terça-feira, 27 de maio de 2025

CLIENTES DAF DESTACAM PERFORMANCE DO XF EM DIFERENTES ESTRADAS E OPERAÇÕES PELO BRASIL

Segurança, robustez, economia de combustível, baixa manutenção e conforto, com destaque para espaço da cabine e geladeira, foram atributos elogiados por transportadores do Sul e do Sudeste, ressaltando o desempenho do DAF XF pelo Brasil

Com diferentes realidades operacionais, os caminhoneiros brasileiros enfrentam longas distâncias, mudanças de relevo e variados tipos de carga. Para garantir eficiência em todas essas condições, o DAF XF tem se mostrado um aliado para transportadoras que percorrem o Brasil de ponta a ponta. Frotistas das regiões Sul e Sudeste destacam os principais diferenciais do modelo, como segurança, robustez, economia de combustível, pouca necessidade de manutenção e conforto, em operações que exigem alto desempenho.

“A proximidade com os nossos clientes é um pilar essencial da atuação da DAF. Estamos sempre em contato com as transportadoras para entender como nossos caminhões se comportam nas diferentes realidades do país, e é com base nesse retorno que buscamos evoluir constantemente. O XF é resultado desse diálogo próximo: um caminhão robusto, eficiente e que se adapta bem a várias operações pelo Brasil. E nosso trabalho não termina na entrega. O pós-venda é parte fundamental dessa relação, com uma rede pronta para atender com agilidade e confiança sempre que necessário”, afirma Luis Gambim, Diretor Comercial da DAF Brasil.

Presente na região Sul há 15 anos, a WHLog, sediada em Ponta Grossa (PR), atua no transporte de linha branca, produtos alimentícios e bens de consumo. A empresa opera com caminhões do tipo sider, para o transporte de bebidas, MDF, papel e celulose; porta-contêiner, para cargas gerais; e tanque de inox, para o transporte de produtos químicos.

Parceira da DAF desde 2019, atualmente os caminhões da fabricante representam 30% da frota da transportadora, todos do modelo XF. “A DAF veio consolidada da Europa, montou uma fábrica muito bem estruturada, está em processo de expansão e realizando novos investimentos, isso nos deu confiança para adquirir o XF, que nos entrega o desempenho que precisamos nas mais diversas operações. Em pouco mais de cinco anos de parceria, estreitamos o relacionamento com a marca, que hoje representa a maior parte da nossa frota”, comenta Wagner Ruiz Henrique, diretor comercial e operacional da WHLog.

Já a TransReal, com 37 anos de atuação, está localizada em São José do Rio Preto (SP). A empresa iniciou suas atividades no transporte de cargas frigoríficas, mas hoje também atua no transporte de contêineres para exportação, no transporte de carga seca, tanto lotação quanto fracionada, e na operação de um terminal de contêineres em Cubatão (SP). “A parceria com a DAF começou em 2017, com a compra de quatro caminhões XF. De lá para cá, tivemos excelentes resultados e uma forte sinergia com a fabricante, o que nos levou a ampliar essa frota para 55 veículos. O XF atende bem às nossas demandas, com baixo consumo de combustível, boa disponibilidade e conforto para o motorista, independentemente da rota”, comenta Jéssica Lopes, Diretora da TransReal.

Robustez que percorre o Brasil

Além de ser o modelo mais vendido da marca, o DAF XF se destaca por sua versatilidade em diferentes aplicações, do transporte de insumos agrícolas e commodities até cargas frigorificadas e produtos químicos em operações rodoviárias de médias e longas distâncias. Equipado com motor PACCAR MX-13, o XF oferece torque elevado em rotações mais baixas, proporcionando maior eficiência operacional. A transmissão automatizada de nova geração ZF TraXon, com 12 velocidades, e os eixos traseiros de elevada eficiência também contribuem para a performance nas estradas.

Ambas as transportadoras enfrentam longas distâncias e condições desafiadoras nas rodovias. A TransReal, por exemplo, realiza o transporte de cargas partindo de São Paulo para o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre. “Em alguns trajetos, lidamos com estradas precárias, especialmente com veículos carregados. Por isso, precisamos de caminhões robustos e confiáveis, e o XF atende perfeitamente a essa necessidade”, observa Jéssica. Já a WHLog opera em rotas que ligam o Paraná ao Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais. “O XF é um caminhão moderno que atende todas as nossas expectativas. Ele oferece excelência em segurança, robustez e necessita de pouca manutenção”, ressalta Ruiz.

Ergonomia e conforto

O conforto da cabine também é um diferencial valorizado pelos motoristas. Com amplo espaço interno, a linha XF oferece duas opções de cabine: a Space Cab, com 1,79m de altura interna, e a Super Space Cab, com 2,10m, ambas equipadas com tecnologias modernas, pensadas para longas viagens. “O retorno que recebemos dos motoristas destaca o conforto da cabine e da cama e o silêncio do motor. A geladeira também é um grande diferencial”, comenta a diretora da TransReal. “A nossa maior preocupação hoje é com o motorista. O conforto da cabine e a facilidade de dirigibilidade do XF são, com certeza, dois dos principais atrativos do modelo”, acrescenta o diretor da WHLog.

Desempenho econômico em longas distâncias

Um dos atributos mais valorizados pelas transportadoras é a eficiência no consumo de combustível. Em operações de longa distância, o motor PACCAR MX-13, aliado ao Controle de Cruzeiro Preditivo, tem garantido resultados consistentes de economia. “O XF é um veículo econômico e, desde a chegada do motor Euro 6, percebemos uma evolução muito positiva na média de consumo, tornando-se um grande aliado”, explica Jéssica. “O veículo apresenta uma excelente média. Isso é um ponto muito positivo, pois estamos sempre em busca de melhorias nesse aspecto, que representa o nosso maior custo dentro do transporte”, enfatiza Ruiz.

Proximidade e eficiência no pós-venda

Outro fator determinante para a satisfação com a marca é o atendimento pós-venda, com destaque para o suporte técnico oferecido pela Rede DAF. A proximidade dos pontos de atendimento, a disponibilidade de peças e a agilidade no suporte são aspectos frequentemente elogiados. “Temos um relacionamento muito bom com a concessionária. Recebemos visitas frequentes e temos um canal direto de comunicação sempre que surge alguma demanda. Existe bastante abertura, e isso nos dá segurança”, comenta Jéssica. Ruiz complementa: “Mesmo com todas as manutenções preventivas em dia, sempre que precisamos de algo fora da sede, o atendimento é rápido e eficiente, independentemente do que seja. Já passamos por diversas concessionárias e, em todas elas, fomos muito bem atendidos. Acredito que hoje a rede DAF mantém um padrão de qualidade muito consistente”.

Diante dos bons resultados obtidos, as duas empresas aumentaram o número de unidades DAF em suas frotas nos últimos anos e projetam novos investimentos para o futuro. “A tendência é que a DAF continue crescendo em nossa frota. Temos planos de renovação e ampliação já em andamento”, conclui Jéssica Lopes. “Estamos confiantes na evolução da marca e nos benefícios que ela pode continuar trazendo para a operação”, finaliza Wagner Ruiz Henrique.

