segunda-feira, 19 de maio de 2025

MERCEDES-BENZ TRUCKS AMPLIA O PORTFÓLIO DE CAMINHÕES ELÉTRICOS À BATERIA COM BASE NO EACTROS 600

Novos modelos estarão disponíveis para encomenda a partir do outono europeu de 2025

A Mercedes-Benz Trucks expandirá seu portfólio de caminhões elétricos à bateria com novas variantes baseadas no Mercedes-Benz eActros 600. As novas versões manterão as principais características do caminhão elétrico de segunda geração projetado para o transporte de longas distâncias e alto desempenho, que se distingue particularmente pelo seu conceito inovador, composto por uma tecnologia de propulsão moderna com alta eficiência energética.

As tecnologias de destaque do eActros 600, lançado no mercado no ano passado com a nova cabina ProCabin, incluem o eixo motriz elétrico desenvolvido internamente, tecnologia de células de bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP), reconhecida por sua longa vida útil, e a tensão de bordo de 800 volts.  Destaque também para o novo Cockpit Multimídia Interactive 2 e para os sistemas de assistência completos e testados para maior conforto e segurança na condução.

Os primeiros novos modelos estarão disponíveis para encomenda no outono europeu e começarão a sair parcialmente da linha de produção da fábrica de Wörth am Rhein,a na Alemanha, ainda em 2025.

"Nosso objetivo é impulsionar a descarbonização da indústria em alta velocidade, eletrificando cada vez mais as aplicações de transporte. As áreas de aplicação – e, portanto, as necessidades dos nossos clientes – para caminhões elétricos à bateria são muito diversas, especialmente no que diz respeito à carga útil e à autonomia. Com as novas variantes, que se baseiam nos pontos fortes do eActros 600, queremos oferecer aos nossos clientes o melhor do sistema modular da Mercedes-Benz Trucks e apoiá-los na gestão de suas soluções de transporte com eletricidade de forma eficiente e econômica”, afirma Achim Puchert, CEO da Mercedes-Benz Trucks.

Novas variantes incluem cavalos mecânicos e chassis plataforma

O portfólio expandido do eActros 600 incluirá cavalos mecânicos e chassis plataforma com entre-eixos adicionais, variantes com dois pacotes de baterias, bem como cabinas longas alternativas do consagrado design do Actros, com diferentes formatos de teto.

A Mercedes-Benz Trucks possui caminhões elétricos em seu portfólio desde 2021. Inicialmente, foi lançado o eActros 300/400 como o primeiro veículo elétrico à bateria para transporte pesado de distribuição. Um ano depois, foi a vez do eEconic, desenvolvido especialmente para coleta de resíduos urbanos.

A produção em série da segunda geração de modelos de caminhões elétricos da Mercedes-Benz Trucks, com o novo carro-chefe eActros 600, começou no final de 2024. A partir de 2026, será lançada uma pequena série do novo eArocs 400 para transporte urbano na construção civil, recentemente apresentado na feira Bauma 2025. O eArocs 400 também incorpora componentes essenciais do eActros 600,  incluindo, entre outros, o módulo frontal e as baterias LFP (fosfato de ferro-lítio).

Como parte da ampliação do portfólio de caminhões elétricos à bateria, a produção da primeira geração do eActros 300/400 será descontinuada até o final do ano. A produção do eEconic não será afetada por essa mudança e continuará normalmente.

eActros 600

A Mercedes-Benz Trucks celebrou o início da produção em série do eActros 600 no final de novembro do ano passado, na fábrica da Mercedes-Benz em Wörth am Rhein. As entregas aos clientes começaram em dezembro de 2024. O modelo elétrico de referência da Mercedes-Benz Trucks já demonstrou diversas vezes seu desempenho em condições reais. Isso se deu em uso com clientes e como parte da “eActros 600 European Testing Tour 2024” – uma jornada totalmente elétrica de 15.000 quilômetros por 22 países – e da “European Testing Tour Winter 2025”, com cerca de 6.500 quilômetros pelo Norte da Europa. O caminhão operou em ambas as ocasiões com 40 toneladas de PBTC. Além disso, o e-truck foi eleito “Caminhão Internacional do Ano 2025”. Este prêmio é o mais importante da indústria e é concedido anualmente pela organização International Truck of the Year (IToY), formada por 24 jornalistas especializados em veículos comerciais da Europa. O conceito tecnológico geral – composto por um eixo motriz elétrico e a tecnologia de células LFP (fosfato de ferro-lítio) – foi decisivo para a conquista do prêmio.

A alta capacidade da bateria de mais de 600 quilowatts-hora – por isso a designação de modelo 600 – e um novo eixo de acionamento elétrico particularmente eficiente, desenvolvido internamente, permitem que o caminhão elétrico atinja uma autonomia de 500 quilômetros[1] sem carregamento intermediário. Essa autonomia é alcançada sob condições muito realistas e práticas, com PBTC de 40 toneladas, podendo também ser significativamente excedida, dependendo do estilo de condução e da rota. O eActros 600 será capaz até mesmo de cobrir bem mais de 1.000 quilômetros por dia. A recarga intermediária durante os intervalos legais de descanso dos motoristas possibilita esta marca, desde que as opções de recarga estejam disponíveis.

O eActros 600 possui três conjuntos de baterias, cada um com 207 kWh[2]. Elas oferecem uma capacidade total instalada de 621 kWh. As baterias se baseiam na tecnologia de célula de fosfato de ferro-lítio e se caracterizam por uma longa vida útil em serviço. Em contraste com outras tecnologias de células de baterias, mais de 95% da capacidade instalada ainda poderão ser utilizados com a tecnologia LFP. Isso permite uma maior autonomia com a mesma capacidade de bateria instalada. O veículo é projetado tecnicamente para um PBTC de até 44 toneladas. Com um semirreboque padrão, o eActros 600 tem uma carga útil aproximada de 22 toneladas na União Europeia. Em alguns casos, a legislação nacional permite uma carga útil mais elevada.

Sobre a necessidade de infraestrutura de recarga e as atividades da Daimler Truck

Para o aumento mais rápido possível do transporte rodoviário localmente neutro de CO2 com caminhões elétricos à bateria, a infraestrutura de carga e recarga constitui um dos pontos centrais. No entanto, ainda há muito a ser feito. Atualmente, há menos de 1.000 pontos de recarga para veículos comerciais pesados em toda a Europa. Para compensar o déficit existente, pelo menos parcialmente, a Daimler Truck anunciou, em março deste ano, um conceito para sua própria rede de recarga semipública. A previsão é que ela se estenda a mais de 3.000 pontos de recarga rápida na Europa até 2030, o que a torna a maior da Europa. A nova opção de recarga semipública para caminhões elétricos, como a solução da marca TruckCharge da Daimler Truck, visa permitir que os depósitos abram sua infraestrutura de recarga para uso pago por terceiros. Isso está planejado para ser um complemento aos serviços de cobrança pública oferecidos pela Milence, entre outros fornecedores.

A Milence foi fundada em julho de 2022 como uma joint venture entre a Daimler Truck, o GRUPO TRATON e o GRUPO Volvo e estabeleceu a meta de instalar e operar 1.700 pontos de recarga públicos de alto desempenho na Europa até 2027.

