assuntos principais da 4ª edição do ReciclaAuto – Encontro da Desmontagem Automotiva, que acontece nos dias 6 e 7 de junho de 2025, no Wyndham Garden – Immensitá, em Santana, São Paulo.

Promovido pela ABCAR (Associação Brasileira de Reciclagem Automotiva), em parceria com a AND (Associação Nacional dos Detrans), o fórum se consolida como um dos principais espaços de articulação do setor no Brasil, reunindo empresários, especialistas e representantes do poder público para discutir soluções ligadas à desmontagem de veículos, reaproveitamento de peças, logística reversa e o papel da economia circular no ciclo de vida automotivo.

A escolha da capital paulista é estratégica. O estado de São Paulo abriga cerca de 30% da frota nacional — mais de 18 milhões de veículos — e responde sozinho por aproximadamente 500 mil veículos que chegam anualmente ao fim da vida útil. “A escala desse volume reforça a necessidade de uma cadeia estruturada, fiscalizada e tecnicamente capacitada para absorver a demanda de desmontes e reciclagem”, afirma Júlio César Luchesi, presidente da ABCAR.

A programação do ReciclaAuto 2025 inclui painéis técnicos sobre o Programa MOVER, iniciativa federal que estimula a descarbonização da frota e estabelece metas de reaproveitamento de materiais nos veículos comercializados. Outros temas em pauta são o conceito de reciclagem 'do berço ao berço', os desafios enfrentados pelas montadoras frente à circularidade, práticas de vistoria e regularização em desmontes e a atuação de novos modelos de negócios no comércio de peças usadas. Mais informações e programação completa: estão disponíveis no site (www.reciclaauto.com.br).

Com o apoio das empresas Sustainera, Copart e Intercâmbio, além da agenda técnica, o evento prevê discussões voltadas à formalização do setor, aos entraves regulatórios e ao fortalecimento das pequenas e médias empresas de desmontagem, que ainda enfrentam competição desleal do mercado informal. A programação será encerrada com a palestra 'O Catador de Sonhos', com abordagem motivacional e humanizada sobre o trabalho de base na reciclagem.

Ao integrar temas como reaproveitamento, recondicionamento de peças e impacto ambiental, o 4. ReciclaAuto se alinha aos compromissos globais de redução de emissões e uso racional de recursos naturais. A expectativa da organização é superar os números da edição anterior, que reuniu mais de 600 visitantes, 450 congressistas e 20 expositores.

Serviço
ReciclaAuto 2025 – 4º Encontro da Desmontagem Automotiva
06 de junho das 14h00 às 19h00 e 07 de junho das 09h00 às 19h00
Espaço Immensità
Av. Luiz Dumont Villares, 392 
Complexo do Hotel Wyndham Garden - São Paulo Convention Nortel - Santana
Mais informações e programação completa no site (www.reciclaauto.com.br)

ReciclaAuto 2025
Expert & Cia Comunicação Integrada
Gilberto dos Santos
gilberto.santos@expertecia.com.br

quarta-feira, 28 de maio de 2025

NISSAN AMÉRICA LATINA TRANSFORMA CONCESSIONÁRIAS EM CENTROS DE EXPERIÊNCIA DO CLIENTE

Durante o ano fiscal de 2024 (abril 2024 a março de 2025), a marca japonesa inaugurou 20 novos pontos de venda e serviços, além de renovar outros 90. Com estes avanços, a Nissan alcança um total de 741 pontos de atendimento em toda a América Latina.

Com o firme compromisso de estar cada vez mais próxima de seus clientes e oferecer uma experiência de compras e serviços de excelência, a Nissan América Latina continua expandindo e renovando sua rede de pontos de vendas e serviços. No ano fiscal de 2024 (que terminou em março de 2025), a empresa atingiu uma nova marca, com 20 aberturas e 90 renovações de concessionárias seguindo o padrão Nissan Retail Concept (NRC), totalizando 110 projetos em toda a região.

Atualmente, a Nissan conta com 741 pontos de venda na América Latina, todos alinhados com o objetivo estratégico de proporcionar uma experiência integral, inovadora e memorável, colocando o cliente no centro de todas as decisões.

Mais pontos de contato, mais próxima dos clientes

Durante o último ano fiscal, a Nissan abriu novas concessionárias em cidades-chave para o seu plano de crescimento, fortalecendo assim sua capilaridade na região. Cada uma delas responde a uma análise detalhada da Nissan para compreender onde oferecer um acesso mais ágil e próximo de seus clientes.

No México, foram realizadas nove novas aberturas na Cidade do México, Ocosingo (estado de Chiapas) e Huetamo (estado de Michoacán). No Brasil, foram sete novas concessionárias nas cidades de Petrópolis (RJ), Botucatu (SP), Brusque (SC), Cabedelo e Patos (PB), São Paulo (SP) e Salvador (BA). Na Argentina, foi inaugurado um novo ponto de venda em Pilar, na província de Buenos Aires. Por último, no Peru, a marca ampliou sua presença com aberturas em Arequipa, Cusco e Lima.