DAF Caminhões
CDI Comunicação

IVECO eDAILY É DESTAQUE NO SENDI 2025 E REFORÇA COMPROMISSO COM O TRANSPORTE URBANO SUSTENTÁVEL

Modelo 100% elétrico, com implemento cesto aéreo para manutenção em redes elétricas, representa avanço da marca na eletrificação

Caminhão está exposto no estande da Emtel, reforçando soluções de mobilidade limpa para o setor de energia

A IVECO participa do SENDI 2025, maior evento de Distribuição de Energia da América Latina, com a apresentação do eDaily elétrico, modelo que representa a convergência entre mobilidade urbana sustentável e operações técnicas essenciais, como a manutenção de redes elétricas. A iniciativa acontece no Expominas, em Belo Horizonte (MG), a partir desta terça-feira (27) até 30 de maio.

“A presença da IVECO no SENDI reforça nosso compromisso com a transição energética e com o desenvolvimento de soluções que atendam às demandas de um setor essencial como o de energia. O eDaily, que integra nosso portfólio multienergético ‘Alternative Power’, é mais do que um veículo, é um símbolo do nosso empenho em oferecer alternativas sustentáveis e eficientes para o transporte profissional no Brasil”, afirma Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina.

O veículo, exibido em parceria com a EMTEL e implementado pela Real Furgões com cesto aéreo, representa a aposta da marca para atender às crescentes demandas por soluções de transporte com zero emissões e alto desempenho em ambientes urbanos.

Com autonomia de até 300 km, potência de até 140 kW e possibilidade de condução com CNH categoria B na versão de 3,5 toneladas, o eDaily também conta com configurações de 4,2 e 7,5 toneladas. O modelo combina tecnologia de ponta, versatilidade e conectividade, destacando-se como uma solução robusta e inteligente para o setor de serviços.

O eDaily representa o que há de mais moderno em mobilidade elétrica, sendo um veículo versátil, com conectividade avançada, carregamento inteligente e pronto para atender às demandas reais do dia a dia urbano. Com ele, a IVECO mostra que é possível unir sustentabilidade, desempenho e praticidade operacional em um único produto.

A exposição do caminhão simboliza um passo estratégico no projeto de Eletrificação da Frota da Emtel, em linha com o compromisso da empresa com as práticas ESG. “Adotar veículos elétricos como o eDaily reforça nossa missão de reduzir a emissão de gases poluentes, contribuir para a descarbonização do setor logístico e impulsionar soluções mais sustentáveis para toda a cadeia de energia”, afirma Luciano Miranda, CEO do Grupo Emtel.

Com mais de 32 anos de atuação no mercado, o Grupo Emtel oferece soluções integradas com foco em eficiência, agilidade e responsabilidade. Essa visão está presente em cada decisão da empresa, conectando propósito à performance e orientando uma gestão consciente, integrada e sustentável.

IVECO

GM REINVENTA OFF-ROAD COM RECURSO DE ESTERÇAMENTO TRASEIRO AVANÇADO EM SUPER PICAPE ELÉTRICA

Com aceleração de superesportivo, mais de 1.000 cv de potência e sistema de conectividade de última geração, a nova GMC HUMMER EV norte-americana mostra o potencial global da General Motors no segmento dos utilitários elétricos de alto desempenho

Picape HUMMER EV Carbon Fiber Edition

A General Motors apresenta a nova GMC HUMMER EV, uma super picape elétrica que leva a mobilidade fora de estrada a um novo patamar de sofisticação, força e inteligência.

A grande novidade da linha 2026 é a introdução de um avançado recurso de esterçamento traseiro — o King Crab —, que amplia a capacidade de manobra do veículo em ambientes off-road. O sistema permite que as rodas traseiras girem em ângulos mais pronunciados do que as dianteiras, facilitando deslocamentos laterais e desvios de obstáculos — algo inédito entre picapes de grande porte com propulsão elétrica.

O recurso estará presente nas versões mais sofisticadas do modelo e também será oferecido para unidades produzidas a partir de 2022 por meio de atualização remota, possível graças ao alto nível de conectividade embarcado nos veículos da GM.

O King Crab cumpre uma promessa feita no lançamento da super picape: dar vida ao famoso botão “Mystery Mode”, por meio do qual os proprietários podiam enviar suas próprias “ideias épicas” para a GMC.

“O HUMMER EV atualizado eleva ainda mais um veículo que já era extraordinário, com inovações em software e um design voltado para o futuro”, afirma Al Oppenheiser, engenheiro-chefe do produto.

Projetado sobre a plataforma Ultium, o HUMMER EV combina potência extrema com respostas imediatas típicas dos EVs. Pode ser equipado com 24 módulos de bateria e até três motores elétricos, que juntos entregam mais de 1.000 cv de potência e mais de 15.000 Nm de torque às rodas.

A nova edição especial de lançamento Carbon Fiber está ainda mais rápida e é capaz de acelerar de 0 a 96 km/h (0–60 mph) em apenas 2,8 segundos — desempenho equivalente ao de superesportivos, mas em um utilitário de proporções robustas e apto para enfrentar trilhas desafiadoras.

Essa versão traz ainda rodas de fibra de carbono de 22 polegadas, pneus All-Terrain de série, além de acabamento externo e interno com detalhes escurecidos e materiais de alto padrão.

Conectividade inteligente para uma nova era da mobilidade

Além da performance de ponta, a GMC HUMMER EV traz um conjunto de soluções digitais que elevam a experiência do usuário. O sistema de condução semiautônoma Super Cruise foi aprimorado com novas funcionalidades. A partir de agora, o recurso se integra ao Google Maps, navegando automaticamente pelas faixas corretas ao longo do trajeto, sempre que o veículo estiver em vias compatíveis.

O sistema também passa a oferecer uma nova função com as mãos no volante: mesmo com a condução assistida ativada, o HUMMER EV permanece centralizado na faixa e ajusta a velocidade de acordo com o fluxo à frente — proporcionando maior controle e conforto em diferentes condições de tráfego.

Interior da HUMMER EV Carbon Fiber Edition

Quando o veículo entra em uma estrada habilitada para o uso pleno do Super Cruise, o sistema detecta automaticamente e ativa a condução sem as mãos, sinalizada por uma barra de luz verde no volante. O controle de cruzeiro adaptativo também foi atualizado e agora pode ajustar automaticamente a velocidade conforme os limites de velocidade sinalizados na via.

Já o sistema multimídia com Google Built-in permite acessar, diretamente na tela do painel, serviços como Prime Video, navegador Chrome e jogos interativos — ideais para momentos de recarga ou espera. Há ainda a funcionalidade de carregamento bidirecional, que possibilita transferir energia para outros veículos elétricos ou até mesmo alimentar residências equipadas com sistemas apropriados.