[1] A autonomia foi determinada internamente sob condições de teste específicas, após o pré-condicionamento com um cavalo mecânico 4x2 atrelado a um semirreboque, com 40 toneladas de PBTC a 20°C de temperatura externa, em operação de longa distância. Pode haver desvio dos valores determinados de acordo com a Regulamentação Europeia (EU) 2017/2400.

[2] Capacidade nominal de uma bateria nova com base nas condições de referência definidas internamente. Isso poderá variar dependendo da aplicação específica e das condições ambientais.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus

IVECO CAPITAL LANÇA NOVAS CONDIÇÕES DE FINANCIAMENTO EM MEIO À TAXA SELIC EM NÍVEL HISTORICAMENTE ELEVADO

Mesmo com juros altos no Brasil, marca aposta em planos competitivos com entrada reduzida e taxas a partir de 0% ao mês para toda a gama de veículos comerciais da montadora

Em um momento em que o mercado financeiro brasileiro lida com os impactos da Selic em 14,75% ao ano, maior taxa desde julho de 2006, a IVECO Capital*, braço financeiro do Iveco Group, anuncia a renovação de suas condições de financiamento para a aquisição de veículos leves, médios e pesados da montadora. A iniciativa inclui taxas promocionais, carência de até três meses e entrada reduzida, válida até o dia 2 de junho de 2025 ou até nova tabela ser divulgada.

]Destaque para a campanha da linha Daily, voltada para pessoas físicas e jurídicas interessadas nos modelos (exceto o Minibus). Os planos partem de taxa zero para financiamentos com 50% de entrada e prazo de 12 meses. Há ainda opções com entrada mínima de 20% e taxas mensais de 0,89%, o que representa 11,22% ao ano, consideravelmente abaixo da taxa básica de juros nacional.

“Estamos comprometidos em apoiar nossos clientes mesmo em cenários desafiadores como o atual. A IVECO Capital proporciona condições muito atrativas porque atuamos de forma integrada com a montadora, o que nos permite repassar benefícios diretamente ao comprador”, afirma Fausto Freitas, gerente Comercial da IVECO Capital.

Além da linha Daily, os modelos Tector e S-Way, voltados para o segmento de pesados, também contam com condições facilitadas. No caso do Tector, os financiamentos partem de 1,03% ao mês (13,08% ao ano) com entrada de 50% e prazos de até 60 meses. Já o S-Way, pode ser adquirido com entrada de 20% e taxa de 1,05% ao mês, ou, em campanhas especiais, com entrada de 50% e taxa reduzida a 0,98% ao mês (12,42% a.a.).

Apesar da alta da Selic impactar diretamente o custo do crédito no país, a estratégia da IVECO e IVECO Capital é seguir incentivando as vendas com condições competitivas. “Sabemos que o autônomo e o transportador brasileiro precisam continuar rodando, e isso exige investimento. Por isso, oferecemos alternativas de crédito que cabem no bolso, com prazos longos, carência e juros mais acessíveis do que o mercado tradicional”, complementa Freitas.

O cliente tem acesso a todos os detalhes das condições comerciais especiais na rede de concessionários IVECO, presente em 100% do território nacional. Todas as propostas estão sujeitas à análise e aprovação de crédito.

*A IVECO Capital é uma marca registrada do Banco CNH Industrial Capital S.A.

IVECO

CONSTRUTÚNEL AMPLIA PRODUTIVIDADE E REDUZ EMISSÕES COM MÁQUINAS ELÉTRICAS VOLVO

Especializada em engenharia de precisão, construtora mineira utiliza máquinas Volvo elétricas com design compacto na construção de túneis. Operação é mais segura e 300% mais eficiente.

Escavadeira elétrica Volvo ECR25 em obra da Construtúnel 

Divisão de negócios da Volvo reconhecida internacionalmente pela produção de máquinas pesadas, como escavadeiras, pás-carregadeiras e caminhões articulados, entre outros modelos, a Volvo Construction Equipment (Volvo CE) quer liderar a mudança para a eletromobilidade no mercado brasileiro. A nova série de máquinas elétricas compactas da marca já figura nos sites de empresas de todos os portes no País, como nas operações da Construtúnel, referência em engenharia de precisão, que redefine os padrões da construção subterrânea ao integrar a mais avançada tecnologia elétrica da Volvo CE.

A empresa de construção mineira atua na Estrada de Ferro Vitória a Minas, operada pela Vale, na execução de obras de drenagem pluvial, utilizando conjunto integrado pela carregadeira Volvo L25 Electric e pela escavadeira Volvo ECR25 Electric. 

Carregadeira Volvo L25 Electric

Entre as vantagens identificadas, a aplicação da linha de equipamentos elétricos acelerou o processo de escavação, que antes levava até um turno inteiro de um dia de trabalho, para aproximadamente 15 minutos. “Com a introdução das máquinas elétricas compactas, nossa operação torna-se 300% mais eficiente, garantindo zero emissões de CO2 e um ambiente de trabalho mais seguro e silencioso”, ressalta Carlos Eduardo de Oliveira Júnior, diretor operacional da Construtúnel Ltda.

Carlos Eduardo de Oliveira Júnior

Em negociação conduzida pela Tracbel, distribuidor dos equipamentos Volvo CE nas regiões Sudeste, Norte e parte do Nordeste e Centro-Oeste, a operação da Construtúnel reforça que é possível reduzir o impacto ambiental sem deixar de lado a excelência no desempenho e a redução dos custos operacionais.

As técnicas tradicionais, antes dependentes de mão de obra intensiva, agora são otimizadas pela tecnologia elétrica Volvo CE. O processo de escavação, instalação e finalização de estruturas como tunnel liner ganha nova eficiência, assegurando redução de custos operacionais. “Estamos vivendo uma verdadeira revolução nos ambientes subterrâneos. Além da produtividade e economia, a segurança dos profissionais atingiu um novo patamar”, complementa Carlos Eduardo.

Zero emissões de CO2 e ruídos

A carregadeira compacta Volvo L25 Electric e a escavadeira compacta Volvo ECR25 Electric combinam versatilidade, silêncio e eficiência energética, tudo isso livre de emissões durante a operação. 

Escavadeira compacta Volvo ECR25 Electric 

“São equipamentos notavelmente silenciosos e com design compacto, ideais para aplicações em espaços reduzidos. A eliminação dos níveis de vibração e ruído permite um ambiente de operação mais saudável e o trabalho em horários não convencionais, minimizando o impacto nas áreas urbanas e nas comunidades locais”, explica Rafael Nieweglowski, head de vendas Emob e equipamentos compactos da Volvo CE na América Latina.

Rafael Nieweglowski

Com capacidade de carga de 1,7 tonelada, as máquinas compactas são alimentadas por baterias de lítio-íon de 48 V e 40 kWh de capacidade, que oferecem até oito horas de operação, dependendo da intensidade do uso. Com opções flexíveis de carregamento, é possível recarregar a bateria em até duas horas, otimizando a operação e minimizando as paradas. Além disso, as baterias são protegidas por garantia estendida de até seis anos.

Compromisso ambiental

A oferta de máquinas elétricas faz parte do compromisso da Volvo de zerar as emissões de CO2 em seus produtos até 2040. Esse objetivo faz parte da visão estratégica da marca, que trabalha por um futuro 100% mais seguro, produtivo e livre de combustíveis de origem fóssil. Em 2024, o volume de equipamentos elétricos entregues em todo o mundo cresceu 131%.