Paralelamente, a empresa realizou 90 renovações em pontos de vendas e de serviços, distribuídos por toda a região. Estas obras incluíram a atualização completa da imagem interna e externa das concessionárias, para que elas estejam alinhadas à última evolução do Nissan Retail Concept, fortalecendo a identidade visual, a funcionalidade dos espaços e a experiência do cliente em cada visita.

Inovações no atendimento

Assim como os hábitos dos consumidores mudam, o atendimento também deve mudar. A transformação da Nissan também pode ser vista nos formatos de suas concessionárias:

  • Nissan Express Contact: no ano fiscal de 2024, foram dez novos pontos deste formato ágil e eficiente — sete no México e três no Brasil. Estas lojas butique oferecem serviços de manutenção de rotina, proporcionando uma experiência adaptada a zonas rurais ou de baixa densidade, com um design otimizado que mantém os altos padrões do Nissan Retail Concept (NRC).
  • Nissan Trial Store: A Nissan México foi a primeira subsidiária em todo o mundo a lançar 20 "Trial Stores". Este novo formato de loja é muito mais compacto que as concessionárias tradicionais, tendo sido projetado para aproximar a marca dos mercados emergentes e avaliar seu desempenho. Mantendo a imagem e qualidade do padrão NRC, estas lojas funcionam como pontos de contato ágeis e flexíveis.

Crescimento constante com foco no cliente

"O crescimento da nossa rede é uma expressão concreta do nosso compromisso com a América Latina: queremos estar mais perto dos nossos clientes, oferecendo a eles um atendimento de excelência e garantindo uma experiência memorável em cada ponto de contato com a marca", comentou Gerardo Fernández Aguilar, vice-presidente de Marketing e Vendas na Nissan América Latina.

A Nissan continua apostando no crescimento da região, trabalhando junto aos seus parceiros distribuidores e sempre mantendo uma visão com foco no cliente, tendo a experiência, inovação e proximidade como pilares que impulsionam cada novo projeto.

A Nissan América Latina foi criada em novembro de 2023, como parte da região Américas. Esta unidade de negócios é formada por 39 países: México (Nissan Mexicana), Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai, países da América Central e Caribe (Nissan Importers Business Unit), além da Argentina, Brasil, Chile e Peru (Nissan América do Sul). A Nissan LATAM conta com plantas de produção de veículos – três no México (Aguascalientes 1, Aguascalientes 2 e CIVAC) e uma no Brasil (Resende, estado do Rio de Janeiro) –, duas plantas de motores (Aguascalientes e Resende), dois Centros de Pesquisa e Desenvolvimento, um Centro de Design, mais de 700 distribuidores em toda a região e mais de 22.800 talentos que impulsionam a inovação, com estratégias específicas em beneficio dos consumidores da América Latina. Saiba mais nas nossas salas de imprensa NMEX, NIBU e NSAM

Nissan América Latina

ANTONIO FILOSA É O NOVO CEO DA STELLANTIS

Executivo, que atualmente ocupa os cargos de Chief Operating Officer das Américas e Chief Quality Officer, assumirá o cargo de CEO em 23 de junho

Antonio Filosa

A Stellantis N.V. (“Companhia”) anuncia que seu Conselho de Administração (“Conselho”) selecionou, por unanimidade, Antonio Filosa como novo Chief Executive Officer (CEO), após um rigoroso processo de seleção de candidatos internos e externos, conduzido por um Comitê Especial do Conselho, liderado pelo Executive Chairman John Elkann.

A Companhia realizará, nos próximos dias, uma Assembleia Extraordinária de Acionistas para eleger Antonio Filosa como membro do Conselho de Administração, na função de executive director. Enquanto isso, para lhe conceder autoridade plena e garantir uma transição eficiente, o Conselho atribuiu a ele os poderes de CEO com vigência a partir de 23 de junho.

O Conselho escolheu Antonio Filosa como CEO com base em seu histórico comprovado de sucesso ao longo de mais de 25 anos na indústria automotiva, na ampla e diversificada experiência internacional, no profundo conhecimento da Companhia e em suas reconhecidas qualidades de liderança.

Antonio Filosa liderou a Stellantis tanto na América do Norte quanto na América do Sul. Durante seu período como Chief Operating Officer of South America, ele levou a marca FIAT à liderança do mercado e expandiu significativamente as marcas Peugeot, Citroën, Ram e Jeep®. Como resultado, a Stellantis consolidou sua posição de liderança na região. Seu trabalho na criação da fábrica de Pernambuco, um dos maiores polos automotivos da América do Sul, impulsionou o lançamento da Jeep® no Brasil, que rapidamente se tornou o principal mercado da marca fora dos Estados Unidos.

Como CEO da Jeep®, Antonio Filosa expandiu a presença global da marca, incluindo a Europa, onde seus modelos continuam sendo os mais vendidos da Companhia, graças a produtos de grande sucesso, como o Jeep Avenger. Em dezembro de 2024, ele foi promovido ao cargo de Chief Operating Officer Americas. Desde então, tem fortalecido as operações nos Estados Unidos, com ações como a significativa redução do estoque excessivo nas concessionárias, a reorganização da equipe de liderança, o impulso no lançamento de novos produtos e motores, além do aumento do diálogo com concessionárias, sindicatos e fornecedores.