Essas e outras funcionalidades são habilitadas pela base eletrônica dos veículos da GM, que permite que novos recursos sejam adicionados remotamente, com a mesma simplicidade de uma atualização de smartphone. Essa arquitetura, desenvolvida para acompanhar a evolução tecnológica ao longo do tempo, transforma o veículo em uma plataforma dinâmica, sempre pronta para incorporar novidades.

O GMC HUMMER EV integra o portfólio da GMC, marca de utilitários premium da General Motors voltada a clientes que buscam alto desempenho aliado a tecnologia e sofisticação.

O modelo 2026 será produzido nas configurações picape e SUV na Factory ZERO, complexo industrial da GM em Detroit-Hamtramck (EUA), dedicado exclusivamente à fabricação de veículos elétricos para abastecimento do mercado local e de exportação.

Chevrolet
General Motors

VOLVO CE LANÇA SUA NOVA GERAÇÃO DE CAMINHÕES ARTICULADOS NA AMÉRICA LATINA

Modelos A45 e A50, recém-apresentados na Europa, são os primeiros da nova série disponíveis no continente.

Volvo CE A50

O modelo A45 será produzido no Brasil, na fábrica da Volvo em Pederneiras (SP). Já o A50 será importado da Suécia, onde fica a matriz da marca. Ambos chegam repletos de avanços, reafirmando o compromisso da Volvo com a segurança, a disponibilidade e a eficiência nos mais desafiadores ambientes de trabalho.

A nova geração de caminhões representa mais um salto tecnológico nessa consagrada plataforma de produtos da Volvo CE. “Nossos articulados sempre tiveram desempenho excepcional em operações fora de estrada, aliando segurança e conforto para o operador com máxima disponibilidade. Os novos modelos trazem recursos ainda mais avançados, que garantem máxima produtividade em operações severas como mineração, construção, pedreiras e várias outras”, assegura Luiz Marcelo Daniel, presidente da Volvo Construction Equipment na América Latina.

Luiz Marcelo Daniel

Desempenho imbatível

“Os novos A45 e A50 trazem uma nova transmissão Volvo, ainda mais eficiente e reforçada, que também garante uma condução mais suave”, afirma Guilherme Ferreira, gerente de suporte a vendas da Volvo CE.

Volvo CE A50

A função Terrain Memory é um recurso que identifica e memoriza segmentos escorregadios dos trechos percorridos, garantindo alta eficiência e desempenho. Combinações dos modos de tração, juntamente com um bloqueio de 100% do diferencial, são automaticamente ativadas, associadas a um sistema de suspensão para todo o terreno. Tudo se completa para fornecer tração, estabilidade e controle com precisão incomparáveis.

A função Terrain Memory memoriza segmentos escorregadios

O Volvo Dynamic Drive, sistema de pré-seleção de marchas que se adapta às condições de operação, aumenta ainda mais a eficiência, a segurança e o conforto, atuando em conjunto com a função de controle de velocidade em descidas.

O novo modelo A50 é equipado com suspensão totalmente hidráulica, o que garante elevada estabilidade e conforto na condução, proporcionando maior velocidade de deslocamento e tempos de ciclo mais curtos. Isso resulta num aumento da produção/hora do caminhão e custos operacionais mais baixos.

Operação intuitiva

A nova geração de articulados da Volvo CE simplifica a rotina dos operadores ao exibir informações em apenas duas telas na cabine.

O painel de instrumentos dinâmico, posicionado à frente do volante, fornece dados essenciais do veículo. Já o display interativo do Volvo Integrated Co-Pilot oferece controle fácil sobre funções como mídia, câmeras, controle climático e status geral e de produtividade da máquina.

O novo projeto de cabine privilegia o conforto e a segurança. A visibilidade foi melhorada graças a painéis redesenhados e maior área envidraçada, resultando em um campo de visão maior que de outros caminhões articulados.

Câmeras frontais e traseiras opcionais, além de uma câmera padrão que monitora a plataforma de acesso – todas exibidas via Volvo Integrated Co-Pilot, aumentam ainda mais a segurança e a visibilidade.

Entrar e sair da cabine é cômodo e seguro por conta da nova posição da porta de acesso, corrimãos em ambos os lados e iluminação nas escadas e na plataforma de embarque.

Em linha com a visão Zero Acidentes, ideal de futuro da Volvo com seus veículos, a segurança também é uma prioridade. Novos pontos de ancoragem de cintos na cabine atendem às regulamentações mais exigentes no âmbito mundial, como WorkSafeBC (Europa) e OSHA (EUA).

Manutenção simplificada

O projeto dos novos A45 e A50 proporciona serviços de manutenção ainda mais rápidos e fáceis. Os intervalos de engraxamento foram estendidos, aumentando a produtividade e reduzindo o tempo de máquina parada. Além disso, os novos articulados Volvo requerem menos volume de fluidos, em comparação com os de outras marcas. Por conta da manutenção simplificada, os custos de serviço são reduzidos em até 6% ao longo de 12 mil horas de operação.

Serviços inteligentes

O desempenho dos caminhões articulados pode ficar ainda melhor com os serviços complementares oferecidos pela Volvo CE.

O Haul Assist fornece dados em tempo real para evitar sobrecarga. Isso maximiza a eficiência, reduzindo o consumo de combustível e o desgaste da máquina.

O Connected Map oferece localização e acompanhamento operacional das máquinas em um determinado local de trabalho, por meio de conectividade avançada.

O CareTrack, sistema de telemetria da Volvo CE, ajuda a aumentar o tempo de atividade da máquina e reduzir custos de manutenção.

Os Planos de Serviço da Volvo CE aumentam ainda mais a disponibilidade das máquinas, com contratos flexíveis, adaptados às necessidades dos operadores.

Projetados para o futuro

A nova geração de caminhões articulados da Volvo vem habilitada para o futuro. Graças a uma nova arquitetura eletrônica, é possível incorporar atualizações futuras e novas soluções, garantindo que o equipamento permaneça sempre atualizado, com tecnologias de ponta.

Caminhões Volvo CE A45 e a50

Ficha técnica

Modelo 

A45   

A50  

Capacidade de carga   

42.000 kg 

45.000 kg 

Caçamba   

25,5 m³ 

27,8 m³ 

Peso líquido   

32.300 kg 

33.600 kg 

Peso bruto   

74.290 kg 

78.590 kg 

Motor 

Volvo D16E 

Volvo D16J 

Potência  

350 kW  

385 kW 

RPM de potência máx.   

1.800 RPM 

1.900 RPM 

Torque   

2.525 Nm 

2.750 Nm 

RPM de torque máx.   

1.050 RPM 

1.100 RPM 

Velocidade máx.   