“A Volvo CE deixa claro o seu compromisso com o futuro e a descarbonização ao liderar essa mudança. Somos referência em segurança, qualidade, produtividade e queremos ser reconhecidos também pelo DNA inovador na eletromobilidade. O Brasil e a América Latina são mercados muito relevantes e muito receptivos a essa nova série de equipamentos versáteis, com aplicações que se adaptam a diferentes setores, do agro à construção civil”, reforça Luiz Marcelo Daniel, presidente da Volvo CE na América Latina.

Luiz Marcelo Daniel

Com fábrica de classe mundial em Pederneiras (SP) e sede em Curitiba (PR), a Volvo CE é uma divisão do Grupo Volvo. No Brasil, oferece caminhões articulados, escavadeiras, carregadeiras de rodas, compactadores, entre outros equipamentos.

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Volvo América Latina
ANK Reputation

sábado, 17 de maio de 2025

PLANTA DO BMW GROUP EM LANDSHUT FOCA EM DIGITALIZAÇÃO NA PRODUÇÃO DE COMPONENTES

A planta do BMW Group em Landshut, na Alemanha, está aprimorando constantemente a digitalização na produção de seus componentes. Desde a gestão da produção com apoio de inteligência artificial e processos logísticos inteligentes até controles de qualidade baseados em dados – a planta de Landshut, o maior polo de fabricação de componentes do grupo, utiliza tecnologias de ponta e, assim, desempenha um papel central como centro de inovação na indústria automotiva e de fornecedores.

Na planta de Landshut, por exemplo, a empresa utiliza análise de dados com suporte de IA para detectar anomalias no tráfego de dados de forma precoce e prevenir ciberataques. Além disso, o controle digital de processos e instalações de produção interconectadas são utilizados para aumentar a produtividade e melhorar a qualidade.

Um componente-chave da estratégia de digitalização do BMW Group é o programa de transformação "Shopfloor.Digital". O objetivo é harmonizar os processos de manufatura e os sistemas de TI em todos os 30 locais de produção no mundo. Para isso, a empresa está construindo uma arquitetura de TI moderna, baseada em nuvem, e investindo em automação de processos e soluções com inteligência artificial. Como unidade de produção de componentes, a planta de Landshut é peça central desse programa de transformação. “Encaramos a complexidade como uma oportunidade e usamos os dados obtidos para melhorar continuamente nossos processos”, explica Franz Heigl, Chefe de Digitalização da Fabricação de Componentes.

Ao mesmo tempo, o BMW Group está impulsionando a digitalização de suas abordagens de gestão enxuta. Isso inclui um mapa digital de processos nas áreas de produção, um processo digital de interrupções e a gestão do fluxo de valor. Para garantir o alinhamento organizacional, o processo de definição de metas atua como uma ferramenta eficaz de liderança e direcionamento, permitindo desmembrar os objetivos em desafios concretos. “Nosso objetivo é focar no essencial em nosso dia a dia e priorizar atividades que agreguem valor”, afirma Heigl.

O BMW Group também avança com sua iniciativa de digitalização na logística e na produção. Com o auxílio de sensores, dados em tempo real e processos impulsionados por IA, a planta de Landshut está otimizando suas cadeias de suprimento, fluxos de materiais e processos de fabricação. Isso permitirá uma conexão ainda mais estreita entre as fábricas e os fornecedores, evitando gargalos e promovendo o uso eficiente de recursos.

Um exemplo é a produção do BMW Energy Master, a unidade central de controle da bateria de alta voltagem dos veículos da Neue Klasse. O controle abrangente em linha, incluindo sistemas de câmeras baseados em IA e testes 100% no final da linha em ambiente de sala limpa, atende aos mais altos padrões de qualidade. A planta de Landshut fornecerá o BMW Energy Master para todas as fábricas de montagem de baterias no mundo, onde a unidade será integrada à bateria de alta voltagem na etapa final de montagem.

A planta também aposta em automação e digitalização na produção de cockpits. Na etapa final de controle de qualidade, cerca de 50 itens são verificados em apenas 30 segundos. Em seguida, ocorre o empacotamento e transporte totalmente automatizados das peças, com sistemas autônomos de transporte que se movimentam de forma independente, sem a necessidade de um sistema de controle externo.

Na fundição de metais leves da planta de Landshut, a BMW está produzindo carcaças de alumínio para os motores elétricos da Neue Klasse em pré-série. Para garantir os padrões elevados de qualidade, tecnologias modernas como a tomografia computadorizada (TC) em linha são utilizadas. Cada carcaça de motor elétrico passa por uma varredura TC totalmente automatizada. Em apenas 42 segundos, são capturadas 2.400 imagens individuais, que são reconstruídas em um modelo 3D do componente. Ao contrário da maioria das aplicações médicas, o controle de qualidade aqui é completamente automatizado com uso de IA. Isso permite que a tecnologia de TC seja integrada de maneira extremamente eficiente ao processo de produção, garantindo simultaneamente a qualidade das peças.

Para assegurar os altos padrões de qualidade na produção, o BMW Group também aposta na digitalização da cadeia de suprimentos. No campus ZDSC (Zero Defect Supply Chain), os fornecedores recebem treinamentos interativos sobre gestão de chão de fábrica, sistemas de produção e digitalização. O objetivo é estabelecer, junto aos parceiros, um sistema de produção estável com mentalidade de “zero defeitos”. Assim, o BMW Group envolve ativamente seus parceiros e fornecedores na transformação digital.

O AI Lab é um novo espaço de inovação e colaboração que permite a todos os colaboradores da planta de Landshut experimentarem e aprenderem novas tecnologias baseadas em inteligência artificial com exemplos práticos. Os exemplos abrangem uma ampla gama de aplicações de IA: o Technology Trend Radar oferece uma visão estruturada de aplicações diretas e indiretas de IA, organizadas por tecnologia e nível de maturidade. Com o PowerApps, os funcionários podem criar seus próprios aplicativos digitais sem conhecimento de programação, digitalizando processos e automatizando tarefas. O sistema computacional AIQX (Artificial Intelligence Quality Next) permite automatizar e otimizar o controle de qualidade na produção com o uso de IA.

BMW Group Brasil
JeffreyGroup 

LANÇAMENTOS JOHN DEERE DESEMBARCAM NA SHOWTEC 2025

Estande da Áster, concessionário da fabricante mundial, mostrará máquinas, soluções e convite à conectividade para impulsionar fazendas de MS

A Áster, concessionária oficial John Deere na região, leva à Showtec, em Maracaju (MS), o que há de mais avançado em inovação agrícola. Visitantes da feira que movimenta um dos maiores polos agrícolas do Centro-Oeste poderão conferir diferenciais tecnológicos como a colheitadeira S7, com sua automação preditiva, e demais lançamentos em máquinas, implementos e soluções para a atividade rural.

Colheitadeira John Deere S7

Mais do que uma vitrine de máquinas, a presença da Áster e John Deere na Showtec apresenta o futuro do Agro traduzido em tecnologia, conectividade e inteligência de dados. Tudo isso faz ainda mais sentido num Estado pujante como Mato Grosso do Sul, de indicadores econômicos que impressionam o Brasil e o mundo.

Dados da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) sinalizam para uma safra de 75,3 milhões de toneladas (2024/2025), volume 2,5% maior que a safra anterior, projeção encorpada principalmente pelas lavouras de soja e milho.