John Elkann continuará em seu papel como Executive Chairman quando Antonio Filosa assumir o cargo de CEO em 23 de junho. Na ocasião, Antonio Filosa também anunciará a nova equipe de liderança da Stellantis.

“O profundo conhecimento que Antonio tem da nossa Companhia, incluindo as pessoas, que ele considera nosso maior patrimônio, e da nossa indústria o prepara perfeitamente para o cargo de CEO nesta próxima e crucial fase do desenvolvimento da Stellantis”, afirmou John Elkann, Stellantis Executive Chairman. “Trabalhei de perto com Antonio nos últimos seis meses, período em que suas responsabilidades aumentaram, e sua liderança forte e eficaz, abrangendo tanto a América do Norte quanto a América do Sul, em um momento de desafios sem precedentes, confirmou as excelentes qualidades que ele traz para o cargo. Juntamente com todo o Conselho, aguardo com expectativa a oportunidade de trabalhar com ele.”

“Recebemos com unanimidade a nomeação de Antonio como nosso novo CEO”, acrescentou Stellantis Vice Chairman, Robert Peugeot. “Seu histórico de liderança bem-sucedida ao longo de seus muitos anos na nossa Companhia fala por si só e, junto com seu profundo conhecimento do nosso negócio e das complexas dinâmicas que nossa indústria enfrenta, fazem dele a escolha natural para ser o próximo CEO da Stellantis.”

“A nomeação de Antonio Filosa para liderar a Stellantis abre um novo e importante capítulo para a nossa Companhia”, afirmou Nicolas Dufourcq, CEO of the Banque Publique d’Investissement (Bpifrance). “Em um momento de transformação para a indústria automotiva global, Antonio Filosa possui o conhecimento, a experiência e o talento para liderar a Stellantis rumo a novos sucessos.”

“É uma grande honra para mim ser nomeado CEO desta empresa fantástica”, afirmou Antonio Filosa. “Sou grato ao nosso Chairman, John Elkann, e aos membros do nosso Conselho pela liderança, especialmente nos últimos meses, e pela confiança que depositaram em mim para conduzir nosso negócio neste momento decisivo para a indústria. Sempre me inspirei no imenso talento, na paixão e no comprometimento das pessoas da Stellantis, assim como na força de confiar em nossas equipes para alcançar a excelência. Temos as marcas mais icônicas e reconhecidas da história automotiva mundial, além de um legado de mais de 100 anos de inovação. Esse legado, combinado com nossa dedicação incansável para oferecer aos clientes os produtos e serviços que eles amam, continuará sendo a chave do nosso sucesso.”

Stellantis

CALHA NORTE: CAMINHÕES VW MELHORAM INFRAESTRUTURA DO NORTE E CENTRO-OESTE

A Volkswagen Caminhões e Ônibus cumpriu um cronograma de entregas de veículos destinados ao Programa Calha Norte (PCN). Somadas às entregas realizadas entre 2024 e 2025, são mais de 100 unidades contratadas pelo programa de desenvolvimento. Com veículos operando em diversos municípios do território nacional, a montadora atua junto ao programa e fornece modelos para operações em obras públicas, pavimentação e melhoria da infraestrutura do município. Para somar forças à frota de Porto Velho, 12 unidades do Constellation 31.320 6x4 implementadas com basculante desembarcam na cidade.

Os veículos são equipados com pacote off-road, composto pelo volante multifuncional, banco com cinto integrado, rádio com bluetooth, ar-condicionado e trio elétrico de série. Além disso, contam com transmissão automatizada V-Tronic de 12 marchas, que proporciona trocas de marchas rápidas de acordo com a velocidade, estabilidade e mais tração e a função rock-free, que auxilia a saída de atolamentos e buracos.

“Temos um amplo portifólio vocacional e nossa engenharia modular nos permite realizar as modificações necessárias para cada região ou tipo de operação em que o caminhão será utilizado, atuando em linha com a premissa do programa de promover o desenvolvimento ordenado dos municípios, respeitando as características regionais, as diferenças culturais e o meio ambiente e mantendo a harmonia com os interesses nacionais”, explica Adriana Cecconello, gerente de Vendas ao Governo na Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Com 40 anos de existência, o PCN é um programa federal que desenvolve frentes ligadas à edificação, eletrificação, pavimentação, urbanização e saneamento básico, demandando ampla variedade de veículos para atendimento às cidades cobertas. Nas demais localidades atendidas pela iniciativa, a montadora forneceu modelos vocacionais Compactor, pipa, basculante e carga seca, por exemplo, demonstrando a abrangência e versatilidade dos veículos VW.

Todos os veículos chegam às localidades prontos para as operações e têm acesso à plataforma de serviços digitais RIO pelos próximos dois anos. ­­­­­­Parte do diferencial oferecido pela montadora está em seu ecossistema pós-vendas, que garante cobertura em todas as frentes necessárias para a realização das obras.

Volkswagen Caminhões e Ônibus