57 km/h 

57 km/h 

Grupo Volvo América Latina

segunda-feira, 26 de maio de 2025

BMW GROUP LATAM ANUNCIA ALTERAÇÕES ORGANIZACIONAIS: TALENTO LOCAL PARA GESTÃO REGIONAL

Hernando Carvajal será nomeado Head regional de vendas do BMW Group LatAm e Luciana Francisco é nomeada Head de marketing da marca BMW no BMW Group Latin America a partir de 1º de julho de 2025

Hernando Carvajal e Luciana Francisco 

Reiner Braun, Presidente e CEO do BMW Group América Latica, anuncia que, a partir de 1º de julho de 2025, Hernando Carvajal será nomeado Head regional de vendas do BMW Group LatAm. Ele sucederá Alexander Luhn, que ocupa o cargo desde 2018 e apoiará a transição antes de retornar à Alemanha em setembro. Luciana Francisco é nomeada Head de marketing da marca BMW no BMW Group Latin America a partir de 1º de julho de 2025.

Hernando Carvajal nasceu na Colômbia e tem uma vasta experiência no Grupo. Ele começou sua carreira no BMW Group em 2000, na BMW North America, como parte da equipe de Planejamento e Estratégia de Produto. De 2007 a 2012, trabalhou em Munique na BMW AG como Gerente de marketing e comunicação para a região das Américas. Posteriormente, como Gerente de produto, ele foi responsável pela lucratividade global da BMW Série 7 de 2010 a 2012. Em 2012, ele chegou ao México, onde liderou as áreas de vendas para os mercados importadores na América Latina e marketing para a marca BMW. Hernando é bacharel em engenharia aeroespacial pelo Instituto Politécnico de Worcester e mestre em administração de empresas pela F.W. OLIN Graduate School of Business da Babson College.

Luciana Francisco nasceu no Brasil e tem uma vasta experiência no setor automotivo, trazendo um forte histórico em liderança estratégica de marketing. Ela começou sua carreira no BMW Group Brasil em 2014, onde atuou como gerente sênior de marketing e produto da BMW Motorrad. Desde 2018, ela ocupou o cargo de Head de Marketing e Produto da BMW Motorrad North America, onde foi responsável por dirigir a estratégia nacional de marketing, posicionamento da marca e planejamento estratégico de produtos para o mercado dos EUA. Ela atuou como consultora para a implementação da estrutura regional da BMW Motorrad Latin America. Antes de sua carreira na BMW, Luciana dedicou-se por mais de 15 anos a marcas automotivas premium no Brasil, onde teve uma experiência significativa em vários departamentos, incluindo Vendas e Marketing de Veículos Comerciais nos mercados da América Latina e Caribe, antes de passar para o departamento de Marketing de automóveis de passageiros. Essa experiência diversificada destaca sua visão estratégica e versatilidade em impulsionar o sucesso da marca em todas as regiões.

Luciana é formada em Administração de Empresas pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul; especialização em Gestão de Marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; e Mestre em Administração de Empresas (MBA) pela Fundação Getúlio Vargas.

Ambos os executivos estarão localizados na Cidade do México, na sede regional do BMW Group na América Latina, e se reportarão a Reiner Braun.

“Estou entusiasmado com o fato de dois talentos regionais (da Colômbia e do Brasil) liderarem as operações na América Latina; com seu amplo conhecimento de mercado e ampla experiência profissional, não tenho dúvidas de que, juntos, eles impulsionarão os negócios e a marca BMW como um todo para o próximo nível.

A vasta experiência e liderança de Hernando Carvajal garantirão a continuidade de nossa estratégia de sucesso e nosso forte desempenho de vendas. Luciana Francisco adicionará experiência, criatividade e visão estratégica muito valiosas à nossa equipe de marketing e aprimorará ainda mais nossa estratégia regional de marketing da BMW e o foco no cliente.

Agradeço imensamente ao Alexander Luhn por sua dedicação e liderança no fortalecimento de nossas operações regionais de vendas, impulsionando a experiência de ponto de venda de nossos clientes e por expandir nossos negócios em todos os canais de vendas para novos patamares nos últimos anos”, disse Reiner Braun, Presidente e CEO do BMW Group América Latina.

BMW Group Brasil
JeffreyGroup

POLO AUTOMOTIVO STELLANTIS DE GOIANA BATE RECORDES DE EXPORTAÇÃO EM ABRIL E CELEBRA MARCO HISTÓRICO EM PERNAMBUCO

Jeep Compass liderou as exportações no mês, respondendo por 36% do total

Os resultados da Stellantis em abril de 2025 marcaram novos recordes, tanto em volume de emplacamentos no mercado sul-americano quanto nas exportações de veículos a partir do Brasil.

O Polo Automotivo Stellantis de Goiana, em Pernambuco, registrou o maior volume de embarques desde a inauguração, em 2015, com 7.194 unidades exportadas apenas no mês de abril. No acumulado do ano, a planta totaliza 17.479 veículos exportados entre janeiro e abril, reforçando a competitividade e a diversidade do portfólio da Stellantis no cenário internacional.

O destaque desse desempenho foi o Jeep Compass, responsável por 36% das exportações em abril. Em seguida, vieram o Jeep Renegade (27%), a Fiat Toro (19%), a Ram Rampage (12%) e o Jeep Commander (7%).

“No mês em que comemoramos 10 anos do Polo Automotivo de Goiana, alcançamos este marco que confirma que estamos no caminho certo. O mercado de exportação segue aquecido, e nossos veículos têm conquistado cada vez mais espaço em países estratégicos. Esse desempenho é fruto da excelência do nosso processo produtivo no Brasil, que comprova a competitividade dos nossos modelos e o alto nível de comprometimento das nossas equipes”, afirma Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.

Com capacidade instalada para produzir até 280 mil veículos por ano, o Polo Automotivo de Goiana se consolidou como um dos mais modernos e sustentáveis da Stellantis no mundo. A unidade integra tecnologias de ponta e é responsável pela produção de modelos estratégicos das marcas Jeep, Fiat e Ram, que se destacam tanto no mercado interno quanto nas exportações de diversos destinos internacionais. Além disso, o complexo tem papel fundamental no desenvolvimento econômico e social da região, contribuindo para a industrialização de Pernambuco e gerando emprego, renda e inovação no Nordeste brasileiro.

Stellantis

OPERAÇÃO DA IVECO NA AMÉRICA LATINA SE DESTACA NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2025 COM CRESCIMENTO EM CENÁRIO DESAFIADOR

Região, uma das mais estratégicas para a operação global da empresa, registrou avanço de 61% nas vendas em comparação ao mesmo período de 2024, além de marcos relevantes em diferentes segmentos

IVECO Daily chassi-cabine e IVECO S-Way

O ano de 2025 tem se mostrado desafiador para o setor de transportes, mas também repleto de oportunidades. No primeiro trimestre, a IVECO apresentou um desempenho expressivo no segmento de caminhões na América Latina — região estratégica para suas operações globais — com um crescimento de 61% nas vendas em comparação ao mesmo período de 2024. As entregas de veículos leves aumentaram 51%, enquanto as de modelos médios e pesados subiram 66%.

No Brasil, a IVECO foi a marca full liner que mais cresceu em participação de mercado entre janeiro e março de 2025, com um aumento de 32% nas unidades emplacadas em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse resultado representou um acréscimo de 1,7 ponto percentual no market share da montadora no país.