Não há como pensar em safras grandiosas sem tecnologia e investimento em pesquisa. E é por isso, para dar amparo ao produtor rural em sua missão de alimentar o mundo, que 15 novas máquinas, implementos e soluções digitais são apresentados pela John Deere e Áster ao mercado nesta temporada.

Um exemplar da colheitadeira S7 poderá ser conferido de perto no estande da Áster. Equipada com sensores de última geração e sistemas avançados de automação, a S7 garante o máximo rendimento por hectare na hora da colheita, com o mínimo de desperdício.

O espaço exclusivo no parque da Showtec também levará um convite à experimentação à conectividade no campo e à gestão remota das operações nas propriedades rurais, apresentando serviços que ajudam líderes a transformar dados em produtividade.

“Estamos vivendo uma revolução no campo, onde tecnologia, conectividade e inteligência de dados já não são mais tendências, são necessidades. Teremos a oportunidade de dialogar sobre isso na Showtec. Nosso propósito é estar ao lado do produtor rural em todas as etapas da safra, do preparo do solo à colheita, conectando máquinas, dados e pessoas para que o Agro brasileiro siga crescendo e a vida possa continuar avançar”, ressalta Luiz Piccinin, presidente da Áster.

ShowTec

Um dos principais eventos do agronegócio brasileiro, a ShowTec será realizada nos dias 20, 21 e 22 de maio, em Maracaju, Mato Grosso do Sul. O município se destaca pela alta produtividade agrícola e por ser a sede da Fundação MS, realizadora do evento. A feira é uma verdadeira vitrine de inovações tecnológicas, novas cultivares, soluções sustentáveis, maquinários de última geração e práticas de manejo mais eficientes.

Áster

Fundada há 28 anos, em Campo Novo do Parecis (MT), a empresa atua em diversas regiões de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul como representante exclusiva John Deere, maior fabricante de máquinas agrícolas do mundo. A Áster oferece aos seus clientes soluções integradas, fortalecendo a melhor parceira no campo para o produtor rural, contribuindo para a sua nobre missão de alimentar o mundo.

Áster
Íntegra Comunicação Estratégica

sexta-feira, 16 de maio de 2025

MOTOR CUMMINS QSB 6.7 EQUIPA NOVA CARREGADEIRA JCB VOLTADA AO AGRONEGÓCIO

Nova aplicação reforça parceria e amplia presença da líder em tecnologia de energia no campo

Carregadeira JCB equipada com motor Cummins QSB 6.7

A Cummins reforça sua presença no agronegócio com mais uma aplicação do motor QSB 6.7, agora integrado à nova carregadeira JCB 437ZX AGRI, apresentada durante a 30ª edição da Agrishow, em Ribeirão Preto (SP). A novidade marca um avanço importante no relacionamento entre as empresas e amplia o papel da Cummins no campo, com soluções voltadas à alta produtividade e à sustentabilidade.

Com potência calibrada de 173 hp para a aplicação na nova carregadeira da JCB, o motor QSB 6.7 é reconhecido pela robustez e desempenho em operações severas - atributos ainda mais relevantes nas demandas do agronegócio. Vale reforçar que o QSB 6.7 também é certificado para MAR-1, compatível com biodiesel até B20, preparado para operar com o combustível de origem vegetal — uma vantagem real para o agro, que demanda flexibilidade energética.

Indicada para operações de grande volume movimentado, a JCB 437ZX AGRI combina alto desempenho, economia de combustível e conforto para o operador, consolidando-se como uma das soluções mais completas da categoria. “A 437ZX AGRI chega para atender produtores que precisam de uma máquina multifuncional, robusta e eficiente. É uma solução ideal para o agro brasileiro, que cada vez mais busca produtividade com tecnologia”, afirma Etelson Hauck, Diretor de Estratégia e Solução de Produtos da JCB.

Para Mauricio Biadola, diretor de Vendas Off-Highway da Cummins, “essa nova aplicação reforça nossa parceria com a JCB em oferecer soluções que combinam tecnologia, confiabilidade e produtividade para o produtor rural. O motor QSB 6.7 está ainda mais preparado para o campo, com respostas otimizadas para longas jornadas e condições desafiadoras”.

Com produção nacional na fábrica da JCB em Sorocaba (SP), a carregadeira representa mais um passo da empresa para ampliar sua atuação no setor agrícola. “Nosso objetivo é crescer ainda mais no agro brasileiro, que é estratégico para a JCB. Por isso, seguimos investindo, ampliando nosso portfólio”, complementa Hauck.

JCB - Líder mundial em vendas de retroescavadeiras e manipuladores telescópicos, a JCB é uma das maiores fabricantes mundiais de equipamentos para construção. Multinacional de origem britânica, com 80 anos de atuação dos quais mais de 20 no Brasil, possui 24 fábricas pelo mundo que produzem mais de 300 modelos de máquinas. A fábrica no Brasil está no município de Sorocaba (SP), atendendo toda a América Latina, onde são comercializadas retroescavadeiras, manipuladores telescópicos Loadall, pás carregadeiras, escavadeiras hidráulicas, miniescavadeiras, minicarregadeiras, rolos compactadores e plataformas elevatórias

Cummins Brasil – Líder global em energia, possui unidades de negócios complementares que projetam, fabricam e distribuem motores, serviços e tecnologias relacionadas para a um amplo portfólio de soluções de energia. Seu portfólio inclui também sistemas de combustível, turbos, soluções para emissões, eixos, cardans, componentes e sistemas de geração de energia elétrica. Presente no país há mais de cinco décadas, produz uma variada gama de motores para diversos segmentos do mercado, entre caminhões de todos os portes, pick-ups, ônibus, aplicações estacionárias, máquinas de construção, equipamentos agrícolas, máquinas para mineração e aplicações marítimas. Possui duas unidades fabris: no município de Guarulhos (SP), onde estão as áreas de motores, geradores, turbos e soluções de emissões. Já em Osasco (SP), a Cummins Drivetrain and Braking Systems (CDBS) produz eixos, cardans e componentes para veículos comerciais e fora-de-estrada. Para mais informações, acesse o site

Cummins Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

GM APRESENTA BATERIA LMR PARA AMPLIAR AUTONOMIA E REDUZIR CUSTO DOS ELÉTRICOS

Funcionário manipula um protótipo em tamanho real da célula de bateria LMR no Wallace Battery Cell Innovation Center, da General Motors, em Warren, Michigan. Foto: Divulgação

Por Kushal Narayanaswamy*

A General Motors desenvolve uma nova tecnologia de bateria chamada LMR, sigla em inglês para “lítio com alto teor de manganês”. Pesquisadores estudam esse tipo de bateria desde os anos 1990, por acreditarem no seu potencial de oferecer veículos elétricos com boa autonomia e custo mais acessível.

Até agora, nenhum carro elétrico foi lançado com essa bateria — e há uma razão para isso: as baterias LMR enfrentavam limitações técnicas, como menor longevidade e perda progressiva de capacidade de armazenamento de energia. Isso fazia com que elas não se mostrassem adequadas para aplicação em veículos de produção. Até então.

A GM, com sua parceira LG Energy Solution, conseguiu superar essas limitações. Graças a novas soluções de engenharia, será possível lançar carros elétricos que combinam ótima autonomia com preço convidativo. Hoje, por exemplo, temos a picape elétrica com maior alcance do mercado: a Chevrolet Silverado EV Work Truck roda até 792 km com uma carga completa no ciclo EPA.

Além disso, ela é a caminhonete com recarga mais rápida disponível, 350 kW, capacidade de carregamento até sete vezes maior que a de veículos elétricos tradicionais. E com as baterias LMR, podemos ir ainda mais longe em termos de custo-benefício.

A GM e a LG têm planos para produzir comercialmente as baterias LMR com formato prismático já para as próximas gerações de veículos elétricos, incluindo SUVs de grande porte. A GM pretende ser a primeira fabricante a usar esse tipo de tecnologia no segmento automotivo. A produção deve começar em 2028 nos Estados Unidos, por meio da Ultium Cells, a joint venture entre as duas empresas.

Hoje, carros elétricos como o Blazer EV e o Equinox EV utilizam baterias NMCA, que misturam níquel, manganês, cobalto e alumínio. Essa composição, com alto teor de níquel, garante boa autonomia. Mas ao combinar a nova bateria LMR com o formato prismático — que é mais eficiente na hora de montar o carro —, a GM quer superar os 640 km de capacidade com custo inferior ao das baterias atuais.

As pesquisas com baterias LMR começaram na GM em 2015, mas ganharam força mesmo a partir de 2020. Até o fim de 2024, a empresa já havia testado centenas de protótipos de células prismáticas, usando diferentes tamanhos e formatos, totalizando o equivalente a 2,2 milhões de quilômetros rodados em testes.

Principais motivos pelos quais essa nova bateria promete transformar o mercado de veículos elétricos

Mais acessíveis e com construção mais simples
Enquanto as baterias tradicionais são compostas por cerca de 85% de níquel, 10% de manganês e 5% de cobalto, as LMR têm uma composição bem diferente: aproximadamente 35% de níquel, 65% de manganês e quase nada de cobalto. E por que isso importa? Porque o manganês é um elemento químico mais barato e abundante. Além disso, essa formulação permite a fabricação de células maiores, o que também ajuda a reduzir o número de peças e o custo total do sistema.

Mais densidade energética do que as baterias LFP
A GM estima que as células LMR podem entregar um terço a mais de energia do que as baterias LFP (lítio-ferro-fosfato), bastante usadas atualmente em carros elétricos de entrada — especialmente por serem consideradas de menor custo.

Formato prismático: espaço e conjunto otimizados
As células LMR terão formato prismático — são retangulares — em vez do tipo “pouch” (parecido com um sachê), usado hoje nas baterias com alto percentual de níquel. Esse novo formato é mais eficiente para veículos de maior porte, como picapes e SUVs. Ele também permite reduzir em 75% o número de peças do módulo da bateria, e em 50% o número de componentes do sistema como um todo.

Antigos desafios resolvidos
Como dito, as baterias LMR apresentavam dois grandes entraves: menor longevidade e perda progressiva de capacidade de armazenamento de energia. A GM conseguiu solucionar isso com formulações químicas avançadas, uso de componentes com revestimentos especiais e melhorias no processo de fabricação. Agora, as novas células LMR têm vida útil e desempenho semelhantes às baterias atuais com alto teor de níquel, mas com custo muito mais baixo.

Tecnologia patenteada e protegida
A GM e a LG já possuem muitas patentes relacionadas à manufatura e uso das baterias LMR. O montante de propriedade intelectual segue crescendo, especialmente nas áreas de produção e integração das células.

Pesquisa e desenvolvimento de ponta
Tudo isso está sendo desenvolvido na GM por uma equipe dedicada no Wallace Battery Cell Innovation Center, em Warren (Michigan, EUA). Lá, a empresa trabalha junto com parceiros para desenvolver baterias com formulações químicas que tragam ainda mais benefícios aos veículos, balanceando quesitos como custo e desempenho. Ao lado desse prédio, está sendo construído o novo Centro de Desenvolvimento de Células, que vai acelerar a jornada entre os experimentos em laboratório e a produção em larga escala.

A tecnologia LMR vai permitir que a GM ofereça ao consumidor carros elétricos com grande autonomia e preços bem mais acessíveis. Estamos animados com o que vem por aí.

* Kushal Narayanaswamy é diretor de engenharia de células de bateria da GM.

General Motors América do Sul

IVECO GROUP EXIBE O BUS 10-190 ORE 2 E O CAMINHÃO TECTOR NO MAIOR EVENTO MUNICIPALISTA DA AMÉRICA LATINA

Líder na atual edição do Programa Caminho da Escola, a IVECO BUS exibirá o BUS 10-190 ORE 2 (Ônibus Rural Escolar 2), durante a XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, de 19 a 22 de maio. Já a IVECO, montadora de veículos comerciais leves, médios e pesados, irá expor unidades do caminhão Tector implementadas como caminhão-pipa, na Esplanada dos Ministérios.

Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina, reforça o compromisso da empresa em desenvolver soluções que garantam o melhor TCO do mercado de transporte. “Temos o compromisso de oferecer veículos que superem as expectativas dos clientes, sejam transportadores ou órgãos do poder público. Estamos avançando a passos largos em licitações no Brasil graças ao nosso portfólio completo”, afirma Querichelli.

Marcio Querichelli

Durante o evento, a IVECO BUS também estará presente com um estande para atender prefeituras que tenham interesse em aderir à ata de registro de preços do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Em 16 anos de participação no Caminho da Escola, milhões de estudantes foram beneficiados com os ônibus escolares ORE 2 e ORE 3 da marca, que superou 10.000 unidades entregues no programa.

Danilo Fetzner, head de operações comerciais da IVECO BUS para a América Latina, ressalta que a companhia já realizou mais de 3.500 adesões nessa etapa do programa. “Ambos os veículos foram desenvolvidos para entregar qualidade e durabilidade, além de contar com ar-condicionado, porta USB em todos os assentos, cinto de segurança individual e acessibilidade. As prefeituras têm notado nosso nível de acabamento diferenciado e preços muito competitivos”, afirma Fetzner. “Além disso, temos como parceiros os melhores encarroçadores do Brasil”, acrescenta.

BUS 10-190 ORE 2: Acessível, confiável e econômico

O BUS 10-190 ORE 2 apresentado na Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios também tem custo mais acessível que o ORE 1, sendo uma excelente opção entre os micro-ônibus do Caminho da Escola. Produzido no complexo de Sete Lagoas, o BUS 10-190 ORE 2 é confiável e econômico. Com capacidade para 44 passageiros + motorista, vem equipado com motor FPT N45 de 190 cavalos de potência, toque de 610 Nm e tanque de combustível para 140 litros.

O chassi com suspensão reforçada, bloqueio de diferencial automático e balanços reduzidos é ideal para estradas da zona rural e terrenos de difícil acesso. O PBT de 10,5 Kg completa a robustez do veículo, que pode vir encarroçado pela Busscar ou Mascarello, pelo Caminho da Escola.

A IVECO BUS também oferece no Caminho da Escola o BUS 15-210 ORE 3, com carroceria Caio, motor FPT N45 de 210 cv, capacidade 59 + 1 e tanque de combustível de 220 litros. Os modelos são 100% acessíveis, com Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM) e porta exclusiva, além de ar-condicionado.