“O crescimento que conquistamos na América Latina, especialmente no Brasil, é resultado direto das decisões estratégicas que tomamos nos últimos cinco anos. Renovamos nosso portfólio, fortalecemos a rede de atendimento e atuamos com foco total no cliente. Esse avanço é um sinal claro de que estamos no caminho certo para consolidar, cada vez mais, nossa presença na região e nos posicionar como uma das principais operações globais da IVECO”, afirma Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina.

Com 50 anos de experiência global e 28 anos de atuação no Brasil, a IVECO construiu uma sólida base de conhecimento e presença, fazendo da América Latina um dos mercados mais relevantes para sua operação mundial.

Entre os destaques do período está a liderança do modelo Daily chassi-cabine, com cerca de 40% de participação de mercado no segmento, e o desempenho do IVECO S-Way, que já figura entre os oito caminhões pesados mais vendidos de 2025. Entre janeiro e março, os emplacamentos do S-Way cresceram 60% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

“De 2020 para cá, dobramos nossa participação de mercado no Brasil, alcançamos o melhor desempenho da história da marca no país em 2024 e seguimos firmes no caminho de um crescimento sustentável e robusto, sempre com foco total no cliente”, finaliza Querichelli.

IVECO

sábado, 24 de maio de 2025

JEEP® RENEGADE APRESENTA NOVIDADES E FICA AINDA MAIS COMPETITIVO NA LINHA 2026

Jeep Renegade Willys

Responsável por revolucionar o segmento de SUVs no Brasil nos últimos 10 anos, o Jeep Renegade segue em constante evolução no mercado nacional. Único B-SUV do mercado a oferecer tração 4x4, alta performance, tecnologia e um design único e atemporal no segmento, o modelo chega na linha 2026 com novidades e um reposicionamento de preços que tornam o line-up ainda mais competitiva.

Novas rodas na versão Sport, Keyless Entry and Go e partida remota a partir da versão Longitude, sensor dianteiro na Sahara, além de uma Série mais que especial, numerada, que celebra os 10 anos de produção da Jeep no país. Essas são algumas das novidades que reforçam o line-up 2026 do Jeep Renegade, que chega com preços de até R$ 15 mil abaixo da lineup atual, dependendo da versão. E o melhor, toda a linha permanece com 5 anos de garantia.

A nova versão de entrada do line-up é a Sport, equipada com o consagrado motor T270 TurboFlex aliado ao câmbio automático de 6 marchas. Com Jeep Traction Control +, controles de estabilidade e tração, 6 Airbags e faróis full LED e lanternas LED, a versão ainda pode ser aprimorada com o pacote “Pack Tech”, que inclui novas rodas 17’’ e uma vasta lista de itens de tecnologia e segurança como frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga, monitoramento de mudança de faixa, câmera de ré, central multimídia de 7”, conectividade sem fio Android Auto e Apple Carplay.  A versão 1.3 Turbo foi rebatizada como Sport.

Lançada no ano passado, a versão Altitude agora oferece o Azul Jazz como nova opção de cor. Ela segue oferecendo design com apelo off-road com adesivo especial da versão, roda 17” com acabamento exclusivo e teto na cor preta. No interior, a versão oferece telas maiores: a central multimídia de 8,4” com espelhamento sem fio para Apple Carplay e Android Auto e quadro de instrumentos digital de 7”, totalizando mais de 15 polegadas de telas no carro.

Já a versão Longitude adiciona na lista de equipamentos o Keyless Entry and Go e partida remota. E segue se diferenciando por sua roda 18” com acabamento exclusivo, carregador de telefone por indução ventilado os bancos e volante revestidos em couro. Na versão Sahara, a novidade é o sensor de estacionamento dianteiro. Permanece oferecendo itens exclusivos como a cor Slash Gold, frisos, badge e soleiras únicas da versão. Teto solar panorâmico e Adventure Intelligence completa a lista de diferenciais.

Sucesso de vendas no país, a versão Willys conquistou os clientes com a capacidade off-road que se destaca no segmento, além de um estilo que remete aos Jeep’s clássicos das décadas de 40 e 50. Assim, na line-up 2026, ela seguirá como a versão do Renegade que oferece tração 4x4, que é um diferencial competitivo do modelo no segmento. Com os pneus ATR+, garantem máxima capacidade off-road para quem deseja enfrentar terrenos mais desafiadores. Além disso, teto solar de série, central multimídia de 8.4” com espelhamento sem fio, quadro de instrumentos digital de 7” colorido e configurável, ar-condicionado automático de duas zonas, além de seis airbags e tecnologias de condução semiautônoma.

Grande novidade da linha 2026 é a Série Especial Comemorativa 10 anos, que tem como base a versão Willys. Ela oferece design exclusivo e celebrativo para a marca, com 1.010 unidades exclusivas com logotipo alusivo aos 10 Anos de produção, numeração sequencial, novas rodas de 17”, novo adesivo de capô e na coluna C, além de novos bordados no banco e soleiras, que foram cuidadosamente projetados para dar um toque de exclusividade, sem perder a robustez e a personalidade encontradas nos modelos Jeep.

“O Jeep Renegade é um ícone da marca e um sucesso comercial no país, com mais de meio milhão de unidades vendidas. Mesmo em um segmento de forte concorrência, o Renegade mantém suas vendas fortes devido às características exclusivas do modelo, como seu design único e sua capacidade off-road, com sua tração 4x4!” afirma Hugo Domingues, Vice-Presidente da Jeep para a América do Sul. “No line-up 2026, mais uma vez, reposicionamos os preços para deixá-lo ainda mais competitivo e agregamos itens em praticamente todas as versões, ou seja, estamos oferecendo um modelo ainda mais completo, diferenciado dos seus concorrentes e mais competitivo, garantindo a manutenção desse sucesso comercial que é o Jeep Renegade.” completou o executivo.