IVECO destaca a versatilidade da linha Tector no evento

IVECO Tector 17-210

O caminhão Tector, implementado como caminhão-pipa, exposto na Esplanada dos Ministérios, é o mesmo modelo que integra a licitação vencida pela montadora, voltada ao atendimento das demandas do setor público.

A linha Tector é a mais versátil da IVECO. Recentemente atualizada, recebeu novo design e mais conforto, sendo indicada para o transporte de cargas entre 9 e 31 toneladas. Unindo força e tecnologia, os modelos atendem as exigências de diversas operações, incluindo aquelas previstas em editais públicos.

Além da nova grade frontal e a adição dos modernos faróis de luz diurna (DRL) e defletores laterais, o Tector vem com nova paleta cores, semelhante à do S-Way. No interior o modelo adota bancos renovados e revestimento interno aprimorado. Para garantir o conforto térmico, há climatizador integrado. Para completar, a linha Tector vem equipada com os motores FPT N45 e N67, de 210 cv a 320 cv, unindo potência e economia que fazem do caminhão um grande parceiro de trabalho.

Serviço
XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios
De 19 a 22 de maio
Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB)
Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2, conj. 63, lote 50, Brasília
Para mais informações, clique aqui

Iveco Group
Rede Comunicação de Resultado

quinta-feira, 15 de maio de 2025

IVECO S-WAY PRONTO PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS DE INTERLAGOS NA COPA TRUCK 2025

Com sete caminhões, montadora aposta na alta performance dos pilotos para brilhar no templo do automobilismo brasileiro

IVECO na Copa Truck. Foto: Rafa Catelan | Divulgação

A terceira etapa da Copa Truck 2025 promete fortes emoções no tradicional Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), neste domingo, 18 de maio. Embalada por um desempenho consistente em Londrina, a IVECO chega confiante e com grandes expectativas para mais um desafio em uma das pistas emblemáticas do automobilismo nacional.

A montadora será representada por sete caminhões IVECO S-Way, distribuídos entre as categorias Super Truck Pro e Elite. Na Super Truck Pro, estão Danilo Dirani (#28) e Wellington Cirino (#6), da IVECO Usual Racing, além de Felipe Tozzo (#57) e Leandro Totti (#73), da Dakar Motorsports. Já na categoria Elite, competem Djalma Pivetta (#21), também da IVECO Usual Racing, e os pilotos Márcio Giordano (#126) e Diogo Moscato (#54), da Scuderia Chiarelli.

Após a vitória na categoria Pro na etapa de Londrina, Leandro Totti chega com tudo para manter o bom desempenho e brigar pelo pódio. Já Diogo Moscato, líder da categoria Elite, é a grande aposta da IVECO para sustentar a liderança e seguir firme rumo ao título nesta temporada.

“Interlagos é um palco histórico do automobilismo e um verdadeiro teste para qualquer máquina. Temos confiança no desempenho dos nossos caminhões e no talento dos pilotos para buscar um lugar no pódio”, afirma Maurício Corrêa, gerente de Marketing da IVECO.

Com disputas acirradas previstas e arquibancadas lotadas, a etapa promete ser decisiva para os rumos da temporada 2025. A IVECO, mais uma vez, está pronta para acelerar forte rumo ao topo do campeonato.

A NEXPRO, linha de peças testadas e homologadas pela IVECO, a FPT Industrial e o Consórcio IVECO integram o time da temporada 2025 da Copa Truck. Destaque para o S-Way Safety Truck, série especial de 50 anos da IVECO no mundo, que estará presente no grid de largada.

Calendário Copa Truck 2025

3ª Etapa
18/05 - Interlagos/SP
4ª Etapa
15/06 – Rio Grande do Sul
5ª Etapa
13/07 - Cascavel/PR 
6ª Etapa
24/08 – Santa Cruz do Sul/RS
7ª Etapa
21/09 - Curvelo/MG
8ª Etapa
19/10 - Londrina/PR 
9ª Etapa
7/12 - Interlagos/SP
IVECO

MERCEDES-BENZ OFERECE CAMINHÕES ACCELO E ATEGO PARA AGRICULTORES FAMILIARES VIA PROGRAMA MAIS ALIMENTOS

Convênio firmado com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e com a Anfavea oferece uma linha de crédito diferenciada para pequenos agricultores

A Mercedes-Benz firmou novo convênio com o Programa Mais Alimentos, proveniente do acordo com o MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e a Anfavea (Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores), para venda de caminhões a pequenos agricultores em condições atrativas. Trata-se de uma linha de crédito específica, com financiamento de até 100% do produto, taxas de juros diferenciadas e prazos mais longos para pagamento.

Os caminhões Accelo (dos segmentos de leves e médios) e Atego (médios e semipesados) já carregam o selo “Mais Alimentos” e, portanto, podem ser adquiridos com as condições especiais do programa.

Essa nova ação comercial com o MDA e a Anfavea, válida até o próximo dia 30 de junho, está disponível para os caminhões Accelo 817, 1017 e 1317 e para os Atego 1419, 1719 e 2429 ano/modelo 25/25, como também para Accelo 917, 1117 e 1417 ano/modelo 25/26, conforme disponibilidade no concessionário Mercedes-Benz e no estoque da fábrica, tendo de ser destinado especificamente à agricultura familiar.

Os preços da campanha são válidos para todo o território nacional, com alíquota zero de IPI, conforme decreto federal, e com alíquota de ICMS inclusa, de acordo com cada estado da federação.

“Nosso portfólio oferece caminhões para todas as atividades do agro e isso naturalmente inclui a agricultura familiar, que tem um papel essencial na produção de alimentos para os brasileiros”, afirma Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Nesse sentido, com vários modelos Accelo e Atego, entregamos aos pequenos agricultores caminhões amplamente reconhecidos no mercado pela qualidade, força, robustez e resistência para as operações fora de estrada, na estrada e nas cidades, como as dos produtores do campo, que levam seus produtos até as centrais de abastecimento e aos diversos pontos de venda”.

“Para maior facilidade e comodidade aos agricultores familiares, a Rede de Concessionários Mercedes-Benz está presente em todos os estados do território nacional, com mais de 170 pontos de atendimento”, diz Jefferson Ferrarez. “Em cada um deles, os pequenos agricultores, assim como todos os demais clientes da nossa marca, encontram um amplo e diversificado portfólio de caminhões e de peças e serviços, com soluções para todas as suas demandas”.

Caminhões Mercedes-Benz asseguram rentabilidade no transporte

A Mercedes-Benz oferece ao mercado brasileiro a mais completa linha de caminhões, com modelos para as mais variadas demandas, sejam veículos para transporte urbano, intermunicipal e rural, como também para operações logísticas, transporte rodoviário e fora de estrada. O portfólio é formado pelas famílias Accelo, do segmento de caminhões leves e médios; Atego, de médios, semipesados e extrapesados off-road; Actros, de extrapesados on e mix-road e Arocs, de extrapesados off-road.

Os caminhões da marca são reconhecidos pela força, robustez, eficiência, disponibilidade e alto padrão de conforto e segurança para o motorista. Também se destacam pela economia no consumo de combustível, reduzido custo operacional e excelente TCO (custo operacional total ao longo da vida útil do veículo), assegurando rentabilidade para os clientes. Oferecem ainda um ótimo valor de revenda, aumentando as vantagens do custo/benefício para os clientes.

A Mercedes-Benz se destaca ainda pelo amplo e abrangente portfólio de peças e serviços. Entre eles incluem-se: quatro linhas de peças (Genuínas, Remanufaturadas Renov, Alliance e AGL), planos de manutenção, FleetBoard (telemetria e conectividade para gestão da frota e dos motoristas), MB Uptime (inteligência artificial e telemetria a serviço da disponibilidade do caminhão para o transporte), financiamentos do Banco Mercedes-Benz (CDC, Finame, Leasing e produtos de seguros), atrativos planos do Consórcio Mercedes-Benz e ofertas da unidade de seminovos SelecTrucks.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus

LUMINATOR BRASIL AMPLIA FORNECIMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA O CHILE

Fabricante vai exportar mais 400 sistemas Próxima Parada para operadores do transporte coletivo urbano de Santiago

A Luminator Brasil, empresa especializada em tecnologias de transporte para ônibus e trens, amplia sua atuação no mercado internacional e vai exportar mais 400 sistemas de informação Próxima Parada para os ônibus que operam na Rede Metropolitana de Mobilidade (Red Movilidad) da cidade de Santiago — um dos sistemas mais modernos e avançados do mundo.

“A cada ano, ampliamos nossa presença no mercado chileno — o mais importante depois do Brasil —, fornecendo desde itinerários eletrônicos, nosso carro-chefe, até sistemas de informação completos, como o Próxima Parada com telas TFT”, destaca Guilherme Demore, diretor da Luminator no Brasil.

Para este ano, a Luminator pretende dobrar o volume exportado para o Chile. E, para atender à crescente demanda pelos produtos da marca, a empresa vem intensificando e reforçando sua atuação naquele país e em outros mercados da América Latina, com assistência técnica especializada também no México, Colômbia, Peru, Equador, Uruguai, Argentina e Paraguai. A Luminator é reconhecida pelos operadores pela rapidez e eficiência no atendimento, suporte técnico e reposição de componentes.

Sistema Próxima Parada

Voy Santiago participa do programa Portas Abertas

Como parte de seu programa de relacionamento com clientes internacionais, a Luminator realizou, no final de abril, mais uma etapa do programa Portas Abertas e recebeu uma comitiva da Voy Santiago, operadora de transporte público coletivo e concessionária da Rede Metropolitana de Mobilidade (Red Movilidad) da cidade de Santiago.

“A Voy Santiago tem mais de 20 anos de experiência no setor de mobilidade na América Latina e um forte compromisso com a qualidade na prestação do melhor serviço aos usuários. Por isso, é importante conhecer como e onde são produzidos os produtos e sistemas que mantêm os passageiros seguros e informados nos ônibus e nas estações de embarque e desembarque”, explica Guilherme Demore.

Para a Voy e outras importantes concessionárias da Rede Metropolitana de Mobilidade de Santiago, a Luminator fornece, além dos itinerários eletrônicos — principal produto exportado do Brasil para o Chile —, o sistema de informação Próxima Parada, utilizado nos ônibus que operam no sistema coletivo urbano da capital chilena.

Luminator
Secco Consultoria de Comunicação

CHRYSLER CELEBRA 100 ANOS E É DESTAQUE NA EDIÇÃO ESPECIAL DO ENCONTRO BRASILEIRO DE AUTOS ANTIGOS

Maior encontro de clássicos da América Latina reúne raridades em exposição gratuita de 19 a 22 de junho, em Águas de Lindoia

Chrysler 1928 - Foto: Mingo Abonante | Divulgação

Os visitantes do Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBAA), que celebra sua edição de 10 anos de 19 a 22 de junho, em Águas de Lindóia (SP), poderão conferir de perto modelos históricos da Chrysler, marca que completa 100 anos em 2025 e é um dos destaques do evento. A expectativa é atrair mais de 500 mil pessoas e reunir expositores e comerciantes. Considerado o maior encontro de carros clássicos da América Latina, o EBAA tem entrada gratuita e aberta ao público.

Para receber o público, o evento conta com uma estrutura de quase 70 mil m². Entre os destaques, uma praça de alimentação de 1.500 m² e estandes especializados com peças para restauração, miniaturas colecionáveis, camisetas personalizadas e outras atrações voltadas ao universo dos carros clássicos.

O espaço de exposição reunirá modelos de todas as décadas até 1995, com veículos que tenham, no mínimo, 30 anos de fabricação. Como em edições anteriores, o evento reserva um lugar especial para destaques: este ano, além dos carros já premiados como “Best in Show”, os holofotes estarão voltados para os modelos da Chrysler, que celebra seu centenário em 2025. Haverá, ainda, uma área exclusiva dedicada à marca e a entrega de um troféu comemorativo. O Chrysler Clube, tradicional parceiro do evento, mais uma vez estará presente com uma expressiva frota de clássicos.

Um século de história

A Chrysler celebra seu centenário com uma trajetória marcada por inovações e ícones da indústria automobilística. Fundada por Walter P. Chrysler em 1925, a marca foi pioneira no design aerodinâmico com o modelo Air Flow (1934), criou motores V8 “Hemi” de alto desempenho e revolucionou o setor com os muscle cars nas décadas de 1960 e 1970. O Chrysler Building, inaugurado em 1930, segue como símbolo de sua grandiosidade.

Nos anos 1980, a montadora superou uma grave crise com o lançamento das minivans e, posteriormente, firmou parcerias marcantes, como com a Daimler e, mais tarde, com a Fiat. Em 2021, passou a integrar a Stellantis, um dos maiores grupos automotivos do mundo.

No Brasil, a Chrysler está presente desde os anos 1920. Produziu veículos como o Dodge Dart, com o maior motor já fabricado no país, e modelos como Polara, Charger e LeBaron. Após períodos de importação e fabricação local, voltou ao cenário nacional com a FCA e, hoje, tem presença na fábrica da Stellantis em Pernambuco, que produz veículos como o Jeep Renegade.

Serviço
Edição comemorativa de 10 anos do EBAA de Águas de Lindóia
De 19 a 22 de junho
Praça Adhemar de Barros, centro de Águas de Lindoia (SP).
Inscrições pelo site oficial, para colecionadores e interessados na venda de veículos avulsos.
Visitação gratuita e aberta ao público.

EBAA de Águas de Lindóia
Betini Comunicação

MAIS DE 50 NOVOS VOLKSBUS SÃO INTEGRADOS À FROTA DA ITAMARACÁ TRANSPORTES

Veículos do modelo VW 17.230 equipados com motorização Euro VI e câmbio automático cumprirão itinerário na Região Metropolitana de Recife

Já estão em circulação 53 novos chassis Volksbus a serviço da Itamaracá Transportes, empresa integrante do Consórcio Conorte. Os veículos, todos do modelo VW 17.230, percorrem o itinerário de transporte público de passageiros da Região Metropolitana do Recife (RMR), composta pela capital pernambucana e mais 14 municípios vizinhos. O novo investimento reforça o compromisso de modernização de frota da companhia e melhoria do transporte público da região.

Os novos Volksbus passam a integrar a frota atual de 227 veículos da Itamaracá, que já contava com 217 ônibus da montadora. “Atualmente, 96% de nossa frota é Volkswagen. Nossa parceria com a VWCO vem desde os anos 90 e temos muita satisfação com os produtos da montadora. Os novos ônibus trouxeram um diferencial importante que é o câmbio automático, permitindo mais conforto, segurança para os motoristas e clientes, além de resultados bastante interessantes em relação a custos de manutenção e rendimento de combustível”, destaca Hélio Carvalho, diretor executivo da Itamaracá Transportes.