Equipamentos

Sport

  • Motor T270 TurboFlex de 176 cv
  • Câmbio automático de 6 marchas 
  • Jeep Traction Control + 
  • Controles de estabilidade e tração
  • 6 Airbags
  • Faróis full LED e lanternas LED

Pack Tech: Novas rodas 17’’, frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga, monitoramento de mudança de faixa, câmera de ré, central multimídia de 7”, conectividade sem fio Android Auto e Apple Carplay

Altitude

  • Itens da Sport + 
  • Central multimidia de 8,4” 
  • Quadro de instrumentos full digital de 7” colorido e configurável
  • Ar-condicionado digital e dual zone
  • Roda 17”
  • Teto pintado em preto
  • Adesivo exclusivo da versão
  • Para-barro
  • Frenagem autônoma de emergência
  • Detector de fadiga
  • Monitoramento de mudança de faixa
  • Câmera de ré
  • Conectividade sem fio Android Auto e Apple Carplay
  • Rack De Teto 

Longitude

  • Itens da Altitude +
  • Keyless Entry and Go e partida remota
  • Roda 18” com acabamento pintado
  • Carregador de telefone por indução ventilado
  • Bancos revestidos em couro
  • Volante revestido em couro
  • Sensor de estacionamento traseiro

Sahara

  • Itens da Longitude+
  • Sensor de estacionamento dianteiro
  • Cor exclusiva Slash Gold
  • Frisos laterais
  • Emblema da versão
  • Soleira da versão
  • Teto solar panorâmico
  • Inteligência de Aventura

Willys

  • Bancos revestidos em couro
  • Câmbio Automático de 9 marchas
  • Suspensão off road com altura mais elevada do solo
  • Tração 4x4 com bloqueio eletrônico de diferencial
  • Modo 4x4 Low e Seletor de terrenos
  • HDC – Controle de Descida de Declives
  • Pintura do teto preta com pintura na coluna A
  • Soleira da versão
  • Bancos com acabamento especial da versão
  • Adesivos exclusivos da versão
  • Roda 17” com pneus ATR Plus
  • Teto Solar de série

Série Especial Comemorativa 10 Anos: 1.010 unidades exclusivas com logotipo alusivo aos 10 Anos de produção, numeração sequencial, novas rodas de 17", novo adesivo de capô e na coluna C, além de novos bordados no banco e soleiras. Kit exclusivo com uma mochila e uma camiseta com o mesmo número da unidade adquirida.

Preços

  • Jeep Renegade Sport: R$ 118.290

* Pacote Tech: R$ 8.700

  • Jeep Renegade Altitude: R$ 142.990 (R$ 10 mil abaixo em relação ao preço atual)
  • Jeep Renegade Longitude: R$ 156.990 (R$ 15 mil abaixo em relação ao preço atual)

* Pack Night Eagle: R$ 1.000 (roda de liga leve 18" com acabamento escurecido, logotipos escurecidos, emblema Night Eagle, Grade escurecida)

  • Jeep Renegade Sahara: R$ 169.990 (R$ 10 mil abaixo em relação ao preço atual)
  • Jeep Renegade Willys 4x4: R$ 182.990 (R$ 3 mil abaixo em relação ao preço atual)
  • Jeep Renegade Série Especial Comemorativa 10 anos 4x4: R$ 185.990

Jeep
Stellantis

JANSEN DE JESUS É O NOVO DIRETOR COMERCIAL DO MIRA TRANSPORTES

Jansen de Jesus

O Mira Transportes, empresa líder nas operações de transporte de cargas fracionadas e integração entre as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte, anuncia a promoção de Jansen de Jesus para o cargo de diretor comercial da companhia.

Há mais de 25 anos atuando no segmento de transportes e logística, Jansen reúne competências em gestão e capacitação das equipes de vendas e administrativas, com captação e fidelização de clientes, análise e otimização da rentabilidade, capilaridade e gestão do CRM da filial. Também foi o responsável pela implantação de sistemas de BI e TI que facilitam a tomada de decisão e a melhoria dos processos.

“Cheguei no Mira em 2019 para dar uma nova roupagem à filial de São Paulo e neste período, até 2023, triplicamos o faturamento. Fui abrindo espaços, desenvolvendo uma equipe focada em trazer resultados e dar mais rentabilidade aos sócios”, afirma Jansen, que em 2024 assumiu a gerência nacional de vendas com o objetivo de replicar o trabalho feito em São Paulo para toda a companhia.

Nos últimos cinco anos, o Mira Transportes dobrou seu faturamento e agora pretende realizar uma atualização estrutural que visa o aprimoramento operacional e a relação mais próxima com clientes e parceiros. Sob esta ótica, Jansen ficou com a responsabilidade de rever todos os processos da empresa, focando a estratégia nos clientes mais antigos da casa e nas regiões de maior sinergia com o negócio.

“Aceitei o desafio de assumir a direção comercial e estou empenhado em ajudar o Mira a atingir um patamar diferenciado no mercado. Essa promoção veio como consequência das ações que venho implementando junto com o time comercial de melhoria da customização na empresa, na precificação e de melhor análise do mercado”, ressalta Jansen.

Formado em Administração/Marketing e Gestão Comercial, com certificações em liderança, o agora diretor comercial do Mira Transportes já começou a colocar em prática as ideias que traz consigo desde 2019. “Sou apaixonado pelo que faço e com comprometimento, ética e respeito vou seguir contribuindo para o sucesso do Mira Transportes”, conclui Jansen.

Mira TransportesO MIRA é uma empresa com capital 100% nacional, fundado em 1978 pelo empreendedor Roberto Mira. Desde então, segue atuando na prestação de serviços em transporte de cargas e encomendas, utilizando o que existe de mais moderno e eficiente em logística e transportes para atender clientes dos mais diversos segmentos. A companhia é líder nas operações de transporte de cargas fracionadas e integração entre as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte. Conta com cerca de 3 mil profissionais diretos e indiretos e possui uma das maiores estruturas de transportes nas regiões Centro Oeste e Norte do País, com instalações totalmente voltadas a operações de transporte de cargas

Mira Transportes
Grupo Mostra de Ideias

sexta-feira, 23 de maio de 2025

MANUELA NASCIMENTO É A NOVA DIRETORA DE MARKETING DA CANTU INC

Manuela Nascimento

A Cantu Inc., maior ecossistema de soluções em pneus e líder no mercado na América Latina, anuncia a chegada de Manuela Nascimento como nova diretora de Marketing. A executiva é especialista em pneus com passagem de sete anos pela Bridgestone, onde atuou no board comercial, conhecimento que pretende aplicar na otimização dos processos de comunicação internos e externos da Cantu, além de estreitar o relacionamento da empresa com clientes e parceiros.

Na Cantu Inc., além do foco estratégico no fortalecimento da marca corporativa e das marcas de oferta - Speedmax, Gripmaster e PneuStore - Manuela vai implementar iniciativas voltadas para Customer Experience (CX), incluindo ações em campo e escuta ativa. Com sua bagagem no setor automotivo, a diretora pretende impulsionar a integração entre áreas, promover eficiência operacional e acelerar a transformação digital da companhia.

"Estou entusiasmada com esse novo desafio. Construí carreira em multinacionais com operação no Brasil e chego agora a uma empresa brasileira com alma empreendedora e presença internacional. Quero aplicar minha experiência em branding, processos e transformação digital para aproximar ainda mais a Cantu dos seus clientes e consolidar nossas marcas próprias como referência no mercado", afirma a nova contratada da Cantu.

A chegada de Manuela marca um momento estratégico para a Cantu Inc., que vem expandindo sua atuação com foco em inovação, experiência do cliente e protagonismo das marcas próprias. Com a nova liderança, a companhia reforça sua jornada de crescimento sustentável, unindo conhecimento técnico e visão de mercado para entregar ainda mais valor aos diferentes públicos.

“Nós contamos com a ampla expertise da Manuela para potencializar as nossas estratégias, liderar as iniciativas que transformam o mercado de pneus e aproximar ainda mais o relacionamento com os nossos clientes. A sua chegada tem total sinergia com a nossa cultura e reforça o propósito da companhia de transformar caminhos em jornadas extraordinárias”, comenta Beto Cantu, CEO da Cantu Inc.

Engenheira de Alimentos com MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Manuela acumula quase 20 anos de experiência em posições de comando nas áreas de marketing e estratégia de negócios. Além da experiência no setor de pneus, Manuela também possui experiência na liderança em empresas globais como Nestlé e Danone, onde conduziu projetos focados em marcas de grande consumo e relacionamento com o cliente.

A Cantu Inc. é um ecossistema de soluções em pneus, focado em oferecer uma experiência diferenciada e garantir mobilidade e inovação para transformar caminhos em jornadas extraordinárias. Líder no mercado de reposição, com 06 Centros de Distribuição e mais de 60 unidades no Brasil e holding das marcas de pneus Speedmax, com presença nos mercados da América Latina, EUA e Europa e Gripmaster, líder no segmento de pneus OTR; além da PneuStore, maior e-commerce de pneus do Brasil.

Cantu Inc.
XCOM - Agência de Comunicação

ROTA 2040: FPT INDUSTRIAL SE COMPROMETE A ALCANÇAR NEUTRALIDADE DE CARBONO COMO PARTE DE SUA ESTRATÉGIA SUSTENTÁVEL

Guiada por seu compromisso com a sustentabilidade, a empresa está empenhada em reduzir a pegada de carbono em seus processos de fabricação

A FPT Industrial, marca do Iveco Group reconhecida globalmente por seu compromisso com o desenvolvimento, fabricação e comercialização de sistemas de propulsão de baixo impacto ambiental, reafirma seu engajamento com a sustentabilidade ao anunciar a meta de alcançar a neutralidade de carbono até 2040. Esse objetivo abrange toda a sua cadeia de valor — desde o design dos produtos até os processos de produção e logística — com prioridade para a eficiência energética e o uso de fontes renováveis.

“Nosso compromisso com a sustentabilidade vai além de uma meta: é uma responsabilidade que assumimos com seriedade em cada etapa do nosso processo produtivo. Alcançar a neutralidade de carbono até 2040 é uma prioridade estratégica que não apenas beneficia o planeta, mas também oferece soluções mais eficientes e rentáveis para nossos clientes na América Latina”, afirma Carlos Tavares, presidente da FPT Industrial para a América Latina.

Por meio do programa “Rota 2040”, a estratégia global de descarbonização do Iveco Group contempla a inovação contínua em motores, o uso de biocombustíveis, a eletrificação e a pesquisa em tecnologias como células de combustível e motores a diesel cada vez mais eficientes. Ao mesmo tempo, há um foco em melhorar todas as etapas do ciclo de vida dos produtos — desde o design, manutenção, remanufatura e reciclagem até o uso final — considerando as emissões desde a origem até a utilização (do poço à roda).

Para reduzir o consumo de energia e limitar o uso de combustíveis fósseis, prioriza-se o uso de eletricidade proveniente de fontes renováveis nos processos produtivos. Para promover práticas sustentáveis em toda a cadeia de valor são adotadas soluções intermodais e estratégias de otimização da capacidade de transporte. Além disso, a empresa mantém diálogo com fornecedores estratégicos para seguir avançando juntos rumo à descarbonização.

Metas concretas até 2040

Os objetivos do Iveco Group para atingir a neutralidade de carbono até 2040 incluem metas intermediárias:

  • 2026: Reduzir em 7% as emissões de CO₂ por tonelada de mercadorias transportadas (incluindo peças de reposição), em comparação com 2022;
  • 2030: Reduzir em 30% as emissões absolutas de CO₂ geradas pelos principais fornecedores de bens, serviços e bens de capital, em comparação com 2022;
  • 2030: Reduzir em 50% as emissões absolutas de CO₂ na produção, com base nos níveis de 2019;

Principais linhas de ação

Excelência em tecnologia de motores de combustão
A FPT Industrial oferece soluções de propulsão para os setores On-Road, Off-Road, marítimo e de geração de energia. Uma de suas principais iniciativas é o Original Reman, que promove a economia circular por meio da remanufatura de motores. Isso reduz a extração de recursos naturais e as emissões, sem comprometer o desempenho e a eficiência no consumo de combustível — tanto em versões a diesel quanto a gás natural.

Inovações tecnológicas pioneiras
A empresa desenvolve soluções adaptadas às características de cada mercado, apostando no uso de biocombustíveis como uma forma eficaz de avançar na descarbonização de setores estratégicos e contribuir para uma matriz energética mais limpa.

No Brasil, por exemplo, a FPT Industrial apresentou recentemente o motor conceito N67 Etanol para tratores médios, que atuam junto a colhedoras no apoio da colheita de cana. A solução integra um projeto desenvolvido com a CNH e utiliza tecnologia ciclo Otto, contribuindo para a redução de emissões geradas no agro e menor ruído durante o funcionamento do motor.

Outra solução é o motor N60 CNG, movido a gás natural e biometano, que equipa o chassi para ônibus MA 11.0 GNV, da Agrale. A motorização segue o conceito "Diesel Like" da FPT Industrial, garante desempenho equivalente aos motores diesel e ao mesmo tempo oferece economia de consumo e custos com combustível.

Expansão das soluções de propulsão e armazenamento
A FPT Industrial continua a ampliar sua cadeia de valor com uma abordagem de múltiplos combustíveis, consolidando sua liderança em critérios ESG (ambientais, sociais e de governança).

Além do carbono zero

A FPT Industrial também promove outras estratégias sustentáveis, como a garantia de condições de trabalho seguras, o desenvolvimento de produtos mais seguros e o incentivo a modelos de economia circular por meio do uso de biocombustíveis de origem sustentável, como o biometano.

Além disso, suas iniciativas de inclusão e responsabilidade social reforçam a diversidade dentro da organização e promovem o desenvolvimento econômico, social e ambiental das comunidades onde atua.

“O compromisso da FPT Industrial com a neutralidade de carbono até 2040 representa um passo firme rumo a um futuro verdadeiramente sustentável. No Iveco Group, acreditamos que a inovação responsável é a chave para transformar a indústria. Essa meta ambiciosa reflete nossa determinação em reduzir nossa pegada ambiental e liderar a transição energética nos setores de transporte e de máquinas industriais”, afirma Lucilene Carvalho, gerente de Sustentabilidade do Iveco Group para a América Latina.