Com essa aquisição, a Itamaracá reafirma a estratégia de manter sua frota atualizada, investindo em veículos mais eficientes, acessíveis e adequados às necessidades dos passageiros, contribuindo para a mobilidade urbana e a qualidade de vida na região. “Nos preocupamos com todos os detalhes quando firmamos uma negociação. Nos atentamos sobre a melhor indicação para a operação, passando pela entrega técnica para orientação, treinamentos, acompanhamento na aplicação, revisões e manutenção de rotina. Além disso, preparamos nossa rede para apoiar nossos clientes com os produtos da VWCO. Nosso compromisso é sempre proporcionar maior comodidade e eficiência, com um excelente custo operacional”, afirma Gustavo Lopes, consultor comercial da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

VW 17.230

O Volksbus 17.230 está equipado com motor de 4,6 litros, que entrega 230 cv de potência e 850 Nm de torque. O modelo também traz a transmissão manual de seis velocidades de série ou a opcional automática de oito velocidades. Podendo receber carrocerias de até 13,2 metros, o 17.230 S transporta até 42 passageiros na versão urbana. Assim como todos os produtos da família Volksbus, ambos contam com a tecnologia SCR no sistema de emissões e possibilitam conciliar a alta performance, menor consumo de combustível e baixos níveis de emissões.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

quarta-feira, 14 de maio de 2025

DLL E IVECO GROUP UNEM FORÇAS PARA OFERECER VEÍCULOS COM BAIXA OU ZERO EMISSÃO POR MEIO DE SOLUÇÕES DE ALUGUEL DE LONGO PRAZO

A DLL (De Lage Landen International B.V.), empresa líder global em financiamento de fornecedores, e o Iveco Group (EXM: IVG), líder automotivo global atuante nos segmentos de Caminhões, Ônibus, Defesa, Powertrain e Serviços Financeiros, estão formando uma Joint Venture (JV) para facilitar a transição energética na Europa. Juntas, elas ampliarão o acesso a veículos comerciais de baixa a zero emissão.

Sujeita à aprovação regulatória, a DLL adquirirá uma participação majoritária (51%) na GATE, atualmente uma subsidiária integral do Iveco Group, por meio de um aumento de capital reservado, com o objetivo de apoiar a transição para veículos comerciais de baixa ou zero emissão na Europa, enquanto o Iveco Group manterá 49% do capital social. A nova estrutura da JV proporcionará à GATE um respaldo financeiro mais sólido e expertise em financiamento de ativos, essenciais para acelerar sua estratégia de crescimento, impulsionar seu desenvolvimento e expansão e permitir que atinja seus ambiciosos objetivos de forma mais eficiente e rápida.

A GATE facilita o acesso à mobilidade mais sustentável por meio de suas soluções de aluguel para veículos de baixa e zero emissão. A fórmula é adaptada às necessidades específicas dos clientes, oferecendo um extenso ecossistema digital e serviços de alta qualidade por meio de parceiros premium. A GATE continuará ajudando os clientes a construir frotas mais sustentáveis sob a nova estrutura da JV, fortalecendo as atividades iniciadas na Itália em 2023 e que se expandiram para a França e Alemanha em 2024. A JV GATE pretende expandir ainda mais sua atuação.

"Um dos objetivos da DLL é ser um parceiro de transição para um mundo melhor. Levamos a sério nossa estratégia de transição energética, que se concentra em trabalhar com parceiros e clientes para ajudá-los a alcançar a descarbonização, por meio de financiamentos e de soluções de aluguel, oferecendo ativos mais sustentáveis, econômicos e preparados para o futuro. Nos últimos anos, temos investido fortemente em mobilidade elétrica (e-Mobility). A parceria com o Iveco Group, pioneiro em transporte mais sustentável, se encaixa perfeitamente em nossa estratégia. Estamos muito satisfeitos em unir forças com um player tão respeitável e ansiosos para começar a oferecer soluções completas de serviços junto com o Iveco Group por meio desta nova joint venture GATE", comentou Lara Yocarini, CEO da DLL.

"Essa colaboração com um dos principais players como a DLL abre um novo e importante capítulo para a GATE. Encontramos na DLL um parceiro que compartilha plenamente o espírito de inovação com o qual enfrentamos os desafios da transição energética. A GATE foi concebida como um modelo de negócios inovador, com o objetivo principal de apoiar a transição energética de nossos clientes. Estamos entusiasmados com as oportunidades que essa colaboração trará e ansiosos pelo impacto positivo que ela terá em nosso negócio e no futuro da mobilidade sustentável", declarou Simone Olivati, Presidente de Serviços Financeiros do Iveco Group.

DLL

A DLL é uma empresa global de financiamento de ativos para equipamentos e tecnologia, com um portfólio gerenciado de mais de 47 bilhões de euros. Fundada em 1969 e com sede em Eindhoven, nos Países Baixos, a DLL fornece soluções financeiras para os setores de agricultura, construção, transição energética, alimentação, saúde, equipamentos industriais, tecnologia, transportes e equipamentos de escritório, em mais de 25 países. A empresa estabelece parcerias com fabricantes de equipamentos, revendedores e distribuidores para facilitar o acesso a equipamentos, tecnologia e software, apoiando o crescimento dos negócios. A empresa também oferece insights e consultoria para parceiros e clientes, com o objetivo de promover métodos de uso mais inteligentes e econômicos. A DLL está comprometida com um futuro mais sustentável para o meio ambiente e para as comunidades onde atua. Como parte desse compromisso, a empresa integrou a sustentabilidade à sua estratégia corporativa. Combinando foco no cliente e conhecimento setorial, a DLL oferece soluções financeiras para todo o ciclo de vida dos ativos, incluindo financiamentos comerciais, financiamentos de varejo e financiamento de equipamentos usados. A DLL é uma subsidiária integral do Rabobank Group. Para saber mais sobre a DLL, visite o site.

Iveco Group

O Iveco Group N.V. (EXM: IVG) é o lar de pessoas e marcas únicas que impulsionam seu negócio e seus objetivos rumo a uma sociedade mais sustentável. Cada uma das suas sete marcas é referência em seu respectivo setor industrial: IVECO, marca pioneira de veículos comerciais que projeta, fabrica e comercializa veículos pesados, médios e leves; FPT Industrial, líder global no fornecimento de uma ampla gama de tecnologias avançadas de propulsão para os setores agrícola, de construção, náutico, geração de energia e veículos comerciais; IVECO BUS e HEULIEZ, marcas de ônibus urbanos, interurbanos e de turismo, voltadas para o transporte público e premium; IDV, especializada em veículos de defesa e proteção civil altamente especializados; ASTRA, líder em veículos pesados de grande porte para pedreiras e canteiros de obras; IVECO CAPITAL, o braço financeiro que dá suporte a todas as marcas do Iveco Group. O Iveco Group emprega cerca de 36.000 pessoas ao redor do mundo, com 19 unidades industriais e 30 centros de Pesquisa & Desenvolvimento. Mais informações sobre o Iveco Group estão disponíveis no site.

Iveco Group