FPT Industrial é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG) dedicada a projetar, fabricar e comercializar sistemas de propulsão e soluções para veículos on-road e off-road, bem como aplicações marítimas e de geração de energia. A empresa emprega mais de 8.000 pessoas em 10 plantas de produção industrial e 10 centros de P&D ao redor do mundo. Ativa em quase 100 países, sua rede global de vendas e seu departamento de assistência ao cliente dão apoio a todos os clientes da marca. A ampla oferta de produtos inclui seis linhas de motores, com potência de 30 CV até mais de 1.000 CV, transmissões com torques de até 500 Nm e eixos dianteiros e traseiros com peso bruto por eixo de 2,45 a 32 toneladas. A FPT Industrial oferece a mais completa linha de motores a gás natural disponível no mercado para aplicações industriais, com potência de 50 CV a 520 CV. A exclusiva divisão ePowertrain está acelerando o caminho na direção da mobilidade com emissões líquidas zero, com transmissões elétricas, pacotes de baterias e sistemas de gerenciamento de baterias. Essa vasta oferta e um forte enfoque em atividades de P&D fazem da FPT Industrial líder mundial em sistemas de propulsão e soluções industriais. Para mais informações, clique aqui e visite o site

FPT Industrial
Rede Comunicação de Resultado

DAF REFORÇA A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO PREVENTIVA DOS CAMINHÕES PARA A SEGURANÇA NAS ESTRADAS

Cuidados com itens como freios, filtros, suspensão, pneus e iluminação são fundamentais para evitar falhas e acidentes durante a operação

Durante o Maio Amarelo, campanha dedicada à conscientização para um trânsito mais seguro, a DAF Caminhões destaca um fator essencial para a redução de acidentes: a manutenção preventiva. O descuido com itens fundamentais como freios, suspensão, pneus e iluminação pode comprometer o desempenho do veículo e colocar em risco a vida do motorista e de todos que circulam pelas estradas.

“A manutenção preventiva é um dos pilares para garantir a segurança dos veículos e evitar paradas inesperadas. Além de contribuir para a preservação dos componentes do caminhão, ela reduz o risco de acidentes e aumenta a eficiência na operação”, comenta Tiago Bahia, Gerente Nacional de Pós-Venda da DAF Brasil.

Atenção aos freios

Este sistema requer inspeções frequentes. A espessura das lonas e o estado dos tambores precisam ser avaliados regularmente, tanto no cavalo mecânico quanto no implemento. O uso correto do freio motor é uma prática que ajuda a preservar esses componentes, além de contribuir para a economia de combustível e durabilidade do componente.

“Nem sempre o implemento está equipado com os mesmos recursos do caminhão, como o ABS e AEBS. Por isso, é essencial que o motorista tenha essa rotina de checagem e ajuste, para garantir que os freios estejam em perfeito estado e funcionando perfeitamente, em uma descida de serra, por exemplo”, completa o executivo.

Sistema de iluminação e pneus

O estado dos pneus e a atenção às luzes de sinalização também fazem parte da rotina de cuidados indispensáveis. Pneus desgastados ou com sulcos abaixo do limite de segurança legal comprometem a aderência ao solo e aumentam significativamente a distância de parada do caminhão durante uma frenagem. Já o sistema de iluminação, que inclui faróis, lanternas, piscas e luzes de freio, deve estar sempre em pleno funcionamento para garantir visibilidade e sinalização adequadas, evitando colisões, especialmente durante a noite ou em condições adversas.

“Temos diversos clientes no setor do agronegócio, e os caminhões muitas vezes enfrentam lama, poeira, barro e condições severas. Mesmo com os faróis funcionando, se estiverem sujos ou cobertos por barro, perdem sua eficiência. Não se trata apenas de enxergar o que está à frente, mas principalmente de ser visto pelos demais condutores”, acrescenta o gerente.

Outro componente importante para a estabilidade e segurança do veículo é a suspensão composta por molas e amortecedores. Responsáveis por absorver os e estabilizar o caminhão e manter o contato dos pneus com o solo, elas podem se desgastar de forma imperceptível, por isso exigem revisões periódicas. O excesso de carga, e a má conservação das vias são fatores que aceleram este dano. “O comprometimento desse item prejudica a estabilidade do caminhão, acelera o desgaste dos componentes e representa risco direto para a segurança do motorista”, alerta Bahia.

Além da manutenção dos grandes sistemas, detalhes simples também fazem toda a diferença no dia a dia do motorista nas estradas. Um dos itens fundamentais é o cinto de segurança, que deve estar sempre em boas condições para garantir o travamento adequado em caso de acidente. “Infelizmente, ainda vemos casos em que o motorista não utiliza o cinto para a finalidade principal que é a segurança. O cinto contribui para reduzir os riscos de ferimentos graves no motorista”, comenta Bahia.

Modificações seguras e funcionais

A segurança no trânsito também passa pela personalização do veículo. É crucial que qualquer adaptação no caminhão, como a instalação de um tanque suplementar para maior autonomia ou de sistemas eletrônicos como rastreadores, chicotes e câmeras, seja feita em conformidade com as orientações da montadora.

"Adaptações incorretas podem gerar situações de risco, como faíscas, problemas ambientais ou curto-circuito, colocando em xeque a segurança do motorista e de terceiros. A preparação adequada do veículo e a atenção aos detalhes na instalação de acessórios são essenciais para evitar incidentes indesejados. Toda modificação deve ser feita em concessionárias autorizadas", reforça o executivo.

Óleos e filtros

A revisão periódica de componentes como óleos e filtros é indispensável para garantir uma condução segura e eficiente. Eles devem ser substituídos sempre que o líquido for trocado, para evitar que detritos contaminem o novo lubrificante e causem falhas graves no motor, como superaquecimento ou até fundição. O filtro de ar também merece atenção especial, principalmente em caminhões que operam em regiões com muita poeira. Quando saturado, ele pode aumentar o consumo de combustível, elevar os níveis de emissão de poluentes e prejudicar o desempenho do motor. Já o filtro de combustível, se desgastado, deixa de reter impurezas como ferrugem e resíduos do tanque, o que pode provocar perda de potência e falhas na ignição.

“Mesmo que, em um primeiro momento, isso não pareça interferir diretamente na segurança, estamos falando de evitar falhas operacionais e a consequente indisponibilidade do caminhão em plena rodovia, o que pode gerar outras complicações”, afirma Bahia.

O executivo reforça a importância na seleção de peças genuínas na hora da manutenção dos caminhões. “É necessário selecionar os componentes indicados pela montadora e que sejam comercializados em concessionárias ou oficinas especializadas. Os caminhões DAF contam com as peças genuínas DAF e PACCAR Parts, que contam com tecnologia, qualidade e são indicados para manter o veículo em pleno funcionamento”, finaliza.

Assistência 24 horas

Os motoristas que rodam nas estradas com os modelos da companhia contam com um apoio essencial para evitar que o caminhão fique parado. O DAF Assistance é o serviço de assistência técnica emergencial da fabricante e trabalha 24 horas por dia, 7 dias por semana, disponível para todos os caminhões da DAF em garantia ou em planos de manutenção do DAF Multisuporte. Com ele, os clientes podem obter informações, solicitar atendimentos técnicos nas estradas, agendar revisões nas concessionárias, esclarecer dúvidas e enviar sugestões. Eles são atendidos pelo telefone ou WhatsApp no número 0800 703 3360.

DAF Caminhões
CDI Comunicação